Wiliam César Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8649713762576889
  • Última atualização do currículo em 14/08/2018


Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá - UEM / Departamento de Letras Modernas - DLM. Doutorado e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP Araraquara) (Linhas de pesquisa: Ensino de Língua Inglesa, Gênero e Argumentação). Especialização em Ensino de Língua Inglesa (UEL-Londrina). Graduação em Letras-Inglês (Faculdades Integradas de Jaú). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wiliam César Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, W. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Avenida Colombo, 5790
Jardim Universitário
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30113894


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em University of Reading - United Kingdom (Orientador: Prof. Dr. Paul Alexander Thompson).
Título: Um Roteiro para a Escrita de Abstracts de Artigos de Pesquisa: Estrutura Retórica e Técnicas de Argumentação, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Antônio Suárez Abreu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino, Inglês, Gênero, Argumentação, Abstracts.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2001 - 2004
Mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Equacionamento das Fases Lingüística e Lingüístico-Computacional de um Programa Computacional de Auxílio à Escrita de Abstracts,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Bento Carlos Dias da Silva.
Palavras-chave: AMADEUS, SITUA, PLN, abstract, gênero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1997
Especialização em Língua e Literatura de Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1992 - 1995
Graduação em Letras Anglo.
Faculdades Integradas de Jaú, FIJ, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2010
Doutorado sanduiche - 6 meses.
University of Reading - United Kingdom, UR, Grã-Bretanha.
2001 - 2001
Tradução para legendagem e dublagem de filmes. (Carga horária: 100h).
CENTURY - Century Multi Tradução S C Ltda, CENTURY, Brasil.
1999 - 1999
English Training. (Carga horária: 100h).
IEI - International English Institute, IEI, Estados Unidos.
1997 - 1997
Language Teaching Methodology. (Carga horária: 10h).
CELT - Centre For English Language Teaching, CELT, Inglaterra.
1996 - 1996
Advanced English Course Of Native American Fluency. (Carga horária: 100h).
AEC - American English Courses, AEC, Brasil.
1992 - 1992
O Texto de Guimarães Rosa. (Carga horária: 15h).
GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
1992 - 1992
Variantes Lingüísticas. (Carga horária: 15h).
GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto do Departamento de Letras Modernas (DLM). Disciplinas ministradas: 2017 - Pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) Perspectivas sociorretóricas para conceituação e análise de gêneros textuais 2012 3561-Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa II 3562-Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II 3600-Estágio Curricular Supervisionado IV 5005-Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa II 3617-Estágio Curricular Supervisionado II 3529-Língua Inglesa: Habilidades Comunicativas Integradas 2013 3737-Língua Inglesa - Habilidades Comunicativas Integradas 3541-Oficina de Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa I 3562-Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II 5006-Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II 3529-Língua Inglesa: Habilidades Comunicativas Integradas 3408-Língua Inglesa III 2014 8352-Língua Inglesa: Habilidades Comunicativas Integradas 7648-Língua Inglesa para Secretariado I 5005-Oficina de Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa II 5006-Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II Educação a Distância-EAD (Curso Superior de Letras-Inglês) 2013 5548-Língua Inglesa: Produção e Compreensão Oral V 5551-Língua Inglesa: Produção e Compreensão Oral V 2014 5541-Língua Inglesa: Produção e Compreensão Oral IV 5555-Língua Inglesa: Produção e Compreensão Oral VII


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
Outras informações
Disciplinas ministradas: Técnicas de Pesquisa em Letras Língua Inglesa VI Língua Inglesa VII Língua Inglesa VIII


Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Inglesa (Curso de graduação em Letras-Inglês) Prática de Ensino de Língua Inglesa (Curso de graduação em Letras-Inglês) Metodologias de Ensino de Língua Inglesa (Curso de graduação em Letras-Inglês)


Faculdades Integradas de Jaú, FIJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
Outras informações
Disciplinas ministradas: Inglês Técnico (Curso de graduação em Sistemas de Informação ? período: 02/2004 a 12/2006) Língua Inglesa (Curso de graduação em Letras-Inglês ? período: 02/2005 a 12/2005) Língua Latina (Curso de graduação em Letras-Inglês ? período: 02/2005 a 12/2005) Morfologia da Língua Portuguesa (Curso de graduação em Letras-Inglês ? período: 02/2005 a 12/2005) Inglês Instrumental (Curso de graduação de curta duração em Formação Empresarial ? período: 08/2006 a 12/2006) Inglês Instrumental (Curso de graduação de curta duração em Marketing de Serviços e Vendas ? período: 08/2006 a 12/2006) Inglês Instrumental (Curso de graduação de curta duração em Gestão de Pequenas Empresas ? período: 08/2006 a 12/2006)

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Professor de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Inglesa (curso de idiomas) - período: 04/1999 a 12/2002


Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplinas ministradas: Inglês I (Curso de graduação em Adminitração Hoteleira) Inglês II - (Curso de graduação em Administração Hoteleira) Inglês Instrumental - (Curso de graduação em Ciências da Computação)


Colégio Centro de Ensino Caminho Feliz, CECAFE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Estrangeira Moderna Inglês (Ensino Médio)


Colégio São Lucas, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Professor de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Estrangeira Moderna - Inglês


Colégio Objetivo de Jaú, COJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Estrangeira Moderna - Inglês


Escola Internacional, EI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Professor de Língua Inglesa, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 18
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Inglesa (produção e recepção de textos orais e escritos)



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Abstracts de artigo de pesquisa: organização retórica do texto, produção textual e comunidade discursiva
Descrição: A publicação de artigos em revistas científicas é fundamental para o pesquisador validar sua qualidade de membro da comunidade científica a que pertence. Publicar em inglês em revistas internacionais de prestígio requer de seus autores conhecimento não apenas das normas de apresentação e temas aceitos pela revista, mas, principalmente, dos padrões retóricos e léxico-gramaticais identificáveis nos gêneros produzidos em inglês pela comunidade científica à qual se dirigem. No entanto, para ser publicado, o artigo passa por um rigoroso processo de triagem em função da grande quantidade de trabalhos submetidos de vários países. O primeiro critério de seleção é a qualidade do abstract, gênero que tem a função de apresentar sucintamente o artigo que representa, dando-lhe visibilidade perante o comitê editorial. Entretanto, uma vez publicado, o artigo de pesquisa compete com tantos outros para ser lido e possivelmente citado em novos trabalhos, passando, novamente, por um processo de seleção através do abstract que, desta vez, é analisado pelos pesquisadores que buscam trabalhos que tragam contribuições. Assim, em função da relevância desse gênero na promoção do artigo de pesquisa publicado em inglês, visando à sua publicação junto a revistas internacionais de prestígio e à sua leitura por outros pesquisadores de diversos países, neste projeto de pesquisa docente, investigaremos a organização retórica e os padrões léxico-gramaticais de abstracts de artigos de pesquisa publicados em inglês em periódicos internacionais, utilizando, principalmente, a abordagem sociorretórica de Swales (1990), a fim de propor um roteiro de escrita que auxilie alunos brasileiros de pós-graduação em estudos linguísticos e estudos literários, na produção de abstracts de artigos de pesquisa publicados em inglês. Palavras-chave: Abstract. Gênero textual. Organização retórica do texto. Produção textual. Comunidade discursiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudos sobre Gêneros Textuais e Ensino
Descrição: Os gêneros textuais estão presentes em toda ação humana que envolve o uso da linguagem como meio de cumprir objetivos sociocomunicativos nas mais diversas esferas da sociedade. A sua produção e interpretação são possíveis em função do conhecimento das convenções discursivas que os participantes adquirem graças à sua recorrência. Alguns gêneros textuais, tais como o abstract de artigo científico e a palestra motivacional, são bastante argumentativos, tendo em vista que visam, respectivamente, promover o artigo científico e causar uma mudança de comportamento no auditório. Com o advento da internet, muitos gêneros textuais passaram a circular também em ambientes virtuais, sofrendo, consequentemente, adequações em função dessa tecnologia e da nova cultura que ela estabeleceu, sendo denominados, portanto, gêneros digitais, tais como a resenha em vídeo e a carta aberta, ambos com características argumentativas. Sob a perspectiva do ensino e da aprendizagem de língua, a noção de gênero como ação social tipificada por aspectos discursivos recorrentes e a teoria conexionista de aprendizagem constituem o arcabouço teórico adequado para fundamentar esse tipo de investigação científica. Tendo em vista a relevância desses tópicos de pesquisa para a formação do futuro professor pesquisador da área de Letras, os estudos a serem desenvolvidos neste Projeto de Pesquisa Docente voltar-se-ão para a análise da relação que os gêneros textuais orais e escritos mantêm com a argumentação, a internet e o ensino de língua..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Wiliam César Ramos - Coordenador.
2012 - 2015
Redação de Abstracts e Resumos de Artigos de Pesquisa
Descrição: Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento das competências linguísticas de graduandos da Universidade Estadual de Maringá UEM, no que tange à leitura e à produção de abstracts de artigos de pesquisa, permitindo que se tornem autônomos no processo de produção desse gênero textual. Posteriormente, o projeto visa à produção de outros gêneros academicos, como a resenha de artigo científico, por exemplo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Wiliam César Ramos - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum (UEM)
2018 - Atual
Periódico: ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMOS, W. C.2014RAMOS, W. C.; QUEIROZ, S. M. M. de . Aprendizagem de língua in-tandem: desenvolvimento de estratégias e autonomia de aprendizagem. Revista Desempenho, v. 1, p. 1-16, 2014.

2.
NUNES, Edi M. da S.2011 NUNES, Edi M. da S. ; RAMOS, W. C. . Aprendizagem de línguas in-tandem: um suporte inovador na aprendizagem de língua inglesa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 10, p. 111-132, 2011.

3.
AMARAL, Maria Fernanda Inoue.2010AMARAL, Maria Fernanda Inoue. ; AMARAL, Milton Martins do ; RAMOS, W. C. . A anteposição do adjetivo ao substantivo na língua inglesa: verificação e aprimoramento do conhecimento dos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental II. Montagem (CUML. Ribeirão Preto), v. 12, p. 97-105, 2010.

4.
RAMOS, W. C.2009 RAMOS, W. C.. Aprendizagem de línguas in-tandem: quando o aprendiz exerce o papel de mediador.. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 38, p. 183-195, 2009.

5.
RAMOS, W. C.2008 RAMOS, W. C.. Morfologia Verbal e Ensino: Uma Proposta Didática. Revista do GEL (Araraquara), v. 04, p. 137-152, 2008.

6.
RAMOS, W. C.2005RAMOS, W. C.; AULER, L. A. ; PINTO, P. L. . O Impacto da Pesquisa Educacional: O Conhecimento do Professor em Ação. Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú (Impresso), v. 2, p. 66-71, 2005.

7.
RAMOS, W. C.2005RAMOS, W. C.. 150 Maneiras Diferentes de Saber: Representações do Conhecimento no Ensino. Foco (Ribeirão Preto), v. 1, p. 62-92, 2005.

8.
RAMOS, W. C.2005RAMOS, W. C.; BERTOLUCCI, E. A. ; MARQUES, S. F. ; CARDOSO, S. M. ; ROSCANI, E. M. B. . Explorando o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior. Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú (Impresso), v. 2, p. 23-28, 2005.

9.
RAMOS, W. C.2002RAMOS, W. C.. Um Estudo sobre Dez Abstracts: Unidades Retóricas e Léxico. Foco (Ribeirão Preto), v. 1, p. 5-17, 2002.

10.
RAMOS, W. C.2002RAMOS, W. C.. Uma Frase Testada no Sistema de Tradução Automática Globalink Power Translator Pro For Windows 95/NT, version 6.2. Foco (Ribeirão Preto), v. 1, p. 31-45, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAMOS, W. C.. Let's Talk! Practicing Speaking and Listening Skills 3. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2014.

2.
RAMOS, W. C.. Let's Talk! Practicing Speaking and Listening Skills 2. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2013. v. 1.

3.
RAMOS, W. C.. Let's Talk! Practicing Speaking and Listening Skills 1. 1. ed. Maringá: Eduem, 2013. v. 1. 66p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAMOS, W. C.. O Sistema de Cotas no Ensino Superior Brasileiro: Justiça?. Comércio do Jahu, Jaú-SP, p. 2, 27 jan. 2006.

2.
RAMOS, W. C.. Um Delicioso Desafio. O Comércio do Jahu, Jaú-SP, p. 2 - 3, 13 abr. 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, W. C.. O Papel dos Padrões Lexicais e Mecanismos de Coesão Textual na Identificação das Unidades Retóricas do Gênero Abstract. In: 50 Seminário do GEL, 2002, São Paulo. Seminário do GEL Resumos. São Paulo: USP, 2002. p. 297.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, W. C.. Perspectivas sociorretóricas para conceituação e análise de gêneros textuais: história, metodologias e contribuições para o ensino de línguas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMOS, W. C.. Os recursos de presença em palestras motivacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMOS, W. C.. Articulating language learning theories with e-learning. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RAMOS, W. C.. A argumentação em abstracts: uma investigação em diferentes áreas do conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RAMOS, W. C.. A estrutura retórica de abstracts das áreas de biológicas, humanas e exatas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RAMOS, W. C.. Aprendizagem de Línguas In-Tandem: Quando o Aprendiz Exerce o Papel de Mediador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RAMOS, W. C.. A estrutura retórica e as técnicas de argumentação de abstracts de artigos científicos das áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. Araraquara: UNESP, 2007 (Caderno de Resumos - Colóquio Internacional e VII Seminário de Pesquisa - FCL-UNESP, Araraquara).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS, W. C.; FERREIRA, G. D. F. . Banca de elaboração das questões das provas do Processo de Avaliação Seriada - PAS-UEM. 2017. (Banca de elaboração de provas).

2.
RAMOS, W. C.; FERREIRA, G. D. F. . Banca de elaboração das questões das provas do Processo de Avaliação Seriada - PAS-UEM. 2016. (Banca de elaboração de provas).

3.
RAMOS, W. C.. A prática da redação científica: resumo de artigo de pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RAMOS, W. C.. Universo acadêmico e pluralidade cultural: uma experiência no Reino Unido. 2010. (Palestra proferida aos alunos do curso de Letras).

5.
RAMOS, W. C.. Some Considerations about Teaching a Foreign Language. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RAMOS, W. C.. Working on Reading, Writing, Listening and Speaking: The Best Way to Make Use of your Students? Learning Potential. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RAMOS, W. C. et al; RAMOS, W. C.; ZANATA, E. M.; DOMICIANO, C. L. C.. Participação em banca de Elana Simone Schiavo Caramano. Videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
RAMOS, W. C.; ROMUALDO, E. C.; WITZEL, D. G.. Participação em banca de Juliana de Mello Chagas Lima. Suporte, ambiente e sensações: novas formas de produção de sentidos no texto publicitário. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
RAMOS, W. C.; DOMICIANO, C. L. C.; ZANATA, E. M.; RAMOS, W. C.. Participação em banca de Elana Simone Schiavo Caramano. Videoaulas como organizadores prévios para uma aprendizagem significativa no ensino de inglês na EJA. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMOS, W. C.. Participação em banca de Gabriela Sousa Lima.A Estrutura da Revista VOGUE no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
RAMOS, W. C.. Participação em banca de Ana Maria Vilicev.Análise de campanha publicitária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

3.
RAMOS, W. C.. Participação em banca de Josiane Carine Mateus.Amy Winehouse. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

4.
RAMOS, W. C.. Participação em banca de Isadora Toniolli.A diversidade e os estereótipos masculinos no universo da moda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Universitário Moura Lacerda.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RAMOS, W. C.; ALVES, R. A.; CALVO, L. C. S.. Teste Seletivo para Professor Temporário - (36) Língua Inglesa - DLM (Edital 172/2017-PRH; Portaria 974/2017-PRH). 2018. Universidade Estadual de Maringá.

2.
RAMOS, W. C.; FELDMAN, A. K. T.; CALVO, L. C. S.. Banca de Teste Seletivo de Professor Temporário - Língua Inglesa. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

3.
RAMOS, W. C.; RAMOS, W. C.. Comissão especial de homologação para análise das inscrições do Teste Seletivo para Professor Temporário. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

4.
RAMOS, W. C.; RAMOS, W. C.. Banca de Teste Seletivo de Professor Colaborador do Colegiado do Curso de Letras (Português-Inglês). 2013. Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

5.
RAMOS, W. C.. Banca de Teste Seletivo de Professor Temporário para a área de 'Língua e Literaturas de Língua Inglesa' - Departamento de Letras Modernas-DLM. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

Outras participações
1.
RAMOS, W. C.. V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - membro comitê científico. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

2.
RAMOS, W. C.; FELDMAN, A. K. T.; SILVA, L. C. A. M.. Banca de progressão docente da professora Luciana Cabrini Simões Calvo. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

3.
RAMOS, W. C.; ALVES, E. F.; GATTO, W. R.. Comissão de Avaliação Especial de Desempenho do Estágio Probatório da professora Célia Regina Lessa Aleixo Devico. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

4.
RAMOS, W. C.; Silvestre, Nelci Alves Coelho; Franceschini, Marcele Aires. Comissão para progressão docente da professora Liliam Cristina Marins. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

5.
RAMOS, W. C.; Silvestre, Nelci Alves Coelho; Batista, Eliane. Comissão para progressão docente da professora Josimayre Novelli Coradim. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

6.
RAMOS, W. C.; FERREIRA, G. D. F.; MINCOFF, L. B. P.. Banca de Progressão Docente da profa. Érica Fernandes Alves. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

7.
RAMOS, W. C.; CALVO, L. C. S.; MARINS, L. C.. Comissão de Avaliação Especial de Desempenho de Estágio Probatório. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

8.
RAMOS, W. C.. Banca de correção das provas do Teste de Proficiência em Língua Estrangeira-TEPLE. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

9.
RAMOS, W. C.; BARROS, L. G.; TOFALINI, L. A. B.. Banca de Progressão Docente da profa. Alba Krishna Topan Feldman. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

10.
RAMOS, Wiliam C.; RAMOS, W. C.. Banca de correção das provas do Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

11.
RAMOS, W. C.; ZANUTTO, F.; MOSER, S. M. C. S.. Banca de Progressão Docente da profa. Rosa Maria Olher. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

12.
RAMOS, W. C.. Concurso para monitor de Língua Inglesa. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

13.
RAMOS, W. C. et al; RAMOS, W. C.. Banca de correção das provas do Teste de Proficiência em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

14.
RAMOS, W. C.. Banca de Exame de Suficiência. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

15.
RAMOS, W. C.. Banca de Revisão - Prova de Língua Estrangeira - Concurso Vestibular de Verão 2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

16.
RAMOS, W. C. et al.; RAMOS, W. C.. Banca de correção das provas do Teste de Proficiência em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

17.
RAMOS, W. C.. Banca de Avaliação de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM. 2012. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4a JIED-Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 3o EIID-Encontro Internacional da Imagem em Discurso.Debatedor de trabalhos.. 2018. (Encontro).

2.
Curso 'Fotografia Incisiva' - 4a JIEDI e 3o EIID. 2018. (Oficina).

3.
V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Gêneros textuais acadêmicos e comunidades discursivas: contribuições da perspectiva sociorretórica para a internacionalização da universidade. 2018. (Congresso).

4.
V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. COORDENADOR DE SESSÃO - SIMPÓSIO. 2018. (Congresso).

5.
65o Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A abordagem sociorretórica para o ensino de gêneros textuais acadêmicos: discussão sobre a inclusão do estudo de técnicas argumentativas. 2017. (Seminário).

6.
X Seminário de Pesquisa em Letras. 2017. (Seminário).

7.
X Seminário de Pesquisa em Letras.X Seminário de Pesquisa em Letras. 2017. (Seminário).

8.
XXVI EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.Coordenador de sessão. 2017. (Encontro).

9.
64o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Recursos de presença e persuasão em um debate sobre o aborto. 2016. (Seminário).

10.
XXV EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.Coordenador de sessão. 2016. (Encontro).

11.
3a JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2a EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.A ideia da desnaturalidade da homossexualidade: refutação dos argumentos do discurso homofóbico. 2015. (Simpósio).

12.
63o Seminário do GEL.Internet e gêneros textuais: novos gêneros?. 2015. (Seminário).

13.
IV Simpósio Internacional de Educação Sexual - Feminismos, Identidades de Gênero e Políticas Públicas. 2015. (Simpósio).

14.
XXIV EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.Coordenador de sessão. 2015. (Encontro).

15.
XXVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras.Tópicos em gêneros textuais: internet, argumentação e ensino. 2015. (Oficina).

16.
3o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literáerários. 2014. (Outra).

17.
5o SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí.Os recursos de presença em palestras motivacionais. 2014. (Seminário).

18.
II Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua InglessaI.Debatedor. 2014. (Encontro).

19.
Seminário de Pesquisa 'Linguística Funcional: A junção no texto e na gramática'. 2014. (Seminário).

20.
I Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglessa.Pesquisas em tradução pelos alunos do curso de Letras.. 2013. (Encontro).

21.
VII Semana de Secretariado Executivo Trilíngue. 2013. (Outra).

22.
Palestra "Discurso Político: fronteiras nebulosas" - Prof. Dr. Dominique Maingueneau. 2010. (Outra).

23.
56o Seminário do GEL - 2008. Aprendizagem de Línguas In-Tandem: Quando o Aprendiz Exerce o Papel de Mediador. 2008. (Congresso).

24.
IX Semana de Letras - Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul - SP. 2008. (Simpósio).

25.
1o ERPEB - Encontro Regional de Professores da Educação Básica do Noroeste Paulista - FUNEC - Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul.O ensino da gramática na escola: em busca de modelos mais didáticos de representação do conhecimento lingüístico. 2007. (Encontro).

26.
55o Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Morfologia Verbal E Ensino: Uma Proposta Didática. 2007. (Seminário).

27.
Colóquio Internacional e VII Seminário de Pesquisa - FCL/UNESP - Araraquara. Léxico e Gramática: dos Sentidos à Construção da Significação.A estrutura retórica e as técnicas de argumentação de abstracts de artigos científicos das áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. 2007. (Seminário).

28.
XXI Spring Conference - Ensino de Línguas: Novos Paradigmas e Tecnologias - APLIESP / MACKENZIE. 2007. (Congresso).

29.
54o Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2006. (Congresso).

30.
Encontro de Atualização Sistema Didático ETAPA. 2003. (Encontro).

31.
50o Seminário do GEL.O papel dos padrões lexicais e mecanismos de coesão textual na identificação das unidades retóricas do gênero abstract. 2002. (Seminário).

32.
II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.Equacionamento das fases linguística e representacional de um programa computacional de auxílio à escrita de abstracts em inglês. 2002. (Seminário).

33.
V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Gêneros textuais acadêmicos e comunidades discursivas: contribuições da perspectiva sociorretórica para a internacionalização da universidade. 2002. (Congresso).

34.
2o EDIP - Encontro de Estudos Diacrônicos do Português. 2001. (Encontro).

35.
Encontro de Atualização Sistema Didático ETAPA. 2001. (Encontro).

36.
Encontro de Atualização Sistema Didático ETAPA - 2a parte. 2001. (Encontro).

37.
Seminário de Pesquisa Perfilando Políticas e Projetos.Apresentação do projeto de pesquisa Equacionamento das Fases Lingüística e Representacional de um Programa Computacional de Auxílio à Escrita de Abstracts. 2001. (Simpósio).

38.
V Seminário de Análise do Discurso. 2001. (Seminário).

39.
Whatever Happened to the Communicative Approach?. 1999. (Oficina).

40.
Using Dialogues. 1998. (Seminário).

41.
3rd Braz-Tesol Regional Chapter Conference. 1997. (Congresso).

42.
4th Conference Braz-Tesol Regional Chapter Botucatu-Bauru Region. 1997. (Congresso).

43.
Professional Development. 1997. (Oficina).

44.
The LAURELS National Conference - ELT Fair. 1996. (Oficina).

45.
X Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMOS, W. C.. 4a JIED-Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 3o EIID-Encontro Internacional da Imagem em Discurso. 2018. (Congresso).

2.
RAMOS, W. C.. V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2018. (Outro).

3.
RAMOS, W. C.. V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - membro comitê científico. 2018. (Congresso).

4.
RAMOS, W. C.; VELASQUEZ, P. P. ; BARBOSA, N. A. ; CANTARIN, E. ; SILVA, V. R. . Organização de eleição para cargos administrativos do Departamento de Letras Modernas. 2016. (Outro).

5.
RAMOS, W. C.. 1o ERPEB - Encontro Regional de Professores da Educação Básica do Noroeste Paulista. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Brenda Dias da Silva. O uso de novas tecnologias no ensino de inglês para crianças no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Wiliam César Ramos.

2.
Marília Campos de Souza Inácio. Aprendendoingles.com: a importância do uso das novas tecnologias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Wiliam César Ramos.

3.
Edi Marli da Silva Nunes. O ambiente de aprendizagem in-tandem como complemento das aulas convencionais no Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul. Orientador: Wiliam César Ramos.

4.
Suely Maria Machado de Queiroz. A aprendizagem in-tandem como instrumento gerador de autonomia em estudantes universitários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul. Orientador: Wiliam César Ramos.

5.
Fernanda Inoue Amaral. A anteposição do adjetivo ao substantivo na língua inglesa: verificação e aperfeiçoamento do conhecimento dos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental II. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul. Orientador: Wiliam César Ramos.

Iniciação científica
1.
Bianca Grela e Caroline Bognar da Silva Ceolin. A argumentação no discurso de posse do presidente Michel Temer. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

2.
André Felipe Krebs da Silva e Luis Filipe Santos da Silva. Aspectos argumentativos e persuasivos do discurso presidencial de Hillary Clinton. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

3.
Bruno Moreira da Silva e Nathália de Almeida Moura. O ensino de língua inglesa e o gênero história em quadrinhos: uma proposta didática. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

4.
Giovanna Martinez Ursulino e Jaqueline C. de Godoy Martim. O uso de estratégias de aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de procedimento pedagógico com enfoque na autonomia. 2016. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

5.
Lucca Portolese e Paulo Ricardo Furquim de Camargo. Um estudo sobre a inconsistência dos argumentos contra o casamento entre indivíduos do mesmo sexo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

6.
Cláudia Aparecida Macon e Quézia do Prado Silva. A estrutura retórica de resumos de artigo científico das áreas de Psicologia e Filosofia.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

7.
Daniela Peres e Paula Carolina Cafisso. Resenha de cosmético em blog: o gênero como ação social. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

8.
Ana Carolina Leatte Santin e Bianca Grela. A argumentação na palestra ?Mude sua alimentação, mude sua vida!? de Lair Ribeiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

9.
Bruno Moreira da Silva. A argumentação na palestra motivacional ?Aprenda a aumentar as suas vendas? de Daniel Godri. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

10.
Ana Claudia Passos da Silva. O gênero quarta capa e o seu papel na promoção do livro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

11.
Caroline Alexandre de Oliveira e Nilson Rogério Bazana. As técnicas de argumentação em abstracts de artigos científicos das áreas de linguística e literatura. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

12.
Ana Claudia Passos da Silva e Marcia Geralda de Almeida. A estrutura retórica do gênero quarta capa de livro acadêmico. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.

13.
Luiz Fernando Bana Vreque. O vlog e a resenha literária: um estudo comparativo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Wiliam César Ramos.



Outras informações relevantes


TOEFL - Test of English as a Foreign Language (Institutional Testing Program - ITP) 2009 - Aprovado
TOEFL - Test of English as a Foreign Language (Internet-Based Test - IBT) 2009 - Aprovado



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:39:50