Denise de Almeida Felipe

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4255979370889118
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


possui Bacharelado Em Piano pela Universidade Federal de Goiás , Licenciatura Em Música pela Universidade Federal de Goiás, Bacharelado Em Canto pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Federal de Goiás, com experiência na área de Artes, com ênfase em Canto, Técnica Vocal e Interpretação, atuando principalmente nos seguintes temas: Canto, teatro,voz da criança, fisiologia da voz. Desenvolve atividades como: aulas de Canto, fisiologia da voz, didática e prática do ensino do canto, voz e expressãO , pesquisa direcionada à técnica vocal para a voz cantadada da criança e do adolescente, pesquisa direcionada aos processos interdiscipinares entre voz cantada e a fonoaudiologia e montagens de espetáculos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise de Almeida Felipe
Nome em citações bibliográficas
FELIPE, D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Música.
Campus Samambaia
Samambaia
74001-970 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211125
Ramal: 3
Fax: (62) 35211125
URL da Homepage: http://www.musica.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1998
Mestrado em Mestrado Em Artes Música.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Cantata Caso do Vestido:"a questão do nacionalismo em Camargo Guarnieri,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Estércio Marquez Cunha.
Palavras-chave: Nacionalismo Cantata Camargo Guarnieri.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1992 - 1993
Especialização em Especialização Em Métodos e Técnicas de Pesquisa E. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Elementos do Nacionalismo Musical Brasileiro nas Canções de Ofélia de Osvaldo Lacerda.
Orientador: José Roberto Zan.
1981 - 1985
Graduação em Bacharelado Em Canto.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1978 - 1982
Graduação em Bacharelado Em Piano.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1976 - 1981
Graduação em Licenciatura Em Música.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
IV curso básico de neuroanatomia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2007 - 2007
FISIOLOGIA DA VOZ CANTADA E FALADA. (Carga horária: 8h).
INVOZ- COMUNICAÇÃO E VOZ PROFISSIONAL, INVOZ, Brasil.
2006 - 2006
Canção de Arte Brasileira em contraposião ao Lied. (Carga horária: 60h).
Apollon-Stiftung, APOLLON, Alemanha.
2005 - 2005
Francês. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 - 2004
Concepção interpretativa da canção de arte. (Carga horária: 32h).
Associação pró música de Uberlândia, PRÓ-MÚSICA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2000 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática do Ensino do Canto I
Canto
3/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Artes Cênicas, Música.

3/1999 - Atual
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Voz e Expressão
2/1999 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, Música.

Cargo ou função
Coordenação da ärea de Canto-Licenciatura e Bacharelado.
1/1999 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, Música.

Cargo ou função
Suplente Comissão de Aval. de Desempenho Docente.
7/1993 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canto
Didática do canto
5/2002 - 5/2002
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Palestra "Características da Emissão no Canto Lírico" realizada no Departamento de Fonoaudiologia e Terapia Educacional da UCG em 14/05/2001.
5/2001 - 6/2001
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Membro da Banca Examinadora de Avaliaçào do Curso de Especialização em Música Brasileira do Sec. XX. Aluna: Adriana Andraus. Título; O Papel do Pianista Acompanhador nas Canções Acalanto da Rosa e na Balada da Flor da Terra de Claudio Santoro e Vinícius d.
5/2001 - 6/2001
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Membro da Banca Examinadora de avaliação da Monografia Final do Curso de Especialização em Música Brasileira do Sec.XX.Aluna: Helena de Oliveira Zica.Título: Elementos Musicais da Bossa Nova nas Canções Pregão da Saudade e Acalanto da Rosa, de Claudio San.
5/2001 - 5/2001
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Palestra "Voz e Canto" realizada no Departamento de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da UCG-14/05/2001.
5/2001 - 5/2001
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
.Membro da Banca Examinadora de Avaliação da Monografia Final do Curso de Especialização em Música Brasileira do Sec.XX. Aluno: Esdras Nóbrega de Oliveira. Título: A Influência do Lied na Canção de Câmara de Alberto Nepomuceno..
4/2001 - 4/2001
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Palestra"O Aparelho Fonador-Fisiologia; Cuidados" realizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de Goiânia em 22/04/2001.
4/1999 - 4/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, Música.

Cargo ou função
Membro Comissão Interna de Inquerito na EMAC.
3/1999 - 4/2001
Ensino, Especialização Em Música Brasileira do Sec XX, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Especialização em Música Brasileira-Interpretação
2/1999 - 3/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, Música.

Cargo ou função
Membro Comissão de Org.Interna da EMAC.
4/1998 - 4/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, Música.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Criação do Curso de Musicoterapia.
3/1999 - 3/1999
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Curso "Voz e Suas especificidades" I I FAST. ART" CLA- 03 a 05/08/1999.
7/1993 - 3/1999
Extensão universitária , Escola de Música e Artes Cênicas, Música.

Atividade de extensão realizada
Curso Técnico-Área de Música-4113-N 0022.
6/1998 - 6/1998
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Curso"Expressão Oral" CLA -27a 28/06/1998.
5/1998 - 5/1998
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.

Atividade realizada
Curso"Utilização da voz Como Instrumento didática Positivo"-ABEM/UFMT24 a29/05/98.
8/1993 - 8/1994
Direção e administração, Universidade Federal de Goiás, .

Cargo ou função
Chefe de departamento de Canto e Música de Conjunto.

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1986 - 7/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
3/1989 - 6/1993
Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Educação Musical Crianças Comunidade.
1/1989 - 6/1993
Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1986 - 6/1993
Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Participação e Organização de Eventos-Óperas;Recitais..
3/1986 - 6/1993
Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Participação como preparadora vocal e coralista do coral da UFU.
1/1986 - 6/1993
Ensino, Licenciatura Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas instrumentais-Canto
Práticas insttrumentais-Piano
Percepção Musical
Técnica Vocal Falada
Técnica e expressão Vocal Cantada
Iniciação Musical
Fisiologia da Voz
Dicçào
Didática Especial-Canto
Prática de Conjunto
1/1989 - 12/1989
Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto Vídeo_Música junto a Secretaria Municipal de Cultura.
7/1986 - 6/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas.

Cargo ou função
Membro da Comissão para a elaboração do projeto "Opera no Triâgulo".


Linhas de pesquisa


1.
Pedagogia do Canto Para Crianças e Adolescentes


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto Tecnica Vocal e Interpretação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Fisiologia da Voz.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Didática e Prática do Ensino do Canto.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Didática do Canto Para Criança e Adolescente.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Voz e Expressão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
FELIPE, D. A.. 'O Ensino do canto para Crianças na Atualidade: uma abordagem analítica e reflexiva'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FELIPE, D. A.. Fisiologia da voz- base para a técnica vocal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FELIPE, D. A.. Voz e Saúde vocal requisito para a comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FELIPE, D. A.. Cantata Caso do Vestido: a questão do nacionalismo em Camargo Guarnieri. 1998 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
FELIPE, D. A.. A voz e a comunicação em sala de aula. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
FELIPE, D. A.. A Canção Alemã, Francesa e Brasileira. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
FELIPE, D. A.. A Ópera e a Música de Camara. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
FELIPE, D. A.. Granados. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
FELIPE, D. A.. O amor na Linguagem de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Villani cortes. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
FELIPE, D. A.. Cativos. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
FELIPE, D. A.. Canções de Cá e D'Além Mar. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
FELIPE, D. A.. cantares. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
FELIPE, D. A.. Granados. 2002 (Espetáculo Musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FELIPE, D. A.; ESTÉRCIO, M.C.; Álvares, Marília. Participação em banca de Lais Maria Zorzetti Costa. Musica e Palavras nas Canções de Villa Lobos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Música Brasileira do Sec XX) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOUZA, A. G. R.; FELIPE, D. A.; CARNEIRO, G. C.. Participação em banca de Samuel Almeida Silva. Série Xavante de César Guerra Peixe:contexto, edição e interpretação. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Música Brasileira do Sec XX) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FELIPE, D. A.; Carneiro,Gyovana de castro. Participação em banca de Adriana de Oliveira Maeda.Estudo da utilização da linguagem musical em função da dramaticidade em três obras para piano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Instrumento Pianoa) - Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

2.
FELIPE, D. A.; Álvares, Marília; DIAS, A.. Participação em banca de Dámon Gomes Farias.Uma abordagem analitica da música gospel para o entretenimento e sua influência no mercado evangélico atual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

3.
JARDIM, A. B.; FELIPE, D. A.; AZEVEDO, J. C. B.. Participação em banca de Vanderlei Gonçalves do Rêgo.Shubert " O Pai do LIed" Uma análise do Ciclo DIe Schöne Müllerin. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

4.
Álvares, Marília; FELIPE, D. A.; SOUZA, A. G. R.. Participação em banca de sebastiana Benedita Coelho de Moraes Couteiro.Canto Coral Infantil: critérios para a escoçha de repertório na faixa etária de 5 a 10 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

5.
DIAS, A.; FELIPE, D. A.; RORIZ, M. L.. Participação em banca de Geraldo Máecio da Silva.Anfitrião ou Júpiter ou Alemena: uma ópera portuguesa em Pirinópolis - Go. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

6.
AZEVEDO, J. C. B.; FELIPE, D. A.; DIAS, A.. Participação em banca de Ana Luiza Coelho Albuquerque.Desgaste vocal do regente no coro leigo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

7.
JARDIM, A. B.; AZEVEDO, J. C. B.; FELIPE, D. A.. Participação em banca de Leonardo Lorena Ferreira.Os Aspectos Socias do Samba de Zé Kéti. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

8.
FELIPE, D. A.; SOUZA, A. G. R.; CARNEIRO, G. C.. Participação em banca de Lucilene Rodrigues de Souza.Voz- uma abordagem analítica sobre o uso incorreto da voz e suas consequências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal de Goiás.

9.
DIAS, A.; JARDIM, A. B.; FELIPE, D. A.. Participação em banca de Weber Barbosa de Assis.O Resgate da Corpo LInguagem na Performance da Canção de Câmara Brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

10.
FELIPE, D. A.; DIAS, A.; RORIZ, M. L.. Participação em banca de Cleuber Cruz.Fisiologia da Voz Cantada- uma abordagem sobre exercícios auxiliares no desevolvimento e fortalecimento das musculaturas envolvidas no canto lírico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

11.
FELIPE, D. A.; CARNEIRO, G. C.; SOUZA, A. G. R.. Participação em banca de Marcos Manuel de Santana.Coro Infanto - Juvenil- abordagens técnicas de ensaio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

12.
DIAS, A.; FELIPE, D. A.; AZEVEDO, J. C. B.. Participação em banca de Mauro Batista de Paula.Tradicionalismo, Modernidade e os Novos Rumos da Música Sacra Evangélica em Goiânia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

13.
ZANINI, C. R. O.; FELIPE, D. A.; Álvares, Marília. Participação em banca de Andréia Sousa Ferreira.Aula de Canto - uma forma de expressão para o deficiente físico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

14.
CLIMACO, M.; FELIPE, D. A.; DIAS, A.. Participação em banca de Dêmades Gomes de Farias.A trajetoria do Canto em Goiânia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.

15.
DIAS, A.; FELIPE, D. A.; RODRIGUES,R.. Participação em banca de Laura Augusta Vieira Cintra.Música Sacra no Século XX: os salmos bíblicos e sua inserção dramática no oratório Le Roi david de Arthur Honegger. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, A. G. R.; CRUVINEL, F. M.; FELIPE, D. A.; MARTINS, G.. Processo seletivo do Curso de Especialização " Ensino da Música e Processos Interdiciplinares". 2008. Universidade Federal de Goiás.

2.
FELIPE, D. A.; Álvares, Marília; DIAS, A.. Provas Específicas do Processo Seletivo - vestibular 2007. 2007. Universidade Federal de Goiás.

3.
Álvares, Marília; FELIPE, D. A.; DIAS, A.. provas específicas do Processo seletivo -vestibular 2006. 2006.

4.
MOROZOWICZ, H.; JARDIM, A. B.; FELIPE, D. A.. processo de seleção de candidatos ao Curso de Especializaçãoem Performance Musical. 2005. Universidade Federal de Goiás.

5.
FELIPE, D. A.; DIAS, A.; JARDIM, A. B.. Provas Específicas do Processo Seletivo - vestibular 2005. 2005. Universidade Federal de Goiás.

6.
FERRETTI, E.; BAFFA, R.; MARTINEZ, E.; SALGO, T.; FELIPE, D. A.. I Concurso Nacional de Canto Edmar Ferretti. 2005. Studio Art.

7.
FELIPE, D. A.; CLIMACO, M.. Provas Específicas do Processo Seletivo - vestibular 2004. 2004. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Simpósio Internacional de Musicologia.Coordenador de pesquisa em sessões temáticas. 2018. (Simpósio).

2.
V Simposium on the Paradigms of Teatching Musical Instruments in the 21st Century."O Ensino do cantora Crianças na Atualidade: uma abordagem analítica e reflexiva". 2017. (Simpósio).

3.
41 Festival Internacional.Membro da Comissão Organizadora. 2016. (Outra).

4.
III Simpósio Nacional de Musicologia.Coordenador de pesquisa em sessões temáticas. 2013. (Simpósio).

5.
III Simpósio Nacional de Musicologia.Preparadora Vocal do espetáculo "Agora é Tarde, Inês é Morta ". 2013. (Simpósio).

6.
V Encontro de Musicologia Histórica.Preparadora Vocal do espetáculo "Agora é Tarde, Inês é Morta ". 2013. (Encontro).

7.
V Encontro de Musicologia Histórica.Coordenador de pesquisa em sessões temáticas. 2013. (Encontro).

8.
"Jornada- O CEPAE e a escola de educação básica: Campo de estágio para a formação inicial". 2008. (Encontro).

9.
I Goiânia Ópera Festival.Produção de um éspetáculo operístico: aspéctos técnicos. 2008. (Outra).

10.
32° Festival Nacional de Música Camargo Guarnieri.Camargo Guarnieri. 2007. (Outra).

11.
II EDIPE- Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino.A voz e a comunicação em sala de aula. 2007. (Encontro).

12.
4° Encontro Brasileiro de Canto- Português Brasileiro Cantado. 2005. (Encontro).

13.
V Festival Nacional de Canto de Bebedouro.A técnica vocal direcionada ao coralista Mirim e ao solista mirim. 2005. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Borges dos Reis. Canto para iniciantes: conscientização, capacitação e domínio do corpo.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em instrumento- canto) - Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Pollyana Alves Calazans. a voz da criança e o canto. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Canto) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Candida Maria de Melo Lutz. Técnica Vocal Cantada-Um Recurso Diferenciado Para a saúde Vocal. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Música e Artes Integradas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

2.
Lais Maria Zorzetti Costa. Musica e Palavras nas Canções de Villa Lobos. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Música Brasileira do Sec XX) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

3.
Adriana Andraus. O Papel do Pianista Acompanhador nas Canções Acalanto da Rosa e na Balada da Flor da Terra de Claudio Santoro e Vinícius de Moraes.. 2001. 106 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Música Brasileira do Sec XX) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

4.
Helena de Oliveira Zica. Elementos Musicais da Bossa Nova nas Canções Pregão da Saudade e Acalanto da Rosa de Clausio Santoro e Vinícius de Moraes.. 2001. 74 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Música Brasileira do Sec XX) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dámon Gomes Farias. Uma abordagem analitica da música gospel para o entrerenimento e sua influência no mercado evangélico atual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Canto) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

2.
Lucilene Rodrigues de Souza. Voz- uma abordagem analítica sobre o uso incorreto da voz e suas consequências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

3.
Cleuber Cruz. Fisiologia da Voz Cantada- uma abordagem sobre exercícios auxiliares no desevolvimento e fortalecimento das musculaturas envolvidas no canto lírico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

4.
Denise Elem. técnica vocal para a voz da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Canto) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.

5.
Marcos Manuel de Santana. Coro Infanto - Juvenil- abordagens técnicas de ensaio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise de Almeida Felipe.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FELIPE, D. A.. Fisiologia da voz- base para a técnica vocal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FELIPE, D. A.. 'O Ensino do canto para Crianças na Atualidade: uma abordagem analítica e reflexiva'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 2:26:00