Sérgio Luís Stirbolov Motta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7517582034955777
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Possui graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (1989), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela FEA/USP (2009). Professor e pesquisador da FATEC São Roque. Em nível de pós-graduação lato sensu, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (campus Poços de Caldas) e da Fundação Instituto de Administração (FIA). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de marketing, decisão de compra, comportamento do consumidor, marketing ecológico, marketing estratégico e gestão socioambiental. Coautor de algumas publicações da área de marketing e de pesquisa de marketing. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sérgio Luís Stirbolov Motta
Nome em citações bibliográficas
MOTTA, Sérgio L. S.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Programa de pós-graduação.
FEA/USP, FEA/USP, Brasil.
Título: Estudo sobre segmentação de mercado consumidor por atitude e atributos ecológicos de produtos., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Fauze Najib Mattar.
Palavras-chave: Segmentação de Mercado; Atitudes; Produtos - aspectos ambientais; Análise Multivariada.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1999 - 2000
Mestrado.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: A INFLUÊNCIA DO FATOR ECOLÓGICO NA DECISÃO DE COMPRA DE BENS DE CONVENIÊNCIA",Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: GEORGE BEDINELLI ROSSI.
1997 - 1998
Especialização em Didática do Ensino Superior.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1990 - 1992
Especialização em Administração de Empresas - Capacitação Gerencial.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
1985 - 1989
Graduação em Propaganda e Marketing.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução ao Ambiente Moodle: plataforma AVA como suporte às disciplinas.. (Carga horária: 2h).
FATEC São Roque, FATEC SÃO ROQUE, Brasil.
2018 - 2018
Perspectivas para 2018-2.. (Carga horária: 1h).
FATEC São Roque, FATEC SÃO ROQUE, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Gestçao para Resultados: evasão.. (Carga horária: 1h).
FATEC São Roque, FATEC SÃO ROQUE, Brasil.
2018 - 2018
Introdução às Ferramentas de Qualidade e Indicadores: Gestão por Qualidade.. (Carga horária: 2h).
FATEC São Roque, FATEC SÃO ROQUE, Brasil.
2018 - 2018
Apoio BeTheBoss. (Carga horária: 1h).
FATEC São Roque, FATEC SÃO ROQUE, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento Didático e de Planos de Ensino. (Carga horária: 2h).
FATEC São Roque, FATEC SÃO ROQUE, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 4


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2005 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Publicidade, Propaganda, Criação e Marketing.
02/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, .

02/2001 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing
3/1997 - Atual
Ensino, Propaganda Publicidade e Marketing Criação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Pesquisa em Opinião Pública
Teoria e Análise em Opinião Pública ( Pesquisa Mercadológica)
Introdução ao Marketing I e II
Mercadologia I, II e III
Mídia I, II e III
Planejamento Estratégico I, II, III e IV
Orientação de Trabalho de Graduação Interdisciplinar
02/2003 - 09/2003
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Pesquisa e Extensão, Conselho de Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Coordenador de apresentação oral na VII Mostra de Pós-Graduação e IV Mostra de Iniciação Científica.
03/2002 - 07/2002
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Pesquisa e Extensão, Conselho de Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Analista de pôsteres na VI Mostra de Pós-Graduação e III Mostra de Iniciação Científica.
06/2001 - 06/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador do Trabalho de Graduação Interdisciplinar.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas ministradas no COGEAE, pós-graduação lato-sensu em Administração de Empresas.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Professor- Auxiliar), Carga horária: 0

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing, Introdução ao Marketing.
08/1999 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing
4/1999 - 6/1999
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado em Publicidade e Propaganda

Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, MBA em Capacitação Gerencial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Decisões de produto, distribuição e comunicação

Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrando o módulo de Pesquisa de Marketing no MBA em Marketing.

Atividades

04/2006 - Atual
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0

Atividades

8/2000 - Atual
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Comunicação
Marketing I
Marketing II
Marketing III
Marketing IV

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor - Adjunto, Carga horária: 0

Atividades

8/1995 - Atual
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Análise de Pesquisa em Propaganda
Teoria e Análise de Pesquisa em Relações Públicas
Orientação de Projetos Experimentais

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Mix Assessoria e Treinamento Faculdades Claretinadas de Rio Claro S P, MIX, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0

Atividades

1998 - Atual
Ensino, Pós Graduação Em Gestão de Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema de Informações em Marketing
Pesquisa Mercadológica

Bss Consultores Associados S C Ltda, BSS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (diretor ExecutivoeGerente de Mercados), Carga horária: 0


Óticas Teixeira Ltda, ÓTICAS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (gerente de marketing), Carga horária: 0


Petrograph Off Set Máquinas Indústria e Comércio Ltda, PETROGRAPH, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (supervisor e assistente), Carga horária: 0


Armco do Brasil S A, ARMCO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (estagiário), Carga horária: 0

Atividades

4/1988 - 12/1988
Estágios , Armco do Brasil S A, .

Estágio realizado
Confecção do Plano de Propaganda para o ano de 1989 e execução e controle das ações de propaganda de 1988.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto


Faculdade de Tecnologia de São Roque, FATEC SÃO ROQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Centro de Pesquisa em Qualidade de Vida


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: REGE. Revista de Gestão USP
2009 - Atual
Periódico: Revista PMKT
2007 - Atual
Periódico: Gestão & Regionalidade
2005 - Atual
Periódico: RAM. Revista de Administração Mackenzie
2010 - Atual
Periódico: Revista de Administração (FEA-USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTTA, Sérgio L. S.2011 MOTTA, Sérgio L. S.; MATTAR, F. N. . Atitude em relação a atributos ecológicos de produtos como base de segmentação de mercado consumidor.. Revista de Administração (FEA-USP), v. 46, p. 32-44, 2011.

2.
MOTTA, Sérgio L. S.2008MOTTA, Sérgio L. S.. Competitividade baseada no marketing ecológico.. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 10, p. 104-127, 2008.

3.
MOTTA, Sérgio L. S.2007MOTTA, Sérgio L. S.. Motivações para o lançamento de um produto ecologicamente correto: um estudo de caso.. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 31-40, 2007.

4.
MOTTA, Sérgio L. S.2007MOTTA, Sérgio L. S.; MATTAR, F. N. ; BARRETO, I. F. ; TEIXEIRA, L. F. . ? Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em pequena empresa: um estudo de caso.. RAUSP. Revista de Administração, v. 42, p. 373-383, 2007.

5.
MOTTA, Sérgio L. S.2007MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. . O marketing ecológico como vantagem competitiva.. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 49-59, 2007.

6.
MOTTA, Sérgio L. S.2003 MOTTA, Sérgio L. S.; ROSSI, G. B. . A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência: um estudo exploratório na cidade de São Paulo. RAUSP. Revista de Administração, São Paulo-SP, v. 38, n.1, p. 46-57, 2003.

7.
MOTTA, Sérgio L. S.2002MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. . Gestão da Cadeia de Oferta e Resposta Eficiente ao Consumidor: uma análise crítica das suas aplicabilidades no Brasil. Revista Portuguesa de Marketing (Porto), Lisboa, n.11, p. 41-44, 2002.

8.
MOTTA, Sérgio L. S.2002 MOTTA, Sérgio L. S.. A relevância da comunicação no composto de marketing de produtos ecologicamente corretos. Communicare (São Paulo), São Paulo, v. 2, n.2, p. 135-145, 2002.

9.
MOTTA, Sérgio L. S.2002MOTTA, Sérgio L. S.. A importância da comunicação no planejamento de marketing de produtos ecologicamente corretos.. Revista Mackenzie, São Paulo-SP, v. 2, p. 137-145, 2002.

10.
MOTTA, Sérgio L. S.2001MOTTA, Sérgio L. S.; ROSSI, G. B. . A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo - SP, v. 2, p. 109-130, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
MOTTA, Sérgio L. S.. Sistema de informação de marketing. In: Luiz Claudio Zenone. (Org.). Gestão Estratégica de Marketing: conceitos e técnicas.. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 35-54.

2.
MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. . Informações para o marketing. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. , p. 25-64.

3.
MOTTA, Sérgio L. S.. Comportamento do consumidor. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. , p. 65-88.

4.
MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. . Segmentação de mercado e posicionamento da oferta. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. , p. 115-146.

5.
MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. . Gestão e desenvolvimento de produtos. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. , p. 147-180.

6.
MOTTA, Sérgio L. S.. Novos produtos: desenvolvimento e lançamento.. In: Fauze Najib Mattar. (Org.). Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se. 1ed.São Paulo: Atlas, 2009, v. 1, p. 384-440.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. . Planejamento estratégico em agências de turismo: um estudo exploratório na Grande São Paulo.. In: X SEMEAD, 2007, São Paulo. Planejamento estratégico em agências de turismo: um estudo exploratório na Grande São Paulo., 2007.

2.
MOTTA, Sérgio L. S.; RIZZO, E. ; OLIVEIRA, B. A. C. . Categorização Ambiental de Consumidores: um Survey na Cidade de São Paulo.. In: SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006, Resende-RJ. Categorização Ambiental de Consumidores: um Survey na Cidade de São Paulo., 2006.

3.
MOTTA, Sérgio L. S.; TEIXEIRA, L. F. . Motivações Acerca do Lançamento de um Produto Ecologicamente Correto: o Caso da Tuboart.. In: SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006, Resende-RJ. Motivações Acerca do Lançamento de um Produto Ecologicamente Correto: o Caso da Tuboart., 2006.

4.
MOTTA, Sérgio L. S.. Responsabilidade social sustentada: a alternativa dos produtos verdes.. In: SLADE BRASIL, 2006, Balneário Camboriú-SC. Responsabilidade social sustentada: a alternativa dos produtos verdes., 2006.

5.
MOTTA, Sérgio L. S.. Competitividade baseada no marketing ecológico.. In: SLADE BRASIL, 2006, Balneário Camboriú-SC. Competitividade baseada no marketing ecológico., 2006.

6.
MOTTA, Sérgio L. S.. A relevância da comunicação no composto de marketing de produtos ecologicamente corretos.. In: CLADEA - Encontro Anual do Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2005, Santiago. A relevância da comunicação no composto de marketing de produtos ecologicamente corretos., 2005.

7.
MOTTA, Sérgio L. S.; RIZZO, E. ; OLIVEIRA, B. A. C. ; PONTE, C. A. . Categorização de consumidores da cidade de São Paulo à luz da atitude e comportamento ecologicamente corretos.. In: CLADEA - Encontro Anual do Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2005, Santiago. Categorização de consumidores da cidade de São Paulo à luz da atitude e comportamento ecologicamente corretos., 2005.

8.
MOTTA, Sérgio L. S.. O produto ecologicamente correto e o marketing mix: a preponderância da função de comunicação.. In: ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2005, Rio de Janeiro. O produto ecologicamente correto e o marketing mix: a preponderância da função de comunicação., 2005.

9.
MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. ; CAMPOMAR, M. C. ; IKEDA, A. A. . The use of ecology as a competitive advantage in goods and services companies: a survey in consumer behavior.. In: 2005 BALAS Conference, 2005, Madrid. The use of ecology as a competitive advantage in goods and services companies: a survey in consumer behavior., 2005.

10.
MOTTA, Sérgio L. S.. Ambiente cultural como elemento modelador das decisões de marketing global.. In: XXVIII EnANPAD, 2004, Curitiba-PR. Ambiente cultural como elemento modelador das decisões de marketing global., 2004.

11.
MOTTA, Sérgio L. S.. Proposta de categorização de consumidores da cidade de São Paulo à luz da atitude em relação à compra e uso de bens ecologicamente corretos.. In: VII SEMEAD, 2004, São Paulo. Proposta de categorização de consumidores da cidade de São Paulo à luz da atitude em relação à compra e uso de bens ecologicamente corretos., 2004.

12.
MOTTA, Sérgio L. S.; ROSSI, G. B. . A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência.. In: XXVII ENANPAD, 2003, Atibaia. A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência., 2003.

13.
MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. ; ROSSI, G. B. . Marketing ecológico como instrumento de vantagem competitiva nas empresas.. In: VII ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2003, São Paulo. Marketing ecológico como instrumento de vantagem competitiva nas empresas., 2003.

14.
MOTTA, Sérgio L. S.; ROSSI, G. B. . Processo de formação de preferências no ambiente de internet.. In: III International Conference of the Iberomaerican Academy of Management, 2003, São Paulo. Processo de formação de preferências no ambiente de internet., 2003.

15.
MOTTA, Sérgio L. S.; ROSSI, G. B. . A influência do fator ambiental na decisão de compra.. In: VI Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2001, São Paulo. A influência do fator ambiental na decisão de compra., 2001.

16.
MOTTA, Sérgio L. S.; OLIVEIRA, B. A. C. . Administração da cadeia de suprimentos: o estado da arte e sua aplicabilidade.. In: XII Congresso Latino-americano de Estratégia, 1999, São Paulo - SP. Anais do XII Congresso Latino-americano de Estratégia., 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, Sérgio L. S.; ROSSI, G. B. . A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência.. In: V Mostra de Pós-Graduação, 2001, São Paulo. A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência., 2001.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MOTTA, Sérgio L. S.. Parecerista do V Simpósio Internacional de Administração e Marketing / VII Congresso de Administração da ESPM. 2010.

2.
MOTTA, Sérgio L. S.. Parecerista do XII Semead. 2009.

3.
MOTTA, Sérgio L. S.. Parecerista de projetos de pesquisa submetidos ao PIBIC - Programa Interno de Bolsa de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, B. A. C.; Huertas, Melby K. Z.; MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Marcio de La Cruz Lui. O processo de posicionamento competitivo de produtos de alta tecnologia: um estudo de caso na Telefonica.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GREGOLIN, F.; TEIXEIRA, E. S.; MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Bruno Campos; Viviane de Almeida; Caroline Azevedo.A empresa Myfix: um estudo de caso sobre os impactos do e-commerce em uma empresa de pequeno porte.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - FATEC São Roque.

2.
TEIXEIRA, E. S.; ABUD, I. C.; MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Marcelo de Oliveira; Maxwell Barbosa; Rodrigo dos Santos.Comunicação interna: o endomarketing como ferramenta estratégica das organizações.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - FATEC São Roque.

3.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Thiago Kanada et al..Conti Bier. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

4.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Eduardo R. Orrin et al..Plano de Comunicação para a Kombosa Shake. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

5.
MOTTA, Sérgio L. S.; JESUS, P. R. C.; Mello, Paulo C. B.. Participação em banca de Carolina Guimarães et al..Estudo de comunicação que visa a conscientização dos adolescentes do estado de São Paulo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
MOTTA, Sérgio L. S.; MELLACI, V. B.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Aline Di Piazza et al..Estudo de mercado para auemntar a participação da linha Ford Transit em seu nicho mercadológico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.; IZUMI, F.. Participação em banca de Lucas Decoló Bressan et al..Planejamento de marketing para aumentar as vendas do Kia Soul na cidade de São Paulo e alcançá-lo entre os principais players do segmento,. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
MOTTA, Sérgio L. S.; JESUS, P. R. C.; HUADY, A.. Participação em banca de Amanda Corner Canatto et al..Projeto de divulgação da marca Pintar Materiais Artísticos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
MOTTA, Sérgio L. S.; PALANDI JUNIOR, J.; PASQUALE, P. P.. Participação em banca de Carolina Sadalla et al..Projeto para aumentar a visibilidade do Requeijão Speciale Sadia.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10.
MOTTA, Sérgio L. S.; PASQUALE, P. P.; PALANDI JUNIOR, J.. Participação em banca de Rafael Hugo et al..Proposta de planejamento de marketing para a marca Multicoisas na região de Osasco.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
MOTTA, Sérgio L. S.; BELLICIERI, Fernanda N.; RIBEIRO, M. A.. Participação em banca de Douglas Pichetti et al..Plano de marketing para aumentar o volume de vendas e reforçar a imagem da marca Internned na grande São Paulo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
MOTTA, Sérgio L. S.; MELLACI, V. B.; ALBUQUERQUE, F. D. C.. Participação em banca de Gabriela Mongiat et al..Trabalho de graduação interdisciplinar baseado no desenvolvimento de uma estratégia de propaganda e marketing para a Academia VO2 Personal.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
MOTTA, Sérgio L. S.; IZUMI, F.; RAHAL, C.. Participação em banca de Moysés No et al..Ações estratégicas para aumento da visibilidade do Billabong Hour.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
MOTTA, Sérgio L. S.; BELLICIERI, Fernanda N.; PIGNATARI FILHO, M.. Participação em banca de Rafael Senise et al..Estratégia de comunicação para aumentar a frequência da Cremeria Nestlé do Shopping Tamboré.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
MOTTA, Sérgio L. S.; PALANDI JUNIOR, J.; ALBUQUERQUE, F. D. C.. Participação em banca de Guilherme Lefevre et al..São Paulo Futebol Clube: estudo para ampliação do Programa Sócio Torcedor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Isadora Pedroso F. Valentim et al..Plano de Marketing para comunicação da marca ?O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo? e seus atributos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Camila S. Ashino et al..Planejamento Estratégico para desenvolver o mercado da Sorvetes Rochinha na capital paulista, otimizando sua distribuição e comunicação.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
MOTTA, Sérgio L. S.; SILVA, C. E. S.. Participação em banca de Adriana Oliva et al..Planejamento Estratégico de marketing para tornar independente a unidade de negócio Mobile do Grupo Esporte Interativo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

19.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Rafael Prioli D. Vedova et al..Estudo para reposicionamento do produto Tafmann-e.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

20.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Renata Yonamine et al..Como aumentar a visibilidade da Marca Macchione no Varejo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

21.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Igor Romeu Rosendo da Silva et al..Lançamento da Marca Inoxy como confecção própria.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

22.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Ana Paula Ramos Gonçalves et al..Planejamento estratégico para o produto M19W531 da AOC na Grande São Paulo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

23.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Fernanda Costa et al..Análise dos instrumentos de marketing e comunicação para transmitir de forma efetiva os benefícios do produto Renew às suas consumidoras.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

24.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de André Boareto et al..Diferenciação de Lux Luxo em relação à concorrência, principalmente da linha discount da marca Lux, Lux Suave; e a recuperação de market share no mercado brasileiro de sabonetes.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

25.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Carina Nigro et al..“Estudo para aumentar o valor percebido e o market share da empresa ADN roupas profissionais.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

26.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Carla Orlic Coda et al..Posicionamento estratégico de câmeras digitais HP no Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

27.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Aline Matta et al..Proposta de Comunicação e Marketing para o fortalecimento dos cinco pilares da marca institucional Taeq junto ao consumidor.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

28.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Jaqueline Yamamoto et al..Proposta para reter clientes e aumentar o faturamento da revista Joyce Pascowitch através de planos de marketing de relacionamento e incentivo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

29.
MOTTA, Sérgio L. S.; PALANDI JUNIOR, J.; SILVA, C. E. S.. Participação em banca de Mylena Dalbone et al..Fundação Abrinq: selo social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

30.
MOTTA, Sérgio L. S.; LARA JR., M. M.; SILVA, C. E. S.. Participação em banca de Carolina Spilla et al..Estudo para aumentar a visibilidade da linha Viver diante do cliente Carrefour.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

31.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Asbel Torres da Cunha et al..Fortalecimento de imagem da marca Barred´s consolidando seus diferenciais competitivos perante seu público-alvo.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

32.
MOTTA, Sérgio L. S.; LARA JR., M. M.; SILVA, C. E. S.. Participação em banca de Karina Machado et al..Estudo para aumento de faturamento do programa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

33.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.; HUADY, A.. Participação em banca de Aline Sá et al..Projeto para aumentar a participação do Paratudo no mercado de São Paulo através da ampliação da visibilidade da marca.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Mestrado) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

34.
MOTTA, Sérgio L. S.; FAVARO, E.; PASQUALE, P. P.. Participação em banca de Aline Rosental et al..Comgás - GNV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

35.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Edson Nakano et al..Plano de comunicação e marketing para a marca Ofner.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

36.
MOTTA, Sérgio L. S.; LARA JR., M. M.; VAL, V. A. F. M.. Participação em banca de Georgia Dinyako et al..Aumento do market share e do conhecimento das marcas próprias Pão de Açúcar no estado de São Paulo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

37.
MOTTA, Sérgio L. S.; LAUDISIO, M. C.; PASQUALE, P. P.. Participação em banca de Juliana Campos Dibo et al..Estratégia de marketing visando a fidelização dos clientes atuais e conquista de clientes potenciais da Cedro - Distribuidora de Cafés Especiais.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

38.
MOTTA, Sérgio L. S.; LARA JR., M. M.; MORELATTO, R. B.. Participação em banca de Fábio Garcia Marin.Estudo sobre o Unibanco AIG no mercado brasileiro de previdência privada.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

39.
MOTTA, Sérgio L. S.; MORELATTO, R. B.; LARA JR., M. M.. Participação em banca de Bruno de Souza Morkarzel et al..Estudo para aumento da participação no mercado da empresa Pantech Brasil.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

40.
MOTTA, Sérgio L. S.; MORELATTO, R. B.; LARA JR., M. M.. Participação em banca de Mariana Duca Novaes et al..Como aumentar o conhecimento do serviço Mercado Pago junto aos usuários e potenciais usuários do Mercadolivre.com minimizando a sensação de insegurança no momento da compra online?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

41.
MOTTA, Sérgio L. S.; LAUDISIO, M. C.; ALBUQUERQUE, F. D. C.. Participação em banca de Carolina Paixão et al..Projeto para aumentar a visibilidade das canetas esferográficas da Pilot em seu mercado de atuação.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

42.
MOTTA, Sérgio L. S.; JESUS, J. J. A.; GABRIELLI, L. M.. Participação em banca de André de São Plácido Brandão et al..Estudo para investimento em comunicação de linha profissional Santher.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

43.
MOTTA, Sérgio L. S.; FIGUEIREDO NETO, C.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Willer Alves Teixeira et al..Estratégia para reposicionar a revista Recreio, direcionando o consumidor para o conteúdo da revista.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

44.
MOTTA, Sérgio L. S.; RAHAL, C.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Antonio Silva Matos et al..Estudo para identificar como aumentar a visibilidade e participação de mercado de refrigerantes Xereta no interior de São Paulo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

45.
MOTTA, Sérgio L. S.; LARA JR., M. M.; HATTORI, O. T.. Participação em banca de Dyego Smirmaul Cavalli et al..Estudo para reafirmação de identidade corporativa da rádio Transamérica Pop.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

46.
MOTTA, Sérgio L. S.; HATTORI, O. T.; CASSAR JUNIOR, A. C.. Participação em banca de Karina Fernanda Mota Camargo et al..Plano de comunicação referente ao lançamento do curso pós-MBA da FIA - Fundação Instituto de Administração.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

47.
MOTTA, Sérgio L. S.; LARA JR., M. M.; JESUS, J. J. A.. Participação em banca de Cinthia Junqueira Kato et al..Estudo para novo posicionamento do Hotel Cordialle.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

48.
MOTTA, Sérgio L. S.; HATTORI, O. T.; GUIMARAES, A. H. T.. Participação em banca de Christina de Fátima Rocha Pereira et al..Lançamento do produto Dualdisc pela empresa Sonopress-Rimo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

49.
MOTTA, Sérgio L. S.; PALANDI JUNIOR, J.; GABRIELLI, L. M.. Participação em banca de Diego Ferreira Gomes.O uso dos instrumentos de comunicação para reposicionamento do grupo WCA.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

50.
MOTTA, Sérgio L. S.; CASSAR JUNIOR, A. C.; GUIMARAES, A. H. T.. Participação em banca de Mauricio Ferrara et al..Plano de marketing visando a recuperação do market share do produto Rinossoro Gotas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

51.
MOTTA, Sérgio L. S.; RAHAL, C.; ALBUQUERQUE, F. D. C.. Participação em banca de Carolina Spina et al..Estudo de mercado para as sandálias papetes Góoc.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

52.
MOTTA, Sérgio L. S.; RAHAL, C.. Participação em banca de Débora Cristina Rossi et al..Estudo para planejamento de comunicação e proposta de patrocínio para os OCIP Canto Cidadão.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

53.
MOTTA, Sérgio L. S.; BARROS, J. M. Q.; PANONTIN, P. C.. Participação em banca de Marcio Ribeiro.Estudo para planejamento de comunicação institucional do Projeto Oficina Boracéa.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

54.
MOTTA, Sérgio L. S.; LEX, S.; GABRIELLI, L. M.. Participação em banca de Celso Rodrigo.Marilan. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

55.
MOTTA, Sérgio L. S.; SILVA, C. E. S.; PALANDI JUNIOR, J.. Participação em banca de Caiê Cacciaguerra.WOW!. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

56.
MOTTA, Sérgio L. S.; PALANDI JUNIOR, J.; FRANCA, M. I. G.. Participação em banca de Amanda Regina Diógenes.Sorriso Herbal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

57.
MOTTA, Sérgio L. S.; GABRIELLI, L. M.; LEX, S.. Participação em banca de Rafael Vale.Home Care. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

58.
MOTTA, Sérgio L. S.; PALANDI JUNIOR, J.; GABRIELLI, L. M.. Participação em banca de Keila Tavares.Chocolate Munik. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

59.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.; GABRIELLI, L. M.. Participação em banca de Susan Lancman.Plano de marketing visando a recuperação do market share do produto lã de aço Bombril.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

60.
MOTTA, Sérgio L. S.; GABRIELLI, L. M.; PACE, E. S. U.. Participação em banca de Carmen da Silva Campos.Estratégia de comunicação para ampliação do share of mind da rede pet shop Cobasi.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

61.
MOTTA, Sérgio L. S.; ALBUQUERQUE, M. E.; LARA JR., M. M.. Participação em banca de Vanessa Alencar Avena.Quais os instrumentos de comunicação e marketing que fortalecem a imagem da marca, aumentam o market share e com isso tornam o consumo do produto da espumante Marcus James Brut mais frequente?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

62.
MOTTA, Sérgio L. S.; RAHAL, C.; JESUS, J. J. A.. Participação em banca de George Marcucci.Projeto de expansão conjunta da rede de estabelecimentos afiliados à American Express e do número de associados ao cartão de crédito American Express Gold Credit.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

63.
MOTTA, Sérgio L. S.; GABRIELLI, L. M.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Adriana Gava.Estudo sobre a utilização de inovações em tecnologia como estratégia de fidelização da marca Vivo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

64.
MOTTA, Sérgio L. S.; GABRIELLI, L. M.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Danilo Pinotti.Bocadinho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

65.
MOTTA, Sérgio L. S.; SILVA, C. E. S.; PANONTIN, P. C.. Participação em banca de Yuri Vilela Dickson.Estudo sobre a imagem da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, com o objetivo de identificar e divulgar os outros diferenciais da companhia, agregando valor à marca.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

66.
MOTTA, Sérgio L. S.; VAL, V. A. F. M.; PANONTIN, P. C.. Participação em banca de Priscila Estevo.Estudo para comunicar segurança e comodidade aos internautas e consumidores do site Submarino.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

67.
MOTTA, Sérgio L. S.; FRANCA, M. I. G.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Marianne Vavlis Marincolo.Planejamento de comunicação e marketing para linha Natura Mamãe e Bebê da empresa Natura Cosméticos S/A. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

68.
MOTTA, Sérgio L. S.; FIGUEIREDO NETO, C.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Juliana Henrique.Diagnóstico da situação competitiva das Faculdades Senac no mercado de educação superior.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

69.
MOTTA, Sérgio L. S.; SILVA, C. E. S.; PANONTIN, P. C.. Participação em banca de Erik Stromfeld.O.C.A.S. Organização Civil de Ação Social.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

70.
MOTTA, Sérgio L. S.; VAL, V. A. F. M.; PANONTIN, P. C.. Participação em banca de Vanessa Giosa.Estudo para aumentar a visibilidade e o market share da marca de azeite de oliva Carbonell.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

71.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Tatiana Leone.Lançamento da Honda CG 150 Titan. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

72.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Giovana de Carvalho Vergílio.Desenvolvimento de um plano estratégico para lançamento de uma linha de cuidados pessoais masculinos para os consumidores da Camisaria Colombo, visando o aumento de participação de mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

73.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Leilane Alves Borges.Estudo para desenvolvimento de estratégias de marketing visando aumentar o conhecimento do confeito Dadinho entre o público infantil.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

74.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Anita Recena Quevedo.Planejamento estratégico de marketing da empresa Gradiente Eletrônica S.A. visando o lançamento do DVDokê do Luciano Huck junto às classes A e B da cidade de São Paulo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

75.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Ana Carolina Zugaib.Como aumentar as vendas visando aumentar o giro de estoqur para evitar o acúmulo de mercadoria.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

76.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Camila Santiago.Planejamento estratégico de marketing dos serviços de DDD e DDI da operadora de telecomunicações Telefonica S/A que atua em todo o estado de São Paulo visando o crescimento de seu "market-share" e consequentemente buscando sua liderança de mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

77.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Hussein Mamed.Desenvolvimento de um planejamento estratégico visando o reposicionamento da marca e a ampliação de mercado da empresa Antídoto Cosméticos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

78.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Cynthia Albano Ribeiro et al..Lançamento do Sustagen Kids "Ready to Drink" com comunicação direcionada para o público infantil.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

79.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Fabiano Nava et al..Proposta para o projeto Parceiros pela Inclusão - APAE - SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

80.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Samantha Spilla et al..Estudo sobre o reposicionamento da imagem do Banco Santos para o mercado de varejo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

81.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Milena Xavier Molina et al..Cinemark: equilíbrio da ociosidade da demanda.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

82.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Beatriz Ramires Horlee et al..Estratégia de reposicionamento dos Perfumes do Brasil de Natura Ekos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

83.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Andréa da Costa Zappia et al..Refrescos Camp.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

84.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de André Vaina Amarelo et al..Reposicionamento da marca Rainha no mercado calçadista brasileiro.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

85.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Fabiana Lia Ferreira et al..Estudo para verificar se a estratégia de segmentação auxilia no lançamento e posicionamento de um café gourmet no mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

86.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Cássia Vasconcelos Scaciotta et al..Uma proposta visando o aumento das vendas da empresa Espom Wash através da ampliação da participação de mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

87.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de André Jacinto Lima et al..Linha Practical Mundial: o estudo do reposicionamento da linha no mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

88.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Fernando Lopes Herrera et al..Estudo do mercado de sucos e desnvolvimento de estratégia de comunicação e marketing para o produto Fatto Bene da empresa Sucotrop.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

89.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Kleber Nogueira et al..Finta: estratégia da marca em busca de crescimento no mercado de São Paulo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

90.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Evandro Luís Ariki et al..Identificar se a falta de conhecimento dos atributos do produto impede o crescimento de vendas da Vivo Empresas.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

91.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Marina Rossi et al..Estudo sobre a linha de bolos prontos do Panifício Laura visando a penetração no pequeno varejo e o aumento de reconhecimento no grande varejo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

92.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Felipe Penteado Torres et al..Estudo de imagem da marca Henkel e o desenvolvimento de um plano de comunicação.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

93.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Renata dos Santos Bastos et al..Liderança da marca Deca no mercado de metais sanitários do Rio de Janeiro.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

94.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Carlos Navarro Júnior et al..Estudo da influência na comunicação do produto Cialis.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

95.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de André Frasca Scorvo et al..Desenvolvimento de um planejamento estratégico adequado à cerveja Malta, buscando o incremento do "valor percebido" da marca Malta Pilsen.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

96.
MOTTA, Sérgio L. S.; IZUMI, F.; FERREIRA, H. M. F. A.. Participação em banca de Debora Lacieri Juneck.Estudo do ambiente da marca de artigos esportivos Mizuno para planejamento da campanha de comunicação.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

97.
MOTTA, Sérgio L. S.; IZUMI, F.; GERAIS, S. M. G.. Participação em banca de Fernanda Pastana.Estratégia para ampliação de mercado da rede de "fast food" Star Chicken na região metropolitana de São Paulo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

98.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.; FIGUEIREDO NETO, C.. Participação em banca de Carla Pileggi.Estudo e análise para aumento de visitantes únicos no "site" da MTV no mercado brasileiro.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

99.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.; FIGUEIREDO NETO, C.. Participação em banca de Izabella Loiola.Argamassa Votomassa: proposta de revisão e melhoria no relacionamento e compreensão da marca perante os influenciadores da compra.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

100.
MOTTA, Sérgio L. S.; ALBUQUERQUE, M. E.; PANONTIN, P. C.. Participação em banca de Tatiana Ferreira Alves.Estudo visando o aumento da comercialização dos seguros de vida no canal corretor da Itaú Seguros. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

101.
MOTTA, Sérgio L. S.; PACE, E. S.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Priscila Carvalho Variso.Planejamento estratégico de marketing e comunicação visando o aumento de vendas e "market-share" do leite fermentado Vigor Club.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

102.
MOTTA, Sérgio L. S.; PACE, E. S.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Vanessa Issa Zeitoune.Plano de marketing visando a valorização dos produtos e da marca Bahia Pet junto aos seus consumidores atuais e potenciais.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

103.
MOTTA, Sérgio L. S.; PACE, E. S.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Otávio Kaiser.Phisalia: conhecendo a marca e melhorando a distribuição.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

104.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.; MORELATTO, R. B.. Participação em banca de Giuliana Arruda Preziosi.Pizzaria Grappa: um estudo sobre o aumento da visibilidade da marca diante dos efeitos da demanda irregular.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

105.
MOTTA, Sérgio L. S.; RIZZO, E.; SILVA, C. E. S.. Participação em banca de Edson Kawasaki.Gillette do Brasil Ltda.: plano de marketing para o segmento de lâminas descartáveis.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

106.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Cyntia Schandert.Campanha do Sundown da Johnson & Johnson. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

107.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Tamy Maki.Planejamento estratégico visando a eliminação da comunicação entre a empresa Santana-Pré e seus possíveis consumidores.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

108.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Shingo Sato.Submarino: navegando no varejo virtual.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

109.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Elizabeth Scavone.Como estimular a ida dos consumidores à Playland baseado nos fatores influenciadores do consumo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

110.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Fernanda Cavalante.Estudo para promover o consumo de medicamentos genéricos a partir das intenções dos consumidores potenciais em relação a esta categoria de produto.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

111.
MOTTA, Sérgio L. S.; RIZZO, E.. Participação em banca de Analice Mendonça.Estudo para aumento da participação de mercado do produto Silentia no canal varejo no estado de São Paulo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

112.
MOTTA, Sérgio L. S.; LEX, S.. Participação em banca de Henrique Kashtan.Marketing turístico em Santos.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

113.
MOTTA, Sérgio L. S.. Participação em banca de Leabdro Barankiewicz.Xerox Aspix.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

114.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Andrea Lucas.Viagra: um estudo sobre a identidade da marca.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

115.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.. Participação em banca de Karen Fleming.Margarina Qualy. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

116.
MOTTA, Sérgio L. S.; RIZZO, E.; SALINAS, F. P. G.. Participação em banca de Claudia Moura Rosa.Consolidação do selo Trama através da comunicação ao consumidor final.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

117.
MOTTA, Sérgio L. S.; RIZZO, E.; REZENDE, M. L.. Participação em banca de Davi Ribeiro Avilles.Listel Bellsouth: controle da perda de "merket share" e faturamento.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

118.
MOTTA, Sérgio L. S.; BARROS, J. M. Q.; FERREIRA, H. M. F. A.. Participação em banca de Juliana Arnoni.Proposta para consolidação da marca "Fosfertil Ultrafertil".. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

119.
MOTTA, Sérgio L. S.; PONTE, C. A.; SILVA, C. E. S.. Participação em banca de Eduardo de Toledo Vale.Desenvolvimento de estratégias para o incremento do valor percebido da cerveja "Bohemia" escura entre o público feminino.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

120.
MOTTA, Sérgio L. S.; REZENDE, M. L.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Eduardo Silva Arantes.A quebra do paradigma de inconpatibilidade dos computadores da "Apple" através do IMAC G4 800 Mhz.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

121.
MOTTA, Sérgio L. S.; REZENDE, M. L.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Vanessa Marks.Como manter a participação de mercado da embalagem "Tetra Brik Aseptic" acima de 95%.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

122.
MOTTA, Sérgio L. S.; PANONTIN, P. C.; LEX, S.. Participação em banca de Tati Buser Guedes.Planejamento estratégico de marketing cultural para o "Instituto Teatro Escola Brincante".. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

123.
MOTTA, Sérgio L. S.; LEX, S.; BARROS, J. M. Q.. Participação em banca de Tatiana Amenti Abud.Rádio Nativa FM: a comunicação em busca da audiência.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

124.
MOTTA, Sérgio L. S.; RIZZO, E.; LEX, S.. Participação em banca de Clara Breda.Carrefour Turismo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

125.
MOTTA, Sérgio L. S.; BARROS, J. M. Q.; LEX, S.. Participação em banca de João Paulo Passos.Reebok: estudo para verificar a relação entre a propaganda e o "merchandising" do tênis "Icon IV DMX 10" com seu volume de vendas.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

126.
MOTTA, Sérgio L. S.; MORELATTO, R. B.; SILVA, C. E. S.. Participação em banca de Sandra Gomes da Silva.Kolplast: desenvolvimento de estratégias de marketing para o espéculo vaginal descartável.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

127.
MOTTA, Sérgio L. S.; FIGUEIREDO NETO, C.; REZENDE, M. L.. Participação em banca de Natalia Kawase.Ampliação do público-alvo dos produtos de percussão brasileira da marca "Gope".. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3Es - Encontro de Estudos em Estratégia.Dimensionamento e perfil comportamental e atitudinal do mercado consumidor paulistano de produtos ecologicamente corretos: um subsídio para a definição de estratégias socioambientais sustentáveis.. 2009. (Encontro).

2.
X SEMEAD.Planejamento estratégico em agências de turismo: um estudo exploratório na Grande São Paulo.. 2007. (Seminário).

3.
SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Categorização Ambiental de Consumidores: um Survey na Cidade de São Paulo.. 2006. (Simpósio).

4.
SLADE BRASIL. Responsabilidade social sustentada: a alternativa dos produtos verdes.. 2006. (Congresso).

5.
2005 BALAS Conference. The use of ecology as a competitive advantage in goods and services companies: a survey in consumer behavior. 2005. (Congresso).

6.
CLADEA - Encontro Anual do Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración.A relevância da comunicação no composto de marketing de produtos ecologicamente corretos.. 2005. (Encontro).

7.
ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.O produto ecologicamente correto e o marketing mix: a preponderância da função de comunicação.. 2005. (Encontro).

8.
VII SEMEAD.Proposta de categorização de consumidores da cidade de São Paulo à luz da atitude em relação à compra e uso de bens ecologicamente corretos.. 2004. (Seminário).

9.
XXVIII EnANPAD.Ambiente cultural como elemento modelador das decisões de marketing global.. 2004. (Encontro).

10.
III International Conference of the Iberomaerican Academy of Management.Processo de formação de preferências no ambiente de internet.. 2003. (Outra).

11.
VII ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Marketing ecológico como instrumento de obtenção de vantagem competitiva nas empresas.. 2003. (Encontro).

12.
XXVII ENANPAD.A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência.. 2003. (Encontro).

13.
VI Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.A influência do fator ambiental na decisão de compra.. 2001. (Encontro).

14.
V Mostra de Pós-Graduação. A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência.. 2001. (Congresso).

15.
XII Congresso Latino-Americano de Estratégia. Administração da cadeia de suprimentos: o estado da artes e sua aplicabilidade.. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Decoló Bressan et al.. Planejamento de marketing para aumentar as vendas do Kia Soul na cidade de São Paulo e alçá-lo entre os principais players do segmento.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

2.
Aline Di Piazza et al.. Estudo de mercado para auemntar a participação da linha Ford Transit em seu nicho mercadológico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

3.
Guilherme Lefevre et al.. São Paulo Futebol Clube: estudo para ampliação do Programa Sócio Torcedor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

4.
Rafael Senise et al.. Estratégia de comunicação para aumentar a frequência da Cremeria Nestlé do Shopping Tamboré.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

5.
Moyses No et al.. Ações estratégicas para aumento da visibilidade do Billabong Hour.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

6.
Gabriela Mongiat et al.. Trabalho de graduação interdisciplinar baseado no desenvolvimento de uma estratégia de propaganda e marketing para a Academia VO2 Personal.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

7.
Isadora Pedroso F. Valentim et al.. Plano de Marketing para comunicação da marca ?O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

8.
Rafael Prioli D. Vedova et al.. Estudo para reposicionamento do produto Tafmann-e.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

9.
Fernanda Costa et al.. Análise dos instrumentos de marketing e comunicação para transmitir de forma efetiva os benefícios do produto Renew às suas consumidoras.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

10.
André Boareto et al.. Diferenciação de Lux Luxo em relação à concorrência, principalmente da linha discount da marca Lux, Lux Suave; e a recuperação de market share no mercado brasileiro de sabonetes.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

11.
Carina Nigro et al.. Estudo para aumentar o valor percebido e o market share da empresa ADN roupas profissionais.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

12.
Carla Orlic Coda et al.. Posicionamento estratégico de câmeras digitais HP no Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

13.
Aline Matta et al.. Proposta de Comunicação e Marketing para o fortalecimento dos cinco pilares da marca institucional Taeq junto ao consumidor.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

14.
Juliana Yamamoto et al.. Proposta para reter clientes e aumentar o faturamento da revista Joyce Pascowitch através de planos de marketing de relacionamento e incentivo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

15.
Alex Costa de Oliveira et al.. Estudo para escolha dos principais instrumentos de comunicação que serão utilizados para consolidar a marca Fatto Bene na mente do consumidor.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

16.
Diogo Cardone et al.. Um estudo de como aumentar as vendas de mortadelas Ceratti no mercado varejista de alimentos da cidade de São Paulo.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

17.
Tatiana Jacobsohn et al.. Estudo sobre a agência de publicidade Dez Brasil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

18.
Aimee Navega de Oliveira et al.. Estudo de mercado para reposicionamento da marca de surfwear feminina Código Girls.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

19.
Angelo Dimitre Gomes Guedes et al.. Estudo sobre como utilizar os instrumentos de comunicação a fim de criar um posicionamento no mercado e fortalecer a imagem do produto Sagatiba Cachaça Velha.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

20.
Mylena Dalbone et al.. Fundação Abrinq: selo social "Empresa Amiga da Criança".. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

21.
Gabriela Vicari. Lançamento do produto Dualdisc pela empresa Sonopress-Rimo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

22.
Maria Angélica de Oliveira. Estudo sobre a aplicação das ferramentas de marketing visando alavancar as vendas de produtos para os consumidores finais nas franquias Vta Derm Day Clinic em São Paulo, capital.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

23.
Dyego Smirmaul Cavalli. Estudo para reafirmação de identidade corporativa da rádio Transamérica Pop.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

24.
Karina Fernanda Mota Camargo. Plano de comunicação referente ao lançamento do curso pós-MBA da FIA - Fundação Instituto de Administração.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

25.
Diego Buquera Bujaldon. Estudo para novo posicionamento do Hotel Cordialle.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

26.
Juliana de Campos Dibo et al.. Estratégia de marketing visando a fidelização dos clientes atuais e conquista de clientes potenciais da Cedro - Distribuidora de Cafés Especiais.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

27.
Carmen da Silva Campos. Estratégia de comunicação para ampliação so share of mind da rede pet shop Cobasi. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

28.
Bruna Martins. Plano de marketing visando a recuperação do market share do produto lã de aço Bombril. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

29.
Vanessa Alencar Avena. Quais os instrumentos de comunicação e marketing que fortalecem a imagem da marca, aumentam o market share e com isso tornam o consumo do produto da espumante Marcus James Brut mais frequente?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

30.
Celso Rodrigo. Marilan. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

31.
Marcio Ribeiro. Estudo para planejamento de comunicação institucional do Projeto Oficina Boracéa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

32.
George Marcucci. Projeto de expansão conjunta da rede de estabelecimentos afiliados à American Express e do número de associados ao cartão de crédito American Express Gold Credit.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

33.
Marianne Vavlis Marincolo. Planejamento de comunicação e marketing para linha Natura Mamãe e Bebê da empresa Natura Cosméticos S/A. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

34.
Erik Stromfeld. O.C.A.S. Organização Civil de Ação Social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

35.
Adriana Gava. Estudo sobre a utilização de inovações em tecnologia como estratégia de fidelização da marca Vivo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

36.
Leilane Alves Borges. Estudo para desenvolvimento de estratégias de marketing visando aumentar o conhecimento do confeito "Dadinho" entre o público infantil.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

37.
Fekipe Prodocimo. Desenvolvimento de planejamernto estratégico de marketing visando a penetração e fixação da marca "Armazém" na cidade de São Paulo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

38.
Anita Recena Quevedo. Planejamento estratégico de marketing da empresa Gradiente Eletrônica S.A. visando o lançamento do DVDokê "Luciano Huck" às classes A e B da cidade de São Paulo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

39.
Laura Almeida Raffani. Cinemark: equilíbrio da ociosidade da demanda.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

40.
Poliana Clemente Vancin. Estratégia de reposicionamento dos Perfumes do Brasil de Natura Ekos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

41.
Fabiana Lia Ferreira. Estudo para verificar se a estratégia de segmentação auxilia no lançamento e posicionamento de uma café gourmet no mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

42.
Fabiana Lia Ferreira et al.. Estudo para verificar se a estratégia de segmentação auxilia no lançamento e no posicionamento de um café gourmet no mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

43.
Cássia Vasconcelos Scaciotta. Uma proposta visando o aumento das vendas da empresa Espom Wash através da ampliação da participação de mercado.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

44.
Ítalo Martins Bertagnoli. Cinemark: equilíbrio da ociosidade da demanda.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

45.
Talita Araújo Oliveira et al.. Estratégia de reposicionamento dos Perfumes do Brasil de Natura Ekos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

46.
Débora Lacieri Juneck. Estudo do ambiente da marca de artigos esportivos Mizuno para planejamento da campanha de comunicação.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

47.
Fernanda Pastana. Estratégia para ampliação de mercado da rede "fast food" Star Chicken na região metropolitana de São Paulo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

48.
Izabella Loiola. Argamassa Votomassa: proposta de revisão e melhoria no relacionamento e compreensão da marca perante os influenciadores de compra.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

49.
Carla Pileggi. Estudo e análise para aumento de visitantes únicos no "site" da MTV no mercado brasileiro.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

50.
Tatiana Ferreira Alves. Estudo visando o aumento da comercialização dos seguros de vida no canal corretor da Itaú Seguros.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

51.
Vanessa Issa Zeitoune. Plano de marketing visando a valorização dos produtos e da marca Bahia Pet junto aos seus consumidores atuais e potenciais.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

52.
Otávio Kaiser. Phisalia: conhecendo a marca e melhorando a distribuição.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

53.
Priscila Carvalho Variso. Planejamento estratégico de marketing e comunicação visando o aumento de vendas e "market-share" do leite fermentado Vigor Club.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

54.
Edson Kawasaki. Gillette do Brasil Ltda.: plano de marketing para o segmento de lâminas descartáveis.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

55.
Elizabeth Scavone. Como estimular a ida dos consumidores à Playland baseado nos fatores influenciadores de o consumo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

56.
Fernanda Cavalante. Estudo para promover o consumo de medicamentos genéricos a partir das intenções dos consumidores potenciais em relação a esta categoria de produto.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

57.
Maira Cezaretto. Estudo para o aumento da participação de mercado do produto Silentia no canal varejo no estado de São Paulo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

58.
Henrique Kashtan. Marketing turístico em Santos.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

59.
Marcelo Rivero. Xerox Aspix.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

60.
Davi Ribeiro Aviles. Listel Bellsouth: controle da perda de "market share" e faturamento.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

61.
André Ricoy Dias. Ampliação do público-alvo dos produtos de percussão brasileira da marca "Gope".. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

62.
Juliana Arnoni. Proposta para consolidação da marca "Fosfertil Ultrafertil".. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda Publicidade e Marketing Criação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.

Iniciação científica
1.
Andrea Teske. A utilização da ferramenta Customer Relationship Management para apoiar as estratégias de fidelização de clientes no setor de serviços.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Sérgio Luís Stirbolov Motta.



Outras informações relevantes


CURSOS,PALESTRAS E SEMINÁRIOS ASSISTIDOS
- Seminário Internacional "Fazendo do 'Verde' um Estratégia Competitiva para seus Negócios",proferido por Jackelyn Ottman,promovido pela Câmara Americana de Comércio e pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica, em dezembro de 1999, em São Paulo - SP.

"V Encontro Nacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente", promovido pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade de São Paulo, em novembro de 1999, em São Paulo -SP.

Seminário " Gestão Ambiental nas Empresas", parte integrante da Ecolatina '99 - Conferência Latino - Americana sobre Meio Ambiente,promovido pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica, em outubro de 1999, em Belo Horizonte - MG.

Seminário " Repensando Caminhos", promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,em junho de 1999,em São Paulo - SP.

"Forum Provar de Varejo 92", promovido pela Fundação Instituto de Administração, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo,em dezembro de 1992,em São Paulo - SP.

"Marketing Direto para Pequenas Empresas", promovido pela ABEMD - Associação Brasileira de Marketing Direto, em março de 1993,em São Paulo -SP.

"Planejamento em Marketing: Produtos",promovido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing,em julho de 1991, em São Paulo - SP.

"Seminário Aplicado de Administração de Marketing",promovido pela SSJ - Santille, Schlochauer e Jucá, em outubro e novembro de 1993,em São Paulo -SP.

"Seminário de Modernização Empresarial",promovido pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa e pelo CENAM - Centro Nacional de Modernização, em Agosto de 1993, em São Paulo - SP. 

Membro do Comitê de organização da VI Mostra de Pós- Graduação e da III Mostra de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 5:57:50