Alexandre Tadeu dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8783109007334551
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


possui graduação em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) , mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, video, ficção e programação de tv. Sua área de interesse de pesquisa concentra-se na produção audiovisual publicitária e na ficção televisual em suas diferentes manifestações: telenovela, séries, seriados e, mais recentemente, no casamento da televisão com a internet, um importante fenômeno comunicacional que possibilita novas experiências e configurações narrativas: as webséries , as narrativas transmidiáticas e as narrativas complexas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Tadeu dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Alexandre Tadeu.;DOS SANTOS, ALEXANDRE TADEU

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação.
Campus Samambaia
Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211335
Fax: (62) 35211133
URL da Homepage: http://www.fic.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Escola de comunicações e Artes - USP, USP, Brasil.
Título: Ficção e antificção na telenovela brasileira: a hibridação do formato e a aproximação com o gênero docudrama., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Profª Drª Maria Immacolata Vassallo de Lopes.
Palavras-chave: telenovela; docudrama; hibridação; fait divers; antificção.
2001 - 2003
Mestrado em Comunicação e Linguagens.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Entretenimento e novela: ontem e hoje.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Lucrécia D`Alessio Ferrara.
Palavras-chave: folhetim; telenovela; desconstrução.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2000 - 2001
Especialização em Comunicação e Tecnologias na Educação. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 2000
Aperfeiçoamento em Capacitação de tutores na educação a distância. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Aperfeiçoamento para capacitação de tutores na modalidade educação a distância. Ano de finalização: 2000.
1992 - 1995
Graduação em Rádio e Televisão.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de docência no ensino superior. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Novas Sensibilidades: entre urbanias e cidadanias". (Carga horária: 5h).
Escola de comunicações e Artes - USP, USP, Brasil.
2006 - 2006
Seminários de preparação pedagógica. (Carga horária: 13h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2004
Formação de avaliadores da educação tecnológica. (Carga horária: 100h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2000 - 2000
Especialização em Adobe Premiere/after effects. (Carga horária: 30h).
Ad Video Tech, AD VIDEO TECH, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Produção, roteiro e sonoplastia. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1992 - 1992
Por trás das câmeras. (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional- Bauru- SP, OFICINA CULTURAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - nível Mestrado da Faculdade de Informação e Comunicação.

Atividades

10/2011 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Imagem I, Produção Audiovisual I e Produção Audiovisual II

Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Teoria da Comunicação. Produção Publicitária em TV I e Produção Publicitária em TV II e III. Projeto Experimental.

Atividades

02/2003 - 07/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação, Produção Publicitária em TV, Comunicação Comparada, Projeto Experimentall

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor e Assessor da Coordenação, Carga horária: 40
Outras informações
Assessor da coordenação de curso de Rádio, televisão e Multimídia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Atividades

11/2003 - 12/2005
Ensino, Comunicação publicitária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Produção Audiovisual
03/2000 - 01/2004
Ensino, Rádio e Tv, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Produção Digital I
Edição em TV
Pesquisa de audiência e estudos de programação
Prática Laboratorial em TV
Roteirização audiovisual
Tecnologia em Rádio e TV

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de laboratório audiovisual, Carga horária: 40
Outras informações
Funcionário concursado e contratado em regime jurídico único.


Central Nacional de Televisão, CNT, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator/produtor, Carga horária: 44
Outras informações
Funcionário contratatado, tendo prestado serviço no departamento de telenovelas e Produção visual (Vinhetas de TV).



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Tradições, Transformações e Perspectivas da Televisão na era da Cultura da Convergência.
Descrição: Descrição: A presente investigação pretende desenvolver um olhar mais atento ao processo de transição nas formas de produção televisiva em curso, a partir da contemplação de três variáveis de pesquisa: a Pós-televisão, transmídia storytelling e as séries americanas. Para tanto , propomos a problematização da pesquisa nos seguintes termos: Em que medida as experiências narrativas transmidiáticas das séries de televisão contribuem para a construção de uma nova etapa do veículo que está sendo chamada de Pós-TV?. Nossa principal inquietação parte da presmissa que a linguagem da TV vem apresentando novas perspectivas e possibilidades de produção em diálogo com a rede das redes: a intenet. A metodologia adotada para a reflexão foi o tensionamento de autores que tradicionalmente investigam o audiovisual como (JENKINS; LACALLE; MACHADO)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alexandre Tadeu dos Santos - Coordenador / Adriana Pierre Coca - Integrante.
2013 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS EM NARRATVAS E ENTRETENIMENTO (GENE) - PROJETO NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS - CINEMA, ENTRETENIMENTO E TECNOLOGIA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Narrativas contemporâneas - cinema, entretenimento e transmídias
Descrição: A pesquisa procura estudar as narrativas contemporâneas e suas interfaces tecnológicas a partir de uma investigação sobre narrativas que atravessam diversas mídias (rádio, cinema, TV, vídeo, videogame) formando ricos universos temáticos. A pesquisa se desenvolverá em dois eixos. No primeiro eixo será tratada a atualização do melodrama no cinema, a partir da análise fílmica de obras contemporâneas procurando identificar os motivos pelos quais o gênero se atualiza e mantém seu vigor como forma narrativa que mobiliza uma vasta audiência em todo o mundo. No segundo eixo será trabalhado o modo como os diversos gêneros literários constituem possíveis modelos narrativos transmidiáticos a partir de um mesmo universo temático, focando especialmente o âmbito do entretenimento. Nesta perspectiva os gêneros narrativos serão analisados no contexto de uma teoria do jogo enquanto estrutura cultural fundamental e suas relações com as diferentes mudanças tecnológicas dos meios de comunicação. Ao seu final, a pesquisa pretende gerar um conjunto de reflexões que poderá ser utilizado para formar e qualificar o olhar do público sobre produtos midiáticos diversos; bem como fornecer textos e modelos que poderão subsidiar a produção de narrativas em diferentes mídias e aprofundar as possibilidade de diálogo com a inovação tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Alexandre Tadeu dos Santos - Integrante / Daniel Christino - Coordenador / Lisandro Magalhães Nogueira - Integrante.
2002 - Atual
Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem
Descrição: O Núcleo de Pesquisas em Teoria da Imagem (NPTI) vem aceitando o desafio de pesquisar e produzir conhecimento científico na área de estudos de Teoria da Imagem, visando a compreensão de um universo hoje cada vez mais amplo da Comunicação Social. O NPTI através de suas linhas de pesquisa instrumentaliza o debate e a produção do audiovisual, com trabalhos que possibilitam uma compreensão das novas tecnologias no campo da imagem fixa (fotográfica) e também da imagem em movimento (eletrônica e cinematográfica), bem como repensa o espaço da imagem de síntese. Através da linha de pesquisa "O debate ambiental na Comunicação", o NPTI tem ainda parceria com o NUPEAT/IESA/UFG, estimulando o debate transdisciplinar comprometido com a interação de conhecimentos e sintonizado com os fenômenos socioambientais e culturais de nosso tempo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Alexandre Tadeu dos Santos - Coordenador / Lara Lima Satler - Integrante / Ana Rita Vidica Fernandes - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
INOVA - Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Transmídias
Descrição: Transmídia: conceituação e perspectivas de investigação. Contextos da era digital. Expansão das possibilidades de construções narrativas. Novas tecnologias. Pesquisa: Convergência, cultura participativa, inteligência coletiva, Transmidia Storytelling. Produção de conteúdos audiovisuais transmídias para o Telelab e possíveis produções para TV UFG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Alexandre Tadeu dos Santos - Coordenador / Magno Luiz Medeiros da Silva - Integrante / André Roberto Custódio Neves - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN
2018 - Atual
Periódico: PANORAMA
2016 - Atual
Periódico: DITO EFEITO
2017 - Atual
Periódico: REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE)
2015 - Atual
Periódico: COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO (UFG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Radiodifusão.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2018
1 Lugar - Publicidade e Propaganda - Filme Publicitário - Coca Cola: A escolha., Expocom Regional Centro-Oeste.
2013
1 Lugar - Transcinema: a hibridização a favor da experiência social, Expocom.
2005
3º lugar - Filme publicitário - 96 rádio Rock, Expocom.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.2018SANTOS, Alexandre Tadeu.; PEREIRA, S. E. M. . O Spin-off como recurso de Narrativa Transmidiática na Telenovela Brasileira. PANORAMA, v. 8, p. 26-30, 2018.

2.
COCA, ADRIANA PIERRE2017COCA, ADRIANA PIERRE ; DE ALMEIDA, GUILHERME FUMEO ; DOS SANTOS, ALEXANDRE TADEU . Alegoria, Simbolismos e Terceiro Sentido entre os Mecanismos de Representação da Realidade na minissérie Suburbia. COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO (UFG), v. 20, p. 4-17, 2017.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.;DOS SANTOS, ALEXANDRE TADEU2010SANTOS, Alexandre Tadeu.. Docudrama na telenovela: qualquer semelhança com fatos e pessoas reais é mera coincidência?. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino, v. 1, p. 1, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO JUNIOR, E. V. (Org.) . Século XXI: A Publicidade sem Fronteiras?. 1. ed. Goiânia: Gráfica UFG, 2016. 282p .

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Afinal, o que é docudrama? Um estudo do gênero a partir da telenovela brasileira. 201. ed. São Paulo: Annablume, 2013. v. 1. 244p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Publicidade Intertextual entre Televisão e Cinema: Experiências em Sala de Aula.. In: Ana Rita Vidica, Janaína Jordão. (Org.). Século XXI: A Publicidade sem Fronteiras. 1ed.Goiânia: Cegraf - UFG, 2018, v. 4, p. 17-31.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SIQUEIRA FILHO, L. C. ; NASCIMENTO, V. G. . O Grotesco como elemento narrativo: a manifestação da estética grotesca nas séries de TV contemporâneas. [e-book]. In: Fernanda Castilho; Ligia Prezia Lemos. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas [e-book]. 1ed.Alumínio - SP: Jogo de Palavras, 2018, v. 1, p. 107-120.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SIQUEIRA FILHO, L. C. ; NASCIMENTO, V. G. . O Grotesco como elemento narrativo: a manifestação da estética grotesca nas séries de TV contemporâneas. In: Fernanda Castilho; Ligia Prezia Lemos. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed.Alumínio - SP: Jogo de Palavras, 2018, v. 1, p. 107-120.

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; COCA, A. P. . As fronteiras da publicidade televisual na Era da Conexão sob os pressupostos da Semiótica da Cultura. In: SANTOS, Alexandre TAdeu dos; MACHADO Jr, Eliseu Vieira.. (Org.). Século XXI: A Publicidade sem Fronteiras?. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2016, v. 3, p. 185-215.

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Dos reclames às novas mídias: o YouTube como canal de exibição e distribuição de campanhas audiovisuais publicitárias. In: Maria Luisa Mendonça; Marina Roriz. (Org.). Século XXI: A Publicidade sem Fronteiras?. 1ed.GOIANIA: Cegraf, 2014, v. 2, p. 101-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Entre repetições e Inovações - Novas formas de criar e narrar ficção seriada para a televisão.. Transmídias, Goiânia, p. 09 - 14, 18 out. 2012.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Qualquer semelhança é mera coincidência?. Gazeta do povo, Curitiba - PR, p. 003, 31 jan. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; PEREIRA, S. E. M. . O uso do Spin-off e do Crossover como recurso narrativo na Ficção Seriada Televisiva. In: 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2018, Joinville - SC. Desigualdades, gênero e Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. v. 1. p. 1-14.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MORAES, L. P. . Neochanchada: Caminhos para a Construção de uma Comédia à Brasileira. In: 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2018, Joinville - SC. Desigualdades, Gêneros e Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. v. 1. p. 1-14.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; PEREIRA, S. E. M. . O Spin-off como recurso de Narrativa Transmidática na Telenovela Totalmente Demais.. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação Na região Centro-Oeste- Intercom, 2018, Campo Grande. XX Congresso Intercom Centro-Oeste. São Paulo: Intercom, 2018. v. 1. p. 1-15.

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SIQUEIRA FILHO, L. C. . Dramaturgia seriada contemporânea: Aspectos culturais do uso de personagens anti-heróicos nas séries de TV;. In: Semic, 2017, Goiânia. IX Seminário de Mídia e Cultura - Semic - PPGCOM - UFG - Goiânia, 2017.

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; COSTA, B. R. A. . O Poder das Imagens: Análise da Vinheta de Abertura da Série Stranger Things. In: 40 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2017, Curitiba. Comunicação. Memórias e Historicidades.. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-13.

6.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SIQUEIRA FILHO, L. C. ; NASCIMENTO, V. G. . O Grotesco como elemento narrativo: a manifestação da estética grotesca nas séries de TV contemporâneas. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2017, Curitiba. Comunicação, Memórias e Historicidades.. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-15.

7.
COCA, A. P. ; SANTOS, Alexandre Tadeu. . Los límites de la publicidad audiovisual en la era de conexión. In: V Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine Y Audiovisuisual, 2016, Buenos Aires. Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas. Buenos Aires, 2016. p. 1469-1481.

8.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; COCA, A. P. . Formatos de Ficção Seriada Televisual: Tradições e Perspectivas. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2014, Foz do Iguaçu - PR. Intercom. São Paulo: Intercom, 2014. v. 1. p. 1-15.

9.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; ALVES, L. . A REGIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FICÇÃO TELEVISIVA PARANAENSE: PROPOSTAS E DESAFIOS DO PROGRAMA CASOS E CAUSOS. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. INtercom. São Paulo: Intercom, 2011. v. 1. p. 1-15.

10.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Proposta de leitura de docudramas: Uma análise do quadro. In: INTERCOM, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

11.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. O docudrama na telenovela: qualquer semelhança com fatos e pessoas reais terá sido mera coincidência?. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Mídia, Ecologia e Sociedade, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; BOLENTINE, M. F. ; MORAES, J. P. T. ; COELHO, W. S. ; BARCELOS, M. K. S. . Coca-cola: a escolha.. In: 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2018, Joinville - SC. Desigualdades, gênero e Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

Artigos aceitos para publicação
1.
COCA, A. P. ; SANTOS, Alexandre Tadeu. . Las fronteras de la publicidad televisada en la era de conexión. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. O uso do Spin-off e do Crossover como recurso narrativo na Ficção Seriada Televisiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MORAES, L. P. . Neochanchada: Caminhos para a Construção de uma Comédia à Brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; PEREIRA, S. E. M. . O Spin-off como recurso de Narrativa Transmidática na Telenovela Totalmente Demais.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; COCA, A. P. . Formatos de Ficção Seriada Televisual: Tradições e Perspectiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Proposta de leitura de docudramas: Uma análise do quadro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. O Docudrama na telenovela: qualquer semelhança com fatos e pessoas reais terá sido mera coincidência?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. As Fronteiras entre a ficção e não ficção na televisão brasileira: A questão do. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, M. I. V. ; SANTOS, Alexandre Tadeu. ; FREIRE, D. O. ; MUNGIOLI, M. C. P. . Brasil - No limiar de novos rumos in: A ficção televisiva em países ibero-americanos: narrativas, formatos e publicidade. Rio de Janeiro: Globo, 2009 (Equipe OBITEL - Brasil - observatório iberoamericano de ficção televisiva.).

2.
LOPES, M. I. V. ; SANTOS, Alexandre Tadeu. ; NICOLOSI, A. P. ; MOGADOURO, C. A. ; FREIRE, D. O. . Brasil - Panoramas ficcionais diante do novo, em busca do novo in: Mercados Globais, histórias nacionais.. Rio de Janeiro: Globo, 2008 (Equipe OBITEL- Brasil.).

3.
LOPES, M. I. V. ; SANTOS, Alexandre Tadeu. ; NICOLOSI, A. P. ; MOGADOURO, C. A. . Brasil: cada vez mas realidad en la ficción in: Culturas Y mercados de la ficción televisiva en Iberoamérica.. Barcelona: Gedisa, 2007 (Equipe OBITEL - Brasil - observatório iberoamericano de ficção televisiva.).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Avaliação de artigo - Chasqui Revista Latinoamericana de Comunicación. 2018.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Avaliação de artigo - Revista Panorama PUC Goiás.. 2018.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Avaliação de artigo - Revista Comunicação Midiática - Unesp. 2017.

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Avaliação de artigo - Revista Dito Efeito - UTFPR. 2017.

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Avaliação de artigos do gt: Narrativas, Entretenimento e Tecnologia do VIII Seminário de Mídia e Cultura - Semic. 2016.

6.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Avaliação de artigos do GT Ficção Seriada - Intercom. 2016.

7.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Avaliação de artigo - Revista Comunicação & Informação - UFG. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Produção programa Noite de Gala com apresentação de Aguinaldo Rayol. 1998. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Redação de chamadas de telenovelas mexicanas. 1997. (Programa de rádio ou TV/Outra).

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Programa "190 Urgente" - Apresentação: Ratinho. 1996. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Stecz, Solange Straube . Roteiro para obras audiovisuais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Criação e Produção Audivisual Publicitária. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Criação e Produção Audiovisual Publicitária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. 10 festival de inverno da UFPR. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Introdução à televisão:técnicas de produção e edição em vídeo. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Ribeiro, Henrique. . "Quem faz o bem, recebe o bem". 2007.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. CAV - Centro de Ação Voluntária. 2004.

Demais trabalhos
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Sigwalt, Ricardo. ; Ribeiro, Henrique. . VI Olimpíada HSBC de Educação. 2007 (Produção de vídeo.) .

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Sigwalt, Ricardo. ; Ribeiro, Henrique. . V Olimpíada HSBC de Educação. 2006 (Produção de vídeo) .

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Sigwalt, Ricardo. . IV Olimpíada HSBC de Educação. 2005 (Produção de vídeo) .

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; STAVITZKI, D. A. . III Olimpíada HSBC de Educação. 2004 (Produção de Vídeo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, V. C. P.; SANTOS, Alexandre Tadeu.; BORGES, R. M. R.. Participação em banca de Juara Castro da Conceição. Verdades Secretas no twitter: hashtags e memória coletiva acerca da narrativa ficional na internet. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MARTINS, P. G. P. C.; OLIVEIRA, R. C.; GOMES, S. H. A.. Participação em banca de Victor Vinícius do Carmo. Roteiros de cinema bo Brasil: estruturas e formas na escrita das décadas de 1920 e 1930. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SILVA, M. L. M.; MARTINS, A. F.. Participação em banca de André Almeida Nunes. Entre a Cidadania e o consumo: o humor na publicidade televisiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SANTOS, G. F. C.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Luiz Carlos Siqueira Filho. Say my name : Tradição e Ruptura na Construção de Narrativas Seriadas Televisivas na Contemporaneidade.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; BORGES, R. M. R.; SILVA, V. C. P.. Participação em banca de Bruna Rafaella Almeida da Costa. O Àudio 3D e a Construção Narrativa Seriada na Web: Uma Análise sobre Imersão Sonora a Partir da Série Stranger Things. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; FERNANDES, A. R. V.; MORAES, A. T.. Participação em banca de Ana Paula Mendes Alcanfôr Nascimento Magalhães. Cinema e Territorialidade: A Produção do FAvera 2017 como Promotora da Cidadania entre Estudantes de Escolas Públicas do Conjunto Vera Cruz. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; BORGES, R. M. R.; COSTA, A. P. S. L.. Participação em banca de Juara Castro da Conceição. As hashtags e a memória coletiva acerca da narrativa ficcional na internet: Um estudo analítico sobre Verdades Secretas no Twitter. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; GOMES, S. H. A.; MARTINS, P. G. P. C.. Participação em banca de Victor Vinícius do Carmo. Em busca da independência: os modos de existir dos roteiros cinematográficos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; CHRISTINO, D.; BERBET JUNIOR, C. O.. Participação em banca de Frederico Duarte Pires de Sousa. O Problema da Comunicação transmidiática: Uma hermenêutica evolutiva das relações entre técnica e comunicação.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

7.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SILVA, M. L. M.. Participação em banca de André Almeida Nunes. O Processo de construção da comunicação publicitária por meio do humor. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

8.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; CHRISTINO, D.; NOGUEIRA, L. M.. Participação em banca de Pollyana Reis Barros de Queiroz. O Jornalismo que constrói heróis: uma análise das narrativas jornalísticas sobre Ayrton Senna.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

9.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SILVA, S. R.; LARANJEIRA, A.. Participação em banca de Patrícia Regina Wypych. A propaganda mediada pelos próprios usuários dentro de fóruns virtuais: caso carros na web e Fiat Clube. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; CHRISTINO, D.; SATLER, L. L.. Participação em banca de Gabriel Pavetits Machado de Araújo.Dr. Fantástico: Ou como comecei a entender a guerra fria pela análise fílmica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; BORGES, R. M. R.; CARVALHO, L. E. S.. Participação em banca de Johan Pedro Pires.Relatório do Projeto experimental - Documentário Diálogos do silêncio: o curso de Jornalismo e suas origens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Luiz Carlos Siqueira Filho.Say my name: o anti-herói e a construção de narrativas complexas na tv contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SATLER, L. L.. Participação em banca de Rodrigo Charu Rabelo.A construção de heróis no futebol: três histórias, uma jornada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Letícia S. Côrtes. Participação em banca de Ícaro T. Belizaqua; Marcos P. E, Ferreira e Tayná. M. Novaes.Gênero é Livre: Recriação da Campanha Publicitária Um Brinde a vida real da marca Smiinorff destacando o binarismo de gênero,. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; BUENO, M. G. B.. Participação em banca de Kenji de Araújo Takashi.Paredes Destruídas - Experimento Audiovisual a Partir de uma Narrativa Híbrida.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

7.
RIBEIRO, R. P.; SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Débora Barros Nazareno.Curtir, compartilhar, Comprar - O Consumidor multitelas e o novo marketing. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

8.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SILVA, M. L. M.. Participação em banca de Isabella Caixeta Moreira e Raissa Nascimento Nogueira.Culto ao corpo e entrega ao consumo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

9.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; CHRISTINO, D.. Participação em banca de Jéssica Santana.The Walking Dead e a narrativa transmidiática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

10.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SATLER, L. L.. Participação em banca de Lucas Pinheiro M. Carvalho.imaginations from the other side - a linguagem visual das capas de álbuns de Powermetal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

11.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SATLER, L. L.. Participação em banca de Aghata Bezerra de Oliveira.Documentário Experimental: reflexões sobre uma nova proposta de elaboração documentária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

12.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Marcelle de Cerjat Duarte.A desconstrução do belo na publicidade de TV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

13.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Rafael Vasconcellos Pissetti.A percepção do público feminino sobre a presença da mulher nos anúncios de cerveja. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

14.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Eduardo Gomes Figueira.Mídias Alternativas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

15.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Tacianne Nicole Young.O Brasil que todo mundo usa: a análise dos elementos da identidade nacional utilizados em anúncios da marca Havaianas pós-1964. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

16.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Ricardo Costa Natal Boni et al.Análise da narrativa oral dos contos e causos dos caminhoneiro como forma de interação em um grupo social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

17.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de ÁLVARO FERNANDES DIAS FILHO et al.A representação da família nos comerciais de TV registrados no Clube de Criação do Paraná de 2003 a 2008, no ambiente doméstico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

18.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Baggio, Eduardo.. Participação em banca de Elisângela rezende e Fabiola Amaral..Análise fílmica de Ladrões de Sabonete: intertextualidade da arte cinematográfica e a publicidade como crítica social.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

19.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Czajkowski, Sérgio.. Participação em banca de Alessandro Santos, Thiago Rossi entre outros..O consumidor e suas exigências na decisão de compra dos produtos Honda a partir da percepção da imagem da marca Honda Niponsul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

20.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.. Participação em banca de Eliza Flissak, Felipe Garcia e outros..Planejamento de Comunicação. Harley Davidson Curitiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

21.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.. Participação em banca de Barbara Bergerson, Felipe Costa e outros..Planejamento de Comunicação: O Boticário.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

22.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MENEZES, S.. Participação em banca de alessandro Santos, Thiago Rossi e outros..Planejamento de comunicação: Honda Niponsul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

23.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Sade, Thaísa.. Participação em banca de Dauane Lima Roberta Lobo, Ticiana Oliveira.Planejamento de Comunicação: Shoping Palladium. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

24.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Sade, Thaísa.. Participação em banca de Cleverson Benatto, Michele Koch e outros..Planejamento de Comunicação: Restaurante Madalosso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

25.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Baggio, Eduardo.. Participação em banca de Alexandre Nasser, Gustavo Oliveira, Nicole Ribeiro e outros..A Publicidade e a supervalorização da vaidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

26.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Baggio, Eduardo.. Participação em banca de Juliana Lago, Ricardo Sigwalt, Danielle Paz e outros..A transposição da linguagem literária para a linguagem cinematográfica tomando como objeto de estudo o filme Lavoura Arcaica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

27.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Andressa Cristina Pereira e outros..Planejamento de Comunicação Concrebrás S/A.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

28.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Chaves, Cora. Participação em banca de Lilia Rossana Barbosa de Andrade e outros..Planejamento de comunicação GVT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

29.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MENEZES, S.. Participação em banca de Priscila Borges, Manoela Kuchnir e outros.Planejamento de comunicação Capoani. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

30.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MENEZES, S.. Participação em banca de Ana Victoria Garofani, Jairo Petri e outros.Planejamento de comunicação Nutry. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

31.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; LACERDA, E. N. V.. Participação em banca de Fábio Te Vaaarwek Duarte e outros..A Construção do inimigo na publicidade. análise de campanhas radiofônicas.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

32.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Baggio, Eduardo.. Participação em banca de Jerusa Ribas Glowacki e outros..Análise da imagem de campanhas de natal do HSBC, 2005.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

33.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; LACERDA, E. N. V.. Participação em banca de Juliana Oligurski Wishiniewski.O uso de testemunhal na publicidade contemporânea como recursos persuasivo: um estudo sobre a comunicação da academia Gustavo Borges ? natação e fitness.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

34.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; KLAMMER, C. R.. Participação em banca de Maurício amarente Teixeira de Freitas.O impacto das ações da SPVS nas mulheres da comunidade do Limoeiro no município de Guaraqueçaba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

35.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Felipe Follador dos Santos e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Shoping Crystal Plaza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

36.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Ana Cristina Garcia de Camargo e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Rádio Clube Paranaense. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

37.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Michel Alessandro da Cunha e outros alunos.Planejamento de comunicação: Grupo Positivo - Colégio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

38.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Fernanda Padovan Maranho e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Festival de Teatro de Curitiba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

39.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Diogo Melnick e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Hiper Muffato. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

40.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Sílvia Liberato Vieira e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Expoente Informática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

41.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Rafael Alexandre Rocha e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Fundação Criança Renal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

42.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Rosemary Franklin de Poli e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Adubos Boutin ltda.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

43.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Ricardo Luhn Pisani e outros alunos.Planejamento de Comunicaçãp: Waikiki Surf Wear. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

44.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Kelen Yumi Azuma e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Café Alvorada. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

45.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Maurício Amarante Teixeira de Freitas e outros alunos.Planejamento de Comunicação: SPVS ? Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

46.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Fernado Locatelli e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Ronconi Sapazio de Soni. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

47.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Bruno Rebelo Damiani e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Rádio Transamérica Pop. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

48.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Letícia Dall?Stella e outros alunos.Planejamento de Comunicação: park Shopping Barigui. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

49.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Mariana Bueno Maciel Arantes e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Ouro Fino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

50.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Juliana Oligurski Wishiniewski e outros alunos.Planejamento de Comunicação: A cademia Gustavo Borges. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

51.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; MENEZES, S.. Participação em banca de Fabio Odia Meneghati e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Mega Cyber Center (Lan House). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

52.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Participação em banca de Amer Eduardo Soneh e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Tampico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

53.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; FERRAZ, L.; WERZBITZKI, J. J.; MACHADO, C. M.. Participação em banca de Fernanda Tenfen Soares e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Sicredi. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

54.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Carolina Xavier Kuss e outros alunos.Planejmaneto de comunicação: Econorte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

55.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Flávia Slaviero Leal e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Irmãos Thá. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

56.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de André Thiago Losso e outros alunos.Planejamento de Comunicação: festival de cinema de Curitiba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

57.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Adroaldo Fiori Gomes e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Colégios Adventistas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

58.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Lisiani Goulart Serea e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Gazeta do Povo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

59.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Ana Laura Tiepolo e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Livrarias Curitiba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

60.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Renata Cristina Peterlini e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Shopping Estação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

61.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Halina Paganelli Silva e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Tintas Dacar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

62.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Carlos Eduardo Ianik Strasbach e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Shopping Curitiba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

63.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Fabio Vollrath Oliva e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Centro Europeu. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

64.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de João Bruno Werzbitzki e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Cozinhas Lugano. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.

65.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; MACHADO, C. M.; WERZBITZKI, J. J.; FERRAZ, L.. Participação em banca de Wendy Bryan Ferst e outros alunos.Planejamento de Comunicação: Concessionária Le Lac Le Parc. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; PENNINGTON, D. R. L.; BULCAO, A.. concurso público para docente efetivo na área de audiovisual, linguagem, roteirização e produção em áudio na UNB - Brasília -DF. Edital 314/2016. 2016. Universidade de Brasília.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Membro de banca de concurso para docente substituto- área: Criação Publicitária, Audiovisual e Fotografia. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Membro de banca de concurso para docente substituto- área: Criação e Planejamento gráfico Visual. 2015. Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Membro de banca de concurso para docente efetivo - àrea: cinema: roteiro e direção. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; BUENO, M. G. B.; MELO, M. A.. MEMBRO DE BANCA DE CONCURSO PARA DOCENTE SUBSTITUTO - Área Criação Publicitária. 2014. Universidade Federal de Goiás.

6.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; FERNANDES, A. R. V.; SATLER, L. L.. Membro de banca examinadora de concurso público para seleção de professor substituto na área de Criação Publicitária e Teoria da Imagem. 2013. Universidade Federal de Goiás.

7.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; RIBEIRO, R. P.; SANTOS, G. F. C.. Presidente da Banca examinadora para provimento de uma vaga para docente na área de Fotografia, vídeo e Teoria da Imagem.. 2013. Universidade Federal de Goiás.

8.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. MEMBRO DE BANCA DE CONCURSO PARA DOCENTE EFETIVO - Área: Publicidade e Propaganda. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

9.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; KELLER, T.; ARAUJO, D. C.. Programa de apoio e incentivo à cultura - Prefeitura de Curitiba. 2009. Prefeitura Municipal de Curitiba.

Avaliação de cursos
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; PERLRBERG, R. R. L.. Autorização de Curso Superior de Tecnologia em Fotografia. 2004. Centro Universitário FACVEST.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; PERLRBERG, R. R. L.; RIBEIRO, L. O. M.. Autorização do Curso Superior de Tecnologia em ProduÇão Digital. 2004. Faculdade Vitoriana de Tecnologia.

Outras participações
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Parecerista da Revista Comunicação e Informação - UFG. Trabalho avaliado: Multimidiatização, interação e informação no Santuário de Fátima on-line.. 2015. Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Parecerista da Revista Comunicação e Informação-UFG. Trabalho avaliado: Simbologias espíritas na teledramaturgia: a religiosidade no universo ficcional da Rede Globo. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Julgador dos trabalhos inscritos na modalidade filme publicitário. 2005. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Presidente da Comissão julgadora no Expocom, categoria Cinema e Vídeo. 2003. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

5.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. Presidente da Comissão julgadora no Expocom - categoria Cinema e Vídeo. 2000. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom Centro Oeste. O Spin-off como recurso de Narrativa Transmidática na Telenovela Totalmente Demais.. 2018. (Congresso).

2.
V Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine Y Audiovisuisual. Los límites de la publicidad audiovisual en la era de conexión. 2016. (Congresso).

3.
VIII Seminário de Mídia e Cultura - SEMIC.Narrativas, entretenimento e Tecnologia. 2016. (Seminário).

4.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Formatos de Ficção Seriada Televisual: Tradições e Perspectivas. 2014. (Congresso).

5.
IV Seminário OBITEL dos pesquisadores da ficção televisiva, promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) e Globo Universidade.. 2013. (Seminário).

6.
VII Seminário Internacional Obitel dos Pesquisadores de Ficção Televisiva,.promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela da Eca-USP e Globo Universidade.. 2012. (Seminário).

7.
III Encontro OBITEL Nacional dos Pesquisadores de Ficção Televisiva no Brasil, promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) e Globo Universidade,. 2011. (Seminário).

8.
V Seminário Temático Globo-Intercom."pesquisa em Comunicação". 2011. (Seminário).

9.
II Encontro Nacional OBITEL dos pesquisadores de ficção televisiva do Brasil. 2009. (Encontro).

10.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Proposta de leitura de docudramas: Uma análise do quadro. 2009. (Congresso).

11.
IV Seminário Internacional OBITEL - Observatório Ibero-americano da Ficção televisiva - Mercados Globais, Histórias nacionais.. 2008. (Seminário).

12.
Narrar a sociedade. Formar os Narradores.. 2008. (Oficina).

13.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. O Docudrama na telenovela: qualquer semelhança com fatos e pessoas reais terá sido mera coincidência?. 2008. (Congresso).

14.
I Encontro nacional OBITEL - Observatorio Iberoamericano de la Ficción televisiva - a Pesquisa da Ficção Televisiva no Brasil. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; SILVA, M. L. M. ; TEMER, A. C. R. P. ; BRAGA, C. F. ; TUZZO, S. A. ; OLIVEIRA, T. M. ; BORGES, R. M. R. ; FREITAS, L. A. S. ; SANTOS, G. F. C. ; SANTOS, A. P. . 25 Encontro Nacional Compós. 2016. (Congresso).

2.
SANTOS, Alexandre Tadeu.; Stecz, Solange Straube ; SANTOS, G. F. C. . Concurso Público para cargo de Professor efetivo. 2016. (Concurso).

3.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. II Colóquio para Apresentação de Produções acadêmicas. CAPPA. 2014. (Congresso).

4.
SANTOS, Alexandre Tadeu.. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
MATHEUS FONSECA BOLENTINE. O Protagonismo das séries televisivas e das narrativas transmidiáticas na era da Pós-Televisão.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
PATRICK FERREIRA AFONSO. Formatos de Ficção Seriada Televisual: Tradições Perspectivas.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
ALEXANDRA LAPOT CARNEIRO. A produção, disponibilização e circulação da ficção seriada na era da Pós-Televisão.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Camila de Assis. O CINEMA CATÁSTROFE COMO NARRATIVA DA NAÇÃO ESTADUNIDENSE. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

2.
Lidianne Porto Moraes. NEOCHANCHADA: PROPOSTAS PARA UMA COMÉDIA À BRASILEIRA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Urbano da Silva; Hugo Bittencourt; Renata Pereira. Átimo: A relação entre publicidade e consumo a partir do formato audiovisual das webséries. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

2.
Sarah Emanuelle Marques Pereira. TOTALMENTE DEMAIS Spin-offs e a disponibilização de conteúdos no Globo Play como estratégia transmídia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

3.
Lucas Cardoso Souza e Silva. Aquilo que restou de nós: Análise intersemiótica da jornada do herói no game the Last of us. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

4.
Lucas Leão Silva de Aquino Alves. DO CINEMA PARA A TELEVISÃO: CONSTITUINDO UMA NARRATIVA TRANSMÍDIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

5.
Yuri Cruvinel Ribeiro e Frederico Abreu Mendonça. Recidivo - A Construção de Sentido em um Roteiro Cinematográfico a partir de elementos não verbais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

6.
Diogo Carvalho Gondim Teles. As mulheres no universo transmídias da Marvel Studios: desconstruindo esteriótipos de gênero na minissérie Agent Carter. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

7.
Anderson Rafael de Lima Neris Reis. Novas Experiências de Conteúdo Audiovisual: O Caso Porta dos Fundos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

8.
Gabriel Henrique Guedes Gonçalves. A dramédia como gênero híbrido: Análise comparativa das séries Gray´s Anatomy, Friends e Orange is the new black. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

9.
LUANE DOURADO SANTANA. O QUE HÁ NO QUARTO 237? UM DIÁLOGO ENTRE O INCONSCIENTE, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O TERROR NO FILME O ILUMINADO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

10.
NAIRA NUNES SILVA. O VIDEOCLIPE COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA O RECONHECIMENTO QUALITATIVO DO VIDEOCLIPE COMO GÊNERO DO AUDIOVISUAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

11.
GUILHERME ROSA PEDROSO. A PAIXÃO PELOS VILÕES: A POPULARIZAÇÃO DESSES PERSONAGENS NA TELENOVELA BRASILEIRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

12.
LUIZ HENRIQUE ROSSETTO DE PAIVA. A CULTURA MUSICAL E O INVISÍVEL: A IDENTIDADE CULTURAL GOIANIENSE ATRAVÉS DA MÚSICA INDEPENDENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

13.
PEDRO HENRIQUE LOPES LORENCETTI. DISCURSOS APOCALÍPTICOS: PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO E TRANSMÍDIA NO SERIADO DE TV THE WALKING DEAD. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

14.
TASSIA CINTRA DE OLIVEIRA. A RELAÇÃO ENTRE FÃS E PRODUTORES DE SÉRIES DE TV NORTE-AMERICANAS NO CONTEXTO DA CULTURA PARTICIPATIVA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

15.
JOAO HENRIQUE SOUZA ROCHA. MISSING: COMO AS NOVAS MÍDIAS POSSIBILITARAM A PRODUÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DE UM VIDEOCLIPE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

16.
Diego D´Ascheri Ramirez Bazan. Afinal, o que é a websérie? Refelxões sobre um novo formato de dicção seriada.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

17.
Camilla Flores Ribeiro. You Know, i´m not good - Releitura de um vilão narrada em uma websérie.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

18.
Vivian Youssef Coutinho. Entre Nuvens: O Estudo da juventude como representação e linguagem no file Elefante de Gus Van Sant. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

19.
Carolina Gomes Siqueira. Angelina: As lutas e superações de uma mulher negra, homossexual e portadora do vírus HIV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

20.
Ana Paula Inácio de oliveira. BBB 10: Entre as inovações e a convenção de esteriótipos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

21.
Letícia Alves. A produção de ficição regional e a representação da cultura paranaense através de um programa de televisão: Casos e Causos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

22.
Lucimara Gomes Marcinari. A inovação dã ficção televisiva brasileira: o rompimento com as opos~ções clássicas fo folhetim do século XIX.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

23.
Fabrício Marques de Souza. Planejamento de Comunicação: Cozinhas Gava.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

24.
Letícia Alves. Planejamento de Comunicação: RPC TV (Afiliada Tv Globo). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

25.
Anderson André Bedene. Planejamento de Comunicação: Back Wash. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

26.
Vanessa Christina Alves Siqueira. Planejamento de Comunicação: Galeria Lúdica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

27.
Thiago dos Santos Coradi. Planejamento de Comunicação: Shopping Total.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

28.
Diego Aguiar. Planejamento de Comunicação: Centro Europeu.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

29.
Fernando de Souza Chervinski. Planejamento de Comunicação: Yoguland. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

30.
Eduardo Gomes Figueira. Planejamento de Comunicação: Rádio transamérica FM.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

31.
Luiz Felipe Schnirman Bulis. Planejamento de Comunicação: Saanga Grill - Iguaçu.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

32.
Ivan Marcelo Sordi. Planejamento de Comunicação: Mestre Cervejeiro.com. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

33.
Diogo alves Cotovics. A permanência de bordões de telenovelas consagrados na linguagem popular: um estudo sobre os bordões da Rede Globo de Televisão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

34.
Vanessa Namekata da Silva. A representação do Brasil no imaginário norte americano: análise do episódio Blame It on Lisa do seriado The Simpsons. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

35.
Bruna Guerreiro. Do tradicional ao atual: a reformulação do conteúdo da televisão através do seriado Lost. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

36.
Camila cristiane Ribeiro de Moura. A combinação de elementos factuais e ficionais no programa televisivo carga pesada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

37.
Felipe Alcântara, Michel Druziki, Thiago Cassanelli. Campanha dos bichos: seu processo de criação, adequação e impactos que marcaram o cotidiano do trânsito e da população do Estado do Paraná.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

38.
André Camlot, Thiago Aisengart, Michelle Walter e outros.. Ouvintes ou Internautas? as transformações do meio Rádio proporcionadas pelas novas tecnologias Digitais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

39.
Luciana Picoral ;Tiago Madalozzo, Vamila Lass ,Thays Andrade. As adaptações do Sítio do Picapau Amarelo em 1978 e em 2001: até que ponto a tecnologia interfere na construção da narrativa televisual?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

40.
Andressa Pereira, Carolina Manarelli, Damiam Palma e outros.. Imagem de Curitiba refletida pela Publicidade em três momentos: Cidade Planejada, Capital ecológica e Cidade da Gente.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

41.
Emílo Schier, Thiago Menegassi e outros.. Grotesco: do Exílio ao Horário Nobre. Em que medida a estética do grotesco influencia os padrões estéticos hollywoodianos tomando como objeto de estudo os filmes "Freaks e "Jackass.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

42.
Rafael do nascimento Toazza e outros.. Os três paradigmas da imagem e sua relação com a publicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

43.
Carla Lilian Gulka e outros. A contrução da política do medo: uma análise do filme "A VIla" de M. Night Shyamalan.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

44.
Philippe Lejeune, Rafael Ferreira e Vanesa Pereira. Planejamento de Comunicação - Museu Oscar Niemeyer. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

45.
Darlan Jukowski e outro alunos.. Planejamento de campanha; Redes de Hotéis Slaviero. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

46.
Natália Lais Pires Martins e outros alunos. Planejamento de Comunicação Farmácia Drogamed. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

47.
Bruno Regalo Gonçalves e outros alunos. Planejamento de Comunicação: Chá Mate Real. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

48.
Fábio Ceccato de Macedo e outros alunos. Planejamento de Comunicação: BS Colway Pneus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

49.
Diego de Souza Klas e outros alunos. Planejamento de Comunicação: Offir Alimentos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

50.
Diego Alexandre Stavitzki e outros alunos. Planejamento de Comunicação: Hospital Santa Cruz. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

51.
Henrique Gazziero Miranda Cardoso e outros alunos. Planejamento de Comunicação: Yokohama Pneus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

52.
Diego Alexandre Stavitzki e outros alunos. Estudo de caso: Análise de peças publicitárias impressas do Hospital Santa Cruz. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

53.
Fernado de Souza Locatelli e outros.. A ligação entre o prazer erótico-sexual e bens de consumo em campanhas de produtos de beleza.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

54.
Renata Galvão Bernardi e otros alunos. As relações intertextuais entre o cinema e a publicidade televisual.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

55.
Carlos Eduardo Fanaya Maron e outros alunos. Planejamento de Campanha: Rádio Jovem Pan. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

56.
André Riekes Bruel e outros alunos. Planejamento de campanha: Academia Swimex. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

57.
Frederico Isfer Bittencourt e outros alunos. Planejamento de campanha: Auto Plus, Conc. Veículos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

58.
Aldo Costa Júnior e outros. Planejamento de Campanha: Colégio Santa Maria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Positivo. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
ALEXANDRE ROGER FERREIRA GOMES. A NARRATIVA TRANSMIDIÁTICA EM SUPERNATURAL. 2014. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

2.
FELIPE BERGER BEZERRA DE MENEZES. TRANSMIDIAS NA TRILOGIA O CAVALEIRO DAS TREVAS. 2014. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

3.
Fabianne Leocadia Carneiro Carvalho Falca. TRANSMÍDIA STORYTELLING NO UNIVERSO DE STAR WARS. 2014. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

4.
THÁTILLA SOUSA SANTOS. NARRATIVAS AUDIOVISUAIS: TRANSMÍDIA, ADAPTAÇÃO E CROSSMÍDI. 2014. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.

5.
DIOGO CARVALHO GONDIM TELES. O Lugar do Protagonista na narrativa Transmídia. 2013. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos.



Outras informações relevantes


Coordenador de estágio do Curso de Publicidade e Propaganda (2014- 2015) - UFG. Atividades acadêmicas e administrativas designadas por portaria do Reitor, Pró-Reitor ou Diretor de Unidade Acadêmica com carga horária >=150 horas

Subcoordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (2014-2015). Atividades acadêmicas e administrativas designadas por portaria do Reitor, Pró-Reitor ou Diretor de Unidade Acadêmica com carga horária >=150 horas

Membro da Comissão do Mecenato Subsidiado da Prefeitura Municipal de Curitiba na área de audiovisual, indicado pelo chefe do Poder Executivo municipal. Anos: 2009, 2010 e 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:08:27