Camila Carneiro Dazzi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4381920068622016
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Pós-doutorado (CAPES) junto ao Dipartimento di Discipline Storiche da Università degli Studi di Napoli Federico II/Itália; Doutora em História e Crítica da Arte pelo Programa de PPGAV da UFRJ; Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica (RJ), lecionando Patrimônio Cultural; Cultura Brasileira e História da Arte na Graduação e Pós-Graduação, no campus Nova Friburgo. É editora responsável pela revista 19&20 (QUALIS A2) e organizadora dos livros: Oitocentos - A Tomo I; Oitocentos. Tomo II, Oitocentos - Tomo III (2013) e Oitocentos - O Atelier do Artista - Tomo IV (2017) . É autora de artigos publicados em periódicos de conhecida importância, além de ensaios e estudos em obras coletivas. Temas de Pesquisa principais: Arte Brasileira do século XIX e Início do XX, Ensino Artístico Oitocentista, Crítica e Teoria da Arte do século XIX, Relações entre Brasil e Itália na Arte Oitocentista e, mais recentemente, salvaguarda do Patrimônio Cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Carneiro Dazzi
Nome em citações bibliográficas
DAZZI, Camila

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (Campus Nova Friburgo).
Avenida Roberto Silveira, 1900
Conselheiro Paulino
28635-000 - Nova Friburgo, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://www.cefet-rj.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: "Pôr em prática a Reforma da antiga Academia": a concepção e a implementação da reforma que instituiu a Escola Nacional de Belas Artes em 1890., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Sonia Gomes Pereira.
Palavras-chave: Pintura no século XIX; Escola Nacional de Belas Artes; Formação do Artísta no Século XIX; Rodolfo Amoedo; Bernardelli, Henrique; Bernardelli, Rodolfo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2004 - 2006
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As Relações Brasil-Itália na Arte do Segundo Oitocentos: estudo sobre a obra de Henrique Bemardelli (1880 a 1900),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Luciano Migliaccio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Relações artísticas entre Brasil-Itália séc. XIX; História da Arte no Brasil; Crítica de Arte; Bernardelli, Henrique.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2003
Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2000 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Licenciatura em História da Arte.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2003


Pós-doutorado


2013 - 2013
Pós-Doutorado.
Università degli Studi di Napoli Federico II, UNINA, Itália.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.


Atuação Profissional



Universita degli Studi di Napoli Federico II, UNINA, Itália.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (Campus Nova Friburgo)., CEFET, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Relações Étnico-Raciais (DIPPG-CEFET/RJ), .

01/2013 - Atual
Ensino, Relações Etnicorraciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Representação de Negros, Índios e Afro-descendentes nas Artes Visuais na América Latina.
A ÁFRICA E OS AFRICANOS NAS ARTES VISUAIS DA EUROPA E DA AMERICA DO NORTE - REPRESENTAÇÕES E ASSIMILAÇÕES ESTÉTICAS

Centro Federal de Educação Tecnológica (RJ) -Campus Nova Friburgo, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente Acadêmico -CEFET/Campus Nova Friburgo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor ensino superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Federal de Educação Tecnológica (RJ) -Campus Nova Friburgo, .

08/2008 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Truismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
História da Arte I
História da Arte II
Patrimônio Cultural
Turismo e Gestão Cultural
10/2011 - 10/2015
Extensão universitária , Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão "Identidade Cultural nas Áreas de Proteção Ambiental em Nova Friburgo"..
10/2011 - 10/2013
Extensão universitária , Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão "Identidade Cultural e Turismo: uma proposta para as Folias de Reis de Nova Friburgo"..
01/2009 - 10/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, .


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

11/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil II
História da Arte II

Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Assessora de Coordenação - Seção Educativa, Carga horária: 20

Atividades

2007 - 2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Seção Educativa, .

Cargo ou função
Assessora de Coordenação.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Matrícula, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 12


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa Estágio Docente - PED, Carga horária: 5
Outras informações
Programa de Estágio Docente - PED II

Atividades

3/2005 - 07/2005
Ensino, Graduação Em Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e História da Arte I

Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, SMEDQ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

05/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cultura Contemporânea
História da Arte

Colégio de Aplicação da UFRJ, CAP DA UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Licencianda, Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - 12/2003
Estágios .

Estágio realizado
Licenciando em Arte-Educação: Artes Plásticas.


Linhas de pesquisa


1.
Intercâmbios Culturais entre Brasil e Itália no Oitocentos
2.
História da Arte e da Arquitetura do Século XIX e Início do XX
3.
CAMPO ARTÍSTICO E CONSTRUÇÃO DE ETNICIDADES


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
NEGROS, ÍNDIOS E MESTIÇOS NA ARTE BRASILEIRA
Descrição: Projeto vinculado as atividades da docente no Programa de Pós Graduação em Relações Étnico-Raciais (DIPPG-CEFET/RJ), na Linha Campo Artístico e Construção de Etnicidades.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador / Dandara da Costa Conceição - Integrante / Michela Anne Simões de Oliveira - Integrante / Carine Cadilho - Integrante / Gustavo da Silva Ramos - Integrante.Número de orientações: 2
2014 - 2016
Patrimônio imaterial, participação social e cidadania no contexto de projetos de turismo de base comunitária em unidades de conservação
Descrição: Em agosto de 2014 um grupo de professores do CEFET/RJ ? Campus Nova Friburgo teve o projeto "Patrimônio Imaterial, participação social e cidadania no contexto de projetos de turismo de base comunitária em unidades de conservação? aprovados no Edital FAPERJ Nº 20/2014, do Programa ?Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado do Rio de Janeiro ? 2014. O projeto visa o desenvolvimento do turismo numa plataforma inclusiva, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento regional aliado ao turismo de base comunitária. Na perspectiva de envolver as comunidades que residem no interior ou no entorno de unidades de conservação em projetos de turismo de base comunitária, a proposta caminha no sentido de valorizar o Patrimônio Imaterial, compreendido como possuidor de valor econômico (NORMAS DE QUITO, 1967). Este projeto possui uma proposta diferenciada já que aglutina debates sobre conservação ambiental, patrimônio imaterial e turismo no contexto da promoção da cidadania e do desenvolvimento regional, a partir de estudos sobre práticas culturais e referenciais identitários das comunidades residentes no interior ou entorno das unidades de conservação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador / Cristiane Passos de Mattos - Integrante / Bianca Tempone - Integrante / Fabio Batalha Monteiro de Barros - Integrante / Suellen Alice Lamas - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - 2013
I Professori della Scuola Nazionale di Belle Arti di Rio de Janeiro e l?Arte Italiana dell?Ottocento: dei loro soggiorno in Italia al loro operato nella concezione ed implementazione della Riforma del 1890.
Descrição: Nel 1890 l?antica Accademia Imperiale di Belle Arti (Rio de Janeiro) è passata per una ampia riforma, assumendo Il nome di Scuola Nazionale di Belle Arti. Il principale responsabile della Riforma del 1890 è stato il giovane scultore Rodolpho Bernardelli, che solo quattro anni prima era tornato da Roma, dove visse per 8 anni come borsista dell?Accademia. Rodolpho Bernardelli, dopo essere stato nominato primo direttore della Scuola Nazionale di Belle Arti, ha invitato come professori nella nuova istituzione, una serie di artisti che, come lui, avevano completato la loro formazione artistica in Italia tra la fine degli anni 70 e l?inizio degli anni 90 del 1800. Tra questi emergono dei nomi associati alla modernizzazione dell?arte brasiliana del periodo, come: Henrique Bernardelli, Pedro Weingärtner, Modesto Brocos e Belmiro de Almeida. La presente proposta di ricerca ha partito dall?ipotesi che il contatto di questi artisti con le nuove proposte che circolavano in Italia, legati alla pratica artistica e all?insegnamento delle belle arti, ha contribuito, in maniera decisiva, alle innovazioni riscontrate nelle loro produzioni artistiche, cosi come nei cambiamenti implementati nel sistema d?insegnamento della Scuola Nazionale di Belle Arti, istituzione nella quale hanno operato come professori. Partendo da queste ipotesi, abbiamo avuto due obiettivi principali: Comprendere come è avvenuto il contatto di questi artisti con l?ambiente artistico italiano dell?epoca e verificare in che misura le linee direttive che hanno guidato le riforme delle accademie italiane dopo il 1870 sono presenti nel progetto di riforma dell?Accademia brasiliana e nelle misure di implementazione della Scuola Nazionale di Belle Arti, durante i suoi primi anni di funzionamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
Arte e Arquitetura do Século XIX e Início do XX
Descrição: O presente projeto pretende compreender o patrimônio cultural do século XIX e início do XX, (pintura, escultura, arquitetura, etc.), visando promover a reabilitação das correntes artísticas do período delimitado, relacionando-as a outros setores da c cultura e da economia, através das possíveis relações entre o Turismo Cultural e o Patrimônio Cultural-Artístico-Arquitetônico oitocentista.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador.
2007 - 2012
As lutas artísticas no Rio de Janeiro da década de 1890: os debates em torno da Reforma da Academia de Belas Artes e sua posterior implementação
Descrição: O presente projeto versa sobre a Reforma de 1890 , - aqui compreendida como um período se inicia em novembro de 1889, com a nomeação, por parte do Governo Provisório, de uma comissão, cujo propósito era reformar dos estatutos da Academia, englobando os dez anos que se seguem, quando, sob a direção de Rodolpho Bernardelli, a reforma é implementada na Escola Nacional de Belas Artes. Temos como objetivo principal demonstrar que a idéia comumente difundida na historiografia sobre a Escola de Belas Artes de que os anos que se seguiram a Reforma de 1890 , não revelavam grandes mudanças das concepções formais e pedagógicos da velha Academia, na verdade não correspondia aos fatos. Assim como é infundado tachar este período como acadêmico (no sentido mais pejorativo que lhe é atribuído), uma vez que as obras nele produzidas revelam grande modernidade. O projeto utiliza-se de fontes primarias (pinturas, esculturas, documentos, artigos na imprensa, outros) assim como de fontes secundárias, como base teórica para reflexão. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador.
2007 - 2009
Images of the peasant and rural life in the Brazilian paintings of the 19th century: The creation of a national identity
Descrição: In the second half of the 19th century, images portraying peasants and aspects of the rural life gained an unusual importance in the production of European urban painters. In countries as France, England, Italy or Germany, artists desirous to affirm their national identity shaped the peasant as a figure of great moral value, bearer of a intrinsically authentical and creative culture. In doing so, these artists were inspired not only by the well established traditions of the pastoralism in the arts, but also by the notion of ?noble savage?, formulated by the french 18th century thinker J. J. Rousseau, and the ideas of " romantic" philosophers, as J. G. Herder. In Brazil, an analogous interest in the representation of the rural man and his customs gained great relevance in the works of various painters who, having complemented their artistic formations since the 1870's in Europe, intoroduced the images of regional types, notably of the ?caipira? and the ?caboclo? in the Brazilian figurative culture. In this context, the present research deals with the question of how these paintings of regional types contributed for the definition of a new national identity of Brazil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2004 - 2006
As Relações Brasil-Itália na Arte do Segundo Oitocentos: estudo sobre a obra de Henrique Bernardelli (1880 a 1900)
Descrição: De forma amis específica, este trabalho apresenta a trajetória artística de Henrique Bernardelli na década de 1880, enfocando seus anos de estudo na Itália e a forma como sua produção desse período é recebida no meio artístico do Rio de Janeiro pré-republicano. Como objetivo mais amplo, buscamos uma melhor compreensão da pintura brasileira na segunda metade do Oitocentos, destacando as relações da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro com a arte italiana do período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2001 - 2008
A Formação do Arquiteto no Século XIX
Descrição: Este grupo Pretende fazer uma revisão historiográfica na história do ensino artístico no Rio de Janeiro, tomando como caso de estudo a formação do arquiteto no século XIX. Analisa o ensino de arquitetura na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro no século XIX, dentro do contexto geral da estruturação do ensino artístico no Brasil e relacionado com o modelo de ensino europeu, em especial o da Escola de Belas Artes de Paris. Utiliza fontes primarias, principalmente do Museu D. João VI/EBA/UFRJ, do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional ? todos no Rio de Janeiro. Parte da premissa que a compreensão do sistema de ensino acadêmico é fundamental para a revisão historiográfica da arte brasileira do século XIX. Situação: em andamento Integrantes: Prof. Dr. Sonia Gomes Pereira, docente da EBA/UFRJ (Responsável); Camila Dazzi (bolsista IC/CNPq) Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico ? CNPq..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Integrante / Pereira, Sonia Gomes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Arte Popular Criativa e Turismo Cultural - novas possibilidades para o artesanato em Nova Friburgo
Descrição: O trabalho aponta novas abordagens de estimulo à produção artesanal em Nova Friburgo, localizado na região Serrana do Rio de Janeiro. Ainda que o município conte com algumas ?feiras de artesanato?, como a encontrada no distrito de Lumiar, os produtos artesanais oferecidos, aqui compreendidos como ?arte popular criativa? são escassos, cedendo cada vez mais espaço para artigos industrializados, limitando progressivamente o espaço de atuação dos artesões locais. Trata-se de um fator negativo para o nicho do Turismo Cultural. O turista interessado em cultura está ficado mais exigente, buscando, além de um produto diferente e de qualidade, uma estrutura organizada capaz de garantir respeito ao meio ambiente, vínculos com a cultura de origem e responsabilidade social. O trabalho aponta para a possibilidade da promoção do artesanato criativo da região, focando na revalorização e revitalização da identidade local, e no seu potencial para se tornar mais um atrativo para desenvolvimento do turismo cultural, articulando as dimensões econômica e turística. O artigo apresenta os resultados iniciais das entrevistas e dos trabalhos de campo, por meio dos quais foram observados os espaços e lugares dos artesãos, sua arte popular criativa e a reflexão conjunta, dos extensionistas e artesões sobre novas tendências possíveis para essa produção. O artigo desvela que é viável não apenas melhorar as condições de vida para os artesãos do lugar, mas por meio da arte popular criativa complementar o produto ?turismo cultural?, tornando a produção artesanal uma atividade social e econômica relevante nas cidades turísticas que compõem o município de Nova Friburgo. Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensão Alunos envolvidos: Graduação (5); Especialização (0); Mestrado acadêmico (0); Mestrado profissionalizante (0); Doutorado (0); Integrantes: Kevin Rigotti Prestes (Responsável); ; Camila Carneiro Dazzi.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador / Mariana Tiedemann Barreto Alves - Integrante / Gabriel Pitta - Integrante / Willian de Santana Teixeira - Integrante / Kevin Rigotti Prestes - Integrante.
2014 - 2016
PROJETO DE EXTENSÃO: Identidade Cultural nas Áreas de Proteção Ambiental em Nova Friburgo
Descrição: PROJETO DE EXTENSÃO: O projeto Identidade Culturaln as Áreas de Proteção Ambiental no Município de Nova Friburgo será realizado nas seguintes APAs Municipais: Calendônia e Três Picos; e na APA estadual de Macaé de Cima. A duração do projeto será de dois anos, e o público alvo são as comunidades localizadas nas APAs. O projeto possui um objetivo geral e três metas principais: Objetivo Geral: Mapeamento das manifestações culturais das comunidades que residem nas áreas de proteção ambiental em Nova Friburgo no contexto da promoção e vivência cidadã nestas comunidades, tendo como foco a pesquisa-ação centrada na importância da identificação e preservação da cultura local com professores e crianças/adolescentes residentes nestas unidades de conservação, efetivos propagadores de ideias. Meta: I. Levantar, junto às comunidades que residem no interior das referidas unidades de conservação, práticas e saberes que as identificam culturalmente (espaços simbólicos e representativos das comunidades, história local, artesanato local, manifestações religiosas, festas tradicionais, contos, etc), gerando mapas, croquis e materiais impressos, audio-visuais e um banco de imagens..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador / Cristiane Passos de Mattos - Integrante.
2011 - 2014
PROJETO DE EXTENSÃO: Identidade Cultural: uma proposta para as Folias de Reis de Nova Friburgo
Descrição: PROJETO DE EXTENSÃO: O projeto possui dois objetivos principais: I. Levantar, junto às comunidades contempladas, a história, as práticas, saberes e especificidades das folias de reis friburguenses. II. Realizar, com base no levantamento, oficinas nas referidas comunidades. O projeto possui duas etapas: 1º- Os alunos e o professor ligados ao projeto irão às comunidades contempladas para realizar o levantamento das manifestações culturais locais. O levantamento será feito através de entrevistas (filmadas ou gravadas), com moradores de diferentes faixas etárias. Também serão filmadas e/ou fotografadas algumas praticas e objetos que exemplificam a imaterialidade da cultura local (o saber fazer). 2º - Efetuar uma oficina itinerante, que percorrerá as comunidades. As oficinas, realizadas pelos alunos bolsistas de extensão, com a colaboração de foliões locais, e coordenadas pelo professor responsável pelo projeto, têm como proposta valorar a folia de reis, indicando possíveis caminhos para que as mesmas sejam compreendidas como atrativos turísticos pelas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador / Adriana da Rocha Silva Dutra - Integrante / Diego Bonan Sanches - Integrante / Luis Mateus Siqueira Emerich - Integrante.
2009 - 2011
Projeto de Educação Patrimonial e Turismo Minha Cidade. Minha História
Descrição: O projeto, ganhador do 1o lugar na etapa nacional do Prêmio Tecnólogo Empreendedor do MEC/SEBRAE 2011, na área de inclusão social, está estruturado no tripé: Patrimônio, Turismo, Educação. Tem como missão potencializar os valores e os recursos da cidade de Nova Friburgo, utilizando o patrimônio, o turismo e a educação como ferramentas de desenvolvimento social, cultural e econômico. Por acreditar que o adolescente é um agente multiplicador de idéias no seio de sua comunidade, o projeto tem como público alvo alunos do 2o Ciclo do Ensino Básico da rede pública de Nova Friburgo, que contarão com uma aula semanal de educação patrimonial e turismo, ministradas por alunos do Tecnólogo em Turismo/CEFET. O projeto visa promover nos jovens atitudes responsáveis e experiências significativas, despertando uma consciência cidadã que contribuirá para gerar, em Nova Friburgo, a sustentabilidade do patrimônio e do turismo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Camila Carneiro Dazzi - Coordenador / Natália Spitz Gaspary - Integrante / Jonathan da Rocha Silva - Integrante / Adriana da Rocha Silva Dutra - Integrante.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: 19&20 (Rio de Janeiro)


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: 19&20 (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.


Idiomas


Francês
Compreende BemLê Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2010
Orientadora do Projeto "Educação Patrimonial: Minha Cidade-Minha História", ganhador do 1o Lugar na Estapa Nacional do Prêmio Técnico Empreendedor 2010,, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e SEBRAE..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1DAZZI, Camila2017DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Ateliês de artistas brasileiros em Paris através da fotografia. REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA, v. 23, p. 25-45, 2017.

2.
4DAZZI, Camila2017DAZZI, Camila; JOAQUIM, Sandy A. C. . A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E DIVULGAÇÃO DO TURISMO BRASILEIRO. E-Revista de Estudos Interculturais, v. 5, p. 1-15, 2017.

3.
2DAZZI, Camila2017DAZZI, Camila. MEMÓRIAS DA ACADEMIA: O ENSINO DA ARTE NO INÍCIO DA REPÚBLICA. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 1, p. 9-27, 2017.

4.
3DAZZI, Camila2016DAZZI, Camila. O ensino das disciplinas teóricas na Academia das Belas Artes. 19&20 (RIO DE JANEIRO), v. XI, p. 1-20, 2016.

5.
5DAZZI, Camila2015DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Studio studiese fotografias de atelier de pintores brasileiros. AURA. Revista de Historia y Teoría del Arte, v. 3, p. 38-49, 2015.

6.
6DAZZI, Camila2015DAZZI, Camila. ARTE E INDÚSTRIA ? O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES, APÓS A REFORMA DE 1890. Educação Gráfica (Online), v. 19, p. 10-25, 2015.

7.
7DAZZI, Camila2014DAZZI, Camila. A Associação Artística Internacional de Roma ? sodalício de artistas estrangeiros residentes na Itália em fins do século XIX. 19&20 (Rio de Janeiro), v. IX, p. 15-30, 2014.

8.
8DAZZI, Camila2014DAZZI, Camila; MATTOS, C. P. ; LEITE, Thiago. S. M. . Uma vivência em extensão: Dimensões do Projeto de Extensão Identidade Cultural nas Áreas de Proteção Ambiental de Nova Friburgo em 2013. Caminho Aberto, v. 1, p. 1-8, 2014.

9.
12DAZZI, Camila2013DAZZI, Camila. ?Pai e construtor da arte brasileira? ? A Academia das Belas Artes na reforma da educação promovida por Benjamin Constant em 1890/1891. Revista Digital do LAV, v. 10, p. 19-37, 2013.

10.
10DAZZI, Camila2013DAZZI, Camila. O uso da fotografia por artistas brasileiros ao final do século XIX. Esboços (UFSC), v. 19, p. 1-23, 2013.

11.
9DAZZI, Camila2013DAZZI, Camila. A reforma da École des Beaux-Arts de Paris e a reforma da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: algumas aproximações2013. Cultura Visual (Impresso), v. 19, p. 67-80, 2013.

12.
11DAZZI, Camila2013DAZZI, Camila. Os estudos sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: contexto historiográfico, omissões históricas e novas perspectivas. Visualidades (UFG), v. 11, p. 109-129, 2013.

13.
13DAZZI, Camila2013DAZZI, Camila; DUTRA, Adriana. R. S. ; SANCHES, Diego Bonan . PATRIMÔNIO IMATERIAL: A REPRESENTAÇÃO DO GÊNERO NO ESPAÇO DA FOLIA DE REIS EM NOVA FRIBURGO/RJ. Revista Extendere, v. 1, p. 61-72, 2013.

14.
14DAZZI, Camila2012DAZZI, Camila. A Produção dos Professores e Alunos da Escola Nacional de Belas Artes na Exposição de Chicago de 1893. 19&20 (Rio de Janeiro), v. VI, p. 1-15, 2012.

15.
15DAZZI, Camila2012 DAZZI, Camila. O moderno no Brasil ao final do século 19. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 11, p. 87-124, 2012.

16.
16DAZZI, Camila2012 DAZZI, Camila. Os Professores da Escola Nacional de Belas Artes e a arte italiana oitocentista: concepção e implementação da Reforma de 1890.. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 24, p. 10-20, 2012.

17.
18DAZZI, Camila2011DAZZI, Camila. O nu feminino no Brasil e na Argentina nas telas de Rodolpho Amoêdo e Eduardo Sívori. 19&20 (Rio de Janeiro), v. 4, p. 1-10, 2011.

18.
17DAZZI, Camila2011DAZZI, Camila. O nu feminino na Argentina e no Brasil. ARTCIENCIA.COM, v. VII, p. 1-15, 2011.

19.
22DAZZI, Camila2010DAZZI, Camila. Retórica dos Pintores, de Modesto Brocos (versão integral). 19&20 (Rio de Janeiro), v. V, p. 1-20, 2010.

20.
20DAZZI, Camila2010DAZZI, Camila. Prostituta Grega ou Imperatriz Romana? Novas leituras sobre a Messalina de Henrique Bernardelli. 19&20 (Rio de Janeiro), v. V, p. 1-12, 2010.

21.
19DAZZI, Camila2010DAZZI, Camila. A 'Reforma da Academia? no Relatório do Diretor da Escola Nacional de Belas Artes, Rodolpho Bernardelli, ao Ministro da Instrução Pública (1891). 19&20 (Rio de Janeiro), v. V, p. 10-25, 2010.

22.
21DAZZI, Camila2010DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Relatório do Diretor da Escola Nacional de Belas Artes Rodolpho Bernadelli ao Ministro da Instrução Pública, Correios e Telegráfos, em maio de 1891. 19&20 (Rio de Janeiro), v. V, p. 1-10, 2010.

23.
25DAZZI, Camila2009DAZZI, Camila. Pedro Weingärtner e a ?Nostalgia do Antigo?. Visualidades (UFG), v. 6, p. 15-25, 2009.

24.
23DAZZI, Camila2009DAZZI, Camila. A Imagem da Devassidão - A Messalina de Henrique Bernardelli. Pambazuka News (Ed. Português), v. 51, p. 15-18, 2009.

25.
26DAZZI, Camila2009DAZZI, Camila. Pedro Weingärtner e a Pintura Neo-pompeiana. 19&20 (Rio de Janeiro), v. IV, p. 1-10, 2009.

26.
27DAZZI, Camila2009DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Relatórios Ministeriais sobre a Academia das Belas Artes: Período Imperial. 19&20 (Rio de Janeiro), v. IV, p. 1-10, 2009.

27.
24DAZZI, Camila2009DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . ?As bellezas naturaes do nosso paiz?: o lugar da paisagem na arte brasileira, do Império à República. Concinnitas (UERJ), v. 1, p. 120-133, 2009.

28.
29DAZZI, Camila2008DAZZI, Camila. Meirelles, Zeferino, Bernardelli e outros mais: a trajetória dos pensionistas da Academia Imperial em Roma. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 10, p. 17-42, 2008.

29.
28DAZZI, Camila2008DAZZI, Camila. Augusta Meretrix' - Decadentismo no Meio Artístico Brasileiro Finessecular. 19&20 (Rio de Janeiro), v. III, p. 10-20, 2008.

30.
30DAZZI, Camila2007DAZZI, Camila. Comentário sobre o livro de Félix Ferreira "Belas Artes: Estudos e Apreciações". 19&20 (Rio de Janeiro), v. II, p. 1-10, 2007.

31.
32DAZZI, Camila2007DAZZI, Camila. Revendo Henrique Bernardelli. 19&20 (Rio de Janeiro), v. II, p. 1-20, 2007.

32.
31DAZZI, Camila2007DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . ?Projeto Montenegro?: A reforma do Ensino das Artes Plásticas em 1890. 19&20 (Rio de Janeiro), v. II, p. 1-15, 2007.

33.
34DAZZI, Camila2006DAZZI, Camila. Pensionistas da Escola Nacional de Belas Artes na Itália (1890-1900) questionando o afrancesamento da cultura brasileira no início da República. 19&20 (Rio de Janeiro), v. I, p. 1-20, 2006.

34.
33DAZZI, Camila2006DAZZI, Camila. A Mitificação da Mulher na Cultura Figurativa do último Oitocentos - análise da tela Mater de Henrique Bernardelli.. 19&20 (Rio de Janeiro), v. I, p. 1-10, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes (Org.) ; SILVA, Rosangela de Jesus (Org.) . Oitocentos - Tomo IV: O Ateliê do Artista.. 1. ed. RIO DE JANEIRO: CEFET/RJ, 2017. v. 1. 346p .

2.
DAZZI, Camila; et al. (Org.) . Anais do XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias. 1. ed. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Art, 2016. v. 1. 324p .

3.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes (Org.) ; PORTELLA, Isabel Sanson. (Org.) . Oitocentos - Tomo III : Intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal. 2. ed. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2014. v. 1. 600p .

4.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes (Org.) . Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2.. 1. ed. Rio de Janeiro: EDUR/UFRRJ, 2010. v. 1. 720p .

5.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes (Org.) ; CAVALCANTI, Ana Maria Tavares (Org.) . Oitocenos - Arte Brasileira do Império à I República. 1. ed. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2008. v. 1. 562p .

6.
DAZZI, Camila; MYIOSHI, Alexander (Org.) ; CARDOSO, Renata (Org.) . Revisão Historiográfica: O Estado da Questão ? Atas do I Encontro de História da Arte da Unicamp .. CAMPINAS: IFCH/UNICAMP, 2005. v. 500.

7.
PEREIRA, Sonia Gomes (Org.) ; DAZZI, Camila (Org.) . Boletim do Comitê Brasileiro de História da Arte: Catálogo de teses e dissertações da Pós-graduação Brasileira relacionada à História da Arte (1996-2002. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2003. v. 500.

8.
DAZZI, Camila; PEREIRA, Sonia Gomes (Org.) . Arte Brasileira no Século XIX - Referências Bibliográficas. RIO DE JANEIRO: MUSEU DOM JOÃO VI/EBA/UFRJ, 2003. v. 300. 36p .

9.
DAZZI, Camila; PORTES, Camila (Org.) . I Encontro de arte-Educação da EBA/ UFRJ. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2003. v. 500.

Capítulos de livros publicados
1.
DAZZI, Camila. GEOGRAFIA DOS ATELIÊS DE ARTISTAS BRASILEIROS EM ROMA (1880-1900). In: DAZZI, Camila; VALLE, Arthur; SILVA, Rosangela de Jesus. (Org.). Oitocentos - Tomo IV: O Ateliê do Artista.. 1ed.RIO DE JANEIRO: CEFET/RJ, 2017, v. 1, p. 57-68.

2.
DAZZI, Camila. De La Academia a La Escuela. In: SILVA, Rosângela de; LUCERO, Maria Helena. (Org.). Política, memoria y visualidad: siglos XIX al XXI. 1ed.Barcelona: FOC, 2016, v. 1, p. 50-65.

3.
DAZZI, Camila. AS OBRAS ADQUIRIDAS PELA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES NOS ANOS APÓS A REFORMA DE 1890, HOJE PERTENCENTES AO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. In: BRANDÃO, A.; HOFFMANN, A.M.P.; SCHIAPPACASSE, F.G.; SOLAR, M.C.. (Org.). História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas. 2ed.Bragança Paulista: Urutau, 2016, v. 1, p. 10-30.

4.
DAZZI, Camila. AS OBRAS ADQUIRIDAS PELA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES NOS ANOS APÓS A REFORMA DE 1890, HOJE PERTENCENTES AO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. In: ANA MARIA PIMENTA HOFFMANN; ANGELA BRANDÃO; FERNANDO GUZMÁN SCHIAPPACASSE; MACARENA CARROZA SOLAR. (Org.). história da arte: coleções arquivos e narrativas. 1ed.São Paulo: Urutau, 2015, v. 1, p. 281-292.

5.
DAZZI, Camila. Artistas Brasileiros e Portugueses: a Estada na Itália Como Parte da Formação Artística de Pintores e Escultores no Século XIX (1840-1890). In: Dazzi, Camila; Valle, Arthur; Portella, Isabel Sanson.. (Org.). Oitocentos Tomo III - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal. 2ed.Rio de Janeiro: CEFET-RJ, 2014, v. 1, p. 57-81.

6.
DAZZI, Camila. Pensar a Reforma da Academia como Parte da Reforma da Educação de Benjamin Constant. In: Pereira, Sonia Gomes; Cavalcanti, Ana Maria Tavares; Malta, Marize. (Org.). Ver para Crer: Visão, Técnica e Interpretação na Academia. 11ed.Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2013, v. 1, p. 101-119.

7.
DAZZI, Camila. A ?reforma da academia? no relatório de Rodolpho Bernardelli ao ministro da Instrução Pública (1891). In: MALTA, Marize. (Org.). O ensino artístico, a história da arte e o museu D. João VI. 1ed.Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2010, v. 1, p. 1-287.

8.
DAZZI, Camila. DOIS NUS POLÊMICOS: ?LE LEVER DE LA BONNE‟ DE EDUARDO SÍVORI E ?ESTUDO DE MULHER‟ DE RODOLPHO AMOÊDO. In: DAZZI, Camila; VALLE, Arthur. (Org.). Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2.. 1ed.Rio de Janeiro: EDUR/UFRRJ, 2010, v. 1, p. 121-130.

9.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Paisagem e Nacionalismo no debate artístico brasileiro, do Império à República. In: VALLE, Arthur, DAZZI, Camila, CAVALCANTI, Ana.. (Org.). Oitocentos- Arte Brasileira do Império à Primeira República. 1ed.Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2008, v. 1, p. 1-562.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAZZI, Camila. Os Inconfidentes Baianos e o Véu que Ainda Cobre a Barreira Racial Existente no Brasil. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 01 jul. 2015.

2.
DAZZI, Camila. 'Alegoria dos Domínios de Carlos V' (c.1864) de Peter Johann Nepomuk Geiger. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 01 set. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALLE, Arthur Gomes ; DAZZI, Camila . O acervo de pintura portuguesa da Pinacoteca da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro: considerações sobre a sua constituição e suas funções. In: Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, 2015, Lisboa. Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França. Lisboa: Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 2015. v. 1. p. 20-36.

2.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Studio studies e fotografias de ateliês de artistas brasileiros no começo do século XX. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Uberlândia: CBHA, 2014. v. 2. p. 89-99.

3.
DAZZI, Camila; DUTRA, Adriana. R. S. . PERMORMANCE E VISUALIDADE NAS FESTAS DE ARREMATE DAS FOLIAS DE REIS DE NOVA FRIBURGO. In: XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2014, Belo Horizonte. Anais do XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belo Horizonte: ANPAP/UFMG, 2014. v. 1. p. 2489-2502.

4.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . O ENSINO DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS NA ACADEMIA DAS BELAS ARTES ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS DO MUSEU D. JOÃO VI. In: II Congresso Internacional da Federação dos Arte / Educadores, 2014, Ponta Grossa. Anais do II Congresso Internacional da Federação dos Arte / Educadores. Ponta Grossa: FAEB - UEPG, 2014. v. 1. p. 1-15.

5.
PEREIRA, Érica Teixeira Isidoro ; DAZZI, Camila . ETERNIZANDO O MITO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX E O TURISMO CULTURAL EM MUSEUS HISTÓRICOS E ARTÍSTICOS BRASILEIROS. In: V ENCONTRO DE HOSPITALIDADE E TURISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ?ESPAÇOS E TERRITÓRIOS DIALOGANDO COM O TURISMO? III JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM HOSPITALIDADE E TURISMO, 2013, Niteroi. Anais do V ENCONTRO DE HOSPITALIDADE E TURISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ?ESPAÇOS E TERRITÓRIOS DIALOGANDO COM O TURISMO? III JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM HOSPITALIDADE E TURISMO. Niteroi: UFF, 2013. v. 1. p. 67.

6.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . ARTISTAS PORTUGUESES OITO-NOVECENTISTAS NO BRASIL: RECEPÇÃO CRÍTICA. In: WCCA 2012 ? V World Congress on Communication and Arts, 2012, Guimarães - Portugal. Proceedings, World Congress on Communication and Arts, WCCA 2012. Guimarães: Claudio da Rocha Brito, 2012. v. 1. p. 1-600.

7.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Os Professores da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e a Arte Italiana Oitocentista. In: VI Jornadas de Historia del Arte 'VÍNCULOS ARTÍSTICOS ITALIA-AMÉRICA, SILENCIO HISTORIOGRÁFICO (SIGLOS XVI AL XX)?, 2012, Valparaíso - Chile. VÍNCULOS ARTÍSTICOS ITALIA-AMÉRICA, SILENCIO HISTORIOGRÁFICO - VI Jornadas de Historia del Arte. Santiago: Museu Histórico Nacional do Chile, 2012. v. 1. p. 255-264.

8.
DAZZI, Camila. A Produção dos Professores e Alunos da escola nacional de Belas Artes na exposição de Chicago de 1893. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte DIreções e sentIdos da HIstória da Arte, 2012, Brasília. Anais do Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte DIreções e sentIdos da HIstória da Arte. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA, 2012. v. 1. p. 487-503.

9.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925. In: XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. [Com/Con] tradições na História da Arte, 2011, Campinas. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte CBHA, 2011. v. 1. p. 125-141.

10.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Modernidade na Obra e na Auto-Imagem de Henrique Bernardelli. In: "Entre territórios" - 19° Encontro Nacional da ANPAP, 2010, Cachoeira. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Cachoeira (BA): EDUFBA/ANPAP, 2010. p. 133-147.

11.
DAZZI, Camila. Dois nus polêmicos: Le lever da la bonne, de Eduardo Sívori e Estudo de mulher de Rodolpho Amoêdo. In: XXX Colóquio do Comité Brasileiro de História da Arte. Arte > Obra > Fluxos, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comité Brasileiro de História da Arte. Arte > Obra > Fluxos. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

12.
DAZZI, Camila. O que se espera de um aluno da Escola Nacional de Belas Artes? Os Prêmios de Viagem após a Reforma de 1890. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Mudanças de Paradigmas para a História da Arte no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Mudanças de Paradigmas para a História da Arte no Brasil. Rio de Janeiro: CBHA, 2009. v. 1. p. 20-30.

13.
DAZZI, Camila. ?Pedro Weingartner e a Nostalgia do Antigo?. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2008, Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia: FAV, 2008. v. 1.

14.
DAZZI, Camila. "Profissionais da Luxuria" - Imagens do Corpo Feminino na Arte do Fin de Siècle Carioca. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo/RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História - História a Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Unisino, 2007.

15.
DAZZI, Camila. Citações e Ecos Pictóricos na obra Cinematográfica de Luchino Visconti.. In: II Cóloquio de Psicologia da Arte - A Correspondência das artes e a unidade dos sentidos, 2007. Anais do II Cóloquio de Psicologia da Arte - A Correspondência das artes e a unidade dos sentidos.

16.
DAZZI, Camila. Do Camponês ao ?Caipira? na Arte ? a imagem do homem do campo e o discurso nacionalista. In: I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007, Londrina. I Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007.

17.
DAZZI, Camila. A recepção do meio artístico carioca à exposição de Henrique Bernardelli de 1886 - a apreciação da imprensa .. In: I Encontro de História da arte do IFCH/UNICAMP, 2006, Campinas. Anais do I Encontro de História da arte do IFCH/UNICAMP. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2006.

18.
DAZZI, Camila. A Pintura de Paisagem no Debate Artístico Carioca ? o Moderno nas últimas décadas do século XIX. In: XI Encontro do PPGAV da EBA/UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro do PPGAV da EBA/UFRJ. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2006.

19.
DAZZI, Camila. As relações Brasil- Itália no último oitocentos: a recepção da crítica de arte carioca à obra dos pintores brasileiros na Itália (1880-1890).. In: Seminário Crítica da Crítica, 2006, São Paulo. Anais do Seminário Crítica da Crítica. São Paulo: ECA-USP, 2006.

20.
DAZZI, Camila. Análise da tela Mater de Henrique Bernardelli: A Mitificação da Mulher na Cultura Figurativa do último Oitocentos. In: XII Encontro da Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro da Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ. Rio de Janeiro: Editora da EBA/UFRJ, 2006.

21.
DAZZI, Camila. Critica de Arte: reescrevendo o século XIX no Brasil. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2005, Belo Horizonte. Anais do XXIV Coloquio do comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: CBHA, 2005.

22.
DAZZI, Camila. A Formação do Pintor Henrique Bernardelli na década de 1880- algumas considerações.. In: XXIII Coloquio do Comitê Brasileiro de Historia da Arte, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XXIII Coloquio do Comitê Brasileiro de Historia da Arte. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ - IART/UERJ, 2004. v. 1. p. 131-140.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . ARTISTAS PORTUGUESES OITO-NOVECENTISTAS NO BRASIL: RECEPÇÃO CRÍTICA. In: WCCA'2012 - V Congresso Mundial de Comunicação e Artes (Portugal), 2012, Guimarães. Book of Abstracts, World Congress on Communication and Arts, WCCA 2012,. Porto, 2012. v. 1. p. 40-41.

2.
DAZZI, Camila. Dicteriade - "Profissional da luxuria, moça na idade, velha no vício...". In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética:, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética: Simpósios Temáticos e Resumos., 2009. v. 1. p. 156-157.

3.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . . Images of the peasant and rural life in the Brazilian paintings of the 19th century: The creation of a national identity. In: 32nd Congress of the International Committee of the History of Art, 2008, Melbourne. 32nd Congress of the International Committee of the History of Art. On-line Poster Session., 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAZZI, Camila. Dicteriade - "Profissional da Luxúria, moça na idade, velha no vício...". In: XXV Simpósio Nacional de História - Cultura Visual, Imagem e História, 2009, Fortaleza. História e Ética: Simpósios Temáticos e Resumos, 2009. v. 1. p. 150-150.

2.
DAZZI, Camila. Nem só de Caipiras se constitui o Brasil: A tela Tempora Mutantur de Pedro Weingärtner. In: XIII Anpuh Rio - Imagens da Sociedade: história e cultura visual, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro de História - ANPUH Rio Identidades. Rio de Janeiro: UFF, 2008. v. 1. p. 20-21.

3.
DAZZI, Camila. Do Camponês ao ?Caipira? na Arte ? a imagem do homem do campo e o discurso nacionalista. In: I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007, Londrina. I Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: UEL, 2007. p. 74-74.

4.
DAZZI, Camila. Citações e Ecos Pictóricos na obra Cinematográfica de Luchino Visconti.. In: A Correspondência das artes e a unidade dos sentidos, 2007, São Paulo. A Correspondência das artes e a unidade dos sentidos- Caderno de Resumos. São Paulo: Instituto de Psicologia, 2007. p. 11-11.

5.
DAZZI, Camila. "Profissionais da Luxuria" - Imagens do Corpo Feminino na Arte do Fin de Siècle Carioca. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Multidisciplinaridade: terrítórios e deslocamentos: Caderno de Resumos [do] 24o Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Oikos, 2007. p. 413-413.

Artigos aceitos para publicação
1.
DAZZI, Camila. Pôr em prática a reforma da antiga Academia: Dificuldades enfrentadas pela Escola Nacional de Belas Artes (1891-1895). Visualidades (UFG), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
DAZZI, Camila; PITTA, Gabriel ; TEIXEIRA, Willian de Santana ; PRESTES, Kevin Rigotti ; TIEDEMANN, Mariana. . ?Arte Popular Criativa e Turismo Cultural - Novas Tendências para o Artesanato em Nova Friburgo/RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . O ENSINO DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS NA ACADEMIA DAS BELAS ARTES ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS DO MUSEU D. JOÃO VI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Studio studies e fotografias de ateliês de artistas brasileiros no começo do século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . Brazilian artists? studios in Paris through photography, 1910-1914. Helios Seelinger´s photographic album.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . DzenoveVinte. 2014; Tema: Arte Brasileira do Século XIX e Início do XX. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . 19&20. 2014. (Editoração/Periódico).

2.
DAZZI, Camila. 'O Marinheiro Simão' de José Correia Lima. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de análise de obra de arte para a Agenda Sinpro - RIo de Janeiro 2012).

3.
DAZZI, Camila. Revisão Técnica de Coleção de História da Arte da Editora Scipione. 2010. (Revisão Técnica).

4.
DAZZI, Camila. História da Arte: Maneirismo, Barroco, Rococo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DAZZI, Camila. Rotas Turísticas-Culturais de Nova Friburgo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
DAZZI, Camila. WebSite DezenoveVinte - Arte Brasileira do século XIX e início do XX. 2010 (Corrdenação do Site).

2.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . 19&20. 2010 (Elaboração e Editoração de Revista eletrônica).

3.
DAZZI, Camila; ROSA, Fernanda. . Viagem de Estudos a Ouro Preto e Mariana - Elaboração e Coordenação. 2010 (Elaboração e Coordenação de Viagem de Estudos).

4.
DAZZI, Camila. Viagem de Estudos a Cachoeira (BA) - Elaboração e Coordenação. 2010 (Elaboração e Coordenação de Viagem de Estudos).

5.
DAZZI, Camila. Viagem de Estudos-Fazendas Históricas no Vale do Paraíba/RJ- Elaboração e Coordenação. 2010 (Elaboração e Coordenação de Viagem de Estudos).

6.
DAZZI, Camila. Viagem de Estudos-Fazendas Históricas do Vale do Paraíba/SP- Elaboração e Coordenação. 2010 (Elaboração e Coordenação de Viagem de Estudos).

7.
DAZZI, Camila. "Diálogos com o Público" - programa de visita para as Exposições Tamporárias do Museu Nacional de Belas Artes. 2007 (Elaboração do Programa de Visita Mediada para o Museu Nacional de Belas Artes).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
FREIRE, L. A. R.; DAZZI, Camila; PARAISO, J. M. T. M.. Participação em banca de Anderson Marinho da Silva. Manuel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MONTEIRO, Jássica de Oliveira.; DAZZI, Camila. Participação em banca de Jéssica de Oliveira Monteiro. A interpretação do patrimônio cultural e ambiental e o acesso a visitantes deficientes visuais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Patrimionial e Natural) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo).

2.
OLIVEIRA, Jaqueline; DAZZI, Camila. Participação em banca de Jaqueline de Oliveira. A morte e suas representações na sociedade: a arte em desvelar o Cemitério São João Batista como atrativo turístico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Patrimionial e Natural) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo).

3.
DAZZI, Camila; MATTOS, Cristiane Pssos. Participação em banca de Eliane Maria de Castilho Martins. SOCIEDADE MUSICAL BENEFICENTE CAMPESINA FRIBURGUENSE ? UM PATRIMÔNIO CULTURAL COM POTENCIAL TURÍSTICO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Patrimionial e Natural) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo).



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DAZZI, Camila; SANTOS, F. R.; LOUREIRO, Isabel. Concurso para Professor Temporário de Turismo. (Presidente da banca). 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo).

2.
DAZZI, Camila; STROLIGO, Regina; OLIVEIRA, Jaqueline. Concurso para professor Temporário de História. (Presidente da banca). 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (Campus Nova Friburgo)..

3.
DAZZI, Camila; CRISTÓVÃO, L.S.G.; Bezerra, Silvana; SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira. Banca de Elaboração do Exame Discursivo para acesso ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura(s) na América Latina: por uma educação do olhar. 2009. Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo).

4.
DAZZI, Camila; CRISTÓVÃO, L.S.G.; Bezerra, Silvana; GUALBERTO, P.H.W; SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira. Membro da Banca do Processo Seletivo (Prova Escrita/Entrevista) para acesso ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura(s) na América Latina: por uma educação do olhar. 2009. Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo).

Outras participações
1.
DAZZI, Camila; MASCARENHAS, Marcelo; TEMPONE, Bianca; DELPHINO, Rodrigo; NAVARRO, Yan. Banca de Elaboração do Exame Discursivo para acesso ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Patrimonial e Ambiental em Turismo. 2009. Centro Federa de Educação Tecnológica - UnED Nova Friburgo.

2.
DAZZI, Camila; DELPHINO, Rodrigo; MASCARENHAS, Marcelo; TEMPONE, Bianca; NAVARRO, Yan. Membro da Banca do Processo Seletivo (Prova Escrita/Entrevista) para acesso ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Patrimonial e Ambiental em Turismo. 2009. Centro Federa de Educação Tecnológica - UnED Nova Friburgo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Passages à Paris - Artistes étrangers à Paris, de la fin du XIXe siècle à nos jours.Brazilian artists studios in Paris through photography, 1910-1914. Helios Seelinger´s photographic album. 2013. (Seminário).

2.
'VÍNCULOS ARTÍSTICOS ITALIA-AMÉRICA, SILENCIO HISTORIOGRÁFICO (SIGLOS XVI AL XX)?-VI Jornadas de Historia del Arte.Os Professores da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e a Arte Italiana Oitocentista. 2012. (Simpósio).

3.
III Colóquio de estudos sobre a Arte Brasileira do Século XIX - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal.ARTISTAS BRASILEIROS E PORTUGUESES: A ESTADIA NA ITÁLIA COMO PARTE DA FORMAÇÃO ARTÍSTICA DE PINTORES E ESCULTORES NO SÉCULO XIX (1840-1890).. 2012. (Outra).

4.
III Seminário do Museu D. João VI - Ver para crer: visão, técnica e interpretação na Academia.A Escola Nacional de Belas Artes as exposições e sistema de ensino artístico. 2012. (Seminário).

5.
WCCA'2012 - V Congresso Mundial de Comunicação e Artes (Portugal). Artistas Portugueses no Brasil Oito-novecentista - recepção crítica. 2012. (Congresso).

6.
XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. "Direções e Sentidos da História da Arte".A Arte Brasileira na Exposição de Chicago de 1893. 2012. (Outra).

7.
II Seminário do Museu D. João VI.A Reforma da Academia como parte da Reforma Benjamin Constant de 1890/91. 2011. (Seminário).

8.
I Simpósio Fluminense do Patrimônio Cultural-Científico.Patrimônio Cultural: A arquitetura eclética de Nova Friburgo como fonte de informação, e conhecimento acerca da memória local.. 2011. (Simpósio).

9.
XI Congresso Cultura Europea (Barcelona). Artistas portugueses en el periodico Illustração Brasileira en 1925. 2011. (Congresso).

10.
XXXI Colóquio CBHA 2011 [Com/Con] tradições na História da Arte.Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 192. 2011. (Outra).

11.
"Entre territórios" - 19° Encontro Nacional da ANPAP.Modernidade na Obra e na Auto-Imagem de Henrique Bernardelli. 2010. (Encontro).

12.
II Colóquio Nacional de Pesquisas Sobre Arte Brasileira do Século XIX. A ACADEMIA DE BELAS ARTES E OS DEBATES ARTÍSTICOS ENTORNO DA SUA REFORMA: OS DIFERENTES PROJETOS E SUAS PROPOSTAS. 2010. (Congresso).

13.
I Seminário do Museu Dom João VI - EBA- UFRJ.O Relatório Ministerial de Rodolpho Bernardelli sobre a Reforma da Academia (1890-1891). 2010. (Seminário).

14.
V SEMINÁRIO ARTE, CULTURA E FOTOGRAFIA: Espaços e Correspondências.Henrique Bernardelli: indícios do uso da fotografia no processo de criação artística. 2010. (Simpósio).

15.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Arte > Obra > Fluxos. Dois nus polêmicos: ?Le lever de la bonne?, de Eduardo Sívori e ?Estudo de Mulher?, de Rodolpho Amoêdo. 2010. (Congresso).

16.
V Encontro de História da Arte do IFCH/UNICAMP.A Academia das Belas Artes e os debates artísticos entorno da sua reforma: os diferentes projetos e as suas propostas.. 2009. (Encontro).

17.
XXV ANPUH - Mini-simpósio Cultura Visual, Imagem e História.Dicteriade - "Profissional da luxuria, moça na idade, velha no vício.... 2009. (Simpósio).

18.
32nd Congress of the International Committee of the History of Art. Images of the peasant and rural life in the Brazilian paintings of the 19th century: The creation of a national identity. 2008. (Congresso).

19.
Exposição Academismo. Projeto "Arte no Brasil - Um Giro em Nossa História" do SESC.Academismo no Brasil - Repensando velhos mitos. 2008. (Outra).

20.
EXPOTEC - CEFET 2008. História da Arte e Turismo: Rotas Culturais.História da Arte e Turismo: Rotas Culturais. 2008. (Simpósio).

21.
I Colóquio Nacional de Estudos Sobre a Arte Brasileira do Século XIX.Meirelles, Zeferino, Bernardelli e outros mais: a trajetória dos pensionistas da Academia Imperial em Roma. 2008. (Simpósio).

22.
I Encontro da Hispanidade da UnED Nova Friburgo: A língua espanhola: instrumento integrador de povos."Como un matador confrontando al toro" - A vida, a arte e os amores de Picasso. 2008. (Encontro).

23.
I Semana de História da Arte Bennett.Pecadoras e Virtuosas: figurações da mulher no século XIX. 2008. (Seminário).

24.
I Seminário de Cultura Visual da FAV/UFG.Pedro Weingärtner e a "Nostalgia do Antigo". 2008. (Seminário).

25.
IV Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP. Um quadro, dois nomes? A Dicteriade de Henrique Bernardelli. 2008. (Congresso).

26.
XVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. O que se espera de um aluno da Escola Nacional de Belas Artes? Os Prêmios de Viagem após a Reforma de 1890. 2008. (Congresso).

27.
Ciclo de Palestras 2007 - Percursos da pesquisa.O ?Falso e Convencional? e o ?Sincero e Original?: a noção de ?moderno? dos críticos de arte cariocas de finais do século XIX.. 2007. (Outra).

28.
I Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Do Camponês ao ?Caipira? na Arte ? a imagem do homem do campo e o discurso nacionalista. 2007. (Encontro).

29.
II Colóquio de Psicologia da Arte - ?A correspondência das artes e a unidade dos sentidos?.Citações e ecos pictóricos na obra cinematográfica de Luchino Visconti. 2007. (Outra).

30.
III Encontro de História da Arte (IFCH/UNICAMP) 2007- História da Arte e instituições culturais - perspectivas em debate."A Reforma de 1890" ? Continuidades e mudanças na Escola Nacional de Belas Artes (1889-1900). 2007. (Encontro).

31.
Simpósio Internacional Paisagem e Iconografia Nacional na Arte da América Latina.As Bellezas Naturaes do Nosso Paiz?: O lugar da paisagem na pintura Brasileira, do Império à República. 2007. (Simpósio).

32.
XXIV Simpósio Nacional de História - Imagens de Arte: fronteiras disciplinares entre história da imagem e história da arte.?Profissionais da luxuria?- Imagens do Corpo Feminino na Arte do "Fin de Siècle" Carioca. 2007. (Simpósio).

33.
II Encontro de História da Arte do IFCH/UNICAMP.Métodos de Pesquisa na Realização da Biografia de Artistas Brasileiros Oitocentistas: críticas e propostas. 2006. (Encontro).

34.
I Encontro anual de Pós-Graduação do IFCH.Análise da pintura ?Messalina? de Henrique Bernardelli: entre a femme fatale o documento histórico. 2005. (Encontro).

35.
Seminário Nacional Crítica da crítica.As relações Brasil- Itália no último oitocentos: a recepção da crítica de arte carioca à obra dos pintores brasileiros na Itália (1880-1890). 2005. (Seminário).

36.
XII Encontro PPGAV/EBA/UFRJ- CONVERGIR: ARTE E SEUS PARES.A Mitificação da Mulher na Cultura Figurativa do último Oitocentos - análise da tela Mater de Henrique Bernardelli. 2005. (Encontro).

37.
I Encontro de História da Arte do IFCH Unicamp. A recepção do meio artístico carioca à exposição de Henrique Bernardelli de 1886 - apreciação da imprensa. 2004. (Congresso).

38.
XI Encontro da Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ. A Pintura de Paisagem no debate Artístico Carioca - o Moderno nas últimas décadas do século XIX. 2004. (Congresso).

39.
XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Critica de Arte: reescrevendo o século XIX no Brasil.. 2004. (Congresso).

40.
XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A Formação do Pintor Henrique Bernardelli na década de 1880- algumas considerações.. 2003. (Congresso).

41.
XXV Jornada de Iniciação Científica do CNPQ.Henrique Bernardelli e a cultura figurativa italiana de fins do oitocentos. 2003. (Encontro).

42.
XXVI Jornada de Iniciação Científica.A Formação do Arquiteto no Século XIX. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes ; SILVA, Rosangela de Jesus ; PORTELLA, Isabel Sanson. . IV Colóquio de Estudos Sobre a Arte Brasileira do Século XIX - O ateliê do artista. 2015. (Congresso).

2.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes ; CAVALCANTI, Ana Maria Tavares ; KNAUSS, P. ; SIQUEIRA, V. B. ; CONDURU, R. ; MATTOS, C. V. . XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias. 2015. (Congresso).

3.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes ; CHRISTO, Maraliz de Castro Viera . Limites e perspectivas da história da arte do século XIX (SESSÃO TEMÁTICA). 2014. (Outro).

4.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes ; Portella, Isabel Sanson . III Colóquio de Estudos Sobre a Arte Brasileira do Século XIX - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal. 2012. (Congresso).

5.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur Gomes . II Colóquio Nacional de Estudos sobre a Arte Brasilera do Século XIX. 2010. (Congresso).

6.
DAZZI, Camila; CRISTÓVÃO, L.S.G. ; SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira . II Encontro da Hispanidade do CEFET-Friburgo: Linguas, Literatura, Artes e Educação. 2009. (Congresso).

7.
DAZZI, Camila; CAVALCANTI, Ana Maria Tavares ; VALLE, Arthur Gomes . I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX. 2008. (Congresso).

8.
DAZZI, Camila; Chan, Glória ; Prates, Louise ; Rezende, Carolina ; Alfredo, Fátima . Ciclo de Palestras 2007- Percursos da Pesquisa. 2007. (Outro).

9.
DAZZI, Camila; MYIOSHI, Alexander ; CARDOSO, Renata . I ENCONTRO EM HISTÓRIA DA ARTE DO IFCH UNICAMP. 2004. (Congresso).

10.
DAZZI, Camila; PORTES, Camila ; Luz, Angela Ancora . Mesa Redonda em Comemoração ao Centenário de Nascimento de Candido Portinari. 2004. (Outro).

11.
DAZZI, Camila; PORTES, Camila . I Encontro de Arte-Educação da Escola de Belas Artes/UFRJ. 2003. (Congresso).

12.
DAZZI, Camila; PEREIRA, Sonia Gomes . XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2003. (Congresso).

13.
PEREIRA, Sonia Gomes ; DAZZI, Camila . VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. 2003. (Congresso).

14.
DAZZI, Camila; PORTES, Camila . Organização do II Encontro de arte-Educação da Escola de Belas Artes da UFRJ. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Michela Anne Simões. A Presença de Alunos Negros e Mestiços na Academia e Escola Nacional de Belas Artes. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

2.
Carine Cadilho. A representação do negro e do mestiço na pintura de Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jordana Dias. Fotografia e Turismo Cultural. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (Campus Nova Friburgo).. (Orientador).

2.
Adriana da Rocha Silva Dutra. Folias de Reis - Patrimônio Cultural Brasileiro. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). (Orientador).

3.
Neuzely Rangel. Arquitetura Eclética de Miracema - Guia Cultural. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). (Orientador).

4.
Érica Teixeira Isidoro Pereira. Museus e Turismo Cultural. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). (Orientador).

5.
Luis Matheus Emerich. Hotéis Históricos de Nova Friburgo. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). (Orientador).

Iniciação científica
1.
Érica Teixeira Isidoro Pereira. Museus de Arte e História e Turismo Cultural. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Graduação em Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (Campus Nova Friburgo)., Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Diego Bonan Sanches. Folias de Reis do Parque estadual dos Três Picos e Turismo Cultural. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Graduação em Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (Campus Nova Friburgo)., Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jaqueline Monteiro. Arte Tumular do Cemitério São João Batista como Atrativo Turístico. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Patrimionial e Natural) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

2.
Eliane Maria de Castilho Martins. SOCIEDADE MUSICAL BENEFICENTE CAMPESINA FRIBURGUENSE ? UM PATRIMÔNIO CULTURAL COM POTENCIAL TURÍSTICO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Patrimionial e Natural) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

3.
Jéssica de Oliveira Monteiro. A interpretação do patrimônio cultural e ambiental e o acesso a visitantes deficientes visuais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Patrimionial e Natural) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kelly Silva de Freitas. Arquitetura Eclética e Turismo Cultural - Revitalização da Praça Getúlio Vargas em Nova Friburgo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ ? UnED Nova Friburgo. Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

2.
Janaína Firmino. Folia de Reis de Duas Barras - Turismo Cultural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ ? UnED Nova Friburgo. Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

3.
Jonathan da Rocha Silva. ?A memória como atrativo turístico: A celebração da Folia de Reis em Nova Friburgo?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

4.
Natalia Sptiz Gaspary. A Valorização da Arquitetura Eclética de Nova Friburgo como Atrativo Turístico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

Iniciação científica
1.
Kelly Tavares. ARQUITETURA ECLÉTICA DE NOVA FRIBURGO: valor e preservação na concepção de inquilinos e imobiliárias. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo). Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

2.
Geraldo Tavares. TURISMO CULTURAL E FAZENDAS HISTÓRICAS NO MUNICÍPIO DE DUAS BARRAS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo), Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

3.
Luiza Borba. ARQUITETURA ENXAIMEL EM NOVA FRIBURGO. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo), Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

4.
Jonathan da Rocha Silva. Educação Patrimônial e Memória como Atrativo Turístico. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Carneiro Dazzi.

5.
Natalia Spitz Gaspary. A Valorização da Arquitetura Eclética do Centro Histórico de Nova Friburgo - Turismo Cultural. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Centro Federal de Educação Tecnológica (UnDe Nova Friburgo), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Carneiro Dazzi.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAZZI, Camila. 'Alegoria dos Domínios de Carlos V' (c.1864) de Peter Johann Nepomuk Geiger. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 01 set. 2012.



Outras informações relevantes


Desde 2013, Camila Dazzi é membro do CBHA (Comitê Brasileiro de História da Arte).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:44:04