Klycia de Souza Vilhena

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  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


PEDAGOGA na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2017), atualmente desenvolvendo suas atividades na UFPA ANANINDEUA (desde 07/2018). Já atuou na Diretoria de Ensino - DIDEN, da PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEG/REITORIA. DOUTORANDA em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA, 2015). Possui EXPERIÊNCIA em planejamento, implementação e avaliação de Políticas Públicas Educacionais e Ambientais, em especial àquelas voltadas à sustentabilidade do desenvolvimento na Amazônia, bem como nas seguintes temáticas: Políticas Públicas para a Educação Superior, Assistência Estudantil, Políticas de Assistência Estudantil, Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAEs, Educação Ambiental, formação de educadores e coletividades locais, mediação de processos participativos, elaboração de projetos, planejamento e gestão de Unidades de Conservação na Amazônia. Membro da REDE PARAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REDE PAEA. Pesquisadora do GRUPO DE PESQUISA EM ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - NAEA/UFPA e do GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE - GEAM/ICED/UFPA. ORCID ID: http:orcid.org/0000-0001-8465-894X. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Klycia de Souza Vilhena
Nome em citações bibliográficas
VILHENA, K. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, UFPA - Campus de ANANINDEUA.
Rodovia BR 316, km 08, Prédios I e II da Faculdade da Amazônia - FAAM
Centro
67030007 - Ananindeua, PA - Brasil
Telefone: (91) 32743479
URL da Homepage: https://campusananindeua.ufpa.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental.
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Governança Ambiental na Amazônia: Desafios e perspectivas da Gestão Pública Socioambiental no estado do Pará,
Orientador: Prof. Dr. Armin Mathis.
Palavras-chave: participação social; governança; empoderamento; gestão pública; Movimentos sociais.
2011 - 2013
Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.
Núcleo de Meio Ambiente - NUMA, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidades de Conservação: Um estudo de caso na Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua, Maracanã, Pará,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profª Drª Marilena Loureiro da Silva.
Palavras-chave: educação ambiental; Gestão Participativa; participação social; Algodoal-Maiandeua; unidade de conservação da natureza; uso sustentável.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Interdisciplinar.
2018
Especialização em andamento em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E EDUCACIONAL. (Carga Horária: 340h).
Universia Brasil, UNIVERSIA, Brasil.
Título: em elaboração.
Orientador: não definido.
2010 - 2012
Especialização em Gestão Pública. (Carga Horária: 420h).
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA,Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Conselho Gestor como instrumento de Gestão Participativa em Unidades de Conservação.
Orientador: Profª Drª. Sandra Helena Ribeiro Cruz.
2010 - 2012
Especialização em Educação Ambiental e Uso Sust. Recursos Naturais. (Carga Horária: 490h).
Núcleo de Meio Ambiente - NUMA, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação Ambiental na Gestão de Unidades de Conservação - Limites e possibilidades.
Orientador: Profª Drª Maria de Fátima Vilhena da Silva.
2006 - 2007
Especialização em Informática e Educação. (Carga Horária: 410h).
Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE,Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Saberes sobre Informática e Educação dos Alunos egressos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará.
Orientador: Profª Drª Ana Telma Monteiro de Sousa.
2004 - 2004
Aperfeiçoamento em TV na escola e os desafios de hoje. (Carga Horária: 180h).
Instituto de Ciências da Educação - ICED, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A televisão como material didático na Educação Infantil. Ano de finalização: 2004.
2000 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Instituto de Ciências da Educação - ICED, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Regular no Município de Marituba.
Orientador: Profª MSc. Zenilda Botti Fernandes.
1998 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Metalurgia.
Escola Técnica Federal do Pará, ETFPA, Brasil.
1996 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Habilitação para Magistério de 1ª a 4ª série.
Escola Estadual Fernando Ferrari, EEFF, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2018
Estruturação da Gestão Ambiental Municipal. (Carga horária: 80h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento para uso do Portal de Periódicos Capes. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Crianças e o Consumo Sustentável - 4ª Turma - 2017. (Carga horária: 30h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2016 - 2016
EA e comunicação nas UC: Estratégias que fazem a diferença. (Carga horária: 70h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2016 - 2016
Tornar a UC visível: Estratégia p/ promover articulações e captar recursos. (Carga horária: 25h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2016 - 2016
Conflitos em UC: estratégias de enfrentamento e mediação. (Carga horária: 25h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2014 - 2015
Apoio ao Programa de Ed. Ambiental e Agricultura Familiar nos territórios. (Carga horária: 60h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Pública da Conservação. (Carga horária: 45h).
Instituto Internacional de Educação do Brasil, IEB, Brasil.
2011 - 2011
Moderação de Processos Participativos. (Carga horária: 56h).
Cooperação Internacional do Governo da Alemanha - GTZ, GTZ, Brasil.
2009 - 2009
Ferramentas Econômicas para a Conservação. (Carga horária: 80h).
Conservação Estratégica do Brasil, CSF, Brasil.
2009 - 2009
Projeto Servidor Cidadão - Acolhimento. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2006 - 2008
Curso Avançado em Inglês. (Carga horária: 320h).
American School of Languages - ASLAN, ASLAN, Brasil.
2004 - 2006
Curso Intermediário em Inglês.
Curso de Idiomas Beverly, BEVERLY, Brasil.
2004 - 2004
Motricidade: Uma abordagem p/ Educação e Ciências. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
Excel 2000. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PA), SENAC, Brasil.
2004 - 2004
Auditor Ambiental. (Carga horária: 16h).
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará, CREA-PA, Brasil.
2004 - 2004
Tecnologias da Informação como inst. da Cidadania. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
Contabilidade para não contadores. (Carga horária: 15h).
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará, CREA-PA, Brasil.
2004 - 2004
Legislação Urbanística de Belém e Aplicabilidade. (Carga horária: 15h).
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará, CREA-PA, Brasil.
2000 - 2004
Curso Básico em Inglês.
Curso de Idiomas Beverly, BEVERLY, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Formação Continuada de Educadores. (Carga horária: 73h).
Escola Estadual Professora Maria de Fátima Ferreira, EEPMFF, Brasil.


Atuação Profissional



UFPA - Campus de ANANINDEUA, UFPA ANANINDEUA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICA EM EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA, Carga horária: 40
Outras informações
ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO À ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, PROGRAMAS, EDITAIS E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PNAES. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Criado em 2008, o Pnaes (Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010) oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa. Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos de acordo com a realidade de cada instituição.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE DE COMISSÃO ORGANIZADORA, Carga horária: 40
Outras informações
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso para escolha do Logotipo comemorativo alusivo aos 5 anos de criação do Campus da UFPA em Ananindeua.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICA EM EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: AVALIADOR DE PROJETOS EDUCACIONAIS, Carga horária: 10
Outras informações
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Avaliação de projetos educacionais referentes ao Programa de Monitoria 2013, da Diretoria de Projetos, da Universidade Federal do Pará.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TUTOR, Carga horária: 30
Outras informações
Professora tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental na modalidade à distância, no uso das atribuições que lhe conferem o EDITAL Nº 28 SECAD/MEC, ofertado pelo GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE - GEAM, da Universidade Federal do Pará.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO VOLUNTÁRIO, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista voluntário do Curso de aperfeiçoamento TV na Escola e os desafios de hoje, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Pará.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: ARTE-EDUCADOR, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de extensão do Projeto Orgulho Amazônida do Pará, da Universidade Federal do Pará.


REDE PARAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REDE PAEA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: MEMBRO, Enquadramento Funcional: MEMBRO COLABORADOR/PESQUISADOR, Carga horária: 4
Outras informações
A Rede PAEA integra a Rede Brasileira de Educação Ambiental ? REBEA e entre seus objetivos (especificados no Acordo de Convivência) estão os de compor a representação de espaços colegiados de políticas públicas e promover o fortalecimento da educação ambiental no território Panamazônico. "Aquele que pratica a educação ambiental no espaço educativo é conhecido como ?educador ambiental? e não precisa, necessariamente, ser um professor. Qualquer indivíduo da sociedade pode se tornar um educador ambiental desde que desenvolva um trabalho nessa área. A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os seres humanos estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação" (Wikipédia: Educação Ambiental).


Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, SEMAS-PA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM GESTÃO PÚBLICA - PEDAGOGIA, Carga horária: 30
Outras informações
Atualmente, atua na Coordenadoria de Educação Ambiental, na implementação do Programa Estadual de Educação Ambiental do Pará - PEAM.


Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Estado do Pará, IDEFLOR-BIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: MEMBRO DE COMISSÃO DE LICITAÇÃO, Carga horária: 30
Outras informações
DESIGNAR SERVIDOR . Portaria nº. 300 de 19 de maio de 2016 O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará, no uso das atribuições conferidas pelo Decreto Estadual de 18 de abril de 2016, publicado no Diário Ofi cial nº. 33.111, de 19 de abril de 2016. CONSIDERANDO o art. 6º inciso XVI e art. 51 da Lei nº. 8.666, de 21 de Junho de 1993; RESOLVE: Art.1º - Designar para compor a Comissão Especial de Licitação para Concorrência n°.001/2016 para contratação de Pessoa Jurídica especializada para prestação de SERVIÇOS DE ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO, DIAGRAMAÇÃO E IMPRESSÃO DOS PLANOS DE GESTÃO DOS RESUMOS EXECUTIVOS E DAS CARTILHAS OFICIAIS DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LAGO DE TUCURUÍ, RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ALCOBARÇA E RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PUCURUÍ-ARARÃO, tendo por funções receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos à licitação, bem como ao cadastramento de licitantes na concorrência. Hilda Elizabeth Souto de Vasconcelos Oliveira - Matrícula nº. 20885, que a presidirá; Benilson Mauro de Souza Costa - Matrícula nº. 5902553, vicepresidente; Wendell Andrade de Oliveira - Matrícula nº. 57176357, membro; Mariana Bogea de Souza - Matrícula nº. 5905131, membro; KLYCIA DE SOUZA VILHENA - Matrícula nº.57208870, MEMBRO; Zilma Patrícia Dias do Nascimento - Matrícula n°.55587393, membro Art.2º - As decisões serão sempre tomadas com a presença de, no mínimo, três de seus membros supra. Art.3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE. THIAGO VALENTE NOVAES Protocolo 964638

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PRESIDENTE DE COMISSÃO EXECUTIVA, Carga horária: 30
Outras informações
PORTARIA PORTARIA IDEFLOR-BIO nº. 247/2016 Art. 1º: Fica criada, no âmbito da Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação (DGMUC), a COMISSÃO EXECUTIVA DE ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PRODUTOS - TUCURUÍ (CEEAP TUCURUÍ), com o objetivo de assegurar o eficaz e transparente andamento do processo de elaboração e validação dos Planos de Gestão das Unidades de Conservação ?APA Lago de Tucuruí?, ?RDS Alcobaça? e ?RDS Pucuruí-Ararão?; Art. 2º: À CEEAP Tucuruí compete orientar, desenvolver e acompanhar todas as etapas na construção dos Planos de Gestão das UCs da Região Tucuruí, bem como analisá-las, propor a elas retificações (se for o caso) junto ao ente contratado, aprová-las e participá-las às instâncias superiores. Art. 3º: A CEEAP Tucuruí é composta pelos seguintes membros: Nº. Nome Completo M a t r í c u l a Funcional Função 1 KLYCIA DE SOUZA VILHENA 57208870/2 PRESIDENTE 2 Jossandra Carvalho da Rocha Pinheiro 55585772/2 Membro 3 Gleidison da Silva Souza 425377 Membro 4 Mariana Bogéa de Souza 5905131/2 Membro 5 Wendell Andrade de Oliveira57176357/2 Membro Art. 4º: Os trabalhos decorrentes do funcionamento da Comissão não ensejam recebimento de gratificações de que trata a Lei Estadual nº. 5.810/1994, art. 132, inciso VI, constituindo-se função inerente aos cargos regulares ocupados pelos membros, observado o Decreto Estadual nº. 1.513/2016. Art. 5º: A CEEAP Tucuruí vigorará pelo período compreendido entre a abertura do processo licitatório até o término do Contrato entre IDEFLOR-Bio e o ente especializado, sendo a instância técnica responsável pela avaliação e condução de todas as Propostas, Planos e Produtos relativos ao mencionado período cujo objeto sejam os Planos de Gestão das UCs da Região Tucuruí. THIAGO VALENTE NOVAES Presidente IDEFLOR-BIO Protocolo 958000

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM GESTÃO PÚBLICA, Carga horária: 30
Outras informações
Técnica em Gestão Pública - Pedagoga lotada na Gerência do Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí, responsável pela elaboração, execução, implementação e monitoramento do Programa de Educação Ambiental do Mosaico Lago de Tucuruí; responsável pelo Programa de Formação do Conselho Gestor do Mosaico Lago de Tucuruí, atuando de forma interdisciplinar nos diversos programas de gestão (Conselho Gestor, Educação Ambiental, Fortalecimento das populações locais, Projetos produtivos, dentre outros).

Atividades

05/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação - DGMUC, .

Cargo ou função
PRESIDENTE DE COMISSÃO EXECUTIVA PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE MANEJO DO MOSAICO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO LAGO DE TUCURUÍ/PA: APA TUCURUÍ, RDS ALCOBAÇA E RDS PUCURUÍ-ARARÃO, DE ACORDO COM A PORTARIA IDEFLOR-BIO 247/2016..

Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMA/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM GESTÃO DO MEIO AMBIENTE-PEDAGOGIA, Carga horária: 30
Outras informações
Atribuições: Desenvolver atividades de planejamento, supervisão, coordenação, orientação, pesquisa e execução de projetos na área de Pedagogia, voltados para o meio ambiente. Desenvolveu suas atividades na Diretoria de Áreas Protegidas - DIAP, onde atuou na gestão ambiental do Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PRESIDENTE DE COMISSÃO DE SINDICÂNCIA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PORTARIA Nº 2.756/2013-GAB/SEMA DE 08 DE NOVEMBRO DE 2013 NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 610877 O SECRETÁRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pelo exercício do Poder Disciplinar, nos termos que dispõe a Lei Estadual nº. 5.810 de 24 de janeiro de 1994; CONSIDERANDO os termos do Processo nº 26384/2013 e do Parecer nº 025/2013, exarado pela Corregedoria Ambiental/ CORAM; CONSIDERANDO o disposto no Art.199 da Lei nº 5.810/1994. RESOLVE: I ? DETERMINAR a instauração de SINDICÂNCIA PROCESSUAL para apurar os fatos constantes nos autos do processo em epígrafe, em desfavor do servidor que detém a matrícula funcional nº 3202690/1, ocupante do Cargo Assistente Social, lotado na Diretoria de Planejamento Ambiental ? DIPLAN/GEZAM, pelo cometimento de transgressões, em tese, tipificadas nos arts. 5º, V e 6º, XIX do Código de Ética dos servidores da SEMA c/c os arts. 177, VI e 178, X, da Lei nº 5.810/94. II ? CONSTITUIR comissão composta pelos servidores KLYCIA DE SOUZA VILHENA, Matrícula Funcional nº 57208870/2; ANDRÉIA DANTAS COSTA, Matricula Funcional nº 57215340/1 e WILSON ROCHA MARTINS, MatrículaFuncional nº 57201901/1, para, sob a Presidência da primeira, apurar os fatos acima mencionados, utilizando-se de todos os meios de prova em direito admitidas, no prazo de 30 (trinta) dias; III ? DETERMINAR que os membros da Comissão, quando necessário, possam reportar-se diretamente aos demais órgãos da Administração, através de expedientes e/ou diligências necessárias para a completa elucidação dos fatos. IV ? Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. DÊ-SE CIÊNCIA, REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. JOSÉ ALBERTO DA SILVA COLARES Secretário de Estado de Meio Ambiente

Atividades

11/2013 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará - SEMA/PA, .

Cargo ou função
PRESIDENTE DE COMISSÃO DE SINDICÂNCIA DISCIPLINAR.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Avaliador, Enquadramento Funcional: AVALIADOR AD HOC DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, Carga horária: 10
Outras informações
Declaramos para devidos fins que KLYCIA DE SOUZA VILHENA foi avaliador ad hoc dos trabalhos submetidos para o VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - ENAPEGS (http://www3.ufrb.edu.br/enapegs/) , a ser realizado na cidade de Cachoeira-BA, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB/CAHL), no período de 28 a 30 de abril de 2014.


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM EDUCAÇÃO, Carga horária: 30
Outras informações
Atribuições: Desenvolver atividades de construção do projeto político pedagógico das escolas, acompanhamento e avaliação das metas e diretrizes educacionais propostas pelo plano de desenvolvimento da educação, propor metodologias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem e a construção social do currículo, integrar as ações da escola à comunidade da qual faz parte, favorecer a formação investigativa e integral dos educandos.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
SMALL-SCALE GOLD MINING AND SOCIAL CONFLICT IN THE AMAZON: COMPARING STATES, ENVIRONMENTS, LOCAL POPULATIONS AND MINERS IN BOLIVIA, BRAZIL, COLOMBIA, PERU, AND SURINAME (GOMIAM)
Descrição: Small-scale gold mining areas reveal the environmental problems and socio-political conflicts in the Amazon. On Christmas Eve 2009 a severe clash between migrant miners and local maroons took place in Papatam, Suriname. Uncontrolled polluting activities of small-scale gold mining threaten the livelihoods of indigenous peoples in Peru and Bolivia. Gold mining causes tensions between countries, when miners from one country invade the other, or when mining activities provoke smuggling, as between French Guiana and Brazil. Small-scale gold mining is expanding rapidly and uncontrollably in many Amazon countries, causing social problems and environmental damage. Few national governments know how to respond to this development. With unprecedented numbers of men, women and children entering the small-scale gold-mining business, and the introduction of more machinery, evidence-based policy responses are urgently needed to manage the negative impacts of mining in the larger Amazon region. The principal objective of this project is to develop a comparative understanding of conflicts around mineral resource extraction in the Amazon. Small-scale gold mining is particularly relevant, because a) it is one of the main extractive industries in the region; b) it has severe environmental impacts; and c) it often triggers intense conflict between social groups, and between economic and cultural interests, transgressing ethnic boundaries and national borders. We argue that policy initiatives aimed at regulating small-scale gold mining should be based on the intersection of the socio-political (and cultural) and technical hardware dimensions of current mining practices, but above all, on understanding the motivations and cultural logics of the actors involved. Embedded in a broader, interdisciplinary approach, anthropology is well equipped to design and implement actor-centred research. Research that acknowledges the small-scale miners as protagonists in policy-design and implemen..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) .
Integrantes: Klycia de Souza Vilhena - Integrante / Armin Mathis - Coordenador.
2015 - Atual
Grupo de Pesquisa em Análise e Avaliação de Políticas Públicas
Descrição: Na Amazônia, a falta de coordenação das políticas direcionadas à região, finda por promover impactos negativos nos processos de desenvolvimento. A avaliação de políticas públicas direcionadas para a Amazônia, promoverá a diminuição dos custos de transação que ocorrem em função da falta de indicadores acerca do impacto dessas políticas. Do ponto de vista da atividade da pesquisa e da docência, o grupo permitirá a interação de várias competências instaladas na UFPA para que a análise multidisciplinar das políticas sociais e setoriais venham a contribuir para a formação de recursos humanos para a região. Espelho do Grupo na Plataforma CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1312369516743214/ Espelho da pesquisadora na Plataforma CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9122068678167924..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (9) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Klycia de Souza Vilhena - Integrante / Armin Mathis - Coordenador / Milton Cordeiro Farias Filho - Integrante.
2012 - Atual
Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM
Descrição: Linhas de pesquisa: Educação Ambiental; Gestão da Sustentabilidade do Desenvolvimento; Gestão e Conservação dos Recursos Naturais; Políticas Públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
PROJETO AÇÃO VERÃO 2017
Descrição: Promover ações de educação ambiental como sensibilização de veranistas, turistas, comunidade local, comerciantes (donos de bares, restaurantes, barracas, vendedores ambulantes), bem como atividades socioeducativas com projeto Escola da Vida do Corpo de Bombeiros do Pará, oficinas de reciclagem, e educação ambiental para o público em geral no principais balneários paraenses..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Klycia de Souza Vilhena - Integrante / Sineide Wu - Coordenador / Gilton Moura - Integrante / Márcio Eokin - Integrante.
2010 - 2010
Projeto Lazer Consciente
Descrição: Projeto de Educação Ambiental realizado na Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Klycia de Souza Vilhena - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará - Auxílio financeiro.


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2014
Agência de fomento: Diretoria de Projetos - Universidade Federal do Pará - UFPA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Gestão Socioambiental na Amazônia.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação para a sustentabilidade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Educação Superior.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Regulação do Ensino Superior.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Assistência Estudantil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2016
Aprovada em concurso público para o cargo de Auditor de Controle Externo, área: EDUCACIONAL, do Tribunal de Contas do Estado do Pará - TJE/PA, Tribunal de Contas do Estado do Pará - TJE/PA.
2015
Certificado de Proficiência em Espanhol (conceito EXCELENTE), Instituto de Letras e Comunicação - ILC, Universidade Federal do Pará.
2015
Aprovada em 1º LUGAR em concurso público para o cargo de Professor das Séries Iniciais, da Escola de Aplicação, da Universidade Federal do Pará - UFPA, Centro de Processos Seletivos - CEPS/UFPA.
2014
Aprovada em concurso público para o cargo de Técnico em Educação, da Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal do Pará - UFPA.
2014
Certificado de Proficiência em Língua Inglesa (conceito BOM), Instituto de Letras e Comunicação - ILC, Universidade Federal do Pará.
2013
Certificação de Excelência do Artigo "Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua: Interfaces entre educação ambiental e gestão participativa? - Prêmio Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca, II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental - UFPA.
2011
Certificado de Proficiência em Espanhol (conceito EXCELENTE), Núcleo de Meio Ambiente - NUMA, Universidade Federal do Pará.
2009
Aprovada em concurso público para o cargo de Técnico em Gestão Pública, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJE/PA, Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJE/PA.
2009
Aprovada em concurso público para o cargo de Técnico em Gestão do Meio Ambiente, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará - SEMA/PA, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará - SEMA/PA.
2008
Aprovada em concurso público para o cargo de Técnico em Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA, Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA.
2008
Aprovada em concurso público para o cargo de Técnico em Gestão Pública, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará - SEJUDH/PA, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará - SEJUDH/PA.
2007
Aprovada em concurso público para o cargo de Professor I, da Prefeitura Municipal de Marituba, Prefeitura Municipal de Marituba.
2007
Aprovada em concurso público para o cargo de Técnico Educacional, da Prefeitura Municipal de Concórdia do Pará, Prefeitura Municipal de Concórdia do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Klycia Vilhena  Data: 17/08/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VILHENA, K. S.2012VILHENA, K. S.; SILVA, M. L. . O Conselho Gestor como instrumento de gestão participativa em Unidades de Conservação: Reflexões e possibilidades. Movendo Idéias (UNAMA), v. 17, p. 27-39, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
VILHENA, K. S.; SILVA, Marilena Loureiro da. ; ARAUJO, C. F. ; MAYER, R. C. . Capítulo 'Fogo'.. In: SILVA, M. L.. (Org.). Processo Formador em Educação Ambiental a Distância: Módulo Local - educação ambiental e mudanças ambientais globais. 1ªed.Brasília: GTR, 2014, v. 1, p. 79-104.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILHENA, K. S.. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA AMAZÔNIA: EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA PARTICIPATIVA. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA - POLÍTICAS E CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS, 2015, Belém, Pará. Anais do Seminário Internacional América Latina Política e conflitos contemporâneos SIALAT 2015, 2015. p. 765-776.

2.
VILHENA, K. S.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ALGODOAL-MAIANDEUA, PARÁ: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES. In: VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2015, Curitiba, Paraná. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2015.

3.
VILHENA, K. S.. Educação Ambiental na Gestão de Unidades de Conservação: Limites e possibilidades. In: II Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável - Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, 2012, Palmas, TO. II Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável - Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável - ANAIS 2012, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VILHENA, K. S.; MATHIS, A. . GOVERNANÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ. In: IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA - IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - IV ECEA, 2017, Florianópolis. GOVERNANÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ, 2017.

2.
VILHENA, K. S.; WU, S. . DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MODERNIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE E A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE. In: IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA - IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - IV ECEA, 2017, Florianópolis. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MODERNIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE E A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILHENA, K. S.; MATHIS, A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REDES DE GOVERNANÇA NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. In: Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos contemporâneos, 2017, Belém, Pará. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REDES DE GOVERNANÇA NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ, 2017.

2.
VILHENA, K. S.. Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua: Interfaces entre educação ambiental e gestão participativa. In: 2º Encontro Metropolitano de Educação Ambiental - Dialogando com a diversidade cultural e os saberes amazônicos, 2013, Belém, Pará. Anais do 2º Encontro Metropolitano de Educação Ambiental - Dialogando com a diversidade cultural e os saberes amazônicos, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
VILHENA, K. S.; WU, S. . DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MODERNIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE E A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), 2017.

2.
VILHENA, K. S.; MATHIS, A. . GOVERNANÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
VILHENA, K. S.. DESAFIOS E ENTRAVES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MARINHA NA AMAZÔNIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VILHENA, K. S.; MATHIS, A. . GOVERNANÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VILHENA, K. S.; WU, S. . DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MODERNIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE E A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VILHENA, K. S.. Assentamentos dos sentidos da universidade em suas relações com a complexidade da vida amazônica: Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental na trajetória do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VILHENA, K. S.. Unidades de Conservação na Amazônia: Em busca da construção de uma gestão ambiental pública participativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VILHENA, K. S.. Educação Ambiental na Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua,Pará: Desafios e proposições. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VILHENA, K. S.. Educação Ambiental e Gestão de Unidades de Conservação - Um estudo de caso na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VILHENA, K. S.. Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua: Interfaces entre educação ambiental e gestão participativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VILHENA, K. S.; SILVA, M. L. . O Conselho Gestor como instrumento de Gestão Participativa em Unidades de Conservação - Reflexões e Possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VILHENA, K. S.; SILVA, M. F. V. . Educação Ambiental na Gestão de Unidades de Conservação: Limites e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VILHENA, K. S.. Painel Saberes sobre Informática e Educação dos alunos egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VILHENA, K. S.. Educação ambiental e gestão de unidades de conservação: um estudo de caso na Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua. Belém, Pará: Repositório Institucional da Universidade Federal do Pará, 2013 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VILHENA, K. S.. Plano de Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) - 2017-2020. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VILHENA, K. S.. Site SEMA-PA: Curso capacita servidora em Gestão Pública da Conservação Ambiental. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
VILHENA, K. S.. Site SEMA-PA: 'Servidora da SEMA é destaque no II Congresso Amazônico'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
VILHENA, K. S.. Site Agência Pará: 'Servidora da SEMA é destaque no II Congresso Amazônico'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
VILHENA, K. S.. Curso Educação Ambiental e Vivências Ambientais: Um desafio nas Unidades de Conservação (Curso de Formação e Capacitação de Educadores Ambientais). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VILHENA, K. S.. Curso Vivências e Práticas em Educação Ambiental: Por onde começar? (Oficina de Formação de Educadores Ambientais). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VILHENA, K. S.. Oficina Mémória e Imagens (Semana Acadêmica do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VILHENA, K. S.. Apresentação Oral "O campo de atuação do Pedagogo" (Feira do Vestibular - 9ª Edição). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
VILHENA, K. S.. Entrevista para a Rádio Cultura FM sobre o Projeto Lazer Consciente da APA Algodoal-Maiandeua. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VILHENA, K. S.; ALVES, I. C. C.. Participação em banca de Rafaela Leite Torres. Manual de Visitação ao Parque Estadual Monte Alegre - PEMA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PA).

2.
VILHENA, K. S.; ALVES, I. C. C.. Participação em banca de Evelyze da Cunha Duarte e Silva. Estudo Diagnóstico da situação da Educação Ambiental no SENAC-PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PA).

3.
VILHENA, K. S.; ALVES, I. C. C.. Participação em banca de Daniela de Nazaré Torres de Barros. Oficinas de garrafas PET: Reutilizando para reduzir impactos ao meio ambiente. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PA).



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VILHENA, K. S.. Concurso de Logomarca da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua, Maracanã, Pará. 2010. Secretaria de Estado de Meio Ambiente.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Condução Política em Regiões de Modernidade Periféricas: desafios e limites. 2018. (Seminário).

2.
IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA - IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - IV ECEA.GOVERNANÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ. 2017. (Encontro).

3.
IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA - IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - IV ECEA.DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MODERNIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE E A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE. 2017. (Encontro).

4.
V Encontro Universidade em Diálogos Sustentáveis - Teoria e Pesquisa em Meio Ambiente e Educação Ambiental na Amazônia.Assentamentos dos sentidos da universidade em suas relações com a complexidade da vida amazônica: Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental na trajetória do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente.. 2016. (Encontro).

5.
V Seminário Internacional de Educação Ambiental do Pará - SIEAP. 2016. (Seminário).

6.
Seminário Internacional América Latina: Políticas e conflitos contemporâneoa.Unidades de Conservação na Amazônia: Em busca da construção de uma gestão ambiental pública participativa. 2015. (Seminário).

7.
Seminário Internacional América Latina - SIALAT. 2015. (Seminário).

8.
VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ALGODOAL-MAIANDEUA, PARÁ: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES. 2015. (Congresso).

9.
Seminário Interno sobre a Política Estadual de Educação Ambiental/SEMA-PARÁ: Fortalecimento da Política Ambiental do Estado do Pará. 2013. (Seminário).

10.
II Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável - Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental na Gestão de Unidades de Conservação: Limites e Possibilidades. 2012. (Congresso).

11.
III Colóquio de Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade. O Conselho Gestor como instrumento de gestão participativa em Unidades de Conservação - Reflexões e Possibilidades. 2012. (Congresso).

12.
VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. 2012. (Congresso).

13.
I Colóquio Coletividades Locais, Cultura e Natureza. 2011. (Encontro).

14.
Curso de Formação e Capacitação de Educadores Ambientais.Educação Ambiental e vivências socioambientais: Um desafio das Unidades de Conservação. 2010. (Encontro).

15.
Fórum Mundial de Educação 2009. 2009. (Outra).

16.
Oficina de Formação de Educadores Ambientais.Vivências e práticas em Educação Ambiental: Por onde começar?. 2009. (Oficina).

17.
Painel "Saberes sobre Informática na Educação dos alunos egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará" - Fórum Mundial de Educação 2009.Saberes sobre Informática na Educação dos Alunos Egressos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. 2009. (Outra).

18.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC "Amazônia: Múltiplos Saberes e Sociobiodiversidade". 2004. (Outra).

19.
III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).

20.
Feira do Vestibular - 9ª Edição.O campo de atuação do Pedagogo. 2002. (Outra).

21.
III Seminário de Educação a Distância do Centro de Educação - Universidade Federal do Pará. 2002. (Seminário).

22.
Mesa Redonda "A Organização e a Gestão do Trabalho Pedagógico". 2002. (Outra).

23.
Semana Acadêmica do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará.Oficina Mémória e Imagens. 2002. (Oficina).

24.
Seminário "O Núcleo Eletivo da Educação Ambiental: discutindo Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável - Perspectivas e Práticas". 2002. (Seminário).

25.
Seminário Nacional sobre Competências e Formação de Professores. 2002. (Seminário).

26.
II Seminário de Educação Especial "Aspectos Legais e Desafio Sócio-Escolar da Pessoa com Necessidades Especiais". 2001. (Seminário).

27.
IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica - UFPA. 2000. (Seminário).

28.
Seminário "Brasil, Educação 500 Anos: Inquirir o passado para indagar o futuro" - IV Feira Pan-Amazônica do Livro. 2000. (Outra).

29.
I Seminário de Educação Especial - Secretaria Mun. de Ed. de Ananindeua. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Marilena Loureiro da. ; VILHENA, K. S. . I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente. 2018. (Congresso).

2.
VILHENA, K. S.. VI Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí ? TORTUC e V Torneio Mirim de Pesca Esportiva de Tucuruí ? TORTUC Mirim. 2014. (Outro).

3.
VILHENA, K. S.. V Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí ? TORTUC e IV Torneio Mirim de Pesca Esportiva de Tucuruí ? TORTUC Mirim. 2013. (Outro).

4.
VILHENA, K. S.. III Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí ? TORTUC e II Torneio Mirim de Pesca Esportiva de Tucuruí ? TORTUC Mirim. 2011. (Concurso).

5.
VILHENA, K. S.. II Oficina de Formação de Educadores Ambientais ?Educação e Vivências Socioambientais da APA Ilha do Combu?. 2009. (Outro).

6.
VILHENA, K. S.. Painel ?Planejamento Educacional?. 2003. (Outro).

7.
VILHENA, K. S.. Oficina Memória e Imagens. 2002. (Outro).



Outras informações relevantes


Possui experiência em Educação a Distância, com treinamento na PLATAFORMA MOODLE, para atuação como TUTORA, pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.



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