Paulo Henrique Loureiro de Sá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1923291859392500
  • Última atualização do currículo em 12/10/2018


Doutor em Música (Práticas Interpretativas, Uni-Rio, 2005) e Mestre em Musicologia (Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, 1999). Professor Adjunto da Escola de Música da UFRJ no Curso de Bacharelado em Música, Habilitação em Bandolim. Na Pós-Graduação, leciona no Doutorado, no Mestrado Acadêmico e no Mestrado Profissional. Atua em projetos interdisciplinares ligados à Educação Musical. Integra o projeto de pesquisa "Música Brasileira para Cordas Dedilhadas: Produção, Análise e Interpretação". Diretor Artístico do "Momento Rio Bandolim" festival internacional dedicado à performance e à produção artística para bandolim. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Henrique Loureiro de Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio 98
Centro
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 25324649
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Práticas Interpretativas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A Escola Italiana de Bandolim e Sua Aplicabilidade no Choro, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Nailson de Almeida Simões.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: bandolim; Escola; Jacob; Itália.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1998 - 1999
Mestrado em Pós Graduação Em Música.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: Receita de Choro ao Molho de Bandolim - Uma Reflexão Acerca do Choro e Sua Forma de Criação,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Eduardo Passos Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: bandolim; Choro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Práticas Interpretativas.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1989 - 1992
Graduação em Música - Habilitação Em Flauta Doce.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2003
Mandolino. (Carga horária: 360h).
Conservatorio Cesare Pollini, CCP, Itália.


Atuação Profissional



Escola de Música da UFRJ, EM-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de bandolim e Chefe de Deptº, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor-Coordenador, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de História da MPB nos cursos de graduação em Música e Tecnologia e no curso de graduação em Cordas Brasileiras. Coordenação do Departamento de Cordas, que abrange os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, violão, violão de sete cordas, bandolim, cavaquinho e viola caipira, nos cursos de bacharelado, licenciatura e musicoterapia.


Orquestra de Câmera do CBM-CEU, OCCBM-CEU, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Solista convidado, Enquadramento Funcional: Bandolinista, Carga horária: 3
Outras informações
Realização da Suíte Retratos para bandolim e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da Graduação (Instrumento: Bandolim). Ministra disciplinas comuns ao Curso (Prática no Instrumento, Desenvolvimento de repertório, Leitura a Primeira Vista, Laboratório de Harmonia, Prática de Conjunto, etc). Atua na Pós-Graduação ministrando disciplinas no Mestrado Acadêmico na linha de Pesquisa "Processo Criativos" e no Mestrado Profissional.

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROMUS-Escola de Música, .


Escola de Música Villa Lobos, EMVL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: professor de bandolim, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do curso Básico e do curso Técnico de bandolim (OBS: este é o primeiro e único curso Técnico ou Profissionalizante em bandolim no Brasil). São desenvolvidas aulas de caráter prático e teórico, abordando aspectos da técnica bandolinística e analisando estilos musicais onde o bandolim está inserido, como por exemplo, o Choro e a música do período Barroco.


Orquestra Sinfônica Brasileira, OSB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Solista convidado, Enquadramento Funcional: Bandolinista, Carga horária: 3
Outras informações
Solista convidado para apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da ária para bandolim e canto de Mozart, "Deh, vieni alla finestra".


New York Mandolin Orchestra, NYMO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Solista convidado, Enquadramento Funcional: Bandolinista, Carga horária: 5
Outras informações
Convidado como solista para realizar dois concertos para bandolim e cordas de Vivaldi, além de peças originais para bandolim adaptadas para orquestra.


Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Música, Carga horária: 40

Atividades

3/1988 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Sesc, Sesc Petrópolis.

Serviço realizado
Implatação de projetos voltados para Música em geral, direcionados para a comunidade..

Orquestra de Cordas Brasileiras, OCB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1996
Vínculo: instrumentista, Enquadramento Funcional: bandolinista, Carga horária: 4
Outras informações
Orquestra popular constituída de bandolins, cavaquinhos, violões, violas caipiras, contrabaixo acústico e percussões. Ganhadora de dois Prêmios Sharp, melhor disco instrumental e melhor grupo instrumental.


Mt. Hood Pops Orchestra, MHPO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Solista convidado, Enquadramento Funcional: Bandolinista, Carga horária: 4
Outras informações
A MHPO é vinculada à Universidade do Oregon. Com esta orquestra realizei o concerto para bandolim e cordas de Radamés Gnattali (intitulado Suíte Retratos).


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: professor de prática de conjunto, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio obrigatório como parte das disciplinas cursadas durante o Doutorado. Constou de uma direção artística do conjunto de Choro formado por alunos de música da UNIRIO, tendo sido também realizados alguns arranjos musicais para a segunte formação: bandolim, cavaquniho, violão, acordeon, flauta e percussão. O professor responsável pelo meu estágio foi o Dr. Luiz Otávio Braga, professor de violão da UNIRIo e atual diretor do Instituto Villa-Lobos, da mesma Universidade.


Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Terceirizado, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de música contratado pela Cia Vale do Rio Doce para a II Colônia de Férias Fazenda Brasileiro, em Teofilândia, Bahia, onde foram desenvolvidas diversas atividades de musicalização para jovens até 17 anos de idade.


Escola de Música de Vassouras, EMV, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor de bandolim, Carga horária: 3
Outras informações
A EMV pertence à Professora Dra. Ruth Serrão, professora da Uni-Rio. O contrato com a escola previa aulas de bandolim, cavaquinho e violão para alunos de nível musical básico e médio.


Escola de Música Victor Assis Brasil, EMVAB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor de bandolim, Carga horária: 2
Outras informações
Aulas de bandolim no curso livre da EMVAB. Foram abordados aspectos e teor prático e teórico, tais como leitura e interpretação musical.


Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, OSTMRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Solista convidado, Enquadramento Funcional: Bandolinista, Carga horária: 6
Outras informações
Contratação temporária para ensaios e apresentação do Balé Romeu & Julieta de Sergei Prokofiev. Regência de Mstislav Rostropovich


Portland Mandophonic Orchestra, PMO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Instrumentista e arranjador, Enquadramento Funcional: bandolinista, Carga horária: 6
Outras informações
A PMO foi uma das mais importantes orquestras de bandolim dos Estados Unidos. Trata-se de uma tradição não verificada no Brasil, mas comum nos Estados Unidos, Japão, Austrália e quase toda a Europa. Minha participação na PMO era como Primeiro Bandolim e como arranjador (neste último caso, quando precisavam de arranjos de obras musicais brasileiras).


Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1981
Vínculo: Instrumentista, Enquadramento Funcional: bandolinista e flautista, Carga horária: 6
Outras informações
A UCP adotou o grupo Ars Antiqua (especializado em música dos períodos da Idade Média, Renascença e Barroco), que passou a realizar concertos em nome da UCP. Esta em contrapartida ofereceu alguns benefícios para os músicos.


Seminários de Música Pró-Arte, SMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor de bandolim, Carga horária: 2
Outras informações
Desenvolvimento de aulas como professor de bandolim. São abordados aspectos de caráter teórico e prático, tais como leitura e interpretação musical.



Linhas de pesquisa


1.
Práticas Interpretativas, Ciências Humanas

Objetivo: Relaciona as práticas interpretativas com os domínios do conhecimento histórico, desde a problematização das abordagens à investigação da documentação musical, visando à construção do conhecimento aplicado no campo da performance musical..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Práticas Interpretativas; Ciências Humanas.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
As práticas interpretativas e sua relação com os conhecimentos históricos: pesquisas aplicadas
Descrição: Relaciona as práticas interpretativas com os domínios do conhecimento histórico, desde a problematização das abordagens à investigação da documentação musical, visando à construção do conhecimento aplicado no campo da performance musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado profissional: (9) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Integrante / Bartolomeu Wiese - Integrante / Aloysio Moraes Rego Fagerlande - Coordenador / Daniel de Paiva Guedes - Integrante / Ana Paula da Matta Machado Avvad - Integrante / Marcelo Moraes Rego Fagerlande - Integrante / Cristiano Siqueira Alves - Integrante / Miriam Grosman - Integrante / VERUSCHKA BLUHM MAINHARD - Integrante / MARIA JOSE CHEVITARESE - Integrante.
2014 - 2015
Música e Pensamento: fundamentos para uma poética da linguagem
Descrição: Pensar música como questão inaugural recolhedora do construir e habitar cultural. Refletir sobre os desdobramentos conformadores das instituições musicais fora e dentro do âmbito escolar. Compreender as determinações da escrita, das representações e dos suportes como condicionantes da percepção e realização das produções memoráveis (HAEVELOCK; ONG). Articular as atividades de pesquisa do grupo com as intervenções proporcionadas pelo PIBID-Música da UFRJ que atua em três Colégios Estaduais do RJ. Repensar a prática docente dos professores da Educação Básica dialogando com as possibilidades e dinâmicas originadas pela metodologia hermenêutico-poética (HEIDEGGER; GADAMER; LEÃO; JARDIM). Dimensionar o fenômeno musical a partir do que lhe é próprio em contraposição ao olhar fragmentador analítico-científico. Observar as relações histórico-morfológicas entre música e língua. Gerar propostas de interpretação da música como conhecimento fundamental para instauração de sentido proveniente da Linguagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (23) / Mestrado acadêmico: (9) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Integrante / Celso de Araújo Ramalho - Coordenador.
2014 - 2015
Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - UFRJ - Música
Descrição: Descrição: Oferecer aos licenciandos de música a possibilidade de vivenciar experiências específicas da prática docente nos diferentes espaços e tempos de intercessão escolar; Valorizar a educação musical junto aos licenciandos (e estudantes da Educação Básica), afirmando a música como fundamento da cultura e da língua; Construir espaços em que estudantes (alunos da Educação Básica; licenciandos) e docentes (professores da rede e professores universitários) possam refletir sobre a contribuição do pensamento musical para a compreensão da contemporaneidade a partir do aprendizado da música como conhecimento de mundo; Desenvolver uma escuta partícipe em que a música deixa de ser uma invasora em nossa percepção individual para que passemos a desempenhar a função ativa de auscultar o chamado feito pelo fenômeno musical da cultura e; integrando-o, fazer parte da produção musical como dinamizadores e partícipes de seu sentido; Contribuir para a construção de uma cultura musical no seio da comunidade escolar; ? Desenvolver a prática do trabalho coletivo e colaborativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Integrante / Celso Garcia de Araújo Ramalho - Coordenador.
2014 - Atual
MÚSICA BRASILEIRA PARA CORDAS DEDILHADAS: Produção, Pesquisa e Interpretação
Descrição: O projeto contempla a criação de um novo conjunto musical da Escola de Música ? a CAMERATA DEDILHADA DA UFRJ, propondo uma parceria com o Departamento 02 ? Composição ? com o propósito de desenvolver repertório original para o novo quinteto, formado por bandolim (Paulo Sá); cavaquinho (Henrique Cazes); violão (Bartolomeu Wiese); requinto (Celso Ramalho) e viola de 10 cordas (Marcus Ferrer), instrumentos estes, que fazem parte do Departamento 03 através de seus docentes. Sugere-se ainda que os compositores pensem em formações diversas dentro das possibilidades disponíveis, compondo, por exemplo, duos para bandolim e violão; cavaquinho e violão; e outras combinações de duos, trios, quartetos ou mesmo solos para cada um destes instrumentos do quinteto. Indo mais além, pretende-se credenciar este projeto no PPGM da EM-UFRJ de forma a colocar em prática a idéia de projetos que agreguem duas ou mais instâncias acadêmicas, enriquecendo os universos de cada Departamento e da Escola de Música; criando novas formas de diálogo entre Departamentos; proporcionando novas experiências musicais entre corpo docente e discente; e aumentando as possibilidades de recursos financeiros junto aos órgãos institucionais nacionais responsáveis pelo fomento à pesquisa. O projeto contempla colóquios, simpósios e oficinas entre professores do 02 e do 03; entre professores e alunos e a comunidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2016
Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho. Restauração de bandolins antigos do acervo de instrumentos da Escola de Música da UFRJ.
Descrição: Pesquisa e reconhecimento de instrumentos de cordas, que fazem parte do acervo da EM-UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - UFRJ - Música
Descrição: Oferecer aos licenciandos de música a possibilidade de vivenciar experiências específicas da prática docente nos diferentes espaços e tempos de intercessão escolar; Valorizar a educação musical junto aos licenciandos (e estudantes da Educação Básica), afirmando a música como fundamento da cultura e da língua; Construir espaços em que estudantes (alunos da Educação Básica; licenciandos) e docentes (professores da rede e professores universitários) possam refletir sobre a contribuição do pensamento musical para a compreensão da contemporaneidade a partir do aprendizado da música como conhecimento de mundo; Desenvolver uma escuta partícipe em que a música deixa de ser uma invasora em nossa percepção individual para que passemos a desempenhar a função ativa de auscultar o chamado feito pelo fenômeno musical da cultura e; integrando-o, fazer parte da produção musical como dinamizadores e partícipes de seu sentido; Contribuir para a construção de uma cultura musical no seio da comunidade escolar; Desenvolver a prática do trabalho coletivo e colaborativo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.
2014 - Atual
Música Brasileira para Cordas Dedilhadas: Produção, Pesquisa e Interpretação
Descrição: Na medida em que propõe não somente uma investigação apoiada em método científico, mas também a compilação e distribuição de uma produção musical direcionada para o REPERTÓRIO DE MÚSICA BRASILEIRA PARA CORDAS DEDILHADAS, este trabalho apresenta-se como um projeto acadêmico de PESQUISA E DE EXTENSÃO. Para tanto, além dos autores, conta com a participação efetiva do corpo docente do Departamento de Composição (02) da Escola de Música da UFRJ no que se refere à produção e no auxílio para a análise de repertório; conta ainda com a Licenciatura em Música desta Instituição atuando na reflexão e na divulgação das obras entre os alunos da EM-UFRJ; e com a colaboração de diferentes setores culturais, operando a divulgação de forma mais ampla junto ao público em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador / Marcus de Araújo Ferrer - Integrante / Celso Garcia de Araújo Ramalho - Integrante / Henrique Cazes - Integrante / Bartolomeu Wiese - Integrante / Marcello Gonçalves - Integrante.
2012 - 2016
Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Momento Rio Bandolim
Descrição: O evento congrega músicos e pesquisadores de diferentes vertentes e comprova a vitalidade da produção artística e científica em torno do bandolim, instrumento cujo repertório não conhece fronteiras, estando presente com desenvoltura na música de concerto e na popular. O Momento Rio Bandolim ocupará diferentes espaços da cidade e conta com o apoio de diversas instituições que reconhecem a importância de um evento em torno de um dos instrumentos mais representativos da música brasileira. De origem européia e cultivado principalmente na Itália e em Portugal o bandolim no Brasil assumiu características próprias. No Momento Rio Bandolim são apresentados diferentes sotaques do instrumento através dos melhores instrumentistas brasileiros e estrangeiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


1988 - 1997
Oficinas de Música
Descrição: Projeto que têve como objetivo criar diversos cursos de música instrumental para a comunidade, destacando instrumentos como bandolim, flauta doce, cavaquinho e violão..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.
1988 - 1997
Formação de Platéias
Descrição: Projeto voltado especialmente para crianças a partir de 8 anos. Através de concertos musicais mensais, o projeto tinha como objetivo formar platéias, criando o hábito de assistir concertos. Previamente era realizada uma aula sobre as músicas que seriam apresentadas, bem como sobre os instrumentos que seriam tocados no concerto. Falava-se também sobre a maneira de se comportar durante um concerto..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.
1988 - 1997
Música no Parque
Descrição: Projeto dedicado às crianças da colônia de férias do Sesc (Unidade Getúlio Vargas, Nogueira-Petrópolis-RJ). Eram apresentados instrumentos de sopro, de cordas e percussão, quando então se contava a história de cada um deles, mostrava-se como são tocados, bem como suas respectivas funções dentro de uma orquestra ou de um conjunto de câmera..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.
1988 - 1997
Crianças Famosas
Descrição: Projeto voltado para crianças de 8 a 12 anos, proporcionando a leitura de textos sobre grandes músicos do passado, focalizando também suas obras musicais. Após a leitura as crianças ouviam exemplos através de CDs ou através de música ao vivo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.
1988 - 1997
Trilha Sonora para Teatro de Bonecos
Descrição: Neste projeto eram escolhidos temas e personagens da música brasileira, quando então era montado um teatro de bonecos e uma trilha sonora baseada nas obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Villa-Lobos e demais instrumentista/compositores de destaque..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.
1988 - 1997
Roda de Choro
Descrição: Projeto voltado para a comunidade, quando se realizava semanalmente uma roda de Choro com a participação de convidados especiais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Henrique Loureiro de Sá - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Práticas Interpretativas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciencias Humanas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Prática e Ensino do Bandolim.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:8
Total de citações:8
FIGUEIREDO, Afonso Cláudio Segundo de; BARRETO, Almir Cortes; MAGALHÃES PINTO, M. G. M.; BORÉM, ALBINO, C.; LIMA, S. R. A., C; 1- FABRIS, Bernardo; BORÉM, Fausto; DUARTE, F. N. Flach, Leonardo; Antonello, Claudia Simone  Data: 29/09/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de2012SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Palheta e articulação no bandolim: uma contextualização para compositores, arranjadores e instrumentistas. Música em Contexto (UnB), v. 1, p. 63-84-84, 2012.

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de1995SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. O Improviso no Choro. Cadernos de Pesquisa (UNIRIO) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1809-6107 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Impresso)), v. 5, p. 20-28, 1995.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Brazilian Mandolin. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 9 n. 2, p. 40 - 40, 22 jun. 2004.

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. The Bandolim and the Regional. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 8 n. 2, p. 42 - 45, 22 mar. 2003.

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Great Brazilian Bandolinists. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 8 n. 4, p. 27 - 27, 20 mar. 2003.

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Great Brazilian bandolinists - Part 2. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 8 n. 3, p. 25 - 27, 20 mar. 2003.

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Brazilian Choro Chord Theory - Part 1. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 9 n. 1, p. 41 - 42, 20 mar. 2003.

6.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Researching and Teaching Mandolin in Rio de Janeiro. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 7 n.1, p. 28 - 30, 22 mar. 2002.

7.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Jacob do Bandolim - his family and friends. Mandolin Quaterly, Kensigton, MD, , v. 7 n.2, p. 28 - 32, 22 mar. 2002.

8.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. The Aesthetics of Choro Improvisation. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 7 n. 4, p. 43 - 46, 22 mar. 2002.

9.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Choro Talk. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 7 n. 3, p. 36 - 38, 21 mar. 2002.

10.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Some Considerations. Mandolin Quaterly, Kensington, MD, , v. 8 n. 1, p. 45 - 47, 21 mar. 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A. . Pensar Música ou Cuidar a Memória: refletindo acerca das ações musicais do PIBID-UFRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. O bandolim e o Choro no Momento Itália-Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Paul Sparks . The mandolin in Brazil. Oxford: Oxford University Press, 1995 (colaboração).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Possibilidades de ação no trabalho de formação de platéias. 1992.

Processos ou técnicas
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Brazilian Mandolin Method. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; SA, R. M. L. . Música no Parque. 1989.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; FAGERLANDE, A. M. R. . Concertos UFRJ - Entrevista com o bandolinista, prof. dr. Paulo Sá sobre o CD Brazilian Things - Coisas Brasileiras. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; STIERNBERG, D. . MANDOLIN MAGAZINE_entrevista_Paulo Sá. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CARDOSO, A. . Rádio Roquete Pinto_Entrevista Paulo Sá_O bandolim na música clássica. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; BORIM, D. . University of Massachusetts_Entrevista_Paulo Sá. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Rádio Cultura FM de São Paulo_Entrevista_Paulo Sá_ O bandolim barroco. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese . Brazilian Rhythms: Choro, Maxixe, Samba and Frevo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Leitura à primeira vista em bandolim para bacharelado em bandolim. 2011. (composição musical).

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Leitura à primeira vista em bandolim para Licenciatura. 2011. (composição musical).

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MAIR, M. . Brazilian Choro: A Method for Mandolin and Bandolim. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Método bilíngue (Ingles e Portugues) para bandolim no Choro.).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BRAGA, J. M. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . Samba da Minha Terra. 2002. Teatral.

Música
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A. ; Henrique Cazes ; Marcello Gonçalves ; Bartolomeu Wiese ; FERRER, Marcus . Camerata Dedilhada da UFRJ Gravação do primeiro CD do grupo integrado por professores da Escola de Música da UFRJ.. 2018. Registro Fonográfico.

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Concerto instrumental executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Interpretação.

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Concerto instrumental executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Interpretação.

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Álvares de Azevedo - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Concerto instrumental no Sesc-Quitandinha, Petrópolis, Festival de Inverno - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Interpretação.

6.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A. ; CAZES, H. L. ; FERRER, Marcus ; Bartolomeu Wiese ; Marcello Gonçalves . Camerata Dedilhada da UFRJ - Música no Sítio Roberto Burle Marx - Apoio FAPERJ. 2018. Outra.

7.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Henrique Cazes . Herdeiros de Jacob do Bandolim - Palácio de Cristal - Concerto em homenagem ao centenário de nascimento. 2018. Interpretação.

8.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo -Biblioteca Pública Municipal Adelpha Figueiredo - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

9.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Aureliano Leite - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

10.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Belmonte - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

11.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Camila Cerqueira César - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

12.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Castro Alves - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

13.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Chácara do Castelo - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

14.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Nuto Sant'Anna - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri-. 2018. Outra.

15.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

16.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo Biblioteca ´Pública Munivipal Cora Coralina - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

17.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A. ; Henrique Cazes ; Marcus Ferrer ; Bartolomeu Wiese ; Marcello Gonçalves . Camerata Dedilhada da UFRJ - Aula Magna do Curso de Licenciatura em Música IFF Campos-Guarus. 2018. Outra.

18.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Sesc-São José dos Campos, SP. Daniel Miranda (viola caipira) e Paulo Sá (bandolim), apresentam repertório Barroco/Colonial, interpretando obras de compositores como Vivaldi, Bortolazzi, Riggieri,. 2018. Interpretação.

19.
MIRANDA, D. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . Concerto - Duo Barroqueando - Segundo Congresso Internacional de Música Popular, Universidade de La Plata, Argentina. Obras de Bach, Riggieri, Cifolelli,. 2018. Interpretação.

20.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando: II Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ, Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Obras de Bach, Vivaldi, Riggieri, Cifolleli. 2018. Interpretação.

21.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Apresentação artística do duo formado por bandolim (Paulo Sá) e viola de dez cordas (Daniel Miranda). No repertório, sonatas barrocas para bandolim e baixo contínuo. 2017. Interpretação.

22.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; PORTINHO, F. C ; Henrique Cazes ; SILVA, Flávio. . A história dos ritmos brasileiros. SESI Petrópolis. Concerto e debate musicológico com Lipe Portinho, Paulo Sá, Henrique Cazes e Flávio Silva.. 2017. Interpretação.

23.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; PORTINHO, F. C ; Henrique Cazes ; SILVA, Flávio. . A história dos ritmos brasileiros. SESI Jacarepaguá. Concerto e debate musicológico com Lipe Portinho, Paulo Sá, Henrique Cazes e Flávio Silva.. 2017. Interpretação.

24.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; PORTINHO, F. C ; Henrique Cazes ; SILVA, Flávio. . A história dos ritmos brasileiros. SESI Duque de Caxias. Concerto e debate musicológico com Lipe Portinho, Paulo Sá, Henrique Cazes e Flávio Silva.. 2017. Interpretação.

25.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CAZES, H. L. ; RAMALHO, C. G. A. ; Marcus Ferrer ; WIESE, B. ; Marcello Gonçalves . Música no Palácio - Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro - CCPJ-Rio. Série Concertos de Câmera. Tributo ao Choro. Camerata Dedilhada da UFRJ. 2017. Interpretação.

26.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese . Duo Paulo Sá e Bartholomeu Wiese - Concerto didático para alunos e professores da Skurup School of Music, Suécia. Atividade relacionada com o Curso de Extensão da Malmö Academy of Music, da Universidade de Lund.. 2017. Interpretação.

27.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese . Duo Paulo Sá e Bartholomeu Wiese - Concerto na Malmö Town Hall - Rådhuset,. 2017. Interpretação.

28.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese . Duo Paulo Sá e Bartholomeu Wiese - Concerto na Malmö Town Hall - Rådhuset,. 2017. Interpretação.

29.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese ; KRISTERSSON, S. ; NEUMANN, M. ; HOLMS, L. . Kammer Samba - Duo Paulo Sá e Bartholomeu Wiese. 2017. Interpretação.

30.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese ; KRISTERSSON, S. ; NEUMANN, M. ; HOLMS, L. . Kammer Samba - Duo Paulo Sá e Bartholomeu Wiese. 2017. Interpretação.

31.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; KRISTERSSON, S. ; LORENTZI, A. . Canções Suecas - Concerto do professor sueco Sven Kristersson - Sala Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ. 2017. Interpretação.

32.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; PORTINHO, F. C . Abertura do Balé 'O Alienista', de Felipe Clark Portinho, adaptado pelo autor para bandolim e contrabaixo acústico, no Centro Cultural Poder Judiciário-RJ, dia 05 de julho de 2016. O concerto fez parte da série Música no Palácio, e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) da Escola de Música da UFRJ.. 2016. Interpretação.

33.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; FAGERLANDE, A. M. R. ; ALVES, C. S. ; BARBOSA, Silas ; WIESE, B. ; PORTINHO, F. C . Mosaico Sonoro - Homenagem a Francisco Mignone. Semana de Aniversário, 168º da Escola de Música da UFRJ, de 01 a 04 de Agosto de 2016. Nesta apresentação do dia 03 de agosto, foram incluídas no programa, as seguintes obras de Villa-Lobos: Canção de Amor; Remeiro de São Francisco; Ária da Bachianas n.5; Melodia Sentimental.. 2016. Interpretação.

34.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Daniel Miranda (violão) e Paulo Sá (bandolim). Concerto de música instrumental brasileira no Sesc-Friburgo, apresentando obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Hermeto Pascoal. Entrada franca, fazendo pate da programação de Agosto do Sesc-Friburgo.. 2016. Interpretação.

35.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Daniel Miranda e Paulo Sá, Sesc-Friburgo. Duo de violão e bandolim, apresentando obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Garoto, e composições próprias.. 2016. Interpretação.

36.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. G. A. ; Marcus Ferrer ; WIESE, B. ; Marcello Gonçalves ; Henrique Cazes . XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. 21 a 27 de novembro de 2016. Escola de Música da UFRJ, Centro Cultural do Poder Judiciário, Sala Cecília Meireles. Mostra de música contemporânea. Apresentação da Camerata Dedilhada da UFRJ no Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música. Estreia mundial de 'Cenas Cariocas' de Tiago Vidal, 'Trastal' de Celso Ramalho e 'Devangando, de Vitor Cesar A. Vantil.. 2016. Interpretação.

37.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; SABBATO, S. . Concerto para Bandolim e Cordas, dedicado a Paulo H. L. de Sá pelo compositor Sergio Di Sabbato, estreado no Teatro Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, no dia 05 de março de 2015, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ), regência do maestro André Cardoso.. 2015. Composição (estréia).

38.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MACEDO, R. ; TORRES, A. . Sonatina para Bandolim e Piano, dedicada a Paulo H. L. de Sá e Kleber Vogel, pelo compositor Roberto Macedo, estreada por Kleber Vogel e reapresentada pela segunda vez por Paulo H. L. de Sá com o pianista André Torres, no Teatro Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ no dia 15 de março de 2015.. 2015. Interpretação.

39.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese ; Henrique Cazes ; RAMALHO, C. A. ; Marcus Ferrer ; Marcello Gonçalves . Projeto Música no Palácio: Camerata de Cordas Dedilhadas da UFRJ, formada por professores da Escola de Música da UFRJ. Concerto realizado no Centro Cultural Poder Judiciário-RJ. Concerto em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, apresentando obras de compositores cariocas dos séculos XIX e XX.. 2015. Interpretação.

40.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; WIESE, B. . II Simpósio UFRJ-UFBA de Práticas Interpretativas: Questões Editoriais e seus reflexos nas Práticas Interpretativas. Apresentação musical de bandolim e violão, obras de Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal e Cesar Camargo Mariano. Sala de Congregação da Escola de Música da UFRJ, 18 de dezembro de 2015.. 2015. Interpretação.

41.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AVVAD, A. P. M. M. . II Simpósio UFRJ-UFBA de Práticas Interpretativas: Questões Editoriais e seus reflexos nas Práticas Interpretativas. Apresentação musical de bandolim e piano, Meditazione para bandolim e piano de Carlos Gomes. Sala de Congregação da Escola de Música da UFRJ, 18 de dezembro de 2015.. 2015. Interpretação.

42.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Marcello Gonçalves ; Henrique Cazes . Música no Palácio:Trio Paulo Sá, Henrique Cazes e Marcello Gonçalves, bandolim, cavaquinho e violão de sete cordas: Música Popular Brasileira do século XIX e início do XX. Projeto Música no Palácio, Ano III, realizado no Centro Cultural Pode Judiciário-RJ, curadoria da Escola de Música da UFRJ.. 2014. Interpretação.

43.
ESPINHEIRA, A. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . XXVII Panorama da Música Brasileira Atual: Apresentação na 27ª edição, ocorrida entre 27 e 31 de outubro de 2014. Peça para bandolim solo, do compositor Alexandre Espinheira, no dia 30 de outubro, no Teatro Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ.. 2014. Interpretação.

44.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; BALLESTE, A. ; ALMEIDA, Álea . A restauração dos instrumentos musicais do Museu instrumental Delgado de Carvalho - Recital-Conferência, apresentando os bandolins que foram restaurados, tocando peças originais para bandolim de compositores brasileiros e estrangeiros.. 2014. Outra.

45.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; ORLANDI, U. . Il Choro e I suoi strumenti principali: mandolino, chitarra, percussione. Série de três Recitais-Conferência sobre bandolim e Choro, realizado no Conservatorio Giuseppe Verdi em Milão, a convite do professor Ugo Orlandi, professor de bandolim do CGV-Milano.. 2013. Outra.

46.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Afinidades Musicais: Choros e Fados. Organização e atuação como solista de bandolim. Projeto realizado através de edital do Centro Cultural Correios-RJ, apresentando afinidades entre o Chor e o Fado.. 2011. Outra.

47.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NIN, F. . Projeto Jacob do Bandolim: Naquela Mesa em Tempos Modernos. Projeto realizado a partir de edital do Centro Cultural-Correios-RJ, apresentando obras de Jacob do Bandolim pelo duo Alcantilado (Paulo Sá e Fábio Nin, bandolim e violão) e convidados: Gabriel Grossi (harmônica); Silvério Pontes (trombone), Nicolas Krassic (violino), Vitor Gonçalves (piano) e Beto Cazes (percussão).. 2010. Interpretação.

48.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Lançamento de Cd autoral: Paulo Sá - Brazilian Things, Coisas Brasileiras. Composições, arranjos e apresentação de estreia. 2010. Registro Fonográfico.

49.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NIN, F. . Série Som & Cristal: Duo Paulo Sá (bandolim) & Fábio Nin (violão). 2009. Interpretação.

50.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NIN, F. . Série Clássicos no Piraquê: Duo Alcantilado, Paulo Sá (bandolim) & Fábio Nin (violão): obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Piazzolla.. 2009. Interpretação.

51.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NIN, F. . Série Música no Jardim, Instituto Cultural USIMINAS, Belo Horizonte. Duo Alcantilado, Paulo Sá & Fábio Nin (bandolim, violão), apresentando obras de compositores da América Latina.. 2009. Interpretação.

52.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Sétima Sinfonia de Mahler. Solo da parte de bandolim com a Orquestra Petrobrás Sinfônica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Regência, Gabriel Chmura. 2008. Interpretação.

53.
KRIEGER, E. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . Concerto pelas Comemorações dos 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil. Convidado pela Orquestra Sinfônica Brasileira, regência Alex Klein.. 2008. Interpretação.

54.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Marcus Ferrer ; DRACH, H. . Rio Trio - Música em Travessias. Comemorações dos 200 anos da vinda da Família Real para o Brasil. Série de concertos realizados no Museu Imperial de Petrópolis. No repertório, Lundus, Modinhas, Fados e sonatas portuguesas para bandolim e baixo contínuo.. 2008. Interpretação.

55.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Marcus Ferrer ; DRACH, H. . Música no Museu: Rio Trio convida a mezzo-soprano Zelma Zaniboni. 2008. Interpretação.

56.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Brazilian Choro and Mandolin. Palestra-recital na Acoustic Expressions, San Diego, Califórnia, sobre a prática do Choro tocado no bandolim.. 2008. Outra.

57.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Turnê Sesc Instrumental_Festival de Inverno. Concerto de bandolim com acompanhamento de violão e percussão. Apresentação de obras de Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Paulo Sá.. 2007. Interpretação.

58.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Paulo Sá Quarteto. Concerto na Usina Cultural de Friburgo, apresentando obras autorais do CD Paulo Sá Quarteto, lançado em 2006.. 2007. Interpretação.

59.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Paulo Sá Quarteto_Festival de Salerno, Itália. Foram realizados quatro concertos e quatro masterclasses de música brasileira (Choro, Samba, Baião e Bossa Nova) na cidade de Salerno, na Itália. O referido Festival, intitulado Lusitania, Etnofestival Delle Identità Portoghesi, contou também com a participação de diversos artistas de países de língua portuguesa.. 2007. Interpretação.

60.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Encontro AV RIO. Recital do Rio Trio no Sesc-Flamengo, apresentando músicas autorais, de Paulo Sá.. 2006. Interpretação.

61.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; DRACH, H. ; Marcus Ferrer . Rio Trio no Instituto Cultural Usiminas, Ipatinga - Minas Gerais. Concerto apresentando obras de autorais.. 2006. Interpretação.

62.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NIN, F. . Série Música no Jardim_Centro Cultural Usiminas. Concerto do Rio Trio, apresentando obras de Guerra-Peixe, Radamés Gnattali e Francisco Mignone. 2006. Interpretação.

63.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MAIR, M. ; ZENKL, R. . Mandolin World Summit. Apresentação de 3 bandolinistas internacionais, na Performing Arts Center, Roger Wiiliams University, com Paulo Sá (Brasil), Marilynn Mair (USA) e Radim Zenkl (Czechoslovakia). Apresentação de obras de Will Ayton, Paulo Sá, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Marilynn Mair e Radim Zenkl.. 2006. Interpretação.

64.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; BORIM, D. . Choro music: history, theory and practice. Palestra-recital na University of Massachusetts sobre o Choro e a prática do bandolim.. 2006. Outra.

65.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; POND, S. F. . Choro Music: origins, practice and concepts. Palestra-recital na Cornell University sobre o Choro e a prática do bandolim.. 2006. Outra.

66.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; WATERS, A. . Choro music: history, theory and practice. Palestra-recital sobre o Choro e a prática do bandolim, na Berklee College of Music. 2006. Outra.

67.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MYRICK, B. . Choro music: history, theory and practice. Palestra-recital na Lane Community College sobre o Choro e a prática do bandolim.. 2006. Outra.

68.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; VALENTE, L. F. . Choro music: history, theory and practice. Palestra-recital sobre o Choro e a prática do bandolim, na Brown University, Providence.. 2006. Outra.

69.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; DRACH, H. ; MIRANDA, D. . Concertos para Juventude do Programa de Recepção ao estudante em Ingresso na FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos - Faculdades Unificadas). Recital realizado pelo Rio Trio. 2005. Interpretação.

70.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; DRACH, H. ; MIRANDA, D. . PUC-RIO: Recital-palestra sobre questões cognitivas ligadas à percepção musical. 'Como a música atua no ser humano', 'porque percebemos e/ou absorvemos a música de formas varidas'. Participação do Rio Trio.. 2005. Interpretação.

71.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Arranjo do CD Taruíra. Primeiro CD do grupo, formado por flauta, saxofone, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão. Obras de Pixinguinha, Charlie Parker, Guerra-Peixe.. 2005. Arranjo.

72.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. PUC-Rio: Série de recitais-palestras sobre o Choro no bandolim. Organizada pela Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio. Participação do Rio Trio.. 2005. Interpretação.

73.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MAIR, M. ; MIRANDA, D. ; DRACH, H. . Lecture-recital: Rio Trio. Palestra-recital sobre Choro para alunos e professores da Roger William University, Providence.. 2005. Interpretação.

74.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. ; DRACH, H. . Concertos para a Juventude FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos - Faculdades Reunidas) e Pró-Arte de Teresópolis. Apresentação do Rio Trio, interpretando obras de Pixinguinha, Villa-Lobos e Guerra-Peixe.. 2005. Interpretação.

75.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Música no Museu. Concerto do Rio Trio interpretando obras de Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Villa-Lobos, Francisco Mignone e Pixinguinha.. 2005. Interpretação.

76.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MAIR, M. ; Marcus Ferrer ; DRACH, H. . Rio Trio e Marilynn Mair no Palácio de Cristal. Concerto do Rio Trio com a participação da bandolinista norte-americana Marilynn Mair, professora de História da Música Norte-Americana na Roger Williams University, em Providence. Realização da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.. 2005. Interpretação.

77.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Música no Museu. Concerto do Rio Trio com participação especial da mezzo-soprano Zelma Zaniboni interpretando obras de Joaquim Rodrigo, Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Pixinguinha e Jacob do Bandolim.. 2005. Interpretação.

78.
CHELLOUF, L. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . Choro Music Series_Cornell University. Concerto de bandolim no Choro com acompanhamento do Ithaca Choro Ensemble, formado por alunos de música da Cornell University.. 2005. Interpretação.

79.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; LARSON, S. . Palestra-recital University of Oregon Choro music: history, theory and practice. 2005. Outra.

80.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Música no Museu. Concerto do Rio Trio apresentando obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Pixinguinha e Jacob do Bandolim.. 2004. Interpretação.

81.
CHEW, David ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . X Rio International Cello Ecounter, Sesc-Copacabana. Concerto do Rio Trio apresentando obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Pixinguinha e Jacob do Bandolim.. 2004. Interpretação.

82.
CAMPELLO, Maria Lilia ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de ; DRACH, H. ; MIRANDA, D. . PUC-RIO, Recital-palestra do Rio Trio no Auditório do Centro Cultural Ignacio de Loyola, apresentando obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Pixinguinha e Jacob do Bandolim.. 2004. Interpretação.

83.
BRAGA, J. M. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . Samba da Minha Terra. Projeto da FUNARJ. História do Samba contada através de apresentação de peça teatral com músicos em cena interpretando Sambas diversos. 2004. Interpretação.

84.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CHEW, David ; DRACH, H. ; MIRANDA, D. . IX Rio Cello Encounter, Sesc-Copacabana. Apresentação do Rio Trio (bandolim, violão e violoncelo) apresentando obras de Guerra-Peixe, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Tom Jobim.. 2003. Interpretação.

85.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; DRACH, H. ; MIRANDA, D. . XVII Classical mandolin of America Annual Convention. Hilton San Diego Mission Valley. Concerto do Rio Trio apresentando obras autorais de Paulo Sá e Daniel Miranda.. 2003. Interpretação.

86.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTIN, Cristina . Duo Bem Temperado. Teatro da UFF, Centro de Artes da (Universidade Federal Fluminense). Duo de bandolim e viola da gamba, apresentando obras de caráter inédito no Brasil do período barroco italiano, tais como Gregorio Sciroli, Tomaso Prota, Giovanni Battista Gervasio.. 2002. Interpretação.

87.
CHEW, David ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . VIII International Cello Encounter, Sesc-Copacabana. Apresentação do Rio Trio interpretando obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Jacob do Bandolim.. 2002. Interpretação.

88.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTIN, Cristina . Festival de Inverno de Teresópolis. Teatro Municipal de Teresópolis. Duo Bem Temperado, bandolim e viola da gamba, apresentando obras de caráter inédito no Brasil do período barroco italiano, Gregorio Sciroli, Tomaso Prota, Giovanni Battista Gervasio.. 2002. Interpretação.

89.
PORTO, L. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de . Nelson Sargento-Quinta no BNDES. Projeto realizado focalizando a obra do sambista Nelson Sargento acompanhado por bandolim, violão de sete cordas, clarinete, cavaquinho e percussão.. 2002. Interpretação.

90.
WHITE, Dennis ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de ; MIRANDA, D. ; DRACH, H. . Montana Mandolin Society and Rio Trio. Wilson Auditorium, Bozeman, Montana. Concerto do Rio Trio com participação especial da Montana Mandolin Society.. 2002. Interpretação.

91.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Balé Romeu & Juieta, de Prokofiev. Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Solista de bandolim convidado, regido por Mstislav Rostropovich.. 2002. Interpretação.

92.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTIN, Cristina . Série Sintonias, Centro Cultural da Casa de Artes de Paquetá. Duo Bem Temperado (bandolim e viola da gamba), apresentando obras de caráter inédito no Brasil do período barroco italiano, Gregorio Sciroli, Tomaso Prota, Giovanni Battista Gervasio.. 2001. Interpretação.

93.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTIN, Cristina . Concertos no Foyer. Duo de bandolim barroco e viola da gamba, apresentando obras de caráter inédito no Brasil do período barroco italiano, tais como Gregorio Sciroli, Tomaso Prota, Giovanni Battista Gervasio.. 2001. Interpretação.

94.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTIN, Cristina . Terças Musicais. Museu do Primeiro Reinado, Casa da Marquesa de Santos Duo de bandolim e viola da gamba, apresentando obras de caráter inédito no Brasil do período barroco italiano: Gregorio Sciroli, Tomaso Prota, Giovanni Battista Gervasio.. 2001. Interpretação.

95.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTIN, Cristina . Terças Musicais, Museu do Primeiro Reinado Casa da Marquesa de Santos. Duo Bem Temperado (bandolim e viola da gamba), apresentando obras de caráter inédito no Brasil do período barroco italiano, Gregorio Sciroli, Tomaso Prota, Giovanni Battista Gervasio.. 2001. Interpretação.

96.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Saraus do Rio Negro. Projeto da Secretaria de Cultura de Petrópolis no Palácio Rio Negro. Concerto do Rio Trio interpretando obras de Francisco Mignone, Tom Jobim, Hermeto Pascoal.. 2001. Interpretação.

97.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; WIESE, B. ; GENTIL-NUNES, Pauxy . XIV Bienal de Música Contemporânea. Estreia mundial de 'Ciclorama', obra original para bandolim e violão de Pauxy Gentil-Nunes. Paulo Sá (bandolim) Bartolomeu Wiese (violão). 2001. Interpretação.

98.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. ; DRACH, H. . Ciclo Arsenal de Música de Câmera. Concerto e master classe do Rio Trio, interpretando Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Ernesto Nazareth. 2001. Interpretação.

99.
SELIGMAN, G. ; Henrique Cazes ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de ; LOPES, M. ; CAVALHEIRO, O. ; BECKER, J. P. ; CAZES, B. ; Marcus Ferrer ; Marcello Gonçalves . Camerata Brasil na Embaixada do Brasil na Inglaterra. Concerto de lançamento do CD Bach in Brazil, EMI-Classics, Londres. 2000. Interpretação.

100.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CAZES, B. ; Henrique Cazes ; CAVALHEIRO, O. ; Marcus Ferrer ; LOPES, M. ; Marcello Gonçalves ; BECKER, J. P. . 24º Festival de Música do Algarve. Concerto da camerata Brasil apresentando obras de Bach, Pixinguinha e Radamés Ganattali.. 2000. Interpretação.

101.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; DRACH, H. ; MIRANDA, D. . Concertos para Juventude, realização da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro no Teatro Carlos Gomes. Apresentação do Rio Trio, interpretando obras de Hermeto Pascoal, Tom Jobim e Paulo Sá. 2000. Interpretação.

102.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; BRAGA, J. M. . Concertos para Juventude. Série da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro no Teatro Carlos Gomes. Concerto do Mosaico, interpretando obras de Luiz Eça, Tom Jobim, Hermeto Pascoal.. 2000. Interpretação.

103.
Henrique Cazes ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de ; Marcello Gonçalves ; CAZES, B. ; BECKER, J. P. ; CAVALHEIRO, O. ; Marcus Ferrer ; LOPES, M. ; SELIGMAN, G. . Camerata Brasil na UniRio Concerto da Camerata Brasil como parte das programações de lançamento do CD Bach in Brazil, lançado em mais de 20 países pela EM-Classics, Londres.. 2000. Interpretação.

104.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Suíte Retratos Suíte Retratos: concerto para bandolim e orquestra de cordas de Radamés Gnattali. Solista: Paulo Sá. Orquestra de Câmera do Conservatório Brasileiro de Música. Regência Marco Maceri.. 1999. Interpretação.

105.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Suíte Retratos: concerto para bandolim e orquestra de cordas de Radamés Gnattali. Solista: Paulo Sá. Mt. Hood Pops Orchestra, Eugene, Oregon (USA).. 1998. Interpretação.

106.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; BRAGA, J. M. . Concerto para Juventude. Série realizada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no Teatro Carlos Gomes. Concerto do grupo Mosaico, apresentando Choro, Samba e Bossa Nova.. 1997. Interpretação.

107.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Quinta no BNDES. Concerto da Orquestra de Cordas Brasileiras, apresentando obras de Radamés Gnattali, Erenesto Nazareth e Vivaldi.. 1996. Interpretação.

108.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CARVALHO, M. . Istituto Italiano di Cultura_Clássicos no Museu, apresentando o duo de bandolim e violão Paulo Sá e Marco de Carvalho. Foram apresentadas obras de compositores do período barroco italiano originais para bandolim e baixo contínuo.. 1995. Interpretação.

109.
Henrique Cazes ; SELIGMAN, G. ; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de ; LOPES, M. ; BECKER, J. P. ; CAZES, B. ; Marcello Gonçalves ; Marcus Ferrer . Camerata Brasil_Palácio da Cidade_Série Conjuntos Cariocas, apresentando obras de Bach e Pixinguinha, gravados pelo grupo em CD lançado pela EMI-Classics, Londres.. 1995. Interpretação.

110.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CARVALHO, M. . New Works and Jazz Nights Theater on the Park, em Seattle, Estados Unidos, concerto der bandolim e violão apresentando obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Paulo Sá e Marco de Carvalho.. 1994. Interpretação.

111.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CARVALHO, M. . International Mandolin Series, realizada em Washington-DC, Estados Unidos, duo de bandolim e violão apresentando obras de Pinguinha, Jacob do bandolim, Paulo Sá e Marco de Carvalho.. 1994. Interpretação.

Demais trabalhos
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Música na obra social do Rio de Janeiro. 2007 (Responsabildade social) .

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Escola de Música de Itaipava. 1995 (escola de música) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese; IMPROTA, Gabriel. Participação em banca de Miguel Fridman Garcia. Dez peças para violão e bandolim. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MAINHARD, V. B.; PACHECO, Alberto. Participação em banca de Diana Maron. Recital de mestrado. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

3.
FAGERLANDE, A. M. R.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; PITOMBEIIRA, Liduíno. Participação em banca de Jeferson Luiz da Silva Souza. O fagote na música popular brasileira, um estudo de caso: Quarteto Leandro Braga. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

4.
Meinhardt, V.; ADOUR, Andrea.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Flávio Leite Correia. A ópera contemporânea brasileira e sua importância para o cantor lírico nacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NASCIMENTO, I. F.; JUSTI, L. C.. Participação em banca de Ivan Ferreira do Nascimento. A Construção da Interpretação de "Variações Sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros" para quinteto de sopros, de Ronaldo Miranda, a partir de duas experiências distintas: Quinteto Villa-Lobos e Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

6.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTO, A. J.; NEDER, Alvaro; NIN, F.. Participação em banca de Fábio Guedes Nin Ferreira. O tango brasileiro: das origens ao teatro Phênix. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

7.
AUGUSTO, A. J.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NEDER, Alvaro. Participação em banca de Fábio Guedes Nin Teixeira. O Tango Brasileiro: Das Origens ao teatro Phênix. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

8.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; ARAGÃO, Pedro; ULHÔA, Martha. Participação em banca de José Robinson Enciso Valencia. O Bambuco e o Choro: Uma Análise Comparativa a Partir das Práticas Interpretativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
CARMO, F. A.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; ALVARES, S. L. A.; BOSCARINO JUNIOR, A.. Participação em banca de Fábio Alves do Carmo. A perspectiva do ensino do violão de 7 cordas no início do século XXI: Considerações sobre os aspectos formais e informais de produção e transmissão de conhecimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

10.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CARDOSO, A.; SILVA, G. O. Q. G. E.. Participação em banca de Gabriela de Oliveira Queirós Guedes e Silva. Fantasia de Movimentos Mixtos de H. Villa-Lobos: Resgate e Inserção no Repertório Violinístico. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

11.
OLIVEIRA, V. A.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Valmir Antonio de Oliveira. Violão e Educação Musical: Por uma Metodologia de Musicalização com o Violão. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

12.
BRAGA, L. O.; AZEVEDO, M. C. C. C.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Jorge Cardoso de Moura. Tradição e inovação na prática do bandolim brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

13.
TRAVASSOS, Elizabeth; ULHÔA, Martha; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Marcílio Marques Lopes. Ai Ioiô: Elaborações Rítmicas da Linha Melódica no Samba-Canção. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
Marcus Ferrer; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Marcus de Araújo Ferrer. A viola de 10 cordas e o Choro: Arranjos e Análises. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; FAGERLANDE, A. M. R.; AVVAD, A. P. M. M.. Participação em banca de Samanta Adriele Neiva dos Santos. A flauta na música de câmera de Edmundo Villani-Corrêa: idiomatismo, performance e edição crítica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ.

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; FAGERLANDE, A. M. R.; AVVAD, A. P. M. M.. Participação em banca de Raquel Santos Carneiro. Quartetos para fagote de Francisco Mignone: propostas de edições crítica e prática. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ.

3.
MEIRELLES, R.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Marcus Ferrer. Participação em banca de Henrique Leal Cazes. Palhetadas estruturantes: o acompanhamento do samba ao cavaquinho. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ.

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; NOGUEIRA, Marcos; DOURADO, Ricardo. Participação em banca de Anderson César Alves. O professor expert:investigação das práticas pedagógicas em performance musical. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ.

5.
Marcus Ferrer; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Marcus de Araújo Ferrer. A viola de 10 cordas e o Choro: Arranjos e Análises. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
Lopes, M. V.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Nailson Simões; FAGERLANDE, A.. Participação em banca de Maico Viegas Lopes. Sugestões Interpretativas para Sptember de Cláudio Roditi. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A.; Bartolomeu Wiese. Participação em banca de Carlos Eduardo Gisi. O violão sete cordas nos sambas de enredo do século XXI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; PACHECO, Alberto; ADOUR, Andrea.. Participação em banca de Diana Maron. Um tenor para além da ópera : Tito Schipae a prática vocal no Brasil no início do século XX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Meinhardt, V.; RÓNAI, Laura. Participação em banca de Jorge Ignacio Mathias Lima. A influência da cultura africana na música vocal brasileira e norte-americana. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. G. A.; WIESE, B.. Participação em banca de Carlos Eduardo Gisi. O violão sete cordas nos samba de enredo do século XXI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AUGUSTO, A. J.; BITTENCOURT, Pedro. Participação em banca de Reginaldo do Espírito Santo Thimoteo. Trombone, idiomatismo e práticas culturais: aspectos históricos, técnicos e interpretativos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

6.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; PACHECO, Alberto; ADOUR, Andrea.. Participação em banca de Diana Maron. Um tenor para além da ópera : Tito Schipae a prática vocal no Brasil no início do século XX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

7.
ALMADA, C. L.; Marcus Ferrer; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Fernando Duarte. O Bandolim Hoje: Questões Interpretativas e Notacionais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. G. A.; WIESE, B.. Participação em banca de Gabriel Ballesté Albino.Recital de Formatura - Gabriel Ballesté Albino - Violão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

2.
Bartolomeu Wiese; RAMALHO, C. A.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Participação em banca de Mateus Bretas.Banca de Recital de Formatura, aluno Mateus Bretas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; GARRETT, M.; Marcus Ferrer; Marcello Gonçalves. Participação em banca de Marcus Garrett.Recital de Formatura Bandolim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Bandolim) - Escola de Música da UFRJ.

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; LACERDA, L.; DELVIZIO, C.. Participação em banca de Luísa Lacerda.Recital de Formatura Violão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Escola de Música da UFRJ.

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; VOGEL, K. K.; RAMALHO, C. G. A.; Henrique Cazes. Participação em banca de Recital de Formatura.Recital de Formatura de Bandolim. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Bandolim) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; FAGERLANDE, A. M. R.; Bartolomeu Wiese; Marcus Ferrer. Banca de defesa de anteprojeto - 13 de novembro - Processo seletivo do Mestrado Profissional em Música. 2017. Escola de Música da UFRJ.

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Marcus Ferrer; Bartolomeu Wiese; FAGERLANDE, A. M. R.. Banca de defesa de anteprojeto - 14 de novembro - Processo seletivo do Mestrado Profissional em Música. 2017. Escola de Música da UFRJ.

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese; Meinhardt, V.. Banca da Prova Prática no Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Música (PROMUS), Ano 2016, realizado no dia 17 de fevereiro.. 2016. Escola de Música da UFRJ.

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese; Meinhardt, V.. Banca da Defesa de Anteprojeto no Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Música da UFRJ, Ano 2016, realizado no dia 17 de fevereiro.. 2016. Escola de Música da UFRJ.

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese; Meinhardt, V.. Banca da Prova Prática no Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Música (PROMUS), Ano 2016, realizado no dia 16 de fevereiro.. 2016. Escola de Música da UFRJ.

6.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese; Meinhardt, V.. Banca da Defesa de Anteprojeto no Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Música da UFRJ, Ano 2016, realizado no dia 16 de fevereiro.. 2016. Escola de Música da UFRJ.

7.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese; Meinhardt, V.. Banca de correção da Prova de Línguas, no Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Música da UFRJ, Ano 2016, realizado no dia 22 de fevereiro.. 2016. Escola de Música da UFRJ.

8.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese; Meinhardt, V.. Banca de correção da Prova de Línguas, no Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Música da UFRJ, Ano 2016, realizado no dia 23 de fevereiro.. 2016. Escola de Música da UFRJ.

9.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; CAMARA, F. A.; RAMALHO, C. G. A.. Banca de seleção para professor substituto de violão. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MAESHIRO, Midori; NOGUEIRA, Marcos. Exame de qualificação de mestrado de Arthur Leppaus: A performance do samba batucado, sua adaptação para bateria. 2018. Escola de Música da UFRJ.

2.
RAMALHO, C. G. A.; JARDIM, Atonio; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Exame de qualificação de mestrado de Henrique Francisco da Costa e Souza. Encaminhamentos da relação guitarra-Brasil nas vicissitudes do Ocidente e suas representações. 2018. Escola de Música da UFRJ.

3.
FAGERLANDE, A.; AVVAD, A. P. M. M.; SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Exame de qualificação de doutorado de Botelho Perotto: Darius Milhaud e Heitor Villa-Lobos - Obras para Madeiras na década de 1920 e suas construções interpretativas. 2018. Escola de Música da UFRJ.

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AVVAD, A. P. M. M.; FAGERLANDE, A. M. R.. Banca de Qualificação de Mestrado: Questões Técnico-Interpretativas do Acompanhamento ao Piano a partir do Ciclo Cinco Poemas de Nicolaus Lenau, de Alberto Nepomuceno. Autora: Érika Suellen Machado Gama de Oliveira.. 2016. Escola de Música da UFRJ.

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; COUTINHO, M.; JUNIA, S.. Comissão para análise de prestação de contas. 2015. Escola de Música da UFRJ.

6.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. banca de correção do Teste de Habilidade Específica para acesso aos cursos de graduação. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. G. A.; AMORIM, H.. III Festival de Violão da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. G. A.. Banca de nivelamento. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. G. A.. Banca de nivelamento. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A.; TABORDA, M.. Elaboração de Ementa. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Avaliação e desenvolvimento de curso de música. 2006. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

12.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; AMORIM, Jari; BRAGA, J. M.. Primeiro Festival de Música da Petrobrás. 2000. Petrobrás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Segundo Congreso Internacional de Musica Popular. O Ensino da Música Popular na Universidade. 2018. (Congresso).

2.
I Jornada PROMUS - Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário.I Jornada PROMUS. 2017. (Outra).

3.
Performa 2017 V Congresso da ABRAPEM. Composição, Interpretação e Identidade na Chorata no. 1 de Carlos Almada: Contribuições e reflexões sobre a oralidade e escrita no Choro. 2017. (Congresso).

4.
XXVII Congresso da ANPPOM. Apresentação artística Camerata Dedilhada da UFRJ, na UNICAMP, durante o XXVII Congresso da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 28 de agosto de 2017. 2017. (Congresso).

5.
Simpósio "Antes do Valongo: Santa Rita".A Música do Rio Setecentista. 2016. (Simpósio).

6.
I Simpósio de Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA.Performance dos Instrumentos de Cordas Dedilhadasna Universidade Brasileira. 2014. (Seminário).

7.
Jornada Giulio Massari de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Banca de avaliação da XXXVI JITAC. 2014. (Simpósio).

8.
Il Choro e i suoi strumenti principali, mandolino, chitarra, percussioni?.Il Choro e i suoi strumenti principali, mandolino, chitarra, percussione - Master class. 2013. (Seminário).

9.
164º Aniversário da EM-UFRJ.Modinheiros, Seresteiros, Chorões e Pianeiros: a música carioca nas ruas e salões. 2012. (Outra).

10.
O bandolim no Momento Itália - Brasil.O bandolim no Momento Itália - Brasil. 2011. (Seminário).

11.
Seminário - Após defesa de dissertação.Tradição e inovação na prática do bandolim brasileiro. 2011. (Seminário).

12.
XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Brasil de pé atrás: quatro movimentos de pé. 2011. (Encontro).

13.
Ciclo de Violões do Conservatório Brasileiro de Música.Alcantilado. 2010. (Outra).

14.
Montana Mandolin Society Convention.Mandolin and Choro Music. 2004. (Simpósio).

15.
Classical Mandolin Society of America 17º Annual Covention.Mandolin in Brazil. 2003. (Simpósio).

16.
9º Annual West Coast Mandolin Convention.Choro Music. 1996. (Seminário).

17.
23rd NorthWest Folklife Festival.Brazilian Mandolin and Choro. 1995. (Oficina).

18.
8th West Coast Mandolin Annual Convention.Brazilian Mandolin. 1995. (Simpósio).

19.
7th West Coast Annual Mandolin Convention.Brazilian Choro Music. 1994. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese ; Marcus Ferrer ; RAMALHO, Celso ; Henrique Cazes ; Marcello Gonçalves . Masterclass de violão - professor Nicholas Ciraldo. 2017. (Outro).

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese . Programa Linnaeus-Palme - Seleção de alunos para o intercâmbio entre Escola de Música da UFRJ e a Malmö Academy of Music, Suécia. 2017. (Concurso).

3.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Concertos na Fiocruz. 2016. (Concerto).

4.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese ; RAMALHO, C. A. ; Marcus Ferrer . I Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ. 2015. (Festival).

5.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Momento Rio Bandolim. 2015. (Concerto).

6.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Momento Rio Bandolim. 2013. (Festival).

7.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de. Momento Rio Bandollim. 2011. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vitor Casagrande. CADERNO BRASLEIRO PARA BANDOLIM: O ESTUDO DA PALHETADA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).

2.
Daniel Migliavaca. DEZ ESTUDOS PARA BANDOLIM: CD DE ÁUDIO E CADERNO DE PARTITURAS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).

3.
Tiago Augusto Silva dos Santos. O BANDOLIM POLIFÔNICO DE 10 CORDAS: COMPOSIÇÕES, ARRANJOS E TRANSCRIÇÕES, CADERNO DE PARTITURAS E REGISTRO FONOGRÁFICO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).

4.
Carlos Henrique da Silva Garcia. Cavaquinho Brasileiro do popular ao erudito O processo de reelaboração e interpretação musical. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Felipe Clark Portinho. PRÁTICAS INTERPRETATIVAS E DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO NO CONTRABAIXO NO SÉCULO XXI: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DO MÚSICO NO MUNDO DO TRABALHO. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).

2.
Ivan Parpaguerius. O idiomatismo do bandolim nos séculos XX até a atualidade - Levantamento quantitativo e descritivo de texturas e técnicas instrumentais no repertório do período. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).

3.
JOSÉ PAULO THAUMATURGO BECKER. ESTUDANDO O IMPROVISO, UM FOCO NO DISCURSO MELÓDICO DE RICARDO SILVEIRA. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).

4.
Fernando Novaes Duarte. A performance historicamente informada como ferramenta de estudo interpretativo para a música popular: o caso do choro.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Eduardo Gisi. O violão sete cordas nos sambas de enredo do grupo especial do Rio de Janeiro: 1991-2017. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Henrique Loureiro de Sá.

2.
Omar Cavalheiro. Caderno brasileiro para contrabaixo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: Paulo Henrique Loureiro de Sá.

3.
Felipe Clark Portinho. Ritmos brasileiros no contrabaixo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: Paulo Henrique Loureiro de Sá.

4.
Fernando Novaes Duarte. O Bandolim hoje: questões interpretativas e notacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Música da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Henrique Loureiro de Sá.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A. . Pensar Música ou Cuidar a Memória: refletindo acerca das ações musicais do PIBID-UFRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese . Brazilian Rhythms: Choro, Maxixe, Samba and Frevo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese ; Marcus Ferrer ; RAMALHO, Celso ; Henrique Cazes ; Marcello Gonçalves . Masterclass de violão - professor Nicholas Ciraldo. 2017. (Outro).

2.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; Bartolomeu Wiese . Programa Linnaeus-Palme - Seleção de alunos para o intercâmbio entre Escola de Música da UFRJ e a Malmö Academy of Music, Suécia. 2017. (Concurso).


Musica
1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Álvares de Azevedo - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo -Biblioteca Pública Municipal Adelpha Figueiredo - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Aureliano Leite - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Belmonte - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Camila Cerqueira César - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Castro Alves - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Chácara do Castelo - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Nuto Sant'Anna - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri-. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo - Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; MIRANDA, D. . Duo Barroqueando. Série Concertos didáticos - Bibliotecas de São Paulo Biblioteca ´Pública Munivipal Cora Coralina - executando obras de Bach, Vivaldi, Bortolazzi e Riggieri. 2018. Outra.

1.
SÁ, Paulo Henrique Loureiro de; RAMALHO, C. A. ; Henrique Cazes ; Marcus Ferrer ; Bartolomeu Wiese ; Marcello Gonçalves . Camerata Dedilhada da UFRJ - Aula Magna do Curso de Licenciatura em Música IFF Campos-Guarus. 2018. Outra.



Outras informações relevantes


Destaca-se a criação do primeiro Curso Técnico (Profissionalizante) em Bandolim na Escola de Música Villa-Lobos, na cidade do Rio de Janeiro. Através deste curso, criado em 2000, a EMVL profissionalizou cerca de 55 bandolinistas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 23:37:20