Caroline Soares de Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3772154173048985
  • Última atualização do currículo em 01/07/2018


Caroline Abreu, cantora, é professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2007. Atua principalmente nas disciplinas do curso de Bacharelado em Música Popular, como Prática Musical Coletiva e Análise da Canção. Suas titulações incluem dois cursos de graduação - Letras - Licenciatura em Inglês (2000) e Música - Bacharelado em Canto (2005); mestrado em Letras - Lingüística (2004); e doutorado em Literatura Brasileira (2017), com ênfase em Canção Popular Brasileira, todos graus obtidos na UFRGS. Artisticamente, tem atuado principalmente como cantora popular, e como pesquisadora desenvolve pesquisas sobre performance musical em canções populares e representações de gênero em música. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Soares de Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes.
Rua Senhor dos Passos, 248
Centro
90020-180 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 90520
Telefone: (051) 33084310
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/artes/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: SOB MEDIDA: PERSONAGENS FEMININAS EM CANÇÕES DE CHICO BUARQUE E SUAS PERFORMANCES POR ELIS REGINA, NARA LEÃO, MARIA BETHÂNIA E GAL COSTA, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Luís Augusto Fischer.
Palavras-chave: Canção Popular Brasileira; performance; Chico Buarque; cantoras; gênero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Popular.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canção Popular Brasileira.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2001 - 2003
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A organização do reparo iniciado e levado a cabo pelo outro na conversa cotidiana e na sala de aula tradicional em português brasileiro,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Pedro de Moraes Garcez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: reparo; correção; interação; sala de aula.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Música - Bacharelado em Canto.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A organização da interação em sala de aula:um estudo a partir de conceitos da Análise da Conversa.
Orientador: MARÍLIA DOS SANTOS LIMA.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
1994 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Seminário de Planejamento da Graduação - Ingresso CV e SiSU 2018. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Seminário de Planejamento da Graduação: Alterações curriculares. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Preparação ao Enade 2017. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Seminário Planejamento da Graduação: Capacitação operacionalização do SEU. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
O Ator e o Texto. (Carga horária: 16h).
Casa de Teatro de Porto Alegre, CTPA, Brasil.
2014 - 2014
Workshop Broadway. (Carga horária: 16h).
Casa de Teatro de Porto Alegre, CTPA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução Interpretação Teatral: Corpo, Voz, Ação. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Alemão. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2008
Programa Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Francês. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Italiano. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1995 - 1998
Teoria e Percepção Musical. (Carga horária: 480h).
Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, OSPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta de Canto e Música Popular

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora NELE - Inglês (FAURGS), Carga horária: 16

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado/CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERGS de IC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica em projeto sobre Aquisição de Língua Estrangeira, coordenado pela Profa. Dra. Marília dos Santos Lima.

Atividades

04/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão de Graduação de Música.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro do Conselho da Unidade.
03/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Departamento de Música.
03/2008 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
ATIVIDADES CORAIS DA EXTENSÃO EM MÚSICA 2008 - MEMBRO DA EQUIPE COORDENADORA.
12/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
Coordenadora do Setor de Práticas Interpretativas - Canto.
03/2007 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
CURSO DE EXTENSÃO EM INSTRUMENTOS MUSICAIS - CANTO.
02/2007 - Atual
Ensino, Música - Bacharelado em Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canto I, II, III, IV, V, VI, VII e Recital de Graduação - Canto
Prática Musical Coletiva I, II, III, IV, V, VI e VII
Laboratório de Execução Vocal I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII
Instrumento Canto I, II, III, IV, V e VI
Análise da Canção I e II
04/2010 - 12/2011
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Curso de Extensão em Música para Alunos de Escolas Públicas (CEMEP).
03/2008 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação de Música.
09/2009 - 10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Eleitoral para Representação Docente do DAV e DEMUS, e Técnicos Administrativos no Conselho da Unidade do IA.
09/2007 - 09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
Representante Docente no Conselho da Unidade (suplente).
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
MADRIGAL DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS.
12/2005 - 01/2007
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
Oficinas de Teoria e Percepção Musical 2006 - Ministrante.
3/2003 - 12/2006
Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas.

Atividade de extensão realizada
Professora de inglês do Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE).
02/2004 - 01/2005
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
Madrigal do Departamento de Música da UFRGS - ensaiadora.
03/2002 - 06/2002
Estágios , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.

Estágio realizado
Estudos Linguísticos II. Atuação docente como Atividade de Estágio I, enquanto bolsista CAPES, sob orientação do Prof. Dr. Pedro de Moraes Garcez..
09/1999 - 12/2000
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
Madrigal do Departamento de Música da UFRGS - ensaiadora.
03/2000 - 06/2000
Estágios , Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas.

Estágio realizado
LET02266 - Fundamentos de Inglês. Atuação docente em atendimento à disciplina EDU02299-Prática de Ensino em Inglês, sob orientação da Profa. June Campos..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
PERFORMANCES E PERFORMATIVIDADES FEMININAS NA CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA
Descrição: A canção popular enquanto objeto de estudos acadêmicos vem ganhando relevância em diferentes áreas do conhecimento, e diversas têm sido as formas pelas quais ela tem sido abordada. A premissa central que ampara este projeto é entender a canção como uma manifestação sociocultural que se realiza através da performance, ancorada em pesquisas que propõem tal enfoque. Este trabalho é também um seguimento às análises iniciadas em minha tese de doutorado, concluída em 2017, intitulada "Sob Medida: personagens femininas em canções de Chico Buarque e suas performances por Elis Regina, Nara Leão, Maria Bethânia e Gal Costa". A perspectiva epistemológica está amparada por trabalhos que tratam dos Estudos da Performance, como os estudos de Richard Schechner e, em diálogo com esses, os estudos da Música Enquanto Performance, como as pesquisas de Nicholas Cook e Philip Auslander. Como a representação de personagens femininas é um aspecto central desta pesquisa, a perspectiva teórica que defende o entendimento do conceito de gênero enquanto uma categoria performativa - conforme proposto por Judith Butler - é central, bem como estudos feministas que tratam da questão das representações de gênero em Música, como os trabalhos de Susan McClary e Suzanne Cusick. Embasada nesse arcabouço teórico, o principal propósito desta pesquisa é trabalhar com performances e representações femininas na canção popular brasileira, envolvendo desde o estudo de ferramentas que possibilitam um mapeamento da performance audiovisual, quanto estudos sobre expressões faciais e corporais, dentre outros aspectos observáveis nas performances, até a produção de performances artísticas sobre o tema. Essa virada epistemológica na abordagem da canção, de modo que seja entendida enquanto performance, reivindica uma relevância central ao papel das intérpretes ao propor que os sentidos das canções são co-construídos por atores diversos, como compositores/as, arranjadores/as e intérpretes. Como feminista, acredito que esse estudo possa contribuir para dar visibilidade às diversas personagens femininas apresentadas nas canções, e propor criticamente como são retratadas em termos das relações de poder que expressam. Além disso, ao reivindicar um lugar central à figura das intérpretes pelo estudo de canções enquanto performance, elas adquirirem um status de protagonistas na criação musical, papel que por muito tempo tem sido renegado às mulheres em nossa cultura ocidental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Coordenador.
2014 - 2017
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - UFRGS
Descrição: Membro da Equipe coordenadora do PIBID UFRGS - Música..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Integrante / 1º Raimundo José Barros Cruz - Integrante / Roselane Zordan Costella - Coordenador.
2013 - Atual
A Ópera do Malandro e a voz das personagens marginalizadas
Descrição: Pesquisa de doutorado orientada pelo Prof. Dr. Luís Augusto Fischer..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Coordenador / luís augusto fischer - Integrante.
2003 - 2005
A organização do reparo conversacional, intersubjetividade e controle social
Descrição: O Projeto teve por objetivo desenvolver o conhecimento acerca do fenômeno do reparo conversacional, aprofundando o conhecimento acerca desse sub-sistema da fala-em-interação social. Para tanto, verificou-se a descrição seminal do fenômeno em Schegloff, Jefferson, & Sacks (1977) no que diz respeito a dados brasileiros, enfocando especialmente a organização da preferência pelo auto-reparo auto-iniciado na conversa cotidiana. Além da verificação empírica da propriedade da descrição do sistema de reparo para dados brasileiros, discutiram-se as bases estruturais para que se faça referência à fala-em-interação de sala de aula como distinta da conversa cotidiana, observando-se nas formas instrucionais de fala-em-interação (sala de aula e testes de proficiência de língua estrangeira) em português brasileiro a ocorrência freqüente das ações de correção (reparo iniciado e levado a cabo pelo outro) sem preferência pela auto-correção que caracteriza a conversa cotidiana. Com base nisso, examinou-se a construção da intersubjetividade em uma escola pública que se propõe não-tradicional. Observaram-se as ações de correção por reparo na construção da intersubjetividade entre professores antigos e recém-chegados no que diz respeito à construção da proposta político-pedagógica da escola, e entre professores e alunos no que diz respeito à construção de conhecimento em sala de aula. Por fim, examinou-se, em interações envolvendo interlocutores afásicos não-fluentes, portanto especialmente vulneráveis a problemas de intersubjetividade, o reparo em terceira posição, prática de auto-reparo crucial para a correção de rumo diante de problemas de intersubjetividade. As três frentes de trabalho buscaram descrever a organização do reparo a partir de diferentes ângulos de modo a cobrir tanto os aspectos de organização quanto de preferência e seus efeitos em termos e construção da intersubjetividade e da prática social cotidiana e institucional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Coordenador / Pedro de Moraes Garcez - Integrante / Letícia Ludwig Loder - Integrante / Lia Schulz - Integrante / Paola Guimaraens Salimen - Integrante / Patricia Cowaleski Gonzalez - Integrante / Luciana Etchebest da Conceição - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Outra.
2000 - 2003
Registros de fala-em-interação cotidiana e institucional
Descrição: Subsídios para análise de dados de fala-em-interação de ocorrência natural, incluindo a catalogação de registros audiovisuais já disponíveis, coleta de novos dados, sistematização de conceitos e organização de uma coleção de ocorrências do fenômeno do reparo iniciado e levado a cabo pelo outro, para fins de sua análise em cenários cotidianos e institucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Coordenador / Pedro de Moraes Garcez - Integrante / Letícia Ludwig Loder - Integrante / Lia Schulz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
1998 - 2000
Aquisição de Língua estrangeira em Sala de Aula por Alunos Brasileiros Adultos - Etapa: o erro, as estratégias comunicativas e a intereção
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Coordenador / Raquel Madelene Furquim - Integrante / Patrícia Castiglia Pereira - Integrante / Marília dos Santos Lima - Integrante / Beatriz Fontana - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2010
Recursos para abordagem do canto em EAD
Descrição: Desenvolvimentos de material áudio-visual para uso em Ebook de Técnica Vocal, a ser utilizado no Curso de Licenciatura em Música EAD..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Coordenador / Rodrigo Schram - Integrante / Helena Muller de Souza Nunes - Integrante / Joel Milani - Integrante / jonatas menezes mathias - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2010 - Atual
Ebook de Técnica Vocal
Descrição: Desenvolvimento de Ebook para utilização no Curso de Licenciatura em Música - EAD..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Caroline Soares de Abreu - Coordenador / Rodrigo Schram - Integrante / Helena Muller de Souza Nunes - Integrante / Joel Milani - Integrante / jonatas menezes mathias - Integrante / IARA LUZIA RODRIGUEZ - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Simpósio de Estética e Filosofia da Música


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Popular.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa em EAD, Secretaria de Educação a Distância da UFRGS.
2009
Salvalírico 2 - Festival Lírico de Salvador - 3º lugar, canto lírico, Paparotti Concertos.
2000
Destaque da Seção no XII Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABREU, C. S.2017ABREU, C. S.. A relevância da performance em análise e interpretação de canções populares. Anais do SEFIM - Revista interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação, v. 3, p. 141-159, 2017.

2.
ABREU, C. S.2003ABREU, C. S.; SCHOFFEN, J. R. . A Proposta Pedagógica dos livros didáticos de LE as provas-modelo: coerência ou contradição?. Cadernos do IL (UFRGS), v. 26/27, p. 107-114, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
ABREU, C. S.. 'Folhetim' por Gal Costa. In: Luís Augusto Fischer; Carlos Augusto Bonifácio Leite. (Org.). O Alcance da Canção. 1ed.Porto Alegre: Arquipélago Editorial Ltda., 2016, v. , p. 134-155.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, C. S.. Os Festivais da Canção no Brasil na década de 60 do século XX: a atuação de jovens universitários de esquerda e as canções como resistência à ditadura militar. In: XIII Congreso de la rama latinoamericana de la asociación internacional para el estudio de la música popular - IASPM-AL, 2018, San Juan. Libro de Resúmenes del XIII Congreso de la rama latinoamericana de la asociación internacional para el estudio de la música popular - IASPM-AL, 2018. p. 51-52.

2.
ABREU, C. S.. Analytical Possibilities For Brazilian Popular Songs: A Possible Interpretation For A Gal Costa Performance Of Folhetim, By Chico Buarque. In: 32nd ISME World Conference on Music Education, 2016, Glasgow. Abstracts - 32nd ISME World Conference on Music Education, 2016.

3.
ABREU, C. S.. A relevância da performance em análise e interpretação de canções populares. In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música, 2016, Porto Alegre. Anais do SEFIM - Simpósio de Estética e Filosofia da Música, 2016. v. 2. p. 333-334.

4.
ABREU, C. S.. Analisando a canção popular: papéis de compositor e intérpretes na construção de sentidos.. In: IV Colóquio do PPG em Letras da UFRGS, 2016, Porto Alegre. Caderno de Resumos IV Colóquio do PPG em Letras da UFRGS, 2016.

5.
ABREU, C. S.; SANTOS, J. C. P. . 'Ópera do Malandro', by Chico Buarque: an aproach to Brazilian popular songs studies, analysis and performance in undergradute Popular Music classes at UFRGS. In: 32nd ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION, 2016, Glasgow. 32nd ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION - ABSTRACTS, 2016.

6.
ABREU, C. S.. Folhetim, de Chico Buarque: um olhar sobre a construção de identidades de gênero em situações de performance. In: I ENCONTRO BRASILEIRO DE MÚSICA POPULAR NA UNIVERSIDADE, 2015, Porto Alegre. Anais ... / I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade: o estado da arte do ensino de música popular nas universidades brasileiras. Porto Alegre: Marcavisual, 2015. p. 577-577.

7.
ABREU, C. S.; SANTOS, J. C. P. . As diferentes personagens femininas da Ópera do Malandro : possibilidades de construção da performance através de um estudo das identidades sociais e de gênero. In: PERFORMA'15: International Conference on Musical Performance, 2015, Aveiro. PERFORMA'15: Abstracts of the International Conference on Musical Performance. Aveiro: UA Editora, 2015.

8.
ABREU, C. S.. ?Deixe a Menina?: a construção da performance através da análise musical de personagens femininas em canções de Chico Buarque. In: II Congreso Chileno de Estudios en Música Popular 'Direcciones y convergencias para la resignificación en la investigación musical', 2014, Santiago. Anais do II Congreso Chileno de Estudios en Música Popular 'Direcciones y convergencias para la resignificación en la investigación musical', 2014.

9.
ABREU, C. S.; PRASS, L. . Bossa Nova Workshop. In: 31st ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION Listening to the musical diversity of the world, 2014, Porto Alegre. Abstracts 31st ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION Listening to the musical diversity of the world, 2014.

10.
BORGES, S. A. ; WIETHOLTER, C. ; ABREU, C. S. ; CAPONI, C. R. ; BUZATTO, M. J. ; KOCHHAN, R. ; SCHRAM, R. ; NUNES, H. M. S. . Oficinas de Teoria e Percepção da UFRGS: Uma Proposta CDG para Musicalização de Adultos. In: XV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Salão de Iniciação Científica, 2003. p. 968-969.

11.
ABREU, C. S.; SCHOFFEN, J. R. . A Proposta Pedagógica dos livros didáticos de LE as provas-modelo: coerência ou contradição?. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erexim. Anais do I Congresso Internacional das Linguagens. Erechim: URI, 2002.

12.
ABREU, C. S.; PEREIRA, P. C. ; LIMA, M. S. . A organização de reparo em sala de aula de língua estrangeira. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. Anais do XII Salão de Iniciação Científica, 2000. p. 526.

13.
PEREIRA, P. C. ; ABREU, C. S. ; LIMA, M. S. . A Negociação por Sentido na Interação em Sala de Aula de língua Estrangeira: uma Prática nem Sempre Obrigatória. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000. Anais do XII Salão de Iniciação Científica, 2000. p. 526.

14.
ABREU, C. S.; PEREIRA, P. C. ; LIMA, M. S. . A Fala Modificada do Professor de Língua Estrangeira em Grupos de Níveis de Proficiência Diferenciados. In: II ENPLE Encontro Nacional sobre Poítica de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas. II Encontro Nacional sobre Poítica de Ensino de Línguas Estrangeiras (II ENPLE), 2000. p. 146.

15.
FURQUIM, R. M. ; ABREU, C. S. ; LIMA, M. S. . A Fala do Professor de Língua Estrangeira: estudo comparativo entre uma professora brasileira e uma nativa de inglês. In: XI Salão de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre. Anais do XI Salão de Iniciação Científica, 1999.

16.
ABREU, C. S.; FURQUIM, R. M. ; LIMA, M. S. . A Fala Modificada do Professor de Língua Estrangeira em Grupos de Nível de Proficiência Diferenciados. In: XI Salão de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre. Anais do XI Salão de Iniciação Científica, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, C. S.. Os Festivais da Canção no Brasil na década de 60 do século XX: a atuação de jovens universitários de esquerda e as canções como resistência à ditadura militar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ABREU, C. S.. Canção Popular Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ABREU, C. S.. Analytical Possibilities for Brazilian Popular Songs: a Possible Interpretation for a Gal Costa Performance of Folhetim, by Chico Buarque. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ABREU, C. S.; SANTOS, J. C. P. . 'Ópera do Malandro', by Chico Buarque: an aproach to Brazilian popular songs studies, analysis and performance in undergradute Popular Music classes at UFRGS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ABREU, C. S.. A relevância da performance em análise e interpretação de canções populares - Performance relevance in analysis and interpretation of popular songs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ABREU, C. S.. Analisando a canção popular: papéis de compositor e intérpretes na construção de sentidos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ABREU, C. S.; SANTOS, J. C. P. . As diferentes personagens femininas da Ópera do Malandro: possibilidades de construção da performance através de um estudo das identidades sociais e de gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ABREU, C. S.. Folhetim, de Chico Buarque: um olhar sobre a construção de identidades de gênero e situações de performance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ABREU, C. S.; PRASS, L. . Bossa Nova Workshop. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, M. C. B. ; SOUZA, L. P. ; PRASS, L. ; ABREU, C. S. ; SOUZA, J. . Educação Musical para Alunos de Escolas Públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ABREU, C. S.; MATTER, S. S. ; OLIVEIRA, V. G. ; MORAES, W. P. . Oficina Coral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ABREU, C. S.. Trabalhando com o sistema Jefferson de transcrição de interação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ABREU, C. S.; SCHOFFEN, J. R. . A Proposta Pedagógica dos livros didáticos de LE as provas-modelo: coerência ou contradição?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ABREU, C. S.; SOUZA, D. Q. ; SCHOFFEN, J. R. . O livro didático de língua estrangeira como recurso no desenvolvimento da autonomia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ABREU, C. S.; GARCEZ, P. M. . Registros de fala-em-interação cotidiana: subsídios para o estudo das práticas de reparo iniciado e levado a cabo pelo outro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABREU, C. S.. A organização da interação em sala de aula: um estudo a partir de conceitos da Análise da Conversa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ABREU, C. S.. A organização do reparo levado a cabo pelo outro na conversa cotidiana em português do Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ABREU, C. S.; PEREIRA, P. C. ; LIMA, M. S. . A organização de reparo em sala de aula de língua estrangeira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ABREU, C. S.; PEREIRA, P. C. ; LIMA, M. S. . A Fala Modificada do Professor de Língua Estrangeira em Grupos de Nível de Proficiência Diferenciados. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ABREU, C. S.; FURQUIM, R. M. ; LIMA, M. S. . A Fala Modificada do Professor de Língua Estrangeira em Grupos de Nível de Proficiência Diferenciados. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU, C. S.; MATTOS, F. L. ; CARPENA, L. B. ; PRASS, L. ; ZANATTA, L. S. ; BRAGA, R. G. . PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA ÊNFASE BACHARELADO EM MÚSICA: MÚSICA POPULAR 2010 (Proposta de Novo Currículo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ABREU, C. S.. II Simpósio de Estética e Filosofia da Música. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, C. S.; RAJOBAC, R. ; SANTOS, J. C. P. ; HERRLEIN, J. ; ARAGAO, P. . Formas de ensinar e aprender em Música Popular. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ABREU, C. S.; GERMANO, D. . Especial Magia do Natal. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PRASS, L. ; ABREU, C. S. ; FRANK, H. . SALTO PARA O FUTURO - EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR - PGM.2 - DIVERSIDADE MUSICAL E ENSINO DE MÚSICA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ABREU, C. S.. Música em Pessoa: Caroline Abreu. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ABREU, C. S.. Entrevista sobre o show apresentado do Sarau do Solar. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, C. S.. Salvalírico 3 - Festival Lírico de Salvador. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ABREU, C. S.; NUNES, H. M. S. ; MENEZES, C. G. ; SERAFIM, L. ; ZAPATA, L. L. L. . Conjuntos Musicais Escolares. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
ABREU, C. S.; NUNES, H. M. S. ; ZAPATA, L. L. L. ; MENEZES, C. G. ; SERAFIM, L. . Música Aplicada. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

4.
ABREU, C. S.. Laboratório de Canto. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ABREU, C. S.. Oficina de Técnica Vocal - 10º Musiarte Encontro de Música, Teatro, Artes Plásticas e Liturgia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ABREU, C. S.. Participação em espetáculo teatral com comissão de seleção. "Big in Bombay", no XIV Porto Alegre em Cena, como cantora indiana. Porto Alegre, 11 e 12/09/2007.. 2007. Teatral.

Música
1.
DOMENICI, C. ; ABREU, C. S. . Ciranda das Mestras - Ciclo Sônica - Catarina Domenici. 2018. Interpretação.

2.
ABREU, C. S.; PRASS, L. ; FERREIRA, Clarissa Figueiro ; FERREIRA, A. ; NICOLAIEWSKY, N. ; PIANTA, J. ; OLIVEIRA, A. ; COLOMBO, S. J. . Coletivo das Gurias da Música Popular do IA. 2017. Interpretação.

3.
ABREU, C. S.; DUARTE, T. . Se te roubam os sonhos, solta a tua voz. 2015. Interpretação.

4.
PRASS, L. ; ABREU, C. S. ; RAJOBAC, R. . Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes da UFRGS. 2015. Interpretação.

5.
ABREU, C. S.; BENITZ, D. N. D. . Sarau Elétrico Pornô - Canja. 2015. Interpretação.

6.
ABREU, C. S.; BORGES, A. ; ZATTERA, M. . Sarau Lírico. 2015. Interpretação.

7.
BENITZ, A. N. D. ; BENITZ, D. N. D. ; ABREU, C. S. . Tributo a Mário de Andrade. 2015. Interpretação.

8.
ABREU, C. S.; PRASS, L. ; RAJOBAC, R. ; VOLKMANN, K. ; ARCE, G. . Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes. 2012. Interpretação.

9.
ABREU, C. S.; VELOSO, C. ; MACHADO, E. ; BERGMANN, P. ; HILARIO, A. . As Heroínas de Puccini - palestra com apresentação das mais belas árias. 2012. Interpretação.

10.
ABREU, C. S.; BARICHELLO, C. ; VALERIO, C. E. S. ; SANTANNA, A. C. M. ; ARAUJO, E. L. ; FABER, L. ; TRINDADE, E. . Cavalleria Rusticana - P. Mascagni. 2012. Interpretação.

11.
ABREU, C. S.; ALIVERTI, M. ; HASSELAAR, S. . Carta ao Silêncio - Élider di Paula. 2011. Interpretação.

12.
ABREU, C. S.; FLORES, T. . Beatles Magical Classical Tour. 2010. Interpretação.

13.
ABREU, C. S.. Orquestra de Câmara da ULBRA - 8º Concerto - Temporada 2012. 2010. Interpretação.

14.
ABREU, C. S.; SZOBOT, P. . Concerto 25 Anos do Natal Luz com OSPA. 2010. Interpretação.

15.
ABREU, C. S.; PRASS, L. ; VOLKMANN, K. . Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes. 2010. Interpretação.

16.
ABREU, C. S.. Nativitaten - Natal Luz de Gramado 2010-2012. 2010. Interpretação.

17.
ABREU, C. S.; PRASS, L. . Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes. 2010. Interpretação.

18.
ABREU, C. S.. Festival de Canto Salvalírico 2. 2009. Interpretação.

19.
ABREU, C. S.. Solo de concerto com orquestra. "O ciclo do tempo" de Josemir Valverde (estreia), com a Orquestra de Câmara Fundarte. 2009. Interpretação.

20.
ABREU, C. S.. Missa Brevis Sancti Joannis de Deo - J. Haydn. 2009. Interpretação.

21.
ABREU, C. S.; MACHADO, E. ; BOTTONA, L. ; FABER, L. . Três sopranos em Concerto. 2008. Interpretação.

22.
ABREU, C. S.; MACHADO, E. ; BOTTONA, L. ; FABER, L. . Três sopranos em Concerto - série de concertos comemorativa ao Centenário do Instituto de Artes/UFRGS. 2008. Interpretação.

23.
ABREU, C. S.; SANTI, G. R. ; GAMBOGI, F. . Duo de voz e violão. 2008. Outra.

24.
ABREU, C. S.; CUNHA, A. C. B. ; FLORES, T. . Magnificat - J. S. Bach - Orquestras da ULBRA e OCTSP. 2007. Interpretação.

25.
ABREU, C. S.. Solo de concerto com orquestra. "Oratório de Natal - Cantata III - Herrscher des Himmels, erhöre das Lallen" de Johann Sebastian Bach, com a Orquestra de Câmara da ULBRA, em Porto Alegre, RS - 02/12/2007. 2007. Interpretação.

26.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, V. G. . Madrigal do DEMUS/UFRGS - Recital de Aniversário - 15 anos. 2007. Interpretação.

27.
ABREU, C. S.. Heil sei dem Tag - Final da Ópera Fidélio - L. Beethoven. 2007. Interpretação.

28.
ABREU, C. S.. A Flauta Mágica - W. A. Mozart. 2006. Interpretação.

29.
ABREU, C. S.. Weinachtsoratorium - Kantate BWV 248 - J. S. Bach. 2006. Interpretação.

30.
ABREU, C. S.. Uma Noite na Ópera - 10º Concerto OSPA Série Clássicos para Todos. 2006. Interpretação.

31.
ABREU, C. S.; MACHADO, E. ; PADILHA, F. ; MARTINS, J. D. . Recital de Canções. 2006. Interpretação.

32.
ABREU, C. S.. A Flauta Mágica - W. A. Mozart. 2006. Interpretação.

33.
ABREU, C. S.; MARTINS, J. D. . Sarau no Solar - Peças líricas em italiano. 2006. Interpretação.

34.
ABREU, C. S.; KREMER, E. ; PIRES, E. M. Q. . Recital de Canto - Duetos de Ópera: Soprano e Tenor. 2006. Interpretação.

35.
ABREU, C. S.. La Traviata - G. Verdi. 2006. Interpretação.

36.
ABREU, C. S.. A Flauta Mágica - W. A. Mozart. 2005. Interpretação.

37.
ABREU, C. S.; MACHADO, E. . Recital de Graduação - Canto. 2005. Interpretação.

38.
ABREU, C. S.; PADILHA, F. ; MOHR, S. . Sarau no Museu Julio de Castilhos. 2005. Interpretação.

39.
ABREU, C. S.; CHAVES, L. S. ; PRATES, V. . Recital de Música Brasileira. 2005. Interpretação.

40.
ABREU, C. S.; RIBEIRO, C. L. . Alles was Ihr tut - D. Buxtehude. 2004. Interpretação.

41.
ABREU, C. S.; PADILHA, F. ; SANTOS, M. R. ; CHAVES, L. S. . Recital de Música Brasileira. 2004. Interpretação.

42.
ABREU, C. S.; MACHADO, E. ; PADILHA, F. ; PREISS, J. . Scherzi Musicali - C. Monteverdi. 2004. Interpretação.

43.
ABREU, C. S.; VICOSA, C. ; VIEIRA, H. . Stabat Mater - G. B. Pergolesi. 2004. Interpretação.

44.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, M. . Ópera no IA. 2004. Interpretação.

45.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, M. . Elias - F. Mendelssohn. 2003. Interpretação.

46.
ABREU, C. S.; NUNES, E. . Recital de Meio de Curso - Canto. 2003. Interpretação.

47.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, V. G. . SESI CATEDRAIS - Madrigal do Departamento de Música da UFRGS. 2002. Interpretação.

48.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, M. . Ópera na USINA. 2002. Interpretação.

49.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, M. . Caxias em Ópera. 2002. Interpretação.

50.
ABREU, C. S.; PADILHA, F. . Projeto Petropar Música ao Meio Dia - Madrigal do Depto. de Música/UFRGS. 2002. Interpretação.

51.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, V. G. . Concerto 10 Anos do Madrigal do DEMUS/UFRGS. 2002. Interpretação.

52.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, M. . Verdi em Cena. 2002. Interpretação.

53.
ABREU, C. S.; ABREU, M. F. . Dois Toques de MPB. 1999. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SUMAN, K. ; FISCHER, L. A. ; GRANDO, D. ; ABREU, C. S. . Sarau Elétrico: Pornô. 2015 (Sarau Poético-Literário).

2.
SUMAN, K. ; FISCHER, L. A. ; ABREU, C. S. ; MORENO, C. ; PINHEIRO, M. . Sarau Elétrico: das Biografias. 2015 (Sarau Poético-Literário).

3.
SUMAN, K. ; FISCHER, L. A. ; ABREU, C. S. ; FUX, J. . Sarau Elétrico: da brochada. 2015 (Sarau Poético-Literário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
GARCIA, R. A. N.; Indrusiak, E.; ABREU, C. S.. Participação em banca de Lauro Iglesias Quadrado. The poetics of noise. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATTOS, F. L.; ABREU, C. S.; NOGUEIRA, Isabel Porto. Participação em banca de Felipe Kautz da Silva.Memorial "Black Jobim" : concepção e estruturação de performance pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MATTOS, F. L.; ABREU, C. S.; Raimundo José Barros Cruz. Participação em banca de Saulo Rodrigo Poletto.Interculturalidade sonora : explorando percepções estéticas em arranjos de músicas brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
FRITSCH, Eloi Fernando; ABREU, C. S.; FERREIRA, Clarissa Figueiro. Participação em banca de Joel Blum da Costa.Regenerado : composição, improvisação, arranjo e gravação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
HERRLEIN, J.; ABREU, C. S.; MATTOS, F. L.. Participação em banca de Lair Raupp Monteiro Júnior.Dúvida? Análise de um ciclo de canções e processos criativos do CD "Temporão".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
ABREU, C. S.; OLIVEIRA, V. G.. Participação em banca de Sérgio Oldair dos Santos.Recital de Graduação - Canto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.. Participação em banca de Regina Machado Schaumlöffel.Recital de Graduação - Canto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.. Participação em banca de Ricardo Barpp de Lima.Recital de Graduação - Canto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.. Participação em banca de Bianca Canterle Obino Correa.Recital de Graduação - Canto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.. Participação em banca de Flávio Lopes de Oliveira.Recital de Graduação - Canto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABREU, C. S.; PRASS, L.; ZANATTA, L. S.. Edital 16/2017 - Processo Seletivo Professor Substituto. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.; KIEFER, L. N.. Edital 22/2015 - Processo Seletivo Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CONSTANTE, R. T.; MELETTI, J.; ABREU, C. S.. Concurso para Professor Assistente de Canto. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

4.
SCHMELLING, A.; BELLOCHIO, C. R.; ABREU, C. S.. Concurso para Professor de Canto em Conjunto. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
FRITSCH, Eloi Fernando; CARPENA, L. B.; ABREU, C. S.. Salão UFRGS 2017: SIC - XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.; MATTOS, F. L.. Seleção de Professor Substituto de Canto. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.; KIEFER, L. N.; STEIN, M.. Prova Específica de Canto (Licenciatura, Bacharelado e Música Popular) do Concurso Vestibular UFRGS. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.; BOHRER, J. C. S.; OLIVEIRA, V. G.. Prova Específica de Licenciatura e Bacharelado em Canto do Concurso Vestibular UFRGS. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.; BOHRER, J. C. S.; OLIVEIRA, V. G.. Prova Específica de Licenciatura e Bacharelado em Canto do Concurso Vestibular UFRGS. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.; BOHRER, J. C. S.. Seleção de Professor Substituto de Canto. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
CARPENA, L. B.; ABREU, C. S.; NUNES, H. M. S.. Banca de Prova Específica/Permanência em Curso. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
CARVALHO, S. H. M.; ABREU, C. S.; OLIVEIRA, V. G.. Banca de Prova de Permanência em Curso - Lic. em Música. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
ABREU, C. S.; CARVALHO, S. H. M.; BOHRER, J. C. S.; OLIVEIRA, V. G.. Prova Específica de Licenciatura e Bacharelado em Canto do Concurso Vestibular UFRGS. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
31st ISME World Conference on Music Education.Bossa Nova Workshop. 2014. (Outra).

2.
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino Superior em Música.A Prática Musical Coletiva como Paradigma no Ensino de Música Popular na UFRGS. 2013. (Simpósio).

3.
16º Porto Alegre em Cena.Oficina de Atuação - Temática Família. 2009. (Oficina).

4.
Palestra: Higiene Vocal para Voz Falada e Cantada.Execução de uma Canção para Análise Vocal. 2008. (Outra).

5.
8º Festival Música nas Montanhas.Canto - Repertório. 2007. (Outra).

6.
8º Festival Música nas Montanhas.Canto - Ópera Studio. 2007. (Outra).

7.
Seminário A Canção Popular. 2007. (Seminário).

8.
XXV Oficina de Música de Curitiba.Técnica Vocal e Interpretação de Ópera - XXV - Erudita. 2006. (Oficina).

9.
16º Painel FECORS de Regência Coral.Integrante do grupo vocal de convidados. 2005. (Outra).

10.
Crítica Construtiva - Ferramentas para sua Elaboração. 2005. (Outra).

11.
I Festival de Música Antiga de Porto Alegre.Cantora. 2004. (Outra).

12.
XIX Oficina de Música.Montagem do Musical Gota D'Água - MPB. 2001. (Oficina).

13.
XIX Oficina de Música.Canto Repertório - MPB. 2001. (Oficina).

14.
VI Semana de Letras.A Fala Modificada do Professor de Língua Estrangeira em Grupos de Nível de Proficiência Diferenciados. 2000. (Outra).

15.
Avaliação em Língua Materna, em Línguas Estrangeiras, em... Novas Tendências, Novos Paradigmas. 1999. (Outra).

16.
Despertando Talentos: Desafios para o Ensinar e o Aprender nas Áreas do Conhecimento (1º, 2º e 3º Graus). 1999. (Outra).

17.
Oficinas para quem gosta de ensinar. 1999. (Oficina).

18.
V Semana de Letras. 1998. (Outra).

19.
IV Semana de Letras. 1997. (Outra).

20.
X Encontro Gaúcho dos Estudantes de Letras - EGEL. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, C. S.; PRASS, L. ; RAJOBAC, R. ; STEIN, M. ; ZANATTA, L. S. ; SANTOS, J. C. P. . I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. 2015. (Congresso).

2.
ABREU, C. S.; FRANK, H. ; CARVALHO, S. H. M. ; LERNER, L. L. ; PESSATI, K. ; DIEL, A. M. ; PIRES, E. M. Q. . Masterclasses e Recitais de Canto 2010. 2010. (Outro).

3.
ABREU, C. S.; MARTINS, J. D. ; GERLING, C. M. P. C. . Masterclass com Jessé Martins (correpetidor). 2009. (Outro).

4.
ABREU, C. S.; LERNER, L. L. ; DIEL, A. M. ; CARVALHO, S. H. M. . Masterclass de Canto com Linus Lerner. 2009. (Outro).

5.
ABREU, C. S.; BOELTER, B. G. ; BEYER, E. S. W. ; PIRES, E. M. Q. . Palestra com Aplicação Prática: Métodos de Canto Abt, Panofka e Panseron. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Veronica Sommer. Projeto de Graduação em Música Popular. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Jessé Heber Ramos de Flor. Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariane Wink. ARRANJOS MUSICAIS PARA O GRUPO ACAPELLA VOICE IN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

2.
Daniela Ayres da Rocha. Recital de Graduação - Canto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

3.
Deizi Carini Dias Nascimento. Recital de Graduação - Canto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

4.
Raquel Helen dos Santos Fortes. Recital de Graduação - Canto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

5.
Elisa Lopes Araújo. Recital de Graduação - Canto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

6.
Suelen Scholl Matter. Recital de Graduação - Canto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

7.
Débora Menegaz Faustino. Recital de Graduação - Canto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

8.
Gabriela Melo Garcia. Recital de Graduação - Canto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

9.
MICHELLE ARYPE GIRARDI LORENZETTI. Recital de Graduação - Canto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

10.
Sérgio Oldair dos Santos. Recital de Graduação - Canto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

11.
Gisele Rebollo de Santi. Recital de Graduação - Canto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

12.
Carlos Leonam Dornelles D'Elia. Recital de Graduação - Canto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

13.
Regina Machado Schaumlöffel. Recital de Graduação - Canto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

14.
Raissa Ferreira Panatieri. Recital de Graduação - Canto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

15.
Bianca Canterle Obino Correa. Recital de Graduação - Canto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

16.
Flávio Lopes de Oliveira. Recital de Graduação - Canto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

17.
Ricardo Barpp de Lima. Recital de Graduação - Canto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.

Orientações de outra natureza
1.
Amanda Vidal de Oliveira. Monitora em CRECHE DESCOBRINDO O MUNDO. 2017. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Caroline Soares de Abreu.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, C. S.. Analytical Possibilities for Brazilian Popular Songs: a Possible Interpretation for a Gal Costa Performance of Folhetim, by Chico Buarque. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ABREU, C. S.; SANTOS, J. C. P. . 'Ópera do Malandro', by Chico Buarque: an aproach to Brazilian popular songs studies, analysis and performance in undergradute Popular Music classes at UFRGS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 19:12:10