Magali Mendes de Menezes

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  • Última atualização do currículo em 28/07/2018


Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e realizou um doutorado-sandwiche na Mirail Université em Toulouse (2004). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vice-Diretora da Faculdade de Educação. É professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. É presidenta da ASAFTI (Associação Sul Americana de Filosofia e teologia interculturais). É sócia-fundadora do CEBEL (Centro de Estudos brasileiros sobre Emmanuel Lévinas). Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, gênero e filosofia francesa, latino-americana e intercultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magali Mendes de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação.
Av. Paulo Gama 110/12201
Farroupilha
90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (051) 33081242


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O Dizer: um ensaio desde Emmanuel Lévina e Jacques Derrida sobre a linguagem estrangeira do corpo, da palavra e da subjetividade, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Ricardo Timm de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia- Mulher-Linguagem; Filsofia,Lévinas, Derrida, Ética.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2004 - 2004
Doutorado em pós graduação Filosofia.
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
com período sanduíche em Université de Toulouse Le Mirail (Orientador: Pierre Keizsberg).
Título: O Dizer: um ensaio desde E.Levinas e J.Derrida sobre alinguagem estrangeira do Outro, da palavra e do corpo, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Ricardo Timm de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Catherine Chalier E. levinas; Etica; Filosofia.
1990 - 1994
Mestrado em Filosofia.
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: As diferentes figuras do feminino na obra de Emmanuel Levinas,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Pergentino Pivatto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Genero e Filosofia; Filosofia, Amor, Feminismo; Catherine Chalier E. levinas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: ANTROPOLOGIA FILOSOFICA.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
1984 - 1988
Graduação em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFISIC, Brasil.
Título: O papel das mulheres da história das idéias.
Orientador: Dr Pergentino Pivatto.




Atuação Profissional



Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario de Educação não-escolar
Filosofia
Estudos Culturais
Metodologia Cientifica
01/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Feevale, .

Cargo ou função
Comissão de avaliação de Bolsas do PPG..
11/2009 - Atual
Ensino, Processos e Manifestações Culturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções de Cultura
Ética e processos culturais
07/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pro-Reitoria de Pesquisa e Tecnologia, .

05/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Feevale, .

03/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Culturais
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Culturais
Filosofia e Educação
Seminario de Metodologia Cintifica e Pesquisa
03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario de Metodologia Cientifica e Pesquisa
Monografia
Estudos Culturais
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia
08/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Centro Universitário Feevale, .

Atividade de extensão realizada
Educação, Trabalho e Solidariedade.
01/2006 - 07/2006
Extensão universitária , Centro Universitário Feevale, .

Atividade de extensão realizada
EExtensão que visa mobilizar, estimular e assessorar a organização de grupos associativos voltados para a geração de trabalho e renda..
08/2003 - 12/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
03/2003 - 06/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
03/2003 - 6/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Cientifica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Filosofia da Educação Graduação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educaçao

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 12

Atividades

05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUN, .

Cargo ou função
conselheira representante docente.
04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Colegiado do Departamento de Estudos Básicos.
01/2013 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da COMGRAD-EDU Faculdade de Educação- UFRGS.
08/2012 - 01/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação: Fundamentos da Experiencia Pedagogica
09/2012 - 09/2012
Ensino, Curso de Especialização Ética e Direitos Humanos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
: Diálogos Interculturais e Direitos Humanos
03/2012 - 08/2012
Ensino, Letras - Português e Literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
03/2011 - 08/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
03/2011 - 08/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
03/2011 - 08/2011
Ensino, Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da educaçao I
03/2011 - 08/2011
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educaçao I
03/1999 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
didatica

Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Também trabalho no centro Universitário FEEVALE, admitida em 04/2000, como professora adjunta.

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Latino Americana
03/2005 - 07/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Contemporânea
03/2005 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Cientifica
04/2003 - 12/2003
Ensino, Ética, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia e Gênero
04/2002 - 12/2002
Ensino, Ética, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia e Gênero

Pontificia Univercidade Catolica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: substituto, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 16

Atividades

03/1998 - 12/1998
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia

Instituto Metodista de Porto Alegre, IPA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor ensino medio, Carga horária: 20

Atividades

03/1995 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
filosofia

Escola Municipal Frei Pacifico, FREI PACIFICO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

03/1989 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
historia

Colegio N.S. Bom Conselho, BOM CONSELHO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

03/1989 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
filosofia


Linhas de pesquisa


1.
Linguagens e Processos Comunicantes

Objetivo: A linha focaliza o processo de comunicação e sua institucionalização sob o ângulo da cultura e de suas manifestações, ivestigando os fenômenos culturais por meio das linguagens - particularmente a da estética e a das mídias contemporâneas, das tecnologias das informação e da comunicação - e as relações entre podrução, distribuição e consumo de produtos culturais..
2.
Memoria e Identidade

Objetivo: A linha, a partir da cooperação da História, da Comunicação, da Literatura e de outras artes, tem por objeto de investigação os processos culturais e suas manifestações, bem como as tensões sociais que neles transparecem ao instituirem representações da memória individual e coletiva e concepções de identidade. Ela contempla as seguintes temáticas: o cotidiano, a memória e a identidade, o processo de construção de identidades a partir de diferentes mídias; as relações entre narrativas biográficas, históricas, josrnalisticas e literárias..
3.
Cultura, Identidade e Práticas em Educação

Objetivo: - a produção cultural em diferentes modalidades e a interferência nas práticas pedagógicas; - as diferentes configurações de currículo na educação contemporânea; - as implicações das políticas inclusivas no campo da educação; - as conexões entre representação, currículo, identidades e diferenças culturais, em diferentes tempos e espaços escolares e não-escolares, contribuindo com a formação docente...
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: mulheres,filosofia,educação; diferença, identidade, Educação.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A filosofia latino-americana e intercultural de Rodolfo Kusch no diálogo com uma proposta educacional construída desde os saberes indígenas
Descrição: O presente projeto de pesquisa busca refletir a Filosofia Latino-americana e intercultural a partir, fundamentalmente, do pensamento do filósofo Rodolfo Kusch e sua possível interface com os saberes indígenas. Para tanto, a pesquisa terá como campo empírico de análise o acompanhamento e reflexão sobre a Ação de Extensão da UFRGS, intitulada ?Saberes Indígenas na escola? e seu desdobramento na proposta de uma Licenciatura Intercultural Indígena. Possui apoio do MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Magali Mendes de Menezes - Coordenador / SILVA, Neusa Vaz - Integrante / Maria Aparecida Bergamaschi - Integrante / Leonardo Castro Dorneles Laksman - Integrante / Dilson Miguel Rapkiewicz - Integrante.Financiador(es): MCTI/CNPQ/MEC/CAPES - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Nos interstícios da Cultura: contribuições da Filosofia Intercultural no atual contexto da Educação
Descrição: O foco central desta pesquisa é a temática da Interculturalidade no contexto da Educação. Como delimitação buscar-se-á compreender sob que condições se fazem possíveis os diálogos interculturais, a partir da análise do novo contexto educacional brasileiro que exige a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. Levar-se-á em consideração a reflexão sobre as novas diretrizes educacionais bem como seu impacto nas escolas estaduais da cidade de Porto Alegre (RS), objetivando pensar de que forma estas mudanças impulsionam efetivamente os diálogos interculturais. O principal referencial teórico destas análises será a Filosofia Intercultural, que se constituiu como um movimento de pensadores/as que visam repensar a tradição (Ocidental) da Filosofia, levando em consideração as distintas práticas do filosofar desde o multiverso das culturas. Pretende-se desse modo, trazer novos elementos para o debate sobre a interculturalidade, fundamentados no diálogo entre Filosofia e Educação Intercultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Nos interstícios da Cultura:as contribuições dos diálogos interculturais na Educação
Descrição: O presente projeto tem como temática central a interculturalidade no contexto da Educação: análise de programas de Formação de Professores em Universidades da Região do Vale do Sinos. A partir do aprofundamento do debate sobre a interculturalidade, buscaremos o exercicio do dialogo interdisciplinar tendo como referências diferentes áreas do conhecimento tais como, a Filosofia, a Educação, a Comunicação, entre outras, em que as principais referencias teóricas serão os textos de Raúl Fornet-Betancourt, R. Panikkar, Nestor Garcia Canclini, Hommi K. Bhabha, Reinaldo Matias Fleuri. Esta pesquisa também objetiva a ciração de uma rede internacional de pesquisadores (Alemanha, Espanha e Brasil) ampliando o debate e o inercambio entre pesquisadores e Universidades. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória na medida em que visa proporcionar maior familiaridade com o problema aqui proposto para explicitá-lo, ou seja, compreender através uma rede de pesquisadores que constituirá um diálogo internacional, interinstitucional e cultural, como os discursos sobre a Interculturalidade, vem assumindo importância nos cursos de formação de professores de duas universidades da Região do Vale do Sinos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
A poética do fragmento:a escrita e o tempo em Maurice Blanchot e a possibilidade de uma outra idéia de Estética na Educação
Descrição: A presente pesquisa pretende pensar a noção de temporalidade e sua relação com a escrita através de um mergulho no pensamento de Maurice Blanchot. Blanchot no decurso do que ele denomina ?espaço literário? intenta refletir sobre a dispersão da palavra que se ergue a partir de uma escritura fragmentária. Assim, para pensarmos a fragmentariedade do próprio Dizer é importante refletirmos a idéia de tempo presente nesta escritura. Desde a compreensão desses conceitos pretender-se-á tencionar o modo como a temporalidade e a produção da escrita é pensada no espaço da Educação. Maurice Blanchot trará contribuições fundamentais tanto para a Filosofia como para a Educação provocando o estreitamento do diálogo entre ambas. A questão do tempo e da escrita deflagra a necessidade de refletirmos sobre outra idéia de Estética na Educação e de como esses conceitos aparecem nas teorias Construtivistas. O referencial teórico utilizado na pesquisa concentrar-se-á: na análise das principais obras de Maurice Blanchot que abordam a questão da fragmentariedade do discurso; da leitura de suas obras literárias em que este exercício se efetiva; a investigação do pensamento de Nietzsche e de que forma a influencia deste pensar é percebida na obra de Blanchot; e a compreensão do atravessamento deste pensamento nas obras de Foucault, Deleuze e Lévinas. A metodologia utilizada para tanto será teórica-bibliográfica através de uma abordagem hermenêutica das obras referenciais do autor. A pesquisa possui, portanto, uma natureza explicativa, mas ao mesmo tempo crítica e correlacional, buscando pensar a relação existente entre o tempo e escrita e sua produção nos discursos sobre Educação. Pretende-se com isso enriquecer um debate que é cada vez mais emergente entre a Filosofia, Educação e a Estética desconstruindo as fronteiras (auto)impostas entre esses saberes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Magali Mendes de Menezes - Coordenador / JURACY IGNEZ ASSMANN SARAIVA - Integrante.Financiador(es): Universidade Feevale - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2010
Experiências sociais no campo educativo-ambiental: discursos e práticas
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objeto as experiências sociais no campo educativo-ambiental a partir da emergência e da complexidade das problemáticas social e ambiental. Assim, toma como referência empírica as práticas desenvolvidas em um projeto com crianças, jovens e familiares de uma escola de Novo Hamburgo na reciclagem de resíduos sólidos e em uma Associação de Recicladores que trabalha, coletivamente, na separação e seleção de resíduos para comercialização. A pesquisa tem como objetivo principal a compreensão do cenário contemporâneo e os discursos que demarcam o tempo presente e anunciam uma nova perspectiva na busca de soluções alternativas à crise sócioambiental, ou seja, fundamentalmente se busca capturar os discursos e as práticas dos grupos que atuam com a problemática do destino de resíduos permitindo o enfrentamento de um problema social a partir de sua ação cotidiana de práticas de geração de renda, trabalho coletivo e educação. A pesquisa de caráter qualitativo, pelas características do objeto e os objetivos pretendidos, utilizará instrumentos de coleta de informações mediadas por entrevistas, técnicas de discussão em grupo, observações e estudos documentais/bibliográficos que buscarão explorar conceitos e percepções do universo investigado com o intuito de sistematizar experiências educativas que se dão no contexto social. A presente pesquisa, por lidar com referenciais teóricos multidisciplinares, envolvendo questões de análise do contexto sócio-politico-ambiental e educacional, possui uma articulação com o Programa de Mestrado Gestão e Qualidade Ambiental e o Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade, com as pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Trabalho, com a extensão através do projeto Incubadora de Economia Solidária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Concepções de literatura e de leitura e sua inscrição na ficção machadiana
Descrição: A presente proposta de pesquisa se orienta para a análise da representação da literatura e da leitura e, conseqüentemente, do livro e do leitor, em obras ficcionais de Machado de Assis, embora se concentre, predominantemente, em Quincas Borba. O predomínio do enfoque nesse romance deve-se ao fato de que sua reescritura é exemplo flagrante das preocupações de Machado com a produção do texto literário e com os diferentes fatores que interferem em sua recepção. Sendo atividade que antecede o ato criador em Quincas Borba, a leitura também se expõe como tema ou como fulcro composicional do romance. As remissões ao ato de ler e de escrever, a obras literárias e ao objeto livro aí estão como componentes da diegese, como pretexto para manifestações do autor a respeito do fenômeno literário e do sistema da literatura, como demonstração de que o processo de composição do romance se radica na convergência de textos; ou como reflexo da realidade da época, cujos dados, ainda que transfigurados pela ficção, permitem recuperar as leis sociais que modelavam a necessidade da leitura e que instituíam as condições de produção e de recepção da literatura e do consumo de livros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Educação, Trabalho e Solidariedade
Descrição: Trata-se de uma investigação de base qualitativa que visa analisar fenômenos (psico)sociais junto a sujeitos desempregados e/ou sub-empregados, em processo de constituição e organização de ações associativas voltadas para a geração de trabalho e renda. Tendo como foco central a reflexão sobre os sentidos do trabalho e seu princípio educativo, a proposta fundamenta-se no conceito de educação social e de pedagogia (s) da produção associada, que visa pensar a reprodução ampliada da vida (e não apenas do capital) como um esforço coletivo do conjunto de pessoas para, desse modo, compor a unidade de produção (seja doméstica, cooperativa ou de qualquer outro empreendimento econômico). Uma pedagogia dos trabalhadores livremente associados parte do princípio de que na luta pela sobrevivência convivem diferentes noções e práticas de solidariedade. Compreender a riqueza dessas construções torna-se, portanto, essencial para que possamos construir (e reconstruir a todo momento), a partir desse olhar investigativo, os princípios que orientam a economia popular solidária. Como estratégia de investigação adota-se os princípios teórico-metodológicos da etnografia. O presente projeto insere-se na visão de desenvolvimento humano e regional da Feevale, levando em consideração que o humano não está dado, mas é um processo de construção e que toda idéia de desenvolvimento deve pautar-se nessas experiências de ressignificação do próprio humano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Magali Mendes de Menezes - Integrante / Dinora Zuchetti - Integrante / Eliana Perez Gonçalves de Moura - Coordenador / Diziane Reis da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Feevale - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
2005 - 2007
Um olhar sobre a condição de ser Outro a partir da análise da corporeidade
Descrição: A presente pesquisa pretende pensar a condição de ser Outro a partir da perspectiva do corpo através da história da Filosofia. O Outro é aquele visto desde um referencial, uma identidade colocada como modelo essencial; o Outro (inessencial), portanto só é outro em relação a este modelo. O corpo é assim o ?outro? da razão. O corpo historicamente associado à condição animal, precisa ser dominado, superado para afirmar o que é humano (e não animal). O corpo é o eixo por onde caminhará nossas análises para que possamos compreendermos, desse modo, porque o corpo servirá, muitas vezes, de pretexto ou condição para a própria exclusão. A questão das mulheres e sua representação ao longo da história das idéias norteará estas análises..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Magali Mendes de Menezes - Coordenador.Financiador(es): Universidade Feevale - Remuneração.
1999 - 2000
A construção da mulher enquanto outro
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar o conceito de Outro presente na obra de Simone de Beauvoir, tendo como referencia central a obra O Segundo sexo. Desse modo buscar-se-á compreender de que forma a mulher foi identificada ao longo da história como Outro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Magali Mendes de Menezes - Coordenador.Financiador(es): Universidade La Salle - Canoas - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Ação Saberes Indigenas na escola
Descrição: Formação de 200 professores indígenas das Escolas Estaduais Indígenas no RS que trabalham com e ou na língua originária de cada povo. Formação de 20 lideranças educacionais para coordenar ações escolares na perspectiva da autonomia e autoderminação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Magali Mendes de Menezes - Coordenador / Maria Aparecida Bergamaschi - Integrante.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Revista Conhecimento Online
2009 - Atual
Periódico: Prâksis (FEEVALE)


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Educação Unisinos
2014 - Atual
Periódico: INTERthesis


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: ANTROPOLOGIA FILOSOFICA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
MENEZES, Magali Mendes de  Data: 01/04/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENEZES, M. M.2018MENEZES, M. M.; BERGAMASCHI, M. A. . Ações interculturais na formação de professores indígenas kaingang e guarani - Um caminho de volta para casa?. Cuadernos del Instituto Nacional de Antropologia y Pensamiento, v. 1, p. 69-85, 2018.

2.
MENEZES, M. M.2017MENEZES, M. M.; NUNES, Mirelle Barcos . Turismo de Base Comunitária: a reconstrução de identidades desde a experiência do encontro. REVISTA CENÁRIO, v. 5, p. 97-108, 2017.

3.
MENEZES, M. M.2017MENEZES, M. M.; DORNELES, L. C. . Ética Intercultural: do conhecer ao re-conhecer o Outro. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 21, p. 366-373, 2017.

4.
MENEZES, M. M.2016MENEZES, M. M.. Os encontros com o filósofo-educador:afetos do pensar. Revista Internazionale di Scienze, Filosofiche, Pedagogiche e Sociali, v. 19, p. 77-88, 2016.

5.
BERGAMASCHI, M. A.2015BERGAMASCHI, M. A. ; PEREIRA, M. S. ; MENEZES, M. M. . Um olhar sobre o olhar indígena e suas Escol(h)as. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 23, p. 01-29, 2015.

6.
DORNELES, L. C.2014DORNELES, L. C. ; SILVA ; MENEZES, M. M. . Esboço de uma antropologia filosófica americana. Educacao e Realidade, v. 39, p. 1251-1257, 2014.

7.
ZUCHETTI, D.2014ZUCHETTI, D. ; MENEZES, M. M. ; MOURA, E. P. . A ARTESANIA DE UM FAZER: A PRÁTICA DO TRABALHO DE EDUCADORES. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 967-985, 2014.

8.
ZUCHETTI, D.2014ZUCHETTI, D. ; MOURA, E. P. ; MENEZES, M. M. . A auto-organização política da Economia Popular Solidária no Brasil. Um novo exercicio do politico?. Otra Economía, v. 8, p. 03-10, 2014.

9.
ZUCHETTI, D.2014ZUCHETTI, D. ; MOURA, E. P. ; MENEZES, M. M. . Práticas de Educação não escolar entre a precarização e a profissionaização. Trabalho & Educação (UFMG), v. 23, p. 87-100, 2014.

10.
MENEZES, M. M.2013MENEZES, M. M.. Experiência:Veredas possíveis entre Guimarães Rosa, M. Blanchot e W.Benjamin. Letras de Hoje (Impresso), v. 48, p. 199-205, 2013.

11.
MOURA, E. P. G.2013MOURA, E. P. G. ; ZUCCHETTI, D. T. ; MENEZES, M. M. . Auto organización política dela economia popular solidaria en brasil. Un nueno ejercicio de politica?. Cayapa. Revista Venezolana de Economia Social, v. 13, p. 29-40, 2013.

12.
MENEZES, M. M.2011MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. G. ; ZUCHETTI, D. . Economa Solidaria: uma experiencia intercultural. Economía, Sociedad y Territorio, v. 11, p. 1-17, 2011.

13.
MENEZES, M. M.2011MENEZES, M. M.. Nos interstícios da cultura: as contribuiçoes da Filosofia Intercultural. Educação (PUCRS. Impresso), v. 34, p. 324-329, 2011.

14.
MENEZES, M. M.2011MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. . Cultura e Resistencia: a criação do popular e o popular como criação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 663-677, 2011.

15.
MENEZES, M. M.2011MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. . Hay espacio para economia solidaria en el ámbito de la educacion?. Diálogo (Canoas), v. 18, p. 37-51, 2011.

16.
MENEZES, M. M.2010MENEZES, M. M.. O feminismo e sua possibilidade de universalidade: sujeitos e lugares que se cruzar. Filosofia Unisinos, v. 14, p. 52-58, 2010.

17.
MENEZES, M. M.2010MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. . Experiencias sociais: o que é possível ver de onde estamos?. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, p. 37-46, 2010.

18.
MENEZES, M. M.2010MENEZES, M. M.; MICHEL, Cristiane . O tempo como invenção da vida: Reflexões em torno do pensamento de H. Bergson. Prâksis (FEEVALE), v. VII, p. 65-71, 2010.

19.
MENEZES, M. M.2010MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. . Projetos Socioeducativos. A naturalização da exclusão nos discursos de educadores.. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 25, p. 465-478, 2010.

20.
MENEZES, M. M.2009MENEZES, M. M.. A linguagem como espaço de acolhida: refelxão sobre o pensamento ético de Emmanuel Lévinas. Razão e Fé, v. 11, p. 05-16, 2009.

21.
MOURA, E. P.2008MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. ; MENEZES, M. M. . Hay espacio para la economia solidaria en el campo de la educación?. Cayapa. Revista Venezolana de Economia Social, v. 008, p. 16, 2008.

22.
MENEZES, M. M.2008 MENEZES, M. M.. O pensamento de Emmanuel Lévinas: uma filosofia aberta ao feminino. Revista Estudos Feministas, v. 16, p. 13-33, 2008.

23.
MENEZES, M. M.2007MENEZES, M. M.; ZUCHETTI, D. . As cidades e seus (des)encontros: por uma educação que poetize a existência e teatralize a vida. Educação Unisinos, v. 11, p. 42-50, 2007.

24.
MENEZES, M. M.2007MENEZES, M. M.. A linguagem do dizer em um corpo que se apresenta como ético. Veritas (Porto Alegre), v. 52, p. 67-77, 2007.

25.
MENEZES, M. M.2007MENEZES, M. M.. É possível viver juntos? O encontro como reinvenção da vida. Ethica (Rio de Janeiro), v. 14, p. 65-74, 2007.

26.
MENEZES, M. M.2006MENEZES, M. M.. Derrida e Lévinas: a palavra que acolhe pode, ao mesmo tempo, ser também violenta?. Cadernos La Salle (Canoas), Canoas, v. 2, n.2, p. 141-148, 2006.

27.
MENEZES, M. M.2005MENEZES, M. M.. A Subjetividade: expressão de um corpo habitado pelo estrangeiro. Ethica (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 12, n.1 e 2, p. 199-229, 2005.

28.
MENEZES, M. M.2003MENEZES, M. M.. A maternidade como expressão da subjetividade na obra de Emmanuel Lévinas. Perspectiva Filosófica, Recife, v. 1, n.nº 19, p. 169-195, 2003.

29.
MENEZES, M. M.2002MENEZES, M. M.. O Terceiro como Fundamento da Justiça. Filosofia Unisinos, Unisinos, v. 3, n.5, p. 191-199, 2002.

30.
MENEZES, M. M.2001MENEZES, M. M.. A mulher enquanto Outro na obra de Simone de Beauvoir. Diálogo (Canoas), Canoas, v. 2, p. 89-109, 2001.

31.
MENEZES, M. M.1998MENEZES, M. M.. Um panorama histórico do pensamento feminista na filosofia do século XX. Cadernos da FAFIMC, Viamão, p. 63-85, 1998.

32.
MENEZES, M. M.1992MENEZES, M. M.. O conceito de feminino em Emmanuel Levinas e sua relação ética. Veritas (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 37, p. 413-422, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENEZES, M. M.; SILVA (Org.) . Anais do II Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertaçao: historicidade e sentidos da Libertaçao hoje. 1. ed. Nova Petropolis: Nova Harmonia, 2014. v. 1. 438p .

2.
MENEZES, M. M.. As Mulheres e a Filosofia. 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2002. v. 1. 285p .

3.
MENEZES, M. M.. Amor em Transeto. 1. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2002. v. 1. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENEZES, M. M.; COSTA, P. A. . O Reconhecimento seria suficiente para pensarmos os direitos humanos?. In: Ozanan Vicente Carrara. (Org.). A democracia em tempos de crise. 1ed.Passo Fundo: Saluz, 2017, v. 1, p. 59-78.

2.
MENEZES, M. M.; SILVA ; OLIVEIRA, E. ; SIDEKUN, A. ; MANCE, E. . A INTERCULTURALIDADE COMO PRÁXIS LIBERTADORA:OS SABERES INDIGENAS NA ESCOLA. In: PAULO CESAR CARBONARI, JOSE ANDRE DA COSTA E LUCAS MACHADO. (Org.). FILOSOFIA E LIBERTAÇÃO: HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE ENRIQUE DUSSEL. 1ed.PASSO FUNDO: IFIBE, 2015, v. 1, p. 287-298.

3.
MENEZES, M. M.. A escola indigena: um espaço poetico entre o ser e estar. In: Raul Fornet-Betancourt. (Org.). Denktraditionen im dialog: studien zur befreiung und interkulturalitat. 40ed.Aachen: M Verlag Mainz, 2015, v. 40, p. 155-167.

4.
EGGERT, Edla ; MENEZES, M. M. . A filosofia feminista desde os olhares da filosofia intercultural: uma reflexão entre margens. In: Juliana Pacheco. (Org.). Mulher e Filosofia: as relações de gênero no pensamento filosofico. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2015, v. , p. 62-81.

5.
SILVA, R. D. ; PIASON, A. S. ; MENEZES, M. M. . O sujeito politico lébico-feminista: construções nas militâncias sociais no Sul do Brasil. In: Henrique Pereira. (Org.). Coming-out for LGBT Psychology in the corrent international scenario. 1ed.Lisboa, Portugal: University of Beira Interior, 2014, v. 1, p. 235-240.

6.
MENEZES, M. M.. O silêncio e sua forma. In: Elisangela R. Steinmetz, Patricia Silveira e Suzana Bins. (Org.). Estranhas ficções de tempo, morte e utopia. 1ed.Porto Alegre: Buqui, 2014, v. 1, p. 72-77.

7.
MENEZES, M. M.. A foto de uma cidade que se perde. In: Elisangela R. Steinmetz, Patricia Silveira e Suzana Bins. (Org.). Estranhas ficções de tempo, morte e utopia. 1ed.Porto Alegre: Buqui, 2014, v. 1, p. 78-83.

8.
MENEZES, M. M.. Experiências de leitura: veredas possíveis entre Guimarães Rosa, M. Blanchot e E. Levinas. In: Sandro Sayão. (Org.). Levinas: entre nós. 1ed.Recife: UFPE, 2014, v. 1, p. 239-247.

9.
MENEZES, M. M.; ROSA, G. R. . Apresentação. As Relações de gênero na Filosofia. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012, v. , p. 11-15.

10.
MENEZES, M. M.. Interculturalidade. In: Sayão, Sandro e Pelizzoli, Marcelo. (Org.). Fragmentos Filosóficos:direitos humanos e cultura da paz. 1ed.Recife: UFPE, 2012, v. , p. 159-170.

11.
MENEZES, M. M.; NUNES, M. B. . Um olhar turistico sore a comunidade do bairro Restinga com vistas ao turismo de base comunitaria. In: Alice da Silva Costa et. al.. (Org.). Tendencias do turismo regional diante do novo perfil do consumidor: seleção dos melhores trabalhos apresentados no V Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. 1ed.Foz do Iguaçu: Polo Iguassu Feiras & Eventos, 2012, v. 1, p. 61-83.

12.
MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. G. ; ZUCHETTI, D. . Um ajuntamento de gente:o percurso e os percalços de um fórum municipal de economia solidária. In: ARAUJO, Margarete; RIBEIRO, Neusa. (Org.). Economia Solidária Experiências na extensão universitária. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2011, v. , p. 123-140.

13.
MENEZES, M. M.. O ensino da Filosofia e suas questões marginais. In: NOVAES, Jose Luis Correa; AZEVEDO, Marco Antonio Oliveira de.. (Org.). A Filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Porto Alegre: Sulina, 2010, v. , p. 201-210.

14.
MENEZES, M. M.; LOUREIRO, J. A. ; MELLO, M. N. . A incubação como uma tecnologia que se recicla. In: Zanin, Maria. (Org.). Economia Solidaria: tecnologias em reciclagem de residuos para geração de trabalho e renda. 1ed.Sao Carlos: Claraluz, 2009, v. , p. 197-199.

15.
MENEZES, M. M.. A trama do corpo e da palavra em um dizer que se faz feminino. In: SOUZA, Ricardo T.;FARIAS, André B.; FABRI, Marcelo. (Org.). Alteridade e Ética. 204ed.Porto Alegre: PUCRS, 2008, v. , p. 227-258.

16.
MENEZES, M. M.. Um dizer Feminino: a maternidade como expressão da subjetividade no pensamento de E. Lévinas. In: TIBURI, Marcia; VALLE, Bárbara. (Org.). Mulheres, Filosofia ou coisas do gênero. Santa Cruz: EDUNISC, 2008, v. , p. 146-166.

17.
MENEZES, M. M.; GEBARA, Ivone ; DEIFELT, Wanda ; EGGERT, Edla . Escritas que emudecem ou fazem o corpo falar. In: NEUENFELDT, Elaine; BERGESCH, Karen; PARLOW, Mara. (Org.). Epistemologia, violência, sexualidade. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008, v. , p. 51-64.

18.
MENEZES, M. M.; DERRIDA, Jacques ; QUEIROZ, Andre . A escrita e sua temporalidade: Maurice Blanchot e Emmanuel Lévinas. In: QUEIROZ, André; ALVIM, Luiza; OLIVEIRA, Nilson. (Org.). Apenas Blanchot. Rio de Janeiro: Pazulin, FAPERJ, 2008, v. , p. -.

19.
MENEZES, M. M.; SILVA . Em tempos pós-modernos: a educação como lugar de (des)encontros. In: Betancourt, Raul Fornet. (Org.). Menschenbilder interkulturell. Kulturen der Humanisierung und der anerkennung - Concordia Reihe Monographien. Aachen: M Verlag Mainz, Wissenschaftsverlang, 2008, v. Band48, p. 223-230.

20.
MENEZES, M. M.. A palavra como acontecimento: por uma pronúncia fora da ordem. In: Eliana Perez Gonçalves de Moura. (Org.). Educação, cultura e trabalho. 1ed.Novo Hamburgo: FEEVALE, 2006, v. , p. 33-42.

21.
MENEZES, M. M.; BETANCOURT . Apresentação. In: ASTRAIN, Ricardo Salas; ÁLVAREZ, David.. (Org.). Estudios Interculturales,Hermenéutica y Sujetos Históricos. Santiago: Ediciones Universidad Catolica Silva Henriques, 2006, v. , p. 11-14.

22.
MENEZES, M. M.. Por que as mulheres e a Filosofia?. In: Marie Jane Soares Carvalho, Cristianne Maria Famer Rocha. (Org.). Poduzindo Gênero. Porto Alegre: Sulina, 2004, v. , p. 122-127.

23.
MENEZES, M. M.. Um texto no Feminino atravessado pela diferença: uma leitura de Nietszche através de Derrida. In: Neusa Vaz e Silva; João Miguel Back. (Org.). Temas de Filosofia Intercultural. São Leopoldo: Nova Harminia, 2004, v. , p. 113-122.

24.
MENEZES, M. M.. Nos vestígios de um pensamento ou por uma alteridade da palavra. In: Luiz Carlos Susin;Marcelo fabri;Pergentino Pivatto;Ricardo Timm de Souza. (Org.). Éticas em Diálogo.Lévinas e o Pensamento Contemporâneo:questões e interfaces. Porto Alegre: PUCRS, 2003, v. 159, p. 131-144.

25.
MENEZES, M. M.. Da Academia da Razão à Academia do Corpo. In: Marcia Tiburi; Magali Mendes de Menezes;Edla Eggert. (Org.). As Mulheres e a Filosofia. São Leopoldo: UNISINOS, 2002, v. , p. 13-22.

26.
MENEZES, M. M.. "O Diário do sedutor" de Soren Kierkegaard ou algumas considerações a respeito de um D. Juan que virou sapo. In: Magali mendes de Menezes. (Org.). O Amor em Transeto. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2002, v. , p. 69-79.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENEZES, M. M.. com voces elas, as mulheres. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 5 - 7, 01 jul. 2011.

2.
MENEZES, M. M.. A mulher, entre linhas. Filosofia (São Paulo), São Paulo, p. 07 - 14, 20 dez. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, M. M.. Os desafios do Intercultural na contemporaneidade. In: VI Seminario Transdisciplinar da UEFS, 2013, Feira de Santana. A complexidade da teia da\s culturas: tradição, pertencimento e diversidade - os desafios do intercultural. Feira de Santana: NUEG, 2013. v. 1. p. 22-36.

2.
MENEZES, M. M.. Feminismo e Interculturalidade: implicaçoes para pensar a universalidade. In: III Simposio Intrnacional Gênero, Arte e Memoria, 2011, Pelotas. Anais do III SIGAM Bienal, 2011.

3.
MENEZES, M. M.. NOS INTERSTÍCIOS DA CULTURA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO.. In: XII SIMPOSIO DE PENSAMIENTO LATINOAMERICANO, 2010, Santa Clara/Cuba. Ata do XII SIMPOSIO DE PENSAMIENTO LATINOAMERICANO. Santa Clara: UCLV, 2010.

4.
MENEZES, M. M.; ZUCHETTI, D. ; MOURA, E. P. G. . A palavra que se tece na experiencia coletiva. In: XII Congresso ARIC, 2009, Florianopolis. XII Congresso da ARIC. Florianoplis: UFSC, 2009.

5.
MENEZES, M. M.. A pos-modernidade e a emergencia de uma educação intercultural. In: VII Congresso Internacional de Filosofia Intercultural, 2007, Buenos Aires. VII Congresso Internacional de Filosofia Intercultural, 2007.

6.
MENEZES, M. M.; ZUCHETTI, D. ; MOURA, E. P. . Aprender-a-aprender e a fazer-aprender: desafios ao trabalho de extensão Universitária. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2006, Rio de Janeiro. VIII ongresso Ibero-Americano de extensão Universitária. Rio de janeiro: Universidade Federal do Rio de janeiro, 2006. v. 2. p. 544-549.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. G. ; ZUCHETTI, D. ; SILVA, D. R. . Fórum Municipal de Economia Solidária: marcas de um percurso. In: III Coloquio Internacional: Economia Social e Solidaria em perspectiva internacional, 2009, São Leopoldo. Resumo das comunicações do II Coloqui Internacional: Economia Social e Solidaria em perspectiva internacional. São Leopoldo: UNISINOS, 2009.

2.
VALLS, Alvaro ; MENEZES, M. M. . Por uma escrita que grita no murmúrio da palavra:encontros possíveis entre Blanchot e Lévinas. In: XIII ANPOF, 2008, Canela. XIII Encontro Nacional de Filosofia. São Leopoldo: UNISINOS, 2008. p. 438-439.

3.
MENEZES, M. M.. A educação no desejo: a linguagem e a Ética em Emmanuel Lévinas. In: 31ª Reunião Anuel da ANPED: constituição brasileira, direitos humanos e educação, 2008, Caxambu. 31ª Reunião Anuel da ANPED: constituição brasileira, direitos humanos e educação. Rio de Janeiro: ANPED, 2008. p. 223-223.

4.
MENEZES, M. M.. O dizer poético:a palavra como encontro em Blanchot e Lévinas. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. Livro de ATAS. Salvador: ANPOF, 2006. v. 1. p. 351-352.

5.
MENEZES, M. M.. Dizer - subjetividade maternal tecida pelo Outro. In: Congresso Internacional de Filosofia Pessoa e Sociedade, perspectivas para o século XXI, 2005, Braga. Pessoa e Sociedade. Braga: Revista Portuguesa de Filsofia, 2005. v. 1. p. 110-110.

6.
MENEZES, M. M.. O Feminino como anúncio de uma ética da hospitalidade. In: X Encontra Nacional de Filosofia- ANPOF, 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: Associação Nacional de Pós-GRaduação em Filosofia, 2002. v. I. p. 34-34.

Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, M. M.; SANTOS, A. I. M. . Saberes Interculturais na educação Infantil:práticas e vivências construtivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENEZES, M. M.. A experiencia poetica como exercicio etico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENEZES, M. M.; NUNES, Mirelle Barcos . Um olhar turístico sobre a comunidade do bairro Restinga com vistas ao turismo de base comunitária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MENEZES, M. M.. NOS INTERSTÍCIOS DA CULTURA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENEZES, M. M.. Nomadismos de saberes: as contribuições dos diálogos interculturais na educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. . A palavra que se tece na experiencia coletiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOURA, E. P. G. ; ZUCHETTI, D. ; MENEZES, M. M. . A Economia Solidaria e a Interculturalidade: uma nova epistemologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOUREIRO, Juliana Alves ; MELLO, Marcelo Noronha ; MENEZES, M. M. . A Incubação como uma metodologia que se recicla. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BETANCOURT, R. F. ; MENEZES, M. M. . Manual de Filosofia Sul-Sul. Marocco: UNESCO, 2014 (Livro).

2.
MENEZES, M. M.. Entre Nós, ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997. (Tradução/Livro).

3.
MENEZES, M. M.. Humanismo do Outro Homem. Petrópolis: Vozes, 1993. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MENEZES, M. M.. Ética e o contemporâneo. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
MENEZES, M. M.; BETANCOURT, R. F. ; BENMAKHLOUF, A. ; DUSSEL, E. ; FOE, N. ; IBANA, R. . Manuel de Philosophie une perspective sud-sud. 2014.

2.
MENEZES, M. M.. Educação Gerontológica Aplicada a Idosos do Vale dos Sinos. 2006.

3.
MENEZES, M. M.. Educação, Trabalho e Solidadriedade. 2006.

4.
MENEZES, M. M.. Midia, identidade e cultura jovem: um estudo sobre o projeto nosso bairro em Pauta. 2006.

5.
MENEZES, M. M.. A leitura como pratica social e suas implicações na formação do sujeito. 2006.

6.
MENEZES, M. M.. Variação linguistica e aquisição como desvio fonológico: questões para inclusão social. 2006.

7.
MENEZES, M. M.. Feira de Iniciação Científica. 2006.

8.
MENEZES, M. M.. Semna Cientifica do UNILASALLE. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, M. M.; SIMIONATO, Margareth Fadaneli . Filosofia e Sociologia: Ensino e questoes contemporaneas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MENEZES, M. M.; ZUCHETTI, D. ; TORALES, Marília . Prâksis - Educação e Meio Ambiente. 2008. (Editoração/Periódico).

3.
MENEZES, M. M.. Prâksis - Educação e Estética. 2007. (Editoração/Periódico).

4.
MENEZES, M. M.. Prâksis - Educação e Inclusão. 2007. (Editoração/Periódico).

5.
MENEZES, M. M.. Prâksis- Educação e Ética. 2006. (Editoração/Periódico).

6.
MENEZES, M. M.. Prâkisis - Educação e Interculturalidade. 2006. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MENEZES, M. M.. As mulheres no cenário atual. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENEZES, M. M.. Participação em banca de Dilson Miguel Rapkiewicz. Nuances de um olhar sobre a escola Karajá na interface de dois horizontes culturais. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
Jayme Paviani; MENEZES, M. M.; André Brayner. Participação em banca de Arlete Maria Francisco. A mulher e o Outro. Gênero, violência, ética e alteridade.. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.

3.
HENNING, Paula Correa; MENEZES, M. M.. Participação em banca de Gisele Ruiz Silva. Inclusão Escolar e Neoliberalismo: marcas contemporâneas na formação docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Educaçao em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
ZUCHETTI, D.; MENEZES, M. M.. Participação em banca de Adréia Lorena Ferraz. A reinserção social dos jovens egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo no municipio de Osorio/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade) - Universidade Feevale.

5.
BENETTI, Geórgia Maria Ferro; MOURA, E. P. G.; MENEZES, M. M.. Participação em banca de Cristiane Noal de Freitas. Uma reflexão sobre o direito a diversidade sexual com ênfase no direito civil. 2011. Dissertação (Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade) - Universidade Feevale.

6.
MENEZES, M. M.; ROSARIO, Nisia Martins do; BERGER, Christa. Participação em banca de Vera Sirlei Martins. Desperta Mulher: cartografia sobre comunicação e engajamento no jornal do Movimento de mulheres camponesas do RS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
MENEZES, M. M.; HENNING, Paula Correa; MARTIN, Alfredo Guillermo. Participação em banca de Bárbara Milene Silveira Machado. O campo de saber da História e da Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
MENEZES, M. M.; DANTAS, Monica. Participação em banca de Jussara Pinheiro de Miranda. Carcaças e gente dentro:politicas publicas culturais e grupos de dança contemporanea em situação de trabalho. 2009. Dissertação (Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade) - Universidade Feevale.

9.
MENEZES, M. M.. Participação em banca de Marcus Vinícius Diesel de Oliveira. Alteridade e autonomia em Rousseau e Lévinas. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
BERGAMASCHI, M. A.; ARENHALDT, R.; BONIN, I. T.; MENEZES, M. M.. Participação em banca de Michele Barcelos Doebber. Indigenas estudantes nas graduações da UFRGS: movimentos de re-existências. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SEVERINO, A. J.; ROMAO, J. E.; FISCHMANN, R.; PANSARELLI, D.; MENEZES, M. M.. Participação em banca de Giselle Moura Schnorr. A filosofia intercultural de Raúl Fornet-Betancourt: práxis dialogica e reaprendizagem do pensar. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
MENEZES, M. M.; REIS, C. N.. Participação em banca de Soledad Bech Gaivizzo. O direito do povos indigenas à educação superior na America Latina:concepções, controversias e propostas. 2014. Tese (Doutorado em Pos-Graduaçao em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
MENEZES, M. M.; SILVA, Luciana Ferreira da.. Participação em banca de Luciana Ferreira da Silva. Educaidade: para além da objetivação do educando. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
MENEZES, M. M.; SANTOS, B. S.; STECANELA, N.. Participação em banca de Caroline Becker. Um olhar para as relações na introdução da educação inclusiva no colégio militar de porto alegre: reflexões a partir de Buber. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Educação) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
MENEZES, M. M.. Participação em banca de OLGA LUCÍA REYES RAMÍREZ. EL ESTAR DE LOS NIÑOS Y LAS NIÑAS INDÍGENAS EM LA CIUDAD DE BOGOTÁ: VIVENCIAS FECUNDAS DE LAS OTRAS INFANCIAS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
MENEZES, M. M.; ROSA, R. R.; ARENHALDT, R.; AMARAL, W. R.. Participação em banca de Michele Barcelos Doebber. Indígenas no ensino superior: compreensão da presença a partir das historias que contam. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
MENEZES, M. M.. Participação em banca de OLIVIA PIRES COELHO. AS CRIANÇAS SÃO AS VERDADEIRAS ANARQUISTAS?: CONSTRUINDO APROXIMAÇÕES ENTRE PÓS-COLONIALISMO, INFÂNCIAS E ANARQUISMO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MENEZES, M. M.; FREITAS, C. R.; HERMANN, N. M. A.; VASQUES, C. K.. Participação em banca de Elemar do Amor Divino. Estética, educação especial e a possibilidade de acolhimento da alteridade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
MENEZES, M. M.; TETTAMANZY, A. L.; MAINARDI, E.; BERGAMASCHI, M. A.. Participação em banca de MARIA INES DE FREITAS. EDUCAÇÃO BILINGUE EM ESCOLAS KAINGANG, TERRA INDIGENA GUARITA, RS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
MENEZES, M. M.; GENRO, M. E. H.. Participação em banca de Patricia Oliveira Brito. Indigenas, mulheres, mães universitárias. O estar sendo estudante na UFRGS. 2014.

5.
MENEZES, M. M.; CAMPOS, M. A. T.. Participação em banca de Diziane Reis da Silva. Sociedade de Consumo: consequencias e desafios para a educação brasileira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social) - Universidade Feevale.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENEZES, M. M.; MARTINS, R. L.; KUNZ, M. A.. Participação em banca de Rosane Maria Maitelli. A construção de sentidos discursivos a partir da inscrição do sujeito na linguagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Centro Universitário Feevale.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENEZES, M. M.; COSTA, L. B.. Participação em banca de Liv Ludwig Gonçalves.Água viva:os saberes que se fazem na fluidez do cotidiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MENEZES, M. M.. Participação em banca de Taila Poliana Becker.A produção de verdades nos discursos sobre educação e trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Feevale.

3.
ALMEIDA, J. S.; MENEZES, M. M.. Participação em banca de Jamerson de Souza Almeida.A felicidade em Epicuro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - UNILASALLE.

4.
SOUZA, F. M.; MENEZES, M. M.. Participação em banca de Francisco Moraes de Souza.A Filosofia Americana a partir de nosso contexto histórico e continental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - UNILASALLE.

5.
MENEZES, M. M.; PINHO, M. D.. Participação em banca de Maristela Dalpiaz Pinho.Pressupostos Básicos Fundamentais par uma Filosofia Intercultural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - UNILASALLE.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferencia Regional dos Povos do Sul e Litoral Sul.Educação Superior e os estudantes indígenas. 2017. (Encontro).

2.
Educação Interetnica: experiencias e perspectivas.Interétnico e Interculturalidade na educação. 2017. (Encontro).

3.
II Congreso Internacional Interdisciplinario de Pensamiento Crítico: Pensar América en Diálogo, las 6 tas Jornadas del Pensamiento,. ?Universidade exposta: diálogo intercultural entre um indígena e um não indígena?. 2017. (Congresso).

4.
IV Reunião Técnica da Ação Saberes Indígenas na Escola.Relatório da Ação Saberes Indígenas na Escola Núcleo UFRGS. 2017. (Outra).

5.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO e II ENCONTRO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA AFRICANA: Movimentos Sociais Populares e Libertação. Universidade em dialogo: notas de uma (des)orientação. 2017. (Congresso).

6.
II Seminario Internacional de Filosofia y Teologia.Transformación Intercultural de la enseñaza superior de la filosofia y la teologia desde a diversidade cultural de Abya Yala. 2016. (Seminário).

7.
IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação. LIBERTAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA DE FILOSOFIA A PARTIR DA CONDIÇÃO DA VÍTIMA. 2016. (Congresso).

8.
55 Congresso Internacional de Americanistas. A filosofia latino-americana e intercultural de Rodolfo Kusch no diálogo com uma proposta educacional construida desde os saberes indigenas. 2015. (Congresso).

9.
III CONGRESSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO: ESTÉTICAS E CULTURAS DA LIBERTAÇÃO. INTERCULTURALIDADE. 2015. (Congresso).

10.
Mulher e Filosofia: relações de gênero no pensamento filosófico.A filosofia feminista desde os olhares da filosofia intercultural: uma reflexão entre margens. 2015. (Seminário).

11.
VII Seminário Internacional de Educação Superior: contextos emergentes.Saberes Interculturais na educação infantil:praticas e vivências construtivas. 2015. (Seminário).

12.
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA INTERCULTURAL. PERSPECTIVAD DE TRANSFORNACIÓN O RENOVACIÓN INTERCULTURAL. 2015. (Congresso).

13.
Educação Intercultural Indigena: experiencias em diálogo.Os pressupostos éticos da Interculturalidade. 2014. (Encontro).

14.
II Seminário do PIBID/IPA.Multiculturalidade e Educação. 2014. (Seminário).

15.
Semana Academica do Curso de Pedagogia.Pedagogia Noturno; historico e inquietações. 2014. (Encontro).

16.
VII Seminario Tematico: Direitos Humanos, Sujeitos Historicose s e Libertaçao em Enrique Dussel.Pluralidade de sujeitos em luta por libertaçao em Enrique Dussel. 2014. (Seminário).

17.
2ª Reunião da Unesco, Diálogos Filosóficos Sul-Sul.2ª Reunião da Unesco, Dilogos Filosoficos Sul-Sul. 2013. (Encontro).

18.
I Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertaçao. Ensino da Filosofia e Libertação. 2013. (Congresso).

19.
VI Seminario Transdisciplinar DA UEFS.Os desafios do Intercultural na contemporaneidade. 2013. (Seminário).

20.
X Internationalen Kongress für Interkulturelle Philosophie. Historico sobre a Associação Sulamericana de Filosofia e Teologia Interculturais. 2013. (Congresso).

21.
1ª Reunião da Unesco. Dialogue philosophique Sud-Sud.Les Villes et leurs détournements: pour une éducation qui poétise l'existence et thêatralise la vie. 2012. (Encontro).

22.
XIII Simposio Internacional de Pensamiento Filosófico Latinoamericano.La idea de resistencia popular en contexto historico contemporaneo. 2012. (Simpósio).

23.
XV Encontro nacional ANPOF.A experiencia poetica como exercicio ético. 2012. (Encontro).

24.
III Simposio Internacional Genero, Arte e Memória.Feminismo e Interculturalidade: implicaçoes para pensar a universalidade. 2011. (Simpósio).

25.
V Forum Internacional de Turismo do Iguassu.Um olhar turístico sobre a comunidade do bairro Restinga com vistas ao turismo de base comunitária. 2011. (Outra).

26.
XII Corredor das ideias do Cone Sul. Genero, Cultura e Feminismo. 2011. (Congresso).

27.
XII Corredor das Ideias do Cone Sul. Experiencias Sociais na America Latina. 2011. (Congresso).

28.
33ª Reunião Anual da ANPED:Educação no Brasil, o blanço de uma década.Nomadismos de saberes: as contribuições dos diálogos interculturais na educação. 2010. (Outra).

29.
IX Simposio Sulbrasileiro sobre Ensino de Filosofia.Filosofia e Gênero. 2010. (Simpósio).

30.
XI Corredor de las Ideas del CONOsur: en el bicentenario. El protagonismo de nuestros pueblos.Pensamento Alternativo e Interculturalidade. 2010. (Encontro).

31.
XII Seminário Internacional de Educação: Educação e Tecnologia, significados e tendências na construção do conhecimento.Processos Culturais. 2010. (Seminário).

32.
XII Simposio de Pensamiento LAtinoamericano y Nuevos Talleres Internacionales de Estudios Regionales y Locales II.Interculturalidade na Educação. 2010. (Simpósio).

33.
XIV Seminário Internacional do Programa de Diálogo Norte-Sul. 2010. (Seminário).

34.
XVI Jornada de Ensino de Historia e Educação e IX Seminario de Estudos Historicos: Politicas Públicas e desafios para o ensino de História.O Ensino de de História e as questões de Gênero. 2010. (Seminário).

35.
Café Filosofico.Filosofia Feminista. 2009. (Oficina).

36.
I Congresso Nacional de Economia Solidaria: residuos e reciclagem. A Incubação como uma metodologia que se recicla. 2009. (Congresso).

37.
III Coloquio Internacional: Economia Social e Solidaria em perspectiva internacional.Fórum Municipal de Economia Solidária: marcas e percurso. 2009. (Outra).

38.
I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento.Educação e Interculturalidade. 2009. (Seminário).

39.
Primer Encuentro Latinoamericano de Teologias de la liberacion e Interculturalidad.Feminismo e Interculturalidad. 2009. (Encontro).

40.
X Corredor de las Ideas. A Economia Solidaria e Interculturalidade: uma nova epistemologia. 2009. (Congresso).

41.
X Corredor de Las Ideas. Interculturalidade. 2009. (Congresso).

42.
XII Congresso da Association InternaTionale pour la Recherche interculturalle. A palavra que se tece na experiencia coletiva. 2009. (Congresso).

43.
31ª Reunião Anuel da ANPED: constituição brasileira, direitos humanos e educação.A educação no desejo: a linguagem e a ética em Emmanuel Lévinas. 2008. (Encontro).

44.
Aula Inaugural do curso de Pedagogia.Desafios para uma Educação Humanizadora. 2008. (Encontro).

45.
ENALLI: Lígua e literatura como manifestação de identidade nacional.A obra de Guimarães Rosa sob múltiplos aspectos. 2008. (Encontro).

46.
Fórum Mundial de Educação.Incubadora de Economia Solidária: um campo de aprendizagens. 2008. (Outra).

47.
IV Forum Internacional de Filosofia da Venezuela.Alienação, consumo e comunicação. 2008. (Outra).

48.
Projeto Lentes que falam.O fabuloso destino de Amelie Pulain. 2008. (Oficina).

49.
Semana Acadêmica da Filosofia- Universidade Católica de Pelotas.Ética e Economia. 2008. (Encontro).

50.
XIII ANPOF.Por uma escrita que grita no murmúrio da palavra: encontros possíveis entre Blanchot e Lévinas. 2008. (Encontro).

51.
Estudos de família.Pesquisar: um ato de desejo e invenção. 2007. (Oficina).

52.
II Seminario Internacional Levinas e a Educação. 2007. (Oficina).

53.
II Seminario Internacional LEVINAS e Educação.O tempo da Escrita: Maurice Blanchot e Emmanuel Levinas. 2007. (Seminário).

54.
I Seminário de Economia Solidária: a construção de novos saberes para cultura de autogestão.Oficina sobre Autogestão. 2007. (Seminário).

55.
Semana Academica de Filosofia- IPA.O ensino da Filosofia/ Prática em sala de aula. 2007. (Encontro).

56.
Semana Acadêmica do curso de pedagogia.Debate em torno do filme. 2007. (Oficina).

57.
VII Congresso Internacional de Filosofia Intercultural. Concepciones del ser humano e interculturalidad. Culturas de humanización y reconocimento. 2007. (Congresso).

58.
X Seminário Internacional de educação: educação e curriculo, debates contemporâneos.Currículo e Interculturalidade. 2007. (Seminário).

59.
I Conferencia nacional de Economia Solidaria. 2006. (Outra).

60.
II Congresso Latino-americano de gênero e religião. Epistemologia, Violência e Sexualidade. 2006. (Congresso).

61.
I Seminário Regional de Extensão Feevale.Desenvolvimento Regional Sustentável. 2006. (Seminário).

62.
IX seminário Internacional de Educação: a transversalidade da ética no curriculo.Eixo Ética e práticas de educação. 2006. (Seminário).

63.
IX seminário Internacional de Educação: a transversalidade da ética no curriculo.Ética e Currículo. 2006. (Seminário).

64.
Seminário Internacional Lévinas e a Educação.Educação como acontecimento: o instante em um diálogo entre Foucault e Lévinas. 2006. (Seminário).

65.
XII Encontro nacional de filosofia da anpof.O dizer poético: a palavra como encontro em Blachot e Lévinas. 2006. (Encontro).

66.
Feira de Iniciação Cientifica e salão de extensão.Educação, Trabalho e Solidadriedade. 2005. (Outra).

67.
IV Congresso Internacional de Educação. Relituras do texto de Rosiska - As mulheres no novo milênio. 2005. (Congresso).

68.
Pessoa e Sociedade: perspectivas para o século XXI. Dizer: subjetividade maternal tecida pelo Outro. 2005. (Congresso).

69.
Preparação para o II Congresso Genero e Religião: Epistemologia, sexualidade e Violência.II Congresso de Genero e Religião. 2005. (Oficina).

70.
Simposio sobre Estudos Interculturais.Simposio sobre Estudos Interculturais. 2005. (Simpósio).

71.
VIII Congresso Ibero-americano de extensão universitária. Aprender-a-aprender e a fazer-aprender:desafios ao trabalho de extensão universitária. 2005. (Congresso).

72.
VIII Seminario Internacional de Educação: educação, cultura e trabalho- pssibilidades e desafios da inclusão social.Linguagem, gênero e corpo. 2005. (Seminário).

73.
VIII Seminario Internacional de Educação: educação, cultura e trabalho- pssibilidades e desafios da inclusão social.Comissão científica do Seminário. 2005. (Seminário).

74.
II Simposio internacional: As mulheres e a Filosofia.A linguagem do dizer é feminina. 2003. (Simpósio).

75.
IV Encontro Nacional: Enfoques feministas e o mercosul.A Importância da pergunta: por que as mulheres e a Filosofia. 2003. (Encontro).

76.
Seminário Internacional: a Filosofia Intercultural face aos desafios da Globalização.Um texto no feminino atravessado pela Diferença:uma leitura de Nietzsche através de Derrida. 2003. (Seminário).

77.
II Fórum Social Mundial. 2002. (Oficina).

78.
X Encontro Nacional de Filosofia- ANPOF.O Feminino como anúncio de uma ética da hospitalidade. 2002. (Encontro).

79.
I Simpósio Nacional As mulheres e a Filosofia.Academia e o Ideal feminino. 2001. (Simpósio).

80.
IV Colóquio de Filosofia: A tensão (irre)solúvel entre Ética e Política.A justiça em Emmanuel Lévinas. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENEZES, M. M.; DORNELES, L. C. ; SILVA . II Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação. 2014. (Congresso).

2.
MENEZES, M. M.; PIRES, Cecilia . XII Corredor das Ideias do Cone Sul. 2011. (Congresso).

3.
MENEZES, M. M.; ZUCHETTI, D. ; MOURA, E. P. . I Seminário de Economia Solidária: a construção de novos saberes para a cultura de autogestão. 2007. (Outro).

4.
MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. . II Seminário Internacional de Estudos Interculturais: a educação como via para uma prática intercultural. 2006. (Outro).

5.
MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; ZUCHETTI, D. . Economia Solidária como estratégia para o desenvolvimento Local. 2006. (Outro).

6.
MENEZES, M. M.; MOURA, E. P. ; Nadja Hermann ; ZUCHETTI, D. . IX Seminário Internacional de Educação Feevale: A transversalidade da Ética no currículo. 2006. (Congresso).

7.
MENEZES, M. M.. II Simpósio de Estudos Interculturais. 2005. (Outro).

8.
MENEZES, M. M.; SILVA . I Simpósio de Estudos Interculturais. 2005. (Outro).

9.
MENEZES, M. M.; ZUCHETTI, D. ; MOURA, E. P. . VIII Seminário Internacional de Educação: Educação, cultura e trabalho- possibilidades e desafios da inclusão social. 2005. (Outro).

10.
MENEZES, M. M.. IV Encontro Nacional da Rede Brasileira de estudos e pesquisas Feministas/ I Encontro Internacional da REDEFEM. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANA LUCIA CASTRO BRUM. Memorias de vida: a historia indigena kaingang. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Ana Isabel Melo dos Santos. Saberes Interculturais na educação Infantil:práticas e vivências construtivas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
MATEUS DA SILVA PEREIRA. O intelectual indigena e o projeto de extensão Saberes Indigenas na Escola. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Dilson Miguel Rapkiewicz. Entre ser e estar: o horizonte cultural dos kaiowa. Início: 2014. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
LUCAS LAITANO VALENTE. A transformação intercultural do ensino jurídico: o Direito em diálogo a partir da educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

2.
DORVALINO CARDOSO. Kanhgág Jykre Kar: a filosofia e educação kanhagág e a orialidade: uma abertura de caminhosa escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

3.
María del Carmen Acuña Rodríguez. En la ruta del arco iris: vivencias de personas LGTBI de la Universidad de Costa Rica dentro del mundo universitario. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

4.
Leonardo Castro Dorneles. MÚSICA M?BYÁ-GUARANI: A ÉTICA A PARTIR DOS DIÁLOGOS INTERCULTURAIS. 2010. Dissertação (Mestrado em Processos e Manifestações Culturais) - Universidade Feevale, . Coorientador: Magali Mendes de Menezes.

5.
Mirelle Barcos Nunes. Turismo de Base Comunitária: o olhar de uma comunidade sobre seus processos e manifestações culturais. 2010. Dissertação (Mestrado em Processos e Manifestações Culturais) - Universidade Feevale, . Coorientador: Magali Mendes de Menezes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Luisa Pereira de Oliveira. O Reconhecimento de direitos por mulheres negras beneficiarias do Programa Bolsa Familia. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Ética e Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

2.
Roselaine Dias da Silva. A constituição do sujeito poitico lésbica nas Marchas Lésbica e na Jornada Lésbica Feminista no RS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Ética e Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

3.
Sandro Ouriques Cardoso. Manifestações de na perspectiva dos direitos culturaisarte enquanto formas de resistencia. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Ética e Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

4.
Mireila de Souza Menezes. Uma leitura psicopegagógica sobre a dança de salão. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em psicopedagogia) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

5.
Rosana Kunst. Concepções de humano e natureza em uma perspectiva crítica de Educação Socioambiental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Socioambiental) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

6.
Jose Luis Weiss Gonçalves. Educação Socioambiental e o Ensino de História: uma construção necessária. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Socioambiental) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

7.
José Ricardo Emerim Zanella. Gênero e Ética. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Débora Balzan da Silva. Diálogo intercultural: a ciência moderna e a ciência tradicional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

2.
Maide Catarina Molter. Pareceres Descritivos: o que é possível dizer sobre a infância. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

3.
Valter Marciano dos Santos. Educação Popular: a educação no campo e para o campo como uma ação pedagógica humanizadora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

4.
Caroline Rodrigues Harff. A dança de salão como possibilidade de qualificação das relações interpessoais no trabalho e na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

5.
Maria Goreti Rech Völz. Reconstituindo ompassado para pensar o futuro: uma experiencia de educação não-escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

6.
DIZIANE REIS DA SILVA. CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA: mapeamento das ações de educação ambiental no município de Jaquirana/RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

7.
Kátia B. B. Schaad. Educação e Filosofia: momentos de uma relação dificil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

8.
Aline Juliana Nunes Monteiro. Sujeito: sua constituição através dos discursos produzidos pela escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

9.
Vanessa Salete Maria Quilim. Os discursos dos dispositivos do estado nas políticas de Inclusão na rede regular de ensino: a alteridade como anormalidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

10.
Renata Moutinho. A importância das representações na constituição de crianças e adolescentes moradores de uma casa abrigo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

11.
Maristela Dalpiaz Pinho. Pressupostos básicos fundamentais para uma filosofia intercultural a partir da perspectiva de raul Fornet-Betancourt. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

12.
Francisco Moraes de Souza. A Filosofia Americana a partir de nosso contexto histórico e continental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

13.
Maristela de Godoy. Identidade e Alteridade em Emmanuel Lévinas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

Iniciação científica
1.
DAIANA ELISE BUSS. Saberes indígenas Como as crianças Kanhgãg vivem a interculturalidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

2.
DAIANA ELISE BUSS. Ser criança: os Saberes Indígenas e uma proposta de educação intercultural. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

3.
Cristiane Celestina Michel. O tempo no pensamento de Jean Piaget. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

4.
Suliane Sá. Um olhar obre a condição de ser outro a partir da análise da corporeidade. 2007. Iniciação Científica - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

5.
Suliane Sá. Um olhar obre a condição de ser outro a partir da análise da corporeidade. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

6.
Suliane Sá. Um olhar obre a condição de ser outro a partir da análise da corporeidade. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Feevale. Orientador: Magali Mendes de Menezes.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Isabel Melo dos Santos. Leis 10.639 e 11.645- Realidades vividas no contexto da Educação Infantil. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Magali Mendes de Menezes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Realizei um Doutorado/Sandwiche na Université de Toulouse- Le Mirail de janeiro à agosto de 2004 com bolsa de estudos da CAPES.
Participação no Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividades e Politicas de Formação, coordenado pelo Profº Marcos Villela Pereira (PUCRS).
Faço parte do Comitê Fundador da Escola Internacional de Filosofia Intercultural, localizada em Barcelona, Espanha.



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