Eduardo Magno Lages Figueiredo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1265706528850746
  • Última atualização do currículo em 13/01/2019


Eduardo é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação e coordenador do Laboratório de Engenharia de Software (LabSoft) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente (abril/17 a março/18), Eduardo é pesquisador visitante fazendo pós-doutorado em Carnegie Mellon University (CMU), Estados Unidos. Doutor em Engenharia de Software pela Universidade de Lancaster no Reino Unido (2009). Eduardo possui ainda mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: medição de software, padrões de projeto e implementação, reutilização de software, estudos empíricos e desenvolvimento de software orientado a aspectos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Magno Lages Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIREDO, Eduardo;Figueiredo, E.;Figueiredo, Eduardo;FIGUEIREDO, EDUARDO MAGNO LAGES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.
Avenida Presidente Antônio Carlos - 6627 - DCC/ICEx/UFMG
Campus UFMG
31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095878
URL da Homepage: http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Engenharia de Software.
Lancaster University, LANCS, Inglaterra.
Título: Concern-Oriented Heuristic Assessment of Design Stability, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Jon Whittle e Dr. Alessandro Garcia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação Orientada a Interesses; Estabilidade de Software; Estudo Empirico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
2004 - 2006
Mestrado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Uma Abordagem Quantitativa para Avaliação de Software Orientado a Aspectos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Carlos Jose Pereira de Lucena.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aspectos; Método Quantitativo; Ferramenta de Avaliação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2003
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Ferramenta para Seleção e Aplicação de Refactoring Automático a Programas Java.
Orientador: Marcelo de Almeida Maia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Carnegie Mellon University, CMU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.


Lancaster University, LANCASTER, Inglaterra.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Anomalias de Software Sensíveis à Variabilidade em Linha de Produtos de Software (FAPEMIG PPM)
Descrição: Este projeto visa aplicar técnicas de análise estática para identificar fragmentos de código complexos na implementação de variabilidade. Tais fragmentos complexos são chamados anomalias de software sensíveis à variabilidade. Além de técnicas de análise estática de código, é planejada a realização de entrevistas com desenvolvedores de software para o entendimento do impacto de anomalias de software sensíveis à variabilidade em linha de produtos de software. Com base nos dados coletados, este projeto objetiva propor e avaliar um novo método para detecção de anomalias de software sensíveis à variabilidade. Uma ferramenta de software deve ser desenvolvida para apoiar os passos do método em uma detecção automatizada de tais anomalias. O objetivo final é apoiar desenvolvedores na detecção e remoção de anomalias de software sensíveis à variabilidade em linha de produtos de software..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Variability-aware Quantitative Analysis of Code Anomalies in Highly Configurable Software Systems (CNPq Universal)
Descrição: This project aims to quantitatively analyze the challenges related to software variability implementation and feature interaction in highly configurable software systems. The proposed quantitative analysis may rely on software metrics to indicate complex code fragments implementing variability, that we call variability-aware code anomalies. Software metrics are the pragmatic means for assessing different quality attributes of software systems, such as maintainability and changeability. In addition to software metrics, we plan to realize interviews with software developers to better understand the impact of variability-aware code anomalies in highly configurable software systems. Based on collected data, this project aims to propose and investigate a new tool- supported method to detect variability-aware code anomalies..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador / Alessandro Fabricio Garcia - Integrante / SANT?ANNA, CLAUDIO - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Evolução Segura de Famílias de Sistemas de Software: Métricas, Experimentos e Padrões de Desenvolvimento (CNPq Universal)
Descrição: O objetivo deste projeto é oferecer meios para avaliação empírica dos efeitos positivos e negativos de diferentes mecanismos de composição de uma família de sistemas na estabilidade e na robustez dos produtos de software. Ao fim deste projeto espera-se obter os seguintes resultados: (i) identificar, documentar e formalizar diferentes formas de manifestações de características em famílias de sistemas de software, (ii) obter um método empírico baseado em métricas para avaliação de técnicas de desenvolvimento usados em famílias de sistemas de software, e (iii) documentar o conhecimento em relação ao uso de mecanismos modernos de composição destas técnicas na forma de padrões de desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador / Pedro Santos Neto - Integrante / Juliana Padilha - Integrante / Juliana Alves Pereira - Integrante / Cláudio Sant'Anna - Integrante / Alexandre Martins Paiva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
PaDEx-LPS: Padrões de Desenvolvimento baseados em Experimentação para Linha de Produtos de Software (FAPEMIG PPM)
Descrição: A experimentação desempenha um papel fundamental na descoberta e avaliação de novos padrões de desenvolvimento. Estudos experimentais geralmente utilizam métricas tradicionais na avaliação de software em geral e linha de produtos de software em particular. Entretanto, ainda é limitado o conhecimento científico sobre padrões de desenvolvimento que façam uso adequado dos diferentes mecanismos presentes em técnicas para desenvolvimento de linha de produtos de software. O objetivo deste projeto é definir um conjunto de padrões de desenvolvimentos para resolver problemas recorrentes no desenvolvimento de linha de produtos de software..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Avaliação Sensível a Características de Técnicas para Desenvolvimento de Linha de Produtos de Software (FAPEMIG Universal)
Descrição: Algumas manifestações de características são consideradas indícios de problemas para a evolução de uma Linha de Produtos de Software (LPS) como, por exemplo, por levarem a um número excessivo de falhas e instabilidade dos produtos. Por outro lado, inúmeras técnicas de desenvolvimento têm sido propostas com o objetivo de separar as características que compõe uma LPS. Entretanto, pouco se sabe da real influência dos diferentes mecanismos presentes nestas técnicas nos atributos de qualidade da LPS, como estabilidade e robustez. Assim, o objetivo deste projeto é oferecer meios para avaliação empírica dos efeitos positivos e negativos de diferentes mecanismos de composição de uma LPS na estabilidade e na robustez dos produtos de software..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador / Alessandro Garcia - Integrante / Fabiano Ferrari - Integrante / Diogo Santana - Integrante / Juliana Padilha - Integrante / Juliana Alves Pereira - Integrante / Marina Montanari Barbosa - Integrante / Hayllander Blonski Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Análise Quantitativa Orientada a Interesses de Sistemas Modulares e Confiáveis (FAPEMIG Universal)
Descrição: O objetivo deste projeto é oferecer meios para análise quantitativa orientada a interesses dos efeitos positivos e negativos de diferentes técnicas avançadas de modularização na confiabilidade de sistemas de software..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador / Nélio Cacho - Integrante / Heitor Costa - Integrante / Ramon Abilio - Integrante / Juliana Alves Pereira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
AVOIDS - Avaliação Orientada a Interesses de Software Modular (CNPq Universal)
Descrição: O objetivo deste projeto é oferecer meios para avaliação empírica dos efeitos positivos e negativos de diferentes formas de manifestações de interesses transversais na qualidade de sistemas de software sobre o ponto de vista da evolução..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador / Alessandro Garcia - Integrante / Claudio Sant'Anna - Integrante / Diogo Santana - Integrante / Juliana Padilha - Integrante / Patrick Teodoro do Prado - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2011 - 2012
Um Jogo de Apoio ao Ensino de Engenharia de Software (PROGRAD/UFMG)
Descrição: Este projeto propõe a adaptação de jogos educacionais existentes para refletir práticas mais modernas de produção de software e para considerar aspectos intrínsecos do desenvolvimento de software no Brasil. O objetivo geral é tornar o ensino de Engenharia de Software mais atrativo aos alunos, apresentando conceitos práticos importantes de uma maneira divertida e envolvente. Para atender tal objetivo, vários objetivos específicos serão considerados no desenvolvimento do novo jogo, tais como (i) reusar conceitos de jogos existente, (ii) aplicar conceitos de evolução de software e técnicas contemporâneas de Engenharia de Software e (iii) elaborar um jogo instrutivo e dinâmico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador / Alcemir Santos - Integrante / Patrick Teodoro do Prado - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 2
2011 - 2012
Avaliação de Estabilidade em Técnicas Contemporâneas de Modularização de Software (FAPEMIG Universal)
Descrição: A avaliação da modularidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de modernos sistemas de software. Métricas tradicionais de software se baseiam na abstração de módulo e constituem um poderoso mecanismo para fornecer indicadores de modularidade de projeto de software. Entretanto, alguns interesses, chamados interesses transversais, afetam múltiplos módulos do sistema e não são facilmente quantificáveis por métricas tradicionais. Interesses transversais são geralmente considerados indicativos de problemas para a evolução do sistema, como exemplo, por levarem a instabilidade do projeto. Técnicas contemporâneas de modularização têm sido propostas com o objetivo de separar interesses transversais e melhorar a modularidade do sistema. Por outro lado, pouco se sabe da real influência dos mecanismos destas técnicas na estabilidade do projeto. Assim, o objeto deste projeto é oferecer meios para avaliação empírica dos efeitos positivos e negativos de diferentes técnicas contemporâneas de modularização na estabilidade de software..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Coordenador / Alessandro Garcia - Integrante / Marcelo Maia - Integrante / Alcemir Rodrigues Santos - Integrante / Pericles Rafael Oliveira Alves - Integrante / Thieres Nardy Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
AOSD Europe
Descrição: AOSD-Europe harmonises and integrates the research, training and dissemination activities of its members in order to address fragmentation of AOSD activities in Europe and strengthen innovation in areas such as aspect-oriented analysis and design, formal methods, languages and applications of AOSD techniques in ambient computing..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos
Descrição: O Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (DSOA) é um novo paradigma proposto para melhorar a separação de interesses transversais na construção de software..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Integrante / Uirá Kulesza - Integrante / Arndt von Staa - Integrante / Carlos José Pereira de Lucena - Coordenador / Claudio N. Sant'Anna - Integrante.
2004 - 2006
Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes [ESSMA/CTinfo (CNPq)]
Descrição: Desenvolver a área de Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes (ESSMA), avaliando e validando seus fundamentos e as tecnologias desenvolvidas em domínios de aplicação que têm a vocação natural para a adoção de soluções baseadas em SMAs, como: Comércio Eletrônico, Computação Móvel, Educação à Distância e Otimização de Sistemas. Informações Adicionais: Obtenção de auxílios junto a órgãos de fomento nacionais, internacionais ou estrangeiros: PRONEX / MCT (Ministério de Ciências e Tecnologia); Lei de Informática: IBM, Solectron, Motorola; FAPERJ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (15) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (15) .
Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo - Integrante / Carlos Lucena - Coordenador / Arndt von Staa - Integrante / Julio Leite - Integrante / Hugo Fuks - Integrante / Ruy Milidiú - Integrante / Markus Endler - Integrante / Ricardo Noya - Integrante / Toacy Oliveira - Integrante / Mariela Cortés - Integrante / Raul Martins - Integrante / Maria Fernandes - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6


Revisor de periódico


2009 - 2011
Periódico: Advances in Engineering Software
2009 - Atual
Periódico: Journal of The Brazilian Computer Society (Online)
2011 - 2014
Periódico: IET Software (Print)
2012 - Atual
Periódico: The Journal of Systems and Software
2012 - 2014
Periódico: Computing and Informatics
2012 - 2015
Periódico: Journal of Software: Evolution and Process
2012 - 2014
Periódico: Journal of Information and Data Management (JIDM)
2012 - 2014
Periódico: Journal of Universal Computer Science (Online)
2014 - 2014
Periódico: The Computer Journal
2014 - 2014
Periódico: Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD)
2014 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Software Engineering
2015 - Atual
Periódico: Information and Software Technology
2015 - Atual
Periódico: Empirical Software Engineering
2017 - Atual
Periódico: IEEE SOFTWARE


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2012 - 2012
Agência de fomento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), SBC.
2015
Segundo melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2014
Segundo melhor artigo do Workshop on Software Modularity (WMod 2014), SBC.
2013
Nomeado entre os três melhores artigos do Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development Advanced Modularization Techniques (LA-WASP)., SBC.
2013
Melhor artigo do Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM), co-alocado ao CBSoft., SBC.
2013
Segunda melhor ferramenta do CBSoft (Sessão de Ferramentas)., SBC.
2010
Melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2007
3o lugar no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTD-QS), categoria Mestrado, Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS).
2003
Aluno de maior destaque entre os formandos de Ciência da Computação em 2003 pela Universidade Federal de Ouro Preto., Departamento de Computação, Universidade Federal de Ouro Preto..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:22
Total de citações:128

Outras
Total de trabalhos:38
Total de citações:885
Eduardo Figueiredo eliminando trabalhos de homônimos. H-Index = 12; G-Index = 29. Fonte: Google Scholar, utilizando o software Harzing's Publish or Perish  Data: 17/07/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, MAURICIO R. DE A.2018SOUZA, MAURICIO R. DE A. ; VEADO, LUCAS ; MOREIRA, RENATA TELES ; Figueiredo, Eduardo ; COSTA, HEITOR . A systematic mapping study on game-related methods for software engineering education. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 95, p. 201-218, 2018.

2.
VALE, GUSTAVO2018VALE, GUSTAVO ; FERNANDES, EDUARDO ; Figueiredo, Eduardo . On the proposal and evaluation of a benchmark-based threshold derivation method. SOFTWARE QUALITY JOURNAL, p. 1-32, 2018.

3.
OLIVEIRA, J.2017OLIVEIRA, J. ; FERNANDES, EDUARDO ; SOUZA, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . A Method Based on Naming Similarity to Identify Reuse Opportunities. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 10, p. 1-25, 2017.

4.
Pereira, Juliana Alves2017Pereira, Juliana Alves ; MACIEL, LUCAS ; NORONHA, THIAGO F. ; Figueiredo, Eduardo . Heuristic and exact algorithms for product configuration in software product lines. International Transactions in Operational Research, v. 1, p. 1-22, 2017.

5.
ALMEIDA, M.2017ALMEIDA, M. ; OLIVEIRA, J. ; TAVARES, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo . On the Investigation of Domain-Sensitive Bad Smells in Information Systems. INFOCOMP (UFLA. IMPRESSO), v. 1, p. 1-11, 2017.

6.
PAIVA, T.2017PAIVA, T. ; DAMASCENO, A. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; SANT'ANNA, C. . On the evaluation of code smells and detection tools. JOURNAL OF SOFTWARE ENGINEERING RESEARCH AND DEVELOPMENT, v. 5, p. 1-28, 2017.

7.
SANTOS, ADRIANO2016SANTOS, ADRIANO ; Alves, Péricles ; Figueiredo, Eduardo ; Ferrari, Fabiano . Avoiding code pitfalls in Aspect-Oriented Programming. Science of Computer Programming (Print), v. 119, p. 31-50, 2016.

8.
GAIA, FELIPE NUNES2014GAIA, FELIPE NUNES ; FERREIRA, GABRIEL COUTINHO SOUSA ; FIGUEIREDO, Eduardo ; MAIA, MARCELO DE ALMEIDA . A quantitative and qualitative assessment of aspectual feature modules for evolving software product lines. Science of Computer Programming (Print), v. 1, p. 1-36, 2014.

9.
CACHO, NELIO2014CACHO, NELIO ; SANT?ANNA, CLAUDIO ; Figueiredo, Eduardo ; DANTAS, FRANCISCO ; GARCIA, Alessandro ; BATISTA, THAIS . Blending Design Patterns with Aspects: A Quantitative Study. The Journal of Systems and Software, v. 100, p. 1-23, 2014.

10.
RODRIGUES, BRUNO RAFAEL DE OLIVEIRA2014RODRIGUES, BRUNO RAFAEL DE OLIVEIRA ; SOUZA, DANIEL EDILSON DE ; FIGUEIREDO, EDUARDO MAGNO LAGES . Medindo Acoplamento em Software Orientado a Objeto: Uma Perspectiva do Desenvolvedor DOI - 10.5752/P.2316-9451.2014v3n1p3. Abakós, v. 3, p. 3-17, 2014.

12.
SOUSA FERREIRA, GABRIEL COUTINHO2013SOUSA FERREIRA, GABRIEL COUTINHO ; GAIA, FELIPE NUNES ; Figueiredo, Eduardo ; DE ALMEIDA MAIA, MARCELO . On the use of feature-oriented programming for evolving software product lines - A comparative study. Science of Computer Programming (Print), v. 93, p. 65-85, 2013.

13.
CONEJERO, J.2012CONEJERO, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; HERNANDEZ, J. ; JURADO, E. . On the Relationship of Concern Metrics and Requirements Maintainability. Information and Software Technology, v. 54, p. 212-238, 2012.

14.
FIGUEIREDO, Eduardo2012 FIGUEIREDO, Eduardo; SANT'ANNA, C. ; GARCIA, Alessandro ; LUCENA, Carlos . Applying and Evaluating Concern-Sensitive Design Heuristics. The Journal of Systems and Software, v. 85, p. 227-243, 2012.

15.
SILVA, B.2009SILVA, B. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; NUNES, D. . Refactoring of Crosscutting Concerns with Metaphor-Based Heuristics. Electronic Notes in Theoretical Computer Science, v. 233, p. 105-125, 2009.

16.
CASTOR FILHO, F.2009CASTOR FILHO, F. ; CACHO, N. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; Rubira, C. ; AMORIM, J. ; SILVA, H. . On the Modularization and Reuse of Exception Handling with Aspects. Software, Practice & Experience (Print), v. 39, p. 1377-1417, 2009.

17.
GARCIA, Alessandro F.2006GARCIA, Alessandro F. ; SANT'ANNA, Claudio N. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; KULESZA, Uirá ; LUCENA, Carlos J. P. ; STAA, Arndt von . Modularizing Design Patterns with Aspects: A Quantitative Study. Lecture Notes in Computer Science, v. 3880, p. 36-74, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FIGUEIREDO, Eduardo. Concern-Oriented Heuristic Assessment of Design Stability: Evaluating New Generation Modular Software Technologies. 1. ed. Saarbrücken: Lambert Academic Publishing (LAP), 2011. v. 1. 232p .

2.
AYALA, C. ; BARBOSA, S. ; ESTRADA, H. ; LENCASTRE, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Proceedings of the the 14th Ibero-American Conference on Software Engineering (CIbSE) and 14th Workshop on Requirements Engineering (WER). 1. ed. Rio de Janeiro: Creacteve / PUC-Rio, 2011. v. 1. 460p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, EDUARDO ; VALE, GUSTAVO ; Sousa, Leonardo ; Figueiredo, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; Lee, Jaejoon . No Code Anomaly is an Island. In: Springer. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlin: Springer International Publishing, 2017, v. 10221, p. 48-64.

2.
Pereira, Juliana Alves ; Constantino, Kattiana ; Figueiredo, Eduardo ; Saake, Gunter . Quantitative and Qualitative Empirical Analysis of Three Feature Modeling Tools. In: Springer. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.Berlin: Springer International Publishing, 2016, v. 703, p. 66-88.

3.
Alves, Péricles ; Figueiredo, Eduardo ; Ferrari, Fabiano . Avoiding Code Pitfalls in Aspect-Oriented Programming. In: SBLP. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Maceio: Springer International Publishing, 2014, v. 1, p. 31-46.

4.
Pereira, Juliana Alves ; Constantino, Kattiana ; Figueiredo, Eduardo . A Systematic Literature Review of Software Product Line Management Tools. Lecture Notes in Computer Science. 14ed.Miami: Springer International Publishing, 2014, v. 8919, p. 73-89.

5.
Padilha, Juliana ; Pereira, Juliana ; Figueiredo, Eduardo ; Almeida, Jussara ; GARCIA, Alessandro ; Sant Anna, Cláudio . On the Effectiveness of Concern Metrics to Detect Code Smells: An Empirical Study. In: 26th International Conference on Advanced Information Systems Engineering (CAiSE). (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Thessaloniki, Greece: Springer International Publishing, 2014, v. 1, p. 656-671.

6.
GAIA, F. ; FERREIRA, G. ; Figueiredo, E. ; MAIA, Marcelo . A Quantitative Assessment of Aspectual Feature Modules for Evolving Software Product Lines. Proceedings of the 16th Brazilian conference on Programming Language (SBLP). 1ed.Berlin: Springer, 2012, v. 7554, p. 134-149.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, F. ; DINIZ, J. ; TAVARES, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Testing Tools for Configurable Software Systems: A Review-based Empirical Study. In: 13th International Workshop on Variability Modelling of Software-Intensive Systems (VAMOS), 2019, Leuven, Belgium. Proceedings of 13th International Workshop on Variability Modelling of Software-Intensive Systems (VAMOS). New York: ACM, 2019. v. 1. p. 1-10.

2.
CRUZ, D. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; MARTINEZ, J. . A Literature Review and Comparison of Three Feature Location Techniques using ArgoUML-SPL. In: 13th International Workshop on Variability Modelling of Software-Intensive Systems (VAMOS), 2019, Leuven, Belgium. Proceedings of 13th International Workshop on Variability Modelling of Software-Intensive Systems (VAMOS). New York: ACM, 2019. v. 1. p. 1-10.

3.
SANTOS, A. ; SOUZA, M. ; DAYRELL, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Game Elements for Learning Programming: a Mapping Study. In: International Conference on Computer Supported Education (CSEDU), 2018, Funchal. Proceedings of International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2018). Berlin: Springer, 2018. v. 1. p. 1-12.

4.
MARTINEZ, JABIER ; ORDOÑEZ, NICOLAS ; TËRNAVA, XHEVAHIRE ; ZIADI, TEWFIK ; APONTE, JAIRO ; Figueiredo, Eduardo ; VALENTE, MARCO TULIO . Feature location benchmark with argoUML SPL. In: Proceeedings of the 22nd International Conference, 2018, Gothenburg. Proceeedings of the 22nd International Conference on Systems and Software Product Line - SPLC '18, 2018. v. 1. p. 257-6.

5.
MORI, A. ; VALE, GUSTAVO ; ALMEIDA, M. ; OLIVEIRA, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; REIOLI, E. J. ; JAMSHIDI, P. ; KASTNER, C. . Evaluating Domain-Specific Metric Thresholds: An Empirical Study. In: International Conference on Technical Debt (TechDebt), 2018, Gothenburg. Proceedings of International Conference on Technical Debt (TechDebt). New York: ACM, 2018. v. 1. p. 1-10.

6.
TAVARES, C. ; FERREIRA, F. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Ferramentas de Refatoração de Software. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2018, Caxias do Sul. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. p. 1-10.

7.
OLIVEIRA, J. ; VIGGIATO, M. ; SANTOS, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; MARQUES NETO, H. . An Empirical Study on the Impact of Android Code Smells on Resource Usage. In: International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE), 2018, San Francisco. Proceedigns of International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE). New York: IEEE, 2018. v. 1. p. 1-6.

8.
Pereira, Juliana Alves ; SCHULZE, SANDRO ; Figueiredo, Eduardo ; Saake, Gunter . N-dimensional tensor factorization for self-configuration of software product lines at runtime. In: Proceeedings of the 22nd International Conference, 2018, Gothenburg. Proceeedings of the 22nd International Conference on Systems and Software Product Line - SPLC '18. New York: ACM, 2018. v. 1. p. 87-10.

9.
SANTOS, A. ; SOUZA, M. ; DAYRELL, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Exploring Game Elements in Learning Programming: An Empirical Evaluation. In: 48th IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018, San Jose. Proceedings of 48th IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). New York: IEEE, 2018. v. 1. p. 1-9.

10.
RODRIGUES, P. ; SOUZA, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Games and Gamification in Software Engineering Education: A Survey with Educators. In: 48th IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018, San Jose. Proceedings of 48th IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). New York: IEEE, 2018. v. 1. p. 1-9.

11.
VIGGIATO, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . On the Investigation of Development Practices in Software Domains. In: Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft), 2018, São Carlos. co-alocado ao CBSoft. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. p. 1-9.

12.
MORI, A. ; REIOLI, E. J. ; FIGUEIREDO, Eduardo . TWarning: A Warning Tool for Domain-Sensitive Thresholds. In: Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), Sessão de Ferramentas, 2018, São Carlos. Anais do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. p. 1-6.

13.
SANTOS, ADRIANO ; SOUZA, MAURÍCIO ; OLIVEIRA, JOHNATAN ; Figueiredo, Eduardo . Mining Software Repositories to Identify Library Experts. In: the VII Brazilian Symposium, 2018, Sao Carlos. Proceedings of the VII Brazilian Symposium on Software Components, Architectures, and Reuse - SBCARS '18. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. p. 83-92.

14.
VIGGIATO, M. ; TERRA, R. ; ROCHA, H. ; VALENTE, M. T. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Microservices in Practice: A Survey Study. In: Brazilian Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance (VEM), 2018, Sao Carlos. Proceedings of Brazilian Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance (VEM). Porto Alegre: SBC, 2018. v. 1. p. 1-8.

15.
Pereira, Juliana Alves ; MACIEL, LUCAS ; NORONHA, THIAGO F. ; Figueiredo, Eduardo . Heuristic and exact algorithms for product configuration in software product lines. In: Proceeedings of the 22nd International Conference, 2018, Gothenburg. Proceeedings of the 22nd International Conference on Systems and Software Product Line - SPLC '18. New York: ACM Press, 2018. v. 1. p. 247-247.

16.
FERNANDES, EDUARDO ; SOUZA, P. ; MARQUES, K. ; BIGONHA, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Detection Strategies for Modularity Anomalies: An Evaluation with Software Product Lines. In: 14th International Conference on Information Technology : New Generations (ITNG), 2017, Las Vegas. Proceedings of 14th International Conference on Information Technology : New Generations (ITNG 2017). Berlin: Springer, 2017. v. 1. p. 1-6.

17.
SILVA, A. ; CARNEIRO, G. ; MONTEIRO, M. ; Figueiredo, Eduardo ; CONSTANTINO, K. ; BRITO E ABREU, F. . On the Impact of Product Quality Attributes on Open Source Project Evolution. In: 14th International Conference on Information Technology : New Generations (ITNG), 2017, Las Vegas. Proceedings of 14th International Conference on Information Technology : New Generations (ITNG 2017). Berlin: Springer, 2017. v. 1. p. 12-17.

18.
SOUZA, MAURICIO RONNY DE ALMEIDA ; VEADO, LUCAS FURTINI ; MOREIRA, RENATA TELES ; FIGUEIREDO, EDUARDO MAGNO LAGES ; COSTA, HEITOR AUGUSTUS XAVIER . Games for Learning: Bridging Game-Related Education Methods to Software Engineering Knowledge Areas. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training Track (ICSESEET), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training Track (ICSE-SEET). New York: IEEE, 2017. v. 1. p. 170-179.

19.
P. MONTEIRO, MIGUEL ; CESAR BRANDAO SILVA, ANTONIO ; DE FIGUEIREDO CARNEIRO, GLAUCO ; Constantino, Kattiana ; BRITO E ABREU, FERNANDO ; Figueiredo, Eduardo ; CARLOS M. DE PAULA, ANTONIO . The Influence of Software Product Quality Attributes on Open Source Projects: A Characterization Study. In: 19th International Conference on Enterprise Information Systems, 2017, Porto. Proceedings of the 19th International Conference on Enterprise Information Systems, 2017. v. 1. p. 29-39.

20.
DINIZ, JOAO P. ; VALE, GUSTAVO ; GAIA, FELIPE ; Figueiredo, Eduardo . Evaluating Delta-Oriented Programming for Evolving Software Product Lines. In: 2017 IEEE/ACM 2nd International Workshop on Variability and Complexity in Software Design (VACE), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM 2nd International Workshop on Variability and Complexity in Software Design (VACE). New York: IEEE, 2017. v. 1. p. 27-33.

21.
FERNANDES, EDUARDO ; FERREIRA, L. P. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; VALENTE, M. T. . How Clear is Your Code? An Empirical Study with Programming Challenges. In: Ibero-American Conference on Software Engineering (CIbSE), 2017, Buenos Aires. Experimental Software Engineering Track (ESELAW). New York: ACM, 2017. v. 1. p. 1-10.

22.
MORI, A. ; REIOLI, E. J. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Measuring and Comparing Quality Attributes of Software Development Communities. In: Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft), 2017, Fortaleza. co-alocado ao CBSoft. Porto Alegre: SBC, 2017. v. 1. p. 1-6.

23.
ALMEIDA, M. ; OLIVEIRA, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo . On the Investigation of Domain-Sensitive Bad Smells in Information Systems. In: Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI), 2017, Lavras. Proceedings of Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2017. v. 1. p. 1-10.

24.
MORI, A. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; REIOLI, E. J. . Towards the Definition of Domain-Specific Thresholds. In: Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI), 2017, Lavras. Proceedings of Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2017. v. 1. p. 1-10.

25.
SOUZA, MAURICIO RONNY DE ALMEIDA ; CONSTANTINO, KATTIANA FERNANDES ; VEADO, LUCAS FURTINI ; FIGUEIREDO, EDUARDO MAGNO LAGES . Gamification in Software Engineering Education: An Empirical Study. In: 2017 IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2017, Savannah. 2017 IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). New York: IEEE, 2017. v. 1. p. 276-284.

26.
ASSIS, GUILHERME ; VALE, GUSTAVO ; Figueiredo, Eduardo . Feature oriented programming in Groovy. In: the 8th ACM SIGPLAN International Workshop, 2017, Vancouver. Proceedings of the 8th ACM SIGPLAN International Workshop on Feature-Oriented Software Development - FOSD 2017. New York: ACM, 2017. v. 1. p. 21-30.

27.
OLIVEIRA, J. ; FERNANDES, E. ; VALE, G. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Identification and Prioritization of Reuse Opportunities with JReuse. In: International Conference on Software Reuse (ICSR), 2017, Salvador. Proceedings of International Conference on Software Reuse (ICSR). Berlin: Springer, 2017. v. 10221. p. 184-191.

28.
Constantino, Kattiana ; Pereira, Juliana Alves ; Padilha, Juliana ; VASCONCELOS, PRISCILLA ; Figueiredo, Eduardo . An Empirical Study of Two Software Product Line Tools. In: 11th International Conference on Evaluation of Novel Software Approaches to Software Engineering, 2016, Rome. Proceedings of the 11th International Conference on Evaluation of Novel Software Approaches to Software Engineering. v. 1. p. 164-8.

29.
ABILIO, RAMON ; VALE, GUSTAVO ; Figueiredo, Eduardo ; COSTA, HEITOR . Metrics for feature-oriented programming. In: the 7th International Workshop, 2016, Austin. Proceedings of the 7th International Workshop on Emerging Trends in Software Metrics - WETSoM '16. v. 1. p. 36-8.

30.
FERNANDES, EDUARDO ; OLIVEIRA, JOHNATAN ; VALE, GUSTAVO ; PAIVA, THANIS ; Figueiredo, Eduardo . A review-based comparative study of bad smell detection tools. In: the 20th International Conference, 2016, Limerick. Proceedings of the 20th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering - EASE '16. v. 1. p. 1-12.

31.
OLIVEIRA, J. ; FERNANDES, E. ; SOUZA, M. ; Figueiredo, E. . A Method Based on Naming Similarity to Identify Reuse Opportunities. In: Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI), 2016, Florianopolis. Proceedings of Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1-8.

32.
CONSTANTINO, K. ; Figueiredo, Eduardo ; CARNEIRO, G. ; MELO-MINARDI, R. . Multiple View Interactive Environment to Analyze Software Product Line Tools. In: Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI), 2016, Florianopolis. Proceedings of Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1-8.

33.
FERNANDES, E. ; FERREIRA, F. ; NETTO, J. O. ; Figueiredo, Eduardo . Information Systems Development with Pair Programming: An Academic Quasi-Experiment. In: Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI), 2016, Florianopolis. Proceedings of Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1-8.

34.
FERNANDES, E. ; Figueiredo, Eduardo . Detecting Code Anomalies in Software Product Lines. In: Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft), 2016, Maringá. co-alocado ao CBSoft. Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1-6.

35.
VEADO, LUCAS ; VALE, GUSTAVO ; FERNANDES, EDUARDO ; Figueiredo, Eduardo . TDTool. In: the 20th International Conference, 2016, Limerick. Proceedings of the 20th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering - EASE '16, 2016. v. 1. p. 1-5.

36.
OLIVEIRA, J. ; Figueiredo, Eduardo . A Recommendation System of Reuse Opportunities based on Lexical Analysis. In: Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI), 2016, Florianopolis. co-alocado ao SBSI. Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1-3.

37.
ALMEIDA, M. ; OLIVEIRA, J. ; Figueiredo, Eduardo . Configuração de Produtos em Linha de Produtos de Software. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação (SMSI), 2016, Belo Horizonte. Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação (SMSI). Belo Horizonte: PUC-Minas, 2016. v. 1. p. 1-11.

38.
FERNANDES, EDUARDO ; OLIVEIRA, JOHNATAN ; Figueiredo, Eduardo . Investigating how features of online learning support software process education. In: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2016, Eire. 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). v. 1. p. 1-8.

39.
PAIVA, A. ; OLIVEIRA, J. ; Figueiredo, Eduardo . Dolly or Shaun? A Survey to Verify Code Clones Detected using Similar Sequences of Method Calls. In: Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance (VEM), 2016, Manringa. co-alocado ao CBSoft 2016. Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1-8.

40.
SANTOS, M. ; Figueiredo, Eduardo ; SOUZA, M. . Padrões de Projeto em Java: Um Estudo Prático sobre a Utilização e Benefícios. In: Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES), 2016, Maceio. co-alocado ao SBQS 2016. Porto Alegre: SBC, 2016. v. 1. p. 1-10.

41.
VALE, G. ; ABILIO, R. ; PEREIRA, J. ; Figueiredo, Eduardo ; AFONSO JUNIOR, P. ; COSTA, H. . Identification and Relationship Between Notation and Tool for Feature Models with Graphic Representation. In: International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC), 2016, Valparaiso. Proceedings. Valparaiso: SCCC, 2016. v. 1. p. 1-12.

42.
ABILIO, RAMON ; Padilha, Juliana ; Figueiredo, Eduardo ; COSTA, HEITOR . Detecting Code Smells in Software Product Lines -- An Exploratory Study. In: 2015 12th International Conference on Information Technology New Generations (ITNG), 2015, Las Vegas. 2015 12th International Conference on Information Technology - New Generations. v. 1. p. 433-6.

43.
VALE, G. ; BORGES, H. ; Figueiredo, Eduardo ; PADUA, C. . Ferramentas de Medição de Software: Um Estudo Comparativo. In: 12th Workshop on Experimental Software Engineering (ESELAW), 2015, Lima, Peru. Proceedings of 12th Workshop on Experimental Software Engineering (ESELAW). Lima: Springer, 2015. v. 1. p. 1-14.

44.
SILVA, D. ; VALENTE, M. T. ; Figueiredo, Eduardo . Um Estudo sobre Extração de Métodos para Reutilização de Código. In: 12th Workshop on Experimental Software Engineering (ESELAW), 2015, Lima, Peru. Proceedings of 12th Workshop on Experimental Software Engineering (ESELAW). Lima: Springer, 2015. v. 1. p. 1-14.

45.
CARDOSO, B. ; Figueiredo, Eduardo . Co-Occurrence of Design Patterns and Bad Smells in Software Systems: An Exploratory Study. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2015, Goiânia, GO. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. p. 1-8.

46.
VALE, GUSTAVO ANDRADE DO ; FIGUEIREDO, EDUARDO MAGNO LAGES . A Method to Derive Metric Thresholds for Software Product Lines. In: 2015 29th Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), 2015, Belo Horizonte-MG. 2015 29th Brazilian Symposium on Software Engineering. v. 1. p. 110-120.

47.
VALE, GUSTAVO ; ALBUQUERQUE, DANYLLO ; Figueiredo, Eduardo ; GARCIA, Alessandro . Defining metric thresholds for software product lines. In: the 19th International Conference, 2015, Nashville. Proceedings of the 19th International Conference on Software Product Line - SPLC '15. v. 1. p. 176-10.

48.
VALE, G. ; Figueiredo, E. . Detection and Description of Variability Smells. In: Workshop de Teses e Dissertações em Engenharia de Software (WTDSoft), 2015, Belo Horizonte. co-alocado ao CBSoft 2015. Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. p. 1-6.

49.
SANTOS, A. ; VALE, G. ; Figueiredo, E. . Does Online Content Support UML Learning? An Empirical Study. In: Software Engineering Education Forum (FEES), 2015, Belo Horizonte. Proceedings of Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES). Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. p. 1-12.

50.
PAIVA, T. ; DAMASCENO, A. ; PADILHA, J. ; Figueiredo, Eduardo ; SANT?ANNA, CLAUDIO . Experimental Evaluation of Code Smell Detection Tools. In: Workshop on Software Visualization, Evolution, and Maintenance (VEM), 2015, Belo Horizonte. co-allocated with CBSoft 2015. Porto Alebre: SBC, 2015. v. 1. p. 1-8.

51.
OLIVEIRA, J. ; FERNANDES, E. ; Figueiredo, Eduardo . Evaluation of Duplicated Code Detection Tools in Cross-Project Context. In: Workshop on Software Visualization, Evolution, and Maintenance (VEM), 2015, Belo Horizonte. co-allocated with CBSoft 2015. Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. p. 1-8.

52.
SANTOS, A. ; VALENTE, M. T. ; Figueiredo, Eduardo . Do JavaScript Static Analyzers Detect Bad Coding Practices?. In: Workshop on Software Visualization, Evolution, and Maintenance (VEM), 2015, Belo Horizonte. co-allocated with CBSoft 2015. Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. p. 1-8.

53.
FERREIRA, F. ; VON STAA, A. ; Figueiredo, Eduardo . Uma Análise da Eficácia de Assertivas Executáveis como Indicadoras de Falhas em Software. In: Workshop on Systematic and Automated Software Testing (SAST), 2015, Belo Horizonte. co-alocado ao CBSoft 2015. Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. p. 1-10.

54.
SOUZA, CARLOS ; FIGUEIREDO, Eduardo . How do programmers use optional typing?. In: the 13th international conference, 2014, Lugano. Proceedings of the 13th international conference on Modularity - MODULARITY '14. New York: ACM Press. v. 1. p. 109-12.

55.
Figueiredo, Eduardo; Pereira, Juliana Alves ; GARCIA, LUCAS ; LOURDES, LUCIANA . On the evaluation of an open software engineering course. In: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2014, Madrid. 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings. v. 1. p. 1-8.

56.
SOUZA, M. ; EVANGELISTA, M. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Expectativas e Percepções sobre a Gerência de Configuração de Software: Um Survey. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), 2014, Blumenau - SC. Anais do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS). Rio de Janeiro: SBC, 2014. v. 1. p. 1-13.

57.
RODRIGUES, B. ; SOUZA, D. ; Figueiredo, E. . Avaliando Acoplamento em Atividades de Manutenção de Sistemas Orientados a Objeto. In: Simpósio Mineiro de Engenharia de Software (SMES), 2014, Belo Horizonte. Anais do Simpósio Mineiro de Engenharia de Software (SMES). Belo Horizonte: SBC, 2014. v. 1. p. 1-10.

58.
OLIVEIRA, J. ; SOUZA, P. ; Figueiredo, E. . Uma Avaliação de Ferramentas de Modelagem de Software. In: Simpósio Mineiro de Engenharia de Software (SMES), 2014, Belo Horizonte. Anais do Simpósio Mineiro de Engenharia de Software (SMES). Belo Horizonte: SBC, 2014. v. 1. p. 1-10.

59.
VALE, G. ; FERREIRA, L. P. ; Figueiredo, Eduardo . On the Detection of God Class in Aspect-Oriented Programming: An Empirical Study. In: Workshop on Software Modularity (WMod), 2014, Maceio. Proceedings of Workshop on Software Modularity (WMod). Maceio: SBC, 2014. v. 1. p. 1-12.

60.
CARDOSO, B. ; Figueiredo, Eduardo . Co-occurrence of Design Patterns and Bad Smells in Software Systems: A Systematic Literature Review. In: Workshop on Software Modularity (WMod), 2014, Maceio. Proceedings of Workshop on Software Modularity (WMod). Maceio: SBC, 2014. v. 1. p. 1-12.

61.
PAIVA, A. ; Figueiredo, Eduardo . Do Concern Metrics Support Code Clone Detection?. In: Workshop on Software Modularity (WMod), 2014, Maceio. Proceedings of Workshop on Software Modularity (WMod). Maceio: SBC, 2014. v. 1. p. 1-4.

62.
MACHADO, L. ; PEREIRA, J. ; GARCIA, L. ; Figueiredo, Eduardo . SPLConfig: Product Configuration in Software Product Line. In: Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), Sessão de Ferramentas, 2014, Maceio. Anais do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). Maceio: SBC, 2014. v. 1. p. 1-8.

63.
ABILIO, R. ; VALE, G. ; OLIVEIRA, J. ; Figueiredo, Eduardo ; COSTA, H. . A Code Smell Detection Tool for Compositional-based Software Product Lines. In: Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), Sessão de Ferramentas, 2014, Maceio. Anais do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). Maceio: SBC, 2014. v. 1. p. 1-8.

64.
VALE, GUSTAVO ; Figueiredo, Eduardo ; ABILIO, RAMON ; COSTA, HEITOR . Bad Smells in Software Product Lines: A Systematic Review. In: 2014 Eighth Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse (SBCARS), 2014, Maceio. 2014 Eighth Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse. v. 1. p. 84-10.

65.
GARCIA, L. ; MARTINS, I. ; FERREIRA, L. P. ; Figueiredo, Eduardo . Avaliação por Meio de Questionários de um Curso Online para Engenharia de Software. In: Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES), 2014, Maceio. Anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). Maceio: SBC, 2014. v. 1. p. 1-10.

66.
FERREIRA, L. P. ; Figueiredo, Eduardo . A Platform Fed by Software Industry Problems to Learn Software Development. In: Software Engineering Education Forum (FEES), 2014, Maceio. Proceedings of Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES). Maceio: SBC, 2014. v. 1. p. 1-2.

67.
SANTOS, ALCEMIR ; GAIA, FELIPE ; FIGUEIREDO, Eduardo ; NETO, PEDRO SANTOS ; ARAÚJO, JOÃO . Test-based SPL extraction. In: the 28th Annual ACM Symposium, 2013, Coimbra. Proceedings of the 28th Annual ACM Symposium on Applied Computing - SAC '13. New York: ACM Press. v. 1. p. 1031-8.

68.
GUIMARAES, EVERTON ; GARCIA, Alessandro ; FIGUEIREDO, Eduardo ; CAI, YUANFANG . Prioritizing software anomalies with software metrics and architecture blueprints. In: 2013 5th International Workshop on Modeling in Software Engineering (MiSE), 2013, San Francisco. 2013 5th International Workshop on Modeling in Software Engineering (MiSE). v. 1. p. 82-6.

69.
SOUZA, C. ; SOUZA, C. ; ALENCAR, F. ; CASTRO, J. ; Figueiredo, E. ; CAVALCANTI, P. . Avaliação de Modelos i* com o Processo AIRDoc-i*. In: Workshop Brasileiro de Engenharia de Requisitos (ER@BR), 2013, Rio de Janeiro. co-alocado ao RE 2013. Rio de Janeiro: IEEE, 2013. v. 1. p. 1-6.

70.
ABILIO, R. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; COSTA, H. . Critérios e Diretrizes para o Desenvolvimento de Linhas de Produtos de Software Manuteníveis. In: Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft), 2013, Brasilia. co-alocado ao CBSoft 2013. Brasilia: SBC, 2013. v. 1. p. 1-5.

71.
PEREIRA, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Configuração de Produtos em Linha de Produtos de Software. In: Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft), 2013, Brasilia. co-alocado ao CBSoft. Brasilia: SBC, 2013. v. 1. p. 1-5.

72.
BOLLONSKI, H. ; PADILHA, J. ; BARBOSA, M. M. ; SANTANA, D. ; FIGUEIREDO, Eduardo . ConcernMeBS: Metrics-based Detection of Code Smells. In: Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), 2013, Brasilia. Sessão de Ferramentas. Brasilia: SBC, 2013. v. 1. p. 1-6.

73.
PEREIRA, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; NORONHA, T. . Modelo Computacional para Apoiar a Configuração de Produtos em Linha de Produtos de Software. In: Workshop de Engenharia de Software Baseada em Busca (WESB), 2013, Brasilia - DF. co-alocado ao CBSoft.. Brasilia: SBC, 2013. v. 1. p. 1-10.

74.
PADILHA, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; Sant'Anna, Claudio ; GARCIA, A. . Detecting God Methods with Concern Metrics: An Exploratory Study. In: 7th Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP), 2013, Brasilia - DF. co-allocated with CBSoft. Brasilia: SBC, 2013. v. 1. p. 1-6.

75.
SOUZA, C. G. ; Figueiredo, E. ; VALENTE, M. T. . Tipar ou não tipar? Compreendendo quais Fatores Influenciam a Escolha por um Sistema de Tipos. In: Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM), 2013, Brasilia - DF. co-alocado ao CBSoft. Brasisia: SBC, 2013. v. 1. p. 1-8.

76.
PEREIRA, J. ; GARCIA, L. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Proposta e Avaliação de Educação Aberta para Engenharia de Software. In: Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES), 2013, Brasilia - DF. co-alocado ao SBES. Brasilia - DF: SBC, 2013. v. 1. p. 1-8.

77.
Pereira, Juliana Alves ; SOUZA, CARLOS ; Figueiredo, Eduardo ; ABILIO, RAMON ; VALE, GUSTAVO ; COSTA, HEITOR AUGUSTUS XAVIER . Software Variability Management: An Exploratory Study with Two Feature Modeling Tools. In: 2013 VII Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse (SBCARS), 2013, Brasília. 2013 VII Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse. v. 1. p. 20-29.

78.
CARVALHO, A. ; LIMA, G. ; COSTA, H. ; REIS, T. ; Figueiredo, E. . SCRUMMPS 2.0 - Apoio Computacional Interativo para Scrum e MPS.Br. In: Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), 2013, Brasilia. Sessão de Ferramentas. Brasilia: SBC, 2013. v. 1. p. 1-6.

79.
ALVES, PERICLES ; SANTANA, DIOGO ; FIGUEIREDO, Eduardo . ConcernReCS: Finding code smells in software aspectization. In: 2012 34th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2012, Zurich. 2012 34th International Conference on Software Engineering (ICSE). v. 1. p. 1463-1464.

80.
REIS, T. ; Figueiredo, E. ; COSTA, H. . Ferramenta Interativa para Apoio ao Scrum e MPS.Br. In: VI Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (WDRA), 2012, Fortaleza - CE. co-alocado ao SBQS 2012. Fortaleza - CE, 2012. v. 1. p. 1-2.

81.
ALVES, P. ; RAFAEL, I. ; PEREIRA, F. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Parameter Based Constant Propagation. In: Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), 2012, Natal - RN. Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP). Natal - RN: SBC, 2012. v. 1. p. 1-15.

82.
PADILHA, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Detectando Code Smells com Métricas de Interesse. In: Workshop de Teses e Dissertações em Engenharia de Software, 2012, Natal - RN. co-alocado ao CBSoft 2012. Natal - RN: SBC, 2012. v. 1. p. 1-5.

83.
SANTOS, A. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; Neto, P. . Uso de Testes na Identificação de Características e Extração de Linha de Produtos de Software. In: Workshop de Teses e Dissertações em Engenharia de Software (WTDSoft), 2012, Natal - RN. co-alocado ao CBSoft 2012. Natal - RN: SBC, 2012. v. 1. p. 1-5.

84.
ABILIO, R. ; TELES, P. ; COSTA, H. ; Figueiredo, E. . Uma Revisão Sistemática de Métricas Contemporâneas de Manutenibilidade de Sistemas. In: Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS), 2012, Natal - RN. co-alocado ao CBSoft. Natal - RN: SBC, 2012. v. 1. p. 1-10.

85.
PEREIRA, J. ; Figueiredo, E. . Estudo Exploratório para Avaliação de uma Ferramenta de Gerência de Projetos. In: Workshop Mineiro de Sistemas de Informação (WMSI), 2012, Juiz de Fora - MG. Anais do Workshop Mineiro de Sistemas de Informação (WMSI). Juiz de Fora - MG: SBC, 2012. v. 1. p. 1-8.

86.
REIS, T. ; Figueiredo, E. ; COSTA, H. . ScrumMPS: Uma Ferramenta de Apoio ao Scrum e MPS.Br. In: Workshop Mineiro de Sistemas de Informação (WMSI), 2012, Juiz de Fora - MG. Anais do Workshop Mineiro de Sistemas de Informação (WMSI). Juiz de Fora - MG: SBC, 2012. v. 1. p. 1-8.

87.
DIAS, T. ; Figueiredo, E. ; RIBEIRO, R. G. . Resolvedores SAT para Verificação de Consistência em Modelos de Características. In: Workshop Mineiro de Sistemas de Informação (WMSI), 2012, Juiz de Fora - MG. Anais do Workshop Mineiro de Sistemas de Informação (WMSI). Juiz de Fora - MG: SBC, 2012. v. 1. p. 1-8.

88.
COUTO, M. V. ; VALENTE, M. T. ; Figueiredo, E. . Extracting Software Product Lines: A Case Study Using Conditional Compilation. In: European Conference on Software Maintenance and Reengineering (CSMR 2011), 2011, Oldenburg. Proceedings of the European Conference on Software Maintenance and Reengineering (CSMR), 2011. v. 1. p. 191-200.

89.
NUNES, C. ; GARCIA, Alessandro ; Figueiredo, E. ; LUCENA, Carlos . Revealing Mistakes in Concern Mapping Tasks: An Experimental Evaluation. In: European Conference on Software Maintenance and Reengineering (CSMR 2011), 2011, Oldenburg. Proceedings of the European Conference on Software Maintenance and Reengineering (CSMR), 2011. v. 1. p. 101-110.

90.
FIGUEIREDO, Eduardo; GARCIA, Alessandro ; MAIA, Marcelo ; FERREIRA, G. ; NUNES, C. ; WHITTLE, J. . On the Impact of Crosscutting Concern Projection on Code Measurement. In: International Conference on Aspect-Oriented Software Development (AOSD), 2011, Porto de Galinhas. Proceedings of the International Conference on Aspect-Oriented Software Development (AOSD 2011), 2011. v. 1. p. 1-12.

91.
ARCOVERDE, R. ; GARCIA, Alessandro ; FIGUEIREDO, Eduardo . Understanding the Longevity of Code Smells: Preliminary Results of an Explanatory Survey. In: 4th Workshop on Refactoring Tools (WRT), 2011, Hawaii. co-located with ICSE'11. New York: ACM, 2011. v. 1. p. 1-6.

92.
FERREIRA, G. ; GAIA, F. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; MAIA, Marcelo . On the Use of Feature-Oriented Programming for Evolving Software Product Lines: A Comparative Study. In: XV Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), 2011, São Paulo - SP. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP). São Paulo: SBC, 2011. v. 1. p. 1-15.

93.
MEIRELLES, L. ; PEIXOTO, D. ; MONSALVE, E. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; WERNECK, V. ; LEITE, Julio ; RESENDE, R. ; PADUA, C. . Uso de Jogos para o Ensino de Engenharia de Software. In: V Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2011, São Paulo. co-alocado ao CBSoft 2011, 2011. p. 1-8.

94.
CHAVEZ, C. ; KULESZA, Uirá ; SOARES, S. ; BORBA, P. ; LUCENA, Carlos ; MASIERO, P. ; SANTANNA, Caudio ; PIVETA, Eduardo ; FERRARI, F. ; CASTOR FILHO, F. ; COELHO, R. ; ALVES, Vander ; SILVA, L. ; PIRES, P. ; MENDONCA, N. ; FIGUEIREDO, Eduardo . The AOSD Community in Brazil and its Crosscutting Impact. In: 25th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2011, Sao Paulo, Brazil. Proceedings of the 25th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2011. p. 72-81.

95.
ALVES, P. ; SANTOS, A. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; FERRARI, F. . How do Programmers Learn AOP? An Exploratory Study of Recurring Mistakes. In: V Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP), 2011, Sao Paulo, Brazil. co-allocated with CBSoft 2011. Sao Paulo, 2011. p. 1-6.

96.
FERRARI, F. ; BURROWS, R. ; LEMOS, O. ; GARCIA, Alessandro ; Figueiredo, E. ; CACHO, N. ; LOPES, F. ; TEMUDO, N. ; SILVA, L. ; SOARES, S. ; RASHID, A. ; MASIERO, P. ; BATISTA, Thaís V ; MALDONADO, J. . An Exploratory Study of Fault-Proneness in Evolving Aspect-Oriented Programs. In: 32nd International Conference on Software Engineering (ICSE 2010), 2010, Cape Town. Proceedings of the 32nd International Conference on Software Engineering (ICSE). New York: ACM Press, 2010. v. 1. p. 65-74.

97.
CARNEIRO, G. ; SILVA, M. ; MARA, L. ; Figueiredo, E. ; SANT'ANNA, C. ; GARCIA, Alessandro ; MENDONCA, M. . Identifying Code Smells with Multiple Concern Views. In: Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), 2010, Salvador. Proceedings of the Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), 2010. v. 1. p. 128-137.

98.
DANTAS, F. ; Figueiredo, E. ; GARCIA, Alessandro ; SANT'ANNA, C. ; KULESZA, Uirá ; CACHO, N. ; SOARES, S. ; BATISTA, Thaís V ; COELHO, R. ; ALFEREZ, M. ; Pimentel, A. ; Moreira, A. ; ARAUJO, J. . Benchmarking Stability of Aspect-Oriented Product-Line Decompositions. In: 4th Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM), 2010, Jeju Island. Proceedings of the 4th Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM). Jeju Island: co-located with SPLC'10, 2010. v. 1. p. 1-6.

99.
Medeiros, A. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; Galvao, I. ; GARCIA, Alessandro ; BATISTA, Thaís V ; SANT'ANNA, C. . Concern-based Assessment of Architectural Stability: A Comparative Study. In: Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse (SBCARS), 2010, Salvador. Proceedings of the 4th Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse (SBCARS), 2010. v. 1. p. 130-139.

100.
GARCIA, Alessandro ; FIGUEIREDO, Eduardo ; SANT'ANNA, C. ; PINTO, M. ; FUENTES, L. . Representing Architectural Aspects with a Symmetric Approach. In: Workshop on Early Aspects (EA@AOSD), 2009, Charlottesville. co-located with AOSD'09, 2009. p. 25-30.

101.
FIGUEIREDO, Eduardo; SILVA, B. ; SANT'ANNA, C. ; GARCIA, Alessandro ; WHITTLE, J. ; NUNES, D. . Crosscutting Patterns and Design Stability: An Exploratory Analysis. In: International Conference on Program Comprehension (ICPC), 2009, Vancouver. Proceedings of International Conference on Program Comprehension (ICPC). Washington: IEEE Computer Society, 2009. p. 138-147.

102.
CONEJERO, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; HERNANDEZ, J. ; JURADO, E. . Early Crosscutting Metrics as Predictors of Software Instability. In: 47th International Conference Objects, Models, Components, Patterns (TOOLS), 2009, Zurich. 47th International Conference Objects, Models, Components, Patterns (TOOLS), 2009. v. 33. p. 136-156.

103.
Figueiredo, E.; Galvao, I. ; KHAN, S. ; GARCIA, Alessandro ; SANT'ANNA, C. ; Pimentel, A. ; Medeiros, A. ; FERNANDES, L. ; BATISTA, Thaís V. ; Ribeiro, R. ; van den Broek, P. ; Aksit, M. ; Zschaler, S. ; Moreira, A. . Detecting Architecture Instabilities with Concern Traces: An Exploratory Study. In: Joint 8th Working IEEE/IFIP Conference on Software Architecture (WICSA) and the 3rd European Conference on Software Architecture (ECSA), 2009, Cambridge. Proceedings of the Joint 8th Working IEEE/IFIP Conference on Software Architecture (WICSA) and the 3rd European Conference on Software Architecture (ECSA), 2009. v. 1. p. 261-264.

104.
FIGUEIREDO, Eduardo; WHITTLE, J. ; GARCIA, Alessandro . ConcernMorph: Metrics-based Detection of Crosscutting Patterns. In: 7th joint meeting of the European Software Engineering Conference (ESEC) and the ACM SIGSOFT Symposium on the Foundations of Software Engineering (FSE), 2009, Amsterdam. Proceedings of the 7th joint meeting of the European Software Engineering Conference (ESEC) and the ACM SIGSOFT Symposium on the Foundations of Software Engineering (FSE). New York, NY, USA: ACM, 2009. p. 299-300.

105.
Figueiredo, E.; SANT'ANNA, C. ; GARCIA, Alessandro ; LUCENA, Carlos . Applying and Evaluating Concern-Sensitive Design Heuristics. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), 2009, Fortaleza. Anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). Washington DC: IEEE Computer Society, 2009. v. 1. p. 83-93.

106.
SILVA, B. ; Figueiredo, E. ; GARCIA, Alessandro ; NUNES, D. . On the Support and Application of Macro-Refactorings for Crosscutting Concerns. In: 3rd Brazilian Symposium on Software Components, Architectures, and Reuse (SBCARS), 2009, Natal. proceedings of the 3rd Brazilian Symposium on Software Components, Architectures, and Reuse (SBCARS). Natal, 2009. p. 1-16.

107.
SILVA, B. ; Figueiredo, E. ; GARCIA, Alessandro ; NUNES, D. . Directives for Concern-Driven Code Refactorings. In: 3rd Latin American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP), 2009, Fortaleza. co-located with SBES'09. Fortaleza, 2009.

108.
FIGUEIREDO, Eduardo; SANT'ANNA, C. ; GARCIA, Alessandro ; Bartolomei, T. ; CAZZOLA, W. ; MARCHETTO, A. . On the Maintainability of Aspect-Oriented Software: A Concern-Oriented Measurement Framework. In: European Conference on Software Maintenance and Reengineering (CSMR), 2008, Athens. In proceedings of the 12th European Conference on Software Maintenance and Reengineering. Washington, DC, USA: IEEE Computer Society, 2008. p. 183-192.

109.
FIGUEIREDO, Eduardo; CACHO, N. ; SANT'ANNA, C. ; MONTEIRO, M. ; KULESZA, Uirá ; GARCIA, Alessandro ; SOARES, S. ; FERRARI, F. ; KHAN, S. ; CASTOR FILHO, F. ; DANTAS, F. . Evolving Software Product Lines with Aspects: An Empirical Study on Design Stability. In: International Conference on Software Engineering (ICSE), 2008, Leipzig. In proceedings of the 30th International Conference on Software Engineering. New York, NY, USA: ACM, 2008. p. 261-270.

110.
SILVA, B. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; NUNES, D. . Refactoring of Crosscutting Concerns with Metaphor-Based Heuristics. In: 2nd International Workshop on Software Quality and Maintainability (SQM), 2008, Athens. co-located with CSMR'08, 2008.

111.
Figueiredo, E.; GARCIA, Alessandro . Concern-Sensitive Heuristic Assessment of Aspect-Oriented Design. In: In proceedings of the 22nd European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP), 2008, Paphos. Doctoral Symposium, 2008.

112.
CACHO, N. ; CASTOR FILHO, F. ; GARCIA, Alessandro ; FIGUEIREDO, Eduardo . EJFlow: Taming Exceptional Control Flows in Aspect-Oriented Programming. In: International Conference on Aspect-Oriented Software Development (AOSD), 2008, Brussels. 7th International Conference on Aspect-Oriented Software Development. New York, NY, USA: ACM, 2008. p. 72-83.

113.
SANT'ANNA, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; LUCENA, Carlos . On the Modularity Assessment of Software Architectures: Do my architectural concerns count?. In: First Workshop on Aspects in Architectural Description (AARCH), 2007, Vancouver. co-located with AOSD'07, 2007.

114.
GREENWOOD, P. ; Bartolomei, T. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; DOSEA, M. ; GARCIA, Alessandro ; CACHO, N. ; SANT'ANNA, C. ; SOARES, S. ; BORBA, P. ; KULESZA, Uirá ; RASHID, A. . On the Impact of Aspectual Decompositions on Design Stability: An Empirical Study. In: European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP), 2007, Berlin. Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Springer, 2007. v. 4609. p. 176-200.

115.
GREENWOOD, P. ; GARCIA, Alessandro ; RASHID, A. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; SANT'ANNA, C. ; CACHO, N. ; SAMPAIO, A. ; SOARES, S. ; BORBA, P. ; DOSEA, M. ; RAMOS, R. ; KULESZA, Uirá ; FERNANDES, L. ; Bartolomei, T. . On the Contributions of an End-to-End AOSD Testbed. In: Workshop in Aspect-Oriented Requirements Engineering and Architecture Design (Early Aspects), 2007, Minneapolis. co-located with ICSE'07. Washington, DC, USA: IEEE Computer Society, 2007. p. 96.

116.
FIGUEIREDO, Eduardo; LOBATO, Cidiane ; DIAS, Klessis ; LEITE, Julio ; LUCENA, Carlos . Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software Centrado na Perspectiva de Evolução. In: XV Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2007, Rio de janeiro. co-alocado ao XXVII Congresso da SBC, 2007. p. 37-46.

117.
FIGUEIREDO, Eduardo; LUCENA, Carlos ; GARCIA, Alessandro . Uma Abordagem Quantitativa para Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos. In: Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTD-QS), 2007, Porto de Galinhas, PE. Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), 2007. p. 501-515.

118.
SANT'ANNA, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; LUCENA, Carlos . On the Modularity of Software Architectures: A Concern-Driven Measurement Framework. In: 1st European Conference on Software Architecture (ECSA), 2007, Madrid. Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Springer, 2007. v. 4758. p. 207-224.

119.
CACHO, N. ; SANT'ANNA, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; BATISTA, Thaís V. ; LUCENA, Carlos . Composing Design Patterns: A Scalability Study of Aspect-Oriented Programming. In: International Conference on Aspect-Oriented Software Development, 2006, Bonn. In proceedings of the 4th International Conference on Aspect-Oriented Software Development. New York, NY, USA: ACM, 2006. p. 109-121.

120.
OLIVEIRA, Antonio P. A. ; CYSNEIROS, Luiz M. ; LEITE, Julio ; FIGUEIREDO, Eduardo ; LUCENA, Carlos . Integrating Scenarios, i*, and AspectT in the Context of Multi-Agent Systems. In: International Conference on Computer Science and Software Engineering (CASCON), 2006, Ontario. In proceedings of the International Conference on Computer Science and Software Engineering. New York, NY, USA: ACM, 2006. p. 16.

121.
CASTOR FILHO, F. ; CACHO, N. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; Maranhao, R ; GARCIA, Alessandro ; Rubira, C. . Exceptions and Aspects: The Devil is in the Details. In: ACM SIGSOFT Symposium on Foundations of Software Engineering (FSE), 2006, Portland. In proceedings of the 4th ACM SIGSOFT Symposium on Foundations of Software Engineering. New York, NY, USA: ACM, 2006. p. 152-162.

122.
Bartolomei, T. ; GARCIA, Alessandro ; SANT'ANNA, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Towards a Unified Coupling Framework for Measuring Aspect-Oriented Programs. In: International Workshop on Software Quality Assurance (SOQUA), 2006, Portland. co-located with FSE'06. New York, NY, USA: ACM, 2006. p. 46-53.

123.
FIGUEIREDO, Eduardo; GARCIA, Alessandro ; LUCENA, Carlos . AJATO: an AspectJ Assessment Tool. In: 20th European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP), 2006, Nantes. In proceedings of the 20th European Conference on Object-Oriented Programming, demo section, 2006.

124.
GARCIA, Alessandro ; SANT'ANNA, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; KULESZA, Uirá ; LUCENA, Carlos ; STAA, Arndt von . Modularizing Design Patterns with Aaspects: A Quantitative Study. In: International Conference on Aspect-Oriented Software Development, 2005, Chicago. International Conference on Aspect-Oriented Software Development. New York, NY, USA: ACM, 2005. p. 3-14.

125.
FIGUEIREDO, Eduardo; GARCIA, Alessandro ; SANT'ANNA, C. ; KULESZA, Uirá ; LUCENA, Carlos . Assessing Aspect-Oriented Artifacts: Towards a Tool-Supported Quantitative Method. In: Workshop on Quantitative Approaches in Object-Oriented Software Engineering (QAOOSE), 2005, Glasgow. co-located with ECOOP'05, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AGUIRRE, J. ; FIGUEIREDO, Eduardo . Evaluación de la Usabilidad en el desarrollo de Sistemas Web dirigido por modelos. In: XIII Workshop de Investigadores en Ciencias de la Computación (WICC), 2011, Rosario. XIII Workshop de Investigadores en Ciencias de la Computación, 2011. v. 1. p. 1-4.

2.
GARCIA, Alessandro ; SANT'ANNA, C. ; KULESZA, Uirá ; LOBATO, Cidiane ; Figueiredo, E. ; LUCENA, Carlos ; STAA, Arndt von . Aspectos @ PUC. In: I Workshop Brasileiro de Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (WASP), 2004, Brasília. co-alocado ao SBES'04, 2004.

3.
FIGUEIREDO, Eduardo; MAIA, Marcelo . Integração de Uma Ferramenta de Refabricação de Software a um Ambiente de Desenvolvimento de Sistemas. In: Seminário de Iniciação Científica da Ufop, 2003, Ouro Preto. Anais XI do Seminário de Iniciação Científica da Ufop (Sic UFOP), 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, J. ; Figueiredo, E. ; COSTA, H. . Linha de Produtos de Software - Conceitos e Ferramentas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FIGUEIREDO, Eduardo. Visualising Crosscutting Concerns. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, J. ; Figueiredo, E. . JReuse: Identification and Prioritization of Reuse Opportunities. 2017.

2.
VEADO, L. ; VALE, G. ; FERNANDES, E. ; Figueiredo, Eduardo . TDTool: Threshold Derivation Tool. 2016.

3.
MACHADO, L. ; PEREIRA, J. ; GARCIA, L. ; Figueiredo, Eduardo . SPLConfig: Product Configuration in Software Product Line. 2014.

4.
SANTOS, H. B. ; PADILHA, J. ; BARBOSA, M. ; SANTANA, D. ; Figueiredo, Eduardo . ConcernMeBS: Metrics-based Detection of Code Smells. 2013.

5.
ALVES, P. ; SANTANA, D. ; Figueiredo, Eduardo . ConcernReCS: Finding Code Smells in Software Aspectization. 2012.

6.
FIGUEIREDO, Eduardo; WHITTLE, J. ; GARCIA, Alessandro . ConcernMorph: Metrics-based Detection of Crosscutting Patterns. 2009.

7.
FIGUEIREDO, Eduardo; CACHO, N. ; SANT'ANNA, C. ; GARCIA, Alessandro . MobileMedia: um Benchmark para Linhas de Produtos Orientadas a Aspectos. 2008.

8.
GREENWOOD, P. ; Bartolomei, T. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; SANT'ANNA, C. ; GARCIA, Alessandro . Health Watcher: Um Benchmark para Avaliação de Software Orientado a Aspectos. 2007.

9.
FIGUEIREDO, Eduardo; GARCIA, Alessandro F. ; LUCENA, Carlos J. P. . AJATO: an AspectJ Assessment Tool. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CASTOR FILHO, F. ; CACHO, N. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; Maranhao, R ; GARCIA, Alessandro F. ; Rubira, C. . Exceptions and Aspects: The Devil is in the Details. 2006.

2.
FIGUEIREDO, Eduardo; LOBATO, Cidiane A. ; DIAS, K. ; LEITE, Julio C. S. P. ; LUCENA, Carlos J. P. . SimulES: Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software. 2006.

3.
FIGUEIREDO, Eduardo; STAA, Arndt von . Avaliação de um Modelo de Qualidade para Implementações Orientadas a Objetos e Orientadas a Aspectos. 2005.

4.
CACHO, N. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; SANT'ANNA, Claudio N. ; GARCIA, Alessandro F. ; BATISTA, Thaís V ; LUCENA, Carlos J. P. . Aspect-Oriented Composition of Design Patterns: A Quantitative Assessment. 2005.

5.
GARCIA, Alessandro F. ; SANT ANNA, Cláudio N. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; KULESZA, Uirá ; LUCENA, Carlos J. P. ; STAA, Arndt von . Aspectizing Design Patterns: Rewards and Pitfalls. 2004.

Demais trabalhos
1.
Figueiredo, Eduardo. IberoAmerican Conference on Software Engineering (CIbSE). 2018 (Program Committee Member) .

2.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Component, Architecture, and Reuse (SBCARS). 2018 (Program Committee Member) .

3.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Information Systems (SBSI). 2018 (Program Committee Member) .

4.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES). 2018 (Program Committee Member) .

5.
Figueiredo, Eduardo. International Conference on Information Technology : New Generations (ITNG). 2018 (Program Committee Member) .

6.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Conference on Software (CBSoft). 2018 (Program Committee Member) .

7.
FIGUEIREDO, Eduardo. Brazilian Conference on Software (CBSoft). 2017 (Program Committee Member) .

8.
Figueiredo, Eduardo. IberoAmerican Conference on Software Engineering (CIbSE). 2017 (Program Committee Member) .

9.
Figueiredo, Eduardo. Workshop on Experimental Software Engineering (ESELAW). 2017 (Program Committee Member) .

10.
Figueiredo, Eduardo. International Conference on Program Comprehension (ICPC). 2017 (Program Committee Member) .

11.
Figueiredo, Eduardo. International Conference on Information Technology : New Generations (ITNG). 2017 (Program Committee Member) .

12.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Component, Architecture, and Reuse (SBCARS). 2017 (Program Committee Member) .

13.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES). 2017 (Program Committee Member) .

14.
Figueiredo, Eduardo. Workshop on Visualization, Evolution and Software Maintenance (VEM). 2017 (Program Committee Member) .

15.
Figueiredo, Eduardo. Frontiers in Education Conference (FIE). 2016 (Program Committee Member) .

16.
Figueiredo, Eduardo. International Conference on Information Technology : New Generations (ITNG). 2016 (Program Committee Member) .

17.
Figueiredo, Eduardo. IberoAmerican Conference on Software Engineering (CIbSE). 2016 (Program Committee Member) .

18.
Figueiredo, Eduardo. Workshop on Experimental Software Engineering (ESELAW). 2016 (Program Committee Member) .

19.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Engineeering (SBES). 2016 (Program Committee Member) .

20.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Component, Architecture, and Reuse (SBCARS).. 2016 (Program Committee Member) .

21.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Conference on Software (CBSoft). 2016 (Program Committee Member) .

22.
Figueiredo, Eduardo. Iberoamerican Conference on Software Engineering (CIbSE). 2015 (Program Committee Member) .

23.
Figueiredo, Eduardo. 12th Workshop on Experimental Software Engineering (ESELAW). 2015 (Program Committee Member) .

24.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Engineeering (SBES). 2015 (Program Committee Member) .

25.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Component, Architecture, and Reuse (SBCARS). 2015 (Program Committee Member) .

26.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Engineeering (SBES). 2014 (Program Committee Member) .

27.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Symposium on Software Component, Architecture, and Reuse (SBCARS). 2014 (Program Committee Member) .

28.
Figueiredo, Eduardo. Workshop on Software Modularity (WMod). 2014 (Program Committee Member) .

29.
Figueiredo, Eduardo. Workshop on Visualization, Evolution and Software Maintenance (VEM). 2014 (Program Committee Member) .

30.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Conference on Software (CBSoft). 2014 (Program Committee Member) .

31.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Conference on Software (CBSoft). 2014 (Program Committee Member) .

32.
Figueiredo, Eduardo. Brazilian Forum of Software Engineering Education (FEES). 2014 (Program Committee Member) .

33.
Figueiredo, Eduardo. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2014 (Program Committee Member) .

34.
Figueiredo, Eduardo. Simpósio Mineiro de Engenharia de Software (SMES). 2014 (Program Committee Member) .

35.
Figueiredo, E.. Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) - Ferramentas e WTDSoft. 2013 (Program Committee Member) .

36.
Figueiredo, E.. Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES). 2013 (Program Committee Member) .

37.
Figueiredo, E.. Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH). 2013 (Program Committee Member) .

38.
Figueiredo, E.. Workshop de Manutenção de Software Moderna (WMSWM). 2013 (Program Committee Member) .

39.
Figueiredo, E.. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2013 (Program Committee Member) .

40.
Figueiredo, E.. Simpósio Brasilerio de Engenharia de Software (SBES). 2013 (Program Committee Member) .

41.
Figueiredo, E.. 35th International Conference on Software Engineering (ICSE). 2013 (Additional Reviewer) .

42.
Figueiredo, E.. Symposium on the Foundations of Software Engineering (FSE). 2013 (Additional Reviewer) .

43.
Figueiredo, E.. Latin American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP). 2013 (Program Committee Member) .

44.
Figueiredo, E.. Workshop Brasileiro de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM). 2013 (Program Committee Member) .

45.
FIGUEIREDO, Eduardo. XXXIX Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH). 2012 (Program Committee Member) .

46.
FIGUEIREDO, Eduardo. V Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES). 2012 (Program Committee Member) .

47.
FIGUEIREDO, Eduardo. Empirical Evaluation of Software Composition Techniques (ESCOT). 2012 (Program Committee Member) .

48.
FIGUEIREDO, Eduardo. Simpósio Brasilerio de Engenharia de Software (SBES). 2012 (Program Committee Member) .

49.
FIGUEIREDO, Eduardo. Workshop Brasileiro de Visualização de Software (WBVS). 2012 (Program Committee Member) .

50.
FIGUEIREDO, Eduardo. Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2012 (Program Committee Member) .

51.
FIGUEIREDO, Eduardo. Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (WDRA). 2012 (Program Committee Member) .

52.
Figueiredo, E.. International Conference on Software Engineering (ICSE). 2012 (Additional Reviewer) .

53.
Figueiredo, E.. Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP). 2012 (Program Committee Member) .

54.
Figueiredo, E.. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2012 (Program Committee Member) .

55.
Figueiredo, E.. Workshop Mineiro de Sistemas de Informação (WMSI). 2012 (Program Committee Member) .

56.
FIGUEIREDO, Eduardo. XXXVIII Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH). 2011 (Program Committee Member) .

57.
Figueiredo, E.. II Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), Sessão de Ferramentas. 2011 (Program Committee Member) .

58.
Figueiredo, E.. 63a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2011 (Program Committee Member) .

59.
Figueiredo, E.. V Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (WDRA). 2011 (Program Committee Member) .

60.
FIGUEIREDO, Eduardo. XII Workshop de Software Livre (WSL). 2011 (Program Committee Member) .

61.
Figueiredo, E.. XXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2011 (Program Committee Member) .

62.
FIGUEIREDO, Eduardo. 49th International Conference on Objects, Models, Components and Patterns (TOOLS). 2011 (Additional Reviewer) .

63.
FIGUEIREDO, Eduardo. V Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP). 2011 (Program Committee Member) .

64.
FIGUEIREDO, Eduardo. I Workshop Brasileiro de Visualização de Software (WBVS). 2011 (Program Committee Member) .

65.
FIGUEIREDO, Eduardo. 2nd International Workshop on Empirical Evaluation of Software Composition Techniques (ESCOT). 2011 (Program Committee Member) .

66.
FIGUEIREDO, Eduardo. Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), Tutorial. 2010 (Program Committee Member) .

67.
FIGUEIREDO, Eduardo. Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). 2010 (Program Committee Member) .

68.
FIGUEIREDO, Eduardo. I Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), Sessão de Ferramentas. 2010 (Program Committee Member) .

69.
FIGUEIREDO, Eduardo. Concurso Latinoamericano de Tesis de Maestría (CLTM 2010), co-allocated with CLEI. 2010 (Program Committee Member) .

70.
Figueiredo, E.. 4th Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM). 2010 (Program Committee Member) .

71.
Figueiredo, E.. 22nd IFIP International Conference on Testing Software and Systems (ICTSS). 2010 (Additional Reviewer) .

72.
Figueiredo, E.. 22nd International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE). 2010 (Additional Reviewer) .

73.
Figueiredo, E.. 9th International Conference on Aspect-Oriented Software Development (AOSD). 2010 (Additional Reviewer) .

74.
Figueiredo, E.. 14th Brazilian Symposium on Programming Languages (SBLP). 2010 (Additional Reviewer) .

75.
Figueiredo, E.. XXXVI Latin American Conference of Informatics (CLEI). 2010 (Additional Reviewer) .

76.
Figueiredo, E.. XVIII Iberian-American Conference on High Education in Computer Science (CIESC). 2010 (Additional Reviewer) .

77.
Figueiredo, E.. Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS). 2010 (Additional Reviewer) .

78.
Figueiredo, E.. IEEE Transactions on Software Engineering (TSE). 2010 (Additional Reviewer) .

79.
Figueiredo, E.. 4th Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP). 2010 (Program Committee Member) .

80.
Figueiredo, E.. 23rd European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP). 2009 (Program Committee Member) .

81.
FIGUEIREDO, Eduardo. 3rd Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM). 2009 (Program Committee Member) .

82.
FIGUEIREDO, Eduardo. XXXV Conferencia Latinoamericana de Informática (CLEI). 2009 (Additional Reviewer) .

83.
Figueiredo, E.. 2nd Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM). 2008 (Program Committee Member) .

84.
FIGUEIREDO, Eduardo. Workshop in Aspect-Oriented Requirements Engineering and Architecture Design (Early Aspects). 2007 (Additional Reviewer) .

85.
FIGUEIREDO, Eduardo. 1st Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM). 2007 (Additional Reviewer) .

86.
Figueiredo, E.. LNCS Transactions on Aspect-Oriented Software Development IV (TAOSD). 2007 (Additional Reviewer) .

87.
Figueiredo, E.. XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). 2007 (Additional Reviewer) .

88.
FIGUEIREDO, Eduardo. Workshop on Aspect Oriented Software Development (WASP). 2006 (Additional Reviewer) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DAMORIM, M.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Jeanderson Candido. Test Suite Parallelization in Open-Source Projects: A Study on Its Usage and Impact. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CARNEIRO, G.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Antônio Cesar Brandao Gomes da Silva. Uma Caracterização de Projetos de Software Open Source do Ponto de Vista de Atributos de Qualidade de Produto. 2017. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador.

3.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Sergio Henrique Miranda Junior. ArchRuby: Architecture Conformance Checking in Dynamically Typed Languages. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MAIA, Marcelo; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de João Paulo Lemes Machado. Uma Abordagem para Apoio à Decisão de Refatoração em Sistemas de Software. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
ALMEIDA, E.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Michelle Larissa Luciano Carvalho. On The Implementation of Dynamic Software Product Lines: An Exploratory Study. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

6.
BIGONHA, M.; PEREIRA, F.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Francisco Demontiê dos Santos Junior. Generation of Test Cases for Languages with Pointer Arithmetics. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
VALENTE, M. T.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Gleison Brito Batista. On the Use of Replacement Messages in API Deprecation: An Empirical Study. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
VALENTE, M. T.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Miguel Esteban Ramos Montilla. Software Developers? Perceptions about AngularJS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
VALENTE, M. T.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Tamara Marcia Mendes. Identificação de Funções Utilitárias em Java e JavaScript. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
BIGONHA, M.; MARQUES, K.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Priscila Pereira de Souza. A Utilidade dos Valores Referência de Métricas na Avaliação da Qualidade de Softwares Orientados por Objeto. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
VALENTE, M. T.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Rodrigo Barbosa Queiroz. Understanding the Shape of Feature Code. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
MAIA, Marcelo; Figueiredo, E.; TERRA, R.; ANQUETIL, N.. Participação em banca de Gustavo Jansen de Souza Santos. Remodularization Analysis using Semantic Clustering. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
COSTA, H.; Figueiredo, E.; REIOLI, E. J.; TERRA, R.. Participação em banca de Ramon Simões Abílio. Detecting Code Smells in Software Product Lines. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal de Lavras.

14.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo; COSTA, H.; MARQUES NETO, H.. Participação em banca de Hudson Silva Borges. Extracting Examples for API Usage Patterns. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
MAIA, Marcelo; FIGUEIREDO, Eduardo; SOARES, M.. Participação em banca de Rodrigo Fernandes Gomes da Silva. Avaliação do Desempenho de Técnicas de Programação Orientada a Aspectos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
VALENTE, M. T.; TERRA, R.; Figueiredo, Eduardo; ANQUETIL, N.; TSANTALIS, N.. Participação em banca de Danilo Ferreira e Silva. Recommending Automated Extract Method Refactoring. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
PRATES, R. O.; Figueiredo, E.. Participação em banca de Emanuelly de Freitas Morais Barros. Estudo Comparativo de Modelos Propostos para Apoio ao Projeto de Sistemas Colaborativos Fundamentados na Engenharia Semiótica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
VALENTE, M. T.; MURTA, L.; Figueiredo, E.. Participação em banca de João Eduardo Montandon De Araujo Filho. Documentação de APIs Usando Exemplos de Código. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
MAIA, Marcelo; FIGUEIREDO, Eduardo; SOARES, M.; COSTA, H.. Participação em banca de Felipe Nunes Gaia. Uma Avaliação Quantitativa de Módulos de Características Aspectuais para Evolução de Linhas de Produtos de Software. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

20.
GARCIA, A.; REIOLI, E. J.; BARBOSA, S.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Alexandre Leite Silva. Reuso de Estratégias Sensíveis a Domínio para Detecção de Anomalias de Código: Um Estudo de Múltiplos Casos. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
CAMARGO, V.; LUCREDIO, D.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Daniel Gustavo San Martín Santibáñez. Mineração de Interesses no Processo de Modernização Dirigida a Arquitetura. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos.

22.
ALVES, Vander; SOARES, M.; Figueiredo, E.; MAIA, Marcelo. Participação em banca de Gabriel Coutinho Sousa Ferreira. O Uso de Programação Orientada a Características para Evolução de Linhas de Produtos de Software. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

23.
MAIA, Marcelo; FIGUEIREDO, Eduardo; SOARES, M.. Participação em banca de Allysson Costa e Silva. A Influência dos Parâmetros de Análise por Semântica Latente Aplicada a Localização de Defeitos de Software. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

24.
MAIA, Marcelo; FIGUEIREDO, Eduardo; JULIA, S.. Participação em banca de Raquel Fialho de Queiroz Lafeta. O Impacto do Uso de Rastros de Execução em Atividades de Localização de Características de Software: Um Experimento Controlado. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

25.
PENTEADO, R.; CAMARGO, V.; FIGUEIREDO, Eduardo; LUCREDIO, D.. Participação em banca de Paulo Afonso Parreira Júnior. Apoio Computadorizado para a Reengenharia de Sistemas OO para Sistemas Orientados a Aspectos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos.

26.
RESENDE, R.; BRAGA, J. L.; FIGUEIREDO, Eduardo; PADUA, C.. Participação em banca de Pedro Lopes da Rocha Leal Júnior. RAISE - Um Metamodelo de Informação de Rastreabilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
RESENDE, R.; BRAGA, J. L.; FIGUEIREDO, Eduardo; PADUA, C.. Participação em banca de Rodrigo Montenegro Possa. Um Estudo sobre os Requisitos de Jogos de Simulação usados no Ensino de Engenharia de Software. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

28.
PADUA, C.; ZAMBALDE, A. L.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Frank Mendes Nobre. Uma Abordagem de apoio à Inovação do Produto de Software Utilizando Mineração de Opinião de Usuários na Web. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

29.
MAIA, Marcelo; FIGUEIREDO, Eduardo; LUCREDIO, D.. Participação em banca de Rodrigo Reis Pereira. Uma Abordagem para Desenvolvimento de Linhas de Produtos de Software Orientada a Características e Dirigida por Modelos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

30.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo; MARQUES NETO, H.. Participação em banca de Virgílio Borges de Oliveira. Extração Semi-automática de Linhas de Produtos de Software. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
MAIA, Marcelo; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Raquel Fialho de Queiroz Lafetá. Apoio à Instanciação de Frameworks Usando Livros de Receitas Construídos com Análise Estática e Dinâmica. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Leonardo Humberto Guimaraes Silva. Identifying Classes in Legacy JavaScript Code. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
PRATES, R. O.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Manoel Pereira Junior. Um Modelo para Apoiar Projetistas de Sistemas Colaborativos na Antecipação de Cenários. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
VALENTE, M. T.; MARQUES NETO, H.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Henrique Santos Camargos Rocha. Recommending Similar Bugs to Software Maintainers. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MENDONCA, M.; Figueiredo, Eduardo; SANT'ANNA, Cláudio N.; CHAVEZ, C.; PINHO, V.. Participação em banca de José Amancio Macedo Santos. Empirically Investigating the Human Role on the Code Smell Effect. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

6.
VALENTE, M. T.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Luciana Lourdes Silva. Co-Change Clustering. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
PENTEADO, R.; Figueiredo, Eduardo; GARCIA, A.; CAMARGO, V.. Participação em banca de Paulo Afonso Parreira Júnior. OBASCID: Uma Abordagem Ontologicamente Fundamentada para EROA. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
VALENTE, M. T.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Paloma Maira de Oliveira. Extracting Relative Thresholds for Source Code Metrics. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
GARCIA, Alessandro F.; LEITE, Julio C. S. P.; Figueiredo, Eduardo; BATISTA, Thaís V; RAPOSO, A. B.. Participação em banca de Everton Tavares Guimarães. A Blueprint-Based Approach for Prioritizing and Ranking Critical Code Anomalies. 2014. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
GARCIA, Alessandro F.; WERNER, C.; Figueiredo, Eduardo; TERRA, R.; BIGONHA, M.; VALENTE, M. T.. Participação em banca de Cristiano Amaral Maffort. Mining Architectural Violations from Version History. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
BIGONHA, R.; VALENTE, M. T.; SEREY, D.; FIGUEIREDO, Eduardo; BORBA, P.; CZARNECKI, K.. Participação em banca de Ricardo Terra Nunes Bueno Villela. A Recommendation System for Repairing Software Architecture Erosion. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
MASIERO, P. C.; SEREY, D.; ASSUNCAO, R.; FIGUEIREDO, Eduardo; ANQUETIL, N.; BIGONHA, R.; VALENTE, M. T.. Participação em banca de César Francisco de Moura Couto. Predicting Software Defects with Causality Tests. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
MAIA, Marcelo; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Elder Vicente de Paulo Sobrinho. Estudo Sobre a Associação Entre os Smells Large Class e Complex Class e a Prevalência de Clones. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Jailton Junior de Sousa Coelho. Assessing and Mitigating the Risks of Open Source Software. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BAX, M.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Fabiana Bigão Silva. Gamification no Contexto da Educação Executiva Online no Brasil: Análise sobre Engajamento e Motivação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
VALENTE, M. T.; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Leonardo Humberto Guimaraes Silva. Identifying Classes in Legacy JavaScript Code. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Guilherme Amaral Avelino. Measuring Code Authorship: Algorithms and Applications. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Hudson Silva Borges. Assessing the Popularity of Open Source Projects: a Conceptual Framework. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
MAIA, Marcelo; Figueiredo, Eduardo. Participação em banca de Raquel Fialho de Queiroz Lafetá. Instanciação de Frameworks Usando Cookbooks Construídos A Partir Análise Estática e Análise Dinâmica de Código-fonte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
MENDONCA, M.; FIGUEIREDO, Eduardo; Sant'Anna, Claudio. Participação em banca de Jose Amancio Macedo Santos. Conceptualizing Code Smells. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação - Ufba - Unifacs) - Universidade Federal da Bahia.

9.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo; MURTA, L.; MAIA, Marcelo A.; MARQUES NETO, H.. Participação em banca de Henrique Santos Camargos Rocha. Recommending Similar Bugs in Open-Source Systems. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
VALENTE, M. T.; FIGUEIREDO, Eduardo; MAIA, Marcelo A.; MURTA, L.. Participação em banca de Luciana Lourdes Silva. Assessing Modularity using Co-Change Clusters. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
PRATES, R. O.; Figueiredo, E.. Participação em banca de Manoel Pereira Junior. Um Modelo para Projeto de Customização em Sistemas Colaborativos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
SEREY, D.; Figueiredo, E.; ANQUETIL, N.; VALENTE, M. T.; BIGONHA, R.. Participação em banca de Cesar Francisco de Moura Couto. On the Causal Relationships between Software Defects and Source Code Metrics. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
BORBA, P.; SEREY, D.; Figueiredo, E.; VALENTE, M. T.; BIGONHA, R.. Participação em banca de Ricardo Terra. A Recommendation System for Repairing Software Architecture Erosion. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
Figueiredo, E.; GARCIA, Alessandro. Participação em banca de Everton Tavares Guimarães. On the Use of Models for Detecting Code Smells. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Figueiredo, E.; VALENTE, M. T.. Participação em banca de Charles Wellington de Oliveira Fortes. Proposta de Uma Arquitetura para Customização de Sistemas Usando Mecanismos de Injeção de Dependência. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Figueiredo, E.; PEREIRA, F.. Participação em banca de Evandro Lopes de Oliveira. Estudo Comparativo entre Tecnologias de Desenvolvimento Android e Java ME. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RESENDE, R.; Figueiredo, E.. Participação em banca de Fabiana Braga de Assis. Desenvolvimento de Software Dirigido por Teste de Aceitação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Figueiredo, E.; VALENTE, M. T.. Participação em banca de Leonardo de Andrade Prates. Diretrizes para Desenvolvimento de Software para Sistemas Embarcados. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Figueiredo, E.; RESENDE, R.. Participação em banca de Tales Augusto de Vieira Santos. Desenvolvimento Dirigido por Testes e Desenvolvimento Dirigido por Comportamento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
BIGONHA, M.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Italo Magno Pereira. Benefícios da Modularização na Obtenção de Software de Qualidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
RESENDE, R.; FIGUEIREDO, Eduardo. Participação em banca de Túlio Carneiro de Castro Oliveira. As Atividades de Teste e o Método XP de Desenvolvimento de Software. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
FIGUEIREDO, Eduardo; VALENTE, M. T.. Participação em banca de Mateus Aparecido dos Santos. Modelo de Arquitetura para Aplicativos Utilizando Adobe Flex e Java. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
G. PAPPA; Figueiredo, E.. Participação em banca de Heloisa Vieira Nogueira. Processos e Qualidade de Software: Um Estudo de Caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
G. PAPPA; Figueiredo, E.. Participação em banca de Fabrício Batista de Oliveira. Aplicações de Algoritmos Evolucionários em Engenharia de Software. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAIVA, J.; FIGUEIREDO, Eduardo; DORCA, F.. Participação em banca de Fellipe Martins Lamoglia.Desenvolvimento de um Jogo Massivo Multijogador Online. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
DORCA, F.; FIGUEIREDO, Eduardo; P. COELHO. Participação em banca de Lucas Mendonça de Sousa.Desenvolvimento de Interface Web Utilizando HTML e CSS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
DORCA, F.; FIGUEIREDO, Eduardo; R. MATIAS. Participação em banca de Eduardo Cunha Campos.Desenvolvimento de Aplicações WEB Utilizando o Framework GWT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
P. ROSA; FIGUEIREDO, Eduardo; DORCA, F.. Participação em banca de Eduardo Henrique A. Pereira.Comunicação por Rede sem Fio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
DORCA, F.; FIGUEIREDO, Eduardo; P. COELHO. Participação em banca de Gabriel Machado Santos.Desenvolvimento da Arquitetura de Software do Jogo GOUMI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
LIMA, M.; Figueiredo, E.; DORCA, F.. Participação em banca de Andréia da Costa Caldas.Operação de Outsourcing de TI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
JULIA, S.; MACEDO, A.; FIGUEIREDO, Eduardo. Concurso Público para Professor de Magistério Superior em Engenharia de Software. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
FIGUEIREDO, Eduardo; LOQUES, O.; CHOREN, R.; SILVA, V. T.. Concurso Público para Professor Adjunto em Engenharia de Software. 2014. Universidade Federal Fluminense.

3.
LIMA, T.; FIGUEIREDO, Eduardo. Concurso Público de Professor de Nível Superior em Engenharia de Software. 2014. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
LIMA, T.; FIGUEIREDO, Eduardo; COSTA, H.. Concurso Público para Professor Auxiliar em Engenharia de Software. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
FIGUEIREDO, L. C.; COSTA, H.; FIGUEIREDO, Eduardo. Concurso Público Docente Engenharia de Software e Programação Orientada a Objetos. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
MARINHO, E.; FIGUEIREDO, Eduardo; COSTA, H.. Concurso Público para Professor Assistente em Engenharia de Software e Banco de Dados. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
FIGUEIREDO, Eduardo; CACHO, N.; FERREIRA, L.. Concurso Público para Professor Adjunto I na Área de Informática. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
FIGUEIREDO, Eduardo; R. MATIAS; OLIVIERA, R.. Concurso Público para Professor Assistente na Área de Engenharia de Software. 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
FIGUEIREDO, Eduardo. Minas Mundi - Programa de Intercâmbio da UFMG. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FIGUEIREDO, Eduardo; VELOSO, A.. Minas Mundi - Programa de Intercâmbio da UFMG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FIGUEIREDO, Eduardo. IV Workshop de Dissertações em Ciência da Computação (WDCC). 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

4.
FIGUEIREDO, Eduardo. XIX Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). Avoiding Code Pitfalls in Aspect-Oriented Programming. 2014. (Congresso).

2.
28th ACM Symposium on Applied Computing (ACM SAC 2013). Test-based SPL Extraction: An Exploratory Study. 2013. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). Proposta e Avaliação de Educação Aberta para Engenharia de Software. 2013. (Congresso).

4.
Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS).Uma Revisão Sistematica de Metricas Contemporaneas de Manutenibilidade de Sistemas. 2012. (Simpósio).

5.
14th Workshop on Requirements Engineering (WER). 14th Workshop on Requirements Engineering (WER). 2011. (Congresso).

6.
2nd Ibero-American Conference on Software Engineering (CIbSE). 2nd Ibero-American Conference on Software Engineering (CIbSE). 2011. (Congresso).

7.
Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2011. (Congresso).

8.
International Conference on Aspect-Oriented Software Development (AOSD). On the Impact of Crosscutting Concern Projection on Code Measurement. 2011. (Congresso).

9.
I Workshop Brasileiro de Visualização de Software.Palestra convidada: Visualising Crosscutting Concerns. 2011. (Simpósio).

10.
V Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP).Sessão de Encerramento. 2011. (Simpósio).

11.
Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). Chair de sessão técnica do LA-WASP 2010 e chair de tutorial do CBSoft 2010. 2010. (Congresso).

12.
31st International Conference on Software Engineering (ICSE). 2009. (Congresso).

13.
7th joint meeting of the European Software Engineering Conference (ESEC) and the ACM SIGSOFT Symposium on the Foundations of Software Engineering (FSE). ConcernMorph: Metrics-based Detection of Crosscutting Patterns. 2009. (Congresso).

14.
International Conference on Program Comprehension (ICPC). Crosscutting Patterns and Design Stability: An Exploratory Analysis. 2009. (Congresso).

15.
12nd European Conference on Software Maintenance and Reengineering (CSMR). On the Maintainability of Aspect-Oriented Software: A Concern-Oriented Measurement Framework. 2008. (Congresso).

16.
22nd European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP). Concern-Sensitive Heuristic Assessment of Aspect-Oriented Design. 2008. (Congresso).

17.
30th International Conference on Software Engineering (ICSE). Evolving Software Product Lines with Aspects: An Empirical Study on Design Stability. 2008. (Congresso).

18.
2nd European Summer School on Aspect-oriented Software Development. 2007. (Encontro).

19.
VI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS).Uma Abordagem Quantitativa para Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos. 2007. (Simpósio).

20.
XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software Centrado na Perspectiva de Evolução. 2007. (Congresso).

21.
European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP). AJATO: an AspectJ Assessment Tool. 2006. (Congresso).

22.
European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP). Assessing Aspect-Oriented artifacts: Towards a Tool-Supported Quantitative Method. 2005. (Congresso).

23.
Seminário de Iniciação Científica da UFOP (Sic-UFOP).Integração de uma Ferramenta de Refabricação de Software a um Ambiente de Desenvolvimento de Sistemas. 2003. (Seminário).

24.
Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP). 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Figueiredo, Eduardo; PEREIRA, F. ; NELSON, M. A. ; MARQUES, K. . Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2015. (Congresso).

2.
Figueiredo, E.; NOVAIS, R. ; PADILHA, J. ; SOUTO, T. . 2nd Workshop on Software Visualization, Maintenance, and Evolution (VEM 2014). 2014. (Congresso).

3.
WERNECK, V. ; FIGUEIREDO, Eduardo . V Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES). 2012. (Congresso).

4.
LEITE, Julio ; BARBOSA, S. ; AYALA, C. ; FIGUEIREDO, Eduardo . II Congresso Iberoamericano de Engenharia de Software (CIbSE 2011). 2011. (Congresso).

5.
HANENBERG, S. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; GARCIA, Alessandro ; GREENWOOD, P. . II Int'l Workshop on Empirical Evaluation of Software Composition Techniques (ESCOT). 2011. (Congresso).

6.
FIGUEIREDO, Eduardo; CAMARGO, V. ; FERRARI, F. ; DANTAS, F. ; ALMEIDA, R. ; GHEYI, R. . 5th Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP). 2011. (Congresso).

7.
BORBA, P. ; CHIBA, S. ; GARCIA, Alessandro ; SOARES, S. ; FIGUEIREDO, Eduardo . 10th International Conference on Aspect-Oriented Software Development (AOSD 2011). 2011. (Congresso).

8.
HANENBERG, S. ; GARCIA, Alessandro ; GREENWOOD, P. ; Figueiredo, E. . Int'l Workshop on Empirical Evaluation of Software Composition Techniques (ESCOT.10). 2010. (Congresso).

9.
CASTOR FILHO, F. ; COELHO, R. ; CACHO, N. ; FIGUEIREDO, Eduardo ; FERRARI, F. . 4th Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development (LA-WASP). 2010. (Congresso).

10.
GARCIA, Alessandro ; GREENWOOD, P. ; BANIASSAD, Elisa ; SULLIVAN, K. ; CAI, Y. ; MACCORMACK, A. ; Figueiredo, E. . 2nd Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM). 2008. (Congresso).

11.
GARCIA, Alessandro F. ; BANIASSAD, Elisa ; LOPES, Cristina V. ; SCHWANNINGER, Christa ; ZHAO, Jianjun ; FIGUEIREDO, Eduardo ; SANT'ANNA, Claudio N. . 1st Workshop on Assessment of Contemporary Modularization Techniques (ACoM.07). 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Vieira da Silva Cruz. Feature Location Techniques for Software Product Lines. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Cleiton Silva Tavares. Refactoring Code Smells. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Amanda Damasceno Santana. Detecting Code Smells with Machine Learning Techniques. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
João Paulo de Freitas Diniz. Mutation Testing Cost Reduction. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Johnatan Alves de Oliveira. Identifying Library Experts from Repository Data. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Igor Muzetti Pereira. Managing Technical Debt in Configurable Software Systems. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Fischer Jonatas Ferreira. Testing Software Product Lines. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Adriano Lages dos Santos. Gamification in Software Engineering Education. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Kattiana Fernandes Constantino. Visualization of Software Variability. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Maurício Ronny de Almeida Souza. Análise do Impacto de Solicitações de Mudança na Manutenção de Software. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Joao Paulo de Freitas Diniz. Fostering Mutation Testing with Variability-Aware Execution. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

2.
Allan Victor Mori. Design and Evaluation of a Method to Derive Domain Metric Thresholds. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

3.
Markos Viggiato de Almeida. On the Investigation of Software Development and Evolution Practices. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

4.
Eduardo Moreira Fernandes. Anomaly Agglomerations as Sign of Product Line Instabilities. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

5.
Thanis Fernandes Paiva. On the Evaluation of Code Smells and Detection Tools. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

6.
Alexandre Martins Paiva. On the Detection of Code Clones with Sequence of Method Calls. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

7.
Gustavo Andrade do Vale. A Benchmark-based Method to Derive Metric Thresholds. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

8.
Johnatan Alves de Oliveira. A Method Based on Naming Similarity to Identify Reuse Opportunities. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

9.
Guilherme Henrique de Assis. Programação Orientada a Características em Groovy. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

10.
Bruno dos Santos Azevedo Cardoso. Co-occurrence Analysis of Design Patterns and Bad Smells in Software Systems. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

11.
Kattiana Fernandes Constantino. Software Product Line Tools: Visualization of Experimental Data. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

12.
Juliana Alves Pereira. Search-based Product Configuration in Software Product Lines. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

13.
Carlos Alexandre Garcia de Souza. An Empirical Study about the Use of Optional Typing in Software Systems. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

14.
Alcemir Rodrigues Santos. Método de Extração de Linha de Produtos de Software Baseado em Testes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

15.
Juliana Padilha. Detecção de Anomalias de Código usando Métricas de Software. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

16.
Felipe Nunes Gaia. Uma Avaliação Quantitativa de Módulos de Características Aspectuais para Evolução de Linhas de Produtos de Software. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, . Coorientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

17.
Ramon Simões Abilio. Detecting Code Smells in Software Product Lines. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

18.
Gabriel Coutinho Sousa Ferreira. O Uso de Programação Orientada a Características para Evolução de Linhas de Produtos de Software. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

19.
Jesus Francisco Aguirre. Evaluación de la Usabilidad en un Entorno de Sistemas Web Orientados a Modelos. 2010. Dissertação (Mestrado em Maestría en Ciencias de la Computación) - Universidad Nacional de San Luis, . Coorientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gerson Lucio Ferreira. Reutilização em Engenharia de Requisitos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

2.
Chaélmica Gonçalves. Um Estudo de Caso sobre a Implantação do Nível G do MPS.BR. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

3.
Felipe Ferreira Cunha. Recomendações para o Uso de Métodos Ágeis. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

4.
Thalisson Vinicius Lauton da Silva. Análise de Implantação e Estudo Comparativo de Ferramentas para Linhas de Produtos de Sofware. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

5.
Marcos José Mendonça de Melo. Avaliação Comparativa de Ferramentas CASE para Modelagem de Aplicações Web. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

6.
Thiago Cavalcanti Reis. Um Método Interativo para Suporte ao SCRUM e MPS.Br. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

7.
Luiz Ricardo de Carvalho Figueiredo. Avaliação Automatizada de Projetos de Software baseada em Histórico. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Liberal de Araujo. Abordagem de Teste em Linhas de Produtos de Software. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

2.
Thanis Fernandes Paiva. Detecção de Anomalias de Código Utilizando Métricas de Software. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

3.
Rodrigo Alvaro da Costa Ribeiro. O Crescimento da Adesão aos Métodos Ágeis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

4.
Christiane Mendonca Okamoto. Geração de Documentação Automática de Sistemas Web e Android com Base em Testes Funcionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

5.
Hamilton Romualdo Dutra da Silva Filho. Processo de Desenvolvimento de Software Independente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

6.
Ibraim Rodrigues da Silva Medina. Análise e Comparação da Engenharia de Requisitos Tradicional e Ágil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

7.
Pedro Ernesto Tognolo de Andrade. Análise de Ferramentas para Detecção de Bad Smells em Código. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

8.
Bruno dos Santos Azevedo Cardoso. Análise de Ferramentas para Detecção de Padrões de Projeto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

9.
Alisson Rodrigo dos Santos. O Uso Educacional de Jogos Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

10.
Thompson Moreira Filgueiras. Geração de Código para Aplicativos CRUD Utilizando Técnicas de Linha de Produtos de Software. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

11.
Leonardo Pereira da Silva Cruz. Análise de Ferramentas de Suporte ao Desenvolvimento Dirigido por Modelos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

12.
Daniel Nonaka Amorim. Desenvolvimento e Implantação de um Processo de Peer Review e Geração de Checklist de Apoio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

13.
Faber de Castro Andrade. Estudo Comparativo de Ferramentas para Linha de Produtos de Software. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

14.
Andre Vinicius Rodrigues Teixeira. Desenvolvimento de Sistemas Web para Mercados de Capitais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

15.
Carolina Maia do Nascimento. Sistema de Controle de Recebimento de Materiais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

16.
Thaylon Toledo Nogueira. Framework Fundamentado no Padrão HTML DOM para Desenvolvimento Web. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

17.
Fernando Iran Fonseca de Souza. Análise de Ferramentas de Métricas de Software Orientado a Objetos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

18.
Welton Fernandes Duarte. Sistemas de Informação para Automação de Fluxo de Trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

19.
Pedro Henrique Lacerda. Avaliação de Jogos e Simuladores para Treinamento em Métodos Ágeis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

20.
Marco Antônio Teixeira da Cunha Junior. Sistema de Comissionamento de Parceiros UOL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

21.
Mateus Galvão de Melo. Aplicação de Metodologias Ágeis em Lean Startups. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

22.
Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira. Desenvolvimento de Software para Redes de Supermercados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

Iniciação científica
1.
Amanda Damasceno. Detecção de Bad Smells em Código. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

2.
Lucas Furtini Veado. Detecção de Bad Smells em Linha de Produtos de Software. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

3.
João Antônio Dornelas Orlando Neto. Software Variability. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

4.
Felipe Glicério Gomes Marcelino. Java Development and Analysis. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

5.
Markos Viggiato de Almeida. Detecção Automática de Anomalias de Código usando Métricas de Software. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

6.
Pedro Henrique Leao Braga. Modelagem de Software. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

7.
Hayllander Blonski Santos. ConcernMeBS: Metrics-based Detection of Code Smells. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

8.
Marina Montanari Barbosa. Avaliação de Software Baseada a Interesses. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

9.
Lucas Machado de Oliveira. SPLConfig: Product Configuration in Software Product Line. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

10.
Matheus Henrique do Nascimento Nunes. Localização e Extração Características em Linha de Produto de Software. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

11.
Ingridy Cristine Martins. Plataforma para Criação de Cursos Disponíveis na Internet. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

12.
Diogo Marques Santana. ConcernMeBS: Uma Ferramenta para Detecção de Code Smells. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

13.
Lucas Santos Garcia. Educação Aberta em Engenharia de Software. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

14.
Pedro Campolina Diniz Rodrigues. Medição e Análise de Modelos i*. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

15.
Pericles Rafael Oliveira Alves. Avaliação Orientada a Interesses de Robustez de Software Modular. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

16.
Alisson Rodrigo Santos. Ensino e Simulação em Engenharia de Software. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

17.
Jean Paulo Silva Vasconcelos. Apoio Computacional ao Aprendizado de Técnicas Avançadas de Modularização de Software. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

18.
Patrick Teodoro do Prado. Ferramenta para Detecção de Code Smell usando Métricas de Interesse. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

19.
Renato Diniz Guimarães Ventura. Métricas para Qualidade de Software. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

20.
Michael David de Souza Dutra. SimulES-LPS: Uma Linha de Produtos para Ensino de Engenharia de Software. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

21.
Diogo Marques Santana. Ferramnenta para Análise Quantitativa Orientada a Interesses de Sistemas Modulares e Confiáveis. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

22.
Carlos Eduardo Souza Oliveira. SimulES-SPL: Desenvolvimento de uma Linha de Produtos para Ensino de Engenharia de Software. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

Orientações de outra natureza
1.
Thieres Nardy Dias. Análise SAT de Modelos de Características. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

2.
Glauber Pereira de Moraes Martins. Estágio Supervisionado na Paradigma Serviços em Informática. 2011. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

3.
Mateus Galvão de Melo. Avenue Code Desenvolvimento e Comércio de Software Ltda. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.

4.
Bruno Samuel Leal Rocha. Estágio Supervisionado na Empresa Curupira. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Eduardo Magno Lages Figueiredo.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Figueiredo, Eduardo; PEREIRA, F. ; NELSON, M. A. ; MARQUES, K. . Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Coordenador do Laboratório de Engenharia de Software (LabSoft): http://labsoft.dcc.ufmg.br/



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 22:26:53