Gilmar José dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1202770345848362
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutor em Administração (Marketing e Estratégia Competitiva) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Mestre em Administração (Mercadologia e Administração Estratégica -1995) e Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda - 1989) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nas áreas de Marketing, Comunicação Corporativa e Institucional e Políticas Públicas. De 2008 a 2010 atuou no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ocupando o cargo de Coordenador-Geral de Publicidade. De 1994 a 2006 atuou como professor da Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Tem experiência nas áreas de Marketing, Comunicação Mercadológica e Institucional, Comunicação no Setor Público. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilmar José dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Gilmar J.;Santos, Gilmar J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Economia.
Cidade Universitária
36036-330 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 33293526


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em University of Alberta, School of Business (Orientador: Adam Finn).
Título: Implementação do conceito de marketing em jornais impressos: possibilidades de conciliação entre os parâmetros de desempenho da administração e os valores tradicionais do jornalismo, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Carlos Alberto Vargas Rossi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Orientação para o mercado; Interdependência de recursos; Comercialização de espaço publicitário; Meios de comunicação - jornais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1992 - 1993
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O cliente oculto: um estudo sobre revistas segmentadas para o meio rural enquanto canal de comunicação mercadológica,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Luiz Antônio Antunes Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Marketing rural; Comunicação Mercadológica; Segmentação de mercado; Revistas; Complexo agroindustrial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Desenvolvimento Rural.
1986 - 1989
Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
VI Seminário sobre Desenvolvimento Econômico. (Carga horária: 14h).
Fundação Alexandre de Gusmão, FUNAG, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Capacitação de Avaliadores de Cursos. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2005 - 2005
Televisión: Medio Vital para el Desarollo. (Carga horária: 36h).
Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América La, CIESPAL, Equador.
2001 - 2001
Extensão universitária em An Introduction to the Craft of Editing: Theory &. (Carga horária: 30h).
University of Alberta, Faculty of Extension, U OF A, Canadá.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Fac. Administração e C. Contábeis, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, modalidade à distância. Esse projeto é financiado pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) da CAPES, com financiamento de R$379.870,00 (captados da própria CAPES).

Atividades

10/2016 - Atual
Ensino, Administração Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Implementação de Políticas Públicas
07/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, .

Cargo ou função
Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
01/2014 - Atual
Ensino, Gestão e Avaliação da Educação Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Institucional na Educação Pública
11/2012 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública, modalidade a distância.
08/2011 - Atual
Ensino, Administração - Modalidade à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
07/2011 - Atual
Ensino, PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Modelos Contemporâneos de Gestão
02/2011 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Marketing (Comunicação Corporativa)
Administração Mercadológica III (Pesquisa de Marketing)
01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, .

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, .

01/2008 - Atual
Ensino, Moda, Cultura de Moda e Arte, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing de Moda
08/2007 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Corporativa
Comportamento do consumidor
03/2007 - Atual
Ensino, Administração - Modalidade à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Temático
09/2006 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica III
Administração Mercadológica II
09/2006 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Turístico
08/2007 - 12/2008
Direção e administração, Faculdade de Economia e Administração, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
09/2007 - 10/2007
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação com o Mercado

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral de Publicidade - DAS 4, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador-Geral de Publicidade, cedido pela Universidade Federal de Juiz de Fora


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2012 - Atual
Ensino, Mestrado Prof. Gestão Avaliação Educação Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Institucional na Educação Pública
08/2006 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica III - Pesquisa de Marketing
Administração de Varejo
Comportamento do Consumidor
Comunicações Integradas de Marketing
Comunicação Corporativa
8/2005 - 8/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Revalidação de Diplomas do Curso de Graduação em Comunicação Social.
3/2003 - 8/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório BI: Pesquisa em Propaganda (2003)
Oficina de Conteúdo Variável: Mídia (2003 a 2005)
Oficina de Conteúdo Variável: Planejamento de Campanha (2003 a 2006)
Oficina de Conteúdo Variável: Vendas e Promoções (2004 a 2006)
Seminário de Habilitação B
Técnicas, Processos e Linguagem da Publicidade (2003 a 2006)
Tópicos em Comunicação Social: Mídia e Mercado (2003)
11/2004 - 2/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Avaliação Final de Estágio Probatório do Prof. Carlos Magno Camargos Mendonça.
8/1994 - 3/1999
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Redação para Mídia Eletrônica (Relações Públicas) (1994 a 1998)
Projeto Especial II D (Pesquisa de Mercado) e Projeto Especial II C (Pesquisa de Opinião)
Projetos Executivos em Comunicação (1997/1) e Implementação de Projetos em Comunicação (1997/2)
Redação Oficial em Relações Públicas
Redação Publicitária I (Mídia Impressa), II (Mídia Eletrônica), III (Campanhas Integradas em Mídias Impressas e Eletrônicas), IV (Mídias Dirigidas e Alternativas)
Tópicos em Comunicação Social: Planejamento Editorial (1998)
Tópicos em Comunicação Social: Vendas e Promoções (1997)
01/1998 - 02/1999
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado do Curso de Graduação Em Comunicação Social.

Cargo ou função
Subcoordenador do Curso de Graduação em Comunicação Social.
12/1995 - 12/1997
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado do Curso de Graduação Em Comunicação Social.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
12/1995 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação do Projeto de Avaliação Institucional (PAIUB) do Curso de Graduação em Comunicação Social da UFMG.
12/1995 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação do projeto de reforma curricular do Curso de Graduação em Comunicação Social da UFMG.
12/1995 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado do Curso de Graduação Em Comunicação Social.

Cargo ou função
Coordenador.
8/1994 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Serviço realizado
Campanha interna: divulgação do Projeto de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).
8/1994 - 8/1997
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Atividade de extensão realizada
Ações de comunicação visando a recrutar voluntários para projeto de pesquisa sobre DST/AIDS da Faculdade de Medicina da UFMG.
7/1996 - 6/1997
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Serviço realizado
Campanha interna: projeto de prevenção ao alcoolismo voltado para os servidores da UFMG.
4/1995 - 4/1997
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.

Serviço realizado
Projeto de consultoria para o Ministério da Saúde: pesquisa e produção de programas de rádio sobre prevenção de DST/AIDS voltados para crianças e adolescentes.
12/1994 - 11/1995
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado do Curso de Graduação Em Comunicação Social.

Cargo ou função
Subcoordenador do Curso de Graduação em Comunicação Social.

Banco Real SA, BANCO REAL, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário/caixa, Carga horária: 30

Atividades

09/1984 - 07/1986
Outras atividades técnico-científicas , Agência Savassi - Belo Horizonte, Agência Savassi - Belo Horizonte.

Atividade realizada
Escriturário - Caixa.

Feedback Assesoria Empresarial, FEEDBACK, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação com o Cliente, Carga horária: 40

Atividades

10/1991 - 02/1992
Outras atividades técnico-científicas , Filial Belo Horizonte, Filial Belo Horizonte.

Atividade realizada
Assessor de Comunicação com o Cliente.

Oficina 5 - Agência de Comunicação e Marketing, OFICINA 5, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio - Gerente de Planejamento, Carga horária: 40

Atividades

07/1988 - 07/1989
Direção e administração, Oficina 5, .

Cargo ou função
Sócio - Gerente de Planejamento de Campanhas.


Linhas de pesquisa


1.
Gestão de Organizações Públicas
2.
Teorias em Administração Pública


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Reputação organizacional, mídia e interesse público: análise comparativa da cobertura midiática no acidente da Samarco em Mariana (MG) ? Em andamento
Descrição: Numa época em que as redes sociais e as mídias alternativas (sobretudo blogs e jornais digitais) ganham espaço, abrem-se as possibilidades para que se amplie a pluralidade de vozes que contribuem para o agendamento político-social. Nesse contexto, supõe-se que a mídia tradicional, controlada por grandes corporações, perca a hegemonia, concorrendo com discursos mais pulverizados e diversificados. O caso do crime ambiental da empresa Samarco, ocorrido no município de Mariana, em 5 de novembro de 2015, é uma oportunidade para se estudar tal fenômeno, dada a sua repercussão e o comportamento dos veículos de comunicação (tradicionais e alternativos), na cobertura do episódio. Propõe-se, portanto estudar a proposição de que 1) as redes sociais e a mídia alternativa diminuem o poder de agendamento da grande mídia e 2) interferem no agendamento da grande mídia. A pesquisa utiliza o método de análise qualitativa de conteúdo, comparando os portais da grande mídia G1, UOL e R7, com os alternativos Brasil 247, Diário do Centro do Mundo, Tijolaço, O Cafezinho e Conversa Afiada. Em cada veículo estão sendo analisados 30 artigos dos gêneros jornalísticos notícia e opinião, publicados nos três meses subsequentes ao incidente da Samarco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
O EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAL DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO NA LEGITIMAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Descrição: Esta pesquisa se propõe a estudar a atuação das assessorias de comunicação como empreendedores institucionais na legitimação de novas políticas públicas, em um campo em que a maioria dos meios de comunicação está alinhada a interesses contrários a essas estruturas. Para tanto, foi escolhido como objeto de análise o Programa Bolsa Família, do Governo Federal, administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O cenário de criação do Bolsa Família revela um ambiente controverso para a sua institucionalização total, pois a falta de consenso social fez com que sua legitimação fosse problemática. Este estudo pretende explorar e descrever esse cenário, focando na atuação da assessoria de comunicação do MDS em atividades de championing em favor do programa, buscando um contraponto em relação ao que o mainstream midiático brasileiro propagava a respeito do programa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gilmar José dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Práticas e tendências da comunicação corporativa no Brasil: um estudo comparativo entre organizações públicas, estatais e privadas
Descrição: O estudo faz uma análise comparativa, por meio de um survey, da inserção da atividade de comunicação corporativa na estrutura organizacional de grandes organizações brasileiras (públicas, estatais e privadas). São investigados a posição da atividade no organograma da organização, a quantidade de profissionais atuando diretamente na área, o perfil e a formação dos profissionais, as principais atividades desempenhadas, a participação da no planejamento estratégico da organização e verba orçamentária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção? Uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da Teoria Institucional
Descrição: O projeto analisa os processos de institucionalização das práticas de responsabilidade social corporativa (RSC), com base nos conceitos de isomorfismo mimético e isomorfismo normativo, procurando elucidar os verdadeiros motivos que levam as organizações a optar por essa prática. A pesquisa está delineada sobre duas proposições principais: P1: a prática de RSC no Brasil vai se institucionalizando na medida em que o tema ganha a agenda pública, fazendo-se presente na produção científica do país e na produção jornalística especializada em negócios; P2: nos processos de escolha das populações atendidas pelos seus programas de RSC, bem como os temas destes, as empresas buscam uma congruência com a sua área de atuação e a possibilidade de o programa gerar visibilidade e agregar valor à imagem corporativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gilmar José dos Santos - Coordenador / Ricardo Rodrigues Silveira de Mendonça - Integrante / Marcelo Ferreira Trezza Knop - Integrante.Financiador(es): UFJF - Pró Reitoria de Pesquisa - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Pesquisa Planejamento Criação e Avaliação da Comunicação Mercadológica e Instituciona.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing e Estratégia Competitiva.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SANTOS, GILMAR J.  Data: 18/05/2011

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
SANTOS, G.J.  Data: 18/05/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIOS, Paola O.2016RIOS, Paola O. ; SAMPAIO, D. O. ; SANTOS, Gilmar J. ; LIMA JUNIOR, J. H. V. . Fatores que levam os alunos de uma universidade brasileira a realizarem compras por impulso em lojas virtuais. Revista Portuguesa de Marketing (Porto), v. 18, p. 43-54, 2016.

2.
SANTOS, Gilmar J.;Santos, Gilmar J.2006 SANTOS, Gilmar J.. Card sort technique as a qualitative substitute for quantitative exploratory factor analysis. Corporate Communications, v. 11, p. 288-302, 2006.

3.
SANTOS, Gilmar J.;Santos, Gilmar J.2003 SANTOS, Gilmar J.. A interfuncionalidade entre marketing e gestão da ciência e tecnologia nas empresas. Gestão e Produção (UFSCar), São Carlos - SP, v. 10, n.3, p. 329-344, 2003.

4.
SANTOS, Gilmar J.;Santos, Gilmar J.1999 SANTOS, Gilmar J.. A teoria institucional na análise das operações de franquia: um olhar diferente das abordagens tradicionais de Marketing. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), Porto Alegre, v. 5, n.4, p. 2, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMORIM, Ailza G. A. ; CUNHA, Priscila Campos ; SANTOS, Gilmar J. . Diálogos & proposições: Planos de Ação para a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. 1. ed. Juiz de Fora: Projeto CAEd-Fadepe/JF, 2017. v. 1. 690p .

2.
SANTOS, Gilmar J.; SANABIO, Marcos Tanure (Org.) . Administração: princípios téoricos e práticos. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. v. 1. 395p .

3.
SANABIO, Marcos Tanure (Org.) ; Santos, Gilmar J. (Org.) . Administração Pública Contemporânea: política, democracia e gestão. 1. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. v. 1. 246p .

4.
CARRATO, Ângela (Org.) ; MENDES, João Luiz (Org.) ; SANTOS, Gilmar J. (Org.) . Oficina de Capacitação para Radialistas Comunitários. 1. ed. Brasìlia, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2010. v. 1. 94p .

5.
SANTOS, Gilmar J.. Princípios da Publicidade. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. v. 1. 231p .

Capítulos de livros publicados
1.
BALDUTI, Camila Faria ; SANTOS, Álisson de Almeida ; SANTOS, Gilmar J. . Possibilidades de aperfeiçoamento do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). In: Eliane Medeiros Borges; Leonardo Ostwald Vilardi; Luisa Gomes de Almeida Vilardi; Mayanna Auxiliadora Martins Santos. (Org.). Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd - Fadepe/JF, 2016, v. 1, p. 134-143.

2.
MOURA, Estegite Carvalho Leite ; CUNHA, Priscila Campos ; SANTOS, Gilmar J. . A utilização dos resultados das avaliações de larga escala pelos diretores das escolas municipais de Teresina. In: Eliane Medeiros Borges; Leonardo Ostwald Vilardi; Luisa Gomes de Almeida Vilardi; Mayanna Auxiliadora Martins Santos. (Org.). Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd - Fadepe/JF, 2016, v. 1, p. 426-440.

3.
SALGUEIRO, José Manuel dos Reis ; VILARDI, Leonardo Ostwald ; SANTOS, Gilmar J. . Elaboração de diretrizes para formatação de um sistema integrado de gestão de normas educacionais para o estado do Rio de Janeiro. In: Amanda Sangy Quiossa; Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de Paiva; Helena Riveli; Lígia Gomes do Valle Luna; Rogéria Campos de Almeida Dutra. (Org.). Diálogos e Proposições: planos de ação para a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd - Fadepe/JF, 2016, v. 1, p. 442-452.

4.
SANTOS, Gilmar J.. Organizações, Mídia e Democracia. In: CARRATO, Ângela; FRANCISCO, Dalmir. (Org.). Mídia, Docência e Cidadania. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2016, v. 1, p. 119-146.

5.
GOUVEIA, Luiza Helena Fraga ; RIBEIRO, Patrícia Rafaela Otoni ; SANTOS, Gilmar J. . Programa piloto para o ensino médio no Colégio Estadual Leopoldina da Silveira. In: Amanda Sangy Quiossa; Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de Paiva; Helena Riveli; Lígia Gomes do Valle Luna; Rogéria Campos de Almeida Dutra. (Org.). Diálogos e Proposições: planos de ação para a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 1ed.Juiz de Fora: Projeto CAEd - Fadepe/JF, 2016, v. 1, p. 404-416.

6.
MARTINS, Marcelo A. A. L. ; SIMOES, Maria Cecília S. R. ; SANTOS, Gilmar J. . Estudo comparativo da utilização do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) por duas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano. In: MAGALDI, Juliana Alves; ROMERO, Sheila Rigante; HARA, Johnny Marcelo; RIVELLI, Helena. (Org.). Casos de Gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: CAEd-FADEPE/JF, 2014, v. 1, p. 380-394.

7.
CASTILHO, P. B. ; SANTOS, Gilmar J. . A utilização dos indicadores do sistema nacional de informação profissional e tecnológica para formulação de políticas públicas. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado; Giselle Martins dos Santos Ferreira; Márcio Silveira Lemgruber; Estrella D?Alva Benaion Bohadana. (Org.). Educação e tecnologia: parcerias 3 .0. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2014, v. 1, p. 367-409.

8.
Santos, Gilmar J.. Organização e ambiente. In: SANTOS, Gilmar J,; SANABIO, Marcos Tanure. (Org.). Administração: princípios téoricos e práticos. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013, v. 1, p. 7-54.

9.
MOMBASSA, A. Z. B. ; RODRIGUES, M. C. S. R. S. ; SANTOS, Gilmar J. . Proposição de um programa de capacitação em tecnologias de ensino a distância para os professores da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. In: Manuel Palácios da Cunha e Melo; Ana Paula de Melo Lima; Carla Silva Machado; Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de Carvalho; Juliana Alves Magaldi; Rafaela Reis de Azevedo Oliveira; Sheila Rigante Romeiro. (Org.). Casos de Gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: FADEPE/CAEd, 2013, v. 1, p. 213-218.

10.
PAULA, Eleonora F. ; FREITAS, Adriana D. ; SANTOS, Gilmar J. . Proposta de um sistema de informações estratégicas e georreferenciadas para a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. In: MELO, Manuel P. C.; LIMA, Ana Paula M.; MACHADO, Carla S.; CARVALHO, Débora C. A. B. M.; MAGALDI, Juliana A.; OLIVEIRA, Rafaela R. A.; ROMERO, Sheila R.. (Org.). Casos de Gestão: políticas e situações emblemáticas do cotidiano educacional brasileiro. 1ed.Juiz de Fora: Fadepe, 2012, v. 1, p. 413-424.

11.
ANDRADE, C. C. V. ; FREITAS, A. D. ; SANTOS, Gilmar J. . Programa de atenção ao jovem: uma avaliação qualitativa dos resultados do programa em uma escola estadual de Uberlândia. In: CUNHA, Manuel F. P. M.; LIMA, Ana Paula M.; MACHADO, Carla S.; CARVALHO, Debora C. A. B. M.; MAGALDI, Juliana A., OLIVEIRA, Rafaela R. A.; ROMERO, Sheila R.. (Org.). Casos de Gestão: políticas e situações emblemáticas do cotidiano educacional brasileiro. 1ed.Juiz de Fora: Fadepe/CAEd, 2012, v. 1, p. 477-488.

12.
OLIVEIRA, V. C. ; SANTOS, Gilmar J. ; NACIF, Z. V. ; PIANCASTELLI, R. G. ; MACHADO, S. A. M. . Comunicação cidadã: projeto de assessoria a entidades populares e instituições voltadas para projetos de mídias comunitárias. In: CORRÊA, Edison J.; CUNHA, Eleonora S. M.; CARVALHO, Alysson M.. (Org.). Re]conhecer diferenças, construir resultados. 1ed.Brasília: UNESCO, 2004, v. 1, p. 95-104.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, A. A. ; SANTOS, Gilmar J. . Endomarketing: uma estratégia de integração. Estado de Minas, 18 abr. 1993.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDO, Heloísa P. ; PIRES, Mauro E. L. V. ; SANTOS, Fabio D. ; SANTOS, Gilmar J. ; DAVID, M. V. . A atividade mineradora induz o desenvolvimento local? Um estudo em Minas Gerais. In: X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2017, Petrópolis (RJ). Anais do X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Volta Redonda (RJ): PPGA-UFF, 2017. v. 1. p. 1-15.

2.
MOURA, Estegite C. L. ; SANTOS, Gilmar J. ; BERNARDO, Heloísa P. . A utilização dos resultados das avaliações de larga escala pelos diretores das escolas municipais de Teresina, Piauí. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016, Juiz de Fora. Anais CASI 2016, 2016. v. 1. p. 1-16.

3.
SAMPAIO, D. O. ; RIOS, P. ; SANTOS, Gilmar J. ; LIMA JUNIOR, J. H. V. ; COIMBRA, R. . Fatores que levam os alunos de uma universidade brasileira a realizarem compras por impulso em lojas virtuais. In: ICIEMC 2015 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015, Aveiro - Portugal. Proceedings of the International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015. v. 1. p. 1-15.

4.
SANTOS, Gilmar J.; AMORIM, Ailza G. A. . Communication Gaps in Public Policies Implementation: A Case Study in The Secretary of Education, State of Minas Gerais, Brazil. In: Conference on Corporate Communication, 2014, Hong Kong. Conference on Corporate Communication 2014 - Proceedings. New York - USA: Corporate Communication International, 2014. v. 1. p. 93-111.

5.
PAULA, Eleonora F. ; SANTOS, Gilmar J. . Possibilidades de utilização de informações georreferenciadas para a gestão de sistemas de educação pública: um estudo na cidade de Belo Horizonte. In: IV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2014, Volta Redonda - RJ. Anais do IV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Volta Redonda - RJ: Universidade Federal Fluminense, 2014. v. 1. p. 1-16.

6.
ALVES, Bárbara R. ; SANABIO, Marcos T. ; MACHADO, Marcia C. S. ; SANTOS, Gilmar J. . Longevo e contemporâneo: a história de sucesso empresarial dos 84 anos do Pró-Copão. In: ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2013, Florianópolis. Anais do XXIV ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Florianópolis: ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2013. v. 1. p. 1-13.

7.
SANTOS, Gilmar J.; CARRATO, Ângela . Multiplying public interest information through a communitarian radio casters workshop. In: Conference on Corporate Communication 2011, 2011, Nova York. Conference on Corporate Communication 2011 proceedings. Nova York: Corporate Communication International, 2011. v. 1. p. 1-15.

8.
SANTOS, Gilmar J.. When the product is an idea: promoting the return to Brazilian traditional eating habits. In: Conference on Corporate Communication, 2009, Wroxton, Near Banbury. Conference on Corporate Communication Proceedings, 2009. v. 1. p. 256-273.

9.
SANTOS, Gilmar J.. From Commercial to Philosophical: An Analysis of the Shift in the Brazilian Banking Industry's Corporate Advertising Content. In: Conference on Corporate Communication 2008, 2008, Wroxton, near Banbury. Proceedings of the Conference on Corporate Communication 2008. New York: Corporate Communication Institute, 2008. v. 1. p. 413-433.

10.
SANTOS, Gilmar J.. Cidadania corporativa ou ferramenta de legitimação? - Uma análise da institucionalização das práticas de Responsabilidade Social. In: ENANPAD - Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2008, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XXXII Enanpad. Rio de Janeiro: Anpad, 2008. v. 1.

11.
SANTOS, Gilmar J.. Do comercial ao conceitual: análise comparativa da publicidade institucional do setor bancários nos períodos de 1990-92 e 2006-2008. In: EnANPAD - Ecnontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2008, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XXXII. Rio de Janeiro - RJ: ANPAD, 2008. v. 1.

12.
SANTOS, Gilmar J.. Corporate social responsibility: organizational citizenship or a legitimation tool?. In: Conference on Corporate Communication, 2007, Wroxton, Banbury, Oxfordshire. Conference on Corporate Communication 2007 Proceedings. Madison, NJ USA: Corporate Communication Institute, 2007. v. 1. p. 273-285.

13.
SANTOS, Gilmar J.; BAILO, William A. P. ; SOUZA, Leila R. . Using the internal marketing concept to diagnose the implementation of community policing by the Military Police of Minas Gerais, Brazil. In: Conference on Corporate Communication 2006, 2006, Wroxton, Inglaterra. Proceedings: Conference on Corporate Communication 2006. Madison, NJ, USA: Corporate Communication Institute, 2006. v. 1. p. 343-356.

14.
SANTOS, Gilmar J.. Card sort technique as a qualitative substitute for quantitative exploratory factor analysis. In: Conference on Corporate Communication 2005, 2005, Wroxton, Inglaterra. Proceedings: Conference on Corporate Communication 2005. Madison, NJ, USA: Corporate Communication Institute, 2005. v. 1. p. 376-396.

15.
SANTOS, Gilmar J.; ROSSI, C. A. V. . Market-Oriented Newspapers: Possibilities to Conciliate Business Performance Parameters and the Traditional Values of Journalism. In: XXIX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2005, Brasília. Anais do XXIX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Rio de Janeiro: ANPAD, 2005. v. 29.

16.
NACIF, Z. V. ; SANTOS, Gilmar J. ; OLIVEIRA, V. C. . Mídias comunitárias, educação e cidadania. In: VIII Semana da Graduação UFMG, 2004, Belo Horizonte. Anais da VIII Semana da Graduação UFMG. v. 8.

17.
OLIVEIRA, V. C. ; SANTOS, Gilmar J. ; NACIF, Z. V. ; PIANCASTELLI, R. G. ; MACHADO, S. A. M. . Comunicação cidadã: projeto de assessoria a entidades populares e instituições voltadas para projetos de mídias comunitárias. In: II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. v. 1.

18.
SANTOS, Gilmar J.. Orientação para o mercado em empresas jornalísticas: considerações teóricas e práticas. In: XVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2003, Atibaia - SP. Anais do XVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2003. v. 27.

19.
SANTOS, Gilmar J.. A interfuncionalidade entre Marketing e Ciência e Tecnologia. In: XXXVII Assembléia do Conselho Lationo-Americano de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre. Anais da XXXVII Assembléia do Conselho Lationo-Americano de Escolas de Administração, 2002. v. 1.

20.
SANTOS, Gilmar J.. O hiato ético: uma nova proposta para o estudo da Ética na Administração. In: XXXVII Assembléia do Conselho Lationo-Americano de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre - RS. Anais da XXXVII Assembléia do Conselho Lationo-Americano de Escolas de Administração, 2002. v. 1.

21.
ARAÚJO, A. L. T. ; SANTOS, Gilmar J. . Formulação de estratégias e processo decisório: estudo de caso em uma empresa jornalística segundo as abordagens racional, do poder e do caos. In: XXIV Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2000, Florianópolis - SC. Anais do XXIV Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2000. v. 1.

22.
SOUZA, A. A. ; SANTOS, Gilmar J. ; MARQUES, J. V. . Quando a estratégia empresarial afeta as relações de trabalho: o caso do franchising nos Correios. In: XVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 1993, Salvador - BA. Anais do XVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 1993. v. 17.

23.
SOUZA, A. A. ; SANTOS, Gilmar J. . Endomarketing: considerações teóricas e práticas de uma estratégia de integração. In: XVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 1992, Canela - RS. Anais do XVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 1992. v. 16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Gilmar J.. Communication strategies for recruiting volunteers for an Aids-related program. In: XI Conference on AIDS, 1996, Vancouver - Canadá. XI Conference on AIDS Abstracts, 1996. v. 11.

2.
SANTOS, Gilmar J.. Learning how to deal with STD/AIDS: determination of format and channels for preventive radio programs for children and adolescents in Brazil. In: XI Conference on AIDS, 1996, Vancouver - Canadá. XI Conference on AIDS Abstracts, 1996. v. 11.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Gilmar J.. Estudo de alguns conceitos da Ciências Sociais na Teoria das Organizações: o caso da empresa CTX. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Gilmar J.. Apresentação do n. 2 do periódico Rádio em Revista, publicado pelo Depto. Comunicação Social da UFMG, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, Gilmar J.. Consultor Ad Hoc para atualização de materiais didáticos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP/CAPES). 2013.

2.
PAIVA, V. P. V. ; SANTOS, Gilmar J. ; PINTO, J. A. . Projeto de Consultoria para o Ministério da Saúde Aprendendo a conviver com as DST/AIDS. 1995.

3.
TEIXEIRA, L. A. A. ; SANTOS, Gilmar J. ; ANDRADE, M. P. G. . Consultoria de Marketing - Cruzeiro Esporte Clube. 1994.

4.
TEIXEIRA, L. A. A. ; SANTOS, Gilmar J. ; ANDRADE, M. P. G. ; AMARAL, A. D. ; GUIDO, A. . Consultoria em Planejamento Estratégico e Marketing - Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa na UFMG. 1993.

5.
SANTOS, Gilmar J.; COSTA, V. C. ; SALOMÃO, A. G. ; MARTINS, R. P. . Produção de vídeo institucional para a Prefeitura Municipal de Ibirité - MG. 1988.

Programas de computador sem registro
1.
SANTOS, Gilmar J.; POMMERANZENBAUM, Igor Ramalho . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DIDÁTICO PARA DISCIPLINAS DA ÁREA DE MARKETING DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Gilmar J.. Parecer sobre o processo 23071.014873/2017-18 ? Recurso interposto por candidata que teve o ingresso pelo Grupo A, do Sisu, recusado pela CDARA. 2017.

2.
SANTOS, Gilmar J.. Parecer sobre o Processo 23071.006576/2017-07, que trata das propostas de resoluções sobre organograma da UFJF e fluxo de procedimentos para criação, alteração ou extinção de Órgãos Internos componentes da estrutura organizacional. 2017.

3.
SANTOS, Gilmar J.. Parecer sobre o Relatório de Gestão, ano 2015, da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe/JF). 2016.

4.
SANTOS, Gilmar J.. Parecer sobre o processo 23071.020082/2016-46 ? Solicitação de credenciamento da Fadepe/JF como fundação de apoio da EPAMIG. 2016.

5.
SANTOS, Gilmar J.. Parecer sobre a minuta da nova resolução que regulamenta o Programa de Apoio à Qualificação (Proquali). 2016.

6.
SANTOS, Gilmar J.. Parecer sobre o Processo de Contas Anual ? Exercício de 2016 ? da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016.

7.
SANTOS, Gilmar J.; VELASCO, Aparecida . História da Assistência Social no Brasil. 2010.

8.
SANTOS, Gilmar J.; ARAGÃO, Valderez . Brasil que dá gosto ? Frutas e Hortaliças. 2010.

9.
SANTOS, Gilmar J.. Seminário do BPC. 2010.

10.
SANTOS, Gilmar J.; PICCIN, Marcelo . 3º Seminário do PAA ? Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. 2010.

11.
SANTOS, Gilmar J.. Briefing de Campanha. 2010.

12.
CARRATO, Ângela ; SANTOS, Gilmar J. ; MENDES, João Luiz . Oficina de Capacitação para Radiocomunicadores Comunitários. 2010.

13.
SANTOS, Gilmar J.. Assistência Social e Segurança Alimentar: direito de todos. 2010.

14.
SANTOS, Gilmar J.. Millennium Development Goals: governmental initiatives/Objectivos de Desarollo del Milenio: iniciativas gubernamentales. 2010.

15.
SANTOS, Gilmar J.. Images of a New Brazil/Imágenes de un Nuevo Brasil. 2010.

16.
DINIZ, A. C. ; SANTOS, Gilmar J. . Colaborador junto à Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2009.

17.
SANTOS, Gilmar J.; CARRATO, Ângela . Educação Financeira para Beneficários do Bolsa Família. 2009.

18.
SANTOS, Gilmar J.; CARRATO, Ângela . VII Conferência Nacional de Assistência Social ? Participação e Controle Social no SUAS. 2009.

19.
SANTOS, Gilmar J.; CARRATO, Ângela . Simpósio Internacional ? Políticas Sociais para o Desenvolvimento: Superar a Pobreza e Promover a Inclusão. 2009.

20.
SANTOS, Gilmar J.; DUTRA, M. B. ; ARRUDA, A. L. ; MUSSNICH, R. A. E. ; WOLFF, F. . Pesquisa de mercado: avaliação da viabilidade de retransmissão do conteúdo da Rádio Rural AM1120, através de satélite. 2000.

21.
SANTOS, Gilmar J.. Concurso Público para a Secretaria de Limpeza Urbana de Belo Horizonte - Elaboração de prova para a área de Publicidade. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Gilmar J.; SILVERIO, Marcelo S. ; CASTRO, Sandra Bertelli R. ; SANTOS, Diego Fiel ; SANTOS, Lucas N. ; CARNEIRO, Pedro S. P. Z. . Comissão para elaboração de proposta de regimento para o campus avançado da UFJF na cidade de Governador Valadares. 2016. (Comissão).

2.
SANTOS, Gilmar J.; SILVA, Girlene A. ; SOUZA FILHO, Rodrigo ; SANTOS, Rafael L. S. ; BARRERE, Eduardo ; FERREIRA, Francisco H. C. ; SILVA, Elinete R. . Comissão para elaboração da proposta de resolução para regulamentação do Programa de Dimensionamento das Necessidades Institucionais de Pessoal Técnico-Administrativo em Educação da UFJF. 2016. (Comissão).

3.
SANTOS, Gilmar J.. Marketing em Ambientes de Informação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

4.
SANTOS, Gilmar J.; CARRATO, Ângela . Campanha para Divulgação da Integração do Bolsa Família com Outros Programas de Desenvolvimento Social. 2010. (Coordenação de Campanha Publicitária).

5.
SANTOS, Gilmar J.; CARRATO, Ângela . Campanha para Atualização de Dados dos Beneficiários do Programa Bolsa Família. 2009. (Coordenação de Campanha Publicitária).

6.
SANTOS, Gilmar J.; CARRATO, Ângela . Campanha para Cumprimento de Condicionalidades e Controle Social do Bolsa Família. 2009. (Coordenação de Campanha Publicitária).

7.
SANTOS, Gilmar J.. Marketing para plano de negócios. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, Gilmar J.. Comunicação com o Mercado - disciplina do MBA em Marketing. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
SANTOS, Gilmar J.. Marketing de Moda - Disciplina do Curso de Moda e Cultura de Moda. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
SANTOS, Gilmar J.. Desenvolvimento de Jogos de Empresas para Fins Instrucionais em Disciplinas de Marketing. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

11.
SANTOS, Gilmar J.. Consultoria técnica e de conteúdo para edição de livro didático para a disciplina Marketing, a ser ministrada no projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Consultoria).

12.
SANTOS, Gilmar J.. Comunicação com o Mercado - disciplina do MBA em Marketing. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
SANTOS, Gilmar J.. Marketing para plano de negócios. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SANTOS, Gilmar J.. Imagem e Mercado - Disciplina do Curso de Especialização em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
SANTOS, Gilmar J.. Marketing nas organizações públicas - curso ministrado na Fundação João Pinheiro, para o Curso superior de Polícia, da PMMG. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
SANTOS, Gilmar J.. Disciplina Gerência de Produtos, Distribuição e Preço, ministrada como prof. convidado, no curso de graduação em Administração da FACE/UFMG. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SANTOS, Gilmar J.. Disciplina Gerência e Estratégia de Propaganda e Promoção, ministrada como prof. convidado do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da FACE/UFMG. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, Gilmar J.; DINIZ, A. C.; NEUBERT, Luiz F.. Participação em banca de Ivan Bretas Vasconcelos. A comunicação interna na consolidação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SANTOS, Gilmar J.; SOUZA, Elizabeth G.; MOREIRA, Luciana V. S.. Participação em banca de Aldo Moreira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação pelos professores do Instituto de Educação de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
Oliveira, Virgílio Cézar da Silva; ABREU, J. C. A.; SANTOS, Gilmar J.. Participação em banca de Carolina Leite Martins. Programa Minha Casa, Minha Vida: Externalidades no município de Volta Redonda, RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
SAMPAIO, D. O.; BESSEGATO, L. F.; SOUSA, C. V. E.; SANTOS, Gilmar J.. Participação em banca de Gleice Santana Morais. Fatores que influenciam a associação em cooperativas de crédito. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
FERREIRA, V. C. P.; GURGEL, C. R. M.; SANTOS, Gilmar J.. Participação em banca de Tânia Regina Borges e Silva. Colégio Barão de Aiuruoca: um caso de sucesso na gestão da escola pública. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
FERREIRA, V. C. P.; GURGEL, C. R. M.; SANTOS, Gilmar J.. Participação em banca de Lúcia Helena Miranda Bastos. Gestão Educacional: uma análise qualitativa dos fatores que geram o êxito da escola,. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
FERREIRA, V. C. P.; GURGEL, C. R. M.; SANTOS, Gilmar J.. Participação em banca de Kátia Simone de Almeida Melo Reis. Indicadores críticos de gestão: um comparativo dos resultados obtidos entre alunos de escolas urbanas e rurais de Montes Claros. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
Santos, Gilmar J.; Machado, Márcia Cristina da Silva; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva. Participação em banca de Ailza Gabriela Almeida Amorim. Comunicar(a)ação com compreensão: mola propulsora da gestão na educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
FRANCISCO, D.; AMANCIO, I.; SANTOS, Gilmar J.. Participação em banca de Simone Ribeiro de Melo. Comunicação comunitária e democracia: mobilização de jovens para a cidadania. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
MORAES, R. O.; SANTOS, Gilmar J.; NEVES, J. T. R.. Participação em banca de Peterson Lopes Fernandes dos Santos. As percepções sobre o programa de inclusão digital da Telemar pelos gestores e beneficiados na comunidade de Juiz de Fora. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABEGÃO, L. H.; REZENDE, D. C.; NOGUEIRA, H. G. P.; SANTOS, Gilmar J.; CRUZ, E. P.. Concurso público para professor adjunto na área de Marketing. 2008. Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, Gilmar J.. Concurso público para professor de Gestão Mercadológica do Turismo. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
VAZ, P. B. F.; GUIMARAES, C. G.; SANTOS, Gilmar J.; BEIGUELMAN, G.; BETHONICO, J.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Criação Publicitária. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SANTOS, Gilmar J.. Concurso Público para Professor de Marketing. 2002. Universidade de Chapecó.

5.
SANTOS, Gilmar J.. Concurso Público para Professor Assistente na Área de Marketing. 1998. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Nacional de Gestão e Avaliação e Educação.Coordenador do Grupo de Trabalho "Tecnologias em Educação". 2018. (Seminário).

2.
II Seminário de Gestão e Avaliação da Educação: discutindo políticas e metas educacionais do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.Possibilidades de uso do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas na Gestão das Escolas. 2016. (Seminário).

3.
Conference on Corporate Communication.When the product is an idea: promoting the return to Brazilian traditional eating habits. 2009. (Encontro).

4.
I Conferência Nacional de Comunicação.Participante como Delegado Representante do Poder Público Federal, com direito a voto. 2009. (Outra).

5.
Conference on Corporate Communication 2008. From Commercial to Philosophical: An Analysis of the Shift in the Brazilian Banking Industry's Corporate Advertising Content. 2008. (Congresso).

6.
XIV Seminário de Iniciação Científica.CIDADANIA CORPORATIVA OU FERRAMENTA DE PROMOÇÃO? UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS À LUZ DA TEORIA INSTITUCIONAL. 2008. (Seminário).

7.
Conference on Corporate Communication 2007. Corporate Soicial Responsibility: Organizational citizenship or a legitimation tool?. 2007. (Congresso).

8.
Conference on Corporate Communication 2006. Using the internal marketing concept to diagnose community policing by the Military Police of Minas Gerais, Brazil. 2006. (Congresso).

9.
I Mostra Científica e TEcnológica dos Programas de Iniciação Científica Júnior de Minas Gerais - Provoc Inovação. TV Digital: suas possibilidades e a inclusão social. 2006. (Congresso).

10.
Conference on Corporate Communication 2005. Card sort technique as a qualitative substitute for quantitative exploratory factor analysis. 2005. (Congresso).

11.
XXIX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Market-Oriented Newspapers: Possibilities to Conciliate Business Performance Parameters and the Traditional Values of Journalism. 2005. (Congresso).

12.
II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Comunicação cidadã: projeto de assessoria a entidades populares e instituições voltadas para projetos de mídias comunitárias. 2004. (Congresso).

13.
XVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Orientação para o mercado em empresas jornalísticas: considerações teóricas e práticas. 2003. (Encontro).

14.
XXXVII Assembléia do Conselho Lationo-Americano de Escolas de Administração. A interfuncionalidade entre Marketing e Ciência e Tecnologia. 2002. (Congresso).

15.
XXXVII Assembléia do Conselho Lationo-Americano de Escolas de Administração. O hiato ético: uma nova proposta para o estudo da Ética na Administração. 2002. (Congresso).

16.
XXIV Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração.Formulação de estratégias e processo decisório: estudo de caso em uma empresa jornalística segundo as abordagens racional, do poder e do caos. 2000. (Encontro).

17.
XI Conference on Aids. Communication strategies for recruiting volunteers for an Aids-related program. 1996. (Congresso).

18.
Estudo de alguns conceitos da Ciências Sociais na Teoria das Organizações: o caso da empresa CTX. I Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes / I Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais Mineiras. 1993. (Congresso).

19.
Quando a estratégia empresarial afeta as relações de trabalho: o caso do franchising nos Correios. XVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. 1993. (Congresso).

20.
Endomarketing: considerações teóricas e práticas de uma estratégia de integração.XVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Gilmar J.; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga ; ABDALLA, MÁRCIO MOUTINHO . XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - Coordenação da Área de Marketing. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, Gilmar J.; ADUM, José Jamil . Administração Pública: Gestão de Redes e Cooperação. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, Gilmar J.; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva . O papel do orçamento participativo para a promoção da cidadania e da cultura cívica local. 2017. (Outro).

4.
SANTOS, Gilmar J.; ESTHER, Angelo B. ; NEVES, Lívia A. . Cultura, mudança e comportamento organizacional. 2017. (Outro).

5.
SANTOS, Gilmar J.; FERREIRA, José Roberto . Planejamento estratégico governamental. 2017. (Outro).

6.
SANTOS, Gilmar J.; HENRIQUES, Claudio Maierovitch P. ; BERNARDO, Heloísa P. ; SANTIAGO, Cássia V. S. . Impacto das políticas públicas nos indicadores sociais e de saúde. 2017. (Outro).

7.
SANTOS, Gilmar J.; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva ; BARRA, G. M. J. . O papel das instituições públicas e privadas na coordenação dos sistemas agroindustriais. 2017. (Outro).

8.
SANTOS, Gilmar J.; DINIZ, A. C. ; LOPES, Geraldo Elísio M. . Organizações públicas, mídia e corrupção no Brasil. 2017. (Outro).

9.
SANTOS, Gilmar J.; BERNARDO, Heloísa P. . Administração Pública: desafios e perspectivas para formação e atuação profissional. 2016. (Outro).

10.
SANTOS, Gilmar J.; VALADARES, J. L. . Gestão Pública e Interesse Público - Accountability: práticas e desafios para a democratização do Estado. 2015. (Outro).

11.
SANTOS, Gilmar J.; GUIMARÃES, M. M. . Seminário A Universidade e o mercado na formação do profissional de Comunicação. 1996. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Dalyan Bastos Voltas. A comunicação interna no contexto educacional: interações e desafios. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Elisa Vasconcelos Mendes. A utilização pela população juiz-forana dos meios de acesso à informação disponibilizados pelo poder público a partir da Lei de Acesso à Informação. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

3.
Frederico Rezende Bilheri. Otimização dos programas de participação popular da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

4.
Aline Villas-Bôas Silveira. Comercialização de Produtos Fair Trade: Cidadania Corporativa ou Legitimação no Mercado?. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

5.
Jarbas Glauber Santos Lopes. Tecnologia na Escola: Informação e Comunicação na Era Digital. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

6.
Débora de Moraes Gonçalves. A GESTÃO DE INFORMAÇÕES DOS PROGRAMAS DE MONITORIA E TREINAMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Aldo Moreira. Otimização do uso das tecnologias de informação e comunicação pelos professores do Instituto de Educação de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

2.
Ivan Bretas Vasconcelos. A importância da comunicação interna para a implantação e consolidação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares, MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

3.
Laís Costa Xavier. Necessidades de universitários ingressantes por sistema de cotas para melhoria do desempenho acadêmico. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (53045009001P3)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

4.
Leticia de Souza Scotelano. Alternativas para o gerenciamento da transição do modelo de custeio do restaurante estudantil do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (53045009001P3)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

5.
Camila Faria Balduti. POSSIBILIDADES DE APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (SIMADE). 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

6.
Estegite Carvalho Leite Moura. Apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina pelos diretores escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

7.
Alcinete Santos Castro. Análise da utilização do diário digital nas escolas públicas estaduais da cidade de Manaus. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

8.
Tiago Lima e Silva. Possibilidades de uso do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas na Gestão da Escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

9.
Junia Mariusa dos Santos Silveira. O papel do diretor escolar na implementação das tecnologias de informação e comunicação: um estudo em duas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga (MG). 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

10.
Paulo Aparecido Tomaz. Possibilidades de uso das informações do Sistema Mineiro de Administração Escolar na Gestão das Escolas. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

11.
Marcelo Augusto dos Anjos Lima Martins. Estudo comparativo da utilização do Sistema Mineiro de Administração Escolar por duas escolas estaduais da SRE Coronel Fabriciano (MG). 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

12.
Maria Ângela Cavalcanti de Andrade. A implementação do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco e sua aplicação para a melhoria da gestão escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

13.
Carla Cavalcanti Fernandes. A utilização do Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco pelos gestores escolares. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

14.
Márcia Maria Albuquerque da Silva. Contribuição pedagógica do Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco - SIEPE - para a gestão das escolas estaduais da Gerência Regional d Ensino da Mata Sul (GRE-Palmares). 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

15.
João Fausto da Fonseca. Gestão escolar em rede: estudo de caso e proposta de melhorias do Sistema Mineiro de Administração Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

16.
Otacílio de Sá Pereira Bessa. O papel dos stakeholders na valorização da educação pública: programa piloto para a Escola CAIC Maria Alves Carioca (Fortaleza - CE). 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

17.
Jackeline Fernandes Fayer. Gestão de processos na administração pública - um estudo sobre os limites e possibilidades na implantação e aperfeiçoamento. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

18.
Aires Zarina Bonifácio Mombassa. Proposição de um programa de capacitação em tecnologias de ensino a distância para os professores da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

19.
Fernando Roberto Amorim Souza. Avaliação das condições de oferta dos cursos da Rede e-Tec Brasil: uma proposta possível. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

20.
Priscilla Bessa Castilho. A utilização do Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) como dispositivo governamental para a formulação de políticas públicas de ensino profissionalizante. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

21.
Eleonora Ferreira de Paula. Proposta de um sistema de informações estratégicas e georreferenciadas para a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

22.
José Manuel dos Reis Salgueiro. Elaboração de diretrizes para formatação de um sistema integrado de gestão de normas educacionais para o estado do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

23.
Luiza Helena Fraga Gouveia. Promovendo a equidade em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro: programa piloto para o Colégio Estadual Leopoldina da Silveira. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

24.
Ailza Gabriela Almeida Amorim. Comunica(r)ação com compreensão: mola propulsora da gestão na educação. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Gilmar José dos Santos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jeane Lacerda Rodrigues. McDonald?s versão light: imagens e mensagens que configuram um novo posicionamento. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comunicação: Imagens e) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

2.
Telma Christina Dias de Mello. As tendências do Marketing cultural. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comunicação: Imagens e) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

3.
Luciene Magalhães de Albuquerque. Os processos de mudança na Polícia Militar de Minas Gerais sob a ótica do Endomarketing. 1996. 175 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia) - Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lunma Rodrigues Aguiar. O Facebook como fonte de avaliação de alternativas de compra por estudantes da Universidade Federal de Juiz De Fora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

2.
Renan Abib Santos. Análise do Mix de Marketing da Ortojuf e proposição de um plano de intervenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

3.
Mariana Rodrigues Veiga. Entendendo o Facebook como um Novo Canal Mercadológico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

4.
Lidiane Arantes Loures. Layout de loja e Merchandising visual: estudo de caso e proposição para a Loja Bressan - Juiz de Fora (MG). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

5.
Thiago Siqueira Ribeiro. Comunicação de Vendas em uma Agência do Banco do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

6.
Elimara de Rezende Conrado. Relatório de Estágio Supervisionado - Krismara Lanches Ltda.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

7.
Natalino Rodrigues da Rocha. Relatório de Estágio Supervisionado - SPAL Indústria Brasileira de Bebidas (COCA-COLA FEMSA S.A.). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

8.
Júlio César Bastos da Silva. Relatório de Estágio Supervisionado - Banco do Brasil - DRS na Agência Liberdade (MG). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

9.
Gladson Henriques. Estudo de tráfego e layout de loja da Perfumaria Sul Americana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

10.
Kelly Alvim Mendonça. Relatório de Estágio Supervisionado - FARMASA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

11.
Erika Soares Rocha. Relatório de Estágio Supervisionado - Academia Olímpia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

12.
Pedro Henrique Carvalho Vasconcelos. Relatório de Estágio Supervisionado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

13.
Daniel Brinati Vieira. Relatório de Estágio Supervisionado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

14.
Alexandre Reis Pompeu Martins da Costa. Relatório de Estágio Supervisionado - SBA - Estudo de Inteligência Estratégica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

15.
Paulo Barbosa do Rego Arantes Vale. Relatório de Estágio Supervisionado - Shopfone - avaliação do relacionamento com os clientes usando a escala SERVQUAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

16.
Pedro da Luz de Carvalho Gonçalves. Relatório de Estágio Supervisionado - Victory Business Hotel - avaliação da qualidade dos serviços pelos hóspedes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

17.
Stéphanie Silveira de Carvalho. Relatório de Estágio Supervisionado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

18.
Weverson Clavelari Lopes. Relatório de Estágio Supervisionado - Buffalo's e Taurus - motivação de equipes de vendas em lojas de calçados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

19.
Wiverson Clavelari Lopes. Relatório de Estágio Supervisionado - Taurus - Estudo de layout em uma loja de calçados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

20.
Maria Emília S. Soares. Uso da Internet como ferramenta de Marketing de Relacionamento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

21.
Sandra Azalim. Turismo de eventos: o caso de Juiz de Fora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

22.
E. Costa, J. Jeronymo, L. Kai, P. Coelho e W. Bailo. Micro e pequenas empresas: desafios e estratégias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

23.
Alexandre F. F. de Morais. Divi-Guia: viabilidade e planejamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

24.
Edvard R. S. Corrêa. A imagem institucional do Shopping Cidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

25.
Guilherme N. Valadares. Clube Alpha: papo de homem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

26.
Talita P. S. Martins e Paula C. G. Gomes. Frimasi. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

27.
Weglisson Clímaco. Segmentação de mercado na Cemig Distribuidora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

28.
Éder Otaviano Pinto. Pesquisa de satisfação dos clientes de um estabelecimento de varejo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

29.
Thalita Barbosa. O franchising à luz da Teoria Institucional: o caso da Cacaushow. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

30.
Cynthia Borato, Fábio Cosenza, Helga Junqueira, Manuel Rolim. Planejamento, análise de viabilidade e campanha de lançamento de uma agência de publicidade no mercado de Belo Horizonte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

31.
Aline Toledo, Taciana L. Freitas e Thiago A. Melo Oliveira. . Plano de negócios e de comunicações integradas de Marketing da Así me Gusta. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

32.
Renata Taveira. Estudo de caso: as ações mercadológicas do varejo da moda que influenciam o consumo feminino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

33.
Danilo Barros, Eduardo Zanini, Melissa Rocha e Zuza Nacif. Ditamoda: as atividades jornalísticas presentes em um evento de moda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

34.
Leila Raimunda de Souza e William Alencar Prates Bailo. Diagnóstico sobre o policiamento comunitário da Polícia Militar de Minas Gerais sob a ótica do endomarketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

35.
Paula Dias Borges. Marketing esportivo: o patrocínio no esporte especializado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

36.
Bárbara Viana de Castro Vieira e Julie Galantini Lana. Speciale ? o nascimento de uma empresa de cosméticos, desde a elaboração de um plano de negócios às estratégias de promoção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

37.
Gisane Santos, Gizelle Mageste, Mariana Cruz, Vandré Silveir. Plano de comunicação estratégica para o shopping BH2Mall. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

38.
Fernanda M. Bizarria, Leonardo G. Pereira e Renato Virgili. Desenvolvimento de imagem de marca da Cafeteria 3 Corações através da utilização da comunicação integrada. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

39.
Mariane Maciel. Planejamento de marketing social para a SAMP Espírito Santo Assistência Médica: Programa SAMP 2000. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

40.
Eduardo Aquino Monteiro. Planejamento de comunicação para a Magic Language English School. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

41.
Carlos A Peixoto Fortes, Graciane Fraga, Marcelle Oliveira. . Planejamento de comunicação da Escola de Música da UFMG. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

42.
Michelle Salgado Lago Pinheiro. Equipe Crawl ? nadando rumo à vitória: plano de patrocínio para a equipe de natação competitiva. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

43.
Kênia Cristina Fernandes. Endomarketing nas empresas comerciais: estratégia para melhoria de atendimento ao cliente. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

44.
Juliana Lopes Dias. Diagnóstico visando a um plano de comunicação interna para o Hospital das Clínicas da UFMG. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

45.
Daniela Medeiros Guimarães. Os serviços de atendimento ao consumidor (SAC). 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

46.
Alessandra Menezes Vieira. As marcas no contexto da globalização: o caso da Localiza. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

47.
Natávia Guerra Quintão. . Endomarketing: neologismo ou estratégia?. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

Iniciação científica
1.
DOUGLAS DE OLIVEIRA SCHETINI. OS IMPACTOS DA ABERTURA DO INDEPENDÊNCIA SHOPPING SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DOS MICRO E PEQUENOS COMERCIANTES DO HIPERCENTRO DE JUIZ DE FORA: UMA ABORDAGEM INSTITUCIONAL. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

2.
Stephanie Silveira de Carvalho. Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção? ? uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da Teoria Institucional. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Pró Reitoria de Pesquisa. Orientador: Gilmar José dos Santos.

3.
Anelise de Mello Costa. Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção? ? Uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da Teoria Institucional. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

4.
Rafael Lana Daher. Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção? ? Uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da Teoria Institucional. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

5.
Pedro Henrique de Paula Melgaço. Aspectos mercadológicos da implementação da TV digital no Brasil. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gilmar José dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Débora Helena C. dos Santos. Monitoria do Curso de Administração - modalidade á distância - Projeto Piloto UFJF/Banco do Brasil. 2008. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Aberta do Brasil - Projeto Pioloto UFJF/Banco do Brasil. Orientador: Gilmar José dos Santos.

2.
Igor Ramalho Pommeranzenbaum. Bolsa de Treinamento profissional - produção de software didático para aplicação em jogos empresariais. 2008. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Gilmar José dos Santos.

3.
Mariana Tavares Moreira. Monitoria do Curso de Administração - modalidade à distância; Projeto Piolto UFJF/Banco do Brasil. 2007. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Aberta do Brasil - Projeto Pioloto UFJF/Banco do Brasil. Orientador: Gilmar José dos Santos.

4.
Marcelo de Oliveira Daher. Monitoria do Curso de Administração - modalidade à distância - Projeto Piloto UFJF/Banco do Brasil. 2007. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Aberta do Brasil - Projeto Pioloto UFJF/Banco do Brasil. Orientador: Gilmar José dos Santos.

5.
Jonathas Freire Barreto. Monitoria do Curso de Administração - modalidade à distância - Projeto Piloto UFJF/Banco do Brasil. 2007. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Aberta do Brasil - Projeto Pioloto UFJF/Banco do Brasil. Orientador: Gilmar José dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AMORIM, Ailza G. A. ; CUNHA, Priscila Campos ; SANTOS, Gilmar J. . Diálogos & proposições: Planos de Ação para a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. 1. ed. Juiz de Fora: Projeto CAEd-Fadepe/JF, 2017. v. 1. 690p .

1.
ANDRADE, C. C. V. ; FREITAS, A. D. ; SANTOS, Gilmar J. . Programa de atenção ao jovem: uma avaliação qualitativa dos resultados do programa em uma escola estadual de Uberlândia. In: CUNHA, Manuel F. P. M.; LIMA, Ana Paula M.; MACHADO, Carla S.; CARVALHO, Debora C. A. B. M.; MAGALDI, Juliana A., OLIVEIRA, Rafaela R. A.; ROMERO, Sheila R.. (Org.). Casos de Gestão: políticas e situações emblemáticas do cotidiano educacional brasileiro. 1ed.Juiz de Fora: Fadepe/CAEd, 2012, v. 1, p. 477-488.

2.
MOMBASSA, A. Z. B. ; RODRIGUES, M. C. S. R. S. ; SANTOS, Gilmar J. . Proposição de um programa de capacitação em tecnologias de ensino a distância para os professores da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. In: Manuel Palácios da Cunha e Melo; Ana Paula de Melo Lima; Carla Silva Machado; Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de Carvalho; Juliana Alves Magaldi; Rafaela Reis de Azevedo Oliveira; Sheila Rigante Romeiro. (Org.). Casos de Gestão: políticas e situações do cotidiano educacional. 1ed.Juiz de Fora: FADEPE/CAEd, 2013, v. 1, p. 213-218.

3.
CASTILHO, P. B. ; SANTOS, Gilmar J. . A utilização dos indicadores do sistema nacional de informação profissional e tecnológica para formulação de políticas públicas. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado; Giselle Martins dos Santos Ferreira; Márcio Silveira Lemgruber; Estrella D?Alva Benaion Bohadana. (Org.). Educação e tecnologia: parcerias 3 .0. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2014, v. 1, p. 367-409.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTOS, Gilmar J.. Marketing em Ambientes de Informação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Gilmar J.; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga ; ABDALLA, MÁRCIO MOUTINHO . XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - Coordenação da Área de Marketing. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Avaliador de cursos do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) de 2006 a 2011 - INEP/MEC. Credenciamento publicado no Diário Oficial da União de 27 de outubro de 2006, portaria no. 1751.
- Membro do corpo de avaliadores de trabalhos da área de Marketing da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD).
- Membro do corpo de avaliadores de trabalhos do III Encontro de Marketing da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (EMA) - 2008.
- Membro do corpo de avaliadores de trabalhos da área de Marketing do XXXI Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) - 2007.
- Membro do corpo de avaliadores de trabalhos da área de Marketing do XXXII Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) - 2008.
- Membro do corpo de avaliadores de trabalhos da área de Marketing do XXXV Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) - 2011.
- Delegado da I Conferência Nacional de Comunicação, representante do Poder Público Federal (14 a 17 de Dezembro de 2009)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:15:34