Lourenço de Oliveira Basso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2025919963941912
  • Última atualização do currículo em 17/03/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria(2002), graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria(2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2012). Atualmente é Revisor de periódico da Revista Brasileira de Informática na Educação, Professor efetivo da INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, Revisor de periódico do 3o Seminário Nacional de Inclusão Digital e Revisor de periódico da Informática na Educação (Online). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Informática na Educação Especial, Escrita coletiva, Acessibilidade. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Lourenço de Oliveira Basso
Nome em citações bibliográficas
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, Campus Charqueadas.
AC Charqueadas
Centro
96745970 - Charqueadas, RS - Brasil
Telefone: (51) 36583775
Ramal: 51
URL da Homepage: http://www.charqueadas.ifsul.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Córdoba - Espanha (Orientador: Carlos de Castro Lozano).
Título: FERRAMENTA ACESSÍVEL PARA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa.
Coorientador: Débora Conforto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Informática na Educação Especial; Escrita coletiva; Acessibilidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um software educacional baseado na internet para estudo de casos médicos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Jorge Guedes Silveira.
Palavras-chave: Informática na educação; Educação a distância; Informática médica; Ambientes de aprendizagem; Aprendizagem colaborativa; Ensino mediado por computador.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Desenvolvimento de Programas (Software).
1998 - 2004
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Perfil dos usuários de um ambiente de educação à distância: o caso PUCRS VIRTUAL.
Orientador: Maria Eugênia Barrichelo Mariano da Rocha.
1997 - 2002
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Estudo e Elaboração de um Ambiente Colaborativo em um Portal Educacional.
Orientador: Felipe Martins Müller.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Java. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Espanhol 4. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação para formação de prof em TIC acessível. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Espanhol 3. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Espanhol 2. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Criação de Objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Espanhol 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Charqueadas, .

03/2016 - Atual
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Construção de Páginas Web I
03/2016 - Atual
Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologia da Educação
03/2016 - Atual
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Páginas Web
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Charqueadas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE).
05/2017 - 03/2018
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Construção de Páginas Web II
08/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
12/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Charqueadas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local de Planejamento Anual 2016.
09/2016 - 12/2016
Direção e administração, Campus Charqueadas, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.
03/2016 - 06/2016
Ensino, Técnico em Mecatrônica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática
02/2015 - 01/2016
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Programação para Internet
08/2015 - 10/2015
Ensino, Educação e Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
07/2015 - 08/2015
Direção e administração, Campus Charqueadas, .

Cargo ou função
Coordenador da Coordenadoria de Extensão.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Aplicações WEB I
Modelagem Orientada a Objetos
08/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas de Dados
02/2014 - 12/2014
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Básica
Banco de Dados II
Linguagem de Programação I
Programação para Internet
02/2014 - 07/2014
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
Estrutura de Dados
Modelagem Orientada a Objetos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas II
04/2013 - Atual
Ensino, PROEJA Técnico Manutenção e Suporte em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática
05/2013 - 09/2013
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Campus Canoas, IFRS - Campus Canoas.

Atividade realizada
Orientação de estágio curricular do curso Técnico Manutenção e Suporte em Informática.
04/2013 - 08/2013
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas II
Linguagem de Programação III (Eventos)
02/2013 - 04/2013
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação I (C)
Linguagem de Programação IV (PHP)
02/2013 - 04/2013
Ensino, PROEJA Técnico Manutenção e Suporte em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática
02/2013 - 04/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas da Informação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor orientador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor orientador no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídia na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador no projeto do CNPq "Estudo sobre o processo de MEDIAÇAO entre Pessoas com Necessidades Especiais- PNEs- em Comunidades de Convivência e Inclusão Digital."

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio docência na disciplina Pesquisa em Educação ( EDU03080), vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio docência na disciplina Pesquisa em Educação I (EDU 03041), vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto de desenvolvimento do Ambiente de Aprendizagem Eduquito

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Participação como colaborador no projeto "Colink Wiki Project", desenvolvido por uma equipe da FABICO da UFRGS

Atividades

03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Núcleo de Informática na Educação Especial.


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

04/2013 - 11/2013
Ensino, Atendimento Educacional Especializado - TGD, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Altas Habilidades/Superdotação e as estratégias de aprendizagem
Trajetória Histórica da Educação Especial

Instituto INEDI, INEDI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrando a disciplina de Produção de Materiais Didático-Pedagógicos Potencializadores da Inclusão (Tecnológica) - Especialização em Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor orientador de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão (Faculdade Inedi - CESUCA)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrando a disciplina de Produção de Materiais Didático-Pedagógicos Potencializadores da Inclusão (Tecnológica) - Especialização em Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Participação como colaborador no projeto "Plataforma DeskEAD para educação a distância", desenvolvido pelo laboratório Metropoa da PUCRS.

Atividades

5/2005 - 11/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia Elétrica, Metropoa.

2/2003 - 2/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia Elétrica, Metropoa.

Linhas de pesquisa
Pesquisa em Telefonia IP

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Centro de Processamento de Dados, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PRAE, Carga horária: 12

Atividades

12/1999 - 11/2000
Estágios , Centro de Processamento de Dados, Suporte.

Estágio realizado
Bolsista responsável pelo desenvolvimento de sistemas web-based do site da UFSM como membro da Equipe WWW (divisão de Suporte do Centro de Processamento de Dados) através do uso de programação HTML, PHP e ASP, desenvolvimento de scripts em Perl, C Shell e.
7/1997 - 12/1997
Estágios , Reitoria, Pró-Reitoria de Planejamento.

Estágio realizado
Participação no projeto intitulado "Centro de Recuperação e Tratamento de informações"..

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, promovido pela UAB/MEC e ministrado pelo grupo do NIEE/CINTED/UFRGS


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20

Atividades

05/2014 - 06/2014
Ensino, TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET A DISTANCIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Redes de Computadores
Análise e Projeto Orientados a Objetos

Ponto Tec Ltda, PONTOTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

11/2000 - 5/2002
Estágios , Ponto Tec, Desenvolvimento.

Estágio realizado
Desenvolvimento de um portal educacional, de um sistema de gestão educacional e coordenação/desenvolvimento de ambiente de educação à distância através de programação HTML, JavaScript e PHP, bem como uso de banco de dados Postgress..


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa em Telefonia IP
2.
Informática no ensino de Medicina
3.
Informática na Educação Especial
4.
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica
5.
Informática na Educação
6.
Informática na Educação Especial


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
AnLIBRAS 3.0 ? Plataforma pedagógica sociocultural inclusiva
Descrição: Analisando a relevância da comunicação no âmbito social, os dados do Censo do IBGE de 2010 demonstram que existe uma parcela da população brasileira (24%) constituída por pessoas com diversos tipos de deficiência. Vale ressaltar que neste mesmo censo, foi contabilizado que 5,1% da população brasileira é constituída por pessoas com deficiência auditiva. Com foco nesta dificuldade vivenciada desenvolveremos uma plataforma capaz de traduzir para a Língua Brasileira de Sinais e servir como ferramenta pedagógica acarretando assim na maior integração social e cultural dos surdos e da sociedade, suprindo também as mazelas encontradas na educação. Além disso, ampliar as fronteiras da comunicação sem distinção trazendo a cultura brasileira para tecnologias presentes em nosso meio. O objetivo é favorecer não somente os surdos, mas também as pessoas que convivem com eles e que muitas vezes desconhecem essa Língua. A plataforma consiste na elaboração de um de aplicativo para dispositivos móveis utilizando a linguagem Java, evoluindo na construção de uma página web fazendo uso de recursos HTML, PHP e MySQL, a fim de obter melhores resultados devido à facilidade da aplicação em ambientes escolares. Outrossim, serão utilizados vídeo-traduções e técnicas fazendo o uso de associação de imagens influenciando a memorização dos sinais, para tornar a plataforma, uma ferramenta dinâmica, social e interativa. Enfatizamos que os vídeos utilizados no aplicativo serão gravados e interpretados por voluntários do projeto, sendo um dos nossos aspectos diferenciadores das demais aplicações semelhantes. O Projeto prevê, ainda, visitas a escolas que tenham alunos surdos ou deficientes auditivos usuários da LIBRAS. Parcialmente, obtemos alguns resultados em pesquisa com professores e alunos das entidades parceiras. A partir desses resultados obtidos anteriormente, o projeto atual visa continuar o processo de inclusão e obter respostas ainda melhores com a nova plataforma, realizando novas pesquisas e testes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Bloother: plataforma para fortalecimento da rede de doação de sangue
Descrição: Hemocentros e hospitais operam sob uma constante busca por equilibrar o número de doações de sangue frente à demanda por pedidos. Dados do Ministério da Saúde apontam que pouco mais de 1% da população brasileira doa sangue, sendo o que o índice desejável para evitar problemas de estoque estaria entre 3% a 4%. Diante deste contexto, emerge a hipótese de que recursos tecnológicos poderiam ajudar na intermediação da doação de sangue. O projeto Bloother tem por objetivo realizar o desenvolvimento de uma plataforma que visa, além de conscientizar a população sobre essa realidade, divulgar entre possíveis doadores informações de pessoas que necessitam de sangue. O desenvolvimento da referida plataforma justifica-se ao representar uma possibilidade de ampliação da rede formada entre doadores e receptores de sangue. Para o desenvolvimento do sistema serão analisados trabalhos correlatos, buscando realizar um levantamento de requisitos que facilitem a divulgação de informações sobre pedidos de doações. Visitas a pontos de coleta de sangue complementarão esta etapa, permitindo maior conhecimento sobre o domínio da aplicação. Já para a etapa de desenvolvimento, definiu-se a utilização da linguagem PHP em conjunto com o SGBD MySQL e as linguagens HTML e CSS, buscando interface e navegação acessíveis para o usuário final. Dentre as funcionalidades definidas inicialmente para o sistema, destaca-se a listagem de todos os hospitais e pedidos de outros usuários mais próximos da sua região. Usuários cadastrados no sistema receberão notificações por e-mail/smartphone sempre que um pedido com sangue compatível e de sua região for cadastrado na plataforma, bem como poderão criar pedidos de doação para si ou para terceiros. Acredita-se que o sistema aqui proposto apresenta-se como mais um recurso na busca pela superação do problema da falta de doadores de sangue em nossa sociedade, informando e destacando ainda mais a importância da ajuda de cada indivíduo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Práticas Educativas Interdisciplinares em EPT, nos cursos Técnicos Integrados
Descrição: O presente projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de projetos e pesquisa com estudantes de ensino técnico integrado, visando à integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A proposta pauta-se na busca por um trabalho interdisciplinar que permita ao jovem estudante iniciar-se na pesquisa, desenvolvendo projetos, iniciando-se cientificamente. Muitas práticas educativas da educação profissional de nível técnico promovem o desenvolvimento de projetos de pesquisa, primando pelo uso da metodologia científica. Porém o diferencial desta proposta é promovermos o desenvolvimento de projetos que priorizem o uso da interdisciplinaridade. Ao propormos trabalhos desta natureza, estamos promovendo a emancipação de nossos alunos, na construção dos seus próprios conhecimentos, partindo da bagagem adquirida ao longo do curso e consolidando este aprendizado na construção de seus projetos. Aprender por intermédio da motivação é uma forma de emancipar nossos jovens. A promoção do desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos cursos de educação profissional de nível técnico vincula-se ao trabalho como principio educativo, porém ?não é, sobretudo, uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem?, que possa relacionar-se somente ao aprender fazendo. É preciso pensar também no trabalho como princípio educativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Estudo sobre o processo de MEDIAÇAO entre Pessoas com Necessidades Especiais- PNEs- em Comunidades de Convivência e Inclusão Digital.
Descrição: As tecnologias digitais prometem suscitar uma transformação radical da vida em comunidade ao permitir ouvir a voz do plural, ao impulsionar uma enunciação coletiva, uma condição-chave para a construção de uma sociedade de plena participação e de igualdade de oportunidade a todos os seus atores sociais. O reconhecimento da diversidade humana impulsionou a reivindicação das pessoas com necessidades especiais- PNEs no seu legítimo direito de ter acesso à informação, à formação e, principalmente, demandando acessibilidade a espaços digitais, adaptados as suas especificidades. Investigações de pesquisadores (internacionais e nacionais) e documentos oficiais (nacionais e da União Européia) já revelam a urgência de programar ações para enfrentar dos desafios da info-exclusão. Com o presente estudo, buscamos investigar, no contexto de ambientes digitais/virtuais de aprendizagem ADA/AVA, de convivência e inclusão, processos de mediação de PNEs entre si e com os demais, tendo como os objetivos: (1) estudar o processo de mediação entre PNEs em Ambientes virtuais de aprendizagem/convivência/ inclusão; (2) acompanhar e observar o processo de mediação de PNEs dentro da mesma deficiência, entre diferenciadas deficiências e com os demais no contexto dos ADA/AVA; (3) utilizar o AVA inclusivo- Eduquito como espaço para Comunidades de Convivência de PNEs e demais participantes; (3) mapear os processos de mediação para a teorização que orientem e ampliem praticas e metodologias alternativas para a inclusão digital e social de PNEs; (5) construir conhecimento sobre os processos de mediação de PNEs, que possibilitem a configuração de ambientes digitais direcionados a sua autonomia e inclusão social. A investigação envolverá como metodologia estudos de casos (multicasos), individuais e grupos de PNEs com diferenciadas síndromes/deficiências, de ambos os sexos, de idades diferenciadas, alfabetizados ou em processo de alfabetização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL, EDUCACIONAL E SOCIAL DE PNES
Descrição: Resumo Software livre ganha cada vez mais força, pelos desenvolvedores e usuários que acreditam que o conhecimento deve ser compartilhado, principalmente nos reportando às pessoas com necessidades especiais - PNES. O projeto tem como proposta o estudo e desenvolvimento de modelos de Ambientes Digital/virtual de Aprendizagem ADA/AVA Inclusivo aperfeiçoando e implementando novas ferramentas de ação e novos recursos de acessibilidade ao AVA EDUQUITO do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação Especial o da UFRGS. Assim, focaliza o estudo e desenvolvimento de ferramentas que mobilizem a produção textual, a construção da leitura e escrita, visando o processo de letramento e alfabetização. Nesse contexto, envolve o estudo e o desenvolvimento de novos recursos de acessibilidade. Acima de tudo, visa socializar e disponibilizar o AVA Inclusivo - EDUQUITO como software livre, para as comunidades acadêmicas, educacionais, sociais, buscando ampliar as possibilidades de inclusão de PNES e abrindo novos espaços para a construção de conhecimento nessas áreas, com o desenvolvimento de Dissertações e Teses de alunos de Pós- Graduação, Como resultado pretende-se ampliar os recursos para a inclusão digital e social de PNES e construir conhecimento no que concerne a ambientes de digitais/virtuais aprendizagem, ainda carentes no contexto educacional em geral, mais especificamente na área da Educação Especial, servindo de modelo para estudos sobre processos e políticas de inclusão e de acessibilidade à WEB de PNES. Alem do mais, o projeto visa superar as carências de construção de conhecimento, consciente de que toda atividade inovadora que abre áreas novas, tem agregada o risco e as dificuldades que são inerentes a todo trabalho pioneiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Colink Wiki Project
Descrição: Co-link Wiki Project é o projeto desenvolvido por uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFRGS no intuito de desenvolver uma ferramenta para edição de hypertextos sem necessidade de conhecimento prévio por parte do usuário de linguagens marcação e também possibilitar a criação de links muitidirecionais nestes hypertextos. Sugerindo uma nova possibilidade tecnológica que possa favorecer a escrita coletiva de hipertextos. Esta tecnologia foi desenvolvida com o intuito de permitir que qualquer interagente possa criar novos links associativos em um texto pré-existente e/ou acrescentar novos destinos a um link já criado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Alex Primo - Coordenador / Rafael da Rocha - Integrante / Marcelo Träsel - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2005
Medcase - Desenvolvimento de um software educacional baseado em casos médicos
Descrição: O projeto de desenvolvimento do sistema MedCase com finalidades didáticas para o ensino médico, é um elemento dentre as várias ações propostas pelo PROMED (Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas) na FAMED (Faculdade de Medicina) da PUCRS. Nesta perspectiva, é um projeto que reúne diferentes departamentos em busca de uma metodologia em comum e uma maior integração de seus conteúdos. Em sintonia com as tendências atuais da educação médica, pretende proporcionar aos estudantes e professores da FAMED um instrumento para o conhecimento da realidade, dos problemas de saúde mais prevalentes e prioritários da população brasileira, e através de estudos de caso simular a solução destes problemas. É um sistema independente e a sua utilização não é restrita ao ambiente acadêmico, podendo ser utilizado em ambientes diversos, contando que estes disponibilizem acesso à Internet. Em estudos futuros, realizados no decorrer do projeto, será analisada a sua interação com outros sistemas, como, por exemplo, as plataformas de padrões internacionais para os diferentes termos técnicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Jorge Guedes da Silveira - Coordenador / Heloísa Melo Hertzog - Integrante / Dinarte Alexandre Prietto Ballester - Integrante / Fladhimyr Câmara Castello - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11
2003 - 2005
Projeto CNPq RVoIP de Voz sobre IP. Chamada conjunta MCT/SEPIN/FINEP/CNPq
Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado por CNPq e FINEP como resultado da chamada conjunta MCT/SEPIN e FINEP/CNPq. O projeto denominado de RVoIP deverá implementar protocolos da pilha IETF e aplicações de voz sobre IP aplicadas à Telefonia IP. Conta com recursos da ordem de R$ 434.000,00. Inicio do Projeto em 24/01/2003. O Projeto RVoIP objetiva a criação de uma base tecnológica em Tecnologia da Informação, particularmente no que se refere ao problema de voz sobre IP. O estudo proões a criação de uma série de algorítmos, estudos e aplicações relacionadas ao tema, objetivando inserir o Brasil no conjunto de Países capaz de dominar completamente a tecnologia referida. O estudo de voz sobre IP caracteriza-se na atualidade como um dos problemas de cunho mais significativo para a evolução da tecnologia IP dentro dos mais diversos ambientes, particularmente o tecnologia de informação e telecomunicações(TIT). Na atualidade, atividades de pesquisa e desenvolvimento na''area caracterizam-se por movimentos bastantes expressivos, razão pela qual faz-se necessário ao Brasil ingressar no âmbito dos países com a capacitação tecnológica necessária não somente para o uso correto das facilidades apresentadas pela tecnologia, mas principalmente para o desenvolvimenbto da tecnologia, aplicações e facilidades que facam uso de voz sobre IP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lourenço de Oliveira Basso - Integrante / Jorge Guedes da Silveira - Coordenador / Fladhimyr Câmara Castello - Integrante / Ricardo Balbinot - Integrante / Alexandre Quadra - Integrante / Ricardo Soares - Integrante / Jeanpaolo Fonseca - Integrante / Daniel Silva - Integrante / Felipe Mobus - Integrante / Eduardo Filippetto - Integrante / Bruno Romeiro Pasetto - Integrante / Fábio Junior - Integrante / Douglas Peruzzo - Integrante / Pedro Martins dos Santos - Integrante / Gustavo Passos Tourinho - Integrante / Ricardo Becker - Integrante / Moisés Coster - Integrante / Guilherme Corsetti - Integrante / Luis Carlos Poletto - Integrante / Marcelo Halpern - Integrante / Virgilio Marcos Peixoto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2016
AnLIBRAS 3.0 ? Plataforma pedagógica sociocultural inclusiva
Descrição: O Projeto ANLIBRAS visa promover a comunicação entre surdos e ouvintes. Esta comunicação vai acarretar maior integração social e cultural dos surdos, pois, sua Língua será amplamente disseminada. Através deste projeto pretende-se ofertar mais tecnologias para a comunidade surda, sendo web e mobile, para então, incluí-los no meio tecnológico, garantindo direito à comunicação e acesso à cultura. O projeto, além de se caracterizar como plataforma pedagógica de comunicação, servirá de instrumento cultural através de jogos, traduções de sinais e terminologias de várias regiões do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Aulas públicas 2016 - 5ª EDIÇÃO
Descrição: As aulas públicas são aulas em forma de palestras dialogadas abertas ao público com o objetivo de promover a formação continuada de docentes, acadêmicos e população em geral envolvendo temáticas educacionais e promovidas pelo Curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFSUL-Campus Charqueadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - Atual
Oficinas de Programação
Descrição: Esse projeto de ensino tem por proposta oferecer aos alunos do ensino médio técnico e superior do IFSUL Charqueadas um espaço para exercitar e compartilhar experiências de programação, bem como trabalhar conteúdos mais aprofundados de maneira lúdica. Conteúdos como estruturas de dados, grafos, noções de complexidade de algoritmos e outros temas extracurriculares relacionados serão abordados pontualmente através de estudos dirigidos, e fazendo uso de plataformas virtuais de aprendizagem específicos para programação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2015
CHARCODE
Descrição: A Charcode é um desafio anual de programação proposto para alunos dos cursos técnicos e superiores dos Institutos Federais, dividido em diferentes modalidades pré-definidas. O principal objetivo é estimular nos alunos o interesse pela aplicação da programação na solução de problemas, e nos alunos visitantes o interesse pela área de informática. Esta iniciativa contribuirá para a formação do aluno, visto que permite a contextualização de maneira lúdica dos conteúdos trabalhados nas disciplinas dos cursos técnicos, além de proporcionar um espaço de integração com a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Ampliando aprendizagens
Descrição: Colaborador em Projeto de Ensino entre 30 de setembro de 2014 e 26 de novembro de 2014.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Revista Varia Scientia
2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação
2014 - Atual
Periódico: 3o Seminário Nacional de Inclusão Digital
2016 - Atual
Periódico: Informática na Educação (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação/Especialidade: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educação à Distância.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Terceira melhor tese de doutorado do Concurso de Teses e Dissertações do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
2011
Melhor artigo da trilha 4 do XXII SBIE, Sociedade Brasileira de Computação.
2011
Reconhecimento pela distinção na realização de trabalho em busca da excelência acadêmica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2009
Terceiro melhor artigo do XX Simpósio Brasileiro de informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
2009
Diploma de Espanhol como Língua Extrangeira - Nível Intermediário, Instituto Cervantes.
2009
Proficiência em Língua Espanhola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2009
Melhores artigos do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Universidade de Coimbra (Portugal).
2008
12 melhores artigos do X Simposio Internacional de Informática Educativa, Universidad de Salamanca.
2004
Proficiência em Língua Inglesa, Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA2013 BASSO, L. O.; SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora . A interação e apropriação tecnológica de pessoas com deficiência através de ferramenta multimídia acessível. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 13-24, 2013.

2.
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI2013 SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; CONFORTO, Débora ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 1-12, 2013.

3.
CANABARRO, M. M.2013CANABARRO, M. M. ; BASSO, L. O. . Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para alémdo ?curtir??. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1, 2013.

4.
SANTAROSA, L. C.2012SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ferramentas de Autoria e de Colaboração Acessíveis na Perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, p. 449-468, 2012.

5.
SANTAROSA, L. C.2010SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ergonomia Cognitiva para a Diversidade Humana.. Educacao, Formacao & Tecnologias, v. 2010, p. 4-13, 2010.

6.
SANTAROSA, L. C.2009 SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Virtual Environment for Digital Inclusion of People with Special Educational Needs. Journal of Universal Computer Science (Print), v. 15, p. 1496-1507, 2009.

7.
SANTAROSA, L. C.2008SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.

8.
ZANK, C.2008ZANK, C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO . Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.

9.
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA2007BASSO, L. O.; SANTAROSA, L. C. ; PASSERINO ; DIAS, Cristiani O. . Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-11, 2007.

10.
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA2007BASSO, L. O.; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; HERTZOG, Heloísa Melo ; CARDOSO, Michelle ; CAMOZZATO, Plauto Filho ; BITENCOURT, Renata . MedCase - uma ferramenta online para estudo de casos clínicos. Scientia Medica (PUCRS. Impresso), v. 17, p. 184-191, 2007.

11.
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA2005BASSO, L. O.; HERTZOG, Heloísa Melo ; SILVEIRA, J. G. DA ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Desenvolvimento de um software educacional baseado na internet para estudos de casos clínicos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n.2, p. 1-10, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA; MILETTO, E. M. . Linguagem PHP. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 161-194.

2.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. Integração de PHP e MySQL. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 195-212.

3.
MACHADO, R. P. ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . AJAX. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 213-230.

4.
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; CONFORTO, Débora ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Eduquito: ambiente virtual de aprendizaje proyecto para la diversidad humana.. In: MARTINS, S.E.S.O; SANTAROSA, L.M.C; RODRIGUES, A.D.; HEREDERO, E.S.. (Org.). Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial.. 1ed.Alcalá de Henares: SERVICIO DE PUBLICACIONES DE LA UAH, 2014, v. 1, p. 212-233.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANABARRO, M. M. ; BASSO, L. O. . Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para alémdo ?curtir??. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2013, Porto Alegre. Anais XXI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2013.

2.
BASSO, L. O.; SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora . Ferramenta acessível para produção multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

3.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CONFORTO, Débora . Blog acessível como espaço para a expressão da diversidade. In: Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2012, Cartagena das Indias. Anales del Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2012.

4.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CONFORTO, Débora . Blog acessível potencializando a autoria de pessoas com deficiência.. In: Congreso Internacional de Informática Educativa, 2012, Santiago (Chile). Anales del XVII Congreso Internacional de Informática Educativa, 2012.

5.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

6.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; FERRADA, R. B. H. ; BASSO, L. O. . Formação de professores: construindo cenários inclusivos na América Latina. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010, Santiago. Anales Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010. v. 1. p. 190-197.

7.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . AVA e ferramentas acessíveis: espaços de autoria coletiva e síncrona para a diversidade humana. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010, Santiago. Anales Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 2010. v. 1. p. 198-204.

8.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Multimedia Workshop: collective production in learning management systems with the aim of PSN digital inclusion. In: IX World Conference on Computers in Education (IFIP), 2009, Bento Gonçalves. WCCE 2009 Proceedings, 2009. p. 1-10.

9.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . AVA inclusivo: validação da acessibilidade na perspectiva de interagentes com limitações visuais e auditivas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

10.
BASSO, L. O.; CHEIRAN, J. F. P. ; SANTAROSA, L. C. . Desafios no uso de prototipação em papel com PNEs para definição de interfaces de editor de documentos multimídia. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

11.
BASSO, L. O.; CHEIRAN, J. F. P. ; SANTAROSA, L. C. . Testes de usabilidade com prototipação em papel: validação de ferramenta de AVA acessível a PNEs. In: Taller Internacional de Software Educativo, 2009, Santiago, Chile. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2009. v. 5. p. 151-158.

12.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ergonomia Cognitiva para a Diversidade Humana. In: Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2009, Coimbra, Portugal. Anais do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2009.

13.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. In: Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2008, Salamanca. Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), 2008. v. 1.

14.
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; BASSO, L. O. . Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008, Porto Alegre. XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008. v. 11.

15.
ZANK, C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO . Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008, Porto Alegre. XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2008. v. 12.

16.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. In: IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA EDUCATIVA, 2008, Caracas. MEMORIAS DO IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA EDUCATIVA, 2008.

17.
BASSO, L. O.; SANTAROSA, L. C. ; PASSERINO ; DIAS, Cristiani O. . Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs. In: IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2007, Porto Alegre. IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2007.

18.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO ; DIAS, Cristiani O. . Ambiente virtual de aprendizagem por projetos - eduquito: espaço para inclusão digital e social de PNEES. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa Especial, 2007, Mar del Plata. VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa Especial, 2007.

19.
BASSO, L. O.; HERTZOG, Heloísa Melo ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Desenvolvimento de um Ambiente de Aprendizagem Baseado em PBL para Estudo de Casos. In: World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006, Santos. Proceedings of World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006.

20.
BASSO, L. O.; HERTZOG, Heloísa Melo ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . ?MedCase - Web-Based Environment for Medicine Faculties. In: Conferência Internacional da Information Resources Management Association, 2006, Washington. Proceedings of Conferência Internacional da Information Resources Management Association, 2006.

21.
BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; HERTZOG, Heloísa Melo ; BASSO, L. O. ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . MedCase - An On-line Tool for Clinical Cases. In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2006, Orlando, USA. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2006, 2006. p. 2727-2730.

22.
BASSO, L. O.; HERTZOG, Heloísa Melo ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Um Ambiente Interativo e Construtivo para Discussão de Casos Clínicos Baseado em um Modelo PBL. In: Workshop Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet - SBIE 2005, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.

23.
BASSO, L. O.; HERTZOG, Heloísa Melo ; SILVEIRA, J. G. DA ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Desenvolvimento de um software educacional baseado na internet para estudos de casos clínicos. In: VI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2005, Porto Alegre. Anais do VI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2005.

24.
BASSO, L. O.; PRIMO, Alex ; ROCHA, Rafael da ; TRASEL, Marcelo ; ARAÚJO, Ricardo . A escrita coletiva de hipertextos com links multidirecionais através do Co-Link Wiki em processos educacionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.

25.
BASSO, L. O.. Desenvolvimento de uma ferramenta para programação de serviços de chamadas no contexto de telefonia IP. In: IV Workshop de VoIP, 2004, Porto Alegre. IV Workshop de VoIP, 2004.

26.
BASSO, L. O.. Ferramenta Educacional para Apoio ao Ensino Teórico e Prático de Comutadores de Redes Ethernet. In: V Simpósio de Informática do Planalto Médio, 2004, Passo Fundo, 2004.

27.
BASSO, L. O.. Implementação de um Switch Ethernet para Apoio ao Ensino Teórico e Prático Aplicado em Redes de Computadores. In: III Simpósio Informática da Região Centro do Rio Grande do Sul, 2004, Santa Maria, 2004.

28.
BASSO, L. O.. Sistema para abordagem prática e didática do mecanismo de comutação de quadros ethernet.. In: Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia, 2004, Brasília. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BASSO, L. O.; OLIVEIRA, D. B. ; PINHEIRO, Y. A. A. . Blother: ajudando um irmão. In: Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação, 2015, Venâncio Aires. Anais da IV MOVACI, 2015.

2.
BASSO, L. O.; OLIVEIRA, D. B. ; PINHEIRO, Y. A. A. ; FAGUNDES, D. A. P. . Blother: ajudando um irmão. In: Feira de Tecnologia de Camaquã, 2015, Camaquã. Anais da V Feira de Tecnologia de Camaquã, 2015.

3.
BASSO, L. O.; LOSEKANN, Alexandre ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CARDOSO, Michelle ; BARRETO, B. ; PINTO, D. ; OLIANI JUNIOR, H. . MedCase ? uma Ferramenta On-Line para Estudo de Casos Clínicos. In: III Congresso Brasileiro de Telemedicina, 2007, Rio de Janeiro. CBTMS2008, 2007.

4.
BASSO, L. O.; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; HERTZOG, Heloísa Melo ; SILVEIRA, J. G. DA ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . An Web-Based Environment for Cases Discussion Through a PBL Model. In: XVII Conferência Internacional da Society for Information Technology & Teacher Education International, 2006, Orlando. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International, 2006.

5.
BASSO, L. O.; LOSEKANN, Alexandre ; BITENCOURT, Renata ; CAMOZZATO, Plauto Filho ; CARDOSO, Michelle ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara ; SILVEIRA, J. G. DA . MedCase ? uma Ferramenta On-Line para Estudo de Casos Clínicos. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005, Natal. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005.

6.
BASSO, L. O.; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; HERTZOG, Heloísa Melo . MedCase - Ferramenta On-line para Estudo de Casos Clínicos. In: XIV Semana da Engenharia - PUCRS, 2005, Porto Alegre. Anais da XIV Semana da Engenharia, 2005.

7.
BASSO, L. O.. Programação de Serviços de Chamadas: conceitos e principais propostas. In: XIII Semana da Engenharia e X Feira da Engenharia, 2004, Porto Alegre, 2004.

8.
BASSO, L. O.. Estudo e elaboração de um ambiente colaborativo em um portal educacional.. In: VIII Jornada Nacional de Educação, 2002, Santa Maria. Formação de professores: atualidades e diversidades, 2002.

9.
BASSO, L. O.. Desenvolvimento de ambiente colaborativo educacional.. In: XVII Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria. JAI, 2002.

10.
BASSO, L. O.. Portal Educacional: recurso virtual para aprendizagem.. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Cruz do Sul. UNISC, 2002.

11.
BASSO, L. O.. Ambiente de aprendizagem colaborativa para EAD.. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Cruz do Sul. UNISC, 2002.

12.
BASSO, L. O.. Elaboração de ambiente colaborativo educacional.. In: III Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. PUCRS, 2002.

13.
BASSO, L. O.. Desenvolvimento de um ambiente colaborativo educacional.. In: XII Seminário Regional de Informática e III Chamada de Trabalhos Científicos, 2002, Santo Ângelo. URI Santo Ângelo, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. Tecnologias Assistivas na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BASSO, L. O.; LOJKASEK, A. M. ; RODRIGUEZ, W. R. ; CAPRA, M. ; MONTOYA, R. S. ; ZETINA, C. ; HERNANDEZ, Z. . Panel de Expertos 'Iberoamérica por la diversidad'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BASSO, L. O.. O uso das novas tecnologias no ensino da educação especial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BASSO, L. O.; Thomazoni, A. ; COSTA, L. A. ; DIEHL, R. ; WILD, R. . Mesa-redonda Cooperação internacional na formação acadêmica: integrando culturas e tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Programa Nacional Brasileiro de Formação de Professores: Construindo a Inclusão Sociodigital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; SONZA, Andrea ; CONFORTO, Débora . RAMPAS TECNOLÓGICAS ACESSÍVEIS: construindo a inclusão sóciodigital para pessoas com necessidades especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ZANK, C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO . Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; BASSO, L. O. ; CARDOSO, Michelle ; LOSEKANN, Alexandre . MedCase ? uma ferramenta on-line para estudos de casos clínicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CHEIRAN, J. F. P. ; ESTIMA, E. ; BARBOSA, Angelo . Eduquito 2.0. 2009.

2.
BASSO, L. O.; CHEIRAN, J. F. P. ; SANTAROSA, L. C. . Oficina Multimídia. 2009.

3.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; DIAS, Cristiani O. ; ESTIMA, E. . Eduquito 1.0. 2007.

4.
BASSO, L. O.. Site Infomedia TV. 2005.

5.
BASSO, L. O.. Site Co-link Wiki. 2005.

6.

7.
BASSO, L. O.. Portal do Grupo de Pesquisas Avançadas em Redes de Comunicação & Tecnologia da Informação. 2004.

8.
BASSO, L. O.. Site IV Workshop de VoIP e II Workshop de VideoIP. 2004.

9.
BASSO, L. O.. Comutador - Sistema para abordagem prática e didática do mecanismo de comutação de quadros Ethernet. 2004.

10.
BASSO, L. O.. Site III Workshop de VoIP e I Workshop de VideoIP. 2004.

11.
BASSO, L. O.. RADEP Virtual. 2003.

12.
BASSO, L. O.. Site I Workshop de VoIP. 2003.

13.
BASSO, L. O.. Site II Workshop de VoIP. 2003.

14.
BASSO, L. O.; SILUK, Ana Cláudia Pavão ; SILUK, Julio Cézar Mairesse ; CARGNELUTTI, Thiago ; BIASOLI, Daniel ; CARGNELUTTI, André ; SILUK, Matheus . Cursosweb - Sistema de Gestão e Plataforma de Ensino a Distância. 2002.

15.
BASSO, L. O.; BIASOLI, Daniel ; SILUK, Júlio César ; SILUK, Ana Cláudia Pavão ; CARGNELUTTI, Thiago ; FAGANELLO, Giovani . Portal Educacional Ser e Saber. 2001.

16.
BASSO, L. O.. Site Pontotec. 2001.

17.
BASSO, L. O.. Portal da Universidade Federal de Santa Maria. 2000.

18.
BASSO, L. O.. Webfórum. 2000.

19.
BASSO, L. O.. Agulha. 1999.

20.
BASSO, L. O.. Site do Centro de Tecnologia - UFSM. 1998.

21.
BASSO, L. O.. Graphus. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. Acessibilidade na Web: por que e como fazer?. 2016. .

2.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. IV Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2016. (Avaliador).

3.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. IX MOCITEC. 2015. (Avaliador).

4.
BASSO, L. O.; MACHADO, R. P. . Explorando la autoría a través del blog accesible Bloguito. 2013. .

5.
MACHADO, R. P. ; BASSO, L. O. . Explorando la producción en colaboración en la Web 2.0 a través de la herramienta Cuadro-Blanco. 2013. .

6.
BASSO, L. O.. O uso das novas tecnologias no ensino da educação especial. 2012. .

7.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. ; LEITHARDT, V. ; HENRIQUE, L. ; SCHNEIDER, F. C. . Ambiente virtual acessível Eduquito: espaço para inclusão digital de pessoas com necessidades especiais. 2011. .

8.
BASSO, L. O.. Utilização de recursos computacionais como ferramenta para aprendizagem para pessoas com necessidades especiais. 2011. .

9.
BASSO, L. O.. Utilização de recursos computacionais como ferramenta para aprendizagem para pessoas com necessidades especiais. 2011. .

10.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C. . Como construir vídeos acessíveis?. 2011. .

11.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. ; CHEIRAN, J. F. P. ; BARBOSA, Angelo . Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BASSO, L. O.. Diseñar entornos digitales de inclusión para las NEE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BASSO, L. O.. Workshop de Voz Sobre IP. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILUK, Ana Cláudia Pavão; BERNARDI, G.; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. Participação em banca de EDUARDO DALCIN. INTERFACES ACESSÍVEIS NO MOODLE BASEADAS NO PADRÃO WCAG 2.0 PARA ALUNOS CEGOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
REATEGUI, E. B.; SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Fabrício Hartmann Borba. Uma Proposta de Apoio ao Letramento com o Auxílio do Software Tux Paint. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
FAVARETTO, F.; BASSO, L. O.; CABRAL JUNIOR, P. A. F.. Participação em banca de Lidiane Cavalheiro De Oliveira. Redes sociais e bullying virtual: um estudo de caso com alunos do ensino médio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
REATEGUI, E. B.; SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Márcia Cristina Dos Santos Mazzurana. As novas TICs na alfabetização: um olhar sob os objetos de aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Márcia Maria Gamerro Moresco. Gestão democrática: novo panorama educacional com a participação de todos em prol da investigação do conhecimento através das novas mídias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Maria Goreti Toledo Dos Santos. O uso dos games no cotidiano escolar das crianças. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Marly Bernardino Tristão. Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
FAVARETTO, F.; CABRAL JUNIOR, P. A. F.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Selma Vargas De Magalhães. Como e quando a criança deve e/ou pode começar a ter acesso ao computador?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Vanderlei Carvalho Alves. A contribuição da Informática para a EJA: Uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
CABRAL JUNIOR, P. A. F.; FAVARETTO, F.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Maria Elisabete Bonatto da Silva. Laboratório de Matemática - A contribuição dos jogos associados as novas tecnologias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Simone Alexandre Fonseca. Estimulação Precoce: Autismo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

11.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Marco Aurélio Sartori. O uso de materiais didáticos-pedagógicos acessíveis no auxílio de pessoas com deficiência visual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

12.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Denise Cohen Bochernitsan. O saber nas mãos: uso de softwares educativo por alunos surdos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

13.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Mônica Silveira Bereta. Os benefícios da inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

14.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Luana Bonfim. A inclusão por meio da educação musical na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

15.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Luciele Ribeiro Lirio. Lábio leporino e fenda palatina e inclusão escolar: relato de experiência. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

16.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Margarida de Souza Klein. Inclusão e deficiência mental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

17.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Daniele Dahm Azevedo Leal. Alfabetização de crianças surdas nas escolas de surdos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

18.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Flávia Prudência Campos. Inclusão digital de idosos: Em busca de melhores relações com as tecnologias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

19.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Vanessa Mendes Pedro. O currículo dos cursos de pedagogia na formação do profissional para atender a criança hospitalizada. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

20.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Vera Lucia da Rosa Rodrigues Torres. Inclusão sem exclusão: desafios para a prática educativa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI.

21.
TIJIBOY, A. V.; MORAIS, C. T. Q.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Ana Elisabeth Böhm Agostini. O blog no ritmo da educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
TIJIBOY, A. V.; MORAIS, C. T. Q.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Fernanda Santos de Galisteo. Tecnologias Assistivas e Inclusão: expectativas pais e professores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

23.
MORAIS, C. T. Q.; TIJIBOY, A. V.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Sonia Maria Teixeira. A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

24.
TIJIBOY, A. V.; MORAIS, C. T. Q.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Viviane Procaska Bilo. Produção de vídeos de história: reflexões de uma docente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

25.
BASSO, L. O.; REATEGUI, E. B.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Maria Margarete Canabarro. Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para além do ?curtir??. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

26.
BASSO, L. O.; REATEGUI, E. B.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Rozangela Silva Machado. Contribuição da Informática na Educação Inclusiva. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

27.
BASSO, L. O.; JANTSCH, A.; DIAS, Cristiani O.. Participação em banca de Ivonete Sanchez de Araujo. O uso do vídeo: um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

28.
BASSO, L. O.; MORAIS, C. T. Q.; CORREA, Y.. Participação em banca de Denise Fagundes Garcia. O uso das Mídias no Ensino Técnico em Escola Pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

29.
BASSO, L. O.; CORREA, Y.; MORAIS, C. T. Q.. Participação em banca de Flávia De Abreu Fiorenza. Acessibilidade Tecnológica dentro do LABIN nas Escolas do Estado em Esteio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

30.
BASSO, L. O.; MORAIS, C. T. Q.; CORREA, Y.. Participação em banca de Tatiane Ricaldi. Explorando a Geometria Espacial no Ensino Médio com o Uso da Informática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

31.
BASSO, L. O.; JANTSCH, A.; CORREA, Y.. Participação em banca de Ivanete de Souza Pedroso. Reflexão no contexto escolar: um estudo sobre o programa de rádio da Prefeitura Municipal de Fontoura Xavier. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

32.
BASSO, L. O.; DEUS, S. F. B.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de Maria Bianca Henrich. A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

33.
BASSO, L. O.; SCHNEIDER, F. C.; DEUS, S. F. B.. Participação em banca de Hélen Cristina Wagner Kneip. Que espaço a TV vem ocupando na vida das crianças entre zero e seis anos?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aulas Públicas - Educação e Contemporaneidade: O uso de ferramentas midiáticas na promoção do ensino de língua para jovens aprendizes em campos de refugiados. 2017. (Outra).

2.
II Seminário de Alinhamento Conceitual do Mestrado PROFEPT. 2017. (Seminário).

3.
Inclusão e Sustentabilidade: Um Olhar Interdisciplinar.Tecnologias Assistivas. 2016. (Seminário).

4.
Protagonismo compartilhado: as relações entre professor, aluno e conhecimento. 2016. (Outra).

5.
Sábado Científico, Relacionamentos atuais: do líquido ao liquidado?. 2016. (Outra).

6.
III Seminário Diálogos sobre Pesquisa. 2015. (Seminário).

7.
Ruby em Rails: da experiência de programação ao mercado de trabaho. 2015. (Outra).

8.
Neurociência e Educação. 2014. (Encontro).

9.
Congreso Iberoamericano de Informática Educativa Especial. Panel de Expertos "Iberoamérica por la diversidad". 2013. (Congresso).

10.
Congreso Internacional de Informática Educativa. Blog acessível potencializando a autoria de pessoas com deficiência.. 2012. (Congresso).

11.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Ferramenta acessível para produção multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais.. 2012. (Congresso).

12.
IV Seminário Internacional dos Trabalhadores em Educação.O uso das novas tecnologias no ensino da educação especial.. 2012. (Seminário).

13.
I Encontro Interdisciplinar: Conexões em Educação e Novas Tecnologias.Mesa-redonda Cooperação internacional na formação acadêmica: integrando culturas e tecnologias. 2011. (Encontro).

14.
XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. 2011. (Simpósio).

15.
IX World Conference on Computers in Education (IFIP). Multimedia Workshop: collective production in learning management systems with the aim of PSN digital inclusion. 2009. (Congresso).

16.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.AVA inclusivo: validação da acessibilidade na perspectiva de interagentes com limitações visuais e auditivas. 2009. (Simpósio).

17.
Squeakfest Brasil. 2009. (Congresso).

18.
Taller Internacional de Software Educativo.Testes de usabilidade com prototipação em papel: validação de ferramenta de AVA acessível a PNEs. 2009. (Oficina).

19.
VIII Congreso Iberoamericano de Informática y Educación Especial. Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Digital. 2009. (Congresso).

20.
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. RAMPAS TECNOLÓGICAS ACESSÍVEIS: construindo a inclusão sóciodigital para pessoas com necessidades especiais. 2009. (Congresso).

21.
A comunicação aumentativa e alternativa e inclusão escolar. Experiências canadenses e brasileiras em debate.. 2008. (Encontro).

22.
Simpósio Internacional de Informática Educativa.Eduquito: Ambiente Virtual para Inclusão Digital de PNEES. 2008. (Simpósio).

23.
Symposium Internaciona SICA 08.Diseñar entornos digitales de inclusión para las NEE. 2008. (Simpósio).

24.
XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. 2008. (Seminário).

25.
XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem.. 2008. (Seminário).

26.
Fronteiras do Pensamento - A linguagem na era digital - Pierre Lévy. 2007. (Outra).

27.
IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs.. 2007. (Seminário).

28.
Simpósio Aprendizagem na Educação a Distância:Caminhos do Brasil. 2007. (Simpósio).

29.
Workshop Elaborando um Projeto de Pesquisa. 2007. (Outra).

30.
II Workshop de Voz sobre IP.II Workshop de Voz sobre IP. 2003. (Outra).

31.
IX Feira de Engenharia.IX Feira de Engenharia. 2003. (Outra).

32.
XII Semana da Engenharia.XII Semana da Engenharia. 2003. (Outra).

33.
XIV SET Universitário.XIV SET Universitário. 2001. (Seminário).

34.
II Semana Acadêmica do Curso de Informática.II Semana Acadêmica do Curso de Informática. 1999. (Outra).

35.
Produção gráfica: novas tecnologias e internet.Produção gráfica: novas tecnologias e internet. 1999. (Oficina).

36.
XXII Congesso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXII Congesso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1999. (Congresso).

37.
Feira das Profissões.Feira das Profissões. 1998. (Outra).

38.
II Encontro Regional dos Estudantes de Computação.II Encontro Regional dos Estudantes de Computação. 1998. (Encontro).

39.
I Semana Acadêmica do Curso de Informática.I Semana Acadêmica do Curso de Informática. 1998. (Outra).

40.
VII Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia.VII Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia. 1998. (Seminário).

41.
V Semana Cultura do Centro de Tecnologia.V Semana Cultura do Centro de Tecnologia. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASSO, L. O.. 9th IFIP Word Conference on Computers in Education. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Clarissa Lopes Trojack. A produção de vídeos digitais como estratégia para aprender matemática. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

2.
Camila Pereira da Cruz. INTEGRAÇÃO ESCOLAR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

3.
Ana Paula Corrêa Miranda. CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO DUOLINGO PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

4.
Denize Cohen Bochernitsan. O saber nas mãos: uso de softwares educativo por alunos surdos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

5.
Marco Aurélio Sartori. O uso de materiais didáticos-pedagógicos acessíveis no auxílio de pessoas com deficiência visual. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Tecnologias para a Inclusão) - Instituto INEDI. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

6.
Denise Fagundes Garcia. O uso das Mídias no Ensino Técnico em Escola Pública. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

7.
Flávia De Abreu Fiorenza. Acessibilidade Tecnológica dentro do LABIN nas Escolas do Estado em Esteio. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

8.
Hélen Cristina Wagner Kneip. Que espaço a TV vem ocupando na vida das crianças entre zero e seis anos?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

9.
Ivanete de Souza Pedroso. Reflexão no contexto escolar: um estudo sobre o programa de rádio da Prefeitura Municipal de Fontoura Xavier. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

10.
Ivonete Sanchez de Araujo. O uso do vídeo: um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

11.
Maria Bianca Henrich. A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

12.
Maria Margarete Canabarro. Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para além do ?curtir??. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

13.
Rozangela Silva Machado. Contribuição da Informática na Educação Inclusiva. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

14.
Tatiane Ricaldi. Explorando a Geometria Espacial no Ensino Médio com o Uso da Informática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Valéria Nunes. MOBIFORCE ? SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS DIRETAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

Orientações de outra natureza
1.
Mateus Matos Meneghetti. Estágio curricular. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.

2.
Mariana Cunha César. Estágio curricular: INVENTÁRIO DE INFORMÁTICA - INVENTARIOINFO. 2013. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico Subsequente em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Lourenço de Oliveira Basso.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA2005BASSO, L. O.; HERTZOG, Heloísa Melo ; SILVEIRA, J. G. DA ; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; CASTELLO, Fladhimyr Câmara . Desenvolvimento de um software educacional baseado na internet para estudos de casos clínicos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n.2, p. 1-10, 2005.

2.
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA2007BASSO, L. O.; SANTAROSA, L. C. ; PASSERINO ; DIAS, Cristiani O. . Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-11, 2007.

3.
BASSO, L. O.;BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA2007BASSO, L. O.; BALLESTER, Dinarte Alexandre Prietto ; LOSEKANN, Alexandre ; HERTZOG, Heloísa Melo ; CARDOSO, Michelle ; CAMOZZATO, Plauto Filho ; BITENCOURT, Renata . MedCase - uma ferramenta online para estudo de casos clínicos. Scientia Medica (PUCRS. Impresso), v. 17, p. 184-191, 2007.

4.
SANTAROSA, L. C.2008SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Oficina de Produção: uma ferramenta de escrita coletiva de documentos multimídia acessível a PNEs. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.

5.
SANTAROSA, L. C.2009 SANTAROSA, L. C. ; BASSO, L. O. . Eduquito: Virtual Environment for Digital Inclusion of People with Special Educational Needs. Journal of Universal Computer Science (Print), v. 15, p. 1496-1507, 2009.

6.
SANTAROSA, L. C.2010SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ergonomia Cognitiva para a Diversidade Humana.. Educacao, Formacao & Tecnologias, v. 2010, p. 4-13, 2010.

7.
SANTAROSA, L. C.2012SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. . Eduquito: Ferramentas de Autoria e de Colaboração Acessíveis na Perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, p. 449-468, 2012.

8.
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI2013 SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; CONFORTO, Débora ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 1-12, 2013.

9.
CANABARRO, M. M.2013CANABARRO, M. M. ; BASSO, L. O. . Os Professores e as Redes Sociais ? É possível utilizar o Facebook para alémdo ?curtir??. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1, 2013.

10.
ZANK, C.2008ZANK, C. ; BASSO, L. O. ; PASSERINO . Interações Discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.


Livros e capítulos
1.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA; MILETTO, E. M. . Linguagem PHP. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 161-194.

2.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. Integração de PHP e MySQL. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 195-212.

3.
MACHADO, R. P. ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . AJAX. In: Evandro Manara Miletto; Silvia de Castro Bertagnolli. (Org.). Desenvolvimento de Software II - Introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2014, v. , p. 213-230.

4.
SANTAROSA, LUCILA MARIA COSTI ; CONFORTO, Débora ; BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA . Eduquito: ambiente virtual de aprendizaje proyecto para la diversidad humana.. In: MARTINS, S.E.S.O; SANTAROSA, L.M.C; RODRIGUES, A.D.; HEREDERO, E.S.. (Org.). Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial.. 1ed.Alcalá de Henares: SERVICIO DE PUBLICACIONES DE LA UAH, 2014, v. 1, p. 212-233.


Apresentações de Trabalho
1.
BASSO, LOURENÇO DE OLIVEIRA. Tecnologias Assistivas na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTAROSA, L. C. ; CONFORTO, Débora ; BASSO, L. O. ; LEITHARDT, V. ; HENRIQUE, L. ; SCHNEIDER, F. C. . Ambiente virtual acessível Eduquito: espaço para inclusão digital de pessoas com necessidades especiais. 2011. .

2.
BASSO, L. O.. Utilização de recursos computacionais como ferramenta para aprendizagem para pessoas com necessidades especiais. 2011. .

3.
BASSO, L. O.. Utilização de recursos computacionais como ferramenta para aprendizagem para pessoas com necessidades especiais. 2011. .





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 24:49:34