Jansen de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0530834140704346
  • Última atualização do currículo em 06/09/2018


Prof. Dr. Jansen de Araujo, graduado em Ciências Biológicas, Doutor em Microbiologia, com ênfase em Virologia pela Universidade de São Paulo (2011). Foi coordenador da equipe de campo do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Iniciou carreira científica no Instituto Biológico do Centro de Defesa Vegetal, com ênfase em Fitopatologia e Fitovirologia (2000-2002). Trabalhou no projeto Genoma vírus, apoiado pela FAPESP (VGDN) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2002-2004), principalmente no sequenciamento de vírus como HIV, Hepatite C e Hantavírus. Assessorou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na capacitação de pessoal e no monitoramento do vírus da Influenza Aviária no território brasileiro (2006-2007). Participou de Expedições Antárticas trabalhando no diagnóstico molecular de vírus em animais silvestres (2006-2010). Seus interesses de pesquisa incluem estudos eco-epidemiológicos de vida selvagem e doenças infecciosas emergentes com potencial zoonótico no Brasil como Hantavírus, Influenza Aviária, Vírus do Nilo Ocidental, Nipahvirus e Doença de NewCastle (2004-2016). Possui conhecimentos em virologia, biologia molecular, cultura de microalgas e sequenciamento de DNA da próxima geração. Atualmente trabalhando na AquaSmart para aplicar tecnologias de microbiologia na cultura de microalgas aplicadas na aquicultura brasileira (2016-2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jansen de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, J.;Araujo, Jansen;de Araujo, Jansen;Araújo, Jansen;ARAÚJO, J.;DE ARAUJO, J.;ARAUJO, J DE;Jansen de Araújo;ARAUJO, JANSEN DE;de ARAÚJO J;Jansen de Araújo2;de ARAÚJO, J;Jansen de Araujo;Jansen de Araújo 2;Jansen de Araujo2;de Araújo J,;de Araújo J;ARAÚJO, J;DE ARAÚJO, JANSEN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Microbiologia.
Av. Professor Lineu Prestes, 1374
Bairro Butantan
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30917293
Ramal: 00
URL da Homepage: http://www.icb.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2011
Doutorado em Doutorado em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: DETECÇÃO MOLECULAR DE HANTAVÍRUS PELA TÉCNICA DE REAL-TIME PCR EM AMOSTRAS DE ROEDORES SILVESTRES COLETADAS NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA NO ESTADO DE SÃO PAULO, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Edison Luiz Durigon.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Hantavirus; Araraquara virus; Real time -PCR; Juquitiba virus; roedores silvestres.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
2002 - 2004
Especialização em Técnico de Nivel Superior.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: REDE DE DIVERSIDADE GENÉTICA DE VÍRUS- VGDN.
Orientador: Sang Won Han.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1998 - 2001
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2015
Pós-Doutorado.
Instituto de Ciências Biomédicas, ICB, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.


Atuação Profissional



AquaSmart, AS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto de Ciências Biomédicas, ICB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Técnico do Proj. Genoma Vírus, Enquadramento Funcional: Técnico do Proj. Genoma Vírus, Carga horária: 40

Atividades

9/2002 - 01/2005
Serviços técnicos especializados , CINTERGEN-Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica, .

Serviço realizado
Técnico da Rede de diversidade Genética de Vírus- VGDN-FAPESP.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Doutor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Técnico - Genoma vírus, Enquadramento Funcional: Técnico do Projeto Genoma Vírus-FAPESP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2002 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Microbiologia.

Serviço realizado
Técnico Especializado em Sequenciamento de vírus-VGDN.

Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio em Licenciatura, Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 12/2001
Estágios , Fundação Santo André, Faeco.

Estágio realizado
Regência e Monitoria no Laboratório de Biologia.

Instituto Biológico, IB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Outro-Iniciação Cinentífica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2000 - 12/2001
Estágios , Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Centro de Sanidade Vegetal.

Estágio realizado
Experiência laboratorial e desenvolvimento de Trabalho Científico.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
RASTREABILISDADE DO VÍRUS DA INFLUENZA AVIÁRIA E BACTÉRIAS MULTIRRESISTÊNTES DE ALTO RISCO EM AVES MIGRATÓRIAS POR GEOLOCALIZADORES E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL RISCO DE DISPERSÃO NO BRASIL
Descrição: Pretendemos de forma consistente, implantar um novo sistema de rastreabilidade das aves nos principais sítios migratórios no país, onde nunca foi realizado antes. Trabalhos semelhantes já foram realizados de forma satisfatória anteriormente no monitormaneto do vírus H5N1 na França em 2009, onde aves migratórias foram marcadas com geolocalizadores no continente Africano utilizando monitoramento telemétrico via satélite (Gaidet et al., 2010). Desta forma, acreditamos que é factível realizar um trabalho de extrema importância para o Brasil. Sendo assim, o objetivo será verificar o potencial de dispersão dos vírus que forem detectados por biologia molecular, caracterizados por sequenciamento genético de nova geração. Além de avaliar a patogenicidade destes agentes em modelos animais pré-estabelecidos, no Department of Infectious Diseases, St. Jude Children?s Research Hospital, Memphis, TN, USA, com o grupo de excelência em vírus da Influenza Aviária coordenado pelo Dr. Richard Webby e Dr. Robert Webster..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Eco-Epidemiologia do Vírus do Oeste do Nilo e outros Flavivírus circulantes na fauna Pantaneira.
Descrição: O Vírus do Nilo Ocidental, do inglês West Nile virus (WNV) é um patógeno emergente, o ciclo de transmissão envolve mosquitos, pássaros, cavalos e seres humanos. É amplamente distribuído na América do Norte e Central. A recente introdução na América do Sul chamou a atenção para a propagação do WNV em países Latino Americanos, aproximando-se do Brasil, onde ainda não foi descrito nenhum caso da doença, porém, já existem relatos de cavalos e aves com sorologia positiva para o WNV no Brasil. Tendo em vista a quantidade de casos de doenças emergentes e re-emergentes relatados nas últimas décadas no continente sul-americano, os atuais casos do WNV na América do Sul e principalmente os resultados encontramos por nosso grupo evidenciando a circulação do WNV em aves e equínos na região do Pantanal matogrossense, propomos neste estudo eco-epidemiológico, avaliar a ocorrência do WNV e outros flavivirus em seus reservatórios e hospedeiros animais e sua variabilidade genética no Pantanal, através da detecção molecular pela técnica one-step real-time RT-PCR.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Desenvolvimento do produto "alga em pasta" (Nannochloropsis oculata) para alimentação e enriquecimento na fase larval no cultivo de peixes
Descrição: O desenvolvimento da atividade aquícola brasileira está em constante crescimento. Dados atuais demonstram que o Brasil produz aproximadamente 2 milhões de toneladas de pescado, sendo 40% cultivados (Ministério da Pesca e Aquicultura, 2014). O potencial brasileiro, devido principalmente às suas dimensões, favorece o crescimento deste mercado, podendo tornar-se um dos principais produtores de pescados do mundo. O PIB pesqueiro observado em 2013, chegou aos 5 bilhões de reais. Entretanto, alguns detalhes ainda precisam de ajustes, e pesquisas na otimização dos sistemas de produção de pescados são fundamentais. Ainda hoje, o sistema de alimentação é baseado principalmente no tratamento com ração manual, mas as microalgas (Nannochloropsis oculata) representam papel importante na base de alimentação de muitos pescados como peixes, crustáceos e moluscos. A qualidade da alimentação oferecida exerce papel fundamental para que a produção ocorra com sucesso. O cultivo em larga escala de microalgas já vem sendo utilizado em alguns países, mas o Brasil ainda não utiliza tal recurso. Em alguns aspectos, a dificuldade está no sistema de cultivo, somada à presença de microorganismos, causando muitas vezes perdas da produção. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho é viabilizar o desenvolvimento de sistema de produção de microalgas (Nannochloropsis oculata) em larga escala e avaliar a qualidade dos indivíduos submetidos à alimentação diferenciada com relação à presença de patógenos, com avaliação através de testes microbiológicos. O segundo passo será oferecer o produto final em diferentes produções de pescados para avaliar a qualidade e o desenvolvimento após a alimentação oferecida. Os dados resultantes da primeira fase da pesquisa serão utilizados para analisar a viabilidade, adequar à quantidade e modo de armazenamento ideal para finalização do produto. A partir destas informações, desenvolver sistema padrão para melhor condição de armazenamento das microalgas, a fim de oferecer produto final de grande qualidade e fácil aquisição, que possa servir de base alimentar para os principais grupos de pescados no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Coronavírus em aves silvestres e domésticas no Brasil: comparativo entre mata fechada, mata peri-urbana e urbana
Descrição: Espécies de aves silvestres e domésticas podem portar vírus respiratórios e entéricos, incluindo os Coronavírus (COV). Recentemente vírus similares ao vírus da bronquite infecciosa (IBV), causador de grandes perdas econômicas na indústria de aves, especialmente em galinhas (Gallus gallus) (CAVANNAGH, 2007), e novos COVs geneticamente distintos do IBV, foram identificados em diferentes famílias de aves e mamíferos silvestres e domésticos (WOO, 2009; ) . Além das infecções em animais, novas estirpes mais virulentas de coronavírus humanos (HCoV) emergiram, incluindo o betacoronavírus, associado à Síndrome Severa Respiratória (SARS-CoV), causador da epidemia de SARS na Ásia, e um novo HCoV, 2cEMC2012, relatado no oriente médio (Health Protection Agency, 2012).. Apesar dos diversos estudos realizados, ainda não se sabe qual o hospedeiro- reservatório destes vírus, sendo que recentemente foi descoberto que o vírus causador da SARS contém diversas sequências idênticas às dos Coronavírus das aves, ressaltando a possibilidade desses animais serem o hospedeiro. Assim, este estudo visa identificar as espécies de coronavírus que acometem essas aves no país e, caso sejam identificados coronavírus com potencial zoonótico, estabelecer a proximidade dessas aves positivas com áreas urbanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Coordenador / DURIGON, E.L. - Integrante / OMETTO, T - Integrante / THOMAZELLI, LM - Integrante / Carla B Meneguin - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - Atual
ESTUDO DO VÍRUS DA DOENÇA DE NEWCASTLE PELO MÉTODO DE RT-PCR EM TEMPO REAL, EM AVES SILVESTRES DE DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL E DA ANTÁRTICA
Descrição: A Doença de Newcastle é uma enfermidade viral aguda, de notificação compulsória, altamente contagiosa que acomete aves silvestres e comerciais. Sabendo-se que a avicultura brasileira é uma atividade de grande sucesso no Brasil, um surto da doença representaria um risco à economia e aos níveis de consumo de proteína de qualidade e economicamente acessível à população. As aves selvagens, sobretudo as migratórias, podem carrear o vírus da Doença de Newcastle (NDV) para regiões consideradas livres da doença, atuando como agentes transmissores em suas longas rotas entre as áreas de nidificação e invernada. Com o aumento da atividade humana e consequente risco de introdução de doenças na vida selvagem, em locais tão inóspitos como a Antártida, faz-se de grande importância o estudo da epidemiologia do NDV em aves marinhas e migratórias também nestes ambientes. Portanto, os objetivos desde trabalho é analisar a presença do NDV em amostras de aves silvestres, migratórias e residentes, em diferentes regiões do Brasil transpostas pelas principais rotas migratórias sul americanas, e em aves marinhas ao redor da base antártica brasileira e Ilha do Elefante, visando uma vigilância epidemiológica ativa. Serão analisadas 1200 amostras provenientes do Banco de Amostras do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, sendo 400 amostras coletadas de aves marinhas na região Antártica e 800 amostras coletadas de aves silvestres em diferentes regiões do Brasil. Serão estudadas também amostras ainda em fase de coleta de outros projetos ligados ao referido laboratório. As amostras serão testadas para a detecção de material genético do NDV através da tecnica de Real Time Polimerase Chain Reaction (RT-PCR) com primers descritos na literatura. Os vírus detectados serão caracterizados geneticamente e seus hospedeiros analisados segundo suas ecologias e rotas de migração, visando identificar potenciais riscos a Saúde Pública e animal, contribuindo para o melhor conhecimento da etiologia e epidemiologia do NDV no Brasil e na Antártica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
ESTUDO DO VÍRUS INFLUENZA PELO MÉTODO DE REAL TIME RT-PCR, EM AVES MARINHAS DA REGIÃO ANTÁRTICA.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edison Luiz Durigon em 08/12/2016.
Descrição: A gripe aviária, doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza, é considerada uma doença zoonótica emergente pela Organização Mundial de Saúde. Os vírus da influenza aviária (IA) de alta patogenicidade têm provocado epidemias e pandemias gripais em seres humanos, além de ser capaz de causar debilidade e mortalidade em outras espécies.As aves selvagens são os reservatórios naturais dos vírus Influenza, dentre essas, as aves migratórias possuem um importante papel como agentes transmissores na disseminação de doenças. Objetivo de analisar o vírus Influenza em amostras de aves marinhas da região Antártica, através de detecção molecular e sorológica no laboratório padrão NB3+ (nível de biossegurança 3+), Laboratório Klaus Eberhard Stewien, no ICB II ? USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Edison Luiz Durigon - Coordenador / Marina Seixas - Integrante / OMETTO, TATIANA - Integrante / Luciano M. Thomazelli - Integrante / Marian Virgínia Petry - Integrante.
2012 - Atual
ECO- EPIDEMIOLOGIA COMPARADA DO VIRUS DA INFLUENZA AVIÁRIA EM AVES MIGRATÓRIAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Descrição: O vírus influenza A H1N1 de origem suína teve uma grande e inesperada incidência em 2009 quando passou a acometer o homem. Surgiu a partir de rearranjos sofridos desde 1930, sendo encontrados segmentos virais característicos de humano, ave e dois tipos distintos de porcos. O maior problema do vírus da influenza é o seu poder zoonótico, que com esses rearranjos e transmissões entre diferentes espécies, pode a qualquer hora culminar em uma pandemia catastrófica, como por exemplo, a do H1N1 de 1918-1919, onde estudiosos propuseram inicialmente a transmissão direta de aves para seres humanos, embora durante este tempo, a doença também tenha sido descrita na população de suínos, e não se sabe se o vírus foi transmitido de humanos para animais ou de animais para humanos. A avicultura brasileira é atualmente uma atividade de grande sucesso. A utilização de sistemas de planejamento associados a novas tecnologias reflete-se no extraordinário crescimento da atividade. A produção brasileira de frango ultrapassou a marca anual de 10 milhões de toneladas, em 2007. O Brasil está entre os três maiores produtores de frango no ranking mundial, junto com Estados Unidos e China. Haja vista a importância que a avicultura representa para o país, pela geração de benefícios sociais e econômicos, o risco que a entrada da Influenza Aviaria constitui para a avicultura brasileira é enorme. Um surto desta doença em um centro de produção avícola representaria um risco à economia e incidiria de forma negativa nos níveis de consumo de proteína de qualidade e economicamente acessível à população. A fim de estabelecermos um monitoramento do vírus da Influenza Aviaria em aves migratórias, será coletado amostras de swabs orais e cloacais para a posterior análise por PCR em Tempo Real (qPCR), além de sangue para testes sorológicos, tendo como objetivos maiores, contribuir para o fortalecimento dos serviços de defesa sanitária animal, aumentar a capacidade de investigação, e finalmente, atualizar e harmonizar normas e procedimentos para a prevenção e controle da Influenza Aviaria, referenciando-se nas recomendações da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) e Organização Mundial da Saúde ( OMS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
MONITORAMENTO DO VÍRUS DA INFLUENZA A EM AVES MIGRATÓRIAS NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAL TIME RT-PCR,
Descrição: Os vírus da influenza aviária têm provocado epidemias e pandemias gripais em seres humanos através dos tempos. A pandemia mais devastadora que se tem notícia, a gripe espanhola em 1918, teve sua origem no vírus aviário do tipo A (subtipo H1N1) e infectou aproximadamente 50% da população mundial, levando à óbito entre 20 e 50 milhões de pessoas. Embora todas as epidemias e pandemias tenham infectado seres humanos, a influenza não está restrita a espécie humana e é capaz de causar debilidade ou mortalidade em várias outras, incluindo cavalos, suínos, mamíferos marinhos, aves, etc. Apesar de as aves silvestres serem os reservatórios naturais dos vírus da influenza, tal importância só torna-se visível quando ocorre um surto de grandes proporções que trazem substancial prejuízo econômico, ou quando os vírus aviários passam a acometer os humanos. A diversidade genética do vírus e a existência da influenza em reservatório selvagem qualificaram-no como uma doença não-erradicável do ponto de vista epidemiológico, tornando-se uma constante ameaça à saúde pública. Mesmo existindo programas de monitoramento contínuo de aves selvagens na Europa, Estados Unidos da América, Canadá, Japão e nos países asiáticos que possuem casos originados pelos vírus aviário H5N1, pouco se sabe sobre a circulação desse vírus em aves silvestres no Brasil. O monitoramento destas aves deve obrigatoriamente incluir as espécies migratórias, pois em sua rota de migração passam por diversos países do mundo e, assim, podem carrear o vírus da influenza de um lugar para outro, infectando outras populações aviárias. A utilização de técnicas de biologia molecular para a detecção dos vírus da influenza aviária pode ser bastante útil e eficiente para o monitoramento deste vírus. Ultimamente, a Real Time RT-PCR tem sido amplamente empregada, pois é um método extremamente sensível e rápido, possibilitando obtenção de resultado em menos de um dia. Sendo assim, a proposta do nosso trabalho visa o monitoramento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Edison Luiz Durigon - Integrante / Luciano Matsumya Tomazelli - Integrante / Tatiana Lopes Ometto - Integrante / Renata Hurtado - Coordenador / Severino Mendes de Azevedo Júnior - Integrante / Marina Seixas - Integrante / Roberta Rodrigues - Integrante.
2008 - 2014
EPIDEMIOLOGIA E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO VÍRUS DA FEBRE DO OESTE DO NILO UTILIZANDO A TÉCNICA DE REAL-TIME PCR EM AMOSTRAS DE AVES E EQÜÍDEOS COLETADAS NAS REGIÕES TROPICAL E SUB-TROPICAL DO BRASIL.
Descrição: Os objetivos principais são padronizar a detecção por Real Time PCR, para adquirir um diagnóstico mais rápido e sensível e realizar uma triagem em amostras de aves e eqüídeos das regiões tropicais e subtropicais do Brasil, tendo em vista a quantidade de casos de doenças emergentes e re-emergentes nas últimas décadas relatados no continente sul-americano e o atual caso de West Nile na Argentina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Tatiana Lopes Ometto - Coordenador / Luciano Matsumya Thomazelli - Integrante / Durigon, Edison Luiz - Integrante / Hurtado, R. F. - Integrante.
2008 - 2010
MONITORAMENTO DE AVES MIGRATÓRIAS E SUAS RELAÇÕES COM AVES SILVESTRES E A AVICULTURA, COM FOCO NA PREVENÇÃO DE GRIPE AVIÁRIA
Descrição: Epidemias e pandemias causadas por vírus da gripe aviária ocorrem de tempos em tempos ao longo do globo. O vírus H5N1 encontrou um nicho ecológico ideal em aves domésticas, e, apesar de ser transmitido para humanos apenas diretamente das aves, uma mutação que implique em transmissão humano-humano é possível e não é descartada. A disseminação do H5N1 entre os continentes é favorecida pela migração de aves silvestres. O reservatório natural dos vírus da gripe aviária são as aves aquáticas, principalmente anatídeos, que atravessam muitos continentes em suas migrações. Durante esse período, as aves aquáticas interagem com outras aves migratórias e aves residentes, uma vez que elas tendem a se agregar em locais estratégicos para reprodução e/ou alimentação. Grandes agregações de indivíduos são críticas para a transmissão de viroses entre populações e espécies, quando aves residentes são suscetíveis a recepção dos vírus, além disso, carregando uma infecção. O deslocamento dessas aves pode levar os vírus para dentro de aviários comerciais. O Brasil é um país com um grande número de espécies migrantes e visitantes ocasionais, recebendo espécies de todo globo. Há um grande interesse em evitar a chegada de H5N1 no Brasil. O Brasil é um forte produtor e exportador de frango, ou seja, a incidência e disseminação de uma pandemia de H5N1 seria rápida e afetaria profundamente a economia e a sociedade. Programas de monitoramento às rotas de migração e deslocamentos das aves aumentariam consideravelmente a nossa capacidade de detectar e controlar a incidência da gripe avaria na natureza e na industria aviária. De acordo com essas perspectivas, o objetivo do presente projeto é monitorar aves migratórias que chegam ao Rio Grande do Sul, dando maior atenção para migrantes distantes, coletar material biológico em locais estratégicos para a detecção do vírus e verificar interações entre aves migratórias, residentes e de aviários domésticos e comerciais e populações humanas locais. Seguin.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Edison Luiz Durigon - Integrante / Luciano Matsumya Thomazelli - Integrante / Maria Vírginia Petry - Coordenador / Angelo Scherer - Integrante / Janete Scherer - Integrante.
2008 - 2010
MONITORAMENTO DE INFLUENZA AVIÁRIA E DOENÇA DE NEWCASTLE NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA
Descrição: O presente trabalho tem objetivo principal dar início à investigação do monitoramento do vírus da Influenza Aviária em aves migratórias na região Amazônica, e conseqüente monitoramento de risco do surgimento da Influenza aviária no continente americano nos últimos anos. Desde então, tem-se aumentado o interesse de investigar esses agentes de diferentes localidades com características ímpares, levando em conta principalmente o ambiente em que se encontra. Esse projeto tem interesse principal de coletar amostras de aves silvestres que possam servir de reservatórios desses organismos, uma vez que estas estão constantemente migrando dessas regiões, e possam estar servindo de reservatórios naturais á esses patógenos, uma vez que, o conhecimento sobre tais vírus nessa região Amazônica ainda é muito escasso. Nosso estudo iniciou-se em julho de 2005 com a coleta de 1200 amostras de aves nos estados de Rondônia e Pará. Além disso, nosso trabalho vem sendo realizado no decorrer dos últimos três anos em outros pontos de interesse no território nacional e internacional, como no caso a pesquisa na Bahia do almirantado, localizada na Península Keller, região Antártica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Edison Luiz Durigon - Coordenador / Renata Hurtado - Integrante / Luciano Matsumya Thomazelli - Integrante / Severino Mendes de Azevedo Júnior - Integrante / Roberta Rodrigues - Integrante.Financiador(es): ONE WORLD ? ONE HEALTH BRAZIL FUND - Outra.
2008 - 2010
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO VÍRUS DA INFLUENZA AVIÁRIA E DOENÇA DE NEWCASTLE EM AVES MIGRATORIAS NO BRASIL
Descrição: O presente trabalho tem objetivo principal dar início à investigação do monitoramento do vírus da Influenza Aviária e Doença de NewCastle em aves migratórias no Brasil, e conseqüente monitoramento de risco do surgimento da Influenza aviária no continente americano nos últimos anos. Desde então, tem-se aumentado o interesse de investigar esses agentes de diferentes localidades com características ímpares, levando em conta principalmente o ambiente em que se encontra. Esse projeto tem interesse principal de coletar amostras de aves silvestres que possam servir de reservatórios desses organismos, uma vez que estas estão constantemente migrando dessas regiões, e possam estar servindo de reservatórios naturais á esses patógenos, uma vez que, o conhecimento sobre tais vírus em regiões brasileiras tanto tropical como sub-tropical ainda é muito escasso. Nosso estudo iniciou-se em julho de 2005 com a coleta de 1200 amostras de aves nos estados de Rondônia e Pará. Além disso, nosso trabalho vem sendo realizado no decorrer dos últimos três anos em outros pontos de interesse no território nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Edison Luiz Durigon - Coordenador / Joaquim Olinto Branco - Integrante / Maria Vírginia Petry - Integrante / Severino Mendes de Azevedo Júnior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
MICROBIAL DIVERSITY OF TERRESTRIAL AND MARITIME ECOSYSTEMS IN ANTARCTIC
Descrição: The present work considers studying the viruses that can be circulate in the Antarctica region, associated the wild animals that inhabit in the place, as well as elucidating the ecological and genetic aspects involved in this interaction. We have constantly followed the appearance of new viruses in the last years. Our interest in investigating these agents of different place with uneven characteristics has become a challenge for our team. These birds and marine mammals, they are constantly relating, either in the menu of its feeding or fight for its territorial space. An infected individual could serve of viral reservoir and to be a transmitter in potential for the other individuals. We intend to collect samples of Antarctic animals and to investigate the presence of three virus of excellent importance, such as the illness of New Castle and Influenza A virus in the birds and Morbilivirus in samples of marine mammals..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Edison Luiz Durigon - Integrante / Renata Hurtado - Integrante / Luiz Francisco Sanfilippo - Integrante / Cristina Nakayama - Integrante / Vivian Pellizari - Coordenador / Joaquim Olinto Branco - Integrante / Emanuele Kuhn - Integrante / Rubens Duarte - Integrante.
2007 - 2009
MONITORAMENTO DE INFLUENZA AVIARIA EM AVES MIGRATORIAS NO BRASIL
Descrição: A gripe é uma doença respiratória aguda causada pelos vírus da influenza. As aves silvestres são reservatórios naturais de todos os subtipos da influenza do tipo A ( H1 a H16 e N1 a N9), existindo a possibilidade destes vírus serem transmitidos a aves comerciais e causar prejuízos econômicos e serem transmitidos para seres humanos, sendo necessário que seja feito um monitoramento em aves silvestres e comerciais. Através do monitoramento de aves silvestres poderemos obter dados dos subtipos prevalentes nas populações aviárias, suas características patogênicas e antigênicas. Além disso, o monitoramento destas aves é essencial para a identificação de subtipos com capacidade de gerar epidemias ou até mesmo uma pandemia. Através deste monitoramento é possível formar painéis de cepas de referência que poderão ser utilizadas na fabricação de vacinas para eventuais epidemias ou pandemia causadas na população por vírus de origem aviária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Edison Luiz Durigon - Coordenador / Severino M. Azevedo Junior - Integrante / Joaquim Olinto Branco - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2006 - 2010
MICROBIOLOGIA ANTÁRTICA: BIODIVERSIDADE, ECOLOGIA E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS
Descrição: Caracterizar novos grupos de vírus relacionados com organismos superiores de importância Zoonótica;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Integrante / Renata Hurtado - Integrante / Mário Luis Figueiredo - Integrante / Luiz Francisco Sanfilippo - Integrante / Cristina Nakayama - Integrante / Vivian Pellizari - Coordenador / Emanuele Kuhn - Integrante / Rubens Duarte - Integrante / Durigon, Edison Luiz - Integrante / Branco, Joaquim O. - Integrante.
2004 - 2010
DETECÇÃO MOLECULAR DE HANTAVÍRUS PELA TÉNICA DE REAL-TIME PCR EM AMOSTRAS DE ROEDORES SILVESTRES COLETADAS NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Descrição: A síndrome cardiopulmonar pelo hantavírus, reconhecida como entidade clínica desde 1993 nos EUA, representa o protótipo das doenças emergentes e encontra-se distribuída em diversos países do continente americano, incluindo o Brasil. O primeiro caso de hantavírus ocorreu justamente na região do Vale do Ribeira em Juquitiba, levando o nome do município em que foi encontrado. Os reservatórios naturais da doença são representados principalmente pelos roedores selvagens que abrigam o vírus aparentemente sem desenvolver a doença. Estes roedores podem eliminar quantidades grandes do vírus através das fezes, da urina e da saliva. A infecção humana pode ocorrer por inalação dos aerossóis que contêm o vírus. Nosso projeto tem perspectiva de coletar amostras de roedores silvestres na região do Vale do Ribeira utilizando os equipamentos da equipe de campo formada no ICB-II/USP para realização de testes moleculares para detecção de Hantavírus. O objetivo principal é padronizar a detecção por Real Time PCR, para adquirir um diagnóstico mais rápido e sensível. Tendo em vista a quantidade de casos de doenças emergentes e re-emergentes nas últimas décadas relatados no Vale do Ribeira, elegemos esta região para um estudo detalhado sobre a distribuição desses reservatórios virais e conseqüentemente a caracterização da variante viral circulante de Hantavírus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Coordenador / Fábio Maués - Integrante / Alexandre Pereira - Integrante / Edison Luiz Durigon - Integrante / Tatiana Lopes Ometto - Integrante / Renata Hurtado - Integrante / Dyana Alves Henriques - Integrante / Luciano Matsumya Thomazelli - Integrante / Marcello Schiavo Nardi - Integrante / Felipe Alves Morais - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2002 - 2005
VIRAL GENETIC DIVERSITY NETWORK (VGDN)
Descrição: General objectives of the VGDN. The network aims to empower several laboratories to do molecular epidemiology and to be able to operate in a coordinated manner in emergency situations. It will function as a multicenter, multitask network. Member groups will not need to be working on the same virus and will be encouraged to pursue their own independent line of research in order to broaden the scope of agents being studied by the network. However all nodes will have to be able to participate on all coordinated tasks. Coordinated tasks. Four coordinated tasks will include the following agents: HIV-1, HCV, RSV and Hantavirus. It will take 3 months to assemble the labs and 2.5 years to generate the primary data. Each of the 17 sequencing labs (see below) are expected to generate 4,350,000 bp of HCV and 4,180,350 bp for HIV, 1,200,000 bp of RSV and 180,000 bp of hantavirus in two years. Each nucleotide position will be sequenced on average 5 times from a pre-defined number of amplicons (1250 samples with 4 amplicons for HCV and 1450 samples with 3 amplicons for HIV, 100 samples with 3 amplicons of hantavirus and 600 samples with 8 amplicons of RSV). Therefore, an amount of 582,961 validated bp is expected to be generated by each node during the period of operation. Additionally, samples which will need special attention (cloning and resequencing) is estimated to amount to at least 600,000 bp of validated data. Each hub from each coordinated task is also expected to sequence from 10 to 20% (redundant sequencing) of the total in order to assure a thorough quality control procedure..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2017 - 2017
DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO "ALGA EM PASTA" (NANNOCHLOROPSIS OCULATA) PARA ALIMENTAÇÃO E ENRIQUECIMENTO NA FASE LARVAL NO CULTIVO DE PEIXES
Descrição: O desenvolvimento da atividade aquícola brasileira está em constante crescimento. Dados atuais demonstram que o Brasil produz aproximadamente 2 milhões de toneladas de pescado, sendo 40% cultivados (Ministério da Pesca e Aquicultura, 2014). O potencial brasileiro, devido principalmente às suas dimensões, favorece o crescimento deste mercado, podendo tornar-se um dos principais produtores de pescados do mundo. O PIB pesqueiro observado em 2013, chegou aos 5 bilhões de reais. Entretanto, alguns detalhes ainda precisam de ajustes, e pesquisas na otimização dos sistemas de produção de pescados são fundamentais. Ainda hoje, o sistema de alimentação é baseado principalmente no tratamento com ração manual, mas as microalgas (Nannochloropsis oculata) representam papel importante na base de alimentação de muitos pescados como peixes, crustáceos e moluscos. A qualidade da alimentação oferecida exerce papel fundamental para que a produção ocorra com sucesso. O cultivo em larga escala de microalgas já vem sendo utilizado em alguns países, mas o Brasil ainda não utiliza tal recurso. Em alguns aspectos, a dificuldade está no sistema de cultivo, somado à presença de microorganismos, causando muitas vezes perdas da produção. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho é viabilizar o desenvolvimento de sistema de produção de microalgas (Nannochloropsis oculata) em larga escala e avaliar a qualidade dos indivíduos submetidos à alimentação diferenciada com relação à presença de patógenos, com avaliação através de testes microbiológicos. O segundo passo será oferecer o produto final em diferentes produções de pescados para avaliar a qualidade e o desenvolvimento após a alimentação oferecida. Os dados resultantes da primeira fase da pesquisa serão utilizados para analisar a viabilidade, adequar a quantidade e modo de armazenamento ideal para finalização do produto. A partir destas informações, desenvolver sistema padrão para melhor condição de armazenamento das microalgas, a fim de oferecer produto final de grande qualidade e fácil aquisição, que possa servir de base alimentar para os principais grupos de pescados no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) .
Integrantes: Jansen de Araujo - Coordenador / DURIGON, EL - Integrante / Cassio R Ramos - Integrante / Dalmir Ometto - Integrante / Erick Dorlass - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO "ALGA EM PASTA" (NANNOCHLOROPSIS OCULATA) PARA ALIMENTAÇÃO E ENRIQUECIMENTO NA FASE LARVAL NO CULTIVO DE PEIXES

Projeto certificado pela empresa CASSIO RAMOS AQUICULTURA E COMERCIO em 06/09/2018.
Descrição: O projeto tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de sistema de produção de microalgas (Nannochloropsis oculata) em larga escala e avaliar a qualidade dos indivíduos submetidos à alimentação diferenciada com relação à presença de patógenos, com avaliação através de testes microbiológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Microbiology (Online)
2015 - Atual
Periódico: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
2016 - Atual
Periódico: Infection, Genetics and Evolution (Print)
2016 - Atual
Periódico: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online)
2016 - Atual
Periódico: Vector Borne and Zoonotic Diseases (Online)
2016 - Atual
Periódico: Journal of Applied Life Sciences International
2016 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Medical and Biological Research
2017 - Atual
Periódico: MICROBIAL ECOLOGY (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: PAKISTAN JOURNAL OF ZOOLOGY
2018 - Atual
Periódico: Journal of Biology and Nature


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Virologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Sequenciamento de DNA.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Destaque publicação Científica- Categoria Genética e Biologia Molecular de Microorganismo, XVIII Reunião Científica da Microbiologia.
2011
"Best Poster Presentation in human and public Health Virology Area Award, Sociedade Brasileira de Virologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL2018DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL ; FUMAGALLI, MARCÍLIO JORGE ; de Araujo, Jansen ; SABINO-SANTOS, GILBERTO ; MAIA, FELIPE GONÇALVES MOTTA ; ROMEIRO, MARILIA FARIGNOLI ; MODHA, SEJAL ; NARDI, MARCELLO SCHIAVO ; QUEIROZ, LUZIA HELENA ; Durigon, Edison Luiz ; NUNES, MÁRCIO ROBERTO TEIXEIRA ; MURCIA, PABLO RAMIRO ; FIGUEIREDO, LUIZ TADEU MORAES . Discovery of novel anelloviruses in small mammals expands the host range and diversity of the Anelloviridae. VIROLOGY, v. 514, p. 9-17, 2018.

2.
DE SOUZA, WILLIAM2018DE SOUZA, WILLIAM ; DENNIS, TRISTAN ; FUMAGALLI, MARCÍLIO ; Araujo, Jansen ; SABINO-SANTOS, GILBERTO ; MAIA, FELIPE ; ACRANI, GUSTAVO ; CARRASCO, ADRIANO ; ROMEIRO, MARILIA ; MODHA, SEJAL ; VIEIRA, LUIZ ; OMETTO, TATIANA ; QUEIROZ, LUZIA ; Durigon, Edison ; NUNES, MÁRCIO ; FIGUEIREDO, LUIZ ; GIFFORD, ROBERT . Novel Parvoviruses from Wild and Domestic Animals in Brazil Provide New Insights into Parvovirus Distribution and Diversity. Viruses-Basel, v. 10, p. 143, 2018.

3.
SOUZA, W. M.2018SOUZA, W. M. ; DENNIS, T. P. W. ; FUMAGALLI, M.J. ; ARAUJO, J. ; SABINO-SANTOS, GILBERTO ; MAIA, FELIPE GONÇALVES MOTTA ; ACRANI, GUSTAVO ; CARRASCO, ADRIANO ; ROMEIRO, MARILIA FARIGNOLI ; MODHA, SEJAL ; VIEIRA, LUIZ ; OMETTO, T. ; QUEIROZ, LUZIA HELENA ; DURIGON, E.L. ; NUNES, MÁRCIO ; FIGUEIREDO, LUIZ TADEU MORAES ; GIFFORD, ROBERT . Whole-genome sequencing of parvoviruses from wild and domestic animals in Brazil provides new insights into parvovirus distribution and diversity. doi.org/10.1101/268219, v. 1, p. 1-1, 2018.

4.
3de Araujo, Jansen2017de Araujo, Jansen; LO, MICHAEL K. ; TAMIN, AZAIBI ; OMETTO, TATIANA L. ; Thomazelli, Luciano M. ; NARDI, MARCELLO S. ; HURTADO, RENATA F. ; Nava, Alessandra ; SPIROPOULOU, CHRISTINA F. ; ROTA, PAUL A. ; DURIGON, EDISON L. . Antibodies Against Henipa-Like Viruses in Brazilian Bats. Vector Borne and Zoonotic Diseases (Larchmont, N.Y.), v. 1, p. 1-7, 2017.

5.
4DE SOUZA PETERSEN, ELISA2017DE SOUZA PETERSEN, ELISA ; de Araujo, Jansen ; KRÜGER, LUCAS ; SEIXAS, MARINA M. ; OMETTO, TATIANA ; Thomazelli, Luciano M. ; WALKER, DAVID ; Durigon, Edison Luiz ; PETRY, MARIA VIRGINIA . First detection of avian influenza virus (H4N7) in Giant Petrel monitored by geolocators in the Antarctic region. Marine Biology (Berlin), v. 164, p. 1-7, 2017.

6.
5THOMAZELLI, LUCIANO MATSUMIYA2017THOMAZELLI, LUCIANO MATSUMIYA ; DE ARAÚJO, JANSEN ; FABRIZIO, THOMAS ; WALKER, DAVID ; REISCHAK, DILMARA ; OMETTO, TATIANA ; BARBOSA, CARLA MENEGUIN ; PETRY, MARIA VIRGINIA ; WEBBY, RICHARD J. ; Durigon, Edison Luiz . Novel avian paramyxovirus (APMV-15) isolated from a migratory bird in South America. PLoS One, v. 12, p. e0177214, 2017.

7.
VAZ, FREDERICO FONTANELLI2017VAZ, FREDERICO FONTANELLI ; SERAFINI, PATRÍCIA PEREIRA ; LOCATELLI-DITTRICH, ROSANGELA ; MEURER, RAFAEL ; Durigon, Edison Luiz ; DE ARAÚJO, JANSEN ; THOMAZELLI, Luciano Matsumiya ; OMETTO, TATIANA ; SIPINSKI, ELENISE ANGELOTTI BASTOS ; SEZERBAN, RAFAEL MEIRELLES ; ABBUD, MARIA CECÍLIA ; RASO, TÂNIA FREITAS . Survey of pathogens in threatened wild red-tailed Amazon parrot ( Amazona brasiliensis ) nestlings in Rasa Island, Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY, v. 1, p. 1-7, 2017.

8.
LUGARINI, CAMILE2017LUGARINI, CAMILE ; Hurtado, Renata ; de Araujo, Jansen ; OMETTO, TATIANA ; THOMAZELLI, LUCIANO ; DE SEIXAS, MARINA ; Durigon, Edison ; SILVA, JEAN CARLOS . Lack of Detection of Avian Influenza, Newcastle Disease, and West Nile Viruses in Wild Birds of Northeastern Brazil. JOURNAL OF WILDLIFE DISEASES, v. 54, p. 2017-09-218, 2017.

9.
GREGORY, LILIAN2017GREGORY, LILIAN ; CARRILLO GAETA, NATÁLIA ; Araújo, Jansen ; MATSUMIYA THOMAZELLI, LUCIANO ; HARAKAWA, RICARDO ; IKUNO, ALICE A. ; HIROMI OKUDA, LIRIA ; DE STEFANO, ELIANA ; PITUCO, EDVIGES MARISTELA . Bovine leukaemia virus genotypes 5 and 6 are circulating in cattle from the state of São Paulo, Brazil. JOURNAL OF MEDICAL MICROBIOLOGY, v. 66, p. 1790-1797, 2017.

10.
de Araujo, Jansen2017de Araujo, Jansen; PETRY, MARIA VIRGÍNIA ; FABRIZIO, THOMAS ; WALKER, DAVID ; OMETTO, TATIANA ; Thomazelli, Luciano M. ; SCHERER, ANGELO L. ; SERAFINI, PATRICIA P. ; NETO, ISAAC S. ; KRAUSS, SCOTT ; WEBSTER, ROBERT G. ; WEBBY, RICHARD J. ; DURIGON, EDISON L. . Migratory birds in Southern Brazil are a source of multiple avian influenza virus subtypes. Influenza and Other Respiratory Viruses, v. 12, p. 1-12, 2017.

11.
35ALVES MORAIS, FELIPE2016ALVES MORAIS, FELIPE ; PEREIRA, ALEXANDRE ; SANTO PIETRO PEREIRA, APARECIDA ; LAZARO MORELI, MARCOS ; MARCELO ARANHA CAMARGO, LUÍS ; SCHIAVO NARDI, MARCELLO ; FARAH TÓFOLI, CRISTINA ; Araujo, Jansen ; MARA DUTRA, LILIA ; LOPES OMETTO, TATIANA ; Hurtado, Renata ; CARMONA DE JESUS MAUÉS, FÁBIO ; ZINGANO HINKE, TIENE ; JABER MAHMUD, SATI ; CORREIA LIMA, MONICA ; TADEU MORAES FIGUEIREDO, LUIZ ; LUIZ DURIGON, EDISON . Serological Survey of Hantavirus in Inhabitants from Tropical and Subtropical Areas of Brazil. Advances in Virology, v. 2016, p. 1-6, 2016.

12.
30TOLARDO, ALINE LAVADO2016TOLARDO, ALINE LAVADO ; SOUZA, WILLIAM MARCIEL DE ; ROMEIRO, MARILIA FARIGNOLI ; VIEIRA, LUIZ CARLOS ; LUNA, LUCIANO KLEBER DE SOUZA ; HENRIQUES, DYANA ALVES ; ARAUJO, JANSEN DE ; SIQUEIRA, CARLOS EDUARDO HASSEGAWA ; COLOMBO, TATIANA ELIAS ; AQUINO, VICTOR HUGO ; FONSECA, BENEDITO ANTONIO LOPES DA ; BRONZONI, ROBERTA VIEIRA DE MORAIS ; NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ; Durigon, Edison Luiz ; FIGUEIREDO, LUIZ TADEU MORAES . A real-time reverse transcriptase polymerase chain reaction for detection and quantification of Vesiculovirus. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online), v. 111, p. 385-390-390, 2016.

13.
31ROMEIRO, MARILIA FARIGNOLI2016ROMEIRO, MARILIA FARIGNOLI ; DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL ; TOLARDO, ALINE LAVADO ; VIEIRA, LUIZ CARLOS ; HENRIQUES, DYANA ALVES ; de Araujo, Jansen ; SIQUEIRA, CARLOS EDUARDO HASSEGAWA ; COLOMBO, TATIANA ELIAS ; AQUINO, VICTOR HUGO ; DA FONSECA, BENEDITO ANTONIO LOPES ; DE MORAIS BRONZONI, ROBERTA VIEIRA ; NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ; Durigon, Edison Luiz ; FIGUEIREDO, LUIZ TADEU MORAES . A real-time RT-PCR for rapid detection and quantification of mosquito-borne alphaviruses. Archives of Virology, v. 2, p. 1-7-7, 2016.

14.
32PINTO, LB2016PINTO, LB ; OMETTO, T ; ARAÚJO, J ; THOMAZELLI, LM ; SEIXAS, MM ; BARBOSA, CM ; RAMOS, DGS ; MELO, ALT ; PINHO, JB ; DURIGON, EL ; AGUIAR, DM . Investigation of Influenza A, West Nile and Newcastle Disease Viruses in Birds from the Pantanal Wetlands of Mato Grosso, Brazil. Revista Brasileira de Ciencia Avicola / Brazilian Journal of Poultry Science, v. 18, p. 291-298, 2016.

15.
34ONUMA, SELMA SAMIKO MIYAZAKI2016ONUMA, SELMA SAMIKO MIYAZAKI ; CHAVES, LUCIANA BOTELHO ; LARA, MARIA DO CARMO CUSTÓDIO DE SOUZA HUNOLD ; MAY-JÚNIOR, JOARES ADENILSON ; TAQUES, ÍSIS INDAIARA GONÇALVES GRANJEIRO ; TOMAZIFITZEN, JULIANA TORRES TOMAZI ; ALFIERI, AMAURI ALCINDO ; OMETTO, TATIANA ; DURIGON, EDISON LUIS ; Araújo, Jansen ; KANTEK, DANIEL LUIS ZANELLA ; AGUIAR, DANIEL MOURA . Serological and molecular investigation of viral agents in free-living jaguars of the Pantanal wetlands, state of Mato Grosso, Brazil. BRAZILIAN JOURNAL VETERINARY RES. AND ANIMAL SCIENCE, v. 53, p. 270, 2016.

16.
33SOUZA, W.M.2016SOUZA, W.M. ; ROMEIRO, M.F. ; FUMAGALLI, M.J. ; ARAUJO, J. ; LA SERRA, L. ; VIEIRA, L.C. ; DURIGON, E.L. ; MURCIA, P.R. ; FIGUEIREDO, L.T.M. . Novel astrovirus and calicivirus identified in migratory birds in Brazil. International Journal of Infectious Diseases, v. 53, p. 9, 2016.

17.
Hurtado, Renata2016Hurtado, Renata ; DE AZEVEDO-JÚNIOR, SEVERINO MENDES ; VANSTREELS, RALPH ERIC THIJL ; FABRIZIO, THOMAS ; WALKER, DAVID ; RODRIGUES, ROBERTA C. ; SEIXAS, MARINA M. M. ; DE ARAÚJO, JANSEN ; Thomazelli, Luciano M. ; OMETTO, TATIANA LOPES ; WEBBY, RICHARD J. ; WEBSTER, ROBERT G. ; JEREZ, JOSÉ ANTONIO ; Durigon, Edison Luiz . Surveillance of Avian Influenza Virus in Aquatic Birds on the Brazilian Amazon Coast. EcoHealth, v. 13, p. 813-818, 2016.

18.
2de Araujo, Jansen2015 de Araujo, Jansen; DURÉ, ANA I.L. ; NEGRÃO, RAQUEL ; OMETTO, TATIANA ; Thomazelli, Luciano M. ; Durigon, Edison Luiz . Co-circulation in a single biome of the Juquitiba and Araraquara hantavirus detected in human sera in a sub-tropical region of Brazil. Journal of Medical Virology (Print), v. 1, p. n/a-n/a, 2015.

19.
1de Araujo, Jansen2014 de Araujo, Jansen; DE AZEVEDO JÚNIOR, SEVERINO M. ; GAIDET, NICOLAS ; HURTADO, RENATA F. ; WALKER, DAVID ; Thomazelli, Luciano M. ; OMETTO, TATIANA ; SEIXAS, MARINA M. M. ; RODRIGUES, ROBERTA ; GALINDO, DANIELE B. ; DA SILVA, ADRIANA C. S. ; RODRIGUES, ARLINÉA M. M. ; BOMFIM, LEONARDO L. ; MOTA, MARCELO A. ; LARRAZÁBAL, MARIA E. ; Branco, Joaquim O. ; SERAFINI, PATRICIA ; NETO, ISAAC S. ; FRANKS, JOHN ; WEBBY, RICHARD J. ; WEBSTER, ROBERT G. ; DURIGON, EDISON L. . Avian Influenza Virus (H11N9) in Migratory Shorebirds Wintering in the Amazon Region, Brazil. Plos One, v. 9, p. e110141, 2014.

20.
14DANTAS, GISELE PIRES DE MENDONÇA2014DANTAS, GISELE PIRES DE MENDONÇA ; OLIVEIRA, LARISSA ROSA DE ; MARASCO, ANNA CAROLINA MILO ; ARAUJO, JANSEN DE ; Hurtado, Renata ; Durigon, Edison Luiz ; FILLIPO, LUIS FRANCISCO SAN ; MORGANTE, JOÃO STENGHEL . Demographic History of the Gentoo Penguin ( Pygoscelis papua ) and the Adélie Penguin ( Pygoscelis adeliae ) on Admiralty Bay, King George Island, Antarctica. Waterbirds (De Leon Springs, Fla.), v. 37, p. 410-418, 2014.

21.
6OMETTO, T.2013 OMETTO, T. Durigon, E. L. DE ARAUJO, J. APRELON, R. de Aguiar, D. M. Cavalcante, G. T. MELO, R. M. Levi, J. E. JUNIOR, S. M. D. A. PETRY, M. V. Neto, I. S. Serafini, P. VILLALOBOS, E. Cunha, E. M. S. LARA, M. D. C. C. S. H. NAVA, A. F. D. Nardi, M. S. HURTADO, R. Rodrigues, R. SHERER, A. L. SHERER, J. D. F. M. Geraldi, M. P. DE SEIXAS, M. M. M. Peterka, C. BANDEIRA, D. D. S. , et al.Pradel, J. Vachiery, N. Labruna, M. B. DE CAMARGO, L. M. A. Lanciotti, R. LEFRANCOIS, T. ; West Nile virus surveillance, Brazil, 2008-2010. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 1, p. 1-8, 2013.

22.
11SOUSA, E DE2013SOUSA, E DE ; COSTA, T P ; WERTHER, K ; DURIGON, EL ; ARAUJO, J DE ; FERREIRA, CS ; PINTO, AA . Presence of antibodies against H5, H7 and H9 influenza A virus in wild birds in the State of São Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science, v. 15, p. 169-172, 2013.

23.
9dos SANTOS, L. G. F.2013dos SANTOS, L. G. F. ; OMETTO, T. L. ; de ARAÚJO, J ; THOMAZELLI, L. M. ; BORGES, L. P. ; RAMOS, D. G. ; DURIGON, EL ; PINHO, J. B. ; de Aguiar, D. M. . Absence of Anaplasmataceae DNA in Wild Birds and Bats from a Flooded Area in the Brazilian Northern Pantanal. Air Water Borne Diseases, v. 2, p. 113-118, 2013.

24.
13TOMAZELLI, L. M.2012TOMAZELLI, L. M. ; ARAUJO, J. ; FERREIRA, C. S. ; HURTADO, R. ; Oliveira, Danielle B. ; OMETTO, T. L. ; GOLONO, M. A. ; SANFILIPPO, L. F. ; DEMETRIO, C. ; Figueiredo, L. M. ; DURIGON, E. L. . Molecular surveillance of the Newcastle disease virus in domestic and wild birds on the North Eastern Coast and Amazon biome of Brazil. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science, v. 14, p. 01-07, 2012.

25.
12FIGUEIREDO, C.A.2012FIGUEIREDO, C.A. ; OLIVEIRA, M.I. ; CURTI, S.P. ; Afonso, A.M.S. ; FRUGIS YU, A.L. ; ARAÚJO, J. ; OLIVEIRA, D.B. ; DURIGON, E.L. . Epidemiological and molecular characterization of rubella virus isolated in São Paulo, Brazil during 1997-2004. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY, v. 84, p. 1831-1838, 2012.

26.
7de Araujo, Jansen2012 de Araujo, Jansen; THOMAZELLI, LUCIANO MATSUMIYA ; HENRIQUES, DYANA ALVES ; LAUTENSCHALAGER, DANIELE ; OMETTO, TATIANA ; DUTRA, LILIA MARA ; AIRES, CAROLINE COTRIN ; FAVORITO, SANDRA ; Durigon, Edison Luiz . Detection of hantavirus in bats from remaining rain forest in Sao Paulo, Brazil. BMC Research Notes, v. 5, p. 690, 2012.

27.
8ARAUJO, J.2011ARAUJO, J.; PEREIRA, A. ; Nardi, M. S. ; Henriques, D. A. ; Lautenschalager, D. A. ; Dutra, L. M. ; OMETTO, T. L. ; Hurtado, R. F. ; Maués, F. ; Nava, A. ; Morais, F. A. ; Aires, C. C. ; Favorito, S. ; DURIGON, E. L. . Detection of hantaviruses in Brazilian rodents by SYBR-Green-based real-time RT-PCR. Archives of Virology, p. 1-6, 2011.

28.
16Oliveira Rocha, Liliana2011Oliveira Rocha, Liliana ; Reis, Gabriela Martins ; Braghini, Raquel ; Kobashigawa, Estela ; Araújo, Jansen ; Corrêa, Benedito . Characterization of aflatoxigenic and non-aflatoxigenic strains of Aspergillus section Flavi isolated from corn grains of different geographic origins in Brazil. European Journal of Plant Pathology, v. 4, p. 1, 2011.

29.
18GREGORY, L.2011GREGORY, L. ; Lara ; HASEGAWA, M.Y. ; Castro ; Rodrigues, J.N.M. ; ARAUJO, J. ; Keller, L. W. ; Silva, L. K. F. ; DURIGON, E. L. . Detecção do vírus da Artrite Encefalite Caprina no sêmen através das técnicas de PCR e RT-PCR. Arquivos do Instituto Biológico (Online), v. 78, p. 599-603, 2011.

30.
17GREGORY, L.2011GREGORY, L. ; LARA, M.C.C.S.H. ; HASEGAWA, M.Y. ; CASTRO,R.S. ; Gaeta, N.C. ; Rodrigues, J.N.M. ; ARAUJO, J. ; Keller, L. W. ; Durigon, E. L. . Detecção do vírus da Artrite Encefalite Caprina em pulmão, glândula mamária, cérebro e líquido sinovial de cabras naturalmente infectadas pela técnica de nested-PCR. Medicina veterinária (UFRPE), v. 5, p. 7-11, 2011.

31.
19Romano, Camila Malta2010Romano, Camila Malta ; de Carvalho-Mello, Isabel M. V. Guedes ; Jamal, Leda F. ; de Melo, Fernando Lucas ; Iamarino, Atila ; Motoki, Marco ; Pinho, João Renato Rebello ; Holmes, Edward C. ; Zanotto, Paolo Marinho de Andrade ; ARAUJO, J. . Social Networks Shape the Transmission Dynamics of Hepatitis C Virus. Plos One, v. 5, p. e11170, 2010.

32.
10Thomazelli, Luciano M.2010Thomazelli, Luciano M. ; Araujo, Jansen ; Oliveira, Danielle B. ; Sanfilippo, Luiz ; Ferreira, Carolina S. ; Brentano, Liana ; Pelizari, Vivian H. ; Nakayama, Cristiane ; Duarte, Rubens ; Hurtado, Renata . Newcastle disease virus in penguins from King George Island on the Antarctic region. Veterinary Microbiology (Amsterdam. Print), v. 146, p. 155-160, 2010.

33.
29Nava, Alessandra2009Nava, Alessandra ; ARAUJO, J. ; Vandegrift, K. . Emerging infectious diseases: swine flu. Asian Wild Pig News (Print), v. 9, p. 21-23, 2009.

34.
21Branco, Joaquim O.2009Branco, Joaquim O. ; Costa, Erli S. ; Araujo, Jansen de ; Durigon, Edison ; Alves, Maria Alice S. ; ARAUJO, J. . Kelp gulls, Larus dominicanus (Aves: Laridae), breeding in Keller Peninsula, King George Island, Antarctic Peninsula. Zoologia (Curitiba. Impresso), v. 26, p. 562-566, 2009.

35.
20GREGORY, L.2009GREGORY, L. ; LARA, M.C.C.S.H. ; VILLALOBOS, E.M.C. ; HASEGAWA, M.Y. ; CASTRO,R.S. ; Rodrigues, J.N.M. ; ARAUJO, J. ; Keller, L. W. ; DURIGON, E. L. . Caprine Arthritis Encephalitis virus detected by PCR and Nested-PCR in Milk. ARS Veterinária, v. 25, p. 142-146, 2009.

36.
23Gandra, Rinaldo Ferreira2008Gandra, Rinaldo Ferreira ; Gambale, Walderez ; Cássia Garcia Simão, Rita ; Silva Ruiz, Luciana ; Durigon, Edson Luis ; Camargo, Luiz Marcelo Aranha ; Giudice, Mauro Cintra ; Sanfilippo, Luis Francisco ; Araújo, Jansen ; Paula, Claudete Rodrigues . Malassezia spp. in Acoustic Meatus of Bats (Molossus molossus) of the Amazon Region, Brazil. Mycopathologia (1975. Print), v. 165, p. 21-26, 2008.

37.
22Ramsden, C.2008Ramsden, C. ; Melo, F. L. ; Figueiredo, Luiz. M. ; Holmes, E. C. ; Zanotto, P. M.A. ; ARAUJO, J. . High Rates of Molecular Evolution in Hantaviruses. Molecular Biology and Evolution, v. 25, p. 1488-1492, 2008.

38.
28da Silva, Valéria Nascimento2007da Silva, Valéria Nascimento ; de Araujo, Jansen ; Durigon, Edison Luiz ; Corrêa, Benedito . Sequence variability in the <i>FUM1</i> gene of <i>Fusarium verticillioides</i> strains. Canadian Journal of Microbiology (Online), v. 53, p. 446-449, 2007.

39.
24EIRAS, M.2004EIRAS, M. ; CHAVES, A. L. R. ; MOREIRA, S. R. ; ARAUJO, J. ; COLARICCIO, A. . Caracterização de um isolado do Pepper mild mottle virus que não quebra a resistência do gene L3 em Capsicum sp.. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), Fitopatologia Brasileira, v. 29, p. 670-675, 2004.

40.
25EIRAS, M.2002EIRAS, M. ; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. ; ARAUJO, J. ; HARAKAVA, R. ; Chagas, C.M. . Caracterização do Tomato chlorotic spot virus isolado de jiló no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), São Paulo, v. 27, n.3, p. 285-291, 2002.

41.
15ARAUJO, J.;Araujo, Jansen;de Araujo, Jansen;Araújo, Jansen;ARAÚJO, J.;DE ARAUJO, J.;ARAUJO, J DE;Jansen de Araújo;ARAUJO, JANSEN DE;de ARAÚJO J;Jansen de Araújo2;de ARAÚJO, J;Jansen de Araujo;Jansen de Araújo 2;Jansen de Araujo2;de Araújo J,;de Araújo J;ARAÚJO, J;DE ARAÚJO, JANSEN2002ARAUJO, J.; EIRAS, M. ; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. ; HARAKAVA, R. ; Chagas, C.M. . Caracterização molecular de isolados do Cucumber mosaic virus de maracujazeiros no Estado de São Paulo.. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 28, n.4, p. 346-349, 2002.

42.
26Bergmann, J. C.2002Bergmann, J. C. ; ARAUJO, J. ; EIRAS, M. ; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. ; Chagas, C.M. . Caracterização parcial de isolados do cucumber mosaic cucumovirus provenientes do nordeste e centro-oeste do Brasil. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), v. 69, p. 169-171, 2002.

43.
27Fukurozaki, M.K.2002Fukurozaki, M.K. ; ARAUJO, J. ; EIRAS, M. ; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. ; HARAKAVA, R. ; Chagas, C.M. . Identificação e caracterização parcial de um isolado de Tospovirus de pimentão no Esatdo de São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), v. 69, p. 172-174, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, J.; Branco, J. O. ; SANFILIPPO, L. F. ; Durigon, E. L. . Vírus em Aves e mamíferos marinhos na Antártica. Ciências Brasileiras no IV ano Polar Internacional. 1ed.Brasília: Ministério da Ciênica e Tecnologia, 2009, v. 1, p. 56-57.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Geraque, E. ; ARAUJO, J. ; DURIGON, E. L. ; OMETTO, T. L. . Ninho de Epidemias. Folha de são Paulo, São Paulo Folha de Ciencias, 23 ago. 2009.

2.
ARAUJO, J.; DEMETRIO, C. ; PEREIRA, C. S. ; Durigon, E. L. ; TOMAZELLI, L. M. ; FIGUEIREDO, M. L. ; GOLONO, M. A. ; HURTADO, R. ; LIEUTAUD, R. ; SANFILIPPO, L. F. ; OMETTO, T. L. . Caçadores de Vírus. Pesquisa FAPESP, São Paulo, p. 40 - 43, 10 dez. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAUN, M. R. ; ARAUJO, J. ; EIRAS, M. ; CHAVES, A. L. R. ; COLARICCIO, A. . Variações nos Sintomas induzidos pelo Tomato mosaic virus em diferentes cultivares de tomate. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 2001, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Dantas, G. P. M. ; Oliveira, L. R. ; Milo, A.C.M. ; ARAUJO, J. ; SANFILIPPO, L. F. ; HURTADO, R. ; Durigon, E. L. ; Morgante, J. S. ; PETRY, M. V. . Genetic variability of the Pygoscelis papua at the elephant and King George Island, Antarctic.. In: XVIII Simpósio brasileiro de Pesquisa Antártica., 2011, São Paulo. Simpósio brasileiro de pesquisas Antárticas, 2011. p. 28.

2.
HURTADO, R. ; Serafini, P. ; OMETTO, T. L. ; THOMAZELLI, L. M. ; Candido, E.D.O. ; Seixas, Marina ; ARAUJO, J. ; Neto, I. S. ; Roos, A. L. ; Bugoni, L. ; Durigon, E. L. . Real-time RT-PCR detection of avian Influenza virus and Newcastle Disease virus in pelagic birds from Fernando de Noronha Archipelago, Brazil.. In: 60th Annual International Conference of the Wildlife Disease Association., 2011, Québec- Canadá. Wild Life Diseases Association, 2011. v. 60. p. 114.

3.
Durigon, E. L. ; OLIVEIRA, D. B. L. ; Heusele, C. C. ; MARINHEIRO, ; Branco, J. O. ; ARAUJO, J. ; SANFILIPPO, L. F. ; Nakayama, C. ; Pelizari, Vivian H. . Surto de Influenza B ocorrido na Estação Brasileira Comandante Ferraz- EACF em participantes da XXVI Operação Antártica.. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE PESQUISAS ANTÁRTICAS, 2008, São Paulo. XVI SPA. São Paulo, 2008. p. 33-34.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, A. C. A. ; ANTHONY, S. ; ARAUJO, J. ; OMETTO, T. ; Hurtado, R. F. ; Nardi, M. S. ; SOLORIO, M. R. ; NAVA, A. ; ROSTAL, M. ; LOH, E. ; ZAMBRANA-TORRELIO, C. M. ; DASZAK, P. ; DURIGON, E.L. . Coronaviruses and Hantaviruses detected in bats from Tropical and Sub-Tropical Region in Brazil during PREDICT Project - 2008 to 2012.. In: ICOPHAI, 2013, Porto de Galinhas. 2nd International Congress on Pathogens at the Human-Animal Interface (ICOPHAI): One Health for Sustainable Development, 2013.

2.
ARAUJO, J.; DURE, A. I. ; Negrão, R. ; OMETTO, T. L. ; Seixas, Marina ; HURTADO, R. ; DURIGON, E. L. . REAL-TIME RT-PCR AND SEROLOGICAL TESTS TO DETECTION OF HANTAVIRUS IN HUMAN SERUMS FROM MINAS GERAIS STATE.. In: XXII National Meeting of Virology and VI Mercosur Meeting of Virology, 2011, Atibaia. Virus Reviews and Research. Rio de Janeiro: journal of the Brazilian Society for Virology, 2011. v. 16. p. 36-36.

3.
Candido, E.D.O. ; ARAUJO, J. ; OMETTO, T. L. ; HURTADO, R. ; Seixas, Marina ; Negrão, R. ; Rodrigues, C.S. ; Oliveira, Danielle B. ; PETRY, M. V. ; Scherer, A. ; Scherer, J. ; Branco, J. O. ; DURIGON, E. L. ; THOMAZELLI, L. M. . Molecular Epidemiological surveillance of Newcastle disease virus in wild birds of the Rio Grande do Sul. In: XXII National Meeting of Virology and VI Mercosur Meeting of Virology, 2011, Atibai. Virus Reviews and Research. Rio de Janeiro: Journal of the Brazilian Society for Virology, 2011. v. 16. p. 18-18.

4.
HURTADO, R. ; ARAUJO, J. ; OMETTO, T. L. ; Seixas, Marina ; Durigon, E. L. . Influenza A surveillance in aquatic birds along the brazilian northern cost.. In: Etiópia- África, 2011, Etiópia. ° International Congress on Pathogens at the Human? Animal Interface (ICOPHAI)., 2011. v. 1. p. 32.

5.
OMETTO, T. L. ; ARAUJO, J. ; Levi, J. E. ; HURTADO, R. ; Seixas, Marina ; DURIGON, E. L. . STANDARDIZATION BY REAL TIME PCR IN THE DETECTION OF WEST NILE VIRUS. In: XXII National Meeting of Virology and VI Mercosur Meeting of Virology, 2011, Atibaia. Virus Reviews and Research. Rio de Janeiro: Journal of the Brazilian Society for Virology, 2011. v. 16. p. 66-66.

6.
HURTADO, R. ; ARAUJO, J. ; OMETTO, T. L. ; Azevedo Jr ; THOMAZELLI, L. M. ; Galindo, D. B. ; Durigon, E. L. . Surveillance of Influenza virus A in Aquatic migratory birds in brazilian Amazon region.. In: 59th Annual International Conference of the Wildlife Disease Association- WDA., 2010, Iguazú- Argentina. Wildlife Disease Association, 2010. p. 172.

7.
ARAUJO, J.; Henriques, A. D. ; Lautenschalager, D. A. ; Dutra, L. M. ; Aires, C. C. ; Favorito, S. ; DURIGON, E. L. . Detection of Hantavirus by Real-Time PCR in Tissues of Bats and Opossums in Biritiba Mirim, São Paulo.. In: XIX National Meeting of Virology, 2008, Caxambú. Virus Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2008. v. 13. p. 129-129.

8.
THOMAZELLI, L. M. ; ARAUJO, J. ; SANFILIPPO, L. F. ; FERREIRA, C. S. ; Brentano, L. ; Pellizari, V. ; Nakayama, C. ; DUARTE, R. ; DURIGON, E. L. . Molecular Characterization of the Newcastle Diseases virus obtained by tracheal/cloacal swabs from penguins. In: XIX National Meeting of Virology, 2008, Caxambú. Virus: Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2008. v. 13. p. 108.

9.
ARAUJO, J.; Henriques, A. D. ; Lautenschalager, D. A. ; Dutra, L. M. M. ; DURIGON, E. L. . STANDARDIZATION OF REAL TIME PCR FOR DETECTION OF BRASILIAN HANTAVIRUS IN SAMPLES OF WILD RODENTS IN SÃO PAULO STATE.. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2007. v. 12. p. 118-119.

10.
ARAUJO, J.; FERREIRA, C. S. ; TOMAZELLI, L. M. ; SANFILIPPO, L. F. ; Brentano, L. ; GOLONO, M. A. ; FIGUEIREDO, M. L. ; Pellizari, V. ; Nakayama, C. ; PEREIRA, A. ; DURIGON, E. L. . SOROLOGICAL AND DETECTION FOR REAL TIME PCR OF NEWCASTLE IN SAMPLES COLLECTED OF PENGUINS (PHYGOSCELIS SP.) THAT INHABITS PANÍNSULA KELLER IN ANTARCTICA REGION.. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews & Research. Rio d eJaneiro: SBV, 2007. v. 12. p. 85-85.

11.
ARAUJO, J.; SANFILIPPO, L. F. ; FERREIRA, C. S. ; THOMAZELLI, L. M. ; Brentano, L. ; GOLONO, M. A. ; FIGUEIREDO, M. L. ; Nakayama, C. ; DURIGON, E. L. . SOROLOGY AND DETECTION BY REAL TIME PCR OF INFLUENZA A VIRUS COLLECTED IN PENGUINS? SAMPLES (PYGOSCELYS SPP) CAPTURED AT THE KELLER PENINSULA OF THE ANTARCTIC REGION.. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2007. v. 12. p. 82-82.

12.
ARAUJO, J.; DURIGON, E. L. ; FERREIRA, C. S. ; SANFILIPPO, L. F. ; THOMAZELLI, L. M. ; FIGUEIREDO, M. L. ; GOLONO, M. A. ; Nakayama, C. ; WALKER, D. ; Martinez, P. E. ; Bianchi, A. ; Pellizari, V. . SOROLOGY AND DETECTION MOLECULAR OF INFLUENZA A VIRUS IN ELEPHANTS SEAL (MIROUNGA SPP.) AT THE ELEPHANT ISLAND, SUB-ANTÁRTICA REGION.. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews $ Research. Rio de Janeiro: SBV, 2007. v. 12. p. 82-82.

13.
THOMAZELLI, L. M. ; FERREIRA, C. S. ; ARAUJO, J. ; GOLONO, M. A. ; Brentano, L. ; Mota, M. A. ; Azevedo Jr ; Branco, J. O. ; Silva, A. C. S. ; Galindo, D. B. ; DURIGON, E. L. . SURVEILLANCE OF THE NEWCASTLE DISEASE VIRUS IN WILD, FREE OR CAPTIVE, AND NON VACCINATED DOMESTIC BIRDS IN BRAZIL. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2007. v. 12. p. 84-84.

14.
GOLONO, M. A. ; ARAUJO, J. ; THOMAZELLI, L. M. ; FERREIRA, C. S. ; DEMETRIO, C. ; SANFILIPPO, L. F. ; HURTADO, R. ; OMETTO, T. L. ; FIGUEIREDO, M. L. ; Branco, J. O. ; Azevedo Jr ; WALKER, D. ; DURIGON, E. L. . DETECTION OF INFLUENZA VIRUS IN SAMPLES COLLECTED FROM BACK YARD AND MIGRATORY BIRDS IN AMAZON REGION BY RT-PCR.. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2007. v. 12. p. 83-83.

15.
FERREIRA, C. S. ; Azevedo Jr ; GOLONO, M. A. ; THOMAZELLI, L. M. ; ARAUJO, J. ; Mota, M. A. ; Branco, J. O. ; Ferreira, M. P. ; WALKER, D. ; Braga, M. ; Brito, P. V. ; Arce, R. C. F. ; DURIGON, E. L. . SOROLOGIC SURVEILLANCE IN MIGRATORY AND RESIDENT BIRDS FOR AVIAN INFLUENZA SUBTYPES H1-H10 IN BRAZIL. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2007. v. 12. p. 81-82.

16.
Salustino, E. ; ARAUJO, J. ; Gurgel, R. Q. ; DURIGON, E. L. . DETECÇÃO DE HERPESVIRUS HUMANO TIPO (HHV-6) POR NESTED-PCR EM AMOSTRAS CLÍNICAS DE SECREÇÃO CERVICAL E ASPIRADO DE NASOFARINGE, EM MÃES E SEUS RESPECTIVOS RECÉM-NASCIDOS, NA CIDADE DE ARACAJÚ/SE. In: XVIII Encontro Nacional de Virologia, 2007, Búzios. Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2007. v. 12. p. 209-209.

17.
ARAUJO, J.; FERREIRA, C. S. ; THOMAZELLI, L. M. ; SANFILIPPO, L. F. ; Brentano, L. ; GOLONO, M. A. ; FIGUEIREDO, M. L. ; Nakayama, C. ; Pellizari, V. ; Durigon, E. L. . VII Reunião Científica do departamento de microbiologia. In: VII Reunião Científica do departamento de microbiologia, 2007, São Paulo. SOROLOGICAL AND DETECTION FOR REAL TIME PCR OF NEWCASTLE IN SAMPLES COLLECTED OF PENGUINS (PHYGOSCELIS SP.) THAT INHABITS PANÍNSULA KELLER IN ANTARCTICA REGION., 2007.

18.
ARAUJO, J.; FERREIRA, C. S. ; TOMAZELLI, L. M. ; Brentano, L. ; SANFILIPPO, L. F. ; GOLONO, M. A. ; FIGUEIREDO, M. L. ; Nakayama, C. ; Pellizari, V. ; DURIGON, E. L. . VII Reunião Científica do departamento de microbiologia. In: VII Reunião Científica do departamento de microbiologia, 2007, São Paulo. STANDARDIZATION OF REAL TIME PCR FOR DETECTION OF BRASILIAN HANTAVIRUS IN SAMPLES OF WILD RODENTS IN SÃO PAULO STATE., 2007.

19.
DURIGON, E. L. ; ARAUJO, J. ; SANFILIPPO, L. F. ; DEMETRIO, C. ; GOLONO, M. A. ; OMETTO, T. L. ; HURTADO, R. ; TOMAZELLI, L. M. ; FIGUEIREDO, M. L. ; FERREIRA, C. S. ; WALKER, D. ; ARRUDA, E. . Detection of Influenza A virus Antibody in Migratory Species of Birds (especially in ducks) in Amazon Region and Southeast Region of Brazil. In: VIII International Symposium on Respiratory Viral Infections, 2006, Kohala Coast, Hawaii. Respiratory Viral Infections.

20.
Figueiredo, C. A. ; Curti,S.P. ; Afonso, A.M.S. ; ARAUJO, J. ; Durigon, E. L. . Phylogenetic analysis of Rubella virus isolated during an outbreak in São Paulo, 2000-2001.. In: XVII National Meeting of Virology, 2006, Campos do Jordão. Virus Reviews & Research. Rio de Janeiro: SBV, 2006. v. 11. p. 185.

21.
ARAUJO, J.; Figueiredo, C. A. . The Genomic Analysis of Rubella Virus Isolated in São Paulo, Brasil.. In: VI Encontro do Instituto Adolfo Lutz, 2005, São Paulo. Saúde Pública, Pesquisa e Responsabilidade Social, 2005.

22.
ARAUJO, J.; Durigon, E. L. ; TOMAZELLI, L. M. ; GOLONO, M. A. ; OMETTO, T. L. ; HURTADO, R. ; DEMETRIO, C. ; PEREIRA, C. S. ; FIGUEIREDO, M. L. ; LIEUTAUD, R. . Expedition In Amazon Region by the ICB-USP Virology Ground team, for surveillance of wild and domestic birds that can contain emergent and reemergents viruses.. In: XVI Encontro Nacional de Virologia e III Simpósio Internacional de Oncovirologia, 2005, Salvador-Bahia. Reviews & Research. Rio de Janeiro: Inprinta, 2005. v. 10. p. 150-150.

23.
ARAUJO, J.; GREGORY, L. ; Rodrigues, J.N.M. ; Durigon, E. L. . Epidemiology and molecular characterization of caprine artrits encephalitis virus (CAEV) in caprines from the state of São Paulo, Brasil.. In: XVI Encontro nacional de virologia e III Simpósio internacional de oncovirologia, 2005, Salvador-Bahia. Reviews & Research. Rio de Janeiro: Imprinta, 2005. v. 10. p. 111-111.

24.
ARAUJO, J.; GOLONO, M. A. ; BECAK, W. ; Durigon, E. L. . Variant of influenza A virus originated in 1988, 1991 and 1995 in children in the 2000-2001 season.. In: XVI Encontro nacional de virologia e III simpósio internacional de oncovirologia, 2005, Salvador-Bahia. Reviews & Research. Rio de Janeiro: Imprinta, 2005. v. 10. p. 106-106.

25.
ARAUJO, J.; DEMETRIO, C. ; GOLONO, M. A. ; OMETTO, T. L. ; SANFILIPPO, L. F. ; HURTADO, R. ; TOMAZELLI, L. M. ; PEREIRA, C. S. ; FIGUEIREDO, M. L. ; DURIGON, E. L. . EXPEDIÇÃO REALIZADA NO ESTADO DE RONDÔNIA E PARÁ PELA EQUIPE DE CAMPO DA VIROLOGIA DO ICB-USP, PARA MANEJO DE ANIMAIS SILVESTRES E MONITORAMENTO DE VÍRUS EMERGENTES E REEMERGENTES.. In: IV Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidde de São Paulo, 2005, São Paulo. Revista de Microbiologia da Universidade de São Paulo, 2005.

26.
ARAUJO, J.; SANFILIPPO, L. F. ; FREITAS, R. ; STARIKOFF, K. ; NISHIMOTO, E. ; Rodrigues, J.N.M. ; SANTOS, M. A. . Tuberculose-Padronização do Teste PCR (In house) PARA PROCESSAMENTO DE ESCARRO ENVIADO DE LONGA DISTÂNCIA. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2005, SANTOS. CBM-Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

27.
ARAUJO, J.; Durigon, E. L. ; Massad, E. ; Maués, F. C. J. ; Rodrigues, J.N.M. ; Zanotto, P. M. . Epidemiology and Molecular Characterization of Epstein-Barr Virus (Ebv) in Aids patients in treatment in the penitentiary system Hospital of The State of São Paulo. In: Congresso Nacional de Virologia, 2004, São Pedro. Reviews & Research, 2004. v. 09. p. 166-167.

28.
ARAUJO, J.; OLIVEIRA, D. B. L. ; PEREIRA, A. ; DURIGON, E. L. ; BECAK, W. ; GOLONO, M. A. ; VALIADA, M. G. ; MAYER, M. G. . Molecular variants of influenza A and B virus isolated in São Paulo city, Brazil from 200 to 2001. In: XV Congresso Nacional de Virologia, 2004, São Pedro. Virus Reviews & Research, 2004. v. 09.

29.
ARAUJO, J.; VALIADA, M. G. ; GOLONO, M. A. ; MAYER, M. G. ; BECAK, W. ; DURIGON, E. L. ; OLIVEIRA, D. B. L. ; PEREIRA, A. . Co-infection of influenza virustype A subtypes H1N1 and H3N2 in São Paulo city, Brazil.. In: XV Congresso Nacional de Virologia, 2004, São Pedro. Virus Reviews & Research, 2004. v. 09. p. 132-132.

30.
ARAUJO, J.; KAWAMOTO, A. ; TOMAZELLI, L. M. ; Durigon, E. L. ; Rodrigues, J.N.M. . Sequencing analyses of influenza a samples isolated from wild, migrating and residents birds in São Paulo state Brazil.. In: XV Congresso Nacional de Virologia, 2004, São Pedro. Virus Reviews & Research, 2004. v. 09. p. 134-134.

31.
ARAUJO, J.; Durigon, E. L. ; Keller, L. W. ; Barbosa, M. L. . Identification and Characterization of a nove human erytrovirus variant. In: XIV National Meeting of Virology, 2003, Florianópolis. Reviews & Research, 2003.

32.
EIRAS, M. ; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. ; ARAUJO, J. ; HARAKAVA, R. ; Chagas, C.M. . Caracterização do Tomato chlorotic spot tospovirus isolado de jiló no Estado de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2001. Fitopatologia brasileira, 2001. v. 26. p. 515.

33.
ARAUJO, J.; EIRAS, M. ; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. . Molecular characterization and phylogenetic analysis of "Cucumber mosaic virus" passion-fruit isolates in São Paulo State, Brazil. In: XII Encontro Nacional de Virologia e Encontro de Virologia do Mercosul, 2001, Caldas Novas. Virus Reviews & Research, 2001. v. 6. p. 151-152.

34.
BRAUN, M. R. ; CHAVES, A. L. R. ; EIRAS, M. ; COLARICCIO, A. ; GALLETI, S. R. ; ARAUJO, J. . Erigeron sp., an alternative host of Lettuce mosaic virus in Brazil. In: Congresso Internacional de Virologia, 2001, Caldas Novas. Sociedade Brasileira de Virologia, 2001. v. 6. p. 152-153.

35.
EIRAS, M. ; ARAUJO, J. ; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. ; MOREIRA, S. R. . Partial Characterization of Cucumber mosaic virus Commelina sp. isolate from banana crops.. In: Congresso de Virologia do Mercosul, 2000, São Lorenço. Virus Reviews & Research. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Virologia, 2000. v. 5. p. 192.

Apresentações de Trabalho
1.
Jansen de Araújo. Doenças Emergentes: Febre Chykungunya e Aedes Aegypt'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Jansen de Araújo. Virus emergentes e uma viagem pelo mundo Antártico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Jansen de Araújo. Laboratório de Biossegurança e Biocontenção intitulada 'Operacionalidade do Laboratório de Biossegurança BSL3+'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Jansen de Araújo. Técnicas de Coleta de Material para análise de Vírus Emergentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARAUJO, J.. 'Métodos Moleculares Aplicados a Virologia'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAUJO, J.. 'Principais Zoonoses virais em Animais Selvagens'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Araujo, Jansen. 'Uma viagem pelo mundo Antártico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Araujo, Jansen. Situação do vírus da gripe aviária no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Araujo, Jansen; DURIGON, E.L. . Reunião em Saúde Silvestre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Araujo, Jansen; OMETTO, TATIANA . Curso de Biosegurança e Biocontenção no Treinamento de vigilância em doenças das aves. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Araujo, Jansen. Vírus da Gripe Aviária no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OMETTO, T. L. Durigon, E. L. ARAUJO, J. Rosalie, A. de Aguiar, D. M. Cavalcante, G. T. Melo, R.M. Levi, J. E. Azevedo Jr PETRY, M. V. Neto, I. S. Serafini, P. Villalobos Cunha, E. M. S. Lara Nava, Alessandra Nardi, M. S. Rodrigues, R. Scherer, A. Scherer, J. Geraldi, M. P. Seixas, Marina Peterka, C. Bandeira, D. S. Pradel, J. , et al.Vachiery, N. Labruna, M. B. Camargo, L. M. A. Lanciotti, R. Lefrançois, T. ; SURVEILLANCE OF WEST NILE VIRUS IN BRAZIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ARAUJO, J.; LO, M.K. ; TAMIN, A. ; OMETTO, T. L. ; HURTADO, R. ; Nardi, M. S. ; TOMAZELLI, L. M. ; HADDAD, R. ; Nava, Alessandra ; DASZAK, P. ; ROTA, P. ; DURIGON, E. L. . Evidence of Henipah-like virus infection in Brazilian Bats. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Araujo, Jansen. Aves migratórias e sua importância na difusão da Influenza Aviária e Doença de Newcastle. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Araujo, Jansen. VIROSES EMERGENTES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Araujo, Jansen. Práticas e Procedimentos em Laboratório BSL3. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Araujo, Jansen. Expedições de Pesquisa: Um olhar reflexivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Araujo, Jansen. Detecção molecular de hantavirus pela técnica de Real-time PCR em amostras de roedores silvestres coletadas na região do Vale d Ribeira no Estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Araujo, Jansen. Detection of hantaviruses in Brazilian rodents by SYBR-Green-based real-time RT-PCR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
TOMAZELLI, L. M. ; Macedo, P. ; Candido, E. ; ARAUJO, J. ; SANFILIPPO, L. F. ; OMETTO, T. L. ; Oliveira, Danielle B. ; HURTADO, R. ; FERREIRA, C. S. ; DURIGON, E. L. . Phylogenetic analysis of Newcastle Diseases virus by two Different genes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Araujo, Jansen. Monitoramento do vírus da Influenza aviária e doença de Newcastle na região Amazônica Brasileira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Araujo, Jansen. Diagnóstico Molecular do novo vírus H1N1 e monitoramento do vírus Influenza A em aves migratórias no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Araujo, Jansen. Viroses Emergentes na Antártica no I Workshop do Programa Nacional de Monitoramento do Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) no litoral brasileiro.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ARAUJO, J.; Henriques, A. D. ; Dutra, L. M. M. ; Lautenschalager, D. A. ; Aires, C. C. ; Favorito, S. ; DURIGON, E. L. . Detection of Hantavirus by RealTime PCR in tissues of bats and opossums in the region of Biritiba Mirin, São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
DURIGON, E. L. ; OLIVEIRA, D. B. L. ; Heusele, C. C. ; MARINHEIRO, ; Branco, Joaquim O. ; ARAUJO, J. ; SANFILIPPO, L. F. ; Nakayama, C. ; Pellizari, V. . Surto de Influenza B ocorrido na Estação Brasileira Comandante Ferraz- EACF em participantes da XXVI Operação Antártica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
Araujo, Jansen. Padronização da técnica de Real-Time PCR para detecção de Hantavírus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Araujo, Jansen. ?Microbiologia na Antártida: Em busca de novos vírus e aplicações tecnológicas?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Araujo, Jansen. Sequenciamento de DNA e suas aplicações' Implication of DNA sequence analysis in genome evolution and organization?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Araujo, Jansen. ?Viagem ao mundo Antártico?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
ARAUJO, J.; COLARICCIO, A. ; CHAVES, A. L. R. ; EIRAS, M. . Caracterização do cucumber mosaic virus em maracujazeiro no Estado de São Paulo.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO, J.; DURE, A. I. ; Negrão, R. ; OMETTO, T. L. ; Seixas, Marina ; HURTADO, R. ; DURIGON, E. L. . REAL-TIME RT-PCR AND SEROLOGICAL TESTS TO DETECTION OF HANTAVIRUS IN HUMAN SERUMS FROM MINAS GERAIS STATE.. Rio de Janeiro: Journal of the Brazilian Society for Virology, 2011 (Best Poster Presentation in Human an Public Health Virology Area Award).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Jansen de Araujo. Dr. Pecuária Fala sobre a Gripe Aviária. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ARAUJO, J.. Gripe Aviária no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, J.. Situação dos virus HIV e HPV no Brasil e métodos diagnósticos empregados atualmente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ARAUJO, J.; PEREIRA, C. S. ; DEMETRIO, C. ; DURIGON, E. L. ; TOMAZELLI, L. M. ; SANFILIPPO, L. F. ; FIGUEIREDO, M. L. ; GOLONO, M. A. ; OMETTO, T. L. ; LIEUTAUD, R. . Técnicas de isolamento e identificação de bactérias, fungos e vírus de humanos, animais, aves e do meio ambiente.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ARAUJO, J.. Treinamento da Plataforma ABI 7500 Real Time Systems com ênfase em Quantificação Absoluta. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
WOLLMEISTER, E.; ARAUJO, J.; BRANDAO, M. B.; RICCETTO, A. G. L.. Participação em banca de Elinara Wollmeister. Virus Sincicial respiratório em lactentes brasileiros-duas coortes, dez anos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ARAUJO, J.; OMETTO, T.; LAMBERTUCCI, J. R.. Participação em banca de Ana Iris de Lima Duré. Hantavírus- Caracterização molecular dos genótipos circulantes em Minas Gerais no período de 2000 a 2013. 2015. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SAMPAIO, S. C. F.; FERREIRA, L. C. S.; ARAUJO, J.. Participação em banca de Raíza Sales Pereira Bizerra. DESENVOLVIMENTO DE UMA VACINA DE SUBUNIDADE CONTRA O SOROTIPO 2 DO VÍRUS DA DENGUE BASEADA NO DOMÍNIO HELICASE DA PROTEINA NS3. 2014. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Instituto de Ciências Biomédicas.

4.
ARAUJO, J.; Levi, J. E.; MARRELI, M. T.. Participação em banca de Lilian Dias Orico. Pesquisa de infecções por Flavivirus em aves silvestres e domésticas provenientes de áreas verdes do município de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional) - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

5.
Araujo, Jansen; BELLEI, N. C. J.; CARRARO, E.. Participação em banca de Sheila Negrini Parmezan. Avaliação da ocorrência de parainfluenza vírus tipos 1 a 4, em populações distintas atendidas no Hospital São Paulo" realizada na UNIFESP. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduaçao em Inbfectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
ARAUJO, J.; SABINO, E.; Levi, J. E.. Participação em banca de Marcelo Plaisant Geraldi. Pesquisa sentinela da introdução do vírus do Oeste do Nilo no Brasil pela análise de doadores de sangue do Amazonas e Mato Grosso do Sul. 2012. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional) - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO, J.; Levi, J. E.; SABINO, E. C.; PEREIRA, L. E.; CHIARAVALOTTI NETO, F.. Participação em banca de Licia Natal. Identificação de Flavivirus em mosquito em Diptera (Culicidae) capturados em áreas verdes na cidade de São Paulo. 2015. Tese (Doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional) - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

2.
ARAUJO, J.; BELLEI, N. C. J.; TORRECILHAS, A. C. T.; TOMAZELLA, T. K. C.; MOTTA, F. C.. Participação em banca de Ana Helena Peroza Dezene. Estudo Molecular dos genes da Hemaglutinina e Neuraminidase de cepas de vírus influenza A circulantes no período de 2001 a 2013. 2015. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Jansen de Araújo; PINHO, J. R. R.; WATANABE, A. S. A.. Participação em banca de Ana Helena Peroza Dezene. Estudo Molecular dos genes da Hemaglutinina e Neuraminidase de cepas de vírus influenza A circulantes no período de 2001 a 2013. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
ARAUJO, J.; PEREIRA, L. E.; LEVI, E.; ROMANO, C. M.. Participação em banca de Lícia Natal. Identificação de Flavivirus em mosquito em Diptera (Culicidae) capturados em áreas verdes na cidade de São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doenças Tropicais e Saúde Internacional) - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Jansen de Araújo; ROMANO, C. M.; FERNANDES, S.. Participação em banca de Giovana Santos Caleiro. Investigação da presença do retrovírus da Reticuloendoteliose aviária (REV) e do vírus Oeste do Nilo (WNV) em aves.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Doenças Tropicais e Saúde Internacional) - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

2.
ARAUJO, J.. Participação em banca de Raíza Sales Pereira Bizerra. DESENVOLVIMENTO DE UMA VACINA DE SUBUNIDADE CONTRA O SOROTIPO 2 DO VÍRUS DA DENGUE BASEADA NO DOMÍNIO HELICASE DA PROTEINA NS3". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
 XXVIII Brazilian Congress of Virology & XII Mercosur Meeting of Virology. Biological and genetic characterization of the new avian paramyxovirus 15 isolated in Brazil. 2017. (Congresso).

2.
MINI-CURSO SOBRE CRIAÇÃO E REPRODUÇÃO DE TRUTA?. 2017. (Oficina).

3.
III workshop sobre Influenza Aviária. 2014. (Outra).

4.
XXV Brasilian Congress of Virology & IX Mercosur Meeting of Virology (XXV CBV)). CHARACTERIZATION OF AVIAN INFLUENZA VIRUS (H11N9) IN MIGRATORY BIRDS (ARENARIA INTERPRES) CAPTURED IN AMAZON REGION, BRAZIL.. 2014. (Congresso).

5.
Ion Word 2013. 2013. (Outra).

6.
XXIV Brasilian Congress of Virology & Mercosur Meeting of Virology (XXIII CBV). STUDY OF AVIAN INFLUENZA VÍRUS (AIV) IN WILD BIRDS IN PANTANAL, BRAZIL.. 2013. (Congresso).

7.
FAMERP-UTMB: Emerging Infectious in the Americas- Common interest and colaboration between Brazil and USA.SURVEILLANCE OF WEST NILE VIRUS IN BRAZIL. 2012. (Encontro).

8.
I Conferência Brasileira em Saúde Silvestre e Humana.CHARACTERIZATION OF LOW PATHOGENIC AVIAN INFLUENZA A VIRUS (H11N9), IN MIGRATORY BIRDS (ARENARIA INTERPRES) CAPTURED IN AMAZON REGION, BRAZIL.. 2012. (Oficina).

9.
I Conferência Brasileira em Saúde Silvestre e Humana.IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO VÍRUS INFLUENZA NO AMBIENTE ANTÁRTICO - CORRELAÇÃO COM O BRASIL E AS AVES MIGRATÓRIAS.. 2012. (Oficina).

10.
I Conferência Brasileira em Saúde Silvestre e Humana.IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO VÍRUS INFLUENZA NO AMBIENTE ANTÁRTICO - CORRELAÇÃO COM O BRASIL E AS AVES MIGRATÓRIAS.. 2012. (Oficina).

11.
III Encontro de Atualização em Vírus Respiratórios. 2012. (Encontro).

12.
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO VÍRUS INFLUENZA NO AMBIENTE ANTÁRTICO - CORRELAÇÃO COM O BRASIL E AS AVES MIGRATÓRIAS..O DESAFIO DA DETECÇÃO MOLECULAR DO VÍRUS DO OESTE DO NILO EM CAMPO. 2012. (Oficina).

13.
In: 61st Annual International Conference of the Wildlife Disease Association and 10th Biennial European Wildlife Disease Association.Avian Influenza Virus surveillance in wild birds in Brazil.. 2012. (Outra).

14.
Influenza A constant challenge to public and animal health. 2012. (Outra).

15.
XXIII Brasilian Congress of Virology & Mercosur Meeting of Virology (XXIII CBV). MOLECULAR ANALYSIS OF EQUINES POOLS OF MATO GROSSO STATE TO INVESTIGATE THE PRESENCE OF WEST NILE VIRUS IN BRAZIL.. 2012. (Congresso).

16.
XXIII Brasilian Congress of Virology & Mercosur Meeting of Virology (XXIII SBV). Evidence of Henipah-like virus infection in Brazilian Bats. 2012. (Congresso).

17.
1 International Congress on Pathogens at the Human-Animal Interface (ICOPHAI). Influenza A surveillance inAquatic birds along the brazilian northern coast. 2011. (Congresso).

18.
60 Annual International Conference of the Wildlife Disease Association- WDA. Real time RT-PCR Detection of Avian Influenza virus and Newcastle diseases virus in pelagic birds from Fernando de Noronha archipelago, Brazil. 2011. (Congresso).

19.
XVIII Simpósio Brasileiro sobre pesquisa Antártica.?GENETIC VARIABILITY OF THE PYGOSCELIS PAPUA AT THE ELEPHANT AND KING GEORGE ISLAND, ANTARCTIC?. 2011. (Simpósio).

20.
XXII National Meeting of Virology an VI Virology Meeting of Mercosul.Real-time RT-PCR and Serological tests to detection of hantavirus in human serums from Minas Gerais State. 2011. (Encontro).

21.
II Conferência Nacional Sobre Defesa Agropecuária.Vigilância Epidemiológica do vírus da influenza aviária e doença de Newcastle em aves migratórias no Brasil.. 2010. (Simpósio).

22.
Programa Nacional de Monitoramento do Pinguim-de-Magalhães.Programa Nacional de Monitoramento do Pinguim-de-Magalhães. 2010. (Outra).

23.
WDA Wildlife Disease Association.Surveillance of Influenza virus A in aquatic migratory birdsin brazilian Amazon region. 2010. (Encontro).

24.
XXI encontro Nacinal de Virologia e V Encontro de Virologia do Mercosul. Phylogenetic Analysis of Newcastte Diseases Virus by Two Different Genes. 2010. (Congresso).

25.
Cicuito CEP-LIM/Applied Biosystems de Atualização em Novas Tecnologias.Diagnóstico Molecular do novo vírus H1N1 e monitoramento do vírus Influenza A em aves migratórias no Brasil. 2009. (Outra).

26.
Workshop Estado da Arte da Saúde Silvestre no Brasil.Virologia. 2009. (Outra).

27.
XXVII Expedicao Antártica.Micropolar. 2009. (Outra).

28.
Capacitação em coleta de material biológico de aves silvestres.Influenza Aviária e Doença de NewCastles: Procedimentos e biosegurança no campo. 2008. (Outra).

29.
Curso de Pós graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental do Agronegócio do Instituto Biológico.Microbiologia na Antártida. 2008. (Outra).

30.
II Workshop Nacional Sobre pesquisas Aplicadas em Hantavirus.Padronização da técnica de RealTime PCR para detecção de Hantavírus. 2008. (Outra).

31.
XIX Encontro Nacional de Virologia. Detection of Hantavirus by RealTime PCR in tissues of bats and opossums in the region og Biritiba Mirim, São Paulo. 2008. (Congresso).

32.
XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE PESQUISAS ANTÁRTICAS.SURTO DE INFLUENZA B OCORRIDO NA ESTAÇÃO BRASILEIRA COMANDANTE FERRAZ-EACF EM PARTICIPANTES DA XXVI OPERAÇÃO ANTÁRTICA. 2008. (Simpósio).

33.
"Sequenciamento de DNA e suas aplicações" Circuito CCD-LIM/Applied biosystems de atualização em novas tecnologias". 2007. (Outra).

34.
I Curso de Atualização em doenças de aves.Biosegurança e Biocontenção. 2007. (Seminário).

35.
I Curso de doenças em aves-CE.Biossegurança (Teórica e Prática) em doença de aves. 2007. (Outra).

36.
I Curso de doenças em Aves-Ro.Biossegurança e Biocontenção. 2007. (Seminário).

37.
Reunião do Departamento de Virologia vegetal do instituto Biológico."Viagem pelo mundo Antártico". 2007. (Outra).

38.
VII Reunião Científica do departamento de microbiologia.Sorological and detection for Real time PCR of NewCastle in samples collected of penguins (Phygoscelis sp.) that inhabits peninsul Keller in Antarctica region.. 2007. (Encontro).

39.
VII Reunião Científica do departamento de microbiologia.STANDARDIZATION OF REAL TIME PCR FOR DETECTION OF BRASILIAN HANTAVIRUS IN SAMPLES OF WILD RODENTS IN SÃO PAULO STATE.. 2007. (Encontro).

40.
XVIII Encontro Nacional de Virologia. STANDARDIZATION OF REAL TIME PCR FOR DETECTION OF BRASILIAN HANTAVIRUS IN SAMPLES OF WILD RODENTS IN SÃO PAULO STATE.. 2007. (Congresso).

41.
XXVI Expedicao Antártica.Virologia na antártca. 2007. (Outra).

42.
I Curso de vigilância em doenças das aves.I Curso de vigilância em doenças das aves. 2006. (Outra).

43.
IV Curso de vigilância em doenças das aves.IV Curso de vigilância em doenças das aves. 2006. (Outra).

44.
Real Time PCR:Users Meeting 2006.Real Time PCR:Users Meeting 2006. 2006. (Outra).

45.
Treinamento Pré-Antártico-2006 no Centro de Adestramnento da Ilha de Marambaia-CADIM.Treinamento Pré-Antártico-2006 no Centro de Adestramnento da Ilha de Marambaia-CADIM. 2006. (Outra).

46.
VII Curso de vigilância em doenças das aves.CURSO DE VIGILÂNCIA EM DOENÇA DAS AVES. 2006. (Outra).

47.
XXV Expedicao Antártica.Micropolar. 2006. (Outra).

48.
Treinamento da Plataforma ABI 7500 Real Time Systems com ênfase em Quantificação Absoluta.Treinamento da Plataforma ABI 7500 Real Time Systems com ênfase em Quantificação Absoluta. 2005. (Outra).

49.
Curso de Terapia Gênica.Curso de Terapia Gênica. 2003. (Outra).

50.
Disciplina de Microbiologia Aplicada a Medicina Veterinária.Sequenciamento de DNA viral. 2003. (Outra).

51.
Evento: Biologia Molecular.Evento: Biologia Molecular. 2003. (Outra).

52.
II Evento sobre aplicações da técnica de PCR quantitativo em tempo real.II Evento sobre aplicações da Técnica de PCR Quantitativo em tempo Real. 2003. (Encontro).

53.
Treinamento Básico de Sequeciamneto d eDNA na plataforma ABI Prism 3100.Treinamento Básico de Sequeciamneto d eDNA na plataforma ABI Prism 3100. 2003. (Outra).

54.
Treinamento Básico de Sequenciamento de DNA na Plataforma ABI prism 377.Treinamento Básico de Sequenciamento de DNA na Plataforma ABI prism 377. 2003. (Outra).

55.
XIV National Meeting of Virology. XIV National Meeting of Virology. 2003. (Congresso).

56.
15º Reunião Anual do Instituto Biológico.15º Reunião Anual do Instituto Biológico. 2002. (Encontro).

57.
Culturas Celulares e Suas Aplicações.Culturas Celulares e suas Aplicações. 2002. (Oficina).

58.
IV Curso Básico de Biologia Molecular Aplicada.IV Curso Básico de Biologia Molecular Aplicada. 2002. (Oficina).

59.
1° Workshop sobre qualidade de frutas no Instituto Biológico.1° Workshop sobre qualidade de frutas. 2001. (Encontro).

60.
12° Encontro Nacional de Virologia e 4° Encontro de Virologia do Mercosul. 12° Encontro Nacional de Virologia. 2001. (Congresso).

61.
14° Reunião anual do Institutito Biológico.14° RAIB. 2001. (Outra).

62.
Congresso Nacional de Genética. 47° Congresso Nacional de Genética. 2001. (Congresso).

63.
Congresso Regional de Biologia-Primeira Região. Congresso Regional de Biologia- Primeira Região. 2001. (Congresso).

64.
Encontro de Biólogos.12° Encontro de Biólogos. 2001. (Encontro).

65.
Oficina de Treinamento para o descarte de lixo Reciclável.Oficinas de Treinamento para o descarte de Lixo Reciclável. 2001. (Outra).

66.
VIII Jornada de Biologia. Biomix. 2001. (Congresso).

67.
11 National Meeting of Virology and III Congresso de Virologia do Mercossul.Partial characterization of Cucumber mosaic virus Commelina sp. isolate from banana crops. 2000. (Encontro).

68.
5 Congresso de Produção Científica da UMESP. 5° Congresso de Produção Científica da UMESP. 2000. (Congresso).

69.
V Congresso de Produção Científica. V Congresso de Produção Científica. 2000. (Congresso).

70.
VII Jornada de Biologia-Perspectiva do amanhã.VII Jornada de Biologia-Perspectivas do Amanhã. 2000. (Encontro).

71.
Virologia para o próximo milênio. XI Encontro Nacional de Virologia. 2000. (Congresso).

72.
XIII Reunião anual do Instituto Biológico.13° RAIB. 2000. (Outra).

73.
VI Jornada de Biologia-Meio ambiente e Soluções para o novo milênio.VI Jornada de Biologia- Meio Ambiente: Problemas e Soluções para o novo milênio. 1999. (Encontro).

74.
V Jornada de Biologia-Biotecnologia.V Jornada de Biologia- Biotecnologia. 1998. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Íris de Lima Duré. HANTAVIRUS: CARACTERIZAÃO MOLECULAR DOS TIPOS CIRCULANTES EM MINAS GERAIS DE 2000 A 2013. 2013. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Jansen de Araujo.

2.
Carla Meneguin Barbosa. CORONAVÍRUS EM AVES SILVESTRES E DOMÉSTICAS NO BRASIL: COMPARATIVO ENTRE MATA FECHADA, MATA PERI-URBANA E URBANA. 2013. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto de Ciências Biomédicas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jansen de Araujo.

Orientações de outra natureza
1.
Felipe Otávio Nunes. Treinamento em Laboratório de Pesquisa na área de Virologia com vírus emergentes. 2011. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Jansen de Araujo.

2.
Marina Maria Moraes Seixas. Treinamento em Laboratório de Pesquisa na área de Virologia com vírus emergentes. 2011. Orientação de outra natureza - Instituto de Ciências Biomédicas. Orientador: Jansen de Araujo.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, J.. 'Métodos Moleculares Aplicados a Virologia'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAUJO, J.. 'Principais Zoonoses virais em Animais Selvagens'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Araujo, Jansen. 'Uma viagem pelo mundo Antártico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Araujo, Jansen. Situação do vírus da gripe aviária no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Araujo, Jansen; DURIGON, E.L. . Reunião em Saúde Silvestre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Araujo, Jansen; OMETTO, TATIANA . Curso de Biosegurança e Biocontenção no Treinamento de vigilância em doenças das aves. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Araujo, Jansen. Vírus da Gripe Aviária no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


1-Participação no Projeto temático VGDN- Rede de Diversidade Genética de Vírus financiado pela FAPESP.

2-Coordenador da equipe de campo do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas II da Universidade de São Paulo.

3- Responsável Técnico pelo Laboratório BSL3 do ICB-II da Universidade de São Paulo



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 11:44:17