Jorge Luiz Schroeder

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2621717514145622
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Bacharel em música - modalidade composição - (1987), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação (2006) todos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é professor pleno do Programa de Pós-Graduação em Música, no Instituto de Artes da Unicamp; Profissional de Pesquisa na área de apoio ao ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Artes da Unicamp; coordenador do grupo de pesquisa Musilinc (Música, Linguagem e Cultura) e pesquisador do Laborarte (Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação) da Faculdade de Educação, na Unicamp. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, na educação musical e nos estudos da música popular. Vem atuando principalmente em pesquisas sobre os processos de atribuição de sentidos e apropriação musical de crianças e não musicistas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Luiz Schroeder
Nome em citações bibliográficas
SCHROEDER, Jorge L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.
r. Pitágoras, 500
Cidade Universitária
13083-854 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159
Telefone: (19) 35212440
URL da Homepage: http://www.iar.unicamp.br/corporais/dan_ocurso.php


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Corporalidade Musical: as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandez.
Palavras-chave: Música; Corporalidade; Educação; Estética.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Musical.
Setores de atividade: Educação Superior; Outro.
1994 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Música na Dança: reflexões de um músico,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Célia Maria de Castro Almeida.
Palavras-chave: Arte; Abordagem interdisciplinar do conhecimento; Dança; Música; Educação musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior; Outro.
1981 - 1987
Graduação em Bacharelado em composição.
Instituto de Artes - UNICAMP, IA, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Artes - UNICAMP, IA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente da Pós-Graduação em Música
Outras informações
Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp. O credenciamento inclui orientação de mestrado e doutorado, ofereciemento de disciplinas, realização de projeto de pesquisa, organização e coordenação de grupos de estudo e pesquisa.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente da Pós-graduação em Artes, Carga horária: 0
Outras informações
Docente colaborador credenciado junto à Pós-Graduação em Artes no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Este credenciamento inclui ministrar disciplinas, orientação de alunos de mestrado e doutorado do programa de Pós-graduação em Artes, realização de pesquisa na área da interlocução da música com a dança e o teatro, organização e coordenação de grupos de pesquisas e estudos na área.


Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, FE-UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 0
Outras informações
Estou filiado como pesquisador no Laboratório de Estudos sobre Ensino de Arte - Laborarte, grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da Unicamp.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Profissional de Pesquisa do Programa de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitários. Atualmente esta função inclui as atividades relacionadas ao credenciamento nos Programa de Pós-graduação em Artes e Música do Instituto de Artes da Unicamp: ministrar disciplinas nos Programas de Pós-graduação; orientar projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado; propor projetos e realizar pesquisas relacionados à linha de pesquisa na qual está inserido (interlocução da música com o teatro e a dança; Educação Musical), organizar e coordenar grupos de estudos na linha de pesquisa na qual está inserido.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Outras informações
Programa de Estágio Docente na Atividade Supervisionada de Apoio a Docência, sob a orientação da Profa. Dra. Márcia Strazzacappa Hernandez. Nesse período de estágio ministrei a disciplina AD-534-Música e Dança: Exercícios de Linguagem (turmas A e B), para os alunos de graduação do curso de Bacharelado em Dança, em substituição ao prof. Roberto César Pires.

Atividades

03/1986 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto de Artes, .

Serviço realizado
Apoio artístico e pedagógico musical às atividades artísticas e pedagógicas da dança.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Questões sobre música e educação musical: atribuição e apropriação de sentidos
Descrição: Este projeto pretende investigar os vários modos como os sentidos e significados musicais, assim como seus enunciados, vão sendo elaborados, difundidos, atribuídos e apropriados a partir de certos núcleos de atividades sociais (em direção a outros). Levando em conta que a música não apenas circula em inúmeros campos de atividades (tais como, nas artes, a dança, o cinema, o teatro etc.; assim como a presença da música na propaganda, no ciberespaço, na educação, nas terapias, nos jogos etc.), mas também constitui suas próprias formas de atividade e de sociabilidade, refratando esses outros campos sociais mas também sendo refratada por eles, esta investigação busca compreender como os vários modos como essa circulação/refração musical se dá. Os focos de atenção serão inicialmente voltados para as várias formas de apropriação dos sentidos musicais, mais ligada à educação musical de crianças pequenas em situação escolar. Contudo, incluirá também as atribuições de sentido originadas nos contatos de pessoas adultas não especializadas com os enunciados musicais, ou seja, o contato das músicas com seus ouvintes. Já que essas dimensões musicais complementares se estabelecem em relações dialógicas, estarão sempre sendo investigadas também de forma dialógica, para que o tecido sociocultural que elas ajudam a formar e que as constitui possa ser observado na sua unicidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Jorge Luiz Schroeder - Coordenador / Otávio Achkar Andrade - Integrante.
2015 - 2018
A dimensão estético-discursiva na música: uma abordagem teórica e uma proposta de acesso à linguagem musical por não-músicos.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Cordeiro Nassif em 28/02/2013.
Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver uma linha analítica musical que possibilite uma compreensão aprofundada da música por um público sem formação musical. Tomando como principal orientação teórica a filosofia do Círculo de Bakhtin, mas incorporando também contribuições de diversos outros pensadores da música e das ciências humanas, o projeto tem 3 etapas definidas: 1-elaboração de uma proposta de audição musical que leve em conta tanto questões históricas e contextuais quanto estético-estruturais e veiculação dessa proposta num programa de rádio; 2-investigação sobre os modos de apropriação da linguagem musical por ouvintes do programa; 3-reelaboração da proposta. Obs.: a este projeto está atrelado o programa ?Conversas sobre música?, apresentado semanalmente pela Webrádio Unicamp desde agosto de 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jorge Luiz Schroeder - Integrante / Sílvia Cordeiro Nassif Schroeder - Coordenador.
2015 - 2018
Diálogos Difíceis: interações artísticas, educacionais e de trabalho entre música e dança
Descrição: Este projeto investiga três aspectos das interações entre música e dança e entre musicistas e bailarinas: 1) no campo educativo; 2) no campo artístico, e; 3) no campo do trabalho. Cada uma dessas áreas de investigação, por sua vez, se dividem em pelo menos dois focos de interesse. No campo educativo: a) as várias formas através das quais a música se insere na formação de bailarinas e bailarinos, e; b) a apropriação do conhecimento musical por parte de bailarinas e bailarinos. No campo artístico: a) as várias dificuldades (de procedimentos, de linguagem, de concepções) que surgem na associação entre musicistas e bailarinas nas produções colaborativas, e; b) busca-se uma proposta analítica para as colaborações entre música e dança como enunciados para, assim, abordá-las a partir de uma única unidade significativa artística. No campo do trabalho: a) as condições de trabalho e de sociabilidade surgidas do trabalho do músico em ambientes de dança: o músico de aulas, e; b) as condições de trabalho e de sociabilidade surgidas no trabalho do músico em ambientes de dança: o músico de espetáculos coreográficos. Tenta-se, com esta proposta, traçar um cenário amplo das diversas situações interativas entre o campo da música e o da dança, levando em conta não apenas seus produtos finais (as obras coreográficas ou musicais) mas também seus protagonistas e coadjuvantes. Para isto são utilizadas as seguintes fontes teóricas: a sociologia das trocas simbólicas de Pierre Bourdieu; a filosofia da linguagem do Círculo de Mikhail Bakhtin; os Estudos Culturais; a sociologia do trabalho proposta por Ricardo Antunes e seus colaboradores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Jorge Luiz Schroeder - Coordenador.
2012 - 2017
Música, Educação e Artes da Cena: processos de estabelecimento, circulação e apropriação de sentidos musicais
Descrição: O foco principal desta proposta é investigar como se dão as relações de sentido (significação e valor) que envolvem as realizações musicais. Visto que as músicas transpassam vários campos de atividades socioculturais, interessa principalmente observar, do ponto de vista dialógico, a diversidade de modos de compreender, perceber e produzir músicas originados nesses vários espaços. Para que essa investigação aconteça é fundamental tomar a música como um sistema simbólico, cultural e historicamente constituído. A partir desta premissa básica, que se elabora com a ajuda dos estudos sobre a economia das trocas simbólicas propostos por Pierre Bourdieu, da filosofia enunciativo/discursiva do Circulo de Bakhtin e pelas reflexões sobre a cultura dos autores dos chamados Estudos Culturais, pretende-se reduzir o imenso quadro de áreas interpeladas pelas músicas a apenas duas: a educação e as artes da cena (teatro, performance e dança). Uma e outra área se apropriam das músicas de modo muito particular, dinâmico e heterogêneo, e é sobre essas formas de apropriação que a proposta se debruça. Pretende-se, através do ferramental metodológico das pesquisas qualitativas (observação participante, entrevistas e análise de documentos ? que neste caso se restringe às fontes audiovisuais), explicitar as contradições e tensões que se estabelecem tendo como escopo as músicas e os vários eixos semântico-axiológicos que se colocam em funcionamento quando elas se fazem presentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .

Integrantes: Jorge Luiz Schroeder - Coordenador.
Número de orientações: 4
2007 - 2009
Música, Artes, Educação e Temporalidades.
Descrição: Pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes, do Instituto de Artes da Unicamp, na linha de pesquisa "Processos e Poéticas da Cena", que pretende investigar as interlocuções da música com o teatro e a dança. Até agora resultou numa série de oficinas (O que move a música) oferecidas durante o mes de setembro de 2007 aos alunos do mesmo programa (carga horária 24h), e numa disciplina (AT-310 - A poética de escritura cênica: tempo e espaço) oferecida no primeiro semestre de 2008, em parceria com a Profa. Dra. Verônica Fabrini, para os alunos do mesmo programa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Jorge Luiz Schroeder - Coordenador.
2006 - 2008
Música, expressão corporal e educação: uma reflexão sobre a ação.
Descrição: Esta pesquisa está vinculada ao projeto de pesquisa "Corpo, Linguagem e Educação", sob a responsabilidade da Profa. Dra. Eliana Ayoub, como parte das atividades de pesquisador do Laborarte - Laboratório de estudos sobre arte, corpo e educação, do Delart - Departamento de Educação, conhecimento, linguagem e arte, da Faculdade de Educação, Unicamp..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jorge Luiz Schroeder - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHROEDER, S. C. N.2014SCHROEDER, S. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Música e Imagem: construindo relações de sentido. Leitura. Teoria & Prática, v. 32, p. 99-114, 2014.

2.
SCHROEDER, Jorge L.2012SCHROEDER, Jorge L.. Os diálogos difíceis entre música e artes da cena. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 2387-2395, 2012.

3.
SCHROEDER, Jorge L.2011SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música. Revista da ABEM, v. 19, p. 105-118, 2011.

4.
SCHROEDER, Jorge L.2011SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, v. 04, p. 127-153, 2011.

5.
SCHROEDER, Jorge L.2010 SCHROEDER, Jorge L.. Corporalidade musical na música popular: uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti. Per Musi (UFMG), v. 22, p. 167-180, 2010.

6.
SCHROEDER, Jorge L.2008SCHROEDER, Jorge L.. Música e Conhecimento. Revista Digital Art&, v. 09, p. 09, 2008.

7.
SCHROEDER, Jorge L.2004 SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Música e Ciências Humanas. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), Campinas, v. 15, n.1, p. 209-216, 2004.

8.
SCHROEDER, Jorge L.2004SCHROEDER, Jorge L.. O Dentro e o Fora da Música: notas para uma reflexão sobre a apreciação musical. Ensinarte: revista das artes em contexto educativo, Braga/Portugal, v. 3, n.03, p. 02-14, 2004.

9.
SCHROEDER, Jorge L.2002SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Os Perigos das Metodologias de Pesquisa. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, Campinas, v. 6, n.2, p. 118-123, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
NASSIF, Silvia C. ; SCHROEDER, Jorge L. . A pesquisa em Educação Musical: reflexões epistemológicas. In: Alexandre Shigunov Neto; André Coelho da Silva; Ivan Fortunato. (Org.). Educação Musical: reflexões sobre ensino e pesquisa. 01ed.São Paulo: Editora Hipótese, 2017, v. , p. 02-20.

2.
SCHROEDER, Jorge L.. A música na escola: algumas questões sobre cultura e educação. In: Antonio Carlos Amorim; Alik Wunder. (Org.). Leituras sem Margens. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica; ALB, 2014, v. , p. 277-291.

3.
SCHROEDER, Jorge L.. Os saberes musicais e a escola. In: Maria Isabel Almeida; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Cristina Cinto Araújo Pedroso; Helenice Ciampi. (Org.). Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. 01ed.Campinas: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 01, p. 432-443.

4.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Apropriação da música por crianças pequenas: mediação, sentidos musicais e valores estéticos. In: Ana Luíza Bustamante Smolka; Ana Lúcia Horta Nogueira. (Org.). Emoção, memória, imaginação: a contituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 57-83.

5.
OLIVEIRA JR., W. M. ; SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; AMARAL, I. A. ; PICARELLI, A. ; BARRETO, E. ; MOURA, A. R. L. ; ZAMBONI, E. ; SCHROEDER, Jorge L. ; MORANDI, C. . Currículo e gestão como cultura: escritos e pensamentos de uma disciplina. In: Naura Syria Carapeto Ferreira; Agueda Bernardete Bittencourt. (Org.). Formação humana e gestão da educação: a arte de pensar ameaçada. 1ed.São Paulo: Cortez, 2008, v. , p. 268-296.

6.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; STRAZZACAPPA, M. . A construção do conhecimento em arte. In: Bittencourt, Agueda B.; Oliveira Júnior, Wenceslau M. de. (Org.). Estudo, pensamento e criação. 1ªed.Campinas: Gráfica da Faculdade de Educação, 2005, v. 1, p. 75-82.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Livia Carolina de ; SCHROEDER, Jorge L. . Diálogos Difíceis: o trabalho do músico em aulas de dança. In: X Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2017, Campinas. Anais do X Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp - EEMU 2017. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. p. 116-124.

2.
OLIVEIRA, Livia Carolina de ; SCHROEDER, Jorge L. . Diálogos difíceis entre música e dança: um caso artístico. In: IX Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2016, Campinas. Anais do IX Encontro de Educação Musical da Unicamp. Campinas: Departamento de Música - Unicamp, 2016. p. 125-134.

3.
SCHROEDER, Jorge L.. Uma proposta educacional dialógica: audições musicais comentadas. In: IX Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2016, Capinas. Anais do IX Encontro de Educação Musical da Unicamp. Campinas: Departamento de Música - Unicamp, 2016. p. 135-143.

4.
SCHROEDER, Jorge L.. Questões sobre dialogia. In: Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - Unicamp, 2016, Campinas. Anais dos Seminários de Pesquisas - PPGADC. Campinas, 2016.

5.
SCHROEDER, Jorge L.; MIRANDA, Maria Fernanda Costa . Grupo de Pesquisa em Música Linguagem e Cultura - Musilinc: entrelaçamentos. In: 3º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2015, Campinas. Anais do 3º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas: Instituto de Artes Unicamp, 2015. v. 3. p. digital-digital.

6.
SCHROEDER, Jorge L.. Diálogos Difíceis: a música, a dança e seus conflitos. In: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2014, Campinas. Anais do II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas: on line, 2014. v. 01. p. on line-on line.

7.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C. . O Trenzinho do Caipira: uma proposta dialógica de apreciação musical. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música: Pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música: Pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes. São Paulo: on line, 2014. v. 01. p. on line-on line.

8.
SCHROEDER, Jorge L.. Música e Dança: conhecimentos artísticos e enunciados coletivos. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas. Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Campinas: on line, 2014. v. 01. p. on line-on line.

9.
CESCA, Sara C. ; GALON, Lucas E. S. ; SCHROEDER, Jorge L. . Experiência Estética: reflexões para o ensino de música no século XXI. In: 9ª Conferencia Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical - ISME, 2013, Santiago de Chile. Actas 9ª Conferencia Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical, ISME. Santiago de Chile: Editora da Facultad de Artes, Universidad de Chile, 2013. v. 01. p. 417-427.

10.
ZAFANI, José T. D. ; SCHROEDER, Jorge L. . A influência do campo social na prática do ensino de professores de guitarra e professores de violão. In: 9ª Conferencia Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical - ISME, 2013, Santiago. Actas 9ª Conferencia Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical - ISME. Santiago: Editora da Facultad de Artes, Universidad de Chile, 2013. v. 01. p. 20-29.

11.
CESCA, Sara C. ; SCHROEDER, Jorge L. . A teoria da formatividade voltada para o processo inventivo em sala de aula: por uma estética do fazer. In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música - SEFiM, 2013, Porto Alegre. Anais do Simpósio de Estética e Filosofia da Música - SEFiM/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013. v. 01. p. 749-757.

12.
SCHROEDER, Jorge L.. Diálogos sempre difíceis: a significação musical no espaço da formação de bailarinas e bailarinos. In: I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2013, Campinas. Anais do I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas: on line, 2013. v. 01. p. on line-on line.

13.
SCHROEDER, Jorge L.. Conhecimento, prática e corporalidade musicais. In: SIMCAM4-Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do SIMCAM4-Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. São Paulo: Beatriz Raposo de Medeiros e Marcos Nogueira., 2008. v. 04. p. 21.

14.
SCHROEDER, Jorge L.. Diálogos com a música: a interlocução da música com outras áreas de formação profissional. In: II Simtec - Simpósio de Profissionais da Unicamp, 2008, Campinas. Anais do II Simtec. Campinas: FE/Unicamp, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Maria Flávia S. ; SCHROEDER, Jorge L. ; NASSIF, Silvia C. . Problematizando a obrigatoriedade da música na educação básica: políticas públicas, relações música/cultura e práticas em sala de aula. In: 19º Congresso de Leitura - COLE - Leituras sem margens, 2014, Campinas. Anais do 19º Congresso de Leitura - COLE - Leituras sem margens. Campinas: FE/UNICAMP, 2014. v. 01. p. 40-40.

2.
SCHROEDER, Jorge L.. Música, teatro, artes plásticas e dança: improvisação coletiva como ferramenta para a construção de um discurso cênico. In: III Simtec - Simpósio dos Profissionais da Unicamp, 2010, Campinas. Simtec - síntese dos trabalhos dos profissionais da Unicamp. Campinas: Editora da Unicamp - GGBS/Unicamp, 2010. v. CD-rom.

3.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Uma Possibilidade de Educação Estética: a dimensão discursiva da música. In: 2º Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do Corpo e da Arte, 2010, Campinas. Caderno de resumos e programação do 2º Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do Corpo e da Arte". Campinas: Editora da Faculdade de Educação - Unicamp, 2010. v. 01. p. 163-163.

4.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Conversas sobre música: uma experiência de apreciação musical junto a educadores. In: XIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2004.

5.
SCHROEDER, Jorge L.. Fundamentos Corporais da Música. In: III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Reforma Universitária, 2004, Campinas. Anais do III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Reforma Universitária. Campinas: Grafica da Faculdade de Educação - Unicamp, 2004.

6.
SCHROEDER, Jorge L.. A corporalidade na música. In: II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Políticas e Financiamento da Pós-graduação, 2003, Campinas. II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento - Anais dos Resumos. Campinas - SP: Gráfica da Faculdade de Educação, 2003. v. 01. p. 141-142.

Artigos aceitos para publicação
1.
NASSIF, Silvia C. ; SCHROEDER, Jorge L. . A escuta musical: um processo dialógico. Educação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHROEDER, Jorge L.. Uma proposta educacional dialógica: audições musicais comentadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, Livia Carolina de ; SCHROEDER, Jorge L. . Diálogos difíceis entre música e dança: um caso artístico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . A música e as crianças pequenas: algumas considerações sobre as relações de mediação no processo de ensino/aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ABREU, Thiago Xavier de ; SCHROEDER, Jorge L. . O fazer criativo de Murray Schafer aplicado às aulas de guitarra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RICCI, Gabriela ; SCHROEDER, Jorge L. . A canção infantil e o desenvolvimento da criança: uma análise preliminar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ZULIANI, Daniela Machado Moreno ; SCHROEDER, Jorge L. . Movimento e corporeidade: influência na produção artística do músico através de princípios da educação somática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RICCI, Gabriela ; SCHROEDER, Jorge L. . A canção infantil e o desenvolvimento da criança: uma análise preliminar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Processos de apropriação da linguagem musical no contexto da educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Uma Possibilidade de Educação Estética: a dimensão discursiva da música. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Músicas, crianças e multiplicidade de sentidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SCHROEDER, Jorge L.. Conhecimento, prática e corporalidade musicais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SCHROEDER, Jorge L.. Educação Musical e Multiculturalidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SCHROEDER, Jorge L.. Prova de aptidão em dança do Vestibular Unicamp. 2006.

2.
SCHROEDER, Jorge L.. Prova de aptidão em Dança do Vestibular Unicamp. 2005.

3.
SCHROEDER, Jorge L.. Participação em apresentação artística no UPA - Universidade de Portas Abertas. 2004.

4.
SCHROEDER, Jorge L.. Prova de aptidão em Dança do Vestibular Unicamp. 2002.

5.
SCHROEDER, Jorge L.. Prova de aptidão em Dança do Vestibular Unicamp. 2001.

6.
SCHROEDER, Jorge L.. Prova de aptidão em Dança do Vestibular Unicamp. 2000.

7.
SCHROEDER, Jorge L.. Prova de aptidão em Dança do Vestibular Unicamp. 1999.

8.
SCHROEDER, Jorge L.. Prova de aptidão em Dança do Vestibulra Unicamp. 1998.

9.
SCHROEDER, Jorge L.. Monitoria do programa Seu Colégio na Unicamp. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc na Comissão científica do IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp. 2016.

2.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc para a Revista Brasileira de Educação. 2016.

3.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc da Fapesp. 2016.

4.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2016.

5.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ha-doc do VIII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp. 2015.

6.
SCHROEDER, Jorge L.. Banca de seleção do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp. 2015.

7.
Goldemberg, Ricardo ; BIAGGI, Emerson De ; SCHROEDER, Jorge L. . Banca de seleção de candidatos para o Prêmio Capes de Tese - Edição 2015. 2015.

8.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ha-doc do Projeto Pibic de Iniciação Científica da Unicamp. 2015.

9.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ha-doc de trabalhos para o XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2015.

10.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc do Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica - Samba da minha terra: Música Afro-Baiana contemporânea. 2010.

11.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc do Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica - As Escolas de Samba na Bahia (1960-1980). 2010.

12.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação cioentífica. 2009.

13.
SCHROEDER, Jorge L.. Parecerista ad-hoc no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AYOUB, E. ; SCHROEDER, Jorge L. ; PAOLIELLO, E. . Educação e Cultura: formas de introlocução - Fóruns Permanentes: Desafios do Magistério. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Diversidade. 2012.

3.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: músicas e seus contextos. 2012.

4.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Gênero Popular (partes 1 e 2). 2012.

5.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Gênero Étnico. 2012.

6.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Gênero Erudito (partes 1 e 2). 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
NASSIF, Silvia C. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música na UniversIDADE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C. ; OLIVEIRA, Livia Carolina de ; RODRIGUES, Raul A. ; BOHN, Lucas N. . O professor particular de música frente às novas demandas do ensino. 2017. (Palestra).

3.
SCHROEDER, Jorge L.. Grupo de estudos sobre Cultura Arte e Educação. 2017. (Oficina).

4.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C. . Conversas sobre Música 2016. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NASSIF, Silvia C. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música na UniversIDADE 2016. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C. . Conversas sobre Música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C. . Conversas sobre Música. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
NASSIF, Silvia C. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música no projeto UniversIDADE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Música e Imagem: construindo relações de sentido. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficina Corpo, Movimento e Educação Estética, para professores da rede pública de Salto.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de improvisação coletiva: música, dança, teatro e artes plásticas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de improvisação coletiva: música, teatro, dança e artes plásticas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficina de Ritmo e Corpo ministrada no IV Cogresso de Educação de Salto: Ética, para professores da rede pública de ensino da região. 2008. .

14.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de práticas musicais oferecidas aos alunos de licenciatura em música, dança e artes visuais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SCHROEDER, Jorge L.. Palestra "Educação e Música". 2008. (Palestra).

16.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de práticas musicais oferecidas ao alunos do programa de pós-graduação em artes da Unicamp durante 1 mes: O que move a música?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SCHROEDER, Jorge L.; FABRINI, V. . Oficinas pedagógicas para alunos da Pós-graduação em Artes da Unicamp "O que move a música". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
SCHROEDER, Jorge L.. Palestra "Arte como produção coletiva". 2007. (Palestra).

19.
SCHROEDER, Jorge L.. Palestra "A música na formação do professor". 2007. (Palestra).

20.
SCHROEDER, Jorge L.. Palestra "Música na formação do docente". 2007. (Palestra).

21.
SCHROEDER, Jorge L.; AYOUB, E. . Oficinas de práticas musicais para professores e profissionais da educação física, Ritmação: projeto de experimentação músico-corporais.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Oficinas de práticas musicais para professores e profissionais da educação física da rede pública do município de Campinas, Ritmo e expressão. 2006. .

23.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; BARBOSA, Maria Flávia S. ; STRAZZACAPPA, M. . Curso de Especialização em Gestão Educacional. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Ministrou o curso de Capacitação em Artes - Área de Música, aos professores da rede pública da região metropolitana de Campinas.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Oficina prática "Ritmo e Movimento". 2006. (Oficina).

26.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2005. .

27.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2005. .

28.
SCHROEDER, Jorge L.; AYOUB, E. . Oficinas de práticas musicais abertas aos alunos dos cursos de graduação em pedagogia, educação física, música e teatro da Unicamp, Ritmação: grupo de experimentações músico-corporais. 2005. .

29.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2004. .

30.
SCHROEDER, Jorge L.; AYOUB, E. . Oficinas de práticas musicais oferecidas aos alunos de graduação em pedagogia, educação física, música e dança, Ritmação: grupo de experimentações músico-corporais. 2004. .

31.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2003. .

32.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2003. .

33.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2003. .

34.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2003. .

35.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de práticas musicais e rítmicas oferecidas aos alunos do curso de graduação em pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de música ministradas no curso de bacharelado e licenciatura para bailarinos no Departamento de Artes Corporais da Unicamp pelo período de 1 semestre. 2002. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: músicas e seus contextos. 2011. Outra.

2.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: gênero erudito. 2011. Outra.

3.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: gênero popular. 2011. Outra.

4.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: gênero étnico. 2011. Outra.

5.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: diálogos entre gêneros. 2011. Outra.

6.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: diálogos internos aos gêneros. 2011. Outra.

7.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: diálogos internos aos sub-gêneros. 2011. Outra.

8.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Programa de rádio: Conversas sobre música: diversidade. 2011. Outra.

Música
1.
SCHROEDER, Jorge L.. 2ª Peça para coro misto 2001. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
SCHROEDER, Jorge L.; GATTAMORTA, Divanir A. . Composição e exeucação da trilha musical para a coreografia "Dança en-cena". 2003 (Trilha para espetáculo de dança).

2.
SCHROEDER, Jorge L.. Trilha sonora composta e executada para a coreografia "Espiral". 2001 (Trilha para espetáculo de dança).

3.
SCHROEDER, Jorge L.. Composição da trilha musical para a coreografia "Mulher de Barro". 2000 (Trilha para espetáculo de dança).

4.
JESZENSKY, Leonardo ; SCHROEDER, Jorge L. . Execução da trilha musical da coreografia "Viandeiras". 1999 (Apresentação como instrumentista).

5.
SCHROEDER, Jorge L.; SANTOS, Mestre Antônio A. . Composição e execução da trilha musical da coreografia "Elas em Nós". 1998 (Trilha para espetáculo de dança).

6.
SCHROEDER, Jorge L.. Composição da trilha musical da coreografia "Amadzón". 1998 (Trilha para espetáculo de dança).

7.
SCHROEDER, Jorge L.. Composição e execução da trilha musical para a coreografia "Cada uma de nós". 1996 (Trilha para espetáculo de dança).

Demais trabalhos
1.
SCHROEDER, Jorge L.. Oficinas de práticas musicais para educadores, oferecidas aos alunos do curso de graduação em pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp. 2005 (Ciclo de Oficinas) .

2.
SCHROEDER, Jorge L.; BARBOSA, Maria Flávia S. ; SCARASSATTI, Marcos ; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Ciclo de encontros Colóquios sobre Educação Musical: A música na escola, oferecidos aos professores e alunos da Faculdade de Educação da Unicamp. 2005 (Ciclo de Palestras) .

3.
SCHROEDER, Jorge L.. Ciclo de palestras oferecidas aos professores em exercício da região metropolitana de Campinas, sob o título de Formação musical do professor. 2005 (Ciclo de Palestras) .

4.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Palestras sobre o ensino de música na educação básica, oferecidas aos professores da rede municipal de Campinas. 2004 (Ciclo de Palestras) .

5.
SCHROEDER, Jorge L.; SCHROEDER, Sílvia. C. N. . Ciclo de palestras e audições comentadas denominadas "Conversas Sobre Música", oferecidas à comunidade acadêmica da Unicamp.. 2003 (Ciclo de Palestras) .

6.
SCHROEDER, Jorge L.. Palestra com atividades práticas denominada Consciência Musical Através do Corpo, oferecidas aos alunos do curso de graduação em pedagogia das Faculdades Padre Anchieta. 2001 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHROEDER, Jorge L.; CARVALHO, José Alexandre Leme Lopes; BARRETO, A. C.. Participação em banca de Guilherme Augusto Lamas. O violão de sete cordas dos irmãos Valter Silva e Valdir Silva. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
NASSIF, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Participação em banca de Rafael Beling Rocha. O desenvolvimento da criação musical à luz da psicologia histórico-cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SCHROEDER, Jorge L.; FISCHER, Stela R.; ALMEIDA, V. F. M.. Participação em banca de Flávia Leme Hiroki. Teatro feminista e identidades de gêneros: reflexões de uma atriz sobre o(s) feminismo(s) na cena teatral. 2018. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
TINÉ, Paulo J. de S. (Paulo José de Siqueira Tiné); PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Mário Adimir Patreze Júnior. A dança das oito cordas nas cabeças de Egberto Gismonti. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

5.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Participação em banca de Ronaldo do Prado Lima. O aprendizado multi-instrumental como perspectiva para a educação musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

6.
SCHROEDER, Jorge L.; RABELO, Antônio Flávio A.; HIRSON, Raquel S.. Participação em banca de Chavannes Procópio Péclat. O canto como linguagem: escavações de encontros com o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e adjacências. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
SANTANA, Mário Alberto; NAMUR, Virgínia M. S M.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de André Sun. Dercy Gonçalves, matriz do artista popular brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
ZAN, J. R.; FENERICK, José Adriano; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Guilherme Araújo Freire. Vanguarda, experimentalismo e mercado na trajetória artística de Tom Zé. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

9.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Participação em banca de Sara Cecília Cesca. Teoria della formatività: reflexões sobre a invenção e a produção artística em diferentes contextos educativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

10.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; AYOUB, E.. Participação em banca de Livia Nicolucci. A utilização e apropriação da música no ambiente escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

11.
JESUS, Adilson Nascimento; AMORIM, Antonio Carlos de; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Letícia de Oliveira Rodrigues. Casulo: corpo criador. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Instituto de Artes - UNICAMP.

12.
NOGUEIRA, L. W. M.; GALZERANI, Maria Carlina Bovério; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Estevão Amaro dos Reis. O festival do folclore de Olímpia, São Paulo: uma festa imodesta. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

13.
SCHROEDER, Jorge L.; LAZZARATTO, Marcelo Ramos; SILVA, E. O.. Participação em banca de Bruno de Assis Garcia. Sobre adaptações de Histórias em Quadrinhos para Teatro. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

14.
FABRINI, V.; IDARGO, A. B.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Virgínia Spósito de Souza. O corpo que dança: a história-social e hexis corporal no balé clássico. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
FERRACINI, Renato; HIRSON, Raquel S.; SCHROEDER, Jorge L.; BISCARO, Bárbara. Participação em banca de Eduardo Conegundes de Souza. Samba e mimese corpórea: encontros compositivos para a criação do corpo espetáculo "Uji - o bom da roda". 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

2.
ZAN, J. R.; VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte; VICENTE, Eduardo; SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Adelcio Camilo Machado. O "lado B" da linha evolutiva: Nelson Gonçalves e a má música popular brasileira dos anos 1940 e 1950. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
ZAN, J. R.; SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.; SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; MELO, Rúrion Soares. Participação em banca de Rodrigo Aparecido Vicente. Música popular brasileira em Hi-Fi: um estudo sobre o Trio Surdina. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

4.
ZAN, J. R.; ULHOA, Martha Tupinambá de; IKEDA, Alberto Tsuyoshi; SCHROEDER, Jorge L.; SANTOS, Antonio R. C.. Participação em banca de Rui Manoel Sénico Carvalho. Parintins: Boi-Bumbá e afirmação identitária: discurso, representações e identidade no Amazonas contemporâneo. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

5.
SILVA, Esdras R.; SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.; FREITAS, Sérgio P. R. de; TINÉ, Paulo J. de S. (Paulo José de Siqueira Tiné). Participação em banca de Almir Côrtes Barreto. Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a música instrumental brasileira. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

6.
FABRINI, V.; SCHROEDER, Jorge L.; STRAZZACAPPA, M.; Torres Neto, Walter L.; Andre, Carmina M.. Participação em banca de Cleusa Joceleia Machado. A identidade expressiva do ator. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Instituto de Artes - UNICAMP.

7.
ZAN, J. R.; CARRASCO, Claudiney R.; SCHROEDER, Jorge L.; VICENTE, Eduardo; SILVA, Herom V.. Participação em banca de Eduardo de Lima Visconti. A guitarra elétrica na música popular brasileira: os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Qualificações de Doutorado
1.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Participação em banca de Sara Cecília Cesca. Estética e educação musical no ensino superior: ferramentas filosóficas na prática docente. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SCHROEDER, Jorge L.; REILY, Lucia Helena; CALDAS, Flávia L.. Participação em banca de Ludimila Palucci Calsani. Corpos em arte na experimentação musical: uma investigação de corpos no bloco de carnaval. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; BARBOSA, Joel Luis da Silva. Participação em banca de Herson Mendes Amorim. Bandas de música: uma análise das práticas de educação musical em contextos não formais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MANNIS, José Augusto; VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Otávio Luis Silva Santos. Entre lápis e bytes: criação em ambientes digitais como ressignificação da composição musical cinematográfica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

5.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; FERNANDES, Angelo José. Participação em banca de Rafael Keidi Kashima. Análise e proposta de formação acadêmica para regentes de coros infantis. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

6.
NOGUEIRA, L. W. M.; SCHROEDER, Jorge L.; MORELLI, R. C.. Participação em banca de Estevão Amaro dos Reis. Os novos contextos de performances e as práticas dos grupos folclóricos: o Festival do Folclore de Olímpia, São Paulo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

7.
CARRASCO, Claudiney R.; MONTEIRO, N. C. V.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Sandra Cristina Novais Ciocci Ferreira. A Canção na trilha musical dos filmes produzidos pela companhia Atlântica Cinematográfica - 1942/1962. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

8.
ANDRADE, A. M. O.; SCHROEDER, Jorge L.; GATTI, D.. Participação em banca de Dora De Andrade Silva. Estudo e prática em processos colaborativos na dança contemporânea. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

9.
Lopes, Sara P.; SCHROEDER, Jorge L.; Navarro, Gracia M.. Participação em banca de Vânia Sanches Pajares.. Versão brasileira de um musical originalmente em inglês: uma adaptação poética. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

10.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; SILVA, Esdras R.. Participação em banca de Rui Manuel Sénico Carvalho. O boi-bumbá de Parintins: cultura e identidade regional no Amazonas contemporâneo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

11.
ZAN, J. R.; MORELLI, R. C.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos. Ogã Abalê: Estudo etnomusicológico de um candomblé da Baixada Santista. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Qualificações de Mestrado
1.
PAIVA, José E. R.; FORNARI JR., José E. N.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Fátima Marília Viegas Rapetti. Análise tecnológica dos processos de captação e produção de áudio de corais mistos polifônicos no cenário contemporâneo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

2.
ALTMANN, Helena; SOARES, Carmen L.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Hugo Romano Mariano. Gênero e sexualidade na educação musical no contexto brasileiro e latino-americano: uma análise dos artigos publicados nos periódicos da CAPES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
NASSIF, Silvia C.; FALEIROS, Manuel S.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Fernando Vieira da Cruz. A (re)construção da banda de música: repertório e ensino. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
PAIVA, José E. R.; FORNARI JR., José E. N.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Fátima Marília Viegas Rabetti. Análise tecnológica dos processos de captação e produção de áudio de corais mistos polifônicos no cenário contemporâneo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
ZAN, J. R.; MACHADO, Cacá; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Luiz Guilherme Sanitá. A trajetória musical do baterista Wilson das Neves. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
SCHROEDER, Jorge L.; BARRETO, A. C.; TINÉ, Paulo J. de S. (Paulo José de Siqueira Tiné). Participação em banca de Guilherme Augusto Lamas de Oliveira. Estilo interpretativo dos irmãos Valter Silva e Valdir Silva no violão de sete cordas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

7.
SCHROEDER, Jorge L.; ALMEIDA, V. F. M.; GERALDI, Silvia M.. Participação em banca de Flávia Leme Hiroki. Identidades de gêneros e performatividade: reflexos na cena contemporânea. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
SCHROEDER, Jorge L.; KOPELMAN, Isa Etel; CAMARGO, Vera R. T.. Participação em banca de Fernando Navarro Filho. A contrução da fala do ator segundo o grupo Tapa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
SCHROEDER, Jorge L.; COLLA, Ana Cristina; NASSIF, Silvia C.. Participação em banca de Maria Fernanda Costa Miranda. Mulheres de linhas: uma abordagem polifônica em poetnografias dançadas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

10.
SCHROEDER, Jorge L.; ALMEIDA, V. F. M.; AGUILAR, Gina Maria Monge. Participação em banca de Maria Cordélia de Souza Lima Galasso. O canto na dramaturgia do ator: princípios da ação física no trabalho do ator que canta em cena. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

11.
NASSIF, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Participação em banca de Rafael Beling Rocha. O desenvolvimento da criação musical: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

12.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; NASCIMENTO, Andréia Miranda de Moraes. Participação em banca de Ronaldo do Prado Lima. O aprendizado multi-instrumental como perspectiva para a educação musical. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

13.
TINÉ, Paulo J. de S. (Paulo José de Siqueira Tiné); MACHADO, Cacá; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Mario Adimir Patreze Junior. A dança das oito cordas nas cabeças de Egberto Gismonti. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

14.
NASSIF, Silvia C.; SCHROEDER, Jorge L.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Participação em banca de Rafael Beling Rocha. O desenvolvimento da criação musical: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; GATTI, D.. Participação em banca de Iranilson de Sousa Carneiro. Tambores Afrobaião: corpos musi-dançantes em formação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

16.
NASCIMENTO, H. G.; SCHROEDER, Jorge L.; CARVALHO, José Alexandre Leme Lopes. Participação em banca de Gustavo de Medeiros Santos. Baden Powell à vontade: recursos interpretativos para arranjos de violão solo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

17.
SCHROEDER, Jorge L.; BARBOSA, Maria Flávia S.; NASSIF, Silvia C.. Participação em banca de Livia Nicolucci. A utilização e apropriação da música no ambiente escolar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

18.
SANTOS, Inaicyra. F.; LEONARDELLI, Patricia; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Osvaldice de Jesus Conceição. Memória polifônica: uma potência da oralidade do canto de D. Nadir na cena teatral. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP.

19.
ZAN, J. R.; VISCONTI, Eduardo L.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Ismael de Oliveira Gerolamo. Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

20.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; VISCONTI, Eduardo L.. Participação em banca de Marcio Giacomin Pinho. A representação do malandro por João Bosco e Aldir Blanc através do disco Tiro de Misericórdia (1977). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

21.
SCHROEDER, Jorge L.; ZAN, J. R.; AYOUB, E.. Participação em banca de José Tadeu Dutra Zafani. A emancipação de aspectos técnicos da guitarra em relação a aspectos técnicos do violão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

22.
HASHIMOTO, Fernando; NASCIMENTO, H. G.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Helio Alexandrino Pacheco Cunha. Estudos de caixa rudimentar sobre o ritmo de samba: uma proposta de interpretação e aplicação musical de caixa rudimentar norte-americana na música brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

23.
SCHROEDER, Jorge L.; ZAN, J. R.; FREITAS, Sérgio P. R. de. Participação em banca de Carla Veronica Pronsato. Os choros de Radamés Gnattali: um estudo de caso sobre as relações entre a música erudita e a música popular. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP.

24.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; BARRETO, A. C.. Participação em banca de Renato Cardinali Pedro. Música e cultura caipira em uma orquestra de viola.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

25.
CARRASCO, Claudiney R.; SCHROEDER, Jorge L.; ABREU, N. C. P.. Participação em banca de Duana Castro Soares. A poética musical do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain" na publicidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Multimeios) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

26.
ZAN, J. R.; SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Rodrigo Aparecido Vicente. Música popular brasileira em Hi-Fi: a sonoridade do Trio Surdina. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

27.
SCHROEDER, Jorge L.; ALMEIDA, V. F. M.; AYOUB, E.. Participação em banca de Humberto Ramos Teixeira. Música e dança: uma investigação sobre a performance musical em propostas coreográficas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

28.
SCHROEDER, Jorge L.; LAZZARATTO, Marcelo Ramos; KOPELMAN, Isa Etel. Participação em banca de Bruno de Assis Garcia. Sobre adaptações de Histórias em Quadrinhos para Teatro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

29.
SCHROEDER, Jorge L.; ZAN, J. R.; SCHROEDER, Sílvia. C. N.. Participação em banca de Nathan Tejada De Podestá. Músicos autodidatas: investigação conceitual e do desenvolvimento de dois processos de aprendizagem musical não-escolares.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

30.
SCHROEDER, Jorge L.; GIESBRECHT, E.; SCHROEDER, Sílvia. C. N.. Participação em banca de Jairo Perin Silveira. Com quantas flautas se faz uma canção?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

31.
HERNANDEZ, M. M. S.; ZAN, Dirce Djanira Pacheco; SCHROEDER, Jorge L.. Participação em banca de Marina Balastreire Angelo. O papel do arte-educador na construção da corporeidade da criança. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARRASCO, Claudiney R.; SCHROEDER, Jorge L.; HASHIMOTO, Fernando; ALMADA, Carlos; FREITAS, Sérgio P. R. de. Concurso Público de Provas e Títulos para cargo de Professor Doutor, MS-3, na área de Criação Artística no Departamento de Música da Unicamp. 2011. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Outras participações
1.
MENDES, Adriana N. A.; SCHROEDER, Jorge L.; ALMEIDA, Célia Maria C.. Banca de Monografia II: A relação entre teoria e prática na formação do(a) educador(a) musical. 2018. Instituto de Artes - UNICAMP.

2.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; FERNANDES, Angelo José. Banca de Monografia I: A importância do jogar na prática coral infantil. 2017. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

3.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; FERNANDES, Angelo José. Banca de Monografia II: Os conteúdos na prática coral infantil. 2017. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

4.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Banca de Monografia I: Uso e função da banda de música no ensino instrumental. 2017. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

5.
CARRASCO, Claudiney R.; SCHROEDER, Jorge L.; LINARDI, Ana Beatriz A.. Banca de Monografia I: A síntese de imagem e som para uma reflexão crítica em As bicicletas de Belleville. 2017. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

6.
CARRASCO, Claudiney R.; SCHROEDER, Jorge L.; LINARDI, Ana Beatriz A.. Banca de Monografia II: Mecanismos críticos em som e imagem na animação Jabberwocky. 2017. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

7.
SCHROEDER, Jorge L.; NASSIF, Silvia C.; BARBOSA, Maria Flávia S.. Banca de Monografia II: A metodologia de ensino da clarineta em Belém do Pará: um estudo sobre as práticas de ensino em duas instituições locais e suas contribuições à profissionalização. 2017. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

8.
SCARDUELLI, Fabio; ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de monografia I: O violão popular brasileiro: procurando possíveis definições. 2016. Instituto de Artes - UNICAMP.

9.
ZAN, J. R.; SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de Monografia I: Nara Leão: canção popular, performance e crítica nos anos 60. 2015. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

10.
ZAN, J. R.; DIAS, Ssulo S. A.; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de monografia II: O semba angolano do geral para o específico: de aspectos musicais recorrentes a particularidades de três exemplos emblemáticos. 2014. Instituto de Artes - UNICAMP.

11.
NOGUEIRA, L. W. M.; SCHROEDER, Jorge L.; MORELLI, R. C.. Banca de monografia II: Invenção e revitalização da tradição: o Festival do Folclore de Olímpia e o Pastoril Dona Joaquina. 2014. Instituto de Artes - UNICAMP.

12.
SCHROEDER, Jorge L.; NASCIMENTO, H. G.; BARRETO, A. C.. Banca de Recital de Mestrado. 2013. Instituto de Artes - UNICAMP.

13.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; VISCONTI, Eduardo L.. Banca de Monografia I: Gente Humilde: um tema, duas canções. 2013. Instituto de Artes - UNICAMP.

14.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; DIAS, Ssulo S. A.. Banca de Monografia I: Três abordagens contemporâneas sobre relações culturais no contexto Brasil-Angola. 2013. Instituto de Artes - UNICAMP.

15.
ZAN, J. R.; SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de Monografia II: As notas no lugar. 2013. Instituto de Artes - UNICAMP.

16.
NOGUEIRA, L. W. M.; SCHROEDER, Jorge L.; GIESBRECHT, E.. Banca de Monografia I: Considerações sobre o termo folclore: o contexto do Festival do Folclore de Olímpia, São Paulo. 2013. Instituto de Artes - UNICAMP.

17.
SCARDUELLI, Fabio; FIORINI, Carlos F.; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de Recital de Mestrado. 2013. Instituto de Artes - UNICAMP.

18.
CARRASCO, Claudiney R.; MIRANDA, Suzana Reck; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de Monografia II de Doutorado: Tank!: compondo trilhas ao acaso. 2012. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

19.
SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.; NASCIMENTO, H. G.. Banca de Recital II de doutorado de Sheila Zagury. 2012. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

20.
ZAN, J. R.; SANTOS, Antonio R. C.; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de Monografia I intitulada Distinções no Samba-Canção (1945-1957) de Adelcil Camilo Machado. 2012. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

21.
CARRASCO, Claudiney R.; MIRANDA, Suzana Reck; SCHROEDER, Jorge L.. Banca de Monografia II intitulada: Tank! Compondo trilhas ao acaso, de Gustavo Rocha Chritaro. 2012. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

22.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; Goldemberg, Ricardo. Banca de monografia de doutorado: O choro dos anos 90 no Rio de Janeiro: Trio Madeira Brasil. 2011. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

23.
NOGUEIRA, L. W. M.; SCHROEDER, Jorge L.; CARRASCO, Claudiney R.. Banca de Qualificação de mestrado da dissertação "As magias dos festivais: as transformações nas manifestações musicais em grupos folclóricos na cidade de Olímpia - São Paulo". 2011. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

24.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; SANTOS, Antonio R. C.. Banca de monografia de doutorado: Pixinguinha, a Belle Époque e a forma do choro". 2011. Instituto de Artes - UNICAMP.

25.
ZAN, J. R.; SCHROEDER, Jorge L.; SANTOS, Antonio R. C.. Banca de monografia de doutorado: Roteiro do Boi. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

26.
SCHROEDER, Jorge L.; STRAZZACAPPA, M.; Lopes, Sara P.. Presidencia da Banca de Qualificação de Mestrado: A música na cena.. 2009. Instituto de Artes - UNICAMP.

27.
SCHROEDER, Jorge L.. Banca de Qualificação de Mestrado: O processo de contrução da hexis corporal do bailarino. 2008. Instituto de Artes - UNICAMP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Encontro de Educação Musical da Unicamp.Diálogos Difíceis: o trabalho do músico em aulas de dança. 2017. (Encontro).

2.
4º Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - Unicamp.Questões sobre Dialogia. 2016. (Seminário).

3.
IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp.Diálogos Difíceis entre música e dança: um caso artístico. 2016. (Encontro).

4.
IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp.Uma proposta educacional dialógica: audições musicais comentadas. 2016. (Encontro).

5.
VI Simpósio de Profissionais da Unicamp - SIMTEC.Diálogos Difíceis: o trabalho do músico em aulas de dança. 2016. (Simpósio).

6.
3º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena: encontros e diálogos.Entrelaçamentos. 2015. (Seminário).

7.
II Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. 2015. (Encontro).

8.
VIII Encontro de Educação Musical da Unicamp. 2015. (Encontro).

9.
10º Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM.Música e Dança: conhecimentos artísticos e enunciados coletivos. 2014. (Simpósio).

10.
19º Congresso de Leitura do Brasil (COLE): Leituras sem margens. Problematizando a obrigatoriedade da música na educação básica: políticas públicas, relações música/cultura e práticas em sala de aula. 2014. (Congresso).

11.
II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena: encontros e diálogos.Diálogos Difíceis: a música, a dança e seus conflitos. 2014. (Seminário).

12.
V Simpósio de Profissionais da Unicamp - SIMTEC.Conversas sobre Música: um programa educativo na Web Rádio Unicamp. 2014. (Simpósio).

13.
XXIV Congresso da ANPPOM. O Trenzinho do Caipira: uma proposta dialógica de apreciação musical. 2014. (Congresso).

14.
9ª Conferencia Latinoamericana de Educación Musical y 2ª Converencia Panamericana de Educación Musical - ISME Chile 2013. Experiência Estética: reflexões para o ensino de música no século XXI. 2013. (Congresso).

15.
I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.Diálogos sempre difíceis: a significação musical no espaço da formação de bailarinas e bailarinos. 2013. (Seminário).

16.
Simpósio de Estética e Filosofia da Música.A teoria da formatividade voltada para o processo inventivo em sala de aula: por uma estética do fazer. 2013. (Simpósio).

17.
VI Encontro de Educação Musical da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Apreciação musical: um programa na web rádio Unicamp. 2013. (Encontro).

18.
II Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação. 2012. (Simpósio).

19.
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. A significação musical do ponto de vista dos ouvintes: um estudo de caso no ambiente familiar. 2012. (Congresso).

20.
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. A significação musical do ponto de vista dos ouvintes: um estudo de caso no ambiente escolar. 2012. (Congresso).

21.
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. A influência da iluminação no trabalho cênico: um estudo de caso. 2012. (Congresso).

22.
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. A significação Musical do ponto de vista dos ouvintes: um estudo de caso no ambiente social. 2012. (Congresso).

23.
XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Canto popular: uma investigação sobre a auto-experimentação na formação de cantores. 2012. (Congresso).

24.
Fórum Permanente e Interdisciplinar de Arte e Cultura: reflexões sobre o ensino da arte no ensino fundamental e médio. 2011. (Outra).

25.
IV Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes - Unicamp.Processos de apropriação da linguagem musical no contexto da educação infantil. 2011. (Encontro).

26.
Seminário de Estudos do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem.Semiótica e Discurso - questões teóricas e metodológicas. 2011. (Seminário).

27.
XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. O fazer criativo de Murray Schafer aplicado às aulas de guitarra. 2011. (Congresso).

28.
XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. A música e as crianças pequenas: algumas considerações sobre as relações de mediação no processo de ensino/aprendizagem. 2011. (Congresso).

29.
2° Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do Corpo e da Arte".Uma Possibilidade de Educação Estética: a dimensão discursiva da música. 2010. (Seminário).

30.
III Simtec - Simpósio dos Profissionais da Unicamp.Música, teatro, artes plásticas e dança: improvisação coletiva como ferramenta para a construção de um discurso cênico. 2010. (Simpósio).

31.
I Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação. 2010. (Simpósio).

32.
Palestra: Ética, indivíduo, sociedade e empresa no III Simtec. 2010. (Simpósio).

33.
Palestra: O papel de cada um na inclusão da pessoa com deficiência no III Simtec. 2010. (Simpósio).

34.
Palestra: Trabalho e conhecimento: formas de pensar e agir na era digital no III Simtec. 2010. (Simpósio).

35.
Semana de Estdos do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem.Questões de Desenvolvimento Humano e Práticas Contemporâneas. 2010. (Outra).

36.
XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Composição musical e composição coreográfica: uma relação a ser explorada. 2010. (Congresso).

37.
XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Estudo das implicações de uma estética impressionista observada em obra de Claude Debussy para uma construção coreográfica. 2010. (Congresso).

38.
XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Os métodos de guitarra aplicados por professores de conservatórios, escolas de música e professores particulares: uma análise comparativa. 2010. (Congresso).

39.
XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Movimento e corporeidade: influência na produção artística do músico através de princípios da educação somática. 2010. (Congresso).

40.
17° Cole - Congresso de Leitura do Brasil. Músicas, crianças e multiplicidade de sentidos. 2009. (Congresso).

41.
Fórum Permanente: Cultura: Diversidade e Magia. 2009. (Outra).

42.
Fórum Permanente: Sabedoria Universitária: A Unicamp ouve seus Professores Eméritos. 2009. (Encontro).

43.
II° Encontro de Educação Musical.As contribuições das pesquisas acadêmicas para o desenvolvimento da Educação Musical. 2009. (Encontro).

44.
1° Encontro de Educação Musical da Unicamp.Música e seus potenciais educativos. 2008. (Encontro).

45.
1° Encontro de Educação Musical da Unicamp.Políticas públicas de educação musical em diferentes contextos. 2008. (Encontro).

46.
II Simtec - Simpósio de Profissionais da Unicamp.Diálogos com a música: a interlocução da música com outras áreas de formação profissional. 2008. (Simpósio).

47.
IV Congresso de Educação de Salto. Ritmo e Corpo. 2008. (Congresso).

48.
SIMCAM4 - 4° Simpósio lInternacional de Cognição e Artes Musicais.Conhecimento, prática e corporalidade musicais. 2008. (Simpósio).

49.
III Fórum Internacional de Ginástica Geral.Ritmação: grupo de experimentações músico-corporais. 2005. (Outra).

50.
10º Seminário do Fórum Latino-Americano de Educação Musical - FLADEM.Música e Educadores: um encontro possível. 2004. (Seminário).

51.
III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Reforma Universitária.Fundamentos Corporais da Música. 2004. (Seminário).

52.
XIII Encontro Anual da Abem (Associação Brasileira de Educação Musical). 2004. (Encontro).

53.
II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Políticas e Financiamento da Pós-graduação.A Corporalidade na Música. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHROEDER, Jorge L.. Ver e ouvir. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Augusto Lamas de Oliveira. Estilo interpretativo dos irmãos Valter e Valdir Silva no violão de sete cordas. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rafael Keidi Kashima. Análise e proposta de formação acadêmica para regentes de coros infantis. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

2.
Herson Mendes Amorim. Bandas de música: uma análise das práticas de educação musical em contextos não formais e informais de ensino. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

3.
Júlio César de Melo Colabardini. Música popular na universidade: um estudo sobre os processos de ensino e aprendizagem. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

4.
Ludimila Palucci Calsani. Corpos em arte na experimentação musical: uma investigação de corpos no bloco de carnaval. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

5.
Osvaldice de Jesus Conceição. O hibridismo no teatro brasileiro: elementos comuns nas encenações nordestinas e sulinas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

6.
Sara Cecília Cesca. Diálogos entre Bakhtin e Pareyson: por uma observação mais ampla dos fenômenos estéticos e sociais em educação musical. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Chavannes Procópio Péclat. O canto enquanto veículo de mudanças de ações psicofísicas do performer. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

2.
Flávia Leme Hiroki. Identidade de gêneros e performatividade: reflexos na cena contemporânea. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

3.
Maria Fernanda Costa Miranda. A musicalidade no bailarino: atuação polifônica em dança brasileira contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

4.
Ronaldo do Prado Lima. Da Jamaica para o Brasil: o papel formador da música em São Luís, Salvador e São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

5.
Carla Veronica Pronsato. Os choros de Radamés Gnattali: um estudo de caso sobre as relações entre música erudita e música popular. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

6.
Jairo Perin Silveira. Uma nova visão na utilização da flauta doce nas aulas de educação musical para alunos do Ensino Fundamental I: técnica musical e interdisciplinaridade. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

7.
Nathan Tejada Podestá. O método autodidata: ensino musical informal. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduacao em Musica) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

8.
Caroline Ladeira de Oliveira. Mulher tira idéia é do corpo: investigando a performance em cena de cantoras contemporâneas da canção popular brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

9.
Bruno de Assis Garcia. Dos quadrinhos ao palco teatral. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jane da Silva. Dança da Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

2.
Paula Maria Fernanda dos Santos Ghizo. Música e alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

3.
Maria Lúcia de Oliveira Santos. A música como agente de transformação entre jovens da periferia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

4.
Letícia Cardoso de Paula. A escola e a formação do gosto musical e artístico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

5.
Viviane Correia Lolo. A música com mediadora do processo educativo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

6.
Danielle Moreira Zanchetta. Musicalização para bebês. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

7.
Elaine Messias Gomes. Reflexões sobre a música na Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

Iniciação científica
1.
Gabriela Ricci. A canção infantil e o desenvolvimento da criança - uma análise preliminar. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

2.
Thiago Xavier de Abreu. O fazer criativo de Murray Schafer aplicado às aulas de guitarra. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante/Unicamp. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

3.
Daniela Rolim Machado Moreno Zuliani. Movimento e corporeidade: influência na produção artística do músico através de princípios da educação somática. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Dança) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

4.
Gabriela Ricci. Canto popular: uma investigação sobre a auto-experimentação na formação de cantores. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

5.
Maíra Adriani Scarpellini. Observação comparativa de recreios com crianças de seis a dez anos sob o ponto de vista musical.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

6.
Daniela Rolim Machado Moreno Zuliani. Movimento e corporeidade: influência na produção artística do músico através de princípios da educação somática. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Dança) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante/Unicamp. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

7.
José Tadeu Dutra Zafani. Os métodos de guitarra aplicados por professores de conservatórios, escolas de música e professores particulares: uma análise comparativa. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante/Unicamp. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

8.
Maria Fernanda Costa Miranda. Composição Musical e Composição Coreográfica: uma relação a ser explorada. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Dança) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.

9.
Ana Carolina Araújo Mendes. Estudo das inplicações de uma estética impressionista observada em obra de Claude Debussy para uma construção coreográfica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Dança) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Luiz Schroeder.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Diversidade. 2012.

2.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: músicas e seus contextos. 2012.

3.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Gênero Popular (partes 1 e 2). 2012.

4.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Gênero Étnico. 2012.

5.
SCHROEDER, Sílvia. C. N. ; SCHROEDER, Jorge L. . Conversas sobre Música: Gênero Erudito (partes 1 e 2). 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:33:58