Magda Dezotti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5333094092754507
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Possui graduação em Letras e Pedagogia; Especialização em Didática e Metodologia do Ensino; Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é aluna do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Doutorado em Educação). Atuou na Educação Básica e no Ensino Superior como professora, coordenadora do Curso de Letras, diretora das Faculdades Integradas de Naviraí e como professora em Cursos de Especialização lato sensu. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase no ensino da Leitura, Literatura e Estágio Supervisionado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magda Dezotti
Nome em citações bibliográficas
DEZOTTI, Magda


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2004
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O professor e a mediação de leitura: uma experiência com Monteiro Lobato,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Rosa Maria Graciotto Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: leitura do texto literário; literatura na escola;; mediação; Monteiro Lobato.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 1999
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino. (Carga Horária: 420h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2008 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Integradas de Naviraí, FINAV, Brasil.
Bolsista do(a): Faculdades Integradas de Naviraí, FINAV, Brasil.
1992 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1989 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes, C.E.B.M.F., Brasil.
1979 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Dirce de Aguiar Maia, E.E.D.A.M., Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

03/2012 - 03/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo, Ensino e Cultura
Educação Especial
Estágio Obrigatório em Ensino Fundamental I
Estágio Obrigatório em Ensino Fundamental II
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Alfabetização, Língua e Letramento
História da Educação
Trabalho Acadêmico

Faculdades Integradas de Naviraí, FINAV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras

Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação na IES: A partir de outubro de 2006, coordenação do Curso de Letras. Agosto de 2010 vice-direção. Janeiro de 2011 direção.

Atividades

10/2006 - 01/2012
Direção e administração, Cenav, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Letras.
01/2011 - 12/2011
Direção e administração, Cenav, .

Cargo ou função
Diretora.
01/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-Juvenil
08/2010 - 01/2011
Direção e administração, Cenav, .

Cargo ou função
Vice-diretora.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Romantismo
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
01/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Introdução à Teoria da Literatura
Literaturas de Língua Portuguesa
8/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Literatura Brasileira IV
Literatura Portuguesa - do Trovadorismo ao Romantismo
01/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Teoria da Literatura; Língua Portuguesa V; Literatura Brasileira III; Literaturas de Língua Portuguesa: do Realismo ao Modernismo.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II; Literatura Brasileira IV; Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Romantismo; Literatura Portuguesa IV; Teoria da Literatura - Elementos da Crítica Literária; Teoria da Literatura IV.
01/2008 - 07/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica I; Introdução à Teoria da Literatura; Literatura Portuguesa III; Teoria da Literatura III; Estágio Supervisionado I; Literatura Brasileira III.
01/2007 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura I; Teoria da Literatura II; Teoria da Literatura III; Teoria da Literatura IV; Literatura Portuguesa I; Literatura Portuguesa II; Literatura Portuguesa III; Literatura Portuguesa IV; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho
02/2006 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura I e II; Literatura Portuguesa I e II; Prática de Leitura e Produção de Textos; Literatura Brasileira II; Metodologia da Língua Portuguesa
01/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-Juvenil
2006 - 2006
Ensino, Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura: dos Fundamentos Psicolingüísticos à leitura da Literatura Infanto-Juvenil
2006 - 2006
Ensino, Metodologia da Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura: dos Fundamentos Psicolingüísticos à Leitura da Literatura Infanto-Juvenil
2005 - 2006
Ensino, Espcialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Atuais da Literatura
2005 - 2006
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas Psicopedagógicas
2005 - 2006
Ensino, Espcialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
01/2005 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
teoria da Literatura I e II; Literatura Portuguesa I e II; Prática Pedagógica I e II; Trabalho de Conclusão de Curso; Literatura Infanto-Juvenil
02/2004 - 12/2004
Ensino, Espcialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Atuais da Literatura; Metodologia da Língua Portuguesa e da Literatura
02/2004 - 12/2004
Ensino, Especialização em Didática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias para o ensino de leitura
01/2004 - 12/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa II
Literatura Portuguesa III
Prática Pedagógica I
Prática Pedagógica II
Teoria da Literatura I
Teoria da Literatura II
Teoria da Literatura III
04/2004 - 08/2004
Extensão universitária , Cenav, .

Atividade de extensão realizada
Projeto: "Eu conto, você conta e o conto nos encanta: contação de histórias".
2/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa
Prática Pedagógica
Teoria da Literatura
02/2003 - 12/2003
Ensino, Espcialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Atuais da Literatura

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participação em Projeto de Pesquisa, Carga horária: 0
Outras informações
Participação em Projeto de Pesquisa intitulado "Escola: as relações de poder", cadastrado sob o número 03367, sob a coordenação do prof. Dr. Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, com o término previsto para 30/06/2005.


Faculdades Integradas de Nova Andradina, FINAN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

08/2003 - 01/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira I; Leitura e Produção de Textos; Língua Portuguesa

Colégio Dom Bosco de Maringá, C.D.B., Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Licenciada a partir de agosto de 2001 para assumir bolsa de pesquisa da CAPES

Atividades

02/2000 - 08/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Prefeitura Municipal de Maringá, P.M.M., Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Saída para realizar pesquisa com bolsa financiada pela CAPES

Atividades

11/1999 - 08/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas das séries iniciais de 1ª a 4ª série

Secretaria de Estado daa Educação - Núcleo Regional de Educação de Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/1997 - 02/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas básicas das séries iniciais do Ensino Fundamental

Secretaria de Estado da Educação - Núcleo Regional de Educação de Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

04/1994 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas básicas das séries iniciais do Ensino Fundamental

Colégio Graham Bell, C.G.B., Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico-Administrativo - Biblioteca, Carga horária: 20

Atividades

02/1998 - 05/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Escola Estadual Ariovaldo Moreno, E.E.A.M., Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

05/1999 - 11/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas básicas do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
EVENTOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR: uma perspectiva etnográfica
Descrição: Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa GPEALE (Grupo de pesquisa em alfabetização e letramento) cadastrado no CNPq por meio do qual temos desenvolvido e orientado pesquisas que abordam eventos e práticas de leitura e 2 escrita em turmas do ensino fundamental. Pretende pautar e ampliar a compreensão do conceito de práticas e eventos de letramento em contextos escolares buscando uma perspectiva interdisciplinar nas interfaces entre educação, os novos estudos sobre letramento (NEL) e a teoria da enunciação de Bakhtin. Optamos por uma perspectiva etnográfica que nos permitirá uma atitude compreensiva do trabalho do professor e da complexidade das práticas de letramento na sala de aula. Da antropologia, toma-se a etnografia proposta pelos New Literacy Studies (STREET, 1984; 1993, 2001; BARTON, 1999, STREET & HEATH, 2009) no sentido de identificar os princípios que organizam as ações e disposições dos sujeitos na construção de eventos de letramento. Os resultados poderão contribuir para subsidiar não apenas o campo dos estudos sobre letramento no Brasil, mas também a implementação de políticas de formação inicial e continuada de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Magda Dezotti - Integrante / Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / Maria Lucia Ferreira de Figueiredo Barbosa - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Debora Amorim Gomes da Costa Maciel - Integrante / Roseane Pereira da Silva - Integrante / Ana Caroline de Almeida - Integrante / Nathaly Cristhine Ramos da Silva - Integrante / Rayra Farias de Araújo - Integrante / Rosana Meira Lima de Souza - Integrante / Érica Feijó de Souza Lima - Integrante.
2005 - 2005
Eu conto, você conta e o conto nos encanta
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Escola: As Relações do Poder
Descrição: Proceder a uma análise de obras da Literatura Brasileira, com o objetivo de identificar e descrever as paixões (pathos) que caracterizam o relacionamento interpessoal entre professor e aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Magda Dezotti - Integrante / Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello - Coordenador / Maria Eugênia da Silva Viotto - Integrante / Isaías Munis Batista - Integrante / Genesi Catarina Lukencyek Ferrari - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Cooperação.
2001 - 2003
O professor e a mediação de leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Formação de professores em leitura e literatura infantil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Curso de gramática: propostas concretas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Eu conto, você conta e o conto nos encanta: contação de histórias
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2013
Programa de Educação Tutorial - PET
Descrição: Colaboradora.Orientadora. Ministrante de formação para os bolsistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Magda Dezotti - Integrante / Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis - Coordenador / Daniel Henrique Lopes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Integração (Fátima do Sul)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Literários/Especialidade: Leitura e Literatura Infanto Juvenil.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Literários.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Moção de Congratulações, Câmara Municipal de Naviraí.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEZOTTI, Magda2005DEZOTTI, Magda. Drummond na escola: possibilidades de mediação. Anais do 1º CELI - Colóquio de Estudos Literários, Maringá, v. 1, p. 1-7, 2005.

2.
DEZOTTI, Magda2005DEZOTTI, Magda; VIOTTO, Maria Eugênia da Silva . O professor do ensino fundamental e suas concepções de leitura. Anais do XVI Seminário do CELLIP, Guarapuava, 2005.

3.
DEZOTTI, Magda2005DEZOTTI, Magda. PARA CONTAR UMA HISTÓRIA... REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR. Integração (Fátima do Sul), v. 1, p. 18-30, 2005.

4.
DEZOTTI, Magda2002 DEZOTTI, Magda; SILVA, R. M. G. . A recepção da obra infantil de Monteiro Lobato. Perspectiva (Erexim), Erechim, v. 26, n.96, p. 67-80, 2002.

5.
DEZOTTI, Magda2002DEZOTTI, Magda. Literatura infantil brasileira: o encaminhar de um desenvolvilmento teórico. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 5, n.10, p. 185-190, 2002.

6.
DEZOTTI, Magda2001DEZOTTI, Magda. As novas tecnologias e o papel do professor face as inovações. XIV CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, Curitiba, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BUNZEN JUNIOR, C. S. (Org.) ; SILVA, S. C. A. (Org.) ; SILVA, J. O. (Org.) ; VIANA, J. S. (Org.) ; GUIMARAES, L. N. T. M. (Org.) ; DEZOTTI, Magda (Org.) ; SUGAHARA, M. T. T. (Org.) . Pesquisas sobre livros didáticos de Português LIVRO DE RESUMOS DO 2º SEMINÁRIO DE PESQUISA LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1ª. ed. Recife: Pipa Comunicações, 2016. 380p .

Capítulos de livros publicados
1.
DEZOTTI, Magda. A representação da criança em Reinações de Narizinho: o delinear de um quadro. In: Roseli Maria Rosa de Almeida. (Org.). Formação de professores em leitura e literatura: Experiências com extensão universitária. 1ed.Campo Grande: Editora da UFMS, 2013, v. , p. 75-93.

2.
DEZOTTI, Magda. PROPOSTAS DIDÁTICAS: O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO. In: Rejane Centurion; Mônica Cruz; Isaias Munis Batista. (Org.). LINGUAGEM E(M) INTERAÇÃO: LÍNGUA, LITERATURAS E EDUCAÇÃO. 1ªed.Cáceres: UNEMAT, 2011, v. , p. 103-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. T. P. ; SANTOS, L. V. ; FAIAN, S. B. ; CARRARA, V. ; DEZOTTI, Magda . Surdocegueira e deficiência múltipla: grandes desafios para uma proposta de educação inclusiva. In: IV Jornada Nacional deEducação de Naviraí, 2012, Naviraí. IV Jornada Nacional deEducação de Naviraí - Pesquisas em Educação: abordagens contemporâneas - Anais 2012, 2012. p. 530-538.

2.
DEZOTTI, Magda; SILVA, A. K. de F. ; SILVA, K. L. S e ; SOUZA, T. D. C. . Reconhecendo as pessoas com altas habilidades e na educação brasileira. In: IV Jornada Nacional de Educação de Naviraí - Pesquisa em Educação: Abordagens Contemporâneas, 2012, Naviraí. II Jornada Nacional de Educação de Naviraí, 2012. p. 519-529.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DEZOTTI, Magda; MORAIS, A. G. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO UMA PROPOSTA. In: 2º SEMINÁRIO DE PESQUISA LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2016, RECIFE. Pesquisas sobre livros didáticos de Português: livro de resumos do 2º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa. RECIFE: PIPA COMUNICAÇÃO, 2016. p. 61-65.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DEZOTTI, Magda; MACEDO, M. S. A. N. . A sala de leitura: analisando um evento mediado pela professora de biblioteca. In: LITERATURA NA ESCOLA II CICLO DE DEBATES DO GPEALE, 2018, SÃO JOÃO DEL REI - MG. LITERATURA NA ESCOLA: II CICLO DE DEBATES DO GPEALE, 2018. p. 42-43.

2.
DEZOTTI, Magda; MACEDO, M. S. A. N. . CORES NOVAS PARA CHAPEUZINHO: LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras, 2017, Presidente Prudente - SP. ANAIS DE RESUMOS V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente: Ninfa Brisa ? Assessoria em Educação LTDA - ME, 2017. p. 342-342.

3.
DEZOTTI, Magda. Propostas didáticas: o ensino de literatura em foco. In: IV Colóquio de Letras/ I Cóloquio de Letras - Ensino/Aprendizagem de Língua(s) e Literatura(s): docência e qualificação profissional, 2010, Tangará da Serra. IV Colóquio de Letras/ I Cóloquio de Letras. Tangará da Serra: Sanches, 2010. p. 24-25.

4.
DEZOTTI, Magda; SANTOS, A. R. ; PIENTKA, M. A. L. . A RECEPÇÃO DA OBRA DE LYGIA BOJUNGA: UM ESTUDO DE CASO. In: V JORNDADA DE PESQUISA DA FINAV/FACINAV- PENSAMENTO REFLEXIVO: INTERAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E CULTURA, 2006, NAVIRAÍ-MS. ANAIS DA V JORNDADA DE PESQUISA DA FINAV/FACINAV- PENSAMENTO REFLEXIVO: INTERAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E CULTURA. Fátima do Sul: FIFASUL, 2006. v. 3. p. 24-24.

5.
AQUINO, E. S. ; DELAI, F. ; DEZOTTI, Magda . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A FORMAÇÃO DO LEITOR. In: V JORNDADA DE PESQUISA DA FINAV/FACINAV- PENSAMENTO REFLEXIVO: INTERAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E CULTURA, 2006, NAVIRAÍ-MS. ANAIS DA V JORNDADA DE PESQUISA DA FINAV/FACINAV- PENSAMENTO REFLEXIVO: INTERAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E CULTURA. Fátima do Sul - MS: FIFASUL, 2006. v. 3. p. 81-81.

6.
DEZOTTI, Magda. CONCEPÇÕES DE LEITURA E LITERATURA: REFLEXÕES NA PRÁTICA DOCENTE. In: XVII SEMINÁRIO DO CELLIPCENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ, 2005, GUARAPUAVA - PR. XVII SEMINÁRIO DO CELLIP - CADERNO DE RESUMOS. GUARAPUAVA - PR: UNICENTRO, 2005. p. 155-156.

7.
DEZOTTI, Magda; ARAÚJO LOCIO, A. A. ; SANTOS, J. M. S. ; ARAUJO, N. F. R. . ?LITERATURA EM MINHA CASA? UM ESTUDO A RESPEITO DA CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE NAVIRAÍ-MS. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA DA FIAMA: RESPONSABILIDADE SOCIAL: O BRASIL QUE QUEREMOS COMEÇA AQUI, 2005, AMAMBAI - MS. IV ENCONTRO DE PESQUISA DA FIAMA - REVISTA INTEGRAÇÃO VIRTUAL DA FIAMA. AMAMBÁI: FIAMA, 2005. v. 2.

8.
DEZOTTI, Magda; NOGUEIRA, K. T. ; MODESTO, K. M. . O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA INFANTIL. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA DA FIAMA: RESPONSABILIDADE SOCIAL: O BRASIL QUE QUEREMOS COMEÇA AQUI, 2005, AMAMBAI - MS. IV ENCONTRO DE PESQUISA DA FIAMA - REVISTA INTEGRAÇÃO VIRTUAL DA FIAMA. AMAMBAI - MS: FIAMA, 2005. v. 2.

9.
DEZOTTI, Magda; VIOTTO, Maria Eugênia da Silva . O professor do ensino fundamental e suas concepções de leitura. In: XVI Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2003, Londrina. XVI Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - Programação e cadernos de resumos. Londrina, 2003. p. 251-251.

10.
DEZOTTI, Magda; SILVA, R. M. G. . O PROFESSOR E A MEDIAÇÃO DE LEITURA: UMA EXPERÊNCIA COM MONTEIRO LOBATO. In: 3º SPLA - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGÜÍSTICA APLICADA, 2003, Maringá. MARINGÁ 3º SPLA - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGÜÍSTICA APLICADA: Caderno de Programação e Resumos. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2003. p. 49-49.

11.
DEZOTTI, Magda; ROSSI, M. S. O. ; SILVA, R. M. G. . Drummond na escola: possibilidades de Mediação. In: 1º CELI - Colóquio de Estudos Literários _, 2002, Maringá. 1º CELI - Colóquio de Estudos Literários - No meio do caminho tinha Drummond... Caderno de programas e resumos.. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2002. v. 1. p. 34-34.

12.
DEZOTTI, Magda; Silva Jeremias . Revista Nova Escola: Um estudo dos trabalhos propostos na seção. In: 50º Seminário do Gel, 2002, São Paulo. Resumos do 50º Seminário do Gel. São Paulo: Contexto, 2002. p. 108-108.

13.
DEZOTTI, Magda; SILVA, R. M. G. . A Recepção da Obra Infantil de Monteiro Lobato. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erechim. Anais do I Congresso Internacional das Linguagens: Linguagens e Linguagens, 2002. p. 46-46.

14.
DEZOTTI, Magda; VIOTTO, Maria Eugênia da Silva . Leitura: uma reflexão pedagógica. In: XV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2001, Curitiba. XV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - Programação e cadernos de resumos. Curitiba, 2003. p. 125-125.

15.
DEZOTTI, Magda. As novas tecnologias e o papel do professor face às inovações. In: XIV CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2000, Maringá. XIV CELLIP - Caderno de Resumos. Maringá. p. 190-190.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
DEZOTTI, Magda2005DEZOTTI, Magda; RICARDO, F. S. V. ; CARREIRO, I. S. . A identidade indígena no texto literário: uma questão de humanização. ANAIS do EPEFIS, Naviraí - MS, v. 2, n.2, p. 63-63, 2005.

2.
DEZOTTI, Magda2005DEZOTTI, Magda; RODRIGUES, R. C. C. . Macunaíma e Iracema: um estudo intertextual. ANAIS do EPEFIS, Naviraí, v. 2, n.2, p. 65-65, 2005.

3.
DEZOTTI, Magda2005DEZOTTI, Magda; NOGUEIRA, K. T. ; MODESTO, K. M. . O processo de ensino-aprendizagem da literatura infantil. ANAIS do EPEFIS, Naviraí, v. 2, n.2, p. 72-72, 2005.

4.
DEZOTTI, Magda2005DEZOTTI, Magda; ARAÚJO LOCIO, A. A. ; SANTOS, J. M. S. ; ARAUJO, N. F. R. . "Literatura em minha casa": um ponto de vista. ANAIS do EPEFIS, Naviraí, v. 2, n.2, p. 60-61, 2005.

5.
DEZOTTI, Magda2004DEZOTTI, Magda; MODESTO, K. M. . O processo de ensino-aprendizagem da literatura infantil no ensino fundamental das redes pública e particular de Naviraí. Integração, Fátima do Sul - MS, v. 2, n.5, p. 26-26, 2004.

6.
NOGUEIRA, E. C.2004NOGUEIRA, E. C. ; LAGUILIO, I. P. ; DEZOTTI, Magda . Romeu e Julieta além dos tempos. Integração, Fátima do Sul, v. 2, n.5, p. 26-27, 2004.

7.
GONCALVES, A. V.2004GONCALVES, A. V. ; GUSMAO, E. O. ; DEZOTTI, Magda . O donjuanismo feminino da Flobela Espanca no soneto "Ambiciosa". Integração, Fátima do Sul, v. 2, n.5, p. 27-28, 2004.

8.
CARDOSO, R. F. L.2004CARDOSO, R. F. L. ; SANTOS, S. M. D. ; DEZOTTI, Magda . Intertextualidade: "Morte e vida severina" e a Bíblia sagrada. Integração, Fátima do Sul - MS, v. 2, n.5, p. 28-29, 2004.

9.
SOUZA, A. M. S.2004SOUZA, A. M. S. ; NASCIMBENE, S. C. C. ; DEZOTTI, Magda . Contação de histórias como estratégia de leitura. Integração, Fátima do Sul - MS, v. 2, n.5, p. 29-29, 2004.

10.
BRITO, J. P. T.2004BRITO, J. P. T. ; SOUZA, L. S. B. ; DEZOTTI, Magda . Amor: um sentimento para além da vida na obra "Amor de Perdição". Integração, Fátima do Sul - MS, v. 2, n.5, p. 30-30, 2004.

11.
DEZOTTI, Magda2003DEZOTTI, Magda; BRITO, J. P. T. ; COSTA, K. C. M. . A Literatura e a Música Popular Brasileira. Integração, Fátima do Sul/MS, v. 1, n.4, p. 12-12, 2003.

12.
DEZOTTI, Magda2002DEZOTTI, Magda; SILVA, R. M. G. . A representação da criança em Reinações de Narizinho: Compondo o quadro. Akrôpolis, Umuarama, v. 10, n.3, p. 185-186, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
DEZOTTI, Magda. A sala de leitura: analisando um evento mediado pela professora de biblioteca.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DEZOTTI, Magda; MACEDO, M. S. A. N. . CORES NOVAS PARA CHAPEUZINHO: leitura literária na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DEZOTTI, Magda; MACEDO, M. S. A. N. . CONTRIBUIÇÕES DA PROFESSORA DE BIBLIOTECA EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DEZOTTI, Magda; MORAIS, A. G. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO UMA PROPOSTA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DEZOTTI, Magda; MACEDO, M. S. A. N. . LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: ENSINAR EXIGE A CORPOREIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DEZOTTI, Magda. Surdocegueira e deficiência múltipla: grandes desafios para uma proposta de educação inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DEZOTTI, Magda. Reconhecendo as Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação na Educação Brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DEZOTTI, Magda. Propostas didáticas: o ensino de literatura em foco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DEZOTTI, Magda. Concepções de leitura: o professor e a cultura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DEZOTTI, Magda. Concepções de Leitura e Literatura: Reflexos na Prática Docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DEZOTTI, Magda; SILVA, R. M. G. . A Recepção da Obra Infantil de Monteiro Lobato. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DEZOTTI, Magda; AMARAL, I. H. ; GRACIA, S. A. ; DALAZOANA, F. M. de L. ; SANTOS, V. D. . II Campanha do agasalho: Coração quente pode aquecer criança com frio. 2009.

2.
DEZOTTI, Magda; LOPES, S. M. R. . I Campanha do Agasalho: Coração Quente pode aquecer criança com frio. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
DEZOTTI, Magda; SILVA, N. C. R. . LIVRO, BIBLIOTECA E MEDIAÇÃO: A ESCOLA COMO LOCUS DO PROCESSO DE LEITURA LITERÁRIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DEZOTTI, Magda; SILVA, N. C. R. . LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM OLHAR FREIREANO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DEZOTTI, Magda. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: incorporando as novas regras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
DEZOTTI, Magda. "O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DEZOTTI, Magda. POR QUE ENSINAR LÍNGUA MATERNA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
DEZOTTI, Magda. PROCESSO DE RECEPÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR-LEITOR: PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
DEZOTTI, Magda. Concepções de leitura: o professor e a cultura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
DEZOTTI, Magda. Concepções de leitura e literatura: reflexões na prática docente. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DEZOTTI, Magda. Professor-leitor: propostas metodológicas para o ensino de literatura. 2005. .

10.
DEZOTTI, Magda. Estratégias para contar histórias: noções básicas de teoria e prática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
DEZOTTI, Magda. Linguagem e Comunicação. 2003. .

Demais trabalhos
1.
AMARAL, I. H. ; DEZOTTI, Magda . Promovendo a diversidade cultural: interações. 2009 (Projeto de ensino) .

2.
DEZOTTI, Magda. Eu conto, você conta e conto nos encanta: iniciação à arte de contar histórias. 2004 (Projeto de ensino) .

3.
DEZOTTI, Magda. Reflexões sobre a estratégia de contar histórias no processo de formação do leitor. 2004 (Projeto de Pesquisa) .

4.
DEZOTTI, Magda. "Eu conto, você conta e o conto nos encanta: contação de histórias". 2004 (Projeto de extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, R. M. R.; DEZOTTI, Magda; ALVES, T. M.. Participação em banca de LUZINETE DOS SANTOS.Leitura e Literatura na Educação Infantil: O espaço da formação do leitor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
ALMEIDA, R. M. R.; DEZOTTI, Magda; ESPINDOLA, A. L.. Participação em banca de FRANCINE NOGUEIRA.Alfabetização e Letramento: uma discussão para além da eficácia dos métodos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
GONÇALVES, J. P.; DEZOTTI, Magda; AMORIM, M. D.. Participação em banca de EDNA DE SOUZA PEREIRA.Drogas na adolescência: análise dos programas e instituições, segundo a opinião de profissionais que atuam com esta temática no município de Naviraíí. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
GONÇALVES, J. P.; DEZOTTI, Magda; DAMKE, A. S.. Participação em banca de JOSIANI DE ALVES BARBOSA FERREIRA.Quando se deve começar o processo de ensino da linguagem escrita? Reflexões norteadas pela teoria de Vygostky e pelas opiniões de professoras da educação infantill. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
MONTIEL, L. W. T.; DEZOTTI, Magda; AMORIM, M. D.. Participação em banca de MARINEIDE MENDES DE SOUZA.O brincar e as brincadeiras tradicionais: em foco a faixa etária de 3 a 4 anos em Naviraí - MS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
DAMKE, A. S.; DEZOTTI, Magda; CARVALHO, C. R.. Participação em banca de ANA PAULA DA SILVA AZEVEDO.Inclusão escolar: a criança com síndrome de Down no ensino regular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
CARVALHO, C. R.; DEZOTTI, Magda; GRACIA, S. A.. Participação em banca de ROSALINA FERNANDES RICIERI.O computador como nova ferramenta para alfabetizar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
Beluque, C. T.; DEZOTTI, Magda; ALVES, T. M.. Participação em banca de Elza Fogaça.A escrita feminina: análise do poema "burca" de Raquel Naveira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

9.
Miqueletti, E. A.; DEZOTTI, Magda; Beluque, C. T.. Participação em banca de Leandro Mascarenhas da Silva.Estudo de Caso: Análise Socioliguística do Cotidiano dos Internos da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí/MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

10.
FARIA, D. S.; DEZOTTI, Magda; Wingeter. Participação em banca de Elisangela Vicente Pereira; Lucimara dos Santos Luiz.O Processo de Alfabetização e suas Metodologias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Naviraí.

11.
Wingeter; FARIA, D. S.; DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Odete Vieira da Silva.O Lúdico como Fonte de Aprendizagem na Educação Infantil: Um Estudo Bibliográfico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Naviraí.

12.
Beluque, C. T.; DEZOTTI, Magda; FARIA, D. S.. Participação em banca de Angela Maria de Almeida; Ivani Regina Rodrigues.O professor como formador de leitores: Um estudo sobre o projeto "Flutuando no Mundo Mágico da Leitura". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Naviraí.

13.
FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek; DEZOTTI, Magda; SCHÜNKE, D. B.. Participação em banca de Luciene Sousa Basso.A literatura regional Sul-Mato-Grossense ensinada no 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Naviraí-MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

14.
FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek; DEZOTTI, Magda; SCHÜNKE, D. B.. Participação em banca de Grasiele dos Santos Teste; Maria Aparecida Dangui.Vida, costumes, valores sociais e regionalismo do sertão Sul-Mato-Grossense retratados na obra "Inocência" de Visconde Taunay. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

15.
LAGUILIO, I. P.; DEZOTTI, Magda; QUADROS, C. R. T.. Participação em banca de Ademilson Borba.Métodos e recursos utilizados no ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

16.
QUADROS, C. R. T.; DEZOTTI, Magda; FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek. Participação em banca de Mônica Aparecida Pereira; Vilma Pereira.Um estudo intertextual das obras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

17.
DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Graciely Ap. Ferreira de Almeida; Regiane Cardoso deOliveira.INFLUÊNCIA SOCIOLINGÜÍSTICA DO ESPANHOL NA LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

18.
DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Adriana BronzatteTeixeira; Edileusa Camargo da Silva.DO PELOURINHO À ACADEMIA: LEI 10.639/03 UMA PROMESSA DE REDENÇÃO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

19.
DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Jéssica Donizeth de Oliveira; Noeli Simões Rocha Alves.A LEITURA COMO HABILIDADE BÁSICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

20.
DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Rodney Sanches Correia.ESTÍMULO AO APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

21.
DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Aline Mendes da Silva; Claudionor Ramos Barbosa.PROPOSTA DE OFICINA UTILIZANDO O MÉTODO RECEPCIONAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

22.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; LOPES, S. M. R.. Participação em banca de Bárbara de Paula C. de Freitas/ Fabiana Rodrigues dos Santos.ABORDAGEM DOS ELEMENTOS LINGÜÍSTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

23.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; LOPES, S. M. R.. Participação em banca de Sandra C. Cunha Nascimbeni /Vera Cristina Batista Silva.A LIGUAGEM APRESENTADA EM SESSÃO PLENÁRIA: UM ESTUDO DE CASO EM NAVIRAÍ-MS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

24.
FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek; DEZOTTI, Magda; LOPES, S. M. R.. Participação em banca de Simone Vieira / Silvia Aparecida dos Santos.A LEITURA LITERÁRIA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

25.
BATISTA, Isaías Munis; FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek; DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Elizangela Achilles do Prado/ Suelem J. L. Rago Vergarda.A TEXTUALIDADE DE ALUNOS DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM NAVIRAÍ-MS: UM ESTUDO DE CASO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

26.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; LOPES, S. M. R.. Participação em banca de Daiana Roque / Joselaine Alves de Jesus.ESTRANGEIRISMOS: AS MÚLTIPLAS CORES DA ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

27.
BATISTA, Isaías Munis; FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek; DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Manoel Aparecido Bezerra/ Reginaldo Severiano de Lima.A PRODUÇÃO TEXTUAL NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE MÉDICE NAVIRAÍ-MS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

28.
FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek; BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda. Participação em banca de Carla B. L. Libert; Eucinéia A. de M. Menegatti.A LITERATURA SUL-MATO-GROSSENSE ATRAVÉS DO ESCRITOR EMMANUEL MARINHO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

29.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek. Participação em banca de Ivone dos Anjos; Lucilene de Jesus Ricardo; Márcia Pimentel.A CONCEPÇÃO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROFESSOR DE 5ª SÉRIE DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE NAVIRAÍ-MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

30.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; LAGUILIO, I. P.. Participação em banca de Adinalva F. da Silva; Eralda A. Souza; Rosimeire T. Arba.O ENSINO DO SUBSTANTIVO NO LIVRO DIDÁTICO DA 5ª SÉRIE DA ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

31.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; LAGUILIO, I. P.. Participação em banca de Alexsandra V. Gonçalves; Eliana O. Gusmão; Viviane Thiesen.LEITURA NA ESCOLA: UM DESAFIO A SER VENCIDO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

32.
VIOTTO, Maria Eugênia da Silva; DEZOTTI, Magda; BATISTA, Isaías Munis. Participação em banca de Abigair C. Rovari; Ana Lúcia Costa; Ingred R. Cruz.AS VARIAÇÕES LINGÜÍSTICAS NO LIVRO DIDÁTICO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

33.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; LOPES, S. M. R.. Participação em banca de Adriana M. P. Dias; Denise A. F. Passos; Sueli dos Santos.BIBLIOTECAS ESCOLARES DE MUNDO NOVO E IGUATEMI-MS: DOIS OLHARES SOBRE A MEDIAÇÃO DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.

34.
BATISTA, Isaías Munis; DEZOTTI, Magda; LAGUILIO, I. P.. Participação em banca de Andressa R. Bernardina; Natália C. Muller; Luzia da Silva.BIBLIOTECA DA ESCOLA ESTADUAL "MANUEL GUILHERME DOS SANTOS" E A MEDIAÇÃO DE LEITURA EM ITAQUIRAÍ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FRANÇA, D. de S.; DEZOTTI, Magda; LIMA, P. G.. Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Assistente. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
LIUTI, Fátima de Lourdes Ferreira; DEZOTTI, Magda; ALVES, J.. Seleção de docentes. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Avaliação de cursos
1.
ALVES, T. M.; DEZOTTI, Magda; DALAZOANA, F. M. de L.; AMARAL, I. H.. COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. 2010. Faculdades Integradas de Naviraí.

2.
SANTOS, V. D.; DEZOTTI, Magda; GRACIA, S. A.; AMARAL, I. H.; SANCHES, G. A. R.; GRANADO, E. J.; SILVA, M. M.; FONSECA, T. M. G.; MACEDO, J. I.. COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. 2009. Faculdades Integradas de Naviraí.

3.
BUSANELO, E. C.; DEZOTTI, Magda; SANTOS, V. D.; ALVES, T. M.; AMARAL, I. H.; MACEDO, J. I.; FONSECA, T. M. G.; CHAVES, G. G.. COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. 2008. Faculdades Integradas de Naviraí.

4.
BUSANELO, E. C.; DEZOTTI, Magda; SANTOS, V. D.; ALVES, T. M.; AMARAL, I. H.; MACEDO, J. I.; FONSECA, T. M. G.; CHAVES, G. G.. COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. 2007. Faculdades Integradas de Naviraí.

Outras participações
1.
DEZOTTI, Magda; LIUTI, Fátima de Lourdes Ferreira; ALMEIDA, R. M. R.; CARLOS, E. V.; HAMILTON, P.. Comissão de Avaliação da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2012.

2.
REIS, M. G. F. A.; DEZOTTI, Magda; GRACIA, S. A.; AGUENA, C. C.. Seleção de Acadêmicos para o Programa de Educação Tutorial - PET. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
DEZOTTI, Magda; Toaldo, C. J.; SILVA, C. R.. Processo Seletivo para docentes. 2011. Colégio Logos.

4.
DEZOTTI, Magda; Toaldo, C. J.; SILVA, C. R.. Processo Seletivo para docentes. 2011. Colégio Logos.

5.
DEZOTTI, Magda; Wingeter; SILVA, C. R.. Processo seletivo para docentes. 2010. Colégio Logos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LITERATURA NA ESCOLA II CICLO DE DEBATES DO GPEALE.A sala de leitura: analisando um evento mediado pela professora de biblioteca. 2018. (Outra).

2.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. CORES NOVAS PARA CHAPEUZINHO: leitura literária na escola. 2017. (Congresso).

3.
XII JOGO DO LIVRO E II SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO - PALAVRAS EM DERIVA.CONTRIBUIÇÕES DA PROFESSORA DE BIBLIOTECA EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES. 2017. (Seminário).

4.
2º SEMINÁRIO DE PESQUISA LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO UMA PROPOSTA. 2016. (Seminário).

5.
II Colóquio Paulo Freire e a Pesquisa em Educação.Leitura literária na escola: ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo. 2016. (Outra).

6.
IV Jornada Nacional de Educação - Pesquisa em Educação: Abor.Reconhecendo as pessoas com altas habilidades e na educação brasileira. 2012. (Outra).

7.
IV Jornada Nacional de Educação - Pesquisa em Educação: Abor.Surdocegueira e deficiência múltipla: grandes desafios para uma proposta de educação inclusiva. 2012. (Outra).

8.
II Jornada Nacional de Educação "Cidadania e Inclusão Social: Perspectivas para a Educação do Século XXI". 2010. (Congresso).

9.
IV Colóquio de Letras - I Colóquio Internacional de Letras.Propostas didáticas: o ensino de literatura em foco. 2010. (Outra).

10.
I Jornada Educacional da UFMS/Naviraí: "Educação escolar na atualidade: reflexões e perspectivas". 2009. (Congresso).

11.
4º Leitor-Escritor do Mundo - Por entre Signos e Artes:.Concepções de leitura: o professor e a cultura. 2005. (Encontro).

12.
I Ciclo de Palestras.Em busca de sentidos: um estudo sobre a escola/relações de poder no discurso literário. 2005. (Outra).

13.
Processo de recepção de textos em Língua Portuguesa.Professor-leitor: propostas metodológicas para o ensino de literatura. 2005. (Outra).

14.
V OUTRAS VOZES - Ciclo de pesquisa em Literatura, Comunicação e Cultura.Concepções de Leitura e Literatura: reflexões sobre a prática docente. 2005. (Outra).

15.
XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüisticos e Literários do Paraná.Concepções de leitura e literatura: reflexos na prática docente. 2005. (Seminário).

16.
CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES FORMADORES DO ESTÁGIO SUPERVIONADO EM PEDAGOGIA.LITERATURA INFANTO-JUVENIL: DA TEORIA À PRÁTICA. 2004. (Outra).

17.
III Jornada de Pesquisa da Finav - Os desafios do Ensino Superior: globalização e qualificação profissional.III Jornada de Pesquisa da FINAV. 2004. (Encontro).

18.
IV Encontro de Pesquisa da FIFASUL - Formação profissional: tendências e paradigmas.IV Encontro de Pesquisa da FIFASUL. 2004. (Encontro).

19.
3º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada, do Programa de Pós Graduação em Lingüística Aplicada.3º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2003. (Seminário).

20.
A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA.A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO INFANTIL NA ESCOLA. 2003. (Outra).

21.
CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO.LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. 2003. (Outra).

22.
III ENCONTRO DE DE PESQUISA: AS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES DO CONHECIMENTO.NO DOMÍNIO DA LEITURA: ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO. 2003. (Encontro).

23.
II Jornada de Pesquisa da FINAV - Novos rumos da pesquisa e seus desafios. 2003. (Encontro).

24.
XVI SEMINÁRIO DO CELLIP.XVI SEMINÁRIO DO CELLIP. 2003. (Seminário).

25.
1º CELI - Colóquio de Estudos Literários - No meio do caminho tinha Drummond.No meio do caminho tinha Drummond. 2002. (Outra).

26.
50º SEMINÁRIO DO GEL.50º SEMINÁRIO DO GEL. 2002. (Seminário).

27.
I Congresso Internacional das Linguagens. I Congresso Internacional das Linguagens. 2002. (Congresso).

28.
Palestra: Caminhos de Pesquisa em Leitura. 2002. (Outra).

29.
Palestra: Tendências atuais para Histiriografia Lingüística. 2002. (Outra).

30.
VII SEMANA DE LETRAS DA UNIPAR.VII SEMANA DE LETRAS DA UNIPAR. 2002. (Encontro).

31.
2º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada.2º SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2001. (Seminário).

32.
Literatura juvenil brasileira contemporânea: da produção à recepção.Literatura juvenil brasileira contemporânea: da produção à recepção. 2001. (Outra).

33.
XIII SEMANA DE LETRAS - OUTRAS PALAVRAS.XIII SEMANA DE LETRAS - OUTRAS PALAVRAS. 2001. (Encontro).

34.
XV SEMINÁRIO DO CELLIP - Políticas de linguagens para o Brasil: o que querem e o que podem os profissionais de letras?.XV SEMINÁRIO DO CELLIP. 2001. (Seminário).

35.
A comunicação sem imagem, cor ou movimento: o rádio em perspectiva.A comunicação sem imagem, cor ou movimento: o rádio em perspectiva. 2000. (Outra).

36.
Linguagem e Indústria Cultural.Linguagem e Indústria Cultural. 2000. (Outra).

37.
XIV SEMINÁRIO DE CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.XIV SEMINÁRIO DE CELLIP. 2000. (Seminário).

38.
Cinema, História e Educação.Cinema, História e Educação. 1999. (Seminário).

39.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA.II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 1999. (Seminário).

40.
PROGRAMA UM SALTO PARA O FUTURO - P.C.Ns. 5ª a 8ª, Ensino Médio e Violência na Escola.UM SALTO PARA O FUTURO. 1999. (Outra).

41.
Avaliação de Redação: Critérios do Vestibular - UEM.Avaliação de Redação: Critérios do Vestibular - UEM. 1998. (Seminário).

42.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA.I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 1998. (Seminário).

43.
IV Semana dp CAP - Educação Rumo ao III Milênio.IV Semana do CAP - Educação Rumo ao III Milênio. 1998. (Encontro).

44.
OUTRAS PALAVRAS - X SEMANA DE LETRAS.OUTRAS PALAVRAS - X SEMANA DE LETRAS. 1997. (Encontro).

45.
Seminário Estadual de Educação Matemática.Seminário Estadual de Educação Matemática. 1997. (Seminário).

46.
Programa de Educação para Adultos.Programa de Educação para Adultos. 1996. (Outra).

47.
Curso de atualização para professores do Ensino de 1º e 2º graus.Curso de atualização para professores do Ensino de 1º e 2º graus. 1995. (Outra).

48.
CICLO DE PALESTRAS: NOVOS RUMOS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS CORRESPONDENTES.NOVOS RUMOS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS CORRESPONDENTES. 1994. (Outra).

49.
FÓRUM PARANAENSE EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E UNIVERSAL - Neoliberalismo e Educação.FÓRUM PARANAENSE EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E UNIVERSAL. 1994. (Outra).

50.
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA. II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA. 1994. (Congresso).

51.
OUTRAS PALAVRAS - VII SEMANA DE LETRAS.OUTRAS PALAVRAS - VII SEMANA DE LETRAS. 1994. (Encontro).

52.
PROJETO PEDAGOGIA DE MEIOS - UM SALTO PARA O FUTURO.UM SALTO PARA O FUTURO. 1994. (Outra).

53.
VIII SEMINÁRIO DO CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ.VIII SEMINÁRIO DO CELLIP. 1994. (Seminário).

54.
OUTRAS PALAVRAS - VI SEMANA DE LETRAS.OUTRAS PALAVRAS - VI SEMANA DE LETRAS. 1993. (Encontro).

55.
Palestra: A ANÁLISE DA NARRATIVA DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ E OUTROS ESCRITORES LATINO-AMERICANOS.A ANÁLISE DA NARRATIVA DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ E OUTROS ESCRITORES LATINO-AMERICANOS. 1993. (Outra).

56.
CURSO DE INICIAÇÃO AO TEATRO, EM NÍVEL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.CURSO DE INICIAÇÃO AO TEATRO. 1992. (Outra).

57.
OUTRAS PALAVRAS - V SEMANA DE LETRAS. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BUNZEN JUNIOR, C. S. ; DEZOTTI, Magda . 2º SEMINÁRIO DE PESQUISA LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Outro).

2.
GONTIJO, C. M. M. ; MACEDO, M. S. A. N. ; BUNZEN JUNIOR, C. S. ; SA, C. F. ; DEZOTTI, Magda . II Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas públicas de alfabetização. 2015. (Congresso).

3.
ALMEIDA, R. M. R. ; GONÇALVES, J. P. ; REIS, M. G. F. A. ; DEZOTTI, Magda ; GRACIA, S. A. . IV Jornada Nacional de Educação - Pesquisas em Educação: Abordagens Contemporâneas. 2012. (Outro).

4.
FARIA, D. S. ; DEZOTTI, Magda . VI Ciclo de Palestras: Leitura e Arte na Educação Contemporânea. 2011. (Outro).

5.
DEZOTTI, Magda. V Ciclo de Palestras: Diálogos, Perspectivas e Interdiciplinaridade. 2010. (Outro).

6.
GRACIA, S. A. ; ALVES, T. M. ; AMARAL, I. H. ; DEZOTTI, Magda ; FARIA, D. S. ; GASPERIN, I. T. ; PAES, M. M. . III Semana das Licenciaturas: Mídias, Cultura e Educação. 2009. (Outro).

7.
DEZOTTI, Magda; ALVES, T. M. ; AMARAL, I. H. ; BUSANELO, E. C. ; CONRADO, A. H. ; GASPERIN, I. T. ; PAES, M. M. ; QUADROS, C. R. T. . II Semana das Licenciaturas " Em busca do saber em ambientes dinâmicos: educação e diversidade". 2008. (Outro).

8.
AMARAL, I. H. ; BUSANELO, E. C. ; DEZOTTI, Magda ; GASPERIN, I. T. ; PAES, M. M. ; ALVES, T. M. . IV Ciclo de Palestras: A docência e a qualificação do profissional no novo milênio. 2008. (Outro).

9.
ALVES, T. M. ; DEZOTTI, Magda ; FERRARI, Genesi Catarina Lukencyek ; LOPES, S. M. R. ; PAES, M. M. ; PRESTES, S. S. B. ; SCARMAGNAN, A. A. . III Ciclo de Palestras "Com todas as Letras". 2007. (Outro).

10.
DEZOTTI, Magda; GAVIOLLI, M. I. B. ; GAVIOLLI, A. L. ; CARVALHO, S. G. M. ; BATISTA, Isaías Munis ; SANTOS, V. D. ; LOPES, A. C. V. ; AMARAL, I. H. ; BUSANELO, E. C. ; AGUIAR, W. G. ; FARIA, D. S. ; GASPERIN, I. T. . V JORNADA DE PESQUISA DA FINAV/FACINAV:. 2006. (Outro).

11.
DEZOTTI, Magda; CONRADO, A. H. ; BUSANELO, E. C. ; BATISTA, Isaías Munis ; SANTOS, V. D. ; LOPES, A. C. V. ; AMARAL, I. H. ; AGUIAR, W. G. ; FARIA, D. S. ; GAVIOLLI, M. I. B. . IV JORNADA DE PESQUISA FINAV/FACINAV:. 2005. (Outro).

12.
MARTHA, A. A. P. ; CORTEZ, C. Z. ; ZANINI, M. ; SILVA, R. M. G. ; GUIMARAES, A. B. T. ; OLIVEIRA, D. C. ; BATISTA, Isaías Munis ; DEZOTTI, Magda ; PREVIATI, A. R. . 1º CELI - COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: "NO MEIO DO CAMINHO TINHA DRUMMOND". 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alice A. Souza; Kelly Cristina Schneider; Rosimeire T. Arba. A linguagem da internet e a relação oralidade e escrita. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

2.
THIAGO MOESSA ALVES. LINGUA INGLESA: ORIGENS E INFLUÊNCIAS CULTURAIS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. EM LINGUISTICA APLIC. ENS. DE L. MAT. E ESTRA) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

3.
Maurina Aparecida de Lima Pientka. A obra infanto-juvenil "A bolsa amarela", na perspectiva de um leitor adulto - um estudo da recepção. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

4.
Crisliane P. Silva; Marcos V. de Lima; Déborah B. Schunke. A formação docente para o uso do computador e da internet no ensino de Língua Inglesa. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em POS GRADUAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

5.
Lidiane Sousa Basso de Souza e Valdiza dos Santos Carvalho. CECÍLIA MEIRELES: MOTIVO PARA ANÁLISE. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

6.
Rosilda C. C. Rodrigues; Mara Lúcia B. Machado. "MACUNAÍMA" E "IRACEMA": UM ESTUDO INTERTEXTUAL. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

7.
Ivania Patrícia Laguilio. A influência de Shakespeare em Machado de Assis: uma análise intertextual. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina Juliana Alexandre Baliero. Contribuições teórico-metodológicas de Maria Montessori na pré-escola - Jardim III. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Magda Dezotti.

2.
Luciana Aparecida Pinheiro. Retrato Social de Moçambique nas Obras de Mia Couto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

3.
Elíz de Assunção Fabiano. A adequação da literatura infantil à faixa etária: um estudo bibliográfico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

4.
Cristiani Gaiola Augusto. A Literatura Cabo-Verdiana: um olhar para o conto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

5.
Cleonice Alves Cavalcante; Rosana Vieira da Silva. A Literatura Infantil na Escola - Entre o Sonho e a Realidade: Um projeto de incentivo à leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

6.
Sandra Helena Pinheiro; Silvana de Freitas Costa. Música no contexto escolar: as variedades linguísticas em letras regionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

7.
Elenides Francisco de Freitas; Jair Alves da Silva. "A Cigarra e as Formigas" e a "Formiga Coroca": um diálogo na obra de Monteiro Lobato. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

8.
Marcia Ap. R. Mateus; Priscilla S. Almeida Melo. Leitura: os conceitos de compreensão e interpretação - uma análise de materiais didáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

9.
Aline Gimenes Pucker. De Esopo a Monteiro Lobato: uma análise da permanência e alterações do gênero fábula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

10.
Aparecido Alves Hilário. O nível de leitura dos líderes do MST - acampamento Altamira 2. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

11.
Elisângala Vicente Pereira. O PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE NO CURSO DE LETRAS DA FINAV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

12.
Clarice da Silva Gallo; Suzanir Silva Borges Prestes. OS PIONEIROS DE NAVIRAÍ: DO PONTO DE VISTA LITERÁRIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

13.
Maria Cristiane Alves Costa; Rosimeire Freitas. UM LEITOR EM DIFERENTES ÉPOCAS: LEITURA E RELEITURA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

14.
Edinéia de Souza Aquino; Fernada Delai. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A FORMAÇÃO DO LEITOR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

15.
Adriane Rosa do Santos e Maurina Aparecida de Lima Pientka. A RECEPÇÃO DA OBRA A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA: UM ESTUDO DE CASO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

16.
Fátima Sueli Vidoto Ricardo e Ismael da Silva Carneiro. A IMAGEM DO ÍNDIO NA LITERATURA CONTEMPORANEA NO POEMA "ÍNDIA VELHA" DE EMANUEL MARINHO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

17.
Cristiana R. Pinott, Daiane C. Franzoni, Mariana V. Martins. O LIVRO DIDÁTICO E AS ESTRATÉGIAS DE PRÉ-LEITURA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

18.
Agda A. A.O. Locio;Josenete M. S. Santos; Nilza F. R. Araújo. "LITERATURA EM MINHA CASA/2003": UM ESTUDO A RESPEITO DA CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO NAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE NAVIRAÍ-MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

19.
Mauro C. Camargo; Regiane Camargo; Susana D. Camargo. "A BOLSA AMARELA": IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA NO UNIVERSO DO ADULTO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

20.
Lidiane S.S. Basso;Jackeline P. T. Brito; Kellem C. M. Costa. "AMOR DE PERDIÇÃO": UM ESTUDO CRÍTICO-INTERPRETATIVO DA OBRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

21.
Kelly Tathiane Nogueira e Kezia Maria Modesto. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LITERATURA INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.

22.
Alessandra da Silva; Celina MªCervantes;Vivian da S. Fermino. A FORMAÇÃO DO LEITOR: UM OLHAR PARA AS 5ªS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Naviraí. Orientador: Magda Dezotti.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
DEZOTTI, Magda. Professor-leitor: propostas metodológicas para o ensino de literatura. 2005. .

2.
DEZOTTI, Magda. Estratégias para contar histórias: noções básicas de teoria e prática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


- Exame de proficiência em língua Inglesa para fins de admissão em programas de Pós-Graduação: Conceito "A". Realizado na Universidade Estadual de Maringá, em 26 de novembro de 1998.
- Mestrado realizado com apoio financeiro recebido da CAPES.
- Recebemos apoio financeiro da FUNDECT para realização da V Jornada de Pesquisa da FINAV/FACINAV - 2006.
- Aprovação no Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - classificação 4º lugar.
- Aprovação no Processo Seletivo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí - Classificação: 1º Lugar



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:26:58