Dirceu dos Santos Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8637977373767295
  • Última atualização do currículo em 04/04/2015


Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Mestre em Matemática Profissional pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente sou professor do quadro próprio do magistério da Secretaria do Estado de Educação do Paraná, atuando no Colégio Estadual Adélia Dionísia Barbosa - Londrina. Meus assuntos de interesse são Educação Matemática, Modelagem Matemática e Educação em Geometria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dirceu dos Santos Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, D. S.;BRITO,D.S.

Endereço


Endereço Profissional
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA ADÉLIA DIONÍSIA BARBOSA.
Rua Aurélio Buarque de Holanda, 70
Conjunto Parigot de Souza 1
86081-070 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 33373812
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Atribuição de sentido e construção de significados em situações de Modelagem Matemática,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Lourdes Maria Werle de Almeida.
2011 - 2013
Mestrado profissional em Matematica.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Problemas de otimização aplicados ao estudo de praças: uma experiência de ensino com atividades de modelagem, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Lourdes Maria Werle de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: otimização; geometria; Modelagem Matemática; Ensino de Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
1999 - 1999
Especialização em Física Para o Novo Ensino Médio. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Efeitos Gravitacionais e Inerciais sobre o Planeta Terra.
1998 - 1999
Especialização em Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Análise Combinatória: uma proposta de ensino.
1992 - 1997
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Didática da Matemática. (Carga horária: 102h).
Centre International d´Études Pédagogiques.
2012 - 2012
II PROGRAMA DE VERÃO - MATEMÁTICA 2012. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
XXVIII SEMANA DA MATEMÁTICA. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
IX SEMANA DA EDUCAÇÃO - POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUC. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente temporário, Carga horária: 20

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da matemática
Metodologia e estágio supervisionado de matemática

Centro de Ensino Superior de Apucarana, CESUAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

8/2004 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANA, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: QUADRO PRÓPRIO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.




Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITO, D. S.2005 BRITO, D. S.. O CONCEITO DE FUNÇÃO EM SITUAÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Zetetike (UNICAMP), CAMPINAS, SP, v. 13, n.23, p. 63-83, 2005.

2.
BRITO, D. S.2005 BRITO, D. S.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: QUE SENTIDO OS ALUNOS PODEM LHE ATRIBUIR?. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 11, p. 483-499, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, D. S.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Atribuição de sentido e construção de significados em situações de modelagem matemática. In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Anais do VII EPEM, 2004.

2.
BRITO, D. S.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Modelagem Matemática na sala de aula: algumas implicações para o ensino e aprendizagem . In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003, Blumenau. Anais da XII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003. v. 1.

3.
BRITO, D. S.; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de . Refletindo sobre a duração do dia por meio de uma atividade de Modelagem Matemática . In: VII EPREM: VI Encontro Paranaense de Educação matemática, 2002, Foz do Iguaçu. Anais do VII EPREM: encontro paranaense de Educação matemática, 2002. v. único. p. 13-16.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, D. S.. Atribuição de Sentido e Construção de Significados em Situações de Modelagem Matemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRITO, D. S.. Como os Alunos Vêem o Conceito de Função em Situações de Modelagem Matemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRITO, D. S.. Modelagem Matemática no Ensino Médio: o caso das equações de recorrência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRITO, D. S.. Refletindo sobre a duração do dia por meio de uma atividade de modelagem matemática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRITO, D. S.. Modelagem Matemática e Ensino de Matemática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Demais trabalhos
1.
BRITO, D. S.. Metodologia e Prática de Ensino com Estágio. 2003 (Monitoria Acadêmica) .

2.
BRITO, D. S.. Metodologia e Prática de Ensino com Estágio II. 2003 (Monitoria) .

3.
BRITO, D. S.. Metodologia e Prática de Ensino com Estágio. 2002 (Monitoria) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I EPMEM - I Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.I EPMEM - I Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2004. (Encontro).

2.
Matemática e Educação Matemática: Linguagem, Argumentação e Estilo.Matemática e Educação Matemática: Linguagem, Argumentação e Estilo. 2004. (Outra).

3.
VIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - VIII EBRAPEM.VIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - VIII EBRAPEM. 2004. (Encontro).

4.
A Relação com o Saber.A Relação com o Saber. 2003. (Outra).

5.
Curso - Portal Educacional Dia-a-Dia Educação.Curso - Portal Educacional Dia-a-Dia Educação. 2003. (Outra).

6.
VIII Semana da Física.VIII Semana da Física. 2003. (Outra).

7.
I Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização.I Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização. 2002. (Encontro).

8.
II Congresso Professor - Educador. II Congresso Professor - Educador. 2002. (Congresso).

9.
VII EPREM - VII Encontro Paranaense de Educação Matemática.VII EPREM - VII Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2002. (Encontro).

10.
Semana da Matemática - 2000.Semana da Matemática - 2000. 2000. (Outra).

11.
V Semana da Física.V Semana da Física. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, D. S.. I EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2004. (Outro).

2.
BRITO, D. S.. I Encontro sobre Estudos com a Metodologia da Problematização. 2002. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:18:11