Lindalva Maria Novaes Garske

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1703129875647473
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestre em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora de Ensino do curso de Graduação em Pedagogia/ICHS/CUR/UFMT (2007-2008). e Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS/CUR/UFMT (2009-2012). Secretária Municipal de Educação/Rondonópolis/Mato Grosso (1998-2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, gestão escolar, movimentos sociais e educação e educação do campo. Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu, do Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT (2014), membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental - GPEA e Lider do grupo de pesquisa Políticas públicas educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lindalva Maria Novaes Garske
Nome em citações bibliográficas
GARSKE, L. M. N.;GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO.
MT 310 Rodovia Rondonópolis/Guiratiga
Jardim Atlâtntico
99999-999 - Rondonopolis, MT - Brasil
Telefone: (66) 4218287
Fax: (66) 4104010
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Educação Escolar no MST: intencionalidades pedagógicas e políticas, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Jadir de Morais Pessoa.
1996 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Um novo fazer administrativo e pedagógico no processo de democratização da escola pública,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Artemis Augusta Mota Torres.
Palavras-chave: Administração Escolar; democracia; Projeto político pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1995 - 1996
Especialização em lato sensu. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: O papel do Administrador Escolar.
Orientador: João Graef.
1983 - 1986
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Formação Complementar


2010 - 2010
Gestão de Pessoas: efetividade na UFMT. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Encontro de Pesquisadores Franceses e Brasileiros. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2008 - 2008
Construçãodo projeto institucionalda formação do e. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2008 - 2008
Fórum da Prodocência. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2006 - 2006
Regima Semestral ou Anual. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1995 - 1995
Formação Sindical. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1986 - 1986
Modos de Produção e Realidade Brasileira. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1985 - 1985
Pensamento e Linguagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1984 - 1984
I Seminário de Estudos Agrários. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesora Associada II, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associada II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Graduação Organização e gestão das instituições educacionais I Organização e gestão das instituições educacionais II Disciplinas Mestrado Políticas educacionais Organização do trabalho pedagógico

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associada I, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associada I, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas do Curso de Pedagogia/ICHS/CUR/UFMT Organização e Gestão das Instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Organização e Gestão das Instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental II Disciplina do Curso Enfermagem/ICEN/CUR/UFMT Fundamentos da Educação na Enfermagem Disciplina do Curso de Letras Inglês/ICHS/CUR/UFMT Política Educacional e Legislação Disciplina do PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT Políticas Educacionais

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas do Curso de Pedagogia Organização e Gestão das Instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Organização e Gestão das Instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental II Disciplina do PPGedu/ICHS/CUR/UFMT Estudos Temáticos

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Organização e gestão da instituiçõe educacionais I Organização e gestão da instituiçõe educacionais II

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas do Curso de Pedagogia/ICHS/CUR/UFMT Organização e Gestão das Instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Organização e Gestão das Instituições de educação Infantil e Ensino Fundamental II

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta
Outras informações
Disciplinas Gestão educacional: fundamentos teóricos e implicações práticas - 60 horas Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão nas Instituições Educacionais

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
disciplinas Prática Educativa: pesquisa do contexto escolar e pesquisa do processo de formação profissional - 100 h. Gestão educacional: fundamentos teóricos e implicações práticas - 60 horas Organização doTrabalho Pedagógico - 60 horas Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão nas Instituições Educacionais

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunta, Carga horária: 40
Outras informações
disciplinas Prática Educativa: pesquisa do contexto escolar e pesquisa do processo de formação profissional - 100 h. Gestão educacional: fundamentos teóricos e implicações práticas - 60 horas Organização doTrabalho Pedagógico - 60 horas Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão nas Instituições Educacionais

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
disciplinas Prática Educativa: pesquisa do contexto escolar e pesquisa do processo de formação profissional - 100 h. Gestão educacional: fundamentos teóricos e implicações práticas - 60 horas Organização doTrabalho Pedagógico - 60 horas Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão nas Instituições Educacionais

Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e ensino Médio Gestão Educacional: fundamentos teóricos e implicações práticas Gestão das Instituições da Educação Infantil e Ensino Fundammental

Atividades

1/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e gestão das Instituições Educacionais I - Organizaçao e gestão das Instituições educacionais II - Teorias da Educação e da Pedagogia
04/2009 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciência Humanas e Sociais/CUR/UFMT, .

Cargo ou função
Diretora do Instituto de Ciências Huimanas e Sociais.
03/2017 - 12/2017
Ensino, PPGedu/ICHS/CUR/UFMT, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Politica Educacional - Organização do trabalho pedagogico na escola
03/2013 - 07/2013
Ensino, PPGedu/ICHS/CUR/UFMT, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas educacionais
03/2006 - 03/2009
Direção e administração, Universidade Federal de Mato Grosso, .

Cargo ou função
Coordenadora de Ensino de Graduação - Pedagogia/ICHS/CUR/UFMT.

Governo do Estado do Mato Grosso, GOVERNO/MT, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Prefeitura Municiapl de Rondonópolis, PMR, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Carga horária: 0

Atividades

12/1998 - 3/2000
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Secretária Municipal de Educação.
1/1989 - 12/1990
Direção e administração, Prefeitura Municiapl de Rondonópolis, .

Cargo ou função
Assessora de Gabinete.

Prefeitura Municipal de Rodnonópolis, PMR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: não possuivínculo empregayício, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Programa Ensino Médio Inovador: uma análise acerca da concepção dos alunos concluintes sobre sua proposta de formação
Descrição: O projeto de pesquisa "Programa Ensino Médio Inovador: uma análise acerca da concepção dos alunos concluintes sobre sua proposta de formação", proposto por integrantes do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas, tem como objetivo analisar as concepções apresentadas pelos alunos concluintes do Ensino Médio Inovador sobre sua proposta de formação. O processo investigativo realizar-se-á em três escolas estaduais que implementaram o Programa ensino Médio Inovador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Lindalva Maria Novaes Garske - Coordenador / Eglen Silvia Pipi Rodrigues - Integrante / Aline Fernanda de Suza - Integrante / Elizbeth Silva - Integrante / Gleibiane Silva - Integrante / Kelly Bonfim de Oliveira - Integrante / Paula de Ávila Assunção - Integrante / Rosimeire Jesus Caldeira - Integrante / Simone Freneda C. Passos - Integrante / Adilson Mikuska - Integrante.
2013 - Atual
Aspectos da gestão que possibilitam a relação entre gestão democrática e qualidade da educação
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos da gestão que possibilitam a construção da relação estabelecida entre gestão democrática e qualidade da educação. Sua operacionalização se dará em três etapas: 1. pesquisa bibliográfica para o levantamento dos aspectos conceituais. 2. Pesquisa na Educação Infantil. 3. Pesquisa no ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Projeto de organização e gestão da escola: concepção e expectativas de professores (as) de escolas do campo do município de Rondonópolis-MT
Descrição: Análise das concepções e expectativas de professores (as) acerca do projeto de organização e gestão das escolas do campo do sistema municipal de ensino de Rondonópolis - MT, na tentativa de compreender a relação entre a concepção e expectativas apresentadas por esses professores e os princípios da política nacional da Educação do Campo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Educação do Campo: a perspectiva dos gestores das escolas rurais da rede municipal de ensino de Rondonópolis-MT
Descrição: Este projeto tem como foco de análise as perspectivas dos gestores da escolas rurais do município de Rondonópolis com relação a educação do campo, no sentido de verificar se estas perpsectivas relacionam-se com as finalidades estabelecidas no projeto nacional, bem como o grau de envolvimento destes gestores com a implementação da política de educação do campo nas escolas rurais da rede municipal de ensino deste município..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2013 - 2013
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: gestão escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: movimentos sociis e educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Moção de aplauso, Assembleia Legislativa do Estado de Msto Grosso.
2011
Paraninfa, UFMT.
2010
Homenagem ao dia da Mulher, Câmara Municipal de Rondonópolis.
2009
Nome de Turma, UFMT.
2008
Professora Homenageada, UFMT.
2008
Moção de Aplauso, Câmara Municipal de Cuiabá.
2005
Professora Homenageada, UFMT.
2003
Nome de Turma, UFMT.
1999
Patronesse, UFMT.
1998
Nome de Turma, UFMT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA2018CUNHA, ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA ; GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES . Sentidos de formação continuada de professores para o CEFAPRO em Mato Grosso: a performatividade como a (boa) qualidade da educação. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 22, p. 26-34, 2018.

2.
GARSKE, L. M. N.2018GARSKE, L. M. N.; VALERIANO, R. B. . Gestão por competências em bibliotecas universitárias: um estudo nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso. INCID: REVISTA DE DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 9, p. 107-126, 2018.

3.
GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES2018GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES; ANDRADE, A. L. R. P. . Perspectivas políticas sobre professores, currículo e educação. Revista Querubim (Online), v. 22, p. 04-07, 2018.

4.
GARSKE, L. M. N.;GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES2017GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. ; CASTILHO, L. A. . As perspectivas de gestores de escolas do campo da Rede Municipal de Rondonópolis/MT sobre as políticas de educação do campo. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE), v. 1, p. 110-126, 2017.

5.
GARSKE, L. M. N.;GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES2013GARSKE, L. M. N.; CUNHA, E. V. R. . Política curricular como produção discursiva: rompendo com as análises verticalizadas. Periferia (Duque de Caxias), v. 4, p. 74-87, 2013.

6.
GARSKE, L. M. N.;GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES2000 GARSKE, L. M. N.; TORRES, A. A. M. . Diretores de escola: o desacerto com a democracia. Em Aberto, Brasília, v. 17, p. 60-70, 2000.

7.
GARSKE, L. M. N.;GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES1998 GARSKE, L. M. N.. Um novo fazer administrativo e pedagógico no processo de democratização da escola pública. Revista de Educação Pública, Cuiabá, p. 55-62, 1998.

8.
GARSKE, L. M. N.;GARSKE, LINDALVA MARIA NOVAES1996 GARSKE, L. M. N.. Gestão democrática: mecanismo de reorganização administrativa e pedagógica. Busca e Movimentos, Cuiabá, v. 5, p. 263-266, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARSKE, L. M. N.; ERIKAV., R. C. . Educação do campo - intencionalidades políticas e pedagógicas. 1ª. ed. Cuiabá: EDUFMAT, 2012. v. 500. 196p .

Capítulos de livros publicados
1.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L. . Governação democrática na escola pública. Coordenação pedagógica: princípios práticas & utopia. 1ed.Curitiba: CRV LTDA, 2017, v. 1, p. 13-28.

2.
GARSKE, L. M. N.; SOUZA, A. F. . Integração entre o projeto político pedagógico e o plano de desenvolvimento da escola PDE - escola no Estado de Mato Grosso: implicações da coordenação pedagógica. In: Ademar de Lima Carvalho. (Org.). Coordenação pedagógica: princípios, práticas & utopia. 1ed.Curitiba: CRV LTDA, 2017, v. 1, p. 53-67.

3.
GARSKE, L. M. N.; SLVA, I. R. . Gestão democrática como projeto coletivo: limites e possibilidades. In: Adelmo C. da Silva; Ademar de L. Carvalho; Concionila J. Cardoso. (Org.). Formaçõ docente e práticas educativas na escola. 1ªed.Cuiabá: EDuFMT, 2015, v. 01, p. 147-164.

4.
GARSKE, L. M. N.. Reflexões sobre processos formativos e relações de poder no interior das instituições educativas. In: Ana Cristina Lobo Souza; Flávio Lilas-Bôas Trovão; Tha´s Leão Vieira. (Org.). Diálogos e relações de poder. 1ªed.São Paulo: Editora Verona, 2015, v. , p. 01-239.

5.
GARSKE, L. M. N.. A trajetória da Educação do Campo: considerações básicas. In: Lindalva Maria Novaes Garske; Érika Virgílio Rodrigues da Cunha. (Org.). Educação do Campo: intencionalidades políticas e pedagógicas. 01ed.Cuiabá: EDUFMAT, 2012, v. 01, p. 09-20.

6.
GARSKE, L. M. N.. O processo de construção da gestão democrática na Educação Infantil: um estudo de expectativas e efeitos. In: Simone Albuquerque da Rocha. (Org.). Educação Infantil: diferentes olhares sobre a docência. 01ed.Cuiabá: EDUFMAT, 2011, v. 01, p. 47-61.

7.
GARSKE, L. M. N.. Educação popular: o MST e a tentativa de construção de uma diferente noção de cidadania. In: Adelmo Carvalho da Silva; Ademar Lima de Carvalho; Aline Maria Batista Machado. (Org.). Educação popular, práxis pedagógica e cidadania. 01ed.Cuiabá: EDUFMAT, 2011, v. 01, p. 123-136.

8.
GARSKE, L. M. N.. O estágio curricular supervisionado na formação de professores: um proposta em discussão. Formação de professores e práticas em discussão. Cuiabá: EDUFMT, 2008, v. , p. 09-20.

9.
GARSKE, L. M. N.. Um novo fazer administrativo e pedagógico no processo de democratização da escola pública. In: Soraiha Miranda de Lima. (Org.). Busca e Movimento: Formação do professor e exigências educacionais contemporâneas. Cuiabá: Cntral de Texto, 1998, v. , p. 55-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTILHO, L. A. ; CANDIDO, C. ; GARSKE, L. M. N. . A caracterização ambiental do assentamento Carlos Marighella a partir dos discursos dos estudantes da EJA e as contribuições da Educação Ambiental. In: Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEDUC), 2017, Rondonópolis. CONGRESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ? CONPEDUC 2017 Política e Educação: desafios contemporâneos, 2017. p. 1-14.

2.
GARSKE, L. M. N.; GOMES, A. S. . As dimensões da gestão no processo de organização escolar significados paraa equipe gestoras alguns resultados. In: CONPEDUC, 2017, Rondonópolis/MT. Congresso de pesquisa e educação - CONPEDUC - Políticas educcionais, 2017.

3.
GARSKE, L. M. N.; ARAUJO, R. B. ; MATIVI, C. S. . Evasão nos cursos de Ciências Contábeis da UFMT de Rondonópolis no período de 2000 a 2015. In: CONPEDUC, 2017, Rondonópolis/MT. Congresso e pesquisa em educação - CONPEDUC Políticas Educacionais, 2017. p. 1-14.

4.
GARSKE, L. M. N.; VALERIANO, R. B. ; SILVA, G. C. L. . Papel da Biblioteca na formação acadêmica: questões basicas. In: CONPEDUC, 2017, Rondonópolis/MT. Congresso de Pesquisa em Educação CONPEDUC Políticas Educacionais, 2017. p. 1-11.

5.
CANDIDO, C. ; GARSKE, L. M. N. ; CASTILHO, L. A. . Educação do campo: limites e possibilidadesde uma escola no interior de Mato Gross. In: CONPEDUC, 2017, Rondonópolis/MT. Congresso de pesquisa em educaçao ; CONPEDUC - Politicas educacionas, 2017. p. 1-11.

6.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. . Diálogos sobre temas a Educação Ambiental com estudantes do Ensino Médio: entendimento e reconstrução. In: IX Mostra da Pós-Graduação do PPGEDU/UFMT/CUR, 2017, Rondonópolis/MT. IX Mostra da Pós-GraduaçãoUFMT, 2017. p. 1.

7.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. ; CASTILHO, L. A. . A práxis pedagógica como instrumento de contribuição para a formação da consciencia crítica dos sujeitos do campo. In: Congresso de Pesquisa em Educação -CONPEDUC, 2016, Rondonópolis/MT. Educação e Diversidade, 2016. p. 01-12.

8.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. ; CASTILHO, L. A. . Do movimentos ambientalistas às políticas de educação ambiental. In: Congresso de pesquisa em educação e diversidade, 2016, Rondonópolis/MT. Educação e diversidade, 2016. p. 01-13.

9.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. . Gestores das escolas do campo e a política de Educação do Campo: uma discussão sobre suas expectativas. In: XIII Encontro de pesquisa em educação da Região Centro Oeste/ Reunião Científica Regional da ANPED, 2016, Brasília/DF. Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 2016. p. 01-12.

10.
GARSKE, L. M. N.; VALERIANO, R. B. . As bibliotecas universitárias no contexto das política públicas no ensino supeior. In: CONPEDUC, 2016, Rondonópolis/MT. CONPEDUC, 2016. p. 01-12.

11.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. . Educação do Campo: concepções e práticas pedagógicas de uma escola no interr de Mato Grosso. In: CONPEDUC, 2016, Rondonópolis/MT. CONPEDUC, 2016. p. 01-15.

12.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. N. F. . Reflexões sobre as políticas de educação do campo em Mato Grosso e práticas pedgógicas. In: Congresso de Pesquisa em Educação - CONPEDUC, 2015, Rondonópolis. Pesquisa em educação:caminhos interdisplinares, 2015.

13.
GARSKE, L. M. N.; CALDEIRA, R. J. . Saberes construídos por conselheiros do FUNDEB e saberes docentes: um diálogo possível. In: Congresso de Pesquisa em Educação - CONPEDUC, 2015, Rondonópolis - MT. Pesquisa em educação: caminhos interdisiplinares, 2015.

14.
GARSKE, L. M. N.. Um breve estudo sobre os movimentos sociais por uma educação do campo. In: Congresso de Pesquisa em Educação - CONPEDUC, 2015, Rondonópolis - MT. Pesquisa em educação: caminhos interdisciplinares, 2015.

15.
GARSKE, L. M. N.. O modelo gerencial na gestão da educação: noções básicas. In: Seminário de Educação 2015 - SEMIEDU, 2015, Cuiabá - MT. Educação e seus sentidos digitais, 2015. p. 56-6202.

16.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. N. F. . Educação ambiental na escola do campo: reflexões a partir da prática desenvolvido em um projeto de agroecologia. In: Seminário de Educção 2015 - SEMIEDU/2015, 2015, Cuiabá-MT. Educação e seus sentidos digitais, 2015. p. 56-6202.

17.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. N. F. . Investigação de uma prática sobre a construção da identidade na percepção dos estudantes do EJA de uma escola do ampo. In: XIII Jornada de Educação - JORNEDUC, 2015, Cáceres - MT. XIII Jornada de Educação, 2015.

18.
CALDEIRA, R. J. ; GARSKE, L. M. N. . Financiamento da educação: uma análise quanti-quaitativa. In: SEMIEDU 2014: modos de ler-escrever em meio a vida, 2014, Cuiabá. ANAIS SEMIEDU 2014 - GT 18 - Políticas Educacionais da ducação Básica. São Paulo: SUSTENTÁVEL, 2014. v. GT 18. p. 95-106.

19.
GARSKE, L. M. N.; SOUZA, A. F. ; SOUZA, L. ; MAGNABOSCO, O. A. . Expectativas acerca da educação do campo: a fala dos gestores de escolas rurais da rede municipal de ensino de Rondonópolis/Mato Grosso. In: Seminário Educação 2013, 2013, Cuiabá. seminário Educação 2013, 2013.

20.
GARSKE, L. M. N.; SOUZA, A. F. ; ROCHA, S. A. . Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento da Escola em pesquisas: as políticas educacionais de gestão em estudos/2006-2012. In: Seminário Educação 2013, 2013, Cuiabá-MT. seminário Educação 2013.

21.
GARSKE, L. M. N.; SANTOS, I. R. ; Silva, Adelmo Carvalho da . O papel do gestor e a avaliação da gestão escolar como instrumentos essenciais na construção de processos democráticos nas escolas do campo. In: CONPEDUC, 2012, Rondonópolis/MT. Educação é cidadania, 2012.

22.
GARSKE, L. M. N.. Educação do Campo: as perspectivas dos gestores da escolas rurais da rede municipal de ensino de Rondonóilois-MT:. In: Encontro de Pesquisa em Educação ANPED Centro Oeste, 2010, Uberlândia - MG. Desafios da produção e idvulgação do conhecimento, 2010.

23.
GARSKE, L. M. N.. os significados atribuídos por trabalhadores do MST áeducação escolar: uma análise pontual. In: 9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Brasília. Educação: tendências e desafios de um campo em movimento, 2008.

24.
GARSKE, L. M. N.; ROCHA, S. A. . formação de professor nas licenciaturas: a pesquisa e a formação continuadacomo eixos nortedaores no estágio curricular. In: VI Simpósio de Filosofia e Ciências, 2005, Marília. Simpósio de Filosofia e Ciências. Marília: FAPESP, 2005. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. ; CANDIDO, C. . O lugar da Educação Ambiental nos currículo de três escolas no município de Rondonópolis/sua relação com as diretrizes e curriculares Nacionais da Edcuação Ambiental. In: IX Fórum Brasileiro e Educação Ambiental e IV Encontro Catarinense da Educação Ambiental, 2017, Balneário Camburiú/SC. REVBEA Anais a I FBEA, 2017. p. 73-74.

2.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. ; CANDIDO, C. . interpretação os estudantes do Ensino Médio acerca de temas da Educação Ambiental. In: IX Fórum Brasileiro e Educação Ambiental, 2017, Itajai. REVBA Anais IX FBEA, 2017. p. 73-74.

3.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. ; CANDIDO, C. . Educar par a sustentabilidade: a educação crítica e a ecologia em prol da educação Ambiental. In: III Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017, NATAL. III Congresso Nacional de Educção, 2017. p. 1-15.

4.
CASTILHO, L. A. ; CANDIDO, C. ; GARSKE, L. M. N. . Educar para a sustentabilidade: educação crítica e a ecologia em prol da Educação Ambiental. In: III CONEDU, 2016, Natal/RN. Anais III CONEDU. Natal/RN: realize, 2016. v. 1. p. 01-06.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARSKE, L. M. N.; SOUZA, A. F. . A interação entre o Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento da Escola no Estado de Mato Grosso: discurso dos gestores. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação/Centro Oeste, 2014, Goaiânia/GO. XII Encontro de Pesquisa em Educação/Centro Oeste contradições e desafios para a transformação social, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
CUNHA, E. V. R. ; GARSKE, L. M. N. . Sentidos de formação continuada de professores para o CEFAPRO em Mato Grosso: a performatividade como a (boa) qualidade da educação. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VALERIANO, R. B. ; GARSKE, L. M. N. ; SILVA, G. C. L. . Papel da biblioteca na formação acadêmica: questões básicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, R. B. ; GARSKE, L. M. N. ; MATIVI, C. S. . Evasão nos cursos de Ciências Contábeis da UFMT de Rondonópolis no período de 2000 a 2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CANDIDO, C. ; GARSKE, L. M. N. ; CASTILHO, L. A. . A caracterização ambiental do assentamento Carlos Marighella a partir dos discursos dos estudantes da EJA e as contribuições da Educação Ambiental.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. . Diálogos sobre temas a Educação Ambiental com estudantes do Ensino Médio: entendimento e reconstrução. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CANDIDO, C. ; GARSKE, L. M. N. ; CASTILHO, L. A. . Educação do campo: limites e possibilidades de uma escola no interior de Mato Gross. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. ; CANDIDO, C. . Educar par a sustentabilidade: a educação crítica e a ecologia em prol da educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. ; CANDIDO, C. . O lugar da Educação Ambiental nos curriculo de três escolas no município de Rondonópolis/sua relação com as diretrizes e curriculares Nacionais da Educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CASTILHO, L. A. ; GARSKE, L. M. N. ; CANDIDO, C. . interpretação dos estudantes do Ensino Médio acerca de temas da Educação Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES, A. S. ; GARSKE, L. M. N. . As dimensões da gestão no processo de organização escolar: signiicadis para a equipe gestora: alguns resultados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VALERIANO, R. B. ; GARSKE, L. M. N. . As biblliotecas universitárias no contexto das políticas públicas no ensino superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. ; CASTILHO, L. A. . Práxis pedagógica como instrumento para a formação da consciência crítica dos sujeitos o campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. ; CASTILHO, L. A. . Dos movimentos ambientalistas às políticas de Educação Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. . Educação do campo: Concepções e Práticas pedagógicas de uma escola do interior do Estado de Mato Grosso.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GARSKE, L. M. N.; CANDIDO, C. . Gestores de escolas do campo e a Política de Educação do campo: uma discussão sobre suas perspectivas. 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GARSKE, L. M. N.; CASTILHO, L. A. ; CANDIDO, C. . Educar para a sustentabilidade: A Educação crítica e a Ecologia em prol da Educação Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
GARSKE, L. M. N.. Plano Nacional de Educação: metas e estratégias par a educação superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GARSKE, L. M. N.. Enfoques teóricos e metodologias de pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GARSKE, L. M. N.. Um breve estudo sobre os movimentos sociais por uma educa~]aodo campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. N. F. . Reflexõessobre as políticas de educação do campo em Mato Grosso e práticas pedagógicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
GARSKE, L. M. N.; CALDEIRA, R. J. . Saberes construíos por conselheiros do FUNDEB e saberes docentes: um diálogo possível. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. N. F. . Investigação de uma prática sobre a construção da identidade na percepção dos estudantes do EJA de uma escola do ampo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. N. F. . Educação ambiental na escola do campo: reflexões a partir da prática desenvolvido em um projeto de agroecologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
GARSKE, L. M. N.; CALDEIRA, R. J. . O modelo gerencial na gestão da educação: noções básicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
GARSKE, L. M. N.; CALDEIRA, R. J. . Financiamento da educação: uma análise quanti-qualitativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GARSKE, L. M. N.; SOUZA, A. F. ; SOUZA, L. G. ; MAGNABOSCO, O. A. . Expectativas acerca da educação do campo: a fala dos gestores de escolas rurais da rede municipal de ensino de Rondonópolis/Mato Grosso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
GARSKE, L. M. N.; SOUZA, A. F. . Políticas educacionais de gestão: sistema de integração PPP/PDE: concepções, objetivos e elementos de abrangência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOUZA, A. F. ; ROCHA, S. A. ; GARSKE, L. M. N. . Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento da Escola: as políticas educacionais de gestão em estudos?2006-2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GARSKE, L. M. N.. II CONAE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
GARSKE, L. M. N.; SANTOS, I. R. ; Silva, Adelmo Carvalho da . O papel do gestor e a avaliação da gestão escolar como instrumentos essenciais na construção de processos democráticos nas escolas do campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GARSKE, L. M. N.. A perspectiva dos gestores das escolas rurais da rede municipal de ensino de Rondonópolis/Mato Grosso: estudos preliminares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GARSKE, L. M. N. ; GARSKE, L. M. N. . Cidadania e educaçãoescolar no MST: uma política curricular voltada para formação de sujeitos de direitos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GARSKE, L. M. N.. Os significados atribuídos por trabalhadores rurais à educação escolar: uma análise pontual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GARSKE, L. M. N.. A formação de professoresnaslicenciaturas: a pesquisa e a formação continuada como eixos norteadoresno estágio curricular. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
GARSKE, L. M. N.. Educação escolar:relação entre significados atribuídos pelos trabalhadores e os princípios e finalidades de sua proposta pedagógica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARSKE, L. M. N.; RODRIGUES, E. S. P. ; MARIANO, C. L. S. ; SALGADO, R. G. ; GALINDO, C. ; TREVISAN, M. D. . Política Pedagógica da Educação Infantil. 2014.

2.
GARSKE, L. M. N.. Ciclo de Formação de Diretores e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar. 2013.

3.
GARSKE, L. M. N.. Plano Municipal de Educação. 2013.

4.
GARSKE, L. M. N.. gestão democrática e qualidade na educação básica: um desafio do gestor da escola pública. 2011.

5.
GARSKE, L. M. N.. Gestão democrática e qualidade na educação básica: um desafio dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar. 2011.

6.
GARSKE, L. M. N.; ROCHA, S. A. ; PILEGI, S. de F R. ; SOUZA, L.L. . Comissão elaboração e correção da prova escrita e didática da seelção de assessores pedagógicos da SEDUc. 2011.

7.
GARSKE, L. M. N.. Nossa escola, nossa terra: uma política de educação do campo. 2010.

8.
GARSKE, L. M. N.. Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar: A importancia de sua atuação na construção da gestão democrática. 2008.

9.
GARSKE, L. M. N.. Programa de Fortalecimentoda Escola. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
GARSKE, L. M. N.; GARSKE, L. M. N. . Comissão de elaboração do Regimento/CAA/CUR. 2010.

2.
GARSKE, L. M. N.. Projeto de Criação do Curso de Graduação em Direito - Bacharelado. 2010.

3.
GARSKE, L. M. N.. Criação e implantação da Universidade Federal de Rondonópolis. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GARSKE, L. M. N.; MACEDO, E. . esquisa em Educação: caminhos interdisciplinares. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GARSKE, L. M. N.. Processos formativos e relações de poder. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARSKE, L. M. N.. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÃO E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DA ESCOLA DO CAMPO. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
GARSKE, L. M. N.; Carvalho . Participação no Comitê científico do Congresso da Pesquisa em Educação 2011. 2011. (Comitê Científico).

3.
GARSKE, L. M. N.. Educação do Campo: uma perspectiva de diretores da rede municipal de ensino de Rondonópolis. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GARSKE, L. M. N.; SENRA, R. E. F.; SATO, M. T.; SILVA, M. J.; CASTRILLON, S. K. I.. Participação em banca de Eronaldo Assunção Valles. Conflitos socioambientais que afetam a soberania alimentar da comunidades d cerrado do Pantanl-MT. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. S. P.; SANTOS, I. R.; CARVALHO, A. L.. Participação em banca de Adriano Sabino Gomes. As dimensões da gestão no processo de organização escolar: significados para a equipe gestora. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
CARVALHO, A. L.; GARSKE, L. M. N.; MARTINS, R. M.; RAIMANN, E. G.. Participação em banca de Solange Ana Dalla Vecchia. A formação centrada na escola e a prática pedagógica: um diálogo entre o pensado e o vivido numa escola da rede pública municipal de Sino/MT. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; GABASSA, V.; RODRIGUES, E. S. P.. Participação em banca de Lidianny Nascimento Fonseca. Grupos interativos: análise do conteúdo sobre a produção acadêmica em bancos de dados nacionais e internacionais (2005-2017). 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
RODRIGUES, E. S. P.; GARSKE, L. M. N.; TOMAZZETTI, C. M.. Participação em banca de Janaína Monteiro da Silva. O lúdico no processo ensino aprendizagem: concepções e práticas pedagógicas de professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
CARVALHO, A. L.; GARSKE, L. M. N.; SANTOS, I. R.; OLIVEIRA, C. A. V.. Participação em banca de Paulo Sérgio da Silva. Formação de professores centrada na escola: uma reflexão sobre a experiência nas escolas de educação infantil da rede municipal de Primavera do Leste. 2017.

7.
SANTOS, I. R.; ROCHA, S. A.; GARSKE, L. M. N.; PANIAGO, R. N.. Participação em banca de Oldair José Tavares Pereira. O professor iniciante da escola do campo e sua formação: por entre espelhos. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
Carvalho; GARSKE, L. M. N.; GUARESCH, P.. Participação em banca de Jônatas Marcos da Silva Santos. Desafios e possibilidades: a compreensão do diálogo que e constrói entre escola e família. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; SANTOS, I. R.; GENTIL, H. S.. Participação em banca de Rosimeire de Jesus Caldeira. Limites e possibilidades da/na gestão do Conselho de Acompanhamento e Controle social FUNDEF/FUNDEB em Rondonópolis - MT. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; KUNZE, C.. Participação em banca de Osmar Antônio Magnabosco. Concepções de educação dos docentes gestores do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus de Rondonópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

11.
GARSKE, L. M. N.; SENRA, R. E. F.; SILVA, R. A.; TRAJBER, R.. Participação em banca de Edilaine Maria Mendes Ferreira. Educação Ambiental Campesina: do diálogo de saberes à semeadura de projetos ambientais escolares comunitários. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
GARSKE, L. M. N.; RODRIGUES, E. S. P.; GABASSA, V.. Participação em banca de Maurita César de Morais Frnco. Gestão democrática participativa em comunidades de aprendizagem: a perspectiva de profissionais de uma escola pública da rede estadual de ensino em Rondonópolia - MT. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

13.
GARSKE, L. M. N.; RODRIGUES, E. S. P.; SILVA, M. S. P.. Participação em banca de Aline Fernanda de Souza. Política de integração PPP/PDE no Estado de Mato Grosso: articulações e interpretações. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, A. C.; Carvalho; MILANESE, I.. Participação em banca de Matildes Aparecida Trettel de Oliveira. Coordenação pedagógica na escola: uma função para pedagogos?. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; COSTA, M. O.. Participação em banca de Iorim Rodrigues da Silva. Gestão democrática na educação do campo: o significado do projeto político pedagógica na construção de ações e relações participativa. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
GARSKE, L. M. N.; ROCHA, S. A.; MAFIOLETTI, L. A.. Participação em banca de Vilma de Souza Rampazo. Estágio curricular supervisionado e sua contribuições para a constituição da identidade docente de licenciandos de Pedagogia - um olhar dentro do processo. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

17.
Carvalho; GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Sávio Antunes dos Santos. A política pública do Estado de Mato Grosso para a Educação de Jovens e Adultos e o trabalho dos professores formadores do EJa. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

18.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Sandra Rodrigues dos Santos Motter. A natureza do trabalho das assessorias pedagógicas no Estado de Mato Grosso: noções básicas. 2011. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

19.
GARSKE, L. M. N.; ROCHA, S. A.; Carvalho. Participação em banca de Marimar da Silva Barros Vieira. O coordenador pedagógico, o trabalho de formador na escolapúblicae asconcepções que subjazem sua práticas. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

20.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Tereza Leones Monteiro. Gestão democrática: o papel do gestor na construção de processos democráticos na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

21.
GARSKE, L. M. N.; GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Ãngela Rita Christofolo de Mello. Um estudo do programa Letração de 2004 a 2007: dilemas e perspectivas da alfabetizaçao de jovnes e adultos em Mato Grosso. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

22.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Cleuza Regina Balan Taborda. Conselho escolar comounidade executora:limites e possibilidades no processo de construçaõ da gestão democrática. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Teses de doutorado
1.
GARSKE, L. M. N.; LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. F.; TURA, M. L. R.; BURITY, J. A.. Participação em banca de Érika Virgílio Rodriges da Cnha. Política curricular de ciclo como o nome da democracia: o caso de Rondonópolis/MT. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
GARSKE, L. M. N.; PASSOS, L. A.; SATO, M. T.; QUADROS, I. P.; OLIVEIRA JUNIOR, S. B.; ZAKRZEVSKI, S. B. B.. Participação em banca de Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra. Educação do campo no IFMT - Cmpus São Vicente. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
GARSKE, L. M. N.; PASSOS, L. A.; TORRES, A. A. M.; CASTILHO, S. D.; MARQUES, M.. Participação em banca de Nelbii Alves da Cruz. A práxis da Escola Família agrícola: continuidades e permanências na vida do egresso camponês. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
GARSKE, L. M. N.; MAINARDES, J.; FARENZENA, N.; MUTTI, R. M. V.. Participação em banca de Roseli Batista de Jesus. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO: ANÁLISE DA POLÍTICA COMO TEXTO E DISCURSO. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
GARSKE, L. M. N.; FARENZENA, N.; DORNELES, M. A.; GRISA, C.; PERGHER, C. J.. Participação em banca de Damiana de Mats Costa França. As políticas públicas de educação para a população do campo: concepções e perspectivas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
GARSKE, L. M. N.; QUADROS, I. P.; OLIVEIRA JUNIOR, S. B.; ZAKRZEVSKI, S. B. B.; PASSOS, L. A.; SATO, M. T.. Participação em banca de Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra. Um estudo de caso da inserção da educação do campo no IFMT - Campus São Vicente: desafios da construção de uma educação dialógica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
GARSKE, L. M. N.; QUEIROZ, J. B. P.; OLIVEIRA, M. M.; CASTILHO, S. D.; TORRES, R. A. M.. Participação em banca de Nelbi Alves da Cruz. A PRÁXIS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: CONTINUIDADES E PERMANÊNCIAS NA VIDA DO EGRESSO CAMPONÊS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
GARSKE, L. M. N.; MAINARDES, J.; FARENZENA, N.; MUTTI, R. M. V.. Participação em banca de Roseli Batista de Jesus. ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO: ANÁLISE DA POLÍTICA COMO TEXTO E DISCURSO. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
GARSKE, L. M. N.; CUNHA, E. V. R.; CARVALHO, A. L.; PEREIRA, T. V.. Participação em banca de Thaís Silva Verão Theodoro. Mato Grosso: Estado de transformação? A política curricular para a educação matemática no ensino fundamental (2015-2017). 2017.

2.
GARSKE, L. M. N.; RODRIGUES, E. S. P.; GABASSA, V.. Participação em banca de Maurita César de Morais Franco. Gestão democrática participativa em comunidades de aprendizagem: a perspectiva de profissionais de uma escola pública da rede estadual de ensino em Rondonópolis - MT. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
GARSKE, L. M. N.; GHEDIN, E.; ROCHA, S. A.. Participação em banca de Oldair José Tavares Pereira. Quando o pesquisador também é sujeito da pesquisa: o professor iniciante da escola do campo e sua formação - por entre espelhos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. S. P.; SANTOS, I. R.; CARVALHO, A. L.. Participação em banca de Adriano Sabino Gomes. As dimensões da gestão no processo de organização escolar: significados para a equipe gestora. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
CARVALHO, A. L.; GARSKE, L. M. N.; RAIMANN, E. G.; MARTINS, R. M.. Participação em banca de Solange Ana Dalla Vecchia. A formação centrada na escola e a prática pedagógica: um diálogo entre o pensado e o vivido numa escola pública da rede municipal de Sinop-MT. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
RODRIGUES, E. S. P.; GARSKE, L. M. N.; CUNHA, E. V. R.; FERNANDES, J. R.. Participação em banca de Solange Flôres de Souza. O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: estudo de caso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, R. A.; TRAJBER, R.; SENRA, R. E. F.. Participação em banca de Edilaine Maria Mende Ferreira. Educação Ambiental Campesina: do diálogo de saberes à semeadura de projetos ambientais escolarescomunitários. 2015.

8.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; BALBINO, W.. Participação em banca de Simone Freneda Camparim Passos. Eu e tu, nós os diferentes: a percepção dos estudantes com deficiência sobre a inclusão no ensino superior. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
GARSKE, L. M. N.; SANTOS, I. R.; GENTIL, H. S.. Participação em banca de Rosimeire de Jesus Caldeira. Limites e possibilidade da?na gestão do Conselho de Acompanhamento e Controle Social FUNDEF/FUNDEB em Rondonópolis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; GUARESCHI, P. A.. Participação em banca de Jônatas Marcos da Silva Santos. Desafios e possibilidades: Paulo Freire na compreensão do diálogo que se constrói entre escola e famílias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

11.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; COSTA, M. O.. Participação em banca de Iorim Rodrigues da Silva. Gestão democrática na educação do campo: o significado do projeto político pedagógica na construção de ações e relações participativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
GARSKE, L. M. N.; SILVA, M. S. P.. Participação em banca de Aline Fernanda de Souza. Política de integração PPP/PDE no Estado de Mato Grosso: articulações e interpretações. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

13.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; GENTIL, H. S.. Participação em banca de Terezinha de Faria Ávila Santos. Gestão democrática da escola pública: o olhar dos educadores da rede pública municipal de Rondonópolis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
GARSKE, L. M. N.; RODRIGUES, S. F. P.; OSORIO, A. M. N.; ROCHA, S. A.. Participação em banca de Tânia Maria Stoffel. Formação do professor-gestor para o exercício da gestão escolar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
GARSKE, L. M. N.; MELO NETO, J. F.; CARVALHO, A. L.. Participação em banca de Sávio Antunes dos Santos. A política pública do Estado de Mato Grosso para a Educação de Jovens e Adultos e Trabalho dos Professores Formadores da EJA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
GARSKE, L. M. N.; CARVALHO, A. L.; GENTIL, H. S.. Participação em banca de Thielide Veronica da Silva Pavanelli Troian. Escola organizada por Ciclos de Formação Humana: a contribuição da formação continuada através do projeto Sala do Educador. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GARSKE, L. M. N.; ALVES, L. C.; TROVAO, F. V.. Participação em banca de Leidiane Gomes de Souza. A política pensada e a realidade educacional: políticas públicas em educação e a definição dos currículos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Vanderlene Pazza. Planejamento na EducaçãoIinfantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
GARSKE, L. M. N.; GUERRA, C. T.; Costa. W. A,. Participação em banca de Eunice Rosa Macena. brincar e aprender: é possível. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
GARSKE, L. M. N.; GUERRA, C. T.; Costa. W. A,. Participação em banca de Shelma Batista Sonci,. Aprendizagem construída por meio da ludicidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Ana Maria Alves de Oliveira. Gestão Democrática: uma possibilidade de construção de processos democráticos numa Unidade Municipal de Educação Infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Lucimar Parreira de Freitas Alves. A importância da afetividade para o desenvolvimento da estrutura cognitiva na Educação Infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Sirlene Ferreira de Souza. O processo avaliativo na Educação Infantil: importância dos relatórios. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Giseli de Almeida Alves Oliveira. Literatura Infantil: a ideologia do poder dominante subjacente a obra"O sofá estampado", de Lygia Bojunga Nunes. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Lucília Ferreira e Silva. Habilidade e competência do gestor pedagógico da educação infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Fátima Silva Albuquerque. A definição do papel a ser exercido pelo coordenador pedagógico nas unidades municipais de Educação Infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso.

11.
GARSKE, L. M. N.; NASCIMENTO, F. A. S.. Participação em banca de Maria de Fátima Nunes Rodrigues. Uma realidade que não se quer ver: Meninos de Rua. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso) - Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
GARSKE, L. M. N.; NASCIMENTO, F. A. S.. Participação em banca de Márcia Silva. Estudos das relações sócio-econômica pedagógica entre Escola Rural Municipal Prof. Derci R. Almeida e os Produtores da Gleba Rio Vermelho. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso) - Universidade Federal de Mato Grosso.

13.
GARSKE, L. M. N.; NASCIMENTO, F. A. S.. Participação em banca de Tarcília Silva. Os recursos financeiros para a educação no município de Rondonópolis-MT. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GARSKE, L. M. N.; MANSILLA, D. E. P.; WILLMS, E. E.. Participação em banca de Lucilene Asnal Ferreira Dias.Gestão democrática na educação infantil: o significado da função do gestor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
GARSKE, L. M. N.; WILLMS, E. E.; COELHO, J. C.. Participação em banca de Ana Caroline de Oliveira Corre.Gestão Democrática: o significado atribuído por gestores da educação infantil da rede municipal de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
GARSKE, L. M. N.; Willms,Elni Elisa; COELHO, J. C.. Participação em banca de Edilce Teresinha de Barros Miercalm.Educação Infantil: elementos básicos de organização de de sua proposta pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
GARSKE, L. M. N.; MANSILLA, D. E. P.; RODRIGUES, E. S. P.. Participação em banca de Gleicy Aparecida de Souza.Práticas educativas de êxito em comunidades de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
GARSKE, L. M. N.; SANTOS, I. R.. Participação em banca de Luzia Correa da Silva.O pedagogo empresarial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Jeovana Félix Nascimento.Projeto político pedagógico em uma escola do campo: possibilidades e limites na sua implementação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
Carvalho; GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Valquíria Rodrigues Dias.Educação do campo: um estudo sobre sua diretrizes oprecionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
GARSKE, L. M. N.; TREVISAN, M. D.. Participação em banca de Ilza Adriana de Souza.Uma reflexão sobre a educação inclusiva, com ênfase na gestão escolar democrática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
GARSKE, L. M. N.; Carvalho. Participação em banca de Daniely Maria de Oliveira Barboza.Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Cristiani Maria Feitosa.A afetividade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

11.
GARSKE, L. M. N.; GRAEFF, J.. Participação em banca de Renata da Penha Coelho Mata.Ponderações do atendimento da Educação Infantil no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
GARSKE, L. M. N.; KIMURA, C. F. K.. Participação em banca de Lucilene Modolon Leite.O trabalho educativo do agente comunitário de saúde embasado na legislação brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

13.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Deuvânia de Amaral Ferreira.Conselho escolar: instrumento de gestão democrática na escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Rosana Benedita Ribeiro de Oliveira.O cuidar e o educar na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
GARSKE, L. M. N.; SANTOS, I. R.; Carvalho, A. de L.. Participação em banca de Patrícia Kenf Gomes Welle.Educação do Campo e entidades sociais: um breve estudo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
GARSKE, L. M. N.; Carvalho; SANTOS, I. R.. Participação em banca de Rosiclei Rocha.Implementação da gestão democrática na escola do campo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

17.
GARSKE, L. M. N.; Costa. W. A,; SANTOS, I. R.. Participação em banca de Fernanda Guimarães Gonçalves.EJA um sonho próximo a realidade: estudo no município de Pedra Preta-MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

18.
GARSKE, L. M. N.; Costa. W. A,; SANTOS, I. R.. Participação em banca de Débora Aparecida dos Santos França.Educação de Jovens a Adultos em Mato Grosso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

19.
GARSKE, L. M. N.; Costa. W. A,; SANTOS, I. R.. Participação em banca de Kátia Vieira Rrodrigues.Inclusão: a escolarização de crianças com síndrome de DAWM no ensino regular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

20.
GARSKE, L. M. N.; Carvalho, A. de L.; SANTOS, I. R.. Participação em banca de Adriane Pereira da Silva.Infraestrutura de um unidade municipal de Educação Infantil: uma análise pontual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

21.
GARSKE, L. M. N.; PILEGI, S. de F R.; ERIKAV., R. C.. Participação em banca de Dilma Maria nogçalves Faioli.A formação continuada na hora de trabalho pedagógico - HTPC: as concepções de uma coordenadora de ension. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

22.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Valdicléia Pedrosa Gouveia.A qualidade da infra-estutura para a escola municipal de Educação Infantil: uma abordagem pontula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

23.
GARSKE, L. M. N.; PINTO, A. L.; VIEIRA, J. M.. Participação em banca de Helen Cristina Moreira da Silva.Indicadores bibliométricos dos docentes da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis no google acadêmico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

24.
GARSKE, L. M. N.. Participação em banca de Ozéas de Oliveira.Dissidências ou diferenças: uma história de tensões internas no MST. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GARSKE, L. M. N.; FITTS, S. M. F.; ELIAS, R. M.. Comissão Organizadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
GARSKE, L. M. N.; SANTOS, I. R.; TREVISAN, M. D.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso.

Outras participações
1.
GARSKE, L. M. N.. CONPEDUC. 2013.

2.
GARSKE, L. M. N.. membro de banca para contratação de professor substituto. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Pesquisa em Educação. Política de Educação: desafios contemporâneos. 2017. (Congresso).

2.
JORNEDUC 2017 Educação em tempos de crise da democracia. Colóquio I - Educação do Campo. 2017. (Congresso).

3.
Política e educação: desafios contemporâneos. Educação e democracia. 2017. (Congresso).

4.
ENDIPE. Educação do Campo: concepções, vivênciase práticas contemporâneas. 2016. (Congresso).

5.
XIX Semana de Letras: Formação 7 profissionalzação.Cursos de Licenciaturas: desafios de formação e da profissionalização. 2016. (Encontro).

6.
Pesquisa em educação: a interdisciplinaridade em questão. Saberes construídos por conselheiros do FUNDEB e saberes docentes: um diálogo possível. 2015. (Congresso).

7.
Pesquisa em educação: a interdisciplinaridade em questão. reflexões sobre as políticas de educação do campo em Mato Grosso e a prática pedagógica. 2015. (Congresso).

8.
Pesquisa em educação: a interdisciplinaridade em questão. Saberes construídos por conselheiros do FUNDEB e saberes docentes: um diálogo possível. 2015. (Congresso).

9.
Pesquisa em educação: a interdiscipliridade em questão. Um breve estudo sobre os movimentos sociais por um educação do campo. 2015. (Congresso).

10.
Pesquisa em educação: caminhos interdisciplinares. Pesquisa em Educação: a interdisciplinaridade em quetão. 2015. (Congresso).

11.
Seminário Avançado em Movimentos Sociais, Política e Educação Popular - Educação Ambiental uca.Educação do Campo e Educação Ambiental. 2015. (Seminário).

12.
V Fórum das Licenciaturas da niversidade Federal de Mato Grosso.Plano Nacinal de Educação: mets e estratégias da Educação Suerior. 2015. (Outra).

13.
XIII Jornada de Educação - XIII JORNEDUC,. 2015. (Congresso).

14.
ANPED CENTRO OESTE.A integração entre o Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento da Escola no Estado de Mato Grosso: discurso dos gestores. 2014. (Encontro).

15.
CONPEDUC. Os limites e possibilidades no acompanhamento e controle do Conselho do FUNDEF/FUNDEB na aplicação dos recursos na educação municipal de Rondonópolis-MT. 2014. (Congresso).

16.
CONPEDUC. A gestão democrática e a gestão da Educaçao Básica: o que pensam os gestores?. 2014. (Congresso).

17.
II Jornada Formativa de Gestores de CEFAPROS.IDENTIDADE E PAPEL DO COORDENADOR DE FORMAÇÃO DOS CEFAPROS NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA.. 2014. (Encontro).

18.
Pacto Nacional do Ensino Médio/MT.Elemntos da Gestão Democrática. 2014. (Encontro).

19.
Semiedu 2014: educação e seus modos de ler-escrever em meio a vida.Financiamento da educação; uma análise quanti-qualitativa. 2014. (Seminário).

20.
CONPEDUC. Tempos de vida, cultura indígena e educação. 2013. (Congresso).

21.
CONPEDUC. Políticas educacionais de gestão - sistema de integração PPP/PDE: concepções, objetivos e elementos de abrngência. 2013. (Congresso).

22.
CONPEDUC. Políticas educacionais e gestão: sistema de integração PPP/PDE: concepções, objetivos e elementos de abrangência. 2013. (Congresso).

23.
CONPEDUC. 2013. (Congresso).

24.
Diálogos com a Pesquisa: as contribuições de Stephen Bal ll. 2013. (Encontro).

25.
Diálogos com a pesquisa - As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões. 2013. (Encontro).

26.
II CONAE - Etapa Intermunicipal.CONAE. 2013. (Encontro).

27.
Seminário Educação 2013.Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento da Escola: As políticas educacionais de gestão em estudos?2006 - 2012. 2013. (Seminário).

28.
Seminário Educação 2013.Ciclo de debates Movimento Sociais e Educação. 2013. (Seminário).

29.
VII Seminário Municipal de Educação Escolar do \csmpo e \indígena.A política do conhecimento oficial e as diversas propostas de educação escolar do campo e indígena. 2013. (Encontro).

30.
Congresso de Pesquisa em Educção. Educação do campo e intencionalidade educativas: em busca da cidadania. 2012. (Congresso).

31.
Educação para a 3ª dade II. 2012. (Outra).

32.
Educação para a 3ª Idade I. 2012. (Outra).

33.
Introdução a ambientes virtuais: aprendizagem em uma abordagem experimental por tecnologias. 2012. (Outra).

34.
Workshop Avaliação do Ensino de Aprendizagem. 2012. (Encontro).

35.
Ciclo de estudos araa o processo de escolha dos diretores e formação do CDCE.Gestão democrática e qualidade na Educação Básica: um desafio do gestor d sescola pública. 2011. (Encontro).

36.
FORUMDIR Políticas de Formação e de Avaliação de Professores.Plano Nacional de Educação/PNE. 2011. (Encontro).

37.
I Fórum das licenciaturas. 2011. (Encontro).

38.
I Simpósio Igreja, Estado e Sociedade.Uma Igreja à serviço da vida e da esperança. 2011. (Encontro).

39.
XXXI Reunião Nacional do Fórum de Diretores de Institutos,Centros e Faculdades de Universidades Públicas FORUMDIR - 2011.As políticas de Formação de professores e o Plano Nacional de Educação. 2011. (Outra).

40.
Conferência Nacional de Educação/CONAE. 2010. (Outra).

41.
CONPEDUC e XVI Ecnontro de Pedagogia.O Cusro de Pedagogia em disucssão. 2010. (Encontro).

42.
Educação, Formação de Professores e suas Dimensões Sócio-Históricas: Desafios e perspectiva - Seminár oida Educação 2010.Políti sacde formação de professores nos 40 anos de existência: os processo s de ensinar e aprender na Universidade. 2010. (Seminário).

43.
Encontro de Estagiários de História/CUR/UFMT.Gestão Escolar. 2010. (Encontro).

44.
I Fórum da Diversidade da UFMT.Educação do/no Campo. 2010. (Outra).

45.
Encontro de Pesquisadores Franceses e Brasileiros. 2009. (Encontro).

46.
Fórum Nacional de Educação Superior. 2009. (Outra).

47.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: diferençasnaspolíticas de currículo. 2009. (Congresso).

48.
XIV Semana de História: As tramas do fazer histórico & suas artes.Licenciatura e formação doprofissional de história:o estágio e a prática de ensino como lugares de pesquisa. 2009. (Encontro).

49.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro Oeste. 2008. (Encontro).

50.
Conselho Deliberativo da Comunidade escolar: a importância de sua atuação na construção da gestão democrática.O papel do CDCE na construção da gestão democrática. 2008. (Encontro).

51.
Construção doProjeto Institucional da Formação do Educadorna UFMT. 2008. (Encontro).

52.
Curso de Extensão: estágio Curricular.A escola e a sua função soccial: conhecendo e refletindo sobre os papéis dos segmentos que lhe são constitutivos. 2008. (Encontro).

53.
Fórum: construção do plano estratégico para atendimento da formação inicial de professores em Mato Grosso - debate entre licenciaturas. 2008. (Outra).

54.
Fórum da PRODOCÊNCIA 2007/2008. 2008. (Outra).

55.
I Encontro de Extensão Universitária e I Seminário do Projeto Conexões e Saberes.XIV Encontro de Pedagogia: Educação Infantilna Contemporaneidade. 2008. (Encontro).

56.
Jornada de estudos pedagógicos: fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino Fundamental e Médio.Gestão na escola pública:desafios e possibilidades. 2007. (Encontro).

57.
SemiEdu 2007.Curso de Pedagogia no Estado de Mato Grosso: trajetórias e perspectivas. 2007. (Seminário).

58.
VI Simpósio de Filosofia e Ciência - universidade contemporaneidade: produção de conhecimento e formação profisional.A formação de professores nas licenciaturas: a pesquisa e a formação continuada como eixos norteadoresno estágio curricular. 2005. (Simpósio).

59.
Encontro de pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - VII EPECO.Educação escolar: relação entre os significados atribuídos pelos trabalhadores do MST e os princípios e finalidades de sua proposta pedagógica. 2004. (Encontro).

60.
XII Semana de Pedagogia e I Jornada de Alfabetização.a mobilização nacional Por uma educação Básica no Campo. 2004. (Encontro).

61.
Curso de Extensão: Introdução a cidadania.A escola. 2003. (Outra).

62.
XI Encontro de Pedagogia -Pedagogia 20 anos:trajetórias e perspectivas.XI Encontro de Pedagogia - Pedagogia 20 anos: trajetória e perspectivas. 2001. (Encontro).

63.
XI Encontro de Pedagogia - Pedagogia 20 anos: trajetórias e perspectivas.Projeto educativo: uma possibilidade para a escola. 2001. (Encontro).

64.
3º Encontro de diretores da rede estadual de ensino de Mato Grosso.Reorganização da Gestão. 2000. (Encontro).

65.
III Encontro de Diretores da rede Estadual de Ensino - MT.3o Encontro de Diretores da Rede Estadual de Ensino - MT. 2000. (Encontro).

66.
Curso: Compromisso com a escola pública: pensando e construindo o projeto político-pedagógico.Curso: Compromisso com a escola pública: pensando e construindo o projeto Político-pedagógico. 1997. (Outra).

67.
Curso: pais e mães na construção do projeto político-pedagógico.Curso; pais e mães na construção do projeto político-pedagógico. 1997. (Outra).

68.
III Seminário de Avaliação do Concurso Vestibular da UFMT.III Seminário de avaliação do Concurso Vestibular UFMT. 1997. (Seminário).

69.
Oitava Semana do Calouro.Oitava Semana do Calouro. 1997. (Encontro).

70.
Curso: Formação Sindical.Curso: Formação Sindical. 1996. (Outra).

71.
Pontos básicos para a elaboração do Projetop Político Pedagógico.Compromisso com a valorização da escola pública: construindo o projeto pedagógico. 1996. (Encontro).

72.
A Universidade Hoje Difusão Cultural.A Universidade Hoje Difusão Cultural. 1995. (Seminário).

73.
Vi Encontro de Pedagogia.VI Encontro de Pedagogia. 1994. (Encontro).

74.
II Encontro e Pedagogia.II Encontro de Pedagogia: reformulação do curso de pedagogia. 1987. (Encontro).

75.
I Encontro de Pedagogia.I Encontro de Pedagogia. 1986. (Encontro).

76.
IV Conferência Brasileira de Educação. IV Conferencia Brasileira de educação. 1986. (Congresso).

77.
Modos de Produção e realidade brasileira.Modos de Produção e realidade brasileira. 1986. (Encontro).

78.
III Conferência Brasileira de Educação. III Conferência Brasileira de educação. 1984. (Congresso).

79.
I Seminário de Estudos agrários.I Seminário de Estudos Agrários. 1984. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARSKE, L. M. N.. Congresso de Pesquisa em educação. 2017. (Congresso).

2.
GARSKE, L. M. N.. CONPEDUC. 2014. (Congresso).

3.
GARSKE, L. M. N.. CONPEDUC. 2013. (Congresso).

4.
GARSKE, L. M. N.; MARIANO, C. L. S. ; RODRIGUES, S. F. P. . CONPEDUC. 2013. (Congresso).

5.
GARSKE, L. M. N.. CONPEDUC. 2013. (Congresso).

6.
GARSKE, L. M. N.. I Fórum da Diversidade. 2010. (Outro).

7.
GARSKE, L. M. N.. Difusão Cultural. 2010. (Outro).

8.
GARSKE, L. M. N.; ERIKAV., R. C. ; Silva, Adelmo Carvalho da ; Willms,Elni Elisa ; Col, AnabelB. . XIV Encontro de Pedagogia: Educação Infantil na Contemporaneidade. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Christiane Camilo Pires. Aquele prédio branco: reflexões, traduções e interpretações da política de gestão. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Pamela Jordana Menezes. Programa de apoio aos dirigentes municipais de educação: articulações e interpretações. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Rosa Beatriz de Araújo. Responsabilidade socioambiental inserida no contexto da educação superior na Universidade Federla da Mato Grosso Câmpus de Rondonópolis. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

4.
Crisnaiara Cândido de Souza. A Educação do Campo do Distrito do Ouro Branco do Sul/Itiquira/MT: limites e possibilidade. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

5.
Renata Bezerra Valeriano. Quadros teóricos de referência no processo de formação da identidade docente. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

6.
Lucimara Afonso Castilho. Origem e bases legais da Educação Ambiental frente as práticas pedagógicas de escola da rede municipal de educação em Rondonóolis. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

7.
Adriano Sabino Gomes. A organização escolar e as dimensões da gestão: um desafio para os gestores escolares. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

8.
Maria Niely de Freitas Silva. Educação Ambiental e educação do campo: desafios e possibilidades em escolas da microrregião de Rondonópolis/MT. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

9.
Rosimeire de Jesus Caldeira. Quais os efeitos e o resultados da política educacional de financiamento na valorização do magistério no município de Rondonópolis/MT. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

10.
Paula de Ávila Assunção. As interfaces do Serviço Social na Educação. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

11.
Leidiane Gomes de Souza. Orientações Curriculares: o discurso formulados pelos professores de História da educação básica do Estado de Mato Grosso. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

12.
Aline Fernanda de Souza. Política de Integração PPP/PDE no Estado de Mato Grosso: articulações e interpretações. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

13.
Osmar Antonio Magnabosco. Concepções de educação dos docentes do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Catia Regina Assis Almeida Leal. Início: 2017. Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana de Souza Barros. A inclusão digital como auxílio na alfabetização de jovens e adultos na zona rural de Rondonópolis. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Gisélia da Silva Fonseca. O papel do gestor na educação básica: um enfoque na educação básica nas escolas estaduais do município de Pedra Preta. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Dilaine de Souza Ferreira. Gestão democrática e prática pedagógica: o que pensam os pedagogos?. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rosa Beatriz de Araújo. Responsabilidade socioambiental inserida no contexto da educação superior na Universidade Federla da Mato Grosso Câmpus de Rondonópolis. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

2.
Osmar Antônio Magnabosco. Cooncepções de Educação dos docentes gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência ee Tecnologiade Mato Grosso - IFMT - Campus Rondonópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

3.
Rosimeire de Jesus Caldeira. Limites e possibilidades da/na gestão do Conselho de Acompanhamento e Controle Social FUNDEF/FUNDEB em Rondonópolis - MT. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

4.
Paula de Ávila Assunção. A inserção do/a Assistente Social na escola: limites e possibildades. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

5.
Aline Fernanda de Souza. Política de integração PPP/PDE no Estado de Mato Grosso: articulações e interpretações. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

6.
Leidiane Gomes de Souza. Política curricular para o ensino de História em Mato Grosso: um estudo sobre o contexto da produção do texto e o contexto da prática. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

7.
Iorim Rodrigues da Silva. Gestão democrática na educação do campo: o significado do projeto político pedagógica na construção de ações e relações participativa. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGedu/ICHS/CUR/UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Glória Viana Pereira Arruda. Eficiência, Eficácia, Efetividade Política e Relevância Social enquanto critérios da gestão educacional: significados básicos.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

2.
Dometilde Gouveia Machado. Dimensões da Gestão Escolar: Um Estudo do Pensamento de Benno Sander. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

3.
Ana Maria Alves de Oliveira. Gestão Democrática: uma possibilidade de construção de processos democráticos numa Unidade Municipal de Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

4.
Fátima da Silva Albuquerque. A definição do papel a ser exercido pelo coordenador pedagógico nas unidades municipais de Educação Infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

5.
Lucília Ferreira da Silva. Habilidade e competência dogestor pedagógico da Educação Infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosinaldo Pereira do Nascimento. O papel do gestor na construção de uma escola pública, autônoma e participativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

2.
Fabiana de Souza Oliveira. A visão dos gestores sobre a desvalorização da escola no meio rural: possibilidades e limites em sua desconstrução. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

3.
Jeovana Félix Nascimento. Educação do campo: desafios na construção de uma educação do campo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

4.
Valquíria Rodrigues Dias. Fundamentos da Educação do campo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

5.
Patrícia Kenf Gomes de Welle. Educação do Campo e entidades sociais: breve estudo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

6.
Rosiclei Rocha. Implementação da gestão democrática em uma escola do campo: breve estudo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

7.
Adriane Pereira da Silva. Infra-estrutura de umaunidade municipal de Educação Infantil: uma análise pontual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.

8.
Valdicléia Pedrosa Gouveia. A qualidadeda infra-estrutura para aescolamunicipalde Educação Infantil:uma abordagem pontual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Lindalva Maria Novaes Garske.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VALERIANO, R. B. ; GARSKE, L. M. N. . As biblliotecas universitárias no contexto das políticas públicas no ensino superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARSKE, L. M. N.; MARIANO, C. L. S. ; RODRIGUES, S. F. P. . CONPEDUC. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Portaria n. 051.ICHS.CUR.UFMT. 2009 - Comissão Especial de Avaliação Docente
Portaria n. 009.Pró-Reitoria.CUR.UFMT. 2009 - Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico do CUR
Portaria n, 015.ICHS.CUR.UFMT.2009 - Comissão de elaboração do PPC do Curso de Direito
Portaria n, 015.ICHS.CUR.UFMT,2008 - Comissão de Avaliação de Estágio Prob. Depto. de Educação
Portaria n, 015.ICHS.CUR.UFMT. 2008 - Comissão Especial de Avaliação Docente - Progressão Funcional
Portaria n, 015.ICHS.CUR.UFMT.2008 -Comissão de Avaliação do Curso de Pedagogia.ICHS.CUR.UFMT



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:46:07