Kátia Aparecida Cruzes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6541601556867235
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Kátia Aparecida Cruzes possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Santo André (1987) e graduação em Letras Latim/ Italiano pela Universidade de São Paulo (1992). Seu mestrado (1996) e doutorado (2003) foram realizados na área de Letras na Universidade de São Paulo. Atuante na área da docência há vários anos, também ocupou cargos administrativos, como a vice-direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no Centro Universitário Fundação Santo André, assim como a coordenação de estágio e de monitoria da referida unidade. Também coordenou o setor de comunicação do Centro Universitário Fundação Santo André. Durante anos, atuou como professora-titular de Latim e de Literatura Portuguesa no curso de Letras, dedicando-se, atualmente, às disciplinas de Português Instrumental, Comunicação Empresarial e Inglês Instrumental no Centro Universitário Fundação Santo André. Também atua como professora de Latim, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa e Comunicação Empresarial, tanto no sistema presencial, como no ensino a distância, na Universidade Metodista de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Aparecida Cruzes
Nome em citações bibliográficas
CRUZES, K. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo.
Rua do Sacramento, 230
Rudge Ramos
09640-000 - Sao Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665600


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A serialização em sete cantigas de amigo de Dom Dinis: o processo amoroso como preceito ético medieval, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Lênia Márcia de Medeiros Mongelli.
Palavras-chave: D. Dinis; Idade Média; Literatura medieval; Poesia galego-portuguesa; Trovadorismo.
1992 - 1996
Mestrado em Letras Clássicas.
capes, CAPES, Brasil.
Título: De medicaminea faciei femineae (tradução comentada),Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Álice Cúnio Machado Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Setores de atividade: Educação; Educação.




Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora assistente I (horista), Carga horária: 18
Outras informações
Também atuo como docente em outra instituição: Centro Universitário Fundação Santo André, em Santo André, São Paulo, desde 1989.

Atividades

03/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Literatura e sociedade

Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 40
Outras informações
Paralelamente às atividades docentes, exerce a função de vice-diretora da unidade FAFIL do Centro Universitário Fundação Santo André (2008-2012). Também atua como docente na Universidade Metodista de São Paulo, desde 1992.



Linhas de pesquisa


1.
Literatura e sociedade

Objetivo: Apoiada na teoria bakthiniana quanto à importância social no meio literário, busca-se estabelecer a ligação contínua entre essas duas forças humanas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Linguagem-literatura.


Projetos de extensão


2006 - Atual
Curso de especialização lato sensu em produção editorial
Descrição: Atualmente o Brasil ocupa um lugar de destaque no cenário editorial contemporâneo, porém poucos são os cursos direcionados para a capacitação profissional dessa área. O curso proposto apresenta uma visão contextualizada do meio editorial, oferecendo conhecimento prático de diferentes etapas da produção de livros, manuais, revistas, suplementos didáticos e produtos ligados às tecnologias contemporâneas, como livros e revistas digitais. Para isso, estuda o universo das relações entre autor e leitor, participantes do processo que movimenta a indústria livreira em suas diferentes formas de inserção no mercado consumidor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (7) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Kátia Aparecida Cruzes - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: sem agência


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos
2005 - Atual
Periódico: Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos
2006 - Atual
Periódico: Manual de instrução para o encaminhamento de protocolos de pesquisa
2004 - 2005
Periódico: Humanizando o Ensino de Ciências com Jogos e Oficinas Psicopedagógicas sobr


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
Doutorado, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZES, K. A.2003 CRUZES, K. A.. O santo nosso de cada dia: o fenômeno da devoção atemporal. Revista da Fundação Santo André, Santo André, v. 2, n.2, p. 3-102, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUZES, K. A.. Linguagem: análise das estruturas linguísticas e narrativas. 01. ed. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2009. v. 01. 144p .

2.
CRUZES, K. A.. Linguagem: interlocução e interação. 01. ed. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2009. v. 01. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZES, K. A.. Literatura, mito e religião em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. In: Irene Scótolo. (Org.). A Leitura como Ofício. 1ed.São Paulo: Porto de Ideias, 2013, v. 04, p. 01-169.

2.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Manifestações realistas em Portugal e no Brasil: Eça de Queirós e Machado de Assis. Linguagem: análises das estruturas lingüísticas e narrativas. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 1, p. 1-128.

3.
CRUZES, K. A.. O ato de escrever: desafios e conquistas no mundo globalizado. In: Juarez Donizete Ambires. (Org.). Escritos Pertinentes. 01ed.São Paulo: Porto de Idéias, 2012, v. 01, p. 5-122.

4.
PELEGRINO, A. L. T. ; CRUZES, K. A. ; FURLIN, M. . A sintaxe latina. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). A sintaxe latina. 1a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-151.

5.
CRUZES, K. A.. A língua latina. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). A língua latina. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-144.

6.
CRUZES, K. A.. A literatura latina. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). A literatura latina. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-144.

7.
CRUZES, K. A.. A época de Augusto. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). A época de Augusto. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-143.

8.
CRUZES, K. A.. Carpe Diem. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). Carpe Diem. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-144.

9.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . O Realismo em Portugal e Machado de Assis no Brasil. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). O Realismo em Portugal e Machado de Assis no Brasil. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-152.

10.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Realismo em poesia e prosa: Antero de Quental e Aluísio Azevedo. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). Realismo em poesia e prosa: Antero de Quental e Aluísio Azevedo. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-156.

11.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Eça e Machado: maiores representantes do Realismo. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). Eça e Machado: maiores representantes do Realismo. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2012, v. 01, p. 01-156.

12.
PELEGRINO, A. L. T. ; MELO, A. P. ; PANSARELLI, D. ; PERROTTI, E. M. B. ; CRUZES, K. A. ; SZABO, L. C. ; FURLIN, M. . O movimento romântico em Portugal e no Brasil. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). O movimento romântico em Portugal e no Brasil. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-200.

13.
PELEGRINO, A. L. T. ; PERROTTI, E. M. B. ; MELO, A. P. ; CRUZES, K. A. ; FURLIN, M. . A prosa e a poesia de Almeida Garrett e a primeira geração romântica no Brasil. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). A prosa e a poesia de Almeida Garrett e a primeira geração romântica no Brasil. 01ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-200.

14.
PELEGRINO, A. L. T. ; FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . O Ultra-Romantismo em Portugal e a segunda geração romântica no Brasil. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). O Ultra-Romantismo em Portugal e a segunda geração romântica no Brasil. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-200.

15.
PELEGRINO, A. L. T. ; CRUZES, K. A. . A produção literária de Alexandre Herculano e a terceira geração. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). A produção literária de Alexandre Herculano e a terceira geração. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-200.

16.
PELEGRINO, A. L. T. ; CRUZES, K. A. ; FURLIN, M. . A produção literária de Júlio Dinis e a prosa romântica no Brasil. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). A produção literária de Júlio Dinis e a prosa romântica no Brasil. 4a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do autor, 2011, v. 01, p. 01-200.

17.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Introdução aos estudos literários no Brasil e em Portugal. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). Introdução aos estudos literários no Brasil e em Portugal. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-176.

18.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Os gêneros literários e as principais características do Barroco no Brasil. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). Os gêneros literários e as principais características do Barroco no Brasil. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-175.

19.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . A literatura portuguesa no Renascimento e o Barroco brasileiro. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). A literatura portuguesa no Renascimento e o Barroco brasileiro. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-176.

20.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . O Arcadismo no Brasil e em Portugal. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). O Arcadismo no Brasil e em Portugal. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-175.

21.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Acerca da análise literária. In: Sílvio Pereira da Silva. (Org.). Acerca da análise literária. 2a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2011, v. 01, p. 01-176.

22.
CRUZES, K. A.. A serialização em sete cantigas de amigo de Dom Dinis: o processo amoroso como preceito ético medieval. In: Irene Scótolo. (Org.). A leitura como ofício. 01ed.São Paulo: Porto de Ideias, 2010, v. 03, p. 5-152.

23.
CRUZES, K. A.. Origens da língua latina. Linguagem: manifestação cultural. 1ed.São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2009, v. 01, p. 1-152.

24.
CRUZES, K. A.. Introdução aos estudos literários no Brasil e em Portugal. Linguagem: comunicação e sociedade. 1ed.São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2009, v. 01, p. 1-160.

25.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . O Realismo em Portugal e Machado de Assis no Brasil. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). O Realismo em Portugal e Machado de Assis no Brasil. 1a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2009, v. 01, p. 01-151.

26.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Manifestações do Realismo em Portugal e no Brasil. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Manifestações do Realismo em Portugal e no Brasil. 1a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2009, v. 01, p. 01-152.

27.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Realismo em poesia e prosa: Antero de Quental e Aluísio Azevedo. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Realismo em poesia e prosa: Antero de Quental e Aluísio Azevedo. 1a.ed.São Bernardo do Ccampo: Editora do Autor, 2009, v. 01, p. 01-151.

28.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Eça e Machado: maiores representantes do Realismo. In: Andrea da Silva Pereira. (Org.). Eça e Machado: maiores representantes do Realismo. 1a.ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2009, v. 01, p. 01-153.

29.
CRUZES, K. A.. De medicamine faciei femineae: a poesia a serviço da beleza feminina através dos tempos. In: Irene Scótolo de Oliveira. (Org.). A leitura como ofício. 1ed.São Paulo: Porto de Ideias, 2008, v. 2, p. 05-152.

30.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. ; MELO, A. P. ; PELEGRINO, A. L. T. ; PERROTTI, E. M. B. ; PANSARELLI, D. ; ARRIAGADA, R. I. . Articulações literárias. In: Cátia Veneziano Pitombeira. (Org.). Cadernos didáticos Metodista - Campus EAD. 2ed.São Bernardo do Campo: Do autor, 2007, v. 1, p. 1-152.

31.
CRUZES, K. A.; MELO, A. P. ; PITOMBEIRA, C. V. ; PERROTTI, E. M. B. ; FURLIN, M. . Introdução aos estudos literários. In: Cátia Veneziano Pitombeira. (Org.). Linguagem: comunicação e sociedade. 2ed.São Bernardo do Campo: Do autor, 2007, v. 2, p. 1-144.

32.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Articulações literárias Texto 1. Letras Português/ Espanhol - Licenciatura - Universidade Metodista de São Paulo. 1ed.São Bernardo do Campo: Editora do Autor, 2007, v. 2, p. 1-152.

33.
CRUZES, K. A.; BONAZZA, A. ; FERNANDES, G. A. ; MUNIZ, M. R. C. . Fontes primárias da Idade Média século V - XV. In: Lênia Márcia Mongelli. (Org.). Fontes primárias da Idade Média século V - XV. 1ed.Cotia: Íbis, 2005, v. 3, p. 7-360.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZES, K. A.. De medicamine faciei femineae: Ovídio e o mito da beleza. In: X Congresso de Iniciação e Produção Científica, no IX Seminário de Extensão da Metodista e no IV Seminário PIBI/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo, 2007. X Congresso de Iniciação e de Produção Científica, 2007.

2.
CRUZES, K. A.. De medicamine faciei femineae: Ovídio e o mito da beleza. In: X Congresso de Iniciação e Produção Científica, no IX Seminário de Extensão da Metodista e no IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo, 2007, São Bernardo do Campo. De medicamine faciei femineae, 2007.

3.
CRUZES, K. A.. Ver e enxergar: a dicotomia do olhar em ensaio sobre a cegueira. In: 9o. Congresso de Iniciação e Produção Científica, no 8o. Seminário de Extensão e no III Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo, 2006. IX Congresso de Iniciação e Produção Científica, 2006.

4.
CRUZES, K. A.. D. Dinis e a carência afetiva. In: 8o. Congresso de Iniciação Científica e Produção Científica e no 7o. Seminário de Extensão da Universidade Metodista de São Paulo, 2005. D. Dinis e a carência afetiva, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
CRUZES, K. A.2001 CRUZES, K. A.. Mimesis. Educação & linguagem, São Bernardo do Campo, v. 1, n.1, p. 9-256, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZES, K. A.. O gênero dramático na Antigüidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CRUZES, K. A.. Análise do conto "Antes do baile Verde", de Lygia Fagundes Telles. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Laporta, Márcia Zorello ; CRUZES, K. A. . Manual de instrução para o encaminhamento de protocolos de pesquisa. Santo André: Secretaria da Saúde de Santo André, 2007 (Uso restrito para área da saúde).

2.
CRUZES, K. A.. Fontes primárias da Idade Média - Séculos V - XV. Cotia: Íbis, 2005 (Fortuna crítica).

3.
CRUZES, K. A.. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. Santo André: Centro Universitário Fundação Santo André, 2003 (Revisão textual).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZES, K. A.. Dialogando com a Mitologia Grega: Medusa e a crueldade dos deuses. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CRUZES, K. A.. Cupido e Psiquê: uma história de amor através dos tempos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CRUZES, K. A.. Sísifo e o castigo dos deuses. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CRUZES, K. A.. Curso de redação técnica. 2012. .

5.
CRUZES, K. A.. Dialogando com a mitologia grega: Medusa e a crueldade dos deuses. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CRUZES, K. A.. Dialogando com a mitologia grega: Cupido e Psiquê - uma história de amor através dos tempos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CRUZES, K. A.. Dialogando com a mitologia grega: Sísifo e o castigo dos deuses. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M. . Gêneros literários em diálogo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CRUZES, K. A.; FERNANDES, G. A. ; PELEGRINO, A. L. T. ; PERROTTI, E. M. B. ; PITOMBEIRA, C. V. ; STELLA, P. R. ; SZABO, L. C. . Semana cultural do Curso de Letras. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CRUZES, K. A.. Arquimedes e o Problema dos bois do deus Hélio: um estudo interdisciplinar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CRUZES, K. A.; JACOTO, L.; ORIENTADORA, L. M. M. M.. Participação em banca de Alessandra Bonazza. "Das 'visage' e das 'latumia' de Elomar Figueira Mello". 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CRUZES, K. A.; MONGELLI, L. M. M.; LOPONDO, L.. Participação em banca de Elizabeth Maria Azevedo Bilange. O ápero humor de Lobo Antunes. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

2.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Maria Ivone Pereira de Miranda Fedeli. A mão que balança o berço - protagonistas femininas no romance de Júlio Dinis. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Cláudia Menezes da Cruz. O dogma da trindade em José de Arimatéia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Henrique Barbosa Pasqualetti. Gramáticas: contribuições aos estudos da linguagem sob a perspectiva da complexidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
Algemira Lorca Kollar Vieira da Silva; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Aline Ferreira Lopes Martins. Olímpico de Jesus: uma figura heróica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Rubens Lopez júnior; Marina Jugue; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Giuliana Almeida; Lucas Rodrigues et alii.Toyota - Uma história de inovação e qualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Amanda Ávila; Carolina Becker et alii.Inovação sustentável no ambiente organizacional da empresa Suzano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Gabriel Reis; Georgia Lima et alii.P&G Sustentar é comprar?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Gyovanna Tomaselli; Marcella Fernandes et alii.Nestlé como empresa sustentável, gestão empresarial e de pessoas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

5.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Aryadne Cruz; Carlos Eduardo Ferreira et alii.A sustentabilidade como forma de beleza para a Natura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

6.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Amanda Correa; Celso Henrique da Silva et alii.Magazine Luiza - O varejo sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

7.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Carolina Macário; Matheus do Nascimento et alii.Kimberly-Clark - Sustentabilidade e visão de negócios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

8.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Ana Carolina Oliveira; Lucas Bispo et alii.Inovação contínua e sustentabilidade na Alpargatas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
CRUZES, K. A.; Rubens Lopez júnior; Marina Jugue. Participação em banca de Guilherme Quadrante; Guilherme Baradel et alii.Inovação sustentável da 3M. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.

10.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Rebecka Ferian de Oliveira.Análise comparativa da tradução de expressões idiomáticas no desenho Adventure Time. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

11.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Izabel Aparecida dos Santos Somaio.Análise das traduções para a língua inglesa da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis por Gregory Rabassa e William Grossman. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Thiago Tadeu Bento da Silva.Polissemia e tradução: escolhas lexicais na legenda e dublagem de Forest Gump. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

13.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.. Participação em banca de Flávia Dias Pauluci.Análise dos marcadores estilísticos presentes no guia de leitura do tarô The Raven's Prophecy e proposta de tradução para o português brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

14.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.. Participação em banca de Karina Marques Leite.Que horas ela volta?: Análise da versão de falas da personagem Val para a língua inglesa sob a luz da sociolinguística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

15.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.. Participação em banca de Guilherme Henrique da Silva Cassimiro.Straight outta compton: análise comparativa da tradução de gírias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
BREZOLIN, A.; PELEGRINO, A. L. T.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Renata Antunes Calheiros de Araújo.Análise comparativa do ethos da personagem Roxie Heart na versão original do musical Chicago com sua respectiva versão teatral brasileira por meio de composições de fala. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
BREZOLIN, A.; PELEGRINO, A. L. T.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Stéphanie Lima Santana.Análise do ethos da personagem Four na transposição intersemiótica do livro Divergente para filme. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

18.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Isabela Ortolan de Oliveira.Rupaul's Drag Race: análise da tradução de trocadilhos e jogos de palavras para o português brasileiro na legenda do Reality Show. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

19.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Mariana Moutinho da Silva.O público em primeiro lugar: o caso da localização brasileira de League of legends. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

20.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.; PELEGRINO, A. L. T.. Participação em banca de Lucas do O Leonel.Análise crítica dos recursos estilísticos empregados na tradução de Damned, de Chuck Palahniuk, para o português brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

21.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.; PELEGRINO, A. L. T.. Participação em banca de Karolina Loredo de Castro.Análise diacrônica das variações lexicais e sintáticas em duas traduções brasileiras de The Wonderful Wizard Of Oz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

22.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.; MARQUES, A. F.. Participação em banca de Adriana Moreno Mazaia.Análise Contrastiva das Traduções das Traduções de Antropônimos e Topônimos Presentes em The Lord of The Rings: The Fellowship of the Ring, de J.R.R. Tolkien, para o portuguêsbrasileiro e europeu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

23.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.; MARQUES, A. F.. Participação em banca de Bianca Montoro.A Tadução das Metáforas, Ironias e Onomatopeias em Batman - The Killing Joke, de Alan Moore. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

24.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.; Camila santiago. Participação em banca de Vivian da Silva Demetrio.Análise do estilo de Jane Austen em Pride and Prejudice comparando duas traduções para o português brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

25.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.; Camila santiago. Participação em banca de Paulo Henrique Simon Morais.The Dark Side Of Metaphors: Análise e proposta de tradução de metáforas presentes no álbum The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd (1973). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

26.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.; MARQUES, A. F.. Participação em banca de Luísa Mesquita de Jesus.Análise comparativa das marcas culturais encontradas na legenda e na dublagem do filme Lilo & Stitch. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

27.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.; MARQUES, A. F.. Participação em banca de Beatriz Conde Tumenas.Tradução de humor e marcas culturais brasileiras nas histórias em quadrinhos de A Turma da Mônica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

28.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.; Camila santiago. Participação em banca de Jessica Iohanna Cernoski.Análise da tradução de Eleanor & Park: marcas de oralidade da personalidade Mindy. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

29.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.; Camila santiago. Participação em banca de Bruna Deliberalli dos Reis.Análise Sociolinguística da Legendagem e Dublagem do filme The Help. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

30.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Andrea Pini Carbonato e Jamile Andrade Santos.Análise do ethos do personagem Jay Gatsby em The Great Gatsby na tradução de Brenno Silveira por meio de adjetivos e advérbios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

31.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Cláudia Alexandra da Silva.Análise Comparativa das duas traduções da obra Stay out of the basement. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

32.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Gabriela Peres Guastalli.Análise Comparativa do Ethos de Dorian Gray em Três Traduções da Obra "The Picture of Dorian Gray". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

33.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Thatiana Erik Pires Romano.Análise Comparativa de Marcadores Culturais do Poema 'Morte e Vida Severina', de João Cabral de Melo Neto, na versão para a Língua Inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

34.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Nara Rúbia.Banca de Conclusão de Estágio do Secretariado Executivo Bilíngue. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Metodista de São Paulo.

35.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Edmara de Oliveira; Evelyn Galvão Nogueira.Double Jeans: Criação de loja virtual de personificação de jeans dupla face. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fundação Santo André.

36.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Alessandro Alves Galindo; Felipe Henrique de Oliveira.Plano de Negócio: Moto Drink. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fundação Santo André.

37.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Fernanda Cancian Albêncio; Regiane Aparecida Silva.Trabalho de Conclusão de Estágio no VI período do Curso de Secretariado Executivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Metodista de São Paulo.

38.
CRUZES, K. A.; BARBOSA, L. C.. Participação em banca de Anik da Cunha; Elen Poliana Santos França; Natália Alves Geb.Near: empresa de suco em pó para doses unitárias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fundação Santo André.

39.
CRUZES, K. A.; BARBOSA, L. C.. Participação em banca de Edivania da Silva Santos; Márcio Rogério da Costa.Projeto: Criação de uma empresa de lingerie com tecidos ecológicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fundação Santo André.

40.
CRUZES, K. A.; BARBOSA, L. C.. Participação em banca de Sidnei Luiz Gomes; Liliane Aparecida Medina.Esmalte Sprash. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fundação Santo André.

41.
CRUZES, K. A.; BARBOSA, L. C.. Participação em banca de Caroline Argenau Garcia; Fabio Dantas Turvollo.Plano de negócio Compact Clean. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fundação Santo André.

42.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Claudia Boscolo Sales; Queila Cristina de Oliveira.Análise da tradução de termos culturalmente marcados nas legendas do filme 'O auto da compadecida'. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

43.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Angélica Pinheiro; Jéssica Cristina Pires.Análise das expressões idiomáticas metafóricas com os termos blood, heaven e hell nas legendas em português do seriado norte-americano Supernatural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

44.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Mariane Augusto Mascarenhas; Rodrigo Alves.Análise comparativa do uso de metáforas na tradução para o português da obra 'Laranja Mecânica'. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

45.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Priscila de Mello; Talita de Almeida.A tradução de gírias para legendas: quando tudo vira 'droga'. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

46.
BREZOLIN, A.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Danúbia Facioli Galvão; Pérola Benitez.Glossário bilíngue (inglês-português) de termos da teoria musical e suas colocações `a luz da linguística de corpus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

47.
BARBOSA, L. C.; CRUZES, K. A.. Participação em banca de Alessandro Panca, Carla Souza, Elaine Garcia, Eliene Mendes.Caeje Pulseiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fundação Santo André.

48.
FURLIN, M.; CRUZES, K. A.; SZABO, L. C.. Participação em banca de Leila Raquel Souza Gimenez.Como o professor representa o autoritarismo em seu discurso?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

49.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.. Participação em banca de Natália Battaggia Monteforte; Mônica Aparecida; Suelen Crist.Análise das possíveis traduções de expressões idiomáticas com a palavra 'color' ou cores específicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

50.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.. Participação em banca de Caroline Cristine de Amorim; Fabiana Gabriel; Heloisa Cruz.Análise de expressões idiomáticas metafóricas em língua inglesa com a palavra heart: como essas expressões podem ser traduzidas para a língua portuguesa?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

51.
CRUZES, K. A.; BREZOLIN, A.. Participação em banca de Danilo de Jesus Araújo; Laura Neves de Almeida; Ligia Gomes.Achille's heel, Pandora's Box, Platonic Love: expressões idiomáticas metafóricas com nomes próprios em inglês: é possível encontrar equivalência pragmática na tradução para o português?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Tradutor) - Universidade Metodista de São Paulo.

52.
CRUZES, K. A.; FURLIN, M.; SZABO, L. C.. Participação em banca de Aline Boen Rodrigues; Ludmilla Ferreira; Tatiane da Silva.A leitura é fundamentqal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo.

53.
CRUZES, K. A.. Participação em banca de Glísia Mirian Cardoso; Marlon Ferreira Pinto; Sirene Gracio.Um olhar crítico sobre uma tradução de Vidas Secas de Graciliano Ramos. 2009 - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CRUZES, K. A.. Comissão de sindicância. 2009. Centro Universitário Fundação Santo André.

2.
CRUZES, K. A.. Comissão para elaboração do Regimento do Conselho de Faculdade da FAFIL. 2009.

3.
CRUZES, K. A.. Comissão para readequação do Regimento Interno da Fafil. 2008. Centro Universitário Fundação Santo André.

4.
CRUZES, K. A.. Comissão para revisar a Resolução do Conselho de Faculdade no. 001/ 2008. 2008. Centro Universitário Fundação Santo André.

5.
CRUZES, K. A.. Representante docente do Conselho de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. 2007. Centro Universitário Fundação Santo André.

6.
CRUZES, K. A.. Processo seletivo unificado - vestibular 2007 do Centro Universitário Fundação Santo André. 2006. Centro Universitário Fundação Santo André.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação on-line de Aplicadores da Parte Escrita e Avaliadores da Parte Oral do Celpe-Bras.Celpe-Bras: capacitação. 2018. (Oficina).

2.
Atualiza: Empoderando professores para irem além: produção digital com Office 365. 2017. (Outra).

3.
Atualiza: Novo PPC ADM/ COMEX - estratégias para o 1o. período. 2017. (Outra).

4.
Atualiza: "Assembleia Docente". 2016. (Encontro).

5.
Atualiza: "Assembleia Docente". 2016. (Outra).

6.
Atualiza: Contribuições da Psicanálise na relação professor/a-aluno/a. 2016. (Outra).

7.
Atualiza: Experiência com o uso de Projeto Integrado: PPC do curso de ADM. 2016. (Outra).

8.
Atualiza: Semana de Capacitação Docente "Inovação no novo PPC de ADM - Novos percursos pedagógicos". 2016. (Encontro).

9.
Atualiza: Semana de Capacitação Docente "Mellhores Práticas Pedagógicas - Novos desafios no novo PPC de Administração". 2016. (Encontro).

10.
Atualiza: Semana de Capacitação Docente "O Novo PPC de ADM e seus Indicadores de Desempenho e de Sustentação". 2016. (Encontro).

11.
Atualiza: "Assembleia Docente". 2015. (Encontro).

12.
Atualiza: Semana de Capacitação Docente "Aspectos relevantes do cenário da educação brasileiroa e o papel das instituições confessionais". 2015. (Encontro).

13.
Atualiza: Semana de Capacitação Docente "Música Gospel e a Luta pelos Direitos Civis dos Negros nos EU". 2015. (Encontro).

14.
Aualiza: Semana de Capacitação Docente "Elaboração de questões objetivas e discursivas no padrão ENADE". 2015. (Encontro).

15.
Aualiza: Semana de Capacitação Docente "ENADE: como utilizar a matriz de competências e habilidades na elaboração das provas". 2015. (Encontro).

16.
XVIII Congresso Metodista, no XVI Seminário de Extensão da Metodista, no XII Seminário PIBIC/UMESP Pesquisa e II Seminário PIBITI/UMESP de Pesquisa, realizados nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 de. Vida e Morte na Cultura Greco-Latina: um aprendizado atemporal. 2015. (Congresso).

17.
Atualiza: Ambientes de leitura. 2014. (Outra).

18.
Atualiza: A relação professor/ aluno no ensino superior: caminhos e descaminhos de uma prática educativa. 2014. (Outra).

19.
Atualiza: Avaliação da Aprendizagem no ensino superior: elaboração de questões objetivas no padrão ENADE. 2014. (Outra).

20.
Atualiza: Palestra de Abertura: Caminhos para as universidades confessionais em um cenário competitivo. 2014. (Outra).

21.
Atualiza: Palestra de Abertura "Ser professor na sociedade da informação". 2014. (Oficina).

22.
Atualiza: Semana de Capacitação Docente "Oficina Apple". 2014. (Oficina).

23.
Celpe-Bras Abril 2014.Celpe-Bras Abril 2014. 2014. (Outra).

24.
XVII Congresso de Iniciação e Produção Científica, XVI Seminário de Extensão da Metodista, XI Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa 22 a 23 de outubro de 2014. A trajetória do herói mítico-literário: uma lição através dos tempos. 2014. (Congresso).

25.
Atualiza: A brincadeira do texto. 2013. (Outra).

26.
Atualiza: Educação na cidade na perspectiva freireana. 2013. (Oficina).

27.
Atualiza: Palestra interativa de abertura: Encontro de Gerações. 2013. (Oficina).

28.
Atualiza: Questionário Digital. 2013. (Outra).

29.
Casa da Palavra - Letras em movimento.Dafne e Apolo: a vingança de Eros. 2013. (Outra).

30.
Casa da Palavra - Letras em Movimento.O Mito de Prometeu e a Criação Humana. 2013. (Encontro).

31.
Celpe-Bras Abril.Aplicadora de prova oral para estrangeiros. 2013. (Outra).

32.
Celpe-Bras Outubro.Aplicadora de prova de proficiência para estrangeiros. 2013. (Outra).

33.
I Colóquio "Religião, Teologia e Literatura" na Universidade Metodista de São Paulo.Narração mítica x Narração religiosa: pontos convergentes a favor da fé, esperança e amor nas palavras de Ulisses e no Evangelho de Marcos. 2013. (Encontro).

34.
Letras em Movimento na Casa da Palavra.O Pomo da Discórdia e a literatura através dos tempos. 2013. (Encontro).

35.
Letras em Movimento na Casa da Palavra.Cupido e Psiquê: uma história de amor através dos tempos. 2013. (Encontro).

36.
VIII Encontro de Movimentos Populares. 2013. (Outra).

37.
XVI Congresso Metodista, o XV Seminário de Extensão da Metodista e o X Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. Narração mítica X Narração religiosa: pontos convergentes a favor da fé, esperança e amor nas palavras de Ulisses e no Evangelho de Marcos. 2013. (Congresso).

38.
FLESES: futuro sustentável, uma criação coletiva. 2012. (Encontro).

39.
II Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.O Evangelho Segundo Jesus Cristo: literatura e mito na obra de josé Saramago. 2012. (Simpósio).

40.
IV Colóquio Latino Americano de Literatura e Teologia.O Evangelho Segundo Jesus Cristo: literatura e mito na obra de José Saramago. 2012. (Outra).

41.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento: Atualiza no curso "Ensino Superior, desafios do contexto pedagógico: uma leitura freiriana. 2012. (Outra).

42.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Atualiza: As fases do desenvolvimento do ser humano. 2012. (Outra).

43.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Atualiza: Diário Digital. 2012. (Outra).

44.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Atualiza: Ler e conhecer. 2012. (Outra).

45.
Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Atualiza: Memória, projeto, identidade e os tempos de construção da docência. 2012. (Outra).

46.
XV Congresso Metodista, no XIV Seminário de Extensão da Metodista e no IX Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa. Dialogando com a cultura antiga: a comédia latina a serviço da educação. 2012. (Congresso).

47.
Congresso Internacional sobre Matéria Cavaleiresca. 2011. (Congresso).

48.
Leitura e produção de texto. 2011. (Outra).

49.
Normas ABNT. 2011. (Outra).

50.
Palestra de abertura: Conflito e choque de culturas no ensino superior. 2011. (Outra).

51.
Palestra de abertura: Graduação e Autonomia Universitária. 2011. (Outra).

52.
Reforma ortográfica e dificuldades recorrentes de ortografia. 2011. (Outra).

53.
XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica. O amor e suas perdições através dos tempos: o teatro trágico grego a serviço da educação do homem de todos os tempos. 2011. (Congresso).

54.
A pedagogia do oprimido de Paulo Freire: fundamentos antropológicos, políticos e suas relações com o ensino superior. 2010. (Outra).

55.
Ética nas relações docente-discente. 2010. (Encontro).

56.
IV Sapex.Os avanços da comunicação empresarial no mundo corporativo. 2010. (Simpósio).

57.
A propriedade intelectual na produção de conteúdo didático. 2009. (Outra).

58.
Como fazer alunos lerem e gostarem de ler. 2009. (Outra).

59.
Ética nas relações acadêmicas. 2009. (Outra).

60.
Expressividade vocal: sua importância na EAD. 2009. (Outra).

61.
III Sapex.Produção de material didático para as aulas de Língua Latina: Manual de estudos latinos. 2009. (Simpósio).

62.
Palestra de abertura: A interdisciplinaridade e o Interprofissionalismo. 2009. (Outra).

63.
Saúde vocal do professor - oficina de voz. 2009. (Outra).

64.
XI Congresso de Iniciação e Produção Científica, no XI Seminário de Extensão da Metodista e no VI Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Escrita e (a)temporalidade: uma breve releitura em fragmentos da literatura portuguesa. 2009. (Congresso).

65.
CapDocTv avançado. 2008. (Outra).

66.
Ética e Educação. 2008. (Outra).

67.
II Sapex - Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão.A tragédia grega e a natureza humana: o estudo do ser através dos tempos. 2008. (Simpósio).

68.
Introdução ao estudo de Libras I (Língua Brasileira de Sinais).Introdução ao estudo de Libras I (Língua Brasileira de Sinais). 2008. (Outra).

69.
Já dou aulas semipresenciais. Será que estou no caminho certo?. 2008. (Outra).

70.
O novo perfil do aluno universitário. 2008. (Encontro).

71.
Power point. 2008. (Outra).

72.
Semana de capacitação docente: Como nós fazemos trabalhos integrados?. 2008. (Oficina).

73.
Semana de capacitação docente: Como nós trabalhamos com avaliação integrada?. 2008. (Oficina).

74.
Semana de capacitação docente: Experiências em sala de aula - como trabalhar com turmas grandes?. 2008. (Oficina).

75.
Semana de capacitação PROEAD. 2008. (Oficina).

76.
Semana de Letras/ FSA.O gênero dramático na Antigüidade. 2008. (Encontro).

77.
SIGA - Ambiente Virtual de Aprendizagem - Fechamento de Semestre. 2008. (Encontro).

78.
XI Congresso de Iniciação e Produção Científica, no Seminário de Extensão da Metodista e no V Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. As gradações do Realismo na literatura portuguesa. 2008. (Congresso).

79.
XI Congresso de Iniciação e Produção Científica, no X Seminário de Extensão da Metodista e no V Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Coordenação de trabalhos. 2008. (Congresso).

80.
A aventura pedagógica no ensino superior do programa de capacitação docente. 2007. (Oficina).

81.
I SAPEX - Simpósio de Atividades de Pesquisa e de Extensão.I SAPEX - Simpósio de Atividade de Pesquisa e de Extensão. 2007. (Outra).

82.
I SAPEX - Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão.Gêneros literários em movimento. 2007. (Simpósio).

83.
Novo SIGA. 2007. (Encontro).

84.
Para a confluência em critérios editoriais da poesia trovadoresca galego-portuguesa. 2007. (Seminário).

85.
Semana de Letras.As cantigas trovadorescas. 2007. (Outra).

86.
X Congresso de Iniciação e Produção Científica, no IX Seminário de Extensão da Metodista e no IV Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Análise do conto "Antes do Baile Verde", de Lygia Fagundes Telles. 2007. (Congresso).

87.
X Congresso de Iniciação e Produção Científica, no IX Seminário de Extensão da Metodista e no IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. De medicamine faciei femineae: Ovídio e o mito da beleza. 2007. (Congresso).

88.
9o. Congresso de Iniciação e Produção Científica, no 8o. Seminário de Extensão e no III Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Ver e enxergar: a dicotomia do olhar em ensaio sobre a cegueira. 2006. (Congresso).

89.
CAPDOC - TV.CAPDOC - TV. 2006. (Encontro).

90.
Introdução à Educação a Distância.Introdução à Educação a Distância. 2006. (Encontro).

91.
Planejamento e organização de uma disciplina a distância.Planejamento e organização de uma disciplina a distância. 2006. (Encontro).

92.
Temas medievais. 2006. (Outra).

93.
Workshop de Redação.Workshop de Redação. 2006. (Encontro).

94.
8o. Congresso de Iniciação Científica e Produção Científica e no 7o. Seminário de Extensão da Universidade Metodista de São Paulo. D. Dinis e a carência afetiva. 2005. (Congresso).

95.
Poesia e saudosismo.Poesia e saudosismo. 2005. (Outra).

96.
Semana de Letras.Ulisses, Enéias, Hércules: uma trajetória heróica. 2005. (Seminário).

97.
Semana de Letras.Semana de Letras 2005 (organizadora). 2005. (Outra).

98.
Semana de Letras da Fafil.Ciclo de cinema: Exibição do filme "Satiricon" e palestra "Satiricon": costumes na corte de Nero. 2005. (Outra).

99.
Semana de Matemática - SEMAT.Semana de Matemática - SEMAT. 2005. (Seminário).

100.
VI Encontro Internacional de Estudos Medievais - EIEM. 2005. (Congresso).

101.
Workshop de Capacitação para EAD.Workshop de Capacitação para EAD. 2005. (Oficina).

102.
Arquimedes e o problema dos bois do deus Hélios: um estudo interdisciplinar.Infom@t2004. 2004. (Outra).

103.
Semana de Letras/ Licenciaturas e Bacharelados.Gêneros literários em diálogo. 2004. (Outra).

104.
Seminário Acadêmico "Passado e presente na Idade Média". 2004. (Seminário).

105.
VII Congresso de Produção Científica e no VI Seminário de Extensão da Universidade Metodista de São Paulo. A prática da monitoria na relação ensimo-aprendizagem apresentada. 2004. (Congresso).

106.
II Congresso internacional todas as letras: linguagens. D. Dinis e a carência atemporal. 2003. (Congresso).

107.
Imagens do fim do mundo na Idade Média. 2003. (Seminário).

108.
V Congresso Internacional de Estudos Medievais. 2003. (Congresso).

109.
V Encontro internacional de estudos medievais. D. Dinis e a carência atemporal. 2003. (Congresso).

110.
Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras). 2002. (Outra).

111.
Idade Média por entre temas e conceitos. 2002. (Seminário).

112.
Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras). 2001. (Outra).

113.
Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras). 2001. (Outra).

114.
Comissão para correção do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras). 2001. (Outra).

115.
I Jornada de Literatura do ABC.Crônicas. 2001. (Outra).

116.
I Seminário internacional de educação.Iniciando o aluno do ensino médio no trabalho e na pesquisa científica, numa abordagem interdisciplinar. 2001. (Seminário).

117.
Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).Aplicação do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras). 1999. (Outra).

118.
IV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 1999. (Outra).

119.
O Homem Medieval e o Além. 1999. (Outra).

120.
Personagens medievais: entre o real e o fantástico. 1999. (Seminário).

121.
Semana de Letras da Fafil.Mitologia e Literatura. 1999. (Outra).

122.
English Language Center.Certificate of participation. 1998. (Outra).

123.
O imaginário feminino em Roma. 1994. (Outra).

124.
Introdução à Língua Grega I.Introdução à Língua Grega I. 1992. (Outra).

125.
Introdução à Língua Grega II.Introdução à Língua Grega II. 1992. (Outra).

126.
Minicurso - Inglês Instrumental.Minicurso - Inglês Instrumental. 1992. (Outra).

127.
Certificado de conclusão do curso de Inglês.Certificado de conclusão do curso de Inglês. 1989. (Outra).

128.
II Congresso Nacional de Estudos Clássicos. 1989. (Congresso).

129.
Riso e Humor na Literatura Latina. 1988. (Encontro).

130.
Mito e Religião na Literatura Latina. 1987. (Encontro).

131.
Fernando Pessoa. 1984. (Encontro).

132.
Teatro Brasileiro. 1984. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZES, K. A.. XII Congresso de Iniciação e Produção Científica, no XI Seminário de Extensão da Metodista e no VI Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabio Cristiano Faria Melo; Roseli Cristina Bianchini Vendra. A literatura fantástica de Harry Potter na construção do heroi. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. (Orientador).

2.
Antônio Marcos Lopes Araújo. Zadig ou o destino: reflexões acerca de aspectos míticos. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. (Orientador).

3.
Aline Ferreira. Apóstolo Paulo e seu destino: uma realidade mítica?. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. (Orientador).

4.
Flávia Donini dos Santos. Identidade, fragmentação e literatura: A (des)construção do sujeito e da narrativa contemporânea. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. (Orientador).

5.
Vanderleia Silva. A capoeira como canto e poesia: uma relação entre duas mitologias. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Renata Fernandes Mascarenhas Siriani. A higiene e a saúde portuguesa pela literatura medieval. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Centro Universitário Fundação Santo André. (Orientador).

2.
Daiana dos Santos. Evolução das línguas neolatinas. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Centro Universitário Fundação Santo André. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Ferreira da Costa Lopes. Paulo de Tarso: uma figura heroica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

2.
Maria Vanderleia da Silva. A capoeira como canto e poesia: uma relação entre duas mitologias e suas simbologias. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

3.
Antônio Marcos Lopes Araújo. A trajetória heroica do personagem eremita na obra de Voltaire Zadig ou o Destino. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

4.
Flávia Donini dos Santos. Identidade, fragmentação e literatura: A (des)construção do sujeito e da narrativa contemporânea (Reflexões sobre violência, abreviação, culto ao corpo e à mercadoria; a vez e a voz do "canalha" de Marcelo Mirisola). 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Literários e Linguísticos) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Henrique Barbosa Pasqualetti e Thaine Leme da Silva. "Internetês: Dos Contextos Cibernéticos às Aulas de Língua Portuguesa". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Fundação Santo André. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

Iniciação científica
1.
Alunos do segundo semestre do curso de Letras/ Tradutor. Análise do conto "Antes do baile verde", de Lygia Fagundes Telles. 2007. Iniciação Científica - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

Orientações de outra natureza
1.
Arthur J. Wallis. Projeto de Ação Profissional - Ecopiso. 2016. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

2.
Adriele Siqueira. Projeto de Ação Profissional - Deficientes e seus desafios: uma proposta de melhorias e inclusão social na UMESP. 2016. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

3.
André Bernal. Projeto de Ação Profissional - Eficiência energética: proposta de utilização de iluminação em LED. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

4.
Beatriz Cosme da Silva. Projeto de Ação Profissional - Paineis solares: possibilidade de energia limpa no mundo globalizado. 2016. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

5.
Arthur Homma. Projeto de Ação Profissional - Metomove. 2016. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.

6.
Alessandra de Carvalho Oliveira. Projeto de Ação Profissional - Captação e utilização de águas pluviais: a água da chuva se transformando em benefícios econômicos para a Universidade. 2016. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Kátia Aparecida Cruzes.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CRUZES, K. A.. Curso de redação técnica. 2012. .

2.
CRUZES, K. A.. Dialogando com a mitologia grega: Medusa e a crueldade dos deuses. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CRUZES, K. A.. Dialogando com a mitologia grega: Cupido e Psiquê - uma história de amor através dos tempos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CRUZES, K. A.. Dialogando com a mitologia grega: Sísifo e o castigo dos deuses. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Paraninfa dos alunos concluintes da FACEL, curso de Letras Português/ Inglês (período matutino) em dezembro de 2006, tendo recebido certificado de Honra ao Mérito em 2007.
Patronesse dos alunos concluintes da FACEL, curso de Letras Português/ Inglês (período noturno) em dezembro de 2006, tendo recebido certificado de Honra ao Mérito em 2007.
Paraninfa dos alunos concluintes da FCA, curso Secretariado Executivo Bilíngüe (período noturno) em dezembro de 2007, tendo recebido certificado de Honra ao Mérito em 2008.
Paraninfa dos alunos concluintes da FCA, curso Secretariado Executivo Bilíngüe (período noturno) em dezembro de 2006, tendo recebido certificado de Honra ao Mérito em 2007.
Professora homenageada pelos alunos concluintes da FACEL, curso de Letras/ Inglês da Faculdade de Educação e Letras, tendo recebido certificado de Honra ao Mérito de participação na qualidade de professora homenageada em 2006.
Paraninfa dos alunos concluintes da FACEL, curso de Letras Português/ Inglês (período matutino) em dezembro de 2005, tendo recebido certificado de Honra ao Mérito em 2006.
Nomeação, segundo a Portaria da Diretoria no. 029/ 10, para exercer as atividades de Coordenação de Monitoria e Estágio, paralelamente ao exercício da Vice-Direção da Fafil, no Centro Universitário Fundação Santo André.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:28:00