Beatriz Simas Magalhães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1165242542295220
  • Última atualização do currículo em 02/10/2016


possui graduação e mestrado em Bioquímica pela Universidade de Genebra (2002) e doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pela University College London (2006). Possui experiência na área de química de biomoléculas, desde a expressão de proteínas, detecção e purificação até a caracterização analítica e estrutural delas por meio de métodos como cromatografia, espectrometria de massa e ressonância magnética nuclear. Foi professora adjunta da Universidade Católica de Brasília, teve como linha de pesquisa a investigação da estrutura e função de proteínas, peptídeos e metabólitos da biodiversidade brasileira, assim como o desenvolvimento de metodologias com base em espectrometria de massa para o estudo de micro-organismos. Atualmente é sócia-fundadora da start-up de biotecnologia Integra Bioprocessos e Análises. A Integra desenvolve bioprocessos para produção de precursores de polímeros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Simas Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHÃES, B. S.;Magalhães, B.S.;Magalhaes, B. S.;Magalhães, Beatriz S.;MAGALHÃES, BEATRIZ S;S. Magalhães, Beatriz;MAGALHÃES, BEATRIZ SIMAS

Endereço


Endereço Profissional
Integra Bioprocessos e Análises.
Colégio Militar de Brasília
Asa Norte
70790900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 82105101
URL da Homepage: http://www.integrabio.com.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Bioquimica.
University College London, UCL, Grã-Bretanha.
Título: An NMR investigation of the structure-function characteristics of the bacterial enzyme dimethylarginine dimethylaminohydrolase, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Paul C. Driscoll.
Bolsista do(a): Overseas Research Award, ORS, Grã-Bretanha.
2001 - 2002
Mestrado em Bioquímica.
Université de Genève, UNIGE, Suiça.
Título: A New Set of Antimicrobial Peptides from the skin secretion of H. raniceps,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Carlos Bloch Júnior.
1997 - 2001
Graduação em Bioquimica.
Université de Genève, UNIGE, Suiça.
Título: Barriques beta artificielles: deux approches différentes, minibody et betabellin.
Orientador: Stefan Matile.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Embrapa-Recursos Genéticos e Biotecnologia, EMBRAPA-CENARGEN, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2007 - 2007
Treinamento Pré-Antártico. (Carga horária: 48h).
Centro de adestramento da ilha da Marambaia, CADIM, Brasil.


Atuação Profissional



Integra Bioprocessos e Análises, IntegraBio, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretora executiva, Carga horária: 20


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2013 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biotecnologia Industrial
02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ciências Genômicas e Biotecnologia, .

02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ciências Genômicas e Biotecnologia, .

2/2009 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Enzimologia e Tecnologia das Fermentações
02/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica Experimental
2/2009 - 12/2011
Ensino, Formação Geral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


University College London, UCL, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Université de Genève, UNIGE, Suiça.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Quimica Geral



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de métodos analíticos por MS para a identificação e caracterização de microrganismos e seus bioprodutos
2.
Caracterização funcional e estrutural de moléculas da biodiversidade


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Avaliação do potencial de regeneração celular de peptídeos isolados da secreção cutânea de anuros
Descrição: O projeto faz parte de um esforço colaborativo entre instituições de pesquisa no Brasil e na Colômbia. Devido à diversidade de anfíbios presentes nos dois países, o repertório de peptídeos secretados já é conhecido para várias espécies de anuros nativas. Neste sentido, o presente projeto visa explorar esses bancos de peptídeos já caracterizados com a intenção de estabelecer possíveis funções nos processos que regem a cicatrização e regeneração celulares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
PROSPECÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE ANTIMICROBIANOS PRODUZIDOS PELA INTERAÇÃO ENTRE A PELE DE ANUROS E SUA MICROBIOTA RESIDENTE
Descrição: Recentemente, o termo biologia sistêmica ou biologia de sistemas, dado para estudos biológicos integrados, tem aberto uma nova avenida para a compreensão adequada de mecanismos moleculares responsáveis pela manutenção da vida e co-evolução de organismos. Com essa perspectiva, as trocas de informação resultantes formaram redes de interações moleculares, em que não só a produção da molécula de defesa é importante, mas as interações decorrentes no local de ação oferecem informações adicionais de complementaridade dos processos. É nessa interface que se insere o presente projeto de pesquisa que visa uma compreensão maior das moléculas de defesa e seus alvos, ao resgatar o contexto biológico. Para tal, não se trata meramente de recriar os velhos modelos de estudo, mas de gerar novos alicerces a partir das tecnologias de ponta hoje acessíveis no Brasil. Nesse sentido, o projeto de pesquisa procura usar como modelo um sistema conhecidamente apto a produzir um repertório notório de moléculas de defesa, como a derme de anuros, estudada em conjunto com a sua microbiota residente. Para tal, graças ao desenvolvimento de plataformas de sequeciamento de alto desempenho no Distrito Federal será possível criar um consórcio de pesquisadores capaz de combinar informações obtidas por metagenoma, transcriptoma e secretoma na busca por novas moléculas antimicrobianas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Beatriz Simas Magalhães - Coordenador / Otávio Luis Franco - Integrante / Cristine Chaves Barreto - Integrante / Carlos Navas - Integrante / Caroline Donzeli Pereira - Integrante / Ananda Brito de Assis - Integrante / Flávia Rodrigues Pereira Dutra - Integrante / Juliana Montera Cordoba - Integrante / Ailla de Oliveira Motta - Integrante / Dielle de Oliveira Motta - Integrante / francisco prosdocimi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Monitoramento de micro-organismos associados à segurança alimentar
Descrição: O Brasil possui um papel de destaque inegável no agronegócio mundial, ao ter se firmado ao longo dos anos como líder mundial na exportação de açúcar, carnes bovina e de frango, café em grão, suco de laranja e mais recentemente ao apostar em áreas como a agroenergia. No entanto, nota-se que o Brasil permanece ainda como coadjuvante em matéria de criação e imposição de seus próprios padrões de conformidade e diretivas de controle sanitário. Assim, dentro dessa perspectiva, o monitoramento de micro-organismos presentes em alimentos consta como uma diretiva importante para garantir a conformidade e inocuidade dos produtos destinados à alimentação. De tal modo, o presente projeto espera criar novos alicerces de detecção e identificação de micro-organismos ligados à saúde alimentar por meio de técnicas analíticas já disponíveis no país como a espectrometria de massa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Avaliação de nanoestruturas biológicas por meio de microscopia de força atômica
Descrição: A microscopia de força atômica (MFA) tem sido a ferramenta de escolha no que tange a análise de estruturas biológicas em nível de organização nanométrico desde que os materiais podem ser visualizados e suas propriedades (topográficas, elásticas, elétricas, magnéticas, entre outras) identificadas em condições próximas às fisiológicas. No presente projeto, aspectos envolvendo a organização nanoestrutural de materiais e processos biológicos serão avaliados em duas áreas: a avaliação da interação entre peptídeos e membranas biológicas e a investigação da organização de nanofibras. Peptídeos com atividade antimicrobiana serão investigados quanto à interação sobre membranas biológicas. Esses peptídeos podem conduzir a alterações morfológicas nos lipossomos e células que serão investigados. No outro subprojeto serão comparadas as características estruturais de teias de aranhas da fauna brasileira. A avaliação de parâmetros estruturais fornecerá subsídios necessários à seleção daquelas proteínas constituintes apropriadas para sistemas de expressão heteróloga. No terceiro subprojeto serão desenvolvidas e avaliadas superfícies funcionais baseadas em pelo menos um componente sendo um peptídeo antimicrobiano testado no subprojeto 1 ou uma proteína de teia de aranha caracterizada no subprojeto 2..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Beatriz Simas Magalhães - Integrante / Maura Viana Prates - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Coordenador / Graziella A. Joanitti - Integrante / Guilherme Dotto Brand - Integrante / Marcelo Porto Bemquerer - Integrante / Saulo Mandel de Sá - Integrante / Nathália Mundim - Integrante / Cínthia Caetano Bonatto - Integrante.
2007 - 2009
Bioprospecção de moléculas bioativas de peixes da Antártica
Descrição: A capacidade dos organismos aquáticos da Antártica de se adaptarem a condições ambientais extremas depende de mecanismos fisiológicos adaptados para suportar temperaturas baixas, índices de radiação ultravioleta elevados e níveis altos de oxigênio nas águas. Dessa forma, a combinação de estresses ambientais com a possibilidade de se avaliar e monitorar as respostas fisiológicas dos organismos endêmicos da região é de grande valor, não somente do ponto de vista de ciência básica, ao se buscar novas moléculas bioativas, mas do ponto de vista biotecnológico, ao se buscar novas aplicações e processos. Neste sentido, os peixes Nototenióides antárticos, devido à sua abundância e diversidade, oferecem uma grande oportunidade de estudo das bases moleculares responsáveis pela manutenção de diversos processos fisiológicos em ambientes extremos. Assim sendo, a presente proposta visa isolar e caracterizar moléculas bioativas de peixes, em particular moléculas com atividade antimicrobiana, anticongelante e com propriedades de absorção de radiação UV. Adicionalmente, devido à crescente preocupação com as mudanças climáticas entrevistas, a presente proposta visa também investigar as adaptações desses organismos no que diz respeito à atividade antioxidante enzimática, composição de membranas e morfologia de células e tecidos. Valor total aprovado: R$ 50.000,00 (Equipamento, material de consumo e bolsas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Beatriz Simas Magalhães - Integrante / Carlos Bloch Jr - Integrante / Luciano Paulino da Silva - Coordenador / Sonia M. Freitas - Integrante / Mariana Quezado de Magalhães - Integrante / Guilherme Dotto Brand - Integrante / Rui Curi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Tecnologias Moleculares e de Biossegurança para o Desenvolvimento Agropecuário
Descrição: Elaborar protocolos para identificação de fungos do gênero Fusarium e de nematóides do gênero Ditylenchus por meio de técnicas de espectrometria de massa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Espectrometria de massa.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Ressonância magnética nuclear.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Expressao de proteinas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Keystone Symposia Scholarship, Frontiers of NMR in Molecular Biology.
2002
Overseas Research Award, UCL.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE OLIVEIRA, JULIANA DAVIES2016DE OLIVEIRA, JULIANA DAVIES ; CARVALHO, LUCAS SILVA ; GOMES, ANTÔNIO MILTON VIEIRA ; QUEIROZ, LÚCIO REZENDE ; MAGALHÃES, BEATRIZ SIMAS ; PARACHIN, NÁDIA SKORUPA . Genetic basis for hyper production of hyaluronic acid in natural and engineered microorganisms. Microbial Cell Factories, v. 15, p. 119, 2016.

2.
LIMA, THAIS BERGAMIN2016LIMA, THAIS BERGAMIN ; SILVA, OSMAR NASCIMENTO ; DE ALMEIDA, KEYLA CAROLINE ; RIBEIRO, SUZANA MEIRA ; MOTTA, DIELLE DE OLIVEIRA ; MARIA-NETO, SIMONE ; LARA, MICHELLE BRIZOLLA ; FILHO, CARLOS ROBERTO SOUZA ; OMBREDANE, ALICIA SIMALIE ; DE FARIA JUNIOR, CELIO ; PARACHIN, NADIA SKORUPA ; MAGALHÃES, BEATRIZ SIMAS ; FRANCO, OCTÁVIO LUIZ . Antibiotic combinations for controlling colistin-resistant Enterobacter cloacae. Journal of Antibiotics (Tokyo. 1968), v. x, p. xxx, 2016.

3.
DE LIMA, POLLYNE BORBOREMA ALMEIDA2016DE LIMA, POLLYNE BORBOREMA ALMEIDA ; MULDER, KELLY CRISTINA LEITE ; MELO, NADIELE TAMIRES MOREIRA ; CARVALHO, LUCAS SILVA ; MENINO, GISELE SOARES ; MULINARI, EDUARDO ; DE CASTRO, VIRGILIO H. ; DOS REIS, THAILA F. ; GOLDMAN, GUSTAVO HENRIQUE ; MAGALHÃES, BEATRIZ SIMAS ; PARACHIN, NÁDIA SKORUPA . Novel homologous lactate transporter improves l-lactic acid production from glycerol in recombinant strains of Pichia pastoris. Microbial Cell Factories, v. 15, p. 158, 2016.

4.
BRITO DE ASSIS, ANANDA2016BRITO DE ASSIS, ANANDA ; DOS SANTOS, CRISTIANE ; DUTRA, FLÁVIA PEREIRA ; DE OLIVEIRA MOTTA, AILLA ; COSTA, FLÁVIO SILVA ; NAVAS, CARLOS ARTURO ; MAGALHÃES, BEATRIZ SIMAS ; BARRETO, CRISTINE CHAVES . Assessing Antibacterial Potential of Components of Phyllomedusa distincta Skin and its Associated Dermal Microbiota. Journal of Chemical Ecology, v. 42, p. 139-148, 2016.

5.
MULDER, KELLY C.L.2015MULDER, KELLY C.L. ; MULINARI, FLÁVIA ; FRANCO, OCTÁVIO L. ; SOARES, MARIA S.F. ; Magalhães, Beatriz S. ; PARACHIN, NÁDIA S. . Lovastatin production: From molecular basis to industrial process optimization. Biotechnology Advances, v. 15, p. 65, 2015.

6.
MURAD, A.2014MURAD, A. ; MULINARI, H. ; Magalhaes, B. S. ; Franco, O. L. ; Quirino, B.F. . Physiological and Proteomic Analyses of Saccharum spp. Grown under Salt Stress. Plos One, v. 9, p. e98463, 2014.

7.
DE ALMEIDA, KEYLA C2014DE ALMEIDA, KEYLA C ; LIMA, THAIS B ; MOTTA, DIELLE O ; SILVA, OSMAR N ; MAGALHÃES, BEATRIZ S ; DIAS, SIMONI C ; FRANCO, OCTÁVIO L . Investigating specific bacterial resistance to AMPs by using a magainin I-resistant Escherichia coli model. Journal of Antibiotics (Tokyo. 1968), v. 67, p. 681-687, 2014.

8.
Maria-Neto, S.2012Maria-Neto, S. ; Candido, E. d. S. ; Rodrigues, D. R. ; Souza, D. A. d. ; Silva, E. M. d. ; de Moraes, L. M. P. ; Otero-Gonzales, A. d. J. ; Magalhaes, B. S. ; DIAS, S. C. ; Franco, O. L. . Deciphering the magainin-resistance process of Escherichia coli strains in light of the cytosolic proteome. Antimicrobial Agents and Chemotherapy (Print), v. 56, p. 1714-1724, 2012.

9.
Tonietto, A.2012Tonietto, A. ; Petriz, B. ; MEHTA, A. ; MAGALHÃES, B. S. ; FRANCO, O.L. . Comparative proteomics between natural Microcystis isolates with a focus on microcystin synthesis.. Proteome Science, v. 10, p. 38, 2012.

10.
MIGLIOLO, LUDOVICO2012MIGLIOLO, LUDOVICO ; SILVA, OSMAR N. ; SILVA, PAULA A. ; COSTA, MAYSA P. ; COSTA, CAROLINA R. ; NOLASCO, DIEGO O. ; BARBOSA, JOÃO A. R. G. ; SILVA, MARIA R. R. ; BEMQUERER, MARCELO P. ; LIMA, LIDIA M. P. ; ROMANOS, MARIA T. V. ; FREITAS, SONIA M. ; Magalhães, Beatriz S. ; FRANCO, OCTAVIO L. ; PERMYAKOV, EUGENE A. . Structural and Functional Characterization of a Multifunctional Alanine-Rich Peptide Analogue from Pleuronectes americanus. Plos One, v. 7, p. e47047, 2012.

11.
Pinto, M. F. S.2011Pinto, M. F. S. ; Fensterseifer, I. C. M. ; Migliolo, L. ; SOUSA, D. A. ; de Capdville, G. ; Arboleda-Valencia, J. W. ; Colgrave, M. L. ; Craik, D. J. ; Magalhaes, B. S. ; DIAS, S. C. ; Franco, O. L. . Identification and Structural Characterization of Novel Cyclotide with Activity against an Insect Pest of Sugar Cane. The Journal of Biological Chemistry (Print), v. 287, p. 134-147, 2011.

12.
Otero-González A2010Otero-González A ; MAGALHÃES, B. S. ; Garcia-Villarino M ; SOUSA, D. A. ; DIAS, S. C. ; FRANCO, O.L. . Antimicrobial peptides from marine invertebrates as a new frontier for microbial infection control. The FASEB Journal, v. 24, p. 1320-1334, 2010.

13.
Magalhães, B.S.2010Magalhães, B.S.; Fiamoncini, J. ; Deschamps, F.C. ; CURI, R. ; Silva, L.P. . Comparison of fatty acid composition in nine organs of the sympatric Antarctic teleost fish species Notothenia coriiceps and Notothenia rossii (Perciformes: Nototheniidae). Comparative Biochemistry and Physiology. B, Biochemistry & Molecular Biology (Cessou em 1999. Cont. Comparative Biochemistry and Physiology. Biochemis, v. 155, p. 132-137, 2010.

14.
BONATTO, C. C.2009BONATTO, C. C. ; MAGALHÃES, B. S. ; Branco J.O. ; Durigon E.L. ; SILVA, L. P. . Shape and size of red blood cells from the Pygoscelid penguins of Antarctica using atomic force microscopy. Polar Biology, v. 32, p. 287-293, 2009.

15.
MEHTA, A.2008MEHTA, A. ; MAGALHÃES, B. S. ; SOUZA, D.S.L. ; VASCONCELOS, E. A. R. ; GROSSI-DE-SA, F. ; SILVA, L. P. ; FRANCO, O.L. ; COSTA, P. H. ; ROCHA, T. L. . Rooteomics: the challenge of discovering defense-related proteins in plants. Current Protein and Peptide Science, v. 9, p. 108-116, 2008.

16.
MAGALHÃES, B. S.;Magalhães, B.S.;Magalhaes, B. S.;Magalhães, Beatriz S.;MAGALHÃES, BEATRIZ S;S. Magalhães, Beatriz;MAGALHÃES, BEATRIZ SIMAS2008MAGALHÃES, B. S.; Melo JAT ; Leite JRA ; SILVA, L. P. ; PRATES, M. V. ; Barbosa, E.A. ; MEHTA, A. ; Jacques R Nicoli ; BEMQUERER, M. P. ; BLOCH JR, C. . Post-secretory events alter the peptide content of the skin secretion of Hypsiboas raniceps. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 377, p. 1057-1061, 2008.

17.
MAGALHÃES, B. S.;Magalhães, B.S.;Magalhaes, B. S.;Magalhães, Beatriz S.;MAGALHÃES, BEATRIZ S;S. Magalhães, Beatriz;MAGALHÃES, BEATRIZ SIMAS2004MAGALHÃES, B. S.; HARRIS, R. ; PLEVIN, M. J. ; DRISCOLL, P. C. . Backbone 1H, 13C and 15N resonance assignments for a 29kD monomeric variant of Pseudomonas aeruginosa dimethylarginine dimethylaminohydrolase. Journal of Biomolecular NMR, v. 29, n.3, p. 463-464, 2004.

18.
PLEVIN, M. J.2004PLEVIN, M. J. ; MAGALHÃES, B. S. ; SANKAR, A. ; PERKINS, S. J. ; DRISCOLL, P. C. . Characterization and manipulation of the Pseudomonas aeruginosa dimethylarginine dimethylaminohydrolase monomer-dimer equilibrium. Journal of Molecular Biology, v. 341, n.1, p. 171-184, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
Mehta, Angela ; S. Magalhães, Beatriz ; S.L. Souza, Djair ; A.R. Vasconcelos, Erico ; P. Silva, Luciano ; F. Grossi-de-Sa, Maria ; L. Franco, Octávio ; L. Rocha, Thales . Rooteomics: The Challenge of Discovering Defense-Related Proteins in Plants-An Update. Advances in Protein and Peptide Sciences. 1ed.: BENTHAM SCIENCE PUBLISHERS, 2013, v. , p. 637-663.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BONATTO, C. C. ; MAGALHÃES, B. S. ; SILVA, L. P. . Shape and size of red blood cells from the pygoscelid penguins of Antarctica using atomic force microscopy. In: Simpósio de Microscopia no Cerrado, 2008, Pirenópolis. Série Documentos 265 Embrapa - Simpósio de Microscopia no Cerrado. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. p. 91-94.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, V. ; Magalhães, B.S. ; PARACHIN, N. S. . Metabolic engineering for L-lactic acid production in Pichia pastoris. In: 36th Symposium on Biotecnology for Fuels and Chemicals, 2014, Clear Waters - Florida. Abstract Book 36th Symposium on Biotecnology for Fuels and Chemicals, 2014.

2.
SOARES, C. E. ; CASTRO, V. ; BARRETO, C. C. ; Magalhães, B.S. . IDENTIFICATION OF SOIL BACTERIA BELONGING TO THE PHYLUM ACIDOBACTERIA BY MALDI-TOF MASS SPECTROMETRY. In: XLI Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2012, Foz do Iguaçu. Abstract of the XLI Annual Meeting of the SBBq, 2012.

3.
DAMACESNO, Q. G. ; Alan C. Andrade ; Magalhães, B.S. . Development of a protocol for the rapid identification of Aspergillus nidulans strains by MALDI-TOF mass spectrometry. In: XLI Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2012, Foz do Iguaçu. Abstract of the XLI Annual Meeting of the SBBq, 2012.

4.
POPOV, C. F. ; MOTTA, DO ; Dutra F ; Assis AB ; Navas, C ; BARRETO, C. C. ; MAGALHÃES, B. S. . Study of the peptide content of Dermal Granular Glands of Phyllomedusa distincta at two developmental stages. In: XLI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2012, Foz do Iguaçu. Livro de resumos XLI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2012.

5.
BARRETO, C. C. ; SANTOS, C. ; Assis AB ; Dutra F ; Navas, C ; Magalhaes, B. S. . The resident skin microbiota of the frog Phyllomedusa distincta and the animal defense system against pathogens. In: 14th International Symposium of Microbial Ecology, 2012, Copenhagen. Abstracts of the 14th ISME, 2012.

6.
MAGALHÃES, B. S.; Assis AB ; Dutra F ; MOTTA, AO ; Navas, C ; BARRETO, C. C. . Assessing the Diversity and Antimicrobial Potential of the Associated Dermal Microbiota of the Tropical Frog Phyllomedusa distincta. In: 111th General Meeting of the American Society of Microbiology, 2011, New Orleans. Abstract Book of the 111th General Meeting of the American Society of Microbiology, 2011.

7.
Dutra F ; Assis AB ; MOTTA, AO ; Navas, C ; MAGALHÃES, B. S. ; BARRETO, C. C. . Riqueza e atividade antimicrobiana da microbiota residente na derme de Phyllomedusa distincta.. In: XII Encontro Nacional de Ecologia Microbiana, 2010, Manaus. Resumos do XII ENAMA, 2010.

8.
MOTTA, AO ; MOTTA, DO ; CORDOBA, J.M. ; MAGALHÃES, B. S. . Comparative profile of peptide hormones isolated from the skin of Osteopilus septentrionalis of wild and anthropic environments. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2010, Foz do Iguaçu. Livro de Resumos Xda XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2010.

9.
MAGALHÃES, B. S.; SILVA, L. P. ; JOANITTI, G. A. ; Freitas S.M. ; BLOCH JR, C. . Maldi Imaging Mass Spectrometry as a novel tool in the characterization of Vigna unguiculata seed protein content. In: 10th IUBMB2007 and 36th Annual Meeting of SBBq, 2007, Salvador. Abstracts - XXXVI Annual Meeting of the SBBq and 10th IUBMB Conference, 2007.

10.
MAGALHÃES, B. S.; HARRIS, R. ; DRISCOLL, P. C. . LIGAND-BINDING AND SEGMENTAL MOTION OF THE 29 KD ENZYME DDAH. In: XXXV Reunião Anual da SBBq, 2006, Águas de Lindóia. Livro de resumos da XXXV Reunião Anual da SBBq, 2006.

11.
MAGALHÃES, B. S.; HARRIS, R. ; DRISCOLL, P. C. . NMR studies of the 29 kD P. aeruginosa DDAH. In: Frontiers of NMR in Molecular Biology, 2005, Banff, Canada. Keystone Symposia Abstract Book, 2005.

12.
MAGALHÃES, B. S.; HARRIS, R. ; DRISCOLL, P. C. . Ligand-binding and segmental motion in DDAH. In: 5th CCPN Annual Meeting - NMR and Molecular Interaction, 2005, Ambleside - Cumbria. CCPN abstract book, 2005.

13.
MAGALHÃES, B. S.. Disulfide bonded peptides isolated from the skin secretion of Hyla raniceps. In: XXXI Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular, 2002, Caxambu-MG. Livro de Resumos da XXXI Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular, 2002.

14.
MAGALHÃES, B. S.; SILVA, L. R. ; PRATES, M. V. ; GORDO, M. ; BLOCH JR, C. . A New Set of Antimicrobial Peptides from the Frog Skin Secretion of H. raniceps.. In: I Congresso da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, 2001, São Paulo-SP. CDROM, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHÃES, B. S.; DRISCOLL, P. C. . Backbone dynamics of the enzyme DDAH: sampling of multiple conformations upon ligand-binding. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MAGALHÃES, B. S.; DRISCOLL, P. C. . NMR studies of the 29 kD P. aeruginosa DDAH. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MAGALHÃES, B. S.; DRISCOLL, P. C. . Monomer-dimer equilibrium of P. aeruginosa DDAH. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
SILVA, L. P. ; MAGALHÃES, B. S. ; BLOCH JR, C. . MÉTODO PARA IDENTIFICAÇÃO E PREDIÇÃO DE FUNÇÃO DE PEPTÍDEOS E POLIPEPTÍDEOS. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
Magalhaes, B. S.. Prof Visitante Queensland University. 2013.

2.
Magalhaes, B. S.; DELGADO, J. P. . Prof Visitante Universidad Antioquia. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHÃES, B. S.; SILVA, L. P. . Microscopias - Formas de ver o mundo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Magalhães, B.S.; PARACHIN, N. S. . Levedura recombinante para produção de ácido lático utilizando glicerol bruto como fonte de carbono. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130310522, título: "Levedura recombinante para produção de ácido lático utilizando glicerol bruto como fonte de carbono" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 02/12/2013; Concessão: 02/12/2013.

2.
 MAGALHÃES, B. S.; PARACHIN, N. S. ; CASTRO, V. ; CARVALHO, L. ; ALMEIDA, P.B.A. . Levedura Recombinante Associada A Transportadores De Lactato Para Produção De Ácido Lático Utilizando Glicerol Bruto Como Fonte De Carbono. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201500745, título: "Levedura Recombinante Associada A Transportadores De Lactato Para Produção De Ácido Lático Utilizando Glicerol Bruto Como Fonte De Carbono" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 02/04/2015

3.
 Magalhaes, B. S.; CARVALHO, L. ; PARACHIN, N. S. ; OLIVIERA, J. D. ; QUEIROZ, L. R. ; GOMES, A. M. V. . Recombinant yeast of the species Hansenula polymorpha for the production of long chain hyaluronic acid. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201602019, título: "Recombinant yeast of the species Hansenula polymorpha for the production of long chain hyaluronic acid" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/08/2016

4.
 PARACHIN, NÁDIA S. ; OLIVIERA, J. D. ; GOMES, A. M. V. ; CARVALHO, L. ; Magalhaes, B. S. . Levedura Recombinante Da Espécie Kluyveromyces Lactis Para A Produção De Grandes Cadeias De Ácido Hialurônico. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201602018, título: "Levedura Recombinante Da Espécie Kluyveromyces Lactis Para A Produção De Grandes Cadeias De Ácido Hialurônico" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/08/2016



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MAGALHÃES, B. S.; Felipe, M.S.. Participação em banca de Patrícia Basílio Medeiros. Expressão de hormônio folículo estimulante bovino (bFSH) com as duas subunidades fusionadas em Pichia Pastoris. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

2.
MAGALHÃES, B. S.; Quirino, B.F.. Participação em banca de Aline Melro Murad. Fisiologia e proteômica comparativa de duas variedades de cana-de-açucar submetidas a estresse salino. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília.

Teses de doutorado
1.
MAGALHÃES, BEATRIZ S; BLOCH JR, C.; FERNANDES, K.F; LONGO, J.; SILVA, L. P.. Participação em banca de Eduardo Fernandes Barbosa. Prospecção e análises de superfícies para imobilização de biomoléculas. 2014. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade de Brasília.

2.
Freitas S.M.; MAGALHÃES, B. S.; Silva, L.P.; Noronha, E.F.; Santana J.M.. Participação em banca de Gisele Ferreira Esteves. Resolução da estrutura tridimensional do inibidor tríptico e quimotríptico de Vigna unguiculata em complexos binário e ternário. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular) - Universidade de Brasília.

3.
MAGALHÃES, B. S.; Tinoco L; Piló-Veloso, D. Participação em banca de Rodrigo Moreira Verly. Peptídeos Antimicrobianos: Síntese, Ensaios Biológicos, Estudos Termodinâmicos e Análise Estrutural por RMN em Meios Biomiméticos. 2010. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
MAGALHÃES, B. S.; SILVA, L. P.; CALDAS, R. A.. Participação em banca de Eduardo Fernandes Barbosa. Desenvolvimento de nanorreatores contendo tripsina imobilizada: prospecção e análises de superfícies para imobilização enzimática. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Animal) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
MAGALHÃES, B. S.; FRANCO, OCTAVIO L.. Participação em banca de MIchelle Soares Pinto. Desenvolvimento de nanoformulações contendo ciclotides para o controle de bactérias causadoras de infecção hospitalar. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Débora Camargos. Caracterização funcional de novos peptídeos isolados de Phyllomedusa distincta. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rosiane Andrade da Costa. Estudo funcional de peptídeos antimicrobianos produzidos por Paenibacillus sp... Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

2.
Claudia Sofia de Freitas Correia Popov. Caracterização funcional e estrutural de novas famílias de peptídeos expressos na derme de Phyllomedusa distincta. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Emanoel Soares. Aplicação da espectrometria de massa MALDI-TOF para a caracterização de leveduras que degradam xilose. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

2.
Dielle de Oliveira Motta. Caracterização de isolados de Aspergillus terreus por espectrometria de massa MALDI-TOF. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

3.
Flávia Rodrigues Pereira Dutra. IDENTIFICAÇÃO DE ENZIMAS EXPRESSAS EM CLONES METAGENÔMICOS POR ESPECTROMETRIA DE MASSA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, . Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

4.
Claudia Sofia de Freitas Correia Popov. Estudo do transcriptoma da derme de Phyllomedusa distincta. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

5.
Michelle Flaviane Soares Pinto. IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR E CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE CICLOTÍDEO DE Palicourea rigida COM POTENCIAL INSETICIDA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Beatriz Simas Magalhães.

6.
Ângela Tonietto. Investigação proteômica da via metabólica envolvida na produção de microcistina em Microcystis aeruginosa (Cyanobacteria). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Beatriz Simas Magalhães.

7.
Caroline Donzeli Pereira. Caracterização de proteínas presentes na epiderme e na secreção roxa do molusco Aplysia dactylomela. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

Tese de doutorado
1.
Ludovico Migliolo. Uso de peptídeos bioativos anticongelantes na melhoria detransporte de orgãos transplantados: análises in silico, síntese, caracterização bioquímica e modelagem molecular. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Beatriz Simas Magalhães.

2.
Thais Bergamin Lima. Uso da proteômica no estudo do mecanismo de ação de peptídeos antimicrobianos e avaliação da resistência bacteriana. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Beatriz Simas Magalhães.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra Ramalho dos Santos. Letramento, leitura e escrita em produções textuais de alunos do Ensino Médio.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores do Ensino Médio) - Universidade de Brasília. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

2.
Alessandra R. Sobrinho de Carvalho. Elaboração de avaliações no Ensino Médio. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores do Ensino Médio) - Universidade de Brasília. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

3.
Kátia Maria Sutero Antunes. Plantamos, cuidamos e aprendemos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores do Ensino Médio) - Universidade de Brasília. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

4.
Ivanete Rodrigues Pereira. O professor e as avaliações na educação de jovens e adultos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores do Ensino Médio) - Universidade de Brasília. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

Iniciação científica
1.
Cristiane dos Santos. CARACTERIZAÇÃO DA MICROBIOTA PRESENTE NA PELE DO ANURO PHYLLOMEDUSA DISTINCTA PELA ANÁLISE DA BIBLIOTECA DO GENE DO RNAr 16S. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

2.
Carlos Emanoel Soares. Identificação de bactérias do filo Acidobacteria presentes em solo do Cerrado brasiliense por espectrometria de massa. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

3.
Queren Gomes Damasceno. Desenvolvimento de um protocolo rápido de identificação de fungos da espécie de Aspergillus nidulans por espectrometria de massa. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

4.
Dielle de Oliveira Motta. Estudo comparativo de secreção de espécimes de Phyllomedusa distincta em diferentes estágios de desenvolvimento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

5.
Ailla de Oliveira Motta. Avaliação da microbiota cutânea de anuros e o seu potencial antimicrobiano. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.

6.
Juliana Montera Córdoba. Investigação funcional de hormônios peptídeos isolados de secreções de pele de anuros do Cerrado. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília. Orientador: Beatriz Simas Magalhães.



Inovação



Patente
1.
 Magalhaes, B. S.; CARVALHO, L. ; PARACHIN, N. S. ; OLIVIERA, J. D. ; QUEIROZ, L. R. ; GOMES, A. M. V. . Recombinant yeast of the species Hansenula polymorpha for the production of long chain hyaluronic acid. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201602019, título: "Recombinant yeast of the species Hansenula polymorpha for the production of long chain hyaluronic acid" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/08/2016

2.
 PARACHIN, NÁDIA S. ; OLIVIERA, J. D. ; GOMES, A. M. V. ; CARVALHO, L. ; Magalhaes, B. S. . Levedura Recombinante Da Espécie Kluyveromyces Lactis Para A Produção De Grandes Cadeias De Ácido Hialurônico. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201602018, título: "Levedura Recombinante Da Espécie Kluyveromyces Lactis Para A Produção De Grandes Cadeias De Ácido Hialurônico" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/08/2016




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 2:25:54