Sirléia Ferreira da Silva Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1222129229802893
  • Última atualização do currículo em 08/02/2013


Doutoranda em Educação (Universidade de Montreal/Canadá - 2010), Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2006), Especialista em Informática e Educação pela PUC-MG(2002), Design Instrucional para Educação a Distância e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001). Professora e ex-coordenadora do NECT - Núcleo de Estudos sobre Educação, Comunicação e Tecnologia da UEMG/FaE/CBH. Atua profissionalmente nos seguintes temas: Educação a distancia, formação de professores e integração des TIC, redes sociais digitais e educação. É consultora em projetos de implantação de ensino a distância, design instrucional e tutoria de cursos on-line. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sirléia Ferreira da Silva Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, S. F. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação -CBH/UEMG.
Rua Paraíba, 29
Funcionários
30480-000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32742254
URL da Homepage: htt://www.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Sciences de l'education-Psychopédagogie Andragogie.
Universidade de Montreal, UdeM, Canadá.
Título: Education à Distance - le réseautage social et l'apprentissage informel,
Orientador: Bruno Poelllhuber.
Palavras-chave: Educação a Distância; réseautage social; logiciels - réseaux sociaux; immigrants.
2004 - 2006
Mestrado em Tecnologia.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Aspectos da História das Disciplinas da Informática e Educação no Curso de Pedagogia,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria Rita Neto Sales de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Tecnologia, Informática na Educação, Mediação Peda; currículo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Outro.
2008
Especialização em andamento em Design Instrucional para Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Design Instrucional da Didática Online.
Orientador: ..
2001 - 2002
Especialização em Informática na Educação Produção e Aval. de SE.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Resistência e Mudanças na Prática Docente - o computador na educação.
Orientador: Mércia Moreira.
1998 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: A Informática na Educação: um processo de inclusão ou exclusão social..
Orientador: Maria José.




Formação Complementar


2008 - 2008
Uso Técnico-Administrativo do Moodle. (Carga horária: 30h).
Uchôa Consultoria.
2008 - 2008
Uso Pedagógico do Moodle. (Carga horária: 45h).
Uchôa Consultoria.
2008 - 2008
Workshop: Produção de Material Impresso para EaD. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais.
2007 - 2007
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 16h).
Instituto de Educação Tecnológica.
2007 - 2007
Planejamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (Carga horária: 100h).
Centro Universitário Senac.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular - Tecnologia e Educação, Carga horária: 33
Outras informações
Ministra aulas para o II, V, VI, VII Núcleos Formativos, nas disciplinas de Educação, Comunicação e Tecnologia, Mediação e Prática Pedagógica e Softwares Educativos.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa de Extensão
Outras informações
Recherche: Les technologies numériques dans l'éducation des relations ethno-raciales les Technologies africaines. Financé par Programme institutionnel d appui à l Extension - PAEx Pesquisa: As tecnologias digitais na educação das relaçoes étnico-raciais - as tecnologias africanas. Bolsas PAEx/UEMG

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa - AfroAtitude, Carga horária: 3
Outras informações
Projeto Brasil Afro-atitude - Governo Federal Coordenação de Pesquisa e orientação de nove alunos de graduação em iniciação científica.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa, Carga horária: 3
Outras informações
Recherche: Aspects pratiques de la formation des enseignants pour l'enseignement de l'histoire et la culture afro-brésilienne. Financé par le Programme Institutionnel d appui à la recherche (PAPq )Université d État du Minas Gerais, Brésil Pesquisa. Aspectos da pratica de formação de professores para o ensino da história e da cultura afro-brasileira. Bolsas PAPq /UEMG

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NECT, Carga horária: 6
Outras informações
NECT - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Comunicação e Tecnologia.

Atividades

9/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologia - Mídias e Educação a Distância
Educação e Tecnologia - Prática e Mediação Pedagógica, Informática Educativa
Educação e Tecnologia - Software Educativos
03/2008 - 03/2009
Extensão universitária , Faculdade de Educação -CBH/UEMG, .

Atividade de extensão realizada
As tecnologias digitais na educação das relações étnico-raciais..

Universidade de Montreal, UdeM, Canadá.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliaire de Recherche, Carga horária: 5
Outras informações
Projet : FutursProfs - Développement de ressources informatisées pour le Centre collégial de développement de matériel didactique (CCDMD)

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistante techno-pédagógique
Outras informações
Dossier StudiUM - Migration des tous les cours à distance de la faculté d'éducation permanente (FEP) du LMS Webct vers LMS Moodle.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliaire de Recherche, Carga horária: 5
Outras informações
- Projet de recherche: L'utilisation des logiciels sociaux et de la visioconférence Web pour développer la présence sociale et favoriser la collaboration entre pairs en Activités exécutées : Création et implémentation de scénarios/activités de collaboration dans la plateforme WEBCT, aide à la formation de personnes-ressource et encadrement pour les visioconférences web.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aide enseignant
Outras informações
Aide d'enseignement pour le cours "ETA Analyses des données qualitatives", et plus spécifiquement dans les activités au laboratoire d'informatique avec les logiciels (QDAMiner, AtlasTI). Département de Administration et fondements de l'éducation Auxilio nas aulaS de laboratório do curso de análise de dados qualitfativos de pesquisa. Auxilio na manipulation de softwares como QDAMiner e AtlasTI.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliaire de Recherche, Carga horária: 5
Outras informações
- Projet de recherche: Carnet Numérique - Un environnement interactif en soutien à l apprentissage de la conception en architecture. Activités exécutées : Recension des écrits sur l utilisation des portfolios numériques comme outil d apprentissage; expérimentations des outils envisagés suite au développement d une grille des fonctionnalités selon les besoins.


Instituto de Educação Tecnológica.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 44
Outras informações
Gerenciou o Projeto de Ensino a Distância (implantação de plataforma Moodle, capacitação e Design Instrucional). No ensino presencial acompanha a gestão acadêmica dos processos do ensino, de professores e alunos, e supervisão de material didático para o ensino a distância e presencial dos cursos de Pós-graduação e MBA.

Atividades

02/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , IETEC, .

Serviço realizado
Implantação da modalidade de Ensino a Distância..

Instituto Sagrada Família.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 25
Outras informações
Coordenadora de Informática (Educação, Comunicação e Tecnologia).

Atividades

04/2002 - 04/2004
Serviços técnicos especializados , Laboratorio de Informatica, .

Serviço realizado
Coordenação do Laboratório de Informática.

GFarias Consultoria -Moodle Partner Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Associada, Carga horária: 10
Outras informações
Consultora Técnica-pedagógica na área de Educação a Distância, tutoria e autoria de cursos on-line

Atividades

11/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria -Moodle Partner Brasil, .

Cargo ou função
Consultora de EaD.


Projetos de pesquisa


2008 - 2011
L utilisation des logiciels sociaux et de la visioconférence Web pour le développer la présence sociale et favoriser la collaboration entre pairs en formation à distance
Descrição: La présente recherche se propose d utiliser les principes de design pédagogiques appliqués aux logiciels sociaux (Dron, 2007) pour développer des interventions qui faciliteront le développement de la présence sociale et de la collaboration entre pairs, en vue de favoriser une meilleure persévérance dans les cours..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sirléia Ferreira da Silva Rosa - Integrante / POELLHUBER, Bruno - Coordenador / CHOMIENNE, Martine - Integrante / Annie Ferland - Integrante.Financiador(es): PAREA/CAD - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Aspectos das práticas de formação do pedagogo para o ensino da história e da cultura afro-brasileira na educação básica
Descrição: Esta pesquisa aborda aspectos das Práticas de Formação do Pedagogo para o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. Pretende-se verificar as implicações da Lei Federal nº 10.639/03 nas práticas de formação do Pedagogo da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, UEMG. O cumprimento desta Lei torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica. No Art. 1 , 1 da resolução Nº 1, de 17 de junho 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, resolve que as Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes (BRASIL, 2004)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2005 - 2009
Projeto Brasil Afroatitude - DST/Aids
Descrição: Projeto Brasil Afroatitude, especificamente na linha de ação: Informática na Educação discute o potencial de uso do computador como ferramenta na prevenção das DST/Aids nas escolas públicas de Belo Horizonte. Nosso objetivo é refletir e apontar caminhos no uso dessa tecnologia na educação sexual de alunos oriundos de escolas públicas. No decorrer da pesquisa foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática, observação do campo, elaboração de instrumentos de coleta de dados e de intervenção, além da comunicação científica (pôster) em dois eventos científicos em Belo Horizonte, no ano de 2005 a 2009.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Financiador(es): Ministério da Saúde - Governo Federal - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2008 - 2009
As tecnologias digitais na educação das relações étnico-raciais
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo a formação de alunos e professores através do oferecimento de oficinas e minicursos focados no desenvolvimento de plano de aula e projetos de trabalho que façam uso do computador e mídias audiovisuais (vídeos, câmera fotográficas, softwares e aplicativo informáticos, WEB) no processo de educação para as relações étnicos raciais, história e cultura afro brasileira e africana no espaço formal escolar. Dar condições dos alunos, enquanto educadores se posicionarem ante as diferentes situações e ações do cotidiano escolar e promover a criação de debates em torno da dinâmica das relações raciais na comunidade acadêmica da FaE/UEMG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância/Especialidade: Design Instrucional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática e Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Bourse d'excellence dans le cadre du concours institutionnel FES-FESP pour souligner l'excellence du dossier scolaire., Fac. Sciences de l Éducation et la Fac. études supérieures et postdoctorales - Univ. Montréal CA.
2011
2012 Bourse doctorat, FQRSC - Fonds de recherche du Québec - Société et culture.
2010
Bourse d'excellence dans le cadre du concours institutionnel FES-FESP -recherche, Fac. Sciences de l Éducation et la Fac. études supérieures et postdoctorales - Univ. Montréal CA.
2010
Bourse de recherche, CRIFPE - Université de Montreal.
2008
Coordination de recherche, Gouvernement du Brésil - PAEx/UEMG.
2007
Coordination de recherche, Gouvernement du Brésil - PAPq/UEMG.
2005
Bourse de recherche maîtrise, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RACETTE, N.2012RACETTE, N. ; POELLHUBER, B. ; ANDERSON, T. ; KEATING, C. ; ROSA, S. F. S. . Apprentissages en profondeur et rencontres sociales dans un cours à distance. Revue internationale de pédagogie de lâ019enseignement supérieur, v. 28, p. 2-14, 2012.

2.
POELLHUBER, Bruno2010 POELLHUBER, Bruno ; FORTIN ; ROSA, S. F. S. . Les particularités et facteurs de succès de la collaboration à distance entre enseignants dans le cadre du projet Cégep en Réseau - As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto CÉGEP em rede. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 10, p. 9, 2010.

3.
ROSA, S. F. S.2009ROSA, S. F. S.. Educação on-line: análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um ambiente virtual de aprendizagem (moodle). Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), v. 12, p. 117-132, 2009.

4.
ROSA, S. F. S.2005ROSA, S. F. S.; AMARAL, Mara . As novas tecnologias de informação e a educação: da revolução tecnológica à educação revolucionária.. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), Belo Horizonte, v. 8, n.8, p. 9-12, 2005.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSA, S. F. S.. Curso a distância ganha espaço. Jornal Estado de Minas.

2.
ROSA, S. F. S.. Educação a Distância ganha força nas empresas. Jornal Diário do Comércio.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, S. F. S.. Les réseaux sociaux numériques (RSN) en éducation des adultes immigrants au Québec - l intégration par réseautage social. In: 79o. congrès ACFAS - l Association francophone pour le savoir, 2011, Sherbrooke, Canada. 2011 TIC, technologies émergentes et Web 2.0 : Quels impacts en éducation?. Montreal: GRIP-TIC, 2011.

2.
POELLHUBER, Bruno ; ROSA, S. F. S. ; FOURNIER, Samuel . Web 2.0, médias sociaux et intérêt des étudiants en formation à distance à collaborer avec leurs pairs : les résultats d une enquête pancanadienne. In: 79o. congrès ACFAS - l Association francophone pour le savoir, 2011, Sherbrooke, Canada. 2011 TIC, technologies émergentes et Web 2.0 : Quels impacts en éducation?. Montreal: GRIP-TIC, 2011.

3.
POELLHUBER, Bruno ; CHOMIENNE, Martine ; ROSA, S. F. S. ; FOURNIER, Samuel . Ubiquité des technologies et environnements de réseautage social éducatifs. In: 78o. congrès - ACFAS - l Association francophone pour le savoir, 2010, Montreal. Odyssée des classes-portables du primaire au post-secondaire, 2010.

4.
FARIAS, G. F. ; ROSA, S. F. S. . A Novel Approach for Improved Decision-Making in the Implementation and Operation of LMS-Based Distance Education Projects. In: Learning and Technology: A Capital Idea! CNIE Conference, 2009, Ottawa, Canada. Learning and Technology: A Capital Idea! CNIE Conference 2009, 2009. p. 00-00.

5.
ROSA, S. F. S.; DRUMMOND, Pedro Paulo ; SILVA, Rômulo . Contribuições Pedagógicas das Feiras Tecnológicas: imagens, sons e conhecimento. In: III Seminário Internacional: As redes de conhecimentos e a tecnologia: professores/professoras: textos, imagens e sons, 2005, Rio de Janeiro. III Seminário Internacional As redes de conhecimentos e a Tecnologia. Rio de Janeiro: PROPED/ UERJ, 2005. p. 28-29.

Apresentações de Trabalho
1.
POELLHUBER, Bruno ; ROSA, S. F. S. ; FOURNIER, Samuel . Web 2.0, médias sociaux et intérêt des étudiants en formation à distance à collaborer avec leurs pairs : les résultats d une enquête pancanadienne. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
POELLHUBER, Bruno ; RACETTE, Nicole ; TERRY, Anderson ; KEATING, Caroll Ann ; ROSA, S. F. S. . Apprentissages significatifs et rencontres sociales dans un cours à distance. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSA, S. F. S.; POELLHUBER, Bruno . Applications pédagogiques de Moodle en enseignement supérieur. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROSA, S. F. S.; FARIAS, G. F. . Corporate Education using Integrated LMS and On-Line Social Network Software. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
POELLHUBER, Bruno ; CHOMIENNE, Martine ; ROSA, S. F. S. ; FOURNIER, Samuel . Ubiquité des technologies et environnements de réseautage social éducatifs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FARIAS, G. F. ; ROSA, S. F. S. . A Novel Approach for Improved Decision-Making in the Implementation and Operation of LMS-Based Distance Education Projects. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROSA, S. F. S.; THELMA,Gizelle Ferreira de Souza . Educação online: análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um ambiente virtual de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSA, S. F. S.. O uso do computador na prevenção das DST/HIV/Aids nos laboratórios de informática das escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROSA, S. F. S.. Contribuições pedagógicas das feiras tecnológicas: imagens, sons e conhecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ROSA, S. F. S.; DRUMMOND, Pedro Paulo ; SILVA, Rômulo . Contribuições pedagógicas das feiras tecnológicas: imagens, sons e conhecimentos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROSA, S. F. S.. Inclusão Digital na Terceira Idade: Pleno Viver. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROSA, S. F. S.. Um estudo sobre as disciplinas da área da informática e educação nos currículos do curso de pedagogia de Belo Horizonte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ROSA, S. F. S.. Um estudo sobre as disciplinas da área da informática e educação nos currículos do curso de pedagogia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROSA, S. F. S.. Relato de experiência como Educadora de informática na educação e capacitação de alunos do curso de Magistério do Colégio N.S. das Dores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROSA, S. F. S.. Eduportfolio - portfolio electronique - UdeM/CRIFPE. Montréal, 2012. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROSA, S. F. S.. StudiUM environnement numérique d apprentissage de l'Université de Montréal-FEP - Moodle/WebCT. 2011.

Processos ou técnicas
1.
ROSA, S. F. S.. Design didático e migraçao de cursos de formaçao à distancia via web - Moodle StudiUM/FEP. 2011.

2.
ROSA, S. F. S.; FARIAS, G. F. . Formação de Profissionais do Núcleo de EaD - CGU (Controladoria Geral da União). 2010.

3.
ROSA, S. F. S.; FARIAS, G. F. . Design Instrucional do curso online de Gerenciamento de Resíduos de Hemoterapia/Hematologia. 2009.

4.
ROSA, S. F. S.. Implantação de Plataforma para Ensino a Distância - Moodle. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
ROSA, S. F. S.. Avaliação de Software para Ensino da Música - CVTs / Secretaria de Ciência e Tecnologia MG. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, S. F. S.. Redes sociais devem fazer parte do curso de francês do Québec. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ROSA, S. F. S.. Forte aumento de cursos a distância. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ROSA, S. F. S.. A educação a distância ganha terreno nas empressas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSA, S. F. S.. Redes Sociais digitais em Educação. 2011; Tema: Mídias Sociais em Educação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, S. F. S.. Formação de Conteudistas - CGU. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso On-line).

2.
ROSA, S. F. S.. Planejamento Instrucional - CGU. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso On-line).

3.
ROSA, S. F. S.; FARIAS, G. F. . Educação a Distância. 2010. (Webconferência).

4.
ROSA, S. F. S.. Teorias Pedagógicas para o Design Instrucional de Cursos Online. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso On-line).

5.
ROSA, S. F. S.; SOUZA, T. D. ; VIEIRA, A. L. C . As tecnologias digitais na educação das relações étnico-raciais Tecnologias africanas. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
ROSA, S. F. S.; CARNEIRO, P. C. O ; ALMEIDA, J. C . Aspectos das Práticas de Formação do Pedagogo para o Ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. 2007. (Relatório de pesquisa).

7.
ROSA, S. F. S.. Mídia e Educação - Semana Presencial do Veredas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
ROSA, S. F. S.. Aprendizagem por projetos e a Informática Educativa (Libertas - Linux). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ROSA, S. F. S.. Educação Infantil - Creche. 2006 (Cursos Ministrados) .

2.
ROSA, S. F. S.. O Uso da Internet no Ensino - WebQuet. 2002 (Cursos Ministrados) .

3.
ROSA, S. F. S.. O Professor Conectado. 2001 (Cursos Ministrados) .

4.
ROSA, S. F. S.. Informática na Educação. 2000 (Cursos Ministrados) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROSA, S. F. S.. Participação em banca de BICALHO, A; MARTINS, A; RODRIGUES, E; SILVA, F; ROSA, I.A implementação da história e da cultura afro-brasileira em cinco municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
ROSA, S. F. S.. Participação em banca de Adriana Gonçalves Silva.O uso do computador como meio de inclusão digital: projeto de informatização das escolas municipais de Belo Horizonte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
ROSA, S. F. S.. Participação em banca de Ana Flavia Abreu Soares.A Escola Municipal Caio Líbano Soares-uma realidade do Projeto Labfust. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
79o. congrès - ACFAS - Curiosité, diversité, responsabilité. Les réseaux sociaux numériques (RSN) en éducation des adultes immigrants au Québec - l intégration par réseautage social. 2011. (Congresso).

2.
78o. congrès ACFAS - Découvrir aujourd'hu ce que sera demain. Ubiquité des technologies et environnements de réseautage social éducatifs. 2010. (Congresso).

3.
Autour des implications méthodologiques des recherches participatives. 2010. (Encontro).

4.
Enseigner en ligne: un nouvelle aproche?. 2010. (Encontro).

5.
E-Portfólio en enseignement supérieur - Des besoins exprimés aux maquettes foctionnelles.. 2010. (Simpósio).

6.
2e Canadian Network for Innovation in Education (CNIE) International Conference. A Novel Approach for Improved Decision-Making in the Implementation and Operation of LMS-Based Distance Education Projects. 2009. (Congresso).

7.
ECEL - X Encontro de Ciência Empírica em Letras. Avaliações e perspectivas: mapeando os estudos empíricos na área de Humanas. Educação online: análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um ambiente virtual de aprendizagem. 2009. (Congresso).

8.
Mesa Redonda: Mídia, Educação e Contemporaneidade.O Despertar do olhar para a utilização da mídia na educação. 2008. (Seminário).

9.
VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. O uso do computador na prevenção das DST/HIV/Aids nos laboratórios de informática das escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.. 2006. (Congresso).

10.
VII Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós-graduação e II Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-graduação - CEFET MG..O uso do computador na prevenção das DST/HIV/Aids nos laboratórios de informática das escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Projeto Brasil Afroatitude na FaE/CBH/UEMG. 2006. (Seminário).

11.
VI Semana Científica FaE/CBH/UEMG.Aspectos da História das disciplinas da Informática e Educação do Curso de Pedagogia - Estudo Introdutório. 2006. (Encontro).

12.
III Seminário Internacional: As redes de conhecimentos e a tecnologia: professores/professoras: textos, imagens e sons.Contribuições Pedagógicas das Feiras Tecnológicas: : imagens, sons e conhecimento. 2005. (Seminário).

13.
I Semana de Ciência & Tecnologia do CEFET-MG.Um estudo sobre as disciplinas da área da informática e educação nos currículos do curso de pedagogia de Belo Horizonte. 2005. (Encontro).

14.
VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Apresentação oral do Trabalho de pesquisa: Contribuições pedagógicas das feiras tecnológicas: imagens, sons e conhecimentos.. 2005. (Seminário).

15.
VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2005. (Oficina).

16.
Meda Redonda: Educação, Trabalho e Tecnologia.A Mídia na Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Encontro).

17.
Mesa Redonda: II Semana do Pedagogo FaE/CBH/UEMG.Perspectivas e possbilidades de atuação do pedagogo. 2004. (Encontro).

18.
VI Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós Graduação CEFET MG.Um estudo sobre as disciplinas da área da informática e educação nos currículos do curso de pedagogia. 2004. (Seminário).

19.
Congresso Instituto Ayrton Senna e Microsoft- Educação e Tecnologia para o Desenvolvimento Humano. 2003. (Congresso).

20.
I Seminário de Tecnologias de Informação e Comunicação - TEIA-GEPE.informática na educação e capacitação de alunos do curso de Magistério do Colégio N.S. das Dores- Vale do Jequitinhonha -MG.. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, S. F. S.. 7a Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CONCEIÇÃO, J; DUARTE, N; SOUZA, R; ALVES, H. A prática docente no uso do computador na educação e sua relação com a formação inicial e continuada em uma escola municipal de Belo Horizonte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sirléia Ferreira da Silva Rosa.

Iniciação científica
1.
ALMEIDA, Juliana Cristina de; OLIVEIRA, Patrícia Carla. ASPECTOS DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Orientador: Sirléia Ferreira da Silva Rosa.

2.
Amanda, Noeme, Raquel,Fernada, Roseli. PROJETO BRASIL AFROATITUDE. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Ministério da Saúde - Governo Federal. Orientador: Sirléia Ferreira da Silva Rosa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ROSA, S. F. S.2005ROSA, S. F. S.; AMARAL, Mara . As novas tecnologias de informação e a educação: da revolução tecnológica à educação revolucionária.. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), Belo Horizonte, v. 8, n.8, p. 9-12, 2005.

2.
ROSA, S. F. S.2009ROSA, S. F. S.. Educação on-line: análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um ambiente virtual de aprendizagem (moodle). Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), v. 12, p. 117-132, 2009.

3.
POELLHUBER, Bruno2010 POELLHUBER, Bruno ; FORTIN ; ROSA, S. F. S. . Les particularités et facteurs de succès de la collaboration à distance entre enseignants dans le cadre du projet Cégep en Réseau - As particularidades e os fatores de sucesso na colaboração a distância entre professores no âmbito do projeto CÉGEP em rede. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 10, p. 9, 2010.

4.
RACETTE, N.2012RACETTE, N. ; POELLHUBER, B. ; ANDERSON, T. ; KEATING, C. ; ROSA, S. F. S. . Apprentissages en profondeur et rencontres sociales dans un cours à distance. Revue internationale de pédagogie de lâ019enseignement supérieur, v. 28, p. 2-14, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, S. F. S.; DRUMMOND, Pedro Paulo ; SILVA, Rômulo . Contribuições pedagógicas das feiras tecnológicas: imagens, sons e conhecimentos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROSA, S. F. S.; THELMA,Gizelle Ferreira de Souza . Educação online: análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um ambiente virtual de aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSA, S. F. S.; FARIAS, G. F. . Corporate Education using Integrated LMS and On-Line Social Network Software. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
POELLHUBER, Bruno ; CHOMIENNE, Martine ; ROSA, S. F. S. ; FOURNIER, Samuel . Ubiquité des technologies et environnements de réseautage social éducatifs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
POELLHUBER, Bruno ; ROSA, S. F. S. ; FOURNIER, Samuel . Web 2.0, médias sociaux et intérêt des étudiants en formation à distance à collaborer avec leurs pairs : les résultats d une enquête pancanadienne. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
POELLHUBER, Bruno ; RACETTE, Nicole ; TERRY, Anderson ; KEATING, Caroll Ann ; ROSA, S. F. S. . Apprentissages significatifs et rencontres sociales dans un cours à distance. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSA, S. F. S.. Redes Sociais digitais em Educação. 2011; Tema: Mídias Sociais em Educação. (Blog).



Outras informações relevantes


Associações et centros de pesquisa

http://www.crifpe.ca/members/view/3499  /  ////    /
http://www.cnie-rcie.ca/



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:37:01