Janete Cardoso dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9517897389186931
  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Doutora em Educação (2010) e Mestre em Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela Faculdade Porto Alegrense (FAPA) e em Metodologia do Ensino pela Universidade de Passo Fundo. Licenciada em Filosofia, com habilitação em Psicologia e Sociologia (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Pedagogia (2015) pela Universidade Católica de Brasília. Professora na Universidade Católica de Brasília nos cursos de Pedagogia, Filosofia e Psicologia (2008-2017). Coordenadora Institucional do PIBID/CAPES (2014-2017). Editora da "Revista Dialogos", revista científica de Extensão Universitária (2012-2017). Diretora de Extensão e Ação Comunitária na Universidade Católica de Brasília.(2009-2013). Avaliadora do INEP para cursos de graduação desde 2017.Desenvolve pesquisa em Educomunicação, Formação de Professores e Violência Escolar (UNESCO). Atualmente é professora no curso de pedagogia e assessora pedagógica no Centro Universitário do Distrito Federal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janete Cardoso dos Santos
Nome em citações bibliográficas
Cardoso dos Santos, Janete

Endereço


Endereço Profissional
UDF Centro Universitário, UDF- Sede.
Quadra SEPS 704/904
Asa Sul
70390045 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 37048827
Ramal: 8827
URL da Homepage: www.ucb.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação - Conceito Capes 06.
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Violência na Escola- Um estudo sobre conflitos, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria Helena Camara Bastos.
Coorientador: Pergentino Stefano Pivatto.
Palavras-chave: Cultura de Não-violência; Educação; Cultura de Paz.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O Cuidado na Supervisão Escolar,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Pergentino Stefano Pivatto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cuidado, educação, Supervisão; Formação, Ação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Outro.
2000 - 2001
Especialização em Metodologia do Ensino Religioso. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: O registro na formação de professores.
Orientador: Elli Benincá.
2000 - 2000
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 390h).
Faculdade de Ciências e Letras, FAPA, Brasil.
Título: O desenvolvimento da Cidadania na Supervisão escolar.
Orientador: Maria Elli Genro.
2012 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: Educomunicação: Revisitando conceitos, fortalecendo práticas..
Orientador: Mercia Helena Sacramento.
1991 - 1995
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1984 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Magistério- Colégio Santa Teresinha, CST, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
MBA em Profissional Coach. (Carga Horária: 100h).
Sociedade Brasileira de Coaching, SBCOACHING, Brasil.
Palavras-chave: Cuidado; Desenvolvimento.
2013 - 2013
Google Docs. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Tutores- DEF_SP. (Carga horária: 20h).
Escola de administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Aprendizagem Cooperativa na U. em Estilo Salesiano. (Carga horária: 240h).
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de professor para ambiente virtual. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
2004 - 2005
MBA em Formação Básica de dinamica de grupos. (Carga Horária: 285h).
Sociedade Brasileira de Dinamica dos Grupos, SBDG, Brasil.
Título: Um olhar sobre aprendizagem organizacional.
Orientador: Neidí Schineider e Rogerio Faé.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Gestão; Formação.
2003 - 2003
HTML. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2002 - 2003
MBA em Programa de formação de educadores. (Carga Horária: 208h).
Sindicato das escolas particulares, SINEPE, Brasil. Ano de obtenção: 2003.
Setores de atividade: Outro.
2002 - 2002
Windows 98. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Filosofia Com Criança. (Carga horária: 40h).
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1994 - 1995
Curso de Assessores de Jovens- CAJO. (Carga horária: 448h).
Instituto de Pastoral da Juventude, IPJ, Brasil.


Atuação Profissional



UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora no Curso de Pedagogia e assessora pedagógica da graduação.

Atividades

02/2018 - Atual
Direção e administração, UDF, .

Cargo ou função
Assessora Pedagógica da Graduação.
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Docente

Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Pesquisa I- Ensino Aprendizagem
07/2017 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Presencial
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pro-Reitoria Acadêmica, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professores
02/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , CAPES, CAPES.

Atividade realizada
Coordenadora Institucional do PIBID.
05/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de Extensão, Pró-reitoria de Extensão.

Atividade realizada
Editora da Revista Dialogos- Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade..
02/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

2/2017 - 06/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
2/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa I- Gestão
07/2016 - 12/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
07/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Grupo de Pesquisa I- Ensino Aprendizagem
02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Pesquisa I- Ensino Aprendizagem
02/2016 - 06/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética (modalidade presencial e virtual)
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Epistemológicas da Psicologia
07/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Grupo de Pesquisa I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética (presencial e virtual)
02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Epistemológicas da Psicologia
02/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão da Educação Básica
02/2015 - 06/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética (Presencial e Virtual)
07/2014 - 12/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Presencial e Virtual
07/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Epistemológicas da psicologia
07/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I- Ensino Fundamental
02/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Programas de Extensão, .

Cargo ou função
Coordenadora do Comitê Assessor da Extensão- CAEX.
02/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Assessor de Pesquisa- CAP.
02/2014 - 08/2014
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Gestora do Projeto SER+- Projeto de Extensão Universitária.
06/2012 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

02/2014 - 06/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Epistemológicas da Psicologia
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas e Gestão da Educação Básica
02/2014 - 06/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Presencial e Virtual
07/2013 - 12/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Presencial e Virtual
03/2013 - 12/2013
Direção e administração, Pró-reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Diretora de Programas de Extensão.
03/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do CONSEPE- Conselho de ensino, Pesquisa e Extensão.
02/2012 - 12/2013
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Diretora dos programas: Ser Mais; Serviço de Orientação Inclusiva; Centro de Convivência do Idoso e outros.
02/2011 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

06/2010 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Programas de Extensão, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Assessor da Extensão- CAEX.
02/2013 - 06/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Educação Superior e Ética
02/2009 - 12/2012
Direção e administração, Diretoria de Programas de Extensão, .

Cargo ou função
Diretora dos Programas Comunitários: Gestão de Pessoas. Serviço de Orientação Inclusiva. Apoio ao estudante. Educação Ambiental e outros..
06/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
02/2011 - 12/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ètica e Hermenêutica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética- Presencial e Virtual
07/2010 - 12/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hermenêutica e Ética
02/2010 - 06/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Educação Superior
11/2009 - 03/2010
Ensino, Especialização em Bioética, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Bioética
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Coordenadora do grupo de trabalho para elaboração do Código de ética da UCB..
02/2009 - 06/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hermenêutica e Ética
07/2008 - 12/2008
Serviços técnicos especializados , Pró-reitoria de Graduação, .

Serviço realizado
Assessoria da Pró-reitoria de Graduação.
02/2008 - 12/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ètica
02/2008 - 07/2008
Direção e administração, Pró-reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Gestora do Projeto Celebrações e Reflexões.
02/2008 - 06/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia da Religião

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


União Sul Brasileira de Educação e Ensino, USBEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Funcionária, Carga horária: 36


Universidade de Santa Cruz dos Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Colégio Santa Inês, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2005
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina de Filosofia


APPUI Treinamento de Desenvolvimento, APPUI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócia-diretora


Fórum Nacional de extensão e Ação Comunitária, FOREXT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro

Atividades

11/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Fórum Nacional de extensão e Ação Comunitária, .

Serviço realizado
Membro da Coordenação Nacional.

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, MNCS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Regional, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Cultura Midiática e Educação
2.
Educação, Juventude e Sociedade
3.
Desenvolvimento Humano nos contextos sócio-educativos
4.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Formação de professores: perspectivas teóricas e metodológicas diante da violência escolar.
Descrição: O projeto de pesquisa ?Formação de professores: perspectivas teóricas e metodológicas diante da violência escolar?, busca desenvolver um referencial teórico e metodológico no que tange a compreensão do fenômeno da violência escolar. A repercussão causada pela violência tem representado grandes desafios para a formação de professores tanto no aspecto teórico como nas questões metodológicas. O projeto tem um aporte teórico de diferentes autores como Hannah Arendt, Debarbieux, Bourdieu entre outros, no qual o tema da violência escolar é apresentado como um fenômeno complexo e que exige análise de diferentes áreas do conhecimento, por isso propõe-se um projeto multidisciplinar. O objetivo principal é adentrar-se nos teóricos que têm apresentado os estudos sobre o tema e ver como as instituições formadoras de futuros professores têm incluído a temática em suas propostas e de que forma têm sistematizado seus programas de ensino. Para atingir esse objetivo será utilizado o paradigma da complexidade com ênfase em uma pesquisa exploratória e documental. Pretende-se com o projeto de pesquisa colaborar com a formação dos futuros professores, sobretudo no que se refere à compreensão teórica da violência escolar e ao desenvolvimento de uma cultura de pesquisa que contribua com o enfrentamento da violência escolar, utilizando metodologias que se aproximem de forma mais coerente possível com o objeto pesquisado, sobretudo, despertando para a necessidade de estabelecer a atitude de diálogo e de construção de novas práticas para os professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Coordenador / Luiz Claudio Batista de Oliveira - Integrante / Celio da cunha - Integrante / José Ivaldo A. de Lucena - Integrante.
2016 - 2017
Mediação de Conflitos em Organizações Públicas Desenvolvimento de Competências Comunicativas para Capacitação e Gestão
Descrição: Descrição: Pesquisa acerca da condução de gestão da mediação de conflitos em Organizações Públicas, utilizando competências comunicacionais. Produção de material didático pedagógico, com base nos resultados da pesquisa, para capacitar funcionários públicos a coordenarem atividades de mediação no âmbito das Instituições a que servem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Coordenador / Joadir Antonio Foresti - Integrante / Luiz Carlos Assis Iasbeck - Integrante.
2015 - 2017
JUVENTUDE, EDUCAÇAO E TECNOLOGIAS: SOCIABILIDADES E APRENDIZAGENS - JETSA
Descrição: A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades?" Visa investigar as relações entre o trinômio[Juventude, Educação e Tecnologias] nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como os adolescentes e jovens se apropriam das TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. A partir do objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joadir Antônio Foresti em 18/10/2017.
Descrição: A educação inclusiva e acessibilidade é tema atual e de alta relevância para a sociedade, estimulando instituições educacionais a buscarem formas de se engajar nessa tarefa. O projeto Acessibilidade, Cidadania e Cultura Midiática: desafios e possibilidades para a educomunicação visa estabelecer um núcleo de estudos e experimentações na busca de soluções para a prática didático-pedagógica envolvendo docentes, estudantes, corpo técnico da Universidade Católica de Brasília e instituições parceiras. A ênfase está nos processos e produtos midiáticos, tanto como recursos educacionais, como de informação. Mas também se busca consolidar práticas de formação dos agentes envolvidos, de tal sorte que a cultura midiática da organização reflita seus princípios de acolhida à causa da pessoa com deficiência. Palavras-chave: Acessibilidade, Cultura Midiática, Cidadania, Educomunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Integrante / Joadir Antonio Foresti - Coordenador / Fernanda Vasques Ferreira - Integrante / Cynthia da Silva Rosa - Integrante / Fernando Esteban Reynoso Acosta - Integrante / Iago Martinho Kieling - Integrante / João Lucas Assunção - Integrante / Stephane Lorrane Alves - Integrante.
2013 - 2015
Cultura midiática e educação : perspectivas teóricas e práticas para o DF

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joadir Antônio Foresti em 09/05/2015.
Descrição: Descrição: O projeto busca Identificar se as matrizes curriculares e as práticas pedagógicas da UCB levam em consideração a presença paradigmática da cultura midiática nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso procura averiguar nas matrizes curriculares do curso de Comunicação Social e das licenciaturas da UCB elementos que promovem interação entre mídia e educação; inclusive verificar como os docentes dos cursos de Comunicação Social e das licenciaturas percebem a presença da cultura midiática nos processos de aprendizagem de seus alunos; por fim, o projeto pretende identificar e descrever como os docentes adaptam suas práticas pedagógicas às mudanças do paradigma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Integrante / Joadir Antonio Foresti - Coordenador / Carlos Angelo de Meneses Souza - Integrante / Fernando Silvera Goulart Junior - Integrante / Ismar de Oliveira Soares - Integrante / Ione Ferrarini Goulart - Integrante / Anna Clea Maduro - Integrante.
2012 - 2013
Portal-Laboratório de Convergência Digital

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joadir Antônio Foresti em 09/05/2015.
Descrição: Descrição: Pesquisa de implantação de mídias de convergência digital no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. O projeto do portal fundamenta-se nos conceitos de convergência e transversalidade entre as mídias. Nesse sentido, possibilita a criação singular de uma produção interdisciplinar e experimentação de narrativas transmidiáticas que, sem as pressões do mercado, torna-se um campo fértil de produção teórica e crítica acerca das transformações subjetivas que o mundo contemporâneo coloca em movimento. Toda essa incursão pelo digital articula, como ferramentas e lógica de produção, a elaboração de notícias jornalísticas em texto, áudio, foto, vídeo, animação, infografia; produtos audiovisuais (TV, cinema e áudio), como curtas, podcasts, entrevistas, talk shows; experimentações fotográficas; ensaios publicitários; divulgação de pesquisas e conteúdos acadêmicos e o uso crítico das redes sociais espaço altamente dominado e compreendido pela geração que compõe o corpo estudantil hoje. Em suma, o projeto prevê não somente a utilização do que já se produz no curso de comunicação, mas também e, principalmente, a ampliação dessa produção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Contribuições da disciplina IES no processo de inclusão efetiva dos estudantes
Descrição: Descrição: A pesquisa tem como foco verificar junto aos alunos o alcance da disciplina Introdução à Educação Superior - IES em relação aos seus objetivos de cuidado com a acolhida,cuidado com a reflexão e com a linguagem, ofertada aos calouros da UCB desde 2010/01, na perspectiva de melhorar os índices de retenção e aproveitamento acadêmico dos estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Coordenador / Iolanda Bezerra Dos Santos Brandao - Integrante / Gilmario Guerreiro da Costa - Integrante / Lia Schlze - Integrante.
2010 - 2012
Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escola

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joadir Antônio Foresti em 09/05/2015.
Descrição: Descrição: Superação do Bullying pela educomunicação: oficinas de produção audiviosual como prevenção à violência nas escolas - Pesquisa voltada para o entendimento das mídias digitais e seu papel na educação, em especial, de jovens em ambiente escolar, tendo como objetivo final a produção de material didático audiovisual que possibilite o enfrentamento preventivo do fenômeno do bullying em escolas públicas e/ou privadas do Distrito Federal de Ensino Fundamental, seguindo o exemplo do programa implantado pelo UNICEF na Malásia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Mídia e Educação: novos paradigmas para pensar as relações da mídia contemporânea com a violência no contexto educacional
Descrição: A relação do telespectador com a mídia e seus produtos culturais podem construir significações no campo da educação pelas manifestações artísticas, de gênero, de poder, de gerenciamento e relacionamento interpessoal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Gestão, cuidado e Supervisão Escolar.
Descrição: O projeto de pesquisa Gestão, Cuidado e Supervisão Escolar objetiva compreender o papel da supervisão escolar no desenvolvimento de competências e habilidades no trabalho do supervisor educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Projeto SER MAIS
Descrição: É um projeto acadêmico que oferece ao estudante a oportunidade de, ao participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e, ajudá-la a pensar soluções. O projeto possibilita ao estudante aprender a partir da vivência na comunidade com o acompanhamento da universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Coordenador / Danilo Borges Dias - Integrante / Claudia Mendonça Magalhães Gomes Garcia - Integrante.
2012 - 2014
Centro de Convivência do Idoso
Descrição: O Centro de Convivência do Idoso é um projeto de extensão que tem como objetivo constituir um espaço que, conjuntamente com o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária, integre a busca pelo conhecimento e pela intergeracionalidade, promovendo um ambiente solidificador de saberes e aprovisionador de momentos salutares e ativos no estilo de vida das pessoas que vivem a terceira idade. Configura-se como um espaço de convivência onde os idosos participam de atividades recreativas, de lazer, de aprendizagem e artísticas culturais, garantindo o atendimento às necessidades básicas, de proteção integral e promoção da qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Coordenador / Zilda Pessoa - Integrante.
2009 - 2014
Serviço de Orientação Inclusiva
Descrição: O Serviço de Orientação Inclusiva tem como objetivo desenvolver ações de apoio didático-pedagógico acessível, orientações acadêmicas baseada nos parâmetros da inclusão educacional de pessoas com deficiência, favorecer a implantação e manutenção de uma Política Institucional Inclusiva que possibilite o acesso e a permanência de estudantes e colaboradores com deficiência na Universidade Católica de Brasília..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2018
Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Programa da Capes para os cursos de Licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Janete Cardoso dos Santos - Coordenador / Luiz Claudio Batista de Oliveira - Integrante / Paula Gomes OLiveira - Integrante / Luciani Bueno - Integrante / Mercia Helena Sacramento - Integrante / Wallace Soares Barboza - Integrante / Livila Pereira Maciel - Integrante / Silvia Keli Alcanfor - Integrante / Nilza Maria do Valle Pires Martinovic - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Atos de Pesquisa em Educação (FURB)
2012 - Atual
Periódico: CRIAR EDUCAÇÃO
2011 - Atual
Periódico: Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Menção de Louvor, Universidade Católica de brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Cardoso dos Santos, Janete2016Cardoso dos Santos, Janete; DIAS, D. B. ; GARCIA, C. M. M. G. . Alternativas para a construção da Cidadania na Universidade: relato de um projeto. REVISTA DIÁLOGOS: PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, v. 1, p. 29-37, 2016.

2.
Cardoso dos Santos, Janete2009Cardoso dos Santos, Janete. A Pastoralidade e a Diretoria de pastoral da Universidade Católica de Brasília, uma reflexão sobre o cuidado. Revista de Pastoral da ANEC, v. 01, p. 63-74, 2009.

3.
Cardoso dos Santos, Janete2004Cardoso dos Santos, Janete; BENEDUZI, A. G. . Gestão e Desenvolviemento de pessoas. Educação em Revista (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 3, p. 13-13, 2004.

4.
Cardoso dos Santos, Janete2003Cardoso dos Santos, Janete; T.MEDEIROS, V. ; BENEDUZI, A. G. . Regente de turma: uma facilitador. Educação em Revista, Porto Alegre, p. 14-14, 2003.

5.
Cardoso dos Santos, Janete2003Cardoso dos Santos, Janete; MEINHARDT, A. G. ; GALIMBERTI, J. M. ; BRTTO, K. M. ; GARBELOTTO, M. F. ; BARRETO, R. C. W. ; AQUINO, I. S. . A escola que pensa e ousa fazer. EDUCAÇÃO EM REVISTA (PORTO ALEGRE), Porto Alegre, v. 12, p. 12-13, 2003.

6.
Cardoso dos Santos, Janete2001Cardoso dos Santos, Janete. Educação religiosa na escola confessional. Caminhando com o ITEPA, Passo Fundo, v. 1, p. 46-52, 2001.

7.
Cardoso dos Santos, Janete1998Cardoso dos Santos, Janete. Escola e Solidariedade praticando a inclusão- Proposta de sistematização. Cadernos da AEC do Brasil, Brasilia, v. 3, n.77, p. 71-83, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Antônio Foresti, Joadir (Org.) ; Cardoso dos Santos, Janete (Org.) . Educomunicação - sua imagem está na tela: origem, trajetória e produções da educomunicação na Universidade Católica de Brasília. 01. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018.

2.
Cardoso dos Santos, Janete; MACIEL, L. P. . Contribuições do PIBID para a formação de professores: relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 186p .

Capítulos de livros publicados
1.
Cardoso dos Santos, Janete; LUCENA, J. I. A. . Contribuições do PIBID para a formação de professores na Universidade Católica de Brasília. In: Janete Cardoso dos Santos , Lívila Pereira Maciel. (Org.). Contribuições do PIBID para a formação de professores: relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 01, p. 17-33.

2.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Reflexões Acerca do Conceito e das Práticas Educomunicativas. In: Rosane Rosa; Sátira Machado; Ismar de Oliveira Soares. (Org.). EDUCOMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE: Tecendo Saberes. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, 2016, v. 4, p. 170-184.

3.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir ; GOULART, I. F. ; GOULART JUNIOR, F. S. . Cultura Midiática e Educação no Ensino Superior. In: Carlos Ângelo Meneses de Sousa. (Org.). Juventudes e Tecnologias: sociabilidades e aprendiezagens. 1ed.Brasília: Liber Livro Editora Limitada, 2015, v. 1, p. 173-191.

4.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Comunicação em Ambiente educacional: as interfaces dos conflitos e das utopias. In: Roberval José marinho; Rodrigo Farhat. (Org.). Processos de Comunicação na Cultura Contemporânea. 1ed.Brasília: , 2011, v. , p. 13-29.

5.
Cardoso dos Santos, Janete. Vivência e aprendizagem no processo de produção textual. In: Alex Sander da Silva. (Org.). Tessituras Pedagógicas da Produção discente. 1ªed.Porto Alegre: Manas, 2009, v. , p. 79-86.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Perseguição Virtual. Correio Braziliense, Brasília- DF, , v. Inform, p. 03 - 03, 03 mar. 2009.

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Escola lugar do prazer da convivência e das descobertas?. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 20 fev. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir ; ARAUJO, A. R. . Conhecimento acessível: uma proposta de formação para auxiliar a pesquisa sobre Acessibilidade e Educomunicação.. In: In: IX ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES Y ESTUDIOSOS DE LA INFORMACIÓN E DA COMUNICACIÓN, 2017, La Habana. Memorias del IX Encuentro Internacional de Investigadores y Estudiosos de la Información y la Comunicación., 2017, Cuba. Cuba: Facultad de Comunicación de la Universidad de La Habana. La Habana: Ediciones PALCOGRAF, 2017. p. 1475-1494..

2.
Cardoso dos Santos, Janete; GOULART, I. F. . Perceptions des jeunes sur l?usage des TICE par leurs enseignants : une analyse à partir du cours de pédagogie de l?Université catholique de Brasília. In: 4 Colloque internacional en éducation: enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante, 2017, Montréal, Québec. 4 Colleque Internacional en Éducacion, 2017.

3.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Violência Escolar- Desafios para Gestão e Comunicação. In: XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Ecucação- Educere- 2013 Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

4.
Cardoso dos Santos, Janete. Violência e Conflitos na Escola. In: XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Ecucação- Educere- 2013 Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

5.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . O Lugar da Razão na construçâo da Não-violência. In: XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Ecucação- Educere- 2013 Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdiciplinar, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Cardoso dos Santos, Janete; ALVES, B. B. . A CONTRIBUIÇÃO DO SITE PLENARINHO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES. In: VI Encontro das Licenciaturas (ENALIC), 2017, Curitiba. Diversidade e complexidade dos Espaçostempos da formação de professores, 2017. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Cardoso dos Santos, Janete. A ética do cuidado na supervisão escolar. In: III Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo. Educação na América Latina nestes Tempos de Império. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. v. 07. p. 179-180.

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Escola e solidariedade praticando a inclusão. In: XVI Congresso Nacioanl de Educaçaõ, 1998, Porto Alegre. Cadernos da AEC do Brasil, 1998. v. 77. p. 71-83.

Apresentações de Trabalho
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Reflexões Acerca do Conceito e de Práticas de Educomunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Educomunicação: revisitando conceitos, fortalecendo práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir ; GOULART JUNIOR, F. S. ; GOULART, I. F. ; MADURO, A. C. . Cultura midiática e educação no ensino superior: em busca de interfaces para a educomunicação. 2015.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Violência Escolar- Desafios para Gestão e Comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Cardoso dos Santos, Janete. Violência e Conflitos na Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . O Lugar da Razão na construçâo da Não-violência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Superação do Bullying pela Educomunicação: Oficinas de Produção Audiviosual como Prevenção à Violência nas Escolas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Cardoso dos Santos, Janete. Violência e Educação: alternativas para educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Gestão escolar e a violência: alternativas educacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Cardoso dos Santos, Janete. Síntese dos trabalhos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Cardoso dos Santos, Janete. A Ética do cuidado no acompanhamento pedagógico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Cardoso dos Santos, Janete. A Cultura da paz em diferentes espaços: ações frente ás situações de conflito e de violência.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Cardoso dos Santos, Janete. Acompanhamento pedagógico a partir da categoria do cuidado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Cardoso dos Santos, Janete. A Contribuição dos Movimentos sociais no resgate da vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Cardoso dos Santos, Janete. EDUCOMUNICAÇÃO: REVISITANDO CONCEITOS, FORTALECENDO PRÁTICAS 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir ; STOCK, B. ; OLIVEIRA, C. ; FOCHI, P. . Tribos na trilha da Cidadania. 2016.

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Comitê assessor de Extensão. 2010.

Processos ou técnicas
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Avaliação da Aprendizagem. 2009.

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Motivação para a aprendizagem. 2009.

3.
Cardoso dos Santos, Janete. Acesso ao Portal de Periódicos da Capes. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Editorial da Revista Dialogos Nº 21:Extensão ou comunicação? Diálogos para a prática educativa nos contextos de emancipação. 2017.

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Editoria da Revista Dialogos nº 22: 50 anos do Projeto Rondon no Brasil:contribuiçoes, experiências e aprendizagens de extensão universitária. 2017.

3.
Cardoso dos Santos, Janete; STOCK, B. ; Foresti, Joadir ; OLIVEIRA, C. ; FOCHI, P. . Tribos nas Trilhas da Cidadania. 2016.

4.
Cardoso dos Santos, Janete. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2016.

5.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Editorial da Revista Dialogos. Nº 20 Extensão: Metodologias e Inclusão. 2016.

6.
Cardoso dos Santos, Janete. Edital Proacom 13/2015- Processo seletivo Interno para Programas e Projetos Sociais.. 2015.

7.
Cardoso dos Santos, Janete. Editorial da Revista Dialogos - Extensão Universitária: Tempos e Espaços. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
Cardoso dos Santos, Janete. DesignThinking para os estudantes do curso de Letras da UCB. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Oficina de Design Thinking- Educação Empreendedora. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Cardoso dos Santos, Janete; CUNHA, C. ; Foresti, Joadir . Revista Dialogos- Revista de Pesquisa em Extensão Universitária. 2017. (Editoração/Outra).

4.
Cardoso dos Santos, Janete. Revista do PIBID. 2017. (Editoração/Periódico).

5.
Cardoso dos Santos, Janete; LUCENA, J. I. A. . Relatório do PIBID 2016. 2017. (Relatório de pesquisa).

6.
Cardoso dos Santos, Janete. Relatório do PIBID 2017. 2017. (Relatório de pesquisa).

7.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir ; CUNHA, C. . Revista Dialogos- Revista de Pesquisa em Extensão Universitária. 2016. (Editoração/Outra).

8.
Cardoso dos Santos, Janete; MACIEL, L. . Relatório do PIBID 2015. 2016. (Relatório de pesquisa).

9.
Cardoso dos Santos, Janete; MACIEL, L. . Relatório do PIBID 2014. 2015. (Relatório de pesquisa).

10.
Cardoso dos Santos, Janete; CUNHA, C. ; Foresti, Joadir . Revista Dialogos- Revista de Pesquisa em Extensão Universitária. 2014. (Editoração/Outra).

11.
Cardoso dos Santos, Janete. Projeto Segurança Escolar. 2008. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Entrevista. 2008.

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Entrevista- A escola pode ajudar a reduzir a violência?. 2008.

Demais trabalhos
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Programa de reconstrução das práticas docentes. 2008 (Assessoria) .

2.
Cardoso dos Santos, Janete. Projeto Segurança Escolar. 2008 (Pesquisa) .

3.
Cardoso dos Santos, Janete. Encontro de Educadores de Porto Alegre. 2007 (Assessoria) .

4.
Cardoso dos Santos, Janete. Assssoria Pedagógica aos professores do Colègio Marista Rosário. 2006 (Assessoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, C. A. M.; LIMA, D. A.; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Francisco Valmir da Silva. Violência dirigida aos professores na internet: um estudo na rede social Twitter. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

2.
SOUZA, C. A. M.; BRITO, D. G.; Cardoso dos Santos, Janete; SIVERES, L.. Participação em banca de Ione Ferrarini Goulart. Percepções sobre o uso da TICs por jovens da pedagogia e seus professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

Teses de doutorado
1.
MORAIS, M. C.; ARNT, R. M.; MARIZ, R. S.; NAVAS, J. M. B.; CATALAO, V.; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Adriano José Hertzog Vieira. A docência no Paradigma Educacional Emergente. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Universidade Católica de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
MORAIS, M. C.; MARIZ, R. S.; NAVAS, J. M. B.; ARNT, R. M.; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Adriano José Hertzog Vieira. A docência no Paradigma Educacional Emergente. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, C. A. M.; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Francisco Valmir da Silva. Violência dirigida aos professores na internet: um estudo na rede social Twitter.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

2.
SOUZA, C. A. M.; Cardoso dos Santos, Janete; BRITO, D. G.. Participação em banca de Ione Ferrarini Goulart. Percepções sobre o uso das TICs por jovens da pedagogia e seus professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Cardoso dos Santos, Janete; BARBOZA, W. S.. Participação em banca de Lucas Matias Almeida.ABP em ambiente virtual: uma proposta para o ensino de Ensino de Língua Inglesa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Inglês) - Universidade Católica de Brasília.

2.
Cardoso dos Santos, Janete; BUENO, L.. Participação em banca de Nayelle Meyre Lisboa Silva.Estudo exploratório sobre as contribuições do PIBIC-EM para alunos do Ensino Médio.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

3.
Cardoso dos Santos, Janete; BUENO, L.. Participação em banca de Nayelle Meyre Lisboa Silva.Estudo exploratório sobre as contribuições do PIBIC EM para alunos do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

4.
BUENO, L.; Cardoso dos Santos, Janete; GUIMARAES, P. H.. Participação em banca de Kassio Bernard Dias Leão.Subprojeto PIBID Física: Um estudo sobre as contribuições para a formação de professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Católica de Brasília.

5.
Foresti, Joadir; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Anna Clea Maduro.O comunicador como protagonista no espaço escolar: uma análise a partir da educomunicação.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília.

6.
Cardoso dos Santos, Janete; SOUZA, C. A. M.. Participação em banca de Tatiane Soares Martins.Violências e suas implicações no comportamento dos sujeitos e no ambiente escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

7.
SAMPAIO, J. H.; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Fabrício Soares Souza.Análise do imaginário religioso dos moradores da Cidade Estrutural do ponto de vista freudiano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

8.
Foresti, Joadir; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Juciene Maria Silva de Souza.Televisão Brasileira e Educação à Cidadania: Uma Relação Questionável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.

9.
OLIVEIRA, L. C. B.; Cardoso dos Santos, Janete. Participação em banca de Bruno Garcia.Martin Buber. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Católica de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Banca de concurso de Docentes. 2012. Instituto Federal Brasileiro.

Outras participações
1.
Cardoso dos Santos, Janete. XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Colloque internacional en éducation. Perceptions des jeunes sur l'usage des TICE par leurs enseignants: une analyse à partir du cours de pédagogie de L'Universiré catholique de Brasilia- DF, au Brésil. 2017. (Congresso).

2.
Conhecimento Acessível.Educomunicação: comunicação na Roda da Vida. 2016. (Oficina).

3.
Conhecimento Acessível.Fichamento e Resenha. 2016. (Oficina).

4.
Feeling Like Tony Stark! Sonho + foco+ disciplina= MIT. 2016. (Outra).

5.
IV Semana de Planejamento Pedagógico.Perspectiva sobre violência escolar. 2016. (Encontro).

6.
Seminário Internacional: Juventude Universitária e Direitos Humanos.Juventude Universitária e Direitos Humanos. 2016. (Encontro).

7.
XIV Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília.Oficina de Educomunicação: Jornal Mural: o que é isso?. 2016. (Oficina).

8.
XXXIX Congresso Intercom. Reflexões acerca do conceito e de práticas de Educomunicação. 2016. (Congresso).

9.
VI Encontro Brasileiro de Educomunicação III Educomsul.Educomunicação: revisitando conceitos, fortalecendo práticas. 2015. (Encontro).

10.
III Jornada de Extensão do Mercosul. A aproximação entre Educação e Comunicação na Universidade: uma alternativa para a Construção da Cidadania. 2014. (Congresso).

11.
Lusocom- A construção das Identidades através da comunicação. 2014. (Congresso).

12.
Lusocom- A construção das Identidades através da comunicação. Violência na Escola: implicações para a gestão e a comunicaçao. 2014. (Congresso).

13.
Seminário Internacional Tendências e Dilemas Mundiais das Políticas da Educação: Do local o global..Moderadora da Mesa: Políticas Educacionais e Globalização. 2014. (Seminário).

14.
VIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura: Mídia e Alteridade.Mídia,Alteridade e Preconceito: uma Análise da Cobertura Jornalística Acerca da Unidade de Acolhimento do DF. 2014. (Seminário).

15.
VIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura: Mídia e Alteridade.Educação e Comunicação na Universidade: uma Alternativa para a Construção da Cidadania. 2014. (Seminário).

16.
XI Seminário de Iniciação à Docência.A compreensão dos Conflitos na escola a partir da complexidade. 2014. (Seminário).

17.
I Seminário de Introdução à Educação Superior. 2013. (Seminário).

18.
IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, IV Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã. 2013. (Congresso).

19.
Lugar da Cultura na Formação de Professores. 2013. (Seminário).

20.
XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. O Lugar da Razão na construçâo da Não-violência. 2013. (Congresso).

21.
XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Violência Escolar- Desafios para a Gestão e Comunicação. 2013. (Congresso).

22.
XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Violência e Conflitos na Escola. 2013. (Congresso).

23.
XII Seminário Internacional da Comunicação- Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia.Violência ou conflitos na escola? Um olhar a partir da complexidade. 2013. (Seminário).

24.
Curso de Capacitação de Tutores - DEF_SP pela Escola de Administração Fazendária - ESAF. 2012. (Outra).

25.
I Encontro de Capacitação do Projeto Ser+..Participante do I Encontro de Capacitação do Projeto Ser+ na qualidade de Palestrante.. 2012. (Encontro).

26.
II Encontro de Pesquisa e Extensão sobre Inclusão da UCB.. 2012. (Encontro).

27.
II Jornada de Extensão do Mercosul.Superação do Bullying pela Educomunicação: Oficinas de Produção Audiviosual como Prevenção à Violência nas Escolas.. 2012. (Outra).

28.
I Seminário de Extensão da UCB: "Territórios em Rede na Extensão e Ação Comunitária.". 2012. (Seminário).

29.
I Seminário de Extensão da UCB: Territórios em Rede na Extensão e Ação Comunitária..Projeto SER+. 2012. (Seminário).

30.
XiX Encontro Nacional do ForEXT. 2012. (Encontro).

31.
6º Encontro nacional da pastoral da Universidade- Dimensão Ética e Estética da Ação Pastoral no Meio Universitário.Síntese e relatório. 2009. (Encontro).

32.
XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Gestão escolar e a violência: alterntivas educacionais. 2009. (Congresso).

33.
3º Congresso Nacional Marista de Educação. 2008. (Congresso).

34.
4º Encontro de Pró-reitores e diretores de graduação das IES católicas.Relato da situação da graduação hoje. 2008. (Encontro).

35.
9º Encontro de Pesquisa Em Educação da ANPED- CO.Acompanhamento pedagógico a partir da Categoria do Cuidado. 2008. (Encontro).

36.
IV Simpósio Institucional da Universdade Católica de Brasília.O que as pessoas pensam sobre Cultura de Paz. 2008. (Simpósio).

37.
IV Simpósio Institucional da Universidade Católica de Brasília.O que as pessoas pensam sobre cultura da paz. 2008. (Simpósio).

38.
Quem atende cuida. O que você sabe disso?.Quem atende cuida. O que você sabe disso?. 2008. (Outra).

39.
Simpósio Internacional de educação para a paz.A cultura da paz em diferentes espaços: ações frente às situações de conflito e violência. 2008. (Simpósio).

40.
9º Congresso do SINEPE. 2007. (Congresso).

41.
Congresso de Educação Católica. 2007. (Congresso).

42.
Resolvendo Conflitos sem violência.Resolução de conflitos. 2006. (Outra).

43.
8º congresso da Escola Particular Gaúcha. Congresso da Escola Particular Gaúcha. 2005. (Congresso).

44.
IV Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal. Congresso sobre Dinâmica interpessoal. 2005. (Congresso).

45.
Aconselhamento- Faces do Cuidado. Faces do Cuidado. 2004. (Congresso).

46.
Gerenciamento de Processos.Gerenciamento de processos. 2003. (Seminário).

47.
III congresso Internacioanl de Educação. Educação na América Latina nesses tempos de Império. 2003. (Congresso).

48.
VII Congresso da Escola Particular Gaúcha. Escola: saberes, relações e valores. 2003. (Congresso).

49.
2º Congresso Internacional dos Expoentes. 2002. (Congresso).

50.
Seminário Nacional de Educação e Comunicação.Seminário Nacional de educação e Comunicação. 2002. (Seminário).

51.
VI Seminário Internacioanl de Comunicação: Cultura, poder e tolerância em um mundo complexo. 2002. (Seminário).

52.
III Fórum de Estudos. 2001. (Encontro).

53.
Seminário Internacional: as competências para ensinar no século XXI- A formação de professores e o desafio da avaliação. 2001. (Seminário).

54.
Educar para a solidariedade- Uma perspectiva de futuro. 2000. (Congresso).

55.
Uma Ética para tempos difícies. 2000. (Encontro).

56.
1º Congresso Muiltidisciplinar de Drogodependência. 1998. (Congresso).

57.
Escola e Solidariedade- Praticando a Inclusão. XVI Congresso Nacional de Educação. 1998. (Congresso).

58.
I seminário de educação do Colégio João Paulo I. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cardoso dos Santos, Janete; LUCENA, J. I. A. . Tarde Formativas do PIBID. 2017. (Outro).

2.
Cardoso dos Santos, Janete; MACIEL, L. P. . Workshop: Fichamento e Resenha. 2016. (Outro).

3.
CUNHA, C. ; Cardoso dos Santos, Janete ; ISOF, R. . Formação de Professores e os desafios nos contextos educacionais. 2015. (Outro).

4.
Cardoso dos Santos, Janete. Mostra de Projetos SER+. 2014. (Outro).

5.
Cardoso dos Santos, Janete; ISOF, R. ; FERREIRA, W. ; CUNHA, C. ; SCARDUA, M. . Tendências e Dilemas Mundiais das Políticas de Educação: do local ao global.. 2014. (Congresso).

6.
Foresti, Joadir ; Cardoso dos Santos, Janete ; GOULART JUNIOR, F. S. ; SOUZA, C. A. M. ; GOULART, I. F. ; MADURO, A. C. . Seminário Cultura Midiática e educação: sua imagem está na tela! Oque você tem a ver com isso?. 2014. (Outro).

7.
Cardoso dos Santos, Janete; ALVES, C. . Universidade e Escola: desafios e possibilidades. 2014. (Outro).

8.
Cardoso dos Santos, Janete. Aula Magna da Cidadania. 2013. (Outro).

9.
Cardoso dos Santos, Janete. I Feira de Extensão. 2013. (Exposição).

10.
Cardoso dos Santos, Janete. I Seminário dos Objetivos do Milênio. 2013. (Outro).

11.
Cardoso dos Santos, Janete. II Seminário de extensão da Universidade Católica de Brasília. 2013. (Outro).

12.
Cardoso dos Santos, Janete. Resíduos Sólidos: problemas e soluções. 2011. (Outro).

13.
Cardoso dos Santos, Janete. "A Juventude quer viver: diga não à violência e ao extermínio de jovens". 2010. (Outro).

14.
Cardoso dos Santos, Janete. A formação necessária para um agir transformador. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
STEPHANE LORRANE FERNANDES ALVES. Criatividade e educomunicação: contribuições para a emancipação de estudantes. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, FAPDF. (Orientador).

2.
KATARINA MASCIANO PEREIRA. Como o uso da educomunicação e a cultura midiática podem impactar no processo de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo da criança autista dentro de um contexto de inclusão.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, FAPDF. (Orientador).

3.
JOÃO LUCAS ARAUJO ASSUNÇÃO. Educomunição: um olhar sobre como os padrões comportamentais disciplinares afetam as relações educacionais. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ione Ferrarini Goulart. PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS TICs POR JOVENS DA PEDAGOGIA E SEUS PROFESSORES. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . Coorientador: Janete Cardoso dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Bezerra Alves. A contribuição do site Plenarinho para a formação cidadã de crianças e pré-adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

2.
Violeta Margarida Mota Oliveira. Alfabetização e Letramento: Processos e perfis de alfabetizadoras de sucesso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

3.
Tatiane Soares Martins. Violências e suas implicações no comportamento dos sujeitos e no ambiente escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

4.
Joelma Lopes Soares. A importância da Educação para a cidadania: concepções de graduandos do curso de pedagogia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

Iniciação científica
1.
Stephane Lorrane Fernandes Alves. CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA E A INFLUÊNCIA DO USO DA TECNOLOGIA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

2.
Stephane Lorrane Fernandes Alves. Criatividade e Tecnologias na sala de aula. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

3.
Jean Michel Montin. Educomunicação e Aprendizagem no Contexto de Necessidades Educacionais Especiais.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

4.
João Lucas Assunção. Como a acessibilidade, a cidadania, a cultura midiática e a educomunicação impactam no desenvolvimento cognitivo e social da criança com deficiência visual no contexto de inclusão escolar.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

5.
Katarina Masciano Pereira. A contribuição da educomunicação no processo de desenvolvimento sócio-cognitivo da criança autista em contexto de inclusão. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

6.
Jessica dos Santos Xavier. O conceito de bullying: levantamento inicial para a análise da representação do fenômeno no seriado Todo Mundo Odeia o Chris. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.

7.
Ocicley Fernandes. As possibilidades de uma filosofia da linguagem para o conhecimento em si na na disciplina Introdução à Educação Superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Janete Cardoso dos Santos.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Cardoso dos Santos, Janete2016Cardoso dos Santos, Janete; DIAS, D. B. ; GARCIA, C. M. M. G. . Alternativas para a construção da Cidadania na Universidade: relato de um projeto. REVISTA DIÁLOGOS: PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, v. 1, p. 29-37, 2016.


Livros e capítulos
1.
Antônio Foresti, Joadir (Org.) ; Cardoso dos Santos, Janete (Org.) . Educomunicação - sua imagem está na tela: origem, trajetória e produções da educomunicação na Universidade Católica de Brasília. 01. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018.

2.
Cardoso dos Santos, Janete; MACIEL, L. P. . Contribuições do PIBID para a formação de professores: relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 186p .

1.
Cardoso dos Santos, Janete. Vivência e aprendizagem no processo de produção textual. In: Alex Sander da Silva. (Org.). Tessituras Pedagógicas da Produção discente. 1ªed.Porto Alegre: Manas, 2009, v. , p. 79-86.

2.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Comunicação em Ambiente educacional: as interfaces dos conflitos e das utopias. In: Roberval José marinho; Rodrigo Farhat. (Org.). Processos de Comunicação na Cultura Contemporânea. 1ed.Brasília: , 2011, v. , p. 13-29.

3.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Reflexões Acerca do Conceito e das Práticas Educomunicativas. In: Rosane Rosa; Sátira Machado; Ismar de Oliveira Soares. (Org.). EDUCOMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE: Tecendo Saberes. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, 2016, v. 4, p. 170-184.

4.
Cardoso dos Santos, Janete; LUCENA, J. I. A. . Contribuições do PIBID para a formação de professores na Universidade Católica de Brasília. In: Janete Cardoso dos Santos , Lívila Pereira Maciel. (Org.). Contribuições do PIBID para a formação de professores: relatos de experiências e reflexões sobre a prática docente.. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 01, p. 17-33.

5.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir ; GOULART, I. F. ; GOULART JUNIOR, F. S. . Cultura Midiática e Educação no Ensino Superior. In: Carlos Ângelo Meneses de Sousa. (Org.). Juventudes e Tecnologias: sociabilidades e aprendiezagens. 1ed.Brasília: Liber Livro Editora Limitada, 2015, v. 1, p. 173-191.


Apresentações de Trabalho
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Violência e Educação: alternativas para educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Superação do Bullying pela Educomunicação: Oficinas de Produção Audiviosual como Prevenção à Violência nas Escolas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir . Educomunicação: revisitando conceitos, fortalecendo práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Cardoso dos Santos, Janete; Foresti, Joadir ; GOULART JUNIOR, F. S. ; GOULART, I. F. ; MADURO, A. C. . Cultura midiática e educação no ensino superior: em busca de interfaces para a educomunicação. 2015.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cardoso dos Santos, Janete. Mostra de Projetos SER+. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 20:02:50