Eduardo Campos Pellanda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8142672413873390
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Possui dois Pós-Doutoramentos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) - Boston - EUA. Atualmente é professor Titular por merecimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro do programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.. Coordenador do Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (UBILAB). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Jornalismo e Publicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, internet, converência, e ciberespaço. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Campos Pellanda
Nome em citações bibliográficas
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Jornalismo.
Av Ipiranga 6681
Partenon
90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33203530
Ramal: 3530
URL da Homepage: http://www.pucrs.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Doutorado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Internet móvel: novas relações na cibercultura derivadas da mobilidade na comunicação, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Francisco Menezes Martins.
Palavras-chave: Mídia; Internet; mobilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1999 - 2001
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Internet como ambiente de convergência de Mídias e formação de Linguagem Própria,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: francisco Menezes Martins.
Palavras-chave: Internet; convergência; linguagem; Mídia; cnn; jornalismo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Informática.
1994 - 1998
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Propaganda off line para potencilalizar a Internet.
Orientador: Militão de Maya Ricardo.


Pós-doutorado


2013
Pós-Doutorado.
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2008 - 2008
Pós-Doutorado.
MIT - Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.


Formação Complementar


1995 - 1995
Extensão universitária em Digital Sampling Programing. (Carga horária: 50h).
University of California Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
1995 - 1995
Extensão universitária em Introduction to Audio Engineering. (Carga horária: 50h).
University of California Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.


Atuação Profissional



World Association of Newspapers, WAN-IFRA, Alemanha.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro do Board, Enquadramento Funcional: Membro do board do grupo Global alliance for


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicação Artes e Design - Famecos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do Program de Pós-Graduação em Comunicação.
03/2011 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicação Artes e Design - Famecos, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de pesquisas aplicadas Ubilab.
03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação Artes e Design - Famecos, .

03/2008 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Convergência e Ubiquidade Midiática
3/1999 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Convergente
Orientação de Monografias

Rede Brasil Sul de Comunicação, RBS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de negócios, Carga horária: 40

Atividades

03/1998 - 03/2001
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Desenvolvimento de Projetos na área de Jornalismo Online.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Expansão da comunicação ubíqua através de dispositivos móveis, vestíveis (Wearables) e Internet das Coisas (IoT)
Descrição: Depois de um momento de expansão constante dos smartphones como aparatos símbolo da ubiquidade da informação, temos neste momento histórico a expansão de dispositivos móveis como aparelhos vestíveis (Wearables) e a Internet das Coisas (IoT) como novos expoentes da Internet. Este objeto de pesquisa será estudado em diversas etapas com diferentes metodologias e cenários de investigação. A própria discussão de uma metodologia para o estudo deste cenário é um dos objetivos da pesquisa que busca também entender como estes novos dispositivos impactam na evolução da Internet como meio de comunicação, serviços e repositório de informação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Internet Móvel e ambientes de comunicação ubiquos
Descrição: Esta pesquisa é formada por um estudo aplicado com base teórica e prática. Ela busca compreender como os espaços virtuais e reais estão interpolados no cenário em constante mutação da Internet Móvel. A pesquisa parte de conceitos de espaços e mídias para entender como as informações na Internet estão contextualizadas e conectadas com espaços físicos. Objetivos específicos: 1- Estudar as formas de interação entre indivíduos em estado de mobilidade através de seus aparatos móveis como celulares, tablets e computação de vestir (wearable computing). 2 - Estudar como estes dispositivos móveis estão relacionados com as mídias tradicionais - TV, Rádio e Jornal. 3 - Entender novos aspectos evolutivos da Internet pelo viés da mobilidade. 4 - Explorar novas formas de storytelling e visualização de informações através de linguagens como Games, Realidade Aumentada e Big Data Aplicação dos objetivos: A colaboração com o Mobile Experience Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) permite trocas acadêmicas tanto em pesquisa como no ensino de pós-graduação. A pesquisa sobre a plataforma Locast, desenvolvida pelo MIT, permite compreender como informações são conectadas com contextos físicos. Além disso, o estudo conjunto compreende a utilização e o entendimento de novos dispositivos móveis como Wearables, ou computadores para vestir. A pesquisa também é financiada pelo Grupo RBS, que recebe relatórios de aplicações da pesquisa para o campo do Jornalismo. O trabalho realizado pela equipe já foi utilizado nas estratégias de reposicionamento das atividades de Zero Hora, Radio Gaucha e de Internet da empresa, resultando inclusive em uma patente para a visualização online do radio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Internet Móvel e ambientes de comunicação ubiquos
Descrição: Esta pesquisa é um estudo aplicado com base teórica e prática. Ela busca o entendimento de como os espaços virtuais e reais começam a se interpolar em um novo contexto da Internet Móvel. A pesquisa parte de conceitos de espaços e mídias para entender como as informações na Internet estão contextualizadas aos espaços físicos. Objetivos específicos: 1- Estudar as formas de interação entre indivíduos em estado de mobilidade através de seus aparatos móveis como celulares e tablets. 2 - Estudar como estes dispositivos móveis se relacionam com midias como TV, Rádio e Jornal. 3 - Entender novos aspectos evolutivos da Internet pelo viés da mobilidade. Aplicação dos objetivos: Uma colaboração com o Mobile Experience Lab do MIT permitirá a criação de uma rede social usando dispositivos móveis que será usada como base da pesquisa de campo para entender os objetivos acima citados. . A plataforma terá um fim informativo e educativo e deverá ser aplicada no âmbito da cidade de Porto Alegre. Este foco é um desdobramento de uma pesquisa envolvendo o sistema Locast do MIT. Projeto financiado pelo CNPQ no edital CNPQ/MIT com o nome Development of the Locast Platform.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Campos Pellanda - Coordenador / André Fagundes Pase - Integrante.
2009 - 2011
Locast - Mídia Cidadã
Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é encontrar formas que permita aos cidadãos atuarem ativamente no processo de criação da informação, distribuição e acesso democrático ao conteúdo através das mídias móveis A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Porto Alegre (Brasil), em colaboração com o MIT Mobile Experience Lab (Laboratório de Experiências Móveis do MIT), desenvolve uma inovadora plataforma móvel e online que permite aos cidadãos atuarem de forma ativa no processo de coletar, reportar e disseminar notícias e informações relacionadas com as suas rotinas urbanas. Este experimento com mídia cidadã contará com o apoio dos estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, que atuarão como jornalistas posicionados nas ruas de Porto Alegre durante o período da pesquisa aplicada. Notícias e avisos serão criados, coletados e divididos em tempo real através do site Locast e de um aplicativo especialmente desenvolvido para uso em telefones celulares. Em sintonia com a participação democrática permitida pelo projeto, a população é convidada a dialogar com os produtores do Locast pelo site e também contribuindo com outros conteúdos captados e enviados pelos seus telefones, cameras, webcams e gravadores. A pesquisa tem como objetivo explorar a mídia cidadã aplicada ao contexto do local como ferramenta para aumentar a divulgação entre os habitantes de eventos e estimular as dinâmicas sociais realizadas nos bairros. Mais importante, permite ao público participar de maneira ativa e estimular a comunidade para utilizar o Locast como espaço de compartilhamento de informações. Além disso, auxilia no reforço das relações entre as pessoas e entre as instituições e cidadãos. Desta forma, o principal objetivo do projeto é compreender como as redes sociais móveis impactam na cidade e na representação do espaço urbano na mídia. Também busca observar como esta ferramenta ajuda as pessoas a se manterem informada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Eduardo Campos Pellanda - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2008 - 2009
Personalização de conteúdo e soluções cross-media
Descrição: Este projeto é uma continuação do trabalho do laboratório de documentos digitais da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A pesquisa procura gerar conhecimento sobre a personalização de conteúdos e a integração entre os meios de comunicação. Para isto, o laboratório cria produtos e testa através de pesquisas quantitativas e qualitativas a percepções de diferentes públicos sobres as questões da pesquisa. A pesquisa foi concluida com diversos dados levantados que estão sendo matéria prima para a produção de artigos científicos e um livro para registara o ineditismo do experimento. Para a empresa financiadora do projeto foi compartilhado o o conhecimento que será usado na tomada de decisão estratégica para novos produtos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Eduardo Campos Pellanda - Coordenador.Financiador(es): Hewlett-Packard Brasil - Matriz - Bolsa.
2006 - 2007
Projeto de Estudo em Personalização de Mídias em Colaboração com HP Brasil e HP Labs Bristol
Descrição: O projeto visa encontrar formas de personalização de conteúdo para diferentes tipode de mídias. A ênfase é transpor da Internet para mísia impressas as possibilidades de personalização e customização de conteúdos. O projeto gerou revistas testes que foram personalizadas e distribuídas para pessoas selecionadas. Conseguimos perceber com o experimento que o público mais jovem gostou do conceito da personalização e que os leitores um uma faixa etária maior não conseguiu perceber uma diferença na leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Eduardo Campos Pellanda - Coordenador.Financiador(es): Hewlett-Packard Brasil - Matriz - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Observatório
2014 - Atual
Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Revista Humanidades e Saúde
2012 - Atual
Periódico: Teoria e Sociedade
2011 - Atual
Periódico: EDIPUCRS
2011 - Atual
Periódico: Rastros (Joinville)


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2016 - Atual
Agência de fomento: Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2016 - Atual
Agência de fomento: Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2014 - Atual
Agência de fomento: Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2013 - Atual
Agência de fomento: PUCRS


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: InTexto (UFRGS. Online)
2011 - Atual
Periódico: Teoria & Sociedade (UFMG)
2013 - Atual
Periódico: Animus (Santa Maria. Online)
2014 - Atual
Periódico: Comunicacao, Midia e Consumo (Online)
2014 - Atual
Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: International Journal of Art, Culture and Design Technologies


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Sociais / Subárea: Comunicação Social/Especialidade: Jornalismo e Publicidade.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Professor Titular por merecimento, PUCRS.
2018
Best Paper no 4 Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis, Universidade da Beira Interior - Portugal.
2014
Apple Distinguished Educator, Apple Inc.
2004
11º Expocom, Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PELLANDA, E.C.2017PELLANDA, E.C.; REINO, L. . JORNALISMO BASEADO EM LOCALIZAÇÃO: O caso do Breaking News. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. V3, p. 229, 2017.

2.
PELLANDA, E.C.2017PELLANDA, E.C.; STRECK, M. . Instagram como interface da comunicação móvel e ubíqua. SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE), v. 1, p. 10-19, 2017.

3.
PELLANDA, E.C.2017PELLANDA, E.C.; STRECK, M. . DO BOTÃO AO TOUTCHSCREEN ? A EVOLUÇÃO DAS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E A EXPERIÊNCIA DO ESPECTADOR. REVISTA GEMINIS, v. 8, p. 169-181, 2017.

4.
PASE, A. F.2017PASE, A. F. ; NUNES, A. C. B. ; PELLANDA, E.C. ; FONTOURA, M. C. . O ensino de criação de apps móveis para estudantes de jornalismo: um estudo de caso do AppInventor no Brasil. Revista Teknokultura, v. 14, p. 277-289, 2017.

5.
PELLANDA, E. C.2016PELLANDA, E. C.; PELLANDA, L. C. . Prevenção Primordial e a ?Saúde de Vestir?: os Wearables na Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso), v. 106, p. 455, 2016.

6.
PELLANDA, EDUARDO CAMPOS2016PELLANDA, EDUARDO CAMPOS; PIRES, GABRIELLI TIBURI SOARES ; SANTOS, LUIZA CAROLINA DOS . Narrativas visuais urbanas: uma análise das representações da Praça da Alfândega no Instagram. Comunicação & Inovação (Online), v. 17, p. 40-58, 2016.

7.
MILLS, JOHN2016MILLS, JOHN ; PELLANDA, EDUARDO ; PASE, ANDRÉ . New Interactions. Journalism Practice, v. 1, p. 1-20, 2016.

8.
PELLANDA, E.C.2016PELLANDA, E.C.. Jornalismo, Mobilidades, Manipulação e Transmidiação. Âncora - Revista Latino-americana de Jornalismo, v. 3, p. 244-250, 2016.

9.
PELLANDA, E. C.2015PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. ; MELLO, A. F. ; CUNHA, K. S. ; VASCONCELLOS, F. C. ; SANTOS, F. F. . Estudo sobre ?Cards? como uma linguagem do jornalismo para um contexto de telas com diferentes funções // Study on cards as a language of journalism to a backdrop of screens with different functions. Contemporanea (UFBA. Online), v. 13, p. 177-192, 2015.

10.
PELLANDA, E. C.2014PELLANDA, E. C.. Protestos pela ótica do Google Glass: uma análise das potencialidades de amplificação da vigilância do cidadão. Liinc em Revista, v. 10, p. 377-385, 2014.

11.
PELLANDA, E. C.2014PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. ; CUNHA, M. . Locast Platform in Brazil: Geolocalizing News and Culture using Connected Citizens. The Electronic Journal of Communication/La Revue Electronic de Communication, v. 24, p. 1-19, 2014.

12.
PELLANDA, E. C.2013PELLANDA, E. C.; NUNES, A. C. B. . O The Daily como uma mistura de mídias e uma nova significação do meio jornal. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 10, p. 189-207, 2013.

13.
PELLANDA, E. C.2013PELLANDA, E. C.; MELLO, A. F. ; CUNHA, K. S. . Cultura multitelas e suas relações: um relato da ?primeira tela? do rádio. Sessões do Imaginário (Online), v. 18, p. 9-16, 2013.

14.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2011PELLANDA, Eduardo Campos. A conexão entre lugares e espaços proporcionada pela a rede Foursquare. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 164-175, 2011.

15.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2009 PELLANDA, Eduardo Campos. Mobile Communication: The Brazilian Paradox. WI: JOURNAL OF MOBILE MEDIA, v. SUMMER, p. 1, 2009.

16.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2009PELLANDA, Eduardo Campos. Cultura da Convergência na TV digital móvel. Interin (Curitiba), v. Junho, p. artigo 1-1, 2009.

17.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2009PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação móvel: das potencialidades aos usos e aplicações. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 15, p. 89-98, 2009.

18.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2009PELLANDA, Eduardo Campos; PASE, A. F. . O CORPO E O ESPAÇO FÍSICO RELACIONADOS AO CIBERESPAÇO. Ghrebh-, v. 1, p. 1-9, 2009.

19.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2008PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação, cibercultura e cognição mediadas pela interatividade. Revista FAMECOS, v. 1, p. 137-138, 2008.

20.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2007PELLANDA, Eduardo Campos. Mobilidade e personalização como agentes centrais no acesso individual das mídias digitais. E-Compós (Brasília), v. 9, p. 16-17, 2007.

21.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2006PELLANDA, Eduardo Campos. Weblogs de bolso: análise do impacto da mobilidade. Prisma.com, v. 3, p. 200-213, 2006.

22.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2006PELLANDA, Eduardo Campos. TV Digital: mobilidade e quebra de linearidade. Sessões do Imaginário, v. 15, p. 47-49, 2006.

23.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2006PELLANDA, Eduardo Campos. Nomadismo em Espaços Sociais: uma Discussão sobre as Novas formas de inteirações potencializadas pela mobilidade da informação. Razón y Palabra, v. 52, p. 28, 2006.

24.
PELLANDA, Eduardo Campos;PELLANDA, EDUARDO CAMPOS;PELLANDA, EDUARDO;PELLANDA, E.C.2005PELLANDA, Eduardo Campos. Desdobramentos dos ?olhares? móveis sobre o terrorismo em Londres: como as vítimas viraram repórteres. E-Compós (Brasília), v. 4, p. 12, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F. . #SELFIES: SUBJETIVIDADE E TECNOLOGIA. 1. ed. PORTO ALEGRE: SULINA, 2018. v. 1. 181p .

2.
PELLANDA, E. C.; BARBOSA, S. (Org.) . Jornalismo e Mídias Móveis no contexto da Convergência. 1. ed. Porto Algre: EDIPUCRS, 2014. v. 1. 226p .

3.
PELLANDA, Eduardo Campos. Locast Civic Media: Internet Móvel, cidadania e informação hiperlocal. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. v. 1. 151p .

4.
PELLANDA, Eduardo Campos; PELLANDA, N. M. C. (Org.) ; LEVY, P. (Org.) . Ciberespaço: Um Hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofício, 2000. v. 2000. 250p .

Capítulos de livros publicados
1.
PELLANDA, E.C.; NUNES, A. C. B. ; CANAVILHAS, J. . Laboratórios de inovação: o papel dos media labs nas redações ubíquas.. Periodismo ubícuo: convergencia e innovación en las nuevas redacciones.. 1ed.Bogota: Editorial Universidad del Rosario, 2018, v. 1, p. 171-191.

2.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F. ; CUNHA, K. S. . Novas telas para o jornalismo: a linguagem dos dispositivos wearables. In: Carlos Camponez, Bruno Araújo, Francisco Pinheiro, Inês Godinho, João Morais. (Org.). Comunicação e Transformações Sociais (vol. 4) Democracia, Jornalismo e Corrupção Política ; Jornalismo e Sociedade. 1ed.Coimbra: SOPCOM, 2017, v. 4, p. 304-311.

3.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. . Novos Olhares Digitais: Oculus Rift e Google Glass como exemplos de um jornalismo ubíquo. In: Cristiane Freitas Gutfreind. (Org.). Mídia e tecnologia: relatos críticos de pesquisa. 1ed.Porto Aleggre: Sulina, 2016, v. , p. 1-.

4.
PASE, A. F. ; CUNHA, K. S. ; MELLO, A. F. ; SANTOS, F. F. ; GOSS, B. M. ; PELLANDA, E. C. . Jornalismo para Dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. In: João Canavilhas. (Org.). Jornalismo para Dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. 1ed.Covilhã: Labcom Livros, 2015, v. 1, p. 487-503.

5.
PELLANDA, E. C.. O tablet como tela transformadora para o rádio e o jornal. In: Eduardo Campos Pellanda e Suzana Barbosa. (Org.). Jornalismo e Mídias Móveis no contexto da Convergência. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2014, v. 1, p. 204-226.

6.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. ; CUNHA, K. S. ; SANTOS, F. F. ; MELLO, A. F. ; VASCONCELLOS, F. C. . ?Cards? como elemento de conexão do conteúdo em múltiplas telas. In: Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira. (Org.). Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana. 1ed.Braga . Portugal: ECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2014, v. 1, p. 353-361.

7.
PELLANDA, E. C.. Elementos de transformação do jornalismo no contexto da comunicação ubíqua. In: Suzana Barbosa; Luciana Mielniczuk. (Org.). Jornalismo e Tecnologias Móveis. 1ed.Covilhã: Ubi Labcom, 2013, v. 1, p. 127-140.

8.
PELLANDA, Eduardo Campos. O fim do meio na mensagem ubíqua. In: Eduardo Vizer. (Org.). Lo que McLuhan no predijo. 1ed.Buenos Aires: Ed. La Crujía, 2012, v. 1, p. 117-124.

9.
PELLANDA, Eduardo Campos; NUNES, A. C. B. ; CUNHA, M. ; REIS, B. M. S. ; CUNHA, K. S. . As linguagens radiofônicas em um cenário de múltiplas telas e mobilidade. O Rádio Brasileiro na Era da Convergência. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 68-88.

10.
PELLANDA, Eduardo Campos. Tecnologias móveis pra quê, onde e quem?. In: César Steffen; Mônica Pons. (Org.). Tecnologia Pra Quê? Os Dispositivos Tecnológicos de comunicação e seu impacto no cotidicano. 1ed.Porto ALegre: Armazém Digital Comunicação Ltda, 2011, v. 1, p. 95-109.

11.
PELLANDA, Eduardo Campos. Projeto Locast como exemplo de pesquisa aplicada em comunicação. In: Eduardo Campos Pellanda. (Org.). Locast Civic Media: Internet Móvel, cidadania e informação hiperlocal. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. 1, p. 13-23.

12.
PELLANDA, Eduardo Campos. Mobilidade: O crescimento das midias móveis e o impacto nas relações sociais. In: Alexandre F. Barbosa. (Org.). PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2005-2009. 1ed.São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2010, v. 1, p. 61-66.

13.
PELLANDA, Eduardo Campos. Game. In: José MArquEs dE MElo. (Org.). ENCICLOPÉDIA INTERCOM DE COMUNICAÇÃO VOLUME 1 ? CONCEITOS. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? Intercom, 2010, v. 1, p. 588-588.

14.
PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação móvel no contexto brasileiro. In: André Lemos, Fábio Josgrilberg. (Org.). Comunicação e Mobilidade. Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009, v. , p. -.

15.
PELLANDA, Eduardo Campos. Pensando em rede. In: Nize Maria Campos Pellanda; Eduardo Campos Pellanda. (Org.). Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios Editora, 2000, v. , p. 140-146.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PELLANDA, E.C.. As empresas estão sabendo posicionar suas marcas na grande rede?. Jornal do Comercio, Porto Alegre, 26 mar. 2018.

2.
PELLANDA, E.C.. Consolidação e disrupção do jornalismo móvel em 2017. O Jornalismo no Brasil em 2017, Medium.com, p. 1 - 1, 06 dez. 2016.

3.
PELLANDA, E. C.. A essence da Internet. Zero Hora, Porto Alegre, p. 9 - 9, 23 abr. 2016.

4.
PELLANDA, E. C.. Ubiquidade tecnologica e como a Internet se tornou invisível. Correio do Povo, Porto Alegre, 18 mar. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PELLANDA, E. C.. Da ideia ao mercado ? percepção dos inventores/pesquisadores da PUCRS. In: Seminário ETT/PUCRS: um decênio de história na gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, 2016, Porto Alegre. Seminário ETT/PUCRS: um decênio de história na gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. 1. p. 110-128.

2.
PELLANDA, E.C.; STRECK, M. . Instagram Como Elemento de Evidências de Características da Comunicação Móvel1. In: Congresso Intercom, 2016, São Paulo. Instagram Como Elemento de Evidências de Características da Comunicação Móvel1. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1. p. 1-10.

3.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. ; CUNHA, M. . Locast Platform, a system to understand geolocalized information. In: Media in Transition 8, 2013, Cambriedge, EUA. ABSTRACTS AND PAPERS, 2013.

4.
PELLANDA, Eduardo Campos. O tablet como tela transformadora para o rádio e o jornal. In: 10o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Brasilia: SBPJor, 2012. v. 1. p. ---.

5.
PELLANDA, Eduardo Campos. Reflexões sobre o Projeto Locast como experimento de plataforma móvel social. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? Intercom, 2010. v. 1. p. 1-11.

6.
PELLANDA, Eduardo Campos; NUNES, A. C. B. ; GUIMARAES, P. . Jornalismo colaborativo: uma leitura do imaginário de Porto Alegre através da plataforma Locast. In: INTERCOM SUL, 2010, Novo. Intercom Sul 2010: Perspectivas da Pesquisa em Comunicação Digital. São Paulo: Intercom, 2010. v. 1. p. 88-110.

7.
PELLANDA, Eduardo Campos. Olhar complexo sobre a Internet móvel e o rompimento do cordão umbilical com a informação. In: V Bienal Iberoamericana de Comunicacion, 2005, México. V Bienal Iberoamericana de Comunicacion, 2005.

8.
PELLANDA, Eduardo Campos. O ?local? do virtual no ambiente de Internet móvel. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comuncação, 2005.

9.
PELLANDA, Eduardo Campos. Desdobramentos dos ?olhares? móveis sobre o terrorismo em Londres:. In: VIII Seminário Internacional da Comunicação, 2005, Porto Alegre. VIII Seminário Internacional da Comunicação, 2005.

10.
PELLANDA, Eduardo Campos. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo processo de pensamento. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comuncação, 2003, Belo Horizonte. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, A. F. ; PASE, A. F. ; PELLANDA, E. C. ; VASCONCELLOS, F. C. ; SANTOS, F. F. ; CUNHA, K. S. . ?Cards? como elemento de conexão do conteúdo em múltiplas telas. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, 2014, Braga, Portugal. Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização. Braga . Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2014. v. 1. p. 339-347.

2.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. . Novos Olhares Digitais: Oculus Rift e Google Glass como exemplos de um jornalismo Ubîquo. In: 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul. Pesquisa em Jornalismo para o Século 21: as audiências e a reconfiguração dos Sujeitos. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2014. v. 1. p. 158-158.

3.
PELLANDA, Eduardo Campos. ELEMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO DO JORNALISMO NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO UBÍQUA. In: 9o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro. 9o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo,, 2011.

4.
PELLANDA, Eduardo Campos. Mobile communication as a bridge between virtual and actual spaces. In: MiT 6 stone and papyrus storage and transmission, 2009, Cambridge. Mobile communication as a bridge between virtual and actual spaces, 2009.

5.
PELLANDA, Eduardo Campos; PASE, A. F. . O Corpo E o Espaço Físico Relacionados ao Ciberespaço. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. O Corpo E o Espaço Físico Relacionados ao Ciberespaço, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PELLANDA, Eduardo Campos. Talking Places: How Conversations Are Made from the Locations. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PELLANDA, Eduardo Campos. Reflexões sobre o Projeto Locast como experimento de plataforma móvel social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PELLANDA, Eduardo Campos. Mobile communication as a bridge between virtual and actual spaces. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PELLANDA, Eduardo Campos. O Corpo E o Espaço Físico Relacionados ao Ciberespaço. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PELLANDA, Eduardo Campos. Mobilidade como conexão entre o real e o virtual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PELLANDA, Eduardo Campos. Evolution of personalization concept since the digital media was introduced. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação móvel: das potencialidades aos usos e aplicações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
KOCHAN, S. G. ; PELLANDA, E. C. . Programação com Objective C. Porto Alegre: Bookman, 2013 (Revisão Técnica).

2.
PELLANDA, Eduardo Campos. Apresentação: LOCAST: TRANSMISSÕES BASEADAS NO LOCAL GEOGRÁFICO, COMPUTAÇÃO MÓVEL EM REDE E CONTEÚDO PELO USUÁRIO. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. (Tradução/Artigo).

3.
PELLANDA, Eduardo Campos. Ambiente Midiático Potencializado pelas Convergência de Mídias e Internet Móvel. Intercom, 2004 (Trabalho publicado em anais de evento - Completo).

4.
PELLANDA, Eduardo Campos. Convergência de Mídias em Ambiente Móvel. Intercom, 2003 (Trabalho publicado em anais de evento - Completo).

5.
PELLANDA, Eduardo Campos. Convergência de Mídias x Convergência de Aparelhos. Intercom, 2002 (Trabalho publicado em anais de evento - Completo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PELLANDA, E.C.. Nucleo Docente Estruturante - Curso de Jornalismo PUCRS. 2018.

2.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F. . Estudo de Dinâmica de Audiência Móvel. 2016.

3.
PASE, A. F. ; PELLANDA, E.C. . Bases para a construção de um Mobile Lab na DBServer. 2016.

4.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F. . Relatórios sobre Wearables e Curadoria de Conteúdo para uso em Publicidade. 2016.

5.
PASE, A. F. ; PELLANDA, E.C. . Relatórios sobre Wearables e mapeamento de Media Labs. 2015.

6.
PELLANDA, E. C.. Elaboração de Relatório Sobre a CES 2014. 2014.

7.
PELLANDA, E. C.. Consultoria em planejamento de produtos Mobile. 2013.

8.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. ; CUNHA, K. S. ; SANTOS, F. F. ; MELLO, A. F. . Report sobre tendências do Jornalismo. 2013.

9.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F. . Pesquisa sobre interfaces móveis visando interações paralelas com Rádio e TV. 2011.

Programas de computador sem registro
1.
PELLANDA, E.C.; PASE, ANDRÉ . Boas Práticas da ThyssenKrupp. 2018.

2.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F. ; TIETZMANN, R. . Assistente de Voz G1. 2018.

3.
PELLANDA, Eduardo Campos; PASE, A. F. . PUCRS mobi. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
PELLANDA, E. C.. EYE TRACKING: POSSIBILIDADES DE USO DA FERRAMENTA DE RASTREAMENTO OCULAR NA PUBLICIDADE. 2018.

2.
PELLANDA, E.C.. AS TEORIAS DO CONSUMO APLICADAS À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PELLANDA, E.C.. Fakenews e comunicação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PELLANDA, E.C.. Mesmo com pouca inovação, Apple reforça aposta em iPhones mais caros. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PELLANDA, E.C.. Celular do Google, Pixel 3 mira na inteligência artificial. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PELLANDA, E.C.. Estratégia 'premium' da Apple e câmbio fazem iPhone custar até R$ 10 mil no País. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PELLANDA, E. C.. Entrevista sobre sigilo na Internet. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
PELLANDA, E. C.. Entrevista sobre o Futuro da Internet. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
PELLANDA, E. C.. Feira de Comunicaçnao Movel de Barcelona. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
PELLANDA, E. C.. Inteligência artificial é o caminho para o futuro do iPhone, diz professor. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PELLANDA, Eduardo Campos; PASE, A. F. . Ubilab. 2011; Tema: Site do Laboratório Ubilab. (Site).

2.
PELLANDA, Eduardo Campos. Twitter Ubimidia. 2008; Tema: Twitter sobre Comunicação Móvel. (Rede social).

3.
PELLANDA, Eduardo Campos. Ubimidia. 2007; Tema: Comunicação Móvel. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PELLANDA, E.C.. Políticas e estratégias para as Tecnologias e Aplicações e Serviços da Internet de Tudo. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F. ; CUNHA, K. S. . Report Wearables 2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
PELLANDA, E. C.. Linguagem e Novas Midias. 2014. .

4.
PELLANDA, E. C.. Telas, Coisas wearables e a procura pelo conceito de ubiquidade. 2014. .

5.
PELLANDA, E. C.. Dispositivos móveis e personalização de conteúdo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PELLANDA, E. C.. Capacitaçnao Docente 2012/1. 2012. .

7.
PELLANDA, Eduardo Campos. x Seminário Internacional da Comunicação. 2009. (Coordenação de mesa).

8.
PELLANDA, Eduardo Campos. Coordenação de mesa no NP Tecnologias da Informação e da Comunicação na sessão "Comunicação e Convergência tecnológica". 2008. (Coordenação de mesa).

9.
PELLANDA, Eduardo Campos. Consultoria para a pesquisa "Carro do Futuro 2015-2018 Renault". 2008. (Consultoria).

10.
PELLANDA, Eduardo Campos. Curso de Flash Básico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 PASE, A. F. ; CUNHA, M. . APARATO E SISTEMA PARA EXIBIÇÃO SINCRONIZADA DE INFORMAÇÕES VISUAIS E DE ÁUDIO. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0338122, título: "APARATO E SISTEMA PARA EXIBIÇÃO SINCRONIZADA DE INFORMAÇÕES VISUAIS E DE ÁUDIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/12/2012


Programa de computador
1.
PELLANDA, E. C.; TODT, N. S. ; PERNA, C. B. L. ; DELGADO, H. O. K. . Globall Football Glossary. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 658269, data de registro: 14/10/2014, título: "Globall Football Glossary" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional.


Marca registrada
1.
 PELLANDA, E.C.; CRISTINA BECKER LOPES PERNA, ; NELSON SCHNEIDER TODT , ; JULIANA PANOSSO FERRY DE SOUZA, ; CUNHA, K. S. ; PASE, A. F. ; HELOISA ORSI KOCH DELGADO , ; SANTOS, F. F. . GLOFOOTBALL GLOSSARY. 2016, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 907755259, título: "GLOFOOTBALL GLOSSARY" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PELLANDA, E. C.; AQUINO, M. C.; PASE, A. F.. Participação em banca de Elisa Celia. A presença do Filme publicitário nas redes sociais: um estudo de caso da campanha "cada momento conta" do Banco Itaú. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
PASE, A. F.; MONTARDO, S. P.; PELLANDA, E. C.. Participação em banca de Andressa Fantoni. Autorepresentação de adolescentes Porto-alegrenses no Instagram. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
PELLANDA, E. C.; MONTARDO, S. P.; TIETZMANN, R.. Participação em banca de Gabrielli Tiburi Soares Pires. Memória Vestível: Um estudo sobre o contexto da memória em rede a partir do Google Glass. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
PELLANDA, E. C.; HAUSSEN, D. F.; FERRARETTO, L. A.. Participação em banca de Tércio Saccol. O Jornalismo nas rádios on-line no Brasil. Um estudo da produção de três emissoras. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PELLANDA, E. C.; MARTINS, G.; SILVA, M. P.. Participação em banca de Elton Tamiozzo de Oliveira. Ciberjornalismo e mobilidade: analise da experiência do usuário de smartphone em aplicativos de noticias referencias sul-matogrossenses e nacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
PELLANDA, E. C.; CARVALHO, C. M.; BALDISSERA, R.. Participação em banca de Claudia Palma da Silva. As práticas de relações públicas na cultura digital: Uma análise de narrativa transmídia do Magazine Luiza através da personagem Lu. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
PELLANDA, E. C.; TIETZMANN, R.; FISHER, G. D.. Participação em banca de Luiza Carolina dos Santos. Quando a leitura encontra a escrita: uma análise das relações estabelecidas na comunidade de ficção científica da plataforma wattpad. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
Primo, Alex; PASE, A. F.; PELLANDA, E. C.. Participação em banca de Aline Ferreira de Mello. A curadoria de Informação aplicada ao jornalismo: Uma análise comparativa de aplicativos móveis. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9.
PELLANDA, E. C.; MIELNICZUK, L. P.; Fragoso, Suely; COSTA, C. G.. Participação em banca de Callemciane Ferreira Leão. A construção do Strorytelling jornalístico em Dispositivos Móvei: a revista Época para tablet. 2015.

10.
PELLANDA, E. C.; CUNHA, M.; Fragoso, Suely. Participação em banca de Fernanda Cristine Vasconcellos. A Influência nos Grupos de Nativos Digitais: uma analise da comunicação na rede Facebook. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

11.
PELLANDA, E. C.; FISHER, G. D.; LADEIRA, J. D. M.. Participação em banca de Bárbara Zilda Grebin. Pinterest como interface cultural: De escavações a Molduras. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
PELLANDA, E. C.; SILVEIRA, F. L.; MAROCO, B. A.. Participação em banca de Diogo Reck Figueiredo. Interação em trânsito: Jornalismo para dispositivos Móveis. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
TIETZMANN, R.; FISHER, G. D.; PELLANDA, E. C.. Participação em banca de Luciele Copetti. Interação, memória e saúde nas redes de conexão móveis: uma análise das conexões sociais da Nike + Fuleband. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

14.
PELLANDA, E. C.; TIETZMANN, R.; PINHEIRO, C. M. P.. Participação em banca de Breno Maciel Souza. A cidade como tabuleiro: um estudo das dinâmicasde jogo na rede social móvel foursquare. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

15.
PELLANDA, E. C.; Escosteguy, Ana Carolina; MIELNICZUK, L. P.. Participação em banca de Ana Cecília Bisso Nunes. A Convergência Editorial e Midiática no Jornalismo Móvel: uma análise do The Daily. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

16.
PELLANDA, E. C.; SILVA, J. M.; FISHER, G. D.. Participação em banca de Robson Arthur Sarmento Macedo. Da tinta ao Pixel: a influência das materialidades dos suportes na experiência de leitura. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

17.
PELLANDA, E. C.; TIETZMANN, R.; ROSSINI, M. Participação em banca de Vanessa Amália Dalpizol Valiati. Crowdfunding no cinema brasileiro:Um estudo sobre o uso do financiamento coletivo em obras audiovisuais brasileiras de baixo orçamento. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

18.
PELLANDA, Eduardo Campos; SCROFERNEKER, C. M. A.; Vitória, Maria Inês Côrtes. Participação em banca de Diego Wander Santos da Silva. As Mídias Sociais no Contexto da Comunicação Digital das Universidades Brasileiras. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

19.
PELLANDA, Eduardo Campos; FISHER, G. D.; BENTES, Ione. Participação em banca de André Conti Silva. "Wha´s up Guys? Mystery guitar man here!" Design estratégico e comunicação na construção de sistema-produto audiovisual na internet. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

20.
BARICHELLO, E. M. M. R.; RUBLESCKI, A. S.; PELLANDA, Eduardo Campos. Participação em banca de Jones Machado. A reconfiguração das estratégias de comunicação da Petrobras no contexto da convergência midiatica. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria.

21.
Radhe, Maria Beatriz; CORTES, Helena; PELLANDA, Eduardo Campos. Participação em banca de James Machado dos Santos. O Imaginario nas Imagens de Sandman. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

22.
PELLANDA, Eduardo Campos; Amaral, Adriana da Rosa; GERBASE. C. Participação em banca de Stelamaris de Paula Menezes Tassi. Conversação mediada por vídeos no YouTube: o caso Blade376. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

23.
PELLANDA, Eduardo Campos; RECUERO, Raquel; SILVA, J. M.. Participação em banca de Sandra Mara Garcia Henriques. O Fator da Mobilidade nas Redes Sociais e Tecnologias de Comunicação: Um estudo sobre as potencialidades da Plataforma Locast. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

24.
PELLANDA, Eduardo Campos; SILVA, J. M.; PINHEIRO, C. M. P.. Participação em banca de Camila Pereira Morales. Transgressões a Publicidade Clássica: Novos suportes e formatos da publicidade contemporanea. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

25.
PELLANDA, Eduardo Campos; LOPES, D. C.; MIELNICZUK, L. P.. Participação em banca de Mauricio Dias Souza. Jornalismo e Cultura da Convergência: A noticia em tempos de transmidia. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria.

26.
PELLANDA, Eduardo Campos; RUDIGER, F.; MIRANDA, L.. Participação em banca de Nadja Hartmann. Diariodamanha.com (Passo Fundo): um estudo de caso de jornalismo on-line na imprensa do interior do RS. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

27.
PELLANDA, Eduardo Campos; SCROFERNEKER, C. M. A.; CORTES, Helena. Participação em banca de Candice Campos Habeyche. Comunicação, informação e conhecimento: Uma (re)leitura dos weblogs educacionais/profissionais do protal do professor. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

28.
PELLANDA, Eduardo Campos; Radhe, Maria Beatriz; FISHER, G. D.. Participação em banca de Leila Gisele Kruger. Identidade Visual nos Suportes Impresso e Digital: Unimed/RS, um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

29.
PELLANDA, Eduardo Campos; Radhe, Maria Beatriz; PINHEIRO, C. M. P.. Participação em banca de Eduardo Fernando Muller. Os conceitos estéticos-visuais dos jogos digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

30.
Amaral, Adriana da Rosa; Reis e Silva, João Guilherme B.; PELLANDA, Eduardo Campos. Participação em banca de Ticiano Ricardo Paludo. Reconfigurações musicais: os novos caminhos da música na era da Comunicação. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

31.
PELLANDA, Eduardo Campos; CUNHA, M.; ROSSINI, M. Participação em banca de Gustavo Buss Cezar. Critérios de Noticiabilidade: Uma leitura Frente à Nova Relação Espaço Temporal da Socriedade em Rede. 2010 - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

32.
PELLANDA, Eduardo Campos; Escosteguy, Ana Carolina; Jungblut, Airton. Participação em banca de Guilherme Carvalho da Rosar. Identidade Cultural em comunidades de desenvolvedores de software livre: o caso Debian-RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

33.
Fragoso, Suely; Weber, Maria Helena; Primo, Alex; PELLANDA, Eduardo Campos. Participação em banca de Annelore Spieker de Oliveira. Smartphones e Trabalho Imaterial: uma etnografia virtual sobre sujeitos usuários de dispositívos móveis convergênctes. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
PELLANDA, E.C.; DIAS, A. C. G.; KRISTESEN, C. H.. Participação em banca de Fabiane Friedrich Schütz. Presença nas tecnologias ubíquos e suas relações com o medo de ficar de fora, autoeficiencia, apoio social e bem-estar. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PELLANDA, E.C.; Escosteguy, Ana Carolina; ROCHA, P. J.; MONTARDO, S. P.; MULLER, L. H.. Participação em banca de Aline Feijo Bianchini. Famílias sem fronteiras: Um estudo dos usos e apropriações de tecnologias de informação e comunicação por famílias com membros que vivem apartados. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
PELLANDA, E.C.; RUDIGER, F.; COSTA, C. A.; JUNGBLUT, A.; BELLINI, M. I. B.. Participação em banca de Luciele Copetti. Saúde Ubíqua: Corpo, wearables e aplicativos. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
Primo, Alex; LEMOS, A. L. M.; MONTARDO, S. P.; Fragoso, Suely; PELLANDA, E.C.. Participação em banca de Willian Fernandes Araújo. OS ALGORITMOS DO FACEBOOK: um estudo dos primeiros 10 anos do Feed de Notícias. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F.; SOSTER, D. A.; FISHER, G. D.; MIELNICZUK, L. P.. Participação em banca de Paulo Pinheiro. É o o algorithm estúpido: Como os softwares determinam alterações no conceito de newsmaking. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
PELLANDA, E. C.; FIRMINO, F.; Amaral, Adriana da Rosa; PINHEIRO, C. M. P.; MOURA, C. P.. Participação em banca de Sandra Mara Garcia Henriques. Etnografia móvel: Uma proposta metodológica para os estudos da mobilidade na comunicação. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
HAUSSEN, D. F.; PELLANDA, E. C.; RADDATZ, V. L. S.; MARTINS, N. P. M.; ENDLER, S. F.. Participação em banca de Wanderlei de Brito. O Rádio além das ondas hertzianas: Emissoras de Porto Alegre. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F.; PINHEIRO, C. M. P.; MARTINS, G.; MUNARI, A.. Participação em banca de Lucas Santiago Arraes Reino. Jornalismo baseado em localização: Uma análise das potencialidades na produção e no consumo de noticias. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9.
PELLANDA, E. C.; MIELNICZUK, L. P.; SOSTER, D. A.; OLIVEIRA, J. B.; SILVA, J. M.. Participação em banca de Karen Sica da Cunha. A reambientação do jornalismo popular no meio digital: Uma análise do Diário Gaúcho e do Extra. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

10.
Primo, Alex; PELLANDA, E. C.; VANZ, S. A. S.; CAREGNATO, S. E.; MONTARDO, S. P.. Participação em banca de Gilberto Balbela Consoni. Seleção de Itens em Websites com sistemas de recomendação. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
PELLANDA, E. C.; CUNHA, M.; MONTARDO, S. P.; Amaral, Adriana da Rosa; OLIVEIRA, J. B.. Participação em banca de Sandra Bordini Mazzocatto. A reconfiguração do Sujeito Através de sua Representação Online: as características e os processos no Facebook. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

12.
PELLANDA, E. C.; BONIN, Jiani; OLIVEIRA, F. C. R. M.; FISHER, G. D.; MONTARDO, S. P.. Participação em banca de Rebeca da Cunha Recuero. Identidade em Social Network Games: A construção da identidades virtual do jogador do FarmVille e do SongPop. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
PELLANDA, E. C.; FISHER, G. D.; WEYMAR, L. B. C.; SILVEIRA, F. L.; LOPES, T. R. C.. Participação em banca de Fabricio Farias Tarouco. A Metropole Comunicacional que emerge dos Aplicativos para dispositivos Móveis #umestudodecomunicaçãoedesign. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

14.
Amaral, Adriana da Rosa; PELLANDA, E. C.; FISHER, G. D.; SLVEIRA, S. A.; PINHEIRO, C. M. P.. Participação em banca de Rosana Vieira de Souza. Slide to Unlock: Um estudo das táticas de resistência cotidiana dos usuários do Ecossistema iOS/Apple. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

15.
PELLANDA, E. C.; LEMOS, A. L. M.; PAIVA, C. C.; MEDEIROS, M. S.; RIBEIRO, J. C. S.. Participação em banca de Fernando Firmino da Silva. Jornalismo Móvel: uso das tecnologias móveis digitais e a reconfiguração das rotinas de produção da reportagem de campo. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

16.
RECUERO, Raquel; PELLANDA, Eduardo Campos; Fragoso, Suely; SILVA, J. M.; JAQUES, N.. Participação em banca de Maria Clara Jobst de Aquino. Convergência entre Televisão e Web: proposta de categorização analítica. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
PELLANDA, E.C.; Fragoso, Suely; ROSARIO, N. M.. Participação em banca de Luiza Carolina dos Santos. " I'm not sure what you're heard, but virtual assistants have feelings too": um estudo das praticas culturais em torno dos sistemas de inteligência artificial a partir das assistentes pessoais digitais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
FISHER, G. D.; PASE, A. F.; PELLANDA, E. C.. Participação em banca de Paulo Pinheiro. É o Algoritmo, estúpido: como os softwares determinam alterações no conceito de newsmaking. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
PELLANDA, E. C.; TRENTINI, C. M.; CASAS, F.. Participação em banca de Fabiane Friedrich Schütz. Interação com Smartphone e aspectos psicológicos: sentimento de presença, autoestima, autoeficácia, apoio social e bem-estar subjetivo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
PELLANDA, E. C.; PASE, A. F.; FIRMINO, F.. Participação em banca de Sandra Mara Garcia Henriques. Mobilidade Tecnologica: A influência do movimento na informação e na formação de redes sociais móveis. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PELLANDA, E. C.; MIELNICZUK, L. P.; SILVA, J. M.. Participação em banca de Karen Sica da Cunha. A transposição de Elementos do Jornalismo Popular no Contexto Digital: como os jornais impressos de maior circulação no Brasil se posicionam no novo ambiente. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
LEMOS, A. L. M.; PELLANDA, E. C.; RIBEIRO, J. C. S.. Participação em banca de Paulo Victor Barbosa de Souza. Perspectivas egocêntricas em redes sociais baseadas em localização. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

7.
Amaral, Adriana da Rosa; PELLANDA, E. C.; CUNHA, M.. Participação em banca de Sandra Bordini Mazzocatto. A reconfiguração do Sujeito Através de sua Representação Online: as características e os processos no Facebook. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
PELLANDA, E. C.; HAUSSEN, D. F.; FERRARETTO, L. A.. Participação em banca de Wanderlei de Brito. O conteúdo radiofônico por novos caminhos, além das ondas hertzianas: Estudo de caso de emissoras de Porto Alegre - RS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9.
Amaral, Adriana da Rosa; PELLANDA, E. C.; FISHER, G. D.. Participação em banca de Rosana Vieira de Souza. Modalidades de controle e resistência na econimia das mídias móveis: uma análise das ações da Apple inc". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
Amaral, Adriana da Rosa; FINGER, C.; PELLANDA, Eduardo Campos. Participação em banca de Alberto Freire Raguenet. Música, internet, mercado fonográfico e direito autoral: tendências de reformatação e realocação. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

11.
PELLANDA, Eduardo Campos; FISHER, G. D.; BONIN, Jiani. Participação em banca de Rebeca da Cunha Recuero. EU E MEUS EUS: A construção identitária do jogador nos Social Network Games. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Qualificações de Mestrado
1.
PASE, A. F.; PELLANDA, E.C.; NELSON SCHNEIDER TODT ,. Participação em banca de Camila Amorim. Projetado para a transmissão: Como o jogo League Of Legends é construido para ser jogado e também transmitido. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
PELLANDA, E.C.; CARVALHO, C. M.; AQUINO, M. C.. Participação em banca de Elisa Rocha Celia. O uso de elementos de redes sociais em filmes publicitários: um estudo sobre o novo formato da produção audiovisual publicitaria para viabilizar a viralização. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
PELLANDA, E. C.; MIELNICZUK, L. P.; BENETTI, M.. Participação em banca de Callenciane Ferreira Leão. A Construção do Strorytelling em Dispositivos Móveis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
PELLANDA, E. C.; MONTARDO, S. P.; TIETZMANN, R.. Participação em banca de Gabrielli Tiburi Soares Pires. Memória vestível: Um estudo sobre o contexto da memória em rede a partir do Google Glass. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PELLANDA, E. C.; TIETZMANN, R.; GRUSZYNSKI, A. C.. Participação em banca de Lolita Fernanda Magni. Fotoivros remixados: A cultura Remix e os albuns montados em softwares de templates. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
HAUSSEN, D. F.; FERRARETTO, L. A.; PELLANDA, E. C.. Participação em banca de Tércio Saccol. O jornalismo das webradios no Brasil. U estudo da produção de três emissoras. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
Primo, Alex; PASE, A. F.; PELLANDA, E. C.. Participação em banca de Aline Ferreira de Mello. A curadoria de informacnao aplicada ao jornalismo: uma análise comparativa de aplicativos móveis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
PELLANDA, E. C.; CARVALHO, C. M.; BALDISSERA, R.. Participação em banca de Claudia Palma da Silva. A narrativa transmidia como pratica de relações públicas na cultura digital: uma análise da personagem LU, do Magazine Luiza. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9.
PELLANDA, E. C.; FISHER, G. D.; TIETZMANN, R.. Participação em banca de Luiza Carolina dos Santos. Quando a leitura encontra a escrita: As relações entre leitores e autores na plataforma Wattpad. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

10.
TIETZMANN, R.; ROSSINI, M; PELLANDA, E. C.. Participação em banca de Vanessa Amália Dalpizol Valiati. "O poder do Crowd": Um estudo sobre o uso do crowdfunding no financiamento de obras audiovisuais brasileiras de baixo orçamento". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PELLANDA, Eduardo Campos; CUNHA, K. S.; TRASEL, M. R.. Participação em banca de Claiton Borges da Silva.Download: A resposta do espectador frente às posssibilidades televisivas no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
PELLANDA, Eduardo Campos; PASE, A. F.; CUNHA, M.. Participação em banca de Aline Ferreira de Mello.O cruzamento entre redes sociais e notícias: um estudo de caso do Flipboard. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
PELLANDA, Eduardo Campos; PASE, A. F.; TRASEL, M. R.. Participação em banca de Filipe Karam Oliveira.Jornalimso Mobile: As características e o aproveitamento da notícia no celular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
PASE, A. F.; PELLANDA, Eduardo Campos; TIETZMANN, R.. Participação em banca de Gabriel Ferreira Ludwig.Entre Jogos e plataformas, um estudo da transformação do videogame através da série Mario Bros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PASE, A. F.; PELLANDA, Eduardo Campos; TRASEL, M. R.. Participação em banca de Juliana Bonfliglio Palma.As narrativas Transmidiáticas na prática: o caso do site Pottermore. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
SEMPE, E.; PELLANDA, Eduardo Campos; QUADROS, F.. Participação em banca de Felipe Dalla Valle.A hibridização da imagem nos produtos jornalísticos multimidia: o aplicativo condition one. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
RUDIGER, F.; PELLANDA, Eduardo Campos; SCHRODER, C.. Participação em banca de Gabriel Galli Arévalo.Interfaces entre a comunicação pública e o governo eletrônico: uma análise do gabinete digital do governo do estado do Rio Grande do Sul. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
TRASEL, M. R.; PASE, A. F.; PELLANDA, Eduardo Campos. Participação em banca de Pedro Henrique Arruda Faustini.O uso de serviços de redes sociais no Jornalismo: o caso da Revista info exame. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9.
PELLANDA, Eduardo Campos; GUIMARAES, P.; SANDINI, S.. Participação em banca de Gabrielle Tiburi Soares Pires.Fotografia através de dispositivo móveis: estudo de caso sobre o instagram. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PELLANDA, E.C.. Banca de seleção de Professores de Jornalismo da UFSC. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
PELLANDA, E.C.. 19 Salão de Iniciação Cientifica. 2018. Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
PELLANDA, E.C.. Seminario Interno de Iniciação Científica. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
PELLANDA, E. C.. Parecerista do Comunicom. 2015. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
PELLANDA, E. C.. 16 Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PELLANDA, E. C.. 27º Prêmio Paranaese de C&T 2014. 2014. Secretaria de CIencia e Tecnologia do Estado do Parana.

6.
PELLANDA, E. C.. Programa Les Doctoriales - Edição Gaúcha. 2014. Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

7.
PELLANDA, E. C.. Programa nstitucional de Doutorado Sanduíche no Exterior do aluno Willian Fernandes Araújo. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
PELLANDA, Eduardo Campos. VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABECIBER). 2012. Universidade Feevale.

9.
PELLANDA, Eduardo Campos. XI Congresso de Comunicação da Região SUl. 2010. Universidade Feevale.

10.
PELLANDA, Eduardo Campos. V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

11.
Cristiane; AGUIAR, Ane Cristine; BRITTOS, Valério; PELLANDA, Eduardo Campos. Banca examinadora de projeto de dissertação. 2009.

12.
Escosteguy, Ana Carolina; Ana Paula Bandeira; PELLANDA, Eduardo Campos. Comissão Avaliadora de Projeto de Qualificação de Mestrado. 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

13.
Primo, Alex; PELLANDA, Eduardo Campos; Honscha, Gisele Lopes. Banca examinadora de projeto de dissertação. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Congresso de Jornalismo para. Dispositivos Móveis. Jornalismo em forma de App: a ruptura na hierarquia da informação. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Associacion Latino Americana de Comunicacion - ALAIC. Representações Virtuais e reconfiguração da ética jornalística. 2018. (Congresso).

3.
Congresso Nacional Intercom 2018. Apps + Cotidiano: um estudo sobre a monitoração do tempo na vida digital. 2018. (Congresso).

4.
Festival de Interatividade e Comunicação.DESIGN DE EXPERIÊNCIA EM IA PARA ASSISTENTES PESSOAIS. 2018. (Outra).

5.
I Jornaada de Inovação no Jornalismo.O que aprendemos inovando. 2018. (Seminário).

6.
Reunião ordinaria do Conselho Geral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compos). 2018. (Outra).

7.
Capacitação Docente PUCRS. 2017. (Seminário).

8.
Congresso Intercom 2017. A evolução das interfaces como extensões do homem: do tátil e visual para os assistentes pessoais e as antecipações de McLuhan. 2017. (Congresso).

9.
Congresso Intercom 2017. Estudando a cultura através de selfies: implicações do aspecto digital dos dados em sua análise. 2017. (Congresso).

10.
3 Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis. O que a Ubiquidade nos ensinou!. 2016. (Congresso).

11.
3 Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis. Mobilidade e Jornalismo digital e contemporâneo: as fases do jornalismo móvel ubíquo e suas características. 2016. (Congresso).

12.
7 Congresso Internacional de Ciberjornalismo. Appficação do Ciberjornalismo. 2016. (Congresso).

13.
Internacional Association for Media and Communication Research Annual Conference 2016. Ethical limits of cameras in Drones and Wearables. 2016. (Congresso).

14.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Instagram Como Elemento de Evidências de Características da Comunicação Móvel. 2016. (Congresso).

15.
IX Congress Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Novas telas para o Jornalismo: a linguagem dos dispositivos Wearables. 2015. (Congresso).

16.
Seminario ETT/PUCRS: Um decênio de história de propriedade intelectual e transferência de tecnologia de.Pesquisador que teve software e registro de patente nos últimos 10 anos. 2015. (Seminário).

17.
12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Novos Olhares Digitais: Oculus Rift e Google Glass como exemplos de um jornalismo Ubîquo. 2014. (Encontro).

18.
5º Simposio Internacional de Ciberjornalismo.Wearables e a nova mobilidade da Comunicação. 2014. (Simpósio).

19.
Comunicon. GT-6 Comunicação, consumo e subjetividade. 2014. (Congresso).

20.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana: Os desafios da Internacionalização. ?Cards? como elemento de conexão do conteúdo em múltiplas telas. 2014. (Congresso).

21.
Jornalismo e Dispositivos Móveis: Congresso Internacional. Jornalismo Adaptado a novas telas: um estudo da linguagem jornalística nas novas interfaces móveis. 2014. (Congresso).

22.
11o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Trabalhos em Jornalismo Online. 2013. (Encontro).

23.
Encontros na Arena.A Aula Universitária Pós-PC. 2013. (Encontro).

24.
Media in Transition 8. Locast Platform, a system to understand geolocalized information. 2013. (Congresso).

25.
Mobile World Congress. 2013. (Congresso).

26.
Open Locast U Symposium.Locast from Yesterday to Today. 2013. (Seminário).

27.
Primeiro Simpósio da Comunidade Científica Brasileira na Nova Inglaterra. 2013. (Simpósio).

28.
10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor.O tablet como tela transformadora para o rádio e o jornal. 2012. (Encontro).

29.
VI Simposio Nacional da ABCiber.Ambiente de múltiplas telas móveis, a primeira tela do rádio. 2012. (Simpósio).

30.
X Congresso da LUSOCOM ? Comunicação, Cultura e Desenvolvimento. Mídia Locativa: conectando informações aos seus lugares através do Projeto Locast. 2012. (Congresso).

31.
XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Projeto Locast como plataforma de conexão entre os lugares e as suas informações nas cidades. 2012. (Congresso).

32.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Jornalismo Digital: interação, mobilidade e minorias. 2012. (Congresso).

33.
1º Encontro de Ubiquidade Tecnologica.Mercado e Mobilidade: Consumo, interações e Processos Ubíquos. 2011. (Encontro).

34.
9o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo. ELEMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO DO JORNALISMO NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO UBÍQUA. 2011. (Congresso).

35.
Coloqueio Nacional Leitura e Cognição.Leitores, Linguagens, identidades: novos lugares - Prof Lucia Santaella. 2011. (Simpósio).

36.
MIT7 Media in Transition - Unstable platforms: the promise and peril of transition. Talking Places: How Conversations Are Made from the Locations. 2011. (Congresso).

37.
Capacitação Docente - Desafios Emergentes da Educação Superior: Responsabilidade Social e Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação.Redes Sociais. 2010. (Oficina).

38.
Democracia e Jornalismo na Era Digital.Tenologias da Comunicação e Democracia. 2010. (Seminário).

39.
Intercom Sul. Avaliação de Trabalhos. 2010. (Congresso).

40.
World Usability Day 2010.Revolução Inacabada: novas interfaces para novos contextos de computação. 2010. (Encontro).

41.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Reflexões sobre o Projeto Locast como experimento de plataforma móvel social. 2010. (Congresso).

42.
XI FORUM COMMUNIQUER ET ENTREPRENDRE. Mobilidade como conexão entre o real e o virtual. 2009. (Congresso).

43.
9º Forum Internacional do Software Livre.Tv Digital, Ginga e o novo Jornalismo. 2008. (Outra).

44.
Palestra Novas Tecnologias - ESPN RS.Novas tecnologias de comunicação digitais. 2008. (Outra).

45.
XXXI Congresso de comunicação da INTERCOM. Comunicação móvel: das potencialidades aos usos e aplicações. 2008. (Congresso).

46.
Capacitação docente na PUCRS - Avaliação amancipatória na gestão da aula universitária. 2007. (Seminário).

47.
Seminário internacional inovação e interdisciplinaridade na univesidade. 2007. (Seminário).

48.
Encontro sobre Weblogs 3º Encontro Nacional e 1º Encontro Luso-Galaico. Weblogs de bolso: Análise do impacto da mobilidade no cenário - publicações instantâneas na web. 2006. (Congresso).

49.
Nomadismo em espaços sociais: uma discussão sobre as novas formas de inteirações potencializadas pela mobilidade da informação. VIII Congresso Latino-Americano de Pesquisadores da Comunicação. 2006. (Congresso).

50.
O Blog. Jornalismo e literatura em novas mídias.O Blog. Jornalismo e literatura em novas mídias. 2006. (Encontro).

51.
O novo espaço do ciberespaço.O novo espaço do ciberespaço. 2006. (Simpósio).

52.
Pesquisa da FAMECOS em Digital Publishing.Encontro do grupo Digital Publishing University Community (DPUC) da HP. 2006. (Encontro).

53.
RBS Debates.TV Digital: Mais do que uma evolução uma revolução. 2006. (Encontro).

54.
The 3rd Digital Publishing Meeting.Relatório da pesquisa desenvolvida no Lab. de Documentos Digitais da FAMECOS PUCRS. 2006. (Encontro).

55.
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Nomadismo em espaços sociais: uma discussão sobre as novas formas de inteirações potencializadas pela mobilidade da informação. 2006. (Congresso).

56.
Capacitação docente da PUCRS. 2005. (Encontro).

57.
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

58.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. (Congresso).

59.
Congresso Intercom 2002. 2002. (Congresso).

60.
Seminário Internacional doprograma de Pós Graduação da FAMCOS PUCRS. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PELLANDA, E. C.. XII Seminario Internacional da Comunicação. 2013. (Congresso).

2.
PELLANDA, Eduardo Campos. XI Seminário Internacional da Comunicação. 2011. (Congresso).

3.
PELLANDA, Eduardo Campos. V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabrielli Tiburi. Imagem nas Redes Sociais Móveis. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Luiza Carolina dos Santos. Estudos de formatos de publicações digitais. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Aline Ferreira de Mello. Novas plataformas de comunicação em Tablets. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marcelo Crispim Fontoura. Novos modelos de Jornalimso. Início: 2017. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
ANA CECILIA BISSO NUNES. Inovação no Jornalismo. Início: 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Paulo Pinheiro. Sistema de paywall em Jornais. Início: 2013. Tese (Doutorado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Lucas Reino. Jornalismo Móvel. Início: 2012. Tese (Doutorado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

5.
Sandra Hemriques. Desdobramentos da Plataforma Locast. Início: 2012. Tese (Doutorado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elisa Celia. A presença do Filme publicitário nas redes sociais: um estudo de caso da campanha "cada momento conta" do Banco Itaú. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

2.
Fernanda Cristine Vasconcellos. Inluencia de meios moveis para Jovens. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGCOM) - Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

3.
Luciele Copetti. Interação, memória e saúde nas redes de conexão móveis: uma análise das conexões sociais da Nike + Fuleband. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

4.
Robson Macedo. Da tinta ao Pixel: a influência das materialidades dos suportes na experiência de leitura. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

5.
Ana Cecilia Bisso Nunes. A Convergência Editorial e Midiática no Jornalismo Móvel: uma análise do The Daily. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

6.
Breno Maciel S. Reis. A cidade como tabuleiro: um estudo das dinâmicasde jogo na rede social móvel foursquare. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

7.
Priscilla Guimarães de Oliveira. A Constituição de georastros em contextos locais de Porto Alegre a partir do sistema foursquare. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

8.
Karen Sica da Cunha. Estudo de leitura de Jornais em site para classes D e E. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

9.
Stelamaris Menezes. Conversação mediada por vídeos no YouTube: o caso Blade376. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

10.
Sandra Henriques. Redes Sociais Móveis. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

11.
Camila Morales. No Media como novo elemento de comunicação. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

Tese de doutorado
1.
Aline Feijo Bianchini. ?Famílias sem fronteiras: Um estudo dos usos e apropriações de tecnologias de informação e comunicação por famílias com membros que vivem apartados. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wellington Luis Johann. Da Web Desktop para a móvel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

2.
Amora Marzulo. A utilização das Midias Sociais na Campanha de Barak Obama. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

3.
Thales de Souza Barreto. Publicação de Noticias Jornalisticas nas Redes Sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

4.
André dos Santos Fraga. Diferenças de Interface entre sites móveis e desktop. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

5.
Renata Pereira Alves. E-comerce: estudo da Publicidade Online e Analise da percepção do consumidor em compras online de notebooks. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

Iniciação científica
1.
Ana Cecília Bisso Nunes. Locast - Mídia Cidadã. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

2.
Marcelo Crispim da Fontoura. Locast - Mídia Cidadã. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

3.
Mauro de Oliveira Plastina. Locast - Civic Mídia. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ponticifia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.

4.
Fernanda Cristine Vasconcellos. Personalização: pesquisa sobre a utilização de documentos em vdp. 2006. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, hp. Orientador: Eduardo Campos Pellanda.



Inovação



Patente
1.
 PASE, A. F. ; CUNHA, M. . APARATO E SISTEMA PARA EXIBIÇÃO SINCRONIZADA DE INFORMAÇÕES VISUAIS E DE ÁUDIO. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI0338122, título: "APARATO E SISTEMA PARA EXIBIÇÃO SINCRONIZADA DE INFORMAÇÕES VISUAIS E DE ÁUDIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/12/2012


Programa de computador registrado
1.
PELLANDA, E. C.; TODT, N. S. ; PERNA, C. B. L. ; DELGADO, H. O. K. . Globall Football Glossary. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 658269, data de registro: 14/10/2014, título: "Globall Football Glossary" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional.


Marca registrada
1.
 PELLANDA, E.C.; CRISTINA BECKER LOPES PERNA, ; NELSON SCHNEIDER TODT , ; JULIANA PANOSSO FERRY DE SOUZA, ; CUNHA, K. S. ; PASE, A. F. ; HELOISA ORSI KOCH DELGADO , ; SANTOS, F. F. . GLOFOOTBALL GLOSSARY. 2016, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 907755259, título: "GLOFOOTBALL GLOSSARY" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.
PELLANDA, E.C.; PASE, ANDRÉ . Boas Práticas da ThyssenKrupp. 2018.

2.
PELLANDA, E.C.; PASE, A. F. ; TIETZMANN, R. . Assistente de Voz G1. 2018.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PELLANDA, E. C.2014PELLANDA, E. C.. Protestos pela ótica do Google Glass: uma análise das potencialidades de amplificação da vigilância do cidadão. Liinc em Revista, v. 10, p. 377-385, 2014.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PELLANDA, E. C.. A essence da Internet. Zero Hora, Porto Alegre, p. 9 - 9, 23 abr. 2016.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PELLANDA, E. C.. Inteligência artificial é o caminho para o futuro do iPhone, diz professor. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PELLANDA, E.C.. Celular do Google, Pixel 3 mira na inteligência artificial. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PELLANDA, Eduardo Campos. Ubimidia. 2007; Tema: Comunicação Móvel. (Blog).

2.
PELLANDA, Eduardo Campos. Twitter Ubimidia. 2008; Tema: Twitter sobre Comunicação Móvel. (Rede social).

3.
PELLANDA, Eduardo Campos; PASE, A. F. . Ubilab. 2011; Tema: Site do Laboratório Ubilab. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 9:18:50