Antonio Leonan Alves Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5841520139494548
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente é professor do Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e tem dado andamento aos estudos de sua tese de doutorado a partir da linha de estudos Educação Escolar, Saber Objetivo e Sociedade, que tem por objetivo Investigar a natureza dos conteúdos e da atividade de ensino na educação escolar em geral e o desenvolvimento integral dos indivíduos, a luz da concepção materialista e dialética da história, da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica; na educação física escolar toma como referência a metodologia crítico-superadora. Atuou na gestão e no ensino da educação básica (em todos os níveis), na educação superior e pós-graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Leonan Alves Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, A. Leonan A.;FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF Baiano - Campus Catu.
Rua Barão de Camaçari
centro
48110000 - Catu, BA - Brasil
Telefone: (71) 36417901
Fax: (71) 36417901
URL da Homepage: http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Orientador: Lígia Márcia Martins).
Título: A Atividade de ensino na educação física: a dialética entre conteúdo e forma., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Celi Nelza ZÜlke Taffarel.
Coorientador: Lígia Márcia Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Atividade de Ensino na Educação Física; Desenvolvimento da corporalidade; Autodomínio da corporalidade; Movimento voluntário; Dialética entre conteúdo e forma; Pedagogia Histórico-Crítica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Mestrado em Educção e Contemporaneidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A Dialética Formação Onilateral-Reprodução Social dos Trabalhadores do MST no Acampamento Carlos Marighella - Ipiaú/BA,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ronalda Barreto Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: TRABALHO PEDAGÓGICO; FORMAÇÃO OMNILATERAL; REPRODUÇÃO SOCIAL; Acampamento Carlos Marighella; MST.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Física e Ativ.... (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Crise" da Modernidade e/ou, Para que Fazer História: Pensando a Formação Humana no âmbito de Movimentos Sociais num contexto de incerteza das certezas..
Orientador: Profº Drª Ronalda Barreto Silva.
2002 - 2005
Especialização em História Política. (Carga Horária: 435h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Crise" da Modernidade: um contexto de incerteza das certezas?.
Orientador: Profª Drª Ronalda Barreto Silva.
1998 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A inclusão" do aluno considerado deficiente nas aulas de Educação Física Escolar: um olhar a partir da abordagem Crítico-Superadora..
Orientador: Profª Especialista Isabele Pires Santos.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO ESCOLA. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO ESCOLA. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
2017 - 2017
GT - Reforma do Ensino Médio e Escola Sem Partido. (Carga horária: 8h).
Sindicato Nacional de Servidores da Educação Básica Técnica e Tecnológica, SINASEFE, Brasil.
2017 - 2017
Previdência Social e a Mulher Trabalhadiora. (Carga horária: 8h).
Sindicato Nacional de Servidores da Educação Básica Técnica e Tecnológica, SINASEFE, Brasil.
2016 - 2016
A questão do Estado. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
EDUCAÇÃO E SUICÍDIO - UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
INTRODUÇÃO À LEITURA D?O CAPITAL DE KARL MARX. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Midia, Esporte e implicações Pedagógicas. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação do Estado da Bahia, SEC-BA, Brasil.
2008 - 2008
Semiologia da Leitura. (Carga horária: 80h).
Secretaria da Educação do Estado da Bahia, SEC-BA, Brasil.
2008 - 2008
Clínica e Festival de Mini-atletismo. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, SEC, Brasil.
2006 - 2006
Projetos de Pesquisa Científica: Fund Lógicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Lutas Socias ou Mov. Sociais? A cultura corporal. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Met. do Ensino e da Pesquisa: Abord. Materialismo. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2002 - 2002
Metodologias Participativas para a Extensão. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2002 - 2002
Check-up para programas de cond. físiológico. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2001 - 2001
Educação Libertadora. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2001 - 2001
Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. (Carga horária: 4h).
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Curta Duração.
Sws Informática, SWS, Brasil.
1999 - 1999
O trato da cultura corporal na cultura escolar.. (Carga horária: 8h).
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, UNEB, Brasil.
1999 - 1999
Pedagogia de Projetos em Educação Física.
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Curta Duração.
Senai, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor DIII - 04, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2017 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
05/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
05/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA
04/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
INICIAÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA
04/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
História e Filosofia da Ciência
Metodologia do trabalho científico
04/2016 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC I
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Catu, .

Cargo ou função
Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Química.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Catu, .

Cargo ou função
Membro de Comissão para elaboração de Projeto Mestrado Profissional em Educação Científica e formação de Professores.
02/2016 - Atual
Extensão universitária , IF Baiano - Campus Catu, .

Atividade de extensão realizada
Laboratório Escola ? Implementação de Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Teóricas e Experimentais em Educação Escolar e Desenvolvimento humano, em Escola da Rede Municipal de Catu-BA..
10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Catu, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Elaboração do Projeto Político do Instituto Federal Baiano, Campus Catu.
09/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IF Baiano - Campus Catu, .

03/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciencias Agrárias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
03/2012 - Atual
Ensino, Lic. em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
09/2011 - Atual
Direção e administração, IF BAIANO - CAMPUS SENHOR DO BONFIM, .

Cargo ou função
Presidente do SINASEFE- Seção Senhor do Bonfim.
10/2016 - 04/2017
Ensino, Licenciatura em química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
10/2016 - 04/2017
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA E COMUNICAÇÃO
07/2016 - 09/2016
Ensino, Especialização em educação científica e popularização das ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA
10/2015 - 03/2016
Ensino, Licenciatura em química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC II
Prática Pedagógica I
Prática Pedagógica III
10/2015 - 03/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Comunicação
04/2015 - 09/2015
Ensino, Licenciatura em química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado II
História e filosofia da ciência
Metodologia do trabalho científico
Trabalho de conclusão de curso I
04/2015 - 09/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Relações Interpessoais
07/2011 - 10/2012
Direção e administração, IF BAIANO - CAMPUS SENHOR DO BONFIM, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Computação.
08/2011 - 03/2012
Ensino, Licenciatura em Ciencias Agrárias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
08/2011 - 03/2012
Ensino, Lic. em Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
Didática

Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, CEEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretor, Carga horária: 20

Atividades

07/2009 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, SUPROF/SEC-BA, .

Cargo ou função
Coordenou o início do processo da estruturação do estágio curricular em educação profissional dos alunos do centro estadual de educação profissional da Bahia.
07/2009 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, SUPROF/SEC-BA, .

Cargo ou função
Coordenou o início do processo de implantação do conselho escolar do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia.
03/2009 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, SUPROF/SEC-BA, .

Cargo ou função
Coordenação, juntamente com os demais gestores, da implantação do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia.
03/2009 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , SUPROF/SEC-BA, SUPROF/SEC-BA.

Atividade realizada
Coordenação da Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, com entrega de relatório técnico científico..
08/2009 - 09/2009
Outras atividades técnico-científicas , SUPROF/SEC-BA, SUPROF/SEC-BA.

Atividade realizada
Elaboração do Plano de Ação da vice-diretoria de Articulação com o mundo do trabalho.

COLÉGIO ESTADUAL LANDULFO ALVES, CESLA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Faculdade São Tomaz de Aquino, FSTA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo, Movimento e Lazer;
Pedagogia da Educação Não-escolar, Não-formal

Faculdade Delta, FACDELTA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

07/2006 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem
Educação, Recreação e Lazer

Centro Educacional Professor Ministro Spínola, CEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Escola Dom Pedro II, EDPII, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

2/2004 - 5/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Escola Estadual Luis Viana Filho, EELVF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estagio Remunerado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação física

Prefeitura Municipal de Jequié, PMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagio Remunerado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

06/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Futebol de Salão

unesi, UNESI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação
Outras informações
Ministrou disciplina no curso de Pós-graduação em Educação Especial: Metodologia da Pesquisa


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: BOLSISTA CAPES/PARFOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PESQUISADOR II, Carga horária: 4
Outras informações
MINISTROU AS DISCIPLINAS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO JOGO E SEMINÁRIO TEMÁTICO: ELEMENTOS LÓGICOS DO PROJETO DE PESQUISA


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Educação escolar, Saber objetivo e Sociedade

Objetivo: Estudos sobre as relações entre educação escolar, saber objetivo e sociedade. Investiga a natureza dos conteúdos e da atividade de ensino na educação escolar em geral e o desenvolvimento integral dos indivíduos, a luz da concepção materialista e dialética da história, da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Repercussões no campo da educação escola em geral e na formação de professores..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino , Pesquisa e Extensão / Especialidade: Educação Física Escolar.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de ciências na educação escolar.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Escolar; Saber Objetivo; Currículo; SOCIEDADE; Atividade de Ensino.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A Atividade de Ensino na Educação Física e o Desenvolvimento do Pensamento Conceitual na Educação Escolar.
Descrição: A Atividade de ensino na educação física é uma categoria explicativa da prática de ensino na educação física, cujo objeto é o desenvolvimento histórico-social da corporalidade humana, que tem na atividade esportiva a sua forma universal. A sua estrutura condensa atividade humano-genérica com graus elevados de complexidade. Sua gênese é a atividade produtiva, e o jogo a sua forma embrionária ? quando os fins das ações passaram a motivo da atividade, dando origem a novas necessidades. Assim, a atividade esportiva é a expressão universal do desenvolvimento histórico-social da corporalidade humana, constituída pela relação ativa, consciente e intencional, porém indireta, entre o indivíduo e seu corpo, do indivíduo consigo mesmo e com os outros seres humanos, produzida na história do gênero humano, portanto, a expressão mais geral deste tipo particular de atividade; a transformação de ações conscientes autônomas em operações motoras auxiliares ? que tem por base o conteúdo das significações objetivas acumuladas nas formas singulares da atividade esportiva tais como jogo, ginástica, luta, dança etc. ?, possibilitará aos alunos a superação do pensamento subjugado à captação sensorial em direção ao pensamento conceitual, pelo desenvolvimento da percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento etc., na esteira deste tipo particular de atividade complexa, requisito ao autodomínio da corporalidade, quando a imagem, que é subjetivação do objetivado historicamente, se realiza, necessariamente, na corporalidade dos estudantes. Com isso a Atividade de ensino na educação física estará colaborando para o desenvolvimento do psiquismo dos indivíduos. Diante desta hipótese realizada na tese de doutorado, faz necessário aprofundar o conhecimento sobre a natureza e especificidade dos conteúdos e da atividade de ensino na educação física, tomando como critério de criticidade a percepção dos condicionantes sociais, com vistas ao desenvolvimento dos indivíduos. Entendendo que a natureza dos conteúdos e da atividade de ensino na educação física escolar pressupõe as relações entre o desenvolvimento histórico-social da corporalidade humana em direção ao desenvolvimento do autodomínio da corporalidade humana, pela via das significações objetivas produzidas sócio-historicamente pela atividade humana, temos como objetivo neste projeto realizar um estudo amplo sobre a estrutura, gênese e desenvolvimento das formas de ser da atividade esportiva ? jogo, ginástica, dança, luta etc. ? por um lado, e por outro, particularmente, mas não isoladamente, o estudo sobre a estrutura, gênese e desenvolvimento complexo do autodomínio da corporalidade humana, com vistas a elucidar o papel dos conteúdos da educação física no desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes na prática de ensino na educação física escolar, no sentido do desenvolvimento do psiquismo dos indivíduos. Para tanto, tomamos como referência a concepção materialista e dialética da história, a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a metodologia crítico-superadora. O estudo repercute nas práticas e nas políticas para a educação básica e formação de professores, bem como na produção do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
A Atividade de Ensino em Ciências e o Desenvolvimento do Psiquismo na Educação Escolar.
Descrição: O problema objeto de estudo parte do entendimento de que a predominância da lógica técnico-instrumental em detrimento à mediação do ?ato instrumental? na prática de ensino nas ciências tem comprometido desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos, pois a abordagem dos conteúdos fica no limite do pensamento empírico. Para tanto propõe 1. realizar estudo sobre o estado da arte no ensino nas ciências; 2. Investigar a gênese e estrutura dos conteúdos e da atividade de ensino nas ciências; 3. Destacar o papel dos conteúdos das ciências para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores na educação escolar; 4. Elucidar a relação dialética entre conteúdo e forma no ensino de ciências; 5. Explicitar a mediação do ?ato instrumental? para a apreensão da lógica da ação/operação dos conteúdos no ensino nas ciências. Para tanto toma como referência teórica o materialismo histórico e dialético, a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. O estudo repercute nas práticas e nas políticas para a educação básica e formação de professores, bem como na produção do conhecimento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Leonan Alves Ferreira - Coordenador.
2011 - 2014
A Atividade de ensino na educação física: a dialética entre conteúdo e forma.
Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática de ensino na educação física. A preponderância da lógica das formas em detrimento à lógica dos conteúdos na prática de ensino na educação física tem comprometido o desenvolvimento do pensamento conceitual dos alunos, pois a abordagem dos conteúdos fica no limite do pensamento subjugado à captação sensorial. Para a análise do problema definimos dois objetivos: primeiro, destacar o papel dos conteúdos de ensino da educação física no desenvolvimento do pensamento conceitual nos alunos; segundo, elucidar a relação dialética entre forma e conteúdo no ensino da educação física. O método de investigação constitui-se na caracterização geral da estrutura da atividade engendrada por condições históricas concretas, para depois, a partir desta estrutura, pôr em evidência as particularidades psicológicas do processo de interiorização da estrutura na consciência dos homens. Na atividade de ensino na educação física, a apropriação pelos indivíduos do conteúdo das formas mais complexas do desenvolvimento sócio-histórico da corporalidade, a atividade esportiva, determinada pelas leis da natureza e da sociedade, é objetivada no autodomínio da corporalidade; o procedimento de formação de hábitos motores pela via da adaptação às condições existentes durante a realização da ação é substituído pela formação de habilidades motoras desde as formas mais desenvolvidas do conteúdo da atividade, pela via da transformação de ações conscientes autônomas em operações motoras auxiliares, o que só poderá se realizar pela formação e realização do movimento voluntário nos alunos nas aulas de educação física. A forma mais desenvolvida da experiência sócio-histórica e ontogenética da corporalidade humana acumulada em objetos sociais é a atividade esportiva complexa culturalmente formada. A sua estrutura condensa atividade humano-genérica com graus elevados de complexidade. Sua gênese é a atividade produtiva, e o jogo a sua forma embrionária ? quando os fins das ações passaram a motivo da atividade, dando origem a novas necessidades. Assim, a atividade esportiva é uma expressão universal do desenvolvimento sócio-histórico da corporalidade humana, uma relação ativa, consciente e intencional, porém indireta, entre o indivíduo e seu corpo, do indivíduo consigo mesmo e com os outros homens, produzida na história do gênero humano, portanto, a expressão mais geral deste tipo particular de atividade. A transformação de ações conscientes autônomas, que tem por base o conteúdo acumulado na atividade, em operações motoras auxiliares, possibilitará aos alunos a superação do pensamento subjugado à captação sensorial em direção ao pensamento conceitual, pelo desenvolvimento da percepção, atenção, memória, linguagem e pensamento na esteira deste tipo particular de atividade complexa, requisito ao autodomínio da corporalidade, sentido universal desta atividade, quando a imagem, que é subjetivação do objetivado historicamente, se realiza, necessariamente, na corporalidade dos indivíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
O Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia: demandas sociais, econômicas e culturais dos estudantes matriculados
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BAHIA: DESAFIOS, DEMANDAS EMERGENTES E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO HUMANA.
Descrição: O presente projeto tem como objeto de estudo a construção do Projeto Político Pedagógico do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEPBA). O CEEPBA trata-se de um (01) entre os oito (08) Centros Estaduais, trinta e dois (32) Centros Territoriais e cento e quarenta (140) Centros Locais, que já estão sendo e serão implantados no Estado da Bahia, atrelados à Superintendência de Educação Profissional (SUPROF/SEC-BA). Os desafios são imensos quando se trata da implantação de uma Política Pública, pois nem sempre a mesma atende aos anseios dos sujeitos envolvidos, e isto pode inviabilizar o seu processo legitimação no âmbito social. O distanciamento entre o projeto de escolarização e as reais demandas dos estudantes matriculados no CEEPBA constitui-se o problema a ser tratado nesta investigação. Tal problema insere-se no escopo da problemática mais geral acerca das relações entre escola e sociedade, escola e cultura, escola e vida produtiva. Parte-se da hipótese de que ao atrelar a concepção Trabalho, Ciência e Cultura às demandas dos jovens e adultos baianos matriculados no CEEPBA, ter-se-á as condições objetivas e subjetivas iniciais para elaborar um projeto de escolarização que tenha como pressuposto a superação da dicotomia intelectual e físico. Assim, os objetivos propostos para a investigação foram: a) refletir acerca dos desafios teórico-metodológicos e legais para a Educação Profissional no CEEPBA; b) Identificar as demandas dos jovens e adultos matriculados com relação a Território e Identidade, à escolarização, ao acesso ao conhecimento, às informações econômicas e aos níveis de letramento dos estudantes; c) Apontar possibilidades para a formação humana no contexto de elaboração do Projeto Político Pedagógico do CEEPBA. Levantamos duas questões centrais para orientar esta pesquisa: 1. quais as demandas dos jovens e adultos matriculados no CEEPBA com relação Território e Identidade, à escolarização, ao acesso ao conhecimento, às informações econômica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Laboratório Escola ? Implementação de Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Teóricas e Experimentais em Educação Escolar e Desenvolvimento humano, em Escola da Rede Municipal de Catu-BA.
Descrição: O presente projeto de extensão-ensino-pesquisa é uma proposta de mediação no interior da prática social global, a fim de enfrentar de forma stricto a seguinte contradição: no interior prática de ensino na educação escolar há uma dissociação entre o ensino-aprendizagem-desenvolvimento, fato que tem subjugado a prática de ensino a modismos pedagógicos, tais como as pedagogias do ?aprender a aprender? na atualidade (SAVIANI, 2008 ; DUARTE, 2006 ), tendo em conta que tais modismos adentram a escola tão facilmente devido a baixa formação teórica de uma parcela dos professores que nela trabalham, mas claro, em condições determinadas, pois as mediações que agem nesse processo estão ligadas às ideias hegemônicas elaboradas a partir do modo como se produz a vida em sociedade. As implicações desse problema tem sido identificadas nos resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação Brasileiro (Prova Brasil, por exemplo). Nesse sentido, a fim de dialogarmos do seio onde emerge o problema e com os próprios sujeitos em condições determinadas, sem perder a sua universalidade, tomamos o desenvolvimento do pensamento teórico na formação continuada do professor como horizonte da intervenção do projeto Laboratório Escola, à luz da teoria pedagógica histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, a fim de contribuir para enfrentar a dicotomia entre o pensar e o fazer imposta à educação escolar. Os objetivos são: 1) ? Implementação do Laboratório Escola ? Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Teóricas e Experimentais em Educação Escolar e Desenvolvimento Humano ? na Escola Municipal Professor Jecelino José Nogueira, a fim de articular as relações entre trabalho educativo, ciência e sociedade sobre uma base social objetiva; 2) ? Efetivar um curso de formação continuada dos professores da Escola Municipal Professor Jecelino José Nogueira, a fim de estudar criticamente as relações entre educação escolar e desenvolvimento humano, à luz da teoria pedagógica histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural, no sentido da elevação do pensamento teórico dos professores. Carga horária total: 370 horas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) .
Integrantes: Antonio Leonan Alves Ferreira - Coordenador / Elza Margarida de Mendonça Peixoto - Integrante / Carlos Robson Matos - Integrante / Wilson Fábio de Oliveira Bispo - Integrante / Silvana Carvalho da Fonseca - Integrante / Lucas Filipe Andrade da Silva - Integrante / Marisa Maciel França Filha - Integrante / Gemina Dias - Integrante / Naiara Senna Paixão - Integrante / Anderson Brito - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2009
TRABALHO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: A CONSTRUÇÃO DA REDE SOCIAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ENTORNO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BAHIA
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral identificar os arranjos e cadeias produtivas do entorno do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, a fim de criar as condições para a cosntrução da rede social de arranjos produtivos locais, aproximando-se, assim, das demandas da sociedade com relação a trabalho, educaão e desenvolvimento socio econômico ambiental. Os objetivos específicos são: Identificar os circuitos superiores e inferiores (organizados e não organizados) da economia no entorno do CEEPBA a fim de compreender suas formas de organização, gestão e relações de trabalho e produção de bens e serviços; Identificar as demandas sociais no âmbito dos arranjos e cadeias produtivas do entorno do CEEPBA com relação à Território, Meio Ambiente e Desenvolvimento; Estruturar os Projetos Especiais (TCC), o Estágio Curricular, a Construção de Incubadora de Cooperativas Junior, o Conselho Escolar, a construção do Sistema Integração Escola-Mundo do Trabalho (SIEMT). Todas estas ações terão como finalidade criar condições para a construção da rede social de arranjos produtivos mediante os circuitos identificados e suas respectivas demandas sociais, além de integrar estudantes, professores, gestores, funcionários técnicos administrativos e comunidade ao Mundo do Trabalho..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Germinal: Marxismo e Educação em Debate


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Nuances (UNESP Presidente Prudente)
2015 - 2015
Periódico: Filosofia e Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
professor Homenageado, Turma de formandos 2016.2, do curso de Licenciatura Plena em Química, IFBAIANO, Campus Catu, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano.
2010
Aprovação em concurso público, disciplina Fundamentos Pedagógicos (didática e estágio), 3º lugar, com média 8,97., Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
2010
Aprovação em concurso público, disciplina Metodologia da Pesquisa e Estágio, 2º lugar, com média 7,88. OBS.: Obteve média 10,0 na prova didática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO).
2009
Professor Homenageado da 1ª turma de formandos do curso de Pedagogia, Faculdade São tomaz de Aquino.
2008
Aprovado em curso de formação para Dirigentes de Escolas Públicas da Rede Estadual de Educação Básica, Secretaria da Educação do Estado da Bahia/Universidade do Estado da Bahia.
2007
Aprovação em concurso público, disciplina Educação Física, 5º lugar, com média 7,3, Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET/BA).
2003
Aprovação em seleção pública para magistério superior, disciplina Medidas e avaliação no ensino da educação física/metodologia da natação, 2º lugar, com média 8,21, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
2001
Foi aprovado em dois concursos para professor da Educação Básica e em uma seleção pública simplificada para professor da Educação Básica., Secretaria da Educação do Estado da Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, A. Leonan A.2018FERREIRA, A. Leonan A.. Estrutura e função social da atividade esportiva e o processo de apropriação da cultura: contribuições para a Atividade de ensino na educação física escolar. Revista Motrivivência, v. 30, p. 295-307, 2018.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.;FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES2017FERREIRA, A. Leonan A.. ATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 248, 2017.

3.
FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES2017 FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES. A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 108-120, 2017.

4.
FERREIRA, A. Leonan A.2010FERREIRA, A. Leonan A.. Da produção do Capitalismo no Campo em geral à Produção do Capitalismo no Campo Brasileiro: a experiência do Acampamento Carlos Marighela (MST/BA).. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 02, p. 132-147, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. O Trabalho Pedagógico no Acampamento Carlos Marighella - MST: Elementos da Formação Humana. In: Livia Alessandra Fialho da Costa; Marcos Luciano Masseder. (Org.). Educação, Multiculturalismo e Identidade. 1ed.SALVADOR: Edufba/Eduneb, 2010, v. 1, p. 1-200.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. EDUCAÇÃO ESCOLAR, SABER OBJETIVO E SOCIEDADE. In: XIV JORNADA NACIONAL DO HISTEDBR, 2017, FOZ DO IGUAÇU. Anais da Jornada do XIV HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa, 2017.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. A atividade de ensino na educação física: a dialética conteúdo/forma. In: Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano, 2016, Bauru. Anais do Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano. Bauru: UNESP, 2016. v. 01. p. 1448-1461.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. A Dialética Formação Onilateral/Reprodução Social dos Trabalhadors do MST o Acampamento carlos marighella (Ipiaú/BA) - 1999-2006.. In: 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

4.
FERREIRA, A. Leonan A.. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS MOVIMNENTOS E LUTAS SOCIAIS, E/OU. In: I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, 2006, FORTALEZA. ANAIS DO I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. FORTALEZA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 2006. v. 1. p. 0-0.

5.
FERREIRA, A. Leonan A.. PRÁTICA SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA NOS MOVIMENTOS SOCIAIS NUM CONTEXTO DE "CERTEZA DAS INCERTEZAS". In: I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, 2006, FORTALEZA. ANAIS DO I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. FORTALEZA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 2006. v. 1. p. 0-0.

6.
FERREIRA, A. Leonan A.; FIGUEIREDO, Érika Suruagy ; LOPES JUNIOR, José Gonçalves . O PROCESSO DE REFORMA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL: UM EMBATE DE PROJETOS.. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2005, PORTO ALEGRE. ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2005. v. XIV. p. 2832-2841.

7.
FERREIRA, A. Leonan A.; FIGUEIREDO, Érika Suruagy ; GARCIA, Fátima Moraes ; LOPES JUNIOR, José Gonçalves ; RODRIGUES, Raquel Cruz . ESCOLAS DO MST NO SUDOESTE DA BAHIA: DESAFIOS SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2005, PORTO ALEGRE. ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2005. v. XIV.

8.
FERREIRA, A. Leonan A.; SOUSA, I. S. ; BORGES, R. C. R. F. ; GOMES, Manoel dos Santos . Trocando Experiências com a Educação Infantil. In: 1º Congresso Brasileiro de Extesão, 2002, João Pessoa - PB. I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. A atividade de ensino na educação física: constribuições e avanços necessários a partir da obra Coletivo de Autores. In: Encontro Brasileiro de Educação eMarxismo, 2016, Belém-PA. Anais do Encontro Brasieiro de Educação e Marxismo. Belém, 2016. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. Leonan A.; FONSECA, Silvana Carvalho da . A construção do projeto político pedagógico do centro estadual de educação profissional da bahia (CEEPBA): desafios, demandas emergentes e possibilidades para a formação humana.. In: II seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão FACED/UFBA, 2010, Salvador. II seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão da faced/ufba, 2010.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; Cerqueira, Jorge Leonardo Tosta de ; Cerqueira, Rosangela dos Santos . projeto político e prática pedagógica do professor em escola municipal de salvador: contradições e possibilidades no trato com o conhecimento ludicidade. In: II seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão FACED/UFBA, 2010, Salvador. II seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão da faced/ufba, 2010.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. Conhecimento da cultura corporal cotidiana e conhecimento da cultura corporal não-cotidiana: uma investigação acerca da disciplina curricular educação física. In: II seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão FACED/UFBA, 2010, Salvador. II seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão da faced/ufba, 2010.

4.
FERREIRA, A. Leonan A.. O Trabalho Pedagógico no Acampamento Carlos Marighela - MST: Elementos da Formação Humana. In: simposio de educação básica - articulação educação básica e universidade - reunião de intercâmbio gt's ANPED, 2008, salvador. simposio de educação básica, 2008. p. 01-75.

5.
FERREIRA, A. Leonan A.. A Dialética Formação Onilateral/Reprodução Social dos trabalhador do MST: O Trabalho Pedagógico no Acampamento Carlos Marighella. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2008, Brasília. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2008.

6.
FERREIRA, A. Leonan A.. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS, E/OU. In: I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, 2006, FORTALEZA. ANAIS DO I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. FORTALEZA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 2006. v. 1. p. 01-88.

7.
FERREIRA, A. Leonan A.. PRÁTICA SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA NOS MOVIMENTOS SOCIAIS NUM CONTEXTO DE. In: I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, 2006, FORTALEZA. ANAIS DO I ENCONTRO INERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. FORTALEZA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 2006. v. 1. p. 01-88.

8.
FERREIRA, A. Leonan A.; LOPES JUNIOR, José Gonçalves . I SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO. In: I SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO, 2005, CAMPINAS - SP. I SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO. CAMPINAS - SP: UNICAMP - GRAF.FE, 2005. p. 03-124.

9.
FERREIRA, A. Leonan A.; LOPES JUNIOR, José Gonçalves ; FERREIRA, Antonio Leonan Alves . A PARTICIPAÇÃO POPULAR DA ESCOLA PÚBLICA EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA: O TRABALHO ENQUANTO PRINCÍPIO ARTICULADOR DO ENSINO P, PESQUISA E EXTENSÃO.. In: 5ª CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, RECIFE. CADERNO DO 5ª CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RECIFE: EDITORA DA UFPE, 2004. v. 5. p. I-65.

10.
FERREIRA, A. Leonan A.; LOPES JUNIOR, José Gonçalves . GESTÃO EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO E A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: LIMITES E POSSIBILIDADES. In: 5º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, RECIFE. CADERNO DO 5º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RECIFE: EDITORA DA UFPE, 2004. v. 5. p. I-65.

11.
FERREIRA, A. Leonan A.; TAFFAREL, Celi N Z ; GARCIA, Fátima M ; XAVIER NETO, Lauro P ; FERNANDES, Floriza S ; PEREZ, Carlos M ; RODRIGUES, Raquel ; LOPES JUNIOR, José ; CARDOSO, Tamara ; SENA, Raimunda ; SOUZA, Maicelma ; OLIVEIRA, Galileu . FORMAÇÃO OMNILATERAL E OS DESAFIOS DA ESCOLA DO MST EM ACAMPAMENTOS E ASSENTAMENTOS DO SUDOESTE DA BAHIA. In: 5º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, RECIFE. CADERNO DO 5º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RECIFE: EDITORA DA UFPE, 2004. v. 5. p. I-65.

12.
FERREIRA, A. Leonan A.; ALMEIDA, F. C. ; GOMES, Manoel dos Santos . Referencial Teórico-Metodológico dos educadores da creche senhor do bonfim: uma análise do projeto político pedagógico;. In: VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UESB, 2002, VITÓRIA DA CONQUISTA. 6º Seminário de Iniciação Científica da UESB. Vitória da Conquista: EDUESB, 2002. p. 272-272.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. Atividade e desenvolvimento humano: contribuições para a pesquisa em educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 2017.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. A Atividade de Ensino na Educação Física com fundamento na Pedagogia Histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 2017.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PAIXAO, N. S. ; FRANCA FILHA, M. M. ; FERREIRA, A. Leonan A. . LABORATÓRIO ESCOLA: LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. A atividade de ensino na educação física: a dialética conteúdo/forma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. Batendo papo sobre avaliação da aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 11) Trabalho, Educação e Capital: da ?totalidade abstrata? à ?totalidade concreta?. (um brevíssimo diálogo com Dagnino a partir de excertos de Vieira Pinto e Kosic sobre concepção de realidade). 2015 (Publicação em lista Institucional).

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 01) FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO? 2014 (Publicação em lista Institucional).

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 02) O problema não é questão epistemológica, mas de vida! Como superar o VELHO pelo NOVO? 2014 (Publicação em lista Institucional).

4.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 03) Neutralidade, Objetividade e Diversidade. 2014 (Publicação em lista Institucional).

5.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 04) 'Velho = latifúndio, agronegócio, devastação ambiental': como chegamos até aqui? Da Produção do Capitalismo no Campo: o enigma da 'Assim chamada acumulação primitiva'. 2014 (Publicação em lista Institucional).

6.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 05) Da Produção do Capitalismo no Campo Brasileiro: expropriação e resistências. 2014 (Publicação em lista Institucional).

7.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 07) O que significa o conceito de aluno empírico e aluno concreto para a teoria pedagógica histórico-crítica? 2014 (Publicação em lista Institucional).

8.
FERREIRA, A. Leonan A.. (reflexão 08) Como a teoria pedagógica histórico-crítica (PHC) entende a relação entre educação escolar e conhecimento humano? 2014 (Publicação em lista Institucional).

9.
FERREIRA, A. Leonan A.. (reflexão 09) Breve nota sobre a abordagem do problema da remoção a pedido. 2014 (Publicação em lista Institucional).

10.
FERREIRA, A. Leonan A.. (Reflexão 10) Relativismo, pós-modernidade e luta de classes na Educação. 2014 (Publicação em lista Institucional).

11.
FERREIRA, A. Leonan A.. A inserção da criança especial nas aulas de educação física escolar do ensino fundamental(5ª a 8ª) nas escolas municipais de Jequié - Ba. 2001 (1ª Fórum de Pesquisa em Educação Física da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2018.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2018.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2018.

4.
FERREIRA, A. Leonan A.. Curso ABNT - IFBaiano. 2018.

5.
FERREIRA, A. Leonan A.. Comitê Científico do Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2018.

6.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2017.

7.
FERREIRA, A. Leonan A.. Coordenador de Sessão de Comunicação do evento XIV Jornada do HISTEDBR - Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa. 2017.

8.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

9.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

10.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

11.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

12.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

13.
FERREIRA, A. Leonan A.. parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

14.
FERREIRA, A. Leonan A.. parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

15.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Germinal - UFBA. 2016.

16.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer PROEX - IFBAIANO. 2016.

17.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer PROEX - IFBAIANO. 2016.

18.
FERREIRA, A. Leonan A.; CARVALHO, A. S. ; OLIVEIRA, M. ; SANTANA, G. S. ; PAIXAO, J. F. ; OLIVEIRA, S. . Comissão Elaboração Projeto Mestrado em Educação Científica - IFBaiano. 2016.

19.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revista Filosofia e Educação - UNICAMP. 2015.

20.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecer Revisas NUNCES - UNESP. 2014.

21.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecerista de trabalhos do II Seminário Interativo da Cultura Corporal e Festival Ginástica Alegria na Escola. 2012.

22.
FERREIRA, A. Leonan A.. Parecerista de trabalhos do GTT - Formação Profissional e Mundo do Trabalho, do XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, A. Leonan A.; PENNA, F. . Escola Sem Partido e Reforma do Ensino Médio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; MORADILLO, Edilson Fortuna de ; MESSEDER NETO, HÉLIO . 1. Há uma dialética da natureza? 2. Como apreender as leis da natureza numa perspectiva materialista histórica e dialética? 3. Como o Marxismo nos ajuda a pensar o problema das ciências 'ditas' da natureza? 4. E quais as implicações desse problema para o ensino das ciências em geral na educação escolar (Escola básica e superior), em especial da química?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FERREIRA, A. Leonan A.; MESSEDER NETO, HÉLIO ; MAGALHÃES, GISELLE MODÉ . O ensino em ciências, o currículo e a materialização da ação pedagógica: contribuições do materialismo histórico-dialético, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
FERREIRA, A. Leonan A.; PEIXOTO, E. M. M. ; FERRIZ, Adriana ; PEREIRA, M. F. R. ; CARVALHO, M. S. ; BARRETO, N. B. ; SANTOS, Y. C. C. ; SANTOS, E. C. B. ; SANTANA, J. P. D. ; FERREIRA, M. . MARXISMO E POLÍTICAS DE TRABALHO E EDUCACÃO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. Curso ABNT. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. Normas de documentação da ABNT. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. Movimentos Sociais e Formação Humana. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERREIRA, A. Leonan A.. A categotia trabalho: fundamentos lógicos e históricos. 2009. (Palestra).

5.
FERREIRA, A. Leonan A.. O centro estadual de educação profissional da Bahia. 2009. (Palestra).

6.
FERREIRA, A. Leonan A.. Prática pedagógica e produção do conhecimento. 2008. .

7.
FERREIRA, A. Leonan A.. Movimentos Sociais e Movimento Estudantil de Educação Física - MEEF. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FERREIRA, A. Leonan A.. Avaliação na Escola Pública e a Possibilidade da Inclusão Social. 2005. .

9.
FERREIRA, A. Leonan A.. Avaliação na Escola Pública e a Possibilidade da Inclusão Social. 2005. (Palestra).

10.
FERREIRA, Antonio Leonan Alves; LOPES JUNIOR, José Gonçalves . COLABORADOR NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO DESPORTO. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
FERREIRA, A. Leonan A.. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E PLANEJAMENTO EM AÇÃO. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
FERREIRA, A. Leonan A.. Ensino, Pesquisa e Extensão em educação Física Escolar. 2003. (Palestra).

13.
FERREIRA, A. Leonan A.. Futebol: Uma questão Social?. 2002. (Palestra).

14.
FERREIRA, A. Leonan A.; XAVIER, Lauro . Formação Profissional e Mundo do Trabalho. 2001. (Participação em Grupo de Trabalho).

15.
FERREIRA, A. Leonan A.. Centro Acadêmico de Educação Física. 2001. (Coordenação).

16.
FERREIRA, A. Leonan A.; SANTOS, Manoel Gomes dos ; SILVA, Itamar Sousa ; BORGES, Rita Ferreira . Trocando Experiência com a Educação Infantil. 2001. (PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO).

17.
FERREIRA, A. Leonan A.. Interesses do Lazer. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
FERREIRA, A. Leonan A.. Futebol na Escola. 2000. .

19.
FERREIRA, A. Leonan A.. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2000. (Monitoria de curso de Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
MORADILLO, Edilson Fortuna de; MESSEDER NETO, HÉLIO; PENHA, Abraão Felix da; SA, Carmem Silva S.; MACHADO, Alvaro Lima; FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de Maricleide Pereira de Lima Mendes. Transformação da Matéria: Uma Abordagem sócio-Histórica do Conceito Moderno de Transformação Química. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PEIXOTO, E. M. M.; FERREIRA, A. Leonan A.; VIEGAS, L. S.; PEREIRA, M. F. R.; SILVA, Maurício Roberto; TAFFAREL, Celi N Z. Participação em banca de Rogério Massaroto de Oliveira. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO COM O JOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
MORADILLO, Edilson Fortuna de; MESSEDER NETO, HÉLIO; SA, Carmem Silva S.; PENHA, Abraão Felix da; MACHADO, Alvaro Lima; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de MARICLEIDE PEREIRA DE LIMA MENDES. TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA DO CONCEITO MODERNO DE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ensino História e filosofia das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; PEIXOTO, E. M. M.; MORADILLO, Edilson Fortuna de; PEREIRA, M. F. R.; ORSO, Paulino José. Participação em banca de Jaqueline Rodrigues da Silva. CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REQUISITOS PARA UMA FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.; PEIXOTO, E. M. M.; TAFFAREL, Celi N Z; VIEGAS, L. S.; PEREIRA, M. F. R.; SILVA, Maurício Roberto. Participação em banca de Rogério Massarotto de Oliveira. O trato com o conhecimento "Jogo" na formação de professores de educação física. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
PEIXOTO, E. M. M.; MARTINS, L. M.; MORADILLO, Edilson Fortuna de; PEREIRA, M. F. R.; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de NÍVIA DE MORAIS BISPO. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO ?METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA?: CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE VIGOTSKI E DE PIAGET PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Ana Cristina Carvalho dos Santos. Educação Voltada para os Direitos Humanos: uma realidade ou utopia?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Paulo Henrique Paiva Lima. O ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: contribuições da literatura.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Carolina Conceição de Oliveira Santos. Memorial Formativo em Psicologia: o viver, o saber e o fazer. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

4.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Cristiane Santana. Como o ensino de história através das TICS pode contribuir para que os trabalhadores e seus filhos entendam a situação em que vivem?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

5.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Debora Oliveira. Evasão Escolar no Ensino Fundamental II: intensificando a vulnerabilidade social e perpetuando a desigualdade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

6.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Evania Carneiro. Educação Profissional e Inclusão Social no Programa Bolsa Família: a experiência do CQC do município de Conceição do Coité-BA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

7.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Gersomária Oliveira. Reflexões sobre Possibilidades para Enfrentamento da Vulnerabilidade e Violência na Educação Infantil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

8.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Jaqueline da Silva. A Escola está no Quilombo, mas o Quilombo não está na Escola: um estudo sobre a comunidade de São Braz. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

9.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Josué Chagas Amorim. A frequência escolar e a condicionalidade dos programas de transferência de renda entre os beneficiários do PBF. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

10.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Leonardo Santos. Conservação Ambiental e Pobreza: implicações da criação do Parque Estadual Serra do Conduru na Comunidade das Tesouras. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

11.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Luis Costa. Trajetória cultural dos sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

12.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Marilza Freitas. Uma análise das políticas públicas pra a erradicação do trabalho infantil no município de Retirolândia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

13.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Nairene Souza. As implicações da Escola Sem Partido na prática docente. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

14.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Renata Silva. IDEB: resultados e suas implicações no cotidiano escolar. Quem realmente é beneficiado com ele?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

15.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Rosangela Soares. Relação entre Escola e Comunidade Local: uma construção coletiva. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

16.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Simone Souza. Programa Bolsa Família: uma análise sobre o papel da condicionalidade na educação no processo de escolarização e permanência na escola de crianças e adolescentes das famílias beneficiárias.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

17.
FERREIRA, A. Leonan A.; CALDEIRA, B. M. S.; MELO, A. P. N.. Participação em banca de Simone Ribeiro. Considerações sobre a Naturalização do Fracasso Escolar e a Produção de Culpados.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, A. Leonan A.; MESSEDER NETO, HÉLIO; MAGALHÃES, GISELLE MODÉ; FARAGO, CÁTIA; BISPO, W. F. O.. Participação em banca de LISMAR SOUZA DO ROSARIO.A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÓPTICA (LIVRO I) DE ISAAC NEWTON (1642-1727): IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO EM CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; CARVALHO, AURÉLIO JOSÉ ANTUNES DE; SAMPAIO, CARLOS MAGNO; LIMA, SILVANA; SILVA, MIRNA RIBEIRO LIMA DA. Participação em banca de Marilene Conceição de Jesus.AS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE CATU-BA: CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

3.
ALFANO, Marcia; EDNICE; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de Maria Aparecida Matos dos santos.A Concepção de Infância de Professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Aristides Novis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino.

4.
EDNICE; ALFANO, Marcia; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de Valdelice e Caroline.Inclusão do deficiente visual na escola regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino.

5.
ALFANO, Marcia; EDNICE; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de Alaide.Violência: indisciplina n aescola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino.

6.
ROSADO, Janaína; FONTES, Isaura; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de Jorge Cerqueira, Rosangela Cerqueira, Edineide Maciel.O Projeto Político-Pedagógico de Escola Municipal de Salvador e a Prática Educativa dos Professores: Contradições e Possibilidades no TRato com o Conhecimento Ludicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino.

7.
LUIS, Eduardo; ALFANO, Marcia; FERREIRA, A. Leonan A.. Participação em banca de Patrícia Sampaio, Elizelton Borges.A Importância dos Jogos Matemáticos na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino.

8.
FERREIRA, A. Leonan A.; OLIVEIRA, Adriana; NUNES, Cláudia. Participação em banca de Tatyana Gumas, Priscila Guimaraes.Desgastes Emocionais e Sindrome de Burnoud. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. Concurso disciplinas Educação. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; CANDA, cilene Nascimento; LUNA, C.. Introdução à Educação Física. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.; Chagas, Rita; MARTA, Felipe. E. F.. Desporto Individual. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Outras participações
1.
FERREIRA, A. Leonan A.; OLIVEIRA, M. S.; OLIVEIRA, M. R.; PEREIRA, M. A.; XAVIER, G. S.; SILVA, V. E. S.; SANTOS, C. J.; SILVA, M. C.. Comissão seleção discentes para cursar Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências. 2016.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; SILVA, M. C.; BISPO, W. F. O.. Seleção pública professor de Física. 2016.

3.
FERREIRA, A. Leonan A.; OLIVEIRA, M. S.; PAIXAO, J.. Seleção pública professor de Metodologia da Pesquisa. 2013.

4.
FERREIRA, A. Leonan A.; ASSIS, Líbia. Técnico Administrativo. 2009. Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIOO ESCOLA.O ENSINO EM CIÊNCIAS, O CURRÍCULO E A MATERIALIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2017. (Outra).

2.
I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIOO ESCOLA: META TEMÁTICA: O ENSINO EM CIÊNCIAS, O CURRÍCULO E A MATERIALIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.EDUCAÇÃO ESCOLAR, SABER OBJETIVO E SOCIEDADE. 2017. (Outra).

3.
XIV JORNADA DO HISTEDBR.EDUCAÇÃO ESCOLAR, SABER OBJETIVO E SOCIEDADE. 2017. (Outra).

4.
XIV JORNADA DO HISTEDBR.Pedagogia histórico-crítica. 2017. (Outra).

5.
Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A atividade de ensino na educação física: constribuições e avanços necessários a partir da obra Coletivo de Autores. 2016. (Encontro).

6.
I Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação.Teorias e categorias para os estudos e pesquisas do trabalho e da formação da classe trabalhadora em tempos de crise do capital.. 2016. (Encontro).

7.
I Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo Políticas de Trabalho e Educaçãomm.Teorias e categorias para os estudos e pesquisas do trabalho e da formação da classe trabalhadora em tempos de crise do capital.. 2016. (Encontro).

8.
Seminário Dermeval Saviani e a Educação Brasileira.LABORATÓRIO ESCOLA ? LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS EM EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO.. 2016. (Seminário).

9.
VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES E AVANÇOS NECESSÁRIOS A PARTIR DA OBRA COLETIVO DE AUTORES. 2016. (Encontro).

10.
13ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. 2014. (Outra).

11.
2º. CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2014. (Congresso).

12.
I Encontro Nacional de Filosofia Política. 2014. (Encontro).

13.
II Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2014. (Outra).

14.
II Evento de Método e Metodologia em Materialismo Histórico Dialético e Psicologia Histórico-Cultural.. 2013. (Outra).

15.
Diagnóstico do esporte no Brasil. 2011. (Seminário).

16.
I Encontro de Coordenadores de Curso Superior do IF BAIANO. 2011. (Encontro).

17.
Simpósio Internacional sobre Formação de Professores e Referências Curriculares Básicas para a Educação Física Escolar. 2010. (Simpósio).

18.
SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA.O TRABALHO PEDAGÓGICO NO ACAMPAMENTO CARLOS MARIGHELLA - MST: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO HUMANA. 2008. (Simpósio).

19.
Videoconferência - Ciclo de Debates Pedagógicos: Educação Física na Educação Básica - Ano 1 - nº 01 "Mídia, Esporte e Implicações Pedagógicas". 2008. (Outra).

20.
18º EPENN - encontro de pesquisa em educação do norte e nordeste.A dialética formação onilateral/reprodução social dos trabalhadores do mst no acampamento carlos marighella (Ipiaú/BA_ - 1999-2006.. 2007. (Encontro).

21.
A Arquitetura da Universidade Brasileira em Debate. 2007. (Seminário).

22.
I encontro internacional trabalho e perspectiva de formação dos trabalhadores.Prática Social e Formação humana nos Movimentos Sociais num contexto de "certeza das incertezas". 2006. (Encontro).

23.
I encontro internacional trabalho e perspectiva de formação dos trabalhadores.A institucionalização dos movimentos e lutas sociais, e/ou "terceiro setor" em questão: mediação dominante do capital?. 2006. (Encontro).

24.
I SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO.I SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO. 2005. (Seminário).

25.
TESES E TESÕES: DILEMAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2005. (Seminário).

26.
5º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Forum Nacional em Defesa da Escola Pública - Educação, Democracia e Qualidade Social ´´ Educação pública, gratuita e de qualidade é direito de todos e dever do Estado`` - Educação não é mercadoria -. 2004. (Congresso).

27.
ENCONTRO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO MST/BAHIA. 2004. (Encontro).

28.
PLENÁRIA NACIONAL EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. 2004. (Encontro).

29.
1ª CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 1ª CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2002. (Congresso).

30.
IV Semana de Educação Física da UEFS. 2002. (Encontro).

31.
Simpósio Internacional Formação de Professores e Intercâmbio Cietífico e Tecnológico. 2002. (Simpósio).

32.
EDUCAÇÃO FÍSICA E REFORMA UNIVERSITÁRIA: RESGATANDO DIRETIZES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE EDUCAÇÃO FISICA E PROPONDO INTERVENÇÕES. 2001. (Congresso).

33.
III SEMANA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM. 2001. (Encontro).

34.
seminário representações do movimento zapatista no méxico. 2001. (Seminário).

35.
XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO ESPORTE- CONBRACE. 2001. (Congresso).

36.
O TRATO DA CULTURA CORPROAL NA CULTURA ESCOLAR. 1999. (Seminário).

37.
PEDAGOGIA DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO FISICA. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, A. Leonan. A.; FERREIRA, A. Leonan A. . I SEMINÁRIO INTERNO DA DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA III I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO ESCOLA. 2017. (Outro).

2.
FERREIRA, A. Leonan A.; FRANCA FILHA, M. M. ; PAIXAO, N. S. ; BRITO, A. . I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO ESCOLA - FASE 01: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2017. (Outro).

3.
FERREIRA, A. Leonan A.. Normas de documentação da ABNT. 2017. (Outro).

4.
FERREIRA, A. Leonan A.; BRITO, A. ; PAIXAO, N. S. ; FRANCA FILHA, M. M. . I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO ESCOLA - FASE 02: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2017. (Outro).

5.
FERREIRA, A. Leonan A.; BRITO, A. ; PAIXAO, N. S. ; FRANCA FILHA, M. M. . I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO ESCOLA - FASE 02: MESA TEMÁTICA: O ENSINO EM CIÊNCIAS, O CURRÍCULO E A MATERIALIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2017. (Outro).

6.
FERREIRA, A. Leonan A.; BRITO, A. ; PAIXAO, N. S. ; FRANCA FILHA, M. M. ; CONCEICAO, Marilene. ; ROSARIO, Lismar. ; SANTANA, Joceli. . I CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO ESCOLA - FASE 03: FUNDAMENTOS DA QUÍMICA: UMA COCNEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL. 2017. (Outro).

7.
FERREIRA, A. Leonan A.; PEIXOTO, E. M. M. ; FERRIZ, Adriana ; CARVALHO, M. S. ; et al . I Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo Políticas de Trabalho e Educação. 2016. (Outro).

8.
FERREIRA, A. Leonan A.. IV Semana de Pedagogia da Faculdade São Tomaz de Aquino. 2009. (Outro).

9.
FERREIRA, A. Leonan A.. III Semana de Pedagogia da Faculdade São tomaz de Aquino. 2008. (Outro).

10.
FERREIRA, A. Leonan A.. Projeto Aulas Temáticas. 2008. (Outro).

11.
FERREIRA, A. Leonan A.; SILVA, R. B. . A arquitetura universitária brasileira em debate: a proposta da universidade nova. 2007. (Outro).

12.
FERREIRA, A. Leonan A.; SILVA, R. B. . Seminário Socialização dos resultados da Avaliação do PNQ. 2007. (Outro).

13.
FERREIRA, A. Leonan A.. Cultura Corporal e Prática Peagógica. 2007. (Outro).

14.
FERREIRA, A. Leonan A.. Projeto de Pesquisa: Elementos Lógicos. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nívia de Morais Bispo. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM VIGOTSKI E EM PIAGET. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

2.
Luciene Santos. OS SIGNIFICADOS DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: HUMANIZAÇÃO OU ALIENAÇÃO NO TRABALHO?. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lismar Rosário. Resíduos sólidos e ensino de química. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação científica e popularização das ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

2.
Debora Melo. A Política de Assistência Estudantil: análises e perspectivas da operacionalização no Programa de Residência Estudantil IF Baiano Campus Catu ? BA.. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação científica e popularização das ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

3.
Marilene Conceição. A experimentação no ensino de química. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação científica e popularização das ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

4.
Antonio Marcos de Carvalho. O desenvolvimento da atenção e a apropriação do saber objetivo na educação escolar. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação científica e popularização das ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

5.
Deivison Trindade Dos Santos. A extensão como trabalho social útil. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação científica e popularização das ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Naiara Senna da Paixão. O desenvolvimento do pensamento conceitual no ensino de química. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

2.
Daniel Vasconcelos. O ensino de química e EJA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

3.
Luiz Carlos dos Santos. Relações entre Conhecimento e Vida no ensino de química. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

4.
Lismar Rosário. A concepção de conhecimento na Óptica de Isaac Newton: contribuições para o ensino de ciências. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

5.
Anderson Brito. Mecanismos de (re)produção da autoafirmação de padrões heteronormativos na educação escolar: consequências para a formação da individualidade humana. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

6.
Marilene de Jesus Conceição. AS POLITICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS NO MUNICIPIO DE CATU-BA: LIMITES E CONTRADIÇÕES. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. (Orientador).

7.
Jorge, Edineide e Rosângela Cerqueira. O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Mangabeira e a Prática Educativa dos Professores: contradições e possibilidades no trato com o conhecimento ludicidade. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Deivison Trindade. A extensão como trabalho social útil: iniciando o diálogo com projetos da UNEB, Campus Alagoinhas. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação científica e popularização das ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

2.
Marilene de Jesus Canoceição. A Experimentação no Ensino de Química: análise da produção do conhecimento na Revista Química Nova na Escola (2010-2018). 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação científica e popularização das ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

3.
Paulo Henrique Paiva Lima. O ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: contribuições da literatura. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

4.
Renata Santos da Silva. IDEB: resultados e suas implicações no cotidiano escolar. Quem realmente é beneficiado com ele.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

5.
Rosangela Costa Soares. Relação ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE LOCAL: uma construção coletiva.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

6.
Simone de Matos Souza. PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: uma análise sobre o papel da condicionalidade na educação no processo de escolarização e permanência na escola de crianças e adolescentes das famílias beneficiárias.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

7.
Simone Rosa Ribeiro. Considerações sobre a Naturalização do Fracasso Escolar e a Produção de Culpados.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

8.
Ana Cristina Carvalho dos Santos. Educação Voltada para os Direitos Humanos: uma realidade ou utopia?. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marilene Conceição de Jesus. As políticas para a educação do campo e o processo de nucleação das escolas rurais no município de Catu-Ba: contradições e possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

2.
Lismar Rosário. A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÓPTICA DE ISAAC NEWTON: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO EM CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

3.
Camila Piaui;Cleidiana Oliveira;Renata Sousa;Vanúsia Jesus. DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DO ATO DE ENSINAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

4.
Maria Aparecida Santos. A concepção de infância de professores do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Professo rAristides Novis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.

5.
Jorge Cerqueira, Rosangela Cerqueira, Edineide Maciel. O Projeto Político-Pedagógico de Escola Municipal de Salvador e a Prática Pedagógica dos Professorres: Contradições e Possibilidades no Trato com o Conhecimento Ludicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Tomaz de Aquino. Orientador: Antonio Leonan Alves Ferreira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERREIRA, A. Leonan A.;FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES2017FERREIRA, A. Leonan A.. ATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 248, 2017.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.2018FERREIRA, A. Leonan A.. Estrutura e função social da atividade esportiva e o processo de apropriação da cultura: contribuições para a Atividade de ensino na educação física escolar. Revista Motrivivência, v. 30, p. 295-307, 2018.

3.
FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES2017 FERREIRA, ANTONIO LEONAN ALVES. A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 108-120, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. Atividade e desenvolvimento humano: contribuições para a pesquisa em educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 2017.

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. Batendo papo sobre avaliação da aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, A. Leonan A.. A atividade de ensino na educação física: a dialética conteúdo/forma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FERREIRA, A. Leonan A.. Curso ABNT. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, A. Leonan A.; PEIXOTO, E. M. M. ; FERRIZ, Adriana ; PEREIRA, M. F. R. ; CARVALHO, M. S. ; BARRETO, N. B. ; SANTOS, Y. C. C. ; SANTOS, E. C. B. ; SANTANA, J. P. D. ; FERREIRA, M. . MARXISMO E POLÍTICAS DE TRABALHO E EDUCACÃO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, A. Leonan A.; PEIXOTO, E. M. M. ; FERRIZ, Adriana ; CARVALHO, M. S. ; et al . I Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo Políticas de Trabalho e Educação. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Estagio doutoral sanduíche na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, sob a supervisão da profa. Dra. Lígia Marcia Martins (Livre-docente em Psicologia da Educação).

Vinculado ao projeto de formação de professores, colaborando na reestruturação do curso de licenciatura em educação física da UFBA, colaborando no planejamento implementação e avaliação de disciplinas. 

Investiga bases teóricas para a formação a partir de estudos em disciplinas na pós-graduação com a professora Elza Peixoto.

Foi bolsista de projeto de extensão universitária, no qual desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão em creches de Jequié, com um trabalho de base na Psicomotricidade e na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, sob a orientação do professor Manoel Gomes.

Cursou a disciplina Leitura do Capital I , no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), semestres 2007.1 e 2007.2, sob a orientação do professor Mauro Castelo Branco de Moura.


Teve projeto de extensão aprovado no edital 001/2011_Apóio à capacitação no uso das tecnologias da informação e comunicação para juventude rural_Ministério das Comunicações, com o projeto Aió Digital - Formação de professores das escolas de comunidades de fundo de pasto no uso das tecnologias da informação e comunicação na prátic



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 24:52:44