Delcia Maria de Mattos Vidal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2672598563988361
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (2003). Especialista em Estratégias de Comunicação e Marketing Social pela UnB (2002) e Graduada em Comunicação Social (1981). Atualmente é Professora Associada da Universidade de Brasília - UnB/Faculdade de Comunicação. Foi professora da Universidade Paulista - Campus Brasília - onde coordenou o curso de Jornalismo, e do Centro Universitário Euro-Americano -UNIEURO, onde coordenou o Curso de Comunicação Social. Foi professora do Curso de Comunicação do UniCEUB. É pesquisadora nas áreas de: Direito à Informação; Jornalismo e Interesse Público; Branding; Comunicação Organizacional; Marketing; e Mídias Sociais. Tem experiência de 25 anos na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Propaganda e Marketing. Atuou como: Assessora de Comunicação do BRB-Banco de Brasília ; Chefe do Núcleo de Comunicação e Marketing da Companhia do Metrô-DF, onde também exerceu a função de Ouvidora; Consultora da Federação do Comércio do DF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Delcia Maria de Mattos Vidal
Nome em citações bibliográficas
VIDAL, Delcia. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação.
Campus Darcy Ribeiro
Asa Norte
70000-000 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33076522
URL da Homepage: www.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Imprensa, Jornalismo e Interesse Público: Perspectivas de Renovação - A Notícia Cidadã, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Luiz Martins da SIlva.
Palavras-chave: imprensa; interesse público; direito à informação; jornalismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2002 - 2003
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Jornalismo da Boa Notícia: Cidadania e Noticiabilidade,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Martins da Silva.
Palavras-chave: imprensa; noticiabilidade; ações sociais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2001 - 2001
Especialização em estratégias de comunicação, mobilização e marketin. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Açoes Sociais das Empresas - Por que e como divulgá-las?.
Orientador: Prof. Dr.Luiz Martins da Silva.
1978 - 1981
Graduação em comunicação social.
centro de ensino unificado de brasília, CEUB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
LAI Lei de Acesso à Informação. (Carga horária: 12h).
Senado Federal, SENADO, Brasil.
2017 - 2017
Sustentabilidade Empresarial. (Carga horária: 45h).
Veduca.ORG, VEDUCA, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao Direito Constitucional. (Carga horária: 40h).
Senado Federal, SENADO, Brasil.
2012 - 2012
Estratégias de Relações Públicas para Mídias Socia. (Carga horária: 8h).
Comunique-se Educação Corporativa, COMUNIQUE-SE, Brasil.
2010 - 2010
Photoshop CS5 Avançado. (Carga horária: 16h).
IPhoto Editora, IPHOTO, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Ouvidores. (Carga horária: 80h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1996 - 1996
Curso Normal de Lengua Española. (Carga horária: 80h).
Instituto Español de Salamanca, IES, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovada em 1º lugar concurso público edital 313/09. Faculdade de Comunicação. Professora das disciplinas: Introdução à Comunicação; Introdução ao Marketing.

Atividades

10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .

03/2010 - Atual
Ensino, Comunicação Organizacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens da Comunicação 2
introdução ao marketing
02/2010 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia, EUROAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Curso de Comunicação de: maio 2004 a janeiro 2006; março 2008 até novembro 2009. Professora das disciplinas no Curso de Marketing: Ética Empresarial; Marketing Social; Marketing de Eventos; Comunicação Empresarial; Orientação TCC. Professora das disciplinas no Curso de Comunicação: Aproximação ao Ambiente Profissional I; Assessoria de Comunicação; Ética e Legislação; Jornalismo Comunitário; Técnicas de Pesquisa de Opinião; Teorias de Jornalismo.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Coordenadora do Curso de Jornalismo - Campus Brasília - de fevereiro/2006 a abril/2008; Professora da Disciplina História do Jornalismo - Curso de Jornalismo; Professora da Disciplina Teorias do Jornalismo - Curso de Jornalismo; Professora da Disciplina Teorias e Técnicas de Comunicação - Curso de Jornalismo;Curso de Propaganda e Marketing


centro de ensino unificado de brasília, CEUB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor E, Carga horária: 14
Outras informações
Professora na Faculdade de Comunicação, das seguintes disciplinas: -Técnicas de Relações Públicas -Marketing Institucional -Língua Portuguesa IV -Ética e Legislação em Relações Públicas Orientadora de Estágio Supervisionado

Atividades

08/1998 - 12/2001
Ensino, comunicação social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Orientadora
Ética e Legislação de Relações Públicas
introdução à linguagem de RP - LP IV
marketing institucional
técnicas de relações públicas

Companhia do Metropolitano do DF, METRÔ-DF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Chefe do Núcleo de Comunicação e Marketing, Carga horária: 40

Atividades

09/1997 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Supervisor Técnico I - Ouvidora.

banco de brasília s.a., BRB, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1993 - 01/1996
Direção e administração, Presidência, .

Cargo ou função
Assessora de Comunicação.

Federação do Comércio do DF, FECOMÉRCIO DF, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: contratada - consultoria, Enquadramento Funcional: consultoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1997 - 09/1997
Serviços técnicos especializados , FECOMÉRCIO DF, .

Serviço realizado
Consultoria na Área de Relações Públlicas.


Linhas de pesquisa


1.
BRANDING: CONSTRUÇÃO, POSICIONAMENTO, IMAGEM E IDENTIDADE DE MARCA
2.
Laboratório de Políticas de Comunicação - LaPCom


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Branding: tendências de estudos no campo da Comunicação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Delcia Maria de Mattos Vidal - Coordenador / Gustavo Azevedo da Silva Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Comunicologia (Brasília)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito à Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Sociedade.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Branding.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:20
VIDAL, Delcia ;  Data: 09/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIDAL, Delcia. M. M.2014VIDAL, Delcia. M. M.. Quando as Boas Notícias são Notícias boas: uma análise dos espaços de divulgação de notícias positivas. Comunicologia (Brasília), v. 7, p. 230-246, 2014.

2.
VIDAL, Delcia. M. M.2013VIDAL, Delcia. M. M.. A comunicação interna no fortalecimento da responsabilidade social das organizações. Comunicologia (Brasília), v. 6, p. 123-136, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. O poder de persuasão do público, da Publicidade e das Relações Públicas nas redes sociais. In: GONZÁLEZ PELÁEZ, MARTA; VALDERRAMA, MONICA. (Org.). DISCURSOS COMUNICATIVOS PERSUASIVOS HOY. 1ed.Madrid: EDITORIAL TECNOS, 2018, v. , p. 131-138.

2.
GERALDES, E. ; RAMOS, M. C. O. ; Sousa, Janara ; PAULINO, Fernando ; NEGRINE, Vanessa ; VIDAL, Delcia. M. M. . Direito de informar: a participação do cidadão comum. In: José Geraldo de Sousa Jr; Murilo César Oliveira Ramos; Elen Cristina Geraldes; Fernando Oliveira PaulinO; Janara Kalline Leal Lopes de Sousa; Helga Martins de Paula; Talita Tatiana Dias Rampin; Vanessa Negrini. (Org.). Direito achado na rua V.8: introdução crítica ao direito à comunicação e à informação. 1ed.Brasília: FAC UnB, 2016, v. 8, p. 210-220.

3.
VIDAL, Delcia. M. M.. Mídias Sociais na Gestão da Imagem das Organizações. In: Renault, David; Pereira, Fabio; Martinelli,Fernanda; Belisário, Katia; Guazina, Liziane; Quiroga, Tiago.. (Org.). Muito Além dos Meios. 1ed.Brasília: UnB, 2014, v. , p. 117-127.

4.
VIDAL, Delcia. M. M.. o que as organizações fazem pelo social é de interesse público. In: Margarida Maria Kunsch. (Org.). Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania. 1ed.são caetano do sul: difusão, 2011, v. 4, p. 277-293.

5.
VIDAL, Delcia. M. M.. a construção da notícia cidadã. In: dione moura. (Org.). comunicação e cidadania: conceitos e processos. 1ed.Brasília: Francis, 2011, v. 1, p. 115-130.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. A Divulgação das Ações Sociais Realizadas pela Iniciativa Privada: Uma questão de cidadania e noticiabilidade. Boletim Ethos, São Paulo, 24 set. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. Gestão de Marcas: o espaço da comunicação organizacional nos processos de branding. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS 2015 - Intercom, 2015.

2.
VIDAL, Delcia. M. M.. além do interesse privado: o que as organizações fazem pelo social é de interesse público. In: IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2010, Porto Alegre. anaia Abrapcorp, 2010.

3.
VIDAL, Delcia. M. M.. Notícias de interesse público e de interesse do público: a possibilidade de. In: XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Centro Oeste, 2010, Goiânia. anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Centro Oeste, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. QUEM TEM A PALAVRA FINAL? O PODER DE PERSUASÃO DO PÚBLICO, DA PUBLICIDADE E DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NAS REDES SOCIAIS. In: Congreso universitario internacional sobre la comunicación en la profesión y en la universidad de hoy: contenidos, investigación, innovación y docencia 2017, 2017, Madrid. Libro de actas del Congreso CUICIID 2017. Madrid: 7 Editorial: Fórum Internacional de Comunicación y Relaciones Públicas (Fórum XXI), 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. a divulgação das ações sociais das empresas: uma questão de cidadania e noticiabilidade. In: VII Simpósio Regional de Pesquisa em Comunicação - INTERCOM, 2005, Goiânia. livro de resumos, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. Direito de informar: a participação do cidadão comum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIDAL, Delcia. M. M.. Gestão de Marcas: o espaço da comunicação organizacional nos processos de. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIDAL, Delcia. M. M.. Quando as Boas Notícias são Notícias boas: uma análise dos espaços de divulgação de notícias positivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VIDAL, Delcia. M. M.. Gestión de la imagen en la plataforma mediática atual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIDAL, Delcia. M. M.. Gestión de la Imagen en la realidad atual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
VIDAL, Delcia. M. M.. Novos Espaços para o cidadão produzir e circular notícias: o exercício do direito à informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VIDAL, Delcia. M. M.. Além do interesse privado: a divulgação do que as organizações fazem pelo social é informação de interesse público. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VIDAL, Delcia. M. M.. Notícias de interesse público e de interesse do público: a possibilidade de convergência desses interesses. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VIDAL, Delcia. M. M.. Informação e liberdade de expressão: uma análise desses direitos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIDAL, Delcia. M. M.. A Divulgação das Ações Sociais Realizadas pela Iniciativa Privada: Uma questão de cidadania e noticiabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. Redação Oficial/Empresarial. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003 (Apostila).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo e Habilitação Publicidade e Propaganda. 2008. (Projeto Pedagógico de Curso de Graduação).

2.
VIDAL, Delcia. M. M.. Redação Empresarial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VIDAL, Delcia. M. M.. Redação Empresarial. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

4.
VIDAL, Delcia. M. M.. Comunicação Oficial. 2003. .

5.
VIDAL, Delcia. M. M.; MENEGUIN, Ana Marusia P Lima . Comunicação Oficial - Padronização e Redação. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

6.
VIDAL, Delcia. M. M.. Curso de Comunicação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
VIDAL, Delcia. M. M.. Redação Oficial. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
VIDAL, Delcia. M. M.. Redação Oficial. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIDAL, Delcia. M. M.; Sousa, Janara; GERALDES, E.. Participação em banca de Lucas Krauss Queiroz. a atuação da sociedade civil durante a aprovação da lei de serviços de comunicação audiovisual do uruguai. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

2.
VIDAL, Delcia. M. M.; FREITAS, G.; Dantas, Edmundo Brandão. Participação em banca de BÁRBARA LIMA VIEIRA. AMOR À MARCA E A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS O caso Melissa. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

3.
VIDAL, Delcia. M. M.; DIAS, R. B.; GOMES, V. M. L. R.. Participação em banca de Fabiola de Oliveira Machado. A COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E A REDE DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE A CAIXA E A NOVA CLASSE MÉDIA. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIDAL, Delcia. M. M.; Dantas, Edmundo Brandão; VALENTIM, Maria Fernanda. Participação em banca de Marissol Rodrigues dos Santos.Os memes como estratégia de marketing digital nas redes sociais: o caso Prefeitura de Curitiba.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília.

2.
VIDAL, Delcia. M. M.; GUAZINA, L. S.; CURVELLO, J. J.. Participação em banca de Vitoria Corrêa Lopes Wohlgemuth.Percepções sobre os impactos das mídias sociais na gestão de crises.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília.

3.
VIDAL, Delcia. M. M.; Dantas, Edmundo Brandão; CURVELLO, J. J.. Participação em banca de Camila Shizue Rodrigues S..Avante Hermética: produção de instrumentos de comunicação para estimular a integração e motivar a participação de discentes na Atlética.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília.

4.
MENDES, Luciano; FREITAS, G.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Luiza de Paula Vasconcelos e Natália Pires de Sousa.A experiência do consumidor como comunicador de marca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília.

5.
CURVELLO, J. J.; BELISARIO, Katia; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Beatriz Castro Avelar.O plano de Comunicação Interna: da formulação à implantação na área de recursos humanos de uma empresa pública no Distrito Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

6.
GUAZINA, L. S.; VIDAL, Delcia. M. M.; CURVELLO, J. J.. Participação em banca de Ana Barbara Neves.A vulnerabilidade da imagem nas redes sociais: uma análise da crise do Bar Quitandinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

7.
MENDES, Luciano; VIDAL, Delcia. M. M.; LANARI, J. B.. Participação em banca de Kaique Paloschi; Luiz Carlos dos Santos.Aplicativo Blubi : serviço disruptivo de lavagem de roupa fundamento em economia compartilhada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

8.
Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.; SILVA, E. R. A.. Participação em banca de Girleide Pereira Rocha.Plano de Marketing para a Papelaria GR Pop. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

9.
MENDES, Luciano; Geraldes, Elen; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Gabrielle Borges L.Gomes.Marketing de conteúdo no Youtube - a reafirmação de identidade da empresa tradr. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

10.
FREITAS, G.; VIDAL, Delcia. M. M.; MENDES, Luciano. Participação em banca de Barbara Pina.A construção da imagem de marca da Vogue. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

11.
VIDAL, Delcia. M. M.; GERALDES, E.; GIUNTINI, M.. Participação em banca de Marcus Campus da S. Vieira.Comunicação e Sustentabilidade: estratégia de marketing ou quebra de paradigma. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

12.
VIDAL, Delcia. M. M.; GERALDES, E.; Sousa, Janara. Participação em banca de Tawana Costa Nascimento Sousa.Os caminhos da comunicação em organizações não governamentais: um guia para ONGs. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

13.
GERALDES, E.; VIDAL, Delcia. M. M.; Sousa, Janara. Participação em banca de Gabriela da Costa.Papel estratétigico da Comunicação no conceito de cidade digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

14.
Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.; BELISARIO, Katia. Participação em banca de Erika Ventura Gross.Plano de Marketing para o Querodoce Confeitaria Saudável. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

15.
Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Fernanda da Cunha Gomes.Plano de Marketing para a loja Mestre-cervejeiro.com Brasilia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

16.
Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.; Machado, Fabiola Calazans. Participação em banca de Thaisa da Silva Galvão.Marcas inseridas no entretenimento: uma análise da aplicação de Product Placement na telenovela Imperio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

17.
Sousa, Janara; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Ivi de Mendonça Barros.Planejamento de Comunicação e Manual de Identidade Visual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

18.
Dantas, Edmundo Brandão; BELISARIO, Katia; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Marcela Saad Campos.Como o uso das hashtags na publicidade pode contribuir para a viralização de campanhas: um estudo de caso sobre a campanha #somostodosmacacos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

19.
Dantas, Edmundo Brandão; VALENTIM, Maria Fernanda; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Gustavo Leuzinger Coutinho.A Era dos Smartphones. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

20.
VALENTIM, Maria Fernanda; Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Erica Cael Alves.Scytl - Plano de Marketing. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

21.
VIDAL, Delcia. M. M.; GERALDES, E.; Sousa, Janara. Participação em banca de Karoline Marques Pires.O impacto da Comunicação Organizacional no terceiro setor: o caso da disciplina Instrumentos da Comunicação Organizacional (ICO). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

22.
MENDES, L.; VIDAL, Delcia. M. M.; RIZZO, Wagner. Participação em banca de Henrique de Albuquerque Silva.Press Start - a relação do fâ com a Nintendo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

23.
Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Alexandre Gonçalves de Quadros.Gestão Estratégica do Patrocínio Esportivo - um estudo de caso na Caixa Econômica Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

24.
VIDAL, Delcia. M. M.; MENDES, Luciano; Geraldes, Elen. Participação em banca de Carolina Silva Coelho Castro.Organização.com: O uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

25.
VIDAL, Delcia. M. M.; PAULINO, Fernando. Participação em banca de Artur Gallisa L Rocha.Gerenciamento de Comunicação de crise na Igreja Catolica: a renúncia do Papa Bento XVI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

26.
GERALDES, E.; VIDAL, Delcia. M. M.; SILVA, E. R. A.. Participação em banca de Liz Costa Rocha.Pubicizando Carreiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

27.
JORGE, T. M.; VIDAL, Delcia. M. M.; silva, luiz martins. Participação em banca de Celina Cavalcante Guerra.TV Justiça, Poder Judiciário e Cidadania. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

28.
VIDAL, Delcia. M. M.; SILVA, E. R. A.; MENDES, Luciano. Participação em banca de Fillipe José das Neves.A mina de ouro da comunicação - um estudo sobre a aplicação do data mining na comunicação organizacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

29.
VIDAL, Delcia. M. M.; Dantas, Edmundo Brandão; VALENTIM, Maria Fernanda. Participação em banca de Tiago F.Lima.O poder das experiências nas estratégias de Branding. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

30.
ABREU, M. F.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Fernando Anunciação de Paula.Webstore: um paradoxo entre a falta de loja física e a proximidade do consumo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

31.
ABREU, M. F.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Isabela Maria da Silva Lobo.Análise de Marketing da Zara. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

32.
VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Katherine Ester Angelo.Diagnóstico de Comunicação: como identificar o problema do cliente na hora certa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

33.
Dantas, Edmundo Brandão; ABREU, M. F.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Matheus de O C T Pinto.SpotinSpot Planejamento de Marketing para um aplicativo Mobile. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

34.
FREITAS, G.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Saulo Mendes Batista.A Osklen e o seu branding sensorial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

35.
GERALDES, E.; RIZZO, W.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Camila Azevedo C Guimarães.Viabilidade de uma empresa júnior de Comunicação Organizacional : um estudo de cenário e cultura organizacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília.

36.
MENDES, L.; SILVA, E. R. A.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Luciana A P Machado.Hollywood Organizacional: vídeo manual voltado para comunicação interna das organizações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília.

37.
ABREU, M. F.; Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Laisa Caldas Brito.Marketing de Relacionamento na Internet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

38.
VIDAL, Delcia. M. M.; GERALDES, E.; BELISARIO, Katia. Participação em banca de Amanda Salviano de Souza.Gerenciamento de Crise em Comunicação: caso Speedy Telefônica em 2009. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

39.
SILVA, E. R. A.; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Jessica Teixeira Soares.Comunicação, turismo e esporte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

40.
VIDAL, Delcia. M. M.; Geraldes, Elen; Renault, David. Participação em banca de Lilian Cursino Pessoa.A produção de notícias no jornalismo empresarial: análise da revista bb.com.você. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Brasília.

41.
PAULINO, Fernando; Geraldes, Elen; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Laisa de Albuquerque Fioravante Silvestre.Merchandising social na telenovela viver a vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

42.
Dantas, Edmundo Brandão; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Luiz Gustavo Santos Ferreira de Mattos.A influência das mudanças ocorridas na classes sociais brasileiras no comportamento de consumo da nova classe média. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.

43.
VIDAL, Delcia. M. M.; silva, luiz martins; PAULINO, Fernando. Participação em banca de amanda macedo da cunha.as novas mídias sociais: a web 2.0 como plataforma de interação entree o cidadão e governo federal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em jornalismo) - Universidade de Brasília.

44.
VIDAL, Delcia. M. M.; COSTA, André. Participação em banca de Fernanda Alexsander Pereira.O uso de Crianças em Publicidade de Instituições Financeiras.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

45.
COSTA, André; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Henrique Mendes da Silva Nasser.Um Primeiro Momento da TV Digital no Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

46.
VIDAL, Delcia. M. M.; COSTA, André. Participação em banca de Keila Cristina de Sá Lourenço.O Uso da Propaganda Subliminar no Cinema.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

47.
COSTA, Sebastião Guilherme Albano Costa; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Renilda de Oliveira Melo Freire.A importância do Programa de Rádio Direcionado a Concurseiros.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

48.
VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Jacqueline Elisabeth Felipe dos Santos Rocha.O Papel da Comunicação Institucional na Educação Ambiental no Brasil: Projeto de Integração do Rio São Francisco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

49.
Maranhão, Ana Carolina Kalume; VIDAL, Delcia. M. M.; Lobo, Francisco Renato. Participação em banca de Cleusa Neri dos Santos.A Construção da Imagem Feminina nas Campanhas Turísticas da EMBRATUR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

50.
COSTA, André; VIDAL, Delcia. M. M.; Lobo, Francisco Renato. Participação em banca de Felipe Rodrigues de Moura.Publicidade Comparativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

51.
VIDAL, Delcia. M. M.; Freitas, Elisangela M. Santos; Beltrão, Pedro Kleiber B.. Participação em banca de Jacqueline Elisabeth Felipe dos Santos Rocha.o papel da comunicação institucional na educação ambiental: projeto de integração do rio São Francisco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

52.
COSTA, André; VIDAL, Delcia. M. M.; Gentil, Adriano Bastos. Participação em banca de Lorena Ferraz da Silva.A censura na propaganda televisiva brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

53.
COSTA, André; Maranhão, Ana Carolina Kalume; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Nara Pereira S.B. Silva.a exclusão de subculturas no jornalismo: o caso Otaku. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

54.
COSTA, André; VIDAL, Delcia. M. M.; Machado, Fabiola Calazans. Participação em banca de Ricardo de Vasconcelos Aviani.O poder das marcas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

55.
COSTA, André; Velasco, Barbara Marques; VIDAL, Delcia. M. M.. Participação em banca de Rosangela Maria da Cunha.Merchandising nos programas de televisão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEX/2010. 2010. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. 2016. (Encontro).

2.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 04 a 07.09.2015. Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? INTERCOM. Gestão de Marcas: o espaço da Comunicação Organizacional nos processos de branding. 2015. (Congresso).

3.
4a.Conferência ICA América Latina.Quando as Boas Notícias são Notícias boas: uma análise dos espaços de divulgação de notícias positivas. 2014. (Outra).

4.
VII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relaçõs Públicas. 2013. (Congresso).

5.
I Congreso Internacional de Imagen Corporativa en la era Mediática. Gestión de la imagen en la plataforma mediática atual. 2012. (Congresso).

6.
XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Novos espaços para o cidadão produzir e circular notícias: o exercício do direito à comunicação. 2012. (Congresso).

7.
V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2011. (Congresso).

8.
IV CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS. além do interesse privado: a divulgação do que as organizações fazem pelo social é informação de interesse público. 2010. (Congresso).

9.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Notícias de interesse público e de interesse do público: a possibilidade de convergência desses interesses. 2010. (Congresso).

10.
II Encontro de Professores de Jornalismo DF-GO-TO.Informação e liberdade de expressão: uma análise desses direitos. 2008. (Encontro).

11.
VII Simpósio Regional de Pesquisa em Comunicação - INTERCOM.a divulgação das ações sociais das empresas: uma questão de cidadania e noticiabilidade. 2005. (Simpósio).

12.
VI Semana de Extensão da Universidade de Brasília - UnB.O que é Interesse Público?. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIDAL, Delcia. M. M.. VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Brenda Marinho Faria. INSTAGRAM PARA MICROEMPRESAS GUIA DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

2.
Felicia Fernandes Macedo. Guia de Boas Práticas de Comunicação para Lojas Colaborativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

3.
Márcia Cristiny da Silva Souza. Marketing de Rede:uma oportunidade de negócio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

4.
Julia Barros Alves. Marketing de serviços frente a novas tecnologias e Délcia Maria de Mattos Vidal(orientador) a nova odontologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

5.
Camila Shiratsubaki da Costa. Comunicação e Sustentabilidade: selos de certificação ambiental como estratégia de comunicação e marketing para o discurso de sustentabilidade das organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

6.
Juliana Lopes Manso. Comunicação Interna e Processos de Negociação: interfaces e possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

7.
Maria Louiza B.de Oliveira. Surra de fama: redes sociais e a ressignificação do conceito de celebridade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

8.
Luiza Batista J.Nogueira. A influência da cultura organizacional no brand equity de uma marca: uma análise da gestão da Disney. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

9.
Fernanda Pereira R.Periles. Vai Safadão! Um estudo sobre o surgimento do fenômeno Wesley Safadão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

10.
Marcus Campus da S. Vieira. Comunicação e Sustentabilidade - estratégia de Marketing ou quebra de paradigma. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

11.
Tawana Costa Nascimento Sousa. Os caminhos da Comunicação em Organizações Não Governamentais: Um guia para Ongs de pequeno e médio porte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

12.
Tamara Montijo Bandeira. O processo do personal branding e a construção da marca Gisele Bundchen. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

13.
Barbara Lima Vieira. #FICAADICA - Guia prático para utilização das redes sociais pelos pequenos negócios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

14.
Sasha Oliveira Azevedo. Gestão de Marcas: uma análise dos elementos do brand equity da Harley Davidson e da Pedigree. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

15.
Christiana Gomes Ribeiro. Análise da Comunicação Interna: o caso do Tribunal de Contas do DF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

16.
Tiago F.L. Barbosa. O poder das experiências nas estratégias de branding: inovações e tendências na comunicação de marketing. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

17.
Fillipe José das Neves. A aplicação do data mining na Comunicação Organizacioonal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

18.
Karoline Marques Pires. O impacto da Comunicação Organizacional no terceiro setor: o caso da disciplina Instrumentos da Comunicação Organizacional (ICO). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

19.
Carolina Silva Coelho Castro. Organização.com: O uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

20.
Artur Gallisa L.da Rocha. Gerenciamento de comunicação de crise na igreja católica: a renúncia do Papa Bento XVI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

21.
Amanda Salviano de Souza. Gerenciamento de Crise em Comunicação: caso Speedy Telefônica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

22.
Pedro Macedo Duprat de Britto Pereira. Galerosos e Galetiros: O cotidiano de Manaus sob a ótica do Grotesco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

23.
Lilian Cursino Pessoa. A prodição de notícias no jornalismo empresarial: análise da revista bb.com.você. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

24.
amanda macedo da cunha. as novas mídias sociais: a wb 2.0 como plataaforma de interação entre o cidadão e o governo federal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em jornalismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

25.
diversos. relações públicas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Comunicação - Relações Públicas) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.

Iniciação científica
1.
Gustavo Azevedo da Silva Santos. Branding: tendências de estudos no campo da Comunicação. 2016. Iniciação Científica - Universidade de Brasília. Orientador: Delcia Maria de Mattos Vidal.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 13:03:38