Regiane Regis Momm

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7355680751758397
  • Última atualização do currículo em 16/05/2017


Pós-doutorado em Cultura Contemporânea pelo Programa Avançado de Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - início em agosto de 2015. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Literatura pela mesma instituição, especialista em Estudos Literários e licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Regional de Blumenau. Foi integrante-colaboradora do Núcleo de Estudos Literários e Culturais - NELIC/UFSC. Professora efetiva, 40h (D.E), em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa e respectivas Literaturas, no Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: periodismo cultural, década de 70, crítica cultural e poesia contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regiane Regis Momm
Nome em citações bibliográficas
MOMM, Regiane Regis

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Catarinense - Campus Blumenau, IFC.
Rua Bernardino José de Oliveira, 81
Badenfurt
89070270 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 37021700
URL da Homepage: www.blumenau.ifc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2015
Doutorado em Pós-Graduação em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Retratos de um Passado Recente, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Lúcia de Barros Camargo.
2003 - 2006
Mestrado em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Solidão em Estranhos no Paraíso, de Olsen Jr.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Lauro Junkes.
Palavras-chave: solidão; existencialismo; pós-moderno; Estranhos no Paraíso; Olsen Jr..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Literatura Catarinense.
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
2007 - 2009
Especialização em Estudos Literários. (Carga Horária: 360h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Etermo e Imortal: O Viver Atemporal em Macunaíma e Meu Destino é Ser Onça.
Orientador: Maria José Ribeiro.
2002 interrompida
Especialização interrompida em 2003 em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Ano de interrupção: 2003
1998 - 2002
Graduação em Letras.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Cultura e Gestão Cultural. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Instituto Catarinense - Campus Blumenau, IFC, Brasil.
2013 - 2013
Psicologia do Adolescente. (Carga horária: 3h).
Instituto Catarinense - Campus Blumenau, IFC, Brasil.
2012 - 2012
TV e Vídeo e Desenvolvimento de Projetos. (Carga horária: 30h).
IFSC, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Mídias Aplicadas na Educação AVEA. (Carga horária: 30h).
IFSC, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
A prática pedagógica: pressupostos e implicações. (Carga horária: 4h).
Instituto Catarinense - Campus Blumenau, IFC, Brasil.
2012 - 2012
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). (Carga horária: 30h).
IFSC, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Gestão de Tecnologias na Escola. (Carga horária: 30h).
IFSC, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
III Formação Pedagógica: Processos Ensinagem. (Carga horária: 24h).
IFC- Campus Camboriú, IFC-CC, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos históricos do Rádio e Educação. (Carga horária: 30h).
IFSC, IFSC, Brasil.
2011 - 2011
Epilepsia. (Carga horária: 4h).
Instituto Catarinense - Campus Blumenau, IFC, Brasil.
2011 - 2011
Reunião Pedagógica de Recuperação Paralela. (Carga horária: 4h).
IFC- Campus Camboriú, IFC-CC, Brasil.
2011 - 2011
Reflexões Pedagógicas. (Carga horária: 24h).
IFC- Campus Camboriú, IFC-CC, Brasil.
2011 - 2011
I Formação Pedagógica: Diretrizes Institucionais. (Carga horária: 24h).
IFC- Campus Camboriú, IFC-CC, Brasil.
2011 - 2011
Saúde e Prevenção na Escola. (Carga horária: 24h).
IFC- Campus Camboriú, IFC-CC, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Educação Integral e Integrada. (Carga horária: 260h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Tecnologias Aplicadas à Educação. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Itajaí (SC), SDR, Brasil.
2003 - 2003
Verso e Prosa. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2003 - 2003
A Linguagem Corporal do Professor na Sala de Aula. (Carga horária: 2h).
Teatro Carlos Gomes, TCG, Brasil.
2002 - 2002
O Texto em Sala de Aula. (Carga horária: 4h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
O Motivo do Espelho em Contos de Clarice Lispector. (Carga horária: 4h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
Passeando pela Arte com Arte. (Carga horária: 4h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
A Literatura de Santa Catarina. (Carga horária: 4h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Vocabulary & Pronunciation. (Carga horária: 30h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Using Music To Teach English As a Foreign Language. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação Para Professores de Inglês. (Carga horária: 9h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Be a Star Working With Video and Songs in Class. (Carga horária: 3h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2001 - 2001
O Lúdico na Realidade da Sala de Aula de Leitura. (Carga horária: 4h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
Avaliação e Correção de Textos. (Carga horária: 4h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2001 - 2001
4th Southern Cone Tesol Convention. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1999 - 1999
Oratória. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
1993 - 1996
CURSO DE LÍNGUA INGLESA. (Carga horária: 480h).
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidora pública, Enquadramento Funcional: Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Catarinense - Campus Blumenau, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFC - Instituto Federal Catarinense, .

Linhas de pesquisa
Estudos Culturais
04/2015 - 12/2015
Ensino, TADS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
04/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFC - Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Equipe Multidisciplinar.
04/2012 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFC - Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Comissão para elaboração de Projeto de Criação de Curso (PCC).
04/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFC - Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Comissão de Alimentação para io CODIR.
03/2012 - 03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFC - Instituto Federal Catarinense, .

Cargo ou função
Comissão responsável pela Análise dos Históricos Escolares.

Escola de Educação Básica Professor Fernando Ostermann, E.E.B, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Escola de Educação Básica Zulma de Souza da Silva, EEB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Colégio Estadual Hercílio Deeke, HD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40


Núcleo de Estudos Literários e Culturais, NELIC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Vontário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de doutorado, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 05/2015
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC, .


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Prof. Substituta - níveis técnico e tecnólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2008 - 4/2009
Ensino, Técnico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Técnico em Eletrônica e Edificações: Língua Portuguesa I
4/2008 - 4/2009
Ensino, Tecnologia em Gestão de Sistemas de Energia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Pesquisa
4/2008 - 4/2009
Ensino, Tecnologia em Gestão da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
4/2008 - 4/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Integrado e Proeja: Língua Portuguesa e Literatura

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Inforeasy - Soluções e Treinamentos, -, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 36
Outras informações
nos cursos técnicos de Secretariado Executivo.


Colégio Adventista de Indaial, CADI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa ? Ensino Médi, Carga horária: 15


Colégio Estadual Professor Lothar Krieck, CEPLK, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Conjunto Educacional Governador ?Celso Ramos, CEGCR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 20


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, Carga horária: 20
Outras informações
SESC ? Projeto Empresa Escola ? Parceria SESC/ Angeloni/ EJA ? Educação de Jovens e Adultos.



Linhas de pesquisa


1.
1. Arquivo, Tempo e Imagem

Objetivo: Modernidade, fragmento. Imagem. Potência. Arte e reprodutibilidade técnica. Experiência e Pobreza. Narração. Inconsciente ótico. Prótese do olhar. Montagem. Imagem-movimento, Imagem-tempo. Modos de produção da modernidade: manufatura e indústria. O olhar. Som e silêncio. Memória. O jogo géstico. Mal de arquivo e arquivo do mal. Literatura e Acontecimento. Anacronismos. Sobrevivências. O entrelugar, o não-lugar, o vazio. Visível e legível. Ampliações, reduções. Aproximações, distanciamentos. Nomadismo. Música, artes plásticas e literárias. Estudos culturais, indústria cultural e literatura..
2.
2. Teoria e Modernidade

Objetivo: Parte-se da definição de modernidade, não exatamente como um conceito, porém, como uma categoria narrativa, vale dizer que não é possível falar, a rigor, de uma teoria da modernidade, mas de diversos relatos de modernidade. Baseados na tradição de Foucault (ontologia de nós mesmos, ou seja, arqueologia da norma) e Agamben (arqueologia da lei), o objetivo é situar a modernidade, enquanto bioestética, como o campo de estudo dos processos de simbolização contemporânea. Trata-se de processos que assinalam a passagem do orgânico ao inorgânico, da obra ao texto e da ação à inoperância, tendo como eixo o trabalho da imaginação e seus dispositivos, que é, por definição, singular plural e se dirige, portanto, a omnes et singulatim. Esse fato configura um cenário anautonômico, pósfundacional ou pós-utópico, onde já não se debatem formas (ideais) mas forças (atuais). Essas forças chamam se imagens. Elas são cifras ou enigmas, de cuja superposição surgem movimentos, altamente dissímeis, tais como os de manutenção da tradição ou sua ruptura, os que, em última instância, definem não só a pós história (Kojève) mas também a ultra-história (Dumézil, Caillois). O estudo da imaginação inscreve se, portanto, no campo da bioestética, paradigma que empresta aos fatos, reais ou imaginários, com que ela lida, o brilho de um sentido que tais relatos, na verdade, não possuem de per se, vale dizer que, essas narrativas de modernidade atribuem a seu objeto de análise uma coerência, uma completude e um acabamento que somente podem ser imaginários (e, nesse sentido, políticos), na medida em que tais atributos não se encontram, de maneira imediata, na experiência histórica concreta, mas na reconstrução ultra-histórica posterior..
3.
3. Poesia e Aesthesis

Objetivo: A poesia moderna na sua relação com a teoria, a ideia de poesia e a crítica. A poesia e as demais linguagens artísticas. Questionamentos acerca da noção e da tarefa da poesia; Walter Benjamin e Martin Heidegger. A posição do poeta, enquanto figura mítica no texto e na sociedade atual; as derivações dessa configuração discursiva ou concepção de poesia; a poesia como habilidade (faculdade/política) ou vontade de se comunicar com o leitor. A relação entre poesia e teoria; entre poesia e o pensamento filosófico. A poesia e a noção do contemporâneo. Giorgio Agamben: A poesia como linguagem da voz: pode a voz ser mero suporte do lirismo? Poesia e metáfora. Kojève e Georges Bataille: Poesia e pós-história: os traços, os restos, os indícios, e sobrevivências: anomalias selvagens. A poesia como memória da linguagem. A poesia como desordem do pensamento. A Stimmung romântica e a poesia moderna e contemporânea. A poesia e a memória da língua. Os usos da língua: como ler um poeta do passado? Jacques Rancière: soberania do artista individual e a soberania da arte como prática social..
4.
Estudos Culturais

Objetivo: Elaborar estudos culturais sobre a realidade contemporânea do Brasil Meridional..


Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Estudos Literários e Culturais - Peridismo, Historiografia e Crítica Literária
Descrição: Preocupa-se em mapear períodicos culturais e literários, que circulam ou circularam no Brasil, nos anos 70, buscando assim montar um amplo banco de dados informatizado, e ainda, através da análise deste material, estudar a produção cultural contemporânea, como uma das formas de (re)interpretar o passado, permitindo assim o acesso a pormenores da realidade brasileira, rica de acontecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Regiane Regis Momm - Integrante / Maria Lúcia de Barros Camargo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação.
2003 - 2006
Solidão, Narratologia, Pós-Moderno e Condição Humana
Descrição: Desvela-se em Estranho no Paraíso, de Oldemar Olsen Jr. [poeta, romancista, precursor do jornal cultural produzido em Santa Catarina,O Acadêmico] a solidão, a forma como, das mais variadas maneiras, ela se anuncia. E se imprimi ao compará-la com [As I Lay Dying] Enquanto Agonizo, de William Faulkner. Cria-se, a partir daí, um cenário, um cenário outro de possibilidades através do olhar paradoxal, pós-moderno de Maurice Blanchot, ou ainda do divergente pensamento existencialista, sobretudo do pensamento de Jean Paul Sartre..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Regiane Regis Momm - Integrante / Lauro Junkes - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Outra.
2001 - 2002
Masculinidade e Literatura
Descrição: Análise das diversas formas poesias, contos e crônicas no periódico de cultura: Universitário (1974-1975)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Regiane Regis Momm - Integrante / Ângela Maria Leven - Integrante / José Endoença Martins - Coordenador.Financiador(es): Universidade Regional de Blumenau - Bolsa.
2000 - 2001
Poesia e Gênero
Descrição: Análise de poesia, de homens e mulheres que faziem alusão a Ditadura Militar, no jornal catarinense de cultura: O Acadêmico, especialmente, no que tange aos seguintes âmbitos: pessoal, social e político..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Regiane Regis Momm - Integrante / Ângela Maria Leven - Integrante / José Endoença Martins - Coordenador.Financiador(es): Universidade Regional de Blumenau - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Boletim Cultural
Descrição: O Minuto nasce da vontade de discentes e docentes se expressarem em relação aos acontecimentos da comunidade escolar do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau, envolvendo as famílias, os servidores, os funcionários e o seu entorno. O objetivo deste boletim é estimular e enriquecer a formação cultural dos participantes, trazendo à tona uma análise crítica, reflexiva e produtiva da percepção de mundo, além de aprimorar o senso de cidadania, motivando a leitura de textos e um outro tipo de leitura ? a da sociedade. que se vive, sob um ângulo mais crítico e consciente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Manuscrítica (São Paulo)
2015 - Atual
Periódico: ArReDia
2015 - Atual
Periódico: Revista Z Cultural (UFRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Catarinense.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Menção de Louvor (dissertação), Universidade Federal de Santa Catarina., UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, Maria J.2010RIBEIRO, Maria J. ; MOMM, Regiane Regis . Eterno e Imortal: O Viver Atemporal em Macunaima e Meu Destino é Ser Onça. Linguagens : Revista de Letras, Artes e Comunicação (FURB), v. 3, p. 203-220, 2010.

2.
MOMM, Regiane Regis2010MOMM, Regiane Regis. Nota Marginal: "A Produção Poética dos Anos 70, No Brasil" - Nos periódicos Culturais, Alternativos: O Opinião, O Acadêmico e Universitário. Boletim de Pesquisa NELIC (Impresso), v. 10, p. 1/15-18, 2010.

3.
MOMM, Regiane Regis2010MOMM, Regiane Regis. E Por Falar em Relatos Escolhidos. Revista espaço da sophia, v. I, p. 01/35-09, 2010.

4.
MOMM, Regiane Regis2009MOMM, Regiane Regis. Kafka, Blake e Cascaes e o universo fantástico. Revista espaço da sophia, v. I, p. 01/32-09, 2009.

5.
MOMM, Regiane Regis2008 MOMM, Regiane Regis. Por toda a parte há solidão em Estranhos no Paraíso. Linguagens : Revista de Letras, Artes e Comunicação (FURB), v. 2, p. 42-58, 2008.

6.
LEVEN, Ângela Maria2008LEVEN, Ângela Maria ; MOMM, Regiane Regis . Masculinidade e literatura: o conhecimento literário produzido pelos estudantes da FURB no jornal Universitário, na década de 70. Dynamis (FURB. Online), v. 3, p. 18/n.14-22, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOMM, Regiane Regis. A História de Todas Nós. 1. ed. Paraná: Maringá, 2014. v. 1. 167p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOMM, J. A. ; MOMM, Regiane Regis . Noites Expressas (Conto). Labirintos e Palavras. Rio de Janeiro: Guemanisse, 2009, v. II, p. 204-206.

2.
Momm, Juliano A. ; MOMM, Regiane Regis . Quilombo de Otula (Conto). In: Clarisse Maia-Guedes. (Org.). Narrativas e Poéticas. Teresópolis: Guemanisse, Rio de Janeiro, 2008, v. I, p. 145-152.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOMM, Regiane Regis; MOMM, J. A. . Quilombo de Otula. Revista de Cultura, São Paulo, 05 mar. 2014.

2.
MOMM, Regiane Regis. Kafka, Blake, Cascaes e o Universo Fantástico. Sarau Eletrônico, Blumenau, p. 01 - 04, 30 nov. 2009.

3.
MOMM, Regiane Regis. Olsen Jr. é um contestador: muito além das palavras e do silêncio. Biblioteca da FURB (Revista eletrônica), Blumenau, 12 maio 2008.

4.
MOMM, Regiane Regis. Sob o Mesmo Teto: Estranhos no Paraíso, de Olsen Jr.. Jornal A Notícia - Suplemento, Joinville - SC, p. 4 - 4, 15 dez. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEVEN, Ângela Maria ; MARTINS, José Endoença ; MOMM, Regiane Regis . Masculinidade e Literatura: O Conhecimento Literário Produzido pelos Estudantes da FURB no Jornal Universitário, na Década de 70.. In: I Fórum de Anual de Iniciação Científica da FURB, 2002, Blumenau. I Fórum de Anual de Iniciação Científica da FURB. Blumenau: FURB, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRILHANTE, M. C. S. ; MACHADO, R. A. ; MOMM, Regiane Regis . Reflexões acerca da linguagem literária na prática pedagógica, em Blumenau. In: 7o. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2016.

2.
MOMM, Regiane Regis. Trajetórias estudantis em evidência: Universitário e O Acadêmico nos tempos da ditadura. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015.

3.
MOMM, Regiane Regis. 'Diálogos Entre História E Cultura No Campo Acadêmico em Blumenau, na década De 70': O Caso dos Jornais 'Universitário' e 'O Acadêmico''. In: Seminário do Curso de História da FURB, 2014, Blumenau. Anais d XXI Semana de História da FURB, 2014. v. I.

4.
DAHLKE, A. P. ; MOMM, Regiane Regis . O Minuto: Uma Experiência com a Linguagem Jornalística Cultural no Âmbito Institucional.. In: MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Blumenau. http://www.furb.br/web/3138/mipe-mostra-integrada-de-ensino-pesquisa-e-extensao/apresentacao-dos-trabalhos, 2014.

5.
MOMM, Regiane Regis. Retratos do Passado. In: II Seminário de Pós Graduação em Literatura, 2012, Florianópolis. II Seminário de Pós Graduação em Literatura UFSC, 2012.

6.
MOMM, Regiane Regis. Do Campo Institucional ao Campo de Produção Cultural: Periódicos Brasileiros em Tempos de Ditadura. In: I Seminário de Literatura da UFSC, 2011, Florianópolis. Resumos do I Seminário de Literatura da UFSC, 2011.

7.
SERPA, L. ; CAMPOS, N. L. F. C. ; MOMM, Regiane Regis . A influência das redes sociais na escrita dos alunos do IFC - Campus Camboriú. In: III Feira de Iniciação Científica e Extensão, 2011, Camboriú. A influência das redes sociais na escrita dos alunos do IFC - Campus Camboriú, 2011.

8.
MOMM, Regiane Regis. Imprensa Alternativa: na Contramão da Ditadura. In: Colóquio Internacional - Gênero, Feminismo e Ditaduras do Cone Sul, 2009, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis: EDUFSC, 2009. v. 1. p. 38-38.

9.
MOMM, Regiane Regis; WAGNER, Osni Valfredo . Arte, Mídia e Linguagem. In: 1ª Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão ? MIPE, 2007, Blumenau. 1ª Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão ? MIPE, 2007.

10.
LEVEN, Ângela Maria ; MARTINS, José Endoença ; MOMM, Regiane Regis . Um Poema ou Variações Sobre o Homem: A Produção Poética no Jornal O Acadêmico, na Década de 70. In: IX SIC UFOP 2001, 2001, Ouro Preto. IX Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: UFOP, 2001. v. IX. p. 310-310.

11.
LEVEN, Ângela Maria ; MARTINS, José Endoença ; MOMM, Regiane Regis . Um Poema ou Variações sobre o Homem: A Produção Poética dos Estudantes da FURB, no Jornal O Acadêmico, na Década de 70. In: VII Seminário Intergrado de iniciação Científica, 2001, Blumenau. VII Seminário Integrado de Iniciação Científica. Blumenau: FURB, 2001. p. 70-524.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOMM, Regiane Regis. Imprensa alternativa: na contramão da Ditadura. Revista Estudos Feministas, 2009.

2.
MOMM, Regiane Regis. Masculinidade e Literatura: O Conhecimento Literário Produzido Pelos Estudantes da FURB, na Década de 70.. Dynamis (Blumenau), 2008.

3.
MOMM, Regiane Regis. Masculinidade e Literatura: O Conhecimento Literário Produzido Pelos Estudantes da FURB, na Década de 70.. Dynamis (Blumenau), 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MOMM, Regiane Regis. A História de Todas Nós. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOMM, Regiane Regis; WAGNER, Osni Valfredo ; GALVAO, T. R. . Arte, Mídia e Linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MOMM, Regiane Regis; LEVEN, Ângela Maria ; MARTINS, José Endoença . Masculinidade e Literatura: O Conhecimento Literário Produzido pelos Estudantes da FURB no Jornal Universitário, na Década de 70. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MOMM, Regiane Regis; LEVEN, Ângela Maria ; MARTINS, José Endoença . Um Poema ou Variações sobre o Homem: A Produção Poética no Jornal O Acadêmico, na Década de 70.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MOMM, Regiane Regis; LEVEN, Ângela Maria ; MARTINS, José Endoença . Um Poema ou Variações sobre o Homem: A Produção Poética no Jornal O Acadêmico, na Década de 70. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MOMM, Regiane Regis. Paracerista ad hoc Revista Z Cultural - UFRJ. 2015.

2.
MOMM, Regiane Regis. Parecerista Ad hoc FAPESC. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOMM, Regiane Regis; LEVEN, Ângela Maria ; MARTINS, José Endoença . Literatura Estudantil. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MOMM, Regiane Regis. Mais Literatura. 2013. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOMM, Regiane Regis. Redação Oficial e Normas Gramaticais. 2011. .

2.
MOMM, Regiane Regis. Relatório Final. 2002. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BAZZO, A. ; MOMM, Regiane Regis . Grupo de Estudos Teatrais da Figueira. 2013. Teatral.

Demais trabalhos
1.
MOMM, Regiane Regis. A Violência na Literatura: Uma Resposta a Outra(s) Violência(s). 2007 (Ensaio) .

2.
MOMM, Regiane Regis. Um Breve Olhar Sobre a ?Cena da Barca?, no Evangelho Segundo Jesus Cristo de José Saramago. 2007 (Ensaio) .

3.
MOMM, Regiane Regis. Branca e Negras Imagens: Identidades Diversas. 2004 (Paper) .

4.
MOMM, Regiane Regis. A Mulher e a Literatura: A Construção da Feminilidade em a Voz Submersa de Salim Miguel. 2004 (Paper) .

5.
MOMM, Regiane Regis. Phoniness in Edward Albee´s play. 2002 (Paper) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Então, poesia é isso? Saraus das periferias de São Paulo e a construção da pessoa poética". 2016. (Encontro).

2.
IV Seminário das Licenciaturas do IFC e II Seminário PIBID. 2015. (Seminário).

3.
MIPE. A experiência com a linguagem do jornalismo cultural no âmbito institucional do IFC - Campus Blumenau. 2014. (Feira).

4.
Mostra de Pesquisa, Extensão e Cultura. A história de todas nós. 2014. (Feira).

5.
Mostra de Pesquisa, Extensão e Cultura. A experiência com a linguagem do jornalismo cultural no âmbito institucional do IFC - Campus Blumenau. 2014. (Feira).

6.
Seminário de História.?DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E CULTURA NO CAMPO ACADÊMICO EM BLUMENAU, NA DÉCADA DE 70?: O CASO DOS JORNAIS UNIVERSITÁRIO E O ACADÊMICO. 2014. (Seminário).

7.
Fluxos Literários - Éticas e Estéticas.A Sobrevivência das Obras: Macunaíma e Meu Destino é Ser Onça.. 2012. (Seminário).

8.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Congresso).

9.
III Feira de Iniciação Científica e Extensão.Como as histórias em quadrinhos podem interferir culturalmente?. 2011. (Outra).

10.
Seminário Anos 70.Trajetórias anos 70. 2010. (Seminário).

11.
Colóquio Internacional - Gênero, Feminismo e Ditaduras do Cone Sul. Imprensa Alternativa: na Contramão da Ditadura Militar. 2009. (Congresso).

12.
I Mostra de Integração a Pesquisa e Extensão - FURB.Arte, Mídia e Linguagem. 2007. (Seminário).

13.
Linux Educacional.Linha do Tempo - imagens antigas e atuais do colégio Hercílio Deeke - no Youtube. 2007. (Outra).

14.
ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada. 2006. (Congresso).

15.
2o Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau. 2003. (Outra).

16.
I Fórum Anual de Iniciação Científica."Masculinidade e Literatura: O Conhecimento Literário Produzido Pelos Estudantes da FURB no Jornal Universitário, na Década de 70. 2002. (Outra).

17.
III Congresso Nacional de Reorientação Curricular - Temporalidades Humanas e Currículo. 2002. (Congresso).

18.
IV Congresso Catarinense de Língua e Literartura. 2002. (Congresso).

19.
Programa Universidade Aberta.Projeto Estudos Língüísticos e Literários. 2002. (Encontro).

20.
4th Southern Cone Tesol Convention. 2001. (Congresso).

21.
Capacitação para Professores. 2001. (Encontro).

22.
I Fórum de Letras: Oficinas Pedagógicas. 2001. (Encontro).

23.
III Congresso Catarinense de Língua e Literatura: 500 Anos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 2001. (Congresso).

24.
IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP."Um Poem,a ou Variações Sobre o Homem:" A Produção Poética no Jornal O Acadêmico, na Década de 70.. 2001. (Seminário).

25.
VII Seminário Integrado de iniciação Científica.Um Poema ou Variações sobre o Homem: A Produção Poética do Jornal O Acadêmico, na Década de 70.. 2001. (Seminário).

26.
Semana da Educação.Leitura do Poema de Camões. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOMM, Regiane Regis. Coordenação do Concurso de Criação de Logotipo I Semana do Meio Ambiente. 2012. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Natália Staisatis. A experiência com a escrita poética em Blumenau, nos anos 70.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio Integrado) - IFC Campus Blumenau. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOMM, Regiane Regis; MOMM, J. A. . Quilombo de Otula. Revista de Cultura, São Paulo, 05 mar. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
MOMM, Regiane Regis. A História de Todas Nós. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MOMM, Regiane Regis. Mais Literatura. 2013. (Blog).


Artes Cênicas
1.
BAZZO, A. ; MOMM, Regiane Regis . Grupo de Estudos Teatrais da Figueira. 2013. Teatral.



Outras informações relevantes


Classificada em 1o. lugar para o curso de Educação Integral e Integrada (UFSC)- pólo Blumenau (2009-2010). APROVAÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS: Aprovada em 2º. Lugar- professora substituta de Língua Portuguesa ? Processo Seletivo CEFET/SC ? Edital 03 de 11 de fevereiro de 2008. Aprovada em 3º. Lugar - professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa - IFC - Instituto Federal Catarinense - Edital 029 de 20 de abril de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 7:21:43