Aparecida de Fátima Peres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6389262009236934
  • Última atualização do currículo em 21/10/2018


Aparecida de Fatima Peres é graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). É professora de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá desde 2002. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores; Linguística Aplicada; Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aparecida de Fátima Peres
Nome em citações bibliográficas
PERES, Aparecida de Fátima;PERES, APARECIDA DE FATIMA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.
Avenida Colombo, 5790 - Bloco G34, sala 108
Zona 7
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114889
URL da Homepage: http://www.dle.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Saberes e Identidade Profissional em um Curso de Formação de Professores de Língua Portuguesa, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Telma Nunes Gimenez.
Palavras-chave: formação de professores; identidade profissional; saberes docentes; diretrizes curriculares; Currículo do curso de Letras; currículo de terceiro grau.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2002
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Os Alunos dos Cursos de Letras: um diagnóstico de suas concepções de leitura,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Regina Maria Gregório.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Concepções de Leitura; Formação do professor; Alunos do Curso de Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1995 - 1999
Graduação em Letras Português Francês.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A leitura e a literatura no livro didático.
Orientador: Sonia Aparecida Lopes Benites.




Formação Complementar


1999 - 1999
Extensão universitária em Aspectos Gerais da Morfologia da Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 1999
Gramática Funcional. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 1999
Formação de Formadores. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
Leitura e Ensino da Narrativa. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O Sistema Verbal da Língua Francesa. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Latim Morfologia do Nome. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Teoria da Narrativa. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Francês Instrumental Para Vestibular. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor não-titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2011 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão "Laboratório Pedagógico Monitoria Pró-Língua Portuguesa".
02/2009 - Atual
Ensino, Abi - Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado III
3/2003 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Membro do Projeto de Extensão Laboratório de Tradução e Versão e Revisão de Textos em Língua Portuguesa - projeto permanente.
10/2010 - 04/2011
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
12/2007 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Projeto de Extensão "Língua materna e língua estrangeira: integração do homem à sociedade" - projeto vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras.
03/2008 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Pesquisa na Área de Estudos Linguísticos
06/2007 - 01/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Língua Portuguesa do DLE.
5/2007 - 12/2008
Ensino, Letras Habilitação Única, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua Portuguesa
6/2003 - 2/2005
Ensino, Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa III - Aspectos Semânticos, Estilísticos e Discursivos do Texto Técnico
8/2002 - 2/2005
Ensino, Letras Habilitação Única, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I - Produção e Compreensão de Textos
7/2003 - 7/2004
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Língua Portuguesa.
6/2003 - 4/2004
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
8/2003 - 8/2003
Treinamentos ministrados , Pró Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Divisão de Treinamento e Desenvolvimento.

Treinamentos ministrados
Técnicas e Práticas do Trabalho para Secretária - Módulo 3: Redação para Secretárias
6/2003 - 6/2003
Treinamentos ministrados , Pró Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Divisão de Treinamento e Desenvolvimento.

Treinamentos ministrados
Português Instrumental
8/2002 - 5/2003
Ensino, Letras Português Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I - Expressão Escrita e Compreensão de Texto
Língua Portugusa IV - Semântica e Estilística
Prática de Ensino I - Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1/2004 - 5/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Ciências Humanas, .


Instituição Cultural Educacional Vale do Ivaí, ICEVI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

3/2002 - 7/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística

Curso Pré Vestibular Universitário, UNIVERSITARIO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6

Atividades

3/1998 - 3/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção de Textos
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Formação do Professor de Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
O excesso de teoria e o desejo da prática e vice-versa: buscando desatar os nós presentes na construção da identidade do professor de língua portuguesa em contexto de formação inicial
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do Estágio Supervisionado na construção da identidade do professor de LP, no Curso de Letras oferecido pela UEM. O estudo visa ainda a (1) investigar como os sujeitos envolvidos nesse Curso ? professores formadores e em formação ? interpretam o Estágio Supervisionado; (2) investigar como teoria e prática pedagógicas são trabalhadas no contexto do curso em tela, tendo em vista que, há sete anos, em pesquisa anterior, verifiquei que nele se reivindicava mais prática pedagógica no curso, ao passo que hoje se reivindica mais teoria; (3) buscar equilíbrio e integração entre teoria e prática, a fim de desatar os nós que têm impedido a constituição de identidades mais bem definidas para o professor de língua portuguesa em formação..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
NOEMA: percepção e leitura - Núcleo de Pesquisa, Orientação e Acompanhamento do Ensino de Linguagem no Ensino Médio
Descrição: O projeto visava a investigar as concepções teóricas de leitura dos professores de ensino médio, bem como orientar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem de Linguagem nesse nível de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Aparecida de Fátima Peres - Integrante / Regina Maria Gregório - Coordenador / Alba Maria Perfeito - Integrante / Núbio Mafra - Integrante / Célia Bassuma Fernandes - Integrante / Marlene Angélica K Aguilera - Integrante / Sara Maria Menck - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Laboratório Pedagógico Monitoria Pró-Língua Portuguesa
Descrição: O projeto de Extensão Laboratório Pedagógico Monitoria Pró-Língua Portuguesa visa a subsidiar as atividades de estágio curricular supervisionado em Língua Portuguesa no Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, localizado em Maringá-PR. Neste Projeto, acadêmicos do Curso de Letras, matriculados no Estágio III, são preparados para atuarem como monitores no colégio citado, oferecendo aos alunos deste aperfeiçoamento em Língua Portuguesa nos eixos leitura, escrita e gramática, a fim de conferir-lhes reforço nos conteúdos que encontram dificuldades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Aparecida de Fátima Peres - Coordenador.
2008 - 2010
Língua Materna e Língua Estrangeira: integração do homem à sociedade
Descrição: O objetivo do projeto foi integrar universidade es escolas da educação básica com IDH baixo. Na integração, professoras e alunas da universidade colaboraram com professores de escolas com baixo IDH, oferecendo formação a esses professores e elaboração de material pedagógico para serem aplicados nessas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Aparecida de Fátima Peres - Coordenador / Sandra Maria Coelho de Sousa Moser - Integrante.
1995 - Atual
Laboratório de Tradução e Versão e Revisão de Textos em Língua Portuguesa
Descrição: O projeto atende às comunidades interna e externa da UEM, oferecendo tradução e versão e revisão de textos em Língua Portuguesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


Membro do Projeto de Pesquisa "Ensino-aprendizagem de língua materna - da teoria à transposição didática" - coordenado por Marilurdes Zanini
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Leitura e Formação do Professor.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Nome de Turma do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe, Universidade Estadual de Maringá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PERES, Aparecida de Fátima;PERES, APARECIDA DE FATIMA2017PERES, Aparecida de Fátima. Inovações tecnológicas e crenças de uma professora em constante formação. TICS & EAD EM FOCO, v. 3, p. 99, 2017.

2.
SURIANO, EDIVANA CÁSSIA MUNHOZ2016SURIANO, EDIVANA CÁSSIA MUNHOZ ; PERES, APARECIDA DE FATIMA ; GRECO, ELIANA ALVES . Práticas de leitura no Ensino Fundamental: relato de experiência a partir do trabalho com estratégias de leitura.. Letras & Letras (UFU), v. 32, p. 219, 2016.

3.
GRECO2014GRECO ; PERES, Aparecida de Fátima . O sujeito professor de língua portuguesa: a construção de uma imagem. Entretextos (UEL), v. 14, p. 190-205, 2014.

4.
PERES, Aparecida de Fátima;PERES, APARECIDA DE FATIMA2014PERES, Aparecida de Fátima; GRECO . Transposição didática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa: o lugar dos saberes disciplinares. Entretextos (UEL), v. 14, p. 172-189, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUIMARAES, T. B. ; PERES, Aparecida de Fátima . Novas tecnologias e ensino de línguas (materna e estrangeira). 1. ed. Maringá: Eduem, 2014. v. 1. 86p .

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Saberes e identidade profissional na formação de professores de língua portuguesa. 1. ed. Maringá - PR: Eduem, 2010. v. 1. 169p .

Capítulos de livros publicados
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Práticas de leitura e de escrita no ciberespaço. In: Tânia Braga Guimarães; Aparecida de Fatima Peres. (Org.). Novas tecnologias e ensino de línguas (materna e estrangeira). 1ed.Maringá: Eduem, 2014, v. 1, p. 29-34.

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Identidade e currículo na formação do professor de Língua Portuguesa. In: Luciana Cabrini Simões Calvo; Michele Salles El Kadri; Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Reflexões sobre ensino de línguas e formação de professores no Brasil: uma homenagem à professora Telma Gimenez. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 1, p. 51-82.

3.
PERES, Aparecida de Fátima. Afinal, o que é preciso saber para ser professor?. In: Aparecida de Fátima Peres. (Org.). Saberes docentes e práticas de ensino de Língua Portuguesa: leitura, escrita, análise linguística e gramática. 1ed.Maringá: Eduem, 2012, v. 29, p. 13-24.

4.
GRECO ; PERES, Aparecida de Fátima ; MENEGASSI, Renilson José ; LONARDONI, M. ; GUIMARAES, T. B. ; RITTER, Lílian Cristina Buzato ; CECILIO, S. R. . Concepções de Leitura. In: Eliana Alves Greco; Tânia Braga Guimarães. (Org.). Leitura: aspectos teóricos e práticos. 1ed.Maringá - PR: Eduem, 2010, v. 1, p. 23-33.

5.
SILVA, Manoel Messias Alves da ; SANTOS, Annie Rose dos ; PANTE, Maria Regina ; HINTZE, A. C. J. ; BOTASSINI, Jaqueline Ortelan M ; PERES, Aparecida de Fátima ; OLHER, Rosa Maria ; HWANG, Álvaro David . Classificação e emprego dos pronomes. In: Manuel Messias Alves da Silva. (Org.). Manual de Redação e Estilo do LTR-STR. 1ed.Maringá - PR: APEK SOLUÇÕES, 2008, v. 1, p. 60-64.

6.
SILVA, Manoel Messias Alves da ; SANTOS, Annie Rose dos ; PANTE, Maria Regina ; HINTZE, A. C. J. ; BOTASSINI, Jaqueline Ortelan M ; PERES, Aparecida de Fátima ; OLHER, Rosa Maria ; HWANG, Álvaro David . Preposições. In: Manoel Messias Alves da Silva. (Org.). Manual de Redação e estilo do LTR-STR. 1ed.Maringá - PR: APEK Soluções, 2008, v. 1, p. 65-66.

7.
PERES, Aparecida de Fátima. Panorama histórico da linguagem e da leitura: da concepção mecanicista à sociointeracionista. In: Annie Rose dos Santos; Lílian Cristina Buzato Ritter. (Org.). Alfabetização e Linguagem - Formação de Professores EAD. 1ed.Maringá: Eduem - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2005, v. 17, p. 57-80.

8.
PERES, Aparecida de Fátima. Conceitos introdutórios em Lingüística. In: Annie Rose dos Santos; Lílian Cristina Buzato Ritter. (Org.). Concepções de Linguagem e o Ensino de Língua Portuguesa - Formação de Professores EAD. 11ed.Maringá: Eduem - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2005, v. 18, p. 11-25.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Estudo descritivo de alguns neologismos empregados pela Revista SUPERinteressante. Entretextos - Revista da Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem, Londrina, , v. 2, p. 37 - 57.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Identidade docente: racionalidade técnica e epistemologia da prática. In: I Fórum da Profissionalização Docente ? História, Política e Ética, 2015, Londrina. Anais do I Fórum da Profissionalização Docente ? História, Política e Ética. Londrina: Produção Independente, 2015. v. 1. p. 76-90.

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Identidade(s) em conflito: dilemas na formação inicial de professores de língua portuguesa. In: III Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2015, Maringá - PR. Anais da III Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá: Produção Independente, 2015. p. 1-15.

3.
PERES, Aparecida de Fátima. O excesso de teoria e o desejo da prática: considerações sobre a identidade do professor de Língua Portuguesa. In: III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI, 2014, Maringá. Anais do III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI. Maringá: Edição Independente, 2014. v. 1. p. 11-22.

4.
PERES, Aparecida de Fátima. Crenças de uma professora de língua materna: o reflexo dos fatores contextuais. In: IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia, 2014, Cascavel. Anais do IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia. Cascavel: Biblioteca da Unioeste, 2014. v. 1. p. 3-15.

5.
PERES, Aparecida de Fátima. Panorama sócio-histórico do ensino de leitura no Brasil. In: IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia, 2014. Anais do IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia. Cascavel: Biblioteca da Unioeste, 2014. v. 1. p. 16-30.

6.
PERES, Aparecida de Fátima. Concepções de linguagem e de leitura como aspectos constitutivos da base de conhecimentos do professor. In: IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia, 2014, Cascavel. Anais do IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia. Cascavel: Biblioteca da Unioeste, 2014. v. 1. p. 31-46.

7.
PERES, Aparecida de Fátima. Ensino e aprendizagem de língua materna: ser professor de língua portuguesa, o que isso significa?. In: VIII Encontro Internacional de Letras, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do VIII Encontro Internacional de Letras. Foz do Iguaçu: Produção Independente, 2014. v. 1. p. 326-334.

8.
PERES, Aparecida de Fátima; ZANINI, M. . Ensino-aprendizagem de língua materna: da teoria à transposição diática. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. p. 2976-2981.

9.
PERES, Aparecida de Fátima. Dos jesuítas aos PCN: um olhar sócio-histórico sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. In: IV Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e V Simpósico de leitura da UEL - Fronteiras da Linguagem, 2004, Londrina. Anais do IV Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e V Simpósico de leitura da UEL - Fronteiras da Linguagem, 2004. v. 1.

10.
PERES, Aparecida de Fátima; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho . O professor no comando da interação: a manutanção do rito. In: XV Semana de Letras - Outras Palavras, 2004, Maringá. Anais da XV Semana de Letras - Outras Palavras. Maringá, 2004.

11.
PERES, Aparecida de Fátima. O perfil dos alunos de Letras. In: XIV Semana de Letras - Outras Palavras, 2003, Maringá. Anais da XIV Semana de Letras - Outras Palavras.

12.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções metodológicas sobre a aula de leitura. In: 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. 14º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Gráfica FE; ALB, 2003. v. 1.

13.
PERES, Aparecida de Fátima. Um estudo semiótico de 'A moça tecelã'. In: II SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação: Imagem e Memória e III Simósio de Leitura da UEL, 2002, Londrina. Anais do II SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação: Imagem e Memória e III Simósio de Leitura da UEL. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2001. p. 365-381.

14.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções sobre o ensino da leitura. In: VI Semana de Letras - A hora e a vez da palavra, 2002, Jandaia do Sul. Anais da VI Semana de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (FAFIJAN) - A hora e a vez da palavra. Jandaia do Sul, 2002. p. 154-159.

15.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções e contradiçõess sobre o sujeito-leitor. In: III SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação: Imagem e Memória e IV Simósio de Leitura da UEL, 2002, Londrina. III SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação: Discurso e Representação e IV Simósio de Leitura da UEL. Londrina: Eduel, 2002.

16.
PERES, Aparecida de Fátima. Oficinas de produção de textos: uma prática que funciona. In: IV Semana de Letras - Linguagem, Literatura e Humanização do Homem, 2000, Jandaia do Sul. Linuagem, Literatura e Humanização do Homem - Anais da IV Semana de Letras. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2000. p. 61-69.

17.
PERES, Aparecida de Fátima. A abordagem da leitura literária nos livros didáticos de ensino médio. In: XIV Seminário do CELLIP, 2000, Maringá. Anais do XIV CELLIP. Curitiba: Mídia Curitibana, 2000.

18.
PERES, Aparecida de Fátima. Num Bairro Moderno: uma poesia ou um museu de artes plásticas. In: Outras Palavras - XII Semana de Letras, 1999, Maringa. Outras Palavras - Anais da XII Semana de Letras. Maringá: DLE/UEM, 1999. p. 234-240.

19.
PERES, Aparecida de Fátima. Num bairro moderno: uma poesia ou um museu de artes plásticas. In: XII Semana de Letras - Outras Palavras, 1999, Maringá. Anais da XII Semana de Letras da Universidade Estadual de Maringá ? Outras Palavras, 1999. p. 234-240.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PERES, Aparecida de Fátima. As diretrizes curriculares nacionais e a constituição da identidade do professor de língua portuguesa. In: II Enieduc - Encontro Interdisciplinar de Educação, 2008, Campo Mourão - PR. Anais Enieduc. Campo Mourão: Fecilcam, 2008. p. 372-375.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Identidade docente: racionalidade técnica e epistemologia da prática. In: I Fórum da Profissionalização Docente ? História, Política e Ética, 2014, Londrina. Caderno de Resumos do I Fórum da Profissionalização Docente ? História, Política e Ética. Londrina: Produção Independente, 2014. v. 1. p. 65-65.

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Impactos de fatores contextuais nas atitudes docentes e nas crenças de uma professora de língua portuguesa. In: IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL, 2014, Londrina. Caderno de Resumos do IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: Produção Independente, 2014. v. 1. p. 31-31.

3.
PERES, Aparecida de Fátima. Querer ou não querer ser professor: identidade em conflito. In: IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL, 2014, Londrina. Caderno de Resumos do IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: Produção Independente, 2014. v. 1. p. 205-205.

4.
PERES, Aparecida de Fátima. O excesso de teoria e o desejo da prática: considerações sobre a identidade do professor de Língua Portuguesa. In: III Cielli, 2014, Maringá. Caderno de Resumos do III Cielli. Maringá: Produção Independente, 2014. v. 1. p. 2-2.

5.
PERES, Aparecida de Fátima. Ensino e aprendizagem de língua materna: ser professor de língua portuguesa, o que isso significa?. In: VIII Encontro Internacional de Letras, 2014, Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos do VIII Encontro Internacional de Letras. Foz do Iguaçu: Produção Independente, 2014. v. 11. p. 4-4.

6.
PERES, Aparecida de Fátima. Práticas de formação de professores de Língua Portuguesa: ações e perspectivas. In: IV Conali, 2013, Maringá. Caderno de Resumos IV Conali. Maringá: Produção Independente, 2013. v. 1. p. 22-304.

7.
PERES, Aparecida de Fátima. Transposição didática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa: o lugar dos saberes disciplinares. In: IV Conali, 2013, Maringá. Caderno de Resumos IV Conali. Maringá: Produção Independente, 2013. v. 1. p. 22-22.

8.
PERES, Aparecida de Fátima. Formação de professores de Língua Portuguesa: saberes disciplinares e transposição didática. In: XXI Cellip, 2013, Paranaguá. Caderno de Resumos do XXI Cellip. Paranaguá: Produção Independente, 2013. v. 1. p. 48-49.

9.
PERES, Aparecida de Fátima. Saberes disciplinares e transposição didática no processo de formação de professores de Língua Portuguesa. In: III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá - PR. Caderno de Resumos do III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011. p. 72-72.

10.
PERES, Aparecida de Fátima. Saberes e identidade profissional na formação de professores de língua portuguesa. In: VI Selisigno e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2008, Londrina - PR. Caderno de Resumos VI Selisigno e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2008. p. 101-101.

11.
PERES, Aparecida de Fátima. Formação de professores de línguas: focos de investigação. In: I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá-PR. I Conali - Caderno de programação e resumos. Maringá-PR, 2006. p. 91-91.

12.
PERES, Aparecida de Fátima. Diretrizes curriculares formação: aspectos constitutivos da identidade do professor de língua portuguesa. In: I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá-PR. I Conali - Caderno de Programação e Resumos, 2006. p. 91-92.

13.
PERES, Aparecida de Fátima. Em busca da autonomia: Que autonomia? Sob a perspectiva de quem?. In: IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira, 2006, Maringá-PR. Caderno de Resumos do IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira, 2006.

14.
PERES, Aparecida de Fátima. Fatores contextuais e ação docente: crenças de uma professora de Língua Portuguesa. In: IV Semana de Letras da UEL - Linguagens: fronteiras e rupturas, 2005, Londrina. IV Semana de Letras da UEL - Linguagens: fronteiras e rupturas - Caderno de Programação e Resumos. Londrina: Eduel - Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2005. p. 44-44.

15.
PERES, Aparecida de Fátima. Fatores contextuais e ação docente: crenças de uma professora de Língua Portuguesa. In: IV Semana de Letras da Universidade Estadual de Londrina - Linguagens: Fronteiras e Rupturas, 2005, Londrina. Caderno de Resumos da IV Semana de Letras da Universidade Estadual de Londrina - Linguagens: Fronteiras e Rupturas, 2005.

16.
PERES, Aparecida de Fátima; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho . O profressor no comando da interação: a manutenção do rito. In: XV Semana de Letras - Outras Palavras, 2004, Maringá. Caderno de Resomos da XV Semana de Letras - Outras Palavras, 2004. p. 125-125.

17.
PERES, Aparecida de Fátima. Dos jesuítas aos PCN: um olhar sócio-histórico sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. In: IV Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e V Simpósico de leitura da UEL - Fronteiras da Linguagem, 2004, Londrina. Caderno de Resumos do IV Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e V Simpósico de leitura da UEL - Fronteiras da Linguagem, 2004. p. 59-59.

18.
PERES, Aparecida de Fátima; SANTOS, Annie Rose dos . Letra e canção: uma alternativa para a ação docente nas práticas de leitura. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos GELNE, 2004, João Pessoa. XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos GELNE - comunicações individuais, 2004.

19.
PERES, Aparecida de Fátima; SANTOS, Annie Rose dos . Leitura e música na sala de aula. In: XV Semana de Letras - Outras Palavras, 2004, Maringá. Caderno de Resumos da XV Semana de Letras - Outras Palavras. p. 8-8.

20.
PERES, Aparecida de Fátima. O perfil dos alunos de Letras. In: XIV Semana de Letras - Outras Palavras, 2003, Maringá. Caderno de Resumos da XIV Semana de Letras - Outras Palavras. Maringá - Paraná: Gráfica da UEM, 2003. p. 51-52.

21.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de letras: concepções metodológicas sobre a aula de leitura. In: 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. Caderno de Resumos do 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. São Paulo: Gráfica da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, 2003. p. 295-295.

22.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções sobre o ensino da leitura. In: VI Semana de Letras - A hora e a vez da palavra, 2002, Jandaia do Sul. Caderno de Resumos da VI Semana de Letras - A hora e a vez da palavra. Jandaia do Sul: Gráfica da FAFIJAN, 2002. p. 16-16.

23.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções e contradições sobre o sujeito-leitor. In: III SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação: Imagem e Memória e IV Simósio de Leitura da UEL, 2002, Londrina. Caderno de Resumos do III SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação: Imagem e Memória e IV Simósio de Leitura da UEL. Londrina - Paraná: UEL, 2002. p. 83-83.

24.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções e contradições sobre o sujeito leitor. In: III SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação - Discurso e Representação e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2002. Caderno de Resumos do III SELESIGNO Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2002. p. 83-83.

25.
PERES, Aparecida de Fátima. Um estudo semiótico de 'A moça tecelã'. In: II SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e significação: Imagem e Memória e III Simpósio de Leitura da UEL, 2001, Londrina. Caderno de Resumos do II SELISIGNO E III Simpósio de Leitura da UEL. Londrina - Paraná: UEL, 2001. p. 36-36.

26.
PERES, Aparecida de Fátima. A leitura e a literatura no livro didático. In: XLVIII Seminário do GEL, 2000, Assis - São Paulo. Programação e Resumos do XLVIII Seminário do GEL. Assis - São Paulo, 2000. v. único. p. 76-76.

27.
PERES, Aparecida de Fátima. Oficinas de produção de textos: uma prática que funciona. In: IV Semana de Letras - Linguagem, Literatura e Humanização do Homem, 2000, Jandaia do Sul - Paraná. Caderno de Resumos da IV Semana de Letras da FAFIJAN. Jandaia do Sul: Gráfica da FAFIJAN, 2000. v. ÚNICO. p. 14-14.

28.
PERES, Aparecida de Fátima. A abordagem da leitura literária nos livros didáticos de ensino médio. In: XIV Seminário do CELLIP, 2000, Maringá - Paraná. Língua, Literatura, Cultura & Artes, 2000. p. 120-120.

29.
PERES, Aparecida de Fátima. A Leitura e a Literatura no Livro Didático. In: XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2000, Assis. Caderno de Resumos do ?XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2000. v. 1. p. 76-76.

30.
PERES, Aparecida de Fátima. A Abordagem da Leitura Literária nos Livros Didáticos de Ensino Médio. In: XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2000, Maringá. Caderno de Resumos do XIV Seminário do CELLIP ? Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2000. p. 120-120.

31.
PERES, Aparecida de Fátima. Num bairro moderno: uma poesia ou um museu de artes plásticas. In: XII Semana de Letras - Outras Palavras, 1999, Maringá. Caderno de Resumos da XII Semana de Letras - Outras Palavras, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Narrativa-biográfica e diário como metodologias para o desenvolvimento contínuo de formadora de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Inovações tecnológicas e crenças de uma professora em constante formação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PERES, Aparecida de Fátima; GUEDES, A. P. . Políticas Linguísticas para o ensino de Línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PERES, Aparecida de Fátima; GUEDES, A. P. . Tecnologias, ensino e formação de professores de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PERES, Aparecida de Fátima. Considerações filosóficas sobre o valor da aula em contextos de regência no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, Annie Rose dos ; PERES, Aparecida de Fátima . Laboratório de Tradução, Versão e Revisão de Textos em Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PERES, Aparecida de Fátima. Fatores contextuais e ação docente: crenças de uma professora de Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PERES, Aparecida de Fátima. Letra e canção: uma alternativa para a ação docente nas práticas de leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PERES, Aparecida de Fátima. O perfil dos alunos de Letras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções metodológicas sobre a aula de leitura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções contradições sobre o sujeito-leitor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PERES, Aparecida de Fátima. Alunos de Letras: concepções sobre o ensino da leitura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PERES, Aparecida de Fátima. Um estudo semiótico de 'A moça tecelã'. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PERES, Aparecida de Fátima. I SEDA - Seminário de Dissertações em Andamento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PERES, Aparecida de Fátima. A abordagem da leitura literária nos livros didáticos de ensino médio. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PERES, Aparecida de Fátima. A leitura e a literatura no livro didático. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PERES, Aparecida de Fátima. Oficinas de produção de textos: uma prática que funciona. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PERES, Aparecida de Fátima. Num bairro moderno: uma poesia ou um museu de artes plásticas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Considerações filosóficas sobre o valor da aula em contextos de regência no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa 2016 (Anais do 4.º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI).

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Identidade(s) em conflito: dilemas na formação inicial de professores de língua portuguesa 2015 (Anais da III Jornada Internacional de Estudos do Discurso).


Demais tipos de produção técnica
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Correção Gramatical. 2015. .

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Gramática e ensino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PERES, Aparecida de Fátima. Leitura e ensino: aspectos teórico-metodológicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PERES, Aparecida de Fátima. Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PERES, Aparecida de Fátima. Ensino de língua portuguesa e literatura: perspectivas atuais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PERES, Aparecida de Fátima. Sequência didática como prática de intervenção pedagógica de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PERES, Aparecida de Fátima. Leitura e ensino: aspectos teórico-metodológicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PERES, Aparecida de Fátima. Ensino de língua portuguesa e literatura: perspectivas atuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PERES, Aparecida de Fátima. Linguagem e ideologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PERES, Aparecida de Fátima. Tópicos de Linguística Aplicada: leitura de superfície e leitura profunda do texto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PERES, Aparecida de Fátima. Ensino de língua portuguesa e de literatura: propostas do PDE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PERES, Aparecida de Fátima. Correção Gramatical. 2010. .

13.
PERES, Aparecida de Fátima. Eficiência na Redação Oficial. 2010. .

14.
PERES, Aparecida de Fátima. Gêneros acadêmicos: leitura e escrita ? Fundamentos Teórico-metodológicos da Ação Docente. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
PERES, Aparecida de Fátima. Gêneros discursivos e ensino e aprendizagem de línguas ? Curso de formação de professores do PDE ? Turma II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
PERES, Aparecida de Fátima. Linguagem e leitura: da concepção mecanicista à sociointeracionista ? Curso de formação de professores do PDE ? Turma II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
PERES, Aparecida de Fátima. Abordagem metodológica: implicações pedagógicas ? Curso de formação de professores do PDE ? Turma II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
PERES, Aparecida de Fátima. Eficiência na Redação Oficial. 2008. .

19.
PERES, Aparecida de Fátima; GRECO ; RITTER, Lílian Cristina Buzato . Gêneros Discursivos: práticas de leitura e escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
PERES, Aparecida de Fátima. Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa. 2007. .

21.
PERES, Aparecida de Fátima. Produção textual: o gênero como objeto de ensino-aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
PERES, Aparecida de Fátima. Português Instrumental. 2003. .

23.
PERES, Aparecida de Fátima. Técnicas e Práticas do Trabalho para Secretárias. 2003. .

24.
PERES, Aparecida de Fátima; MENEGASSI, Renilson José ; ZANUTTO, Flávia . Estratégias de abordagens para o trabalho com textos sociais na escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
PERES, Aparecida de Fátima. Estratégias de leitura em Língua Francesa direcionadas aos alunos do ensino médio. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PERES, Aparecida de Fátima; BARBOSA, P. L. N.; RAIMO, L. C. F. D.. Participação em banca de Leliane Fossaluza Bassiga. Prova Brasil: a leitura em contexto de avaliação - análise e propostas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
HILA, Cláudia Valéria Doná; PERES, Aparecida de Fátima; STRIQUER, M. S. D.. Participação em banca de Édila Regina da Silva Rocha. O gênero resumo de texto no livro didático no nono ano: análise e proposta de intervenção. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
VIEIRA, F. G. D.; PERES, Aparecida de Fátima; Pépece, Olga Maria Coutinho. Participação em banca de Maria Virgínia Cantagallo. Comunicação de marketing no varejo para a baixa renda: um estudo de caso do Programa Pinga-Fogo na TV. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração - Uem/Uel) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA-HUBES, T. C.; PERES, Aparecida de Fátima; CASTELA, G. S.; SANTOS, M. E. P.. Participação em banca de Estela Mari Tomazelli Silveira Menezes. Compreensões dos professores de Língua Portuguesa sobre os pressupostos teórico-metodológicos das diretrizes curriculares do Estado do Paraná: o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. 2015.

2.
HILA, Cláudia Valéria Doná; PERES, Aparecida de Fátima; BARBOSA, P. L. N.. Participação em banca de Édila Regina da Silva Rocha. O gênero resumo em sala de aula. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Participação em banca de Silvana Soares Siqueira da Rocha. Práticas articuladas na formação de professores a distância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação a Distância) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Participação em banca de Maria Cristina Ribeiro. A democracia e a gestão pública na Universidade Estadual de Maringá. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Gestão Pública Administ) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PERES, Aparecida de Fátima; SANTOS, Annie Rose dos. Participação em banca de Juliana Andreoti.Comunicação organizacional voltada ao Secretariado Executivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
PERES, Aparecida de Fátima; SANTOS, Annie Rose dos. Participação em banca de Josiane Duarte Segala.Comunicação organizacional: ruídos e soluções. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
PERES, Aparecida de Fátima; HILA, Cláudia Valéria Doná. Participação em banca de Francielly Ribeiro de Castro.As funções da linguagem nas comunicações internas de uma empresa de médio porte do norte do Paraná. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
PERES, Aparecida de Fátima; PEREIRA, Roosevelt Maurício. Participação em banca de João Batista Corradini.A identidade nacional: uma abordagem contemporânea. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
PERES, Aparecida de Fátima; HILA, Cláudia Valéria Doná. Participação em banca de Andréia Pedro Pires.Análise da comunicação interna de uma grande empresa no Noroeste do Paraná. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Teste Seletivo Para Contratação de Professor Temporário, Edital 106/2008-PRH. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

2.
PERES, Aparecida de Fátima; SANTOS, Annie Rose dos; RITTER, Lílian Cristina Buzato; BOTASSINI, Jaqueline Ortelan M; GRECO; ZANUTTO, Flávia. Banca de Avaliação da Redação do Concurso Vestibular de Verão 2007. 2007.

Outras participações
1.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2011. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

2.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS-UEM/2011. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

3.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2011. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

4.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

5.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

6.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS-UEM/2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

7.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular EAD/2009. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

8.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2009. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

9.
PERES, Aparecida de Fátima; SANTOS, Annie Rose dos; GRECO. Concurso de seleção de monitor da disciplina Oficina de Leitura e Produção Textual. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

10.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2008. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

11.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2008. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

12.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular EAD/2008. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

13.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2007. 2007.

14.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2007. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

15.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da Redação do Primeiro Concurso Vestibular de 2006, realizado pela UEM. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

16.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da Redação do Primeiro Concurso Vestibular de 2003, realizado pela Universidade Estadual de Maringá. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

17.
PERES, Aparecida de Fátima; HILA, Cláudia Valéria Doná; SANTOS, Annie Rose dos. Banca para seleção de monitoria da disciplina Língua Portuguesa I - Expressão Escrita e Compreensão de Texto, do Curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

18.
PERES, Aparecida de Fátima; HONÓRIO, Maria Aparecida; SANTOS, Annie Rose dos. Banca para seleção de monitoria da disciplina Língua Portuguesa II - Morfologia, do Curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

19.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da Redação do Segundo Concurso Vestibular de 2003, realizado pela Universidade Estadual de Maringá. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

20.
PERES, Aparecida de Fátima. Banca de Avaliação da Redação do Primeiro Concurso Vestibular de 2004, realizado pela Universidade Estadual de Maringá. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

21.
PERES, Aparecida de Fátima; HONÓRIO, Maria Aparecida; VALE, Cláudia Netto Do. Banca para seleção de monitoria da disciplina Língua Portuguesa I - Expressão Escrita e Compreensão de Texto, do Curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá. 2002. Universidade Estadual de Maringá.

22.
PERES, Aparecida de Fátima; HONÓRIO, Maria Aparecida; VALE, Cláudia Netto Do. Banca para seleção de monitoria da disciplina Língua Portuguesa II - Morfologia, do Curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá. 2002. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3.º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI.O excesso de teoria e o desejo da prática: considerações sobre a identidade do professor de Língua Portuguesa. 2914. (Outra).

2.
IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL.Impactos de fatores contextuais nas atitudes docentes e nas crenças de uma professora de língua portuguesa. 2914. (Seminário).

3.
Semana Pedagógica da Faculdade Metropolitana de Maringá ? FAMMA.Aspectos semântico-normativos em enunciados de avaliações acadêmicas. 2914. (Simpósio).

4.
I Fórum da Profissionalização Docente.Identidade docente: racionalidade técnica e epistemologia da prática. 2014. (Outra).

5.
IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia.Concepções de linguagem e de leitura como aspectos constitutivos da base de conhecimentos do professor. 2014. (Simpósio).

6.
IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia.Crenças de uma professora de língua materna: o reflexo dos fatores contextuais. 2014. (Simpósio).

7.
IV Simpósio Nacional de Educação e XXIV Semana de Pedagogia.Panorama sócio-histórico do ensino de leitura no Brasil. 2014. (Simpósio).

8.
IX Selisigno e X Simpósio de Leitura da UEL.Querer ou não querer ser professor: identidade em conflito. 2014. (Seminário).

9.
VIII Encontro Internacional de Letras.Ensino e aprendizagem de língua materna: ser professor de língua portuguesa, o que isso significa?. 2014. (Encontro).

10.
I Fórum Nacional de comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2013. (Outra).

11.
IV Conali. Práticas de formação de professores de Língua Portuguesa: ações e perspectivas. 2013. (Congresso).

12.
IV Conali. Transposição didática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa: o lugar dos saberes disciplinares. 2013. (Congresso).

13.
XXI CELLIP. Formação de professores de Língua Portuguesa: saberes disciplinares e transposição didática. 2013. (Congresso).

14.
1o. EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso. 2012. (Encontro).

15.
2a. JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso. 2012. (Congresso).

16.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Saberes disciplinares e transposição didática no processo de formação de professores de Língua Portuguesa. 2011. (Congresso).

17.
IX EPELPE ? Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2011. (Encontro).

18.
VIII EPELPE ? Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2010. (Encontro).

19.
VII EPELPE ? Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2009. (Encontro).

20.
I EPPLI - Encontro Paranaense de Pós-graduação em Linguística. 2008. (Encontro).

21.
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Ensino-aprendizagem de língua materna: da teoria à transposição didática. 2008. (Congresso).

22.
II ENIEDUC - Encontro Intedisciplinar de Educação. 2008. (Encontro).

23.
I JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso. 2008. (Outra).

24.
V EPPEL - Encontro Paranaense Pós-graduado em Estudos Literários. 2008. (Encontro).

25.
VI EPELPE ? Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2008. (Encontro).

26.
VI SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. 2008. (Seminário).

27.
1º SEALI - Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2007. (Seminário).

28.
1º Wordshop de Tradução e Revisão do LTR. 2007. (Outra).

29.
III Semana do Secretariado Executivo Trilíngüe. 2007. (Outra).

30.
V EPELPE ? Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2007. (Encontro).

31.
V SPLE ? Seminário de Pesquisa em Letras. 2007. (Seminário).

32.
I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2006. (Congresso).

33.
IV Epelpe - Encontro de Profissionais de Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira.Formação do professor de línguas: em busca da autonomia. 2006. (Encontro).

34.
II CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. 2005. (Outra).

35.
III EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2005. (Encontro).

36.
IV Semana de Letras da Universidade Estadual de Londrina - Linguagens: Fronteiras e Rupturas.Fatores contextuais e ação docente: crenças de uma professora de Língua Portuguesa. 2005. (Outra).

37.
II EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM - Formação Inicial. 2004. (Encontro).

38.
IV Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação - SELISIGNO : discurso e representação V Simpósio de Leitura da UEL.IV Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação - SELISIGNO : discurso e representação V Simpósio de Leitura da UEL. 2004. (Seminário).

39.
XV Semana de Letras ?Outras Palavras".Leitura e música na sala de aula. 2004. (Outra).

40.
XV Semana de Letras - Outras Palavras.O Professor no comando da interação: a manutenção do rito. 2004. (Outra).

41.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Letra e canção: uma alternativa para a ação docente nas práticas de leitura. 2004. (Outra).

42.
14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Alunos de Letras: concepções metodológicas sobre a aula de leitura. 2003. (Congresso).

43.
IX Journée D'Études Françaises. 2003. (Outra).

44.
V Fórum de Política de Ensino. 2003. (Outra).

45.
Workshop EDUEM - EDUSP: Editoração e Editoras Universitárias. 2003. (Oficina).

46.
XIV Semana de Letras - Outras Palavras.O Perfil dos Alunos de Letras. 2003. (Outra).

47.
III SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação - Discurso e Representação e IV Simpósio de Leitura da UEL.Alunos de Letras: concepções e contradições sobre o sujeito leitor. 2002. (Seminário).

48.
VIII Jornada de Estudos Franceses. 2002. (Outra).

49.
V Mostra de Profissões de Maringá.V Mostra de Profissões de Maringá. 2002. (Outra).

50.
I SEDA - Seminário de Dissertações em Andamento.Concepções de leitura dos alunos de Letras. 2001. (Seminário).

51.
IV Semana de Letras - Linguagem, Literatura e Humanização do Homem.Oficinas de Produção de Textos: uma prática que funciona. 2000. (Outra).

52.
XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.A Abordagem da Leitura Literária nos Livros Didáticos de Ensino Médio. 2000. (Seminário).

53.
XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.A Leitura e a Literatura no Livro Didático. 2000. (Seminário).

54.
I SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 1999. (Seminário).

55.
Palestra: Parâmetros curriculares, livro didático e oralidade. 1999. (Outra).

56.
VII Jornada de Estudos Franceses. 1999. (Outra).

57.
XII Semana de Letras - Outras Palavras.Num bairro moderno: uma poesia ou um museu de artes plásticas. 1999. (Outra).

58.
II COPAE - O Ensino da Língua Portuguesa: texto, reflexão e uso. 1998. (Outra).

59.
VI Jornada de Estudos Franceses. 1998. (Outra).

60.
XI Semana de Letras - Outras Palavras. 1998. (Outra).

61.
IV Jornada de Estudos Franceses. 1997. (Outra).

62.
V Jornada de Estudos Franceses. 1997. (Outra).

63.
IV Jornada de Estudos Franceses. 1996. (Outra).

64.
IX Semana de Letras - Outras Palavras. 1996. (Outra).

65.
III Jornada de Estudos Franceses. 1995. (Outra).

66.
VIII Semana de Letras - Outras Palavras. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PERES, Aparecida de Fátima; RITTER, Lílian Cristina Buzato ; HILA, Cláudia Valéria Doná ; SANTOS, Annie Rose dos ; MINCOF, L. B. P. ; LIMA, Carmen Rodrigues de ; CORSI, M. S. ; GRECO . I Seminário de Pesquisa do ProfLetras da UEM. 2015. (Outro).

2.
PERES, Aparecida de Fátima. IX EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2011. (Outro).

3.
PERES, Aparecida de Fátima. VIII EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2010. (Outro).

4.
HWANG, Álvaro David ; SOUZA, Adalberto de Oliveira ; PERES, Aparecida de Fátima ; LIMA, Carmem Rodrigues de ; SONCELLA, Josely Bogo Machado ; BARBOSA, Nilda Aparecida ; SOLER, Ricardo Antonio . IX Journée D'Études Françaises. 2003. (Outro).

5.
PERES, Aparecida de Fátima; LIMA, Carmen Rodrigues de ; HILA, Cláudia Valéria Doná ; COSTA, Eliane Batista ; ZOLIN, Lúcia Osana ; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi ; FURQUIM, Nilbemara ; SALEH, Pascoalina Bailon de O ; OLHER, Rosa Maria . XIV Semana de Letras - Outras Palavras. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcos de Oliveira. Estratégias de leitura em sala de aula no combate à vulnerabilidade social: um olhar à violência doméstica em contos de Marina Colassanti. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Viviane Evangelista Neves Santos. Desenvolvimento de guias de leitura. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Edivana Cássia Munhós Suriano. A LEITURA E A ESCRITA COMO COMPETÊNCIA DE TODAS AS ÁREAS: investigação e proposta interventiva para o 9º ano do Ensino Fundamental. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Viana Andreoti. Comunicação Organizacional: buscando eficácia. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Josiane Duarte. Comunicação organizacional: ruídos e soluções. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Edivana Cássia Munhoz Suriano. Leitura e escrita: investigação e proposta didática interdisciplinar com o gênero textual Resposta Argumentativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

2.
Leliane Bassiga Fossaluz. Prova Brasil: a leitura em contexto de avaliação - análise e propostas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josiane Duarte Segala. Comunicação organizacional: ruídos e soluções. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

2.
Juliana Andreoti. Comunicação organizacional voltada ao Secretariado Executivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

3.
Aline Esteves Bonneau. Estudo descritivo de neologismos encontrados nas mensagens publicitárias da Revista Exame. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

4.
Josiany Thalita Dias Martin. Estudo de recursos argumentativos em propagandas infantis. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

5.
Samara Alvares de Souza. Um estudo de alguns recursos argumentativos empregados em propaganda de cosméticos. 2003. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

Orientações de outra natureza
1.
Cinthia Chiqueto Rodrigues de Andrade. Estratégias de leitura aplicadas nas diferentes áreas do conhecimento. 2015. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

2.
Marcia Favaretto Martelozo. O gênero textual fábulas contemporâneas no ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

3.
Nilselene Regina Cavalheri Caresia. Fábula: um desafio para despertar leitores. 2015. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

4.
Aparecida Leila Matera Bolonhez. Gêneros textuais como instrumentos para produção e a compreensão escrita em língua portuguesa. 2014. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

5.
Fabiana Curioni de Medeiros. Literatura e Identidade Negra: questões de cor ou de raça?. 2014. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

6.
Melissa Santana Nestorio Pizani. Entre a pena da galhofa e a tinta da melancolia: uma proposta de leitura literária dos contos de Machado de Assis para o ensino médio. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

7.
Suzane Ceolin Valério. Narrativa de mistério para leitura sem mistério. 2014. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

8.
Márcia Cristina Esteves. Estratégias de leitura no contexto escolar. 2013. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

9.
Lucinete Martins. A obra ?Raul da ferrugem azul? como recurso didático-pedagógico para o incentivo à leitura literária no ensino fundamental. 2013. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

10.
Márcia Maria Ataides. : Ensino e aprendizagem de leitura por meio de fábulas: um desafio no cotidiano da prática escolar. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

11.
Ione Maria Castiglione Tasca. Quem não lê não vê: a fábula no contexto escolar. 2011. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

12.
Marlene Panarali de Oliveira. Literatura e escola ? concepções e práticas: contando e encantando. 2010. Orientação de outra natureza. (PDE/SEED) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

13.
Leonice Fancelli de Souza. O artigo propaganda social na educação e formação do aluno do ensino médio. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

14.
Márcia Aureliano Monteiro Silva. O gênero discursivo crônica como atividade motivadora para a produção de textos. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

15.
Valdir Roberto Siqueira. Leitura e análise linguística: uma proposta para o ensino de EJA. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

16.
Silvana Cristina Bergamo. Novos olhares para o gênero fábula: uma proposta de sequencia didática para as quintas séries. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

17.
Izolinda Jesus Duque da Costa. Conto de fadas: proposta de sequencia didática. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

18.
Maria Eugênia da Silva Viotto. Concepções de gênero textual/discursivo de professores de Língua Portuguesa. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

19.
Suely Marcolino Peres Oliveira. Sequência didática: o desafio desta prática pedagógica para o ensino médio noturno. 2007. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

20.
Wanderley Braga. Falas grafadas ou grafias oralizadas? A comunicação por um clique. 2007. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

21.
Gelson Martins de Souza. Monitoria da Disciplina Língua Portuguesa I - Produção e Compreensão de Textos. 2003. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.

22.
Camila Garcia Scramin. Monitoria da Disciplina Língua Portuguesa I - Produção e Compreensão de Textos. 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aparecida de Fátima Peres.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 18:36:15