Edmilson de Sena Morais

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  • Última atualização do currículo em 13/07/2017


Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica do Salvador (1994) e mestrado em educação e contempporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, identidade étnica, cultura, etnia e afrodescendencia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edmilson de Sena Morais
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Av. Luis Viana Filho, 2a. avenida, no. 200, 2o. andar, ala 12 - CAB
Sussuarana
41750-300 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 33703280


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Mestrado em educação e contempporaneidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Corte e costura étnica: representações da identidade afrodescendente nas relaçôes sócio-educativas do Congo- centro-médico social,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Dra Yara Dulce Bandeira de Ataide.
Palavras-chave: IDENTIDADE; ETNIA; representações sociais; identidade étnica; afrodescendente; alteridade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral.
2014 - 2015
Especialização em História e cultura Indígena e afro-brasileira. (Carga Horária: 390h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Representações a identidade negra nas letras das músicas do Bloco Afro Ilê Aiyê.
Orientador: Dr. Rodrigo Lemos Simões.
1999 - 2000
Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa. (Carga Horária: 435h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Ser ou não ser ... negro... eis a questão: identidade étnica cultural afrodescendente em sala de aula.
Orientador: Dr Jacques Jules Sonneville.
1996 - 1998
Especialização em Especialização em Teoria e Metodologia da História. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: O rei do Brasil na Bahia no primeiro império: imagem, cultura e poder.
Orientador: Dr Ubiratan Castro Araújo.
1989 - 1994
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
1975 - 1977
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Patologia Clínica.
Centro Integrado de Educação Anísio Teixeira, CIEAT, Brasil.
1965 - 1974
Ensino Fundamental (1º grau).
Isntituto Central de Educação Isaías Alves, ICEIA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2011 - 2011
CURSO DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA MEMÓRIA. (Carga horária: 32h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
PERSONALIDADES NEGRAS. (Carga horária: 15h).
Academia de Letras da Bahia, ALBA, Brasil.
2011 - 2011
LETRAMENTO E IDENTIDADE AFROBRASILEIRA. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO DO PORTUGUES BRASILEIRO. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2006 - 2006
Métodos e técnicas da pesquisa em História Oral. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2006 - 2006
Educação para a diversidade étnico-racial. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pesquisadores Negros, ABPN, Brasil.
2006 - 2006
Pesquisa em História Oral. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação em Metodologia do Ensino de História. (Carga horária: 260h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2002 - 2002
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
2001 - 2001
Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 56h).
Prefeitura Municpal de São Sebastião do Passé, PMSSP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Educação sexual. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Teoria, Métodos e Técnicas da História Oral. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Instrumental para pesquisador. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em O clero oitocentista na BAhia. (Carga horária: 4h).
Arquivo Público do Estado da Bahia, APBA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Metodologia do Ensino da História. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em História da Educação na Bahia. (Carga horária: 10h).
Arquivo Público do Estado da Bahia, APBA, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Castro Alves. (Carga horária: 10h).
Academia de Letras da Bahia, ALBA, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Demografia Histórica. (Carga horária: 10h).
Arquivo Público do Estado da Bahia, APBA, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em 200 anos de morte dde Tiradentes. (Carga horária: 10h).
Arquivo Público do Estado da Bahia, APBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino, Letras Vernáculas/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática do Ensino da Lingua Inglesa
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
03/2000 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, .



Linhas de pesquisa


1.
Cultura, história, literatura e documento material

Objetivo: Esta linha contempla projetos que se propõem a estudar a relação História/Literatura e a dimensão das culturas locais nessas práticas narrativas, evidenciando as experiências dos diferentes grupos sociais em suas peculiaridades históricas e culturais. É objeto central desta linha, portanto, os diferentes usos da literatura no ofício do historiador, entendendo a literatura em seus mais diversos gêneros: poesia, romance, memória, cordel, tragédia, comédia, etc. Congrega, ainda, pesquisadores preocupados em investigações associadas à História Cultural/História Social da Cultura, tendo como eixo teórico-metodológico teorias da representação, assim como conceitos e abordagens da História Social contemporâneas, responsáveis por entender os textos literários enquanto testemunhos históricos radicados em um tempo específico, a tomar o passado como um universo simbólico diferenciado do presente para se trabalhar com o pressuposto do estranhamento. Tanto quanto possível, os projetos abarcam o estudo do documento material, comparando-o, confrontando-o e enriquecendo o documento escrito..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: CULTURA; História Oral; identidade afrodescendente.


Outros Projetos


Identidade étnico-cultural afrodescendente no cotidinao escolar
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAIS, E. S.2015MORAIS, E. S.. Representações da identidade negra nas músicas do bloco afro Ilê Aiyê. IF-SOPHIA, v. I, p. 113-135, 2015.

2.
MORAIS, E. S.2014MORAIS, E. S.. Representações da imagem do poder real na Bahia no primeiro Império. IF-SOPHIA, v. 1, p. 101-124, 2014.

3.
MORAIS, E. S.2008MORAIS, E. S.. Identidade: processo histórico das interações e representações sociais. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 3, p. 85-94, 2008.

4.
MORAIS, E. S.2003MORAIS, E. S.; Ataide, Y. D. B. . A (re)construção da identidade étnica afrodescendente a partir de uma proposta alternativa de educação pluricultural. Revista FAEEBA, Salvador, v. 13, n.19, p. 81-98, 2003.

5.
MORAIS, E. S.2002MORAIS, E. S.. Patrimônio étnico-cultural dos povos indígenas. Sementes (Salvador), Salvador, v. 3, n.5/6, p. 180-185, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAIS, E. S.. Identidade e etnicidade na poética quilombola do bloco aro Ilê Aiyê. In: Alex dos Santos Carvalho; Jairo Carvalho do Nascimento. (Org.). Identidade e etnicidade na poética quilombola do bloco aro Ilê Aiyê. 1ed.Curitiba: Editora CRV Ltda, 2017, v. , p. 153-173.

2.
SOARES, S. R. ; MORAIS, E. S. . Diario de leitura: espaço dialógico-dialético-reflexivo no processo de construção do conhecimento. In: Sandra Regina Soares. (Org.). Formação do professor: reinventando as práticas. 1ªed.Salvador: Editora Uneb, 2012, v. , p. 9-193.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, E. S.. Representações da identidade e cultura negra nas letras das músicas do Bloco Afro Ilê Aiyê. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BAIANIDADE E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILIDADES, 2015, Salvador. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BAIANIDADE E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILIDADES. Salvador: UNEB, 2015. v. I. p. 991-1011.

2.
MORAIS, E. S.. Ser ou não ser ... negro... eis a questão: identidade étnico-cultural em sala de aula. In: 53a. Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Nação e Diversidade: patrimônio do futuro. Sâo Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da CIência.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, E. S.. IDENTIDADE ÉTNICA AFRODESCENDENTE: PROCESSO HISTÓRICO DAS INTERAÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. In: II FORUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: PRÁTICAS E DISCURSOS EM MULTIPLOS ESPAÇOS, 2008, ITABAIANA. ANAIS DO II FORUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: PRÁTICAS DISCURSSIVAS EM MÚLTIPLOS ESPAÇOS. SÃO CRISTÓVÃO: EDITORA UFS, 2008.

2.
MORAIS, E. S.. Ser ou não ser... negro... eis a questão: identidade étnica cultural em sala de aula. In: Seminário: Ética da Coexistência: dinâmicas territoriais e comunalidade, 2001, Salvador. Caderno de textos e resumos. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2001. v. 1. p. 54.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, E. S.. DIÁRIO DE LEITURAS: ESPAÇO DIALÓGICO-DIALÉTICO-REFLEXIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAIS, E. S.; DANTS JUNIOR, J. A. . OS PARÃMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE ENSINO DE LINGUA INGLESA ENQUANTO FERRAMENTA DE SUPORTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, E. S.. DIÁRIO DE LEITURAS: ESPAÇO DIALÓGICO-DIALÉTICO-REFLEXIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MORAIS, E. S.. IDENTIDADE ÉTNICA AFRODESCENDENTE: PROCESSO HISTÓRICO DAS INTERAÇÕES E REPRESE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAIS, E. S.. Identidade étnica afrodescendente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, E. S.. I Semana de Cultura e Cosnciência Negra. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MORAIS, E. S.. Ser ou não ser... negro.. eis a questão: identidade étnica cultural em sala de aula. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAIS, E. S.. ARRUDA, Angela (Org.) Representando a alteridade. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 1998.. Salvador: UNEB, 2002 (Resenha).

2.
MORAIS, E. S.. Primeira Semana da Consciência e Cultura Negra. São Paulo: CEERT, 2001 (Experiência pedagógica).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, E. S.. METODOLOGIA DA PESQUISA: A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DO OBJETO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MORAIS, E. S.. Guerra de Canudos. 1998. Teatral.

Demais trabalhos
1.
MORAIS, E. S.. Primeira Semana da Cultura e Consciência Negra. 2002 (Experiência Pedagógica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAIS, E. S.; MIGUEL, A.; MARINALVA NUNES. Participação em banca de JANETE DE CARVALHO DA SILVA LEAL. A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA PRÁTICA CURRICULAR DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLIN) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORAIS, E. S.; OLVEIRA, J. D.. Participação em banca de Maria Rodrigues dos S. Medeiros e Nillvana Vilasboas Moura.Metodologia e prática da matemática: contexualziada na Escola Família Agrícola de Boquira-Ba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
MORAIS, E. S.; PINA, P. K. C.; MARQUES, Z. M.. Participação em banca de LUCINALVA FERNANDES GOMES e MARINA FERNANDES BORGES.PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: LEITURA E LEITORES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SAMBAIBA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
MORAIS, E. S.; RAMOS, R. T.; VILACA, A.. Participação em banca de Alexandra Rosa de Araújo e Edlaine da Silva Costa.Variação linguística e identidade cultural na comunidade quilombola de Malhada, em Caetité, Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ARAUJO, G. C.; MORAIS, E. S.; SANTOS, G. C.. Participação em banca de Juliana Santos Pires.A POLÍTICA EDUCACIONAL DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSIDADE PARA TODOS NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ, BAHIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
MORAIS, E. S.; MAGALHAES, R. A.. Participação em banca de Maria Luisa Santana de Jesus e Patrícia Guedes da S. Santos.Literature ensino de literatura no ensino mpédio: uma reflexão metododológica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III LEITURA DE ÁFRICAS. 2014. (Encontro).

2.
II SEMANA DE LETRAS/INGLES.A QUESTÃO DA INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO D LETRAS LI: UMA PERSPEPECTIVA DISCENTE. 2014. (Encontro).

3.
II Lituras de África: interfaces no ensino e na pesquisa. 2013. (Seminário).

4.
I SEMINÁRIO ACADÊMCO INTERDISCIPLINAR E II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO IPI.ÁFRICA E AFROBRASILIDADES; ESPAÇOS, HISTÓRIAS E LEITURAS. 2013. (Simpósio).

5.
I COLIBA - COLOQUIO CULTURA E LITERATURA BAIANA: CAMILO DE JESUS LIMA E JORGE AMADO.MULTIFACES CULTURAIS DO TEMPO-ESPAÇO NA LITERATURA BAIANA. 2012. (Simpósio).

6.
Leituras de África: interfaces no ensino e na pesquisa. 2012. (Seminário).

7.
CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRA A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRARA. 2011. (Outra).

8.
CURSO DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA MEMÓRIA: TEORIAS E TÉCNICAS IC. 2011. (Outra).

9.
I FORUM DE PESQUISADORES DO GRUPO DE PESQUISA: LEITURA, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE.LEITURA E ESCOLA. 2011. (Simpósio).

10.
I FORUM DE PESQUISADORES DO GRUPO DE PESQUISA: LEITURA, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE.LEITURA E FOMAÇÃO DO LEITOR. 2011. (Encontro).

11.
II ENCONTRO CONSCIENCIA NEGRA DA ESCOLA WALDECK ORNELAS.A FORMAÇÃO DOS IMPÉRIOS DE GHANA, SONGAI E MALI EM OPOSIÇÃO A EXPANSÃO ÁRABE. 2011. (Encontro).

12.
III CURSO MANUEL QUERINO - PERSONALDADES NEGRASAS. 2011. (Outra).

13.
III SEMANA DE LETRAS E I ENCONTRO DE LITERATURA BAIANA "LINGUAGENS, LEITURAS E LITERATURASAS. 2011. (Seminário).

14.
I SEMANA DE LETRAS INGLÊS - PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA I. 2011. (Encontro).

15.
2º DEBATE: Pesquisas no Semiárido do Estado a Bahia - Ciência, Educação e Sociedade. 2010. (Simpósio).

16.
I Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afrobrasileiras. 2010. (Congresso).

17.
III GEPRÁXIS - III Seminário de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais. 2010. (Seminário).

18.
I Jornada História e Literatura: "Não foi o vento que levou". 2010. (Outra).

19.
I SEMANA INTERDEPARTAMENTAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM REDE: ANISIO TEIIXEIRA - O FAZER ACADÊMICO EM DIÁLOGO COM OUTROS SABERES.O CULTURALISMO ESTRANGEIRO NA SOCIEDADE MODERNA. 2010. (Encontro).

20.
V ENCONTRO DE HISTÓRIA; O OFÍCIO DO HISTORIADOR - FRONTEIRAS E TEMPORALIDADES.ALTO SERTÃO DA BAHIA: SOCIEDADE, CULTURA E PODER. 2010. (Encontro).

21.
COLÓQUIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS.DIÁRIO DE LEITURAS: ESPAÇO DIALÓGICO-DIALÉTICO-REFLEXIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2009. (Outra).

22.
II SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literáriios.Uma análise das contribuições dos parâmetros curriculares nacionais de ensino de língua inglesa e da LDB para o processo ensino aprendizagem. 2009. (Seminário).

23.
II SEMANA DE LETRAS: LINGUAGEM E DISCURSO: REFLEXÕES POLISSÊMICAS NA CONTEMNPORANEIDADE.O LUGAR DO CURSO DE LETRAS NAS DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS. 2009. (Encontro).

24.
II SEMANA DE LETRAS "LINGUAGEM E DISCURSO": REFLEXÕES POLISSÊMICAS NA CONTEMPORANEIDADE. 2009. (Encontro).

25.
SEMINÁRIO VOCÊ SABE A COR D EUS? APLICAÇÕES DA LEI 11.645 - DIÁLOGOS ENTRE RELIGIOSIDADES E CIÊNCIAS. 2009. (Seminário).

26.
XIX SEMINÁRIO DO CELLIP.OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ENQUANTO FERRAMENTA DE SUPORTE PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2009. (Seminário).

27.
ASSEMBLÉIA UNIVERSITÁRIA. 2008. (Encontro).

28.
I Coloquio Internacional sobre Ensino Superior. 2008. (Congresso).

29.
II FORUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: PRÁTICAS E DISCURSOS EM MULTIPLOS ESPAÇOS.IDENTIDADE ÉTNICA AFRODESCENDENTE: PROCESSO HISTÓRICO DAS INTERAÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2008. (Encontro).

30.
III ENCONTRO DE HISTÓRIA.A \RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO FILME BARRAVENTO. 2008. (Encontro).

31.
III ENCONTRO DE IDENTIDADE NEGRA DO ALTO SERTÃO.AFRODESCENDÊNCIA: QUILOMBOS E CURRÍCULO ESCOLAR. 2008. (Encontro).

32.
Áfricas e africanidades brasileiras: teoria e prática na sala de aula.Cultura e religiosidade afro-brasileira. 2007. (Oficina).

33.
Encontro de letras e artes: suas interfaces. 2007. (Encontro).

34.
II Encontro de Identidade Negra do Alto Sertão.História e Cultura africana e afrobrasileira: desafios para uma prática multirreferencial. 2007. (Encontro).

35.
II Encontro de Identidae Negra do Alto Sertão: negritude, resistência e consciência. 2007. (Encontro).

36.
III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2007. (Encontro).

37.
I Simpósio Estadual de Representações Sociais. 2007. (Simpósio).

38.
Seminário: Planejamento e prática docente no ensino superior: reflexões sobre o tirocínio docente. 2007. (Seminário).

39.
A história oral enquanto fonte e método para a História. 2006. (Oficina).

40.
História, memória e fontes orais. 2006. (Oficina).

41.
III Encontro de História da ANPUH. 2006. (Encontro).

42.
I Seminário de Identidade negra do Alto Sertão da Bahia.A identidade negra nos tempos atuais. 2006. (Seminário).

43.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2006. (Congresso).

44.
IX JORNADA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ. 2005. (Outra).

45.
MOSRA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENISNO DA CIDADE DO SALVADOR.SER E CONVIVER: EXERCITANDO A MUDANÇA. 2005. (Encontro).

46.
MOSTRA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL D ENSINO DA CIDADE DO SALVADOR.IDENTIDADE QUILOMBOLA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2005. (Encontro).

47.
Inclusão : uma realidade em cosntrução.Mostra Pedagógica. 2004. (Oficina).

48.
lEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2004. (Oficina).

49.
Noso bairoo, nossa escola,nossa história.Mostra Pedagógica. 2004. (Oficina).

50.
Educar para a Igualdade Racial: promovendo e monitorando a igualdade no ambiente escolar.Práticas pedagógicas na perspectiva da divesidade étnico-racial. 2003. (Seminário).

51.
EDUCAR PARA IGUALDADE RACIAL:Promovendo e monitorando a igualddae racial no ambiente escolar.Seminário: Educar para a Igualdade Racial. 2003. (Seminário).

52.
MOSTRA PEDAGÓGICA DA REDE MUNCIPAL DE ENISNO DA CIDADE DO SALVADOR.PLURALIDADE CULTURAL: A PRESENÇA DA CULTURA AFRICANA BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRODESCENDENTE. 2003. (Encontro).

53.
Educação e contemporaneidade na nova ordem mundial. 2002. (Seminário).

54.
EDUCAÇAÕ PARA A IGUALDADE RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL ÉETNICA NO AMBIENTE ESCOLAR.PRIMEIRA SEMANA DA CULTURA E DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2002. (Encontro).

55.
MOSTRA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO SALVADOR.RELAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS NA SALA DE AULA. 2002. (Encontro).

56.
Relações étnico-culturais na sala de aula.Mostra Pedagógica. 2002. (Oficina).

57.
Seminário Nacional sobre Educação e Comtemporaneidade.Identidade étinica afrodescendente. 2002. (Seminário).

58.
Ética da Coexistência: territorialidade e comunalidade. 2001. (Seminário).

59.
Ser ou não ser... negro... eis a questão: identidade étnica cultural em sala de aula.53a. Reunião Anual da SBPC. 2001. (Encontro).

60.
SER OU NÃO SER ... NEGRO... EIS A QUESTÃO: IDENTIDADE ÉTNICA CULTURAL EM SALA DE AULA.ÉTICA DA COEXISTÊNCIA : DINÂMICAS TERRITORIAIS E COMUNALIDADE. 2001. (Seminário).

61.
História e historiografia das mulheres. 1998. (Seminário).

62.
A Independência do Brasil - A Independência na Bahia. 1996. (Seminário).

63.
XX Congresso Brasileiro de Antropologia. 1996. (Congresso).

64.
Repensando o Ensino de História. 1994. (Encontro).

65.
Encontro de Professores Licenciados de História. 1993. (Oficina).

66.
I Encontro Baiano de Cosntrutivismo. 1993. (Encontro).

67.
Pesquisa História. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, E. S.; SANTOS, E. F. ; MIGUEL, A. . III LEITURAS DE ÁFRICA. 2015. (Outro).

2.
MORAIS, E. S.; MIGUEL, A. ; SANTOS, E. F. ; SILVA, G. F. ; CORREIA, L. O. ; RAMOS, R. T. . II Leituras de África: interfaces no ensino e na pesquisa. 2013. (Outro).

3.
MIGUEL, A. ; SANTOS, E. F. ; SILVA, G. F. ; CORREIA, L. O. ; RAMOS, R. T. ; MORAIS, E. S. . Leituras de África: interfaces no ensino e na pesquisa. 2012. (Outro).

4.
MORAIS, E. S.. I SEMANA DE LETRAS INGLÊS - PERSPECTIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2011. (Outro).

5.
MORAIS, E. S.. I FORUM DE PESQUISADORES DO GRUPO DE PESQUISA: LEITURA, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE. 2011. (Outro).

6.
MEIRA, E. G. ; MORAIS, E. S. . ENCONTRO DE LETRAS E ARTES: SUAS INTERFACES. 2007. (Outro).

7.
MORAIS, E. S.. Seminário Ética da Coexistência: dinâmicas territoriais e comunalidade. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CÉLIO LESSA DA SILVA. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CANCIONEIRO DA CANTORA CLARA NUNES. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA I. (Orientador).

2.
NADIR DE SOUZA LÉDO AGUIAR. AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS E A COSNTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: Desafios e possibilidades na educação básica ? o currículo em questão. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Zenilton Fernandes. A CONTRIBUIÇÃO DE DANTE GALEFFI PARA O FAZER-APRENDER FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLIN) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

4.
Gilvan Leal. As concepções discente e docente sobre a práxis intercultural/interdisciplinar no programa de iniciação a docência PIBID do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas no Campus VI da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLIN) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

5.
LEANE DE MAGALHÃES SILVA. Inquietações e Resistência: a poesia enquanto espaço estético-político da autoafirmação do negro e suas representações de ser e estar no mundo. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura, linguagem, memória) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Grete C. L dos Santos. Samba e resistência: um grito de liberdade e reafirmação da identidade étnico-cultural. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
THAíS MAIARA DA SILVA SOUZA FARIAS. REPRESENTAÇÕES DA MEMÓRIA E IDENTIDADE EM OLHOS d? ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas/Português) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
GILVAN SILVA LEAL. AS CONCEPÇÕES DISCENTE SOBRE A PRÁXIS INTERCULTURAL/INTERDISCIPLINAR NO PIBID DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS NA UNEB - CAMPUS VI.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLIN) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

2.
LEANE DE MAGALHÃES SILVA. A POÉTCA NEGRA DE OLIVEIRA SILVEIRA E JOSÉ CARLOS LIMEIRA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Leitura, linguagem, memória) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
EDVA BARBOSA DA SILVA. O PAGADOR DE PROMESSAS: RELIGIOSIDADE, SINCRETISMO RELIGIOSO, DOGMATISMO CRISTÃO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

2.
Benedito Almeida Pinheiro Filho e Rita de Cássia da Silva Sa. RACISMO LINGUÍSTICO NAS COMUNIDADES DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS SAPÉ E VEREDA DOS CAIS - CAETITÉ-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Português) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

3.
THAÍS MAIARA DA SILVA SOUZA FARIAS. LITERATURA AFROFEMININA: MEMÓRIA E AUTOREPRESENTAÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE ÉTNICA E DE GÊNERO NO CONTO ?OLHOS D?ÁGUA? DE CONCEIÇÃO EVARISTO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

4.
EDNA PEREIRA DE SOUZA. LEMBRANÇA, RECONHECIMENTO E RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA DO PERSONAGEM NEGRO EM ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

5.
GILVAN SANTOS LEAL. DA UTOPIA À PRÁTICA: A QUESTÃO DA INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS NO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

6.
Gilmar Ribeiro Nascimento e Marivaldo Souza Pereira. O estrangeirismo no comércio de Guanambi-Bahia: modismo ou estratégia de marketing?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

7.
LÚCIA SANTANA DOS SANTOS E MÁRCIA TEIXEIRA DE SOUZA. O ressoar das vozes negras na obra Úrsula de Maria Firmina dos Reis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Português) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

8.
Antonio Dourado da Silva. ESTRANGEIRISMO EM CAETITÉ:COMO A POPULAÇÃO LOCAL VÊ E CONVIVE COM ESTE FENÔMENO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

9.
Maria Lúcoia de Jesus Barbosa. ESMERALDA RIBEIRO: AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Português) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

10.
Patricia Almeida Rocha. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E INTERDISCIPLINARIDADE: ENTRE A PRÁTICA E A REPRESENTAÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

11.
DOLORES ROSA DE OLIVEIRA. LEITURAS E PERCEPÇÃO DO RACISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Português) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

12.
André Sacramento. Literatura negra: identidade e memória em Ponciá Vicencio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Português) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.

13.
MARIA NEUSA BARBOSA PACHECO SANTOS. A LEITURA CLÁSSICA NO ENSINO MÉDIO:PROBLEMAS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas/Português) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmilson de Sena Morais.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORAIS, E. S.2014MORAIS, E. S.. Representações da imagem do poder real na Bahia no primeiro Império. IF-SOPHIA, v. 1, p. 101-124, 2014.


Livros e capítulos
1.
SOARES, S. R. ; MORAIS, E. S. . Diario de leitura: espaço dialógico-dialético-reflexivo no processo de construção do conhecimento. In: Sandra Regina Soares. (Org.). Formação do professor: reinventando as práticas. 1ªed.Salvador: Editora Uneb, 2012, v. , p. 9-193.

2.
MORAIS, E. S.. Identidade e etnicidade na poética quilombola do bloco aro Ilê Aiyê. In: Alex dos Santos Carvalho; Jairo Carvalho do Nascimento. (Org.). Identidade e etnicidade na poética quilombola do bloco aro Ilê Aiyê. 1ed.Curitiba: Editora CRV Ltda, 2017, v. , p. 153-173.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAIS, E. S.; DANTS JUNIOR, J. A. . OS PARÃMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE ENSINO DE LINGUA INGLESA ENQUANTO FERRAMENTA DE SUPORTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAIS, E. S.. DIÁRIO DE LEITURAS: ESPAÇO DIALÓGICO-DIALÉTICO-REFLEXIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MORAIS, E. S.. METODOLOGIA DA PESQUISA: A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DO OBJETO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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