Osmundo Rocha Claudino

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  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Biólogo licenciado pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em implementação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professor do departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB e técnico de projetos do Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, vinculado à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande. Tem atuações educação básica, em programas de formação inicial e continuada de professores, nas modalidades presencial e a distância, e lidera programa de extensão voltado à popularização da Ciência. Atualmente desenvolve pesquisas sobre abordagem experimental e implementação de aplicativos de realidade alternada no ensino de ciências e biologia, em colaboração com o Atelier de Computação e Cultura do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), utilizando a plataforma tecnológica Change Trees. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osmundo Rocha Claudino
Nome em citações bibliográficas
CLAUDINO, Osmundo R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Departamento de Biologia.
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Bodocongó
58100000 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 33153320
Ramal: 3320
URL da Homepage: http://www.uepb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Prof. Dr. Eládio José de Góes Brennand.
Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento; Interatividade; Aprendizagem Significativa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Grande área: Biologia Geral / Sub-área: Anatomia e Fisiologia Humanas.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Grande área: Tecnologia da Informação e da Comunicação / Sub-área: Software Educativo.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Informática.
1998 - 1999
Especialização em Novas Tecnologias na Educação. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Implementação do uso do computador no ensino: uma abordagem sócioeconômica.
Orientador: M.Sc. José Ethan de Lucena Barbosa.
Bolsista do(a): Programa Nacional de Informática na Educação, PROINFO, Brasil.
1987 - 1992
Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.




Formação Complementar


1999 - 1999
Extensão universitária em Formação Avançada para Técnicos de Suporte. (Carga horária: 432h).
Tba Informática Ltda, TBA, Brasil.
1998 - 1998
Programação de Banco de Dados em Ambiente Windows. (Carga horária: 32h).
Serviços de Informática Contábil Ltda., SIC, Brasil.
1993 - 1993
Redação oficial. (Carga horária: 12h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba, SEBRAE, Brasil.
1991 - 1991
Lingua Inglesa (conversação). (Carga horária: 32h).
Wizar Instituto de Idiomas, WIZARD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Colabora voluntariamente com o grupo de pesquisa deste Atelier de Computação e Cultura da UFCG, vinculado ao Departamento de Sistemas e Computação desta Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, desde Março de 2015, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão na implantação e nos testes de Jogos Sérios de Educação em Realidade Alternada, baseados na plataforma tecnológica Change Trees, com investigações de campo em escolas públicas e no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia da cidade de Campina Grande.


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professor substituto nos períodos de 03/2001 a 12/2002 e de 04/2007 a 02/2009.

Atividades

04/2016 - Atual
Ensino, Especialização em Etnobiologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa EtnobiológicasI
11/2014 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Biologia, .

Atividade de extensão realizada
Exploração de espaços de ensino informal para ampliar as experiências na formação docente em Ciências Biológicas.
04/2013 - Atual
Estágios , Departamento de Biologia, .

Estágio realizado
Coordenação de Estágio da Licenciatura em Ciências Biológicas.
03/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas
Pesquisa em Educação para as Ciências Biológicas
Estágio em Ensino de Ciências Biológicas
01/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Departamento de Biologia, .

11/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia e Educação
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES - Município de Monteiro (PB)
11/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia e Educação
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES - Município de Catolé do Rocha (PB)
10/2011 - 11/2011
Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia e Educação
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES - Município de Guarabira (PB)
04/2007 - 03/2009
Ensino, Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia e Educação - Carga horária 66h (departamento de Pedagogia)
Fundamentos Biológicos da Educação Infantil - Carga horária 66h (departamento de Pedagogia)
Prática Pedagógica em Ciências Biológicas III - Carga horária 132h
Prática Pedagógica em Ciências Biológicas IV - Carga horária 132h
Prática Pedagógica em Ciências Biológicas V - Carga horária 66h
Prática Pedagógica em Ciências Biológicas VI - Carga horária 66h
08/2008 - 02/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia e Educação - 66h
Fundamentos Biológicos da Educação Infantil - 132
08/2008 - 01/2009
Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Biológicos da Educação Infantil - 66/h - Município de Congo-PB
Fundamentos Biológicos da Educação Infantil - 66/h - Município de Prata-PB
Fundamentos Biológicos da Educação Infantil - 66/h - Município de Santa Cecília-PB
Fundamentos Biológicos da Educação Infantil - 66/h - Santa Luzia - PB
Fundamentos Biológicos da Educação Infantil - 66/h - Junco do Serído - PB
3/2001 - 12/2002
Ensino, Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O Curso de Licenciatura em Discussão - Carga horária 33h
Paleontologia e Evolução - Carga horária 66h (no Departamento de Biologia)
Prática Pedagógica I - Carga horária 66h
Sáude Ambiental - Carga horária 66h

Prefeitura Municipal de Campina Grande, P/CAMPINA GRANDE, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente Administrativo I, Carga horária: 30
Outras informações
Ingressou na função de Trabalhador I (05/1979 - Portaria 432), posteriormente ocupando as funções de Auxiliar de Serviços Gerais I (08/1980 a 08/1982 - Portaria 1436), Assessor Administrativo I (08/1982 a 05/1985 - Portaria 781) e de Agente Administrativo I (06/1985 - Portaria 563) do quadro efetivo. Foi designado sucessivamente para responder pelos cargos de provimento em Comissão de Assessor Especial II (Portaria 19) e de Assessor Especial I (Portaria 1395), além de haver respondido pela titularidade do cargo de Diretor do Departamento de Relações Públicas, durante afastamentos do seu ocupante (Portarias 157/1986, 26/1987, 42/1988 e 23/1989). Atualmente exerce funções técnicas de elaboração de projetos no Museu Vivo da Ciências e Tecnologia "Lynaldo Calvacante", vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Atividades

03/2009 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI/CG, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI/CG.

Atividade realizada
Consultoria na organização de eventos de ciência e tecnologia.
06/2005 - 02/2009
Serviços técnicos especializados , Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente - CENDAC, .

Serviço realizado
Assessoria na organização de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente-CENDAC/PB.
09/1991 - 02/1995
Direção e administração, Gabinete do Prefeito de Campina Grande, .

Cargo ou função
Assessor Especial I.
01/1988 - 09/1991
Direção e administração, Gabinete do Prefeito de Campina Grande, .

Cargo ou função
Assessor Especial II.
05/1979 - 08/1980
Estágios , Secretaria de Serviços Urbanos, .

Estágio realizado
Trabalhador I.

Secretaria da Educação e Cultura, SEC-PB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Desde o seu ingresso por concurso público de provas e títulos (AG 4707/1994}, atuou como professor das disciplinas Ciências e Biologia, respectivamente em todas as séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (notuno) da Escola Estadual "Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro" de Campina Grande, no período de junho/1994 a setembro/1998, tendo afastado-se para o curso de especialização em Novas Tecnologias na Educação (UFPB). A partir de de Fevereiro/1999 passou a atuar junto ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Campina Grande/Programa Nacional de Informática na Educação, direcionado à capacitação de professores da rede pública estadual para implementação do uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Atividades

06/2002 - 03/2010
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria da Educação e Cultura, Secretaria da Educação e Cultura.

Atividade realizada
Capacitação continuada de professores da rede pública estadual para o uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem.
12/1999 - 05/2002
Serviços técnicos especializados , Secretaria da Educação e Cultura, Núcleo de Tecnologia Educacional de Campina Grande.

Serviço realizado
Suporte técnico em hardware e software às escolas estaduais vinculadas ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Campina Grande - PROINFO/PB.
06/1994 - 09/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia (em todas as séries do Ensino Médio)
Ciências Físicas e Biológicas (em todas as séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental)

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 5
Outras informações
Professor colaborador no componente curricular Ciências Naturais I, do programa de formação à distância, Curso de Pedagogia da UFPB/UAB/Virtual.


Universidade Aberta Vida, UNAVIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando em regime especial com 10 horas/aulas somente aos sábados.

Atividades

08/2006 - 09/2007
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica - 60h
Fundamentos da Biologia - 60h
Fundamentos da Biologia Molecular - 60h
Morfologia Vegetal - 60h
Química Inorgânica - 60h
Química Orgânica - 60h
Sistemática Vegetal - 90h
Zoologia I - 60h


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências: conceitos e aplicações

Objetivo: Análise do processo de ensino-aprendizagem tendo como principal fundamento a Teoria da Aprendizagem Significativa, segundo David Ausubel, focalizando o ensino de Ciências desde a educação infantil ao ensino superior com vista à estabelecer parâmetros de investigação de metodologias e abordagens experimentais que possam contribuir para a compreensão do papel da educação científica na realidade brasileira..
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Ciências Naturais; Ensino de Ciências.
2.
Aplicação de Suportes Multimídia para o ensino de Ciências

Objetivo: Investigar o processo de implementação das tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Ciências, especialmente a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tendo como fundamento a Teoria da Aprendizagem Significativa..
Grande área: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Ensino de Ciências; Interatividade.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Jogos Sérios de Educação em Realidade Alternada baseados na plataforma tecnológica Change Trees
Descrição: Gestão do conhecimento envolvendo professores e estudantes da UFCG e instituições parceiras que transcendem seus papéis para promover inovações na Educação, por meio de atividades interdisciplinares lideradas (tutoradas), chamadas de sets (serviços de educação tutorial) nas quais há criação de conhecimento (pesquisa), compartilhamento de conhecimento (ensino) e uso mútuo de conhecimento para a solução de problemas (extensão). Tudo isso com cooperação, divertimento e engajamento, por meio do jogo sério Change Trees..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Integrante / FERNANDO LUIS BARBOSA FARIAS - Integrante / Marcelo Alves Barros - Coordenador / Antão Moura - Integrante / Valéria Andrade - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
PROAFE 4ª ETAPA 2018 - PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE
Descrição: A quarta etapa (2018) contempla mais oito escolas da rede municipal, localizadas em diversões regiões da cidade, uma vez que a proposta do programa é oferecer o ensino experimental preferencialmente às unidades escolares que ainda não dispõem de laboratórios ou espaços adequados para atividades práticas. O programa atende estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, os quais são transportados até o Museu Vivo da Ciência pelas Coordenadorias de Ensino Fundamental e de Transporte da Secretaria de Educação. A UEPB participa do programa por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, sendo responsável pela concessão de bolsas de custeio para os monitores do programa que, sob a supervisão de mestres e doutores da universidade, têm também a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, sobretudo, em áreas nas quais são preocupantes o desempenho dos estudantes, tal como registrado pelo PISA 2015. O PROFE busca colaborar para superar a lacuna entre o fazer do professor, os recursos didáticos de que dispõe e a realidade das escolas. Tal quadro considera que o ensino experimental constitui ainda uma das deficiências centrais do sistema educacional brasileiro. Avaliações mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA, situam o Brasil na 58º posição num ranking de 65 países (PISA, 2015). Aproximar a experiência em laboratórios de matemática, física, química e biologia à realidade visual de nossos professores e alunos, poderá permitir uma aproximação real aos objetos de investigação dessas ciências favorecendo a um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar. Desde que foi lançado em 2014, o PROAFE já atendeu cerca de 2.400 (dois mil quatrocentos) estudantes da rede pública de ensino de Campina Gande. A proposta para o corrente exercício foi protocolada junto à UEPB/PROEX, sob nº 710239452040..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / Felipe Rafael Gouveia - Integrante / Weslley Correia Francelino da Silva - Integrante / Amanda Rozendo Silva - Integrante / FERNANDO LUIS BARBOSA FARIAS - Integrante / RAILENE FERNANDES ROQUE - Integrante / TEREZA ALVES - Integrante.Financiador(es): Governo do Estado da Paraíba - Bolsa.
2017 - 2017
PROAFE 3ª ETAPA 2017 - PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE
Descrição: Na terceira etapa (2017) estão sendo atendidas outras oito escolas da rede municipal, localizadas em diversões regiões da cidade, uma vez que a proposta do programa é oferecer o ensino experimental preferencialmente às unidades escolares que ainda não dispõem de laboratórios ou espaços adequados para atividades práticas. O programa atende estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, os quais são transportados até o Museu Vivo da Ciência pelas Coordenadorias de Ensino Fundamental e de Transporte da Secretaria de Educação. A UEPB participa do programa por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, sendo responsável pela concessão de bolsas de custeio para os monitores do programa que, sob a supervisão de mestres e doutores da universidade, têm também a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, sobretudo, em áreas nas quais são preocupantes os dados em relação ao quantitativo de professores formados. O PROFE busca colaborar para superar a lacuna entre o fazer do professor, os recursos didáticos de que dispõe e a realidade de nossos alunos. Tal quadro considera que o ensino experimental constitui ainda uma das deficiências centrais do sistema educacional brasileiro. Avaliações mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA, situam o Brasil na 58º posição num ranking de 65 países (PISA, 2015). Aproximar a experiência em laboratórios de matemática, física, química e biologia à realidade visual de nossos professores e alunos, poderá permitir uma aproximação real aos objetos de investigação dessas ciências favorecendo a um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar. Desde que foi lançado em 2014, o PROAFE já atendeu cerca de 2.400 (dois mil quatrocentos) estudantes da rede pública de ensino de Campina Gande. A proposta para o corrente exercício foi protocolada junto à UEPB/PROEX, sob nº 710239452040..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / Weslley Correia Francelino da Silva - Integrante / Amanda Rozendo Silva - Integrante / DANIEL JOSEPH SANTOS OLIVEIRA - Integrante / RAILENE FERNANDES ROQUE - Integrante / GILSON SOUZA JUNIOR - Integrante / TEREZA ALVES - Integrante.Financiador(es): Governo do Estado da Paraíba - Bolsa.
2016 - 2017
PROAFE 2ª ETAPA 2016 - PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE
Descrição: Nesta segunda etapa (2016) estão sendo atendidas mais oito escolas da rede municipal, localizadas em diversões regiões da cidade, uma vez que a proposta do programa é oferecer o ensino experimental preferencialmente às unidades escolares que ainda não dispõem de laboratórios ou espaços adequados para atividades práticas. O programa atende estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, os quais são transportados até o Museu Vivo da Ciência pelas Coordenadorias de Ensino Fundamental e de Transporte da Secretaria de Educação. A UEPB participa do programa por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, sendo responsável pela concessão de bolsas de custeio para os monitores do programa que, sob a supervisão de mestres e doutores da universidade, têm também a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, sobretudo, em áreas nas quais são preocupantes os dados em relação ao quantitativo de professores formados. O PROFE busca colaborar para superar a lacuna entre o fazer do professor, os recursos didáticos de que dispõe e a realidade de nossos alunos. Tal quadro considera que o ensino experimental constitui ainda uma das deficiências centrais do sistema educacional brasileiro. Avaliações mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA, situam o Brasil na 59º posição num ranking de 65 países, ou seja, apesar de ter mantido a pontuação de 405 pontos, o Brasil decresceu seis postos, pois estava na posição 53º no ano de 2009 (PISA, 2012). Aproximar a experiência em laboratórios de matemática, física, química e biologia à realidade visual de nossos professores e alunos, poderá permitir uma aproximação real aos objetos de investigação dessas ciências favorecendo a um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar. Desde que foi lançado em 2014, o PROAFE já atendeu cerca de 2.400 (dois mil quatrocentos) estudantes da rede pública de ensino de Campina Gande. A proposta para o corrente exercício foi protocolada junto à UEPB/PROEX, sob nº 71023945204052015, mobilizando recursos da ordem de 79.560,00(setenta e nove mil, quinhentos e sessenta Reais)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / DOUGLAS DIAS BRITO - Integrante / Renata Luiza França Araújo - Integrante / Amanda Rozendo Silva - Integrante / DANIEL JOSEPH SANTOS OLIVEIRA - Integrante / RAILENE FERNANDES ROQUE - Integrante / GILSON SOUZA JUNIOR - Integrante / WESLEY CORREIA FRANCELINO DA SILVA - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2015 - 2016
PROAFE 1ª ETAPA/2015 - PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - ANO 2015
Descrição: O PROAFE constitui um programa de investimento com a participação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação-SECTI e de Educação e Cultura-SEDUC, estabelecendo uma ação compartilhada da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB/Pró-Reitoria de Extensão-PROEX, envolvendo os departamentos de Biologia, Física, Matemática e Química, no sentido de contribuir com o sistema público de educação básica de nosso município, favorecendo diretamente as camadas mais carentes da população que se encontram nas escolas públicas. As aulas experimentais são realizadas diariamente nas dependências do Museu vivo de Ciência e Tecnologia ?Lynaldo Cavalcante?, nos dois turnos, de terça à quinta-feira, abrangendo conteúdos nas áreas das ciências da natureza e da matemática para alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais, complementando e aplicando na prática o que está sendo ministrado teoricamente na sala de aula. O PROAFE envolve estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, os quais ministram os experimentos sob a orientação de professores da UEPB, que coordenam projetos específicos em cada uma das áreas de conhecimento (biologia, física, química e matemática). Desde que foi lançado em 2014, o PROAFE já atendeu cerca de 2.400 estudantes da rede pública de ensino de Campina Gande. Neste segundo semestre (2016) estão sendo atendidas oito escolas da rede municipal, localizadas em diversões regiões da cidade, uma vez que a proposta do programa é oferecer o ensino experimental preferencialmente às unidades escolares que ainda não dispõem de laboratórios ou espaços adequados para atividades práticas. O programa atende estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, os quais são transportados até o Museu Vivo da Ciência pelas Coordenadorias de Ensino Fundamental e de Transporte da Secretaria de Educação. A UEPB participa do programa por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, sendo responsável pela concessão de bolsas de custeio para os monitores do programa que, sob a supervisão de mestres e doutores da universidade, têm também a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, sobretudo, em áreas nas quais são preocupantes os dados em relação ao quantitativo de professores formados. Em sua primeira etapa o PROAFE mobilizou recursos totais da ordem de 64.800,00 (sessenta e quatro mil e oitocentos Reais), protocolado junto à UEPB/PROEX sob nº 71023945204052015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / DOUGLAS DIAS BRITO - Integrante / Felipe Rafael Gouveia - Integrante / Renata Luiza França Araújo - Integrante / Talita Alves Santos - Integrante / Thayse dos Santos Silva - Integrante / Angélica Tatiany Santos - Integrante / Weslley Correia Francelino da Silva - Integrante / Amanda Rozendo Silva - Integrante / RAILENE FERNANDES ROQUE - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2015
ESPAÇO E PROCESSO DE EDUCAÇÃO INFORMAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ? UEPB
Descrição: No âmbito do Edital PROBEX 2014-2015, a proposta tem a finalidade de ampliar as experiências inerentes ao processo de formação dos estudantes do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, possibilitando a utilização de espaço educativo informal, enquadrando-se na linha de extensão Educação Básica e focalizando a cooperação interinstitucional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / DOUGLAS DIAS BRITO - Integrante / Renata Luiza França Araújo - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.


Outros Projetos


2017 - Atual
Monitoria em Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas 2016
Descrição: O caráter instrumental do componente exige acompanhamento, manuseio de kits e outros materiais experimentais, sem desconsiderar a necessidade de prévio embasamento conceitual acerca do experimento e sua adequação ao nível de ensino abordado. A metodologia envolve abordagens teóricas e enfatiza a realização de aulas práticas sobre conteúdos do ensino fundamental, apresentadas por grupos de alunos utilizando kits específicos e/ou materiais alternativos produzidos por eles próprios. As aulas experimentais são filmadas para posterior análise de toda a turma, sendo produzidos relatórios individuais de cada uma delas, por intermédio dos quais são procedidas as avaliações. Num componente único, a necessidade de monitoria se justifica pela necessidade do rigoroso controle dos itens que compõem os kits utilizados (em parceria com o Museu Vivo de Ciência de Campina Grande), controle sistemático de relatórios a cada aula, observação das normas laboratoriais, filmagem das experimentações para posterior distribuição com os alunos, etc. Sobretudo, envolver o aluno da licenciatura com atividades experimentais voltadas para o ensino básico visa mudança de concepção de formação profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / TEREZA ALVES - Integrante.
2016 - 2016
Monitoria em Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas 2016
Descrição: O caráter instrumental do componente exige acompanhamento, manuseio de kits e outros materiais experimentais, sem desconsiderar a necessidade de prévio embasamento conceitual acerca do experimento e sua adequação ao nível de ensino abordado. A metodologia envolve abordagens teóricas e enfatiza a realização de aulas práticas sobre conteúdos do ensino fundamental, apresentadas por grupos de alunos utilizando kits específicos e/ou materiais alternativos produzidos por eles próprios. As aulas experimentais são filmadas para posterior análise de toda a turma, sendo produzidos relatórios individuais de cada uma delas, por intermédio dos quais são procedidas as avaliações. Num componente único, a necessidade de monitoria se justifica pela necessidade do rigoroso controle dos itens que compõem os kits utilizados (em parceria com o Museu Vivo de Ciência de Campina Grande), controle sistemático de relatórios a cada aula, observação das normas laboratoriais, filmagem das experimentações para posterior distribuição com os alunos, etc. Sobretudo, envolver o aluno da licenciatura com atividades experimentais voltadas para o ensino básico visa mudança de concepção de formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / AUTA PAULINA DA SILVA OLIVEIRA - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2015
Monitoria em Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas 2015
Descrição: O caráter instrumental do componente exige acompanhamento, manuseio de kits e outros materiais experimentais, sem desconsiderar a necessidade de prévio embasamento conceitual acerca do experimento e sua adequação ao nível de ensino abordado. A metodologia envolve abordagens teóricas e enfatiza a realização de aulas práticas sobre conteúdos do ensino fundamental, apresentadas por grupos de alunos utilizando kits específicos e/ou materiais alternativos produzidos por eles próprios. As aulas experimentais são filmadas para posterior análise de toda a turma, sendo produzidos relatórios individuais de cada uma delas, por intermédio dos quais são procedidas as avaliações. Num componente único, a necessidade de monitoria se justifica pela necessidade do rigoroso controle dos itens que compõem os kits utilizados (em parceria com o Museu Vivo de Ciência de Campina Grande), controle sistemático de relatórios a cada aula, observação das normas laboratoriais, filmagem das experimentações para posterior distribuição com os alunos, etc. Sobretudo, envolver o aluno da licenciatura com atividades experimentais voltadas para o ensino básico visa mudança de concepção de formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / ERIVAGNA RODRIGUES DE MORAIS - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - 2014
Monitoria em Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas 2014
Descrição: O caráter instrumental do componente exige acompanhamento, manuseio de kits e outros materiais experimentais, sem desconsiderar a necessidade de prévio embasamento conceitual acerca do experimento e sua adequação ao nível de ensino abordado. A metodologia envolve abordagens teóricas e enfatiza a realização de aulas práticas sobre conteúdos do ensino fundamental, apresentadas por grupos de alunos utilizando kits específicos e/ou materiais alternativos produzidos por eles próprios. As aulas experimentais são filmadas para posterior análise de toda a turma, sendo produzidos relatórios individuais de cada uma delas, por intermédio dos quais são procedidas as avaliações. Num componente único, a necessidade de monitoria se justifica pela necessidade do rigoroso controle dos itens que compõem os kits utilizados (em parceria com o Museu Vivo de Ciência de Campina Grande), controle sistemático de relatórios a cada aula, observação das normas laboratoriais, filmagem das experimentações para posterior distribuição com os alunos, etc. Sobretudo, envolver o aluno da licenciatura com atividades experimentais voltadas para o ensino básico visa mudança de concepção de formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Osmundo Rocha Claudino - Coordenador / FELIPE DE LIMA TORRES - Integrante.Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Alfabetização Científica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CLAUDINO, Osmundo R.2013 CLAUDINO, Osmundo R.. EDUCAR NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 49, 2013.

2.
CLAUDINO, Osmundo R.2005CLAUDINO, Osmundo R.; E. DE GOES BRENNAND . Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais:contribuição de David Ausubel para uma análise técnico-pedagógica de softwares. Temas em Educação, v. 14, p. 81-94, 2005.. Temas em Educacao (UFPB), v. 14, p. 81-94, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
CLAUDINO, Osmundo R.. Educação ambiental como prática de ensino: Intercurso institucional e conceitual. In: Giovanni Seabra. (Org.). Educação ambiental: intercurso institucional e conceitual. 1ed.João Pessoa, PB: Editora UFPB, 2013, v. 1, p. 7-267.

2.
CLAUDINO, Osmundo R.; ARAUJO, J. P. . FUNDAMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. In: ELÁDIO JOSÉ DE GÓES BRENNAND; VIRGÍNIA FARIAS PEREIRA DE ARAÚJO. (Org.). Docência e Ludicidade nas Ciências Naturais. 1ed.JOÃO PESSOA (PB): EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPB, 2012, v. 1, p. 1-121.

3.
CLAUDINO, Osmundo R.. Ciências Naturais na Educação Infantil. In: Edna Gusmão de Góes Brennand e Lebiam Tamar Silva Bezerra. (Org.). Trilhas do Aprendente - Volume 5. 1ed.João Pessoa/PB: Editora Universitária/UFPB, 2009, v. 5, p. 52-92.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CLAUDINO, Osmundo R.. Alfabetização Científica na Apropriação de Conceitos Fundamentais à Educação Ambiental. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL & VII ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA, 2017, JOÃO PESSOA, PB. Ecopedagogia, Ensino e Pesquisa. JOÃO PESSOA, 2017. v. 1.

2.
TORRES, F. L. ; CLAUDINO, Osmundo R. ; BRITO, F.R. . OBSERVAÇÃO EM CAMPO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XVI Semana da Biologia da UFPB - Biologia para o futuro: perspectiva do desenvolvimento científico em meio à crise, 2017, João Pessoa (PB). Anais da XVI Semana da Biologia da UFPB - Biologia para o futuro: perspectiva do desenvolvimento científico em meio à crise. João Pessoa (PB): Editora da UFPB, 2017. v. 1. p. 1-262.

3.
CLAUDINO, Osmundo R.. CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. In: I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2014, CAMPINA GRANDE. Anais I CONEDU. CAMPINA GRANDE: CONEDU, 2014. v. 1.

4.
CLAUDINO, Osmundo R.; Campos . CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA INSTRUMENTAÇÃO ACADÊMICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, RECIFE (PE). Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. RECIFE (PE): SISTEMA FECOMÉRCIO/SENAC/SESC-PE, 2014. v. 1.

5.
CLAUDINO, Osmundo R.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: I SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO, 2010, JOAO PESSOA. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO. JOÃO PESSOA - PB: EDITORA UNIVERSITÁRIA, 2010. v. 1.

6.
CLAUDINO, Osmundo R.. Fundamentos Culturais para a atuação docente na alfabetização. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2010, JOÃO PESSOA. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. JOÃO PESSOA: UFPB, 2010. v. 1. p. 1-16.

7.
CLAUDINO, Osmundo R.. Caracterização da produção do conhecimento científico e suas implicações dialógicas para as subjetividades sociais. In: V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias, 2009, Rio de Janeiro. V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias. Rio de Janeiro - RJ: Laboratório Educação e Imagem, 2009. v. 1.

8.
CLAUDINO, Osmundo R.. Da Alfabetização ao letramento: a heterogeneidade dos (Im)possíveis. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão, 2009, Rio de Janeiro. Gêneros e Pobreza: imagens da escola. Rio de Janeiro/RJ: Núcleo de Etnografia em Educação/netEDU, 2009. v. 1.

9.
CLAUDINO, Osmundo R.. CARACTERIZAÇAO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUAS IMPLICAÇÕES DIALóGICAS PARA AS SUBJETIVIDADES SOCIAIS. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, CAMPINAS. 17º COLE - 30 ANOS. CAMPINAS(SP), 2009.

10.
CLAUDINO, Osmundo R.; E. DE GOES BRENNAND . Trilogia da Usabilidade do Virtual no Ensino de Ciências. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania, 2008, João Pessoa - Paraíba - Brasil. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania - Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. João Pessoa - Paraíba: Editora Universitária - UPB, 2008. v. 1. p. 1-17.

11.
CLAUDINO, Osmundo R.; E. DE GOES BRENNAND . O virtual no ensino de Ciências: consistência multidisciplinar.. In: II Encontro Regional de Ensino de Biologia no Nordeste - EREBIO/NE,, 2006, João Pessoa. Anais do II EREBIO-NE. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2006. v. v. 1.. p. 24-26..

Apresentações de Trabalho
1.
CLAUDINO, Osmundo R.; GOUVEIA, F. R. ; FARIAS, F. L. B. . Atividades Experimentais no Ensino de Ciências: a experiência de estudantes de Ciências Biológicas da UEPB no PROAFE ? Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CLAUDINO, Osmundo R.; CALDAS, E. ; ADELINO, M. . Repensando o ser Biólogo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CLAUDINO, Osmundo R.; ANDRADE, S. . ENSINO DE CIÊNCIAS E 'OBJETIVISMO CIENTÍFICO' NA ERA DAS TICs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CLAUDINO, Osmundo R.. Pesquisa no Ensino das Ciências Naturais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CLAUDINO, Osmundo R.. CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA INSTRUMENTAÇÃO ACADÊMICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CLAUDINO, Osmundo R.. CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CLAUDINO, Osmundo R.. Educação Ambiental como Prática de Ensino: intercurso institucional e conceitual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CLAUDINO, Osmundo R.. Educação Ambiental para Crianças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CLAUDINO, Osmundo R.; BARROS, M. A. . Felizcidade.net: jogo de inovação com educação tutorial. 2017.

2.
CLAUDINO, Osmundo R.; BARROS, M. A. ; MOURA, A. ; ANDRADE, V. . Jogos Sérios de Educação em Realidade Alternada baseados na plataforma tecnológica Change Trees. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CLAUDINO, Osmundo R.. Osmundo R. Claudino - Aprendizagem Significativa nas Ciências Naturais. 2014; Tema: Ensino e Pesquisa nas Ciências Naturais. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CLAUDINO, Osmundo R.. Programa de Formação Continuada do Projeto Laboratório Interdisciplinar do Ensino Médio. 2017. .

2.
CLAUDINO, Osmundo R.; FELISMINO, D. . Seminários de Pesquisa Etnobiológicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CLAUDINO, Osmundo R.. Biologia e educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CLAUDINO, Osmundo R.. Biologia e educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CLAUDINO, Osmundo R.. O virtual nas Ciências Naturais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação docente).

6.
CLAUDINO, Osmundo R.. Ciências Naturais na Educação Infantil I. Trilhas do Aprendente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação docente).

7.
CLAUDINO, Osmundo R.. Ciências Naturais na Educação Infantil I. Trilhas do Aprendente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação docente).

8.
CLAUDINO, Osmundo R.. Informática Básica e Cidadania. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CLAUDINO, Osmundo R.. Aplicação de recursos multimídia para o ensino de Ciências. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CLAUDINO, Osmundo R.. CURSO DE FORMAÇÃO PARA ALUNO MONITOR. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CLAUDINO, Osmundo R.; OLIVEIRA, E. C. S.; LUNA, K. P. O.. Participação em banca de Camila Santos Albuquerque. Categorias de uso para Cnidoscolus quercifolius Pohl, (Euphorbiaceae) no semiárido paraibano. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Etnobiologia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, M. A. B.; SILVA, A.; CLAUDINO, Osmundo R.. Participação em banca de RAVELLE DOS SANTOS FRANÇA.O PROAFE (PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO) COMO CAMPO PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE FÍSICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CLAUDINO, Osmundo R.; MENESES, C. H. S. G.; BICHO, C.. Participação em banca de TEREZINHA NAIR ALVES PEREIRA.AULA EXPERIMENTAL SOBRE O SOLO: TÉCNICA FACILITADORA DO ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CLAUDINO, Osmundo R.; GUEDES COSTA; NEVES, C.F.. Participação em banca de GESILÂNDIA SILVA SANTOS.PROJEÇÃO DE INSETOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
GUEDES COSTA; CLAUDINO, Osmundo R.; NEVES, C.F.. Participação em banca de Gislany Matias Ribeiro.ESTUDOS DOS INSETOS EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
GUEDES COSTA; O FILHO, S. R.; CLAUDINO, Osmundo R.. Participação em banca de KLEBER HORNEY DA SILVA SANTOS.AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES À AÇÃO DOCENTE INOVADORA NO ESTUDOS DOS INSETOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
LIMA DA SILVA; SILVA DIAS; CLAUDINO, Osmundo R.. Participação em banca de JOAN CARLOS SANTOS DE ASSIS.PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NOS CURSOS DOS CAMPI DE ARARUNA E LAGOA SECA: PRESSUPOSTOS NA VIABILIZAÇÃO DE POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
GUEDES COSTA; SMÊNIA MARQUES; CLAUDINO, Osmundo R.. Participação em banca de LYSIANNE RAFAELLY DA COSTA BARBOSA SERAFIM.PERCEPÇÃO ENTOMOLÓGICA DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APÓS A APLICAÇÃO DE MÉTODOS VARIADOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
O FILHO, S. R.; CLAUDINO, Osmundo R.; BRITO, M. G.. Participação em banca de LUANA DE FRANÇA AVELINO.RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CLAUDINO, Osmundo R.; MAMAN, A. S.; FELISMINO, D.. Concurso para Professor Substituto na área das Ciências Morfológicas. 2018. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CLAUDINO, Osmundo R.; MENESES, C. H. S. G.; MAMAN, A. S.. Concurso para Professor Substituto na área das Ciências Morfológicas. 2017. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CLAUDINO, Osmundo R.; MAMAN, A. S.; MENESES, C. H. S. G.. Concurso para Professor Substituto na área das Ciências Morfológicas. 2016. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
CLAUDINO, Osmundo R.; LIMA DA SILVA; SARAIVA, K.. Concurso para Professor Substituto na área das Ciências Morfológicas. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

Outras participações
1.
ALMEIDA, V. C.; ALMEIDA, C. D. A.; CLAUDINO, Osmundo R.. Seleção de Monitoria para o Componente Curricular Histologia e Embriologia. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
ALMEIDA, V. C.; CLAUDINO, Osmundo R.; GERMANO, S. R.. Seleção de Monitoria para o Componente Curricular Organografia Vegetal. 2014.

3.
LIRA, W. M.; CLAUDINO, Osmundo R.; OLIVEIRA, J. V.. Progressao funcional docente. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
CLAUDINO, Osmundo R.; GERMANO, S. R.. Seleção de Monitoria para o Componente Curricular Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
CLAUDINO, Osmundo R.; GERMANO, S. R.; OLIVEIRA, J. V.. Seleção de Monitoria para o Componente Curricular Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO ANUAL DOS PETs UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE.Educação Tutorial - Formação que Transforma. 2018. (Encontro).

2.
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL & VII ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA. Alfabetização Científica na Apropriação de Conceitos Fundamentais à Educação Ambiental. 2017. (Congresso).

3.
XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2017. (Congresso).

4.
12ª FETECh - CRIANDO CONEXÕES E PARCERIAS. Projetos municipais de Ciência e Tecnologia. 2014. (Feira).

5.
Congresso Nacional de Educação. CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. 2014. (Congresso).

6.
Semana da Física.Semana da Física. 2014. (Seminário).

7.
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA INSTRUMENTAÇÃO ACADÊMICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. 2014. (Congresso).

8.
Conferência Brasil-Canadá 3.0. 2013. (Congresso).

9.
Congresso Nacional de Educação Ambiental. Educação Ambiental como Prática de Ensino: intercurso institucional e conceitual. 2013. (Congresso).

10.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande. Edição. 2013. (Feira).

11.
ENCONTRO DE ESTÁGIO: Reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente. 2012. (Encontro).

12.
Fatores emocionais na relação professor versus aluno. 2012. (Seminário).

13.
II Seminário da Cadeia Produtiva de Leite. 2012. (Seminário).

14.
I WERN - WORKSHOP DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DO NORDESTE. 2012. (Seminário).

15.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. FUNDAMENTOS CULTURAIS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO. 2010. (Congresso).

16.
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Caracterização do Conhecimento Científico e Suas Implicações Dialógicas Para as Subjetividades Sociais. 2009. (Congresso).

17.
Global Forum: Call for Action Paraíba. Educação Ambiental para Crianças. 2009. (Congresso).

18.
III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão.Da Alfabetização ao Letramento: a hereterogeneidade dos (Im)possíveis. 2009. (Seminário).

19.
V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias.Caracterização da produção do conhecimento científico e suas implicações dialógicas para as subjetividades sociais. 2009. (Seminário).

20.
Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania. Trilogia do Virtual no Ensino de Ciências. 2008. (Congresso).

21.
2º EREBIO/NE- Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste.O Virtual no Ensino de Ciências: consistência multidisciplinar. 2006. (Encontro).

22.
Fórum de Educação e Novas Tecnologias. 2006. (Simpósio).

23.
Curso de Formação para Aluno Monitor.Apoio às atividades de interação. 2004. (Oficina).

24.
Fórum Sua Escola a 2000 por hora. 2004. (Seminário).

25.
X Congresso Nacional dos Estudantes de Biologia.Congresso Nacional dos Estudantes de Biologia. 1989. (Encontro).

26.
Epidemiologia e Controle de Doenças Parasitárias.Epidemiologia e Controle das Doenças Parasitárias. 1987. (Simpósio).

27.
Extensão em Saúde Pública.Extensão em Saúde Pública. 1987. (Seminário).

28.
I simpósio Integrado de Fisioterapia.I Simpósito Integrado de Fisioterapia. 1987. (Simpósio).

29.
Simpósio Sobre Sexologia.Simpósio Sobre Sexologia. 1987. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CLAUDINO, Osmundo R.. XIV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CAMPINA GRANDE. 2017. .

2.
CLAUDINO, Osmundo R.. XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande. 2015. .

3.
CLAUDINO, Osmundo R.. I ENCONTRO DE ROBÓTICA DE CAMPINA GRANDE. 2015. (Exposição).

4.
CLAUDINO, Osmundo R.; CARNEIRO, P. A. C. . Semana da Física de Campina Grande. 2014. (Exposição).

5.
CLAUDINO, Osmundo R.; BURITI, C. . X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande. 2014. .

6.
CLAUDINO, Osmundo R.; BURITI, C. . IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande. 2013. .

7.
CLAUDINO, Osmundo R.. I WERN - WORKSHOP DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DO NORDESTE. 2012. (Outro).

8.
CLAUDINO, Osmundo R.. Formação Docente e Tecnologias do Conhecimento. 2010. (Congresso).

9.
CLAUDINO, Osmundo R.. Cursos profissionalizantes de educação básica. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALYSSON BRUNO DE SOUZA PONTES. PROAFE - Programa de Apoio à Formação e Ao Ensino do Município de Campina Grande: contribuições à Formação docente de ex-monitores. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

2.
ROSENILDA PEREIRA DA SILVA TAVARES. O ENSINO DE BIOLOGIA, À LUZ DA MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROPOSTA PARA O ENEM. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

3.
THAYSA ROBERTA JUSTINO CORDEIRO. ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ELEMENTO FORMADOR NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

4.
JOSÉ RICARDO MENDES BARBOSA. Abordagem da prevenção de acidentes domésticos nos programas de ensino de ciências. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Mayara Tavares Feitosa. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual da Paraíba. Governo do Estado da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AMANDA ROZENDO DA SILVA. O PROAFE E A IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

2.
RAILENE FERNANDES ROQUE. O PROAFE E A IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, SEGUNDO A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

3.
KLINGER MAURICIO COSTA. MEU VIVO MUSEU: APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

4.
Douglas dos Santos Oliveira. Humor e Aprendizagem Significativa: estratégias para estimular a apreensão de conteúdos biológicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

5.
ROBERVAL GURJÃO COUTINHO BORGES. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de ciências naturais em escolas da rede pública do cariri paraibano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

6.
Rayani Maciel dos Santos - mat. 081160356. Alfabetização científica: percepção conceitual nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Boqueirão (PB). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

7.
Clayson Ferreira Demétrio. Ciências e Biologia na EJA: o que pensam os professores sobre a contextualização de conteúdos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

8.
Darnley Dias Campos - mat. 072162112. CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA INSTRUMENTAÇÃO ACADÊMICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA ESCOLA FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

9.
Magno Ferreira da Silva - mat 072162236. Aprendizagem Significativa em Botânica em Nível do Ensino Médio no Município de Gado Bravo(PB). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

10.
Natália Leite Costa. Educação Ambiental no Sistema Público Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Juripiranga(PB.): Conexão & Interdisciplinaridade.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

11.
Flávia Tiburtino de Andrade. Análise do Nível de Conhecimento em educação nutricional de estudantes do Ensino Público Fundamental da cidade de Campina Grande.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em C. Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

Orientações de outra natureza
1.
Weslley Correia Francelino da Silva. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

2.
TEREZINHA NAIR ALVES PEREIRA. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2018. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

3.
MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA LUNA. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande ? PROAFE. 2018. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

4.
LARYSSA CÂNDIDO DOS SANTOS. Extensão em Programa de Apoio à Formação e Ao Ensino do Município de Campina Grande - PROAFE. 2018. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

5.
TATIELLE SOUTO NASCIMENTO. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2018. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

6.
LEONARDO FIRMINO DA SILVA. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2018. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

7.
Felipe Rafael Gouveia. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

8.
Auta Paulina da Silva Oliveira. Monitoria em Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

9.
Amanda Rozendo Silva. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

10.
Daniel Joseph Santos Oliveira. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

11.
Railene Fernandes Roque. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande ? PROAFE. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

12.
Gilson Souza Júnior. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

13.
Erivágna Morais. Monitoria em Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

14.
Angélica Tatiany Santos. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

15.
Douglas Dias Brito. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PROAFE. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

16.
Renata Luiza França Araújo. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

17.
Talita Alves Santos. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

18.
Thayse dos Santos Silva. Extensão em Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.

19.
Felipe de Lima Torres. Monitoria em Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Osmundo Rocha Claudino.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CLAUDINO, Osmundo R.. Educação ambiental como prática de ensino: Intercurso institucional e conceitual. In: Giovanni Seabra. (Org.). Educação ambiental: intercurso institucional e conceitual. 1ed.João Pessoa, PB: Editora UFPB, 2013, v. 1, p. 7-267.

2.
CLAUDINO, Osmundo R.. Ciências Naturais na Educação Infantil. In: Edna Gusmão de Góes Brennand e Lebiam Tamar Silva Bezerra. (Org.). Trilhas do Aprendente - Volume 5. 1ed.João Pessoa/PB: Editora Universitária/UFPB, 2009, v. 5, p. 52-92.


Apresentações de Trabalho
1.
CLAUDINO, Osmundo R.. CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA INSTRUMENTAÇÃO ACADÊMICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CLAUDINO, Osmundo R.. CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CLAUDINO, Osmundo R.; CALDAS, E. ; ADELINO, M. . Repensando o ser Biólogo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CLAUDINO, Osmundo R.; ANDRADE, S. . ENSINO DE CIÊNCIAS E 'OBJETIVISMO CIENTÍFICO' NA ERA DAS TICs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CLAUDINO, Osmundo R.; GOUVEIA, F. R. ; FARIAS, F. L. B. . Atividades Experimentais no Ensino de Ciências: a experiência de estudantes de Ciências Biológicas da UEPB no PROAFE ? Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CLAUDINO, Osmundo R.; FELISMINO, D. . Seminários de Pesquisa Etnobiológicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CLAUDINO, Osmundo R.. Programa de Formação Continuada do Projeto Laboratório Interdisciplinar do Ensino Médio. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CLAUDINO, Osmundo R.; BURITI, C. . IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande. 2013. .

2.
CLAUDINO, Osmundo R.; CARNEIRO, P. A. C. . Semana da Física de Campina Grande. 2014. (Exposição).

3.
CLAUDINO, Osmundo R.. XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande. 2015. .

4.
CLAUDINO, Osmundo R.. XIV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CAMPINA GRANDE. 2017. .

5.
CLAUDINO, Osmundo R.; BURITI, C. . X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande. 2014. .



Outras informações relevantes


Foco de pesquisa voltado atualmente ao ensino de ciências por investigação.
Atuou no Movimento Estudantil como vice-presidente do Centro Acadêmico do Curso de Biologia, integrando a chapa "Biológica" eleita em dezembro de 1988, período de recém estadualização da Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNe), atual Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.



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