Regina Ferreira Barra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9331750241520019
  • Última atualização do currículo em 06/02/2018


Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação (1999) e Graduada em Pedagogia (1991) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES) e em Psicologia Junguiana pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Atua como docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. É membro da Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Tem experiência na área de Educação e atualmente pesquisa trabalhos realizados com o cinema na escola de educação básica, educação inclusiva e neurociência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regina Ferreira Barra
Nome em citações bibliográficas
BARRA, R. F.;BARRA, Regina Ferreira;BARRA, Regina F.;TAROCCO, Regina B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII.
Rua Visconde de Mauá , 300
Santa Helena
36015260 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 32297602
Ramal: 7618
Fax: (32) 32297600


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Cinema e Educação: narrativas de experiências docentes em Colégios de Aplicação, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Adriana Mabel Fresquet.
Palavras-chave: Cinema; Educação; Narrativas docentes;; Experiências docentes; Colégios de Aplicação.
Grande área: Ciências Humanas
1996 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Leitura e Leitores: a magia das letras, imagens e vozes,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Geysa Silva.
Palavras-chave: Leitor; Leitura; cultura; discurso.
Grande área: Ciências Humanas
2017
Especialização em andamento em Neuropsicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
IESPE - Juiz de Fora, IESPE, Brasil.
Título: O novo retrato do autismo: características, níveis e tratamentos.
Orientador: Mylene Santiago.
2007 - 2009
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu - Psicologia Junguiana. (Carga Horária: 560h).
IBMR - Centro Universitário Hermínio da Silveira, IBMR, Brasil.
Título: Imagens: Linguagem do Humano - Linguagem da Alma.
Orientador: Walter Boechat.
1990 - 1990
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES - JF, Brasil.
Título: Cultura, Oralidade e Letramento.
Orientador: Lúcia Helena Lenz.
1986 - 1991
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Educação Intercultural: desafios e possibilidades. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Educação, UFJF, Brasil.
2013 - 2013
O cinema na sala de aula: construindo o conhecimen. (Carga horária: 12h).
CINEOP - REDE KINO, CINEOP - KINO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Aluna do PPGE Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluna do PPGE Doutorado


Prefeitura Municipal de Juiz de Fora - Secretaria Municipal de Educação, PJF - SME, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente de 1ª a 4ª série, Carga horária: 20


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Ciências Humanas, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino 1º e 2º graus, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de Ciências Humanas, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Depart. Ciên. Hum. C.A. João XXIII, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrando as disciplinas: Legislação do Ensino I e II; Estágio Supervisionado de Administração Escolar no 2º grau; Inspeção Escolar II.

Atividades

10/2000 - 10/2000
Ensino, Especialização em Enfermagem em CTI, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Construção do conhecimento e a educação
09/1999 - 12/1999
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos de construção do conhecimento e a educação
03/1988 - 02/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Regente de 1ª a 4ª série


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Cinema e educação entre narrativas e experiências docentes em Colégios de Aplicação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Regina Ferreira Barra - Coordenador.
2010 - Atual
Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica
Descrição: Problematizar a relação do currículo escolar com o cinema na educação básica dentro e fora da escola. Este projeto nasce como desdobramento do projeto de pesquisa Cinema Para Aprender e Desaprender (2006-2009), e tem desenvolvido na Faculdade de Educação em pareceria com a Cinemateca do MAM e com o Colégio de Aplicação da UFRJ, onde criou uma Escola de cinema infanto-juvenil, apadrinhada pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos. A partir de 2010, o projeto criará um Centro Referencial de Pesquisa em Cinema e Educação e para a criação de 4 Escolas de Cinema em escolas públicas com apoio no Centro criado a tal fim na FE/UFRJ. Tem por objetivos: Pesquisar as possibilidades psicopedagógicas de diálogo entre o currículo escolar e o cinema na Educação Básica dentro e fora da escola (hospital pediátrico, cinemateca); Produzir materiais (gráfico e digital) que facilitem o acesso ao professor leigo para fazer uma apropriação da linguagem cinematográfica em sintonia com o currículo e com atividades extra-curriculares; e criar condições para reconfigurar as relações professor aluno e a autoimagem a partir da experiência de fazer arte" na escola... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Mabel Fresquet - Coordenadora/ Regina Ferreira Barra - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Nosso Coral
Descrição: É um projeto de extensão da UFJF criado em 2014 com o objetivo de oportunizar aos professores, funcionários do Colégio de Aplicação João XXIII e membros da comunidade, a prática do canto coral. Visa, também, difundir a música coral e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Conta com a contribuição de duas bolsistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Regina Ferreira Barra - Coordenador / Kátia Diniz Coutinho Santos - Integrante / Helen Barra de Moura - Integrante / Acácia Aparecida Pinto Bedim - Integrante / Érica Carolina da Silva Gomes - Integrante / Miriam Raquel Piazzi Machado - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - Filosofia e Cinema - a arte de ensinar e aprender
Descrição: O trabalho das aulas de Filosofia, através dos recursos midiáticos, propõe-se como uma atividade pedagógica a ser desenvolvida por professores do Colégio de Aplicação João XXIII em parceria com bolsistas de Treinamento Profissional dos cursos de graduação da Filosofia e da Comunicação Social da UFJF. O intuito é propor um espaço diferenciado de reflexão, arte e sensibilidade para os alunos da Educação Básica do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. A utilização de recursos midiáticos incluídos no processo de ensino da filosofia aproxima a tradição histórica e temática da cultura midiática com as demandas de sentidos presentes no cotidiano dos alunos, permitindo professor e aluno falarem a mesma linguagem. A proposta deste projeto inspira-se no trabalho desenvolvido por Paulo Freire a partir do que ele denominava de ?temas geradores?, ou seja, temas que nascem da experiência de quem os produz, envolvem um compromisso com a beleza (estética) ou o sentir, a percepção de um valor prático e coletivo (ação ético-política) e a capacidade de compreender a realidade (dimensão cognitiva). Essas noções resumem a compreensão que Paulo Freire tinha do papel da educação. A educação proposta aqui está amparada na compreensão do papel do professor como mediador do trabalho formativo da criança, no sentido de proporcionar sua autonomia. Para trabalhar os temas geradores iremos apresentar algumas propostas de filmes relacionados aos temas geradores. A lógica da imagem é independente de ideias prévias como o desejo que quer acrescentar algo ao mundo (WIN WENDERS). O cinema proporciona uma forma criativa de lidar consigo e com o mundo e é fonte de inspiração e criação. A filosofia é relevante para o currículo da escola quando se tem o objetivo de educar o ser humano em sua totalidade. Os temas geradores pertencem tanto à cultura como às pessoas em suas demandas e não há nenhum tema humano que não tenha sido tratado pelo cinema. A Filosofia contribui desde a investigação e escolha dos temas geradores até o seu desenvolvimento, provocando a interdisciplinaridade quando se discutem e constroem conceitos acerca de temas que lhe são próprios e que estão relacionados com o tema trabalhado..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - "Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: construção de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis"
Descrição: Baseado na perspectiva da Educação Inclusiva em articulação com o Grupo de Trabalho para a Inclusão e Acessibilidade do C. A. João XXIII, percebe-se que não basta garantir o acesso à escola aos alunos que são o público alvo da Educação Especial, a saber pessoas com algum tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD), superdotação e altas habilidades. É urgente dar-lhes condições de permanência, participação e aprendizado. Tal projeto justifica-se pela urgência de aumentar o processo de inclusão no contexto escolar, uma vez que tais recursos e materiais poderão ser utilizados a fim de garantir um espaço participativo e de efetivo aprendizado para todos os alunos que possuem necessidades educacionais específicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Regina Ferreira Barra - Integrante / Miriam Raquel Piazzi Machado - Coordenador / Letícia Cristina Pereira - Integrante.
2018 - Atual
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - "Geografia e História: uma visão crítica sobre o mundo"
Descrição: Os estudantes dos anos iniciais do Colégio de Aplicação João XXIII precisam aprender a observar e interpretar a realidade para, assim, interferir nela de forma criativa, consciente e crítica. Nos anos iniciais, é recorrente e legítima a preocupação em garantir que os alunos sejam devidamente apresentados ao mundo das letras e dos números. Por isso, muitos professores investem mais tempo nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Porém, ignorar ou minimizar a importância das Ciências Humanas, traduzidas pelas disciplinas de História e Geografia, faz com que as crianças não explorem todas as possibilidades de interpretar o mundo e se inserir nele de maneira consciente e atuante. O trabalho com as duas áreas desenvolve competências importantes, que vão muito além da capacidade de decorar datas ou nomes de capitais, rios ou heróis, como ainda se vê. Os estudos geográficos focam nas mudanças do espaço e em suas representações. "O raciocínio espacial possibilita que a criança estabeleça uma relação descentralizada com o ambiente e perceba que não é o centro do Universo. "A minha relação com o país depende da parte dele em que eu vivo, por exemplo", diz Rafael Straforini, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor do livro Ensinar Geografia: O Desafio da Totalidade-mundo nas Séries Iniciais. Já no caso da História, o recorte é sobre o tempo, considerando acontecimentos, seus agentes e suas consequências. "O aluno precisa entender as permanências de elementos históricos, como construções e hábitos que se iniciaram no passado, e as influências deles na atualidade. Além de identificar quais são eles, é necessário enxergar quem os causou e perceber-se como um agente histórico", diz João do Prado Ferraz de Carvalho, professor de Ensino de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O cruzamento entre as duas disciplinas é inevitável, visto que as mudanças físicas se dão ao longo do tempo, também por influência humana. Logo, as boas aulas permitem ao estudante comparar o passado com o presente para compreender o que vive hoje e oferecem ferramentas para que projete o futuro. Isso não só no que diz respeito aos limites do bairro ou da história pessoal de cada um. Hoje, graças aos meios de comunicação, é possível fazer ligações entre o que os alunos presenciam e o que acontece em todo o mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - "Educação Inclusiva e Cinema: (re)construindo olhares
Descrição: No contexto da Educação Especial a partir da perspectiva inclusiva pode-se considerar o potencial do cinema a fim de propiciar habilidades no desenvolvimento das relações humanas, aprendizagens, troca de experiências, bem como a transformação de concepções rígidas e homogeneizadoras, em flexíveis e heterogêneas. Além disso, o cinema também pode contribuir para a formação de valores como solidariedade, respeito e alteridade entre alunos, professores e demais agentes educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - "Matemática: a arte e a ciência na resolução de problemas"
Descrição: Resolver problemas é uma proficiência que merece destaque nos dias atuais, pois a todo momento as pessoas se deparam com a necessidade de solucionar e elaborar problemas, analisar dados, organizar, planejar e executar ações, buscar e avaliar novas informações. As práticas cotidianas são cada vez mais problematizadoras. O que chamamos de problema no entanto, não corresponde exclusivamente à ideia de um problema matemático, podendo ser um enunciado, uma situação ou uma pergunta para responder. O conhecimento matemático fornece ao indivíduo ferramentas que permitem desenvolver estratégias na resolução de problemas, enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados, etc. Nossa sociedade tem exigido cada vez mais dos indivíduos conhecimentos e habilidades que lhes permitam interpretar e analisar de maneira crítica, a crescente quantidade de informações, veiculadas pelos meios de comunicação. Nesse contexto, os conhecimentos matemáticos são cada vez mais necessários para que o cidadão participe ativamente do mundo em que vive. A habilidade de resolver problemas consiste em um dos focos do ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Projeto Coletivo de Trabalho: Corpo, cultura e diversidade: um olhar para as relações consigo, com o outro e com o meio
Descrição: O Projeto Coletivo de Trabalho realizado com as três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo trabalhar com diferentes abordagens culturais e políticas nas diversas disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Possui como pressuposto uma concepção transdisciplinar da aprendizagem, por meio de projetos, que se desenvolvem articulados e são construídos coletivamente no decorrer do processo. Visando propor uma alternativa para uma educação inclusiva e para a qualidade do ensino na escola contemporânea. Esta proposta oportuniza ao discente e docente a aprendizagem de diferentes aspectos do conhecimento ao ter a contribuição do olhar de cada disciplina sobre a mesma questão. Desta forma é possível praticar o ensino inclusivo respeitando o aluno em suas dificuldades e aflorando nele o potencial que tem para entender o mesmo tema por meio das variadas formas do conhecimento. Assim, rompe-se a ideia de que os conhecimentos não estão relacionados, ou que alguns conteúdos são mais importantes do que outros..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - Matemática: a arte e a ciência na resolução de problemas
Descrição: Resolver problemas é uma proficiência que merece destaque nos dias atuais, pois a todo momento as pessoas se deparam com a necessidade de solucionar e elaborar problemas, analisar dados, organizar, planejar e executar ações, buscar e avaliar novas informações. As práticas cotidianas são cada vez mais problematizadoras. O que chamamos de problema no entanto, não corresponde exclusivamente à ideia de um problema matemático, podendo ser um enunciado, uma situação ou uma pergunta para responder. O conhecimento matemático fornece ao indivíduo ferramentas que permitem desenvolver estratégias na resolução de problemas, enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados, etc. Nossa sociedade tem exigido cada vez mais dos indivíduos conhecimentos e habilidades que lhes permitam interpretar e analisar de maneira crítica, a crescente quantidade de informações, veiculadas pelos meios de comunicação. Nesse contexto, os conhecimentos matemáticos são cada vez mais necessários para que o cidadão participe ativamente do mundo em que vive. A habilidade de resolver problemas consiste em um dos focos do ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto Coletivo de Trabalho - Corpo, cultura e diversidade: um olhar para as relações consigo, com o outro e com o meio
Descrição: O Projeto Coletivo de Trabalho realizado com as três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo trabalhar com diferentes abordagens culturais e políticas nas diversas disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Possui como pressuposto uma concepção transdisciplinar da aprendizagem, por meio de projetos, que se desenvolvem articulados e são construídos coletivamente no decorrer do processo. Visando propor uma alternativa para uma educação inclusiva e para a qualidade do ensino na escola contemporânea. Esta proposta oportuniza ao discente e docente a aprendizagem de diferentes aspectos do conhecimento ao ter a contribuição do olhar de cada disciplina sobre a mesma questão. Desta forma é possível praticar o ensino inclusivo respeitando o aluno em suas dificuldades e aflorando nele o potencial que tem para entender o mesmo tema por meio das variadas formas do conhecimento. Assim, rompe-se a ideia de que os conhecimentos não estão relacionados, ou que alguns conteúdos são mais importantes do que outros..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2018
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - Laboratório de Matemática
Descrição: O Projeto de Treinamento Profissional ?Laboratório de Aprendizagem de Matemática? consiste em um espaço diferenciado para atendimento semanal, de forma individualizada, a alunos de doze turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem em Matemática, do C. A. João XXIII da UFJF. O projeto é desenvolvido em parceria com quatro bolsistas dos cursos de Pedagogia, Matemática e Ciências Exatas que são selecionados a partir de entrevista, análise do histórico escolar e disponibilidade de doze horas semanais. Seu objetivo principal é a melhoria do desempenho do aluno no domínio dos conceitos matemáticos. Para isso, são utilizadas metodologias e atividades diferenciadas num processo contínuo e sistemático. Os procedimentos previstos neste projeto buscam investigar e desenvolver ações pedagógicas inovadoras que favoreçam o desenvolvimento de novos contextos de aprendizagem, que dão ênfase: à leitura, interpretação e resolução de situações problema; à realização de técnicas operatórias; à compreensão da simbologia matemática e a capacidade de transitar entre os diferentes registros de representação; à construção de significados dos conceitos matemáticos. O trabalho procura, além do desenvolvimento destas habilidades, incentivar o gosto pela Matemática, o hábito de estudo e a motivação para estudar. Com relação à participação dos bolsistas o projeto tem como objetivos: possibilitar aos futuros profissionais um campo de estudo e investigação na área da Educação Matemática; propiciar o exercício e a reflexão a respeito do papel da inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar; oportunizar a análise e a construção de práticas pedagógicas que contribuirão para o desenvolvimento destes alunos; desenvolver projetos para o atendimento individualizado destes alunos; acompanhar a evolução destes alunos; promover a interação entre os diferentes cursos de licenciatura e o trabalho pedagógico desenvolvido no C. A. João XXIII..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Regina Ferreira Barra - Integrante / Kátia Diniz Coutinho Santos - Integrante / Maria de Fátima Godinho Morando Kalil Patrício - Coordenador.
2015 - 2018
Projeto de Treinamento Profissional (TP) - Jogos Educativos
Descrição: O trabalho com "Jogos Educativos" consiste em uma atividade pedagógica desenvolvida pelos professores em parceria com os bolsistas de Treinamento Profissional da UFJF, e propõe a melhoria da qualidade das atividades de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Básica. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), os jogos levam os alunos a compreenderem e a utilizarem as convenções e regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Compreensão esta, que favorece a sua integração no mundo social.Cabe-nos ressaltar que, "nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer". Nesse sentido, é importante que os jogos façam parte da cultura da escola,cabendo ao professor "analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver" (BRASIL. MEC. SEF, 1997, p.49). No Colégio de Aplicação João XXIII, a ludicidade é uma atividade privilegiada no âmbito do Ensino Fundamental. A utilização de jogos, nesta fase da Educação Básica, contribui de maneira significativa no processo de aprendizageme de desenvolvimento integral dos alunos.Para tanto, é necessário que os professores atuem como mediadores,valorizando e enriquecendo a cultura lúdica infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Regina Ferreira Barra - Integrante / Kátia Diniz Coutinho Santos - Coordenador.
2015 - 2015
Projeto Coletivo de Trabalho - Corpo, cultura e diversidade: um olhar para as relações consigo, com o outro e com o meio
Descrição: O Projeto Coletivo de Trabalho realizado com as três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo trabalhar com diferentes abordagens culturais e políticas nas diversas disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Possui como pressuposto uma concepção transdisciplinar da aprendizagem, por meio de projetos, que se desenvolvem articulados e são construídos coletivamente no decorrer do processo. Visando propor uma alternativa para uma educação inclusiva e para a qualidade do ensino na escola contemporânea. Esta proposta oportuniza ao discente e docente a aprendizagem de diferentes aspectos do conhecimento ao ter a contribuição do olhar de cada disciplina sobre a mesma questão. Desta forma é possível praticar o ensino inclusivo respeitando o aluno em suas dificuldades e aflorando nele o potencial que tem para entender o mesmo tema por meio das variadas formas do conhecimento. Assim, rompe-se a ideia de que os conhecimentos não estão relacionados, ou que alguns conteúdos são mais importantes do que outros..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2004 - 2006
Periódico: Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2015
Agência de fomento: Colégio de Aplicação João XXIII


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: ALTERIDAD: REVISTA DE CIENCIAS HUMANAS, SOCIALES Y EDUCACIÓN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Medalha comemorativa dos 50 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARRA, R. F.;BARRA, Regina Ferreira;BARRA, Regina F.;TAROCCO, Regina B.1999BARRA, R. F.. A virtualização do texto e da leitura. Revista de estudo e pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 1, n.1, p. 120-130, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARRA, Regina Ferreira. CINEMA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO. 1ª. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas - OmniScriptum GmbH & Co.KG, 2016. 126p .

2.
BARRA, R. F.. Leituras e Leitoras: a magia das letras, imagens e vozes. Juiz de Fora: FEME Editora, 1999. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
BARRA, Regina F.; NANCHERY, Clarissa Oliveira . Godard e a infância: uma aproximação possível?. In: Mário Alves Coutinho; Ana Lucia Soutto Mayor. (Org.). Godard e a Educação. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica Editora Ltda., 2013, v. 01, p. 05-189.

2.
BARRA, Regina Ferreira. Educação, arte e cinema na escola ? o que propõem as políticas públicas no Brasil?. In: Adriana Fresquet. (Org.). Cinema para Aprender e Desaprender - Currículo de Cinema para Escolas de Educação Básica. 1ºed.Rio de Janeiro: FE-UFRJ, 2013, v. 01, p. 01-103.

3.
BARRA, R. F.; COELHO, Maria de Fátima Cardoso . Central do Brasil: o fenômeno da diversidade no processo de individuação. In: FERRARI, Anderson. (Org.). XVI SEMINÁRIO ACADÊMICO APEC: HORIZONTES DE BRASIL -ESCENARIOS, INTERCAMBIOS Y DIVERSIDAD. Barcelona -ESPANHA: Edições APEC, 2011, v. , p. -.

4.
BARRA, R. F.. Cinema e Educação: uma perspectiva imagética. In: FERRARI, Anderson. (Org.). XVI SEMINÁRIO ACADÉMICO APEC: HORIZONTES DE BRASIL - ESCENARIOS, INTERCAMBIOS Y DIVERSIDAD. Barcelona - ESPANHA: Edições APEC, 2011, v. , p. -.

5.
FREITAS, M. T. A. ; BARRA, R. F. . Na memória de professoras, a vida cultural de uma cidade. In: Maria Teresa de Assunção Freitas. (Org.). Memórias de Professoras: História e Histórias. 01ed.Juiz de Fora - MG: Editora UFJF, 2000, v. 01, p. 01-142.

6.
BARRA, R. F.; MONTEIRO, R. A. . Constituição do sujeito leitor: uma abordagem qualitativas. In: Roberto Alves Monteiro, et al.. (Org.). Fazendo e aprendendo pesquisa qualitativa. Juiz de Fora: FEME/UFJF, 1998, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARRA, R. F.. CINEMA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO. In: IX SICEA E I SICEA INTERNACIONAL, 2015, Juiz de Fora. IX SICEA - Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação. Juiz de Fora: FlipBook, 2015. v. 01. p. 01.

2.
BARRA, Regina Ferreira. Nós e outros ? diferenças culturais, alteridade e educação. In: I Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas, 2013, Juiz de Fora. 1º SIDE - I Seminário Internacional Diferenças e Educação: temáticas atuais e novas perspectivas, 2013. v. 1. p. 1-395.

3.
BARRA, Regina F.; DOMINGUES, Glauber Resende . Currículo, conhecimento e cultura: movimentos de significação. In: II Seminário de Currículos, culturas e cotidianos, 2013, Vitória - Espírito Santo. II Seminário de Currículos, culturas e cotidianos. Vitória: UFES, 2013. v. 2.

4.
DOMINGUES, Glauber Resende ; BARRA, Regina F. . Com a palavra: a escuta na construção curricular. In: II Seminário de Currículos, culturas e cotidianos, 2013, Vitória - Espírito Santo. II Seminário de Currículos, culturas e cotidianos. Vitória: UFES, 2013. v. 2.

5.
BARRA, R. F.; MEDEIROS, S. A. L. . Cinema -Escola-Alteridade: Formação e Prática Docente na Perspectiva da Diversidade Cultural. In: IX SEMINÀRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: Políticas educativas para América Latina - práxis docente y transformación social, 2012, Santiago - Chile. IX SEMINÀRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: Políticas educativas para América Latina - práxis docente y transformación social. Santiago, 2012.

6.
BARRA, R. F.; FRESQUET, Adriana Mabel ; LEITE, Gisela Pascale ; DOMINGUES, Glauber Resende ; POLÔNIO, Denise Lopes . Cinema com e para educadores: uma proposta de extensão universitária. In: AsAECA - III CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL, 2012, Córdoba. Actas del III Congreso de AsAECA 2012. Córdoba, 2012.

7.
FASANELLO, M. T. ; FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. ; LEITE, Gisela Pascale ; NANCHERY, Clarissa Oliveira . O cinema e o conto como extensão da sala de aula no cotidiano escolar. In: AsAECA - III CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL, 2012, Córdoba. Actas del III Congreso de AsAECA 2012. Córdoba, 2012.

8.
BARRA, R. F.; DOMINGUES, Glauber Resende . Cinema e Educação: imagens e sons na trama do "ver/ouvir/ou-ver". In: IV Colóquio Internacional Imaginário, Cultura e Educação, 2011, Niterói -RJ. IV Colóquio Internacional Imaginário, Cultura e Educação, 2011.

9.
NANCHERY, Clarissa Oliveira ; BARRA, R. F. ; FRESQUET, Adriana Mabel . Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação: uma pesquisa articulada com projetos de extensão dentro e fora da escola. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011. v. 1. p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARRA, R. F.. Cinema e Educação: uma perspectiva imagética. In: 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas - RS. Desafios Atuais. Canoas - RS: Editora ULBRA, 2011. v. 01. p. 05-448.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARRA, R. F.. II Fórum de Pesquisa Qualitativa Educação e Saúde. In: II Fórum de Pesquisa Qualitativa Educação e Saúde, 2000, Juiz de Fora. Anais do II Fórum de Pesquisa Qualitativa educação e Saúde, 2000. v. 1.

2.
BARRA, R. F.. O processo de constituição do sujeito - leitor: uma abordagem sócio-histórica. In: Fórum de Pesquisa Qualitativa em Educação, 1999, Juiz de Fora. Anais do Fórum de Pesquisa Qualitativa em Educação, 1998. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRA, Regina Ferreira. LEI 13006/2014: ANTECEDENTES E PERSPECTIVAS DE TRABALHO COM O CINEMA EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, R. V. J. ; BARRA, R. F. ; COSTA, M. A. ; CUNHA JUNIOR, R. V. . A LINGUAGEM FÍLMICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: EDUCANDO PARA A COMPREENSÃO DA GEOMETRIA E DA CIDADANIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARRA, R. F.; GOMES, E. C. S. ; ALVES, A. M. L. ; MARINO, I. L. ; TEIXEIRA, J. A. T. ; SANTOS, K. D. C. ; BETTI, M. R. A. ; OLIVEIRA, R. A. S. N. ; MORAES, T. G. . Projeto de Treinamento Profissional e Monitoria Júnior: um investimento na formação inicial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PATRICIO, M. F. G. M. K. ; BARRA, R. F. . Laboratório de Aprendizagem de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BARRA, R. F.. CINEMA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARRA, Regina Ferreira. Cinema e Educação: narrativas docentes em Colégios de Aplicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BARRA, Regina Ferreira; COHN, Greice ; PEREIRA, Maria Leopoldina . Encontros com o cinema na escola: pesquisa com cinema e educação no contexto de instituições federais de ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BARRA, Regina Ferreira; COHN, Greice ; PEREIRA, Maria Leopoldina . Pesquisas com cinema e educação em diferentes contextos de instituições de federais de ensino: encontrando com o cinema no Colégio Pedro II, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e em Colégios de Aplicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BARRA, Regina Ferreira; DOMINGUES, Glauber Resende . Currículo, conhecimento e cultura: movimentos de significação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DOMINGUES, Glauber Resende ; BARRA, Regina Ferreira . Com a palavra: a escuta na construção curricular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARRA, Regina Ferreira. Nós e outros ? diferenças culturais, alteridade e educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARRA, Regina Ferreira. A educação como campo social de disputa hegemônica no capitalismo dependente no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARRA, Regina F.. Práticas com cinema em colégios de aplicação das universidades federais brasileiras: encontros entre a educação e a 7ª arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARRA, R. F.; MEDEIROS, S. A. L. . Cinema -Escola-Alteridade: Formação e Prática Docente na Perspectiva da Diversidade Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARRA, R. F.; FRESQUET, Adriana Mabel ; LEITE, Gisela Pascale ; DOMINGUES, Glauber Resende ; POLÔNIO, Denise Lopes . Cinema com e para educadores: uma proposta de extensão universitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FASANELLO, M. T. ; FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. ; LEITE, Gisela Pascale ; NANCHERY, Clarissa Oliveira . O cinema e o conto como extensão da sala de aula no cotidiano escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FRESQUET, Adriana Mabel ; MENDONCA, A. ; BARRA, Regina F. ; NANCHERY, Clarissa Oliveira . Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. ; LEITE, Gisela Pascale ; DOMINGUES, Glauber Resende ; POLÔNIO, Denise Lopes . Cinema para Aprender e Desaprender. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BARRA, R. F.. Cinema e Educação: uma perspectiva imagética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BARRA, R. F.; COELHO, Maria de Fátima Cardoso . Central do Brasil: o fenômeno da diversidade no processo de individuação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BARRA, R. F.. Cinema e Educação: uma perspectiva imagética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NANCHERY, Clarissa Oliveira ; BARRA, R. F. ; FRESQUET, Adriana Mabel . Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação: uma pesquisa articulada com projetos de extensão dentro e fora da escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BARRA, R. F.; DOMINGUES, Glauber Resende . Cinema e Educação: imagens e sons na trama do. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. . Oficina: Minutos Lumière. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
BARRA, R. F.; LEITE, Gisela Pascale . Entre expectativas e imaginários sobre cinema na prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
DOMINGUES, Glauber Resende ; BARRA, R. F. . Aprender em 3 tempos com o cinema. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BARRA, R. F.. Capacitação de Professores Alfabetizadores. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
BARRA, R. F.. Leituras e leitores: a magia das letras, imagens e vozes. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BARRA, R. F.. O processo de constituição do sujeito-leitor: uma abordagem sócio-hitórica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BARRA, R. F.. "Vivências de Leitura e Escrita de 1ª a 4ª série". 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
BARRA, R. F.. "Resgatando alguns aspectos da vida cultural de juiz de Fora". 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BARRA, R. F.. "Educação numa visão construtivista". 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
NETTO, M. C. ; BARLETA, L. C. ; BARRA, R. F. . Alfabetização e Ensino de Linguagem. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BARRA, R. F.. "Alfabetização numa visão construtivista". 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARRA, R. F.. Dossiê 2 # Cinema e Educação. Rio de Janeiro: Booklink, 2011 (Revisão).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. . Uma proposta de desaprender cinema na escola. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. ; LEITE, Gisela Pascale ; DOMINGUES, Glauber Resende . Cinema para aprender e desaprender - Setembro 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. ; LEITE, Gisela Pascale ; DOMINGUES, Glauber Resende . Cinema para aprender e desaprender - Outubro de 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. ; LEITE, Gisela Pascale ; DOMINGUES, Glauber Resende . Cinema para aprender e desaprender - Novembro - 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FRESQUET, Adriana Mabel ; BARRA, R. F. . Uma proposta de desaprender cinema na escola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BARRA, R. F.; GONÇALVES, Tânia Regina da S. P. . Reestruturação da Proposta Curricular do Ensino das Áreas de Conhecimento de Geografia e História dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Proposta Curricular).

7.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
BARRA, R. F.. Curso de Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonato - Módulo de Educação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
BARRA, R. F.. Oficina: Ler para escrever, escrever para ler melhor. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
BARRA, R. F.. Oficina no Encontro Estadual do PROLER. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FRESQUET, Adriana Mabel ; NANCHERY, Clarissa Oliveira ; BARRA, R. F. . Pelo buraco da fechadura. 2011. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BARRA, R. F.; PEREIRA, Cláudia Matos . Homenagem aos 45 anos do C.A. João XXIII / UFJF. 2010 (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, R. V. J.; PONTES, L. A. F.; BARRA, R. F.. Participação em banca de ALGIZA LOPES SILVA. A AVALIAÇÃO INTERNA NO ESTADO DO AMAZONAS; O PAPEL DO GESTOR NO PROCESSO DE APROXIMAÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA DA SEDUC-AM. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA) - CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRESQUET, Adriana Mabel; BARRA, R. F.; PEREIRA, Maria Leopoldina. Participação em banca de Adriana Gomes Machado Freixo. Brincar e aprender com informática na educação infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FRESQUET, Adriana Mabel; BARRA, R. F.; PEREIRA, Maria Leopoldina. Participação em banca de Simone Simões dos Santos Moleiro. Tecnologia e Educação: aliança pela não violência. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FRESQUET, Adriana Mabel; BARRA, R. F.; PEREIRA, Maria Leopoldina. Participação em banca de Kátia Rejane Milhomem Faria Rocha. Utilização das Mídias na Educação: uma experiência de poesia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BARRA, R. F.. Banca de Promoção à Classe Titular da Carreira de Magistério EBTT da Profª Drª Ana Lúcia de Almeida Soutto Mayor. 2017. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BARRA, Regina F.; GRACIOLLI, E. J.; OLIVEIRA, F. M.; GOMES, R. S.; GOMES, L. J.. Banca de Promoção à Classe Titular da Carreira de Magistério EBTT do Prof. Dr. Antônio José Lopes Alves. 2017. Colégio Técnico/ EBAP/UFMG.

3.
BARRA, R. F.; GOMES, L. J.; GOMES, R. S.; GOUVEIA, M. C. S.; OLIVEIRA, F. M.. Banca de Promoção à Classe Titular da Carreira de Magistério EBTT da Profª Drª Dília Maria Andrade Glória. 2017. Centro Pedagógico/EBAP/UFMG.

4.
BARRA, R. F.. Banca de Promoção à Classe Titular da Carreira de Magistério EBTT do Prof. Dr. Mário Orlando Favorito. 2017. Colégio de Aplicação da UFRJ.

5.
FAGUNDES, A. V.; CESAR, E. T.; BARRA, Regina F.; FLORESTA, L.. Banca para promoção à Classe Titular da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Profª Drª Fátima Aparecida da Silveira Greco (ESEBA-UFU). 2016. Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
BARRA, R. F.; IGNACIO, P. C. S.; GUINEVERE, G. T.; WEITZEL, M. C.; MACIEL, L. R. M. B. S.. Banca para promoção à Classe Titular da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Profª Drª Daniela Motta de Oliveira. 2015. Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Concurso público
1.
BARRA, Regina Ferreira; Esther Giacomini Silva. Concurso Público Federal para Prof. EBTT de Educação Especial. 2017. Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

2.
BARRA, R. F.. Membro da Comissão Examinadora da Seleção Pública para o cargo de Professor Substituto do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do C.A. João XXIII/UFJF. 2009. Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BARRA, R. F.. Banca Examinadora do "Exame de Seleção para Admissão de Professor Regente de 1ª a 4ª série" - Prefeitura de Juiz de Fora - Secretaria Municipal de Educação. 1993. Prefeitura de Juiz de Fora - Secretaria Municipal de Educação.

Avaliação de cursos
1.
BARRA, Regina F.; FERREIRA, R. V. J.. Banca de Qualificação do Mestrado Profissional de Algiza Lopes e Souza - "A avaliação no estado do Amazonas: o papel do gestor no processo de apropriações pedagógicas de professores dos anos iniciais no processo de avaliação interna da SEDUC - AM". 2016.

Outras participações
1.
GUEDES, L. F. S.; FERREIRA, R. V. J.; BARRA, R. F.. Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

2.
BARRA, R. F.. Comitê Científico do IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - SICEA E I SICEA Internacional:Desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea. 2015. Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BARRA, R. F.; BEDIM, Acácia Aparecida Pinto; FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio. Banca Examinadora da Seleção Pública de Professor Substituto do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do C.A.João XXIII. 2011. Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
BARRA, R. F.. Banca de Seleção de Bolsista de Treinamento Profissional de Geografia e História do C.A. João XXIII. 2010.

5.
PENNA, Cleuza M. Abranches; BARRA, R. F.. Banca de Seleção de Bolsista de Treinamento Profissional de Contadores de Histórias. 2009.

6.
BARRA, R. F.; PENNA, Cleuza M. Abranches. Banca de Seleção de Bolsista de Treinamento Profissional de Contadores de Histórias - C.A. João XXIII. 2007.

7.
BARRA, R. F.. Membro da Comissão Examinadora da Seleção Pública para o cargo de Professor Substituto de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental no C.A. João XXIII. 2006. Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
BARRA, R. F.. Banca de Seleção de alunos para o Curso de especialização em Educação para a Ciência - NEC/FACED. 1999. Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARTE EM TRÂNSITO - "Arte contemporânea na escola: tensões e experiências". 2017. (Seminário).

2.
ARTE EM TRÂNSITO - "Fotografia e celular na escola: possibilidades de criação". 2017. (Oficina).

3.
ARTE EM TRÂNSITO - Filme: "Teoria da Escola". 2017. (Seminário).

4.
Curso de Extensão "Crianças: participação e protagonismo infantil na América Latina" -. 2017. (Outra).

5.
I CONGRESSO MINEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR- UFMF. 2017. (Congresso).

6.
III Seminário de Tecnologias da Informação e Comunicação."Educação para além das tecnologias: o sentido interdisciplinar da formação humana". 2017. (Seminário).

7.
IV SEMANA DA FACED; IX SEMANA DA EDUCAÇÃO; XII SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE/UFJF.Educação Ambiental: perspectiva para o ensino e aprendizagem contemporânea. 2017. (Seminário).

8.
IX EPEA - Encontro "Pesquisa em Educação Ambiental"."Educação Ambiental: perspectiva contemporânea de ensino e aprendizagem". 2017. (Encontro).

9.
Perspectivas para a inclusão no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. 2017. (Outra).

10.
Semana de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF - GENTES EM MOVIMENTO. Mapas e Expressão Humana. 2017. (Exposição).

11.
Um olhar sobre a Literatura Infantil - com a autora Dalila Roufi. 2017. (Outra).

12.
III Seminário sobre Educação no Ensino Fundamental / I Seminário sobre Educação Física no Ensino Fundamental - "Currículo, Trabalho e Formação Docente". 2016. (Seminário).

13.
O design como estrategia na economia de serviços. 2016. (Outra).

14.
10º Seminário do Cinema Brasileiro:Fatos e Memória - 10ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO. 2015. (Seminário).

15.
Congreso Latino-Americano de Psicologia Junguiana - Conflicto y creatividad, puentes y fronteras arquetípicas. 2015. (Congresso).

16.
Coral do C. A. João XXIII - Solenidade Comemorativa "50 anos C. A. João XXIII".Coral do C. A. João XXIII - Solenidade Comemorativa "50 anos C. A. João XXIII". 2015. (Outra).

17.
EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. "A Linguagem Fílmica no Ensino de Matemática: educando para a compreensão da geometria e da cidadania". 2015. (Congresso).

18.
III Seminário Regional de Educação - Colégio Militar de Juiz de Fora. 2015. (Seminário).

19.
IX SICEA - I SICEA INTERNACIONAL: Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea ca".Minicurso/Oficina "Prezi: possibilidades de apresentações dinâmicas na sala de aula". 2015. (Seminário).

20.
IX SICEA - I SICEA INTERNACIONAL: Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea ca".CINEMA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM COLÉGIOS DE APLICAÇÃO. 2015. (Seminário).

21.
Oficina de Contrarregragem - 10ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO. 2015. (Oficina).

22.
4º Colóquio de Pesquisas em Educação, Mídias e Culturas: Encontros e Desencontros. 2014. (Outra).

23.
9º Seminário do Cinema Brasileiro: Fatos e Memória - 9ª CINEOP. 2014. (Seminário).

24.
Colóquio Internacional Performa(ti)cidades - Debate com Jorge Larrosa. 2014. (Outra).

25.
Encontro da Educação - VI Fórum da Rede Kino e 9ª CINEOP.Cinema e educação: narrativas docentes em Colégios de Aplicação. 2014. (Encontro).

26.
I Colóquio Brasileiro Cinema de Autoria Feminina. 2014. (Outra).

27.
Oficina: Introdução à Direção em Cinema - a construção da mise-en-scène. 2014. (Oficina).

28.
CINEOP - 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.O cinema na sala de aula: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons. 2013. (Outra).

29.
II Encontro de Educadores de Cinema e Vídeo. 2013. (Encontro).

30.
II Seminário Internacional de Currículos, Culturas e Cotidianos.Currículo, conhecimento e cultura: movimentos de significação. 2013. (Seminário).

31.
II Seminário Internacional de Currículos, Culturas e Cotidianos.Com a palavra: a escuta na construção curricular. 2013. (Seminário).

32.
I Seminário Internacional Diferenças e Educação - UFJF.Nós e outros ? diferenças culturais, alteridade e educação. 2013. (Seminário).

33.
Seminário Anísio Teixeira: Políticas de Currículo em uma perspectiva discursiva. 2013. (Seminário).

34.
Seminário das Paredes às Redes - educação, tecnologia, corpo e subjetividade. 2013. (Seminário).

35.
V Encontro de Professores da ADCPII - V EPAD - Políticas Educacionais: desafios e lutas nas escolas.A educação como campo social de disputa hegemônica no capitalismo dependente no Brasil. 2013. (Encontro).

36.
V FÓRUM REDE KINO.Práticas com cinema em colégios de aplicação das universidades federais brasileiras: encontros entre a educação e a 7ª arte. 2013. (Outra).

37.
V FÓRUM REDE KINO - CINEOP - 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.Seminários e Palestras promovidas pelo CINEOP e REDE KINO. 2013. (Outra).

38.
3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia - Teorias e metodologias de Pesquisas em Educação e Mídias.Grupo de Pesquisa Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica. 2012. (Outra).

39.
7º Seminário do Cinema Brasileiro: Fatos e Memória. 2012. (Seminário).

40.
AsAECA 2012 - III CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL. Cinema com e para educadores: uma proposta de extensão universitária. 2012. (Congresso).

41.
AsAECA 2012 - III CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE ESTUDIOS DE CINE Y AUDIOVISUAL. O cinema e o conto como extensão da sala de aula no cotidiano escolar. 2012. (Congresso).

42.
Curso de Extensão Universitária - Faculdade de Educação/ UFRJ.Cinema para Aprender e Desaprender. 2012. (Encontro).

43.
Curso de Fotografia. 2012. (Oficina).

44.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez - INES -. 2012. (Outra).

45.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez - INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos: "Cinema e Educação". 2012. (Outra).

46.
II COLÓQUIO: ARTE EM TRÂNSITO - Arte, Interdisciplinaridade e Subjetividades. 2012. (Outra).

47.
II COLÓQUIO: ARTE EM TRÂNSITO - CAP JOÃO XXIII/UFJF. 2012. (Outra).

48.
II COLÓQUIO: ARTE EM TRÂNSITO - Ensino de arte no Cap João XXIII/UFJF - dentro e fora da sala de aula. 2012. (Outra).

49.
IV FORUM DA REDE KINO - 7ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO. 2012. (Outra).

50.
IX SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: Políticas Educativas para América Latina: Práxis Docente Y Transformación Social.Cinema-Escola-Alteridade: Formação e Prática Docente na Perspectiva da Diversidade Cultural. 2012. (Seminário).

51.
Oficina: A falsa ficcção e/ou documentário de invenção - narrativas contemporâneas - 7ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA EM OURO PRETO. 2012. (Oficina).

52.
Sobre a escola (pública) e o ato educativo ou sobre a experiência da pesquisa como verificação da igualdade.Sobre a escola (pública) e o ato educativo ou sobre a experiência da pesquisa como verificação da igualdade. 2012. (Outra).

53.
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE CINEMA E EDUCAÇÃO DA UFRJ. 2012. (Encontro).

54.
V MOSTRA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO NO MAM-RJ: Festival de cinema das escolas. 2012. (Encontro).

55.
V MOSTRA MIRIM DE MINUTOS LUMIÈRE - CINEMATECA DO MAM-RJ. 2012. (Encontro).

56.
? V Encontro Internacional de Cinema e Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro: ?Cinema, escolas e arquivos?. 2011. (Encontro).

57.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.Eixo: Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Linguagem, Mídia e Cibercultura - "Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação: uma pesquisa articulada com projetos de extensão dentro e fora da escola". 2011. (Encontro).

58.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões - UFRJ. 2011. (Encontro).

59.
34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2011. (Congresso).

60.
34º Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - "Educação e Justiça Social". 2011. (Encontro).

61.
4º SBECE (Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação) e 1º SIECE (Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação - Desafios Atuais.Cinema e Educação: uma perspectiva imagética. 2011. (Seminário).

62.
6º Seminário do Cinema Brasileiro: Fatos e Memória (6º CINEOP). 2011. (Seminário).

63.
8º Congresso de Extensão da UFRJ. Escolas de Cinema na Educação Básica: desafios de emancipação estética, política e pedagógica. 2011. (Congresso).

64.
III Fórum da Rede Kino - Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual. 2011. (Outra).

65.
IV Colóquio Internacional: Imaginário, Cultura e Educação.Cinema e Educação: as imagens e sons na trama do ?ver/ ouvir/ou-ver?. 2011. (Outra).

66.
IV Colóquio Internacional: Imaginário, Cultura e Educação. 2011. (Outra).

67.
Minicurso da ANPEd: Entre filmes, músicas, revistas... Discutindo corpos, gêneros e sexualidades nos diferentes artefatos culturais. 2011. (Outra).

68.
V Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ: Cinema, escolas e arquivos e IV Mostra Mirim Internacional de Minutos Lumière. 2011. (Encontro).

69.
VII SICEA - Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras.Mini-curso: Uma proposta de desaprender cinema na escola. 2011. (Seminário).

70.
VI Semana de Educação da UERJ.Entre expectativas e imaginários sobre cinema na prática pedagógica. 2011. (Outra).

71.
XV Encontro SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) - IMAGINÁRIOS (IN)VISÍVEIS. 2011. (Encontro).

72.
XVI Semana da Educação da UERJ.Aprender em 3 tempos com o cinema. 2011. (Outra).

73.
XVI Seminário Acadêmico APEC - Horizontes de Brasil - Escenarios, Intercambios y Diversidad.Cinema e Educação: uma perspectiva imagética. 2011. (Seminário).

74.
XVI Seminário Acadêmico APEC - Horizontes de Brasil - Escenarios, Intercambios y Diversidad.Central do Brasil: o fenômeno da diversidade no processo de individuação. 2011. (Seminário).

75.
XXIII Seminário Interno do C.A. João XXIII. 2011. (Seminário).

76.
II Colóquio Formação de Professores e Cibercultura: Escola, Tecnologias Digitais e Cinema. 2010. (Outra).

77.
IV Encontro Internacional de Cinema e Educação; III Mostra da Faculdade de Educação no MAM e III Mostra Mirim Internacional de Internacional de Minutos Lumière. 2010. (Encontro).

78.
Palestra: Sobre a escola, alunos e ensinar História(s). 2010. (Outra).

79.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - "Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais". 2010. (Encontro).

80.
XXII Seminário Interno do C.A. João XXIII. 2010. (Seminário).

81.
XXI Seminário Interno do C.A. João XXIII. 2010. (Seminário).

82.
XX Seminário Interno do Colégio de Aplicação João XXIII. 2010. (Seminário).

83.
I Encontro dos Colégios de Aplicação da Regão Sudeste. 2009. (Encontro).

84.
III Colóquio Internacional: Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia. 2009. (Outra).

85.
XIX Seminário Interno do Colégio de Aplicação João XXIII. 2009. (Seminário).

86.
Colóquio Departamental do Departamento de Ciências Humanas do C.A. João XXIII. 2008. (Encontro).

87.
Curso - Sandplay: a técnica da caixa de areia - uma abordagem teórico e prática do uso da técnica de areia em psicoterapia - OPUS: Grupo de Estudos C.G.Jung. 2008. (Outra).

88.
II Jornada de Psicologia Junguiana de Juiz de Fora - "Mito e Psique:Reflexões sobre a Psicologia de C.G. Jung". 2008. (Outra).

89.
I Jornada de Psicologia Junguiana de Juiz de Fora. 2008. (Outra).

90.
XVI Congresso Internacional da Associação Junguiana do Brasil - Gaia, individuação e sociedade. 2008. (Congresso).

91.
XVI Seminário Interno do C.A. João XXIII - "Conjunturas e perspectivas". 2008. (Seminário).

92.
XV Seminário Interno do C.A. João XXIII - "Reforma Unificada do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: a implantação dos módulos de ensino especializado". 2008. (Seminário).

93.
Curso: O Homem e seus Símbolos - OPUS: Grupo de Estudos C.G.Jung. 2007. (Outra).

94.
XII Seminário Interno "Avaliação das Reformas do Ensino Fundamental e Médio" do C.A. João XXIII/UFJF. 2007. (Seminário).

95.
Curso - Individuação: mito, vida e destino - OPUS: Grupo de Estudos C.G.Jung. 2006. (Outra).

96.
VIII Seminário Interno sobre "Avaliação das Reformas do Ensino Fundamental e Médio" do C.A. João XXIII/UFJF. 2006. (Seminário).

97.
X Seminário Interno "Avaliação das Reformas do Ensino Fundamental e Médio" do C.A. João XXIII/UFJF. 2006. (Seminário).

98.
Curso: Eros, Amor e Sexualidade - OPUS: Grupo de Estudos C.G.Jung. 2004. (Outra).

99.
Curso: Pais, Filhos e famílias - um olhar junguiano para os mitos, símbolos e padrões familiares (A família em discussão e tratamento) - OPUS: Grupo de Estudos C.G.Jung. 2004. (Outra).

100.
Curso:Técnicas Expressivas: em busca da criatividade psicológica - OPUS: Grupo de Estudos C.G.Jung. 2004. (Outra).

101.
IV Seminário Interno sobre "Planejamento Pedagógico para 2004 - C.A. João XXIII. 2004. (Seminário).

102.
Projeto de Extensão "Programa Brasil Alfabetizado".Capacitação para alfabetizadores. 2004. (Outra).

103.
Curso: Arquétipos e Inconsciente Coletivo - A concepção de Jung sobre os arquétipos e a psique - OPUS: Grupo de Estudos C.G.Jung. 2003. (Outra).

104.
Curso: Individuação - vida, mito e destino - Grupo de Estudos C.G. Jung. 2003. (Outra).

105.
Curso: Personalidade e Caráter - OPUS: Grupo de Estudos C.G. Jung. 2002. (Outra).

106.
Curso: Sonhos - poesia e imagens da alma - Grupo de Estudos C.G. Jung. 2002. (Outra).

107.
Curso: Eros e Sexualidade - uma abordagem junguiana através dos mitos e arquétipos - OPUS: Grupo de Estudos C.G. Jung. 2001. (Outra).

108.
Curso: Mito e Mitologia - um olhar junguiano - OPUS: Grupo de Estudos C.G. Jung. 2001. (Outra).

109.
Curso: O Homem e seus Símbolos - OPUS: Grupo de Estudos C.G. Jung. 2001. (Outra).

110.
Curso: Estudos sobre Alquimia - uma abordagem psicológica da arte da transformação - OPUS: Grupo de estudos C.G. Jung. 1999. (Outra).

111.
Curso: Fundamentos da Mitologia - OPUS: Grupo de Estudos C.G. Jung. 1999. (Outra).

112.
Curso: Mitologia Geral - OPUS: Grupo de estudos C.G. Jung. 1999. (Outra).

113.
Curso: Pais e Mães - uma abordagem arquetípica da família - OPUS: C.G. Jung. 1999. (Outra).

114.
Curso - Vivências Musicais:ouvindo, escutando e recriando - Centro de Comunicação Social Timóteo Giaccardo e PIA Sociedade de São Paulo. 1999. (Outra).

115.
IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes realizadas na Universidade Federal de Viçosa.Pesquisa Qualitativa em Educação. 1999. (Outra).

116.
PROLER: A Formação do Professor Leitor e Escritor.Ler para escrever, escrever para ler melhor. 1999. (Encontro).

117.
Simpósio de Leitura e Escrita na Formação de Professores - Faculdade de Educação/UFJF. 1999. (Simpósio).

118.
VII Seminário Regional sobre Ensino Normal - "Perspectivas de integração da criança com necessidades especiais"."Leituras e leitores: a magia das letras, imagens e vozes". 1999. (Seminário).

119.
V Jornada de Educação Municipal - Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Juiz de Fora.Poesia: uma prática de sensibilização de leitura e escrita. 1999. (Oficina).

120.
3º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - Colégio dos Jesuítas e Livraria Arco-Íris. 1998. (Seminário).

121.
Curso de Educação Sexual para Adolescentes - Formação de Multiplicadores - NATTES/UFJF. 1998. (Outra).

122.
Fórum "A Investigação Qualitativa em Educação" - Faculdade de Educação/UFJF. 1998. (Outra).

123.
Fórum Mineiro de Educação - INDEC (INstituto Nacional de Desenvolvimento Comunitário. 1998. (Outra).

124.
III Encontro Tribuna Escola - "Leitura, escrita e cultura: o papel do professor" - Profª Drª Sônia Kramer. 1998. (Encontro).

125.
I Seminário Interno do Mestrado em Educação da UFJF: "Pesquisa e Ensino: Integrando Graduação e Pós-Graduação". 1998. (Seminário).

126.
Mitos e Contos de Fada - uma abordagem arquetípica da obra de Walt Disney - OPUS: Grupo de estudos C.G.Jung. 1998. (Outra).

127.
Curso "Aprendizagem como atividade" com Prof. Bernard Fichtner (Alemanha) - Faculdade de Educação/UFJF/SME-JF. 1997. (Outra).

128.
Encontro Regional de Leitura - PROLER/UFJF/FUNALFA."Vivências de Leitura e Escrita de 1ª a 4ª série do 1º grau. 1997. (Encontro).

129.
II Encontro Tribuna Escola - "Avaliação da Aprendizagem Escolar" - Prof. Dr. Cipriano Carlos Lukesi. 1997. (Encontro).

130.
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes e III Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais - "Curso: Oralidade, Escrita e Escritura e o Processo de Letramento". 1997. (Congresso).

131.
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes e III Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais - FUNREI - UFJF - UFLA - UFMG - UFOP - UFU - UFV.. 1997. (Congresso).

132.
V Seminário regional sobre Ensino Normal "Perspectivas e Desafios para o Curso Normal" - C.A. João XXIII/UFJF."Vivências em leitura e Escrita". 1997. (Outra).

133.
Congresso Internacional de Educação em Santa Catarina. 1996. (Congresso).

134.
IV Seminário Regional sobre Ensino Normal - C.A. João XXIII/UFJF. 1996. (Seminário).

135.
Seminário UFJF Vygotsky 100 anos (1896-1996). 1996. (Seminário).

136.
"Minicurso sobre Histórias em Quadrinhos". 1995. (Oficina).

137.
1º CONEF - Congresso Nacional de Ensino Fundamental - Colégio Pedro II. 1995. (Congresso).

138.
Curso de Extensão "Tópicos Especiais de Educação: Pensamento Pedagógico de Aristóteles a Freire". 1995. (Seminário).

139.
Encontro com Paulo Freire - C.A. João XXIII/UFJF e Instituto Paulo Freire de Juiz de Fora. 1995. (Encontro).

140.
III Seminário Regional sobre Ensino Normal - C.A. João XXIII/UFJF. 1995. (Seminário).

141.
Seminário de Linguística Aplicada: "Rumos da Pesquisa" - NUPEL/UFJF. 1995. (Encontro).

142.
Curso de Atualização de Professores de Pré a 4ª série do 1º grau da E.E. Duarte de Abreu."Alfabetização numa visão construtivista". 1994. (Outra).

143.
Curso de Atualização em Língua Portuguesa para Professores de 2º Grau - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Universidade Federal de Juiz de Fora. 1994. (Outra).

144.
Curso Intensivo para Professores de 1ª a 4ª série do 1º grau - Aldeia S.O.S..Alfabetização. 1994. (Encontro).

145.
Grupo de Estudos do Núcleo de Teoria e Prática da Escola Básica - NEB/UFJF/FNDE.Alfabetização e Ensino de Linguagem. 1994. (Oficina).

146.
III Curso de Fundamentos de Educação Especial - Faculdade de Educação/UFJF. 1994. (Outra).

147.
II Seminário Regional sobre Ensino Normal. 1994. (Seminário).

148.
I Jornada sobre Adolescentes - C.A. João XXIII/UFJF. 1994. (Seminário).

149.
Projeto de Extensão "A Prática Alfabetizadora - Reflexão e Perspectivas" - UFJF.A Prática Alfabetizadora - Reflexão e Perspectivas. 1993. (Outra).

150.
Seminário Regional sobre Ensino Normal "Construindo uma Nova Escola" - C.A. João XXIII/UFJF. 1993. (Seminário).

151.
Curso de Reciclagem de Professores de 1ª a 4ª série.Estudos Sociais - teoria e prática construtivista. 1992. (Encontro).

152.
I Encontro de Educação Matemática de Juiz de Fora. 1992. (Encontro).

153.
Curso Educação Especial - Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. 1990. (Outra).

154.
Encontro de Alfabetizadores - NEB/Faculdade de Educação/UFJF. 1990. (Encontro).

155.
Treinamento de Aperfeiçoamento de Professores de 1ª a 4ª série de Zona Urbana - Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Juiz de Fora. 1990. (Outra).

156.
Encontro: Problemas do Ensino de Português na Região de Juiz de Fora - UFJF/ICHL - Dep. de Letras/ C.A. João XXIII. 1989. (Encontro).

157.
V Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1989. (Encontro).

158.
I Semana de Astronomia da UFJF - Dep. de Geociências/UFJF. 1987. (Outra).

159.
Curso de Treinamento "Prontidão para a Alfabetização" - Faculdade de Educação/UFJF. 1986. (Outra).

160.
Seminário "A Universidade e a Cultura". 1986. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRA, Regina Ferreira. SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS do C. A. João XXIII/UFJF - "GENTES EM MOVIMENTO". 2017. (Outro).

2.
BARRA, R. F.. IX SICEA - SEMINÁRIO DE INSTITUTOS, COLÉGIOS E ESCOLAS DE APLICAÇÃO E I SICEA INTERNACIONAL. 2015. (Outro).

3.
BARRA, R. F.; Castro, Silvio Ivanir de . Semana Científica do C.A. João XXIII. 2010. (Exposição).

4.
BARRA, R. F.; PEREIRA, Cláudia Matos . Homenagem aos 45 anos do Colégio de Aplicação João XXIII. 2010. (Exposição).

5.
BARRA, R. F.. II Semana de Educação da Faculdade de Educação - UFJF. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liliane Soares da Rocha. O ludico como estratégia de aprendizagem na Matemática. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Educação. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaynara Ohana Vieira Pires. O ato de contar histórias na terceira idade ? o importante papel dos avós na formação do leitor?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Educação. Orientador: Regina Ferreira Barra.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARRA, Regina Ferreira. Cinema e Educação: narrativas docentes em Colégios de Aplicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Professora Efetiva Titular EBTT- Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Chefe do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII no período de: 
27 de dezembro de 2006 a 26 de dezembro de 2008;
03 de março de 2010 a 06 de fevereiro de 2011; 
03 de novembro de 2015 a 02 de novembro de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 19:57:48