Carlos Henrique dos Santos Martins

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ. Desenvolve pesquisa relacionada à construção da memória de jovem em espaços culturais intergeracionais e sua intrínseca relação com a identidade e experiência. Desenvolve pesquisa a respeito da implementação do sistema de cotas no CEFET/UNEd Nova Iguaçu, tendo como foco o recorte racial. Tem como interesse questões relacionadas à Juventude Negra, Racismo, Culturas Juvenis, processos de socialização e espaços de sociabilidade, processos de escolarização. Foi pesquisador do Observatório Jovem do Rio de Janeiro - com sede na Universidade Federal Fluminense. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Henrique dos Santos Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, Carlos H. S.;MARTINS, C. H. S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Unidade de Educação Descentralizada de Nova Iguaçu, Uned Ni.
Estrada de Adrianópolis, 1317
Adrianópolis
Nova Iguacu, RJ - Brasil
Telefone: (21) 37700064
URL da Homepage: http://www.cefet-rj.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: MEMÓRIA DE JOVENS: diálogos intergeracionais na cultura do Charme, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Paulo Cesar Rodrigues Carrano.
Palavras-chave: Identidades Juvenis; Memória de jovem; Intergeracionalidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O Charme: território urbano-popular de elaboração de identidades juvenis,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Paulo Cesar Rodrigues Carrano.
Palavras-chave: cultura popular urbana; juventude negra; movimentos sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.
2000 - 2001
Especialização em Educação Física Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Projeto Político Pedagógico: a realização da utopia.
Orientador: Paulo Antonio Cresciulo de Almeida.
1982 - 1986
Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1976 - 1978
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução à História de Moçambique. (Carga horária: 30h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
2017 - 2017
O Pensamento de Angela Davis. (Carga horária: 20h).
Escola de Formação Livre Periférica do Coletivo Cultural Di Jejê, EFLPCCDJ, Brasil.
2009 - 2009
Formação de tutores on-line/ Gênero e Diversidade. (Carga horária: 24h).
Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos de Medicina Socia, CLAM, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Conselheiros em Direitos Humanos. (Carga horária: 40h).
Secretaria Especial de Direitos Humanos, SEDH, Brasil.
2001 - 2001
capacitação em prevenção à dependência química. (Carga horária: 30h).
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2000 - 2000
orientação sexual e prevenção ao uso de drogas. (Carga horária: 20h).
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Relações Étnico-Raciais, Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Letramento e Práticas Educacionais. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação. Professor do Ensino Médio na UnED Nova Iguaçu/RJ.

Atividades

12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, .

Cargo ou função
Comissão de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

09/2011 - Atual
Ensino, Mestrado em Relações Étnico-Raciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Metodologia Científica e Suas Aplicações Práticas
Introdução à Metodologia da Pesquisa Científica
Relações Raciais, Juventude e Cultura
08/2011 - Atual
Ensino, Mestrado em Relações Étnico-Raciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
Juventude, Relações Raciais e Cultura
12/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, .

Cargo ou função
Comissão de Projetos e Eventos.
9/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação física
09/2011 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, .

Cargo ou função
Comissão de Credenciamento de Docentes e Orientação do PPRER-CEFET-RJ.
01/2011 - 06/2012
Direção e administração, Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Curso de Mestrado em Relações Étnico-Raciais.
05/2011 - 03/2012
Ensino, Letramento(s) e Prática Educacionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa e Práticas Educacionais

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: não, Carga horária: 20
Outras informações
pesquisador do Observatório Jovem do Rio de Janeiro

Atividades

04/2003 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.


Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação, SECTI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
A FAETEC, fundação vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação, foi criada em 1997, em substituição à FAEP (1996) como órgão de assistência às escolas técnicas estaduais do Rio de Janeiro.

Atividades

10/1997 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação física
cultura popular e folclore

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME - RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
professor de ensino fundamental

Atividades

5/1985 - 8/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação física escolar

Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor regente, Carga horária: 20
Outras informações
professor de ensino médio e formação de professores (antigo normal) entre os anos de 1982 e 1997)

Atividades

4/1982 - 10/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação física e desportos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor de ensino médio - técnico, Carga horária: 20

Atividades

8/1995 - 7/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação física


Linhas de pesquisa


1.
Mídia e Repertórios Culturais na Construção de Identidades Étnico-Raciais

Objetivo: A linha reúne reflexões sobre estética, cultura, política e as relações de poder que se constituem através dos meios e mediações sociais. Pretende explorar não só as construções identitárias etnicorraciais, mas também as tensões e reconfigurações advindas do que se produz/produziu a partir do ser negro, seja ele ator, autor ou personagem..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Afro-brasileiros; Discurso; Mídia; Preconceito; Raça.
2.
Jovens e Processos Educativos

Objetivo: Aprofundar a compreensão sobre relações entre os/as jovens e os espaços-tempos educativos e culturais, entre a juventude - categoria geracional - e as distintas trajetórias de socialização. Confere especial atenção às desigualdades e diversidades - sociais, políticas e culturais - relativas a tais processos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
Palavras-chave: cultura juvenil; cultura popular urbana; Educação; Identidades Juvenis; Juventudes; políticas públicas.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O Sistema de Cotas no CEFET-RJ: Trajetórias de jovens cotistas na UnED Nova Iguaçu
Descrição: A pesquisa justifica-se no âmbito da instituição a partir da necessidade de acompanhar a trajetória de jovens cotistas pelo recorte racial durante sua permanência no ensino médio/técnico integrado. Tem como objetivo central oferecer subsídios de aprimoramento dessa política pública governamental na área da educação tecnológica e recentemente implementada no sistema CEFET-RJ. Objetiva identificar os jovens cotistas que ingressaram através de concurso e a realização de perfil socioeconômico desses alunos; acompanhar a entrada e permanência dos cotistas na instituição bem como apontar dificuldades que por ora esses alunos venham a enfrentar; monitorar as trajetórias durante os dois primeiros anos de curso a fim de sugerir propostas de aprimoramento do sistema de cotas na unidade a ser pesquisada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Carlos Henrique dos Santos Martins - Coordenador / Rosilene da Conceição Silva - Integrante / Claudia Cristina Ferreira Ribeiro - Integrante / Samantha Rodrigues de Oliveira - Integrante / Andréa da Silva Aguiar - Integrante / Suzana da Silva Nunes - Integrante.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Boletim Eletrônico do Observatório Jovem do Rio de Janeiro


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações Étnico-Raciais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Menção Honrosa por apresentação de trabalho no I CONEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Guarus.
2010
Patrono da turma de formandos do curso de telecomunicações, Unidade de Educação Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca., CEFET-RJ/UnED Nova Iguaçu.
2007
Paraninfo da turma de formandos do curso de informática, Unidade de Educação Descentralizada do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
2006
Paraninfo da turma de formandos do curso de enfermagem, Unidade de Educação Descentralizada do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
1996
Colaborador da Causa do Excepcional, APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
1996
Homenagem da comunidade acadêmica da E.T.E. Juscelino Kubitchek com a inauguração do Ginásio de Esportes Prof. Carlos Henrique dos Santos Martins, E.T.E. Juscelino Kubitschek - Rede FAETEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - RJ.
1994
Elogio da Sra. Secretária de Educação pela presteza e eficiência na preparação dos Jogos Estudantis da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, C. C. F.2018RIBEIRO, C. C. F. ; MARTINS, Carlos H. S. . Cultura Juvenil e Escola: o funk como ferramenta pedagógica e de identidade da juventude negra carioca. Revista ABPN, v. 10, p. 91-108, 2018.

2.
COUTINHO, D. C. L.2017COUTINHO, D. C. L. ; MARTINS, Carlos H. S. . Diálogos Possíveis Entre a Educação Física Escolar e a Lei 10639/03 na Perspectiva da Corporeidade. ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE), v. 13, p. 26-45, 2017.

3.
OLIVEIRA, S. R.2016OLIVEIRA, S. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . Vamos Brincar de Racismo? Olhares Sobre Jovens Cotistas do CEFET/RJ. Revista ABPN, v. 8, p. 413-425, 2016.

4.
OLIVEIRA, S. R.2015OLIVEIRA, S. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . Acesso de Jovens Negros à Educação Básica do CEFET-RJ.. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 1, p. 7-13, 2015.

5.
MARTINS, Carlos H. S.2014MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . Análise Preliminar dos Aspectos Legais da Entrada de Jovens Estudantes Negros no CEFET/RJ UNED Nova Iguaçu Através do Sistema de Cotas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 06, p. 264-275, 2014.

6.
MARTINS, Carlos H. S.2011MARTINS, Carlos H. S.; CARRANO, Paulo Cesar R. . A Escola Diante das Culturas Juvenis: reconhecer para dialogar. Educação (UFSM), v. 36, p. 43-56, 2011.

7.
MARTINS, Carlos H. S.2011MARTINS, Carlos H. S.. A Black Music como expressão cultural juvenil em distintos tempos e espaços. Cadernos PENESB, v. 11, p. 115-162, 2011.

8.
MARTINS, Carlos H. S.2011MARTINS, Carlos H. S.. Juventude e Memória: lembranças de tempos recentes. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, p. 218/4-227, 2011.

9.
MARTINS, Carlos H. S.2007MARTINS, Carlos H. S.; CARRANO, Paulo Cesar R. . Culturas e expressividades juvenis: uma janela para a escola. Salto para o Futuro, v. único, p. 34-45, 2007.

10.
MARTINS, Carlos H. S.2006MARTINS, Carlos H. S.. Cultura urbana não é folclore. Nós da Escola, Rio de Janeiro, v. ano 3, n.34, p. 25-26, 2006.

11.
MARTINS, Carlos H. S.2005MARTINS, Carlos H. S.. Cultura Popular Urbana e Educação: o que a Escola Tem a Ver com Isso?. Nós da Escola, Rio de Janeiro, v. ano 3, n.30, p. 24-25, 2005.

12.
MARTINS, Carlos H. S.2005MARTINS, Carlos H. S.. Os Bailes de Charme: Espaços de Elaboração de Identidades Juvenis. Ultima Década (Impresa), Valparaíso - Chile, v. 13, n.22, p. 39-62, 2005.

13.
MARTINS, Carlos H. S.2005MARTINS, Carlos H. S.. Os Bailes de Charme: Espaços de Elaboração de Identidades Juvenis. Última Década, Valparaíso - Chile, v. 13, n.22, p. 39-62, 2005.

14.
MARTINS, Carlos H. S.2004MARTINS, Carlos H. S.. Identidade e Juventude. Outros, http://www.multirio.rj.gov.br/, 2004.

15.
MARTINS, Carlos H. S.2003MARTINS, Carlos H. S.; CARRANO, Paulo Cesar R. . Busca de Si: expressividades e identidades juvenis. Observatório Jovem, v. 1, p. 1, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Memória de jovens: diálogos intergeracionais na cultura do Charme. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Ar Editora, 2015. v. 01. 208p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Memória de Jovem: um conceito em construção ... In: Paulo Cesar Rodrigues Carrano;Osmar Fávero. (Org.). Narrativas Juvenis: Olhares de pesquisas em educação, mídia e ciências sociais. 1ªed.Niterói: Editora da UFF, 2014, v. 1, p. 211-230.

2.
MARTINS, Carlos H. S.; LANES, Patricia . Lazer e Tempo Livre dos(as) Jovens Brasileiros(as): escolaridade e gênero em perspectiva. In: ABRAMOVAY, M. (Org.) ; ANDRADE, E. R. (Org.) ; ESTEVES, L. C. G. (Org.). (Org.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. 1ªed.Brasilia: Edições MEC-UNESCO, 2007, v. 27, p. 117-146.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Os Bailes de Charme: Espaços de Elaboração de Identidades Juvenis. Ediciones CIDPA, Valparaíso - Chile, , v. 13, p. 39 - 62, 31 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, C. C. F. ; MARTINS, Carlos H. S. . A Presença do Funk Como Ferramenta Pedagógica de Expressão da Juventude Negra Carioca. In: VI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, João Pessoa. Anais do VI CONINTER. João Pessoa, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
SILVA, R. C. ; MARTINS, Carlos H. S. . A Lei nº10639/03: novos rumos para as relações raciais no Brasil. In: III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, Salvador. ANINTER 3. Salvador, 2014. v. 17. p. 1-13.

3.
MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . O Sistema de Cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros(as) cotistas na UnED Nova Iguaçu. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), 2014, Belém. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico-Raciais. Belém: Data Memory-LMR Alencar ltda, 2014. v. 1. p. 1-13.

4.
MARTINS, Carlos H. S.. Memória de Jovem: apontamentos para a construção de um conceito. In: XXIX Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia, 2013, Santiago do Chile. Crisis y Emergencias Sociales en América Latina. Santiago: FACSO, 2013. v. 1. p. 1-13.

5.
MOUTINHO, R. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . Música e Raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. In: I Seminário Internacional Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, 2013, Nova Iguaçu. I Seminário Internacional Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares: racismo, política, educação. Nova Iguaçu: Tem design, 2013. v. único. p. 1-10.

6.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude e Memória: lembranças de tempos recentes. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba-PR, de 26 a 29 de julho de 2011, 2011. v. 1. p. 1-22.

7.
MARTINS, Carlos H. S.. A Cultura da Black Music como expressão de uma geração juvenil. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII Congresso da ALAS: Fronteiras abertas da América Latina., 2011. v. 1. p. 01-19.

8.
MARTINS, Carlos H. S.. Família e Intergeracionalidade: lugares de encontros entre jovens e adultos. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, 2010, Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, 2010. v. 1. p. 1-15.

9.
MARTINS, Carlos H. S.. Encontros Intergeracionais e Construção de Memória em Lugares de Cultura Urbana. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória da UNICAMP - Memória e Patrimônio, 2009, Campinas. Memória e Patrimônio. Campinas: Centro de memória - UNICAMP, 2009. v. 1. p. 1-13.

10.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude, Memórias e Cultura: articulações para o encontro entre distintas gerações. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Sociologia: consensos e controvérsias. Rio de Janeiro: SBS, 2009. v. 1. p. 1-21.

11.
MARTINS, Carlos H. S.; A Memória: lugar de partilhamentos, conflitos e diálogos intergeracionais. In: IX Encontro Nacional de História Oral: testemunhos e conhecimento, 2008, São Leopoldo. IX Encontro Nacional de História Oral: testemunhos e conhecimento. São Leopoldo-RS: Oykos, 2008. v. 1. p. 1-10.

12.
MARTINS, Carlos H. S.; LANES, Patricia . Ocupação do Tempo Livre dos(as) Jovens Estudantes Brasileiros(as) Quando Estão em Casa. In: XII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2008, Niterói. A Educação Física e Seus Desafios Conceituais: sociais e pedagógicos. Niterói: EDUFF, 2008. v. 1. p. 01-08.

13.
MARTINS, Carlos H. S.. Relações Intergeracionais e Espaços Familiares: distintos tempos de memória que se encontram em lugares de cultura popular urbana. In: 5º Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad", 2008, Montevideo. Caminos Para un Desarrollo Desde los Pueblos y sus Culturas. Montevideo: Imprenta Boscana, 2008. v. 1. p. 1-4.

14.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude, experiência e memória. In: I Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2007, Niterói. I Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IBAP-RJ, 2007. v. único. p. 01-13.

15.
MARTINS, Carlos H. S.; LANES, Patricia . Cultura, lazer e tempo livre de jovens brasileiras(os) na perspectiva de gênero e escolaridade. In: XXVI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología, 2007, Guadalajara. Latinoamérica en y desde el mundo Sociología y ciencias sociales ante el cambio de época: legitimidades en debate. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2007.

16.
MARTINS, Carlos H. S.. A Presença negra na elaboração da cultura do baile de Charme. In: II Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão - Práticas educativas num contexto intercultural, 2006, Campo Grande. II Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão - Práticas educativas num contexto intercultural. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco II, 2006.

17.
MARTINS, Carlos H. S.. Os bailes de Charme: espaços de elaboração de identidades juvenis. In: 28ª Reunião da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu-MG. 28ª ANPED - 40 Anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil. Petropólis: Vozes, 2005. v. único.

18.
MARTINS, Carlos H. S.. Cultura Popular Urbana e Educação: o que a escola tem a ver com isso?. In: Salto Para o Futuro, 2005, Rio de Janeiro. Linguagens Artísticas da Cultura Popular. Rio de Janeiro: Núcleo de Produção Gráfica de Midia Impressa - TV Escola - MEC - SEED, 2005. v. 01. p. 54-61.

19.
MARTINS, Carlos H. S.. Identidades Juvenis e sua Elaboração nos Espaços dos Bailes de Charme. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur, 2005, Montevideo. VI Reunión de Antropología del Mercosur: Identidad, Fragmentación y Diversidad. Montevideo: Tradinco- industria gráfica del libro, 2005. v. único.

20.
MARTINS, Carlos H. S.; BRENNER, A. K. . A Região Metropolitana do Rio de janeiro: perfis municipais para projeto nacional de pesquisa de políticas de juventude e educação de jovens e adultos. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Política, Conhecimento e Cidadania. Rio de Janeiro: ANPEd, 2004.

21.
MARTINS, Carlos H. S.. Esporte da Escola: por uma inclusão da educação física na escola. In: I Encontro de Inclusão na Educação Física escolar, 2004, Belford Roxo. A Educação Física Escolar Numa Perspectiva de Inclusão Social. Belford Roxo, 2004.

22.
MARTINS, Carlos H. S.. Os Bailes de Charme Como Espaços de Lazer e Sociabilidades na Cidade do Rio de Janeiro. In: V Seminário lazer em Debate, 2004, Rio de Janeiro. V Seminário lazer em Debate - O lazer e a animação cultural, 2004.

23.
MARTINS, Carlos H. S.. Políticas Públicas de Esportes para a Juventude na Baixada Fluminense. In: 27ª reunião da ANPEd, 2004, Caxambu - MG. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004.

24.
MARTINS, Carlos H. S.. É Possível Sair Do/Pelo Esporte de Rendimento Para o Esporte da Escola? Experiências Pedagógicas em Educação Física Escolar. In: VII encontro fluminense de educação física escolar, 2003, niteroi. VII encontro fluminense de educação física escolar. niteroi: EDUFF, 2003. v. único. p. 285-293.

25.
MARTINS, Carlos H. S.; MEDEIROS, R. . Por Quê o Idoso Não Pratica Atividade Física?. In: VI Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2002, Niterói. VI Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Niterói: EDUFF, 2002. v. único. p. 161-165.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude Negra na Pós-Graduação: a experiência do PPRER do CEFET-RJ. In: VII Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira, 2017, Fortaleza. Anais do Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017. v. único. p. 644-644.

2.
OLIVEIRA, S. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . A LEI 12.711/12: contribuições para o acesso de jovens negros à educação básica do CEFET/RJ.. In: VI JUBRA, 2015, Rio de Janeiro. OS JOVENS E SEUS OUTROS. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2015. v. 1. p. 501-501.

3.
MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . A Lei nº 12711/12 e Sua implementação na UNEd Nova Iguaçu do CEFET-RJ: questões para debate. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, 2014, Campos dos Goytacazes. I CONEPE: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014. v. 1. p. 1-1.

4.
MARTINS, Carlos H. S.. Relações Intergeracionais e Espaços Familiares: distintos tempos de memória articulados na experiência em comum e no projeto juvenil. In: III Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira, 2008, Goiânia. Juventudes no Mundo Contemporâneo: desafios e perspectivas. Goiânia: Editora da UCG, 2008. v. 1. p. 157-158.

5.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude, experiência e memória. In: I Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2007, Niterói. I Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: H. P. Comunicação, 2007. v. 1. p. 87-88.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Carlos H. S.; OLIVEIRA, T. . A Implantação de Cotas Para Negros na Pós-Graduação: a experiência pioneira do Programa de Pós-Graduação Em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ. In: X Congresso de Pesquisadores Negros - COPENE, 2018, Uberlândia. X Congresso dos(as) Pesquisadores(as) Negros(as). Franca: Ribeirão Gráfica e Editora, 2018. v. único. p. 198-198.

2.
SILVA, R. C. ; MARTINS, Carlos H. S. . A Lei nº10639/03: novos rumos para as relações raciais no Brasil. In: III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, Salvador. ANINTER 3. Salvador, 2015. v. 17. p. 1-1.

3.
MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . O Sistema de Cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros(as) cotistas na UnED Nova Iguaçu. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), 2014, Belém. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico-Raciais. Belém, 2014. v. 1. p. 154-154.

4.
MARTINS, Carlos H. S.. Memória de Jovem: apontamentos para a construção de um conceito. In: XXIX Congresso da Associação Latinoamericana de Sociologia, 2013, Santiago. Crisis y Emergencias Sociales en Américaa Latina. Santiago: FACSO, 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
MOUTINHO, R. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . Música e Raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. In: I Seminário Internacional Educação, Contextos Contemporânceos e Demandas Populares, 2013, Nova Iguaçu. I Seminário Internacional Educação, Contextos Contemporânceos e Demandas Populares: racismo, política, educação. Nova Iguaçu: Tem Design, 2013. v. 1. p. 1-1.

6.
MARTINS, Carlos H. S.; BORGES, Roberto C. S., . Mestrado em Relações Etnicorraciais: a experiência da multidisciplinariedade no espaço da tecnologia do CEFET-RJ. In: II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Florianópolis. II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: democratização, emancipação e sustentabilidade. Florianópolis, 2012. v. 1. p. 1-1.

7.
MARTINS, Carlos H. S.. Família e Intergeracionalidade: lugares de encontros entre jovens e adultos. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, 2010, Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, 2010. v. 1. p. 1-1.

8.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventudes, Memórias e cultura: articulações intergeracionais. In: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2009, Braga. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Braga, 2009. v. 1. p. 6-6.

9.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude, Memórias e Cultura: articulações para o encontro entre distintas gerações. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de janeiro. Sociologia: consensos e controvérsias. Rio de Janeiro: SBS, 2009. v. 1. p. 191-191.

10.
MARTINS, Carlos H. S.. Encontros Intergeracionais e Construção de Memória em Lugares de Cultura Urbana. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória da UNICAMP - Memória e Patrimônio, 2009, Campinas. Memória e Patrimônio. Campinas: Centro de memória - UNICAMP, 2009. v. 1. p. 74-74.

11.
MARTINS, Carlos H. S.; A memória: lugar de partilhamentos, conflitos e diálogos intergeracionais. In: IX Encontro Nacional de História Oral: testemunhos e conhecimento, 2008, São Leopoldo. IX Encontro Nacional de História Oral: testemunhos e conhecimento. São Leopoldo-RS: OIKOS Editora, 2008. v. único. p. 47-48.

12.
MARTINS, Carlos H. S.. A presença negra na elaboração da cultura do baile de Charme. In: II Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão - Práticas educativas num contexto intercultural, 2006, Campo Grande. II Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão - Práticas educativas num contexto intercultural. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco II, 2006. v. 1. p. 32-33.

13.
MARTINS, Carlos H. S.. Os Jovens e os bailes de Charme: espaço de lazer, identidade e sociablidade. In: XXV Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia, 2005, Porto Alegre. Desarrollo, crisis y democracia en América Latina: participación, movimientos sociales y teoria sociológica. Porto Alegre: ALAS, 2005. v. único. p. 335-335.

14.
MARTINS, Carlos H. S.. Os bailes de Charme: espaços de elaboração de identidades uvenis. In: 28ª Reunião da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu-MG. 28ª ANPEd - 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Petropólis: Vozes, 2005. v. único. p. 170-170.

15.
MARTINS, Carlos H. S.. Os Bailes de Charme: Espaços de Elaboração de Identidades Juvenis. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur, 2005, Montevideo. VI Reunión de Antropología del Mercosur: Identidad, Fragmentación y Diversidad. Montevideo: Tradinco-industria grafica del libro, 2005. v. único. p. 80-80.

16.
MARTINS, Carlos H. S.. Políticas Públicas de Esportes para a Juventude na Baixada Fluminense: uma Discussão Introdutória. In: 27ª reunião da ANPEd, 2004, Caxambu-MG. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade?. Petropólis-RJ: Vozes, 2004. v. único. p. 130-130.

17.
MARTINS, Carlos H. S.. A Cultura Popular Como Possibilidade de Inclusão e Permanência na Educação Física Escolar. In: 1º simpósio de educação física - UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. 1º Simpósio de Educação Física - Educação Física e Esporte: novas tendências. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2003. v. único. p. 47-48.

18.
MARTINS, Carlos H. S.. O Charme Como Objeto de Pesquisa no Espaço de Construção de Identidades Juvenis. In: III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação: Saber, políticas e perspectivas, 2003, Niterói. III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação: Saber, políticas e perspectivas. Niterói: Edil - artes gráficas, 2003. v. único. p. 66-66.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, Carlos H. S.. 15 Anos da Lei 10639/03 - Reflexões, Memórias e Experiências de Enfrentamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARTINS, Carlos H. S.; OLIVEIRA, T. . A Implantação de Cotas Para Negros na Pós-Graduação: a experiência pioneira do Programa de Pós-Graduação Em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, S. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . Aqui Também É o Meu Lugar: um estudo sobre a política de cotas e trajetória de jovens negros no CEFET-RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude Negra na Pós-Graduação do PPRER do CEFET/RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, S. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . Ser Cotista Negro: as experiências dos jovens no CEFET/RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, C. C. F. ; MARTINS, Carlos H. S. . A Presença do Funk como ferramenta pedagógica de expressão de identidade da juventude negra carioca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, Carlos H. S.. A Implementação do Sistema de Cotas na UnED Nova Iguaçu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude e Contemporaneidade: Escolarização, EJA e Tempos Juvenis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, S. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . A LEI 12.711/12: contribuições para o acesso de jovens negros à educação básica do CEFET/RJ.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MARTINS, Carlos H. S.. Aspectos das Relações Raciais e do Envelhecimento em 'Conduzindo Miss Daisy'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MARTINS, Carlos H. S.. Relações Étnico-Raciais em 'Quanto Vale ou é Por Quilo'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, R. C. ; MARTINS, Carlos H. S. . Lei 10.639/2003: Novos Rumos Para as Relações Raciais no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . As Cotas em Discussão - A Lei 12.711 e Sua Implementação no Sistema CEFET: o Caso da UnED Nova Iguaçu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . A Lei nº 12711/12 e Sua implementação na UNEd Nova Iguaçu do CEFET-RJ: questões para debate. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . O Sistema de Cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros cotistas na UnED Nova Iguaçu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MARTINS, Carlos H. S.. Condição Juvenil: Cultura, Educação e Trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MARTINS, Carlos H. S.. Memória de Jovem: apontamentos para a elaboração de um conceito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MOUTINHO, R. R. ; MARTINS, Carlos H. S. . Música e Raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MARTINS, Carlos H. S.; BORGES, Roberto C. S., . Mestrado em Relações Etnicorraciais: a experiência da multidisciplinariedade no espaço da tecnologia do CEFET-RJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MARTINS, Carlos H. S.. Diversidades e Singularidades do Corpo 'da' e 'na' Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
MARTINS, Carlos H. S.. Memória de Jovem e Cultura da Black Music: lugares de encontros intergeracionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude e Memória: lembranças de tempos recentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MARTINS, Carlos H. S.. A Cultura da Black Music como expressão de uma geração juvenil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MARTINS, Carlos H. S.. Família e Intergeracionalidade: lugares de encontros entre jovens e adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude, memórias e cultura: articulações para o encontro entre distintas gerações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MARTINS, Carlos H. S.. Encontros Intergeracionais e Construção de Memória em Lugares de Cultura Urbana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
MARTINS, Carlos H. S.; A Memória: lugar de partilhamentos, conflitos e diálogos intergeracionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MARTINS, Carlos H. S.. Relações Intergeracionais e Espaços Familiares: distintos tempos de memória articulados na experiência em comum e no projeto juvenil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MARTINS, Carlos H. S.. A Memória: Lugar de Partilhamentos, Negociações e Diálogos Intergeracionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
MARTINS, Carlos H. S.; LANES, Patricia . Ocupação do Tempo Livre dos(as) Jovens Estudantes Brasileiros(as) Quando Estão em Casa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MARTINS, Carlos H. S.. A Memória: Lugar de Diálogos, Negociações e Partilhamentos Intergeracionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MARTINS, Carlos H. S.. I Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MARTINS, Carlos H. S.; LANES, Patricia . Cultura, Lazer e tempo livre de jovens brasileiras(os) na perspectiva de gênero e escolaridade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MARTINS, Carlos H. S.; LANES, Patricia . Lazer e tempo livre dos(as) jovens brasileiros(as) nas perspectivas de escolaridade e gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
MARTINS, Carlos H. S.; Juventude, Experiência e Memória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MARTINS, Carlos H. S.; A Presença Negra na Elaboração da Cultura do Baile de Charme. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
MARTINS, Carlos H. S.; Os Bailes de Charme: espaços de elaboração de identidades juvenis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MARTINS, Carlos H. S.. O Charme como Expressão da Cultura Popular Urbana do Rio de Janeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
MARTINS, Carlos H. S.; MELO, Marcelo de Paula . Políticas Públicas para a Juventude na Baixada Fluminense. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
MARTINS, Carlos H. S.. A Cultura Popular como Possibilidade de Inclusão e Permanência na Educação Física Escolar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARTINS, Carlos H. S.; CUNHA, A. . Retratos do Brasil 2007. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Educação - UFSM. 2018.

2.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista da ABPN. 2018.

3.
MARTINS, Carlos H. S.. IV Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia. 2018.

4.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Acervo - Revista Científica do Arquivo Nacional do Brasil. 2017.

5.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN. 2017.

6.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2017.

7.
MARTINS, Carlos H. S.. Educação em Revista. 2016.

8.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Reflexão & Ação. 2016.

9.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Brasileira de Educação. 2016.

10.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Reflexão & Ação. 2014.

11.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Educação - UFSM. 2013.

12.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Reflexão & Ação. 2013.

13.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Brasileira de Educação. 2013.

14.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Educação - UFSM. 2013.

15.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Reflexão & Ação. 2012.

16.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Reflexão & Ação. 2010.

17.
MARTINS, Carlos H. S.. Revista Brasileira de Educação. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Geração Canguru. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventude , Equipamentos de Cultura e Lazer e Políticas Públicas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MARTINS, Carlos H. S.; Salto para o Futuro. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).

4.
MARTINS, Carlos H. S.; CARRANO, Paulo Cesar R. ; CORDEIRO, M. . Salto para o Futuro. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
MARTINS, Carlos H. S.; GABRIEL, Eleonora . Salto para o Futuro. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Material Para a Aplicação da Lei nº 10639/03. 2016; Tema: Lei nº 10639/03; Educação Para As Relações Étnico-Raciais; Racismo; Preconceito. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, Carlos H. S.. IV Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia. 2018. (Avaliador).

2.
MARTINS, Carlos H. S.; Cultura popular e educação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Condição Juvenil: Cultura, Educação e Trabalho. 2013 (Palestra).

2.
MARTINS, Carlos H. S.; CARRANO, Paulo Cesar R. ; CORDEIRO, M. . Culturas e expressividades juvenis: uma janela para a escola. 2007.

3.
MARTINS, Carlos H. S.. Cultura Popular Urbana: o que a escola tem a ver com isso?. 2005.

4.
MARTINS, Carlos H. S.; MITCHELL JÚNIOR, Luis Alexandre . Caminho de uma Breve Trajetória. 2005 (Capa de CD).

Demais trabalhos
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Memória de Jovem e Cultura da Black Music: lugares de encontros intergeracionais.. 2011 (palestra) .

2.
MARTINS, Carlos H. S.. O Papel Social da Pós-Graduação Lato Sensu Voltada aos Professores de Educação Física. 2011 (palestra) .

3.
MARTINS, Carlos H. S.. Ser jovem em territórios de memória da black music. 2011 (palestra) .

4.
MARTINS, Carlos H. S.. O Desafio de refletir sobre a educação física escolar como uma das dimensões da educação. 2009 (palestra) .

5.
MARTINS, Carlos H. S.. Juventudes, subjetividades e cultura de participação. 2009 (palestra) .

6.
MARTINS, Carlos H. S.. Os Bailes de Charme como espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro. 2008 (texto) .

7.
MARTINS, Carlos H. S.. Cultura Juvenil e a Sala de Aula. 2006 (palestra) .

8.
MARTINS, Carlos H. S.; GABRIEL, Eleonora . culturas populares urbanas juvenis e espaços de lazer. 2006 (palestra) .

9.
MARTINS, Carlos H. S.. Cultura Popular Urbana e Educação: o que a Escola Tem a Ver com Isso?. 2005 (texto) .

10.
MARTINS, Carlos H. S.. O Charme como Expressão da Cultura Popular Urbana do Rio de Janeiro. 2004 (palestra) .

11.
MARTINS, Carlos H. S.; MELO, Marcelo de Paula . Cultura popular - esporte e educação. 2003 (palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, T.; SANTOS, Sônia B.; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Samanta dos Santos Alves. Letramento Racial Crítico e Práticas Educacionais no Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro: a formação continuada de professore da sala de leitura e suas narrativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
FACINA, A.; OLIVEIRA, T.; SOUZA, M. L.; FERNANDES, Renato L.; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Rodrigo Neres da Silva Mamede. Negro no Campo, Branco no Comando: técnicos negros de futebol e questões raciais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
MARTINS, Carlos H. S.; SANTOS, E. J.; SACRAMENTO, M. P.. Participação em banca de Humberto Manoel de Santana Junior. O Lúdico dá o Prazer: família negra, os valores civilizatórios e a festa como aprendizado. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
MARTINS, Carlos H. S.; SOUZA, M. L.; VALENTIM, D. F.; BORGES, Roberto C. S.,; SACRAMENTO, M. P.. Participação em banca de Samantha Rodrigues de Oliveira. Um Estudo Sobre a Política de Cotas e a Trajetória Escolar de Jovens Negros do CEFET-RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
MARTINS, Carlos H. S.; FERREIRA, M. D. P.; SILVA JUNIOR, A. F.. Participação em banca de Andréa da Silva Aguiar. Entre a Cor e a Raça: aspectos da construção identitária de jovens negros no bairro de Madureira. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
SILVA JUNIOR, A. F.; MARTINS, Carlos H. S.; BIAR, L.. Participação em banca de Geovani Barbosa de Lima. Questões Raciais no Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro: uma análise sobre o negro na demanda educacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
MARTINS, C. H. S.; FACINA, A.; BORGES, Roberto C. S.,. Participação em banca de Claudia Cristina Ferreira Ribeiro. Som de Preto e Favelado: o funk e a constituição de identidades juvenis no contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
SENRA, A.; ANDRADE, F. A.; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Michele Botelho Silveira Lima. Jovens Negros do Colégio Pedro II: o protagonismo na construção de um coletivo de resistência. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
MÜLLER, Tânia, M. P.,; OLIVEIRA, L. F.; ALMEIDA, F. S.; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Paulo Antonio Barbosa Ferreira. Ensino de História e Relações Raciais: os eixos de colonialidade em um sistema apostilado de história para ensino médio a partir de uma análise discursiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

10.
KAUSS, V. L. T.; MARTINS, Carlos H. S.; ROCHA, J. G.; TEIXEIRA, V. R.. Participação em banca de Patricia Ferreira Coelho. Uma Leitura da Mulher no Século XX à Luz das Obras Gabriela Cravo e Canela, Tieta da Agreste e Tereza Batista Cansada de Guerra de Jorge Amado. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

11.
MARTINS, Carlos H. S.; REZENDE, M. A.; SENRA, A.. Participação em banca de Rosilene da Conceição Silva. Ser Jovem Negro no Ensino Médio: significados da implementação da Lei nº 10.639/03 para a construção e (re)afirmação da identidade negra no espaço escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

12.
ROCHA, M. B.; MARTINS, Carlos H. S.; CHRISPINO, A.. Participação em banca de Cristiane Mendes Thomaz. Apaguem as Luzes, o Filme Já Vai Começar: o uso de filmes como ferramenta para construção de uma visão crítica sobre gênero e sexualidade no ensino de ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

13.
MARTINS, Carlos H. S.; CARVALHO, R. M.; LUDORF, S. M. A.; SANTOS, R. A.. Participação em banca de Dora Cyrino Leal Coutinho. A Implementação da Lei nº 10.639/03 nas Aulas de Educação Física Escolar no Município do Rio de Janeiro: Perspectivas e Possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

14.
MÜLLER, Tânia, M. P.,; PASSOS, M.; BORGES, Roberto C. S.,; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Fernando Santos de Jesus. O Negro no Livro Paradidático. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

15.
MARTINS, Carlos H. S.; MELO, V.; SENRA, A.; MÜLLER, Tânia, M. P.,. Participação em banca de Bruno Rodolfo Martins. Relações Étnico-raciais e Diversidade Cultural: caminhos em direção a uma outra educação física escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Teses de doutorado
1.
ROCHA, J. G.; FORTUNA, D. R.; LIMA, J. C. P.; MARTINS, Carlos H. S.; OLIVEIRA, O. F.. Participação em banca de Cristina da Conceição Silva. As Ruas e Lugares de Madureira e Oswaldo Cruz: espaços de afirmação das culturas negras suburbanas. 2018. Tese (Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

2.
Bastos, L. C.; GARCEZ, P. M.; GOMES, E. C.; MOITA LOPES, L. P.; OLIVEIRA, M. C. L.; MARTINS, Carlos H. S.; MILLER, I. K.. Participação em banca de Talita de Oliveira. Educação e Ascensão Social: performances narrativas de alunos da rede pública federal na Baixada Fluminense,. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
SIMÕES, Darcilia M. P.,; NIEMEYER, Lucy C. R.,; VALENTE, André C.,; BORGES, Roberto C. S.,; MÜLLER, Tânia, M. P.,; DUTRA, Vania L. R.,; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Kátia Regina Rebello da Costa. O Ser Negro à Vista: construção verbo-visual do negro na propaganda impressa. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ROCHA, J. G.; FORTUNA, D. R.; LIMA, J. C. P.; MARTINS, Carlos H. S.; OLIVEIRA, O. F.. Participação em banca de Cristina da Conceição Silva. As Ruas do Rio de Janeiro: espaços celebrantes de culturas étnicas no subúrbio de Madureira e Osvaldo Cruz. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, Carlos H. S.; MÜLLER, Tânia, M. P.,; SANTOS, Renato N.. Participação em banca de Heloise da Costa Silva. Elaboração da Identidades Negras Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o projeto Entrelivros, em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MARTINS, Carlos H. S.; FERREIRA, M. D. P.; SACRAMENTO, M. P.; OLIVEIRA, S. S. R.. Participação em banca de Diego Santos Francisco. Ser Jovem Negro (a) no Rio de Janeiro na Perspectiva de Jovens Moradores/as do Morro do Borel. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
MARTINS, Carlos H. S.; SILVA, L. M.; FERREIRA, M. D. P.. Participação em banca de Lucila Clemente da Silva. Juventude Negra em Cena: experiências de racismo no processo de elaboração de identidades. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
MARTINS, Carlos H. S.; SACRAMENTO, M. P.; OLIVEIRA, T.. Participação em banca de Evelyn Mello da Silva. O Jongo e as Trajetórias de Jovens Negros/as no Morro da Serrinha. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
MARTINS, Carlos H. S.; SANTOS, Maria de Fátima L.; SANTOS, Abrahao O.. Participação em banca de Evelyn Dias Siqueira Malafaia. Efeitos do Racismo na Produção de Subjetividades e na Elaboração de Identidades Negras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
MARTINS, Carlos H. S.; BIAR, L.; SACRAMENTO, M. P.; SANTOS, Maria de Fátima L.. Participação em banca de Aline Pereira da Costa. Entre o Drama da Cadeia e Favela: trajetória sócio-racial de jovens negros em conflito com a lei no Distrito Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
OLIVEIRA, T.; MARTINS, Carlos H. S.; SACRAMENTO, M. P.. Participação em banca de Ângelo Marcio da Silva. O Jongo de Mambucaba em Angra dos Reis, RJ: patrimônio familiar e cultural brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

8.
OLIVEIRA, T.; MARTINS, Carlos H. S.; SANTOS, Sônia B.. Participação em banca de Samantha dos Santos Alves. Relações Étnico-Raciais e Práticas Educativas no Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro: a formação continuada de professores da sala de leitura e suas narrativas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
MARTINS, Carlos H. S.; SACRAMENTO, M. P.; SANTOS, E. J.. Participação em banca de Humberto Manoesl de Santana Júnior. De Avó Para Neta: a caminhada de uma jovem negra entre identidades, gerações e re-existências. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

10.
MARTINS, Carlos H. S.; SILVA JUNIOR, A. F.; FERREIRA, M. D. P.. Participação em banca de Andréa da Silva Aguiar. Entre a Cor e a Raça: aspectos da construção identitária de jovens negros no bairro de Madureira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

11.
MARTINS, Carlos H. S.; SILVA JUNIOR, A. F.; FACINA, A.. Participação em banca de Claudia Cristina Ferreira Ribeiro. Som de Preto e Favelado: o Funk, a lei 10639/03 e a construção de identidades juvenis no contexto escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

12.
MARTINS, Carlos H. S.; SOUZA, M. L.; VALENTIM, D. F.. Participação em banca de Samantha Rodrigues de Oliveira. Trajetórias Escolares dos Alunos Negros Cotistas do CEFET/RJ. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

13.
ROCHA, J. G.; KAUSS, V. L. T.; MARTINS, Carlos H. S.; TEIXEIRA, V. R.. Participação em banca de Patricia Ferreira Coelho. As Amadianas mestiças Gabriela, cravo e canela e Tieta do agreste: mulheres fortes, aguerridas e donas de seus corpos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

14.
MARTINS, Carlos H. S.; ROCHA, J. G.; SACRAMENTO, M. P.; SENRA, A.. Participação em banca de Fabio Justino do Nascimento. Pretos Velhos e Juventude: curas, magias e saberes de experiências feitos nas trocas intergeracionais nos espaços de conflito e consenso da umbanda. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

15.
MARTINS, Carlos H. S.; REZENDE, M. A.; SENRA, A.. Participação em banca de Rosilene da Conceição Silva. Ser Jovem Negro no Ensino Médio: siginificados da implementação da Lei 10.639/03 para a construção e (re) afirmação da identidade no espaço escolar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

16.
MARTINS, Carlos H. S.; CARVALHO, R. M.; SEGATTI, S.; SANTOS, R. A.. Participação em banca de Dora Cyrino Leal Coutinho. A Implementação da Lei nº 10.639/03 nas aulas de educação física escolar no município do Rio de Janeiro: desafios e possibilidades. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

17.
MARTINS, Carlos H. S.; MELO, V.; SENRA, A.. Participação em banca de Bruno Rodolfo Martins. Relações Étnico-raciais e Diversidade Cultural: caminhos em direção a uma outra educação física escolar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

18.
MARTINS, Carlos H. S.; REZENDE, M. A.; SOUZA, M. L.. Participação em banca de Venina dos Santos. A Lei nº 10.639/03 em Nova Friburgo: contribuições para a (in)visibilidade da juventude negra na Suiça brasileira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BIAR, L.; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Paula Regina Araújo de Azevedo Silva. Identidade Negra e Educação: entre conquistas e desafios da Lei 10.639/03. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Etnicorraciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MARTINS, Carlos H. S.; COSTA, K. R. R.. Participação em banca de Dionice Nascimento Oliveira. Prática Docente e a Percepção da Lei 10639/2003. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Etnicorraciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
MARTINS, Carlos H. S.; ALVES, T.. Participação em banca de Cristiane Chaves de Souza Pessanha. Livros de Literatura Infantil: analisando as possibilidades de contribuição à lei 10.639/2003. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Etnicorraciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
MARTINS, Carlos H. S.; RABELO, N.. Participação em banca de Rosilene da Conceição Silva. O Movimento Negro e as Lutas Para a (Re) Afirmação da Identidade Negra no Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Etnicorraciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
MARTINS, Carlos H. S.; OLIVEIRA, T.. Participação em banca de Patricia Gama Dias Correia. Propostas e Práticas Docentes de Letramento Sobre o Preconceito na Escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letramento(s) e Práticas Educacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
MARTINS, Carlos H. S.; OLIVEIRA, T.. Participação em banca de Rafaela dos Santos Alves. Os Professores e a Temática Indígena: traçando caminhos para o trabalho pedagógico a partir da lei nº 11.645/08. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Letramento(s) e Práticas Educaci) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
OLIVEIRA, T.; MARTINS, Carlos H. S.. Participação em banca de Sônia Maria Valença Aguiar. Orientação Educacional: possíveis avanços no espaço escolar contemporâneo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letramento(s) e Práticas Educacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, T.; MARTINS, Carlos H. S.; SOUZA, M. L.. Participação em banca de Gabriel de Jesus Rodriguez.Representações Carnavalescas: como nos vemos, somos vistos e nos apresentamos aos turistas no maior espetáculo da Terra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
OLIVEIRA, T.; MARTINS, Carlos H. S.; SILVA JUNIOR, A. F.. Participação em banca de Cássia de Léo Ferreira e Cláudia Teixeira Lemos.Turismo Cinematográfico e a Influência nos Destinos Turísiticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ALVES JUNIOR, E. D.; COPOLILLO, M. L. Q.; MAROUN, K.; MARTINS, Carlos H. S.; QUELHAS, A. A.. Concurso Público para o Magistério Superior do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense - Edital nº 171/2015. 2015. Universidade Federal Fluminense.

Concurso público
1.
MARTINS, Carlos H. S.; BARRETO, R.; BORGES, Roberto C. S.,; OLIVEIRA, S. S. R.; SOUZA, M. L.; RENOU, M.. Banca Examinadora do Processo de Seleção de Discente ao Mestrado em Relações Étnico-Raciais (edital 2018.2). 2018. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
BORGES, Roberto C. S.,; ALMEIDA, F. S.; GIORGI, M. C.; MARTINS, Carlos H. S.; OLIVEIRA, T.; SILVA, L. M.; SOUZA, M. L.. Banca Examinadora do Processo de Seleção de Discente ao Mestrado em Relações Étnico-Raciais (edital 2017.2). 2017. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
BARRETO, M. R. N.; CASTRO, A. C.; MARTINS, Carlos H. S.. Seleção ao Curso de Mestrado em Relações Étnico-Raciais 2015.1. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Outras participações
1.
MARTINS, Carlos H. S.. IV Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia. 2018. Eletrobras Eletroniulear.

2.
MARTINS, Carlos H. S.; REBELLO, Katia; BORGES, Roberto C. S.,. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Etnicorraciais e Educação: uma proposta de (re)construção do imaginário social. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro África & Brasil: trânsitos culturais: literatura, cinema e educação.15 Anos da Lei 10639/03 - Reflexões e Experiências. 2018. (Encontro).

2.
III Colóquio África-Brasil: Ensino, Pesquisa e Relações Econômico Sóciopolíticas.Saúde, Raça e Interseccionalidade. 2018. (Outra).

3.
Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-Graduação - CEFET/RJ.Identidades Negras e Educação Para as Relações Étnico-Raciais. 2018. (Outra).

4.
X Congresso de Pesquisadores Negros - COPENE. A Implantação de Cotas Para Negros na Pós-Graduação: a experiência pioneira do Programa de Pós-Graduação Em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ. 2018. (Congresso).

5.
XI Dias de Ativismo.Dezesseis Dias de Ativismo. 2018. (Outra).

6.
Áfricas 2017: identidades, práticas e experiências. 2017. (Seminário).

7.
As Relações Étnico-Raciais na Educação: perspectivas políticas e pedagógicas na conjuntura brasileira atual. 2017. (Outra).

8.
II Jornada de Educação e Divulgação Científica.Aqui Também É o Meu Lugar: um estudo sobre a política de cotas e trajetória de jovens negros no CEFET-RJ. 2017. (Outra).

9.
Seminário Sobre Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no CEFET/RJ. 2017. (Seminário).

10.
VI CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. A Presença do Funk como ferramenta pedagógica de expressão de identidade da juventude negra carioca. 2017. (Congresso).

11.
VII Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira.Juventude Negra na Pós-Graduação do PPRER do CEFET/RJ. 2017. (Simpósio).

12.
Colóquio Internacional África-Brasil: ensino, pesquisa, relações econômico-sócio-políticas. 2016. (Outra).

13.
I Jornada de Educação e Divulgação Científica do CEFET/RJ Campus Nova Iguaçu.A Implementação do Sistema de Cotas na UnED Nova Iguaçu. 2016. (Outra).

14.
III Ciclo de Cinema a Envelhecimento.Aspectos das Relações Raciais e do Envelhecimento em. 2015. (Encontro).

15.
I Seminário Municipal das Escolas Exclusivas de Educação de Jovens e Adultos - CREJA/CEJA MARÉ.Juventude e Contemporaneidade: Escolarização, EJA e Tempos Juvenis. 2015. (Seminário).

16.
VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira.A LEI 12.711/12: contribuições para o acesso de jovens negros à educação básica do CEFET/RJ.. 2015. (Simpósio).

17.
3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - CONINTER 3. Lei 10.639/2003: Novos Rumos Para as Relações Raciais no BRASIL. 2014. (Congresso).

18.
I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura. A Lei nº 12711/12 e Sua implementação na UNEd Nova Iguaçu do CEFET-RJ: questões para debate. 2014. (Congresso).

19.
III Seminário Afro Carioca Nos Quintais da Grande Madureira. 2014. (Seminário).

20.
I Seminário Arte, Educação e Relações Etnicorraciais.Mídia e Repertórios Culturais na Construção de Identidades. 2014. (Seminário).

21.
I Seminário Internacional Fela Kuti: a Educação, os movimentos sociais e a África que incomoda. 2014. (Seminário).

22.
Projeto CirandEJAS.Juventudes e Educação. 2014. (Encontro).

23.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento social.As Cotas em Discussão - A Lei 12. 711 e Sua Implementação no Sistema CEFET: o Caso da UnED Nova Iguaçu. 2014. (Seminário).

24.
Seminário Sujeitos e Práticas no Ensino Médio: tecendo redes curriculares na relação Universidade-Escola. 2014. (Seminário).

25.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as). O Sistema de Cotas no CEFET-RJ: aspectos legais da entrada de jovens negros(as) cotistas na UnED Nova Iguaçu. 2014. (Congresso).

26.
Colóquio Internacional Raça, Ciência e Assistência.Raça, Ciência e Assistência. 2013. (Outra).

27.
I Seminário Cultura Negra no Atlântico: reflexões sobre diáspora, identidades, raça e história transnacional no pós-abolição. 2013. (Seminário).

28.
I Seminário Internacional Educação, Contextos Contemporânceos e Demandas Populares.Música e Raça: possíveis diálogos entre campo e conceito. 2013. (Seminário).

29.
XXIX Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Sociologia. Memória de Jovem: apontamentos para a construção de um conceito. 2013. (Congresso).

30.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Mestrado em Relações Etnicorraciais: a experiência da multidisciplinariedade no espaço da tecnologia do CEFET-RJ. 2012. (Outra).

31.
Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação CEFET/RJ.Sessão Coordenada. 2012. (Seminário).

32.
VI Seminário de Educação Física escolar: história e histórias.Diversidades e Singularidades do Corpo 'da' e 'na' escola. 2012. (Seminário).

33.
4° Curso de Extensão Educação e Patrimônio Cultural.Memória de Jovem e Cultura da Black Music: lugares de encontros intergeracionais. 2011. (Outra).

34.
Ciclo de debates: o olhar das pesquisas sobre os jovens.Ser jovem em territórios de memória. 2011. (Outra).

35.
I Encontro de Alunos e Ex-alunos do Curso de Especialização em Educação Física Escolar.O Papel Social da Pós-Graduação Lato Sensu Voltada aos Professores de Educação Física. 2011. (Encontro).

36.
Seminário Nacional de Políticas de Juventude: debatendo a juventude carioca. 2011. (Seminário).

37.
VI Seminário Educação e População Negra. 2011. (Seminário).

38.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Juventude e Memória: lembranças de tempos recentes. 2011. (Congresso).

39.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Sociologia. A Cultura da Black Music como expressão de uma geração juvenil. 2011. (Congresso).

40.
Cidade Hip Hop: a cidade é o hip hop e o hip hop é a cidade.A Cidade, a cultura e o Hip Hop: desafios e possibilidades. 2010. (Encontro).

41.
Colóquio Produção de Conhecimento Sobre Ensino Médio Integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. 2010. (Outra).

42.
III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos. Família e Intergeracionalidade: lugares de encontros entre jovens e adultos. 2010. (Congresso).

43.
CONGREF-UNIABEU. O Desafio de refletir sobre a educação física escolar como uma das dimensões da educação. 2009. (Congresso).

44.
Encontro Nacional de Formadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade.Juventudes, subjetividades e cultura de participação. 2009. (Encontro).

45.
VI Seminário Nacional do Centro de Memória da UNICAMP.Encontros Intergeracionais e Construção de Memória em Lugares de Cultura Urbana. 2009. (Seminário).

46.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Juventude, memórias e cultura: articulações para o encontro entre distintas gerações. 2009. (Congresso).

47.
31ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Outra).

48.
5º Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad".Relações Intergeracionais e Espaços Familiares: distintos tempos de memória que se encontram em lugares de cultura popular urbana. 2008. (Outra).

49.
III Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira.Relações Intergeracionais e Espaços Familiares: distintos tempos de memória articulados na experiência em comum e no projeto juvenil. 2008. (Simpósio).

50.
IX Encontro Nacional de História Oral: testemunhos e conhecimento.A Memória: lugar de partilhamentos, conflitos e diálogos intergeracionais. 2008. (Encontro).

51.
Mini curso: o que documentam entrevistas de história oral? tópicos para a interpretação e a análise de entrevistas - IX Encontro Nacional de História Oral: testemunhos e conhecimento. 2008. (Encontro).

52.
Quem Lê Vai à Escola.O Protagonismo Juvenil. 2008. (Encontro).

53.
Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.A Memória: Lugar de Diálogos, Negociações e Partilhamentos Intergeracionais. 2008. (Seminário).

54.
XII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.Ocupação do Tempo Livre dos(as) Jovens Estudantes Brasileiros(as) Quando Estão em Casa. 2008. (Encontro).

55.
1ª Semana da Conscìência Negra do CEFET/RJ-UnED-NI.Política Educacional e Questão Racial. 2007. (Outra).

56.
30ª Reunião da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Outra).

57.
I Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro.Juventude, Experiência e Memória. 2007. (Encontro).

58.
Workshop - Mudança Social, Gênero, Gerações e Classes: perspectivas comparativas. 2007. (Outra).

59.
XI Encontro Fluminense de Educação Fìsica Escolar.Avaliando a avaliação em educação física. 2007. (Encontro).

60.
XXVI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología. Cultura, lazer e Tempo Livre de Jovens Brasileiras(os) na Perspectiva de Gênero e Escolaridade. 2007. (Congresso).

61.
29ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Simpósio).

62.
9º Congresso do Sindicato dos Professores de Minas Gerais. 9º Congresso do Sindicato dos Professores de Minas Gerais. 2006. (Congresso).

63.
Forum Internacional de Esporte e Lazer.Forum Internacional de Esporte e Lazer. 2006. (Outra).

64.
II Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão - Práticas educativas num contexto intercultural.II Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão - Práticas educativas num contexto intercultural. 2006. (Seminário).

65.
Seminário Juventude Escola e Cultura. 2006. (Seminário).

66.
X Encontro Fluminense de Educação Física escolar. 2006. (Encontro).

67.
28ª Reunião da ANPEd. 28ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

68.
28ª Reunião da ANPEd.Mini Curso - Memória da Escola: subsídios para a sua construção e organização. 2005. (Outra).

69.
Programa Salto para o Futuro.Salto para o Futuro - Rede Brasil de televisão. 2005. (Outra).

70.
VI Reunión de Antropología del Mercosur.VI Reunión de Antropología del MERCOSUR. 2005. (Outra).

71.
XXV Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia. XXV Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia. 2005. (Congresso).

72.
27ª Reunião Anual da ANPEd.Minicurso sobre Conceitos para a Pesquisa em Relações Raciais. 2004. (Outra).

73.
27ª Reunião da ANPEd.27ª Reunião Anual da ANPEd. 2004. (Outra).

74.
I Encontro de Inclusão na Educação Física Escolar.I Encontro de Inclusão na Educação Física Escolar. 2004. (Encontro).

75.
Seminário Juventude e Reprodução Social: Alteridades e Dilemas.Seminário Juventude e Reprodução Social: Alteridades e Dilemas. 2004. (Seminário).

76.
VI Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste - Política, Conhecimento e Cidadania.VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Encontro).

77.
V Seminario Lazer em Debate - O Lazer e a Animação Cultural.V Seminario Lazer em Debate. 2004. (Seminário).

78.
1º Simpósio em Educação Física.1º Simpósio em Educação Física - UFRJ. 2003. (Simpósio).

79.
26ª reunião anual da anped. 2003. (Encontro).

80.
III Seminário Nacional Educação e Poder: Tensões de um País em Mudança.III Seminário Nacional Educação e Poder. 2003. (Seminário).

81.
III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação: Saberes, Políticas e Perspectivas.III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação. 2003. (Seminário).

82.
Seminário de Juventude - Culturas Jovens e Novas Sensibilidades. 2003. (Seminário).

83.
seminário reginal da FAETEC.Educação: antigas questões, novos caminhos. 2003. (Seminário).

84.
VII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.VII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. 2003. (Encontro).

85.
Vll Encontro Escola Comunidade - Cultura Popular Integrada à Escola.Vll Encontro Escola Comunidade - Cultura Popular Integrada à Escola. 2003. (Encontro).

86.
25ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2002. (Outra).

87.
Ciclo Arte Popular no Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

88.
Curso Livre de Folclore e Cultura Popular. 2002. (Outra).

89.
ENCONTROS TEMÁTICOS UNESCO - FAPERJ - SESC. 2002. (Encontro).

90.
I Fórum de Cultura Popular e Folclore Fluminense.Fórum de Cultura Popular e Folclore Fluminense. 2002. (Outra).

91.
III Jornada Fluminense de Cultura - Juventude e Etnia.Oficina de Cultura Popular e educação escolar. 2002. (Outra).

92.
VI Encontro Fluminense de Educaçao Física Escolar.Por que o idoso não pratica atividade física?. 2002. (Encontro).

93.
V Encontro Fluminense de educação Física Escolar. 2001. (Encontro).

94.
II Congresso Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 2000. (Congresso).

95.
IV Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, A. ; MARTINS, C. H. S. ; MARTINS, Carlos H. S. . Encontro Ruas de Cultura, Culturas de Rua. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Evelyn Melo da Silva. O Jongo e a Juventude da Serrinha: educação popular através de identidades, culturas e tradições afro-brasileiras.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

2.
Aline Pereira da Costa. Entre o Drama da Cadeia e da Favela: a trajetória escolar de adolescentes e jovens negros em cumprimento de medida socioeducativa no Distrito Federal. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

3.
Diego Santos Francisco. Trajetórias Juvenis e Relações Raciais: como o racismo interfere na construção dos projetos de vida dos/das jovens de favela. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

4.
Evelyn Dias Siqueira Malafaia. O Impacto do Racismo na Construção de Identidades em Jovens Negros. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

5.
Heloise da Costa Silva. Práticas Afrocentradas e Implementação da Lei 10.639/03 Como Forma de Construção de Identidades nas Séries Iniciais: um estudo de caso sobre o Projeto EntreLivros, no Ciep Brandão Monteiro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

6.
Lucila Clemente da Silva. Reflexos de Memórias: A investigação do teatro como ferramenta propulsora para a formação da identidade negra em jovens.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Claudia Cristina Ferreira Ribeiro. Som de Preto e Favelado: o funk e a constituição de identidades juvenis no contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

2.
Samantha Rodrigues de Oliveira. Um Estudo Sobre a Política de Cotas e a Trajetória Escolar de Jovens Negros do CEFET-RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

3.
Humberto Manuel de Santana Júnior. "O Lúdico Dá o Prazer": família negra, os valores civilizatórios e a festa como aprendizado. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

4.
Andréa da Silva Aguiar. Entre a Cor e a Raça: aspectos da construção identitária de jovens negros no bairro de Madureira. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Étnico-Raciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

5.
Rosilene da Conceição Silva. Ser Jovem Negro no Ensino Médio: significados da implementação da Lei nº 10.639/03 para a construção e (re)afirmação da identidade negra no espaço escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

6.
Dora Cyrino Leal Coutinho. A Implementação da Lei nº 10.639/03 nas Aulas de Educação Física Escolar no Município do Rio de Janeiro: Perspectivas e Possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

7.
Bruno Rodolfo Martins. Relações Étnico-Raciais e Diversidade Cultural: caminhos em direção a uma outra Educação Física Escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patricia Gama Dias Correia. Propostas e Práticas Docentes de Letramento Sobre o Preconceito na Escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Letramento(s) e Práticas Educaci) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

2.
Rafaela dos Santos Alves. Os Professores e a Temática Indígena: traçando caminhos para o trabalho pedagógico a partir da lei nº 11.645/08. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letramento(s) e Práticas Educacionais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

3.
Cristiane Chaves de Souza Pessanha. Livros de Literatura Infantil: analisando as possibilidades de contribuição à lei 10.639/2003. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Etnicorraciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

4.
Rosilene da Conceição Silva. O movimento Negro e a (Re) construção da Identidade Negra no Brasil Contemporâneo.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Etnicorraciais e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

Orientações de outra natureza
1.
Leonardo de Oliveira. A Guerra dos Sexos: é só isso?. 2012. Orientação de outra natureza. (Eletromecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

2.
Leonardo de Oliveira. O Papel da Educação na Erradicação da Violência e do Racismo no Futebol. 2012. Orientação de outra natureza. (Eletromecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.

3.
Rafael Bravo, Diogo Fonseca, Charles Martins. A Cultura popular e o folclore como possibilidade turística na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2001. Orientação de outra natureza. (turismo) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek. Orientador: Carlos Henrique dos Santos Martins.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, Carlos H. S.. Diversidades e Singularidades do Corpo 'da' e 'na' Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARTINS, Carlos H. S.; MOUTINHO, R. R. ; SILVA, R. C. . As Cotas em Discussão - A Lei 12.711 e Sua Implementação no Sistema CEFET: o Caso da UnED Nova Iguaçu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Foi membro do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (www.uff.br/obsjovem). O Observatório Jovem do Rio de Janeiro é um grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade Federal Fluminense. O grupo iniciou suas atividades no ano de 2001 na Faculdade de Educação da UFF e passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Educação em 2003, caracterizando-se como grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre o tema da juventude. 
Professor colaborador na pesquisa nacional Juventude, Escolarização e Poder Local coordenada pelos professores Drª Marilia Sposito (USP) e Dr. Sergio Haddad (PUC-SP) e sob a coordenação regional dos professores Dr. Osmar Fávero e Dr. Paulo César Carrano ambos da Universidade Federal Fluminense.
Pesquisador do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense(26/11/2004 até dezembro de 2016).
Membro do Conselho Editorial da página eletrônica do Observatório Jovem do Rio de Janeiro - www.uff.br/vm.obsjovem
Participação no Grupo de Estudos de Temas em Sociologia da Educação - GETESE -, sob a coordenação da professora doutora Marília Sposito da Faculdade de Educação da USP (2008).



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