Plínio Marco De Toni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4858828095726875
  • Última atualização do currículo em 26/02/2018


Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela USP (linha de pesquisa: avaliação psicológica), mestre em Psicologia da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (linha de pesquisa: neuropsicologia), graduado em Psicologia (Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal do Paraná (2001). Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR (Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário - Nível Mestrado). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Bilinguismo da UNICENTRO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Plínio Marco De Toni
Nome em citações bibliográficas
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Estrada do Riozinho, km 148
84500-000 - Irati, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os Cubos de Kohs na avaliação neuropsicologica das funções executivas, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Iraí Cristina Boccato Alves.
2002 - 2004
Mestrado em Mestrado em Psicologia da Infância e Adolescência.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Orientação Direita-Esquerda: um estudo dos parâmetros psicométricos da Bateria Piaget-Head para a população brasileira.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dr. Egídio José Romanelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Neuropsicologia; Psicometria; Psicomotricidade; Bateria Piaget-Head; Lateralidade; Orientação direita-esquerda.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicometria.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Neurociências; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1997 - 2002
Graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura em Psicologia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-chefia do Departamento de Psicologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vice-chefia do Departamento de Psicologia da UNICENTRO.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro titular do CEPE/UNICENTRO., Carga horária: 2


Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 04/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em psicologia
Psicologia cognitiva

Faculdade Dom Bosco - Campus Mercês, FDB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12

Atividades

08/2005 - 02/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Neuropsicológica
Neuropsicologia
Pesquisa
Psicometria

Faculdade Evangélica do Paraná, FEPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de Neuropsicologia, Técnicas de Exame Psicológico I e II e Pesquisa Aplicada à Psicologia

Atividades

02/2005 - 04/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia
Pesquisa aplicada à Psicologia
Técnicas de Exame Psicológico I
Técnicas de Exame Psicológico II


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Laboratório de Psicologia do Bilinguismo - LabLingue (UNICENTRO-PR)
Descrição: Este projeto está vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Mestrado em Desenvolvimento Comunitário da UNICENTRO-PR e tem como objetivo investigar os processos psicológicos envolvidos na experiência bilíngue. Assim, fazem parte do projeto estudantes de graduação e pós-graduação, abarcando projetos de IC, TCC (graduação) e dissertações de mestrado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Plínio Marco De Toni - Coordenador.
2012 - Atual
Atividade física e saúde no contexto comunitário
Descrição: Este projeto tem os seguintes objetivos: analisar a relação Atividade Física e Saúde Coletiva através da atividade física/pratica corporal em diferentes grupos como crianças, adolescentes, adultos e trabalhadores; Compreender através de estudos críticos, descritivos e de intervenção a interação epidemiologia e atividade física/praticas corporais; Investigar os determinantes/barreiras para a promoção da saúde através do exercício físico no social, coletivo e público chamando a atenção para os serviços públicos de saúde e comunitários como potenciais espaços de ação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Ciclo vital e comunidade: indicadores, processos e cuidados
Descrição: O presente projeto pretende investigar os indicadores, processos e cuidados relacionados aos diversos momentos do ciclo vital, com a finalidade de subsidiar práticas e saberes nessa população, além de desenvolver instrumentos de medição e tecnologias de assistência. Tem-se o especial interesse nas condições crônicas, nos processos do cuidado, especialmente institucional e familiar e nos desdobramentos que estes trazem ao contexto comunitário. Este projeto envolve uma perspectiva interdisciplinar, considerando a atenção em saúde, a vulnerabilidade social e ambiental e as questões educacionais como objetos da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Construção de Instrumentos para Avaliação Neuropsicológica
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar instrumentos para avaliação neuropsicológica, priorizando a análise psicométrica de testes psicológicos envolvidos na neuropsicologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2000
8º EVINCI (Evento de Iniciação Científica da UFPR), Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRISTIANO, L. B.2017CRISTIANO, L. B. ; TONI, PLINIO MARCO DE . Estrutura fatorial das Matrizes Progressivas Avançadas de Raven (Série I). NEUROPSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 9, p. 35, 2017.

2.
BATISTA, A. P.2016BATISTA, A. P. ; WEBER, L. ; DE TONI, P. M. . Unidimensionality of the Scales of the Teacher Leadership Styles Inventory ? TLSI. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 24, p. 855, 2016.

3.
BRANDELERO, VANESSA2015BRANDELERO, VANESSA ; TONI, PLINIO MARCO DE . ESTUDO DE VALIDADE DO TESTE STROOP DE CORES E PALAVRAS PARA CONTROLE INIBITÓRIO. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v. 33, p. 282, 2015.

4.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2014DE TONI, P. M.; MELO, C. C. R. A. . Parâmetros psicométricos do raven - escala avançada serie i - para crianças e adolescentes de Curitiba. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v. 32, p. 109-116, 2014.

5.
MOSELE, P. G.2014MOSELE, P. G. ; SANTOS, J. F. ; GODOI, V. C. ; COSTA, F. M. ; DE TONI, P. M. ; FUJINAGA, C. I. . Instrumento de avaliação da sucção do recém-nascido com vistas a alimentação ao seio materno. Revista CEFAC (Online), v. 16, p. 1548-1557, 2014.

6.
GONCALVES, N. C.2014GONCALVES, N. C. ; LIMA, R. ; KRUSZIELSKI, L. ; DE TONI, P. M. . ATENÇÃO CONCENTRADA E MEMÓRIA OPERACIONAL EM PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v. 32, p. 91-98, 2014.

7.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2014DE TONI, P. M.; Toni, C. G. S. . O desenvolvimento da lateralidade: uma abordagem etológica. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v. 32, p. 79-89, 2014.

8.
RUBIK, B. S.2012RUBIK, B. S. ; DE TONI, P. M. . Análise da estrutura fatorial do subteste Labirintos do WISC-III. Boletim de Psicologia, v. LXII, p. 15, 2012.

9.
FERREIRA, J. F.2012FERREIRA, J. F. ; NASCIMENTO, K. F. ; AMARAL, W. R. ; AMORIM, C. ; DE TONI, P. M. . Bullying na percepção dos professores. Intersaberes (Facinter), v. 7, p. 30, 2012.

10.
CRUZ, V. P.2011CRUZ, V. P. ; DE TONI, P. M. ; OLIVEIRA, D. M. . As funções executivas na Figura Complexa de Rey: relação entre planejamento e memória nas fases do teste. Boletim de Psicologia, v. 61, p. 17-30, 2011.

11.
Schulz, R. B.2008Schulz, R. B. ; ROSSIGNOLI, P. ; CORRER, C. J. ; FERNANDEZ-LLIMOS, F. ; DE TONI, P. M. . Validação do Mini-Questionário de Qualidade de Vida em Hipertensão Arterial (MINICHAL) para o Português (Brasil). Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 90, p. 139-144, 2008.

12.
SALVO, Caroline Guisantes de2008SALVO, Caroline Guisantes de ; DE TONI, P. M. ; SILVARES, Edwiges . Análise fatorial e unidimensionalidade da Escala de Impacto à Enurese. Psico (PUCRS), v. 39, p. 240-245, 2008.

13.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2005DE TONI, P. M.; ROMANELLI, Egídio José ; SALVO, Caroline Guisantes de . Estudo normativo da Bateria Piaget-Head para crianças da cidade de Curitiba: dados preliminares. Psicologia Argumento, Curitiba - PR, v. 23, n.43, p. 27-33, 2005.

14.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2005DE TONI, P. M.; ROMANELLI, Egídio José ; SALVO, Caroline Guisantes de . A evolução da neuropsicologia: da antiguidade aos tempos modernos. Psicologia Argumento, v. 23, n.41, p. 47-55, 2005.

15.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2005DE TONI, P. M.; SALVO, Caroline Guisantes de ; SILVARES, Edwiges . Práticas educativas como forma de predição de competência social e problemas de comportamento.. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 22, n.2, p. 187-195, 2005.

16.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2004DE TONI, P. M.; WEBER, L. N. D. ; SALVO, Caroline Guisantes de ; MARINS, M. C. . Etologia humana: o exemplo do apego. Psicologia USF, v. 9, n.1, p. 99-104, 2004.

17.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2004DE TONI, P. M.; ROMANELLI, Egídio José ; SALVO, Caroline Guisantes de . Precisão e validade de constructo da Bateria Piaget-Head para um contexto brasileiro.. Boletim de Psicologia, v. 54, n.118, 2004.

18.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2004DE TONI, P. M.; ROMANELLI, Egídio José ; SALVO, Caroline Guisantes de . Análise da estrutura fatorial da Bateria Piaget-Head.. Boletim de Psicologia, v. 54, n.120, p. 73-86, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DE TONI, P. M.. Bateria Piaget-Head de Orientação Direita-Esquerda: manual. São Paulo: Vetor, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Correia, T.L. ; DE TONI, P. M. . A EQUOTERAPIA COMO PRÁTICA PROMOTORA DE BENEFÍCIOS NEUROPSICOMOTORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: XXII Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2014, Londrina. Anais do XXII Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2014.

2.
Bortoli, J. ; DE TONI, P. M. ; Sasso, S. M. ; Kuss, V. L. S. . Tabagismo, desenvolvimento comunitário e interdisciplinaridade. In: Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul, 2013, Florianópolis - SC. Anais do Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul, 2013. p. 1-8.

3.
FERREIRA, J. ; KEILA, N. ; AMORIM, C. ; DE TONI, P. M. . Bullying na Percepção dos Professores. In: VII Seminário Indisciplina na Educação Contemporânea, 2011, Curitiba. Anais do VII Semimário Indiciplina na Educação Contemporânea. Curitiba-PR: Pitágoras, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE TONI, P. M.; Praisner, T. . Fidedignidade de dados normativos do Teste ACRE de atenção concentrada para crianças e adolescentes de Curitiba-PR. In: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia / IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo-SP. Anais do XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia / IV Reunião Anual do IBNeC, 2013. p. 105-106.

2.
DE TONI, P. M.; Praisner, T. . Uma revisão sistemática da literatura sobre os Cubos de Kohs nas línguas portuguesa e inglesa no período de 1990 a 2013. In: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia / IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo-SP. Anais do XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia / IV Reunião Anual do IBNeC, 2013. p. 153.

3.
DE TONI, P. M.; Praisner, T. . Validade e normatização dos Cubos de Kohs para a função executiva de planejamento. In: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia / IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo-SP. Anais do XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia / IV Reunião Anual do IBNeC, 2013. p. 153-154.

4.
RODRIGUES, C. A. ; DE TONI, P. M. . Validação dos indicadores do Teste de Zulliger para o porte de arma de fogo. In: Programa de iniciação científica da Universidade Tuiuti do Paraná, 2012, Curitiba. revista científica do programa de iniciação científica da Universidade Tuiuti do Paraná, 2012. v. 4.

5.
DE TONI, P. M.; ALVES, I. C. B. . Parâmetros psicométricos dos Cubos de Kohs para crianças e adolescentes do município de Curitiba-PR. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba-PR. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

6.
DE TONI, P. M.. Desenvolvimento psicométrico de instrumentos utilizados na avaliação forense. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba-PR. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

7.
KRUSZIELSKI, L. ; DE TONI, P. M. ; MARINS, M. C. . Análise exploratória do subteste aritmética do Teste de Desempenho Escolar.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais do XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

8.
MARINS, M. C. ; KRUSZIELSKI, L. ; DE TONI, P. M. . Desenvolvimento da atenção e comparação entre normatização da população adulta e infantil / adolescente no Teste de Atenção Concentrada e diferenças entre gêneros, idade e escolaridade no desempenho do teste.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais do XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

9.
DE TONI, P. M.. Notas nusicais fazem a diferença? A influência da música na cognição.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais do XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

10.
KRUSZIELSKI, L. ; DE TONI, P. M. ; MARINS, M. C. . Resolução de exercícios aritméticos e memóra de trabalho. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais do XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

11.
SALVO, Caroline Guisantes de ; DE TONI, P. M. ; CUSTODIO, E. M. . O desempenho de crianças com TDAH no Bender: uma análise de possíveis indicadores a partir do sistema Koppitz. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais do XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

12.
DE TONI, P. M.. Práticas Educativas na Previsão de Competências Sociais e Problemas de Comportamento.. In: II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas-SP. Anais do XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis., 2004.

13.
DE TONI, P. M.. Estrutura Fatorial do Inventário de Estilos Parentais.. In: II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas-SP. Anais do XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis., 2004.

14.
DE TONI, P. M.. Estrutura Fatorial da Bateria Piaget-Head.. In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia., 2004, Ribeirão Preto-SP. Anais do XXXIV Reunião Anual de Psicologia., 2004.

15.
DE TONI, P. M.. Precisão e Validade de Constructo da Bateria Piaget-Head.. In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto-SP. Anais da XXXIV Reunião Anual de Psicologia., 2004.

16.
DE TONI, P. M.. Programa de Desenvolvimento da Atenção e do Autocontrole. In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto-SP. Anais da XXXIV Reunião Anual de Psicologia, 2004.

17.
DE TONI, P. M.. Comparação entre as normatizações brasileira e francesa da Bateria Piaget-Head e diferenças entre gêneros, escolas e lateralidade no desempenho do teste.. In: XXXIV Reunião Anual de Psicologia., 2004, Ribeirão Preto-SP. Anais da XXXIV Reunião Anual de Psicologia., 2004.

18.
DE TONI, P. M.; SALVO, Caroline Guisantes de ; ROMANELLI, Egídio José . Adaptação e padronização da Bateria Piaget-Head para a população brasileira.. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003.

19.
DE TONI, P. M.; RIECHI, T. I. J. S. ; ROMANELLI, Egídio José ; AMBROZIO, C. R. ; GADENS, G. S. ; OLIVEIRA, M. A. F. ; SA, P. S. ; MARINS, M. C. . Neuropsicologia pediátrica: uma abordagem hospitalar. In: X Encontro Paranaense de Psicologia, 2002, Curitiba- PR. Anais do X Encontro Paranaense de Psicologia, 2002.

20.
DE TONI, P. M.; WEBER, L. N. D. ; CUNNINGHAM, L. ; ASSIS, C. L. . Desenvolvendo relações inter-pessoais e promovendo a cidadania.. In: X Encontro Paranaense de Psicologia, 2002, Curitiba. Anais do X Encontro Paranaense de Psicologia, 2002.

21.
DE TONI, P. M.; RIECHI, T. I. J. S. ; ROMANELLI, Egídio José ; AMBROZIO, C. R. ; GADENS, G. S. ; OLIVEIRA, M. A. F. ; SA, P. S. . Atuação neuropsicológica em centro de neurologia pediátrica.. In: I ENEC - Encontro de Extensão e Cultura - UFPR, 2002, Curitiba - PR. Anais do I ENEC - Encontro de Extensão e Cultura - UFPR. Curitiba: UFPR, 2002.

22.
DE TONI, P. M.; ROMANELLI, Egídio José ; RIECHI, T. I. J. S. ; AMBROZIO, C. R. ; GADENS, G. S. ; OLIVEIRA, M. A. F. ; SA, P. S. . Atuação neuropsicológica em centro de neurologia pediátrica.. In: III Congresso Brasileiro de Tecnologia e (Re)Habilitação Cognitiva, 2002, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Tecnologia e (Re)Habilitação Cognitiva. São Paulo: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2002. p. 10.

23.
DE TONI, P. M.; WEBER, L. N. D. ; CUNNINGHAM, L. ; ZOCCHE, C. R. E. ; ASSIS, C. L. ; ZANONA, M. ; FLOR, M. . Vivências psicológicas com crianças e adolescentes em risco social: uma proposta de psicologia na comunidade carente.. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas - SP. Anais do X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Campinas: ABPMC, 2001. p. 193-194.

24.
DE TONI, P. M.; RIECHI, T. I. J. S. ; ROMANELLI, Egídio José ; MARINS, M. C. ; KRUSZIELSKI, L. ; GADENS, G. S. . Avaliação interdisciplinar de crianças e adolescentes portadores de comprometimento neurológico.. In: IX EVINCI - Evento de Iniciação Científica - UFPR, 2001, Curitiba - PR. Anais do IX EVINCI - Evento de Iniciação Científica - UFPR. Curitiba: UFPR, 2001. p. 535.

25.
DE TONI, P. M.; WEBER, L. N. D. ; ZOCCHE, C. R. E. ; ASSIS, C. L. ; ZANONA, M. ; FLOR, M. . Projeto Criança: grupos psicológicos com criancas e adolescentes em risco social.. In: IX EVINCI - Evento de Iniciação Científica - UFPR, 2001, Curitiba - PR. Anais do IX EVINCI - Evento de Iniciação Científica - UFPR. Curitiba: UFPR, 2001. p. 540.

26.
DE TONI, P. M.; KRUSZIELSKI, L. ; RIECHI, T. I. J. S. . Avaliação interdisciplinar de crianças e adolescentes portadores de comprometimento neurológico. In: XVIII SEURS Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2000, Santa Maria - RS. XVIII SEURS Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Santa Maria: UFSM, 2000. p. 124.

27.
DE TONI, P. M.; KRUSZIELSKI, L. ; RIECHI, T. I. J. S. . Avaliação interdisciplinar de crianças e adolescentes portadores de comprometimento neurológico.. In: VIII EVINCI - Evento de Iniciação Cientítica - UFPR, 2000, Curitiba - PR. Anais do VIII EVINCI - Evento de Iniciação Cientítica - UFPR. UFPR: Curitiba, 2000. p. 539.

28.
DE TONI, P. M.; KRUSZIELSKI, L. ; RIECHI, T. I. J. S. . Avaliação interdisciplinar de crianças e adolescentes portadores de comprometimento neurológico. In: I Congresso de Humanidades - UFPR, 2000, Curitiba. Anais do I Congresso de Humanidades - UFPR. Curitiba: UFPR, 2000. p. 236.

29.
DE TONI, P. M.; KRUSZIELSKI, L. ; MARINS, M. C. . Consequências cognitivas em crianças e adolescentes neoplásicos submetidos a tratamento quimio e radioterápico. In: XIII Encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar, 1999, Curitiba - PR. Anais do XIII Encontro Nacional dos Psicólogos da Área Hospitalar, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
DE TONI, P. M.;TONI, PLINIO MARCO DE2002 DE TONI, P. M.; ANTONIUK, S. ; BRUCK, I. ; SANTOS, I. ; RIECHI, T. I. J. S. ; ROMANELLI, Egídio José ; GADENS, G. S. ; MARINS, M. C. ; KRUSZIELSKI, L. . Practicing interdisciplinary neuropsychology at a neurological center. Revista de Neurologia, Barcelona - Espanha, v. 34, p. 72, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOARES, N. ; DE TONI, P. M. . Análise da precisão da correção da Figura Complexa de Rey. Revista Argentina de Clínica Psicológica, 2015.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DE TONI, P. M.. Consultoria estatística ao corpo docente do Curso de Psicologia da UTP-PR. 2011.

2.
DE TONI, P. M.. Consultoria estatística ao Mestrado em Psicologia da Infância e Adolescência - UFPR. 2003.

Programas de computador sem registro
1.
DE TONI, P. M.. Neuropsicologia: textos técnicos e slides. 2012.

2.
DE TONI, P. M.. Cérebro e Cognição. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
DE TONI, P. M.. Co-autoria de projeto de implantação do Curso de Graduação em Psicologia na FADEP-PR. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
DE TONI, P. M.. Topics in Psychology - The frontal lobe of the brain: some neuroanatomical and neuropsychological aspects. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
DE TONI, P. M.. Apresentação musical na semana cultural do NEPPSI.. 2011. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DE TONI, P. M.; KRUSZIELSKI, L.; XAVIER, C. R.. Participação em banca de Nandra Martins Soares. Avaliação neuropsicológica das funções executivas em idosos bilíngues: português-ucraniano.. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
RIECHI, T. I. J. S.; DE TONI, P. M.; HAMDAN, A. C.. Participação em banca de Davi Sidnei de Lima. Comparação de funções cognitivas entre crianças e adolescentes com crise epilética única e epilepsia.. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

3.
PEREIRA, A. P. A.; DE TONI, P. M.; SANTOS, F. H.. Participação em banca de Vivian Lazzarotto Pereira da Cruz. Reabilitação cognitiva dos processos atencionais em adultos com traumatismo cranioencefálico. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
PEREIRA, A. P. A.; DE TONI, P. M.; SANTOS, F. H.. Participação em banca de Ingrid Fonseca Maich. Avaliação da flexibilidade cognitiva em adultos portadores de HIV.. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CORRER, C. J.; DE TONI, P. M.; HEYDE, M. E. D. V. D.. Participação em banca de Fábio Brasil. Validação do instrumento Diabetes Quality of Life Measure (DQOL-Brasil) para portadores de diabete melito tipo 1.. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
WEBER, L. N. D.; Bolsanelo, M. A.; Lohr, S. S.; Loureiro, S. R.; Toni, C. G. S.; DE TONI, P. M.. Participação em banca de Ana Priscila Batista. Construção e análise de parâmetros psicométricos do Inventário de Estilos de Liderança de Professores. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DE TONI, P. M.. Psicologia Social e Comunitária. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Outras participações
1.
DE TONI, P. M.. Banca examinadora do teste seletivo para professores colaboradores - área Terapia Cognitivo-Comportamental. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Nandra Martins Soares. Avaliação neuropsicológica das funções executivas em idosos bilíngues: português-ucraniano.. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Plínio Marco De Toni.

2.
Jussara de Bortoli. Funções executivas e dependência do tabaco em adultos do município de Irati. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, . Orientador: Plínio Marco De Toni.

3.
Juliana Gorski Antunes. Contribuição da Flexibilidade Cognitiva e Controle de Impulsos na Emissão de Comportamentos Antissociais. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, . Orientador: Plínio Marco De Toni.

4.
Vanessa Brandelero. Teste Stroop de Cores e Palavras na Avaliação da Impulsividade: Parâmetros Psicométricos. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Plínio Marco De Toni.

5.
Denise Lazarini. Desenvolvimento de uma Escala de Conhecimento sobre Abuso Sexual. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Plínio Marco De Toni.

6.
Cássia Aparecida Rodrigues. Validação do Teste Zulliger para Avaliação de Porte de Arma. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Plínio Marco De Toni.

7.
Luiz Arilton Vieira. Relação entre Práticas Parentais e Funções Neuropsicológicas de Crianças no Município de Matinhos - PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Plínio Marco De Toni.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Luísa Berger Silva. Funções cognitivas em usuários de crack: revisão sistemática dos procedimentos psicométricos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Plínio Marco De Toni.

2.
Cristiane Mehl. Transtornos invasivos de desenvolvimento: o autismo à luz da neuropsicologia.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Plínio Marco De Toni.

3.
Keila Yukie Taguchi. Diferenças cognitivas entre os gêneros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

4.
Michelle Panico de Lara. Uma análise das diferenças cognitivas entre destros e canhotos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

5.
Karine Cristina Calderaro. A influência do ambiente cultural no desenvolvimento das funções executivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

6.
Flávia Sayuri Wachi Yamawaki. Diferenças cognitivas entre brasileiros e japoneses. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

7.
Joyce Ferreira de Souza. Planejamento e memória operacional em usuários crônicos de álcool. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

8.
Carla Cristina Reis de Assis Melo. Uma análise da precisão e normatização das Matrizes Progressivas Raven-Escala Avançada-Serie I para crianças e adolescentes do município de Curitiba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

9.
Giovana Mara Gregui Inocente. Funções executivas: uma análise das correlações em adolescentes do município de Curitiba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

10.
Karla Rodrigues Santana. Áreas pré-frontais e funcionamento executivo em pacientes depressivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

11.
Priscila Santos. Alterações nas funções executivas relacionadas às áreas pré-frontais do cérebro em alcoolistas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

12.
Camila Barbosa. Funções executivas e áreas pré-frontais e usuários de crack. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.

Iniciação científica
1.
Genner Mateus Secco. Revisão sistemática dos artigos de autores brasileiros acerca do tema ?bilinguismo e cognição? publicados nos últimos 15 anos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Plínio Marco De Toni.

2.
Gabriel Sousa Andrade. Bilinguismo e funções executivas: uma revisão dos artigos publicados por Ellen Bialystok entre os anos de 2012 e 2015. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Plínio Marco De Toni.

3.
Analine Badotti Batista. O córtex pré-frontal do cérebro e as funções cognitivas de atenção concentrada, memória operacional e memória auditiva em adultos bilíngues do município de Irati-PR. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Plínio Marco De Toni.

4.
Thayná Lais de Souza Arten. Avaliação neuropsicológica das funções de planejamento mental e controle inibitório em bilíngues dos municípios de Irati-PR e Mafra-SC. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Plínio Marco De Toni.

5.
Viviane Luísa Berger Silva. Funções executivas em usuários de crack: um levantamento de pesquisas com o tema nos últimos dez anos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Plínio Marco De Toni.

6.
Thays Luana Correia. A equoterapia como prática promotora de benefícios neuropsicomotores: uma revisão sistemática da literatura.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Iniciação Científica (PROIC). Orientador: Plínio Marco De Toni.

7.
Gisele Roessler. O funcionamento das áreas pré-frontais do cérebro e o desempenho executivo em alcoolistas.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Iniciação Científica (PROIC). Orientador: Plínio Marco De Toni.

8.
Bruna Salete Rubik. Estrutura fatorial do subteste Labirintos do WISC-III. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Plínio Marco De Toni.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:16:33