Maristella Pinheiro Cavini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9746074673391084
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maristella Pinheiro Cavini
Nome em citações bibliográficas
CAVINI, M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Irmã Arminda, 10-50
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (014) 21077000
Ramal: 7384
URL da Homepage: www.usc.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2009
Doutorado em Ciências sobre Arte.
Instituto Superior de Arte, ISA, Cuba.
Título: Inmanencia de la sonoridad de los conjuntos instrumentales folklóricos en las danzas de los cuatro, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Roberto Valera.
Palavras-chave: Marlos Nobre; Ciclos Nordestinos para Piano; Danças folclóricas nordestinas; Música brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
2017
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
1994 - 1998
Graduação em Música - Instrumento.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Curso EaD: resolução de conflitos. (Carga horária: 5h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Empreendedorismo. (Carga horária: 10h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Fundamentos de Educação a Distânica. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2014 - 2014
Elaboração de Questões Avaliativas. (Carga horária: 10h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2013 - 2013
O Ensino do Piano em Grupo. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2013 - 2013
Aspectos estruturais da música do século XX. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2012 - 2012
Relações Interpessoais no Trabalho em Equipe. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Uso dos Recursos Tecnológicos p/ o Ensino de Músic. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso com Thelma Chan. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Master Class de Piano Erudito. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Formação de Docentes. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Workshop "O Ensino do Piano em Grupo. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2010 - 2010
Desafios de decisões - trabalho com a escrita virt. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Curso de tutoria virtual. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Workshop de Jazz. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2005 - 2005
Trabalhando com Música na Educação Infantil. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2004 - 2004
O desenvolvimento da percepção e cognição musical. (Carga horária: 6h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Análise e História da Arte Pianística. (Carga horária: 60h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Espanhol - Centro de Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 170h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2002 - 2002
Oficina de Musicalização Infantil. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Interpretação Pianística. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Interpretação Musical para Regentes. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Metodologia do Ensino Pianístico II. (Carga horária: 56h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso de Metodologia do Ensino Pianístico. (Carga horária: 72h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1997 - 1997
Metodologia do Ensino Pianístico. (Carga horária: 10h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Piano. (Carga horária: 20h).
Conservatório Estatal P. I. Tchaikovsky de Moscou, C.E.P.I.T.MOSCOU, Rússia.
1996 - 1996
Composição de Música Incidental. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1995 - 1995
Aperfeiçoamento técnico interpretativo pianístico. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
(1) Docente no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura. Atualmente, lecionando as disciplinas: História da Música: Pré-História, Idade Média, Renascimento; História da Música: Barroco-Classicismo. História da Música: Romantismo, Século XX; Harmonia I e II; Formas Musicais; Metodologia do Ensino Musical II: prática musical na escola e em espaços alternativos. (2) Docente nos Cursos de Licenciaturas. Atualmente, lecionando as disciplinas de Pesquisa da Prática Pedagógica II: Dificuldades de Aprendizagem; Pesquisa da Prática Pedagógica III: Organização de Situações de Aprendizagem. (3) Docente nos Cursos de Bacharelado. Atualmente, lecionando a disciplina de Métodos e Técnicas na Pesquisa.

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

02/2003 - Atual
Ensino, Música - Instrumento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical I e II
Harmonia Tradicional I e II
História da Música: Barroco - Classicismo
História da Música: Pré-História, Idade Média e Renascimento
História da Música: Romantismo - Século XX
Instrumento Complementar - piano
Pedagogia Musical e Didática Aplicada
02/2003 - Atual
Ensino, Música - Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Contraponto
Formas Musicais
Harmonia I e II
História da Música: Barroco - Classicismo
História da Música: Pré-História, Idade Média e Renascimento
História da Música: Romantismo - Século XX
Metodologia do Ensino Musical II: prática musical na escola e em espaços alternativos

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente - UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Docente na modalidade EaD da UAB-UFSCar, disciplina de História da Música e da Educação Musical 1 e 2.

Atividades

08/2009 - 02/2011
Ensino, Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música e da Educação Musical I e II

Conservatório Musical Pio XII, CMPIOXII, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2003
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1) Professora de Piano e Teoria Musical no Curso Livre. 2) Professora de Percepção Musical e Prática de Oquestra no Curso de Qualificação Profissional IV.

Atividades

04/1996 - 01/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Instrumento - piano
Teoria Musical
04/1996 - 01/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Percepção Musical
Prática de orquestra
Teoria Musical


Linhas de pesquisa


1.
Música erudita brasileira dos séculos XIX e XX

Objetivo: Por meio dos instrumentos metodológicos da musicologia, estudar a produção musical brasileira dos séculos XIX e XX através de restaurações, transcrições musicológicas, estudos biográficos, estudos contextuais e de análise musical, resultando em artigos, monografias, livros e edição de partituras..
Palavras-chave: Música brasileira; Música erudita; Música - história.
2.
História, performance e ensino musical


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Estudos sobre a integração acadêmica na América Latina: impactos epistemológicos no contexto histórico
Descrição: Nos últimos 20 anos, o Brasil caminha na contramão das políticas que possibilitaram o crescimento com aumento do investimento na área da educação, como proposta de superação diante do enorme atraso industrial, que deixa o país dependente do mercado financeiro externo. Concentraremos nossos estudos na universidade brasileira que experimenta a integração acadêmica da região latino-americana: UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), pretende a inserção de novos saberes voltados para as necessidades de superação dos problemas locais. Não desenvolvemos tecnologias suficientes, e nem conhecimentos sobre a própria realidade. Nesse sentido, é preciso compreender o modo como impactam as epistemologias numa nova proposta formativa no nível da graduação, para verificarmos em que medida se produz e reproduz epistemologias, inseridas nas novos desafios emergidos pela inclusão das camadas populares no ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maristella Pinheiro Cavini - Integrante / Ana Lúcia Semensato Guimarães Pero - Integrante / MAYARA APARECIDA DE BRITO PEREIRA - Integrante / Suélen de Pontes Alexandre - Coordenador / ADRIANO BERNARDINO DA SILVA - Integrante / BRUNA DEMARCHI GAMA - Integrante.Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra.
2014 - Atual
As Músicas do Meu Brasil: apreciação musical significativa na escola de ensino fundamental II
Descrição: A participação do Curso de Educação Musical (licenciatura) como Subprojeto de Área no Projeto Institucional da USC para o EDITAL Nº 61/2013/CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID é uma excelente oportunidade de articulação entre a formação docente em música e a inserção do licenciando no âmbito da educação básica (últimos anos do ensino fundamental) da rede pública de ensino na cidade de Bauru/SP. O Subprojeto ?As Músicas do Brasil? desenvolverá atividades contemplando um dos conteúdos sugeridos no PCN ? Artes (1998, p. 84): ?audição de músicas brasileiras de várias vertentes, considerações e análises sobre diálogos e influências que hoje se estabelecem entre elas e as músicas internacionais, realizando reflexões sobre respectivas estéticas?. Todas as atividades levarão em conta a apreciação significativa em música que engloba, além da escuta, o envolvimento e a compreensão da linguagem musical, pois atividades que somente propõem a fruição desinteressada, não são condizentes com a proposta de ?apreciação musical significativa?, como se poderia pensar. Assim sendo, o principal objetivo do Subprojeto ?As Músicas do Brasil? é valorizar as experiências teórico-práticas do licenciando em Educação Musical na escola de Ensino Básico, propiciando o contato do aluno bolsista com a realidade escolar em que futuramente estará inserido, além de sugerir propostas viáveis e significativas para o trabalho de apreciação musical significativa dentro da escola. 2014: Coordenadora Maristella Pinheiro Cavini; Supervisora Sandra Magatti Albano; Bolsistas: Alex Sandro Dias do Alto, Bruno Gonçalves Malufe, Guilherme Donizete Martimiano Ramos, Laís Coutinho de Souza, Leonardo Melo dos Reis, Lilian Alessandra de Almeida, Luana de Fátima Zili, Lucas D?Alessandro Ribeiro, Luiz Felipe Medeiros Leite, Natália Ribeiro Gonçalves. 2015: Coordenadora Maristella Pinheiro Cavini; Supervisora Sandra Magatti Albano; Bolsistas: Guilherme Donizete Martimiano Ramos, Gustavo Bueno Milani, Jaqueline Dalpino Rego, Laís Coutinho de Souza, Lilian Alessandra de Almeida, Lucas Daniel Moreira Bonifácio, Lucas D?Alessandro Ribeiro, Luiz Felipe Medeiros Leite, Lurian Luciane Luciano, Maiara Kainá Manzato Batista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Maristella Pinheiro Cavini - Coordenador / Gustavo Bueno Milani - Integrante / Lucas Daniel Moreira Bonifácio - Integrante / Sandra Aparecida Magatti Albano - Integrante / Cíntia Kamila de Oliveira Souza - Integrante / Daniel de Morais - Integrante / Erchias Miranda Neto - Integrante / Estela Nunes Pessoa - Integrante / Fábio Augusto Ferreira - Integrante / Fellipe Ferraz da Silva - Integrante / Pedro Montanha - Integrante / Victor Alvarenga Romany de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
PIBID "As Músicas do Meu Brasil?: A apreciação musical significativa na escola de ensino fundamental II
Descrição: O Projeto ?As Músicas do Meu Brasil? ? A apreciação musical significativa na escola de ensino fundamental II, desenvolve atividades contemplando um dos conteúdos sugeridos no PCN ? Artes (1998, p. 84): ?audição de músicas brasileiras de várias vertentes, considerações e análises sobre diálogos e influências que hoje se estabelecem entre elas e as músicas internacionais, realizando reflexões sobre respectivas estéticas?. Todas as atividades levam em conta a apreciação significativa em música que engloba, além da escuta, o envolvimento e a compreensão da linguagem musical. Dessa maneira, o licenciando em Educação Musical terá a oportunidade de trabalhar o aspecto da apreciação musical que, geralmente, é pouco aplicado nas escolas, ou quando é aplicado, acontece de maneira equivocada dentro das aulas de música. Já os alunos do Ensino Fundamental II poderão adquirir competências de sensibilidade e de cognição; de desenvolvimento de seu conhecimento estético e competência artística, bem como de competências de apreciação, valorização e emissão de juízo sobre os bens artísticos brasileiros produzidos ao longo da história e na contemporaneidade. 2015: Coordenadora Maristella Pinheiro Cavini; Supervisora Sandra Magatti Albano; Bolsistas: Guilherme Donizete Martimiano Ramos, Gustavo Bueno Milani, Jaqueline Dalpino Rego, Laís Coutinho de Souza, Lilian Alessandra de Almeida, Lucas Daniel Moreira Bonifácio, Lucas D?Alessandro Ribeiro, Luiz Felipe Medeiros Leite, Lurian Luciane Luciano, Maiara Kainá Manzato Batista..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Maristella Pinheiro Cavini - Coordenador / Gustavo Bueno Milani - Integrante / Lucas Daniel Moreira Bonifácio - Integrante / Sandra Aparecida Magatti Albano - Integrante / Cíntia Kamila de Oliveira Souza - Integrante / Daniel de Morais - Integrante / Erchias Miranda Neto - Integrante / Estela Nunes Pessoa - Integrante / Fábio Augusto Ferreira - Integrante / Fellipe Ferraz da Silva - Integrante / Pedro Montanha - Integrante / Victor Alvarenga Romany de Oliveira - Integrante.


Outros Projetos


2011 - 2013
Fazendo Arte: piano e voz
Descrição: O Projeto ?Fazendo Arte: Piano e Voz? é uma proposta de inserção social para crianças, adolescentes e jovens que visa oferecer, à população infanto-juvenil procedente de famílias de baixa renda e dos bairros periféricos de Bauru, aulas de educação musical através da prática coral, a musicalização infantil, a prática instrumental e/ou estudo do piano, como forma de acesso à arte e à cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Maristella Pinheiro Cavini - Integrante / Rosa Maria Tolón - Coordenador / Daniel Roberto Dias Campos - Integrante / Irandi Fernando Daroz - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2012 - Atual
Agência de fomento: Conselho Estadual de Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: MUSICOLOGIA.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História da Música.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
1º lugar na apresentação oral do trabalho "ORFF E SCHAFER: METODOLOGIA ATIVA EM EDUCAÇÃO MUSICAL E SUA APLICAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II", Universidade do Sagrado Coração - VII Encontro de Extensão.
1992
III Concurso Estadual de Piano - 4° Turno - 3° lugar (piano), Universidade do Sagrado Coração - Bauru / SP.
1990
III Concurso Cássio Rocha Mattos e Isaías Sávio - 4° Turno - 2° lugar (piano), Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração - Agudos / SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBAN, P. F.2014BARBAN, P. F. ; CAVINI, M. P. . Clarisse Leite: perfil biográfico e listagem temática das obras para piano. História e Cultura, v. 3, p. 329-346, 2014.

2.
MANTOVANI, M. R.2010MANTOVANI, M. R. ; Virmond, Marcos ; CAVINI, M. P. . Presença de Ernesto Nazareth em Marlos Nobre: a Nazarethiana op.2. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 11, p. 40-47, 2010.

3.
CAVINI, M. P.2008 CAVINI, M. P.. As Danças Fascinantes do 4º. Ciclo Nordestino para piano de Marlos Nobre: Caboclinhos e Maracatu. Opus (Belo Horiz. Online), v. 14, p. 25-49, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAVINI, M. P.. História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde o século XVIII até os dias atuais. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2010. v. 1. 101p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVINI, M. P.; ELLARO, J. R. A. . POR QUE OS ALUNOS DESISTEM DO ESTUDO DA MÚSICA?. In: Congresso Brasileiro de Educação - 'Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas', 2015, Bauru/SP. ANAIS do V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". Bauru/SP: FC/UNESP - Bauru, 2015.

2.
CAVINI, M. P.. A Cultura Nordestina na obra de Marlos Nobre. In: 1a Jornada dos Cursos de História, Geografia e Arquitetura: Espaço, História e Globalização, 2009, Bauru / SP. Anais da 1a Jornada dos Cursos de História, Geografia e Arquitetura: Espaço, História e Globalização. Bauru: Universidade Sagrado Coração, 2009. v. 1. p. 50-65.

3.
CAVINI, M. P.. A Morte e o Sentimento Místico Humano: dramaturgias musicais contidas no Réquiem de Mozart. In: III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2004, Curitiba. Anais - Fórum de Pesquisa Científica em Arte (Online). Curitiba - PR: Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 2004. v. III. p. (468) - 212-221.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, D. ; MILANI, G. B. ; CAVINI, M. P. ; FONSECA, I. N. . Apreciação musical significativa com alunos dos nonos anos do ensino fundamental. In: Seminário Institucional PIBID, 2016, Bauru. Anais - Seminário Institucional PIBID. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 74-77.

2.
CAVINI, M. P.; FERREIRA, F. A. ; OLIVEIRA, V. A. R. ; MONTANHA, P. . Aula coletiva de violão com alunos do ensino fundamental II. In: Seminário Institucional PIBID, 2016, Bauru. Anais - Seminário Institucional PIBID. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 78-81.

3.
CAVINI, M. P.; SOUZA, C. K. O. ; SILVA, I. E. ; PAULA, B. C. A. . Vivência do ensino da música com alunos de turmas de oitavo ano do ensino fundamental. In: Seminário Institucional PIBID, 2016, Bauru. Anais - Seminário Institucional PIBID. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2016. v. 1. p. 82-84.

4.
CAVINI, M. P.; SOUZA, L. C. ; RIBEIRO, L. D. ; LEITE, L. F. M. . 'As músicas do meu Brasil?: atividades de apreciação musical significativa em sala de aula. In: 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2015, Bauru/SP. Anais - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. Bauru/SP: Universidade Sagrado Coração, 2015. v. 1.

5.
CAVINI, M. P.; SANTOS, L. M. G. . Hino de Jubileu de Prata da FAFIL: revivendo momentos culturais da USC. In: 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2015, Bauru/SP. Anais - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. Bauru/SP: Universidade Sagrado Coração, 2015. v. 1.

6.
CAVINI, M. P.; ALTO, A. S. D. ; RAMOS, G. D. M. ; ALMEIDA, L. A. . Subprojeto de Música do PIBID/USC: sua contribuição na formação do educador musical. In: 5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2015, Bauru/SP. Anais - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS. Bauru/SP: Universidade Sagrado Coração, 2015. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVINI, M. P.; SANTOS, L. M. G. . Miguel Ângelo Ruiz: catalogação de sua obra. In: XXII FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC / III FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - PIBITI / II FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO. - PIBIC-EM, 2015, Bauru. ANAIS - FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO E FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 2015. v. 1. p. 1-2.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARBAN, P. F. ; CAVINI, M. P. . Clarisse Leite: perfil biográfico e listagem temática das obras para piano. História e Cultura, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVINI, M. P.; MENDONCA, A. C. ; FERREIRA, C. N. ; SOUZA, C. K. O. ; SILVA, I. E. ; SANTOS, F. A. . ORFF E SCHAFER: METODOLOGIA ATIVA EM EDUCAÇÃO MUSICAL E SUA APLICAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAVINI, M. P.; OLIVEIRA, V. A. R. ; FERREIRA, F. A. ; FERNANDES, J. A. F. . ?AS MÚSICAS DO MEU BRASIL?: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE MÚSICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CAVINI, M. P.; ALMEIDA, L. A. ; ALTO, A. S. D. ; RAMOS, G. D. M. . Subprojeto de Música do PIBID/USC: sua contribuição na formação do educador musical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CAVINI, M. P.; SANTOS, L. M. G. . Hino de Jubileu de Prata da FAFIL: revivendo momentos culturais da USC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CAVINI, M. P.; SOUZA, L. C. ; LEITE, L. F. M. ; RIBEIRO, L. D. . ?As músicas do meu Brasil?: atividades de apreciação musical significativa em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAVINI, M. P.; SOUZA, Iracele Ap. V. Lívero de ; Virmond, Marcos ; DAROZ, Prof. Ms Irandi F. . Análise e Interpretação do Gloria de Vivaldi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAVINI, M. P.. Danças Folclóricas Nordestinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MANTOVANI, M. R. ; CAVINI, M. P. ; Virmond, Marcos . Presença de Ernesto Nazareth em Marlos Nobre: a Nazarethiana op.2. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAVINI, M. P.. A Cultura Nordestina na obra de Marlos Nobre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAVINI, M. P.. Caboclinhos e Maracatu do Quarto Ciclo Nordestino para piano de Marlos Nobre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CAVINI, M. P.. La Influencia Folklórica y Popular en las Obras Musicales para Piano. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CAVINI, M. P.. A Criação Musical: reflexo do mundo interior do compositor e o impacto sobre o mundo interior do ouvinte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAVINI, M. P.. A morte e o sentimento místico humano: dramaturgias musicais contidas no Réquiem de Mozart. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAVINI, M. P.. História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII.. São Carlos: EdUFSCar, 2011 (Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAVINI, M. P.; REALI, A. M. M. R. ; OTSUKA, J. L. . Avaliadora de disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Musical - UAB-UFSCar. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CAVINI, M. P.. História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde a Pré-História até o século XVII.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
CAVINI, M. P.. História da Música Ocidental: uma breve trajetória desde o século XVIII aos dias atuais.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).


Produção artística/cultural
Música
1.
CAVINI, M. P.. Momentos Felizes - Música de Câmara. 2008. Interpretação.

2.
CAVINI, M. P.. Momentos Felizes - Espírito: evolução e conquista. 2005. Interpretação.

3.
CAVINI, M. P.. Momentos Felizes - Sentimento e Luz. 2004. Interpretação.

4.
CAVINI, M. P.. Concerto de Música de Câmara. 2003. Interpretação.

5.
CAVINI, M. P.. Concerto da OCUSC. 2002. Interpretação.

6.
CAVINI, M. P.. Concerto da OCUSC. 2002. Interpretação.

7.
CAVINI, M. P.. Concerto de Final de Ano. 2001. Interpretação.

8.
CAVINI, M. P.. Madrigal Anima e Orquestra de Câmara da USC. 2000. Interpretação.

9.
CAVINI, M. P.. Concerto em Homenagem a Bach. 2000. Interpretação.

10.
CAVINI, M. P.. Concerto de Música Erudita. 2000. Interpretação.

11.
CAVINI, M. P.. Concerto Beneficente em Prol da Associação dos Estomizados de Bauru (A.S.E.S.B.). 2000. Interpretação.

12.
CAVINI, M. P.. Projeto Vivaldi - Homenagem a Mozart. 1999. Interpretação.

13.
CAVINI, M. P.. Sarau: Goethe e os Românticos. 1999. Interpretação.

14.
CAVINI, M. P.. Concerto de Música Erudita. 1999. Interpretação.

15.
CAVINI, M. P.. Concerto Beneficente. 1999. Interpretação.

16.
CAVINI, M. P.. Recital dos Professores do Conservatório. 1998. Interpretação.

17.
CAVINI, M. P.. Recital de Formatura. 1998. Interpretação.

18.
CAVINI, M. P.. Audição de Alunos. 1997. Interpretação.

19.
CAVINI, M. P.. Projeto Vivaldi - Concerto. 1997. Interpretação.

20.
CAVINI, M. P.. Terceiro Concerto Oficial de 1995 - Orquestra Municipal de Americana. 1995. Interpretação.

21.
CAVINI, M. P.. Audição de Piano - alunos da classe do Prof. João Fernando Paluan. 1995. Interpretação.

22.
CAVINI, M. P.. Recital de Piano, Órgão e Teclado. 1993. Interpretação.

23.
CAVINI, M. P.. Recital das Formandas do Curso de Qualificação Profissional IV. 1992. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CAVINI, M. P.; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria . Entre Amigos. 2006 (Recital de Música de Câmara).

Demais trabalhos
1.
CAVINI, M. P.. IV Semana Cultural. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
CAVINI, M. P.. 1° Festival de Música de Câmara de Bauru. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

3.
CAVINI, M. P.. Concurso Estadual de Piano Cadência. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

4.
CAVINI, M. P.. Concurso Regional de Piano Revista Cadência. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .

5.
CAVINI, M. P.. Concurso Estímulo de Piano Prof. Aécio de Souza Salvador. 1998 (Demais trabalhos relevantes) .

6.
CAVINI, M. P.. Concurso Nacional de Piano Cidade Poços de Caldas. 1992 (Demais trabalhos relevantes) .

7.
CAVINI, M. P.. Menção Honrosa. 1992 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.; LIMA, F. H. C.. Participação em banca de Gabriel Benjamim Guimarães Benedito. Musicoterapia e Saúde na Terceira Idade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical - novas metodologias) - Universidade do Sagrado Coração.

2.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.; Virmond, Marcos. Participação em banca de Patrícia Meire Romano Moreno Martins. A importância da Música e a Educação Musical na Escola Básica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical - novas metodologias) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.; Virmond, Marcos. Participação em banca de Enzo Ferreira de Paula Junior. Situação atual de um grupo de ex-alunos do Projeto Guri. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical - novas metodologias) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.; Virmond, Marcos. Participação em banca de Adriana Garcia Rossetto Braga e Henrique Oliveira Cirino. Músicos autodidatas e com formação acadêmica: verdades e mitos sobre as duas formas de estudo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical - novas metodologias) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José; DAROZ, Prof. Ms Irandi F.; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria; VIROMD, Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes. Participação em banca de Saulo Nardo Bertolino. Educação especial e o ensino de percussão no Projeto Guri. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical - novas metodologias) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José; DAROZ, Prof. Ms Irandi F.; VIROMD, Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria. Participação em banca de Fábio Perucci. O que sabem de teoria musical as pessoas que tocam em grupos musicais já estabelecidos e atuantes na cidade de Lins-SP. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical - novas metodologias) - Universidade do Sagrado Coração.

7.
CAVINI, M. P.; PASSOS, P. C. N.; BARROS JR, Prof. Dr. Antonio Walter R.; Oliveira, Valeria de Almeida. Participação em banca de Paulo Cesar Del Nery Passos. O Instrumento Musical Bateria: uma busca por uma visão antropológica referente às origens do instrumento. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia) - Universidade do Sagrado Coração.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORRADI JUNIOR, C. J.; CAVINI, M. P.; CAMPOS, D. R. D.; LOPES, F. R.. Participação em banca de Luís Fernando de Mello.Análise dos métodos para violão coletivo: técnica e repertório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

2.
CAMPOS, D. R. D.; CAVINI, M. P.; LOPES, F. R.; CORRADI JUNIOR, C. J.. Participação em banca de João Carlos Amaral Martins.Métodos brasileiros de contrabaixo elétrico: uma análise preliminar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
TOLON, R. M.; CAVINI, M. P.; CAMPOS, D. R. D.. Participação em banca de Milene Guedes Luna Soares.Bauru, Cultura e Formação Musical: as escolas de música na vida cultural da cidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
LOPES, F. R.; CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.. Participação em banca de Renato Rodrigues Pereira.A técnica fingerstyle a guitarra: a improvisação utilizando os dedos ao invés da palheta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.; CAMPOS, D. R. D.. Participação em banca de Carlos Eduardo Moschetto.Banda Carlos Gomes: 115 anos dedicados à música na cidade de Jaú. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
SOUZA, Iracele Ap. V. Lívero de; CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.. Participação em banca de Carlos Moraes Gonçalves.Fantasia Sul América para violão solo de Claudio Santoro: uma análise interpretativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

7.
CORRADI JUNIOR, C. J.; CAVINI, M. P.; CAMPOS, D. R. D.. Participação em banca de Mateus Matos Goés.Pesquisa de Popularidade do movimento Clube da Esquina entre estudantes universitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

8.
CORRADI JUNIOR, C. J.; SOUZA, Iracele Ap. V. Lívero de; CAVINI, M. P.. Participação em banca de Dener Rodrigo Scalon.As 10 Valsas de Attílio Bernardini: uma análise estrutural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

9.
LOPES, F. R.; CAMPOS, D. R. D.; CAVINI, M. P.. Participação em banca de Fernando Rodrigues Costa Martins.A influência do Jazz sobre duas conções da bossa-nova: aspectos estilísticos e musicais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

10.
CAMPOS, D. R. D.; CAVINI, M. P.; LOPES, F. R.. Participação em banca de Helton Carlos Melo dos Santos.O contrabaixo no Funk: uma análise das linhas de baixo na música de James Brown. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

11.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, C. J.; TOLON, R. M.. Participação em banca de Gilmar Gomes.Os festivais de música popular no Brasil e sua contribuição para a cultura musical nacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

12.
CORRADI JUNIOR, C. J.; CAVINI, M. P.; SOUZA, Iracele Ap. V. Lívero de. Participação em banca de Heros José de Toledo Filho.Prelúdios de Eunice Katunda: editoração das partituras manuscritas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

13.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José; CAMPOS, D. R. D.. Participação em banca de Mariana Sassen.Ensino de violão coletivo em projetos sociais no centro-oeste paulista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

14.
CAVINI, M. P.; CAMPOS, D. R. D.; PASSOS, P. C. N.. Participação em banca de Lucas de Assis Dias.Análise comparativa entre dois arranjos para instrumento de percussão e bateria da música "O Xote das Meninas". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

15.
CAVINI, M. P.; Virmond, Marcos; TOLON, R. M.. Participação em banca de Mateus Bruno Romagnoli de Goes.A pluralidade do discurso de Claude Debussy em Brouillards. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

16.
CAVINI, M. P.; TOLON, R. M.; Virmond, Marcos. Participação em banca de Michele Rosita Mantovani.O Ensino Pianístico em Bauru: uma breve história. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

17.
CAVINI, M. P.; TOLON, R. M.; Virmond, Marcos. Participação em banca de Leôni de Oliveira Pepe.A Memória Musical e os Processos de Memorização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

18.
CAVINI, M. P.; CAMPOS, D. R. D.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José; PASSOS, P. C. N.. Participação em banca de Andrezza Moraes Trentini.Análise das variações utilizadas pelo baterista John Bonham do grupo Led Zeppelin na música Good Times Bad Times. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

19.
CAVINI, M. P.; CAMPOS, D. R. D.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José. Participação em banca de Jordana Aparecida Piton.A Importância da Música: como e quando introduzir a criança no estudo do violão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

20.
CAVINI, M. P.; CAMPOS, D. R. D.; PASSOS, P. C. N.; DAROZ, Prof. Ms Irandi F.. Participação em banca de Luis Fernando de Freitas.Adaptação do ritmos do Brasil do Método para pandeiro Professor Dinho para o instrumento bateria. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

21.
CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José; BARROS JR, Prof. Dr. Antonio Walter R.. Participação em banca de Manuela Pereira Saggioro.A Música no Ritual do Santo Daime: análise do cruzeirinho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

22.
CAVINI, M. P.; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria; VIROMD, Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes. Participação em banca de Fernando Augusto Dal Medico.A OBra de Giovanni Battista Viotti: resgate da história do violino e análise do Concerto para Violino n.22 em Lá menor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

23.
CAVINI, M. P.; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria; VIROMD, Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes. Participação em banca de Paula do Nascimento Martins.Comentários sobre a cópia das Seis Suítes para Violoncelo solo de Anna Magdalena Bach. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

24.
CAVINI, M. P.; PASSOS, P. C. N.; CAMPOS, D. R. D.. Participação em banca de Ricardo Zanoni Fernandes.Estudos para o desenvolvimento e coordenação de mãos para bateristas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

25.
CAVINI, M. P.; TRENTINI, L. N.. Participação em banca de Denis Corrêa Vivan.As formigas da Philco: uma análise semiótico-sinestésica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sagrado Coração.

26.
CAVINI, M. P.; BALDERRAMAS, Prof Ms Helerson; MARTINS, Prof José Marcelo; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria; D?AVILA, P. D. N. R.. Participação em banca de Danilo Andrade de Melo.Modos de Transposições Limitadas: um estudo analítico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

27.
PALUAN, Prof João Fernando; CAVINI, M. P.; Virmond, Marcos. Participação em banca de Shirlei Escobar Tudissaki.O Impressionismo na Suíte Floral de Heitor Villa-Lobos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

28.
CAVINI, M. P.; Virmond, Marcos; TOLON, R. M.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José. Participação em banca de Guilherme Arão Gomes.Franz Liszt e sua importância na arte pianística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

29.
CAVINI, M. P.; Virmond, Marcos; TOLON, R. M.. Participação em banca de Dusneiky Martínez Marín.Conrado Monier Ribeaux: um estudo biográfico e musical. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Regência) - Universidade do Sagrado Coração.

30.
CAVINI, M. P.; MAZZONI, Prof Ms Rafael; PALUAN, Prof João Fernando. Participação em banca de Vicente Della Tonia Júnior.O Estudo para piano: gênero importante do repertório pianístico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

31.
PALUAN, Prof João Fernando; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria; MARTINS, Prof José Marcelo; CAVINI, M. P.. Participação em banca de Fabiana da Silva Oliveira.O Choro para piano solo e sua contribuição para o aprimoramento técnico-interpretativo. Sugestões para o seu estudo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

32.
CAVINI, M. P.; MAZZONI, Prof Ms Rafael; PALUAN, Prof João Fernando. Participação em banca de Cláudia Helena Renó Martinez.Meu Piano é Divertido vol.1 de Alice Botelho - uma proposta para o trabalho com iniciantes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

33.
BALDERRAMAS, Prof Ms Helerson; CAVINI, M. P.; CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José. Participação em banca de Maria Cecília Raab Forastieri.Edino Krieger: uma figura da arte musical brasileira. Sua obra para Piano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.

34.
BALDERRAMAS, Prof Ms Helerson; CAVINI, M. P.; MARTINS, Prof Dr Mauricy; TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria. Participação em banca de Priscila Gambary Freire.A Obra para Piano de Camargo Guarnieri. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5a Consciência Negra. 2017. (Outra).

2.
Jornada Arte e Movimento. 2017. (Outra).

3.
Semana de Estudos do Corpo Docente - SECoD 2017. 2017. (Encontro).

4.
Semana de Estudos do Corpo Docente - SECoD 2017 - Lousa Digital. 2017. (Oficina).

5.
Semana de Estudos do Corpo Docente - SECoD 2017 - Mapas Conceituais. 2017. (Oficina).

6.
VI Fórum PIBID. 2017. (Outra).

7.
VI Fórum PIBID."?AS MÚSICAS DO MEU BRASIL?: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE MÚSICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II". 2017. (Outra).

8.
VI Fórum PIBID."A RELEVÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PIBID PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO EDUCADOR MUSICAL.". 2017. (Outra).

9.
VI Fórum PIBID."PIBID/USC: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO MUSICAL NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS DISCENTES DA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II". 2017. (Outra).

10.
VII Encontro de Extensão.ORFF E SCHAFER: METODOLOGIA ATIVA EM EDUCAÇÃO MUSICAL E SUA APLICAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2017. (Encontro).

11.
VII Encontro de Extensão.?AS MÚSICAS DO MEU BRASIL?: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE MÚSICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2017. (Encontro).

12.
2a Semana Integrada das Licenciaturas - Música - Ensino Coletivo de Música: percussão brasileira. 2016. (Oficina).

13.
2a Semana Integrada das Licenciaturas - Música - Práticas de Ensino Musical. 2016. (Oficina).

14.
Semana de Estudos do Corpo Docente 2016. 2016. (Outra).

15.
Seminário Institucional PIBID. 2016. (Seminário).

16.
VI Encontro de Extensão: Desafios da Curricularização da Extensão -. 2016. (Encontro).

17.
VI Encontro de Extensão: Desafios da Curricularização da Extensão -."PIBID e a Curricularização da Extensão: uma relação entre a teoria e a prática e seu impacto na formação dos futuros docentes. 2016. (Encontro).

18.
5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: práticas, tecnologia e inovação."As músicas do meu Brasil?: atividades de apreciação musical significativa em sala de aula. 2015. (Simpósio).

19.
5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: práticas, tecnologia e inovação.Subprojeto de Música do PIBID/USC: sua contribuição na formação do educador musical. 2015. (Simpósio).

20.
5º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: práticas, tecnologia e inovação.Hino de Jubileu de Prata da FAFIL: revivendo momentos culturais da USC. 2015. (Simpósio).

21.
SECOD/2015 (XXXIX). 2015. (Outra).

22.
V Congresso Brasileiro de Educação: pesquisa e formação de professores - políticas e programas. Por que os alunos desistem do estudo da música?. 2015. (Congresso).

23.
V Semana de Educação Musical do IA/Unesp.Danças do folclore brasileiro sob a perspectiva dos métodos de educação musical de Dalcroze, Kodály e Orff. 2015. (Outra).

24.
Seminário Institucional de Iniciação à Docência.A apreciação musical significativa na escola de ensino fundamental II. 2014. (Seminário).

25.
Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.AVALIADORA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS submetidos para possível apresentação no SIED:EnPED:2014. 2014. (Simpósio).

26.
Bauru-Atlanta: Festiva das Américas. 2013. (Outra).

27.
SECoD 2013. 2013. (Outra).

28.
Encontro de Pesquisadores de Educação a Distância.Moderador de Sala Virtual. 2012. (Encontro).

29.
I Simpósio International de Educação à Distância.Moderador de Sala Virtual. 2012. (Simpósio).

30.
Minicurso: Análise e Interpretação do Gloria de Vivaldi.Análise e Interpretação do Gloria de Vivaldi. 2012. (Outra).

31.
SECoD 2012. 2012. (Outra).

32.
I Fórum Nacional Interdisciplinar: Folclore - Cultura.Danças Folclóricas Nordestinas. 2011. (Outra).

33.
Jornada de Música: Arte, Docência, Pesquisa - Aprimoramento profissional para o música educador. 2011. (Outra).

34.
XXXVI Semana de Estudos do Corpo Docente - SECOD. 2011. (Outra).

35.
III Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: Educação, Mídia e Cultura."Presença de Ernesto Nazareth em Marlos Nobre: a Nazarethiana op.2". 2010. (Simpósio).

36.
II Simpósio Internacional Linguagens Educativas - Perspectivas Interdisciplinares."Pesquisa em Música dos Professores do Curso de Música - USC: Caboclinhos e Maracatu do 4º. Ciclo Nordestino para Piano de Marlos Nobre. 2008. (Simpósio).

37.
Workshop de Jazz com Prof. Geoffrey Haydon (State University - EUA). 2007. (Outra).

38.
I Simpósio Internacional Linguagens Educativas - processo pedagógico na atualidade. 2005. (Simpósio).

39.
IV Congreso Internacional Cultura y Desarrollo. 2005. (Congresso).

40.
XXX Semana de Estudos do Corpo Docente - SECOD. 2005. (Outra).

41.
III Fórum de Pesquisa Científica em Arte.?A Morte e o Sentimento Místico Humano? Dramaturgias Musicais Contidas no Réquiem de Mozart. 2004. (Outra).

42.
III Fórum de Pesquisa Científica em Arte.A CRIAÇÃO MUSICAL: o Reflexo do Mundo Interior do Compositor e o Impacto sobre o Mundo Interior do Ouvinte. 2004. (Outra).

43.
O Desenvolvimento da Percepção e Cognição Musical em Crianças e Adultos (Profa. Dra. Beatriz Ilari. 2004. (Encontro).

44.
XXIX Semana de Estudos do Corpo Docente - SECOD. 2004. (Outra).

45.
Master Class - Prof. Harold Brown. 2003. (Outra).

46.
XXVIII Semana de Estudos do Corpo Docente - SECOD. 2003. (Outra).

47.
Curso de Análise e História da Arte Pianística. 2002. (Outra).

48.
Oficina de Musicalização Infantil (Profs. Thelma Chan e Thelmo Cruz). 2002. (Oficina).

49.
Ofincina de Musicalização Infantil (Prof. André Hosoi). 2002. (Oficina).

50.
Curso de Interpretação Pianística (Prof. Dr. Mauricy Matos Martin). 2001. (Outra).

51.
Curso de Interpretação Musical para Regentes (Prof. Nestor Miguel Wennholz). 2000. (Outra).

52.
Curso de Metodologia do Ensino Pianístico II - Profa. Dra. Rosa Maria Tolón. 1999. (Outra).

53.
III Encuentro Iberoamericano de Profesores y Estudiantes de Música. 1999. (Encontro).

54.
Curso de Metodologia do Ensino Pianístico - Profa. Dra. Rosa Maria Tolón. 1998. (Outra).

55.
Curso de Metodologia do Ensino Pianístico - Profa. Dra. Rosa Maria Tolón. 1997. (Outra).

56.
Curso de Piano - Prof. Dr. Yuri Airapetian.Curso de Piano. 1997. (Outra).

57.
Semana Cultural do Curso de Educação Artística. 1996. (Outra).

58.
II Semana de Artes.Aperfeiçoamento Técnico-Interpretativo Pianístico com Profa. Marisa Rosana Lacorte. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TOLON, R. M. ; CAVINI, M. P. ; Virmond, Marcos ; CORRADI JUNIOR, C. J. ; CAMPOS, D. R. D. . Bauru-Atlanta: Festival das Américas. 2013. (Festival).

2.
CAVINI, M. P.. A Música Erudita: o prazer de ouvir. 2010. (Outro).

3.
TOLÓN, Profa Dra Rosa Maria ; Virmond, Marcos ; CAVINI, M. P. ; CORRADI JUNIOR, C. J. . Bauru-Atlanta Competition. 2010. (Concurso).

4.
CORRADI JUNIOR, Prof Ms Claudio José ; CAVINI, M. P. . II Jornada de Música. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Lucas D'Alessandro Ribeiro. AS INFLUÊNCIAS AFRO-AMERICANAS EXERCIDAS SOBRE O SOUL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1970. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Música - Educação Musical) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábio Roberto Lopes. A Improvisação Jazzística: uma abordagem antropológica e filosófica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Henrique Pereira. Miguel Ângelo Ruiz:perfil biográfico e obra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.

2.
Gilmar Gomes. Os festivais de música popular no Brasil e sua contribuição para a cultura musical nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.

3.
Priscila Follmann Barban. A Difusão da Música Erudita em Bauru: grupos de formação de plateia em atividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.

4.
Fernanda Alcarde Miranda Figueiredo. O Ensino Pianístico na Infância: sugestões para o trabalho inicial com crianças alfabetizadas e não alfabetizadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.

5.
Mara Síntique Del Guerra Valério. O Ensino Pianístico na Infância: sugestões para o trabalho inicial com crianças alfabetizadas e não alfabetizadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.

6.
Fabiana da Silva Oliveira. O Choro para piano solo e sua contribuição para o aprimoramento técnico-interpretativo. 2006. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Instrumento) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.

Iniciação científica
1.
Leandro Moraes Gonçalves dos Santos. Miguel Ângelo Ruiz: catalogação de sua obra. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Educação Musical) - Universidade do Sagrado Coração, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maristella Pinheiro Cavini.



Outras informações relevantes


- Curso de Aperfeiçoamento em Piano (Prof. Dr. Yuri Airapetian) no Conservatório Estatal P. I. Tchaikowsky - Moscou/Rússia - 1997.
- Curso de Metodologia do Ensino Pianístico (Profa. Dra. Rosa Maria Tolón) na Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP - 1998/1999.
- Participação no III Econtro Iberoamericano de Professores e Estudantes de Música no Centro Nacional de Escuelas de Artes y Escuela Nacional de Música - Havana/Cuba - 1999.
- Curso de Análise e História da Arte Pianística (Profa. Dra. Rosa Maria Tolón) na Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP - 2002.
- Apresentação no Theatro São Pedro (cidade de São Paulo) como pianista convidada da OCUSC (Orquestra de Câmara da USC) a 31 de agosto de 2002.
- Participação do Curso de Formação em Tutoria Virtual oferecida pela Equipe de Educação a Distância da UAB-UFSCar no 2º. semestre de 2007, integralizando carga horária de 120 h/a de curso.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 11:35:04