Rafael Andre Lourenço

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2395537952539818
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Oceanografia Química e Geológica pelo Instituto Oceanográfico - USP (2007). Entre 2007 e 2015 trabalhou como pesquisador no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES). Atuou também como consultor para a empresa DTA-Engenharia entre 2007 e 2014. Atualmente é Professor Doutor no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, contaminantes orgânicos, hidrocarbonetos, sedimentação, marcadores orgânicos moleculares, bioacumulação e biomarcadores geoquímicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Andre Lourenço
Nome em citações bibliográficas
LOURENÇO, R. A.;LOURENÇO, RAFAEL A.;Lourenço, Rafael Andre;ANDRÉ LOURENÇO, RAFAEL;LOURENÇO, RAFAEL ANDRÉ;LOUREN?O, RAFAEL?ANDR?

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico.
Praça do Oceanográfico, 191 Sala 186
Butantã
05508120 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30916595


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Oceanografia Química e Geológica.
Instituto Oceanografico - USP, IO USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Autônoma de Barcelona (Orientador: Antoni Rosell-Melé).
Título: Aplicação de Marcadores Orgânicos Moleculares em Estudos Oceanográficos e Paleoceanográficos : Estudo de Caso na Margem Continental Superior do Sudeste do Brasil, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Márcia Caruso Bícego.
Coorientador: Michel Michaelovich de Mahiques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: biomarcadores geoquímicos; paleoceanografia; Alta Resolução; hidrocarbonetos alifáticos; esteróis; alquenonas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2001 - 2003
Mestrado em Oceanografia Química e Geológica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Metodologia para Determinação de Biomarcadores Geoquímicos Orgânicos em Sedimentos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Márcia Caruso Bicego.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alquenonas; biomarcadores geoquímicos; esteróis; hidrocarbonetos alifáticos; hidrocarbonetos aromáticos; Índice Uk37.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica / Especialidade: Geoquímica Marinha.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1996 - 2000
Graduação em Química.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Preservation Potencial of Climate Signals. (Carga horária: 35h).
Institute of Environmental Science and Technology, ICTA - UAB, Espanha.


Atuação Profissional



Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello, CENPES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Químico - Nível Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na área de avaliação e monitoramento ambiental em áreas de interesse da indústria do petróleo e gás. Especialista em análise e interpretação de compostos orgânicos relacionados à indústria do petróleo. Especialista cromatografia gasosa associada a espectrometria de massas e detecção de ionização de chama.

Atividades

07/2007 - 03/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello, .


DTA Engenharia, DTA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 20
Outras informações
Especialista em avaliação e monitoramento ambiental em áreas passíveis de dragagem e disposição de material dragado em regiões oceânicas em áreas portuárias. Especialista em avaliação e monitoramento ambiental no entorno de emissários submarinos de esgoto e estações de tratamento de esgoto.

Atividades

05/2007 - 01/2014
Pesquisa e desenvolvimento , DTA - Engenharia - Ambiental, .

05/2007 - 01/2014
Serviços técnicos especializados , DTA - Engenharia - Ambiental, .

Serviço realizado
Avaliação e monitoramento ambiental em áreas portuárias..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Doutor no Insituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo - Departamento de Oceanografica Física, Química e Geológica (DOF).



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação e monitoramento ambienal em regiões portuárias

Objetivo: Especialista em avaliação e monitoramento ambiental em áreas passíveis de dragagem e disposição de material dragado em regiões oceânicas em áreas portuárias. Especialista em avaliação e monitoramento ambiental no entorno de emissários submarinos de esgoto e estações de tratamento de esgoto..
Palavras-chave: Dragagem; Monitoramento Ambiental.
2.
Avaliação e monitoramento ambiental em áreas de interesse da indústria do petróleo e gás

Objetivo: Monitoramento ambiental nas áreas de interess e influência da PETROBRAS, Avaliação de compostos orgânicos derivados da indústria do petróleo, Desenvolvimento de métodos expeditos para análise de compostos organicos em regiões marinhas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Bioacumulação; biomarcadores geoquímicos; hidrocarbonetos alifáticos; hidrocarbonetos aromáticos; Metabólito de HPA.


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Estudo de bioacumulação de contaminantes orgânicos presentes na água do mar nos ecossistemas marinhos do Sistema Estuarino de Santos - São Vicente e do sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape
Descrição: O Estuário de Santos no litoral de São Paulo é uma das mais importantes regiões econômicas do Brasil. Com alta densidade populacional, a cidade de Santos abriga o maior porto comercial da América Latina e um dos maiores e mais importantes complexos petroquímicos e metalúrgicos do Brasil, o complexo industrial de Cubatão. A atividade portuária juntamente com a atividade industrial em uma região populosa acaba por gerar uma grande carga de poluentes orgânicos como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e compostos organoclorados, que alcançam o estuário via drenagem fluvial, efluentes industriais e esgotos domésticos. Já a região de Cananéia, ao sul do Estado de São Paulo, apresenta pouca atividade antrópica e não conta com portos importantes ou indústrias, contudo tem na agricultura, especificamente o cultivo de banana, uma das principais atividades econômicas da região. Os insumos agrícolas e pesticidas utilizados na agricultura nessa região também alcançam o mar pela drenagem fluvial. Por se tratarem de regiões com intensa atividade de pesca para consumo humano, a identificação das concentrações de contaminantes orgânicos na água do mar é um fator importante devido à bioacumulação e biomagnificação desses compostos nos tecidos dos organismos. Uma vez que as concentrações de compostos orgânicos na água em geral são em nível-traço, a análise desses compostos por técnicas analíticas usuais requer a coleta de grandes volumes de água o que pode tornar o método inviável. De forma alternativa, podem ser usadas técnicas de pré-concentração desses compostos, como os dispositivos de membranas semipermeáveis (SPMD) e exposição de bivalves nas áreas de estudo. O objetivo do estudo proposto é avaliar a concentração de contaminantes orgânicos na água do mar no sistema estuarino de Santos e no sistema lagunar de Cananéia-Iguape através da exposição de bivalves e de SPMD a fim de se obter um melhor panorama das concentrações de HPA e organoclorados na água do mar nessas duas regiões além de avaliar a potencial bioacumulação desses compostos. A utilização de SPMD para análise de compostos orgânicos em água ainda é incipiente no Brasil. A execução do presente projeto auxiliaria na implementação de uma nova técnica para análise de compostos orgânicos em água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rafael Andre Lourenço - Coordenador / Marcia Caruso Bicego - Integrante / Satie Taniguchi - Integrante / Rosalinda Carmela Montone - Integrante / Fabiana Ribeiro Fontenelle - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Mudbelts do Sul e Sudeste do Brasil: Implicações sobre as influências antrópicas no ambiente marinho

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Caruso Bícego em 20/09/2016.
Descrição: ROJETO TEMÁTICO: Mudbelts são depósitos lamosos alongados, que podem apresentar expressão batimétrica, formas tridimensionais e características sedimentológicas que refletem o condicionamento tectônico, o clima do continente adjacente, aporte fluvial e dinâmica da plataforma continental. Plataformas continentais são ambientes muito sensíveis na interação continente-oceano; podem conter recursos que são escassos ao ser humano; influenciam no impacto de eventos de risco para a sociedade humana e podem ser um destino potencial para materiais antropogênicos. O objetivo principal do projeto é avaliar o potencial de acumulação de materiais antropogênicos na plataforma continental sul brasileira através do estudo de compostos orgânicos e metais depositados nas feições de "mudbelts" do Sul do Brasil. Esta avaliação será feita através da associação das características sedimentológicas e geoquímicas dos sedimentos depositados nos mudbelts de forma a diagnosticar os mecanismos de entrada de material terrígeno e de contaminantes na região de estudo, além de verificar a correlação entre a intensidade de atividades antrópicas regionais e a distribuição espacial/temporal destes compostos ao longo da região. A partir do conjunto de dados coletados, é esperado que se possa definir a estrutura extensão, continuidade, geometria e centro deposicsional dos "mudbelts" do sul e sudeste do Brasil; avaliar o potencial de acumulação de material continental e/ou antropogênico, gerando o primeiro inventário sobre a acumulação de materiais antropogênicos em sedimentos marinhos do Atlântico Sudoeste...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Caracterização da matéria orgânica sedimentar ao largo da Ilha de São Sebastião, na Plataforma Continental Sudeste Brasileira, através do uso de biomarcadores orgânicos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Caruso Bícego em 03/02/2017.
Descrição: A matéria orgânica sedimentar fornece uma variedade de indicadores que podem ser usados, tanto para definir a origem dos compostos presentes, como para construir os registros dos ambientes, marinhos e continentais, assim como auxiliar no entendimento de processos oceanográficos e climáticos. A Plataforma Continental Sudeste Brasileira pode ser divida em duas zonas distintas de sedimentação e composição de matéria orgânica devido aos diferentes processos hidrológicos que atuam nessa região. A Ilha de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, marca o ponto de convergência entre duas zonas e, portanto, a margem continental adjacente a esta região possui uma elevada taxa de sedimentação. Ambientes marinhos com uma alta taxa de sedimentação permitem a obtenção de registros sedimentares de alta resolução temporal. A utilização em conjunto de diferentes proxies geoquímicos, como isótopos estáveis de carbono e nitrogênio, metais e marcadores orgânicos moleculares, constitui uma importante ferramenta no estudo das mudanças climáticas e oceanográficas. Variações na abundância e na distribuição desses compostos ao longo dos testemunhos sedimentares podem fornecer registros dos paleoambientes continentais e marinhos. O projeto tem como objetivo principal fazer uma caracterização da matéria orgânica sedimentar em amostras de sedimento superficial e de testemunhos coletados ao largo da Ilha de São Sebastião na Plataforma Continental Sudeste Brasileira através da análise de biomarcadores orgânicos moleculares (n-alcanos, esteróis e alquenonas) e de carbono orgânico total, nitrogênio total e seus isótopos estáveis em registros sedimentares marinhos com a finalidade de avaliar do potencial de exportação do material terrígeno em direção ao oceano e as implicações desse aporte na produtividade de região; fazer uma associação das características da matéria orgânica sedimentar com as massas de água presentes na região de estudo e realizar uma avaliação da variabilidade temporal na deposição da matéria orgânica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Avaliação da contaminação marinha por poluentes orgânicos persistentes (POPs), hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) e metais através de grânulos de plástico encontrados nas praias do litoral do Estado de São Paulo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosalinda Carmela Montone em 30/03/2016.
Descrição: A presença de pellets ou grânulos de plástico nos oceanos e praias tem sido motivo de preocupação por causa da economia, estética e impactos ecológicos. Antes do destino final nas praias, esses grânulos flutuam no oceano e alguns poluentes, tais como poluentes orgânicos persistentes (POP) e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HPAs) podem ser adsorvidos com fatores de concentração de 106, assim como alguns metais. Esta adsorção é conhecida por ser dependente da cristalinidade, resistência do pellet, mas também do local de coleta. Neste estudo, a ocorrência de POPs, HPAs e metais pesados será avaliada em amostras de pellets de plástico coletados na superfície de areia de cerca de 40 praias em 13 localidades do litoral do estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Dentre esses locais, a Baixada Santista será avaliada em pequena escala através de 30 amostras de pellets de plástico coletadas ao longo das praias somente da Baía de Santos. Nessa região estão localizados o maior complexo industrial do país e o maior porto da América Latina. Além disso, existe uma importante contribuição de resíduos domésticos e industriais que é lançada diretamente no ambiente marinho. Os grânulos coletados também vão ser separados por cores a fim de avaliar a adsorção de poluentes em cada grupo. Os POPs e hidrocarbonetos serão extraídos em soxhlet e irão incluir pesticidas organoclorados (OCPs) que serão analisados por cromatografia em fase gasosa com detecção de captura de elétrons (GC-ECD), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HPAs), difenil éteres polibromados (PBDEs) e bifenilos policlorados (PCBs) quantificados por cromatografia em fase gasosa com espectrometria de massas (GC/MS). Os metais serão analisados através de digestão ácida e ICP-OES (plasma indutivamente acoplado - espectrometria de emissão atômica). Os resultados dessas análises irão mostrar a contaminação por POPs, HPAs e metais ao longo da costa de São Paulo e também mostrar a variação da concentração em pequena e grande escala com base nos critérios do International Pellet Watch..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2014
Avaliação da bioacumulação de contaminantes decorrentes da atividade de produção de óleo e gás em área marinha.
Descrição: Trata-se do estudo da biocumulação dos compostos derivados das atividades de produção de óleo e gás no ambiente marinho. A pesquisa foi desenvolvida na Bacia Potiguar (RN) e Bacia de Campos (RJ) onde foram implantados moluscos junto aos emissários submarinos de descarte de água produzida e junto às plataformas de produção de óleo e gás, além da coleta de peixes, algas para o estudo da bioacumulação. Foram utilizados também dispositos de membranas semipermeáveis (SPMDs) e membranhas de difusão em filmes finos por gradiente de concentração (DGT) para quantificação de HPAs e metais na água e garrfas préconcentradoras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2007 - 2014
Monitoramento das atividades de dragagem na área de disposição oceânica de material dragado da CODESP e suas regiões adjacentes
Descrição: Trata-se do monitoramento da qualidade da água e do sedimento da região oceânica e adjacências de onde é realizado o descarte do sedimento dragado do canal do porto de Santos, SP. A região monitorada contempla pontos amostrais que vão desde Santos até pontos próximos a Ilha Bela (São Sebastião, SP). Mensalmente são realizadas coletas de amostras de água ao longo da coluna de água, água de fundo e sedimento. Nessas amostras são realizadas análises dos compostos solicitados pelas resoluções CONAMA 357/05 e 344/04 além de outros. Relatórios mensais contendo os resultados dessas análises e interpretações ambientais são enviados para a Cia da Docas do Porto de Santos (CODESP) e CETESB..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica/Especialidade: Geoquímica Marinha.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
1° Colocado no 4° Prêmio IO-USP/FUNDESPA - Área de Oceanografia Química - Categoria Dissertação de Mestrado, Instituto Oceanográfico - USP - Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:18
Total de citações:175
Fator H:7
Lourenço, Rafael A  Data: 24/10/2018

SciELO
Total de trabalhos:21
Total de citações:359
Lourenço, R.A. (https://scholar.google.com/citations?user=PPRDT75gAAAAJ)  Data: 19/04/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:16
Total de citações:220
Lourenço, R.A. (https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=8717376600)  Data: 19/04/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOURENÇO, R. A.2018LOURENÇO, R. A.; FRANCIONI, ELEINE ; SILVA, A. H. M. F. T. ; MAGALHAES, C. A. ; GALLOTTA, F. D. C. ; Oliveira, F.F. ; SOUZA, J. M. ; Araujo, L.F.M. ; ARAUJO, L. P. ; Araujo, M.A. ; MENICONI, M. F. G. ; LOPES, M. A. F. S. B. G. . Bioaccumulation Study of Produced Water Discharges from Southeastern Brazilian Offshore Petroleum Industry Using Feral Fishes. ARCHIVES OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY, v. 74, p. 461-470, 2018.

2.
LOURENÇO, R. A.2017LOURENÇO, R. A.; MAGALHAES, C. A. ; MAHIQUES, M. M. ; TANIGUCHI, S. ; BICEGO, M. C. . Distribution of terrigenous and marine material along the Southeastern Brazilian continental margin. REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE, p. 118-125, 2017.

3.
LOURENÇO, R. A.2017LOURENÇO, R. A.; MARTINS, C. C. ; TANIGUCHI, S. ; MAHIQUES, M. M. ; Montone, R.C. ; MAGALHAES, C. A. ; BICEGO, M. C. . Distribution and evolution of sterols and aliphatic hydrocarbons in dated marine sediment cores from the Cabo Frio upwelling region, SW Atlantic, Brazil. Environmental Science and Pollution Research, p. 19888-19901, 2017.

4.
MAGALHAES, C. A.2017MAGALHAES, C. A. ; TANIGUCHI, S. ; LOURENÇO, R. A. ; Montone, R.C. . Organochlorine pesticides, PCBs, and PBDEs in liver and muscle tissues of Paralonchurus brasiliensis, Trichiurus lepturus and Cathorops spixii in Santos Bay and surrounding area, São Paulo, Brazil. REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE, p. 42-48, 2017.

5.
COMBI, TATIANE2017COMBI, TATIANE ; Martins, César C. ; Taniguchi, Satie ; LEONEL, JULIANA ; LOURENÇO, RAFAEL ANDRÉ ; MONTONE, ROSALINDA CARMELA . Depositional history and inventories of polychlorinated biphenyls (PCBs) in sediment cores from an Antarctic Specially Managed Area (Admiralty Bay, King George Island). MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 118, p. 447-451, 2017.

6.
DAUNER, ANA LÚCIA L.2016DAUNER, ANA LÚCIA L. ; LOURENÇO, RAFAEL A. ; Martins, César C. . Effect of seasonal population fluctuation in the temporal and spatial distribution of polycyclic aromatic hydrocarbons in a subtropical estuary. Environmental Technology & Innovation, v. 5, p. 41-51, 2016.

7.
Taniguchi, Satie2016Taniguchi, Satie ; COLABUONO, FERNANDA I. ; DIAS, PATRICK S. ; OLIVEIRA, RENATO ; FISNER, MARA ; TURRA, ALEXANDER ; IZAR, GABRIEL M. ; ABESSA, DENIS M.S. ; SAHA, MAHUA ; HOSODA, JUNKI ; YAMASHITA, REI ; TAKADA, HIDESHIGE ; LOURENÇO, RAFAEL A. ; MAGALHÃES, CAIO A. ; Bícego, Márcia C. ; Montone, Rosalinda C. . Spatial variability in persistent organic pollutants and polycyclic aromatic hydrocarbons found in beach-stranded pellets along the coast of the state of São Paulo, southeastern Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 106, p. 87-94, 2016.

8.
LOURENÇO, R. A.2016 LOURENÇO, R. A.; MAHIQUES, M. M. ; WAINER, I. ; Rosell Melé, A. ; BICEGO, M. C. . Organic biomarker records spanning the last 34,800 years from the southeastern Brazilian upper slope: links between sea surface temperature, displacement of the Brazil Current, and marine productivity. Geo Marine Letters, v. 36, p. 361-369, 2016.

9.
LOURENÇO, RAFAEL ANDRÉ2016 LOURENÇO, RAFAEL ANDRÉ; DE OLIVEIRA, FÁBIO FRANCISCO ; DE SOUZA, JOÃO MAXIMINO ; NUDI, ADRIANA HADDAD ; DE LUCA REBELLO WAGENER, ÂNGELA ; DE FÁTIMA GUADALUPE MENICONI, MARIA ; FRANCIONI, ELEINE . Monitoring of polycyclic aromatic hydrocarbons in a produced water disposal area in the Potiguar Basin, Brazilian equatorial margin. Environmental Science and Pollution Research International, v. 23, p. 17113-17122, 2016.

10.
ANDRÉ LOURENÇO, RAFAEL2015 ANDRÉ LOURENÇO, RAFAEL; FRANCISCO DE OLIVEIRA, FÁBIO ; HADDAD NUDI, ADRIANA ; REBELLO WAGENER, ÂNGELA DE LUCA ; GUADALUPE MENICONI, MARIA DE FÁTIMA ; FRANCIONI, ELEINE . PAH assessment in the main Brazilian offshore oil and gas production area using semi-permeable membrane devices (SPMD) and transplanted bivalves. Continental Shelf Research, v. 101, p. 109-116, 2015.

11.
NUDI, ADRIANA H.2014NUDI, ADRIANA H. ; WAGENER, ANGELA ; GABARDO, IRENE T. ; LOURENÇO, RAFAEL A. ; SCOFIELD, ARTHUR . Interlaboratory Comparison of Quantifying Hydrocarbons and Trace Elements in Sediment Samples from a Tropical Estuary. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 26, p. 297-309, 2014.

12.
LOURENÇO, RAFAEL A.2013 LOURENÇO, RAFAEL A.; ARAUJO, MARCUS A.G. ; MEIRELES, RUY O. ; MACENA, LEANDRO F. ; DE A. LIMA, ELEINE FRANCIONI ; CARNEIRO, MARIA EULALIA R. . Aliphatic and polycyclic aromatic hydrocarbons and trace elements as indicators of contamination status near oil and gas platforms in the Sergipe-Alagoas Basin (Southwest Atlantic Ocean). Continental Shelf Research, v. 71, p. 37-44, 2013.

13.
NAGAI, R. H.2010NAGAI, R. H. ; Mello e Sousa, S. H. ; LOURENÇO, R. A. ; BICEGO, M. C. ; MAHIQUES, M. M. . Paleoproductivity changes during the Late Quaternary in the southeastern Brazilian upper continental margin of the Southwestern Atlantic. BRAZILIAN JOURNAL OF OCEANOGRAPHY, v. 58, p. 31-41, 2010.

14.
Gallotta, Fabiana2010Gallotta, Fabiana ; Lourenco, Rafael ; LOURENÇO, R. A. ; de Araujo, Leandro . Evaluation of Holding Time for Polycyclic Aromatic Hydrocarbon (PAH) Analysis in Saline Water Samples. Environmental Forensics, v. 11, p. 309-314, 2010.

15.
Martins, César C.2009Martins, César C. ; Bícego, Márcia C. ; Rose, Neil L. ; Taniguchi, Satie ; LOURENÇO, R. A. ; Figueira, Rubens C.L. ; Mahiques, Michel M. ; Montone, Rosalinda C. . Historical record of polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) and spheroidal carbonaceous particles (SCPs) in marine sediment cores from Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Environmental Pollution (1987), p. 1-9, 2009.

16.
Mahiques, Michel M.2007Mahiques, Michel M. ; FUKUMOTO, MARINA M. ; SILVEIRA, ILSON C.A. ; Figueira, Rubens C.L. ; BÍCEGO, MARCIA C. ; LOURENÇO, RAFAEL A. ; MELLO-E-SOUSA, SILVIA H. . Sedimentary changes on the Southeastern Brazilian upper slope during the last 35,000 years. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 79, p. 171-181, 2007.

17.
BICEGO, M. C.2006BICEGO, M. C. ; TANIGUCHI, S. ; YOGUI, G. T. ; Montone, R.C. ; SILVA, D. A. M. ; LOURENÇO, R. A. ; MARTINS, C. C. ; SASAKI, S. T. ; PELIZZARI, V. H. ; WEBER, R. R. . Assessment of contamination by polychlorinated biphenyls and aliphatic and aromatic hydrocarbons in sediments of the Santos and São Vicente Estuary System, São Paulo, Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 52, p. 1804-1816, 2006.

18.
MAHIQUES, MICHEL M. DE2005MAHIQUES, MICHEL M. DE ; BÍCEGO, MARCIA C. ; SILVEIRA, ILSON C.A. ; SOUSA, SILVIA H.M. ; LOURENÇO, RAFAEL A. ; FUKUMOTO, MARINA M. . Modern sedimentation in the Cabo Frio upwelling system, Southeastern Brazilian shelf. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 77, p. 535-548, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOURENÇO, R. A.; Silva, J. ; TANIGUCHI, S. ; MAHIQUES, M. M. ; Figueira, R. C. L. ; Tabarelli, M. ; BICEGO, M. C. . Polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) in Mudbelts on the continental shelf from São Paulo coast, Brazil.. In: European Geosciences Union, 2018, Vienna. Livro de Resumos, 2018.

2.
TANIGUCHI, S. ; LOURENÇO, R. A. ; Silva, J. ; Figueira, R. C. L. ; MAHIQUES, M. M. ; BICEGO, M. C. . Organic geochemical markers of sediment in a complex continental margin of the Southeastern Brazilian Coast. In: European Geosciences Union, 2018, Viena. Livro de Resumos, 2018.

3.
KUNRATH, N. A. ; TANIGUCHI, S. ; BICEGO, M. C. ; LOURENÇO, R. A. . 'THE INFLUENCE OF THE POCKMARKS ON THE DISTRIBUTION AND EVOLUTION OF THE ORGANIC GEOCHEMICAL MARKERS IN THE SANTOS BASIN, BRAZIL',. In: XV Latin American Association of Organic Geochemistry, 2018, Salvador, Brasil. Livro de Resumos, 2018.

4.
FONTENELLE, F. R. ; TANIGUCHI, S. ; LOURENÇO, RAFAEL ANDRÉ . Determination of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in Different Matrices of the Marine Ecosystems at Santos - São Vicente Estuarine System and the Cananéia-Iguape Estuarine-Lagoon System.. In: 46th World Chemistry Congress, 2017, São Paulo. Livro de Resumos - IUPAC 2017, 2017.

5.
SILVA, J. ; TANIGUCHI, S. ; LOURENÇO, R. A. ; BICEGO, M. C. . Polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) in plastic pellets from São Paulo coast, Brazil.. In: 12th SETAC Latin America, 2017, Santos. Livro de Resumos - SETAC 2017, 2017.

6.
DAUNER, ANA LÚCIA L. ; LOURENÇO, R. A. ; MARTINS, C. C. . Efeito do aumento populacional na distribuição espacial e temporal dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em um estuário subtropical. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016, Salvador. Livro de Resumos - CBO 2016, 2016.

7.
HONORIO, J. G. ; FERRAZ, E. R. ; LOURENÇO, R. A. ; CASTRO, A. T. ; MELO, S. L. R. ; SOUZA, W. F. ; FENZENSZWALB, I. . Carbon nanospheres and carbon black synthesis residues show mutagenicity in salmonella-microsome assay but do not present cytotoxicity to human lung cells A549. In: GENÉTICA 2016 - Brazilian-International Congress of Genetics, 2016, Caxambu, MG. Livro de Resumos - BICG 2016, 2016.

8.
LEHRBACK, B. D. C. ; MARTINS, C. C. ; LOURENÇO, R. A. ; SILVA, C. A. ; RODRIGUES NETO, R. . Distribuição de Hidrocarbonetos em Sedimentos Superficiais da Região de Influência da foz do Rio Doce, ES, Brasil.. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016, Salvador. Livro de Resumos - CBO 2016, 2016.

9.
FURLEY, T. H. ; PERUCHI, A. ; GIACOMIN, H. ; MENICONI, M. F. G. ; GABARDO, I. T. ; Oliveira, F.F. ; LOURENÇO, R. A. ; SOUZA, J. M. ; Araujo, M.A. ; Francioni, E. A. L. . Metodologia para monitoramento ativo de bioacumulação de contaminantes em águas tropicais rasas com atividades de exploração e produção. In: XIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2014, Guarapari. Resumo de Trabalhos, 2014.

10.
Francioni, E. A. L. ; Oliveira, F.F. ; LOURENÇO, R. A. ; SOUZA, J. M. ; Araujo, M.A. ; SILVA, A. H. M. F. T. ; CRUZ, I. R. ; MENEGARIO, A. A. ; WAGENER, A. ; NUDDI, A. H. ; CAMPOS, R. C. ; ARAUJO, L. P. ; FURLEY, T. H. ; MENICONI, M. F. G. ; GABARDO, I. T. . Estudos de bioacumulação em áreas sob influência de atividades da indústria de petróleo utilizando organismos marinhos residentes e transplantados. In: XIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2014, Guarapari. Livro de Resumos XIII Ecotox, 2014.

11.
LOURENÇO, R. A.; ARAUJO, MARCUS A.G. ; MEIRELES, RUY O. ; Araujo, L.F.M. ; CARNEIRO, MARIA EULALIA R. . PAH and trace elements as tracers of organic matter inputs and their contamination status near oil and gas platforms in the Southwest Atlantic Ocean (Sergipe-Alagoas Basin, Brazil). In: XV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2013, Punta del Este. Livro de Resumos, 2013.

12.
ALEXANDRE, M. R. ; DOREA, H. S. ; DAMASCENO, F. C. ; LOURENÇO, R. A. . Assessment of petroleum hydrocarbon in the continental shelf of Sergipe and south of Alagoas. In: XV Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar, 2013, Punta del Este. Livro de Resumos, 2013.

13.
LOURENÇO, R. A.; Francioni, E. A. L. ; ARAUJO, L. P. ; Oliveira, F.F. ; Araujo, L.F.M. . Use of the semipermeable membrane devices (SPMD) as integrative tool for monitoring polycyclic aromatic hydrocarbons in tropical seawater.. In: SETAC Europe 22th Annual Meeting, 2012, Berlin. Abstract Book + Extended Abstracts of SETAC Europe 22th Annual Meeting. Berlin : SETAC Europe, 2012. v. unico. p. 150-150., 2012.

14.
ARAUJO, L. P. ; MENICONI, M. F. G. ; LOURENÇO, R. A. ; Cavalheiro, J.M.O. ; Souza, D. X. ; Araujo, L.F.M. . PAH in fish: biological tool for Guanabara Bay environmental evaluation. In: SETAC Europe 22th Annual Meeting, 2012, Berlin. Abstract Book + Extended Abstracts of SETAC Europe 22th Annual Meeting. Berlin : SETAC Europe, 2012. v. unico. p. 368-369, 2012.

15.
LOURENÇO, R. A.; Francioni, E. A. L. ; Oliveira, F.F. ; Araujo, L.F.M. . Monitoramento de HPAs na água do mar utilizando dispositivos de membranas semipermeáveis (SPMD). In: XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar., 2011, Balneário Camboriú, SC. Revista do XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011.

16.
ARAUJO, L. P. ; MENICONI, M. F. G. ; LOURENÇO, R. A. ; Francioni, E. A. L. ; Araujo, L.F.M. . Determinação de Metabólitos de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em bile de peixe da espécie Mugil liza de currais da baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil. In: XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010, Bombinhas, SC. Revista do XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010.

17.
ARAUJO, L. P. ; MENICONI, M. F. G. ; LOURENÇO, R. A. ; Souza, D. X. ; Araujo, L.F.M. ; Brites, A.L.S. . Determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em tecido muscular de peixes da espécie Mugil liza da baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil. In: XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010, Bombinhas, S.C.. Revista do XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010.

18.
MARTINS, C. C. ; BICEGO, M. C. ; ABREU, M. A. ; LIMA, E. A. R. ; HORIGOME, M. T. ; LOURENÇO, R. A. ; Montone, R.C. . Are spheroidal carbonaceous particles a realible indicators of combustion-derived polycyclic aromatic hydrocarbons input to marine sediments (Brazilian Coast and Antarctica) ?. In: SETAC Europe 19th Annual Meeting, 2009, Gotemburgo. Abstract Book + Extended Abstracts of SETAC Europe 19th Annual Meeting, 2009. v. unico. p. 262-262.

19.
MARTINS, C. C. ; LOURENÇO, R. A. ; Figueira, R. C. L. ; TANIGUCHI, S. ; BICEGO, M. C. ; Montone, R.C. . Depositional history of polycyclic aromatic hidrocarbons (PAHs) from Admiralty Bay, Antarctica.. In: SETAC Europe 18th Annual Meeting, 2008, Varsóvia. Abstract Book + Extended Abstracts of SETAC Europe 18th Annual Meeting. Bruxelas : SETAC Europe, 2008. v. unico. p. 192-192., 2008.

20.
LOURENÇO, R. A.; BICEGO, M. C. ; MAHIQUES, M. M. ; Rosell Melé, A. . Origem e Distribuição da Matéria Orgânica na Plataforma Continental Média e Superior do Sudeste do Brasil. In: Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2007, Florianópolis. Livro de Resumos do XII Colacmar, 2007., 2007.

21.
LOURENÇO, R. A.; BICEGO, M. C. ; MAHIQUES, M. M. ; Rosell Melé, A. . Reconstrução paleoceanográfica dos últimos 35.000 anos baseada em Marcadores Geoquímicos Orgânicos na Plataforma Continental Norte do Estado de São Pauloa. In: III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, São Paulo. Revista do III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, 2006.

22.
LOURENÇO, R. A.; BICEGO, M. C. ; TANIGUCHI, S. ; SASAKI, S. T. ; MARTINS, C. C. ; MAHIQUES, M. M. . Investigação dos marcadores geoquímicos orgânicos no sistema de ressurgência de Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil. In: III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, São Paulo. Revista do III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, 2006.

23.
BICEGO, M. C. ; MARTINS, C. C. ; LOURENÇO, R. A. ; TANIGUCHI, S. ; Montone, R.C. ; MAHIQUES, M. M. . Biogenic sterols in sediments cores from the Cabo Frio upwelling-down-welling region, Southeast Atlantic, Brazil. In: III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, São Paulo. Revista do III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, 2006.

24.
AUGUSTO, C. G. ; LOURENÇO, R. A. ; HARARI, J. ; BRAGA, E. S. . Curso de difusão cultural, Noções de Oceanografia: Aplicação de uma ciência multidisciplinar. In: Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, São Paulo. Revista do III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006.

25.
BONIFACIO, A. C. ; LOURENÇO, R. A. ; BICEGO, M. C. ; MAHIQUES, M. M. . Avaliação da variação de paleotemperaturas em testemunho da região de Cabo Frio, RJ, através da análise de alquenonas. In: III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006, São Paulo. Revista do III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2006.

26.
LOURENÇO, R. A.; BICEGO, M. C. ; MAHIQUES, M. M. . Identificação e Utilização de Alquenonas como Indicadores Geoquímicos de Paleotemperaturas. In: 26º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 26º RASBQ, 2003. v. 1.

27.
BICEGO, M. C. ; SILVEIRA, I. C. A. ; MAHIQUES, M. M. ; SOUSA, S. H. M. E. ; LOURENÇO, R. A. ; FUKUMOTO, M. M. ; PASSOS, R. F. . Response in the sedimentation of the changes in the upwelling in Cabo Frio Sotheastern Brasil. In: II Congresso do Quarternário de Países de Línguas Ibéricas, 2003, Recife. Revista de Resumos dos II Congresso do Quaternário de Países de Línguas Ibéricas, 2003.

28.
BICEGO, M. C. ; TANIGUCHI, S. ; YOGUI, G. T. ; Montone, R.C. ; SILVA, D. A. M. ; LOURENÇO, R. A. ; SASAKI, S. T. ; WEBER, R. R. . Avaliação dos Hidrocarbonetos do Petróleo e Organoclorados em Amostras de Sedimento do Complexo Estuarino de Santos-São Vicente, São Paulo. In: Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2002, São Paulo. Revista do Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2002, 2002.

29.
SOUZA, S. R. ; LOURENÇO, R. A. ; CARVALHO, L. R. F. ; FORNARO, A. . Modificadores de Eluente para Otimização de Análise de Cátions e Ânions por Cromatografia de Íons. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 1999, Santa Maria. Santa Maria, UFSM, 1999, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOURENÇO, R. A.; TANIGUCHI, S. ; Silva, J. ; DIAS, P. S. ; BICEGO, M. C. . COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM TECIDOS HEPÁTICO E ADIPOSO DE TETRÁPODES MARINHOS E AVALIAÇÃO DA HETEROGENEIDADE DOS TECIDOS.. QUIMICA NOVA, 2019.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOURENÇO, R. A.; Francioni, E. A. L. ; MENEGARIO, A. A. ; ABREU, C. M. R. C. . Estudos de Bioacumulação e Uso de Dispositivos de Monitoramento Marinho em Áreas de Produção de Óleo e Gás. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOURENÇO, R. A.; OLIVEIRA, A. G. . Métodos de Análises de Poluentes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LOURENÇO, R. A.. Análise de hidrocarbonetos de petróleo em amostras ambientais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
LOURENÇO, R. A.. Marcadores Geoquímicos Orgânicos e suas aplicações como Indicadores de Poluição por Petróleo e Esgotos e Aplicações em Paleoceanografia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
LOURENÇO, R. A.. Noções de Oceanografia : Uma ciência multidisciplinar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOURENÇO, R. A.; ALBERGARIA-BARBOSA, A. C. R.; MASSONE, C. G.. Participação em banca de Fabiana Ribeiro Fontenelle da Silva. Estudo de biodisponibilidade de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos na água do mar nos ecossistemas marinhos do Sistema Estuarino de Santos - São Vicente e do sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape.. 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

2.
ALBERGARIA-BARBOSA, A. C. R.; HATJE, V.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Lucas Medeiros Guimarães. Mudanças Temporais na Qualidade da Matéria Orgânica Depositada no Estuário do rio Itapicuru-BA, Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

3.
MARTINS, C. C.; MACHADO, K. S.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Marines Maria Wilhelm. Histórico deposicional da matéria orgânica sedimentar terrígena no litoral paranaense, utilizando marcadores moleculares. 2017. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MARTINS, C. C.; Grassi, M. T.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Fernanda Dittimar Cardoso. Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) como indicadores de contaminação ambiental em amostras de material particulado em suspensão (MPS) da Baia de Paranaguá, PR. 2016. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Montone, R.C.; MARTINS, C. C.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Leonardo Henriques Mello. Histórico deposicional de poluentes orgânicos persistentes em testemunhos sedimentares do ecossistema estuarino da Ilha do Marajó (Pará-Brasil). 2016. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

6.
Matos, M.A.C; SOUSA, R. A.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Fausto Moreira Araujo. Investigação da introdução da matéria orgânica no sedimento do rio Paraibuna e o papel dos hidrocarbonetos alifáticos como marcadores biogeoquímicos no monitoramento de contaminações antrópicas.. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
LOURENÇO, R. A.; SILVA, L. L. R.; Matos, M.A.C. Participação em banca de Michele Fabri de Resende. Metodologia analítica para determinação de esteróis fecais em sedimento por cromatografia líquida de alto desempenho. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
MARTINS, C. C.; LAMOUR, M. R.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Mylene Giseli do Nascimento. Marcadores Orgânicos Geoquímicos em Sedimentos Superficiais da Plataforma Rasa Paranaense. 2011. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

9.
LOURENÇO, R. A.; BICEGO, M. C.; WEBER, R. R.. Participação em banca de Diego Barbosa Senatore. Uso de marcadores orgânicos moleculares na determinação da origem da matéria orgânica em sedimentos do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape ? SP - Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
COSTA, K. B.; LOURENÇO, R. A.; MAHIQUES, M. M.; CRUZ JUNIOR, F. W.; PIVEL, M. A. G.. Participação em banca de Ana Cláudia Aoki Santarosa. Respostas dos foraminíferos planctônicos às variações da Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico (AMOC) desde o Último Máximo Glacial na Bacia de Campos. 2018. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

2.
BICEGO, M. C.; MARTINS, C. C.; WAINER, I.; CRUZ JUNIOR, F. W.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Amanda Mattosinhos Spera. Avaliação das condições paleoclimáticas e paleoceanográficas dos últimos 1500 anos na Plataforma Continental de São Sebastião (Sudeste do Brasil) através do uso de proxies geoquímicos. 2016. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

3.
Mello e Sousa, S. H.; MAHIQUES, M. M.; SEMENSATTO JUNIOR, D. L.; LOURENÇO, R. A.; LOBO, F. J.. Participação em banca de Cintia Yamashita. Foraminíferos bentônicos vivos na margem sudoeste do Atlântico Sul, Bacia de Campos: processos oceanográficos condicionantes.. 2015. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
LOURENÇO, R. A.; GOMES, V.; DOMIT, C.. Participação em banca de Luciana Saraiva Filippos. Transferência maternal de Poluentes Orgânicos Persistentes em três espécies de tartarugas marinhas: Caretta caretta, Chelonia mydas e Lepidochelys olivacea. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

2.
LOURENÇO, R. A.; CRUZ JUNIOR, F. W.; ASP NETO, N. E.. Participação em banca de Nancy Kazumi Taniguchi. Avaliação de teores de metais como indicadores de variação de precipitação e de fenômenos El Niño Oscilação Sul na margem equatorial brasileira para os últimos 240 anos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

3.
MARTINS, A. C. G.; LOPEZ-BAEZA, E.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Pierre Ferreira do Prado. Rumo à correlação de imagens ASAR (C-Band) com distribuição de tensoativos em uma lagoa costeira.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
MENEGARIO, A. A.; GOVANE, J. S.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de João Maximino de Souza. Avaliação da concentração total (método convencional) e lábil (técnica de difusão em filmes finos por gradiente de concentração - DGT) de Cd, Pb, Cu, Co, Mn, Hg, Ni, e Zn em sedimento contaminado com fluido derivado da perfuração de poços de óleo e gás. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ALBERGARIA-BARBOSA, A. C. R.; FRANCA, M. C.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Lucas Medeiros Guimarães. Impactos da mudança da vegetação no aporte de matéria orgânica em um estuário tropical preservado (estuário do rio Itapicuru - BA). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGA, E. S.; SOUSA, E. C. P. M.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Carolina Silva Lavigne de Souza.Estudo das respostas da microalga Dunaliella tertiolecta BUTCHER à exposição ao zinco, cádmio e à cafeína, um poluente emergente.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo.

2.
BRAGA, E. S.; TOLEDO, F. A. L.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Philip Jinu Oh.Comparação entre métodos para a determinação do peso normalizado pelo tamanho das testas do foraminífero platônico Globigerinoides ruber. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo.

3.
TURRA, A.; MELO, M. R. S.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Samara da Cunha Oliveira.A poluição costeira na visão dos moradores da Baía do Araçá, São Sebastião, São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo.

4.
BRAGA, E. S.; Figueira, R. C. L.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Leonardo Barreto Mourão Bertini.Uma avaliação do Sistema Carbonato e do fluxo de CO2 em sistemas costeiros tropicais do Atlântico Sul considerando parâmetros ambientais com ênfase no pH, AT, pCO2, Ωar e Fator Revelle. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo.

5.
BRAGA, E. S.; OLIVEIRA, A. G.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Caio Calisto Gaede Hirakawa.Cálcio dissolvido em sistemas estuários e plataforma adjacente como indicador de aportes continentais e interferências antrópicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo.

6.
Bícego, Márcia C.; COSTA, K. B.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Ligia Dias de Araujo.Avaliação da Influência do Aporte Terrígeno no Talude ao Largo do Rio da Prata através de Marcadores Orgânicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade de São Paulo.

7.
MARTINS, C. C.; LOURENÇO, R. A.; BICEGO, M. C.; Grassi, M. T.. Participação em banca de Rafael Bet.Destino e origem da matéria orgânica sedimentar na região de desembocadura do Complexo Estuarino de Paranaguá PR/Brasil, utilizando marcadores orgânicos geoquímicos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

8.
MARTINS, C. C.; Soares, C. R.; Grassi, M. T.; LOURENÇO, R. A.. Participação em banca de Andressa Vianna Mansur.Evolução histórica do aporte de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em sedimentos recentes do eixo Leste-Oeste da Baía de Paranaguá, PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
European Geosciences Union. Polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) in Mudbelts on the continental shelf from São Paulo coast, Brazil.. 2018. (Congresso).

2.
XV Latin American Congress on Organic Geochemistry. "THE INFLUENCE OF THE POCKMARKS ON THE DISTRIBUTION AND EVOLUTION OF THE ORGANIC GEOCHEMICAL MARKERS IN THE SANTOS BASIN, BRAZIL",. 2018. (Congresso).

3.
37ª Reunião Anual da SBQ - Sociedade Brasileira de Química. 2014. (Congresso).

4.
XIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Metodologia para monitoramento ativo de bioacumulação de contaminantes em águas tropicais rasas com atividades de exploração e produção. 2014. (Congresso).

5.
XV Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar. PAH and trace elements as tracers of organic matter inputs and their contamination status near oil and gas platforms in the Southwest Atlantic Ocean (Sergipe-Alagoas Basil, Brail. 2013. (Congresso).

6.
22º SETAC Europe. Use of the semipermeable membrane devices (SPMD) as integrative tool for monitoring polycyclic aromatic hydrocarbons in tropical seawater.. 2012. (Congresso).

7.
XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Estudos de bioacumulação e uso de dispositivos de monitoramento marinho em áreas de produção de óleo e gás.. 2012. (Congresso).

8.
XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Monitoramento de HPAs na Água do Mar Utilizando Dispositivos de Membranas Semipermeáveis (SPMD). 2011. (Congresso).

9.
IV International Workshop on Pollutants in the Environment. 2010. (Oficina).

10.
XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Determinação de metabólitos de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em bile de peixes da espécie Mugil liza de currais da baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil.. 2010. (Congresso).

11.
3º Congresso Brasileiro de Espectromeria de Massas. 2009. (Congresso).

12.
XII Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Origem e Distribuição da Matéria Orgânica na Plataforma Continental Média e Superior do Sudeste do Brasil.. 2007. (Congresso).

13.
III Simpósio Brasileiro de Oceanografia.Reconstrução paleoceanográfica dos últimos 35.000 anos baseada em Marcadores Geoquímicos Orgânicos na Plataforma Continental Norte do Estado de São Paulo.. 2006. (Simpósio).

14.
II Simpósio Brasileiro de Oceanografia. 2004. (Simpósio).

15.
26º RASBQ. Identificação e Utilização de Alquenonas como Indicadores Geoquímicos de Paleotemperaturas. 2003. (Congresso).

16.
I Simpósio Brasileiro de Oceanografia.Avaliação dos Hidrocarbonetos do Petróleo e Organoclorados em Amostras de Sedimento do Complexo Estuarino de Santos-São Vicente, São Paulo.. 2002. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nathália Araujo Kunrath. Influência dos pockmarks na distribuição e evolução dos marcadores orgânicos geoquímicos.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fabiana Ribeiro Fontenelle da Silva. Estudo de biodisponibilidade de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos na água do mar nos ecossistemas marinhos do Sistema Estuarino de Santos - São Vicente e do sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape.. 2016. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rafael Andre Lourenço.



Outras informações relevantes


Aprovado, em 2° Lugar, no Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor de Ensino Superior, na classe de Professor Adjunto A, na área de Oceanografia Química - no Instituto do Mar na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Homologação Publicada do DOU de 10/01/2014, seção 3, página 91.

Aprovado, em 1° Lugar, no Concurso público de títulos e provas para provimento do cargo de Professor Doutor, em RDIDP, referência MS-3.1, na área de conhecimento Oceanografia Química - Química Orgânica Marinha do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) - Homologação Publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 24 de Junho de 2014, Pág. 38. Executivo - Caderno 1.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 15:04:20