Aury de Sá Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0009074365275336
  • Última atualização do currículo em 22/02/2010


É Licenciado em Matemática pela Universidade de Taubaté (1970), tem mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1993) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1999). Atualmente é Aposentado como Professor Assistente Doutor - MS3 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Áreas de interesse: aprendizagem, aquisição de perícia cognitiva, educação matemática, educação lógico-matemática. Vem estudando a Didática Francesa da Matemática - lendo os textos originais em francês. Está ultimando um livro sobre 'Jogos Para o Pensamento Lógico-Matemático'. Tem Ministrado Palestras sobre a Educação Lógico-Matemática e a Educação Matemática em Universidades e Curso de Ensino Médio, onde ultimamente vem abordando o tema: Técnicas de Estudo e a Aprendizagem de Conceitos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aury de Sá Leite
Nome em citações bibliográficas
SÁ LEITE, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Departamento de Matemática.
Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333
12516-410 - Guaratingueta, SP - Brasil
Telefone: (12) 31232845
Ramal: 2103
URL da Homepage: http://www.feg.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1999
Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Título: Um Modelo de Sistema Educativo Cognitivista Baseado em Tutoria Inteligente Adaptativa Via Aderência Conceitual, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Nizam Omar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Aderência Conceitual; Sistemas de Tutoria Inteligente; Inteligência Artificial; Psicologia Cognitivista; Perícia Cognitiva; Resolução de Problemas por Múltiplos Caminhos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação Aplicados à Educação e Treinamento / Especialidade: Metodologia Para Desenvolvimento de Softwares Educacionais.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Desenvolvimento de Programas (Software).
1989 - 1993
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Título: Um Questionador Inteligente para Aplicações Educacionais,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Nizam Omar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Psicologia da Aprendizagem; Engenharia de Software; Software Educacional; Questionador Inteligente; Avaliação de Rendimento.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação Aplicados à Educação e Treinamento / Especialidade: Projeto e Desenvolvimento de Softwares Educacionais.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1967 - 1970
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.




Formação Complementar


1982 - 1982
Extensão universitária em Matemática Aplicada. (Carga horária: 40h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Metodologia Científica. (Carga horária: 40h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
1971 - 1971
Extensão universitária em Mat 200 Álgebra Linear. (Carga horária: 45h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
1971 - 1971
Extensão universitária em Mat 205 Teoria da Medida. (Carga horária: 45h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
1971 - 1971
Extensão universitária em Mat 229 Equações Diferenciais Parciais. (Carga horária: 45h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Aposentado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor - MS3, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática - UNESP/Guaratinguetá - Aposentado - prestando serviço voluntário junto ao Curso de Licenciatura em Matemática a partir de fevereiro de 2003 - Ministrando duas disciplinas com 4 horas-aula semanais cada uma.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário sem vencientos, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Voluntário minitrando as Disciplinas Laboratório de Matemática I e Laboratório de Matemáica II, Geometria Euclidiana, Fundamentos de Álgebra Moderna

Atividades

1/2002 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática II - Geometria
Álgebra Elementar
2/2000 - Atual
Ensino, Licenciatutura Em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
2/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Departamento de Matemática.

2/1988 - Atual
Ensino, Engenharias Mecânica Civil Elétrica Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação e Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral I
Fundamentos de Matemática Elementar
Prática de Ensino de Matemática I e II
Programação de Computadores
11/2002 - 2/2003
Extensão universitária , Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Campus da Unesp Araraquara.

Atividade de extensão realizada
Curso PEC - Formação Universitária de Prof. para o Ens. Fund..

Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos, CDT, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Cálculo I

Atividades

8/1986 - 7/1987
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I

Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1988
Vínculo: Servidor público municipal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor horista

Atividades

9/1981 - 2/1988
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Vetorial
Cálculo Numérico

Faculdade de Engenharia Química de Lorena, FAENQUIL, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado Horista, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas de Álgebra Linear, Cálculo Numérico, Cálculo I em cursos de graduação; Ministrou Lógica e Programação de Computadores em Curso de Pós-Graduação Latu Senso; foi Chefe do Departamento Fundamental (2 anos).

Atividades

3/1975 - 2/1988
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo I
Cálculo Numérico e Gráfico
Lógica

Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena Sp, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1976
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do Curso de Licenciatura em Matemática, tendo lecionado: Topologia Fundamentos de Matemática - Geometria Euclidiana

Atividades

3/1974 - 3/1976
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Topologia
Fundamentos de Matemática - Geometria Euclidiana

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1969 - 1988
Vínculo: CLT/Estatutário/Servidor Públi, Enquadramento Funcional: Vários ao longo do período, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Celetista de março-1969/fevereiro-1970; Estatutário de março-1970/março-1977; Servidor Público de março-1977/fevereiro 1988.

Atividades

3/1969 - 3/1976
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
3/1969 - 2/1970
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Prefeitura Municipal de Caçapava, PM, Brasil.
Vínculo institucional

1966 - 1969
Vínculo: Funcionário Público Municipal, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30
Outras informações
Iniciou sua carreira como Lançador de Tributos (IPTU) passando ao cargo de Assessor Técnico Tributário - Chefe da Sessão de Tributação

Atividades

3/1968 - 3/1969
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secção de Tributação, Impostos Predial e Territorial Urbano.

Cargo ou função
Assessor Técnico Tributário.


Linhas de pesquisa


1.
Informática Aplicada à Educação
2.
Inteligência Artificial
3.
Ciência da Cognição
4.
Educação - Construtivismo/Construcionismo
5.
Jogos Para o Pensamento Lógico-Matemático

Objetivo: Redação final de um livro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação Aplicados à Educação e Treinamento.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SÁ LEITE, A.. Cores-Furos: Material Concreto na linha de Piaget. 1a. ed. São Paulo: Manole, 1988. v. 3000. 146p .

Capítulos de livros publicados
1.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . Combining Artificial Intelligence and Human Problema Solving: proposing a New Archictetura for ITSs. In: S. P. Lajoie; M. Vivet. (Org.). Artificial Intelligence in Education: Open Learning Envoronments: New Computational Technologies to Support Learning, Exploration, and Collaboration. : IOS Press Books, 1999, v. , p. -.

2.
SÁ LEITE, A.. Entrevista com Aury de Sá Leite . In: Alberto Gaspar. (Org.). Do Eeltromagnetismo à Eletrônica. SãoPaulo: Ática, 1999, v. , p. 54-56.

3.
OMAR, N. ; SÁ LEITE, A. . Aquisição de Habilidades com o uso de Sistemas Tutores Inteligentes. In: Fernando Cesar Capovilla; Maria de Jesus Gonçalves; Elizeu Coutinho Macedo. (Org.). Tecnologia em (Re)Habilitação Cognitiva - Uma perspectiva Multidisciplinar. São Paulo: Edunisc-Ed. Univ. São Camilo, 1998, v. , p. 157-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. A. ; MATHIAS, M. H. . Artifacts that Improve the Skill to Learn : An Approach to the Constructionism Theory and Applications . In: Intertech 2002 - International Conference on Engineering and Technology Education, 2002, Santos S P, 2002.

2.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. ; FONSECA, I. N. . Um Sistema Tutor Inteligente como Parceiro mais Competente para o suporte ao aprendizado da LInguagem Java. In: WIE - Sociedade Brasileira de Computação, 2002, Florianópolis. Internet, 2002.

3.
SÁ LEITE, A.. A Educação, As Máquinas de Calcular e Os Computadores - Código INE001. In: CBCOMP - Congresso Brasileiro de Compuração 2002, 2002, Itajaí - SC, 2002.

4.
SÁ LEITE, A.; SENA, G. J. ; SANTOS, M. F. C. L. . A Rapid Educational Software Development. In: the ICEE: International Conference on Engineering Education, 2001, Oslo/Bergen, 2001. p. 7B518-7B524.

5.
SÁ LEITE, A.; SILVA, C. A. . A Aquisição de Perícia Cognitiva Apoiada por Computadores. In: Congresso Brasileiro de Computação - CBComp 2001, 2001, Itajaí - S C, 2001.

6.
SÁ LEITE, A.; SENA, G. J. ; BITTENCOURT, R. M. ; AKAMATSU, J. I. ; GONÇALVES, M. A. R. F. . Improving The Quality Of Technological Education: A Improving the Quality of Technological Education: A Partnership Between University and Technical Schools. . In: ICEE- International Conference on Engen eering Education, 2001, Oslo, 2000.

7.
SÁ LEITE, A.; ANTUNES, J. S. ; SANTOS, M. F. C. L. . Criando Oportunidades de Aprendizagem em Linguagens de Programação através de Tutoria - uma pesquisa em andamento, mas em busca de parceria. . In: XX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, 2000, Curitiba - Paraná. Publicado em CD-ROM, 2000.

8.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . The Utilization of Conceptual Adherence on the Internet. In: SSGRR 2000 Computer & Business Conference, 2000, L'Aquila. CD-ROM, ISBN 88-85280-52-8, 2000.

9.
SÁ LEITE, A.; SENA, G. J. ; ANTUNES, J. S. ; SANTOS, M. F. C. L. . Por Uma Pedagogia mais Dinâmica e Atual - Novas formas de criar Oportunidades de Aprendizagem sem ter que alterar o Projeto Pedagógico. In: XVIII COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2000, Ouro Preto, 2000.

10.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . What is and why Precalculus? . In: ICECE'2000 - International Conference on Engineering and Computer Education, 2000, São Paulo, 2000.

11.
SÁ LEITE, A.; SENA, G. J. ; OUTROS . On the Evaluation of the Teaching Activities: Description of an Experience. . In: ICECE'2000 - International Conference on Engineering and Computer Education, 2000, São Paulo, 2000.

12.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . Representação de Conhecimento Pedagógico e Didático em Sistemas Educativos Inteligentes. In: XXSBIE - XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1999, Curitiba - PR - Brasil, 1999. p. 153-160.

13.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . Exemplificando Conteúdos Universitários Através da Resolução de Problemas: análise crítica da práxis e proposta de novas tecnologias. In: XXVII COBENGE- XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 1999, Natal, Rn, Brasil, 1999. p. 372-380.

14.
SÁ LEITE, A.. Avaliações Qualitativas da Transmissão do Conteúdo e dos Procedimentos Didáticos Adotados pelo Docente uma metodologia simples com resultados surpreendentes. . In: XXVII COBENGE- XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 1999, Natal, RN, Brasil, 1999. p. 2620-2628.

15.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . PSICOLOGIA COGNITIVA: A COGNIÇÃO HUMANA E OS COMPUTADORES. . In: WORKCOMP'98 - I Workshop de Computação. ITA,, 1998, São José dos Campos, SP,BR, 1998. p. 47-54.

16.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . The Learning Process Mediated by Intelligent Tutoring Systems and Conceptual Learning. . In: International Conference on Engineering Education/ICEE 98-Rio, 1998, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1998. v. S5. p. s/n.

17.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . Um Sistema de Tutoria Inteligente para a Aquisição de Perícia em Resolução de Problemas. In: VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE'97, 1997, S José dos Campos, SP, Brasil, 1997. v. 2. p. 159-176.

18.
SÁ LEITE, A.; SENA, G. J. ; AKAMATSU, J. I. . Aplicação de Novas Tecnologias de Ensino: Desenvolvimento de um módulo didático, utilizando ferramentas multimídia. In: XXV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE'97, 1997, Salvador, 1997. p. 139-148.

19.
SÁ LEITE, A.; AKAMATSU, J. I. . Desenvolvimento de Ferramentas Multimídia Aplicadas no Ensino e Difusão da Engenharia. In: XIV SNPTEE Seminário Nacional de Produção e TRansmissão de Energia Elétrica, 1997, Belém PA. Internet, 1997.

20.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. ; FERNANDES, C. T. . Avaliação de Sistemas Inteligentes de Tutoria. In: VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1996, Belo Horizonte, MG, 1996. p. 313-326.

21.
SÁ LEITE, A.. O Ensino das Lógicas Não Clássicas e suas Aplicações na Engenharia. . In: XXII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE '94, 1994, Porto Alegre, RS, Brasil, 1994. p. 477-482.

22.
SÁ LEITE, A.; LACAZ, M. H. C. . Um Novo Enfoque da Disciplina Matemática Aplicada e Computacional em Função das Novas Tecnologias Utilizadas no Ensino em Cursos de Engenharia. . In: XXII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE '94, 1994, Porto Alegre, RS, Brasil, 1994. p. 382-388.

23.
SÁ LEITE, A.. Hipermídia e Aplicações nos Cursos de Engenharia. . In: XXII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE '94, 1994, Porto Alegre, RS, Brasil, 1994. p. 332-336.

24.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . Um Questionador Inteligente. In: Encontro Brasil-França de Informática na Educação, 1993, Rio de Janeiro, Brasil, 1993. p. 202-211.

25.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . Utilizando as Opiniões do Corpo Discente como Subsídio para a Verificação da Validade do Trabalho Docente. In: XXI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 1993, Belo Horizonte, MG, Brasil, 1993. v. 2. p. 858-869.

26.
SÁ LEITE, A.. Ensino-Aprendizagem de Linguagens de Programação em Cursos de Engenharia. . In: XXI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 1993, Belo Horizonte, MG, Brasil, 1993. v. 2. p. 912-920.

27.
SÁ LEITE, A.. GT5-Grupo de Trabalho 5 - Formação Continuada dos Profissionais de Ensino, . In: II Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 1992, Águas de São Pedro, SP, Brasil. Propostas dos Grupos de Trabalho, 1992. p. 29-39.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SÁ LEITE, A.. Análise e Projeto de Softwares Educativos Baseados na Análise de Tarefas Associado à Geração e Análise de Protocolos Pedagógicos. . In: XVII Seminário de Matemática Aplicada e Computacional, 2001, Guaratinguetá, 2001. p. 24.

2.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . ADERÊNCIA CONCEITUAL como forma de Avaliação do Conhecimento Humano em Sistemas Educativos Inteligentes. In: XX SBIE - XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1999, Curitiba - PR - Brasil, 1999. p. 371-373.

3.
SÁ LEITE, A.. Prática de Ensino de Matemática: uma proposta Inovadora. . In: IV Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 1996, Águas de São Pedro, 1996. p. 119.

4.
SÁ LEITE, A.; OMAR, N. . Os sistemas Tutoriais Inteligentes, os educadores e a educação: Problemas que Precisam ser Encarados e Resolvidos. In: IV Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 1996, Águas de São Pedro, SP,BR, 1996. p. 181.

5.
LEITE, A. S.; ANTUNES, J. S. ; LACAZ, M. H. C. . Informatização da Sociedade Versus Informática na Educação - Como envolver os educadores neste processo irreversível. . In: III Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 1994, Águas de São Pedro, 1994. p. 263.

6.
SÁ LEITE, A.. Dicionário de Inglês Júnior - Um software educacional com recursos de hipermídia. In: III Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 1994, Águas de São Pedro, 1994. p. 265.

7.
ANTUNES, J. S. ; SÁ LEITE, A. . Aprendendo uma Linguagem Computacional . In: II Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 1992, Águas de São Pedro, 1992. p. 139.

Demais trabalhos
1.
SÁ LEITE, A.. Apostilas de Geometria Plana e Espacial e de Geometria Analítica Plana para o Ensino Fundamental e Médio. 2002 (Apostila) .

2.
SÁ LEITE, A.. Apostila de Pré-Cálculo. 2000 (Apostila) .

3.
SÁ LEITE, A.. Tutoriais Eletrônicos para Auto-Aprendizagem de Programação em C++. . 1999 (Apostila) .

4.
SÁ LEITE, A.. Apostila de Cálculo Diferencial e Integral I. 1999 (Apostila) .

5.
SÁ LEITE, A.. Tutoriais Eletrônicos para Auto-Aprendizagem de Programação em Pascal. . 1998 (Apostila) .

6.
SÁ LEITE, A.. Tutoriais Eletrônicos para Auto-Aprendizagem de Programação em C. . 1998 (Apostila) .

7.
SÁ LEITE, A.. Monografia: A Construção do Pensamento Lógico - Discutindo Conceitos Aplicáveis em Projetos Educacionais Assistidos por Computadores. . 1998 (Monografia) .

8.
SÁ LEITE, A.. Apostilas de Prática de Ensino de Matemática I (Pré-Escola e 1º Grau) e II (2º Grau) - UNESP/Guaratinguetá, 1998.. 1998 (Apostila) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SÁ LEITE, A.; BASTA, C.; ROSSINI, A. M.. Participação em banca de Waldir Antonio da Silva. Segurança da Informação - Um Caminho Estratégico para a Continiudade dos Negócios. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Nove de Julho.

2.
SÁ LEITE, A.; SILVA, J. M.. Participação em banca de Adelaide Giaquinto. Do Bagulho ao Enunciado - Uma Contribuição para a atuação de Professores do Ensino Básico diante de algumas dificuldades na aprendizagem da Matemática . 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Nove de Julho.

3.
SÁ LEITE, A.; BASTA, C.; ALVES, M. A.. Participação em banca de Oswaldo Flório Filho. Teletrabalho - Uma Forma de Fixar o Trabalhador em sua Cidade do Interior. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Nove de Julho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SÁ LEITE, A.; SENA, G. J.; SOUZA, T. M.. Participação em banca de Cristiano Araújo Dias. Descoberta do Conhecimento em Bancos de Dados para Apoio a Tomada de Decisão. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática Empresarial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SÁ LEITE, A.; SANTOS, M. F. C. L.; LACAZ, T. M. V. S.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Função Docente de Ensino Médio II do Quadro do Magistério de 2o Grau da UNESP - ColégioTécnico Industrial de Guaratinguetá. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana da Matemática.Palestra: Análise de Resultados do SAEB - Matemática. 2003. (Seminário).

2.
XXXI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Membro do Comitê Técnico Científico - XXXI COBENGE. 2003. (Congresso).

3.
I Ciclo de Debates: Ensino Técnico em Discussão.Mesa Redonda: III Mesa Redonda - Novas Tecnologias: Ferramentas para o Ensino Profissionalizante. 2002. (Encontro).

4.
Workshop em Computação.Membro do Comitê de Programa: WORKCOMP. 2002. (Encontro).

5.
XXX COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Minicurso ministrado no XXX Cobenge - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia realizado de 22 a 25 de setembro de 2002 em Piracicaba - UNIMEP. 2002. (Congresso).

6.
XXX COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Revisão Técnica de Artigos Científicos - XXX COBENGE . 2002. (Congresso).

7.
II Semana de Conscientização.Palestra: Construção do Pensamento Lógico - Como resolver Testes de Múltipla Escolha. 2001. (Encontro).

8.
WORKCOMP'2001.Revisão Técnica de Artigos Científicos - WORKCOMP 2001 - São José dos Campos, ITA, de 8a 9 de outubro de 2001. 2001. (Encontro).

9.
Semana de Informática XI Edição.Semana de Informática XI Edição. 2000. (Encontro).

10.
Workshop de Informática Aplicada à Educação.Apresentação: Workshop em Informática Aplicada à Educação. 2000. (Encontro).

11.
Workshop em Coputação - WORKCOMP 2000.Membro do Comitê de Programa: WORKCOMP . 2000. (Encontro).

12.
XVI Seminário de Matemática Aplicada e Computacional.Palestra: XVI Seminário de Matemática Aplicada e Computacional. 2000. (Seminário).

13.
XX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. Participação: XX CongresoNacional da SBC. 2000. (Congresso).

14.
XXVIII Congreso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Congressista - XXVIII COBENGE. 2000. (Congresso).

15.
Construindo Saberes, Buscando Qualidade.Palestra: Tabuada de Multiplica. 1999. (Encontro).

16.
II Wokshop de Computação.Participação: WORKCOMP 99. 1999. (Encontro).

17.
X Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Participação: X SBIE . 1999. (Simpósio).

18.
Treinamento e Ciclo de Debates - 1998-2002.Palestra: Metodologia para o Desenvolvimento de Software. 1998. (Encontro).

19.
Worksho em Informática Educativa.Membro de Mesa Redonda: Worksho em Informática Educativa . 1998. (Encontro).

20.
Workshop em Informática Educativa.Palestra: Workshop em Informática Educativa . 1998. (Encontro).

21.
Workshop em Informática Educativa. Minicurso: Workshop em Informática Educativa . 1998. (Congresso).

22.
XIV Seminário de Matemática Aplicada e Computacional.XIV Seminário de Matemática Aplicada e Computacional. 1998. (Seminário).

23.
VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Membro de Comissão Organizadora: VIII SBIE . 1997. (Simpósio).

24.
XIII Seminário de MAtemática Aplicada e Computacional.Palestra: XIII Seminário de MAtemática Aplicada e Computacional. 1997. (Seminário).

25.
VII SBIE.Participação: VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 1996. (Simpósio).

26.
I Encontro Setorial dos Curso de Graduação da UNESP.I Encontro Setorial dos Curso de Graduação da UNESP. 1995. (Encontro).

27.
II Encontro Setorial dos Curso de Graduação da UNESP.II Encontro Setorial dos Curso de Graduação da UNESP. 1995. (Encontro).

28.
Três Noites de Estudos sobre a Construção do Pensamento Lógico, segundo Piaget.Minicurso: Faculdades Salesianas. 1995. (Oficina).

29.
XI Seminário de Matemática Aplicada e Computacional.XI Seminário de Matemática Aplicada e Computacional. 1995. (Seminário).

30.
III Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores.Apresentador de Seminário Temático: III Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores. 1994. (Seminário).

31.
Jornada de Educação-UNESP-ASSIS.Mesa Redonda: Jornada de Educação-UNESP-ASSIS. 1993. (Encontro).

32.
Seminário de Informática na Educação e Treinamento.Participação: Seminário de Informática na Educação e Treinamento. 1993. (Seminário).

33.
Exposição durante aulas da Disciplina Informática.Palestra: Linguagens Computacionais. 1992. (Outra).

34.
I Simpósio de Ensino de Engenharia.Palestra: Didática e Métodos de Ensino. 1992. (Simpósio).

35.
Ciclo de Palestras do Programa de Recepção de Novos Alunos.Palestra:Melhora do Rendimento Acadêmico - Técnicas de Estudo. 1991. (Encontro).

36.
Palestra.Palestra: Jean Piaget - Construção do Pensamento Lógico-Matemático . 1991. (Encontro).

37.
Semana do Magistério.Palestra: Utilização de Material Concreto na Linha de Piaget. 1991. (Encontro).

38.
VII Semana de Pedagogia.Mesa Redonda: O Ensino do 2o Grau segundo a Legislação e a Modificação da metodologia. 1991. (Encontro).

39.
Encontro com Professores da REDE Estadual de Ensino.Palestra: A Visão Construtiva de Jean Piaget na Área de Matemática. 1990. (Encontro).

40.
VI Seminário de Matemática e Computação.Participação: VI Seminário de Matemática e Computação . 1990. (Seminário).

41.
X Seminário ADUNESP Guaratinguetá.Participação: X Seminário ADUNESP Guaratinguetá. 1989. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Professores-alunos do PEC Formação Universitária. 44 Trabalhos de Conclusão de Curso: P E C - Formação Universitária de Professores do Ensino Fundamental - 1o. Ciclo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Prog de Educ Continuada Formação Universitária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Aury de Sá Leite.

2.
Marcelo Takao Inoe. Elephant - The Safe Memory. 2000. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Aury de Sá Leite.

3.
Maurício Covizzi M. B. Alonso. Power Class. 2000. 152 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Aury de Sá Leite.

4.
Marcelo Maciel Amaral. Inteliquestion/Questionador Inteligente - Um software Aplicador de Testes de Múltipla Escolha munido de alguma inteligência. 2000. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Aury de Sá Leite.

5.
Ângelo Queiroz Agostinelli. Lógica Clássica e Introdução à Lógica Fuzzy: Desenvolvimento de Um Livro Eletrônico com Recursos de Hipermídia . 1996. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Aury de Sá Leite.

Iniciação científica
1.
Cláudio Catunda Boros. Projeto e Desenvolvimento de Livro Eletrônico Demonstrativo de Recursos de Multimídia Aplicáveis no Desenvolvimento de Software Educacionais no Campo da Engenharia. 1997. 70 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Aury de Sá Leite.

2.
Mário Leandro Lins. Projeto e Desenvolvimento de Interface Provida de Recursos de Hipermídia para Sistemas Tutoriais das Linguagens de Programação Pascal e C. 1997. 38 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Aury de Sá Leite.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 6:47:48