Renata Orlandi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6020272863162799
  • Última atualização do currículo em 13/04/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente é professora universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação sexual e direitos humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Orlandi
Nome em citações bibliográficas
ORLANDI, R.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: PARTICIPAÇÃO DA REDE SOCIAL SIGNIFICATIVA DE MULHERES QUE VIVEM E CONVIVEM COM O HIV NO ENFRENTAMENTO DA SOROPOSITIVIDADE, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Carmen Leontina Ojeda OCampo Moré.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Paternidades nas adolescências : investigando os sentidos atribuídos por adolescentes pais à paternidade e às práticas de cuidado dos filhos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Juracy Filgueiras Toneli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2005
MBA em Especialização.
Familiare- Instituto Sistêmico, FAMILIARE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (bolsista de pesquisa), Carga horária: 20
Outras informações
O desenvolvimento desta atividade de pesquisa implica na investigação em profundidade referente às representações e práticas sexuais de adolescentes enquadrados na faixa etária entre 15 e 19 anos de idade utilizando um recorte de gênero.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (bolsista de extensão), Carga horária: 20
Outras informações
A acadêmica desenvolveu, neste período, como bolsista de extensão, o projeto "Elaboração de material informativo-educacional (cartilha) para famílias de indivíduos afetados por fibrose cística".

Atividades

05/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos sobre Saúde, Família e Comunidade do Departamento de Psic, .

03/2007 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Educacional
Psicologia e Relações Humanas
Psicologia Diferencial
Psicologia Social
Psicologia Geral
Psicologia Aplicada à Contabilidade
Psicologia Cognitiva- estágio de docência
08/2004 - 12/2004
Estágios , ONG- Casa da Criança, .

Estágio realizado
Realização de oficinas com adolescentes voltadas para a educação sexual..
09/2003 - 06/2004
Estágios , SAPSI- Serviço de Atendimento Psicológico, .

Estágio realizado
Atendimento de crianças e respectivas famílias.
3/2001 - 9/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.

Atividade de extensão realizada
O título do trabalho é: "Elaboração de um material informativo-educacional (cartilha) para pais de indivíduos afetados pela fibrose cística"..

Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No campus e na região onde atualmente estou inserida, atua no processo de formação inicial e continuada de professores, com ênfase no campo das relações de gênero, da diversidade e dos direitos humanos, sobretudo, no que tange às violências e à proteção da infância e juventude, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados a tais temáticas. Na gestão universitária, atuou no comitê assessor de extensão e no núcleo de apoio pedagógico do campus, bem como no NDE do Curso de Letras e em diversos colegiados e comissões, haja vista o processo de implantação da universidade e do campus. Desenvolve um processo de terapia comunitária voltada aos estudantes com vistas ao acolhimento e à promoção da permanência dos mesmos. Além dos componentes curriculares diretamente relacionados à área da Psicologia Educacional, também ministra aulas e colabora em projetos de pesquisa e extensão voltados a temas transversais, problematizando conteúdos vinculados ao campo dos direitos humanos, diversidade, relações de gênero e étnico-raciais. As aulas ministradas e os projetos desenvolvidos estão articulados com os professores e colegiados dos cursos nos quais atua (Química, Física, Biologia e Letras no campo das Licenciaturas, bem como Bacharelado em Nutrição).



Linhas de pesquisa


1.
Revelação diagnóstica de soropositividade HIV ou de Aids. título do projeto: Comunicação de diagnóstico de soropositividade HIV e Aids para pré-adolescentes, adolescentes e adultos: impacto emocional, aspectos psicossociais e adesão ao tratamento.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Entre nós e eles.
Descrição: Projeto de extensão voltado para a educação sexual e formação continuada no campo da saúde e sexualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Elaboração e transmissão de notícias por meio de rádio, blog e jornal: instrumentos para o ensino e a democratização de saberes científicos em contexto de comunidades rurais.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Renata Orlandi - Coordenador / Emerson Martins - Integrante / Mayza Lora - Integrante / Angélica Silva - Integrante / Cristiane de Quadros - Integrante / Caroline Voltoline - Integrante / Júlio Murilo Trevas - Integrante.
2013 - Atual
Programa intercultural escolas de fronteira
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Renata Orlandi - Coordenador / Emerson Martins - Integrante / Ana Carolina Teixeira Pinto - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: UFFS


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Nova Perspectiva Sistêmica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Promovendo a igualdade de gênero, CNPq.
2005
Mérito estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ORLANDI, R.2016ORLANDI, R.; Moré . Comunicação diagnóstica e seus efeitos na rede social de mulheres que vivem com o HIV.. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 1, p. 64-78, 2016.

2.
ORLANDI, R.2016ORLANDI, R.; ROSA, RM. ; VENTURI, M. . QUANDO A VIOLÊNCIA É PERPETRADA PELO ESTADO: EXPONDO A FRATURA DO DIREITO À MANIFESTAÇÃO PACÍFICA. Percursos (Florianópolis. Online), v. 1, p. 23-40, 2016.

3.
ROSA, RM.2016ROSA, RM. ; ORLANDI, R. . Pesquisa bailarina: a dança como metáfora da desconstrução do corpo docente generificado. Revista Periódicus, v. 1, p. 253-268, 2016.

4.
ORLANDI, R.2006ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. . Adolescência e paternidade: sobre os direitos de criar projetos e procriar.. Psicologia em Estudo, v. 13, p. 317-326, 2006.

5.
ORLANDI, R.2005ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. . Sobre o processo de constituição do sujeito face à parternidade na adolescência. Psicologia em Revista, v. 11, p. 257-267, 2005.

6.
ORLANDI, R.2005ORLANDI, R.; VAVASSORI, M. B. ; URNAU, L. C. ; MAHEIRIE, K. . Oficinas sobre sexualidade com adolescentes: um relato de experiência. Psicologia em Estudo, v. 10, p. 537-542, 2005.

7.
ORLANDI, R.2004ORLANDI, R.; ROSA, V. L. ; PEIXOTO, A. . Contribuindo para a formação de vínculos sem culpa: finalização de uma material informativo-educacional (. Extensio (Florianópolis), Florianópolis, v. Ano 1, p. 1-9, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
ORLANDI, R.; SWIDERSKI, R. M. S. ; Elias, A . Da igualdade de gênero ao amordaçamento docente. Relações de gênero na escola. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. , p. 137-171.

2.
ORLANDI, R.; GARCIA, RAG. ; P C . Alteridade e direitos humanos: Arte, Ciência e Sociedade em movimento na Educação Superior. In: Eliane Miranda Machado; Bernard Arthur Silva da Silva; Jeremias Oliveira Santana. (Org.). Minorias, cultura e educação. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio, 2017, v. , p. 199-218.

3.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. . ALTERIDADE E DOCÊNCIA: FORMAÇÃO DIALÓGICA SOBRE INTERCULTURALIDADE EM ESCOLAS FRONTEIRIÇAS DO BRASIL E DA ARGENTINA.. In: Ana Carolina Teixeira Pinto/ Marcos Roberto Silva. (Org.). Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF): 10 anos. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. , p. 75-100.

4.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. ; ZEFERINO, C. D. . A EDUCAÇÃO SEXUAL, OS PCN E A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: DEBATENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ZONA RURAL DO SUDOESTE DO PARANÁ. In: Leonardo Silva. (Org.). Formação Docente- Perspectivas Atuais. 1ed.: Mares Editores, 2016, v. 2, p. 1-15.

5.
ORLANDI, R.; BELUSSO, A. . O silenciamento da vivência sexual de jovens surdos do Sudoeste paranaense. In: Luciane Guisso; Taís Evangelho Zavareze. (Org.). Inclusão, Educação Integral e EJA: três temas para o ensino brasileiro.. 1ed.Cabo Frio: Dictio Brasil, 2016, v. 1, p. 1-326.

6.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. . INTERCULTURALIDADE E DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS EM CONTEXTO DE COMUNIDADES RURAIS. In: Ana Carolina Teixeira Pinto/Marcos Roberto da Silva. (Org.). De frente para a fronteira: reflexões sobre educação em área de fronteira. 1ed.Chapecó: Editora UFFS, 2015, v. v1, p. 111-130.

7.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; Beiras, A . Ya soy papa! Los sentidos dados a la paternidad y a las prácticas d ecuidado de los hijos por padres adolescentes y sus implicaciones en la construcción de la masculinidad. In: Juan Carlos Ramíres Rodríguez e Griselda Uribe Vásquez. (Org.). Masculinidades: el juego de género de los hombres en el que participan las mujeres. 1ed.Madrid: Plaza y Valdés, 2009, v. 1, p. 217-230.

8.
ORLANDI, R.. Adolescentes pais e seus pais. In: Mara Coelho de Souza Lago, Maria Juracy Filgueiras Toneli, Adriano Beiras, Mariana Barreto Vavassori, Rita de Cássia Flores Müller. (Org.). Gênero e pesquisa em Psicologia Social. : , 2008, v. , p. -.

9.
ORLANDI, R.. Paternidades nas adolescências: um estudo sobre alguns dos sentidos atribuídos por adolescentes pais à paternidade. 1° prêmio Contruindo a Igualdade de Gênero- Redações e trabalhos científicos monográficos premiados. Brasília: Secretaria Especial de Políticas Públicas para as mulheres- Presidência da República, 2006, v. , p. 144-171.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ORLANDI, R.; VINHAS, L. . Corpos que (des)ocupam o Palácio do Planalto: Uma análise discursiva de duas fotografias. In: Fazendo Gênero, 2017, Florianópolis. Anais do 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11, 2017.

2.
ORLANDI, R.. ALTERIDADE E EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: ARTE E CIÊNCIA EM MOVIMENTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: 10 ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2017, Aracaju. 10 ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2017.

3.
ORLANDI, R.; GARCIA, RAG. ; Elias, A . SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO À FORMAÇÃO DOCENTE NA ESFERA DA SEXUALIDADE.. In: 10 ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2017, Aracaju. Anais do 10 ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2017.

4.
ORLANDI, R.; Elias, A ; GARCIA, RAG. . A ATUAÇÃO DOCENTE NA ESFERA DA SEXUALIDADE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba: Editora da PUC Curitiba, 2017.

5.
ORLANDI, R.; Elias, A . ALTERIDADE E ENGAJAMENTO DOCENTE NA REDE DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS QUE ESTUDAM EM ESCOLAS DE FRONTEIRA. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba: Editora da PUC Curitiba, 2017.

6.
ORLANDI, R.; GARCIA, RAG. . EDUCAÇÃO SEXUAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS.. In: 10 ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2017, Aracaju. Anais do 10 ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2017.

7.
MARTINS, E. ; ORLANDI, R. ; SAGGIORATO, JCR. . Igualdad de género y ensenãnza de literatura: tejiendo miradas. In: VI Congresso Internacional da ULAPSI, 2016, Buenos Aires. Anais do VI Congresso Internacional da ULAPSI, 2016.

8.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. . Lucha contra la SIDA en un campus universitario ubicado en la zona rural: la dimensión subjetiva de la educación en salud. In: VI Congresso Internacional da ULAPSI, 2016, Buenos Aires. Anais do VI Congresso Internacional da ULAPSI, 2016.

9.
ORLANDI, R.; ZAVAREZE, T.E. . Violências perpetradas contra crianças e docência: sobre a atuação de professores de escolas de fronteira. In: VI Seminário Internacional, Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Internacional, Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina, 2016.

10.
ORLANDI, R.; SAGGIORATO, JCR. . Tecendo a igualdade de gênero no ensino de literatura.. In: 7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. Linguagens Poéticas pelas Frestas do Contemporâneo., 2016, Florianópolis. 7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. Linguagens Poéticas pelas Frestas do Contemporâneo., 2016. v. 1. p. 50-60.

11.
ORLANDI, R.; SAGGIORATO, JCR. ; ROSA, RM. . A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA: DEBATENDO O CONTO ?A MOÇA TECELÃ.. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESC. Curitiba: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2016. p. 24397-24406.

12.
ORLANDI, R.; BELUSSO, A. ; ROSA, RM. . Sobre a Educação Sexual de Jovens Surdos do interior do Paraná.. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 31521-31533.

13.
ORLANDI, R.; CARNEIRO, RS. ; GARCIA, RAG. . DIMENSÃO EDUCATIVA E SUBJETIVA DA LUTA CONTRA A AIDS: MOBILIZANDO LICENCIANDOS NA ZONA RURAL. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação: formação de professores, complexidade e trabalho docente.. Curitiba: Champagnat, 2015. v. 1. p. 41028-4-41040.

14.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. ; BRITO, G. . ENTRE O ENSINO E A EXTENSÃO, ENTRE NÓS E ELES: DIAS DE LUTA CONTRA A AIDS PROMOVIDOS POR UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO SITUADO NA ZONA RURAL DO PARANÁ.. In: VII Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da associação brasileira de estudos da homocultura, 2014, Pelotas. VII Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da associação brasileira de estudos da homocultura, 2014.

15.
ORLANDI, R.; GARCIA, RAG. . DIMENSÃO PSICOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA LUTA CONTRA AS DST`S/AIDS: UM DEBATE ENTRE UNIVERSITÁRIOS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.. In: II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação, 2014, Cascavel. Anais Eletrônicos do II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação., 2014. v. 1. p. 01-11.

16.
ORLANDI, R.; Moré . NÍVEL DE INFORMAÇÃO SOBRE O HIV, ADESÃO AO TRATAMENTO, ADVERSIDADES E RECURSOS PESSOAIS APRESENTADOS POR MULHERES QUE VIVEM E CONVIVEM COM O HIV NO ENFRENTAMENTO DA SOROPOSITIVIDADE.. In: III Simpósio Internacional de Educação Sexual- Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Escolar, 2013, Maringá. Anais do III Simpósio Internacional de Educação Sexual- Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Escolar, 2013.

17.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. . VIOLÊNCIAS E ATRIBUIÇÃO DE SEUS SENTIDOS NA VISÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS NAS ESCOLAS NA MESORREGIÃO CAPANEMA: O GÊNERO IMPORTA?. In: III Simpósio Internacional de Educação Sexual- Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Escolar, 2013, Maringá. Anais do III Simpósio Internacional de Educação Sexual- Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Escolar, 2013.

18.
ORLANDI, R.; Moré . ADVERSIDADES E RECURSOS PESSOAIS APRESENTADOS POR MULHERES QUE VIVEM E CONVIVEM COM O HIV NO ENFRENTAMENTO DA SOROPOSITIVIDADE.. In: X Seminário Internacional Fazendo Gênero- Desafios atuais dos feminismos, 2013, Florianópolis. Anais do X Seminário Internacional Fazendo Gênero- Desafios atuais dos feminismos, 2013.

19.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. ; QUADROS, C. . ARTICULANDO ATIVIDADES INTERDISPLINARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES EM CONTEXTO DE COMUNIDADES RURAIS.. In: Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão ? Região Sul, 2013, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão ? Região Sul, 2013.

20.
ORLANDI, R.; VOLTOLINE, C. ; TREVAS, J. M. ; LORA, M. . ELABORAÇÃO E TRANSMISSÃO DE NOTÍCIAS POR MEIO DE RÁDIO, BLOG E JORNAL: INSTRUMENTOS PARA O ENSINO E A DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS EM CONTEXTO DE COMUNIDADES RURAIS.. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013.

21.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. ; SILVA, A. . A divulgação científica como instrumento para o ensino e a democratização de saberes no contexto de comunidades rurais ? uma experiência desenvolvida no campus de Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul.. In: I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, 2013.

22.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. ; LORA, M. . DIVULGACIÓN DE NOTICIAS POR MEDIO DE RADIO, PRENSA Y BLOG: HERRAMIENTAS PARA LA EDUCACIÓN Y LA DEMOCRATIZACIÓN DE CONOCIMIENTOS CIENTÍFICOS EN CONTEXTOS RURALES.. In: VII ENCUENTRO INTERNACIONAL de investigadores y estudiosos de la información y la comunicación - ICOM 2013, 2013, Havana. Anais do VII ENCUENTRO INTERNACIONAL de investigadores y estudiosos de la información y la comunicación - ICOM 2013, 2013.

23.
ORLANDI, R.; Moré . PROCESSO DE COMUNICACIÓN DIAGNÓSTICA Y APOYO PROPORCIONADO POR LAS REDES SOCIALES DE MUJERES QUE VIVEN E CONVIVEN CON EL VIH.. In: VII ENCUENTRO INTERNACIONAL de investigadores y estudiosos de la información y la comunicación - ICOM 2013, 2013, Havana. Anais do VII ENCUENTRO INTERNACIONAL de investigadores y estudiosos de la información y la comunicación - ICOM 2013, 2013.

24.
ORLANDI, R.; Moré . Afrontamiento de la seropositividad por mujeres con VIH y apoyo recebido por medio de sus redes personales significativas.. In: IV Congreso Latinoamericano de Psicologia, 2012, Montevideo. - ULAPSI, 2012, Montevideo. Construindo la Identidad Latinoamericana de Psicologia - Anais, 2012. v. 1.

25.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. . Violências no contexto escolar: a atribuição de sentidos e as estratégias de enfrentamento nas escolas na mesorregião Capanema. In: I Encontro do CIC- Crianças, Infâncias e Culturas: pesquisas e práticas pedagógicas em diálogo, 2012, Pelotas. I Encontro do CIC- Crianças, Infâncias e Culturas: pesquisas e práticas pedagógicas em diálogo, 2012.

26.
MARTINS, E. ; ORLANDI, R. ; BELUSSO, A. ; NENNING, C. ; FANTINNELI, M. . Discursos e Políticas de inclusão: um olhar sobre a prática docente em uma escola do interior do Paraná. In: I Encontro do CIC- Crianças, Infâncias e Culturas: pesquisas e práticas pedagógicas em diálogo, 2012, Pelotas. I Encontro do CIC- Crianças, Infâncias e Culturas: pesquisas e práticas pedagógicas em diálogo, 2012.

27.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. . LA ASIGNACIÓN DE SENTIDOS Y LAS ESTRATEGIAS DE AFRONTAMIENTO LAS VIOLENCIAS EN LO CONTEXTO DE LAS ESCUELAS EN LA MESORREGIÓN CAPANEMA.. In: IV Congreso Latinoamericano de Niñez, Adolescencia y Familia, 2012, Piura. IV Congreso Latinoamericano de Niñez, Adolescencia y Familia, 2012.

28.
ORLANDI, R.. PADRES ADOLESCENTES Y SUS FAMILIAS DE ORIGEM. In: IV Congreso Latinoamericano de Niñez, Adolescencia y Familia, 2012, Piura. IV Congreso Latinoamericano de Niñez, Adolescencia y Familia, 2012.

29.
Moré ; ORLANDI, R. ; Santos . Prevenção da conduta suicida: desafios, dilemas e possibilidades na atenção básica. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. XIV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2007.

30.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. ; TONELI, M. J. F. ; MARTINS, P. C. B. ; VIEIRA, M. C. . "Foi cedo mas eu tô feliz": Considerações de adolescentes pais acerca do período em que ocorreu a paternidade.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7- Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7- Gênero e Preconceitos, 2006.

31.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; Beiras, A . Ya soy papa! Los sentidos dados a la paternidad y a las prácticas de cuidados de los hijos por adolescentes padres y sus implicaciones em la construcción de la masculinidad. In: II Coloquio Internacional de estudios sobre varones y masculinidades, 2006, Cidade do México. Anais II Coloquio Internacional de estudios sobre varones y masculinidades, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ORLANDI, R.; Moré . Apoyo recibido através de las redes sociais significativas de mujeres com VIH y afrontamiento de la seropositividad. In: IV Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria, 2012, Barcelona. IV Conferencia Internacional de Psicología Comunitaria, 2012. v. 1.

2.
ORLANDI, R.; Moré . A participação da rede social de mulheres que vivem e convivem com o HIV no processo de enfrentamento da soropositividade. In: VIII Congresso Ibero Americano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais do VIII Congresso Ibero Americano de Psicologia, 2012.

3.
ORLANDI, R.; Moré . La participación de la red de apoyo de mujeres con serológico positivo para el VIH en los procesos de afrontamiento de la seropositividad.. In: VII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2010, Oviedo. VII Congreso Iberoamericano de Psicologia, 2010. v. 1.

4.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; ALMEIDA, Suzana de ; VAVASSORI, M. B. . Pra que usar camisinha se no futuro a aids vai ter cura?- considerações de adolescentes sobre a possibilidade de tratamento e cura da aids.. In: Sepex, 2005, Florianópolis. Anais, 2005.

5.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Relação entre o comportamento dos pais de seus filhos percebido pelas gestantes e as expectativas de comportamentos das mesmas após tomarem conhecimento da gestação.. In: Sepex, 2005, Florianópolis. Anais, 2005.

6.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Reação dos parceiros diante da notícia da gravidez segundo gestantes.. In: Sepex, 2005, Florianópolis. Anais, 2005.

7.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Sentidos atribuídos por gestantes à participação do pai no processo de desenvolvimento do filho.. In: Sepex, 2005, Florianópolis. Anais, 2005.

8.
ORLANDI, R.; ALMEIDA, Suzana de ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Produzindo outros olhares sobre a sexualidade na adolescência.. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. Ciência & Saúde Coletiva Anais, 2005. v. 10.

9.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; ALMEIDA, Suzana de ; VAVASSORI, M. B. . Considerações sobre a fonte e a qualidade das informações que adolescentes possuem sobre DST/Aids, prevenção e contracepção.. In: Sepex, 2005, Florianópolis. Anais, 2005.

10.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . A gente usa porque precisa, porque não é bom : significados atribuídos ao uso do preservativo por adolescentes catarinenses.. In: Sepex, 2005, Florianópolis. Anais, 2005.

11.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, V. N. ; NATIVIDADE, J. C. . Proposta de avaliação da capacitação dos profissionais que atuam na educação infantil.. In: Sepex, 2005, Florianópolis. Anais, 2005.

12.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Sentidos atribuídos por gestantes à reação dos pais de seus filhos diante da notícia da gestação e idealizações da reação de seus parceiros.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais, 2005.

13.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Percepção de risco de adolescentes frente às DSTs X saúde sexual e reprodutiva: a lacuna entre o saber e o fazer.. In: 13° ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte. Anais da 13° ABRAPSO, 2005.

14.
ORLANDI, R.; VAVASSORI, M. B. ; MOLINOS, B. ; SCHNEIDER, D. R. ; SCHMITZ, F. ; LOPES, G. . A implantação do plantão psicológico de urgências no serviço de atendimento psicológico (SAPSI) da UFSC. In: Práticas Psicológicas em Instituições, 2005, São José dos Campos. 13° Econtro de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, 2005.

15.
ORLANDI, R.; FAVERI, Flávio de ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Práticas preventivas de adolescentes em duas cidades catarinenses com alta incidência de Aids.. In: I Seminário de Atenção à Saúde Integral da Adolescência e Juventude Brasileira., 2004, Londrina. I Seminário de Atenção à Saúde Integral da Adolescência e Juventude Brasileira.. Londrina: ASBRA, 2004. p. 23-23.

16.
ORLANDI, R.. Um estudo sobre jovens catarinenses e seus comportamentos preventivos.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 6, 2004, Florianópolis. Fazendo Gênero 6, 2004.

17.
ORLANDI, R.; FAVERI, Flávio de ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Saberes e Fazeres nas práticas preventivas de adolescentes.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 6, 2004, Florianópolis. Fazendo Gênero 6, 2004.

18.
ORLANDI, R.; FAVERI, Flávio de ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Concepções e práticas preventivas de adolescentes da rede pública nos municípios de Florianópolis/SC e São José/SC. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004, Florianópolis. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004.

19.
ORLANDI, R.; FAVERI, Flávio de ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Corpo e Sexualidade: um estudo sobre as informações que os adolescentes de Florianópolis e São José detém sobre estes temas.. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004, Florianópolis. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004.

20.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Nível de informação de jovens de Florianópolis/SC sobre DSTs e AIDS. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO- Estratégias de Invenção do Presente a Psicologia Social no Contemporâneo, 2003, Porto Alegre. CD room - XII Encontro Nacional da ABRAPSO- Estratégias de Invenção do Presente a Psicologia Social no Contemporâneo, 2003.

21.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Entre o conhecimento e o tesão: práticas preventivas de jovens do município Florianópolis/SC.. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO - Estratégias de invenção do presente - a Psicologia Social no contemporâneo, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO - Estratégias de invenção do presente - a Psicologia Social no contemporâneo, 2003.

22.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Corpo e Sexualidade: Um estudo sobre as informações que os adolescentes de Florianópolis detêm sobre este tema.. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2003, Florianópolis. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica, 2003.

23.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Concepções e práticas preventivas de adolescentes da rede pública de ensino no município de Florianópolis/SC.. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2003, Florianópolis. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica, 2003.

24.
ORLANDI, R.; BARTILOTTI, C. B. ; DUTRA, M. ; CATHCART, M. F. ; MACHADO, P. V. . Processo de Diagnóstico de Burnout em Docentes de uma Escola da Rede Privada de Florianópolis. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

25.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Nível de informação dos adolescentes sobre sexualidade. In: I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana da Psicologia da UEM, 2003, Maringá. Anais do I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana da Psicologia da UEM, 2003.

26.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Comportamento Preventivo e Sexualidade de Jovens do Município de Florianópolis. In: 3° Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2003, Florianópolis. Anais da 3° Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2003.

27.
ORLANDI, R.; ROSA, V. L. . Convivendo com a Fibrose Cística: Organização de um Material Educativo para a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico. In: 48° Congresso Nacional de Genética- A Genética na Inclusão Social, 2002, Águas de Lindóia. Anais do 48° Congresso Nacional de Genética- A Genética na Inclusão Social, 2002.

28.
ORLANDI, R.; ROSA, V. L. . Contribuindo para a formação de vínculos sem culpa: o papel de um material informativo-educacional (cartilha) para pais de indivíduos afetados por fibrose cística. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2002, Florianópolis. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. ; LORA, M. . DIVULGACIÓN DE NOTICIAS POR MEDIO DE RADIO, PRENSA Y BLOG: HERRAMIENTAS PARA LA EDUCACIÓN Y LA DEMOCRATIZACIÓN DE CONOCIMIENTOS CIENTÍFICOS EN CONTEXTOS RURALES.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. ; QUADROS, C. . ARTICULANDO ATIVIDADES INTERDISPLINARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES EM CONTEXTO DE COMUNIDADES RURAIS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ORLANDI, R.. ADVERSIDADES E RECURSOS PESSOAIS APRESENTADOS POR MULHERES QUE VIVEM E CONVIVEM COM O HIV NO ENFRENTAMENTO DA SOROPOSITIVIDADE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ORLANDI, R.; Moré . PROCESSO DE COMUNICACIÓN DIAGNÓSTICA Y APOYO PROPORCIONADO POR LAS REDES SOCIALES DE MUJERES QUE VIVEN E CONVIVEN CON EL VIH.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ORLANDI, R.; Moré . NÍVEL DE INFORMAÇÃO SOBRE O HIV, ADESÃO AO TRATAMENTO, ADVERSIDADES E RECURSOS PESSOAIS APRESENTADOS POR MULHERES QUE VIVEM E CONVIVEM COM O HIV NO ENFRENTAMENTO DA SOROPOSITIVIDADE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ORLANDI, R.; MARTINS, E. . VIOLÊNCIAS E ATRIBUIÇÃO DE SEUS SENTIDOS NA VISÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS NAS ESCOLAS NA MESORREGIÃO CAPANEMA: O GÊNERO IMPORTA?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ORLANDI, R.; Moré . Afrontamiento de la seropositividad por mujeres con VIH y apoyo recebido por medio de sus redes personales significativas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ORLANDI, R.; Moré . La participación de la red de apoyo de mujeres con serológico positivo para el VIH en los procesos de afrontamiento de la seropositividad.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ORLANDI, R.; Moré . Orlandi, R ; MORE, C. L. O. O. . Apoyo recibido através de las redes sociais significativas de mujeres com VIH y afrontamiento de la seropositividad.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ORLANDI, R.; VAVASSORI, M. B. ; TONELI, M. J. F. ; ALMEIDA, Suzana de . Considerações sobre a fonte e a qualidade das informações que adolescentes possuem sobre DST/Aids, prevenção e contracepção. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ORLANDI, R.; ALMEIDA, Suzana de ; VAVASSORI, M. B. ; TONELI, M. J. F. . A gente usa porque precisa, porque não é bom : significados atribuídos ao uso do preservativo por adolescentes catarinenses.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ORLANDI, R.; ALMEIDA, Suzana de ; VAVASSORI, M. B. ; TONELI, M. J. F. . Pra que usar camisinha se no futuro a Aids vai ter cura?- considerações de adolescentes sobre a possibilidade de tratamento e cura da Aids.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, V. N. ; NATIVIDADE, J. C. . Proposta de avaliação da capacitação dos profissionais que atuam na educação infantil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Sentidos atribuídos por gestantes à participação do pai no processo de desenvolvimento do filho.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Reação dos parceiros diante da notícia da gravidez segundo gestantes.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Relação entre o comportamento dos pais de seus filhos percebido pelas gestantes e as expectativas de comportamentos das mesmas após tomarem conhecimento da gestação.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ORLANDI, R.; FAVERI, Flávio de ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Práticas preventivas de adolescentes em duas cidades catarinenses com alta incidência de AIDS.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de ; FAVERI, Flávio de . Saberes e Fazeres nas práticas preventivas de adolescentes.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ORLANDI, R.; FAVERI, Flávio de ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Um estudo sobre jovens catarinenses e seus comportamentos preventivos.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . Investigação das práticas sexuais de adolescentes: um subsídio para políticas públicas.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. ; ALMEIDA, Suzana de . A vulnerabilidade de adolescentes catarinenses frente às DST's. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Nível de informação de jovens de Florianópolis/SC sobre DSTs e Aids. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ORLANDI, R.; TONELI, M. J. F. ; LISTON, A. R. U. ; VAVASSORI, M. B. . ?Eu sei que devia usar, mas não uso?: o conhecimento, o ?tesão? e as práticas preventivas de jovens do município Florianópolis/SC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Investigação sobre o nível de informação sobre DSTs e Aids de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Florianópolis/SC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Entre o conhecimento e o "tesão": práticas preventivas de jovens do município de Florianópolis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ORLANDI, R.; BARTILOTTI, C. B. ; DUTRA, M. ; CATHCART, M. F. ; MACHADO, P. V. . Verificação da incidência de Burnout em professores inseridos em uma instituição privada de ensino. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ORLANDI, R.; LISTON, A. R. U. ; TONELI, M. J. F. ; VAVASSORI, M. B. . Camisinha para quê?Sexualidade e Prevenção na Adolescência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
ORLANDI, R.; BARTILOTTI, C. B. ; DUTRA, M. ; CATHCART, M. F. ; MACHADO, P. V. . Processo de Diagnóstico de Burnout em Docentes de uma Escola da Rede Privada de Florianópolis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ORLANDI, R.. Paternidades nas adolescências: investigando os sentidos atribuídos por adolescentes pais à paternidade e às práticas de cuidado dos filhos. 2006 (Dissertação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Falando sobre sexualidade com adolescentes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ORLANDI, R.. "Exercício dos direitos sexuais e reprodutivos: caminhos para a contrução de outros olhares sobre os adolescentes". 2004. (Relatório de pesquisa).

3.
ORLANDI, R.; ROSA, V. L. . Fibrose Cística - cartilha desenvolvida para pais de crianças recém-diagnosticadas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material informativo cartilha).

4.
ORLANDI, R.; ROSA, V. L. . Contribuindo para a Formação de Vínculos sem Culpa: a Finalização de um Material Informativo-Educacional (Cartilha) para Pais de Indivíduos Afetados por Fibrose Cística. 2002. (Relatório de pesquisa).

5.
ORLANDI, R.; ROSA, V. L. . Favorecendo a Elaboração de um Vínculo sem Culpa: o Papel de um Material Informativo-Educacional (Cartilha) para pais de Indivíduos Afetados por Fibrose Cística. 2001. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
ORLANDI, R.. II Mostra Expoente de Profissões- "Aprenda com quem faz". 2006 (Palestra) .

2.
ORLANDI, R.. IV Semana Geração de Profissões. 2006 (palestra) .

3.
ORLANDI, R.; NATIVIDADE, J. C. . Falando sobre sexualidade com adolescentes. 2006 (Oficina) .

4.
ORLANDI, R.. Mesa Redonda: Homens e Saúde Sexual e Reprodutiva da IV Jornada Científica da Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. 2006 (Palestra) .

5.
ORLANDI, R.. V Mostra Geração de Profissões. 2005 (Palestra) .

6.
ORLANDI, R.. Seminário Internacional Fazendo Gênero. 2004 (Praticipação de seminário na qualidade de monitora) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ORLANDI, R.. Participação em banca de Fernanda Andrade do Santos. A experiência do estágio nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a potência do cuidado no enfrentamento da violência na escola. 2015.

2.
ORLANDI, R.. Participação em banca de Cristian Caê Seeman Stassun. Sociedade do Espelháculo: Facebook Gadget como Dispositivo de Governo das Informações, das Circulações e do Desejo. 2014.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORLANDI, R.. Participação em banca de Mayara Mafra Bondavalle.Enigmáticas da violência: um estudo acerca das violências veladas na educação infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ORLANDI, R.. Participação em banca de Fabienne Neide da Cunha.Mulher Negra no Ensino Superior: eu quero fazer parte dessa sociedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ORLANDI, R.. Banca de Concurso Público para Docentes. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil..Tecendo a Igualdade de Gênero no Ensino de Literatura.. 2016. (Seminário).

2.
Fazendo Gênero 10- Desafios atuais dos feminismos.ADVERSIDADES E RECURSOS PESSOAIS APRESENTADOS POR MULHERES QUE VIVEM E CONVIVEM COM O HIV NO ENFRENTAMENTO DA SOROPOSITIVIDADE.. 2013. (Seminário).

3.
ICOM- VII Encuentro Internacional de investigadores y estudiosos de la información y la comunicación la.DIVULGACIÓN DE NOTICIAS POR MEDIO DE RADIO, PRENSA Y BLOG: HERRAMIENTAS PARA LA EDUCACIÓN Y LA DEMOCRATIZACIÓN DE CONOCIMIENTOS CIENTÍFICOS EN CONTEXTOS RURALES.. 2013. (Encontro).

4.
III Simpósio Internacional de Educação Sexual- Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Educativo.Violência e discursos docentes. 2013. (Simpósio).

5.
Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão- Região Sul.ARTICULANDO ATIVIDADES INTERDISPLINARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES EM CONTEXTO DE COMUNIDADES RURAIS.. 2013. (Simpósio).

6.
Conferência "Análise da Matriz Curricular da UFFS"- Domínio Comum, Conexo e Específico. 2012. (Outra).

7.
Conferência o Educador Popular. 2012. (Outra).

8.
Conferência Universidade Popular e Matriz Curricular da UFFS. 2012. (Outra).

9.
Fórum do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). 2012. (Outra).

10.
IV Congreso Latino Americano de Niñez, Adolescencia e Familia. PADRES ADOLESCENTES Y SUS FAMILIAS DE ORIGEM. 2012. (Congresso).

11.
Avaliação- proposições para o Sistema de Avaliação Discente da UFFS. 2011. (Outra).

12.
III Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. 2011. (Outra).

13.
VI Congreso Nacional de Psicología Jurídica y Forense. 2011. (Congresso).

14.
VII Congresso Ibero Americano de Psicología- FIAP. Participación. 2010. (Congresso).

15.
ABRAPSO. A PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS RELAÇÕES FAMILIARES: A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS SIGNIFICATIVAS PARA A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA.. 2007. (Congresso).

16.
58° Reunião Anual da SBPC.58° Reunião Anual da SBPC. 2006. (Outra).

17.
A intergeracionalidade e sua influência na produção do Conhecimento.A intergeracionalidade e sua influência na produção do Conhecimento. 2006. (Outra).

18.
Compreensão dos mitos da terapia familiar.Compreensão dos mitos da terapia familiar. 2006. (Oficina).

19.
Questões de gênero no atendimento terapêutico.Questões de gênero no atendimento terapêutico. 2006. (Outra).

20.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. 2006. (Seminário).

21.
Transtornos alimentares: identificação, tratamento e compreensão da dinâmica da família.Transtornos alimentares: identificação, tratamento e compreensão da dinâmica da família. 2006. (Outra).

22.
Empresas familiares: uma visão sistêmica.Empresas familiares: uma visão sistêmica. 2005. (Outra).

23.
Intervenções Sistêmicas em Famílias com Usuários de Drogas.Intervenções Sistêmicas em Famílias com Usuários de Drogas. 2005. (Outra).

24.
I Simpósio Familiare: temas familiares sob o olhar sistêmico.I Simpósio Familiare: temas familiares sob o olhar sistêmico. 2005. (Simpósio).

25.
Curso Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério.Curso Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério. 2004. (Outra).

26.
III Jornada Acadêmica de Produção Científica Sobre Criança e Adolescente.III Jornada Acadêmica de Produção Científica Sobre Criança e Adolescente. 2004. (Outra).

27.
Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério.Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério. 2004. (Outra).

28.
Seminário Internacional Fazendo Gênero.Seminário Internacional Fazendo Gênero. 2004. (Seminário).

29.
Seminário Internacional Fazendo Gênero.Trabalhando com homens jovens.. 2004. (Oficina).

30.
II Encontro Sul Brasileiro Sobre Aids e Direitos Humanos.II Encontro Sul Brasileiro Sobre Aids e Direitos Humanos. 2003. (Encontro).

31.
II Seminário Internacional de Estudos Interdisciplinares: a Questão de Gênero.II Seminário Internacional de Estudos Interdisciplinares: a Questão de Gênero. 2003. (Seminário).

32.
Introdução a Gestalt Terapia (Bases Teórico-vivenciais).Introdução a Gestalt Terapia (Bases Teórico-vivenciais). 2003. (Outra).

33.
Metodologia de Investigação Qualitativa.Metodologia de Investigação Qualitativa. 2003. (Outra).

34.
Semana da Psicologia "Interfaces entre a Psicologia e outras Áreas do Conhecimento: Diálogos Possíveis".Semana da Psicologia "Interfaces entre a Psicologia e outras Áreas do Conhecimento: Diálogos Possíveis". 2003. (Outra).

35.
XII Encontro Nacional da ABRAPSO.XII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2003. (Encontro).

36.
Encontro Fazendo Gênero Internacional V- Feminismo como Política Pública.Encontro Fazendo Gênero Internacional V- Feminismo como Política Pública. 2002. (Encontro).

37.
Fórum Catarinense de Saúde Mental- O Desafio da Qualidade e da Cidadania.Fórum Catarinense de Saúde Mental- O Desafio da Qualidade e da Cidadania. 2002. (Outra).

38.
III Reunião Estadual da Sociedade Brasileira de Genética.III Reunião Estadual da Sociedade Brasileira de Genética. 2002. (Encontro).

39.
I Jornada Acadêmcia sobre Criança e Adolescente.I Jornada Acadêmica sobre Criança e Adolescente. 2002. (Encontro).

40.
Semana da Psicologia.Semana da Psicologia. 2002. (Outra).

41.
Encontro Catarinense sobre Síndrome de Down - Buscando Qualidade de Vida.Encontro Catarinense sobre Síndrome de Down - Buscando Qualidade de Vida. 2001. (Encontro).

42.
IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, V Congresso da Sociedade Latino Americana de Pneumologia Pediátrica, X Congresso Latino Americano de Fibrose Cística, IX Jornada Brasileira de Fibrose Cística, II Jornada Brasileira de Fisioterapia Respir.Curso de Fibrose Cística para Pais e Pacientes.. 2001. (Oficina).

43.
XI Encontro Nacional da ABRAPSO- Psicologia Social e Transformação da Realidade Brasileira: Desafios e Perspectivas para a ABRAPSO 21 anos depois.XI Encontro Nacional da ABRAPSO- Psicologia Social e Transformação da Realidade Brasileira: Desafios e Perspectivas para a ABRAPSO 21 anos depois. 2001. (Encontro).

44.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 4: Cultura, Política e Sexualidade no Século XXI.Seminário Internacional Fazendo Gênero 4: Cultura, Política e Sexualidade no Século XXI. 2000. (Seminário).

45.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 4: Cultura, Política e Sexualidade no Século XXI.Criminologia Feminista. 2000. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
PAOLA STÉFANY MAASS. TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Nilton Máximo Júnior. TRANSVERSALIZANDO A TEMÁTICA HIV/AIDS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ENTRETECER DA EDUCAÇÃO SEXUAL E O ENSINO DE QUÍMICA. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Silmara Silva dos Anjos. SEXUALIDADE, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E OS DOCÊNCIA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. UFFS. (Orientador).

4.
Alessandra Elias. A ATUAÇÃO DOCENTE NA ESFERA DA SEXUALIDADE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Início: 2017. Orientação de outra natureza. UFFS. (Orientador).

5.
Andréia Belusso. SEXUALIDADE E SURDEZ: SOBRE O SILENCIAMENTO DA VIVÊNCIA SEXUAL DE DOIS JOVENS SURDOS DO SUDOESTE DO PARANÁ. Início: 2015. Orientação de outra natureza. UFFS. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:46:57