Larissa Santos Ciríaco

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  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Possui mestrado (2007) e doutorado (2011) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo desenvolvido parte da pesquisa de doutorado na Rice University (Houston, EUA), em programa de estágio sanduíche da Capes. É professora de Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais e atua nas áreas de sintaxe, semântica e psicolinguística, com particular interesse pela representação das construções de estrutura argumental do português e dos mecanismos que permitem detectar experimentalmente sua ontologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Santos Ciríaco
Nome em citações bibliográficas
CIRÍACO, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095000
URL da Homepage: www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Rice University (Orientador: Suzanne Kemmer).
Título: A hipótese do contínuo entre o léxico e a gramática e as construções incoativa, medial e passiva do PB, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Márcia Maria Cançado Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A alternância causativo-ergativa no PB: restrições e propriedades semânticas,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Márcia Maria Cançado Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Escola Int. de Altos Estudos - Semântica de Frames. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2011 - 2011
Language, Usage and Cognition. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Cognitive Grammar. (Carga horária: 60h).
Rice University, RICE, Estados Unidos.
2009 - 2009
Linguistic Typology. (Carga horária: 60h).
Rice University, RICE, Estados Unidos.
2009 - 2009
Foundations of Linguistics. (Carga horária: 60h).
Rice University, RICE, Estados Unidos.
2008 - 2008
Construction Grammar. (Carga horária: 18h).
University of Osnabrück, UNIVERSITY OF OS, Alemanha.
2008 - 2008
Language Acquisition. (Carga horária: 18h).
University of Osnabrück, UNIVERSITY OF OS, Alemanha.
2008 - 2008
Corpus Liguistics. (Carga horária: 18h).
University of Osnabrück, UNIVERSITY OF OS, Alemanha.
2008 - 2008
German language and culture. (Carga horária: 2h).
University of Osnabrück, UNIVERSITY OF OS, Alemanha.
2008 - 2008
The sentence and registrer variation. (Carga horária: 2h).
University of Osnabrück, UNIVERSITY OF OS, Alemanha.
2008 - 2008
The cognitive semantics of dimensional terms. (Carga horária: 2h).
University of Osnabrück, UNIVERSITY OF OS, Alemanha.
2007 - 2007
Grammar and Space: Approaching Semantic Typology. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Aspectos lingüísticos da alfabetização: relação en. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Semântica. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Semantica do Aspecto. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Neurolinguistica. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Linguística do curso de Letras.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de Linguística, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Introdução aos Estudos Linguísticos II e Tópicos Introdutórios: Gramática Tradicional.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de IC: Inacusatividade e Inergatividade no PB, orientada pela professora Márcia Cançado.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de IC: Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro, orientada pelo professor Lorenzo Vitral

Atividades

08/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro (suplente) do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos.
04/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro (suplente) do Colegiado de Graduação.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Comissão de Eventos - FALE/UFMG.

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui professora de Linguística e Língua Portuguesa do curso de Letras. Conduzi o Núcleo de Estudos em Sintaxe e Semântica, que promovia encontros semanais para o estudo de sintaxe e semântica. Orientei alunos bolsistas de IC e orientandos de TCC nas áreas de sintaxe e semântica do português. Coordenei o Estágio de Língua Portuguesa do curso de Letras a distância e atuei como professora formadora das disciplinas de estágio supervisionado I, II, III e IV. Fui membro da Câmara de Estágio das Licenciaturas da UFLA.

Atividades

05/2014 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Núcleo de Estudos em Sintaxe e Semântica.
03/2014 - 06/2016
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Estágio do curso de Letras/Português a distância.
12/2013 - 06/2016
Ensino, Letras/Português-EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de língua portuguesa I
Estágio de língua portuguesa II
Estágio de língua portuguesa III
Estágio de língua portuguesa IV
03/2014 - 12/2015
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Estágio das Licenciaturas.
09/2013 - 12/2015
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística do Texto
Leitura e Produção de Textos
Perspectivas da Formação em Letras
Projeto de Prática Interdisciplinar I
Semântica e Pragmática
Tópicos em Língua Portuguesa II (sintaxe)

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9
Outras informações
Professora do projeto de extensão: Laboratório de Linguagem, cuja atividade principal era a ministração de conteúdos de língua portuguesa para alunos de diversos cursos de graduação


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta de língua portuguesa, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta de Língua Portuguesa do curso de Letras. Especificidade do concurso: Semântica e Morfologia. Disciplinas ministradas: morfologia, língua portuguesa I, leitura e produção de textos I, língua portuguesa: conteúdos e metodologias I, prática de ensino de língua portuguesa. Projeto de extensão desenvolvido: "Oficina de leitura e produção de textos em língua portuguesa", com orientação de dois alunos bolsistas.


Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de LP e produção de textos, Carga horária: 26
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Produção de Textos para o Ensino Fundamental.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação lato sensu, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de pós-graduação Língua portuguesa: leitura, escrita e gramática. Disciplinas ministradas: Metodologias de Pesquisa e de Projetos; Tópicos de Sociolinguística: quantitativa e interacional; Novas Tecnologias no uso da Linguagem e da Informação. Também orientei alunos em seus trabalhos de conclusão.


Instituto Avaliar, INSTITUTOAVALIAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Autora de itens de língua portuguesa
Outras informações
Produção de itens de língua portuguesa para ao Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - PAAE


Rice University, RICE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Visiting Scholar, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado sanduíche, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Universitária Mendes Pimentel, FUMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Laboratório de Fonética, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhei como estagiária no Laboratório de Fonética da Faculdade de Letras, prestando serviços de secretariado e desenvolvendo atividades de otimização da rotina e do espaço do laboratório. Também aprendi a trabalhar com programas de análise acústica, prestando auxílio a professores e pós-graduandos em suas análises. Fiz parte da organização do I Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Evidências de mecanismos de coerção aspectual no processamento de construções
Descrição: Este projeto investiga evidências empíricas do processamento de construções em dois mecanismos de coerção aspectual: a construção durativa ?por X tempo? e a construção de progressivo ?estar + V-ndo? . A coerção aspectual é um fenômeno que ocorre quando temos uma incompatibilidade entre o contorno temporal de um evento linguístico e o contorno temporal de seu contexto oracional, ou seja, o significado da sentença não vem diretamente do significado dos itens lexicais conforme aparecem na estruturação sintática da sentença, mas como resultado de uma ?composição semântica enriquecida? (Jackendoff, 1997). Segundo Michaelis (2004), fenômenos de coerção aspectual fornecem fortes indícios de um modelo construcional de gramática (cf. Goldberg, 1995, 2006) e a composição semântica enriquecida seria um resultado do comportamento de construções - os construtos responsáveis pelos significados resultantes de coerção (coerced meanings). Logo, investigar e descrever a fundo os mecanismos de coerção aspectual pode ajudar a desvendar a natureza das representações linguísticas - são elas construções? - e a explicar aspectos importantes da produção de significado no processamento da linguagem. Para detectar a contraparte empírica dos mecanismos de coerção este projeto utiliza a técnica de rastreamento ocular em dois experimentos. O primeiro experimento, seguindo o desenho experimental de Piñango, Zurif e Jackendoff (1999) traduzido e adaptado para o português, servirá para aferir o tempo de resposta e o padrão dos movimentos oculares durante a leitura de sentenças com a construção durativa ?por X tempo? de composição transparente (do tipo de ?Betina dormiu por meia hora) versus sentenças de composição enriquecida (do tipo de ?Betina pulou por meia hora?). O segundo experimento servirá para aferir o tempo de resposta e o padrão dos movimentos oculares durante a leitura de construções ergativas simples de composição transparente (do tipo de ?o vaso quebrou?), versus construções ergativas de composição enriquecida (com a construção de progressivo ?estar V-ndo?, do tipo de ?o bolo está fazendo?)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
A família de construções intransitivas de sujeito paciente no português
Descrição: Este projeto de pesquisa toma como objeto de estudo orações mono-argumentais cujo argumento em posição de sujeito está associado ao papel semântico de paciente em português. A hipótese que norteia a pesquisa é a de que essas ocorrências oracionais são instâncias do mesmo padrão, constituindo uma família de construções relacionadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Larissa Santos Ciríaco - Coordenador / Hosana Kécia Souza Santana - Integrante / Guilherme de Oliveira Mello - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Valências Verbais do Português Brasileiro
Descrição: O projeto Valências Verbais do Português Brasileiro (VVP) tem como principal objetivo a construção de um Dicionário de Valências Verbais do Português Brasileiro. O trabalho de construção do Dicionário se baseia nos seguintes pressupostos: cada verbo da língua pode ocorrer em um conjunto particular de construções; dessas construções, privilegiam-se as que ocorrem apenas em parte dos verbos, aquelas chamadas diáteses. A valência de um verbo é, portanto, o conjunto de suas diáteses. O trabalho de análise suscita um bom número de questões teóricas de interesse, como por exemplo: a análise sintática da oração (maximamente simples, como preconizado por Culicover e Jackendoff, 2005); a definição e delimitação dos diversos papéis semânticos; os mecanismos de atribuição dos papéis semânticos aos constituintes da oração; as regras de mapeamento (linking rules) que definem hierarquias temáticas e preferências de atribuição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Larissa Santos Ciríaco - Integrante / Mario A. Perini - Coordenador / Eliane Mourão - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Curso de extensão: Oficina de leitura e produção de textos em língua portuguesa
Descrição: Este curso visa a promover o desenvolvimento das capacidades comunicativas em língua portuguesa do público de Mariana, Ouro Preto e região. Adotando uma concepção de linguagem como interação social, o curso objetiva trabalhar, através de vários textos de diversos tipos e gêneros textuais, as habilidades de leitura e produção de textos dos alunos. De forma descontraída, os alunos são convidados a adentrar no mundo da leitura e da escrita, examinando as características de narrativas, descrições e dissertações, e gêneros diversos como artigos jornalísticos, poemas, histórias em quadrinhos etc, para, posteriormente, comporem suas próprias produções textuais. Suas produções escritas tornam-se, assim, o modo de avaliar o domínio das estratégias discursivas analisadas durante o trabalho de leitura de textos. O curso é destinado a todos os interessados que queiram aprimorar suas habilidades em língua portuguesa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Larissa Santos Ciríaco - Coordenador.
2013 - 2013
Laboratório de Linguagem
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver a competência comunicativa em língua materna de alunos da graduação da FEAD, com foco na leitura e produção de textos acadêmicos, orais e escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sintaxe.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semântica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CIRÍACO, L.2017CIRÍACO, L.. A família de construções ergativas no português. Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 421-435, 2017.

2.
CIRÍACO, L.2015CIRÍACO, L.. A construção transitiva de sujeito agente-beneficiário no português brasileiro. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, v. 19, p. 83-98, 2015.

3.
CIRÍACO, L.2014 CIRÍACO, L.. A CONSTRUÇÃO TRANSITIVA EM PB: ASSOCIANDO A GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES À DECOMPOSIÇÃO LEXICAL. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 58, p. 401-416, 2014.

4.
CIRÍACO, L.2009 CIRÍACO, L.; CANÇADO, Márcia . A alternância causativo-ergativa no português brasileiro. Matraga (Rio de Janeiro), v. 16, p. 216-229, 2009.

5.
CIRÍACO, L.2009 CIRÍACO, L.. Transitividade de verbos alternantes: uma proposta semântica. Revista do GEL (Araraquara), v. 6, p. 36-60, 2009.

6.
CIRÍACO, L.2006 CIRÍACO, L.; CANÇADO, Márcia . Inacusatividade e Inergatividade no PB. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), Campinas, v. 46(2), p. 207-225, 2006.

7.
CIRÍACO, L.2004 CIRÍACO, L.; VITRAL, Lorenzo ; REIS, César . Intensidade e Duração de Formas Reduzidas no Português Brasileiro. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 12, n.2, p. 143-157, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
FULGÊNCIO, L. ; CIRÍACO, L. . The non-metaphoric nature of idioms. In: Pilar Guerrero Medina; Roberto Torre Alonso; Raquel Vea Escarza. (Org.). Verbs, clauses and constructions: functional and typological approaches. 1ed.London: Cambridge Scholars Publishing, 2018, v. , p. 1-463.

2.
CIRÍACO, L.. O ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa: como fazê-lo funcionar?. In: Márcio Rogério de Oliveira Cano. (Org.). A reflexão e a prática no Ensino Médio: sujeito, leitura e produção. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 1, p. 95-107.

3.
PERINI, M. A. ; CIRÍACO, L. . Appendix B: The Framenet Project. Describing Verb Valency: Practical and theoretical issues. 1ed.Cham, Swtizerland: Springer International Publishing AG, 2015, v. , p. 239-244.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CIRÍACO, L.. Construções de estrutura argumental recíprocas em português. In: XIII Congresso Internacional de Linguística Xeral, 2018, Vigo. Actas do CILX 2018, 2018.

2.
CIRÍACO, L.. Um breve percurso pelas teorias gramaticais: da gramática tradicional às gramáticas cognitivas. In: Anais da XII Semana de Letras, 2013, Mariana. Anais da XII Semana de Letras da UFOP, 2013.

3.
CIRÍACO, L.. As formas de particípio em português: interface entre entrutura argumental e morfologia. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Anais do VI Congresso Internacional da Abralin, 2009.

4.
CIRÍACO, L.. Ergativas e mediais em português: semelhanças e diferenças. In: XV Congresso de la Asociación de Linguística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. Anais do XV Congresso da ALFAL, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOURAO, E. ; CIRÍACO, L. ; PERINI, M. A. . O projeto valências verbais do português brasileiro. In: CADERNO DE RESUMOS DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015, Belém. CADERNO DE RESUMOS DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015.

2.
CIRÍACO, L.. O contínuo formado pelas construções ergativa, medial e passiva no português. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal. Caderno de resumos, 2013.

3.
CIRÍACO, L.. A alternância causativo-ergativa e os verbos do PB. In: V Congresso Internacional da Abralin, 2007, Belo Horizonte. V Congresso Internacional da Abralin, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CIRÍACO, L.. Um breve percurso pelas teorias gramaticais: da gramática tradicional às gramáticas cognitivas. In: XII Semana de Letras - Pluralidade da memória: leitura, tradução e práticas discursivas, 2012, Mariana. Caderno de Resumos da XII Semana de Letras - Pluralidade da memória: leitura, tradução e práticas discursivas, 2012. p. 1-70.

2.
CIRÍACO, L.. O contínuo entre o léxico e a gramática e as construções incoativa, medial e passiva do PB. In: III Seminário de Teses e Dissertações da FALE/UFMG, 2010, Belo Horizonte. Caderno de resumos do III Seted, 2010.

3.
CIRÍACO, L.. Ergativas e mediais em português: semelhanças e diferenças. In: XV Congresso Internacional da Alfal, 2008, Montevideo. Anais do XV Congresso Internacional da Alfal, 2008.

4.
CIRÍACO, L.; CANÇADO, Márcia . Classificação da Inacusatividade e da Intransitividade. In: 53º Seminario do Grupo de Estudos Linguisticos do estado de São Paulo, 2005, São Carlos. Caderno de resumos do 53º Seminario do GEL, 2005. p. 1-624.

5.
CIRÍACO, L.; CANÇADO, Márcia . Verbos Inacusativos: Motivação Sintatica ou Semantica para essa classificação?. In: 52º Seminario do Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo, 2004, Campinas. Caderno de Resumos do 52º Seminario do GEL, 2004.

6.
CIRÍACO, L.. Verbos inacusativos: características sintáticas e semânticas. In: XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2004, Belo Horizonte. XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2004.

7.
CIRÍACO, L.; CANÇADO, Márcia . Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro. In: 51º Seminário do Gel, 2003, Taubaté. Caderno de resumos do 52º Seminário do Gel, 2003.

8.
CIRÍACO, L.. Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro. In: VII Congresso Nacional e I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2002, Belo Horizonte. Anais do VII CNFF e I CIFF, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOURAO, E. ; CIRÍACO, L. ; PERINI, M. A. . O projeto As valências verbais no Português Brasileiro. Abralin Curitiba 2011, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CIRÍACO, L.. Construções de estrutura argumental recíprocas em português. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CIRÍACO, L.. Papéis temáticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CIRÍACO, L.. A valência de verbos recíprocos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CIRÍACO, L.. Práticas de análise linguística no Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CIRÍACO, L.; FULGÊNCIO, L. . The nonmetaphoric nature of idioms. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOURAO, E. ; CIRÍACO, L. ; PERINI, M. A. . O projeto valências verbais do português brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CIRÍACO, L.; MOURAO, E. ; PERINI, M. A. . Valências verbais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CIRÍACO, L.. O contínuo formado pelas construções ergativa, medial e passiva no português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CIRÍACO, L.. A hipótese do contínuo entre o léxico e a gramática e as construções incoativa, medial e passiva do PB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CIRÍACO, L.. As formas de particípio no português: um estudo na interface estre estrutura argumental e a morfologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CIRÍACO, L.. Ergativas e mediais em Português: semelhanças e diferenças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CIRÍACO, L.. A alternância causativo-ergativa e os verboos do PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CIRÍACO, L.. A questão da transitividade verbal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CIRÍACO, L.. Propriedades semânticas da alternância ergativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CIRÍACO, L.. Alternância causativo-ergativa: um novo tipo de construção em PB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CIRÍACO, L.. Propriedades semânticas e a alternância causativa/ergativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CIRÍACO, L.. Alternância causativa: um estudo na interface sintaxe/semântica lexical. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CIRÍACO, L.. Verbos inacusativos, inergativos e ergativos no PB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CIRÍACO, L.. Classificação da inacusatividade e da intransitividade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CIRÍACO, L.. As alternâncias ergativas: propriedades semânticas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CIRÍACO, L.. Inacusatividade e Intransitividade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CIRÍACO, L.. Verbos inacusativos: motivação sintática ou semântica para essa classificação?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CIRÍACO, L.. Verbos inacusativos: características sintáticas e semânticas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CIRÍACO, L.. Verbos inacusativos: características sintáticas e semânticas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CIRÍACO, L.. Verbos inacusativos: características sintáticas e semânticas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CIRÍACO, L.. Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CIRÍACO, L.. Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CIRÍACO, L.. Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro - dezembro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CIRÍACO, L.. Intensidade e duração de formas reduzidas no Português Brasileiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CIRÍACO, L.. Consultora de Língua Portuguesa junto à REVER (Empresa Júnior de Revisão e Tradução de Textos) da UFOP. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
CIRÍACO, L.. Parecer para Revista DELTA. 2017.

2.
CIRÍACO, L.. Parecer para o Dossiê Temático pelos 40 anos do GTTG. 2017.

3.
CIRÍACO, L.. Parecer para a Revista de Estudos da Linguagem. 2017.

4.
CIRÍACO, L.. Parecer para Revista Letras. 2017.

5.
CIRÍACO, L.. Parecer para Revista Scripta. 2016.

6.
CIRÍACO, L.. Parecer para Revista Scripta. 2016.

7.
CIRÍACO, L.. Revisão de Textos em Perspectiva. 2016.

8.
CIRÍACO, L.. Revisão de Textos em Perspectiva. 2016.

9.
CIRÍACO, L.. Parecer para Revista Veredas (UFJF). 2014.

10.
CIRÍACO, L.. Comissão Científica da XII Semana de Letras - Pluralidade da memória: leitura, tradução e práticas discursivas. 2012.

11.
CIRÍACO, L.. Parecer para Revista ReVeLe (UFMG). 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CIRÍACO, L.. Oficina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CIRÍACO, L.. Um breve percurso pelas teorias gramaticais: da gramática tradicional às gramáticas cognitivas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, R. A.; FINCHER, I.; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Alberto Gallo Penzin. The processing of the double object construction by Brazilian monolinguals and the late Brazilian Portuguese-English bilinguals. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MARCIOTTO, A. L. A.; CIRÍACO, L.; CARMO, C. M.. Participação em banca de Lívia Miranda de Lima Santos Alencar. Planos discursivos em texto bíblico: o fundo narrativo nas versões Almeida Revista e Corrigida (ARC) e Nova Versão Internacional (NVI). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
PERINI, M. A.; CIRÍACO, L.; MARCIOTTO, A. L. A.. Participação em banca de Marcella Monteiro Lemos Couto. O estudo das valências verbais aplicado às construções de comunicação do português brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, R. A.; OLIVEIRA, C. S. F.; CARNEIRO, M. M.; GODOY, M.; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Mara Passos Guimarães. Structural persistence and surprisal: implications for proficiency-modulated distributional learning in late bilingualst. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SEABRA, M. C. T. C.; SANTOS, C. S. A.; ROCHA, A. P. A.; CARVALHO, A. P. M. A.; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Tatiana Martins Mendes Silvestrow. Contribuições dos estudos terminológicos para os profissionais da Saúde Básica do SUS. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Dias, Luiz Francisco; Dalmaschio, Luciani; Ferreira, Ana Claudia Fernandes; Assunção, Antonio Luiz; Lacerda, Priscila Brasil Gonçalves; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Igor Caixeta Trindade Guimarães. A articulação do adjetivo nas formações nominais: uma abordagem sintática de bases enunciativas. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
PERINI, M. A.; SARAIVA, M. E. F.; AZEREDO, J. C. S.; COELHO, S. M.; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Maria Madalena Loredo Neta. Objeto direto: condições de omissão no português do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
VITRAL, Lorenzo; ANDRADE, A. L.; PEREIRA, B. K.; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Glenda Aparecida Queiroz Milanio. A natureza das causativas sintéticas com verbo transitivo no Português Brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, R. A.; OLIVEIRA, C. S. F.; CARNEIRO, M. M.; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Mara Passos Guimarães. Structural persistence and surprisal: implications for proficiency-modulated distributional learning in late bilinguals. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VITRAL, Lorenzo; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Liliana Maia Augusto. Os usos da forma onde no português do Brasil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cegrae) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
VITRAL, Lorenzo; CIRÍACO, L.. Participação em banca de Ludmilla Denise Alves do Santos. Aspectos da morfossintaxe do adjetivo: Uma análise acerca das regras gerais e específicas do emprego do adjetivo contemplando a Teoria e a Prática. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cegrae) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CIRÍACO, L.; AMORIM, M. F.; NEDER NETO, T.. Participação em banca de João Vitor Lima Barbosa e Rita Maria Teske.A avaliação social do "r" em final de sílaba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras.

2.
VIEIRA, M. S. P.; CIRÍACO, L.; FERREIRA, H. M.. Participação em banca de Amanda Carvalho Souza.De conjunção a operador argumentativo: as diversas funções assumidas pelo 'mas'. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras.

3.
VIEIRA, M. S. P.; CIRÍACO, L.; FERREIRA, H. M.. Participação em banca de Carla Beatriz Mesquita.A conjunção 'porém' em textos multimodais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras.

4.
FONTES-MARTINS, R. M..; CIRÍACO, L.; NEDER NETO, T.. Participação em banca de Maria Luisa Fickelcherer Moraes.Investigando a aprendizagem da escrita em um corpus digital de linguagem infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras.

5.
VIEIRA, M. S. P.; CIRÍACO, L.; FERREIRA, H. M.. Participação em banca de Paula Rita Alves da Silva.A importância dos gêneros textuais multi-modais: uma análise do gênero infográfico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROTHE-NEVES, Rui; CIRÍACO, L.; BOSSAGLIA, G.. Concurso para professor substituto de linguística. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CIRÍACO, L.; DA CUNHA LIMA, M. L. G. A.; VITRAL, Lorenzo. Concurso para professor substituto de linguística. 2016.

3.
CIRÍACO, L.. Concurso para Professor Adjunto de Linguística - UFU. 2015. Universidade Federal de Uberlândia.

4.
CIRÍACO, L.. Concurso vestibular. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
CIRÍACO, L.. Concurso vestibular. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
CIRÍACO, L.. Concurso vestibular. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
CIRÍACO, L.. Corretora de redações do Enem. 2008. Centro de seleção e de promoção de eventos, UnB.

8.
CIRÍACO, L.. Concurso vestibular. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
CIRÍACO, L.; Oliveira-Guimarães, Daniela Mara Lima; Medeiros, Elen. Banca para seleção de monitor da comissão de eventos. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CIRÍACO, L.; BOSSAGLIA, G.; CANTONI, M.. Banca de seleção do Programa de Monitoria da Graduação - linguística. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SCHROEDER, Ulrike; RUMEU, Márcia; CIRÍACO, L.. Processo seletivo para o Mestrado Poslin/FALE. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
CIRÍACO, L.; Raso, Tommaso. Banca de seleção do Programa de Monitoria da Graduação - linguística. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congresso Internacional de Linguística Xeral. Construções de estrutura argumental recíprocas em português. 2018. (Congresso).

2.
III Diverminas. A valência de verbos recíprocos no português. 2017. (Congresso).

3.
IX Congresso Internacional da Abralin. O projeto valências verbais do português. 2015. (Congresso).

4.
VIII Congresso Internacional da Abralin. O contínuo formado pelas construções ergativa, medial e passiva no português. 2013. (Congresso).

5.
XII Semana de Letras - Pluralidade da memória: leitura, tradução e práticas discursivas. Um breve percurso pelas teorias gramaticais: da gramática tradicional às gramáticas cognitivas. 2012. (Congresso).

6.
3o Seminário de Teses e Dissertações.A hipótese do contínuo entre o léxico e a gramática e as construções incoativa, medial e passiva do PB. 2010. (Seminário).

7.
VI Congresso Internacional da Abralin. As formas de particípio no português: um estudo na interface entre a estrutura argumental e morfologia. 2009. (Congresso).

8.
Recent Trends in Linguistics: Construction Grammar. 2008. (Outra).

9.
Recent Trends in Linguistics: Corpus Linguistics. 2008. (Outra).

10.
Recent Trends in Linguistics: Language Acquisition. 2008. (Outra).

11.
XV Congresso de la Asociación de Linguística y Filología de América Latina. Ergativas e mediais em português: semelhanças e diferenças. 2008. (Congresso).

12.
Seminário Nos Domínios do Verbo.Propriedades semânticas da alternância ergativa. 2007. (Seminário).

13.
V Congresso Internacional da Abralin. A alternância causativo-ergativa e os verbos do PB. 2007. (Congresso).

14.
VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE). A questão da transitividade verbal. 2007. (Congresso).

15.
VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE). Propriedades semânticas e a alternância causativo/ergativa. 2006. (Congresso).

16.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguistica.A alternancia causativa: um estudo na interface sintaxe/semântica lexical. 2006. (Simpósio).

17.
XXI Encontro Nacional da Anpoll. Alternancia causativa/ergativa: um 'novo' tipo de contrução em PB. 2006. (Congresso).

18.
53º Seminário do GEL.Classificação da inacusatividade e intransitividade. 2005. (Seminário).

19.
Encontro do GT de Teoria da Gramática.As alternâncias ergativas: propriedades semânticas. 2005. (Encontro).

20.
Oficina de Semantica NUPES/PosLin.Inacusatividade e Intransitividade. 2005. (Oficina).

21.
52º Seminário do GEL.Verbos inacusativos: motivação sintática ou semântica para essa classificação. 2004. (Seminário).

22.
I Escola de Verão em Linguistica Formal da América do Sul.I Escola de Verão em Lingüística Formal da América do Sul. 2004. (Outra).

23.
VIII Semana de Graduação da UFMG.Verbos inacusativos: características sintáticas e semânticas. 2004. (Outra).

24.
XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Verbos inacusativos: características sintáticas e semânticas. 2004. (Outra).

25.
51o Seminário do GEL.Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro. 2003. (Seminário).

26.
XII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro. 2003. (Outra).

27.
XII Semana de Iniciação Científica UFMG - dezembro.Intensidade e duração de formas reduzidas no português brasileiro. 2003. (Outra).

28.
VII Congresso Nacional e I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Intensidade e duração de formas reduzidas no Português Brasileiro. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIRÍACO, L.; FULGÊNCIO, L. . Aula Magna do curso de Letras 2018/1. 2018. (Outro).

2.
CIRÍACO, L.; FULGÊNCIO, L. . Aula Magna do curso de Letras 2018/2. 2018. (Outro).

3.
CIRÍACO, L.; FULGÊNCIO, L. . Letras Debate. 2018. (Outro).

4.
CIRÍACO, L.; Oliveira-Guimarães, Daniela Mara Lima ; Medeiros, Elen . Letras Debate. 2017. (Outro).

5.
Oliveira-Guimarães, Daniela Mara Lima ; Medeiros, Elen ; CIRÍACO, L. . Letras Debate. 2016. (Outro).

6.
CIRÍACO, L.; e outros . XII Semana de Letras da UFOP. 2012. (Congresso).

7.
CIRÍACO, L.; CANÇADO, Márcia ; GODOY, L. ; MELLO, M. A. R. . Encontro do Gt de Teoria da Gramática da Anpoll. 2005. (Congresso).

8.
REIS, César ; CIRÍACO, L. . I CIFF e VII CNFF. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Clarice Fernandes dos Santos. L2 effects on L1: a study of English causative-have construction. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Hosana Kécia Souza Santana. Efeitos da construção de progressivo 'estar + V-ndo' na construção ergativa em português. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação - UFMG. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Yasmine Diniz. Letras Debate. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda de Oliveira e Silva Colcerniani. Relações entre o texto físico e o hipertexto: o conceito de hipertextualidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e gramática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

2.
Ana Carolina Ludmilla da Silva. O papel da ambiguidade nas chamadas do jornal Super Notícia e sua contribuição para a formação de uma nova classe de leitores em Belo Horizonte/MG. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e gramática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

3.
Cristhiane Maurício Cornélio. Análise dos fatores de textualidade na produção textual de estudantes que se preparam para o vestibular. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e gramática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaysla Mariane de Souza Alves. Verbos de obtenção no PB (co-orientação). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

2.
Andréia Luiza de Oliveira Vitório. O SUJEITO LEITOR E O DESAFIO DE INTERPRETAR TEXTO COM INTERDIÇÃO DE SENTIDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Português-EAD) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

3.
Rúbia Rosalva Reis. O SUJEITO LEITOR E O DESAFIO DE INTERPRETAR TEXTO COM INTERDIÇÃO DE SENTIDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Português-EAD) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

4.
João Vitor Lima Barbosa. A avaliação social do "r".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

5.
Rita Maria Teske. A avaliação social do "r".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

Iniciação científica
1.
Guilherme Oliveira Mello. A produtividade na família de construções ergativas e sua predição. 2018. Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

2.
Hosana Kécia Souza Santana. Construções ergativas menos típicas em português. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação - UFMG. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

3.
Camila Maciente Souza. A construção passiva adjetival no português. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

4.
Juliana Carvalho. Os verbos e suas construções no português brasileiro - estudos preliminares. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

5.
Talita Pereira de Melo. Os verbos e suas construções no português brasileiro - estudos preliminares. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

Orientações de outra natureza
1.
Jean Ribeiro de Oliveira. Programa de Monitoria de Graduação - Monitoria em Estudos Linguísticos. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação - UFMG. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

2.
Jean Ribeiro de Oliveira. Programa de Monitoria de Graduação - Monitoria em Estudos Linguísticos. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

3.
Carolina Moreira. Programa de Monitoria de Graduação - Monitoria em Estudos Linguísticos. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de Graduação. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

4.
Carolina Moreira. Programa de Monitoria de Graduação - Monitoria em Estudos Linguísticos. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação - UFMG. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

5.
Letícia Miranda. Avaliando a compreensão das atividades em sala de aula de língua portuguesa pelos alunos: significados e efeitos na prática docente. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.

6.
Gustavo Moreira. Produzindo material didático para aulas de língua portuguesa: a revisão textual. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Centro de Extensão do ICHS-UFOP. Orientador: Larissa Santos Ciríaco.



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos e processos seletivos: 
- Primeiro lugar no concurso UFMG, 2015 - Edital 58/2015, para professor adjunto de Linguística: Sintaxe e Semântica;
- Primeiro lugar no concurso UFLA, 2013 - Edital 11/2013, para professor adjunto de Linguística e Língua Portuguesa; 
- Primeiro lugar no concurso UFOP, 2012 - Edital 17/2012, para professor substituto de Língua Portuguesa; 
- Segundo lugar no concurso UFMG, 2011 - Edital 772, para professor visitante de Língua Portuguesa; 
- Segundo lugar no concurso UFMG, 2007 - Edital para professor substituto de Linguística.



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