Marileide Lopes dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 06/07/2015


Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte com atuação no 1º ciclo, 2º ciclo e Educação de Jovens e Adultos. Doutora em Educação (UFMG, 2014). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Pedagogia (UFMG, 2004). É integrante do Grupo Historiar - Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação, do Centro de Pesquisas GEPHE da FaE/UFMG. Participa dos projetos: Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822 - 2022; Moderno, Modernidade e Modernização (FaE/UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, infância e assistência, câmaras municipais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marileide Lopes dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. L.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Instrução e administração camarária em Sabará/MG (1828-1889): vereadores em campos de batalha nas Minas Gerais oitocentistas, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho.
Palavras-chave: Educação; História da Educação; Sabará; Esfera Pública.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Educação, assistência e sociabilidade: o governo dos pobres em Sabará/MG - 1832/1860,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Assistência; Criança Exposta; Educação; Sabará; Sociabilidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Assistência às crianças expostas em Sabará 1832/1854.
Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1993 - 1995
Curso técnico/profissionalizante em Magistério de 1º grau.
Escola Estadual Professor Francisco Brant, EEPFB, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2009
Teologia para Leigos. (Carga horária: 40h).
Paróquia Divino Espírito Santo, PDES, Brasil.
2003 - 2003
Encontro com o Museu. (Carga horária: 3h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.


Atuação Profissional



Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Instrutoria Consultiva, Carga horária: 10
Outras informações
Instrutoria Consultiva: levantamento de ações, pilares para a construção de competências (conhecimento, habilidades e valores), competências, indicadores (eficácia e eficiência), contendo indicação bibliográfica, referente às ocupações: direção, vice-direção, inspeção, orientação e supervisão escolar para Educação Básica.


Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, RMEBH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal 1º e 2º ciclos, Carga horária: 24


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Descrição: Este projeto de pesquisa reúne objetos de investigação que se organizam em torno do interesse em problematizar processos históricos de gestação de projetos de Brasil, elaborados pela intelectualidade brasileira no período compreendido entre 1820 e 1970. Interessa-nos sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações que atribuíram à educação escolar o lugar de instância mediadora dos processos de construção da cultura nacional e racionalização de manifestações culturais diversificadas. Pretendemos por intermédio da pesquisa fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização, presentes nesses projetos. O projeto é desenvolvido em parceria entre professores e alunos(as) da UFMG, da PUC-Minas, da UEMG, da UEM e da UFOP. O projeto tem como ViceCoordenadora a profa. Maria do Carmo Xavier e como Coordenadora Executiva a profa. Juliana Cesário Hamdan. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Luciano Mendes de Faria Filho - Coordenador / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Marcilaine Soares Inácio - Integrante / Marileide Lopes dos Santos - Integrante / Matheus da Cruz e Zica - Integrante / Marcus Aurélio Taborda de Oliveira - Integrante / Carolina Mostaro Neves da Silva - Integrante / Marcilia Rosa Periotto - Integrante / Rita Cristina Lima Lages e Silva - Integrante / Rosana Areal de Carvalho - Integrante / Eduardo José Fereira Maia - Integrante / Raquel Menezes Pacheco - Integrante / alexsandra Borges Fernandes - Integrante / Marcus Vinicius Corrêa Carvalho - Integrante / Mariana Tavares Vieira - Integrante / Maria do Carmo Xavier (Vice Coordenadora) - Integrante / Juliana Cesário Hamdan (Coordenadora Executiva) - Integrante / Luísa Marques de Paula -

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio à Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Apoio Técnico as atividades de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE/FaE.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação à pesquisa no âmbito do Projeto Integrado de Pesquisa "Escolarização, culturas e práticas escolares: investigações sobre a instituição do campo pedagógico em Minas Gerais 1820/1950" do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE/FaE. Agência financiadora: CNPq.


Clínica Pedagógica LTDA, CLINAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento de atividades escolares de alunos do Ensino Fundamental: orientação para realização de para casa, trabalhos e reforço das matérias curriculares.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Infância/Especialidade: História da infância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização, Leitura e Escrita.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. L.2004 SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Processo de escolarização e redes de socialização em Sabará. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia/MG, p. 149-158, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VAGO, Tarcísio Mauro (Org.) ; MAIA, E. J. P. (Org.) ; SANTOS, M. L. (Org.) . As singularidades da Escola Plural. 1ª. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. 144p .

2.
FARIA FILHO, L. M. (Org.) ; NASCIMENTO, C. V. (Org.) ; SANTOS, M. L. (Org.) . Reformas educacionais no Brasil: democratização e qualidade da escola pública. 1. ed. Belo Horizonte: MAZZA Edições, 2010. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. L.. Instrução pública em Sabará/MG nos Oitocentos. In: VALE, Ione Ribeiro, HAMDAN, Juliana Cesário ; DAROS, Maria das Dores. (Org.). Moderno, Modernidade e Modernização: a educação nos projetos de Brasil - séculos XIX e XX. 1ed.Belo Horizonte, MG: Mazza Edições Ltda, 2014, v. 2, p. 81-96.

2.
Marcilaine Soares Inácio ; SANTOS, M. L. ; JINZENJI, M. Y. . Educação moral, política e instrução; múltiplos olhares em periódicos de Minas Gerais (1829-1835). In: MIZUTA, Celina Midori Murasse; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; PERIOTO, Marcília Rosa. (Org.). Império em debate: imprensa e educação no Brasil oitocentista. Maringá: Eduem, 2010, v. , p. 125-167.

3.
SANTOS, M. L.. Dr. Anastácio Symphronio de Abreu: olhares de um médico oitocentista. In: Luciano Mendes de Faria Filho; Carla Simone Shamon; Marcilaine Soares Inácio. (Org.). Políticos, literatos, professoras, intelectuais: o debate público sobre educação em Minas Gerais. 1ªed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009, v. , p. 121-143.

4.
SANTOS, M. L.. Educação, assistência e sociabilidade: o governo dos pobres em Sabará/MG (1832-1860). In: VAGO, Tarcísio Mauro; OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de.. (Org.). Histórias de práticas educativas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. , p. 142-165.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. L.. Documentação camarária e história da educação em Minas Gerais: algumas possibilidades. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá-MT. VII Congresso Brasileiro de História da Educação: circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá-MT, 2013.

2.
SANTOS, M. L.. Os desvalidos da sorte sob os olhos da administração municipal de Sabará. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória- ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória - ES: Gráfica Universitária, 2011.

3.
SANTOS, M. L.. Educação e administração camarária na Câmara Municipal de Sabará/MG (1828-1889). In: VI Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2011, Viçosa. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Viçosa: UFV, 2011.

4.
Marcilaine Soares Inácio ; SANTOS, M. L. . Spirito patriótico e sentimento philantrópico: as associações mineiras e seus estatutos na década de 1830. In: : V Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2009, Montes Claros. (RE)visitando as Minas e desvelando os Gerais. Montes Claros: Unimontes, 2009. p. 1-15.

5.
SANTOS, M. L.. Redes de sociabilidade em Sabará/MG na década de 1830. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju/SE. Congresso Brasileiro de História da Educação (5): O ensino e a pesquisa em história da educação. São Cristóvão/ Aracaju: Universidade Federal de Sergipe/Universidade Tiradentes, 2008.

6.
SANTOS, M. L.. Governabilidade e assistência: marcha para inserir o "povo na illustração e actividade". In: IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2007, Juiz de Fora. IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Juiz de Fora: Facom; Produtora de Multimeios da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007.

7.
SANTOS, M. L.. Governabilidade e assistência: marcha para inserir o povo. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.

8.
SANTOS, M. L.. "Serviço a humanidade desvalida" em Sabará na primeira metade dos oitocentos: regulamentação e ordenamento do atendimento a criança abandonada. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia: UDUFU: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, 2006. p. 602-611.

9.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Assistência às crianças abandonadas em Sabará/MG: entrelaçamento de relações no atendimento à infância desvalida (1832-1854). In: III Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2005, São João del - Rei. Anais Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: programação e caderno de resumos: São João del-Rei, UFSJ. 2005. São João del - Rei: Segra/UFSJ, 2005. p. 01-15.

10.
SANTOS, M. L.. Assistência às crianças expostas em Sabará/MG (1832-1854). In: XIV Encontro Regional de História (ANPUH - MG), 2004, Juiz de Fora/MG. Anais Eletrônicos XIV Encontro Regional de História (ANPUH - MG). Juiz de Fora?MG: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia - CRITT, 2004.

11.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Assistência às crianças expostas em Sabará/MG (1832-1854). In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba/PR. III Congresso Brasileiro de História da Educação. Curitiba/PR: PUC/PR, 2004.

12.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Processo de escolarização e redes de socialização em Sabará. In: II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlândia/ MG. Anais do II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Uberlândia/MG: EDUFU, 2003. p. 586-597.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. L.. Vereação e educação em Sabará/MG (1828-1889). In: IX Congresso Luso - Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços & patrimónios escolares, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (Atas). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. L.. Os desvalidos da sorte sob os olhos da administração municipal de Sabará. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória-ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória-ES: Gráfica Universitária, 2011.

2.
SANTOS, M. L.. Educação e administração camária na câmara municipal de Sabará/MG (1828-1889). In: VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2011, Viçosa/MG. Anais VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Viçosa/MG: UFV, 2011.

3.
Marcilaine Soares Inácio ; SANTOS, M. L. . Spirito patriótico e sentimento philantrópico: as associações mineiras e seus estatutos na década de 1830. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2009, Montes Claros. (RE)visitando as Minas e desvelando os Gerais, 2009. p. 108-109.

4.
SANTOS, M. L.. Redes de sociabilidade em Sabará/MG na década de 1830. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju/SE. Congresso Brasileiro de História da Educação (5): O ensino e a pesquisa em história da educação. São Cristovão/Aracaju: Universidade Federal de Sergipe/Universidade Tiradentes, 2008. p. 49-49.

5.
SANTOS, M. L.. Governabilidade e assistência: marcha para inserir o "povo na illustração e actividade". In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Programação e Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. p. 514-514.

6.
SANTOS, M. L.. Serviço a humanidade desvalida em Sabará na primeira metade dos oitocentos: regulamentação e ordenamento do atendimento a criança abandonada. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia/Mg. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: EDUFU: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação, 2006. p. 601-601.

7.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Assistência às crianças abandonadas em Sabará/MG: entrelaçamento de relações no atendimento à infância desvalida (1832-1854). In: III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2005, São João del Rei. III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. São João del Rei: Segra/UFSJ, 2005. p. 67-67.

8.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Assistência às crianças expostas em Sabará/MG (1832-1854). In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. Congresso Brasileiro de História da Educação: Educação Escolar em Perspectiva Histórica. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná:/sociedade Brasileira de História da Educação, 2004. p. 242-242.

9.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Processo de escolarização e redes de socialização em Sabará. In: II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlândia. Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Uberlândia: EDUFU, 2003. p. 67-67.

10.
SANTOS, M. L.. Sabará: escolarização e práticas sócio-culturais no século XIX. In: IX Encontro de Pesquisa da FaE/ XII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais, 2003, Belo Horizonte/MG. IX Encontro de Pesquisa da FaE, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. L.. A Câmara Municipal de Sabará e a formação da elite sabarense na segunda metade do século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, M. L.. Documentação camarária e história da educação em Minas Gerais: algumas possibilidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, M. L.. Vereação e educação em Sabará/MG (1828-1889). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, M. L.. Os desvalidos da sorte sob os olhos da administração municipal de Sabará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, M. L.. Educação e administração camarária na câmara municipal de Sabará/MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, M. L.. Redes de sociabilidade em Sabará/MG na década de 1830. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, M. L.. Governabilidade e assistência: marcha para inserir o 'povo na illustração e actividade'. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, M. L.. Governabilidade e assistência: marcha para inserir o 'povo na illustração e actividade'. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, M. L.. Serviço a humanidade desvalida em Sabará na primeira metade dos oitocentos: regulamentção e ordenamento do atendimento a criança abandonada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Assistência às crianças abandonadas em Sabará/MG: entrelaçamento de relações no atendimento à infância desvalida (1832-1854). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, M. L.. Assistência às crianças expostas em Sabará/MG (1832/1854). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Assistência às crianças expostas em Sabará/MG (1832-1854). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Processo de escolarização e redes de socialização em Sabará. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, M. L.; FARIA FILHO, L. M. . Sabará: escolarização e práticas sócio-culturais no século XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VAGO, Tarcísio Mauro ; MAIA, E. J. P. ; SANTOS, M. L. . As singularidades de uma Escola Plural. Belo Horizonte/MG, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
FARIA FILHO, L. M. ; NASCIMENTO, C. V. ; SANTOS, M. L. . Reformas educacionais no Brasil: democratização e qualidade da escola pública. Belo Horizonte, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
SANTOS, M. L.. Sociabilidades, política, cultura e história: a corte imperial e os espaços públicos. Campinas: Autores Associados, 2007 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, M. L.. Escolarização, culturas e práticas escolares: investigação sobre a instituição do campo pedagógico em Minas Gerais 1820/1950. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. L.. VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil/Região Sudeste. 2005. (Bolsista).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, M. L.. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. 2011 (Congresso) .

2.
SANTOS, M. L.. XV ENDIPE. 2010 (Congresso) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Formação Docente para a Educação Básica: como avançar?. 2015. (Outra).

2.
VII CBHE - Congresso Brasileiro de História da Educação. Documentação camarária e história da educação em minas gerais: algumas possibilidades. 2013. (Congresso).

3.
IX Luso-Brasileiro de História da Educação. Vereação e educação em Sabará/MG (1828-1889). 2012. (Congresso).

4.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Os desvalidos da sorte sob os olhos da administração municipal de Sabará. 2011. (Congresso).

5.
VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Educação e administraçaõ camarária na câmara municipal de Sabará/MG (1828-1889). 2011. (Congresso).

6.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). 2010. (Congresso).

7.
Colóquio 250 anos do ensino público no Brasil. 2009. (Outra).

8.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. REDES DE SOCIABILIDADE EM SABARÁ/MG NA DÉCADA DE 1830. 2008. (Congresso).

9.
IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Governabilidade e assistência: marcha para inserir o "povo na illustração e actividade". 2007. (Congresso).

10.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Governabilidade e assistência: marcha para inserir o. 2007. (Encontro).

11.
IV Seminário Inter-Grupos de História da Educação. 2006. (Seminário).

12.
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Serviço a humanidade desvalida em Sabará na primeira metade dos oitocentos: regulamentação e ordenamento do atendimento à criança abandonada. 2006. (Congresso).

13.
III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Assistência às crianças abandonadas em Sabará/MG: entrelaçamento de relações no atendimento à infância desvalida (1832-1854). 2005. (Congresso).

14.
II Seminário de Pesquisa sobre Cultura Escolar: perspectivas históricas. 2005. (Seminário).

15.
III Congresso Brasileiro de História da Educação. Assistência às crianças expostas em Sabará/MG (1832-1854). 2004. (Congresso).

16.
Seminário Internacional sobre Historiografia Mineira. 2004. (Seminário).

17.
XIV Encontro Regional de História (ANPUH - MG).Assistência às crianças expostas em Sabará/MG (1832-1854). 2004. (Encontro).

18.
A Infância e a sua Educação (1820-1950): materiais, práticas e representações. 2003. (Seminário).

19.
II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Processo de escolarização e redes de socialização em Sabará. 2003. (Congresso).

20.
IX Encontro de Pesquisa da FaE.Sabará: escolarização e práticas sócio-culturais no século XIX. 2003. (Encontro).

21.
Jogo do Livro V: democratizando a leitura. 2003. (Seminário).

22.
XII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais.Sabará: escolarização e práticas sócio-culturais no século XIX. 2003. (Outra).

23.
XX Encontro Anual Helena Antipoff. 2001. (Encontro).

24.
X Encontro Nacional da UNCME. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. L.. Seminário Anual Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822- 2022. 2011. (Outro).

2.
SANTOS, M. L.. Seminário Anual Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822-2022. 2010. (Outro).

3.
SANTOS, M. L.. Seminário Nacional Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022. 2009. (Outro).

4.
SANTOS, M. L.. Seminário Nacional Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022. 2008. (Outro).

5.
SANTOS, M. L.. Seminário Nacional Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022. 2007. (Outro).

6.
FARIA FILHO, L. M. ; SANTOS, M. L. . IV Seminário Inter-Grupos de História da Educação. 2006. (Outro).

7.
FARIA FILHO, L. M. ; SANTOS, M. L. . VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil/Região Sudeste. 2005. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. L.. Vereação e educação em Sabará/MG (1828-1889). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE.
Linhas de pesquisa: 
Escolarização e cultura escolar no Brasil;
História da infância no Brasil.
Integrante dos projetos de pesquisa:
Escolarização, culturas e práticas escolares: 1750-1950;
A infância e sua educação (1820-1950): materiais, práticas e representações.
Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822 - 2022.
Moderno, modernidade, modernização: a educação nos projetos de Brasil - séc. XIX e XX



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