Júlio Faria Corrêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6127076214335915
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Doutor em Educação pela Unicamp (2015). Bolsista PDSE da CAPES. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2008), bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006). É vice-líder do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação - UFSC/CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlio Faria Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, J. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Blumenau.
Rua Pomerode, 710
Salto do Norte
89065300 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 32325100


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Roskilde University (Orientador: Bernhelm Booss-Bavnbek).
Título: HE WAR, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Antonio Miguel.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação matemática; guerra fria; ESTRUTURALISMO; MODERNISMO; terapia wittgensteiniana.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE QUADRATURAS,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; FORMAÇÃO INICIAL; QUADRATURA.
2001 - 2004
Graduação em Matematica.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A TRANSFORMAÇÃO DO GATO DE ARNOLD.
Orientador: Angela Marta Pereira das Dores Savioli.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Carreira do Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Coordenador de Estágios do Curso de Licenciatura em Matemática.
09/2016 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Pedagógico do Campus Blumenau.
08/2016 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Álgebra
Resolução de Problemas II
06/2016 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reelaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Estágio Supervisionado para Licenciaturas

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Estágio Supervisionado para Licenciaturas


Roskilde University, RUC, Dinamarca.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina concentrada de Modelos Estatísticos aplicados às Ciências Naturais (aulas ministradas em inglês)


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas de Cálculo I e Equações Diferenciais Ordinárias

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Atividades

03/2016 - 05/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Equação Diferenciais Ordinárias
Cálculo Diferencial e Integral I
02/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia Industrial Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial E Integral II
02/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo diferencial e Integral II
Cálculo Diferencial e Integral III
02/2009 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Equações Diferenciais (Automação Industrial)
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral III
Cáculo Diferencial e Integral II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Industrial Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
08/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplica (Radiologia)
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Industrial Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I: Álgebra Linear e Geometria Analítica
02/2008 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada (curso de Radiologia)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distânica, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor à distânica, Carga horária: 20


Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos, CBES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: prof. Mestre da graduação, Carga horária: 9

Atividades

02/2010 - 12/2010
Ensino, tecnólogo em radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Aplicada à Radiologia
Cálculo diferencial e integral
07/2009 - 06/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional

Grupo Dom Bosco, DOM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Matemática, Carga horária: 40


Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Estudo de Métodos Multivariados Aplicados a Dados Biológicos


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA E GUERRA
Descrição: Investigar as relações entre Educação, Matemática e Guerra, mais especificamente, os usos bélicos da matemática em diferentes campos de atividade humana de maneira a problematizar questões ético-políticas relacionadas a esses usos. A atitude metódica se constitui em diálogo com a perspectiva terapêutica de Wittgenstein, a arqueologia foucaultiana e a desconstrução derridiana. A investigação almeja contribuir com uma compreensão perspícua da participação da Matemática em contextos bélicos e, assim, subsidiar novas formas de inserção da educação matemática em diferentes níveis de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES:O PROBLEMA DAS QUADRATURAS",

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino em 15/08/2015.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
ALGUMAS APLICAÇÕES DA ÁLGEBRA LINEAR
Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
Estudo de métodos multivariados aplicados a dados biológicos
Descrição: Projeto de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, J. F.2016 CORRÊA, J. F.. Educação Matemática: entre guerras quentes e guerras frias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. http://seer.ufm, 2016.

2.
CYRINO, M. C. C. T.2009CYRINO, M. C. C. T. ; CORRÊA, J. F. . REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE UMA HISTÓRIA ORIENTADA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 15, p. 413-424, 2009.

3.
CYRINO, M. C. C. T.2007CYRINO, M. C. C. T. ; CORRÊA, J. F. . A história da matemática na educação matemática de futuros professores: o problema das quadraturas. Boletim GEPEM, v. 51, p. 45-61, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
CYRINO, M. C. C. T. ; CORRÊA, J. F. . Método de Fermat para Quadratura de Hipérboles: uma história orientada para formação inicial de professores de Matemática. In: BATISTA, Irinéia L.. (Org.). Conhecimentos e saberes na educação em ciências e matemática. 1ed.Londrina: UEL, 2016, v. , p. 169-186.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, J. F.. ESTILO DOS ESTILHAÇOS EM UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, SÃO PAULO. XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016.

2.
CORRÊA, J. F.. Math Wars: algumas traduções. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, J. F.. A revista The Mathematics Teacher e jogos discursivos bélicos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Vitória da Conquista: UESB, 2012. v. 1. p. 1-244.

2.
CORRÊA, J. F.. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DA GUERRA FRIA: CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE PESQUISA. In: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2011, Campinas. VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2011. v. 1. p. 1-114.

3.
BALESTRI, R. D. ; CYRINO, M. C. C. T. ; CORRÊA, J. F. . A História da Matemática como recurso didático: uma experiência com professores de Matemática. In: VII Seminário Nacional de História da Matemática, 2007, Guarapuava. Caderno de Resumo do VII Seminário Nacional de História da Matemática, 2007.

4.
CORRÊA, J. F.; SANTOS, J. R. V. ; CYRINO, M. C. C. T. . MÉTODOS DAS FLUXÕES, DERIVADAS E INTEGRAIS: A CONSTITUIÇÃO E DIFUSÃO DE UM CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. In: SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2005, SÃO PAULO. ANAIS, 2005.

5.
CORRÊA, J. F.; SANTOS, J. R. V. ; CYRINO, M. C. C. T. . ANÁLISE HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DAS IDÉIAS DE LEIBINZ SOBRE O MÉTODO DA TRASNMUTAÇÃO. In: Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. Anais, 2005.

6.
CORRÊA, J. F.. APLICAÇÕES DA ÁLGEBRA LINEAR. In: XIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, LONDRINA. ANAIS, 2004.

7.
CORRÊA, J. F.. ESTUDOS DE MÉTODOS MULTIVARIADOS APLICADOS A DADOS BIOLÓGICOS. In: XI SEMINÁRIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2003, LONDRINA. RESUMOS, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, J. F.. Math Wars: algumas traduções. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORRÊA, J. F.. A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO CAMPO DE PESQUISA AUTÔNOMO E JOGOS DISCURSIVOS BÉLICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORRÊA, J. F.. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DA GUERRA FRIA: CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE PESQUISA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BALESTRI, R. D. ; CYRINO, M. C. C. T. ; CORRÊA, J. F. . A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORRÊA, J. F.; CYRINO, M. C. C. T. . A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES: O PROBLEMA DAS QUADRATURAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORRÊA, J. F.. DO PROBLEMA DAS QUADRATURAS AO CÁLCULO INTEGRAL: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CORRÊA, J. F.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES: O PROBLEMA DAS QUADRATURAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, J. R. V. ; CORRÊA, J. F. ; CYRINO, M. C. C. T. . Método das fluxões, derivadas e integrais: a constituição e difusão de um conhecimento matemático na formação do professor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORRÊA, J. F.. OFICINAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
CORRÊA, J. F.. Aplicações de Álgebra Linear. 2004 (Iniciação Científica) .

2.
CORRÊA, J. F.. Estudos e Métodos multivariados aplicados a dados biológicos. 2003 (Iniciação científica) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.ESTILO DOS ESTILHAÇOS EM UM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

2.
1st PhD Seminar of NSM.Mathematics, Education and War. 2014. (Seminário).

3.
7th European Summer University on the History and Epistemology of Mathematics Education.Mathematics, Education and War. 2014. (Outra).

4.
II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Math Wars: algumas traduções. 2014. (Encontro).

5.
Ciclo de Palestras com o Prof. Alfredo Veiga-Neto. 2013. (Outra).

6.
II Fórum de discussão sobre Parâmetros Balizadores em Educação Matemática. 2013. (Outra).

7.
Tendências a Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática. 2013. (Outra).

8.
GHOEM 10 anos: Produções e Perspectivas. 2012. (Outra).

9.
I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.A revista The Mathematics Teacher e jogos discursivos bélicos. 2012. (Encontro).

10.
Seminário Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. 2012. (Seminário).

11.
XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.A Emergência da Educação Matemática enquanto Campo de Pesquisa Autônomo e Jogos Discursivos Bélicos. 2012. (Encontro).

12.
Modernismo, pós-modernismo, estruturalismo e pós-estruturalismo: definições e correlações no campo das teorias da arte e da literatura. 2011. (Outra).

13.
VII COLÓQUIO NACIONAL / IV COLÓQUIO INTERNACIONAL WITTGENSTEIN: WITTGENSTEIN E EPISTEMOLOGIA. 2011. (Outra).

14.
VII SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DA GUERRA FRIA: CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE PESQUISA. 2011. (Seminário).

15.
Curso Cálculo Diferencial e Integral IV. 2009. (Outra).

16.
II FÓRUM ESTADUAL DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 2007. (Outra).

17.
IX ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2007. (Encontro).

18.
VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2007. (Seminário).

19.
X ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.DO PROBLEMA DAS QUADRATURAS AO CÁLCULO ITEGRAL: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES. 2006. (Encontro).

20.
XV ENCONTRO ANUAL DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA.A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES: O PROBLEMA DAS QUADRATURAS. 2006. (Encontro).

21.
1 SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.ANÁLISE HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DA IDÉIAS DE LEIBNIZ SOBRE O MÉTODO DA TRANSMUTAÇÃO. 2005. (Seminário).

22.
III COLÓQUIO INTERNACIONAL DO NUCLEO DE PESQUISAS DE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO. 2005. (Outra).

23.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. A HISTORIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÀO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES: O PROBLEMA DAS QUADRATURAS. 2005. (Congresso).

24.
XVIII SEMANA DA MATEMÁTICA. 2005. (Outra).

25.
XXI SEMANA DA MATEMÁTICA. 2005. (Outra).

26.
VIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2004. (Encontro).

27.
XIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.APLICAÇÕES DA ÁLGEBRA LINEAR. 2004. (Encontro).

28.
IX ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. 2003. (Encontro).

29.
XI SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.ESTUDO DE METODOS MULTIVARIADOS APLICADOS A DADOS BIOLÓGICOS. 2003. (Seminário).

30.
SEMANA DA MATEMÁTICA. 2002. (Outra).

31.
XVII SEMANA DA MATEMÁICA. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, J. F.. VIII Seminário de Teses e Dissertações em andamento. 2012. (Congresso).

2.
CORRÊA, J. F.. VII SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Henrique Luiz Voltolini. Perdido nas nuvens: os desafios de historiador perante as NTICs. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Comtemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Neseli Dolzan. A tecnologia e sua relação com a formação humana na perspectiva de Álvaro Vieira Pinto. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Comtemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Tatiana Salete Almeida Araújo. A UTILIDADE DO INÚTIL: A HISTÓRIA DO LIVRO IMPRESSO NA FORMAÇÃO HUMANA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Comtemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Quédia Cabral Martins. A formação humana na em obras literárias de José Saramago. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Comtemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CORRÊA, J. F.2016 CORRÊA, J. F.. Educação Matemática: entre guerras quentes e guerras frias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. http://seer.ufm, 2016.


Livros e capítulos
1.
CYRINO, M. C. C. T. ; CORRÊA, J. F. . Método de Fermat para Quadratura de Hipérboles: uma história orientada para formação inicial de professores de Matemática. In: BATISTA, Irinéia L.. (Org.). Conhecimentos e saberes na educação em ciências e matemática. 1ed.Londrina: UEL, 2016, v. , p. 169-186.


Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, J. F.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES: O PROBLEMA DAS QUADRATURAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORRÊA, J. F.. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DA GUERRA FRIA: CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE PESQUISA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORRÊA, J. F.. A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO CAMPO DE PESQUISA AUTÔNOMO E JOGOS DISCURSIVOS BÉLICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORRÊA, J. F.. Math Wars: algumas traduções. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, J. F.. VIII Seminário de Teses e Dissertações em andamento. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO (2016): Professor da Carreira do Magistério Superior. Universidade Federal de Santa Catariana, Campus Blumenau.
APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO (2009): Professor de Ensino Superior Não Titular da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná, na UNICENTRO.
APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO (2007): Professor de Matemática da Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação do Paraná.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 14:40:22