Lea da Silva Veras

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1969507583747922
  • Última atualização do currículo em 19/01/2018


Sou uma cientista que vê o mundo como uma combinação entre lógica exata e de humanas. Fiz pós-doutorado pela USP São Carlos em tema de educação, sou pós doutora e doutora em Química Computacional pela Carnegie Mellon University (2014) tendo feito lá também uma especialização em metodologias educacionais pelo Eberly Center. Sou também engenheira química pelo IME-RJ (2007). Desenvolvo e ofereço cursos de formação de professores e para a melhoria da comunicação interpessoal. Fui palestrante do TEDxUFSCar em 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lea da Silva Veras
Nome em citações bibliográficas
VERAS, L. S.;Veras, L;Veras, LS;Veras, L.;VERAS, LEA DA SILVA;VERAS, LEA;Veras, Lea

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Química de São Carlos/USP.
AC São Carlos
Centro
13560970 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (119) 94105413
URL da Homepage: br.linkedin.com/in/leaveras/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Química.
Carnegie Mellon University, CMU, Estados Unidos.
Título: NMDA Receptor Transmembrane Domain: Structure and Divalente Ion Selectivity, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria Kurnikova.
Palavras-chave: NMDA; Molecular Dynamics; Dinâmica Molecular; Ion Channels; Canais Iônicos; Glutamate.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Computational Chemistry.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Proteínas.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2007
Graduação em Engenharia Química.
Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Título: Utiliza ção do Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear no Estudo da Interação entre a Albumina de Sangue Bovino (BSA) e Oximas.
Orientador: José Daniel Figueiroa Villar.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Dom Barreto, DOM BARRETO, Brasil.
1997 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto Dom Barreto, DOM BARRETO, Brasil.
1993 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Unidade Escolar Alcenor Candeira (Cobrão), COBRÃO, Brasil.
1990 - 1992
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Nossa Senhora da Graças, CNSG, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Informal.
2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Carnegie Mellon University, CMU, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Computacional.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.


Formação Complementar


2015 - 2015
International Leadership Programme. (Carga horária: 100h).
WYSE International, WYSE, Inglaterra.
2015 - 2015
Tecido Acrobático e Trapézio. (Carga horária: 32h).
Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda, OC, Brasil.
2015 - 2015
Cantos Nas Janelas ? Uma Expedição Musical Pelas Ruas e Pela MPB Seresteira. (Carga horária: 24h).
Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda, OC, Brasil.
2015 - 2015
Processo de Criação do Palhaço. (Carga horária: 24h).
Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda, OC, Brasil.
2015 - 2015
Imersão em Educação. (Carga horária: 24h).
Fundação Estudar, FE, Brasil.
2015 - 2015
Workshop de Nu Artístico. (Carga horária: 6h).
Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda, OC, Brasil.
2015 - 2015
Saída Fotográfica em Torrinha: Visita ao Mosteiro do Paraíso. (Carga horária: 4h).
Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda, OC, Brasil.
2015 - 2015
Jogos (psico)dramáticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química. (Carga horária: 120h).
Instituto de Química de São Carlos/USP, IQSC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Investigação na Educação em Ciências. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2014
Leadership development courses. (Carga horária: 36h).
ACS Leadership Institute, ACSLI, Estados Unidos.
2010 - 2014
Future Faculty Program. (Carga horária: 100h).
Eberly Center for Teaching Excellence and Educational Innovation, EBERLY CENTER, Estados Unidos.
2012 - 2012
Official Zumba Instructor. (Carga horária: 8h).
ZUMBA, ZUMBA, Estados Unidos.
2012 - 2012
Workshop on GPCRS - Novartis. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Innovative Medicinal Chemistry in the Academic Laboratory. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentals in Drug Discovery. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Introdução ao PHOENICS 3.6.1. (Carga horária: 20h).
Chemtech Serviços de Engenharia e Software, CHEMTECH, Brasil.
2006 - 2006
Modelagem em Matemática Computational. (Carga horária: 60h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2003 - 2003
Iniciando um Pequeno Grande Negócio pela Internet. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
2003 - 2003
Química Forense. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Quimica, SBQ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EaD

Atividades

09/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Naturais 2

Argumentaê, ARGUMENTAÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Fundadora e Idealizadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10
Outras informações
A Argumentaê promove cursos para aprimorar sua comunicação. Temos cursos individuais e em grupo voltados a melhorar suas palestras, apresentações, o seu diálogo no trabalho e mais. Fazemos ainda formação de professores para uso de metodologias educacionais participativas. Missão Nossa missão é tornar os diálogos mais frequentes e empáticos nos mais diversos meios. Produtos Oferecemos cursos customizados voltados para profissionais diversos e professores tais como: Cursos para aprimoramento da comunicação interpessoal: - Fundamentos da argumentação e do discurso - Pitches: convencendo potenciais investidores - Persuasão: a fala que leva à ação - Lógica e Falácia: como não cair em uma cilada! Cursos para aulas participativas: - Fundamentos da Aprendizagem Cooperativa: Como Implementar? - Aprendizagem Cooperativa para Ensino Fundamental - Aprendizagem Cooperativa para Ensino Médio - Avaliação em Aprendizagem Cooperativa - Uso do Debate Colaborativo em Sala de Aula - Instigando Diálogos Argumentativos em Sala de Aula: práticas e ferramentas para aulas dialogadas mais eficientes - Mediação de conflitos entre professores e alunos História/Descrição Começamos como um grupo que promovia debates competitivos com o objetivo de melhorar a comunicação entre as pessoas, fomentando a cultura do diálogo argumentativo. Hoje, além disso, desenvolvemos e realizamos cursos customizados diversificados. Veja mais sobre nosso trabalho em http://argumentae.org/

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 4

Atividades

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Lab Argumentaê, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Pós-doutoranda, Enquadramento Funcional: Pos-doutoranda, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho com educação não formal no museu de ciências "Centro de Divulgação Científica e Cultural" - CDCC/USP. Meu trabalho consiste em desenvolver cursos voltados para mediadores/monitores de museus de ciências, ministrar esses cursos e acompanhar o desenvolvimento dos mediadores que tenham participado dos cursos.

Atividades

12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química de São Carlos, .

12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Divulgação Científica e Cultural, .

12/2014 - Atual
Treinamentos ministrados , Centro de Divulgação Científica e Cultural, .

Treinamentos ministrados
Aprendizagem Cooperativa para o Ensino de Ciências Naturais
Capacitação de Mediadores da Exposição "Bicho: Quem Te Viu, Quem Te Vê"
Centros de Divulgação Científica/Museus de Ciências e o papel dos mediadores que neles atuam
Comunicação Inteligente e Eficiente em Museus e Centros de Ciências
Desenvolvendo a Argumentação em Museus e Centros de Ciências
Oficina de Aprendizagem Cooperativa para o Ensino de Ciências Naturais
08/2016 - 11/2016
Ensino, Química (Físico-Química) - IQSC/USP, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
SQF 5798 ? Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química
03/2016 - 06/2016
Ensino, Química (Físico-Química) - IQSC/USP, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
SQF 5798 ? Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química

American Chemical Society, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Facilitadora, Enquadramento Funcional: Facilitadora de Cursos de Liderança, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professional Advisor, Enquadramento Funcional: ACS Student Chapter Professional Advisor, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Comitê Local, Enquadramento Funcional: Presidente e Coordenadora de Extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Organização do YCC Chemistry Carnival 2013 - uma feira de química que envolveu mais de 150 pessoas, voltada para toda a família e à divulgação de projetos de pesquisa (http://www.chem.cmu.edu/chemcarnival/); Organização de eventos mensais de promoção de apoio à comunidade, melhora das habilidades sociais dos membros da associação e promoção de interação social e profissional entre eles (http://pghycc.org/); Coordenação de mais de 100 voluntários; Administração de fundos recebidos da Sociedade Americana de Química para a execução dos eventos

Atividades

12/2015 - Atual
Treinamentos ministrados , ACS Leadership Institute, .

Treinamentos ministrados
ACS Leadership Institute Course Modules
08/2012 - 03/2014
Direção e administração, Younger Chemists Committee, Greater Pittsburgh Area.

Cargo ou função
Coordenadora de Projetos de Extensão.

Carnegie Mellon University, CMU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Pesquisadora Pós-doutoranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Pós-doutoranda

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Assistente em Nível Universitário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Como aluna de doutorado, fui pesquisadora do grupo da Maria Kurnikova: http://crete.chem.cmu.edu/

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Assistente em Nível Universitário, Carga horária: 20

Atividades

08/2009 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Chemistry, .

Linhas de pesquisa
Química Computacional
05/2010 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Department of Chemistry, Graduate Student Advisory Committee.

Cargo ou função
Department of Chemistry Graduate Student Advisory Committee Member.
08/2009 - 05/2014
Ensino, Department of Chemistry, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
09-105 - Introduction to Modern Chemistry
09-107 - Honors Chemistry: Fundamentals Concepts and Applications
09-109 - Kitchen Chemistry Sessions
09-214 - Physical Chemistry
09-344 - Physical Chemistry (Quantum): Microscopic Principles of Physical Chemistry
09-345 - Physical Chemistry (Thermo): Macroscopic Principles of Physical Chemistry
08/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Graduate Student Assemble, .

Cargo ou função
Representante na Assembleia de Alunos de Pós-graduação.
07/2012 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Office of International Education, Foreign Student Advisory Committee.

Cargo ou função
Graduate Student Committee Member.

Women and Girls Foundation, WGF, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Coordenadora de Extensão, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Contatos via e-mail e telefone para exibição do documentário "Madame Presidenta: Why Not U.S.? Vamos Meninas!" para a comunidade e para uso educacional (http://wgfpa.org/vamos-meninas-2/) ; Tradução de entrevistas do português para o inglês, a qual foi utilizada como legenda no documentário citado anteriormente e auxílio na sincronização dessas legendas

Atividades

08/2013 - 03/2014
Direção e administração, Women and Girls Foundation, .

Cargo ou função
Outreach Coordinator.
06/2013 - 02/2014
Serviços técnicos especializados , Women and Girls Foundation, .

Serviço realizado
Tradutora Português-Inglês; Translator Portuguese-English.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Auxiliar Didático de Disciplina de Lab., Carga horária: 12

Atividades

08/2008 - 06/2009
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
QF632 Laboratório de Físico Química Experimental I
QF732 Laboratório de Físico Química Experimental II

Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Militar, Enquadramento Funcional: Aluno Militar - Praça Especial, Carga horária: 12


Instituto Dom Barreto, DOM BARRETO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 12


Chemtech Serviços de Engenharia e Software, CHEMTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio em Engenharia Química, Enquadramento Funcional: Estagiária de Análise de Riscos, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Química Computacional
2.
Ensino de Química
3.
Uso de Blogs para o Ensino
4.
Argumentação
5.
Aprendizagem Participativa
6.
Divulgação Científica
7.
Educação
8.
Ensino de Ciências
9.
Aprendizagem Cooperativa
10.
Argumentação
11.
Debate
12.
Aprendizagem Cooperativa
13.
Aprendizagem Participativa
14.
Metodologia Ativa
15.
Ensino
16.
Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Jornalismo científico: Utilização de ferramentas online para acessibilidade à linguagem e divulgação
Descrição: A evolução da Ciência ao longo da história tem impactado diretamente a sociedade perante cada avanço registrado, no entanto, a complexidade da mesma também aumentou de forma exponencial. Em decorrência disto, durante muito tempo o trabalho de divulgação que era realizado dedicava-se apenas à transmissão dos estudos científicos sem uma análise aprofundada de seus impactos e relevância social. Hoje, em uma época de crescente avanço tecnológico, as plataformas online têm facilitado a comunicação entre a comunidade geral e a academia, permitindo o acesso à informação, mas nem tudo que está disponível se encontra em uma linguagem adequada ou foi elaborado por especialistas no assunto. Baseado nisto, este estudo pretende adequar a linguagem utilizada no meio científico aos mais variados públicos em prol da divulgação e utilização como ferramenta de estudo. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo científico; linguagem; plataformas online, divulgação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lea da Silva Veras - Coordenador / Carolina Sotério - Integrante.
2016 - Atual
Aprendizagem Cooperativa no ensino de Biologia: descobrindo citologia com o jigsaw
Descrição: O mundo atual passa por constantes mudanças e um dos maiores desafios colocados ao sistema educativo é contribuir para uma sociedade mais justa. É no ambiente escolar que os alunos além de terem acesso à educação, terão oportunidade de terem a sua formação integral, que fazem com que eles se apropriem de competências que lhes permitam intervir de forma crítica e construtiva no espaço social onde estão inseridos. Neste contexto as instituições educacionais vêm tentando transformar suas práticas que são pautadas em aulas expositivas e dialogadas para atender às demandas dos educandos. Desta forma, a Aprendizagem Cooperativa vêm trazendo resultados significativos quanto ao aprendizado dos alunos. Essa metodologia de ensino engloba uma variedade de abordagens que incentivam os alunos a trabalharem juntos em pequenos grupos para alcançar o sucesso em vez de competirem por uma nota. Na presente pesquisa será utilizado o método jigsaw o qual consiste em grupos de trabalho cooperativos, sendo que a função que cada aluno realiza é essencial para a concretização do trabalho final do grupo. Assim, os alunos são incentivados a assumirem a responsabilidade pela sua própria aprendizagem e este método fornece um ambiente cooperativo em que eles podem receber ajuda de seus pares. A pesquisa propõe investigar aspectos relacionados à elaboração e implementação de atividades que utilizem a Aprendizagem Cooperativa como recurso metodológico e pedagógico para o ensino de citologia com alunos do primeiro ano do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus São Carlos. A pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira conduziremos um projeto piloto para que os alunos entrem em contato com a metodologia e também para sanarmos problemas apresentados antes da pesquisa. Na segunda etapa será aplicada a pesquisa, onde os alunos serão divididos em grupos heterogêneos e serão utilizados como instrumentos de avaliação questionários e observações durante as aulas pautadas no método jigsaw. Assim, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de atividades pautadas na Aprendizagem Cooperativa e demonstrar que aplicação dessa metodologia no ensino formal é importante não só para para obtenção de ganhos em relação ao próprio processo de ensino-aprendizagem, mas também na preparação dos alunos para situações futuras em qualquer ambiente, onde cada vez mais as atividades exigem pessoas aptas para trabalhar em grupo. Palavras-chave: Cooperação. Grupos heterogêneos. Ciências. Ensino Médio. Ensino de Ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação
Descrição: Museus foram originalmente criados para expor peças e obras ao público, perdurando ainda um entendimento de que os visitantes exercem um papel passivo neste meio. No entanto, esta não é a premissa de museus e centros de ciências, nos quais as ações se pautam em abordagens inovadoras, incorporando a interatividade. Nesse contexto, é de fundamental importância o papel dos mediadores, indivíduos que focam sua atenção no diálogo e na troca com o público com o intuito de partilhar experiências e pontos de vista. Logo, é crucial para o sucesso de uma visita, além do conhecimento científico, o poder da linguagem do mediador, que não deve se limitar a oferecer respostas aos questionamentos, mas também de estimular a crítica, a curiosidade e a indagação. Apesar da existência de um número crescente de museus e de centros de ciência no Brasil e, consequentemente, de um número crescente de mediadores, pouco foi pesquisado sobre estratégias de formação dos mesmos, especialmente com relação ao desenvolvimento das suas habilidades de comunicação na promoção de discursos interativos e não unilaterais. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo desenvolver, colocar em funcionamento e investigar o potencial de uma dinâmica de formação que visa subsidiar mediadores na colocação em prática de ações que evitem a passividade dos visitantes a partir da promoção de discursos argumentativos nos museus e centros de ciências. A pesquisa será realizada em duas etapas no Centro de Divulgação Cientifico Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC /USP). Na primeira etapa, os mediadores participarão de oficinas nas quais modelos e perspectivas teóricas sobre a argumentação serão discutidos, assim como o potencial da argumentação como recurso de mediação de conteúdos científicos. Na segunda etapa, os mediadores elaborarão e, posteriormente, colocarão em funcionamento projetos individuais que possam ser concretizados no espaço do CDCC e que favoreçam a prática da argumentação durante as visitas ao local. Estas visitas serão gravadas em áudio e vídeo e investigadas na perspectiva da promoção da argumentação. Entrevistas individuais serão também realizadas com os mediadores após o término da dinâmica de formação, tendo em vista o conhecimento sobre as suas percepções a respeito da argumentação e a sua integração nas atividades em museus e centros de ciências. Assim, pretendemos contribuir para o preenchimento da lacuna relacionada ao pouco conhecimento científico disponível referente à capacitação de mediadores. Em especial, com relação à preocupação com a promoção de sua capacidade argumentativa e com o seu papel de incitação de questionamentos por parte do público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Utilização do Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear no Estudo da Interação entre a Albumina de Sangue Bovino (BSA) e Oximas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lea da Silva Veras - Integrante / Aline Cruz - Integrante / José Daniel Figueroa-Villar - Coordenador.
2005 - 2006
Utilização do Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear no Estudo da Interação entre a Albumina do Sangue Bovino (BSA) e o Aspartame Utilizado em Produtos Dietéticos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lea da Silva Veras - Coordenador / Aline Cruz - Integrante / José Daniel Figueroa-Villar - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Quintal agroecológico
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Agroecologia no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Cineclubinho CDCC
Descrição: Projeto que visa divulgar ciências através da atividades lúdicas e de aspectos ligados à história do cinema..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lea da Silva Veras - Coordenador / Valter Luiz Líbero - Integrante / José Braz Mania - Integrante.
2013 - 2014
Madame Presidenta: Why Not U.S.? Vamos Meninas!
Descrição: Tradução de entrevistas do português para o inglês, a qual foi utilizada como legenda no documentário "Madame Presidenta: Why Not U.S.? Vamos Meninas!" e auxílio na sincronização dessas legendas, além de ter me tornado coordenadora de projetos de extensão da Women and Girls Foundation para divulgação do documentário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2014
Greater Pittsburgh Younger Chemists Committee Projects
Descrição: It includes the 2013 and 2014 Chemistry Carnival and all other monthly projects.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Lea da Silva Veras - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - Atual
Diálogo, Argumentação e Debate: Desenvolvendo a Comunicação Inteligente através do Argumenta Aê!
Descrição: Argumenta Aê! é um grupo que promove debates competitivos em São Carlos e região..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Lea da Silva Veras - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Não-Formal.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Argumentação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Debate.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Atividades de Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Outstanding Graduate Student Assemble Representative Award, Graduate Student Assemble - Carnegie Mellon University.
2014
Leadership Development Award, American Chemical Society.
2013
Teaching Award, Department of Chemistry - Carnegie Mellon University.
2011
Student Travel Award, Biophysical Society.
2011
Travel Grant to the Molecular Dynamic Workshop at Stanford University, Carnegie Mellon University.
2000
Medalha de Bronze pela Olimpíada Ibero-americana de Química, Olimpíada Ibero-americana de Química.
2000
Medalha de Ouro na Olimpíada Norte/Nordeste de Química, Olimpíada Brasileira de Química.
2000
Medalha de Ouro (1o lugar) na Olimpíada Brasileira de Química, Olimpíada Brasileira de Química.
2000
Medalha de Ouro na Olimpíada Piauiense de Química, Olimpíada Piauiense de Química.
1999
Medalha de Ouro na Olimpíada Piauiense de Química, Olimpíada Piauiense de Química.
1998
Medalha de Ouro (1o lugar) na Olimpíada Piauiense de Química, Olimpíada Piauiense de Química.
1997
Medalha de Ouro (2o lugar) na Olimpíada Piauiense de Química, Olimpíada Piauiense de Química.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARRO, M. R.2016BARRO, M. R. ; VERAS, L. S. ; QUEIROZ, Salete Linhares . Blogs no ensino de química: análise de comentários publicados em disciplina de comunicação científica. Química Nova (Online), v. 39, p. 238-244, 2016.

2.
BARRO, MARIO ROBERTO2015 BARRO, MARIO ROBERTO ; VERAS, LEA ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS AND TECHNOLOGY: AN ANALYSIS OF BLOG COMMENTS FOR A SCIENTIFIC COMMUNICATION COURSE. Química Nova (Impresso), p. 238-244, 2015.

3.
QUEIROZ, S. L.2015 QUEIROZ, S. L. ; Veras, L. . Química Nova na Escola: Contribuições para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 133-139, 2015.

4.
VERAS, LEA2012VERAS, LEA; KURNIKOV, IGOR ; Johnson, J. W. ; KURNIKOVA, MARIA . Computational Studies of the Molecular Mechanisms Responsible for Ca2+ Permeation and Mg2+ Block of NMDA Receptors. Biophysical Journal (Print), v. 102, p. 612a-613a, 2012.

5.
VERAS, LEA2011VERAS, LEA; Younkunas, M. ; HWANG, JANE ; KALLENBACH, ERIK ; KURNIKOV, IGOR ; Johnson, J. W. ; KURNIKOVA, MARIA . Molecular Mechanisms of Ca2+ Selectivity and Mg2+ Block of NMDA Receptors. Biophysical Journal (Print), v. 100, p. 269a, 2011.

6.
VERAS, LEA DA SILVA2010VERAS, LEA DA SILVA; ARAKAWA, MASAMOTO ; FUNATSU, KIMITO ; TAKAHATA, YUJI . 2D and 3D QSAR studies of the receptor binding affinity of progestins. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 21, p. 872-881, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
Veras, Lea; SILVA, E. M. S. ; QUEIROZ, Salete Linhares . Processo de Peer Review na Formação para a Docência Universitária em Química. In: Guilherme da Silva Lopes; Luciana Massi. (Org.). Aprendizagens da docência no ensino superior: desafi os e perspectivas da educação em ciências. 1ed.: , 2017, v. , p. 213-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Veras, L.. Jogo Argumentativo: Ação Junto a Mediadores do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP. In: Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2016, Sergipe. Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Veras, L.; VALENTI, M. W. ; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . Elaboração coletiva de um roteiro argumentativo para mediação das visitas ao Quintal Agroecológico do CDCC/USP. In: VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ), 2015, Sorocaba, SP, Brasil. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ), 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Veras, L.; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos ; RUFFINO, Paulo Henrique Peira ; Martins, A. R. ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . Capacitação de mediadores em espaço não-formal de ensino: construção do conhecimento coletivo e promoção da argumentação. In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos, SP, Brasil. Anais/Resumos da 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015.

2.
Veras, L.; Kurnikov, I. ; Johnson, J. W. ; Kurnikova, M. . Computational Studies of the Molecular Mechanisms Responsible for Ca2+ Permeation and Mg2+ Block of NMDA Receptors. In: 6th Brazilian Symposium of Medicinal Chemistry, 2012, Canela. Poster Sessions. Porto Alegre: 6th BrazMedChem, 2012. v. 1. p. SDD-38-SDD-38.

3.
Takahata, Y. ; VERAS, L. ; VERAS, L. S. . QSAR Study of Receptor Binding Affinity of Progestins. In: 4th Brazilian Symposium of Medicinal Chemistry, 2008, Porto de Galinhas. 4th BrazMedChem Abstract Book. Recife, 2008. v. 1. p. 131-131.

Apresentações de Trabalho
1.
Veras, Lea. Currículo e Inovação: fomentando a participação através de metodologias ativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Veras, Lea. Falar e ser Ouvida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Veras, Lea. Sua Empresa em Foco: Argumentaê. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Veras, L.. Jogo Argumentativo: Ação Junto a Mediadores do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Veras, L.. Montagem de Currículos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Veras, L.. Como fazer uma ótima apresentação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Veras, Lea. Aprendizagem Cooperativa para o ensino de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Veras, Lea. Aprendizagem Cooperativa para o Ensino de Ciências Naturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Veras, Lea. Oficina de Aprendizagem Cooperativa para o Ensino de Ciências Naturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Veras, Lea. Centros de Divulgação Científica/Museus de Ciências e o papel dos mediadores que neles atuam. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Veras, Lea. Debates Competitivos: Uma Simulação para a Vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VERAS, LEA. La mejora de la divulgación del conocimiento científico a través de la argumentación: el caso del museo de ciencias de San Carlos, Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VERAS, LEA; QUEIROZ, S. L. . Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
Veras, L.. Argumenta Aê! - Debates Competitivos no CAASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Veras, L.. Argumenta Aê! - Debates Competitivos no Colégio CAASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Veras, L.; VALENTI, M. W. ; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos ; QUEIROZ, S. L. . Elaboração coletiva de um roteiro argumentativo para mediação das visitas ao Quintal Agroecológico do CDCC/USP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Veras, L.. La mejora de la divulgación del conocimiento científico a través de la argumentación: el caso del museo de ciencias de San Carlos, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
Veras, L.. Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
Veras, L.. Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
Veras, L.; ROSA, J. V. ; ROBERTO, L. . Argumenta Aê!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Veras, L.. Debates competitivos: práticas e uso em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RUFFINO, Paulo Henrique Peira ; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos ; VALENTI, M. W. ; VERAS, LEA . Bicho: quem te viu, quem te vê! 2015 (Roteiro de Exposição).

2.
Veras, L.. Madame Presidenta: Why Not U.S.? Vamos Meninas!. Pittsburgh, PA, USA: Women and Girls Foundation, 2013. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
VERAS, LEA. Argumenta Aê!. 2015; Tema: Debate Competitivo. (Rede social).

2.
VERAS, LEA. Diálogo, Argumentação e Debate: Promovendo a Comunicação Inteligente. 2015; Tema: Diálogo, Argumentação e Debate. (Blog).

3.
VERAS, LEA. CDCC USP. 2015; Tema: Página do Centro de Dilvugação Científica e Cultural. (Rede social).

4.
VERAS, LEA. Leca Leleca. 2015; Tema: Palhaço Cientista. (Rede social).

5.
Veras, L.. Lea Debate. 2015; Tema: Debates Científicos e Argumentação. (Blog).

6.
Veras, L.; QUEIROZ, S. L. . Casos Investigativos para o Ensino de Ciências. 2015; Tema: Casos Investigativos para o Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia). (Rede social).

7.
VERAS, LEA. Argumenta Aê!. 2015; Tema: Debates competitivos. (Rede social).

8.
Veras, L. Science for Leaders. 2014; Tema: Ciência e liderança. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Veras, L.. Casos Investigativos: uma Proposta Olímpica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Veras, L.. A Química e o Argumenta Aê! ? Competições de debate com temas sociocientíficos.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VERAS, LEA. Capacitação de Mediadores da Exposição 'Bicho: Quem Te Viu, Quem Te Vê!'. 2015. .

4.
Veras, L.. Comunicação Inteligente e Eficiente em Museus e Centros de Ciências. 2015. .

5.
Veras, L.. Think Smart, Talk Well: Learning How to Effectively Communicate. 2015. .

6.
Veras, L.. Curso de Formação para o Argumenta Aê! Edição especial entre grupos universitários. 2015. .

7.
VERAS, LEA. Desenvolvendo a Argumentação em Museus e Centros de Ciências. 2015. .

8.
Veras, L.. Roteiro do Quintal Agroecológico (em fase de produção). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro para Mediadores).

9.
Veras, L.; Mania, J. B. . Roteiro para Atividades do Cineclubinho (em produção). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro para Mediadores).

10.
Veras, L.. Folheto sobre o Quintal Agroecológico. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto).

11.
Silva, L. ; Veras, L. . Contaminação nas águas do rio Parnaíba, a quem será que se destina?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Casos Investigativo).

12.
RUFFINO, Paulo Henrique Peira ; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos ; VALENTI, M. W. ; VERAS, LEA . Bicho: Quem Te Viu, Quem Te Vê!. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de Exposição Intinerante).

13.
Veras, L.; Mania, J. B. . Vídeo - Quintal Agroecológico. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

14.
Veras, L.. Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Relatório de pesquisa).

15.
Veras, L.. VIII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química - Físico Química. 2009. .

16.
Veras, L.. VII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química - Físico Química. 2008. .

17.
Veras, L.; Veras, E. ; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. . Apostila de Química Geral. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

18.
Veras, L.; Veras, E. ; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. . Apostila de Físico-Química. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

19.
Veras, L.; Veras, E. ; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. . Apostila de Química Orgânica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Fabiano, C. A. ; Veras, L. . Nós: Ninguém e os Outros. 2015. Teatral.

2.
Karen Adriana Godoy ; VERAS, LEA . Química Junina. 2015. Teatral.

Música
1.
Borges, J. ; Fabbri, T. T. ; Velloso, I. M. ; Veras, L. . Razão para Cantar. 2015. Interpretação.

Artes Visuais
1.
Veras, L.; Mania, J. B. . Quintal Agroecológico. 2015. Vídeo.

2.
Veras, L.. Argumenta Aê!. 2015. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Veras, Lea; Alexandrino, D.. Participação em banca de Dirlene Isabel Sebin. Ciência e Educação Infantil: Contribuições dos professores em atividades discursivas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP.

2.
VERAS, LEA; VALENTI, M. W.. Participação em banca de Carla Andrea Moreira. Uso de Casos Investigativos no Ensino Fundamental: Ênfase na Discussão de Manejo de Animais Silvestres. 2015 - Universidade de São Paulo.

3.
VERAS, LEA; VIVEIRO, A. A.. Participação em banca de LAÍS GOYOS PIERONI. A Ciência e o Cientista: uma análise a partir de desenhos e respostas produzidas por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 2015 - Universidade de São Paulo.

4.
VERAS, LEA; Benedito da Silva, Osmair. Participação em banca de Leandro Ribeiro Pereira. Análise da Qualidade dos Argumentos de Alunos do Ensino Médio para a Resolução de Um Caso Investigativo. 2015 - Universidade de São Paulo.

5.
VERAS, LEA; Iared, Valéria Ghisloti. Participação em banca de Luana de Moura Coelho. Crise Hídrica: Tema Sociocientífico na Construção de Argumentos no Ensino Médio. 2015 - Universidade de São Paulo.

6.
Felix, V. S.; Leal, D.; Soares, R.; Veras, L.. Participação em banca de Maia, D; Cabral, J; Coutinho, R; Costa, T; Silva, W. Reciclagem: Papel e Pet. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Química) - Colégio Santa Maria.

7.
Felix, V. S.; Leal, D.; Soares, R.; Veras, L.. Participação em banca de Santos, C; Souza, L; Araújo, M; Xavier Júnior, M; Santos, Y. Substituição do Petróleo Em Energia Renováveis. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Química) - Colégio Santa Maria.

8.
Leal, D.; Lima, W.; Soares, R.; Veras, L.. Participação em banca de Pereira, C; Santiago, C; Azevedo, L; Lordelo, V. A importância das análises físico-químicas em cosméticos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Química) - Colégio Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Workshop de Divulgação Científica e Atividades Lúdicas.III Workshop de Divulgação Científica e Atividades Lúdicas. 2017. (Oficina).

2.
67ª Reunião Anual da SBPC. Capacitação de mediadores em espaço não-formal de ensino: construção do conhecimento coletivo e promoção da argumentação. 2015. (Congresso).

3.
67ª Reunião Anual da SBPC. Artista da SBPC Jovem. 2015. (Congresso).

4.
Desafio Mapa Educação.Argumenta Aê!. 2015. (Encontro).

5.
Dias de Debate.La mejora de la divulgación del conocimiento científico a través de la argumentación: el caso del museo de ciencias de San Carlos, Brasil. 2015. (Encontro).

6.
Escola de Verão em Informática na Educação.Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Encontro).

7.
Imersão em Educação. 2015. (Outra).

8.
VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ).Elaboração coletiva de um roteiro argumentativo para mediação das visitas ao Quintal Agroecológico do CDCC/USP. 2015. (Encontro).

9.
Workshop - Pós Doutorado/IQSC.Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Encontro).

10.
XIII Semana da Educação da Universidade Federal de São Carlos. 2015. (Encontro).

11.
DIEC - Diálogos Interdisciplinares no Ensino de Ciências.Investigação na Educação em Ciências. 2014. (Seminário).

12.
iGluR retreat.NMDA Receptor Transmembrane Domain, Structure and Mechanism of Ion Selectivity. 2014. (Encontro).

13.
245th ACS National Meeting. Computational studies of the molecular mechanisms responsible for Ca2+ permeation and Mg2+ block of NMDA receptors. 2013. (Congresso).

14.
Innovation with Impact.Computational Studies of the Molecular Mechanisms Responsible for Ca2+ Permeation and Mg2+ block of NMDA Receptors. 2013. (Encontro).

15.
Palestras na UFC.Estudos de Simulações. 2013. (Outra).

16.
President Suresh's inauguration.Computational Studies of the Molecular Mechanisms Responsible for Ca2+ Permeation and Mg2+ block of NMDA Receptors. 2013. (Outra).

17.
Summer Seminars - Department of Chemistry.Insights into the molecular mechanisms of Ca2+ selectivity and Mg2+ block of NMDARs. 2013. (Outra).

18.
57th Biophysical Society Annual Meeting. Computational Studies of the Molecular Mechanisms responsible for Ca2+ permeation and Mg2+ block of NMDA Receptors.. 2012. (Congresso).

19.
6th Brazilian Symposium of Medicinal Chemistry.Computational Studies of the Molecular Mechanisms Responsible for Ca2+ Permeation and Mg2+ block of NMDA Receptors. 2012. (Simpósio).

20.
56th Biophysical Society Annual Meeting. Molecular Mechanisms of Ca2+ selectivity and Mg2+ block of NMDA Receptors.. 2011. (Congresso).

21.
Midwest Theoretical Chemistry Conference. Molecular Mechanisms of Ca2+ selectivity and Mg2+ block of NMDA Receptors.. 2011. (Congresso).

22.
The Pittsburgh Biophysical Theory Club.Computational Studies of the Molecular Mechanisms Responsible for Ca2+ Permeation and Mg2+ block of NMDA Receptors. 2011. (Encontro).

23.
31a Reunião Anual da Sociedade Brasieleira de Química. 2008. (Congresso).

24.
4th Brazilian Symposium of Medicinal Chemistry.QSAR Study of Receptor Binding Afi nity of Progestins. 2008. (Simpósio).

25.
Mesa Redonda sobre Profissões - Engenharia Química.Mesa Redonda sobre Profissões - Engenharia Química. 2007. (Outra).

26.
IX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Veras, Lea. Cine Fórum Mulher em Foco. 2017. (Outro).

2.
Veras, Lea. ComuniCar. 2016. (Outro).

3.
VERAS, LEA. Argumenta Aê Universitário - Edição 2016. 2016. .

4.
Veras, Lea. Argumenta Aê e Rádio UFSCar: debate nas ondas dos rádios. 2016. (Outro).

5.
Veras, Lea. Debates em Aula de Estatística. 2016. .

6.
Veras, L.. Argumenta Aê! Edição especial entre grupos universitários. 2015. (Outro).

7.
Veras, L.. 2014 YCC Industry Night. 2014. (Outro).

8.
Veras, L.. 2014 YCC Chemistry Carnival. 2014. .

9.
Veras, L.. 2013 YCC Chemistry Carnival. 2013. .

10.
Veras, L.. 2013 YCC Industry Night. 2013. (Outro).

11.
Veras, L.; Chagas, P. ; Ribeiro, R. . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2008. .

12.
Veras, L.; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. ; Chagas, P. ; Ribeiro, R. . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2007. .

13.
Veras, L.; Crispino, A. ; Melo, S. M. . XII Olimpíada Ibero-americana de Química. 2007. .

14.
Veras, L.; Alves, R. V. ; Saraiva, L. V. ; Chagas, P. . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2006. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renata M. dos Santos Paro. Aprendizagem Cooperativa para o Ensino de Biologia. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carolina Sotério. Uso de Textos de Divulgação Científica em Aprendizagem Cooperativa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Química) - Instituto de Química de São Carlos/USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Alanna D Moss. Computational Studies of Ca2+ and Mg2+ Solvation Energies. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Department of Chemistry) - Carnegie Mellon University. Orientador: Lea da Silva Veras.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARRO, MARIO ROBERTO2015 BARRO, MARIO ROBERTO ; VERAS, LEA ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS AND TECHNOLOGY: AN ANALYSIS OF BLOG COMMENTS FOR A SCIENTIFIC COMMUNICATION COURSE. Química Nova (Impresso), p. 238-244, 2015.

2.
QUEIROZ, S. L.2015 QUEIROZ, S. L. ; Veras, L. . Química Nova na Escola: Contribuições para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 133-139, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
Veras, L.. Argumenta Aê! - Debates Competitivos no CAASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Veras, L.. Argumenta Aê! - Debates Competitivos no Colégio CAASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Veras, L.; VALENTI, M. W. ; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos ; QUEIROZ, S. L. . Elaboração coletiva de um roteiro argumentativo para mediação das visitas ao Quintal Agroecológico do CDCC/USP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Veras, L.. La mejora de la divulgación del conocimiento científico a través de la argumentación: el caso del museo de ciencias de San Carlos, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Veras, L.. Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Veras, L.. Capacitação de Mediadores de Museus e Centros de Ciências: a Formação de Base de Conhecimento sobre a Argumentação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Veras, L.. Debates competitivos: práticas e uso em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Veras, Lea. Falar e ser Ouvida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Veras, Lea. Sua Empresa em Foco: Argumentaê. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VERAS, LEA. Capacitação de Mediadores da Exposição 'Bicho: Quem Te Viu, Quem Te Vê!'. 2015. .

2.
Veras, L.. Comunicação Inteligente e Eficiente em Museus e Centros de Ciências. 2015. .

3.
Veras, L.. Think Smart, Talk Well: Learning How to Effectively Communicate. 2015. .

4.
Veras, L.. Curso de Formação para o Argumenta Aê! Edição especial entre grupos universitários. 2015. .

5.
VERAS, LEA. Desenvolvendo a Argumentação em Museus e Centros de Ciências. 2015. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Veras, L.. Roteiro do Quintal Agroecológico (em fase de produção). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro para Mediadores).

2.
Veras, L.; Mania, J. B. . Roteiro para Atividades do Cineclubinho (em produção). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro para Mediadores).

3.
Veras, L.. Folheto sobre o Quintal Agroecológico. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folheto).

4.
Silva, L. ; Veras, L. . Contaminação nas águas do rio Parnaíba, a quem será que se destina?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Casos Investigativo).

5.
RUFFINO, Paulo Henrique Peira ; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos ; VALENTI, M. W. ; VERAS, LEA . Bicho: Quem Te Viu, Quem Te Vê!. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de Exposição Intinerante).

6.
Veras, L.; Veras, E. ; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. . Apostila de Química Geral. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

7.
Veras, L.; Veras, E. ; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. . Apostila de Físico-Química. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
Veras, L.; Veras, E. ; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. . Apostila de Química Orgânica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
Veras, L.; Mania, J. B. . Vídeo - Quintal Agroecológico. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Veras, L.. 2013 YCC Chemistry Carnival. 2013. .

2.
Veras, L.; Chagas, P. ; Ribeiro, R. . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2008. .

3.
Veras, L.; Saraiva, L. V. ; Alves, R. V. ; Chagas, P. ; Ribeiro, R. . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2007. .

4.
Veras, L.. 2014 YCC Industry Night. 2014. (Outro).

5.
Veras, L.. 2013 YCC Industry Night. 2013. (Outro).

6.
Veras, L.; Crispino, A. ; Melo, S. M. . XII Olimpíada Ibero-americana de Química. 2007. .

7.
Veras, L.. 2014 YCC Chemistry Carnival. 2014. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
Veras, L. Science for Leaders. 2014; Tema: Ciência e liderança. (Blog).

2.
VERAS, LEA. CDCC USP. 2015; Tema: Página do Centro de Dilvugação Científica e Cultural. (Rede social).

3.
VERAS, LEA. Leca Leleca. 2015; Tema: Palhaço Cientista. (Rede social).

4.
Veras, L.. Lea Debate. 2015; Tema: Debates Científicos e Argumentação. (Blog).

5.
Veras, L.; QUEIROZ, S. L. . Casos Investigativos para o Ensino de Ciências. 2015; Tema: Casos Investigativos para o Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia). (Rede social).

6.
VERAS, LEA. Argumenta Aê!. 2015; Tema: Debates competitivos. (Rede social).


Artes Visuais
1.
Veras, L.; Mania, J. B. . Quintal Agroecológico. 2015. Vídeo.

1.
Veras, L.. Argumenta Aê!. 2015. Vídeo.



Outras informações relevantes


Algumas notícias publicadas e sites de trabalhos anteriores mostram minha atuação como agente social:
http://www.cmu.edu/mcs/about/profiles/chemistry/lea-veras.html
http://www.chem.cmu.edu/chemcarnival/
https://leaveras.wordpress.com/

E aqui a página do Argumenta Aê!
leadebate.wordpress.com



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 13:31:41