Roseane Pereira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6140742586540042
  • Última atualização do currículo em 15/03/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é Analista Educacional Pedagoga da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, também exerceu suas atividades na Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia da Língua Portuguesa e Gestão Educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Produção de Textos; Formação de Professores e Gestão da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roseane Pereira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. P.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação.
Avenida Afonso Olindense, 1513
Várzea
50810000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 31838762
URL da Homepage: www.educacao.pe.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Maria do Socorro Nunes Alencar Macedo.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Atividades de produção de textos no livro didático de alfabetização: o caso do Novo Letra Viva.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Alfabetização; Produção de texto; Livro didático.
2000 - 2001
Especialização em Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 440h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Produção de textos: as respostas dos alunos às condições de produção de textos na escola.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
1995 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
A informática na educação escolar. (Carga horária: 4h).
Faculdade Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing, IBGM, Brasil.
2012 - 2012
Oralidade nos anos iniciais. (Carga horária: 4h).
Faculdade Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing, IBGM, Brasil.
2011 - 2011
Sistema de Informações da Educação de Pernambuco - SIEPE. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2011 - 2011
Aprender TI online. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2007 - 2007
A Nova Identidade do Ensino Médio: Educação, Trabalho e Cidadania. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2007 - 2007
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino M. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2007 - 2007
Elaboração/Implementação do PDE/PME para Técnicos. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2007 - 2007
Gestão para Resultados na Educação. (Carga horária: 16h).
Instituto de Desenvolvimento Gerencial, INDG, Brasil.
2006 - 2006
Fortalecimento do Modelo de Monitoramento do Eduq/SEDUC. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEPE, Brasil.
2006 - 2006
Gestão Pública com Foco nos Resultados: A importâ. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
2003 - 2003
Análise do Discurso. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Análise do Discurso. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2001 - 2001
Leitura: técnicas de construção de texto a partir. (Carga horária: 4h).
Universidade Potiguar, UNP, Brasil.
2001 - 2001
Tópicos da análise do discurso aplicadas a educaçã. (Carga horária: 4h).
Universidade Potiguar, UNP, Brasil.
2000 - 2000
Avaliação de Textos na Escola. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1998 - 1998
Linguagem, letramento e educação: análise de discu. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
1998 - 1998
Análise do discurso: fundamentos e práticas. (Carga horária: 8h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, GELNE, Brasil.
1998 - 1998
Linguística, formação de professores e ensino. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Produção de Texto. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
Admissão por concurso público, Ato nº 01235 publicado no DOE/PE no dia 26/05/2006.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 2
Outras informações
Coordenação de grupo de Língua Portuguesa com foco no Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE).

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 2
Outras informações
Coordenadora do grupo de Língua Portuguesa da capacitação para professores do ensino fundamental, focando os descritores de leitura do Sistema de Avaliação do Ensino de Pernambuco (SAEPE), num total de 40h.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Pedagogia UFPE, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio obrigatório, exigência da discilplina Estágio Integrado I num total de 150h/a.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Pedagogia UFPE, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio obrigatório exigido pela disciplina Estagio Supervisionado de Ensino de 2º Grau, realizado em escola de Magistério, num total de 120h/a, no horário da manhã e Estágio obrigatório exigido pela disciplina Estágio Supervisionado de Ensino de 1º Grau, num total de 90h/a, realizado no horário da tarde.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato temporário, substituindo professor em licença prêmio.

Atividades

12/2012 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação.

Serviço realizado
Com lotação na Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos desenvolvendo atividades de formação continuada e em serviço para professores e coordenadores da EJA; elaboração e sistematização de documentos referentes a organização da ofert.
10/2007 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Secretaria Executiva de Gestão da Rede.

Serviço realizado
Coordenação de ações relacionadas ao reordenamento da rede física do estado; formação de gestores escolares, secretários escolares e técnicos educacionais para o processo de gestão de cadastro, matrícula e reordenamento da rede; realizações de reuniões e.
05/2011 - 08/2011
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, .

Serviço realizado
Formadora da 4ª Oficina de Capacitação de Matricula da GEOE, com carga horária de 64h/a..
05/2010 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, .

Serviço realizado
Atuação como formadora da 3ª Oficina de Capacitação de Matrícula da Gerência de Organização Educacional - GEOE, com carga horária de 64h/a.
05/2009 - 08/2009
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, .

Serviço realizado
Atuação como formadora da 2ª Oficina de Capacitação de Matricula da Gerência de Organização Educacional - GEOE, com carga horária de 64h/a.
06/2009 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, .

Serviço realizado
Atuação como formadora da 2ª Oficina de Capacitação de Matrícula da Gerência de Organização Educacional - GEOE, com carga horária de 40h/a.
02/2003 - 06/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Escola Professor Trajano de Mendonça.

Serviço realizado
Acompanhamento e capacitação para professores do ensino fundamental, focando os descritores de leitura que constam no referencial do SAEPE..
03/2002 - 07/2002
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Escola João Matos Guimarães.

Serviço realizado
Acompanhamento e capacitação para professores do ensino fundamental, focando os descritores de leitura que constam no referencial do SAEPE..
07/1999 - 11/1999
Estágios , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Escola Marcelino Champagnat.

Estágio realizado
Observação da prática da organização e da gestão da escola, utilizando a relação entre a teoria e a prática para uma análise da instituição escolar. Participei do planejamento e acompanhei processos administrativos. Colaborei com para execução das ativida.
02/1999 - 05/1999
Estágios , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Escola Marcelino Champagnat.

Estágio realizado
Observação da prática pedagógica das séries iniciais do ensino fundamental, planejamento e execução de sequências didáticas e intervenções programadas com a professora..
02/1999 - 05/1999
Estágios , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Escola Sylvio Rabello.

Estágio realizado
Execução de atividades de observação de contextos de ensino, situações-problema, planejamento didático e colaboração na apresentação de conceitos e sequência didática, com intervenções programadas com a professora..
04/1995 - 06/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Didática e Prática da Matemática e Didática e Prática da Iniciação às Ciências.

Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisas em alfabetização e letramento tendo como investigação práticas de alfabetização e letramento nos primeiros anos escolares; com crianças com necessidades especiais; no contexto de Educação de Jovens e Adultos, em zonas urbanas e no campo, bem como em comunidades indígenas. Atualmente atuando em Recife na pesquisa Eventos e Práticas de Letramento no Contexto Escolar: uma perspectiva etnográfica.

Atividades

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Membro/associada ao Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, núcleo de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que desenvolve atividades com foco na melhoria da Educação Básica em escolas públicas e particulares.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Ingresso através de concurso/seleção pública simplificada.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Educação, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista Cnpq/Capes

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
Participação em projetos de pesquisa desenvolvendo atividades de coleta e análise de dados, coordenação das profªs Telma Ferraz Leal e Gilda Lisbôa Guimarães do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE.

Atividades

02/2009 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Escolar; Políticas Educacionais-Organização e Funcionamento da Escola básica; Recursos Humanos em Educação; Finanças da Educação; Organização e Métodos em Educação e Estrutura e Funcionamento do Ensino 1 e 2 Graus 2A.
09/2007 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Formadora da semana final do curso "A Alfabetização de Jovens e Adultos em uma Perspectiva de Letramento". Carga horária 08h..
07/2007 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Formadora da semana inicial do curso "A Alfabetização de Jovens e Adultos em uma Perspectiva de Letramento". Carga horária 24h..
11/2006 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Professora Formadora do curso "Alfabetização e letramento em turmas de jovens e adultos" para professores da EJA da Prefeitura Municipal do Paulista. Carga horária total 80h..
11/2005 - 07/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Atuação como Formadora do curso "Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento" para professores-alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado do município do Recife.
10/2005 - 06/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Atuação como Formadora do curso de "Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento" no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, por meio de convênio entre UFPE e a Prefeitura da Cidade do Recife. Carga horária de 160h/a.
06/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Professora Formadora do curso sobre "Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética" para coordenadores pedagógicos da Prefeitura Municipal da Cidade do Recife. Carga horária total: 100h..
05/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Atuação como Professora Formadora do curso sobre "Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética" para coordenadores pedagógicos da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Carga horária total de 100h..
09/2004 - 03/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .

Serviço realizado
Atuação como Professora Formadora do curso "Alfabetização, letramento e apropriação do sistema de escrita", organizado pelo CEEL, com carga horária total de 40h..
09/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Participação como Formadora do curso "Alfabetização, Letramento e Apropriação do Sistema de Escrita" realizado durante o "Projeto Formação Continuada de Professores em Alfabetização e linguagem".
09/2003 - 04/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Centro de Estudos em Educação e Linguagem.

Serviço realizado
Atuação como Formadora do curso de "Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento", no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, por meio do convênio entre a UFPE e a Prefeitura da Cidade do Recife, com carga horária de 128h/a.

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor Assistente II, A1. Unidade Recife.

Atividades

08/2005 - 02/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Educacional; Economia em Educação e Pedagogia da Expressão-Do Essencial ao Humano.

Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Assessoria no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.

Atividades

09/2004 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação e Desporto de Olinda, .

Serviço realizado
Atuação como Professora Formadora no Projeto Tendas da Alfabetização Sabores e Saberes da Cultura Popular, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado..

Prefeitura Municipal de Igarassu, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 4
Outras informações
Assessoria no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.

Atividades

01/2004 - 03/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura Municipal de Igarassu, .

Serviço realizado
Atuação como Professora Formadora no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado..

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30
Outras informações
Consultoria prestada a Secretaria de Educação Fundamental (SEF) para assuntos educacionais, na implantação e implementação do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores/PROFA, no estado de Pernambuco.

Atividades

08/2001 - 07/2002
Serviços técnicos especializados , Secretaria do Ensino Fundamental - SEF, .

Serviço realizado
Orientação junto as secretarias estaduais, municipais, universidades e escolas para seleção dos professores e coordenadores; Formação dos professores e coordenadores na fase1 e acompanhamento na fase 2; indicar e disponibilizar instrumentos de avaliação;.

Colégio Visão, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora ensino fundamental, Carga horária: 30
Outras informações
Professora da 4ª série.

Atividades

02/2000 - 05/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Potuguês, História e Geografia.

Escola Parque do Recife, EPR, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de Coordenação, Carga horária: 30

Atividades

02/1990 - 10/1996
Direção e administração, Escola Parque do Recife, .

Cargo ou função
Auxiliar de Coordenação..


Linhas de pesquisa


1.
Alfabetização e Letramento em espaços escolares e não escolares

Objetivo: Analisar práticas escolares de alfabetização e letramento nos ciclos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Analisar práticas de alfabetização e letramento em contextos de educação, bem como analisar a construção da cultura escrita em espaços escolares e não escolares.
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Cultura escrita.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Eventos e Práticas de Letramento no Contexto Escolar: uma perspectiva etnnográfica
Descrição: Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa GPEALE (Grupo de pesquisa em alfabetização e letramento) por meio do qual temos desenvolvido e orientado pesquisas que abordam eventos e práticas de leitura e escrita em turmas do ensino fundamental. Pretende pautar e ampliar a compreensão do conceito de práticas e eventos de letramento em contextos escolares buscando uma perspectiva interdisciplinar nas interfaces entre educação, os novos estudos sobre letramento (NEL) e a teoria da enunciação de Bakhtin. Sao objetivos específicos: 1) Analisar os fundamentos e as implicações da utilização de uma abordagem interdisciplinar sobre letramento construída nas interfaces entre educação, antropologia e a teoria da enunciação de Bakhtin. 2) Aprofundar numa proposta teórico-metodológica para os estudos sobre letramento escolar baseada na perspectiva etnográfica apontada pelos NEL. 3. Contribuir teórica e metodologicamente para uma compreensão mais alargada da relação global/local, micro/macro na pesquisa em educação. 4) Discutir os conceitos de alfabetização, letramento, práticas de letramento, eventos de letramento e suas implicações para a pesquisa e o ensino da leitura e da escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roseane Pereira da Silva - Integrante / Maria Lúcia F Figueiredo - Integrante / Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Coordenador / clecio buzen - Integrante / Ana Claudia Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Atividades de produção de textos no livro didático de alfabetização: o caso do
Descrição: A pesquisa propõe a análise das atividades de produção de textos nno livro didático de alfabetização "O Novo letra Viva", considerando os critérios do PNLD para a produção de textos escritos. Evidenciamos que o livro promove um tipo de escolarização que atende a concepção enunciativa da linguagem que está subjacente nos critérios presentes na ficha de avaliação do PNLD 2004. Assim, verificaremos se as propostas das atividades de produção de textos escritos contidos no Novo Letra Viva contemplam os critério do PNLD e se estes críterios encontram limites impostos pela natureza da instituição escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Roseane Pereira da Silva - Integrante / Eliana Borges Correia de Alburquerque - Coordenador.
2002 - 2002
A organização do trabalho pedagógico e a formação continuada do professor.
Descrição: Investigação das diferentes formas de organização do trabalho do professor em processos formação continuada. Análise das formas de organização do trabalho escolar no Ensino Fundamental de professores em processo de formação continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2000
Produção e Correção de Textos por Professores das séries Iniciais.
Descrição: Investigação das capacidades de produção de textos de professoras de escolas públicas e particulares e as relações entre tais capacidades e os critérios adotados para avaliar textos dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2001 - 2001
A Formação Continuada de Professores e o Processo de Produção de Textos na Escola.
Descrição: Investigação da aprendizagem de professores em processos de formação continuada e as estratégias de formação adotadas. Análise das estratégias didática de trabalho com produção de textos pelos professores em formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) .
Integrantes: Roseane Pereira da Silva - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Gilda Lisboa Guimarães - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.


Membro de comitê de assessoramento


2011 - 2011
Agência de fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
2010 - 2010
Agência de fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação do Professor em Conteúdos Específicos/Especialidade: Metodologia da Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Alfabetização e Ensino Fundamental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: GESTÃO ESCOLAR.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Aprovação em Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto na área de Administração Escolar e Planejamento Educacional, Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE.
2006
Professora homenageada - Curso Pedagogia - Segundo semestre, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO.
2002
Aprovação em 3º lugar na Seleção Simplificada para Professor Substituto da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1 e 2., Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, R. P.. Leitura e escrita na alfabetizção. In: Artur gomes de morais; Telma Ferraz Leal; Eliana Borges C. Albuquerque. (Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabetica.. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. , p. 133-146.

2.
SILVA, R. P.; SILVA, Alexandro da ; GALVÃO, Ana Maria O ; GALVÃO, Andréa C ; PESSOA, Cristiane ; MOURA, Deyse Cabral de ; MATOS, Eliana ; ANDRADE, Eliane ; UYTDENBROEK, Xavier ; ROSA, Ester ; FIGUEIREDO, Maria Lúcia F ; COUTINHO, Marília Lucena ; ALÉSSIO, Ricardo ; MORAIS, Artur Gomes de ; LEAL, Telma Ferraz ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de . Desafios da alfabetização de jovens e adultos: O Programa Brasil Alfabetizado em foco.. In: Telma Ferraz Leal; Eliana Borges C. Albuquerque. (Org.). Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento.. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. , p. 11-26.

3.
SILVA, R. P.; ANDRADE, Eliane . Produção de diferentes gêneros textuais em turmas de alfabetização de jovens e adultos: dificuldades e possibilidades.. In: Telma Ferraz Leal; Eliana Borges C Albuquerque. (Org.). Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento.. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. , p. 137-159.

4.
SILVA, R. P.. Formação Continuada: o que fazem os professores após os encontros pedagógicos?. In: Grupo de Estudo de Formação de Professores de Pernambuco- GEFOPPE. (Org.). Formação Continuada de Professores. 1ªed.Recife: Edições Bagaço, 2002, v. , p. 207-217.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. P.. Ensinando a escrever: os gêneros textuais e o livro didático de alfabetização. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

2.
SILVA, R. P.. Gêneros textuais e alfabetização: discutindo o Novo Letra Viva. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2005, Belém/PA. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005.

3.
SILVA, R. P.; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de . As condições de produção de texto nas turmas de Alfabetização. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste - EPENN, 2003, São Cristovam. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional, 2003.

4.
SILVA, R. P.. As condições de produção de texto nos livros didáticos de Alfabetização. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil - 14º COLE, 2003, Campinas. Que triste são as coisas consideradas sem ênfase, 2003.

5.
SILVA, R. P.. Às vezes eu choro. . . O professor e a apropriação dos encontros pedagógicos.. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil -14º COLE, 2003, Campinas. Que tristes são as coisas consideradas sem ênfase, 2003.

6.
SILVA, R. P.; LEAL, Telma Ferraz ; GUIMARAES, G. L. . As condições de produção de textos na escola: as marcas sobre a elaboração escrita dos alunos. In: XV Encontro de Pesquisa educacional das regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luís. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, 2001.

7.
SILVA, R. P.; LEAL, Telma Ferraz ; GUIMARAES, G. L. . As condições de produção de textos na escola: as marcas sobre a elaboração escrita dos alunos. In: II Seminário sobre Letramento e Alfabetização - 13º Congresso de Leitura do Brasil -COLE, 2001, Campinas. Com Todas as Letras para todos os nomes. Campinas, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. P.. Produção de história no livro didático de alfabetização: o caso do Novo Letra Viva.. In: 15° Congresso de Leitura do Brasil (15° COLE), 2005, Campinas. Pensem nas crianças mudas telepáticas, 2005.

2.
SILVA, R. P.. Gêneros textuais e alfabetização: discutindo o Novo Letra Viva.. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005. v. 2B. p. 25-25.

3.
SILVA, R. P.. As condições de produção de texto nos livros didáticos de alfabetização. In: 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. Que triste são as coisas consideradas sem ênfase, 2003. p. 207-207.

4.
SILVA, R. P.. "As vezes eu choro..." O professor a e apropriação dos encontros pedagógicos. In: 14º COLE - Congresso de Leitura no Brasil, 2003, Campinas. Que triste são as coisas consideradas sem ênfase., 2003.

5.
SILVA, R. P.; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de . As condições de produção de texto nas turmas de alfabetização. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2003, São Cristovão. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional, 2003.

6.
SILVA, R. P.; LEAL, Telma Ferraz ; GUIMARAES, G. L. . As condições de produção de textos na escola: as marcas sobre a elaboração escrita dos alunos.. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste - EPENN, 2001, São Luís. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania. São Luís: Lithograf, 2001. v. unico. p. 335-336.

7.
SILVA, R. P.; LEAL, Telma Ferraz . As condições de produção de textos na escola: as marcas sobre a elaboração escrita dos alunos. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil-13º COLE/ Com todas as letras, 2001, Campinas. Com todas as letras, para todos os nomes, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. P.. Professor Reflexivo e Dispositivos Metodológicos de Formação: o que está em jogo?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, R. P.. Alfabetização e Letramento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, R. P.. Gêneros textuais e alfabetização: discutindo o Novo Letra Viva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, R. P.. As condições de produção de textos nos livros didáticos de alfabetização. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, R. P.. " Às vezes eu choro...": o professor e a apropriação dos encontros pedagógicos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; SILVA, R. P. . As condições de produção de texto nas turmas de alfabetização. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, R. P.. Formação Continuada: o que fazem os professores após os encontros pedagógicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, R. P.; LEAL, Telma Ferraz ; GUIMARAES, G. L. . As condições de produção de textos na escola: as marcas sobre a elaboração escrita dos alunos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, R. P.. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, R. P.. Comissão de Pareceristas de Livros e Materiais Didáticos. 2015.

2.
SILVA, R. P.. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014.

3.
SILVA, R. P.. Avaliação de Livros Didáticos do PNLD/2007 - área Alfabetização. 2005.

4.
SILVA, R. P.. Monitoria PM São Lourenço da Mata/PE. 1998.

5.
SILVA, R. P.. Monitoria UFPE. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, R. P.. Ensino da Oralidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, R. P.. As condições de produção de textos nos livros didáticos de alfabetização. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. P.. Diretrizes Operacionais para a Oferta da Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Elaboração de documento institucional).

2.
SILVA, R. P.. Produção de Textos e Uso de Livro Didático. 2005. .

3.
MARCUSCHI, E. ; SUASSUNA, L. ; MELO, C. T. V. ; SILVA, R. P. . Avaliação em Língua Portuguesa. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProgramadeVídeo).

4.
BRANDAO, A. C. P. ; SILVA, Alexandro da ; MELO, Katia ; LEAL, Telma Ferraz ; MELO, C. T. V. ; SILVA, R. P. . Produção de Texto na Escola. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProgramadeVídeo).

5.
SANTOS, C. F. ; CAVALVANTE, M. C. B. ; MENDONCA, M. ; MELO, C. T. V. ; LEAL, Telma Ferraz ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; SILVA, R. P. . Diversidade Textual. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProgramadeVídeo).

6.
BRITO, Andréa ; SANTOS, C. F. ; MOURA, Deyse Cabral de ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; MELQUÍADES, Everson ; SOUZA, I. P. ; BRAINER, M. ; XAVIER, M. C. ; LINS, Emília ; FIGUEIREDO, Maria Lúcia F ; COUTINHO, Marília Lucena ; SILVA, R. P. ; LEAL, Telma Ferraz . Formação continuada de professores: questões para reflexão.. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GuiaDidático).

7.
SILVA, R. P.; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; COUTINHO, Marília Lucena ; MORAIS, Artur Gomes de ; LEAL, Telma Ferraz . Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabético. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Vídeo).

8.
SILVA, R. P.; GALVÃO, Andréa C ; MORAIS, Artur Gomes de ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; COUTINHO, Marília Lucena ; LEAL, Telma Ferraz ; RIOS, Tânia . Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabetica.. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático).

9.
SOUZA, I. P. ; FIGUEIREDO, Maria Lúcia F ; MELO, C. T. V. ; COUTINHO, Marília Lucena ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; LEITE, K. M. B. S. ; SILVA, R. P. . Práticas de Leituras no Ensino Fundamental. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProgramadeVídeo).

10.
SILVA, R. P.; LEAL, Telma Ferraz ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; MORAIS, Artur Gomes de . Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Vídeo).

11.
SILVA, R. P.; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; LEAL, Telma Ferraz ; MORAIS, Artur Gomes de ; FIGUEIREDO, Maria Lúcia F ; COUTINHO, Marília Lucena . Apropriação do sistema de escrita alfabetica - Parte 1. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Vídeo).

12.
SILVA, R. P.; MORAIS, Artur Gomes de ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; LEAL, Telma Ferraz ; COUTINHO, Marília Lucena . Apropriação do sistema de escrita alfabética - Parte 2. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Vídeo).

13.
SILVA, R. P.; MORAIS, Artur Gomes de ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; LEAL, Telma Ferraz ; SILVA, Alexandro da ; COUTINHO, Marília Lucena ; FIGUEIREDO, Maria Lúcia F ; MELO, Katia . Leitura na educação de jovens e adultos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Vídeo).

14.
SILVA, R. P.; MORAIS, Artur Gomes de ; ALBURQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; LEAL, Telma Ferraz ; MATOS, Eliana ; MELQUÍADES, Everson ; LINS, Emília ; BRITO, Andréa . Guia Didático de Formação de Professores. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático).

15.
SILVA, R. P.. Alfabetização de Jovens e Adultos. 2003. .

16.
SILVA, R. P.. Oficina Temática de Língua Portuguesa de 1ª e 2ª série. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização - Políticas públicas de alfabetização. 2015. (Congresso).

2.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: Diversidade, Cidadania e Inovação. 2015. (Outra).

3.
Congresso InovaEduca3.0. 2013. (Congresso).

4.
I Encontro do Comitê Regional Intra-setorial de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).

5.
III Encontro Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).

6.
XIII Encontro Estadual da Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).

7.
1º Meeting Nacional de Educação & Tecnoligia. 2012. (Outra).

8.
II Encontro do Programa Mãe Coruja Pernambucana. 2012. (Encontro).

9.
X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2012. (Congresso).

10.
Encontro Plano de Ações Articuladas - PAR Estadual 2011/2014. 2011. (Encontro).

11.
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2011. (Congresso).

12.
Seminário Nacional "Plano Nacional de Educação - PNE". 2011. (Seminário).

13.
Sessão Coordenada do NEPHEPE - Educação Patrimonial. 2010. (Outra).

14.
III Congresso das Escolas Filhas de Sant'anna. Alfabetização e Letramento: desenvolvendo habilidades. 2009. (Congresso).

15.
Palestra "Cultura escrita e letramentos" ministrada pela Drª Anne Marie Chartier/INRP - Paris. 2008. (Outra).

16.
Palestra "Modelos teóricos e prática pedagogica" ministrada pela Drª Anne Marie Chartier/INRP - Paris. 2008. (Outra).

17.
Seminário Educação em Direitos Humanos: o enfrentamento e a prevenção ao racismo institucional. 2008. (Seminário).

18.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). 2008. (Encontro).

19.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Gêneros Textuais e Alfabetização: discutindo o Novo Letra Viva. 2007. (Seminário).

20.
Participação Sociopolítica e Gestão Democrática da Educação: a experiência dos conselhos. 2007. (Seminário).

21.
Seminário de Formação de Multiplicadores do Programa de Capacitação para Gestores Escolares. 2006. (Seminário).

22.
I Seminário Políticas Públicas em Educação: Letramento e Formação do Professor. 2005. (Seminário).

23.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Qualidade de Ensino e Responsabilidade Social. ministrou Minicurso Produção de textos e uso de livro didático. 2005. (Congresso).

24.
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Gêneros textuais e alfabetização: Discutindo o Novo Letra Viva. 2005. (Encontro).

25.
III Seminário sobre Letramento e Alfabetização - 14º COLE.Mesa-redonda: As condições de produção de texto nos livros didáticos de alfabetização. 2003. (Seminário).

26.
IV Seminário sobre Leituras do Professor - 14º COLE."As vezes eu choro..." O professor e a apropriação dos encontros pedagógicos.. 2003. (Seminário).

27.
XVI Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste - EPENN.As condições de produção de textos em turmas de alfabetização. 2003. (Encontro).

28.
Encontro do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA/MEC. 2002. (Encontro).

29.
I Seminário de Formação Continuada de Professores.Formação Continuada: o que fazem os professores após os encontros pedagógicos.. 2002. (Seminário).

30.
VI ENPEMUB - Encontro Pedagógico Municipal de Bom Conselho.Ministrou oficina temática de Língua Portuguesa de 1ª e 2ª séries: A construção da escrita à partir do erro construtivo. 2002. (Encontro).

31.
13º Congresso de Leitura do Brasil-13º COLE/ Com todas as letras. As condições de produção de textos na escola: as marcas sobre a elaboração escrita dos alunos. 2001. (Congresso).

32.
Simpósio Nacional de Educação/ Educação: Novos Caminhos em um Novo Milênio. 2001. (Simpósio).

33.
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste - EPENN.As condições de produção de textos na escola: as marcas sobre a elaboração escrita dos alunos.. 2001. (Encontro).

34.
Seminário: Hipertexto , demandas teóricas e práticas. 2000. (Seminário).

35.
VIII Congresso de Iniciação Científica- CONIC/ I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão - PROPESQ-UFPE. 2000. (Congresso).

36.
IV Seminário Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e I Encontro Nacional dos Fóruns das Licenciaturas da UFPE. 1999. (Seminário).

37.
50ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1998. (Congresso).

38.
XVI Jornada de Estudos Linguisticos do Nordeste - Grupo de estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 1998. (Outra).

39.
Vivendo o Campus. 1997. (Oficina).

40.
II SEA - II Seminário de Alfabetização. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. P.. Seminário de Formação de Multiplicadores do Programa de Capacitação para Gestores Escolares. 2006. (Outro).

2.
SILVA, R. P.. I Seminário Políticas Públicas em Educação: Letramento e Formação do Professor. 2005. (Outro).

3.
SILVA, R. P.. I Seminário de Formação Continuada de Professores da UFPE. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lourival Coelho Nunes. Análise sociológica da escola e ação comunitária escola-família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Roseane Pereira da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Participação em diferentes Programas e Projetos vinculados ao Ministério de Educação - MEC e sua Secretaria de Educação Básica SEB. Dentre os mais importantes estão a atuação como Parecerista do projeto "Availação de Livros Didáticos do PNLD/2007, área de alfabetização, promovido pelo CEALE/MEC/SEB; Consultoria no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA atuando na implementação e implantação do Programa no Estado de Pernambuco e como formadora em outros estados do País; Formadora por 03 anos consecutivos do Programa Brasil Alfabetizado, ação do Governo Federal em convênio com Universidades, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação (Recife, Olinda Igaassu). Sou membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/ UFPE, que faz parte da Rede Nacional de Formação de Professores, atuando como formadora de vários Programas e Projetos do Estado de Pernanbuco e outros estados. (Rio Grande do Norte - Proletramento). Professora substituta no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE no período de 2009.1 a 2010.2. Atualmente, Trabalha na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:22:26