Antonio Wilson Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5987831478339683
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes, 1996), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2003) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2012). Atualmente é professor na Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, computação gráfica, modelagem geométrica e reconhecimento de padrões. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Wilson Vieira
Nome em citações bibliográficas
ANTONIO W. VIEIRA;ANTONIO W. V.;A. W. VIEIRA;A. WILSON VIEIRA;VIEIRA, ANTONIO W.;VIEIRA, ANTONIO WILSON

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Montes Claros, CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Campus Universitário
Todos os Santos
39401089 - Montes Claros, MG - Brasil - Caixa-postal: 126
Telefone: (038) 99660068
Fax: (038) 32298270
URL da Homepage: http://www.dcc.ufmg.br/~awilson


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Densidade de ocupação espacial como representação para comparação de nuvens de pontos e aplicações, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Mário Fernando Montenegro Campos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
2002 - 2003
Mestrado em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Uma Abordagem Topológica para Simplificação de Malhas,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Hélio Côrtes Lopes Vieira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1992 - 1996
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

05/2001 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo, Análise Real, Espaços Métricos, Geometria Analítica, Computação Gráfica
01/2008 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Linhas de pesquisa
Visão Computacional
01/2005 - 12/2008
Extensão universitária , CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Atividade de extensão realizada
COORDENADOR DA OBMEP - OLIMPIADA BRASILEIRA DE MATEMATICA DAS ESCOLAS PUBLICAS.
01/2005 - 12/2006
Direção e administração, CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2005 - 12/2006
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM MATEMÁTICA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA
TOPICOS DE ESPAÇOS MÉTRICOS II
02/2002 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Linhas de pesquisa
Computação Gráfica

Instituto Superior de Educação Ibituruna, ISEIB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 20


Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica, Carga horária: 20


RIMA Industrial SA, RIMA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico em Programação, Carga horária: 44



Linhas de pesquisa


1.
Computação Gráfica
2.
Matemática Aplicada e Visão Computacional
3.
Visão Computacional


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudo de Pontos de Interesse Espaço-Temporal para Reconhecimento de Ações em Vídeo
Descrição: Este trabalho propõe o estudo e aprimoramento de metodologias para descrição de vídeo para fins de classificação usando ferramentas de modelagem matemática e computacional. Enquanto que o reconhecimento de padrões para classificação de imagens dispõe de um grande conjunto de ferramentas, tanto para detecção quanto para descrição matemática dos pontos de interesse, trabalhos equivalentes em relação à classificação de vídeo ainda são incipientes. Por outro lado, é cada vez maior a demanda por classificação de vídeo, tanto para fins de vigilância como na interpretação das linguagens de sinais e automatização. Essa demanda se torna ainda mais relevante devido à grande disponibilidade de dispositivos capazes de registrar vídeos e realizar processamento em tempo real. Em nossa proposta, dividimos o problema em etapas de forma a propor contribuições locais para os subproblemas identificados como Detecção de pontos de interesse, Extração de características, Vocabulário Visual e Classificação de vídeos. Para detecção de pontos de interesse, pretendemos explorar a representação implícita dos dados e suas propriedades diferenciais. Para extração de características, nossa proposta inclui o uso de derivativas gaussianas e outros filtros de resposta local com suporte compacto. Nas etapas de construção do vocabulário visual e classificação devemos usar ferramentas convencionais de reconhecimento de padrões em imagens com adaptações necessárias ao caso particular da classificação de vídeo. Para experimentos e validação dos métodos desenvolvidos, serão utilizadas bases de dados públicas de vídeo de forma a gerar resultados comparáveis com a literatura da área.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Antonio Wilson Vieira - Coordenador / Marcos Flávio Silveiira V. D'angelo - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Modelos Implícitos como Representação para Comparação de Nuvens de Pontos
Descrição: Este trabalho propõe o desenvolvimento modelos implícitos como como representação de alto nível para objetos dados por nuvens de pontos em aplicações que requerem comparação entre diferentes objetos capturados por scanner 3D. Abordagens tradicionais utilizam métricas complexas que incluem informação estatística associada à distribuição subjacente aos pontos e são fortemente dependentes do modelo e do número de distribuições associadas ao conjunto. No entanto, além de tais métodos terem alto custo computacional para gerar uma abstração dos dados, as formas são limitadas a algumas primitivas implícitas, como quádricas e super- quádricas, que pouco se ajustam aos dados. Em nosso trabalho usamos uma função de base radial (RBF) com centro em cada ponto da nuvem para construir uma função contínua, suave por partes, de forma que a hiperfície de nível associada a uma determinada densidade, obtida por otimização, defina a bordo de um volume que contenha todos os pontos da amostra. Desta forma, obtemos o agrupamentos dos pontos por densidade de ocupação espacial. A vantagem do agrupamento com base em densidade espacial é que as formas dos objetos não estão limitadas a nenhum conjunto de primitivas específicas, mas são bastante flexíveis para descrever uma variedade ampla de objetos com respeito à sua geometria e topologia. Esse agrupamento por densidade já é utilizado na literatura para propor um método de agrupamento hierárquico baseado em superfícies implícitas que são adequados para a visualização de grandes conjuntos de dados e, ainda, para detecção de mudança em navegação autônoma de robôs móveis. Esta estratégia, entretanto, depende do armazenamento prévio de valores nos vértices de uma grade amostral e será eficiente enquanto a questão de memória não for um problema. A fim de evitar o armazenamento em uma grade, pretendemos descrever a densidade global por aprendizagem de um subconjunto de pontos com pesos associados em um processo de otimização para melhor aproximar o campo de densidade desejado. Apesar de ser computacionalmente mais caro, essa abordagem leva a um modelo matemático do campo de densidade, evitando o uso de armazenamento na grade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Wilson Vieira - Coordenador.
2013 - Atual
Estudo de Invariantes Geométricos para Reconhecimento de Ações em Seqüências de Nuvens de Pontos
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa desenvolver estudos a cerca do reconhecimento automático de ações humanas em seqüências de nuvens de pontos obtidas por dispositivos de captura de imagem tridimensional. Em diversos cenários, o reconhecimento automático de ações e gestos é importante, tanto para atividades de monitoramento como para atividades de controle como largamente explorado para controle remoto de dispositivos domésticos ou console para jogos eletrônicos controlados por gestos. Em nossa abordagem, estudamos o desenvolvimento de invariantes geométricos a serem usados para identificar poses dos corpo humano em nuvens de pontos e modelagem paramétrica da dinâmica temporal de forma a permitir a descrição das diversas ações como pontos em espaços de alta dimensionalidade onde métricas adequadas são aplicadas para a comparação e classificação automática. Pretende-se adaptar técnicas de classificação de dados obtidos em ambiente controlado para classificação dados ruidosos, obtidos em ambiente não controlado, onde a presença de ruído precisa ser tratada para permitir a classificação em níveis satisfatórios. Os resultados desta pesquisa devem gerar softwares de reconhecimento de gestos com maior precisão, úteis no desenvolvimento de interface realista para jogos, bem como no desenvolvimento de controle de dispositivos diversos por gestos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Wilson Vieira - Coordenador.
2004 - 2005
Elementos matemáticos para computação gráfica
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de software matemático para o estudo de curvas e superfícies a partir de sua descrição por funções matemáticas de forma implícita, explícita e paramétrica. Além disso, curvas e superfícies obtidas por técnicas de modelagem matemática ou scanner 3D serão utilizadas para estudo de características da topologia combinatória a partir da sua descrição por malhas triangulares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Antonio Wilson Vieira - Coordenador.Número de orientações: 2


Outros Projetos


2018 - Atual
(Re)pensando os Fundamentos da Matemática para uma (Re)Construção Crítica dos Números
Descrição: Não é comum encontrarmos estudantes da Educação Básica sem um sentido claro do que seja números naturais, números inteiros, números racionais e irracionais. Além disso, é muito limitada a compreensão da noção de conjuntos e funções no Ensino Médio e Funamental. Os prejuízos causados pela pouca compreensão destes conceitos afetam o conhecimento em outros campos da matemática. Este projeto tem como objetivo principal propor um livro para a disciplina Fundamentos da Matemática do curso de Matemática da Unimontes. O nome do livro será Fundamentos da Matemática, onde discutiremos conjuntos, relações, funções, números naturais, números inteiros, números racionais, números reais e números complexos. Neste livro vamos introduzir notas históricas, contextualizando o surgimento de problemas envolvendo cada tópico, com atividades que fundamentem todo o conhecimento visto na Educação Básica. Este livro tem como objetivo ser referência num curso de Licenciatura em Matemática, bem como para os professores da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Antonio Wilson Vieira - Coordenador / Narciso da Hora Lisboa - Integrante / Rosivaldo Antônio Gonçalves - Integrante / Luiz Carlos Gabriel Filho - Integrante / Sebastião Alves de Souza - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Multimedia Tools and Applications
2016 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Human-Machine Systems
2016 - Atual
Periódico: Computers & Graphics
2018 - Atual
Periódico: JOURNAL OF VISUAL COMMUNICATION AND IMAGE REPRESENTATION


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Melhor projeto de tese de doutorado apresentado na semana de seminários DCC/UFMG, DCC/UFMG.
2004
Front Cover, Sibgrapi., SBC.
2003
Best Paper Award - Computer Graphics, Sibgrapi., SBC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEIRELES, AGNES BATISTA2015MEIRELES, AGNES BATISTA ; VIEIRA, ANTONIO WILSON ; CORPAS, LIVIA ; VANDENBERGHE, BART ; BASTOS, FLAVIA SOUZA ; LAMBRECHTS, PAUL ; CAMPOS, MARIO MONTENEGRO ; LAS CASAS, ESTEVAM BARBOSA DE . Dental wear estimation using a digital intra-oral optical scanner and an automated 3D computer vision method. Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering, v. x, p. 1-8, 2015.

2.
VIEIRA, ANTONIO W.2014VIEIRA, ANTONIO W.; NASCIMENTO, ERICKSON R. ; OLIVEIRA, GABRIEL L. ; LIU, ZICHENG ; CAMPOS, MARIO F.M. . On the improvement of human action recognition from depth map sequences using Space-Time Occupancy Patterns. Pattern Recognition Letters, v. 36, p. 221-227, 2014.

3.
OLIVEIRA, GABRIEL L.2014OLIVEIRA, GABRIEL L. ; NASCIMENTO, ERICKSON R. ; VIEIRA, ANTONIO W. ; CAMPOS, MARIO F.M. . Sparse Spatial Coding: A novel approach to visual recognition. IEEE Transactions on Image Processing, v. 23, p. 1-1, 2014.

4.
VIEIRA, ANTONIO W.2014VIEIRA, ANTONIO W.; DREWS, PAULO L. J. ; CAMPOS, MARIO F. M. . Spatial Density Patterns for Efficient Change Detection in 3D Environment for Autonomous Surveillance Robots. IEEE Transactions on Automation Science and Engineering, v. 11, p. 1-9, 2014.

5.
NASCIMENTO, E. R.2013NASCIMENTO, E. R. ; OLIVEIRA, G. L. ; ANTONIO W. VIEIRA ; CAMPOS, M. F. M. . On the development of a robust, fast and lightweight keypoint descriptor. Neurocomputing (Amsterdam), v. 120, p. 141-155, 2013.

6.
MIRANDA, LEANDRO2013MIRANDA, LEANDRO ; VIEIRA, Thales ; MARTÍNEZ, DIMAS ; LEWINER, Thomas ; VIEIRA, ANTONIO W. ; CAMPOS, MARIO F.M. . Online gesture recognition from pose kernel learning and decision forests. Pattern Recognition Letters, v. 39, p. 65-73, 2013.

7.
ANTONIO W. VIEIRA;ANTONIO W. V.;A. W. VIEIRA;A. WILSON VIEIRA;VIEIRA, ANTONIO W.;VIEIRA, ANTONIO WILSON2004 ANTONIO W. VIEIRA; LEWINER, Thomas ; VELHO, Luiz ; LOPES, Hélio ; TAVARES, Geovan . Stellar Mesh Simplification Using Probabilistic Optimization. Computer Graphics Forum (Online), Estados Unidos, v. 23, n.4, p. 825-838, 2004.

8.
LEWINER, Thomas2003 ANTONIO W. VIEIRA; LEWINER, Thomas ; LOPES, Hélio ; TAVARES, Geovan . Efficient Implementation of Marching Cubes' Cases with Topological Guarantees. Journal of Graphics Tools, Estados Unidos, v. 8, n.2, p. 1-15, 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. L. ; NASCIMENTO, E. R. ; ANTONIO W. VIEIRA ; CAMPOS, M. F. M. . Sparse Spatial Coding: A Novel Approach for Efficient and Accurate Object Recognition. In: IEEE International Conference on Robotics and Automation - ICRA, 2012, St. Paul, MN. Proceedings of IEEE International Conference on Robotics and Automation, 2012., 2012. p. 2592-2598.

2.
ANTONIO W. VIEIRA; NASCIMENTO, E. R. ; OLIVEIRA, G. L. ; LIU, Z. ; CAMPOS, M. F. M. . STOP: Space-Time Occupancy Pattern for 3D Action Recognition from Depth Map Sequences. In: 17th Iberoamerican Congress on Pattern Recognition (CIARP), 2012, Buenos Aires. 17th Iberoamerican Congress on Pattern Recognition, 2012, 2012.

3.
ANTONIO W. VIEIRA; LEWINER, Thomas ; SCHWARTZ, W. R. ; CAMPOS, M. F. M. . Distance Matrix as Invariant Feature for Classifying MoCap Data. In: 21st International Conference on Pattern Recognition, ICPR, 2012, Tsukuba Science City. Proceedings of 21st International Conference on Pattern Recognition.

4.
NASCIMENTO, E. R. ; OLIVEIRA, G. L. ; CAMPOS, M. F. M. ; ANTONIO W. VIEIRA ; SCHWARTZ, W. R. . BRAND: A Robust Appearance and Depth Descriptor for RGB-D Images. In: 2012 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems, 2012, Vilamoura-Algarve, Portugal. 2012 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems, 2012.

5.
NASCIMENTO, E. R. ; SCHWARTZ, W. R. ; OLIVEIRA, G. L. ; ANTONIO W. VIEIRA ; CAMPOS, M. F. M. ; MESQUITA, D. B. . Appearance and Geometry Fusion for Enhanced Dense 3D Alignment. In: XXV Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2012, Ouro Preto, Brasil. XXV Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2012.

6.
MIRANDA, L. ; VIEIRA, Thales ; MOREIRA, D. M. ; LEWINER, Thomas ; ANTONIO W. VIEIRA ; CAMPOS, M. F. M. . Real-time gesture recognition from depth data through key poses learning and decision forests. In: XXV Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2012, Ouro Preto, Brasil. XXV Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI). Los Alamitos, CA: IEEE, 2012.

7.
ANTONIO W. VIEIRA; DREWS JUNIOR, P. L. J. ; CAMPOS, M. F. M. . Efficient Change Detection in 3D Environment for Autonomous Surveillance Robots based on Implicit Volume. In: IEEE International Conference on Robotics and Automation - ICRA, 2012, St. Paul, MN. Proceedings of IEEE International Conference on Robotics and Automation, 2012., 2012. p. 29999-3004.

8.
NASCIMENTO, E. R. ; OLIVEIRA, G. L. ; ANTONIO W. VIEIRA ; CAMPOS, M. F. M. . Improving Object Detection and Recognition for Semantic Mapping with an Extended Intensity and Shape based Descriptor. In: IROS 2011 workshop - Active Semantic Perception and Object Search in the Real World (ASP-AVS-11), 2011, 2011, San Francisco. IROS Workshop ASP-AVS-11, 2011, 2011.

9.
ANTONIO W. VIEIRA; NETO, A. A. ; MACHARET, D. G. ; CAMPOS, M. F. M. . Mesh Denoising Using Quadric Error Metric. In: 23rd SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2010, Gramado. Proceedings of 23rd SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2010. p. 247-254.

10.
LEWINER, Thomas ; LOPES, Hélio ; ROSSIGNAC, Jarek ; ANTONIO W. VIEIRA . Efficient Edgebreaker for surfaces of arbitrary topology. In: 17th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2004, Curitiba, PA. Proceedings of SIBGRAPI/SIACG 2004. Washington: IEEE Computer Society, 2004. v. 17. p. 218-225.

11.
TAVARES, Geovan ; SANTOS, Rogério ; LOPES, Hélio ; LEWINER, Thomas ; ANTONIO W. VIEIRA . Topological Reconstruction of Oil Reservoirs from Seismic Surfaces. In: International Association for Mathematical Geology 2003, 2003, Portsmouth, UK. IAMG 2003 - International Association for Mathematical Geology, 2003.

12.
ANTONIO W. VIEIRA; LOPES, Hélio . Mesh Simplification and Compression Made Simple Using the Corner-Table. In: Brazilian Workshop on Games and Digital Entertainment, 2003, Salvador, BA. Proceedings of the second edition of the Brazilian Workshop on Games and Digital Entertainment, 2003. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
A. W. VIEIRA; BORGES, M. S. ; GUEDES, L. F. ; LACERDA, B. L. . PROPOSTA DE UM DESCRITOR GEOMÉTRICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS_CORRESPONDENTES EM PARES DE NUVENS DE PONTOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
A. W. VIEIRA; CARVALHO JUNIOR, A. B. . Perspectivas e potencialidades computacionais com a Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
A. W. VIEIRA; BARBOSA, L. P. ; DAVID, L. M. ; SOUZA, M. ; KOBAYASHI, M. K. . Comissão Especial Mista para Avaliação de Proposta de Política Linguística da Unimontes. 2018.

Programas de computador sem registro
1.
VIEIRA, ANTONIO W.. SDP Change detection. 2012.

2.
VIEIRA, ANTONIO W.; LIU, ZICHENG . STOP Gesture recognition. 2011.

3.
VIEIRA, ANTONIO W.. QEM Mesh denoiser. 2010.

4.
VIEIRA, ANTONIO W.. Automatic Tangram Solver. 2009.

5.
VIEIRA, ANTONIO W.. Boids simulator environment. 2009.

6.
VIEIRA, ANTONIO W.. 3D Mesh viewer. 2005.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DANGELO, M. F. S. V. ; VIEIRA, ANTONIO W. . Potencialidades e inovação com pesquisa/iniciação científica para a área de Computação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Dias Filho, J. H.; LÓPEZ, J. L.; PAIVA, E. C.; A. W. VIEIRA. Participação em banca de Katia Ferreira Guimarães Benfica. Estudo de Espectros Mössbauer de Ferritas e/ou Ferrrofluidos Funcionalizados com Óleos Essenciais de Vegetais do Cerrado. 2018. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
A. W. VIEIRA; DANGELO, M. F. S. V.; Maia, R. D.; INACIO, M. J.. Participação em banca de Aparecido Juneo dos Santos. Aplicação do Alinhamento de Imagens Térmicas para Detecção de Falhas em Equipamentos Elétricos. 2018. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

3.
Dias Filho, J. H.; A. W. VIEIRA; PAIVA, E. C.; Maia, R. D.. Participação em banca de Ernando Campos Ferreira. Comparação Entre dois Modelos de Ajustes de Espectros Mössbauer de Nanopartículas Magnéticas. 2018.

4.
Dias Filho, J. H.; LÓPEZ, J. L.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de Wesley de Oliveira Barbosa. Otimização de Parâmetros de Modelo Matemático da Forma de Linha Mösbauer Aplicado a Sistemas Magnéticos Granulares Nanométricos. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

5.
VIEIRA, ANTONIO W.; Veloso, R. R.; DANGELO, M. F. S. V.. Participação em banca de Josiane de Oliveira Fagundes de Araújo. Pontos de interesse espaço-temporal para reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais em vídeos. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

6.
Lisboa, N. H.; Dias Filho, J. H.; BRITO, N. L. C.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de André José Pereira. Discretização de Equações Diferenciais Parciais Parabólicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

7.
Veloso, R. R.; DANGELO, M. F. S. V.; VIEIRA, ANTONIO W.; MENDES, J. B.. Participação em banca de Hugo Andrei Mendes da Silva. Um modelo para predição de desempenho de pesquisadores na grande área de conhecimento Ciência da Computação. 2016. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

8.
NASCIMENTO, E. R.; CAMPOS, M. F. M.; de CASTRO, P. M. M.; FRANCISCO JUNIOR, A.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de Daniel Balbino de Mesquita. Uma abordagem para obtenção de mapas de profundidade e imagens em super-resolução utilizando dados RGB-D. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Pádua, F. L. C.; Lopes, A. P. C.; A. W. VIEIRA; Gomes, D. M.; Fernandes, J. L. A.; Farias, A. A. P.. Participação em banca de Darlan Nunes de Brito. Calibração de Câmeras Baseada em Álgebra Intervalar. 2018. Tese (Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
Pádua, F. L. C.; Lopes, A. P. C.; Gomes, D. M.; VIEIRA, ANTONIO W.; Farias, A. A. P.; Fernandes, J. L. A.. Participação em banca de Darlan Nunes de Brito. Calibração Automática de Câmeras Baseada em Álgebra Intervalar. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
A. W. VIEIRA; INACIO, M. J.; Maia, R. D.. Participação em banca de Leonardo Vieira Guimarães. Classificação de Uva Baseada em Sistemas Inteligentes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
A. W. VIEIRA; DANGELO, M. F. S. V.; CARVALHO JUNIOR, A. B.; BARROS, W. F.. Participação em banca de Matheus Silveira Borges. Proposta de um Descritor Geométrico para o Registro Automático de Nuvens de Pontos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

3.
Dias Filho, J. H.; Lisboa, N. H.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de Kátia Ferreira Guimarães. Estudo dos Espectros Mössbauer de Ferritas e/ou Ferrofluidos Funcionalizados com Òleos Essenciais de Vegetais do Cerrado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

4.
VIEIRA, ANTONIO W.; DANGELO, M. F. S. V.; Maia, R. D.; INACIO, M. J.. Participação em banca de Aparecido Juneo dos Santos. Aplicação do Registro de Imagens Térmicas para Detecção de Falhas em Circuitos Elétricos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

5.
Lisboa, N. H.; Dias Filho, J. H.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de André José Pereira. DISCRETIZAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

6.
Lisboa, N. H.; Dias Filho, J. H.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de Waldomiro Rodrigues Borba Junior. PROCESSOS ITERATIVOS PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE DIRECHLET EM DOMÍNIOS LIMITADOS DO R2. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

7.
Dias Filho, J. H.; VIEIRA, ANTONIO W.; Gonçalves, R. A.. Participação em banca de Hernando Campos Ferreira. COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MODELOS DE AJUSTES DE ESPECTROS MÖSSBAUER DE NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

8.
Maia, R. D.; Maia, N. A.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de Eugênio Monteiro da Silva Júnior. Estimativa de Volume de Madeira de Eucalípto Utilizando Redes Artificiais Tipo RBF. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

9.
Maia, N. A.; dos Santos, N. F.; VIEIRA, ANTONIO W.. Participação em banca de Pedro Cândido do Nascimento Filho. Otimização do Consumo de Energia em uma Rede de Sensores Sem Fio Utilizando Agentes Inteligentes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11o FEPEG - Forum de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).

2.
XIX Encontro Nacional de Modelagem Computacional - ENMC. Pontos de Interesse Espaço Temporal para Reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais. 2016. (Congresso).

3.
17th Iberoamerican Congress on Pattern Recognition, CIARP, Buenos Aires, 2012. STOP: Space-Time Occupancy Patterns for Human Action Recognition from Depth Map Sequences. 2012. (Congresso).

4.
21st International Conference on Pattern Recognition, ICPR, Tsukuba/Japão, Nov/2012dds. Distance Matrices as Invariant Features for Classifying MoCap Data. 2012. (Congresso).

5.
IEEE International Conference on Robotics and Automation, ICRA, St Paul/USA, May/2012. Efficient Change Detection in 3D Environment for Autonomous Surveillance Robots based on Implicit Volume. 2012. (Congresso).

6.
23rd SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images. Mesh Denoising Using Quadric Error Metric. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
MATHEUS SILVEIRA BORGES. LEVANTAMENTO ESTRUTURAL DE EDIFICAÇÕES POR MEIO DE RECONSTRUÇÃO POR SCANNER 3D.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros. (Orientador).

2.
Aparecido Juneo dos Santos. Alinhamento deformável em imagens de termovisão. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Elisa Maria Alves. Estudo de pontos de interesse espaço-temporal para reconhecimento de ações em vídeo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Aparecido Juneo dos Santos. Aplicação do Alinhamento de Imagens Térmicas para Detecção de Falhas em Equipamentos Elétricos. 2018. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros, . Orientador: Antonio Wilson Vieira.

2.
Josiane de Oliveira Fagundes de Araújo. Pontos de interesse espaço-temp oral para reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais em vídeos. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros, . Orientador: Antonio Wilson Vieira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ADRIANA MARTINS DA SILVA. UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA CURVA DE PEANO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM MATEMÁTICA SUPERIOR) - Universidade Estadual de Montes Claros. Orientador: Antonio Wilson Vieira.

2.
FREDY COELHO RODRIGUES. UM ESTUDO DO CONJUNTO DE CANTOR E SUAS PROPRIEDADES NOTÁVEIS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM MATEMÁTICA SUPERIOR) - Universidade Estadual de Montes Claros. Orientador: Antonio Wilson Vieira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JANAINA DE SOUZA OLIVEIRA. RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS APARTIR DE TOMOGRAFIAS COPUTADORIZADAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Antonio Wilson Vieira.

Iniciação científica
1.
Gustavo Willer Ferreira. Modelagem gráfica para reconhecimento de ações em nuvens de pontos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Sistemas) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Antonio Wilson Vieira.

2.
Jose Lisboa Gondin Junior. Soluções geométricas em elementos matemáticos para computação gráfica. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Antonio Wilson Vieira.

3.
Janaina de Souza Oliveira. Solução de software em elementos matemáticos para computação gráfica. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Antonio Wilson Vieira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovado em 1o lugar no concurso público para cargo de professor de Matemática na área de concentração Análise Real do IFNMG, edital 2014/1.

Aprovado em 1o lugar no concúrso público para cargo de professor de Processamento Gráfico da Universidade Estadual de Montes Claros, 2014.

Aprovado em 1o lugar no concurso público para cargo de professor de Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros, 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 23:46:20