Roberta Macedo Ciocari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6596674836992798
  • Última atualização do currículo em 06/10/2018


possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (1996) e graduação em Letras - Língua Inglesa (1997); especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira (2000) e mestrado em Letras (Estudos linguísticos) pela Universidade de Passo Fundo (2005). Tem experiência no ensino de língua inglesa nos níveis básico, intermediário, avançado e em ESP (English for Specific Purposes). É professora em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Passo Fundo, nos seguintes cursos, nos quais leciona língua inglesa: Técnico em Mecânica, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. Leciona a disciplina de Leitura Extensiva no curso de especialização Linguagens e suas Tecnologias. Defendeu sua tese de doutorado em Letras - Leitura e Formação do Leitor, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, em 12 de setembro de 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberta Macedo Ciocari
Nome em citações bibliográficas
CIOCARI, R. M.;CIOCARI, ROBERTA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Passo Fundo.
Endereço: Estrada Perimetral Leste, 150
99064-440 - Passo Fundo, RS - Brasil
Telefone: (54) 33112916
URL da Homepage: http://passofundo.ifsul.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
com período sanduíche em University at Albany (Orientador: Judith Langer).
Título: A construção de representações por meio da leitura extensiva aliada à sala de aula orientada à ação na formação de professores leitores, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Fabiane Verardi Burlamaque.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: leitura e formação do leitor; construção de representações; sala de aula orientada à ação; Leitura extensiva; formação de professores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Operadores argumentativos little, a little, few, a few no ensino de inglês como língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Telisa Furlanetto Graeff.
Palavras-chave: blocos semânticos, encadeamentos argumentativos; língua inglesa como língua estrangeira; operadores argumentativos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2000
Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Estrangei. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: O tratamento do erro oral em sala de aula de inglês como língua estrangeira.
Orientador: Marília dos Santos Lima.
1996 - 1997
Graduação em Letras Língua Inglesa.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Relatório de estágio.
Orientador: Avelino Rockembach.
1993 - 1996
Graduação em Letras Língua Portuguesa.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Relatório de estágio.
Orientador: Zelir Salete Lago Busato.




Formação Complementar


2017 - 2017
Visiting Scholar.
University at Albany, ALBANY, Estados Unidos.
2015 - 2015
TOEFL.
Test Of English as a Foreign Language, TOEFL ITP, Estados Unidos.
2014 - 2014
Leitura para entender o mundo. (Carga horária: 8h).
Televisão Gaucha, RBS, Brasil.
2014 - 2014
Projeto Institucional de Apoio à Docência. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Passo Fundo, IFSUL, Brasil.
2014 - 2014
PDPI Progama de Desenvolvimento para Professores. (Carga horária: 180h).
The State University of New Jersey - New Brunswick, RUTGERS, Estados Unidos.
2014 - 2014
Criação de apresentações com Prezi. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Passo Fundo, IFSUL, Brasil.
2014 - 2014
Proficiência em leitura em língua espanhola. (Carga horária: 3h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2013 - 2013
TOEFL ITP.
Test Of English as a Foreign Language, TOEFL ITP, Estados Unidos.
2013 - 2013
Fundamentos de Terminologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
O que há de materiais didáticos?. (Carga horária: 12h).
II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, II LINFE, Brasil.
2012 - 2012
Formação de professores de línguas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Linguística Aplicada. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Digital Literacy under Focus. (Carga horária: 16h).
Associação dos professores de inglês do RS, APIRS, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Criação Literária. (Carga horária: 8h).
Faculdade Meridional, IMED, Brasil.
2004 - 2004
Avaliação de redação nos concursos vestibulares. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Redação dissertativa - critérios de avaliação. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Fundamentos da Educação e Metodologia de Pesquisa. (Carga horária: 180h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminário de Atualização em Letras - Lingüística. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2003 - 2003
Literatura para Professores de Inglês. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Questões pragmáticas e semânticas dos tempos verba. (Carga horária: 12h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2002 - 2002
Desenvolvendo a fluência oral em professores de lí. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2002 - 2002
Qualificando projetos de pesquisa. (Carga horária: 4h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Leitura e compreensão em língua estrangeira. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Construção de software educacional. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Curso de Iniciação à Universidade. (Carga horária: 80h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em I Encontro de Planejamento Pedagógico dos Professo. (Carga horária: 24h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1999 - 1999
Proficiency Test in English level 10.
Trinity College London, TCL, Grã-Bretanha.
1999 - 1999
Proficiência de Leitura em Língua Inglesa.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Development course for teachers of English. (Carga horária: 60h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1997 - 1997
O professor, o aluno e a interação na aula de líng. (Carga horária: 4h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1996 - 1996
Proficiency Test in English level four.
University of London, UL, Inglaterra.
1990 - 1990
First Certificate in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Instituto Federal Sul Riograndense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de língua inglesa nos cursos de Letras, Secretariado Executivo Bilíngüe, Publicidade e Propaganda, Ciências da Computação e na UPF Idiomas. Disciplinas ministradas: língua inglesa e língua inglesa instrumental.

Atividades

09/1997 - 01/2004
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de língua inglesa.

Atividades

02/2004 - 08/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 23


Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de língua inglesa.

Atividades

03/1994 - 08/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Medianeira, MEDIANEIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 6


Centro Educacional Dom LTDA, DOM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 4

Atividades

04/2006 - 04/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Brazilian English Language Teaching Journal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CIOCARI, ROBERTA2016CIOCARI, ROBERTA. Ensino de língua inglesa e a formação do leitor: uma aproximação possível através da leitura extensiva.. Revista Thema, v. 13, p. 153-165, 2016.

2.
1CIOCARI, R. M.;CIOCARI, ROBERTA2013CIOCARI, R. M.. O uso das TICs no ensino de Inglês Instrumental no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet no IFSul campus Passo Fundo. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, p. pdf, 2013.

3.
2CIOCARI, R. M.;CIOCARI, ROBERTA2012CIOCARI, R. M.. Projeto de Vídeo. Revista Bem Legal, v. 2, p. 1-4, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CIOCARI, R. M.. Operadores argumentativos few, a few, little, a little no de ensino de inglês como língua estrangeira. In: Carmem Luci da Costa Silva; Cláudia Stumpf Toldo; Leci Borges Barbisan; Lia Lourdes Marquardt. (Org.). Teorias do discurso e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, v. , p. 212-235.

2.
CIOCARI, R. M.. A teoria da argumentação na língua e o ensino de inglês como língua estrangeira. In: Luciana Lhullier Rosa. (Org.). Questões inovadoras de ensino de língua estrangeira. Passo Fundo: Editora Universitária, 2007, v. , p. 85-98.

3.
CIOCARI, R. M.. Avaliação da aprendizagem num mundo globalizado. In: Florence Carboni; Luana Borowski. (Org.). A interdisciplinaridade e o ensino de línguas estrangeiras. Passo Fundo: Editora Universitária, 2005, v. , p. 64-74.

4.
CIOCARI, R. M.. A Receptividade na Sala de Aula de Inglês como Língua Estrangeira. In: Gisele Benck de Moraes; Ricardo Moura Buchweitz; Maria Elisabete Mariano dos Santos. (Org.). A Questão Cultural no Processo Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 1ed.Passo Fundo: UPF Editora, 2003, v. , p. 153-161.

5.
CIOCARI, R. M.. Pesquisa-ação: uma introdução à pesquisa em sala de aula. In: Daniela Araújo; Luciane Sturm. (Org.). Século XXI: um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Passo Fundo: UPF Editora, 2002, v. , p. 107-113.

6.
CIOCARI, R. M.. O tratamento do erro oral em sala de aula de língua inglesa como língua estrangeira: a percepção do aluno. In: Daniela Araújo; Luciane Sturm. (Org.). Século XXI: um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Passo Fundo: UPF Editora, 2002, v. , p. 90-99.

7.
CIOCARI, R. M.. Poesias. In: Eládio Vilmar Weschenfelder; Douglas Pereto. (Org.). O beijo definitivo. 1ed.Passo Fundo: Ediupf, 1997, v. 1, p. 37-46.

8.
CIOCARI, R. M.. Poesias. In: Edicon Editora e Consultoria Ltda. (Org.). Antologia de poesias. 1ed.São Paulo: Edicon, 1988, v. 1, p. 105-108.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CIOCARI, R. M.. Quando. UPF Cultura, Passo Fundo, p. 8, 01 jan. 2000.

2.
CIOCARI, R. M.. As amarras do tempo. Blau, Porto Alegre, , v. 15, p. 14, 06 jun. 1997.

3.
CIOCARI, R. M.. Passo Fundo: dualidade. Diário da Manhã, Passo Fundo, p. 07, 07 ago. 1995.

4.
CIOCARI, R. M.. Poesias. Diário da Manhã, Passo Fundo, p. 6, 17 jun. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CIOCARI, R. M.. From Concrete Poetry To Sonnets And Back To The Future: a transformação de um plano de aula em uma sequência didática. In: XV InLetras - Seminário Internacional em Letras, 2015, Santa Maria. Anais do XV Seminário Internacional em Letras. Santa Maria, 2015. v. 5.

2.
CIOCARI, R. M.. O mito de Pã na pintura e na literatura: uma leitura intersemiótica artística e argumentativa. In: JORNADA EM AÇÃO: 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural sobre, 2015, Passo Fundo. Anais Comunicações do 13.º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. Passo Fundo: UPF Editora, 2015. p. 421-429.

3.
CIOCARI, R. M.. Project of an Extensive Reading Course for Brazilian Languages and Literature Teachers in Service. In: 3rd Extensive Reading World Congress, 2015, Dubai. Proceedings fo the 3rd World Congress on Extensive Reading. Victoria, Canadá: Leanpub, 2015. p. 18-27.

4.
CIOCARI, R. M.. Operadores argumentativos little, a little, few, a few no ensino de inglês como língua estrangeira. In: Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura, 2006, Santo Ângelo. Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura. Santo Ângelo: Edi URI, 2006.

5.
CIOCARI, R. M.. A argumentação e o humor irônico. In: I Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino, 2005, Passo Fundo. O texto e as múltiplas vozes, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CIOCARI, R. M.. Few, a few, little, a little no ensino de inglês como língua estrangeira. In: III Fórum do Conhecimento, 2005, Erechim. III Fórum do Conhecimento - Religando Saberes, 2005.

2.
CIOCARI, R. M.. A Polifonia e os Blocos Semânticos na Argumentação. In: II Congresso Internacional das Linguagens, 2004, Erechim. Mídia e Educação. Erechim: URI, 2004. v. 1. p. 149-149.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CIOCARI, R. M.. Few, a few, little, a little no ensino de inglês como língua estrangeira. In: III Fórum do Conhecimento, 2005, Erechim. Religando Saberes, 2005.

2.
CIOCARI, R. M.. Oral Mistakes in the Classroom: Theory and Research. In: 8th Braz-Tesol National Convention, 2002, Florianópolis. ELT: A Bridge to Understanding. Florianópolis, 2002. v. 1. p. 25-25.

Apresentações de Trabalho
1.
CIOCARI, R. M.. Letramentos, leituras e literaturas na escola e na clandestinidade: uma aproximação possível através da leitura extensiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CIOCARI, R. M.. A atualização da estética da recepção através da análise de um ciberpoema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CIOCARI, R. M.. Project of an Extensive Reading Course for Brazilian Languages and Literature Teachers In-service. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CIOCARI, R. M.. From Concrete Poetry to Sonnets and Back to the Future: a transformação de um plano de aula em uma sequência didática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CIOCARI, R. M.. O mito de Pã na pintura e na literatura: uma leitura intersemiótica artística e argumentativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CIOCARI, R. M.. Implementing Extensive Reading under Difficult Circumstances. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CIOCARI, R. M.. O uso das TICs no ensino de inglês instrumental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CIOCARI, R. M.. A teoria da argumentação na língua e o ensino de quantificadores em língua inglesa como língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CIOCARI, R. M.. A Polifonia e os Blocos Semânticos na Argumentação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CIOCARI, R. M.. A Polifonia e os Blocos Semânticos na Argumentação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CIOCARI, R. M.. A Avaliação da Aprendizagem em um Mundo Globalizado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CIOCARI, R. M.. A Receptividade na Sala de Aula como Língua Estrangeira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CIOCARI, R. M.. Oral Mistakes in the Classroom: Theory and Research. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CIOCARI, R. M.. Pesquisa-ação: uma Introdução à Pesquisa em Sala de Aula. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CIOCARI, R. M.. O Tratamento do Erro Oral na Sala de Aula de Língua Inglesa como Língua Estrangeira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CIOCARI, R. M.. Letramentos, leituras e literaturas na escola e na clandestinidade: uma aproximação possível através da leitura extensiva. Palhoça: Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, 2016 (Resumo).

2.
CIOCARI, R. M.. O USO DAS TICS NO ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL. São Paulo 2012 (Resumo).

3.
CIOCARI, R. M.. Inglês Instrumental. Pelotas 2011 (Apostila).

4.
CIOCARI, R. M.. A teoria da argumentação na língua e no ensino de quantificadores em língua inglesa como língua estrangeira. Passo Fundo: UPF, 2010 (Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
CIOCARI, R. M.. Mediador da III Semana do Conhecimento: Universidade e comunidade em transformação. 2016. (Mediação).

2.
CIOCARI, R. M.. Inglês Básico I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CIOCARI, R. M.. Operadores argumentativos little, a little, few, a few no ensino de língua estrangeira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CIOCARI, R. M.; ROSSETTO, A. G.; Lazzaretti, A. T.. Participação em banca de Rogério Accorsi Machado. Informática como ferramento no PROEJA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
CIOCARI, R. M.. Participação em banca de Adriana Lazzari Sobis. Livro on-line e livro impresso: construindo novas possibilidades de leitura e escrita. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
CIOCARI, R. M.. Participação em banca de Aline Huppes Piana. Ajudar a salvar o planeta dos problemas do lixo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
CIOCARI, R. M.. Participação em banca de Laira Marques de Castro. Contribuições das mídias impressa e informática para o ensino da História e Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
CIOCARI, R. M.. Participação em banca de Maria de Lurdes Bernieri. As mídias na gestão do Grêmio Estudantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
CIOCARI, R. M.; Sartori, E. L.; BRISTOT, M. I.. Participação em banca de Eliane Formigheri. A língua italiana na EJA: uma possibilidade?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

7.
CIOCARI, R. M.. Participação em banca de Mauro João Calliari. As mídias como possibilidade de promover processos que melhorem as questões de disciplina na escola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

8.
CIOCARI, R. M.; Lima, S.; Boeira, A. P.. Participação em banca de Rosicler Salete Vargas. O uso de mídias pelos professores de escolas particulares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul Riograndense.

9.
CIOCARI, R. M.; Lazzaretti, A. T.; Bertei, R.. Participação em banca de Lucimara de Castro Bueno. AS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE DO ENSINO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul Riograndense.

10.
CIOCARI, R. M.; Sartori, E. L.; Lazzaretti, A. T.. Participação em banca de Laídes Feronato. A INFORMÁTICA E A POSSIBILIDADE DE UMA APRENDIZAGEM EFICAZ. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul Riograndense.

11.
CIOCARI, R. M.; Lazzaretti, A. T.; Sartori, E. L.. Participação em banca de Roberta Gamba. A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul Riograndense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CIOCARI, R. M.; Soares, D. A.. Participação em banca de Héctor Rodriguez Corveias.Do Ensino de Língua e Literatura: Uma Jornada Acadêmica de Prática em Prol da Docência em Letras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Passo Fundo.

2.
CIOCARI, R. M.; Soares, D. A.. Participação em banca de Denise Pontes.Estratégias Metacognitivas no Ensino da Leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Anhanguera de Passo Fundo.

3.
CIOCARI, R. M.; STOCCO, J.; DANELI, V.. Participação em banca de Cinara Brum, Elaine Arisi, Graciela Silveira, Rosane Silva.Secretariado Executivo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade de Passo Fundo.

4.
CIOCARI, R. M.; STOCCO, J.; DANELI, V.. Participação em banca de Cláudia Bortolotti, Daniela Mattei, Daniela Sinigaglia.Secretariado Executivo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade de Passo Fundo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Sul Letras.Letramentos, leituras e literaturas na escola e na clandestinidade: uma aproximação possível através da leitura extensiva. 2016. (Encontro).

2.
Jornada em ação: 13o seminário internacional em pesquisa em leitura e patrimônio cultural a.O mito de Pã na pintura e na literatura: uma leitura intersemiótica artística e argumentativa. 2015. (Seminário).

3.
Third Extensive Reading World Congress. Implementing Extensive Reading under Difficult Circumstances. 2015. (Congresso).

4.
Third Extensive Reading World Congress. Project of an Extensive Reading Course for Brazilian Languages and Literature Teachers In-service. 2015. (Congresso).

5.
XV Seminário internacional em Letras.From Concrete Poetry To Sonnets And Back To The Future: a transformação de um plano de aula em uma sequência didática. 2015. (Seminário).

6.
V Seminário Nacional de Língua e Literatura. 2014. (Seminário).

7.
II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. 2012. (Congresso).

8.
16a Convenção da Associação dos Professores do Rio Grande do Sul. 2010. (Outra).

9.
III Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino - Hipertexto, Gêneros Textuais e Discursivos.A teoria da argumentação na língua e no ensino de quantificadores em língua inglesa como língua estrangeira. 2010. (Seminário).

10.
Richmond Symposium. 2008. (Simpósio).

11.
Cambridge ESOL Seminar TKT Module 1. 2007. (Seminário).

12.
Cambridge ESOL Seminar Young Learners. 2007. (Seminário).

13.
I Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura. Operadores argumentativos little, a little, few, a few no ensino de inglês como língua estrangeira. 2006. (Congresso).

14.
I Seminário de Ensino de Línguas e Literatura.A polifonia e os blocos semânticos na argumentação. 2004. (Seminário).

15.
10 Jornada Nacional de Literatura. 2003. (Outra).

16.
III Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Mostra de cursos e materiais didáticos. 2002. (Seminário).

17.
VII Festival Internacional de Folclore.Tradutor / intérprete. 2002. (Outra).

18.
VIII BRAZ-TESOL National Convention. 2002. (Congresso).

19.
XVI Feira do Livro. A receptividade na sala de aula de língua estrangeira. 2002. (Congresso).

20.
II Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras do Planalto Médio - II Mostra de Cursos e Materiais Didáticos de Línguas Estrangeiras. 2001. (Seminário).

21.
I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras do Planalto Médio. 2000. (Seminário).

22.
V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 1998. (Congresso).



Outras informações relevantes


Roberta Macedo Ciocari participou do I SIMPÓSIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO IFSUL PASSO FUNDO realizado no período de 14 de outubro a 16 de outubro de 2014, na qualidade de avaliador de trabalhos científicos.

Roberta Macedo Ciocari foi Visiting Scholar na University at Albany (EUA) durante o período de 5 de abril de 2017 a 29 de novembro de 2017, com bolsa de doutorado sanduíche da CAPES, sob a supervisão da professora doutora Judith Langer.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:06:34