Flávio Rodrigo Furlanetto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3913791083064657
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1991) - Atual Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Licenciatura em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (Atual Unifil - 1993). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Atuou durante 20 anos na Educação Básica - Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio como docente. Atuou ainda como Diretor de Escola do Ensino Básico, e, atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná do curso de Pedagogia na área de Docência. Nesta Universidade, atua ainda, como Coordenador do Curso de Pedagogia e Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe - USP). Coordena o projeto de pesquisa Formação Inicial e Contínua de Professores sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural, que está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação - GEPEDUC - da Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP. Tem experiência na área de Formação Inicial e Contínua de Professores do Ensino Básico. Na graduação, atualmente ministra as disciplinas de Metodologia do Ensino de Matemática, Alfabetização e Letramento e Estágio na Educação Infantil. Possui ainda experiência como docente em cursos de Formação de Professores do Ensino Básico e Especializações. Orienta os estágios de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávio Rodrigo Furlanetto
Nome em citações bibliográficas
FURLANETTO, Flávio R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio.
PR 160
KM 0
86300000 - Cornélio Procópio, PR - Brasil
Telefone: (43) 39041922
URL da Homepage: http://www.faficp.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial do professor., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Manoel Oriosvaldo de Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Teoria Histórico-Cultural; Teoria da Atividade; Formação Inicial e Contínua; Mediação; Mudança de Sentido Pessoal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Enunciação em aulas de Matemática: índicio dos saberes de uma professora,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Elsa maria Mendes Pessoa Pullin.
Palavras-chave: Educação Matemática; enunciação; professores e seus saberes; Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
1992 - 1993
Graduação em Habilitação em Matemática.
Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON, Brasil.
1988 - 1991
Graduação em Licenciatura Em Ciências.
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, FAFICP, Brasil.
1985 - 1989
Curso técnico/profissionalizante em Magisterio.
Colegio Estadual Padre Jeronimo Onuma, CEPJO, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual do Norte do Paraná, .

03/2013 - Atual
Estágios , Universidade Estadual do Norte do Paraná, .

Estágio realizado
Orientador de Estágio na Educação Infantil.
03/2012 - Atual
Ensino, Especialização em Políticas Públicas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Crrículo: Diferentes perspectivas e seus aspectos ideológicos.
01/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Norte do Paraná, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior Universitário - CONSUNI.
04/2010 - Atual
Direção e administração, Colegiado do Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Vice Coordenador do Curso de Pedagogia.
03/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Atividade realizada
Orientação de Professores No Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná - PDE.
06/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
- Fundamentos Históricos, Políticos e Filosóficos da Educação Infantil.
- Metodologia da Alfabetização.
- Metodologia da Língua Portuguesa.
- Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática
- Organização do Trabalho docente de 0 a 3 anos.
- Psicologia da Educação.
03/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Especial Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem e Construção do Conhecimento
03/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Especial Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aprendizagem e Construção do Conhecimento

Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Desde 1998 atuo como Assessor Pedagógico de Matemática e estruturo ou ministro formação continuada aos professores das séries iniciais da Rede Municipal de Educação de Londrina.

Atividades

03/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matematica e Ciencias

Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Ensino Fundamental

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Diretor de Escola

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Ensino Fundamental (5 a 8 series)

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Regente das Series Iniciais

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Matematica do Ensino Fundamental e Medio

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Regente das Series Iniciais

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Professor CLT, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Regente das Series Iniciais

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Professor Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Regente das Series Iniciais

Atividades

1/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Matemática
1/1996 - 12/2001
Direção e administração, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, .

Cargo ou função
Diretor.
08/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências e Matemática

Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Atuo na instituição como professor convidado, ministrando a disciplina de Funadamentos Metodológicos da Matemática e oficinas no curso de Pedagogia, por meio de video conferências.

Atividades

01/2004 - Atual
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologias da Matematica

Instituto Superior Mãe de Deus, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Fundamentos Didáticos Teóricos e Metodológicos de Matemática para a habilitação Educação Infantil

Atividades

08/2004 - 11/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodologicos do Ensino da Matemática

UNIÃO NORTE PARANAENSE DE ENSINO, UNINORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Nesta instituição fui professor de Fundamentos Metodológicos de Matemática no curso de Normal Superior.

Atividades

08/2003 - 08/2005
Ensino, NORMAL SUPERIOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologias da Matematica


Linhas de pesquisa


1.
Formação Inicial e Contínua de Professores - Docência.

Objetivo: Pesquisar o movimento de mudança de sentido pessoal a partir de encontros de formação contínua, proposto de modo que os participantes sejam colocados diante da necessidade de organizar o ensino..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Teoria da Atividade; Organização do Ensino.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES SOB O ENFOQUE DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL
Descrição: Este projeto encontra-se em andamento. Nele trabalhamos o movimento de formação inicial e continua de professores, a partir de estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural, elaboração de atividades de ensino sob esta perspectiva e outras produções científicas, tais como: artigos para participação em eventos, capítulos de livros, resumos, relatos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Flávio Rodrigo Furlanetto - Coordenador.
2013 - 2015
O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial e contínua do professor sob o enfoque da Teoria Histórico Cultural
Descrição: Promover uma discussão coletiva com os futuros professores e com aqueles que já estão formados sobre o movimento contínuo de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (3) .
Integrantes: Flávio Rodrigo Furlanetto - Coordenador / David Salvador Bruniera - Integrante / Jaqueline Lidiane de Souza - Integrante / Roberta Negrão de Araujo - Integrante.


Projetos de extensão


2009 - 2011
Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica
Descrição: Projeto de formação de professores que foi desenvolvido junto ao municipio de Leópolis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Flávio Rodrigo Furlanetto - Coordenador / Juliana Teles Suzuki - Integrante / Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Programa Institucional de bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: ABRAPEE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1998
PROJETO VALE SABER, GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J. L.2015SOUZA, J. L. ; FURLANETTO, Flávio R. . A Organização da Atividade de Ensino na Educação Especial: um estudo sobre a atuação dos professores em classes especiais.. REVISTA DE EDUCAÇÃO (ITATIBA), v. 18, p. 76-82, 2015.

2.
SOUZA, J. L.2015SOUZA, J. L. ; FURLANETTO, Flávio R. . Compreensão dos acadêmicos de Pedagogia Acerca dos Conceitos de Inclusão Total e Inclusão Responsável. REVISTA DE EDUCAÇÃO (ITATIBA), v. 18, p. 34-39, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
PIOTTO, D. C. ; ASBAHR, F. S. F. ; FURLANETTO, Flávio R. . Significação e Sentido na Psicologia Histórico-Cultural: Implicações para a Educação Escolar. In: Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). Educação Escolar: e pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2017, v. 1, p. 1-221.

2.
FURLANETTO, Flávio R.. A Organização do Ensino por Meio de Brincadeiras: impactos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.. In: Luciane Guimarães Batistella Bianchini; Solange Franci Raimundo Yaegashi; Luciana Maria Caetano; Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula; Elsa Midori Shimazaki.. (Org.). Psicopedagogia: Reflexões sobre Família e Escola. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 169-180.

3.
FURLANETTO, Flávio R.. O Tornar-se professor: um estudo sobre a mudança de sentido pessoal no processo de formação inicial. In: Adriana Regina de Jesus dos Santos; Andréia Maria Cavaminami Lugle; Angela Maria de Sousa Lima; Angélica Lyra de Araujo; Carlos Alberto Albertuni.. (Org.). Experiências e Reflexões na formação de professores. 96ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2012, v. 1, p. 1-319.

4.
FURLANETTO, Flávio R.. Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática. Curso Normal Superior; módulo 7. 1ed.Londrina: CDI, 2007, v. 1, p. 85-112.

5.
FURLANETTO, Flávio R.. Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática.. In: Universidade Norte do Paraná. (Org.). Curso Normal Superior: habilitação para os anos iniciais do ensino fundamental: módulo 6.. Londrina: UNOPAR: CDI, 2005, 2005, v. 6, p. 75-102.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FURLANETTO, Flávio R.; MORAES, C. . Significação Social: Discutindo Esse Importante Conceito Na Formação De Professores.. In: III Encontro de Integração: Pesquisa, Internacionalização, Ensino, Extensão e Cultura - UENP., 2017, Jacarezinho. III Encontro de Integração: Pesquisa, Internacionalização, Ensino, Extensão e Cultura - UENP., 2017.

2.
FURLANETTO, Flávio R.. Formação de Professores: Uma reflexão sobre a mudança de sentido pessoal no movimento de formação inicial. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - 2013, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - Educere - 2013. Curítiba: PUC, 2013.

3.
FURLANETTO, Flávio R.. O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial do professor.. In: II Encontro Luso Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação: Políricas, práticas e investigação: pontes para a mudança, 2013, Porto. II Encontro Luso Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação: Políricas, práticas e investigação: pontes para a mudança. Porto Portugal: CIIE ? Centro de Investigação e Intervenção Educativas janeiro 2014, 2013.

4.
RIBEIRO, F. D. ; MOURA, M. O. ; MORETTI, V. D. ; FURLANETTO, Flávio R. . Sentido Pessoal, reflexão e aprendizagem docente: contribuições da teoria da atividade para a formação inicial de professores. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2012, Campinas. XVI NEDIPE - Didática e Prática de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade.. Campinas: Junqueira e Marin Editores, 2012. v. 3.

5.
FURLANETTO, Flávio R.. A atividade de ensino e a mudança de sentido pessoal; um estudo do movimento de formação inicial de professores. In: V SEPED - Seminário de Pedagogia, 2011, Cornélio Procópio. V SEPED - Politicas Públicas e formação de professores no Brasil: perspectivas e desafios do século XXI, 2011.

6.
BRUNIERA ; FURLANETTO, Flávio R. ; GONÇALVES, A. L. R. . Os sujeitos e suas relações com a aprendizagem da Matemática.. In: V SEPED - Seminário de Pedagogia, 2011, Cornélio Procópio. V SEPED - Políticas Públicas e formação de professores no Brasil: perspectivas e desafios do século XXI., 2011.

7.
FURLANETTO, Flávio R.; Laguna, Samantha Emilia . Currículo: discutindo diferentes concepções e suas relações com o ensino.. In: XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino., 2010, Belo Horizonte. XV Endipe, 2010.

8.
FURLANETTO, Flávio R.; Laguna, Samantha Emilia . Formação Inicial no Clube de Matemática. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010.

9.
FURLANETTO, Flávio R.. Análise de Propostas de Ensino. In: VII Semana da Educação, 2009, São Paulo. VII Semana da Educação, 2009.

10.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. P. . Relações que uma professora estabelece com os saberes curriculares em aulas de Matemática. In: Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói. Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. Niterói: Grupalfa/ UFF, 2005.

11.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. P. . Os saberes experienciais de uma professora que ensina Matemática. In: V ANPED SUL, 2004, CURITIBA. V ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL.

12.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. P. . Os enunciados apresentados por uma professora em aulas de Matemática enquanto expressão de sua racionalidade.. In: XII EDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO., 2004, CURITIBA. XII ENDIPE - Conhecimento local e conhecimento universal, 2004. p. 1-13.

13.
FURLANETTO, Flávio R.. Enunciados apresentados por uma professora quando ensina Matemática; indício de seus sabere?. In: VIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2004, Londrina. VIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática., 2004.

14.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. P. . O cotidiano em aulas de Matemática: como os enunciados dos exercícios e problemas utilizados por uma professora que ensina Matemática podem ser indício dos saberes que mobiliza em sua prática.. In: ll SIPEM, 2003, SANTOS. II SIPEM. SÃO PAULO: SBEM, 2003. p. 1-13.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FURLANETTO, Flávio R.; SOUZA, J. L. . A Organização da Atividade de Ensino na Educação Especial: um estudo sobre atuação dos professores em classes especiais.. In: Seminário de Pedagogia - VII SEPED ' Desafios sociais e possibilidades educacionais: reflexões docentes sobre o ensino e a aprendizagem'., 2013, Cornélio Procópio. Seminário de Pedagogia - VII SEPED " Desafios sociais e possibilidades educacionais: reflexões docentes sobre o ensino e a aprendizagem"., 2013.

2.
FURLANETTO, Flávio R.; GONCALVES JUNIOR, M. A. . Uma ação de formação: da racionalide técnica à reflexão na resolução de problemas. In: VII EPREM - ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA., 2002, FOZ DO IGUAÇU. VII EPREM, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
FURLANETTO, Flávio R.. Avaliação e Planejamento Aplicado às Áreas do Conhecimento.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FURLANETTO, Flávio R.. A Atividade de Ensino: Relações com o tornar-se professor de matemática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FURLANETTO, Flávio R.; SOUZA, J. L. . Inclusão Total r Inclusão Responsável: Educação Inclusiva nas Políticas Públicas e na Formação Inicial de Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FURLANETTO, Flávio R.. A organização do ensino em uma brinquedoteca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FURLANETTO, Flávio R.; SOUZA, J. L. . Compreensão dos acadêmicos de Pedagogia acerca dos conceitos de inclusão total e inclusão responsável.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FURLANETTO, Flávio R.; SOUZA, J. L. . O Processo de escolarização na sala de recursos: um desafio sobre organização curricular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FURLANETTO, Flávio R.. Formação de professores: uma reflexão sobre a mudança de sentido pessoal no movimento de formação inicial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FURLANETTO, Flávio R.. O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial do professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, F. D. ; MOURA, M. O. ; MORETTI, V. D. ; FURLANETTO, Flávio R. . Sentido Pessoal, reflexão e aprendizagem docente: contribuições da teoria da atividade para a formação inicial de professores.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FURLANETTO, Flávio R.. O Tornar-se professor: a mudança de sentido pessoal no movimento de formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FURLANETTO, Flávio R.. A Organização do Ensino como Unidade Formadora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FURLANETTO, Flávio R.. Metodologia do Ensino da Matemática e suas Dificuldades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FURLANETTO, Flávio R.. A ATIVIDADE DE ENSINO E A MUDANÇA DE SENTIDO PESSOAL: um estudo do movimento de formação inicial de professores.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRUNIERA ; GONÇALVES, A. L. R. ; FURLANETTO, Flávio R. . OS SUJEITOS E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FURLANETTO, Flávio R.. Avaliação na Educação Matemática.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FURLANETTO, Flávio R.; Laguna, Samantha Emilia . Currículo: diferentes concepções e suas relações com o ensino.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FURLANETTO, Flávio R.; Laguna, Samantha Emilia . Formação Inicial no Clube de Matemática da FE(USP). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FURLANETTO, Flávio R.. Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica: Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental do Municipio de Leópolis - PR".. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
FURLANETTO, Flávio R.. A análise de propostas de ensino.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. M. P. . Relações que uma professora estabelece com os saberes curriculares.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. P. . Enunciados de uma professora quando ensina matemática: indício de seus saberes?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. M. P. . Os Saberes Experienciais de uma professora que ensina Matemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FURLANETTO, Flávio R.; PULLIN, E. M. M. P. . O cotidiano em aulas de Matemática: como os enunciados de exercícios e problemas utilizados por uma professora que ensina Matemática podem ser indício dos saberes que mobiliza em sua prática.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FURLANETTO, Flávio R.; GONCALVES JUNIOR, M. A. ; Rohloff, Débora Bohrer . Da racionalidade técnica à reflexão na Resolução de Problemas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FURLANETTO, Flávio R.. Metodologia de Matemática. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2010 (Material Didático).

2.
FURLANETTO, Flávio R.. Desafios para a formação de professores da Educação Básica. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2010 (Material Didático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FURLANETTO, Flávio R.. Consultoria sobre a Teoria Histórico-Cultural para a equipe pedagógica da SME: movimento de formação contínua para subsidiar a elaboração da diretriz curricular da Rede Municipal de Educação de Londrina.. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FURLANETTO, Flávio R.; MARTINS, G. ; AMADO, A. C. S. . O PAPEL DA PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Ana Cristina da Silva Amado, Flávio Rodrigo Furlanetto e Graziela Martins.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SCHMIDT, D. ; FERNANDES, M. ; PAGOTI, S. ; COTRIM, E. L. P. ; CARVALHO, J. A. D. ; DOMINGUES, R. A. R. ; GOMES, T. S. ; FURLANETTO, Flávio R. . Sentido e organização da atividade de ensino de matemática. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FURLANETTO, Flávio R.. As Raízes Epistemológicas da Teoria Histórico Cultural a Partir de Vigotski. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FURLANETTO, Flávio R.. Representante Docente do Campus de Cornélio Procópio no Conselho Universitário da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2017. (Comissão).

3.
FURLANETTO, Flávio R.. Membro da Comissão Universidade para os Índios - Cuia Estadual. 2017. (Comissão).

4.
FURLANETTO, Flávio R.. Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2017. (Comissão).

5.
FURLANETTO, Flávio R.. VIII Seminário de Pedagogia ' Educação e Diversidade: Desigualdades em Debate'.. 2014. (Parecer técnico).

6.
FURLANETTO, Flávio R.. Comissão Científica do III Encontro de Pesquisas em Educação: Universidade e Pesquisa: A construção do Pensamento Crítico. 2013. (Parecer técnico).

7.
FURLANETTO, Flávio R.; OLIVEIRA, A. N. ; OLIVEIRA, L. A. . Comissão de análise para ascensão de nível.. 2012. (Parecer técnico).

8.
FURLANETTO, Flávio R.; OLIVEIRA, A. N. ; OLIVEIRA, L. A. . Comissão para análise para ascensão de nível.. 2012. (Parecer técnico).

9.
FURLANETTO, Flávio R.. O conceito de atividade de ensino, atividades de alfabetização matemática, geometria para os anos iniciais.. 2010. .

10.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto Construção Contínua do Saber Fazer.. 2010. .

11.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto e Extensão: "Infância e Ludicidade: Oficinas e Vivências". 2009. (Parecer técnico).

12.
FURLANETTO, Flávio R.. Estratéas metodológicas para o Ensino dos conteúdos matemáticos. 2008. .

13.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto construção contínua do saber fazer. 2008. .

14.
FURLANETTO, Flávio R.. Curso para diretores das escolas Municipais. 2008. .

15.
FURLANETTO, Flávio R.. Aplicações Matemáticas no Processo de Ensino Aprendizagem. 2008. .

16.
FURLANETTO, Flávio R.. Reflexão e ação sobre o possível para crianças - Primeira Série. 2008. .

17.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto 'Contraturnjo na Rede Municipal de Londrina'. 2008. .

18.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2007. .

19.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2007. .

20.
FURLANETTO, Flávio R.. Professores dos Distritos de Londrina. 2007. .

21.
FURLANETTO, Flávio R.. Atenção à diversidade - Deficiência Física. 2007. .

22.
FURLANETTO, Flávio R.. Assessoria aos Professores de Sala de Recursos e Atendimento Psicopedagógico. 2007. .

23.
FURLANETTO, Flávio R.. Educação Matemática. 2007. .

24.
FURLANETTO, Flávio R.. Formação continuada para professores iniciantes. 2007. .

25.
FURLANETTO, Flávio R.. Contraturno na Rede Municipal de Londrina. 2007. .

26.
FURLANETTO, Flávio R.. Program de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2007. .

27.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2007. .

28.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2007. .

29.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto Construção contínua do saber fazer. 2006. .

30.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada Conhecimento e Cidadania. 2006. .

31.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto Construção Contínua do Saber Fazer. 2005. .

32.
FURLANETTO, Flávio R.. Matemática na Educação Infantil. 2004. .

33.
FURLANETTO, Flávio R.. Matemática na Educação Infantil. 2004. .

34.
FURLANETTO, Flávio R.. Educação Matemática, inteligência e afetividade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto Construção Contínua do Saber Fazer. 2004. .

36.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada Conhecimento e Cidadania. 2004. .

37.
FURLANETTO, Flávio R.. Desenvolvimento e Aprendizagem. 2004. (Coordenação de Painel).

38.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto Construção Continua do Saber Fazer. 2003. .

40.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2002. .

41.
FURLANETTO, Flávio R.. Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2001. .

42.
FURLANETTO, Flávio R.. Curso para Professores Iniciantes na Rede Municipal de Ensino - Pré-Escola à 4ª Série / Ensino Fundamental. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

43.
FURLANETTO, Flávio R.. Construção Contínua do Saber Fazer. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

44.
FURLANETTO, Flávio R.. Semana de Estudos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

45.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto construção contínua do saber fazer. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

46.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto construção contínua do saber fazer. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

47.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto produção contínua do saber fazer. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

48.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto construção contínua do saber fazer. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

49.
FURLANETTO, Flávio R.. Construção Contínua do Saber Fazer. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

50.
FURLANETTO, Flávio R.. Curso para Professores Iniciantes na Rede Municipal de Ensino - Pré-Escola à 4ª série / Ensino Fundamental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

51.
FURLANETTO, Flávio R.. Curso: Estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

52.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto construção contínua do saber fazer. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

53.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto construção contínua do saber fazer. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

54.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto construção contínua do saber fazer. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

55.
FURLANETTO, Flávio R.. Grupo de Estudo para Professores da Rede Municipal de Ensino. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

56.
FURLANETTO, Flávio R.. Simetria - Projeto Pró-Matemática. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

Demais trabalhos
1.
FURLANETTO, Flávio R.. Projeto Vale Saber. 1996 (Projeto de Extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, D. S.; OLIVEIRA, J.; FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Adriana Martini Tavano da Silva. Formação Humanizadora e Profissionalizadora Docente Semipresencial. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
FURLANETTO, Flávio R.; SILVA, S. F. K.; BATTINI, O.. Participação em banca de Jackeline Rodrigues Gonçalves. Formação Inicial de Professores no Curso de Pedagogia a Distância. 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

3.
PEREIRA, D. S.; FURLANETTO, Flávio R.; OLIVEIRA, J.; GOMES, M. F.; GUERRINI, D.. Participação em banca de Thelma Leticia Lemes Cruz. Formação Docente Normativa Por Meio da Wiki. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
ROSA, V. F.; DUTRA, A.; OLIVEIRA, J. P.; PEREIRA, D. S.; FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Jaqueline Lidiane de Souza Prais. Formação Inclusiva com Licenciandas em Pedagogia: Ações Pedagógicas Baseadas no Desenho Universal para Aprendizagem.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
FURLANETTO, Flávio R.; SILVA, S. F. K.; ROSA, V. F.; PEREIRA, D. S.; SANTOS, G. J. F.. Participação em banca de Suzi Lane Amadeu Gussi. Encaminhamento Para Ações Pedagógicas com Base Nas Vozes das Pessoas com Deficiência. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
PEREIRA, D. S.; OLIVEIRA, J.; ROSA, V. F.; FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Juliana Irani Villanueva dos Reis. Formação Continuada em Serviço: O Uso das Tecnologias Assistivas como Potencializadora do Processo Ensino e Aprendizagem dos alunos com Necessidade Educacionais Especiais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
FURLANETTO, Flávio R.; PEREIRA, D. S.; OLIVEIRA, J.. Participação em banca de Adriana Martini Tavano Silva. Formação Humanizadora e Profissionalizadora Docente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
FURLANETTO, Flávio R.; SILVA, S. F. K.; BATTINI, O.. Participação em banca de Jackeline Rodrigues Gonçalves. Formação Inicial de Professores no curso de Pedagogia a distância: Formação mediada pelas Tecnologias. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

3.
FURLANETTO, Flávio R.; RIBEIRO, F. D.. Participação em banca de Rafael Borini Martins Costa Borini. A Prática Como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática da UTFPR: uma análise na perspectiva da Teoria da Aividade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

4.
PEREIRA, D. S.; GOMES, M. F.; GUERRINI, D.; FURLANETTO, Flávio R.; OLIVEIRA, J.. Participação em banca de Thelma Leticia Lemes da Cruz. Formação Docente Normativa Por Meio de WIKI. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
FURLANETTO, Flávio R.; PEREIRA, D. S.; ROSA, V. F.. Participação em banca de Juliana Irani Villanueva Dos Reis. Formação Continuada em Serviço: O Uso das Tecnologias Assistivas como Potencializadora do Processo Ensino Aprendizagem dos Alunos Como Necessidades Educacionais Especiais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
ROSA, V. F.; DUTRA, A.; PEREIRA, D. S.; FURLANETTO, Flávio R.; OLIVEIRA, J. P.. Participação em banca de Jaqueline Lidiane de Souza Prais. Formação Inclusiva com Licenciandas em Pedagogia: Ações Pedagógicas Baseadas no Desenho Universal para Aprendizagem.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOVAES, T. S. G.; FURLANETTO, Flávio R.; CAVALEIRO, M. C.. Participação em banca de Patricia Laís Martins; Jaqueline Morara Lanisio.Linguagem Matemática: Considerações sobre a Organização do Ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
FURLANETTO, Flávio R.; ARAUJO, R. N.; REIS, S. R.. Participação em banca de Amanda Maria dos Santos; Giselle Herbela do Prado Talhetti.O Papel do Pibid na Formação Continuada: uma análise do programa na ótica das supervisoras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Danyele Mattos Jesuino e Cléia Rosa Tomizaki.O Ensino de literatura infantil na formação do professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Camila Iris Zamboni e Barbara Ferreira Pereira.Professor: ser ou não ser? Aspectos da construção de sua identidade.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

5.
FURLANETTO, Flávio R.; ARAUJO, R. N.; OLIVEIRA, L. A.. Participação em banca de Paula Cristina R. Martins.A contribuição das metodologias de ensino na formação do pedagogo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

6.
FURLANETTO, Flávio R.; SUZUKI, J. T.; GOMES, T. S.. Participação em banca de Cintia Alves Leme e Marcia Carine Marino.Atividade principal na infância: considerações entre o brincar e a linguagem matemática.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

7.
FURLANETTO, Flávio R.; GOMES, T. S.; CAVALEIRO, M. C.. Participação em banca de Hedilayne L. de Oliveira Dias e Ester G. de Oliveira Pinto.Organização do ensino de Geometria: análise dos cadernos escolares.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

8.
FURLANETTO, Flávio R.; ARAUJO, R. N.; OLIVEIRA, L. A.. Participação em banca de Fernanda Beatriz da Costa Miranda e Mônica de F. R. Morales..O Papel da formação continuada no processo de alfabetizar e letrar.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

9.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Camila Ferreira Dias e Clarice de Fátima Lima Ferreira.Compreensão e Aproximações do pensamento Vigotskiano com a Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

10.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Andréia Virginia da Silva e Vânia Garcia Sanches.Formação de Professores: Passos e Impasses. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

11.
FURLANETTO, Flávio R.; RODRIGUES, L.; FABRI, J. F.. Participação em banca de Leticia Rodrigues e Juliana F. Fabri.A questão da Metodologia no Ensino de História. 2011.

12.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Jaqueline Lidiane de Souza e Adriana Fratoni dos Santos.Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a compreensão da psicologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

13.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Josiana A. de Oliveira e Vanessa C. Esteves.Mediação pedagógica no ensino e o desenvolvimento da memória na aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

14.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Gisele de S. Camargo e Ivanir A. Santos Souza.Mediação e prática pedagógica: compreendendo conceitos a partir da teoria de Vigotsky. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

15.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Renata A. Manzoni e Aline Janoni.Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: intervenção pedagógica nos anos E. F.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

16.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Ana Lucia R. Gonçalves e David Salvador Bruniera.Dificuldade de Aprendizagem em Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

17.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Joseane Aparecida R. Rosário e Maria Rose Aparecida da Silva.O trabalho com literatura infantil na escola: um desafio para educadores do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

18.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Anete Andrade Frederico e Cláudia Antonia Estevão.Avaliação: a favor ou contra a aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

19.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Luciana Rainieri Fernandes Rosiane Luccas Delmônico.Estudo sobre a importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

20.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Maria Luiza Candido e Veridiana Cesar Carmara Paixão Dias.Literatura Infantil: a contação de história na perspectiva da criança.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

21.
FURLANETTO, Flávio R.. Participação em banca de Ana Carolina de Souza e Tatiane S. Ramos.A utilização da estratégia de resolução de problemas em aulas de matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FURLANETTO, Flávio R.. Pedagogia Docência. 2016. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
FURLANETTO, Flávio R.. Teste Seletivo para contratação de professor colaborador na área de Docência. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
FURLANETTO, Flávio R.. Teste Seletivo para contratação de docente colaborador para a área de Fundamentos da Educação/Psicologia. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
FURLANETTO, Flávio R.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para a área de Educação do Campo e Educação Matemática. 2015. Universidade Federal do Pampa.

5.
FURLANETTO, Flávio R.. Membro da Banca Examinadora da área/subárea Pedagogia, no concurso público da UNESPAR. 2015. UNESPAR - Campus Apucarana.

6.
FURLANETTO, Flávio R.. Concurso público de provas e títulos para Provimento do Cargo de Professor Titulas de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público so Ensino Superior do Paraná. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

7.
FURLANETTO, Flávio R.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor não Titular de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná na área de Fundamentos da Educação. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

8.
FURLANETTO, Flávio R.. Teste seletivo para contratação de professor colaborador na área de docência. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

9.
FURLANETTO, Flávio R.. Fundamentos da Educação. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

10.
FURLANETTO, Flávio R.. Fundamentos da Educação/Psicologia. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

11.
FURLANETTO, Flávio R.. Fundamento da Educação/ Psicologia. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

12.
FURLANETTO, Flávio R.; MALACHEN, J.; FERREIRA, J. V. H.. Concurso para área de Docência - Curso Pedagogia. 2010. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Outras participações
1.
FURLANETTO, Flávio R.; BLANCO, M. B.; OLIVEIRA, L. A.. Comissão de Análise para Ascensão de Nível. 2017. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
FURLANETTO, Flávio R.; ARAUJO, R. N.; OLIVEIRA, L. A.. Comissão de Análise para Ascensão de Nível. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
FURLANETTO, Flávio R.. Comissão Científica do III Encontro de Pesquisas em Educação: Universidade e Pesquisa: A construção do Pensamento Crítico. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
FURLANETTO, Flávio R.. Comissão Científica do II Encontro de Pesquisas em Educação: A pesquisa em eudcação e sua contribuição social.. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Estadual das Licenciaturas. 2016. (Outra).

2.
Fórum Estadual das Licenciaturas. 2015. (Outra).

3.
Reunião Técnica Políticas de Ingresso e Permanência de Indígenas Ensino Superior do Paraná..Membro da CUIA. 2014. (Outra).

4.
V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência.Convidado como coordenador Institucional do PIBID. 2014. (Encontro).

5.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança.. 2013. (Encontro).

6.
III Encontro de Pesquisas em Educação: Universidade e Pesquisa: A construção do Pensamento crítico. 2013. (Encontro).

7.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - 2013. 2013. (Congresso).

8.
II Encontro Nacional da Rede de Ancoragem Trilhas. 2012. (Encontro).

9.
I Semana de Integração do Curso de Pedagogia. 2012. (Outra).

10.
XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2012. (Encontro).

11.
Seminário " O conceito de mediação na teoria histórico-cultural: implicações para o ensino e a pesquisa". 2011. (Seminário).

12.
V SEPED - Seminário de Pedagógia "Politicas Públicas e Formação de Professores no Brasil: Perspectivas e desafios do século XXI. 2011. (Seminário).

13.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

14.
II UAEP - Universidade Aberta: Ensino, pesquisa e extensão. 2010. (Seminário).

15.
II UAEP - Universidade Aberta: Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Seminário).

16.
IV SEPED - Seminário de Pedagogia "Currículo: Diferentes Concepções e a Relação com o Ensino.. 2010. (Seminário).

17.
V Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2010. (Congresso).

18.
III Seminário de Pedagogia "Formação de Professores da Contemporaneidade: a exigência de um novo perfil?". 2009. (Seminário).

19.
Percorrendo a Pedagogia do século XX, para entrar no século XXI. 2009. (Encontro).

20.
Grupo de Estudos das Assessorias. 2008. (Encontro).

21.
Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2007. (Encontro).

22.
Curso Disseminadores de Educação Fiscal. 2006. (Outra).

23.
Programa de Formação Continuada Conhecimento e Cidadania. 2006. (Encontro).

24.
Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. 2005. (Congresso).

25.
Capacitação em Análise da Resolução de Questões Abertas de Matemática da AVA 2002.. 2004. (Encontro).

26.
Programa de Formacao Continuada Conhecimento e Cidadania. 2004. (Encontro).

27.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2004. (Seminário).

28.
VII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EBRAPEM. 2004. (Encontro).

29.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

30.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2003. (Seminário).

31.
Programa de formação continuada - conhecimento e cidadania. 2003. (Encontro).

32.
II Congresso Professor Educador. 2002. (Congresso).

33.
II SEMINARIO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA. 2002. (Seminário).

34.
VII EPREM - ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2002. (Encontro).

35.
VII MOSTRA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2002. (Encontro).

36.
III Fórum Nacional de Educação. 2001. (Outra).

37.
IV Simpósio Nacional do Ensino Fundamental. 2001. (Simpósio).

38.
Programa de Formação Continuada - Conhecimento e Cidadania. 2001. (Outra).

39.
Atualização Gerencial da AMANA-KEY (ACS). 2000. (Outra).

40.
Curso Básico de Informática: Introdução à Informática, Windows 95, Word 97 e Excel 97.. 2000. (Outra).

41.
PROFESSOR EM AÇÃO: UMA DISCUSSÃO DA PESQUISA INTERNACIONAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2000. (Seminário).

42.
Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Londrina. 1999. (Outra).

43.
Educação Rumo ao III Milênio - Congresso Municipal de Educação de Londrina. 1999. (Congresso).

44.
Pluraridade Cultural e Orientação Sexual: Trabalhando estes temas na escola. 1999. (Outra).

45.
Técnica de Apresentação em Público. 1999. (Outra).

46.
Curso de Capacitação para Professores de 5ª a 7ª séries - Correção de Fluxo. 1998. (Outra).

47.
Curso de Capacitação para Professores de Matemática do Projeto Correção de Fluxo. 1998. (Outra).

48.
Educação Rumo ao III Milênio - Reflexão sobre a Questão Educacional na Atualidade. 1998. (Congresso).

49.
IV Encontro do Projeto Pró-Matemática - Paraná. 1998. (Encontro).

50.
IX Mostra Anual das Ciências de Londrina - MACI. 1998. (Outra).

51.
Capacitação Pró-Ciências - Matemática. 1997. (Outra).

52.
Curso de Capacitação para Professores de Matemática - Correção de Fluxo. 1997. (Outra).

53.
Curso de Capacitação para Professores do Projeto Correção de Fluxo. 1997. (Outra).

54.
Curso de Capacitação para Professores do Projeto de Correção de Fluxo. 1997. (Outra).

55.
III Encontro do Projeto Pró-Matemática - Paraná. 1997. (Encontro).

56.
Seminário Estadual de Educação Matemática. 1997. (Seminário).

57.
Curso de Atualização para Professores de Ciências. 1996. (Outra).

58.
III Seminário Estadual sobre Alfabetização, Lingua Portuguesa e Leitura. 1996. (Seminário).

59.
Seminário Estadual sobre o Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FURLANETTO, Flávio R.. VIII Seminário de Pedagogia "Educação e Diversidade: Desigualdades em Debate". 2014. (Outro).

2.
FURLANETTO, Flávio R.. Seminário de Pedagogia - VII SEPED - "Desafios Sociais e Possibilidades Educacionais; reflexões sobre o ensino e a aprendizagem. 2013. (Outro).

3.
FURLANETTO, Flávio R.. Seminário de Pedagogia - VI SEPED - Refletindo sobre a praxis na formação de professores: diferentes perspectivas e suas contribuições. 2012. (Outro).

4.
FURLANETTO, Flávio R.. I ENCONTRO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2011. (Outro).

5.
FURLANETTO, Flávio R.. V SEPED - Seminário de Pedagogia: " Políticas Públicas e formação de professores no Brasil: Perspectivas e desafios do século XXI. 2011. (Outro).

6.
FURLANETTO, Flávio R.. IV SEPED - Seminário de Pedagogia: "Currículo: Diferentes concepções e a relação com o ensino". 2010. (Outro).

7.
FURLANETTO, Flávio R.. III SEPED - Seminário de Pedagogia " Formação de Professores na Contemporaneidade: a exigência de um novo perfil?". 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Caroline de Moraes. Mudança de sentido pessoal sobre a docência a partir do movimento de organização do ensino.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Maria Alci de Almeida Comar. Organização de um Movimento de Formação sobre Educação Ambiental. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Cristina Ferreira. A implementação da Gestão Democrática com a Comunidade Escolar. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

3.
Izovania Aparecida Andrade. A visão do professor do Ensino Regular em Relação à depressão: uma formação necessária. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Patricia da Cruz et al. Dificuldades de Aprendizagem no Ensino da Matemática: quais as suas causas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

2.
Janaina de Oliveira Reis Toureiro et al. Atividades Lúdicas e a Formação de Docentes em Matemática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

3.
Cristiane Morales Perico et al. Ludicidade no Ensino de Matemática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

4.
Mariane Bernardini Abramoski et al. Utilizando o Artesanato para Ensinar Matemática na Cultura Indígena. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

5.
Flávio Cesar Biadola et al. Jogos na Matemática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

6.
Maria Glaci Ribeiro Grokoski; Micheli Aparecida Gomes. Estudo sobre Geometria Fractal. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

7.
Karen Hoeldtke; Solimar Fatima Zeilmann. Dificuldades com a aprendizagem da Álgebra. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

8.
Deisy Ribas Machado; Rodrigo Duda. O uso de jogos como ferramenta de ensino. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

9.
Edilane Cistine Budasz. Estratégias Metodológicas na Educação de Jovens e Adultos e no projeto Pro Jovem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

10.
Ana Paula Pinheiro; Cilene da Silva Bahl. Jogos Didáticos em Matemática: a transformação da prática pedagógica por meio do lúdico. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

11.
Lucy Méry Burigo et. al. A formação inicial e continuada dos professores de Matemática.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Faculdade Iguaçu. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

12.
Joice Dal Bello; Rosita Aparecida Bueno. A linguagem matemática e suas implicações na resolução de problemas.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Faculdade Iguaçu. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

13.
Andréia Andrade e Silva. Modelagem Matemática: aplicações práticas da Matemática em algumas técnicas agronômicas.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Faculdade Iguaçu. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

14.
Luiz Tadeu Gomes Santos et. al.. Algebra: rompendo barreiras nos bancos escolares do Ensino Fundamental.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Faculdade Iguaçu. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

15.
Deizel Nicola. Ensino de Matemática por meio de estratégias lúdicas.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Faculdade Iguaçu. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leticia Neves Arrigo; Mônica Maria Proença. CONCEPÇÃO MATURACIONISTA E CONCEPAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL NA ATIVIDADE DO BRINCAR: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

2.
Adriane Ribas de Oliveira e Paloma Iop dos Reis. A organização do Ensino em uma brinquedoteca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

3.
Luana Ribeiro dos Santos e Geisa Carla Zacari Ribeiro. Aspectos teóricos sobre a organização do ensino na Educação Infantil: um estudo com enfoque histórico-cultural". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

4.
João Vitor de Paula e Raquel Mendonça Salvalágio.. Um estudo sobre os encaminhamentos metodológicos para a organização do ensino em matemática.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

5.
Ana Beatriz Balarin e Kerollen E. Dela Pola Gonçalves. A organização do ensino na perspectiva histórico-cultural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

6.
Ruliana Broch e Suelen da Silva. A organização do ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

7.
Ana Lucia R. Gonçalves e David Salvador Brunieira. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

8.
Ana Carolina de Souza e Tatiane S. Ramos. A Utilização da estratégia de Resolução de Problemas em aulas de Matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

9.
Glácia Leite Togame. A utilização dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

Iniciação científica
1.
Caroline de Moraes. Mudança de sentido pessoal sobre a docência a partir do movimento de organização do ensino.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

2.
Stafani Renata Martyres Pagoti. O Movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial e continuada do professor sob enfoque da teoria histórico cultural. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

3.
Isabela Geral Reghin. O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial e continuada do professor sob o enfoque da teoria Histórico-Cultural.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

4.
Nathalia Costalonga Andrade. O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial e continuada do professor sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

Orientações de outra natureza
1.
Bernadete Mendonça dos Santos. Adaptações Curriculares no Processo de Alfabetização de Alunos com Deficiência Intelectual: um desafio na educação.. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

2.
Fernanda Ferreira Gaspar. O movimento de Mudança de Sentido Pessoal a partir da Organização do Ensino no Processo de Inclusão. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

3.
Ana Maria Ramalho Motta. O Coordenador Pedagógico e o Movimento de Formação Contínua dos Professores na Educação Especial. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

4.
Zenaide Aparecida de Lima. A Organização do Ensino Frente à Diversidade em Relação às Dificuldades de Aprendizagem. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

5.
Valquiria Fernanda dos Santos. O Apoio da Tecnologia na Operacionalização do Trabalho com a Educação Especial. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

6.
Sirlene de Fátima Boscardim. Percepção de Pais e Professores sobre os papeis da Familia e da Escola na Educação. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

7.
Marcia Cafieiro Cunha. Avaliação: um compromisso ético. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

8.
Maria Marcia da Silva. A influência das relações afetivas no trabalho em sala de aula.. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

9.
Cícera Aparecida de Souza Faustino. A Medição do Pedagogo no Conselho de Classe. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

10.
Cicera Aparecida de Souza Faustino. A Mediação do Pedagogo no Conselho de Classe. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

11.
Maria Marcia da Silva. A Influência das Relações Afetivas em Sala de Aula. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.

12.
Professores do Projeto. Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica: formação continuada de professores do Ensino Fundamental do Município de Leópolis. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FURLANETTO, Flávio R.. A Atividade de Ensino: Relações com o tornar-se professor de matemática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FURLANETTO, Flávio R.. VIII Seminário de Pedagogia "Educação e Diversidade: Desigualdades em Debate". 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 15:37:37