Margarete Terezinha de Andrade Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9152260756501502
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui graduação em Letras Português/inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) graduação em Marketing pela Faculdade Estácio de Curitiba (2018) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2004). Especialização em Metodologia de ensino e Psicopedagogia. Atualmente é professora horista Faculdade Estácio e da Uninter. Aposentada pela Secretaria de Educação do Paraná, professora ad-hoc nos cursos de pós-graduação a distância na Uninter, São Braz e Iesde atuando principalmente nos seguintes temas: experiência pedagógica, transdisciplinaridade, formação do professor, organização pedagógica, língua portuguesa (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarete Terezinha de Andrade Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, M. T. A.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Projetos Transdisciplinares: Uma possibilidade de Educação científico-tecnológico e sócio-histórico para os que vivem do trabalho,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Isaura Hiroko Kuwabara.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
2005 - 2006
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 720h).
Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.
Título: As Concepções de Aprendizagem: Um Olhar sobre as Dificuldades.
Orientador: Ezequiel Westphal.
1996 - 1997
Especialização em Magistério de 1º e 2º Graus. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais de Curitiba, UNIBEM, Brasil.
2016
Graduação em andamento em Marketing.
Faculdade Estácio de Curitiba, ESTÁCIO, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1980 - 1983
Graduação em letras portugues/ingles.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação Continuada para Polos de Apoio Presencial. (Carga horária: 120h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de Polo EAD. (Carga horária: 120h).
Estácio de Curitiba, ESTÁCIO, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Capacitação de Professor para EAD Uninter. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Autores em EAD. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário Autônomo do Brasil, UNIBRASIL, Brasil.
2009 - 2009
Administração do tempo. (Carga horária: 10h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
Ética e Responsabilidade Social. (Carga horária: 15h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
Planejamento de ensino. (Carga horária: 14h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
Ensino e avaliação por competência. (Carga horária: 10h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
Metodologia e estratégias de ensino. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2009 - 2009
Ensino Superior e TICs desafio e possibilidade. (Carga horária: 10h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Letras. (Carga horária: 20h).
Complexo de Ensino Superior do Brasil, UNIBRASIL, Brasil.
2005 - 2005
Simpósio Estadual de Pedagogos. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Diretrizes Pedagógicas e Administrativas. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Paraná, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Atividade de pesquisa e Desenv, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
No atual momento, em que a sociedade discute a diversidade e equidade na promoção de uma educação inclusiva, o grande desafio da educação escolar é promover o desenvolvimento de práticas educacionais que considerem os diversos ritmos, estilos e capacidades dos alunos, inclusive àqueles que apresentam capacidade acima da média e acentuado grau de criatividade. Observações e análises revelam que o contexto escolar não está estruturado para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Visto que a insatisfação ao sistema de avaliação, a ineficiência do método de ensino, o despreparo dos professores, a falta de um ambiente estimulador, são alguns dos elementos que afetam o processo ensino-aprendizagem deste alunado que não é atendido em suas demandas educacionais (SAKAGUTI, 2010). Neste contexto, urge a necessidade de um atendimento educacional apropriado. Concorda-se com Fortes e Freitas (2007) ao salientarem que a garantia do sucesso escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação está em oferecer a igualdade de oportunidades, conforme suas características e necessidades, promovendo estratégias metodológicas diferenciadas, ou seja, um atendimento educacional especializado adequado. De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), deve-se incluir este atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação nos projetos pedagógicos, inclusive por meio de parcerias com instituições de ensino superior (BRASIL, 2001). A proposta de parceria com uma Instituição de Ensino Superior, explorando a Educação à Distância, pode ser uma das formas eficazes de atendimento aos diversos ritmos, interesses e estilos de aprendizagem dos alunos. Lara e outros (2013) relatam que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com alunos superdotados tem-se mostrado como um elemento motivador da curiosidade e da apuração do senso crítico e observador dos estudantes, contribuindo

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Internacional - Uninter, .

Linhas de pesquisa
Educação

Faculdade Técnica Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Orientador e Avaliador de TCC, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 6


Estácio de Curitiba, ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

02/1981 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Língua Portuguesa

Faculdades Radial, RADIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
A FaculdadeEstácio de Sá incorporou a Faculdade Radial

Atividades

01/2004 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português e Redação Jurídica
01/2004 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português e Redação Jurídica

Complexo de Ensino Superior do Brasil, UNIBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Pedagogia - professora de estágio supervisionado, pesquisa interdisicplinar e seminário de pesquisa Curso de Educação Fìsica - professora de oficina de práticas pedagógicas e estágio supervisionado

Atividades

05/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo

Faculdade Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12
Outras informações
A Faculdade Radial incorporou a Faculdade Pitágoras

Atividades

01/2005 - Atual
Ensino, Comunicação Escrita e Oral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Escrita e Oral

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2003 - 02/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Educação Formal e não Formal
Estágio Supervisionado

Colégio Sacre Cour de Jésus, MADALENA SOFIA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

03/1997 - 03/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Nossa Senhora Menina, N.SRA.MENINA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

03/1994 - 03/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Educação

Objetivo: Contribuir na ampliação de práticas educacionais destinadas aos alunos que freqüentam uma Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação. São objetivos específicos: ? Fazer um levantamento das práticas educacionais destinadas aos alunos com altas habilidades/superdotação no contexto brasileiro. ? Realizar análise documental das bases legais do atendimento educacional ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação. ? Realizar estudo sobre o uso das novas tecnologias na educação. ? Elaborar uma sugestão de proposta de atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação a ser viabilizada no Centro Universitário Internacional Uninter..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: educação especial; Altas Habilidades e Superdotação; Transdisciplinaridade.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Transdisciplinaridade: A Análise do Discurso como Possibilidade de Compreensão Reflexiva e Crítica da Realidade
Descrição: O tema desta pesquisa é a Análise do Discurso como Possibilidade de Compreensão Reflexiva e Crítica da Realidade. A Análise do Discurso entende a linguagem como um fenômeno que deve ser estudado tanto em seu aspecto linguístico, quanto em seu aspecto ideológico. Dessa forma, uma prática discursiva explica-se em função da dupla competência: competência linguística; competência sócio ideológica. O presente projeto pretende fazer um estudo a respeito da análise do discurso, partindo do pressuposto de que o saber apresenta-se como propriedade privada da classe dominante, que cria, por meio da escola, artifícios de exclusão aos menos favorecidos, reproduzindo o sistema social desigual através de seus conteúdos, métodos e formas de organização escolar. As práticas discursivas atuais coincidem com as necessidades e exigências geradas pela reorganização produtiva no âmbito das instituições capitalistas. Considera-se para isto, a possibilidade da transdisciplinaridade como interesse em obter uma integração de campos de conhecimento e experiência que facilitem uma compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, analisando as restrições no processo ensino-aprendizagem, presente principalmente nas escolas. Desta forma, o projeto tem como objetivo geral pesquisar os conceitos e metodologias que envolvem a análise do discurso (AD), a partir das contribuições da linha francesa numa visão transdisicplinar. Para tanto, trabalha-se com os teóricos como Michel Peucheux, Maigueneau, Patrick Charedeau, Michel Focault, Mikail Bakhtin, Eni Orlandi, José Luiz Fiorin, entre outros pesquisadores da área. Como objetivos específicos, estudar os conceitos que envolvem a análise do discurso (AD), analisar as metodologias que envolvem a análise do discurso (AD), pesquisar as contribuições teóricas de linha francesa da análise do discurso (AD) e pesquisar a transdisciplinaridade como elemento articulador de campos de conhecimento. Desta forma, a pesquisa propõe-se a formar pesquisadores (no caso em tela, alunos do curso de Pedagogia e Letras da EAD), para que obtenham razoável domínio dos fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso. A pesquisa terá como metodologia a revisão bibliográfica, desenvolvida a partir da consulta a livros, teses, artigos, e publicações oficiais voltadas à revisão da literatura dos principais conceitos na área da análise do discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Margarete Terezinha de Andrade Costa - Coordenador / Everton Silvio Gonçalves - Integrante / Carolina Fabiano do Nascimento - Integrante.
2016 - 2017
PROJETO ?NOVA CHANCE? NA FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA: ABRANGÊNCIAS E REPERCUSSÕES NOS PROCESSOS AVALIATIVOS
Descrição: O presente projeto tem como principal objetivo analisar os processos avaliativos da Faculdade Estácio de Curitiba no período de 2016/2017. Como instrumento de análise considerar-se-á o ?Projeto Nova Chance? como referencial de coletas de dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (11) .
Integrantes: Margarete Terezinha de Andrade Costa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2015 - 2016
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Descrição: No atual momento, em que a sociedade discute a promoção de uma educação de qualidade para todos os Index para a Inclusão (2012) fazem refletir que tal abordagem envolve ?desenvolver sistemas e ambientações educacionais de modo que estes sejam responsivos à diversidade para valorizar igualmente a todos? (p.20). Nisto emerge o desafio de que todos os envolvidos ? legisladores, sociedade civil, gestores, professores, pais, alunos, comunidade escolar e outros ? sejam comprometidos à diversidade para valorizar os diversos ritmos, estilos e capacidades. Uma escola para todos, inclusive àqueles que apresentam Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), mas que na cultura escolar ainda não são reconhecidos e valorizados. Ou seja, passam pelos bancos escolares na invisibilidade e sem o adequado atendimento. (PÉREZ; FREITAS, 2011). Para mudar este cenário é preciso trabalho e esforço conjunto, investir na capacitação dos professores para atuarem com este alunado, as escolas ainda precisam oferecer atendimento educacional especializado e o Brasil ainda precisa abraçar a causa das AH/SD (VIRGOLIM, 2013). De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, são alunos com AH/SD aqueles que apresentam ?potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse? (BRASIL, 2008, p. 15). É fundamental o papel do professor como mediador no processo de transmissão-assimilação do conhecimento para que o aluno superdotado dele se aproprie e sinta-se motivado e encorajado para realizar produções criativas nas atividades de enriquecimento curricular. Lara e outros (2013) relatam que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com alunos superdotados tem-se mostrado como um elemento motivador da curiosidade e da apuração do senso crítico e observador dos estudantes, contribuindo assim para o sucesso escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Margarete Terezinha de Andrade Costa - Coordenador / Marinice Natal Justino - Integrante / Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti - Integrante / Elaine Cátia Falcade Machio - Integrante.
2013 - 2015
Enriquecimento curricular aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação: contribuições do Centro Universitário Internacional Uninter
Descrição: No atual momento, em que a sociedade discute a diversidade e equidade na promoção de uma educação inclusiva, o grande desafio da educação escolar é promover o desenvolvimento de práticas educacionais que considerem os diversos ritmos, estilos e capacidades dos alunos, inclusive àqueles que apresentam capacidade acima da média e acentuado grau de criatividade. Observações e análises revelam que o contexto escolar não está estruturado para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Visto que a insatisfação ao sistema de avaliação, a ineficiência do método de ensino, o despreparo dos professores, a falta de um ambiente estimulador, são alguns dos elementos que afetam o processo ensino-aprendizagem deste alunado que não é atendido em suas demandas educacionais (SAKAGUTI, 2010). Neste contexto, urge a necessidade de um atendimento educacional apropriado. Concorda-se com Fortes e Freitas (2007) ao salientarem que a garantia do sucesso escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação está em oferecer a igualdade de oportunidades, conforme suas características e necessidades, promovendo estratégias metodológicas diferenciadas, ou seja, um atendimento educacional especializado adequado. De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), deve-se incluir este atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação nos projetos pedagógicos, inclusive por meio de parcerias com instituições de ensino superior (BRASIL, 2001). A proposta de parceria com uma Instituição de Ensino Superior, explorando a Educação à Distância, pode ser uma das formas eficazes de atendimento aos diversos ritmos, interesses e estilos de aprendizagem dos alunos. Lara e outros (2013) relatam que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com alunos superdotados tem-se mostrado como um elemento motivador da curiosidade e da apuração do senso crítico e observador dos estudantes, contribuindo assim para o sucesso escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Margarete Terezinha de Andrade Costa - Integrante / Paula Mitsuyo Yamasaki Sakagur - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2012 - 2012
A Educação Superior e a Expectativa dos Alunos Egressos
Descrição: Este trabalho descreve as expectativas dos alunos egressos da Faculdade Estácio de Curitiba quanto à mudança de vida profissional, buscando estabelecer associações entres a primeira graduação e o segundo curso escolhido pelos alunos. Além disso, traça um breve histórico sobre a educação brasileira dos quais tais alunos são frutos e os reflexos percebidos nestes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Margarete Terezinha de Andrade Costa - Coordenador / Daniel Marcelo Zimmermann - Integrante / Edenilson José Lorenzi - Integrante.
2009 - 2010
LEITURA TRANSDISCIPLINAR: a construção do conhecimento alinear através da leitura de clássicos
Descrição: O projeto de leitura transdisciplinar tem como foco a construção do conhecimento alinear através de leitura de clássicos indicados durante as diferentes disciplinas do curso de Direto. Ele consiste da complementação curricular propiciando tempo e espaço para a construção de uma identidade de estudante-pesquisador. A realização de leituras e análises de obras indicadas por professores do curso, envolve a discussão e a aplicação dos conhecimentos lingüísticos, teóricos jurídicos, proporcionando aos acadêmicos uma visão mais ampla e objetiva das colocações conceituais e cognitivas postas durante as aulas. Os objetivos básicos do projetos são, entre outros, proporcionar aos participantes um conhecimento fundamentado teoricamente e aprofundados das diferentes idéias fomentadas pelos pensadores da história; possibilitar uma visão aprofundada do estudo de obras indicadas pelos professores do curso; desenvolver habilidades de comunicação escrita e oral em língua portuguesa embasados nas leituras indicadas; valorizar e aprimorar o uso dinâmico da palavra no exercício do convívio acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Margarete Terezinha de Andrade Costa - Coordenador.
2006 - 2007
TRANSDISCIPLINARIDADE: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico
Descrição: Os meios tecnológicos estão revolucionando a difusão e o acesso ao saber de modo rápido e abrangente ressaltando a noção de que o conhecimento se torna cada vez mais complexo. Frente a esta complexidade está a demasiada especialização do conhecimento que delimita a área de conhecimento frente às demais. A decorrência disto é a falta de visão integral das problemáticas contemporâneas. Desta forma, fazem-se necessárias abordagens educativas que possibilitem uma comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento, e que supere a dicotomia decorrente da fragmentação da especialização. Os conhecimentos têm função de mediação entre o homem e o mundo e a educação na perspectiva social, histórica e cultural é indicadora dessas concepções. Elas refletem as idéias sobre a dimensão política da educação e a valorização da formação humana geral no processo de formação profissional. Assim, este projeto de pesquisa objetiva - através da visão transdisciplinar ? desenvolver suportes críticos e racionais voltados para a superação da dicotomia entre a teoria e a prática decorrente da fragmentação da especialização. Através da ênfase em metodologias interativas que possam viabilizar a criação e a gestão do saber na sociedade do conhecimento, pela reconceituação da pessoa, da ética e dos valores implícitos e explícitos prevendo pontes entre as diferentes áreas do saber, imperativo no mundo moderno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Margarete Terezinha de Andrade Costa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2008 - 2008
Projeto: Escola Cidadã de pesquisa e práticas pedagógicas
Descrição: Projeto de integração entre a escola e a universidade através de atividades pedagógicas práticas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Anais IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científi


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
2018 - Atual
Agência de fomento: CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Professora Homenageada do curso de GESTÃO FINANCEIRA, Faculdade Estácio de Curitiba.
2018
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia, Uninter.
2017
Paraninfa - Turmas de Letras e Pedagogia, Estácio de Curitiba.
2017
Paraninfa da turma de ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, Faculdade Estácio de Curitiba.
2016
Remuneração variável pelo reconhecimento dos alunos - ISA, Faculdade Estácio de Curitiba.
2015
1ª Edição do Prêmio Esdras Borges de Ensino do Direito, FGV DIREITO SP - Núcleo de Metodologia e Ensino.
2014
Menção Honrosa, Secretaria de Estado da Administração e da Providência.
2013
Professora homenageada Curso de Direito 2012/2, Faculdade Estácio.
2012
Professora Homenageada - Curso de Direito, Faculdade Estácio.
2011
Professora homenageada - curso de Administração, Faculdade Estácio.
2011
Professora Homenageada - Curso de Direito, Faculdade Estácio.
2009
Paraninfa - Turma de Pedagogia, Faculdades Integradas do Brasil.
2009
Professora homenageada - Curso de Educação Física, Unibrasil.
2009
Patronesse da turma de Pedagogia - 2009/2o. semestre, Unibrasil.
2009
Nome de turma do Curso de Licenciatura em Educação Físca - 2o. semestre 2009, Unibrasil.
2007
Patronesse - Turma de Pedagogia, Unibrasil.
2007
Paraninfa - Turma de Pedagogia, Unibrasil.
2006
Professora Homenageada - Curso de Pedagogia, Unibrasil.
2003
Patronesse - Turma de Pedagogia, FACEL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, M. T. A.2007COSTA, M. T. A.. Gestão participativa na escola: um olhar sobre a gestão patrimonial dos recursos. PesquisAção (FAEL) (Cessou em 2007), v. 1, p. 75-94, 2007.

2.
COSTA, M. T. A.2007COSTA, M. T. A.. Transdisciplinariade: articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico. Contexto Radial (São Paulo), v. 09, p. 19-28, 2007.

3.
COSTA, M. T. A.2007COSTA, M. T. A.; PERTUZATTI, D. . A PRATICA DOS JURIS SIMULADOS DE OBRAS LITERARIAS-UMA EXPERIENCIA DE SUCESSO NA FORMAÇAO DO OPERADOR DO DIREITO. Contexto Radial (São Paulo), v. 9, p. 45-52, 2007.

4.
Zotto, OFA2006Zotto, OFA ; COSTA, M. T. A. . Júri Simulados de obras literárias: Uma experiência cidadã de sucesso para cursos de direito. Revista Jurídica Unisep, v. 1-2, p. 128-127, 2006.

5.
COSTA, M. T. A.2006COSTA, M. T. A.. Transdisciplinaridade: Fundamentos Históricos Metodológicos frente à Fragmentação do Trabalho Intelectual. Cadernos da Escola de Educação da Unibrasil, v. 3, p. 01-26, 2006.

6.
COSTA, M. T. A.2005 COSTA, M. T. A.. Projetos Transdisciplinares: uma possibilidade de educação científico-tecnológica e sócio-histórica para os que vivem do trabalho. Cadernos da Escola de Educação da Unibrasil, Curitiba, v. 1, n.1, p. 101-113, 2005.

7.
COSTA, M. T. A.2005COSTA, M. T. A.. Política Públicas e Direitos Humanos: a transdisciplinaridade como possibilidade de compreensão reflexiva da realidade. Revista Jurídica (Lisboa), Dois Vizinhos, v. 1-1, p. 75-90, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, M. T. A.; SELIG, C. (Org.) ; OSTERNACK, C. L. C. (Org.) ; SIVLA, G. C. A. (Org.) ; CUBAS JUNIOR, J. R. (Org.) ; ANJOS, P. C. (Org.) ; STODULNY, L. C. (Org.) ; COSTA, M. T. A. (Org.) . Direito e Sociedade: O paradigma do acesso à justiça. 1. ed. Curitiba: Ponto Vital, 2017. v. 200. 206p .

2.
COSTA, M. T. A.. Metodologia de ensino da educação especial. 1. ed. Curitiba: IESDE, 2017. 124p .

3.
COSTA, M. T. A.. Teorias do Currículo. 1. ed. Curitiba: Ibepes, 2017.

4.
COSTA, M. T. A.. Formação docente para a diversidade. 1. ed. Curitiba: Iesde Brasil, 2016. 184 p.p .

5.
COSTA, M. T. A.; FRANKE, M. C. G. C. . Legislação e políticas públicas para a diversidade. 1. ed. Curitiba: IESDE BRASIL, 2015.

6.
COSTA, M. T. A.. Introdução à Psicopedagogia. 1. ed. Curitiba: IESD Brasil SA, 2015. 76p .

7.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P. . Os Desafios e as Superações na Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011. v. 1. 144p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, M. T. A.. A letra cursiva está com os dias contados?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 11 - 11, 23 ago. 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SAKAGUR, P. M. Y. ; PALUDO, K. ; COSTA, M. T. A. . TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOUZA, A. C. ; SOUZA, R. I. ; COSTA, M. T. A. . PRÁTICAS EDUCATIVAS: IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COSTA, M. T. A.. Projetos Transdiciplinares: uma possibilidade de educação científico-tecnológica e sócio histórica para os que vivem do trabalho. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COSTA, M. T. A.. Possibilidades de Educação científico-tecnológica - experiências no ensino médio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, M. T. A.. Os problemas do Estágio de alunos da Educação Profissional no contraturno 2007 (Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, M. T. A.. Leitura e compreensão de textos não literários. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

2.
COSTA, M. T. A.. Oficina de Recursos Pedagógicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSTA, M. T. A.. Políticas Educacionais Curriculares. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

4.
COSTA, M. T. A.. Literatura Infantil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

5.
COSTA, M. T. A.. Metodologia e Classes Gramaticais. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo didático e científico).

6.
COSTA, M. T. A.. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - Ensino Médio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo didático e científico).

7.
COSTA, M. T. A.. Produção textual e expressão oral. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo didático e científico).

8.
COSTA, M. T. A.. Morfologia e Classes gramaticias. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

9.
COSTA, M. T. A.. Técnicas de Comuniação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

10.
COSTA, M. T. A.. Língua Portuguesa: Compreensão textual. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo didático e científico).

11.
COSTA, M. T. A.. Literatura óriasInfanto-juvenil e contação de hist. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

12.
COSTA, M. T. A.; SAKAGUTI, P. M. Y. . Enriquecimento curricular aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação: contribuições do Centro Universitário Internacional Uninter. 2013. (Relatório de pesquisa).

13.
COSTA, M. T. A.. Nivelamento em Português. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
COSTA, M. T. A.. Leitura e Interpretação de Texto. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
COSTA, M. T. A.. Metodologia e estratégias do processo ensino aprendizagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
COSTA, M. T. A.. Diversidade Cultural: a Construção do Feminino na História - Preconceito e Resitência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
COSTA, M. T. A.. Concurso de artígos jurídicos da Revista Jurídica UNISEP. 2005. (Parecerista).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
COSTA, M. T. A.. VI Júri Simulado Literário 'O beijo no asfalto'. 2014. Teatral.

2.
COSTA, M. T. A.. IV Júri Simulado Literário do Curso de Direito - Luzia-Homem. 2013. Teatral.

3.
COSTA, M. T. A.. V Júri Simulado Literário - Inocência. 2013. Teatral.

4.
COSTA, M. T. A.; JUSTI, E. M. Q. ; ALMEIDA, C. M. . 1o Festival Cultural do Curso de Pedagogia - 100 anos com Vinícius. 2013. Audiovisual.

5.
COSTA, M. T. A.. II Júri Simulado Literário. 2012. Teatral.

6.
COSTA, M. T. A.. III Júri Simulado Literário. 2012. Teatral.

7.
COSTA, M. T. A.; RUTHES, P. . O Mercador de Veneza. 2012. Teatral.

8.
COSTA, M. T. A.. I Júri Simulado Literário. 2011. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COSTA, M. T. A.. Supervisão Escolar. 2009.

Demais trabalhos
1.
COSTA, M. T. A.. Técnicas de Comunicação. 2016 (Aula interativa e rádio web) .

2.
COSTA, M. T. A.. Diversidade Cultural: a Construção do Feminino na História - Preconceito e Resitência. 2005 (Evento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, M. T. A.; SILVA, M. C. V.; CORDEIRO, G. R.. Participação em banca de Kelidi do Rocio Ingles Donatti da Silva.Jogos e brincadeiras na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

2.
COSTA, M. T. A.; JUSTINO, M. N.; SILVA, M. C. V.. Participação em banca de Daniele Teixeira Lima.A alfabetização no ensino fundamental nas escolas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

3.
JUSTI, E. M. Q.; COSTA, M. T. A.; SCHIER, R. R. D.. Participação em banca de Rosane de Lara Caetano Andrade.Ler e contar histórias na sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

4.
SILVA, M. C. V.; FAVARO, E.; COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Cintia Cassia S. Monteiro.A dificuldade do aluno surdo na leitura na língua portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

5.
COSTA, M. T. A.; SCHIER, R. R. D.; SIMIONI, C. A.. Participação em banca de Noeli Rodrigues.Violência simbólica nas escolas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

6.
ALMEIDA, C. M.; COSTA, M. T. A.; SCHIER, R. R. D.. Participação em banca de Marilei dos Santos Sandel.Um olhar sobre o trabalho do pedagogo na empre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

7.
COSTA, M. T. A.; JUSTINO, M. N.; GARBOSSA, R. A.. Participação em banca de Caroline Ferreira da Silva.O significado do desenho no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

8.
COSTA, M. T. A.; JUSTINO, M. N.; ALQUINI, Y.. Participação em banca de Joselia Maria Pereira dos Santos.A relação família-escola e o processo educativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

9.
COSTA, M. T. A.; JUSTINO, M. N.; BELLARDO, W. S.. Participação em banca de Karoline Francielle Wagner Schuark.A importância da musicalização no desenvolvimento das crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

10.
COSTA, M. T. A.; JUSTINO, M. N.; SAKAGUTI, P. M. Y.. Participação em banca de Ariane Costa Mendes.A formação inicial do professor na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

11.
COSTA, M. T. A.; SAKAGUTI, P. M. Y.; BELLARDO, W. S.. Participação em banca de Maria Cristina Vareiro Machado.Formação docente para a inclusão escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

12.
COSTA, M. T. A.; ROMANOWSKI, J. P.. Participação em banca de Bruna Amaral de Oliveira.A importância da relação entre família e escola na aprendizagem da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

13.
COSTA, M. T. A.; ROMANOWSKI, J. P.; FINATTI, J. B. R.. Participação em banca de Mayra Costa Schab.Escola e família: uma aproximação necessária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

14.
COSTA, M. T. A.; SCHIER, R. R. D.; JUSTI, E. M. Q.. Participação em banca de Nadir Pires.O movimento do ler na formação de leitores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

15.
COSTA, M. T. A.; JUSTINO, M. N.; ALQUINI, Y.. Participação em banca de Débora Arboleia Barbalho.Provinha Brasil: o posicionamento do professor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

16.
COSTA, M. T. A.; JUSTINO, M. N.; ALQUINI, Y.. Participação em banca de Ariadne Schmitz Plaisant.A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

17.
COSTA, M. T. A.; JUSTI, E. M. Q.; LIMA, D. L. D.. Participação em banca de Lana Gnoatto.Lendo a leitura a luz do ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

18.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Michael Álvaro Marodin Carneiro e Nayara Francielle Domingeu.Análise das Demonstrações Contábeis com Enfoque Gerencial para Tomada de Decisões. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Internacional.

19.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Diego Gabriel Rudek Felix.Contribuição das Informações Contábeis em Processos Decisórios para Micro e Pequenas Empresas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Internacional.

20.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Maria Edinéia Correa e Vanexxa Fecher.Contabilidade como Ferramenta Gerencial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Internacional.

21.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Luciana Pedrosa Fernandes.ASR Transportes LTDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Internacional.

22.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Alessandro Anísio Martisn, Anderson Antonio de Andrade e Gis.VBC Telecom Multimídia VIa Satélite LTDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Internacional.

23.
COSTA, M. T. A.; SILVA, S. Z.; ASSIS, L. L.. Participação em banca de Sthefani Fernanda da Silva Lopes.Gestão Democrática na Educação Infantil: Uma discussão necessária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

24.
COSTA, M. T. A.; SAKAGUR, P. M. Y.; JUSTINO, M. N.. Participação em banca de Kesia Porto da Silveira.Práticas Educacionais: área de altas habilidades/superdotação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

25.
COSTA, M. T. A.; ROMANOWSKI, J. P.; SOARES, K. C. D.. Participação em banca de Rosane Marcia Godzikowski Rezende da Silva.A Formação do Professor no Curso de Pedagogia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

26.
COSTA, M. T. A.; ROMANOWSKI, J. P.; SOARES, K. C. D.. Participação em banca de Fernanda Lima da Silva.A Formação do Professor para a Educação Infantil: implicações com a prática pedagógica com crianças de 4 e 5 anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

27.
COSTA, M. T. A.; SUHR, I. R. F.; FINATTI, J. B. R.. Participação em banca de Jenniger Ribeiro de Brito.A importância da relação professor-aluno no processo ensino aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

28.
COSTA, M. T. A.; FINATTI, J. B. R.; SUHR, I. R. F.. Participação em banca de Pamela Cristina dos Santos Chaves.A contribuição da metodologia da pedagogia histórico-crítica para o processo de ensino-aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

29.
COSTA, M. T. A.; SUHR, I. R. F.; SILVA, S. Z.. Participação em banca de Pamela de Paula Ferreira Braz.A discussão sobre a cultura afro-brasileira nas escolas da atualidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

30.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Márcia Bodnmüller, Quézia Losane.Hiperatiividade na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

31.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Vanessa de Souza Fernandes e Márcia Maria dos Santos.O processo de inclusão social no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

32.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Fernando Chimentão, Viviane Calegare e Rodrigo Thoado da Si.Desenvolvimento motor de crianças de 0 a 5 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

33.
COSTA, M. T. A.; Jucimara Bandeira. Participação em banca de Ana Paula Freire Borgo.O lúdico na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

34.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Marilza Helena Caligari.Gestão Escolar na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

35.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Eliane Garrido, Iara Regina de Freitas e Norma Coes Rocha.Avaliação no Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

36.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Eliane de Jesus da SIlva e Lucilene Alves Moreira.Alfabetização sócio-contrutivista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

37.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Claudia Patrícia Mazon Xavier.Pedagogia Empresarial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

38.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Andrea Prado de SOuza e Grazielly CDhristine Muchaki.Dislexia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

39.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Joucyane Moraes Martins e Claudia Mara Lemos da SIlva.O lúdico na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

40.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Alynne Aleen Dalsant, Danielle Evagenlista e Rachel Augusto.Exclusão Educacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

41.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Marilette Kuhnen e Vanessa Florentino.Proposta educacional dentro de uma unidade de adoslescentes infratores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

42.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P.. Participação em banca de Angélica Chaves Martins e Flavia Andrezza Guedes.Gestão democrática, uma prática na escola municipal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Autônomo do Brasil.

43.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P.. Participação em banca de Daniella Caldeira dos Santos, Flavia V. Gouveia e Keila Klos.Brinquedoteca e o lúdico: instrumento pedagógico na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - VEZ Inst Unibrasil para desenv. Ciência e Cultura.

44.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P.. Participação em banca de Sarah Pordices e Danele Beppler.Uma pedagogia para o idoso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

45.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P.. Participação em banca de Albertina Caliman, Mõnica Vieira e Neusa Lobo.Indisciplina na sala de aula, interferindo no processo ensino aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

46.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P.. Participação em banca de Brunna de Souza Vaz e Franciele Crisitna Annies.Avaliação na educação infantil, com olhar docente no CEI V Kids. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

47.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P.. Participação em banca de Sheila de Oliveira e Vilma Pereira Camargo.O lúdico na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

48.
COSTA, M. T. A.; MAIA, B.P.. Participação em banca de Debora F. Knol e Tatiane Felizari.Educação de Jovens e Adultos, A educação significativa é uma realidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

49.
COSTA, M. T. A.; ROSENAU, C.R.. Participação em banca de Carla S da SIlva, Daniele de Oliveira, Joice Teckelber, Vane.Pedagogia Hospitalar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

50.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Helen Braga Barros e Josiane Ap. Alves de Oliveira.Educação para o trânsito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

51.
MAIA, B.P.; COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Keila M SIlva, Marli dos S Theodoro e Rosangela Millarch.Educação através de projetos, um desafio para a aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

52.
COSTA, M. T. A.. Participação em banca de Carolina Moraes da Cunha Fabiana dos Santos e Sabrina Moraes.O professor alfabetizador e as difiulcades de aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.

53.
COSTA, M. T. A.; GROSS, J.. Participação em banca de Adriana Damásio e Gissele Pazinatto Vieira.A brincadeira no processo de ensino/aprendizagem na Eucação Infantil a concepção do professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, M. T. A.. Prova didática para seleção de candidatos aos cargos de profissional do Magistério. 2011. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Nacional do ConBrasd.TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2016. (Encontro).

2.
Educere XII Congresso Nacional de Educação. 2015. (Congresso).

3.
Educere XII Congresso Nacional de Educação. Tecnoloigas educacionais e complexidade: atendimento educacional especializado aos alunos superdotados. 2015. (Congresso).

4.
Educere XII Congresso Nacional de Educação. Transdiciplinaridade e enriquecimento curricular no atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotraç. 2015. (Congresso).

5.
III Congresso Interternacional sobre Altas habilidades/Superdotação. 2014. (Congresso).

6.
VI Encontro Nacional do ConBrasd. 2014. (Congresso).

7.
X Congresso Iberoamericano de Supedotacion Talento y Creatividas,. 2014. (Congresso).

8.
42 Seminário Regional da Escola de Pais. 2013. (Seminário).

9.
II Encontro Pedagógico Uninter Quem Lê, viaja! Vivências em formação leitora. 2013. (Encontro).

10.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.. Educação para altas habilidades/superdotação: um olhar sobre as práticas educacionais. 2013. (Congresso).

11.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.. Altas Habilidades e Superdotação: Desafios e Perspectivas das Práticas Educacionais. 2013. (Congresso).

12.
História e Cultura Africana e Afro-brasileira. 2010. (Oficina).

13.
Ciclo de Direito e Cinema: Direito, Cultura e Democracia. 2009. (Outra).

14.
Curso de Capacitação Docente em Metodologia do Ensino Superior. 2009. (Outra).

15.
Curso Dirigido de Diretrizes Pedagógicas e Administrativas para a Educação Básica - Professores. 2007. (Outra).

16.
Educação e Humanidade. 2007. (Outra).

17.
Projeto Professores Multiplicadores : a aula operatória.Formação Docente. 2007. (Outra).

18.
Formação de Professor Multiplicador.Formação de Professor Multiplicador. 2006. (Outra).

19.
I Semana Acadêmica. 2006. (Outra).

20.
I Semana Acadêmica da Faculdades Radial. 2006. (Outra).

21.
Curso de Extensão Universitária em Educação e Relações de Gênero. 2005. (Congresso).

22.
Educação e Cidadania - O desafio político da formação ética.Mediadora na Semana Acadêmica de Pedagogia. 2005. (Outra).

23.
Educaçãoo Bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtutuais. 2005. (Outra).

24.
I Simpósio Estadual de Pedagogos. 2005. (Simpósio).

25.
Semana de Inclusão Digital. 2005. (Outra).

26.
Corte OEA. 2004. (Seminário).

27.
Proteção à criança e ao adolescente. 2004. (Encontro).

28.
XI Semana de Quimica.Projetos Transdisciplinares. 2004. (Seminário).

29.
Encontro de Professores NET na Sala de Aula. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, M. T. A.. VIII Júri Simulado Literário Uninter. 2015. (Outro).

2.
COSTA, M. T. A.. II Júri Simulado Literário - Uninter. 2012. (Outro).

3.
COSTA, M. T. A.. O Mercador de Veneza. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Pâmela Rodrigues da Silva. O professor e as dificuldades de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Geralda Souza Lima Ratzmann. Contribuição da Contação de Histórias para a Aprendizagem da Educaçaõ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

2.
Anilce Maria da Silva Araújo. A importância dos contos de fadas e da história infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

3.
Luciana Aurelia Cavalli de Souza. O trabalho dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de leitores competentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

4.
Gisele Prestes de Oliveira e Patrícia da SIlva Assalin. Educação frente à inclusão: em busca da estrutura ideal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

5.
Ivonete do Rocio Heniquim. A natureza das práticas educativas no CENSE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

6.
Micheli Daiani Bedin e Ricardo LUiz Gomes da Paz. Educação para o Trânsito: um olhar para o contexto escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

7.
Juliana Ribeiro Cruzeta e Célia Ferreira de Almeida. A utlização de recursos didáticos na contação de histórias para a representação simbólica na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

8.
Lilian Miranda dos Santos. Avaliação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

9.
Andreia Santos Roncada Machado. Avaliação no iníncio do ensino fundamental: uma reflexão sobre a alfabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

10.
Thays Cochek e Miriam Simone Ramos Maria. As contribuições do lúdico para o desenvolvimento cognitivo da crianças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

11.
Leizirryhe Fernanda Schilipak Bueno. Inclusão de alunos com necessidades especiais nas séries iniciais da educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

12.
Danielle Della Gatta e Lorena Caratina Jacomasso. Erotização do corpo e a violência sexual na infância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

13.
Claudia Cardoso e Célia Regina da Silva. Pedofilia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

14.
Ana Oliveira Souza e Maris Andréa Salomão. Educação e sexualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

15.
Gislaine Ceolin Maia Gonçalves. Educação por príncipios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

16.
Merian Crisini dos Passos Furtado. Educação e relações de gênero. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

17.
Simone Colasso de Medonça. Educação Hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

18.
Márcia Regina Ferreira e Rosilda Quintilhano. Como o racismo pode interferir no rendimento escolar dos alunos negros no Ensino Fundamental em Curitiba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

19.
Edicléia Cruz da Silva, Eliana do Rocio Czajkowski e Eliete. Inclusão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

20.
Inês de Oliveira Domingues e Vera Lúcia Olos Klechovicz. O processo de alfabetização na melhor idade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

21.
Deisi Mari Smek Pinto e Patrícia Martins da Silva. Recreação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

22.
Lucimara do Nascimento e Lucimara do Rocio Gonçalves. Discriminação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

23.
Evelize Thalita Gomes. Down. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

24.
Cláudia Kozak Tozo. Família. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

25.
Jucélia de Fátima Valle. O Pedagogo e sua Importancia Dentro da Empresa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

26.
Bernadeth Weber da Silva e Magali de Fátima Borges. A repetencia na 5ª série. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

27.
Cistiane Biscouto e Joslene Rogaleski. A educação nas trilhas da ecologia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Karina Viana Contin, Luciane Lutz, Maria Alaide Maragoni,. Buscando a qualidade de vida atraves de uma alimentacao consciente. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

2.
Gilberto dos Santos, Jose Eros Pereira, Claudia Gaertner Boz. Resgate das brincadeiras tradicionais para a formacao do cidade. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

3.
Daniele Correa, Simone Borba, Sueli Godoi. Particiapacao e conscientizacao da familia na escola. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

4.
Carla Sandrini, Marcia Secco, Maria Angela Kinelski. De ledor a leitor - construindo o prazer da leitura. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

5.
Ana Paula Camozzato Menta, Denise Daniele de Oliveira. Matemágica: de conto em conto, brincando e aprendendo. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

6.
Marlene de Carvalho de Brito, Paula Regina Raksa da Silva. Criar, pensar e jogar... é só começar. Quebrando barreiras matemáticas. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

7.
Alessandra Ferreira, Ana Beatriz Souza Cerqueira. Brincadeira é coisa séria: o lúdico na construção interdisicplinar da aprendizagem. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.

8.
Lucimar Garcia Alves Veija, Marceli de Lizandra Ferreira. Literática: A literatura na prática da Matemática. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Complexo de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Margarete Terezinha de Andrade Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, M. T. A.. Oficina de Recursos Pedagógicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 21:24:01