Carmem Véra Nunes Spotti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2895657186425741
  • Última atualização do currículo em 01/03/2018


Possui graduação em Letras (1990) e Especialização em Comunicação, Expressão e Cultura pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP/RS(1991), Especialização em Filologia, pela PUC Minas (2011) e Mestre em Letras, pela UFRR (2011), Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, Subprojeto do Curso de Licenciatura em Letras - Campus Boa Vista da UERR de 2009 a 2013. Atualmente é professora da rede estadual de ensino de Roraima (SEEDRR/CEFORR) e da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Pesquisadora em questões indígenas desde 2004. Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura, Literatura e Ensino de Línguas da UERR Participou do Projeto de Pesquisa "Narrativa Oral Indígena do Alto São Marcos na Terra Indígena São Marcos: registro e análise- UERR (2009 - 2011) e do Projeto Pontes - UnB (2012-2013). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar da PUC/SP, coordenado pela Profª Drª Marina Graziela Feldmann. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmem Véra Nunes Spotti
Nome em citações bibliográficas
SPOTTI, C. V. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Roraima.
Rua Sete de Setembro, 231
Canarinho
69306-530 - Boa Vista, RR - Brasil
Telefone: (95) 36241376
URL da Homepage: http://www.uerr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Formação Continuada dos Professores de Literatura Regionalista e o Currículo do Ensino Médio em Roraima/Brasil, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Marina Graziela Feldmann.
Palavras-chave: Formação de Professores; currículo; Literatura Regionalista; Cultura Escolar; Ensino Médio.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Título: Análse da personificação e dos elementos ambientais nas narratvas orais da Comunidade Indígena Nova Esperança - RR,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Carla Monteiro de Souza.
Palavras-chave: oralidade; narrativas orais indígenas; memória; literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
2010 - 2011
Especialização em Especialzação em Filologia. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.
Título: Topônimos de Origem Indígena em Rorama: Rio Uraricoera.
Orientador: José Perera da Silva.
1990 - 1990
Especialização em Comunicação, Expressão e Cultura. (Carga Horária: 420h).
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: Sófocles.
Orientador: Ada Maria Machado Guimarães.
1981 - 1990
Graduação em Letras.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.




Formação Complementar


2014
Inglês. (Carga horária: 40h).
Wizard - Meg Idiomas Ltda - RR, WIZARD, Brasil.
2013 - 2013
Inglês Instrumental: Leitura Textos Academicos I. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
Produção de Material Didático para EaD: Utilizando. (Carga horária: 30h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2010 - 2010
Literatura, lingustca e Semiótica. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2010 - 2010
Lteratura e Cânone Literário. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2008 - 2008
Pesq Campo Experimental em Línguas Indíg Bras. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Gest~~ao de Processos de AValiação Institucional. (Carga horária: 40h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2005 - 2005
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. (Carga horária: 40h).
Ágere Cooperação em Advocacy, ÁGERE, Brasil.
2004 - 2005
Capacitação a Distância para Gestores Escolares. (Carga horária: 300h).
Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto de Roraima, SECD - RR, Brasil.
2004 - 2004
Metodologia da Pesquisa Científicas em Educação. (Carga horária: 20h).
Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Seção Roraima, ANPAE, Brasil.
2002 - 2002
Leitura e Escrita BRAILLE. (Carga horária: 40h).
Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, SECD, Brasil.
2002 - 2002
Construindo Desenvto Profissional e Institucional. (Carga horária: 80h).
Instituto Superior de Educação de Roraima, ISE/RR, Brasil.
2002 - 2002
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Instituto Superior de Educação de Roraima, ISE/RR, Brasil.
2000 - 2000
Didática do Português. (Carga horária: 180h).
Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
1997 - 1997
Metodologia do Ensino e Avaliação. (Carga horária: 40h).
Escola Técnica Federal de Roraima, CEFET-RR, Brasil.
1993 - 1993
Curso de estatística em Saúde. (Carga horária: 160h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Membro Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: voluntario
Outras informações
Descrição: Integrante do Projeto Pontes, Coordenado pela Drª Stella Maris Bortoni-Ricardo, da Universidade de Brasília, cadastrado no CNPq son nº 47017/2011-6. A pesquisa é realizada em Boa Vista - Roraima, no Centro de Formação de Professores de Roraima, com 37 professores indígenas que participam do Curso de Formação Continuada "O Processo Interativo nas Aulas de Língua Materna: Textos em Contextos", de 120 horas. Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa Integrantes: Carmem Véra Nunes Spotti (Responsável); Ana Aparecida Vieira de Moura (UnB), Genilza Cunha (CEFORR) e Leonor Soares Cravo (colaboração em monitoria).


Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima, CEFORR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da Área de Letras atuando na graduação, extensão, pós-graduação. Chefe de Seção da Pró-Reitoria de Ensino


Instituto Superior de Educação de Roraima, ISE/RR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cedido, Carga horária: 40
Outras informações
A instituição transformou-se em Universidade Estadual de Roraima


Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto de Roraima, SECD-RR, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da rede estadual de ensino com ensino fundamental e médio. Atua na área de Língua Portuguesa e Literaturas.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Projeto Pontes
Descrição: Descrição: Integrante do Projeto Pontes, Coordenado pela Drª Stella Maris Bortoni-Ricardo, da Universidade de Brasília, cadastrado no CNPq son nº 47017/2011-6. A pesquisa é realizada em Boa Vista - Roraima, no Centro de Formação de Professores de Roraima, com 37 professores indígenas que participam do Curso de Formação Continuada "O Processo Interativo nas Aulas de Língua Materna: Textos em Contextos", de 120 horas. Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa Integrantes: Carmem Véra Nunes Spotti (Responsável); Ana Aparecida Vieira de Moura (UnB), Genilza Cunha (CEFORR), Leonor Soares Cravo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Narrativa oral indígena do Alto São Marcos na Terra Indígena São Marcos: Registro e análise. - projeto da Linha de Pesquisa: LINGUAGEM, CULTURA, LITERATURA E ENSINO DE LÍNGUAS da UERR
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Trabalho Relevante em Prol da Escola Estadual Monteiro Lobato - RR pelos 60anos de Fundação, Escola Estadual Monteiro Lobato - RR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SPOTTI, C. V. N.2013SPOTTI, C. V. N.; SANTOS, A. S. . A prática de leitura e da produção textual na escola através do FANZINE. Revista Philologus, v. 19, p. 139-149, 2013.

2.
SPOTTI, C. V. N.2013SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; CUNHA, G. S. . 'O lugar onde vivo': das narrativas orais indígenas à prática de leitura e de escrita. Nau Literária (UFRGS), v. 09, p. PDF, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SPOTTI, C. V. N.; SANTOS, A. S. . A Pratica de Leitura e da Produção Textual na Escola Atraves do FANZINE. In: Didima Maria de Mello Andrade; Roberta Abreu. (Org.). Pratica Pedagogica = uma ação contextualizada dentro de fora do espaço escolar. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 95-112.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SPOTTI, C. V. N.; FELDMANN, M. G. . Práticas e contextos do ensino da literatura nos currículos da educação básica no estado de Roraima como produção de conhecimento e valorização da cultura regional. In: XI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, 2013, São Paulo. Currículo: tempos, espaços e contextos, 2013.

2.
SPOTTI, C. V. N.. O Jogo Pedagógico como Recurso de Construção de uma Prática Interdisciplinar. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife/PE. 55ª Reunião Anual da SBPC UFPE, 2003.

3.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MARTINS, L. R. ; MELO, N. S. . O Registro Como Instrumento Para a Formação do Professor Reflexivo. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife/PE. 55ª Reunião Anual da SBPC UFPE, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SPOTTI, C. V. N.; SOUZA, Carla Monteiro de . O contar históras indígenas. In: II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário, 2010, Manaus. II Colóquio Interncional Poéticas do Imaginário: literatura, interfaces, fronteiras. Manaus - AM: UEA, 2010. v. 1. p. 37-38.

Apresentações de Trabalho
1.
SPOTTI, C. V. N.. Multiletramentos e formação do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SPOTTI, C. V. N.; WANKLER, Cátia Monteiro . Literatura e Subjetvidade nas Lendas Indígenas: o caçador e o monstrocobra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SPOTTI, C. V. N.; SOUZA, Carla Monteiro de . O contar históras indígenas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MELO, N. S. ; MARTINS, L. R. . O espaço da prosução textual nos cursos de bacharelados da Universidade Estadual de Roraima. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS, L. R. ; SPOTTI, C. V. N. ; MOURA, A. A. V. ; MELO, N. S. . Tempo e espaço da oralidade nas escolas de Boa Vista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MELO, N. S. ; SPOTTI, C. V. N. ; MOURA, A. A. V. ; MARTINS, L. R. . O professor reflexivo e as práticas cotidianas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOURA, A. A. V. ; SPOTTI, C. V. N. ; MARTINS, L. R. ; MELO, N. S. . Linguistica Textual: contribuição preponderante na formação do professor de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SPOTTI, C. V. N.. Almanaque Pedagógico da Literatura Infantil 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SPOTTI, C. V. N.. A importância da escrita para a conquista da cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MARTINS, L. R. ; MELO, N. S. . A cultura indígena nas escolas de Roraima. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MARTINS, L. R. ; MELO, N. S. . O caderno de registro como instrumento para a formação do professor reflexivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MARTINS, L. R. ; MELO, N. S. . A pesquisa da prática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MELO, N. S. ; MARTINS, L. R. . DiVersidade Linguistica e Língua Materna: implicações ao ensino da Língua Portuguesa em Roraima. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MELO, N. S. ; MARTINS, L. R. . Para além do Trema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SPOTTI, C. V. N.; MOURA, A. A. V. ; MELO, N. S. ; MARTINS, L. R. . Ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas de Roraima: espelho e reflexo: por que não se aprende a ler e a escreVer?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SPOTTI, C. V. N.; MARTINS, L. R. . Sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB): realidades e perspectiva em Roraima. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SPOTTI, C. V. N.; MARTINS, L. R. . ISE-RR. Boa Vista: Fundação de Educação Superior de Roraima, 2003 (InformatiVo institucional).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SPOTTI, C. V. N.. Guia Turístico de Roraima. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
SPOTTI, C. V. N.. Produçao Textual, Memorial e Relatorio. 2016. .

2.
SPOTTI, C. V. N.. Tecnicas de Redaçao e Arquivos. 2016. .

3.
SPOTTI, C. V. N.. A Leitura e a Escrita atraves do FANZINE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SPOTTI, C. V. N.. Descritores Nacionais de Lingua Portuguesa. 2015. .

5.
SPOTTI, C. V. N.. O Processo Interacional nas Aulas de Lingua Materna para Professores In´digenas do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental - Textos em Contextos. 2015. .

6.
SPOTTI, C. V. N.. Fanzine. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SPOTTI, C. V. N.; BRANDIM, M. R. L. ; MASETTO, M. T. . Almanaque Inovação no Ensino Superior. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Almanaque).

8.
SOUZA, Carla Monteiro de ; SPOTTI, C. V. N. . A HistóriaOral como Metodologia na Construção d Fontes de pesquisa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SPOTTI, C. V. N.. Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SPOTTI, C. V. N.. Produção Textual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SPOTTI, C. V. N.. Ensino de leitura ou estratégia de leitura?. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SPOTTI, C. V. N.. Didática da Língua Portuguesa no Curso Magistério Parcelado. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SPOTTI, C. V. N.. Língua Portuguesa no Curso Magistério Parcelado. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SPOTTI, C. V. N.. Língua Portuguesa no Curso Magistério Parcelado. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SPOTTI, C. V. N.; MARTINS, L. R. ; MOURA, A. A. V. ; SLVA FILHO, Antôno Hilário da ; MELO, N. S. . Revisão e Atualização Projeto Curso Letras UERR. 2010 (Membro Comissão de Revisão e Atualização Projeto Curso Letras UERR) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SPOTTI, C. V. N.; Ximenes, M.L.V; Evangelista, C.A.V; SPOTTI, C. V. N.. Participação em banca de Terezinha Rodrigues Ramos. Nível do desempenho de beneficiados com o Bolsa Familia na escola municipal Delacir de Melo Lima. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Roraima.

2.
Evangelista, C.A.V; Ximenes, M.L.V; SPOTTI, C. V. N.. Participação em banca de Francisca Cleide Saraiva Conceição. O Programa Bolsa Familia sob a ótica dos relatórios de desenvolvimento humano das Nações Unidas para o desenvolvimento: um caso de reflexão. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Roraima.

3.
SPOTTI, C. V. N.; Kono. Claudia, P.R.; Mesquita, Rodrigo. Participação em banca de Monaliza Nayara Ribeiro da Silva. Impacto do Programa Bolsa Familia na Educação Escolar E.E. Indígenas Índio Benigno de Almeida, Ínio Herminio Paulino e Srª Mª de Normandia, em NOrmandia/RR. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Roraima.

4.
Kono. Claudia, P.R.; SPOTTI, C. V. N.; Mesquita, Rodrigo. Participação em banca de Lucimar Pereira Lima. A Educação e o Programa Bolsa Família: uma análise sobre o processo de alfabetização dos beneficiários do PBF das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Bonfim - RR. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Roraima.

5.
SPOTTI, C. V. N.. Participação em banca de Nimara Milena Gomes Maran. A Leitura na atualidade - o lugar do gênero textual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Docência no Ensino Superior da UERR) - Universidade Estadual de Roraima.

6.
SPOTTI, C. V. N.; FOROTTI, Devar Antonio; SLVA FILHO, Antôno Hilário da. Participação em banca de Maria das Dores Ribeiro dos Santos. A contribuição dos gêneros textuaisno desenvolvimento da leitura e da escrta no segundo ano do ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SPOTTI, C. V. N.; CUNHA, G. S.; SANTOS, A. S.. Participação em banca de Keyla Miranda Rodrigues.A Importancia da Literatura Juvenil na Formaçao do Jopvem Leitor em uma Escola Publica da Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
SPOTTI, C. V. N.; CUNHA, G. S.; SANTOS, A. S.; SPOTTI, C. V. N.. Participação em banca de Girlene do Nascimento Amorim.A Influencia do Professor na Produçao Textual por meio do Gênero Memorias na Turma do 7ª ano na Escola Estadual Nova Esperança em Mucajai - RR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
SPOTTI, C. V. N.; RABELO, Jairzinho; MELO, N. S.. Participação em banca de Márcia Jennir Barbosa Farias.Dificuldades da leitura na construção da cidadania dos alunos da 6ª série A do ensino fundamental da Escola Jesus de Nazaré. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
SPOTTI, C. V. N.; RABELO, Jairzinho; MELO, N. S.. Participação em banca de Eleuziane Santos Lima.aspectos de leitura nas turmas do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Venceslau Catosi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
RABELO, Jairzinho; SPOTTI, C. V. N.; MELO, N. S.. Participação em banca de MarciaJennirBarbosa Farias.Dificuldades da Leitura na construção da cidadania dos alunos da 6ª série A do ensino fundamental da Escola Jesus de Nazaré. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SPOTTI, C. V. N.; SPOTTI, C. V. N.. Comissão Examinadora da 2ª Fase do Processo Seletivo do Mestrado Acadêmico em Educação da UERR. 2017. Universidade Estadual de Roraima.

2.
SPOTTI, C. V. N.. Bolsa de iniciação Científica Jínior - PIBIC-Jr.. 2007.

3.
SPOTTI, C. V. N.. Processo SeletiVo Simplificado de professores de Psicologia, Química e Física.. 2007. Universidade Estadual de Roraima.

4.
SPOTTI, C. V. N.. niVel médio. 2005. Instituto Superior de educação de Roraima.

5.
SPOTTI, C. V. N.. NíVel médio. 2004. Instituto Superior de educação de Roraima.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Olimpiadas da Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Avaliaçao da 5ª ediçao da Olimpiada de Lingua Portuguesa. 2016. (Olimpíada).

2.
III CDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica. Atlas Linguístico de Roraima: definindo a rede de pontos. 2014. (Congresso).

3.
II Seminário de Linguagens.Multiletramentos e formação do professor. 2014. (Seminário).

4.
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.O Almanaque como estratégia para a formação de professores. 2014. (Encontro).

5.
3º Seminario Brasileiro de Poeticas Orais."O lugar onde vivo": das narrativas orais indígenas à prática de leitura e de escrita. 2013. (Seminário).

6.
XI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação:Currículo.Práticas e contextos do ensino da literatura nos currículos da educação básica no estado de Roraima como produção de conhecimento e valorização da cultura regional. 2013. (Encontro).

7.
II Seminário Internacional de Estudos Literários.Literatura e subjetividade nas lendas indígenas: o caçador e o monstro cobra. 2011. (Seminário).

8.
VI Jornada Nacional de Filologia e Linguistica.Memória de Rorainópolis. 2011. (Seminário).

9.
II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário. O Contar Histórias Indígenas. 2010. (Congresso).

10.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.A História Oral como Metodologia na Cosntrução de Fontes de Pesquisa. 2010. (Oficina).

11.
ABRALIN em Cena Roraima. 2008. (Outra).

12.
História oral: recursos e métodos. 2008. (Oficina).

13.
II Jorna da Nacional de Linguistica e Filologia da Língua Portuguesa. 2008. (Outra).

14.
Semana de Letras Línguas, Literaturas e Identidade no contesto Regional.Almanaque da Literatura Infantil 2008. 2008. (Outra).

15.
II Encontro Pedagógico e de Capacitação - PRONERA. 2007. (Encontro).

16.
I Encontro Estadual e II Encontro Regional da ANPAE.Sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB), realidades e perspectivas em Roraima. 2003. (Encontro).

17.
"Avaliação:do "é proibido reprovar" ao é preciso garantir a aprendizagem. 2002. (Outra).

18.
2° Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. 2002. (Congresso).

19.
2° Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).

20.
I Encontro de Estudos de Línguas Estrangeiras e Indígenas. 2002. (Encontro).

21.
Seminário Científico "Atualização e Reflexão da Prática pedagógica". 2002. (Seminário).

22.
I Seminário Científico Internacional de Educação do Estado de Roraima. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SPOTTI, C. V. N. ; SPOTTI, C. V. N. . Diversidade linguística em Roraima: Discussão Lato Sensu: Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística. 2017. (Outro).

2.
SPOTTI, C. V. N.. XI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo. 2013. (Outro).

3.
SPOTTI, C. V. N.. XI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo. 2013. (Outro).

4.
SPOTTI, C. V. N.. I Seminário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Estratégias Metodológicas para o Ensino de Ciências da Natureza e suas Texnologias. 2012. (Outro).

5.
SPOTTI, C. V. N.. I Seminário de Linguagens, Códigos e Matemática: A formação continuada do Professor e a sua repercussão na sala de aula. 2012. (Outro).

6.
SPOTTI, C. V. N.. I Jornada Integrada dos Acadêmicos de Letras de Mucajai e Bonfim em Boa Vista/RR. 2011. (Outro).

7.
SPOTTI, C. V. N.. VI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2011. (Outro).

8.
SPOTTI, C. V. N.. II Seminário Institucional do PIBID/UERR: Formação Docente na Amazônia Stentrional". 2011. (Outro).

9.
SPOTTI, C. V. N.; MELO, N. S. ; MARTINS, L. R. ; MOURA, A. A. V. . II Jornada Nacional de Linguistica e Filologa da L´ngua portuguesa. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nívia Pereira de Sousa. Uma análise da visão do social nas músicas de Eliakin Rufino no contexto do Movimento Roraimeira. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Monaliza Nayara Ribeiro da Silva. Impacto do Programa Bolsa Familia na Educação Escolar E.E. Indígenas Índio Benigno de Almeida, Ínio Herminio Paulino e Srª Mª de Normandia, em NOrmandia/RR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

2.
Lucimar pereira Lima. A Educação e o Programa Bolsa Família: uma análise sobre o processo de alfabetização dos beneficiários do PBF das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Bonfim - RR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

3.
Rosiane Felicia Aires da Silva. Programa Bolsa Familia: Um estudo do rensimento escolar dos alunos beneficiarios do Programa Bolsa Familia na Escola Estadual Cícero Vieira Neto, em Pacaraima - Roraima - Brasil, no período de 2014 a 2016. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Keyla Miranda rodrigues. A Importancia da Literatura Juvenil na Formação do Jovem Leitor de uma Escola Pública em Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

2.
Girlene do Nascimento Amorim. A Influencia do Professor na Produção Textual através do Gênero Memórias na turma do 7º ano na Escola Estadual Nova Esperança em Mucajai - Roraima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

3.
Silvana menezes da Silva. Movimento Roraimeira: as poesias musicadas e suas contribuições no processo de formação de identificações culturais do discente roraimense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

4.
Ednalva da Silva Dias. Desvendando a literatura de Alexia Linke: uma sondagem analítica de seis contos à luz dos elementos estruturais e morfológicos da narrativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

5.
Aguinaldo Teixeira de Carvalho. A indômita palavra Eliakiana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

6.
Lilia de Moraes Silva. O ensino da Língua Portuguesa: por uma produção textual significante. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

7.
Leilimar Silva Figuerêdo. Os sinônimos como recurso coesivo na produção textual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

8.
Maria José Diniz de Souza Alves. A dificuldade da Produção Textual dos alunos da 5ª série da Escola Estadual Pedro Elias Alburquerque Pereira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

9.
Ozamar da Silva Santos. A toponímia dos igarapés urbanos de Boa Vista: uma contribuição para o Atlas Toponímico Roraimense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

10.
Alcione Lourenço Sales. A avaliação de Língua Portuguesa no Ensino Médio da Escola Estadual Cícero Vieira Neto, em Pacaraima - RR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

11.
Alsione Pereira de Alencar Peixoto. As produções textuais dos alunos de 5ª a 7ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal Casimiro de Abreu, em Pacaraima - RR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

12.
Luciane Oliveira da Silva. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: sob a visão da Escola Estadual Argentina Castelo Branco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

13.
Jaquelena de Sousa Mesquira. Gênero Textual: artigo de opinião. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

14.
Joanecy Rodrigues de Oliveira. Coerência e Coesão: mecanismo para um texto de qualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

15.
Leila Atkinson Brashe. A utilização dos verbos das produções textuais de alunos da 5ª série da Escola Municipal Oscar Fernandes Costa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

16.
Francisco das Chagas dos Santos Silva. As variações linguísticas da língua inglesa nas séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

17.
Fabiana Gonçalves do Nascimento. As diversas faces dos gêneros textuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

18.
Adriano da Silva Melville. A língua inglesa na Escola Estadual Aldébaro José Alcântara: dificuldades e perspectivas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

19.
Ivis Augusto Gadêlha. A avaliação da redação no ensino médio da Escola Estadual Argentina Castelo Branco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

20.
Patricio José da Silva. Revitalização da leitura na Escola Estadual Aldébaro José Alcântara: em Bonfim - RR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

21.
Ailton Marcelo Lima Monteiro. Sala de Leitura: um ambiente propício para a formação do leitor na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

22.
Iraci Bezerra Vaz. A dificuldade da escrita e da leitura na 4ª série do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

23.
Edelzânia Silva de Oliveira. Dificuldade de escrita na 1ª e 2ª série do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

24.
Maria Arlete Vieira de Santana. Desenvolvimento do hábito dfa leitura e da escrita na 1ª série do ensino fundfamental da E.E.Prof, Antonio Ferreira de Souza através do trabalho com diferentes tipos de textos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

25.
Cynthia Santos Carmo Peres. O processo de aquisição da leitura nas séries iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

26.
Marcilene Sampaio de Moraes. A construção da escrita na educação infantil e suas dificuldades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

27.
Ivanete Silva da Cunha. Dificuldades na leitura e escrita na 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

28.
Maria Francinete Q. de Almeida. Memorial Profissional: A importância da Graduação para a Formação de um Cidadão Crítico e Reflexivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

29.
Neire Jane Gomes de Souza. Memorial Profissional: Reflexões do passado e ações do presente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

30.
Cléia de Jesus dos Reis de Melo. Memorial Profissional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

31.
Ângela de Souza Almeida. Dificuldade na Aprendizagem em Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

32.
Maria de Jesus Trajano Paz. Memorial Profissional: Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita da Língua Portuguesa pelo aluno surdo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

33.
Simone Barreto Araújo Feitosa. Memorial Profissional: Memórias de uma Caminhada Profissional e Acadêmica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

34.
Neide Soares Braga. Memorial Profissional: Vida Escolar, Profissional e Acadêmica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

35.
Emanuel Rodrigues Zózimo. Memorial Profissional: Trajetória Acadêmica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

36.
Maria de Oliveira. Memorial Profissional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.

37.
Jeane da Silva Oliveira. Memorial Profissional: Reflexões de amor e ódio com a profissão educadora. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Normal Superior) - Instituto Superior de Educação de Roraima. Orientador: Carmem Véra Nunes Spotti.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 4:48:14