Edgar Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4519038358129013
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Professor de pós graduação e EaD em instituições como USP, FGV, SENAC, Uningá | Consultor de marketing digital | Palestrante | 16 anos de gestão em marketing. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edgar Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, Edgar

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Norte do Paraná.
Rua Tiete, 1208
Vila Nova
86025230 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 33717700
URL da Homepage: http://www.unoparvirtual.com.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A ATMOSFERA DO SHOWROOM: ASPECTOS POLISSÊMICOS DO DISCURSO PERSUASIVO,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Coorientador: Mitsuru Higuchi Yanaze.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades imobiliárias.
2006 - 2007
Especialização em MBA Administração de Organizações. (Carga Horária: 674h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: dispensado de fazer artigo.
2001 - 2005
Graduação em Marketing e Propaganda.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: O Patrocínio de Eventos como Estratégia para Maximizar os Resultados Mercadológicos: uma análise da percepção dos públicos envolvidos.
Orientador: Érica Ruiz.
1996 - 1999
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto de Educação Estadual de Londrina, IEEL, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Excel Avançado. (Carga horária: 32h).
Senac Pr Londrina, SENAC/PR, Brasil.
2003 - 2003
Saber Empreender Empretec Jr. (Carga horária: 40h).
Sebrae - Regional Londrina / Parana, SEBRAE/PR, Brasil.
2002 - 2002
Informática Básica Windows Word Internet e Excel. (Carga horária: 48h).
Senac Pr Londrina, SENAC/PR, Brasil.
2002 - 2002
Técnicas Para Falar Em Público. (Carga horária: 20h).
Senac Pr Londrina, SENAC/PR, Brasil.
2001 - 2001
Gerência de Marketing. (Carga horária: 40h).
Senac Pr Londrina, SENAC/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Eletrônico, Carga horária: 40

Atividades

6/2004 - 11/2004
Extensão universitária , Centro de Ciência Empresarial e Social Aplicada, Londrina.

Atividade de extensão realizada
Monitoria em Planejamento de mídia.
1/2002 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciência Empresarial e Social Aplicada, Londrina.

3/2003 - 6/2003
Extensão universitária , Centro de Ciência Empresarial e Social Aplicada, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria em Criação publicitária II (fotografia).


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa de marketing
2.
Mercado fonográfico
3.
Marcas próprias


Projetos de pesquisa


2002 - 2002
MARCAS PRÓPRIAS: UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE A COMPETITIVIDADE EM SUPERLOJAS
Descrição: Projeto de pesquisa com amostragem qualitativa, que através do método de entrevista pessoal em profundidade, procorou identificar dentro do composto de marketing, as razões que levam os supermercadistas a adotarem marcas próprias, extendendo suas marcas em algumas linhas de produtos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Integrante / Prof Ms Luiz Carlos Santi - Coordenador.
2002 - 2002
O Mercado Fonográfico: um estudo sobre as características de consumo na região de Londrina
Descrição: Pesquisa quantitativa que procorou dimensionar o mercado fonográfico de Londrina, com a finalidade de analisar as perspectivas do segmento frente a concorrência de produtos ilegais (pirataria)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Coordenador.
2001 - 2004
Cores e Formas - Pesquisa de Marketing
Descrição: Pesquisa realizada para a empresa Cores e Formas, com o intuito de levantar informações mercadológicas, capazes de orientar futuras estratégias de marketing..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Coordenador.
2001 - 2004
Carência de Produtos e Serviços na Região Norte do Paraná
Descrição: Pesquisa realizada com o intuito de levantar novas oportunidades de negócios na região norte do Paraná, identificando as carências de produtos e serviços da comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Coordenador.
2001 - 2004
Cosme Damião - Pesquisa de Marketing
Descrição: Projeto de pesquisa realizado para a distribuidora de biscoito Cosme Damião, com o intuito de identificar potências pontos de vendas, para seus produtos, bem como estimar a demanda..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Coordenador.
2001 - 2004
PSDL - Plano de Desenvolvimento Local
Descrição: Pesquisa realizada pelo Sebrae Londrina, com o intuito de dimensionar o impacto econômico referente aos grupos de trabalhos das unidades do Sebrae, que procuram realizar o desenvolvimento sustentável nas cidades da região norte e noroeste do Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Coordenador.
2001 - 2004
HUSMAN DO BRASIL - Pesquisa de marketing
Descrição: Pesquisa de marketing que procurou identificar novas oportunidades de mercado para a empresa Husmam do Brasil, instalada em Londrina. Para tanto, foram feitas entrevistas com as principais empresas do segmento de metalurgia e vidros do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Coordenador.
2001 - 2004
Carências de Produtos e Serviços em Londrina
Descrição: Pesquisa realizada com o intuito de levantar novas oportunidades de negócios na região de Londrina, identificando as carências de produtos e serviços da comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Edgar Almeida - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Mensão Honrosa V Encontro de Atividades Científicas Unopar, UNOPAR.
2001
1º Desafio Estrelas do Marketing, UNOPAR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOTELHO, Joacy Machado2008BOTELHO, Joacy Machado ; ALMEIDA, Edgar . UM ESTUDO SOBRE A PULVERIZAÇÃO DA VERBA PUBLICITÁRIA. RECADM. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 9, p. 1, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, Edgar. Técnicas e Prática de Negociação. Tecnologia em Gestão de Marketing. Londrina: Unopar, 2007, v. 0, p. 1-.

2.
ALMEIDA, Edgar. Ética em Vendas e Imagem Pessoal. Tecnologia em Gestão de Vendas. 0ed.Londrina: Unopar, 2007, v. 0, p. 0-1.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, Edgar. A Atmosfera no Varejo: Um Discurso Persuasivo Pentadimensional. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação - INTERCOM, 2011, Recife. Quem tem medo da pesquisa empírica?. São Paulo: Intercom, 2011.

2.
ALMEIDA, Edgar. O PONTO-DE-VENDA E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES A SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região SUL, 2011, Londrina. Quem tem medo da pesquisa empírica?. São Paulo: Intercom, 2011.

3.
BOTELHO, Joacy Machado ; ALMEIDA, Edgar . Um estudo sobre a pulverização da verba publicitária. In: II Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2006, Rio de Janeiro. Resumo II Encontro de Marketing da ANPAD - EMA.

4.
BOTELHO, Joacy Machado ; ALMEIDA, Edgar ; BOTELHO, Maria Valéria . As mãos que detêm o poder. In: IX Semead, 2006, São Paulo. IX Semead. São Paulo: USP, 2006. v. IX.

5.
BOTELHO, Joacy Machado ; ALMEIDA, Edgar ; ASSIS . O Marketing Político e a Apropriação da Retórica.. In: INTERCOM, 2006, Brasília. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2006.

6.
ALMEIDA, Edgar; BOTELHO, Joacy Machado ; BOTELHO, Maria Valéria . O Mercado de CD'S Musicais, a Pirataria e a Equação de Lotka-Volterra.. In: VI SEMEAD, 2003, São Paulo. VI SEMEAD - USP. São Paulo: USP, 2003. v. VI.

7.
ALMEIDA, Edgar; BOTELHO, Joacy Machado ; MATSUMURA, Lilian Mika ; ALTOÉ, Daniela Mara . A Iniciação Científica e os Problemas Metodológicos em uma Pesquisa de mercado.. In: SEMAD - Semana do Administrador/UE<, 2002, Maringá. XXII SEMAD, 2002. v. XXII.

8.
ALMEIDA, Edgar; SANTI, Luiz Carlos . Marca de Distribuidores. In: V Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2002, Londrina. V Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2002.

9.
ALMEIDA, Edgar; LEITE, Marcos Augusto Neto . Análise de mercado para o lançamento do escritório de marketing da Unopar.. In: V Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2002, Londrina. V Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2002.

10.
ALMEIDA, Edgar; BOTELHO, Joacy Machado ; MATSUMURA, Lilian Mika . Os problemas metodológicos de uma iniciação científica em pesquisa de mercado. In: V Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2002, Londrina. Universidade Norte do Paraná, V Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, Edgar; LEITE, Marcos Augusto Neto . A Viabilidade do Lançamento do Escritório de Marketing e Propaganda da Unopar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Cidadania Corporativa e o Papel das Empresas no Contexto Social, Ético e Ambiental.A Cidadania Corporativa e o Papel das Empresas no Contexto Social, Ético e Ambiental.. 2004. (Seminário).

2.
Marketing Promocional.Palestra - Marketing Promocional.. 2004. (Outra).

3.
Merchandising no Ponto de Venda.Palestra - Merchandising no Ponto de Venda.. 2004. (Outra).

4.
O que é uma marca, sua importância e construção.Palestra - O que é uma marca, sua importância e construção. 2003. (Outra).

5.
VI SEMEAD - Seminários em Administração.VI SEMEAD - Seminários em Administração - USP/SP. 2002. (Seminário).

6.
XXII SEMAD - Semana do Administrador.XXII SEMAD - Semana do Administrador - UEM/Maringá Pr.. 2001. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:33:57