Janaína Träsel Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9119011508431814
  • Última atualização do currículo em 28/12/2017


É professora da área de Voz no Curso de graduação em Artes Cênicas, Departamento de Artes, da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestre em Teatro, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Graduada em Fonoaudiologia (1997), com Especialização em Voz (2001). Formação em Educação Somática (2001) e em Terapias Sonoras (2015). Pós-Doutorado no Reino Unido pela University of Ulster (2014). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz e do Corpo na Arte - http://poeticasdavoz.ufsc.br. Idealizadora e coordenadora do Projeto "Cantos de Gaia: alquimias sonoras" - http://www.cantosdegaia.com. Focos de pesquisa na área de Voz: arte, educação, saúde, terapias sonoras, gênero feminino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janaína Träsel Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, J. T.;TRASEL MARTINS, JANAINA;MARTINS, JANAINA TRASEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
Campus Universitário - Centro de Comunicação e Expressão
Trindade
88040970 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 84442424
URL da Homepage: http://artescenicas.grad.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Os princípios da ressonância vocal na ludicidade de jogos de corpo-voz para a formação do ator, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Dra. Eliene Benicio Amancio Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Preparação Vocal, Criação Vocal, Artes Cênicas.
2002 - 2004
Mestrado em Teatro.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: A integração corpo-voz na arte do ator - a função da voz na cena, a preparação vocal orgânica, o ato criativo vocal,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dr. José Ronaldo Faleiro.
2017
Especialização em andamento em Especialização em Musicoterapia. (Carga Horária: 510h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brasil.
1999 - 2001
Especialização em Especialização em Voz. (Carga Horária: 500h).
Centro de Especialização Em Fonoaudiologia Clínica, CEFAC, Brasil.
Título: A ressonância vocal do ator.
Orientador: Dra. Deli Navas.
1993 - 1997
Graduação em Fonoaudiologia.
Instituto Metodista de Educação e Cultura, IMEC, Brasil.
Título: O universo simbólico - a construção do sujeito na e pela linguagem.
Orientador: Dra. Maria Thereza Gallotti.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
University of Ulster - Magee Branch Campus, U, Irlanda do Norte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: performance studies.


Formação Complementar


2017
Especialização em Musicoterapia. (Carga horária: 510h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Corpo e Voz (com prof. Giuliano Campo - UK). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
The alchemy of Song (com Susie Ro Prater). (Carga horária: 24h).
Susie Ro, SUSIE RO, Inglaterra.
2014 - 2014
Gaelic Song (com Fiona Mackenzie). (Carga horária: 8h).
Findhorn Foundation, FINDHORN, Escócia.
2014 - 2014
The alchemy of song (com Susie Ro Prater). (Carga horária: 6h).
Findhorn Foundation, FINDHORN, Escócia.
2014 - 2014
Azione e Intenzione nel Canto Vivo. (Carga horária: 12h).
Workcenter of Jerzy Grotowski e Thomas Richards, WGT, Itália.
2014 - 2014
Ancestors - Ritual and Resonance. (Carga horária: 56h).
Jill Purce - Healing Voice, JP, Inglaterra.
2014 - 2014
Healing Sounds - Tuning Forks, Crytals bowls. (Carga horária: 70h).
Colour of Sound Institute, CSI, Inglaterra.
2014 - 2014
Healing Voice. (Carga horária: 56h).
Jill Purce - Healing Voice, JP, Inglaterra.
2014 - 2014
African-American Sacred Music (com Kathy Bullock). (Carga horária: 10h).
Findhorn Foundation, FINDHORN, Escócia.
2013 - 2013
Cantos dos Povos. Danças Circulares Cantadas. (Carga horária: 40h).
Dances of Universal Peace - Focalizadora: Zelice Peixoto, DUP, Brasil.
2013 - 2013
Cantos dos Povos. Danças Circulares Cantadas. (Carga horária: 10h).
Dances of Universal Peace - Focalizadora: Maria Lalla Aché, DUP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em A arte do ser cantante (Cecília Valentim - SP). (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Cantos dos Povos. Danças Circulares Cantadas. (Carga horária: 14h).
Dances of Universal Peace. Ministrante: Patricia Tolentino, DUP, Brasil.
2012 - 2012
A voz que escuta (Meran Vargens UFBA). (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2012 - 2012
Movimento-Voz-Criação (com Martin Kravitz). (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
A ressonância da voz. (Carga horária: 14h).
Antroposofia. Ministrante: Thomas Adam, VOZ, Brasil.
2012 - 2012
Canto Harmônico. (Carga horária: 14h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2012 - 2012
Cantos dos Povos. Danças Circulares Cantadas. (Carga horária: 70h).
Dances of Universal Peace. Ministrante: Anahata, DUP, Brasil.
2012 - 2012
A voz em ambientes virtuais (Iain Mott - Unb). (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Voz e Fala Poética (Ministrante: Sara Lopes - UFU). (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
Voz e musicalidade (ministrante: César Lignelli). (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
Estilo no teatro: voz e palavra (Sullian Pacheco). (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2011 - 2011
Os parâmetros do som (Ministrante: César Lignelli). (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2010
Vozes nuas (com Brigitte do Voix Polyphoniques. (Carga horária: 20h).
Vertice Brasil, VB, Brasil.
2010 - 2010
Voz Ressoante: teoria e prática (CEV Fono). (Carga horária: 10h).
CEV Centro de Estudo da Voz S/S Limitada, CEV, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Rasaboxes (com Michelle Minnick - EUA). (Carga horária: 10h).
Vertice Brasil, VB, Brasil.
2009 - 2009
Movimento e Som em Dança-Teatro (Ciane Fernandes). (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2008 - 2008
Canto Harmônico. (Carga horária: 14h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2007 - 2007
Coral do Vale do Capão. (Carga horária: 50h).
Coral do Vale do Capão, CAETEAÇU, Brasil.
2005 - 2005
Voz-Corpo em conexão íntima (com Meran Vargens). (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Voz (com Teatro Potlach, da Itália). (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
O corpo e a voz na performance: do xamã ao ator. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Música para o teatro (com Harald Weiss). (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Lessac-Madsen Resonance Voice Therapy. (Carga horária: 16h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de Voz em Movimento (Madalena Bernardes). (Carga horária: 10h).
Grupo de Teatro Matula, MATULA, Brasil.
2002 - 2002
Voz e Ação Vocal do LUME. (Carga horária: 8h).
Mostra de Teatro de Grupo de Itajai, TEA ITAJAI, Brasil.
2002 - 2002
Voz e Ação Vocal (LUME - Simioni). (Carga horária: 9h).
Festival de Teatro de Blumenau, TEA BLU, Brasil.
2002 - 2002
O desvendar da voz. (Carga horária: 14h).
Antroposofia. Ministrante: Thomas Adam, VOZ, Brasil.
1999 - 2001
Educação Somática (bionergética). (Carga horária: 360h).
Instituto de Educação Somática, IES, Brasil.
1998 - 2000
VozTerapia. (Carga horária: 140h).
Ministrante: Sônia Prazeres, VOZ, Brasil.
1998 - 1999
Cantos dos Povos. Danças Circulares Cantadas. (Carga horária: 200h).
Dances of Univeral Peace. Ministrante: Eliana Gavenda e Tania Valladares, DUP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2017 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consciência Vocal
Pesquisa em Artes Cênicas
3/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Comunicação e Expressão, .

Cargo ou função
Coordenação de TCC.
3/2017 - Atual
Extensão universitária , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes.

Atividade de extensão realizada
Canto e musicalização para bebês.
3/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes e Libras / Curso de Artes Cênicas.

3/2017 - 7/2017
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Poéticas Vocais
3/2016 - 7/2016
Direção e administração, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes e Libras / Curso de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenação de Estágios.
3/2016 - 7/2016
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consciência Corporal
Poéticas Vocais
3/2015 - 7/2016
Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Cargo ou função
Coordenação das Atividades Complementares.
8/2015 - 12/2015
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consciência Vocal
3/2015 - 7/2015
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Poéticas Vocais
8/2013 - 12/2013
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consciência Vocal
6/2012 - 12/2013
Direção e administração, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes e Libras / Curso de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenadora de Estágio.
3/2011 - 12/2013
Extensão universitária , Reitoria, Secretaria de Cultura e Arte.

Atividade de extensão realizada
http://diadadancaufsc.wix.com/semanadadanca.
3/2013 - 6/2013
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Genealogias Dramáticas Americanas
Improvisação Teatral
7/2012 - 12/2012
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte I
Tópicos Especiais em Artes Cênicas: Práticas Vocais
3/2012 - 12/2012
Direção e administração, Centro de Comunicação e Expressão, .

Cargo ou função
Subcoordenadora de Curso.
3/2012 - 7/2012
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte II
Teatro de Rua
8/2011 - 12/2011
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte II
Teatro de Rua
3/2011 - 12/2011
Direção e administração, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes e Libras / Curso de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Subcoordenadora de Curso.
3/2011 - 7/2011
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte I
Tópicos Especiais em Artes Cênicas IV - Teatro de Sombras
8/2010 - 12/2010
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte II
Tópicos Especiais em Artes Cênicas: Práticas Vocais
3/2010 - 12/2010
Direção e administração, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes e Libras / Curso de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenadora de Ensino.
3/2010 - 7/2010
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte I
Tópicos Especiais em Artes Cênicas: Práticas Vocais
8/2009 - 12/2009
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte II
Técnicas do Ator I
Genealogias Dramáticas Americanas
3/2009 - 12/2009
Direção e administração, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas.

Cargo ou função
Coordenadora de Ensino.
3/2009 - 7/2009
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo na Arte
Improvisação Teatral
Teatro de Rua

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 12
Outras informações
Professora das disciplinas: Expressão Vocal I Expressão Vocal II Expressão Vocal III Preparação Vocal na Montagem Teatral

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 6

Atividades

3/2001 - 12/2004
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina de Montagem (7ª e 8ª fases) - Auxílio Vocal: Preparação Vocal
Expressão Vocal I (3ªfase da graduação)
Expressão Vocal II (4ª fase da graduação)
Expressão Vocal III (5ª fase da graduação)
06/2000 - 12/2000
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Auxilio a Montagem
Expressão Vocal I
Expressão Vocal III

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: doutoranda, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docente nas Disciplinas de Expressão Vocal I e II: em 2005/2: Expressão Vocal II para a 7ª fase do curso de Interpretação Teatral em 2006/1: Expressão Vocal I para a 6ª do curso de Interpretação Teatral em 2006/2: Expressão Vocal II para a 7ª fase do curso de Interpretação Teatral

Atividades

08/2005 - 12/2006
Estágios , Escola de Teatro, .

Estágio realizado
Estágio Docente nas Disciplinas Expressão Vocal I e II - 7 ª e 8ª fase do curso de Interpretação Teatral.
3/2006 - 8/2006
Ensino, licenciaturas especiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Voz do professor

Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora de expressão vocal, Carga horária: 4

Atividades

09/2004 - 02/2005
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Vocal para alunos do curso de Licenciatura em Artes Cênicas (curso Magister para professores de Artes em Escolas Públicas de ensino médio e fundamental)

Ribalta Escola de Atores, REA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina de Expressão Vocal no Teatro turmas de crianças, adolescentes e adultos

Atividades

02/1999 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fonoaudióloga, professora da disciplina de Expressão Vocal para aluno-atores. Turmas de 5 a 7 anos; 7 a 12 anos; 13 a 15 anos; 16 anos em diante.

Centro de Voz de Florianópolis, CVF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Clínica, Carga horária: 20
Outras informações
Terapia Vocal para profissionais da voz (atores, cantores, professores)

Atividades

1/1999 - 6/2002
Treinamentos ministrados , Centro de Voz de Florianópolis, .

Treinamentos ministrados
Terapia Vocal

Escola Infantil Sementinha, ES, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Teatro-Canto-Música para crianças de 2 a 6 anos.

Atividades

3/1999 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arte-educação (musicalização, canto coral, teatro) para crianças na faixa etária de 2 a 6 anos

Centro Educacional de Preparação Integrada, CREEPI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização infantil., Carga horária: 2
Outras informações
Professora de Teatro-Canto-Música, para crianças de 2 a 6 anos

Atividades

3/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arte Educação (musicalização infantil, canto coral, teatro) - crianças de 2 a 6 anos

Clínica Evoluzione, CE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: profissional liberal, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Clínica, Carga horária: 20
Outras informações
Terapia Vocal para profissionais da voz (atores, cantores, professores)

Atividades

1/1998 - 12/1998
Outras atividades técnico-científicas , Clínica Evoluzione, Clínica Evoluzione.

Atividade realizada
Terapia Vocal Clínica.

Clínica Reequilíbrio do Corpo, RC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: profissional liberal, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Clínica, Carga horária: 20

Atividades

3/1999 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Clínica de Fonoadiologia, Atendimento Fonoaudiológico.

Serviço realizado
Terapia Vocal clínica.


Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa Poéticas Vocais do Corpo na Arte

Objetivo: O Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz e do Corpo na Arte tem como objetivo abarcar estudos relacionados as artes performativas da voz. http://poeticasdavoz.ufsc.br/.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Cantos de Gaia: alquimias sonoras
Descrição: O projeto de pesquisa 'Cantos de Gaia: alquimias sonoras' é uma realização do Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz e do Corpo na Arte, coordenado pela professora Janaina Martins, do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Este projeto tem como proposta pesquisar, criar e compor poéticas sonoras com a voz, relacionadas ao gênero feminino. Nesta pesquisa criativa, são articulados estudos entre o rito e a arte, entre a música e a saúde. Por meio dos cantos femininos busca-se a expansão da consciência sobre as relações dos dinamismos culturais contemporâneos referentes ao corpo feminino. Busca-se alinhavar os conhecimentos contemporâneos às sabedorias ancestrais e o conhecimento acadêmico ao saber popular, com o intuito de ampliar a compreensão sobre a ação vocal. Esse projeto de pesquisa está vinculado ao projeto de extensão como mesmo novo, cujas atividades desenvolvidas são: cantos femininos com tambor, meditações femininas (sound bath), canto pré-natal para gestantes, canto e musicalização para mães e bebês. Website: http://www.cantosdegaia.com.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Angelica Mahfuz - Integrante / Thais Leite - Integrante / Amanda Fontanella - Integrante / Virgínia Sebastião - Integrante / Larissa de Cezar - Integrante.
2011 - 2014
Poeticas Vocais do Corpo na Arte: Teatro Flor das Aguas
Descrição: No Grupo de Pesquisa Poéticas Vocais do Corpo na Arte, trabalhamos desde 2011 no processo de criação, montagem e temporada de apresentações artísticas do espetáculo Flor das Aguas. O foco de pesquisa desta montagem artística esteve na composição da dramaturgia textual, corporal e vocal, a partir de entrelaces entre o teatro e a dança. O eixo temático escolhido foi sobre a água e suas relações com o ventre do corpo e o ventre da Terra. Para a composição dramatúrgica navegamos por matrizes culturais brasileiras de mitologias sobre as Deusas das águas, sobre dados reais de questões sócio-econômicas ambientais; sobre os cantos das lavadeiras, os cantos indígenas, os cantos sobre as águas da música popular brasileira; e sobre o Sagrado Feminino na cosmovisão indígena. www.flordasaguas.wix.com/flordasaguas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Marcela Capitanio - Integrante / Thais Leite - Integrante / Ieda Takaya Moraes - Integrante / Thais Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Cantos de Gaia: musicalização para bebês
Descrição: Os encontros de canto e musicalização com mamães e bebês são compostos de atividades lúdicas corporais e musicais com os objetivos de: ampliar a consciência da corporeidade da mulher durante a maternidade; criar ambientes sonoros de comunicação afetiva entre a mamãe e o bebê; envolver o bebê em vibrações harmônicas; aprofundar a interação dos bebês com a música; fazer música junto com as explorações sonoras do próprio bebê; criar um espaço de trocas e partilhas entre as mães e entre os bebês. É um espaço para a experimentação corporal e vocal inspirando-nos na curiosidade e no encantamento que os bebês demonstram ao descobrirem as possibilidades de movimento do corpo. Arte, movimento e saúde são integrados nas alquimias sonoras produzidas pelas mamães e seus bebês. Os encontros tem a periodicidade semanal. Aberto e gratuito para para a comunidade. Bebês de 3 meses a 1 ano. Informações: www.cantosdegaia.com.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Larissa de Cezar - Integrante / Luiz Carlos João Filho - Integrante / Caroline Lemes - Integrante.
2016 - Atual
Cantos de Gaia: alquimias sonoras para gestantes
Descrição: A ação de extensão 'Alquimias sonoras para gestantes" é parte do projeto intitulado "Cantos de Gaia: alquimias sonoras", vinculado ao Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz, da UFSC, cujo foco é o de realizar ações de pesquisa e de extensão na área das artes cênicas com temas relacionados ao gênero feminino.Nas vivências de alquimias sonoras para as gestantes, trabalhamos com cantos e músicas para o corpo feminino e para o bebê no ventre; jogos lúdicos de improvisação musical e vocal, entre outras práticas vocais com o intuito de estimular a consciência da sabedoria corporal mulher, o empoderamento feminino e o ancoramento do amor na conexão entre mãe e bebê. http://www.cantosdegaia.com Este projeto foi resultado dos estudos realizados no pós-doutorado no Reino Unido, tendo a Capes como instituição de fomento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Lara Amaral - Integrante / Bruno Kroeff - Integrante / Thiago Passos - Integrante / Larissa de Cezar - Integrante.
2015 - 2016
Roda de Cantos Nativos com Tambores Xamânicos
Descrição: Realização de ações culturais de rodas de cantos e tambores xamânicos na comunidade. Eixo temático: canções indígenas - povos Ameríndios. Periodicidade: uma vez por mês ou bimestral. Objetivos: realizar aulas/encontros vivencias de práticas de canto nativos; promover uma interação dialógica entre os saberes acadêmicos e os saberes populares, no que diz respeito aos cantos de tradição indígena; aprofundar os estudos sobre as relações entre voz, canto e cultura. Este projeto foi resultado dos estudos realizados no pós-doutorado no Reino Unido, tendo a Capes como instituição de fomento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Cantos de Gaia: meditações sonoras
Descrição: Este projeto de extensão realiza performances musicais com o intuito de ampliar a consciência sobre as relações entre a escuta, o som e o corpo. Através da performatividade do sons, de cantos, sons, palavras, de instrumentos musicais (tais como crystal singing bowl, tuning forks, gongo, tambor, entre outros), conduzido pelo grupo "Cantos de Gaia", as pessoas são convidadas a uma jornada sonora, a uma vivência ritualizada da música, a um banho sonoro (sound bath). 'Sound bath' é um termo inglês, de um procedimento de vivência sonora, em que a apresentação musical tem como foco dar um banho sonoro na platéia. Para além de uma cena musical, em que os sons são enviados e recebidos, trata-se de um envolvimento sonoro que abraça, que envolve, que harmoniza. Com o 'sound bath', a performatividade da voz é pesquisada com o intuito de despertar a escuta à sabedoria do corpo. Este projeto foi resultado dos estudos realizados no pós-doutorado no Reino Unido, tendo a Capes como instituição de fomento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Angelica Mahfuz - Integrante / Thais Leite - Integrante / Virgínia Sebastião - Integrante.
2015 - 2015
Performance em Foco
Descrição: É um projeto de extensão dentro do programa Laboratorio de Performance da UDESC, e contando com a parceria do Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz da UFSC. Este projeto é aberto para artistas, comunidade acadêmica e comunidade em geral. O projeto será realizado em encontros temáticos mensais com a presença de artistas e pesquisadores convidados para mediar discussões/vivências/mostra de processos, com o objetivo de discutir práticas e teorias da arte da Performance. O grande tema do performance em foco de 2015 é "Dimensões Impossíveis"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Café com Dança
Descrição: Café com Dança - evento que faz parte da programação dos Cafés Culturais Secult/ UFSC visando promover o debate e a reflexão sobre questões relacionadas à área da dança. Consta entre as ações do evento a organização de ciclo de debates e projeções de vídeodança. http://semanadadanca.wix.com/semanadadanca#!caf-com-dana/c20tb.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Integrante / Vera Torres - Coordenador / Débora Zamariolli - Integrante / Janaina Santos - Integrante / Ida Mara Freire - Integrante.
2012 - 2012
II Seminário A Voz e a Cena
Descrição: O seminário é uma ação do Grupo de Pesquisa Práticas e Poéticas Vocais (CNPQ) voltada ao compartilhamento de práticas e conceitos sobre aspectos pedagógicos, estéticos e poéticos da voz no contexto das artes cênicas. O objetivo é o de consolidar um espaço de encontro e intercâmbio de estudos e pesquisas entre os professores da área de voz dos Cursos de Artes Cênicas de IES do Brasil, e entre pesquisadores, estudantes, profissionais da comunidade e artistas, que têm interesse na voz como campo de estudo. A proposta do seminário é que a cada edição uma nova instituição e/ou grupos de participantes assumam a responsabilidade da viabilização e, assim, componham uma programação que, ao mesmo tempo, fortaleça as ações locais voltadas para o estudo e pesquisa da voz e, ainda, contribua com os estudos no âmbito nacional e internacional. A primeira edição do Seminário aconteceu no ano de 2011 na Universidade Federal de Uberlândia. Esta é a segunda edição do evento realizada por meio da parceria da UFSC e da UDESC. Este seminário é uma realização do grupo interinstitucional de pesquisa "Práticas e Poéticas Vocais", através dos projetos de extensão universitária Programa Laboratório de Performance, coordenado pela professora Ms. Daiane Dordete Steckert Jacobs (Departamento de Artes Cênicas/CEART/UDESC) e pelo projeto 2º. Seminário A Voz e A Cena, coordenado pela professora Dra. Janaína Träsel Martins (Departamento de Artes e Libras/UFSC). Todas as atividades do evento foram gratuitas e abertas à comunidade. Trata-se de um grupo interinstitucional formado por pesquisadores das Universidades Federais de Uberlândia (UFU), Brasília (UnB), Santa Catarina (UFSC) e das Universidades Estaduais de Campinas (UNICAMP) e de Santa Catarina (UDESC). http://vozecena.wix.com/vozecena.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Daiane Dordete Steckert Jacobs - Integrante.
2011 - 2012
Dia e Semana da Dança na UFSC
Descrição: Atividades de Extensão em Dança: Evento em 2011: Dia da Dança na UFSC; Evento em 2012: I Semana de Dança na UFSC. Objetivos: Promover a Dança dentro da UFSC; promover um espaço de estimulo à pesquisa e à extensão dos projetos de Dança da UFSC, bem como para projetos de dança da comunidade externa; gerar Cultura e Arte dentro da Universidade; proporcionar a comunidade interna e externa da UFSC práticas gratuitas de Dança. http://semanadadanca.wix.com/semanadadanca.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Vera Torres - Integrante / Luciana Fiamoncini - Integrante / Débora Zamariolli - Integrante / Janaina Santos - Integrante.
2011 - 2011
Oficinas de Artes Cenicas no Campus Curitibanos da UFSC
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / zila muniz - Integrante / Monica Aparecida Aguiar dos Santos - Integrante / Nastaja Brehsan - Integrante / Paula Bittencourt de Farias - Integrante.
2009 - 2011
Organização das Oficinas de Teatro e Dança na Semana Ousada de Artes UFSC/UDESC
Descrição: Comissão organizadora das oficinas de teatro e dança, realizadas durante o evento "Semana Ousada de Artes UFSC/UDESC", que ocorreram nos anos de 2009, 2010, 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Improvisação em contato: poéticas do corpo
Descrição: Projeto aprovado pelo PROEXT/MEC. ?Improvisação em Contato: poéticas do corpo? é um projeto de difusão, intercâmbio, reflexão e promoção da dança contemporânea, com ênfase na pesquisa da linguagem artística do 'Contato Improvisação'. A diretriz específica deste projeto é de natureza acadêmica, vinculada ao ensino do Curso de Graduação Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina, dessa forma, visa desenvolver práticas de estudos do corpo na arte relacionada às propostas pedagógicas do Curso e da linha de pesquisa Poéticas do Corpo. O projeto tem como objetivo promover ações educativas para a formação e a qualificação artística dos discentes, dos docentes e da comunidade. A proposta abrange: grupo de pesquisa e estudo do corpo na arte; oficinas semanais de dança 'Contato Improvisação' e Dança Contemporânea para a comunidade; encontros de improvisação de dança e música -'Jam Session'; e também palestras e debates para a democratização dos conhecimentos desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão. A proposta deste projeto envolve ações da inclusão da arte e da educação nas políticas publicas para o desenvolvimento da cidadania. http://poeticasdocorpo.wordpress.com/.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janaína Träsel Martins - Coordenador / Ana Alonso - Integrante / Nastaja Brehsan - Integrante / Claudinei Sevegnani - Integrante / Tamara Hass - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas/Especialidade: Preparação e direção vocal de atores.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas - Teatro, Dança, Música.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MARTINS, JANAINA TRASEL2017MARTINS, JANAINA TRASEL. Canto pré-natal: alquimias sonoras para gestantes. OUVIROUVER (ONLINE), v. 13, p. 630-643, 2017.

2.
4MARTINS, J. T.2015MARTINS, J. T.. Processo compositivo da vocalidade poética na dança-teatro Flor das Águas. Revista Cena, v. 1, p. 13-22, 2015.

3.
3MARTINS, J. T.2015MARTINS, J. T.. A cosmovisão Celta e a vocalidade poética: a tradição oral e as narrativas mitológicas da Idade Média. Boitatá, v. 19, p. 96-111, 2015.

4.
2CAMPO, GIULIANO2014CAMPO, GIULIANO ; TRASEL MARTINS, JANAINA . Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 39-52, 2014.

5.
7MARTINS, J. T.;TRASEL MARTINS, JANAINA;MARTINS, JANAINA TRASEL2013MARTINS, J. T.; JACOBS, D. D. S. . Vozes de Augustine: preparação vocal e presença da voz em cena. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 40-49, 2013.

6.
8MARTINS, J. T.;TRASEL MARTINS, JANAINA;MARTINS, JANAINA TRASEL2010MARTINS, J. T.; Brehsan, Nastaja ; Alonso, Ana ; Sevegnani, Claudinei ; Tamara Hass . Improvisação em contato: poéticas do corpo. Extensio (Florianópolis), v. 50, p. 58-65, 2010.

7.
5MARTINS, J. T.;TRASEL MARTINS, JANAINA;MARTINS, JANAINA TRASEL2010MARTINS, J. T.. Princípios da ressonância vocal na criação corporal da palavra em cena. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 25, p. 1-1, 2010.

8.
6MARTINS, J. T.;TRASEL MARTINS, JANAINA;MARTINS, JANAINA TRASEL2008MARTINS, J. T.. A ludicidade do jogo vocal no desenvolvimento da consciência criativa. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. III, p. 3, 2008.

9.
9MARTINS, J. T.;TRASEL MARTINS, JANAINA;MARTINS, JANAINA TRASEL2004MARTINS, J. T.. A relação entre o texto escrito e a vocalidade no teatro: contribuições a partir de Paul Zumthor. Urdimento (UDESC), Florianópolis: UDESC/CEART, v. 1, p. 141-149, 2004.

10.
10MARTINS, J. T.;TRASEL MARTINS, JANAINA;MARTINS, JANAINA TRASEL2002MARTINS, J. T.. O treinamento vocal do ator na contemporaneidade: a relação entre a técnica vocal e a organicidade vocal. Revista O Teatro Transcende, Blumenau/Santa Catarina, v. 11, p. 80-82, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALEIXO, F. (Org.) ; MARTINS, J. T. (Org.) ; JACOBS, D. D. S. (Org.) . Práticas e Poéticas Vocais - volume II. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2016. v. 2. 197p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, J. T.. Ação Vocal: a dramaturgia do corpo na ação física da palavra. In: Fernando Aleixo. (Org.). Práticas e Poéticas Vocais. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2014, v. 1, p. 15-26.

2.
MARTINS, J. T.. A relação corpo-voz na arte do ator: perspectivas a partir de Eugenio Barba. In: Jane Celeste. (Org.). Voz em Cena 2. Rio de Janeiro: Revinter, 2004, v. 2, p. 33-53.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, J. T.. A vocalidade da palavra na dança-teatro. In: III Seminário Nacional de DançaTeatro, 2011, Viçosa - MG. III Seminário Nacional de DançaTeatro. Viçosa: Tribuna, 2011. v. I. p. 174-181.

2.
JACOBS, D. D. S. ; MARTINS, J. T. . As vozes de Augustine. In: I Seminário Internacional História do Tempo Presente - Simpósio A voz e a Canção, 2011, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis: FAED, 2011. v. I. p. 1-2333.

3.
MARTINS, J. T.. Movimento sonoro: a ação da palavra na dança-teatro. In: I Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro, 2009, Viçosa - Minas Gerais. Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, J. T.. A voz da água: processo de criação cênica de Flor das Águas. In: VII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre. Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações.. Porto Alegre, 2012.

2.
MARTINS, J. T.. A dramaturgia do corpo-vocal: processo de criação da peça Dom Quixote (VI Congresso da ABRACE). In: VI Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo. VI Congresso da ABRACE ARTE E CIÊNCIA - ABISMO DE ROSAS, 2010.

3.
MARTINS, J. T.. Processo de criação vocal: jogos corpóreos de ressonância vocal para a composição da ação física da palavra (V Congresso da ABRACE). In: V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. V Congresso da ABRACE, 2008.

4.
MARTINS, J. T.. Processo de criação e composição de ações vocais do ator: relato de uma experiência cênica (IV Congresso ABRACE). In: IV Congresso da ABRACE, 2006, Rio de Janeiro. Memórias ABRACE X. Rio de Janeiro: 7letras, 2006. p. 184-186.

5.
MARTINS, J. T.. Principios da preparação vocal orgânica do ator (III Congresso ABRACE). In: ABRACE - III Congresso Brasileiro de pesquisa e pós graduação em Artes Cênicas, 2003, Florianópolis. Memória ABRACE VII. Florianópolis: UDESC, 2003. v. VII. p. 152-153.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, J. T.; CEZAR, L. . Vivências de canto para mães e bebês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, J. T.. Cantos Pré-Natal: alquimia sonora com gestantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, J. T.. A voz da água: processo de criação cênica de Flor das Aguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARTINS, J. T.. A dramaturgia do corpo-vocal: processo de criação da peça Dom Quixote. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARTINS, J. T.. Dramaturgia do ator: a composição vocal da palavra no corpo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, J. T.. Movimento sonoro: a ação da palavra na dança-teatro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, J. T.. Processo de criação vocal: Jogos corpóreos de ressonância vocal para a composição da ação física da palavra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARTINS, J. T.. Processo de criação e composição de ações vocais do ator: relato de uma experiência cênica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MARTINS, J. T.. Princípios da preparação vocal orgânica do ator. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MARTINS, J. T.. El entrenamiento vocal del actor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARTINS, J. T.. O treinamento vocal do ator. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARTINS, J. T.. A preparação vocal do ator. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARTINS, J. T.. O universo simbólico da criança: a constituição do sujeito na e pela linguagem. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, J. T.. Cantos de Gaia: alquimias sonoras. 2015; Tema: Vocalidade feminina, canto, música e saúde. (Site).

2.
MARTINS, J. T.. Pesquisa: Poéticas Vocais do Corpo em Arte. 2011; Tema: Poéticas da voz nas Artes Cênicas. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRASEL MARTINS, JANAINA; CEZAR, L. . Roda de Cantos Femininos - 13 Mundo de Mulheres e Fazendo Genero 11. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARTINS, J. T.; CEZAR, L. . Roda de Cantos Femininos - na 16 SEPEX/UFSC. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS, J. T.. Canto pré-natal: alquimias sonoras para gestantes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, J. T.. Cantos nativos com tambores xamânicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARTINS, J. T.. O ato de escuta e a ação vocal. 2015. .

6.
MARTINS, J. T.. Voz e Ação Vocal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MARTINS, J. T.. Processo de criação do ator - composição sonora da palavra via dramaturgia do corpo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MARTINS, J. T.. Dramaturgia do corpo: criação da ação vocal da palavra. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MARTINS, J. T.. Curso teórico-prático sobre preparação e criação vocal para o ator. 2007. .

10.
MARTINS, J. T.. Curso do Festival de Teatro de Curitiba: Voz-Corpo do Ator: criação e composição de ações vocais para a cena teatral. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MARTINS, J. T.. Festival de Teatro POA em Cena - Curso: Voz-Corpo do Ator. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MARTINS, J. T.. Projeto Trilha sonora para o Teatro - Preparação vocal do ator. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MARTINS, J. T.. Palestra sobre voz para o Curso de Administração da ESAG/UDESC. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MARTINS, J. T.; MAHFUZ, A. ; FONTANELLA, A. ; LEITE, T. ; SEBASTIAO, V. . Cantos de Gaia. 2015. Performática.

2.
MARTINS, J. T.; MORAES, I. T. ; Marcela Capitanio ; Thais Leite ; SOUZA, T. . Flor das Águas. 2013. Teatral.

3.
MARTINS, J. T.; MORAES, I. T. ; Marcela Capitanio ; SCHIAVO, J. ; SOUZA, T. . Flor das Aguas (direção artística). 2012. Teatral.

4.
Gilmar Moretti ; MARTINS, J. T. . Rigobello, o inspetor geral (preparação vocal do elenco). 2011. Teatral.

5.
MARTINS, J. T.; MIRANDA, B. . Retrato de Augustine (preparação vocal dos atores e atuacao como atriz). 2010. Teatral.

6.
MARTINS, J. T.; STUPP, R. . Eu.Voce.Ela. A mae (preparacao vocal da atriz). 2010. Teatral.

7.
MARTINS, J. T.. Dom Quixote (direção artística). 2010. Teatral.

8.
MARTINS, J. T.. Dança-Teatro: Corpografia (direção artística). 2009. Teatral.

9.
MARTINS, J. T.. O fim do espetáculo (preparação vocal do ator). 2005. Teatral.

10.
MARTINS, J. T.. Trilha Sonora para o teatro (preparação vocal do ator). 2005. Teatral.

11.
MARTINS, J. T.. Alunde (direção artística). 2005. Teatral.

12.
MARTINS, J. T.; LIMA, F. ; ANDRADE, M. . Herodes (preparação vocal dos atores). 2004. Teatral.

13.
MARTINS, J. T.. Grupo Teatral Elementos em Cena (preparação vocal dos atores). 2004. Teatral.

14.
MARTINS, J. T.; FALEIRO, J. R. . Relações Naturais de Qorpo Santo (preparação vocal dos atores). 2003. Teatral.

15.
MARTINS, J. T.; VIDOR, H. . Lisístrata (preparação vocal dos atores). 2002. Teatral.

16.
MARTINS, J. T.. Baal Capsa - uma tragédia ultravioleta (preparação vocal dos atores). 2002. Teatral.

17.
MARTINS, J. T.; FALEIRO, J. R. . Noite de Reis - William Sheakspeare (preparação vocal dos atores). 2001. Teatral.

18.
MARTINS, J. T.. Somos Todos do Jardim da Infância (preparação vocal dos atores). 2001. Teatral.

19.
MARTINS, J. T.. Burguês Fidalgo (preparação vocal dos atores). 2001. Teatral.

20.
MARTINS, J. T.. Sonhos de uma Noite de Verão (preparação vocal dos atores). 2001. Teatral.

21.
MARTINS, J. T.. O renascer da floresta. 2000. Teatral.

22.
MARTINS, J. T.. Espetáculo de Dança - Grupo de Patinação Artística Dom Bosco. 1995. Coreográfica.

23.
MARTINS, J. T.. Espetáculo de Dança - Grupo de Patinação Artística Dom Bosco. 1994. Coreográfica.

24.
MARTINS, J. T.. Espetáculo de Dança - Grupo de Patinação Artística Dom Bosco. 1993. Coreográfica.

25.
MARTINS, J. T.. Espetáculo de Dança - Grupo de Patinação Artística Tangarás. 1992. Coreográfica.

26.
MARTINS, J. T.. Espetáculo de Dança - Grupo de Patinação Artística Tangarás. 1991. Coreográfica.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MARTINS, J. T.. CD de música infantil - Meu canto (direção artística. regência do coral). 2000.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALEIXO, F.; MARTINS, J. T.; CARNEIRO, A. M. P.; ARANTES, L. H. M.. Participação em banca de Maria Cláudia Santos Lopes. A voz e o sagrado: cantos sobre poéticas vocais em dois contextos. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
Miranda, MB; MARTINS, J. T.; JACOBS, D. D. S.. Participação em banca de Massimiliano Buldrini. Da terra ao céu: a jornada de pesquisa vocal de um performer contemporaneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
MIRANDA, B.; MARTINS, J. T.; Vera Collaço. Participação em banca de Rosimeire da Silva. No passo da lanterna: em busca do teatro feminista brasileiro contemporaneo. 2012. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
ALMEIDA, T. V.; MARTINS, J. T.; CAYMMI, S.; ANDRADE, A. L.. Participação em banca de Sylvia Cristina Toledo Gouveia. Maria Bethânia, corpo em voz em cena: a performance de Carcará. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Vera Collaço; Beltrame, Valmor; MARTINS, J. T.. Participação em banca de Paula Bittencourt de Farias. O bobo da corte: uma perspectiva da bobagem trágica em Shakespeare. 2011. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
Marta Isaacsson; MARTINS, J. T.; Mirna Spritzer; Silvia Balestreri. Participação em banca de Laura Backes. Voz e emocao - provocacoes a partir de Wolfohn, Roy Hart e Pantheatre. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
Cabral, Beatriz; MARTINS, J. T.; Baumgärtel, Stephan. Participação em banca de Raquel Guerra. O espaço sonoro em processos de drama: a voz e os ruídos na construção de narrativas teatrais no contexto escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
GARCIA, W. A. C.; MARTINS, J. T.; CORAZZA, S. M.. Participação em banca de Renata Ferreira da Silva. (In) Vento - Performance e experiencia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
Spritzer, Mirna; MARTINS, J. T.; DORNELES, M. A.; MAROCCO, I. A.; KASPER, K. M.. Participação em banca de Rochele Resende Porto. Para além do ensaio: a meditação tibetana no processo de criação cênica. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
Spritzer, Mirna; MARTINS, J. T.; Marocco, Inês. Participação em banca de Silvana Baggio Ávila. A organicidade da palavra no processo criativo do ator. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
Ida Mara Freire; MARTINS, J. T.; Luciana Esmeralda Ostetto. Participação em banca de Mariene Hundertmarch Perobelli. O avesso do corpo: uma experiência de reversibilidade entre teatro e educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, J. T.; MERISIO, P.; KEISERMAN, N.; CARNEIRO, A.. Participação em banca de Mariene Hundertmarck Perobelli. Uma jornada artístico-docente: Artes Cênicas, Infância e Ancestralidade. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
GARCIA, W. A. C.; MARTINS, J. T.; MORETTI, M. F.; FALEIRO, J. R.; OLIVEIRA, M.; SCHMIDLIN, E.. Participação em banca de Renata Ferreira da Silva. Mimagens da Docência. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
NUNES, S. M.; MARTINS, J. T.; MALETTA, E.; Miranda, MB; FALEIRO, J. R.. Participação em banca de Bárbara Biscaro. Vozes Nômades: escutas e escritas da voz em performance. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
Brito, Maria Cristina; MARTINS, J. T.; GARCIA, A. A.; FERRAZ, E. M.; MAIA, Luciano P.. Participação em banca de Jane Celeste Guberfain. Método Espaço-Direcional-Beutenmuller no trabalho vocal com atores. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
NUNES, S. M.; MARTINS, J. T.; FALEIRO, J. R.; Miranda, MB; MALETTA, E.. Participação em banca de Bárbara Biscaro. Ouvir os corpos, ver as vozes: chaves de pensamento para estéticas da voz em cena. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
ALEIXO, F.; MARTINS, J. T.; CARNEIRO, A.. Participação em banca de Maria Cláudia S. Lopes. A voz e o sagrado: cantos sobre poéticas da voz em dois contextos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
MIRANDA, B.; MARTINS, J. T.; JACOBS, D. D. S.. Participação em banca de Massimiliano Buldrini. Da terra ao céu: a jornada de pesquisa vocal de um performer contemporaneo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
MIRANDA, B.; MARTINS, J. T.; Pacheco, S.V.; NUNES, S. M.. Participação em banca de Angela Emilia Finardi. O centro de energia de base do corpo na preparação vocal do performer. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
NUNES, S. M.; MARTINS, J. T.; MALETTA, E.; FALEIRO, J. R.. Participação em banca de Barbara Biscaro. A escuta qualificado do ator. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, J. T.; CARLI, E.; MORETTI, M. F.. Participação em banca de Valquiria Vasconcelos da Piedade.Amor ao teatro: o ator e a escuta principiante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MARTINS, J. T.; MORETTI, M. F.; PEREIRA, L. F.. Participação em banca de Ana Paula Gozalo de Araujo.Maquiagem teatral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PADILHA, P. G.; MARTINS, J. T.; MELO, S. N.. Participação em banca de Angelica Rocha Mahfuz.Construindo a personagem: articulações de principios do sistema de Stanislavski no processo do curta-metragem BranCURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MARTINS, J. T.; JACOBS, D. D. S.; BEINEKE, V.. Participação em banca de Camila Costa Zanetta.Jogos teatrais como colaboradores no processo pedagógico do canto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
ZAMARIOLLI, D.; MARTINS, J. T.; PEREIRA, L. F.. Participação em banca de Tamara Hass Ribeiro.Processo Colaborativo em Dança Contemporanea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SALVATTI, F. G.; MARTINS, J. T.; MUNIZ, Z.; NUNES, S. M.. Participação em banca de Paula Moreira de Souza Dias.A improvisação como técnica e prática do intérprete-criador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
GARCEZ, R.; MARTINS, J. T.; CARREIRA, A. L.. Participação em banca de Carlos Eduardo da Silva.Como estabelecer uma cultura criativa para um teatro de auto-renovação?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
LIMA, F.; FALEIRO, J. R.; MARTINS, J. T.. Participação em banca de Tharyn Stazak de Freitas.Em defesa da composição de personagem: estudo de caso: Noite de Reis. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
MARTINS, J. T.. Participação em banca de Ana Lúcia Caye.Perfil vocal de professores de body pump e body combat em Florianópolis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VARGENS, M.; MARTINS, J. T.; ALVAREZ, M.. Concurso Público para Docente: Expressão Vocal e Canto para a Cena (UFBA). 2012. Universidade Federal da Bahia.

2.
LIGNELLI, C.; DUARTE, M; MARTINS, J. T.. Concurso para Docente: Voz e Performance (UNB). 2012. Universidade de Brasília.

3.
Marco Flavio Alvarenga; Monica Montenegro; MARTINS, J. T.. Concurso Publico para Docente. Área de Voz/Interpretação (UFOP). 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
MARTINS, J. T.; RODRIGUES, Mauro Roberto; CINTRA, Wagner. Concurso Público para Docente. Área: Teatro de Formas Animadas (UFSC). 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MARTINS, J. T.; Marta Isaacsson; Mirna Spritzer. Concurso Público para Docente. Área: Voz para Teatro (UFRGS). 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
MARTINS, J. T.; DINIZ, A.; MEDEIROS, S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Subsituto. Área: Teatro de Rua (UFSC). 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Beltrame, Valmor; MARTINS, J. T.; Barros, Luizete. Concurso Público para Docente. Área: Teatro de Formas Animadas (UFSC). 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
JACOBS, D. D. S.; VIDOR, H.; MARTINS, J. T.. Processo Seletivo para Professor Subsituto: Voz e Interpretação Teatral (UDESC). 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. Canto pré-natal: alquimias sonoras para gestantes. 2017. (Congresso).

2.
XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia. Vivências de canto para mães e bebês. 2017. (Congresso).

3.
CLAM - Congresso Latino Americano de Musicoterapia. 2016. (Congresso).

4.
Semana Performática.Mesa Redonda: Voz em Performance. 2015. (Seminário).

5.
V Festival Práticas Corporais.A dança do som no corpo. 2015. (Outra).

6.
V Seminário A voz e a cena.Pesquisas na área de voz. 2015. (Seminário).

7.
Earth Sings - Encontro de Canto na Comunidade de Findhorn. 2014. (Simpósio).

8.
Goddess Conference. 2014. (Congresso).

9.
Voice Camp - oficinas de canto. 2014. (Oficina).

10.
VII Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação emm Artes Cenicas). A voz da água: processo de criação cênica de flor das aguas. 2012. (Congresso).

11.
Estudo Semiótico da Articulação Som e Cena. 2011. (Oficina).

12.
III Encontro Catarinense de Iluminação Cênica. 2011. (Encontro).

13.
III Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro.A vocalidade da palavra na dança-teatro. 2011. (Seminário).

14.
I Seminário |A voz e a Cena|.Preparação técnica vocal do ator. 2011. (Seminário).

15.
I Seminário Internacional História do Tempo Presente - Simpósio A voz e a Canção.As vozes de Augustine. 2011. (Seminário).

16.
VI Reunião Científica ABRACE. 2011. (Outra).

17.
O mal estar da (na) arte contemporânea.Mesa Redonda: Um Corpo Obsceno e Mal Comportado. 2010. (Seminário).

18.
SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Coordenação da Oficina e Jam de Dança, ministrada pelos bolsistas. 2010. (Oficina).

19.
SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Improvisação em contato: poéticas do corpo. 2010. (Seminário).

20.
Vertice Encontro Internacional de Teatro... 2010. (Encontro).

21.
VI Congresso da ABRACE. A dramaturgia do corpo-vocal: processo de criação da peça Dom Quixote. 2010. (Congresso).

22.
Vivência no Teatro de Sombras no Festival Internacional de Formas Animadas.vivência no Teatro de Sombras (com a Cia. Teatro Lumbra/RS). 2010. (Oficina).

23.
17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Oficinas de Voz para o Professor Relações entre o Corpo a Voz e as Práticas Pedagógicas (Autor(es): Fga. Leda Maria Fonseca Bazzo e Fga. Janaina Martins). 2009. (Congresso).

24.
II Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais.Dramaturgia do corpo: a composição vocal da palavra. 2009. (Seminário).

25.
I Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro.Movimento sonoro: a ação da palavra na dança-teatro. 2009. (Seminário).

26.
Mini-Curso: Conscientização e Movimento (com Angel Vianna).Conscientização e movimento - no Seminário Nacional de Dança-Teatro. 2009. (Oficina).

27.
Mini-Curso: Corpo, criação e cena (com Mária Strazzacappa).Corpo, criação e cena - no Seminário Nacional de Dança-Teatro. 2009. (Oficina).

28.
Mini-Curso: Corpo Contêiner (com Luciana Paludo).Corpo Contêiner - no Seminário Nacional de Dança-Teatro. 2009. (Oficina).

29.
Mini-Curso: Fronteiras rarefeitas da dança-teatro na conexão Klauss/ Angel Vianna.Fronteiras rarefeitas da dança-teatro na conexão Klauss/ Angel Vianna - no Seminário Nacional de Dança-Teatro. 2009. (Oficina).

30.
Mini-Curso: processos autoficcionais de criação.processos autoficcionais de criação -no Seminário Nacional de Dança-Teatro. 2009. (Oficina).

31.
V Congresso ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Processo de criação vocal: jogos corpóreos de ressonância vocal para a composição da ação física da palavra. 2008. (Congresso).

32.
Oficina de Movimento do/no Corpo. Dança Contemporânea.Oficina de Dança Contemporânea com Grupo de Dança de Recife. 2007. (Oficina).

33.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. IV Congresso ABRACE:. 2006. (Congresso).

34.
Oficina de Dança: Investigação de movimento 'Estados Corporais'.Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança - UFBA. 2006. (Oficina).

35.
Oficina de Expressão Rítimica e Djembé na Dança (com Bamamour do Senegal).Expressão Rítmica e Djembé na dança do Senegal. Salvador/Bahia. 2005. (Oficina).

36.
Curso de Atualização em Voz Profissional do CEFAC.Atualização em Voz Profissional do CEFAC. 2004. (Simpósio).

37.
II Congresso Internacional de Regência Coral. II congresso Internacional de Regência Coral. São Paulo/SP. 2004. (Congresso).

38.
IX Simpósio Internacional em Voz Profissional do CEV.IX Simpósio Internacional em Voz do CEV (Centro de Estudos da Voz). São Paulo/SP. 2004. (Simpósio).

39.
III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2003. (Congresso).

40.
Festival de Teatro de Blumenau - Seminário de Pesquisa.Seminário de Pesquisa no Festival de Teatro de Blumenau. SC. 2002. (Seminário).

41.
I Foro-Oficina Iberoamericano de Vozes para o Ator.Encontro Iberoamericano dos professores universitários da disciplina de expressão vocal dos cursos de artes cênicas. ECA-USP/SP. 2002. (Encontro).

42.
Seminário Aberto sobre Performance e Teatro.Seminário Aberto sobre Performance e Teatro. Fpolis/SC. 2002. (Seminário).

43.
Seminário Integrado de Pesquisa da UDESC.Seminário Integrado de Pesquisa. UDESC. Fpolis/SC. 2002. (Seminário).

44.
XI Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino. XI Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino. Buenos Aires/Argentina. 2002. (Congresso).

45.
Curso de Pós Graduação em Metodologia do Ensino de técnicas teatrais: a formação do ator.Disciplina de Voz no curso de especialização na formação do ator. UDESC, Fpolis/SC. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, J. T.; Santos, Janaina ; ZAMARIOLLI, D. ; Torres, Vera . II Dia da Dança na UFSC. 2013. (Outro).

2.
MARTINS, J. T.; Torres, Vera ; ZAMARIOLLI, D. ; Santos, Janaina ; FREIRE, I. M. . Cafés com Dança - ciclo de palestras. 2013. (Outro).

3.
MARTINS, J. T.; ZAMARIOLLI, D. ; Santos, Janaina ; Torres, Vera . I Semana de Dança na UFSC. 2012. (Festival).

4.
MARTINS, J. T.; JACOBS, D. D. S. . II Seminário A voz e a cena. 2012. (Outro).

5.
MARTINS, J. T.; Borges, Maria ; Torres, Vera ; Fiamoncini, Luciana . I Dia da Dança na UFSC. 2011. (Outro).

6.
MARTINS, J. T.. Oficinas de Artes Cênicas no Campus Curitibanos da UFSC. 2011. (Outro).

7.
MARTINS, J. T.. Oficinas de Artes Cênicas da IV Semana Ousada de Artes UFSC/UDESC. 2011. (Outro).

8.
Santos, Monica Aparecida Aguiar ; MARTINS, J. T. . Oficinas e Mostra Artísica de Artes Cênicas no Campus Curitibanos da UFSC. 2011. (Outro).

9.
MARTINS, J. T.; Borges, Maria ; Messores, Claudia . Oficinas de Artes Cênicas da III Semana Ousada de Artes. 2010. (Festival).

10.
MARTINS, J. T.; Brehsan, Nastaja ; Alonso, Ana ; Sevegnani, Claudinei ; Tamara Hass . Improvisação em contato: poéticas do corpo. 2010. (Outro).

11.
MARTINS, J. T.; Borges, Maria ; Messores, Claudia . Oficinas de Artes Cênicas da II Semana Ousada de Artes. 2009. (Festival).

12.
MARTINS, J. T.; DINIZ, A. ; SACHS, C. ; ALANO, T. ; BORBA, J. . Ciclo de Palestras sobre a Prática Teatral. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Sousa Martins. A dramaturgia da atriz no espetáculo Bora Simbora. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Angela Finardi. O centro de energia de base do corpo na preparação vocal do performer. 2014. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Janaína Träsel Martins.

Tese de doutorado
1.
Daiane Dordete Steckert Jacobs. Possível cartografia para um corpo vocal queer em performance. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Janaína Träsel Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Sousa Martins. Caminhos da Dramaturgia Corporal: uma viagem nômade como processo de criação de "Bora Simbora". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Janaína Träsel Martins.

2.
Claudinei Sevegnani. Improvisação e dramaturgia do Movimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Janaína Träsel Martins.

3.
Elise Schmiegelow. Projeto Shakeseare no bosque: Sonho de uma Noite de Verão . 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Janaína Träsel Martins.

4.
Ana Lúcia Caye. Perfil vocal de professores de body pump e body combat em Florianópolis. 2002. 200 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Janaína Träsel Martins.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 8:58:51