Luis Cláudio Dallier Saldanha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6177663314282321
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Doutor em Educação pela UFSCar (2001), Mestre em Letras pela USP (1995) e Graduado em Letras (UERJ, 1989). Atualmente é Diretor Nacional de Serviços Pedagógicos da Estácio Participações S/A., onde também foi Gestor Nacional da Área de Licenciaturas. É membro titular do CONSEPE da Universidade Estácio de Sá e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Univerisitária. É também professor convidado do MBA em Engenharia e Inovação do VEDUCA e professor convidado da disciplina de Planejamento de Carreira da Universidade Estácio de Sá. Coordenou o Grupo de Pesquisa em EaD, (2012-2014) e a CPA (2014) do Centro Universitário Estácio UniSEB. Atuou como prestador de serviços educacionais da Unyka (Grupo SEB), da Pearson Education do Brasil e da Rede de Ensino LFG. Tem desenvolvido estudos e publicado na área de Novas Tecnologias, Educação e Gestão da Inovação Tecnológica, Educação a Distância, Estudos Linguísticos e Cultura Judaica. Tem experiência em coordenação e gestão de cursos de graduação e pós-graduação. Participou de comissões de elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação e MBA na UNICID, no UNICEP, na FADISC e no UniSEB. Foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas de São Carlos (2004-2006) e Coordenador do Curso de Secretariado Executivo da FADISC (2001-2006). Coordenou a Comissão de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da FADISC (2005-2006) e do Centro Universitário UniSEB (2013). Atuou como analista técnico-pedagógico da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2009-2013) e foi membro do Conselho Superior de Administração do UniSEB (2010-2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis Cláudio Dallier Saldanha
Nome em citações bibliográficas
SALDANHA, L. C. D.;SALDANNA, L. C. D.;DALLIER, L. C. D.;DALLIER SALDANHA, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estácio de Sá, Diretoria de Ensino.
Rua do Bispo, 83
Rio Comprido
20261063 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37258382
URL da Homepage: http://www.estacioparticipacoes.com.br/estacio2010/web/default_pt.asp?idioma=0&conta=28


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: LEITURA, ESCRITA E SABER NA CIBERCULTURA E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: POTIGUARA ACACIO PEREIRA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: LEITURA E ESCRITA; CONHECIMENTO E NOVAS TECNOLOGIAS; EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA.
Grande área: Ciências Humanas
1991 - 1995
Mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: PRINCIPIO SABATICO: TRABALHO, DESCANSO E CELEBRAÇAO NO TEMPO DO HOMEM BIBLICO,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Jaffa Rifka Berezin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: LITERATURA HEBRAICA; TRABALHO; DESCANSO E CELEBRAÇAO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1986 - 1989
Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: INFLUÊNCIAS DO HEBRAICO NA LÍNGUA PORTUGUESA.
Orientador: Jane Bichmacher de Glasman.
1984 interrompida
Graduação interrompida em 1987 em Ciências Biológicas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Ano de interrupção: 1987




Formação Complementar


2017 - 2017
Regulação e Legislação Educacional (PDG). (Carga horária: 10h).
EDUCARE UNIVERSIDADE CORPORATIVA ESTÁCIO, EDUCARE, Brasil.
2017 - 2017
Coaching e Liderança (PDG). (Carga horária: 30h).
EDUCARE UNIVERSIDADE CORPORATIVA ESTÁCIO, EDUCARE, Brasil.
2017 - 2017
Administração de Conflitos e Negociação (PDG). (Carga horária: 10h).
EDUCARE UNIVERSIDADE CORPORATIVA ESTÁCIO, EDUCARE, Brasil.
2017 - 2017
Gestão do Conhecimento (PDG). (Carga horária: 30h).
EDUCARE UNIVERSIDADE CORPORATIVA ESTÁCIO, EDUCARE, Brasil.
2017 - 2017
Liderança de Alta Performance (PDG). (Carga horária: 16h).
EDUCARE UNIVERSIDADE CORPORATIVA ESTÁCIO, EDUCARE, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento e Elaboração de Material Didático EAD. (Carga horária: 20h).
Universidade Interativa COC, UIC, Brasil.
2003 - 2004
Alemão. (Carga horária: 160h).
Aliança Idiomas, ALIANÇA IDIOMAS, Brasil.
1999 - 1999
Francês. (Carga horária: 120h).
Aliança Francesa, ALIANÇA FRANCESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44

Atividades

05/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, .

Cargo ou função
Membro do CONSEPE.
01/2015 - Atual
Direção e administração, Diretoria de Ensino, .

Cargo ou função
Diretor de Serviços Pedagógicos.
01/2015 - 07/2016
Direção e administração, Diretoria de Ensino, .

Cargo ou função
Diretor do Centro de Ensino da Área de Educação.

VEDUCA, VEDUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor da Disciplina "Aprendizagem e utilização de Plataformas Digitais" do MBA em Engenharia e Inovação (VEDUCA/UNISEB).


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20

Atividades

8/2001 - 4/2002
Ensino, Ciencia da Informaçao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEITURA E SOCIEDADE
INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Outras informações
Grupo ALPHA

Atividades

6/2010 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Linhas de pesquisa
Educação a Distância

PEARSON EDUCATION DO BRASIL, PEARSON EDUCATIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços e Autor
Outras informações
Autor de conteúdo e apresentador de videoaulas.

Atividades

3/2012 - 06/2014
Treinamentos ministrados , NAME Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino, .

Treinamentos ministrados
Gestão Escolar e Novas Tecnologias
3/2011 - 06/2014
Ensino, Formação Continuada NAME, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Letramento Digital
Língua Portuguesa

Empresa Brasileira de Comunicação Multimídia S/A UNYCA, UNYCA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações
Prestação de serviços de conteúdo, ministração de cursos e aulas na modalidade a distância.


Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44
Outras informações
Denominado Centro Universitário UNISEB a partir de janeiro de 2011. Carga horária referente à docência, pesquisa e coordenação da CPA.

Atividades

07/2010 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
07/2010 - Atual
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Interpessoal e Organiacional
10/2008 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Educação a Distância, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação a Distância
08/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPA - Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Coordenador da CPA.
06/2012 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , UniSEB Interativo, .

7/2010 - 12/2014
Ensino, PEDAGOGIA EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
08/2008 - 12/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa
07/2007 - 12/2014
Ensino, PEDAGOGIA EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
07/2007 - 12/2014
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Latina
Língua Portuguesa
Lingüística
03/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do PDI.
02/2012 - 12/2013
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional e Interpessoal
04/2009 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPA - Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Analista Técnico-Pedagógico.
2/2011 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Interativa COC, Faculdade Interativa COC.

Atividade realizada
Assessoria à Diretoria Acadêmica.
02/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Interativa COC - EAD, UNISEB Interativo.

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Inovação Tecnológica do UniSEB Interativo.
02/2008 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e interpretação de texto
07/2010 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Administração, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior de Administração.
04/2008 - 12/2010
Extensão universitária , NAME - Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental, Via Satélite, ao vivo..
01/2008 - 12/2009
Ensino, Gestão em Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Instrumental
06/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade Interativa COC - EAD, .

Atividade de extensão realizada
Minicursos do Curso de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
02/2008 - 12/2008
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e interpretação de texto
01/2008 - 12/2008
Ensino, Gestão em Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação instrumental, ciência e pesquisa
01/2008 - 12/2008
Estágios , Faculdade Interativa COC, .

Estágio realizado
Professor Titular de Estágio Supervisionado LETRAS.
10/2008 - 11/2008
Serviços técnicos especializados , Faculdade Interativa COC, .

Serviço realizado
Revsião e Análise de Projetos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação.
07/2008 - 10/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Interativa COC - EAD, Faculdade Interativa COC - EAD.

Atividade realizada
Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Pós-Gaduação Lato Sensu em Educação a Distância.
07/2007 - 07/2008
Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Latina
Língua Portuguesa
Lingüística
08/2007 - 08/2007
Treinamentos ministrados , Faculdade Interativa COC, .

Treinamentos ministrados
Palestra transmitida via satélite para tutores de EAD

Rede de Ensino LFG, LFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Atividades

01/2012 - Atual
Ensino, Formação de Professores para a Educação Jurídica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e da Comunicação para o curso de Direito

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Especialização
Outras informações
Coordenador do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais

Atividades

05/2006 - 02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Cargo ou função
Elaboração de Proposta e Projeto de Curso de Especialização em Educação Tecnológica.

Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante na Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor na Disciplina Comunicação Organizacional

Atividades

07/2006 - 12/2006
Ensino, MBA em Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing e Comunicação

Faculdades Integradas de São Carlos, FADISC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

01/2005 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão PDI, .

Cargo ou função
Coordenação do PDI.
08/2004 - 04/2006
Direção e administração, Diretoria Acadêmica, .

Cargo ou função
Diretor Acadêmico.
02/2003 - 04/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão 3
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ORATÓRIA
02/2002 - 04/2006
Direção e administração, Faculdades Integradas de São Carlos, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/1999 - 04/2006
Ensino, Secretariado Executivo Bilingue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUA PORTUGUESA
08/1999 - 04/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA PORTUGUESA
PRÁTICA PEDAGÓGICA 1
TEORIA DA LITERATURA
02/2005 - 12/2005
Ensino, Computação Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica em Computação
06/2005 - 07/2005
Direção e administração, Curso de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador Interino do Curso de Letras (Licenciatura).
01/2005 - 03/2005
Outras atividades técnico-científicas , Secretariado Executivo Bilíngüe, Secretariado Executivo Bilíngüe.

Atividade realizada
Elaboração de Regulamento de TCC e de Atividades Complementares.
08/2004 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação Acadêmica, .

Cargo ou função
Consultoria Redação do Novo Regimento unificado.
02/2005 - 02/2005
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
Diretor Ad Hoc.
07/2004 - 12/2004
Direção e administração, Pós-Graduação em Assessoria Executiva, .

Cargo ou função
Coordenador.
02/2004 - 12/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2001 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Letras, .

03/2001 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Secretariado Executivo Bilíngüe, Secretariado Executivo Bilíngüe.

Atividade realizada
Avaliação interna do Curso de Secretariado Executivo e Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso.

Centro Universitário UniSEB Interativo, UNISEB INTERATIV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Comissão Própria de Avaliação, Carga horária: 10
Outras informações
IES denominada, anteriormente, como União dos Cursos Superiores SEB

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Língua e Literatura - Intertextualidades
2.
Educação a Distância: Problemas, perspectivas e proposições

Objetivo: O objeto de estudo da pesquisa é a Educação a Distância no Ensino Superior, a partir de uma delimitação temática que elege a gestão e os processos pedagógicos nos cursos de graduação e pós-graduação a distância do UniSEB Interativo. O objetivo geral proposto é a compreensão crítica da Educação a Distância no Ensino Superior e os objetivos específicos que se delineiam são: a) Fundamentação teórica da Educação a Distância; b) Descrição e análise da gestão e dos processos educacionais em Educação a Distância no UniSEB Interativo; c) problematização dos processo de ensino-aprendizagem, tutoria, avaliação e comunicação no contexto da EaD; d) Identificação do modelo de EaD do UniSEB Interativo; e) realização de diagnósticos sobre as práticas de EaD desta Instituição; e f) proposição de inovação e de ações que atendam às demandas da Instituição e de uma formação integral e de qualidade na modalidade a distância..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; Educação e Novas Tecnologias; Gestão e Processos de Ensino-Aprendizagem.
3.
Educação a Distância

Objetivo: O Grupo Alpha tem como objetivo investigar na formação de professores as condições e variáveis indicadoras de desempenho adequado pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem na educação escolar apoiada por recursos da web..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Permanente.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Design instrucional; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; Tecnologia Educacional.
4.
Gestão Educacional, Desenvolvimento Institucional e Avaliação

Objetivo: Investigar as principais contribuições teórico-práticas voltadas para a gestão, o desenvolvimento e a avaliação institucionais no contexto do ensino superior privado, a fim de elaborar estudos e projetos que busquem eficiência e qualidade das IES.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
Palavras-chave: Gestão educacional; Desenvolvimento institucional; Avaliação Institucional.
5.
Modelos, metodologias e inovação no Ensino Superior

Objetivo: Analisar criticamente modelos educacionais no Ensino Superior, identificando oportunidades de projetos e ações integrados que respondam aos novos desafios enfrentados pelas IES em relação a métodos e procedimentos de ensino-aprendizado e gestão da aprendizagem e do desempenho acadêmico..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Modelos educacionais; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem; Inovação no Ensino Superior.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Gestão Educacional, Desenvolvimento Institucional e Avaliação
Descrição: Linha de Pesquisa destinada a investigar as principais contribuições teórico-práticas voltadas para a gestão, o desenvolvimento e a avaliação institucionais no contexto do ensino superior privado, a fim de elaborar estudos e projetos que busquem eficiência e qualidade das IES. O projeto se vale da experiência e envolvimento de seus pesquisadores na alta gestão de IES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
História e filosofia da educação universitária
Descrição: O Projeto tem o objetivo de reunir estudos e investigações que apresentam como temática abordagens inter e transdisciplinares que levem em consideração as relações entre a Educação, a História, a Filosofia e a Análise Semiolinguística do Discurso. Destaca, sobretudo, o papel da Universidade como instituição da tradição ocidental responsável pela promoção da educação profissional, do conhecimento científico e da prestação de serviços à comunidade. O Projeto se insere nas atividades do O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Universitária (GEPEU), que apresenta forte relevância para a comunidade acadêmica formada pelas dezenas de IES integrantes do Grupo Estácio em todo Brasil. Os estudos e a produção científico-acadêmica de seus membros pesquisadores têm o objetivo de subsidiar as políticas, os programas e as ações pedagógicas e de gestão educacional desenvolvidos no âmbito da universidade, dos centro universitários e das faculdades do Grupo Estácio. Os membros do grupo de pesquisa possuem publicações e projetos que contribuem para a compreensão da realidade educacional universitária, o uso e a integração intensiva de tecnologias inovadoras no ensino superior e, ainda, a gestão educacional eficiente aliada à qualidade acadêmica no contexto das IES com fins lucrativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Educação a Distância: Problemas, perspectivas e proposições
Descrição: O Projeto de Pesquisa apresenta uma proposta para o desenvolvimento de estudos sobre a Educação a Distância (EaD), dando continuidade a pesquisas e projetos anteriores, como a parceria do UniSEB Interativo com o Grupo ALPHA (FE/USP) no projeto de pesquisa sobre EaD, e as atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica do UniSEB Interativo. A pesquisa tem como objetivo o exame de concepções e modelos de gestão e de processos pedagógicos em EaD, a fim de se elaborar uma descrição e análise da prática do Centro Universitário UniSEB Interativo. O referencial teórico é constituído a partir de pensadores e pesquisadores contemporâneos que oferecem embasamento para a compreensão da educação a distância no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), como Otto Peters, Desmond Keegan, Michael Moore, Andrew Feenberg, García Aretio e Maria L. Belonni, entre outros. A pesquisa terá um caráter interdisciplinar e exploratório, além de se caracterizar pela reflexão sobre a prática, tomando como fonte de informação e pesquisa uma seleção de artigos, livros e teses publicados recentemente, além de documentos pertinentes. Os trabalhos serão desenvolvidos por docentes, apoio pedagógico e estudantes interessados e aprovados em procedimento específico, sob a coordenação de professores-pesquisadores. Entre alguns dos resultados esperados, apontam-se a publicação de artigos acadêmicos e a elaboração de relatórios com diagnósticos e proposições para o desenvolvimento da EaD no UniSEB Interativo..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (7) .
Integrantes: Luis Cláudio Dallier Saldanha - Coordenador / Gladis Linhares Toniazzo - Integrante / Marina Caprio - Integrante / Alessandra Henriques Ferreira - Integrante / Karen Fernanda da Silva Bortoloti - Integrante / Marilda Franco de Moura Vasconcelos - Integrante / Cristiane Soncino Silva - Integrante / Andrea Rosin Pinola - Integrante / Alexandre Dias - Integrante / Heloísa dos Santos Maria Toledo - Integrante / Caroline Petian Pimenta Bono Rosa - Integrante / Vanessa Riscifina - Integrante / Helcio de Pádua Lanzoni - Integrante / Cláudia Regina de Brito - Integrante / Anna Patrícia China - Integrante.Financiador(es): Centro Universitário UniSEB Interativo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2011
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (GEPET)
Descrição: O projeto de pesquisa se insere no cenário de forte incremento de políticas e programas de uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar e, ainda, na solidificada experiência das Faculdades COC em relação às inovações tecnológicas no campo educacional. Este projeto oferece oportunidade de estudo e pesquisa numa das áreas que apresenta forte demanda no campo educacional. O crescente uso de computadores, softwares educacionais, Internet e outros recursos informáticos tanto em sala de aula quanto nas atividades de aprendizagem em casa ou mesmo no mundo corporativo exige profissionais aptos para atuarem criativa e criticamente com as tecnologias educacionais. Além disso, cada vez mais, há uma demanda por educadores com habilidades e competências nas áreas afins à tecnologia educacional para atuarem no contexto escolar e acadêmico, como, por exemplo, em projetos de educação a distância. O projeto faz frente à necessidade de se assumir que a tecnologia educacional não se reduz a uma nova metodologia ou apenas à aplicação das novas TIC na educação, mantendo-se deslocada do contexto histórico e social. Os estudantes, educadores e demais profissionais envolvidos com as tecnologias educacionais não devem estar infensos a questões teóricas importantes e ao amplo debate sobre as políticas de educação. Faz-se pertinente uma postura crítica e criativa; uma abertura às possibilidades das novas mediatizações tecnológicas nos processos de ensino-aprendizagem e, também, um constante exercício de reflexão crítica que considere as contribuições teóricas do campo educacional. Além de contribuir para o desenvolvimento teórico-metodológico na relação entre novas tecnologias e educação, e suas implicações sociais e pedagógicas, o projeto se justifica também em face da necessidade de introduzir o nosso aluno no universo da pesquisa. Objetivo Geral Contribuir para a iniciação científica e realização de cursos de extensão na área de educação e no.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Luis Cláudio Dallier Saldanha - Coordenador.Financiador(es): Faculdades COC - Remuneração.
2002 - 2007
GEP - Grupo de Estudo e Pesquisa ?Teoria Crítica e Educação?
Descrição: Descrição: O grupo: "Teoria Crítica e Educação UFSCar" desenvolve atividades de estudos e pesquisas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde o ano de 1997. Este grupo é um desdobramento do grupo "Teoria Crítica e Educação", fundado na UFSCar em agosto de 1991. É importante enfatizar o vínculo orgânico de nosso grupo com o grupo: "Teoria Crítica e Educação, cujo líder é o Professor Titular Bruno Pucci (UNIMEP) e que se constitui hoje como um grupo interdisciplinar com sedes na UNIMEP, na UFSCar e na UNESP-Araraquara. Formado por pesquisadores e estudantes da UFSCar, o grupo: "Teoria Crítica, Educação e Semiformação" investiga as contribuições de pensadores da chamada Teoria Crítica (T.W.Adorno, M.Horkheimer, H. Marcuse e W. Benjamin) para a educação. A identificação do grupo como refêrencia nacional nesta temática pode ser constatada por meio da seguinte produção acadêmico-científica: 1) Publicação de 21 livros, 43 capítulos de livros e 90 artigos publicados em periódicos indexados; 2) A organização de 22 livros; 3) Elaboração de 40 traduções, sobretudo do orinal alemão e a publicação de algumas dessas traduções em livros e artigos de periódicos indexados; 4) Apresentação de 103 trabalhos em congressos científicos; 5) Quatro trabalhos de inciação cientítica premiados nos congressos de iniciação científica da UFSCar e da Associação de Escolas Reunidas de São Carlos (ASSER); 6) Apoio do CNPq (Realização de eventos, Bolsa Produtividade em Pesquisa, Bolsas de Doutorado e Iniciação Científica), da FAPESP (Realização de eventos, Auxílio à Pesquisa, Auxílio Publicação e Pós-Doutorado no Exterior) e da CAPES/DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico- Bolsa/Pesquisador); 6) 72 orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado concluídas; 7) Participação na organização de 58 eventos, com destaque para os Colóquios Nacionais sobre Teoria Crítica e Educação realizados na UNIMEP e com apoio da UFSCar e da UNESP-Araraquara.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
GPELL - Grupo de Pesquisa e Estudo em Língua e Literatura
Descrição: Projeto de inciação científica com o objetivo de incentivar a pesquisa e produção acadêmica na área de literatura e estudos lingüísticos. Contando com alunos do curso de Gradaução em Letras da FADISC e do curso de Pedagogia da UFSCar, o projeto tratou de eixos temáticos como o ensino de língua e literatura; leitura e intertextualidade; cinema e literatura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Luis Cláudio Dallier Saldanha - Coordenador / Newton Ramos-de-Oliveira - Integrante / Adaísis Ribeiro Bonato - Integrante / Karen Aline Lourenço - Integrante / Raquel Beatriz Vergílio de Souza - Integrante / Isabella Fernanda Lourenço - Integrante / Marina Ramos de Oliveira - Integrante / Viviane Século Sabaini - Integrante / Raquel Siqueira Lima Lechat - Integrante / João Carlos Araújo - Integrante.Financiador(es): Faculdades Integradas de São Carlos - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
1996 - 1997
Projeto Integrado de Pesquisa DEd/ UFSCar - CHC/ USP: Os desafios impostos à Educação pela C&T, ao limiar do século XXI: vicissitudes, controvérsias e perspectivas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Travessias Interativas
2010 - Atual
Periódico: Gestão e Secretariado
2010 - Atual
Periódico: Revista @mbienteeducação


Revisor de periódico


2005 - Atual
Periódico: Comunicações (Piracicaba) (0104-8481)
2013 - 2013
Periódico: Impulso (Piracicaba)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Nomeação em carater efetivo, no cargo de Professor da Carreira do Magisterio Superior, Classe Assistente, Nivel 1, no regime de Dedicacao Exclusiva e lotacao na Universidade Federal do Pampa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (DOU- p. 3 Seção 2, 17/06/2008).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:35
Total de citações:26
L. C. D. SALDANHA  Data: 03/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALDANHA, L. C. D.2017SALDANHA, L. C. D.; TSCHERNE, M. . Linguagem, nova retórica e violência verbal na redes sociais. Travessias Interativas, v. 13, p. 2, 2017.

2.
SALDANHA, L. C. D.;SALDANNA, L. C. D.;DALLIER, L. C. D.;DALLIER SALDANHA, L. C.2017SALDANHA, L. C. D.; TSCHERNE, M. . Linguagem, Nova Retórica e violência verbal nas redes sociais. Travessias Interativas, v. 13, p. 1-11, 2017.

3.
SALDANHA, L. C. D.2016SALDANHA, L. C. D.. Meta-análise da pesquisa em Educação a Distância. Artefactum (Rio de Janeiro), v. VIII, p. 30, 2016.

4.
SALDANHA, L. C. D.2016SALDANHA, L. C. D.. Para além das fronteiras entre palavra e imagem numa cultura digital. Travessias Interativas, v. 11, p. 9, 2016.

5.
SALDANHA, L. C. D.2013SALDANHA, L. C. D.. A Linguagem nas Teleaulas: Limites e Possibilidades do Diálogo Pedagógico em EaD. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 41-47, 2013.

6.
SALDANHA, L. C. D.2013SALDANHA, L. C. D.. A teleaula em questão. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (Online), v. 2, p. 3, 2013.

7.
SALDANHA, L. C. D.2013SALDANHA, L. C. D.. Do Schibboleth ao digital: a palavra nos espaços de indeterminação. Uniletras, v. 35, p. 8, 2013.

8.
SALDANHA, L. C. D.2013SALDANHA, L. C. D.. Do Schibboleth ao digital: A palavra nos espaços de indeterminação. Uniletras (UEPG. Impresso), v. 35, p. 95-105, 2013.

9.
SALDANHA, L. C. D.2012SALDANHA, L. C. D.; TSCHERNE, M. . Escrita digital e mediação pedagógica na educação a distância. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (Online), v. 1, p. 1-10, 2012.

10.
SALDANHA, L. C. D.2010SALDANHA, L. C. D.. Um discurso sobre educação a distância. Revista @mbienteeducação, v. 3, p. 112-114, 2010.

11.
SALDANHA, L. C. D.2008 SALDANHA, L. C. D.. Subjetividade no ciberespaço ou a aprendizagem nos labirintos do hipertexto. Revista @mbienteeducação, v. 1, p. 2, 2008.

12.
SALDANHA, L. C. D.2006 SALDANHA, L. C. D.. LITERATURA E SEMIFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO. Texto Digital (UERJ), v. 2, p. 4, 2006.

13.
SALDANHA, L. C. D.2006SALDANHA, L. C. D.. A informação como semiformação nas práticas de leitura no ciberespaço. Tempo da Ciência (UNIOESTE), v. 13, p. 129-143, 2006.

14.
SALDANHA, L. C. D.2005SALDANHA, L. C. D.. O MERCADO DE TRABALHO E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Expectativa (Impresso), Toledo - PR, v. 04, p. 9-19, 2005.

15.
SALDANHA, L. C. D.2004SALDANHA, L. C. D.. CAOS E REDENÇÃO: aspectos messiânicos no pensamento de Benjamin. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, UNB - Brasília, v. 2, p. 2, 2004.

16.
SALDANHA, L. C. D.2004SALDANHA, L. C. D.; TSCHERNE, M. . A EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Expectativa, UNIOESTE / Toledo-PR, v. 03, n.03, p. 137-144, 2004.

17.
SALDANHA, L. C. D.2004SALDANHA, L. C. D.. LITERATURA, FORMAÇÃO E MODOS DE PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO. Revista Análise. Série Ciências Humanas, São Carlos, v. 03, p. 83-92, 2004.

18.
SALDANHA, L. C. D.2002SALDANHA, L. C. D.. UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR DO POEMA 'AULA DE PORTUGUÊS' OU REFLEXÕES SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Análise. Série Ciências Humanas, São Carlos, v. 1, p. 41-50, 2002.

19.
SALDANHA, L. C. D.2001SALDANHA, L. C. D.. BIBLIOTECAS IMAGINÁRIAS E O LIVRO ELETRÔNICO: POSSIBILIDADES DO TEXTO NO CIBERESPAÇO. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 21, p. 26-37, 2001.

20.
SALDANHA, L. C. D.2000SALDANHA, L. C. D.. O ESTUDO DO TEXTO NA ERA DA DIGITALIZAÇÃO. Revista Philologus, RIO DE JANEIRO, v. 16, p. 70-75, 2000.

21.
SALDANHA, L. C. D.2000SALDANHA, L. C. D.. INFORMÁTICA, INTERNET E LÉXICO: NOTAS SOBRE 'A CASA DOS BUDAS DITOSOS' DE JOÃO UBALDO RIBEIRO. Revista Philologus, Rio de janeiro, v. 17, p. 64-73, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SALDANHA, L. C. D.. Hebraico bíblico. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2018. v. 1. 144p .

2.
SALDANHA, L. C. D.. Fala, oralidade e práticas sociais. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. v. 1. 220p .

3.
MOURA, M. F. ; DALLIER, L. C. D. . Linguístca aplicada ao ensino da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2016. v. 1. 137p .

4.
SALDANHA, L. C. D.. Fala, oralidade e práticas sociais. 1. ed. Curiti: InterSaberes, 2016. 200p .

5.
SALDANHA, L. C. D.; DOLENCSKO, A. L. . Pedagogia. 1. ed. São Paulo: Universidade Brasil, 2016. v. 1. 115p .

6.
SALDANHA, L. C. D.. Linguística I. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2015. v. 1. 112p .

7.
SALDANHA, L. C. D.. Linguística. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2015. v. 1. 128p .

8.
SALDANHA, L. C. D.. Informática aplicada à educação. 1. ed. Ribeirão Preto: UniSEB/Estácio, 2014. v. 1. 112p .

9.
SALDANHA, L. C. D.. Cultura Clássica: contribuições linguísticas. 1. ed. Ribeirão Preto: UniSEB/Estácio, 2014. v. 1. 112p .

10.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação e expressão da escrita. 1. ed. Ribeirão Preto: UNISEB/ESTÁCIO, 2014. v. 1. 112p .

11.
TINCANI, D. ; SALDANHA, L. C. D. ; WAGNER, L. R. ; MORAES, R. N. . Comunicação nas empresas. 1. ed. Ribeirão Preto, Rio de Janeiro: UniSEB, Editora Universidade Estácio de Sá, 2014. v. 1. 136p .

12.
SALDANHA, L. C. D.; Soraia Dumbra ; MAGRO, C. T. A. . Língua, educação e pedagogia. 4. ed. Ribeirão Preto: SEB S/A, 2013. v. 1. 352p .

13.
COSTA, D. G. S. ; DALLIER, L. C. D. ; ALMEIDA, M. . Fundamentos da formação sócio-histórica do Brasil: módulo 3.1. 1. ed. Ribeirão Preto: UNISEB Interativo, 2013. v. 1.

14.
FAVERO, A. ; SALDANHA, L. C. D. . O ensino da língua portuguesa e de literatura: módulo 5.2. 1. ed. Ribeirão Preto: UNISEB Interativo, 2013. v. 1. 350p .

15.
CAMARGO JR., A. S. ; FERREIRA, D. ; SALDANHA, L. C. D. . Ciências humanas e matemáticas para o administrador. Ribeirão Preto: COC, 2011. v. 1. 300p .

16.
SALDANHA, L. C. D.; WAGNER, L. R. . Línguas. 2. ed. Ribeirão Preto: UniSEB, 2011. v. 1. 328p .

17.
LOURENCON, B. N. ; ROSA, C. P. P. B. ; SALDANHA, L. C. D. . Diversidade e novas tecnologias. 1. ed. Ribeirão Preto: UniSEB Interativo, 2011. v. 1. 384p .

18.
FAVERO, A. ; CUNHA, D. S. W. ; SALDANHA, L. C. D. . Língua Portuguesa e Clássicos. 3. ed. Ribeirão Preto: UniSEB Interativo, 2011. v. 1. 312p .

19.
SALDANHA, L. C. D.; BENEDETTI, C. ; MACHADO, M. C. J. . Língua, homem e sociedade. 1. ed. Ribeirão Preto: UNISEB Interativo, 2011. v. 1. 400p .

20.
SALDANHA, L. C. D.; MAGRO, C. T. A. ; DUMBRA, S. . Língua, educação e pedagogia. 1. ed. Ribeirão Preto: COC, 2010. v. 1. 352p .

21.
FIGUEIRA, K. ; GALLI, L. C. L. A. ; DALLIER, L. C. D. . Introdução à gestão, comunicação e pesquisa: módulo 1.1. 1. ed. Ribeirão Preto: Editora COC Ltda, 2010. v. 1.

22.
FIGUEIRA, K. ; SALDANHA, L. C. D. ; BARRETTO, M. I. F. ; REBEHY, P. C. P. W. . Gestão da Tecnologia da Informação: gestão, comunicação e pesquisa.. Ribeirão Preto: Editora COC, 2008. v. 1. 168p .

23.
BENEDETTI, C. ; SALDANHA, L. C. D. ; VASCONCELOS, M. F. M. . Letras: Linguagem, homem e sociedade. Ribeirão Preto: COC, 2008. v. 1. 476p .

24.
SALDANHA, L. C. D.. Princípio Sabático: trabalho e tempo livre na literatura bíblico-judaica. Rio de Janeiro: GW Editora, 2005. v. 01. 136p .

25.
SALDANHA, L. C. D.. I CONCURSO LITERÁRIO Sérgio Buarque de Holanda. 1. ed. São Carlos: RiMa, 2005. v. 01. 56p .

26.
SALDANHA, L. C. D.. Caiu a ficha. São Paulo: ABU Editora, 1998. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
SALDANHA, L. C. D.. Subjetividade e literatura no contexto da educação a distância. In: Alamir Aquino Corrêa. (Org.). Ciberespaço: mistificação e paranóia. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2008, v. , p. 163-171.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SALDANHA, L. C. D.. Um antigo desafio na era da informação digital. Bem Paraná, Curitiba, 10 set. 2018.

2.
SALDANHA, L. C. D.. Educação na tecnologia: já e ainda não. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 13 jul. 2018.

3.
SALDANHA, L. C. D.. Feito torto para funcionar direito. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 24 jun. 2018.

4.
DALLIER SALDANHA, L. C.. Feito torto para funcionar direito. O Dia, Teresina PI, p. 6 - 6, 16 jun. 2018.

5.
SALDANHA, L. C. D.. Quando a tecnologia não é suficiente. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 30 mar. 2018.

6.
SALDANHA, L. C. D.. Evasão no ensino superior: o que ainda falta fazer. Painel do Professor, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 01 mar. 2018.

7.
SALDANHA, L. C. D.. Tecnologia na educação: instantâneo ou duradouro. Gazeta Online, Vitória ES, 28 dez. 2017.

8.
SALDANHA, L. C. D.. Tecnologia na educação: entre o instantâneo e a duração. FOLHA DIRIGIDA, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 08 dez. 2017.

9.
SALDANHA, L. C. D.. Celular na sala de aula: o desafio de estar inteiro e não pela metade. O Hoje, Goiânia GO, p. 4 - 4, 29 nov. 2015.

10.
SALDANHA, L. C. D.. Um profissional para os novos tempos. Gazeta Central, São Carlos - SP, p. 05 - 05, 31 ago. 2005.

11.
SALDANHA, L. C. D.. Secretário executivo: profissional para os novos tempos. Primeira página, São Carlos, p. 7 - 7, 02 dez. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALDANHA, L. C. D.. Análises da pesquisa em Educação a Distância. In: 20º CIAED, 2014, Curitiba. Anais do 20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2014. v. 1. p. 1-10.

2.
SALDANHA, L. C. D.. Tutoria, linguagem e diálogo pedagógico na educação a distância. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012, São Carlos. Anais do SIED EnPED. São Carlos: UFSCar, 2012. v. 1. p. 01-12.

3.
SALDANHA, L. C. D.. A eperiência da linguagem nas teleaulas: limites e possibilidades do diálogo pedagógico em EaD. In: VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: desafios na era digital, 2012, Araraquara. Congresso Internacional de Teoria Crítica, 2012. v. 1. p. 270-278.

4.
SALDANHA, L. C. D.. Concepções e Desafios na Educação a Distância. In: 14 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2008, Santos. Anais do 14 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2008. v. 5/2008. p. 1-10.

5.
SALDANHA, L. C. D.. A LEITURA NO CIBERESPAÇO: MUDANÇAS E CONTINUIDADES. In: 13 COLE CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2001, CAMPINAS. COM TODAS AS LETRAS, PARA TODOS OS NOMES. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2001. p. 84-85.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALDANHA, L. C. D.. Schibboleths digitais: ambiguidade e poder nos discursos do ciberespaço. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEORIA CRÍTICA: GÊNESE, DESDOBRAMENTOS, APROPRIAÇÕES, 2014, Piracicaba. Comunicações aprovadas: resumo incluído, 2014. p. 147-149.

2.
SALDANHA, L. C. D.; TSCHERNE, M. . Diálogo Pedagógico e Escrita na Educação a Distância. In: I Simpósio de Linguística e Tecnologia Educativa, 2011, Franca. Caderno de Resumos I SILTED1. Franca: UNIFRAN, 2011. p. 39-40.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGRO, C. T. A. ; SALDANHA, L. C. D. . Linguagem e Educação: articulações numa experiência de EaD. In: II Encontro CAPES-MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade, 2008, Araraquara. Livro de Resumo do II Encontro CAPES-MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade. Araraquara: UNESP, 2008. p. 20-21.

2.
SALDANHA, L. C. D.. LITERATURA E FORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO. In: Colóquio Internacional, 2004, Piracicaba. Anais e programação. Piracicaba: UNIMEP, 2004. p. 29-29.

3.
SALDANHA, L. C. D.. INFORMAÇÃO E (DE)FORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DESAFIOS ÀS PRÁTICAS DE LEITURA NOS TEXTOS VIRTUAIS. In: COLÓQUIO NACIONAL, 2002, PIRACICABA. LIVRO DE RESUMOS DO COLÓQUIO NACIONAL, 2002. p. 38-38.

4.
SALDANHA, L. C. D.; BONATO, A. R. ; LOURENCO, K. A. ; SOUZA, R. B. V. ; LOURENCO, I. F. . RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO APOIO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA. In: 2º CONIC, 2002, São Carlos. 2º Congresso Nacional de Inciação Científica. São Paulo: SEMESP, 2002. v. 2. p. 591-591.

5.
SALDANHA, L. C. D.. O INTERDISCURSO E A INTERTEXTUALIDA DE NACONSTRUÇÃO DA LEITURA. In: XV CONGRESSO DO CELLIP, 2001, CURITIBA. LIVRO DE RESUMOS DO XV CONGRESSO DO CELLIP, 2001.

6.
SALDANHA, L. C. D.. ANÁLISE ESTILÍSTICA DO POEMA 'AULA DE PORTUGUÊS' E ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2000, RIO DE JANEIRO. LIVRO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO DO IV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2000. p. 23-24.

Apresentações de Trabalho
1.
SALDANHA, L. C. D.. Evolução do modelo de ensino e disciplinas híbridas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, D. ; SALDANNA, L. C. D. . Formação da Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SALDANHA, L. C. D.. Do 'faz de conta' ao 'faz de tudo'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SALDANHA, L. C. D.. Schibboleths digitais: ambiguidade e poder nos discursos do ciberespaço. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SALDANHA, L. C. D.; MOTA, R. ; BRITTO, C. R. . Desafios e perspectivas na pesquisa em EaD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SALDANHA, L. C. D.. Sinergia entre Educação e Comunicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SALDANHA, L. C. D.. A Experiência da Linguagem nas Teleaulas: limites e possibilidades do diálogo pedagógico em EaD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SALDANHA, L. C. D.. Tutoria, linguagem e diálogo pedagógico na educação a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SALDANHA, L. C. D.. Contextualização da Educação a Distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SALDANHA, L. C. D.; TSCHERNE, M. . Diálogo Pedagógico e Escrita na Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SALDANHA, L. C. D.; MAGRO, C. T. A. . Linguagem e Educação: articulações numa experiência de EaD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SALDANHA, L. C. D.. Concepções e Desafios na Educação a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SALDANHA, L. C. D.. Hebraico Bíblico. Rio de Janeiro: SESES, 2018 (Material Didático).

2.
SALDANHA, L. C. D.. Prática de leitura, análise e produção de texto. São Paulo: UNICASTELO, 2016 (Material Didático).

3.
SALDANHA, L. C. D.. Linguística. Rio de Janeiro: Estácio, 2015 (Material Didático).

4.
SALDANHA, L. C. D.. Cultura Clássica: contribuições linguísticas. Ribeirão Preto: UNISEB/ESTÁCIO, 2014 (Material Didático).

5.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação e expressão na escrita técnico-profissional do Serviço Social. Ribeirão Preto: UniSEB/Estácio, 2014 (Material Didático).

6.
SALDANHA, L. C. D.. Informática aplicada à Educação. Ribeirão Preto: UniSEB/Estácio, 2014 (Material Didático).

7.
SALDANHA, L. C. D.; WAGNER, D. . Línguas. Ribeirão Preto: UniSEB Interativo, 2013 (Material Didático).

8.
SALDANHA, L. C. D.. Ferramentas e multimeios aplicados à educação. São Paulo: FMU, 2013 (Material Didático).

9.
SALDANHA, L. C. D.. Educação a Distância e Novas Tecnologias. São Paulo: FMU, 2013 (Material Didático).

10.
SALDANHA, L. C. D.. Tecnologias da Informação Emergentes. São Paulo: FMU, 2013 (Material Didático).

11.
SALDANHA, L. C. D.. Inovações Tecnológicas no Ensino do Idioma. São Paulo: FMU, 2013 (Material Didático).

12.
SALDANHA, L. C. D.. Produção Docente e Mercado de Trabalho. São Paulo: FMU, 2013 (Material Didático).

13.
LOURENCON, B. N. ; ROSA, C. P. B. ; SALDANHA, L. C. D. . Diversidade e Novas Tecnologias. Ribeirão Preto: UniSEB Interativo, 2013 (Material Didático).

14.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação Interpessoal e Empresarial. Ribeirão Preto: COC, 2010 (Material Didático).

15.
SALDANHA, L. C. D.. Sociolinguística. Ribeirão Preto: COC, 2010 (Material Didático).

16.
SALDANHA, L. C. D.. Fundamentos da Língua Latina. Ribeirão Preto: COC, 2010 (Revisão).

17.
SALDANHA, L. C. D.. Língua Portuguesa. Ribeirão Preto: COC, 2010 (Material Didático).

18.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação interpessoal e organizacional IN: Ciências Humanas e Matemáticas para o Administrador. Ribeirâo Preto: COC, 2010 (Material Didático).

19.
SALDANHA, L. C. D.. Fundamentos da Educação a Distância. Ribeirão Preto: COC, 2008 (Material Didático).

20.
SALDANHA, L. C. D.. Reforma Ortográfica 2007 (Material Didático).

21.
SALDANHA, L. C. D.. Período composto e correlação 2007 (Material Didático).

22.
SALDANHA, L. C. D.. I Concurso Literário Sérgio Buarque de Holanda. São Carlos, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

23.
SALDANHA, L. C. D.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, P. ; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. . Filosofia de uma educação para a paz numa era pós-moderna 2004 (Revisão).

24.
SALDANHA, L. C. D.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. . Não vê que chegou a hora de uma contra-educaçào que prepare um espontâneo deslocamento judeu?, 2003. (Tradução/Artigo).

25.
SALDANHA, L. C. D.. Iniciação ao crescimento. São Carlos: Jaburu, 1992 (Antologia poética).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALDANHA, L. C. D.. Assessoria Pedagógica para criação de Home page. 2001.

2.
SALDANHA, L. C. D.. Consultoria no projeto e realização do Curso de Redação on-line do Instituto Educacional de São Carlos. 2000.

Processos ou técnicas
1.
SALDANHA, L. C. D.. Avaliação Interna de Curso. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
SALDANHA, L. C. D.. Parecer técnico-científico sobre a obra PRÁTICA PROFISSIONAL: A FALA E AS QUESTÕES SOCIAIS. 2014.

2.
SALDANHA, L. C. D.. Parecerista Revista Travessias Interativa, volume 7. 2014.

3.
SALDANHA, L. C. D.. Parecerista Editora Intersaberes. 2014.

4.
SALDANHA, L. C. D.. Parecer Técnico-científico sobre a obra 'Prática Profissional: Análise e desenvolvimento de materiais didáticos. 2013.

5.
SALDANHA, L. C. D.. Anteprojeto de Pesquisa "Educação a distância: problemas, perspectivas e proposições". 2012.

6.
SALDANHA, L. C. D.. Conselho Científico da Revista @mbienteeducação. 2008.

7.
SALDANHA, L. C. D.. Projeto de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância. 2008.

8.
SALDANHA, L. C. D.. 10 º Concurso Literário Filhos da Terra. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação instrumental. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SALDANHA, L. C. D.. Aprendizagem 2.0: educação na era digital. 2018; Tema: Aprendizagem em ambientes virtuais. (Site).

2.
SALDANHA, L. C. D.; WILLIANS, V. . Dentro e fora de sala de aula, tecnologia é forte aliada no processo de aprendizagem. 2018; Tema: Tecnologia e educação. (Blog).

3.
SALDANHA, L. C. D.. Opinião: Educação a distância e inovação. 2014; Tema: Educação a distância e inovação. (Site).

4.
SALDANHA, L. C. D.. Jogos na educação: da tradição à gameficação na era digital. 2013; Tema: Jogos na educação. (Blog).

5.
SALDANHA, L. C. D.. Entrando em acordo. 2012; Tema: Novo Acordo Ortográfico. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALDANHA, L. C. D.. Cultura Judaica e a Bíblia Hebraica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DALLIER, L. C. D.. Hebraico Bíblico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
PAES, R. ; SALDANHA, L. C. D. . Novo Modelo de Ensino da Estácio. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProgramadeCapacitação).

4.
SILVA, D. ; SALDANHA, L. C. D. . A Bíblia no feminino: mulheres inesquecíveis. 2017. (Talk Show).

5.
SALDANNA, L. C. D.. Textos Imagéticos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
SALDANHA, L. C. D.. Capacitação para Elaboração de Plano de Aula. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capacitação).

7.
SALDANHA, L. C. D.. Capacitação para Elaboração de Plano de Ensino. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Capacitação).

8.
SALDANHA, L. C. D.. Tecnologia e Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SALDANHA, L. C. D.. Variação linguística: SP X RJ. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
SALDANHA, L. C. D.. Relatório de Atividades do Grupo de Pesquisa em EaD UniSEB. 2013. (Relatório de pesquisa).

11.
SALDANHA, L. C. D.. Parecerista da Revista Impulso. 2013. (Parecerista).

12.
SALDANHA, L. C. D.. Nivelamento em Educação a Distância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SALDANHA, L. C. D.. Interpretação de textos e imagens. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SALDANHA, L. C. D.. A Língua Portuguesa nas Relações Profissionais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira . Tecnologias da Informação e da Comunicação para Curso de Direito. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
SALDANHA, L. C. D.. Tecnologias da Informação e da Comunicação e Ensino Jurídico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

17.
SALDANHA, L. C. D.. Nivelamento em Educação a Distância. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

18.
SALDANHA, L. C. D.; PINOLA, A. R. ; VASCONCELOS, M. F. M. . Relatório de Atividades 2012. 2012. (Relatório de pesquisa).

19.
SALDANHA, L. C. D.. Parecerista Técnico-Científico da Editora IBPEX. 2012. (Parecerista).

20.
SALDANHA, L. C. D.. Interpretação de Imagens e Textos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
SALDANHA, L. C. D.. Língua Portuguesa no seu dia a dia. 2011. .

22.
SALDANHA, L. C. D.. Uso de ferramentas digitais na comunicação e aprendizagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SALDANHA, L. C. D.. Como lidar com dificuldades e limitações linguísticas em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
SALDANHA, L. C. D.. A língua portuguesa no dia a dia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

25.
SALDANHA, L. C. D.. Secretária Escolar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

26.
SALDANHA, L. C. D.. Parecerista da Revista Gestão e Secretariado. 2010. (Parecerista).

27.
SALDANHA, L. C. D.. A Web e seus mecanismos de pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
SALDANHA, L. C. D.. Minicurso A Gramática sem mistérios e mistificações. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
SALDANHA, L. C. D.. Minicurso Comunicação Oral e Retórica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
SALDANHA, L. C. D.. Minicurso Aprendendo a aprender e a pesquisar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
FIGUEIRA, K. ; SALDANHA, L. C. D. ; BARRETTO, M. I. F. ; REBEHY, P. C. P. W. . Gestão da Tecnologia da Informação: gestão, comunicação e pesquisa. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

32.
VASCONCELOS, M. F. M. ; SALDANHA, L. C. D. . Manual de Estágio Supervisionado. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

33.
SALDANHA, L. C. D.. Leitura dramatizada do poema "Aula de português". 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

34.
SALDANHA, L. C. D.. A autoridade dos facilitadores da aprendizagem na EAD. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

35.
SALDANHA, L. C. D.; CAMPOS, S. H. P. . Gestão de Marketing e Comunicação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

36.
SALDANHA, L. C. D.. Parecerista da Revista Ambiente Educação. 2006. (Parecerista).

37.
SALDANHA, L. C. D.. Debatedor no IV Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. (Debatedor no IV Simpósio de Dissertações e Teses).

38.
SALDANHA, L. C. D.. Parecerista da Revista Comunicações. 2004. (Parecerista).

39.
SALDANHA, L. C. D.. Escrita, Leitura e Saber no Contexto da Internet. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SALDANHA, L. C. D.. Programa Entre Nós: "Reflexões sobre a língua portuguesa". 2011.

Demais trabalhos
1.
SALDANHA, L. C. D.. A educação à distância a partir de uma abordagem integradora: docente-tutor-aluno. 2012 (Palestra) .

2.
SALDANHA, L. C. D.. Educação em Tempos de Redes Sociais. 2012 (Palestra) .

3.
PICONEZ, S. ; SALDANHA, L. C. D. . Reflexões sobre a usabilidade das ferramentas: Chat e Fórum. 2011 (Palestra) .

4.
SALDANHA, L. C. D.. Tutoria e Mediação Pedagógica nas Ferramentas Chat e Fórum. 2011 (Palestra) .

5.
SALDANHA, L. C. D.. Argumentação e Linguagem Jurídica. 2009 (Palestra) .

6.
SALDANHA, L. C. D.. Língua, leitura e comunicação. 2008 (Palestra) .

7.
SALDANHA, L. C. D.; ASSUMPCAO, S. . Leitura, ensino e aprendizagem de literatura em meio digital. 2007 (Palestra) .

8.
SALDANHA, L. C. D.. A autoridade dos facilitadores da aprendizagem na EAD. 2007 (Palestra) .

9.
SALDANHA, L. C. D.. Secretariado Executivo Bilíngüe. 2005 (Palestra) .

10.
SALDANHA, L. C. D.. Redação no Vestibular. 2005 (Palestra) .

11.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação Empresarial para Administradores. 2005 (Palestra) .

12.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação empresarial. 2004 (Conferência) .

13.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação Empresarial: afetividade e racionalidade. 2004 (Palestra) .

14.
SALDANHA, L. C. D.. Comunicação empresarial: implicações na gestão de recursos secretariais. 2004 (Palestra) .

15.
SALDANHA, L. C. D.. O uso da Internet na Educação. 2002 (Palestra) .

16.
SALDANHA, L. C. D.. Bibliotecas imaginárias e o livro eletrônico: possibilidades do texto no ciberespaço. 2001 (Palestra) .

17.
SALDANHA, L. C. D.. O ethos do trabalho na cultura judaica. 1997 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Pereira; SALDANHA, L. C. D.; ALMEIDA, J. G.. Participação em banca de Kátia Simone Oliveira Silva. Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

2.
Pereira; ALMEIDA, J. G.; SALDANHA, L. C. D.. Participação em banca de Cláudio Perinasso. Parcerias público-privadas em Educação: Construção de Sujeitos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

3.
Pereira; SALDANHA, L. C. D.; HAAS, Celia Maria. Participação em banca de Cristina Gonçalves Vianna Molitor. Educação Profissional Tecnológica de Graduação: Contribuições à luz da Pedagogia do Sujeito. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

4.
Pereira; ALMEIDA, J. G.; SALDANHA, L. C. D.. Participação em banca de Giselle Rocha Pereira. Formação de professores: a interdisciplinaridade e algumas questões próprias do seu entorno. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

5.
Pereira; SALDANHA, L. C. D.; ALMEIDA, J. G.. Participação em banca de Pedro Braga Gomes. A bioética no ensino médio: um caminmho para a reflexão de práticas de humanização do sujeito. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

6.
Pereira; SALDANHA, L. C. D.; ROSITO, M. B.. Participação em banca de Simone Luiz Gomes. Benito Maresca: Formação e trajetória profissional de um educador. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

7.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; FERREIRA, J. R.. Participação em banca de Marlene Drulis Oliveira. Proposta alternativa para a formação de professores num contexto de mudanças. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

8.
Pereira; ROSITO, M. B.; SALDANHA, L. C. D.. Participação em banca de Valéria Cristina Schalch Saraceni Santoni. Construção/Ambientação do espaço escolar: Um diálogo interdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

9.
Pereira; Furlanetto; SALDANHA, L. C. D.. Participação em banca de Maria Flora Machado de Araújo Fonseca. Histórias entrecruzadas: a de uma instituição e a da formação de uma educadora. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

10.
SALDANHA, L. C. D.; GANDINI, R. P. C.; FERREIRA, J. R.. Participação em banca de Flávia Goes Vieira Salgueiro. Educação Superior a Distância: O Caso da Universidade Estatal a Distância de Costa Rica (UNED). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

11.
SALDANHA, L. C. D.; PUCCI, B.; LASTORIA, L. A. C. N.; BORTOLETO, E. J.. Participação em banca de Alain Melendez. O ciberespaço e as manifestações da razão instrumental na idade mídia. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

12.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; BATISTA, S. H. S. S.. Participação em banca de Marilda Marques dos Santos. O ensino jurídico no Brasil: reflexões de uma professora. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

13.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; Peterossi. Participação em banca de MERCIA MARIA BARBOSA. Organizações empresariais e o estagiário de Administração de Empresas. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

14.
SALDANHA, L. C. D.; Peterossi; Furlanetto. Participação em banca de Ivan José Stancati de Oliveira. Resgate do imaginário dos jovens infratores pela leitura de imagens de sua produção artística. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

15.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira. Participação em banca de Rinaldo Di Schiavi. A internet : máscara dos bailes modernos. 2003.

16.
SALDANHA, L. C. D.; QUELUZ, A. G.; Pereira. Participação em banca de Mariana de Oliveria Rangel. O recurso terapêutico do brincar: subsídios para a formação do fisioterapeuta. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

17.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; MACHADO, E. V.. Participação em banca de Lygia Maria Gonçalves Siqueira. Curso livre de língua portuguesa: relato de uma experiência. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALDANHA, L. C. D.; Righetto; Cristianini. Participação em banca de Lislaine Sandrel Scapol.Contabilidade: um meio de informação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos.

2.
SALDANHA, L. C. D.. Participação em banca de Silvana Aparecida da Silva.O assistencialismo no Brasil e o caso da Fundação ABRINQ. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos.

3.
SALDANHA, L. C. D.; Cristianini; CAMPOS, S. H. P.. Participação em banca de Magda Cristina de Oliveira Cuel.Organização em arquivos: necessidade vital nas empresas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos.

4.
SALDANHA, L. C. D.; CAMPOS, S. H. P.; Cristianini. Participação em banca de Luciane Andréa Simonetti.Comunicação empresarial: seus diversos conceitos - um trunfo para a organização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos.

5.
SALDANHA, L. C. D.; CAMPOS, S. H. P.; Cristianini. Participação em banca de Larissa Simão.Marketing de atendimento ao cliente. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos.

6.
SALDANHA, L. C. D.; Righetto; Cristianini. Participação em banca de Jaqueline Laveli Cinti.Qualidade em serviços. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos.

7.
SALDANHA, L. C. D.; CAMPOS, S. H. P.; Cristianini. Participação em banca de Gisele Cristina Brassolatti do Amaral.O papel do líder na administração de conflito. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos.

8.
SALDANHA, L. C. D.; PELEGRINI, S.. Participação em banca de Maristela Armelin Lima.Mário de Sá-Carneiro e a Confissão de Lúcio. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de São Carlos.

9.
SALDANHA, L. C. D.; Cristianini; MORAES, J. S.. Participação em banca de Maria do Socorro Ferreira de Araújo.A atuação das mulheres no mercado de trabalho na área de Biblioteconomia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia da Informaçao) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Pereira; ALMEIDA, J. G.; SALDANHA, L. C. D.. Exame de Qualificação (Mestrado) de Kátia Simone O. Silva. 2012. Universidade Cidade de São Paulo.

2.
ROSITO, M. M. B.; Pereira; SALDANHA, L. C. D.. Exame de Qualificação (Mestrado) de Pedro Braga Gomes. 2010. Universidade Cidade de São Paulo.

3.
Pereira; SALDANHA, L. C. D.; ALMEIDA, J. G.. Exame de Qualificação (Mestrado) de Gisele Rocha Pereira. 2010. Universidade Cidade de São Paulo.

4.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; ROSITO, M. B.. Exame de Qualificação de Simone Luiz: "Benito Maresca: Vida e obra de um professor de canto lírico". 2008. Universidade Cidade de São Paulo.

5.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; ALMEIDA, J. G.. Exame de Qualificação: "Cursos a distância da Uniararas: uma proposta alternativa de formação de profesores". 2007. Universidade Cidade de São Paulo.

6.
SALDANHA, L. C. D.; Furlanetto; Pereira. Educação continuada: a formação de uma coordenadora pedagógica. 2005. Universidade Cidade de São Paulo.

7.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; ROSITO, M. M. B.. Construção ambientação do espaço escolar. 2005. Universidade Cidade de São Paulo.

8.
SALDANHA, L. C. D.; Pereira; BATISTA, S. H. S. S.. A formação dos professores de Direito no Brasil. 2004. Universidade Cidade de São Paulo.

9.
SALDANHA, L. C. D.; PUCCI, B.; GANDINI, R. P. C.; SILVA, R. C.. IV Simpósio de Dissertações e Teses do programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP. 2004. Universidade Metodista de Piracicaba.

10.
SALDANHA, L. C. D.; GANDINI, R. P. C.; FERREIRA, J. R.. Um estudo da educação superior a distância: o caso da Universidade Estatal a distância de Costa Rica. 2004. Universidade Metodista de Piracicaba.

11.
SALDANHA, L. C. D.. Membro do Comitê Externo de Ciências Humanas, do processode de seleção dos Projetos de Inciação Científica. 2003. Universidade do Sagrado Coração.

12.
SALDANHA, L. C. D.; LASTORIA, L. A. C. N.; BORTOLETO, E. J.. O ciberespaço: possibilidades e entraves da revolta na idade mídia. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I ENCONTRO DE COORDENADORES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ESTÁCIO.Metodologias Ativas. 2018. (Encontro).

2.
11º SENAED.Do "faz de conta" ao "faz de tudo". 2015. (Seminário).

3.
I Encontro Estadual da CPA UNESA.Mesa de Debates sobre Avaliação Institucional. 2015. (Encontro).

4.
III Mostra de Licenciaturas.O curso e o profissional de Letras. 2015. (Outra).

5.
10º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2014. (Seminário).

6.
20 Congresso Internacional da ABED. Desafios e perspectivas na pesquisa em EaD. 2014. (Congresso).

7.
III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. 2013. (Outra).

8.
O Plano Nacional de Pós-Graduação. 2013. (Outra).

9.
Semana Pedagógica 2013 UniSEB. 2013. (Outra).

10.
Aula Inaugural."O profissional da área de direito e a docência". 2012. (Outra).

11.
III Encontro de Secretariado.Mesa redonda sobre Comunicação Empresarial. 2012. (Encontro).

12.
I SIED - Simpósio Internacional de Educação a Distância.Tutoria, linguagem e diálogo pedagógico na educação a distância. 2012. (Simpósio).

13.
VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Desafios na Era Digital. A Experiência da Linguagem nas Teleaulas: limites e possibilidades do diálogo pedagógico em EaD. 2012. (Congresso).

14.
VIII Fórum Regional de Educação.Educação em Tempos de Redes Sociais. 2012. (Outra).

15.
Ciclo de Debates sobre a Educação - UNISEB.Violência e Direitos Humanos. 2011. (Seminário).

16.
Conversas com quem gosta de ensinar.Como lidar com dificuldades e limitações linguísticas em sala de aula. 2011. (Encontro).

17.
I Encontro Nacional de Tutores.Mediação Pedagógica nas Ferramentas Chat e Fórum. 2011. (Encontro).

18.
I SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA E TECNOLOGIA EDUCATIVA.Diálogo Pedagógico e Escrita na Educação a Distância. 2011. (Simpósio).

19.
VIII Workshop NPT Gestão de EaD.Tutoria em EaD. 2011. (Oficina).

20.
1 Ciclo de Palestras Jurídicas - Semana Jurídica.Argumentação e Linguagem Jurídica. 2009. (Encontro).

21.
14 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Concepções e desafios na educação a distância. 2008. (Congresso).

22.
II Encontro CAPES-MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade.Linguagem e Educação: articulações numa experiência de EaD. 2008. (Encontro).

23.
Minicurso Planejamento e Elaboração de Material para EAD. 2008. (Outra).

24.
Programa de Capacitação Docente - Projetos Educacionais. 2008. (Outra).

25.
VII Encontro de Professores do Name.Comunicação oral e textual na relação professor-aluno. 2008. (Encontro).

26.
III Simpósio Nacional de Literatura e Informática.Leitura, ensino e aprendizagem de literatura em meio digital. 2007. (Simpósio).

27.
O COORDENADOR DE CURSO E A GESTÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO - Novas Regras.JORNADA REGIONAL CAMPINAS E REGIÃO - SEMESP. 2005. (Outra).

28.
Colóquio internacional.Literatura e formação no ciberespaço. 2004. (Outra).

29.
II Encontro de Coordenadores e Professores de Secretariado Executivo.Relações com o Mercado. 2003. (Encontro).

30.
1º ENCOSESC.1º ENCOSESC - Encontro de Coordenadores dso Cursos de Secretariado Executivo de Santa Catarina. 2002. (Encontro).

31.
Colóquio Nacional ?Tecnologia, cultura e formação... ainda Auschwitz?.Informação e (de)formação no ciberespaço: desafios às práticas de leitura nos textos virtuais. 2002. (Simpósio).

32.
Educação e Compromisso Social: por uma cultura de paz.I Simpósio de Educação. 2002. (Simpósio).

33.
III Jornada Científica UNICASTELO e I Semana de Estudos de Educação Física, Pedagogia e Letras da UNICASTELO.O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO. 2002. (Outra).

34.
13º COLE. Leitura no ciberespaço: mudanças e continuidades. 2001. (Congresso).

35.
XV Congresso do CELLIP. O interdiscurso e a intertextualidade na construção da leitura. 2001. (Congresso).

36.
XV Congresso Nacional de Língua, Lingüística e Literatura. Bibliotecas imaginárias e o livro eletrônico: possibilidades do texto no ciberespaço. 2001. (Congresso).

37.
IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Análise estilística do poema ?Aula de Português? e aspectos pedagógicos no ensino da língua materna. 2000. (Congresso).

38.
XIV Congresso Nacional de Língua, Lingüística e Literatura. Escrita, Leitura e Saber no Contexto da Internet. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALDANNA, L. C. D.. Fórum Anual de Docentes Estácio 2017. 2017. (Outro).

2.
SALDANHA, L. C. D.; SASSE, L. . SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. (Outro).

3.
SALDANNA, L. C. D.; SILVA, D. ; RODRIGUES, L. V. . I Fórum Nacional de Língua Portuguesa da Estácio. 2015. (Outro).

4.
SALDANHA, L. C. D.. I Concurso Literário Sérgio Buarque de Holanda. 2005. (Concurso).

5.
SALDANHA, L. C. D.. Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica. 2005. (Outro).

6.
SALDANHA, L. C. D.; Cristianini . I Jornada de Secretariado Executivo da FADISC. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luís Fernando Crespo. Ética docente virtual ou virtualização da ética docente?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação a Distância) - Centro Universitário UNISEB. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

2.
Alzimeire Camillo Freitas. As principais mudanças ocorridas nos modelos de administração/gestão dos anos 70 até a década de 2000.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão da Educação) - Centro Universitário UniSEB Interativo. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

3.
Cristiane dos Santos Brito Pita. Lei 1244/2010 : o que muda?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão da Educação) - Centro Universitário UniSEB Interativo. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

4.
Debora da Rocha Soares. Políticas públicas em educação: uma maneira de melhorar a educação. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Centro Universitário UniSEB Interativo. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

5.
Giovana Poles de Sá Mendes Tavares. A gestão escolar no acompanhamento no processo de avaliação da aprendizagem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Centro Universitário UniSEB Interativo. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

6.
Thatiana Pereira da Silva. Políticas públicas e gestão deocrática: transformação social pela equidade e ética. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Centro Universitário UniSEB Interativo. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

7.
Solange Pereira Bergamaschi Sazima. As políticas públicas nacionais sob perspectivad históricas: da Companhia de Jesus à atual Lei de diretrizes e bases da educação naciona. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Centro Universitário UniSEB Interativo. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabel Aparecida Peti de Alegre. A internet na vida dos adolescentes e a interatividade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário UNISEB. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

2.
Ledys Alexia Souza Maia Silva. Práticas discursivas e reflexivas a partir das canções de Chico Buarque. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário UNISEB. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

3.
Danilo Matsumoto; Sílvia Cestari. Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Centro Universitário UNISEB. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

4.
Gessiene de Brito Ramos dos Santos. Portfólio como critério da avaliação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

5.
BRUNA BEATRIZ DE SOUZA. Alfabetização fônica: vantagens para crianças com dificuldades de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

6.
Elisabete Moreira Santos Monho. A linguagem dos adolescentes na Internet - Internetês. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

7.
Selma Barroso Cavalcante de Souza. A importância da escrita na sociedade letrada/tema: leitura e produção de textos coesao e coerencia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

8.
Camila Andrade de Freitas Moreira. Biblioteca - espaço de leitura ou de informação?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

9.
José Carlos Malaquias. Visão semântica na indeterminação do sujeito.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

10.
Jone Regis de Resende. Variações línguísticas na produção de textos no Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

11.
Andréia Aparecida Batistella. A importância da leitura para o educando do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

12.
Maria Aparecida Dos Santos Belintani. A importância dos Contos de Fadas na Literatura Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

13.
Amanda Barbosa de Souza. Contos de Fadas: Reflexão sobre a influência na formação da identidade da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

14.
Vania Maria Morgado Simão. TEXTO LITERÁRIO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Interativa COC. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

15.
Adriana Francisco Bento. A importância da Literatura para Educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

16.
Keila Campos de Pádua. A Importância da Literatura na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

17.
Elizabeth de Araújo Silva Santos. A Importância da Literatura na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

18.
Vanessa Gagliardi. Comunicação empresarial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - Faculdades Integradas de São Carlos. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

19.
João Carlos Araújo. relações entre a obra de Mário de Sá-Carneiro e Florbela Espanca. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de São Carlos. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

20.
Érika M. Fernandes. O audiovisual como recurso para abordagem do contexto dos movimentos literários. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de São Carlos. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

Iniciação científica
1.
Isabella Fernanda Ferreira. Recursos audiovisuais como apoio dudático no ensino-aprendizagem de literatura. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.

2.
Karen Aline Lourenço. Recursos Audiovisuais como apoio didático no ensino-aprendizagem de literatura. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Integradas de São Carlos. Orientador: Luis Cláudio Dallier Saldanha.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SALDANHA, L. C. D.2012SALDANHA, L. C. D.; TSCHERNE, M. . Escrita digital e mediação pedagógica na educação a distância. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (Online), v. 1, p. 1-10, 2012.

2.
SALDANHA, L. C. D.2013SALDANHA, L. C. D.. A Linguagem nas Teleaulas: Limites e Possibilidades do Diálogo Pedagógico em EaD. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 41-47, 2013.

3.
SALDANHA, L. C. D.2013SALDANHA, L. C. D.. A teleaula em questão. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (Online), v. 2, p. 3, 2013.

4.
SALDANHA, L. C. D.2016SALDANHA, L. C. D.. Meta-análise da pesquisa em Educação a Distância. Artefactum (Rio de Janeiro), v. VIII, p. 30, 2016.


Livros e capítulos
1.
LOURENCON, B. N. ; ROSA, C. P. P. B. ; SALDANHA, L. C. D. . Diversidade e novas tecnologias. 1. ed. Ribeirão Preto: UniSEB Interativo, 2011. v. 1. 384p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SALDANHA, L. C. D.. Tecnologia na educação: entre o instantâneo e a duração. FOLHA DIRIGIDA, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 08 dez. 2017.

2.
SALDANHA, L. C. D.. Quando a tecnologia não é suficiente. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 30 mar. 2018.

3.
SALDANHA, L. C. D.. Educação na tecnologia: já e ainda não. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 13 jul. 2018.

4.
SALDANHA, L. C. D.. Um antigo desafio na era da informação digital. Bem Paraná, Curitiba, 10 set. 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
SALDANHA, L. C. D.. A Experiência da Linguagem nas Teleaulas: limites e possibilidades do diálogo pedagógico em EaD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SALDANHA, L. C. D.. Contextualização da Educação a Distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SALDANHA, L. C. D.. Tecnologia e Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SALDANHA, L. C. D.. Jogos na educação: da tradição à gameficação na era digital. 2013; Tema: Jogos na educação. (Blog).

2.
SALDANHA, L. C. D.. Opinião: Educação a distância e inovação. 2014; Tema: Educação a distância e inovação. (Site).

3.
SALDANHA, L. C. D.. Aprendizagem 2.0: educação na era digital. 2018; Tema: Aprendizagem em ambientes virtuais. (Site).

4.
SALDANHA, L. C. D.; WILLIANS, V. . Dentro e fora de sala de aula, tecnologia é forte aliada no processo de aprendizagem. 2018; Tema: Tecnologia e educação. (Blog).



Outras informações relevantes


Membro do Comitê Educacional da Fundação Estudar. Implementou no Grupo Estácio os Programas do Projeto de Reforço Acadêmico, voltados para alunos de cursos de Graduação de 43 IES. Líder do Projeto Novas Matrizes 2018 do Grupo Estácio, responsável pela nova geração de currículos, introdução de disciplinas híbridas e adoção de metodologias ativas. Liderou a capacitação de coordenadores de cursos e professores focais para implementação de hibridismo nos novos currículos do Grupo Estácio. Possui experiência em consultoria e assessoria pedagógica em cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu. Idealizador e professor de curso pré-vestibular para estudantes da rede pública nos anos 1990 em São Carlos/SP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:11:26