Patricia Menezes Baptista Alonso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1651587363948040
  • Última atualização do currículo em 29/05/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Atualmente é pesquisadora voluntária da Universidade Presbiteriana Mackenzie e está cursando o Doutorado em Educação Especial na Universidad de Salamanca, Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: eye tracking, síndrome de rett, autismo, olhar e reconhecimento de face. Além disso, no período acadêmico 2007-2008, concluiu o mestrado em Neurociências, também na Universidad de Salamanca, pesquisando sobre o tema estimulação precoce. Em 2011, participou como professora convidada no mestrado em Filosofia Latino-americana na Universidade Santo Tomás (Bogotá-Colômbia). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Menezes Baptista Alonso
Nome em citações bibliográficas
BAPTISTA, P. M.


Formação acadêmica/titulação


2004
Doutorado em andamento em Educación Especial: obj. tendencias de investig..
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Título: Mejoras de las competencias comunicativas de niñas con Síndrome de Rett: estudio de casos,
Orientador: Juan Francisco Martín Izard.
Palavras-chave: Síndrome de Rett; Eye tracking; Olhar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Neurologia.
2007 - 2008
Mestrado em Neurociências.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Título: Sufrimiento fetal: estimulación temprana y su relación con la plasticidad cerebral,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Juan Luis Sánchez Rodríguez.
Bolsista do(a): Banco Santander, SANTANDER, Espanha.
Palavras-chave: Sofrimento fetal; Estimulação precoce; Avaliação; Intervenção; Família.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento / Especialidade: Orientação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Neurociências.
2002 - 2004
Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Estudo de provas de pareamento por semelhança visual e semântica e de vocabulário receptivo de sete meninas com Síndrome de Rett por rastreamento ocular,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: José Salomão Schwartzman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Síndrome de Rett; Eye tracking; rastreamento ocular; semelhança visual; semelhança semântica; vocabulário receptivo.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Neurociências.
2001 - 2001
Especialização em Psicologia da educação: processos de aprendizagem. (Carga Horária: 475h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Relações entre profissionais e família, quando mediadas pela deficiência: uma contribuição ao conhecimento na área..
Orientador: Lígia Assumpção Amaral.
1996 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Dislexia de Evolução: possibilidades de uma intervenção preventiva.
Orientador: José Salomão Schwartzman.




Atuação Profissional



Etapa Educacional, ETAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Assessor Técnico, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 44
Outras informações
Atendimento da equipe gestora para o alinhamento ao sistema de ensino.


H. Melillo, H.MELILLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Educador Pedagógico, Carga horária: 40


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário

Atividades

06/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, DET (Grupo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento e seus Transtornos).


Associação Brasileira de Síndrome de Rett de São Paulo, ABRE-TE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: terapeuta, Enquadramento Funcional: Terapeuta, Carga horária: 20
Outras informações
Terapeuta: estimulação cognitiva


CCAA Jd. Paulista, CCAA JP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


CCAA-Butantã, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrava aulas de Espanhol.


Comunidade Kolping de Embu, CK, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40


Editora Memnon, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Revisora Gráfica


Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. de Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Transtornos do Desenvolvimento

Objetivo: Essa linha de pesquisa desenvolve estudos dirigidos ao aperfeiçoamento diagóstico, utilizando novas tecnologias como a varredura visual, procedimentos neuropsicológicos e escalas/entrevistas estruturadas. Além disso, desenvolve estudos epidemiológicos e ensaios clínicos dirigidos aos portadores de transtornos do desenvolvimento, principalemnte os transtornos do espectro autista (Transtornos Invasivos do Desenvolvimento-TID).


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Journal of Autism and Developmental Disorders


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: MAGISTÉRIO PARA DEFICIENTES MENTAIS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Investigadora, Universidad de Salamanca.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
Baptista, PM  Data: 02/01/2013

SCOPUS
Total de trabalhos:3
Total de citações:21
Baptista, Patricia Menezes  Data: 02/01/2013

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:8
Baptista, PM  Data: 02/01/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAPTISTA, P. M.2006 BAPTISTA, P. M.; MERCADANTE, M. T. ; MACEDO, E. C. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Cognitive performance in Rett syndrome girls: a pilot. JIDR. Journal of Intellectual Disability Research, v. 50, p. 662-666, 2006.

2.
MERCADANTE, M. T.2006MERCADANTE, M. T. ; MACEDO, E. C. ; BAPTISTA, P. M. ; Paula, C. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Saccadic movements using eye-tracking technology in individuals with autism spectrum disorders: pilot study. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 64, p. 559-562, 2006.

3.
BAPTISTA, P. M.2005BAPTISTA, P. M.. Educación y autismo: la importancia del estímulo visual. Foro de Educación, Salamanca, n.5 e 6, p. 31-40, 2005.

4.
BAPTISTA, P. M.2003BAPTISTA, P. M.; MOURA, P. J. . Comunicação de meninas com Síndrome de Rett: experiências familiares: uma revisão bibliográfica. Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Online), v. 3, p. 53-58, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
MACEDO, E. C. ; BAPTISTA, P. M. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Desenvolvimento de novas interfaces homem-computador (IHC) e suas contribuições para a reabilitação cognitiva. Neuropsicologia & Aprendizagem. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2004, v. , p. 625-635.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, P. M.. Contaminación del medio ambiente por metales pesados: una de las causas de la discapacidad intelectual.. In: XIV Congreso Internacional de Filosofía Latinoamericana, 2011, Bogotá. XIV Congreso Internacional de Filosofía Latinoamericana. Bogotá: Universidad Santo Tomás, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, P. M.; MACEDO, E. C. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Rett Syndrome: visual search for images in augmentative and alternative communication system. In: ISAAC 2004 - Communication for all, 2004, Natal. ISAAC 2004 - Communication for all, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAPTISTA, P. M.. La posibilidad de educar desde la discapacidad. In: III Encuentro Tomasino de Pedagogia, 2011, Bogotá. III Encuentro Tomasino de Pedagogía, 2011.

2.
VINIC ; Lourenção, L. ; LOZANO, A. ; Velloso, R. ; BAPTISTA, P. M. ; Paula, C. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Estudo Piloto de Rastreamento Visual e Diferenças de Gênero: interesses psicossociais em universitários. In: VII São Paulo Research Conferences: cérebro e pensamento, 2007, São Paulo. VII São Paulo Research Conferences: cérebro e pensamento, 2007.

3.
SCHWARTZMAN, J. S. ; BRUNONI, D. ; SATO, F. ; BAPTISTA, P. M. ; MOURA, P. J. ; ANDAKU, D. K. ; MERCADANTE, M. T. . Novas Pesquisas em TID. In: XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil: saúde mental na infância e adolescência diagnóstico e tratamento, 2003, Vitória. XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil: saúde mental na infância e adolescência diagnóstico e tratamento. Vitória: ABENEPI - Associação Psiquiátrica do Espírito Santo, 2003. p. 26-26.

4.
BAPTISTA, P. M.; MOURA, P. J. . Revisão Biblilográfica: reconhecimento de faces e emoções em autistas. In: IV Encontro de Iniciação Científica - VII Mostra de Pós Graduação, 2003, São Paulo. Anais: IV Encontro de Iniciação Científica - VII Mostra de Pós Graduação. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003. p. 389-190.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
BAPTISTA, P. M.2003 BAPTISTA, P. M.; MACEDO, E. C. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Visual search for images in Alternative Communication System in girls with Rett syndrome. Restorative Neurology and Neuroscience, Amsterdã, v. 21, n.5,6, p. 299-299, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BAPTISTA, P. M.. La posibilidad de educar desde la discapacidad. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BAPTISTA, P. M.. Contaminación del medio ambiente por metales pesados: una de las causas de la discapacidad intelectual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BAPTISTA, P. M.; DANTINO, M. E. F. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Evasão Escolar. São Paulo: Revista Brasileira de Psiquiatria, 2003 (Carta ao Editor).

Demais trabalhos
1.
BAPTISTA, P. M.. Comportamento visual de meninas com Síndrome de Rett usando o equipamento Eyegaze. 2003 (Apresentação de projeto de Pesquisa) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encuentro Tomasino de Pedagogía.La posibilidad de educar desde la discapacidad. 2011. (Encontro).

2.
O futuro de uma geração: multidisciplinaridade e avanços no atendimento da criança, do adolescente e da família. Rastreamento visual de sete meninas com Síndrome de Rett. 2005. (Congresso).

3.
O Futuro de uma Geração: multidisciplinaridade e avanços no atendimento da criança, do adolescente e da família. Revisión Bibliográfica: atención educativa para una persona superdotada en España. 2005. (Congresso).

4.
Second Scientific Conference Restauración Neurológica 2004. Visual search for images in Alternative Communication System in girls with Rett syndrome. 2004. (Congresso).

5.
V Encontro Brasileiro sobre a Síndrome de Rett.Rastreamento visual de meninas com Síndrome de Rett. 2004. (Encontro).

6.
IV Encontro de Iniciação Científica - VII Mostra de Pós-graduação.Revisão Bibliográfica: reconhecimento de faces e emoções em autistas - um novo método de pesquisa. 2003. (Encontro).

7.
XVII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria: saúde mental na infância e adolescência diagnóstico e tratamento. Novas Pesquisas em TID. 2003. (Congresso).



Outras informações relevantes


Estágio realizado entre os meses de Janeiro e Maio de 2005, no Centro Ocupacional ARCA - Salamanca - Espanha.

Professora convidada para ministrar aulas no programa de Mestrado em ?Filosofía Latinoamericana? da ?Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Santo Tomás? (Bogotá ? Colômbia) na Disciplina: ?Paulo Freire en dialogo con las teorías del aprendizaje autônomo? no mês de outubro de 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:17:14