Roberto Cavallari Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1464838636765250
  • Última atualização do currículo em 13/04/2018


É bacharel e especialista em Administração pelo Centro Universitário Eurípides/Marília e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista/Marília. Ele também é mestre (MPhil) e doutor (PhD) em Filosofia pela Columbia University/Nova York. É tradutor do best-seller "Os Elementos da Filosofia da Moral", de James Rachels, para a Editora Manole, e do consagrado livro "Democracia e Educação", de John Dewey, para a coleção "Autores Comentados", da editora Ática; além de traduzir diversos artigos sobre pragmatismo americano para revistas acadêmicas. Participa constantemente de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, sempre apresentando trabalhos sobre seus estudos e pesquisas. Ele atua principalmente com os seguintes temas: relação entre ensino e formação de educadores, relação entre educação, cultura e filosofia e relação entre democracia e administração. Escreveu sua dissertação de mestrado em Educação sobre a relação professor e aluno na filosofia da experiência de John Dewey; e a dissertação de mestrado em Filosofia sobre formação de educadores diante dos desafios metafísicos e produtivos. Ele concluiu recentemente o doutorado em Filosofia com um estudo sobre formação de educadores diante dos desafios apresentados pelo sentimento do sublime kantiano, em Jean-François Lyotard, na relação entre experiência e linguagem, e prática e representação. Ele exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação de Marília em 2017-2018. Atualmente ele é Professor Assistente na Universidade de Marília. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Cavallari Filho
Nome em citações bibliográficas
CAVALLARI FILHO, R.;CAVALLARI FILHO, Roberto

Endereço


Endereço Profissional
Poiesis Editora Ltda..
Rua 24 de Dezembro, 425, sala 32.
Centro
17500060 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 998591059
URL da Homepage: www.poiesiseditora.com.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2015
Doutorado em Filosofia.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Título: With Ithaca on My Mind: In Search of the Senses for Teaching, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Megan Laverty.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de educadores; Sentimento do sublime; Contemporaneidade; Empobrecimento da experiência; Unidade da experiência; John Dewey.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior.
2008 - 2013
Mestrado em Filosofia.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Título: Teaching and Teacher Education: From Metaphysics of Presence to Production of Presence,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Megan Laverty.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de educadores; Educação; Aprendizagem; Ensino; Contemporaneidade; Empobrecimento da experiência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista - UNESP Marília, UNESP, Brasil.
Título: Experiência, Filosofia e Educação em John Dewey: as muralhas sociais e a unidade da experiência,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Pedro Angelo Pagni.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Empobrecimento da experiência; Unidade da experiência; Contemporaneidade; Democracia como ética de vida; Método Geral; John Dewey.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Administração. (Carga Horária: 300h).
Universidade Eurípides de Marília, UNIVEM, Brasil.
Título: Marketing para Organizações Sociais e Beneficentes.
1995 - 1998
Graduação em Administração.
Universidade Eurípides de Marília, UNIVEM, Brasil.
Título: Balcão de Projetos.
Orientador: Camilo Sivelli.




Formação Complementar


2017 - 2017
Planos municipais da Primeira Infância: criança é prioridade. (Carga horária: 65h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Direitos Autorais e Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.
2009 - 2012
Extensão universitária em Ensino de Filosofia. (Carga horária: 4h).
Columbia Philosophy Outreach Program, CPOP, Estados Unidos.
2008 - 2008
Assessoria de Imprensa para o Mercado Editorial. (Carga horária: 9h).
Universidade do Livro - Fundação Editora UNESP, UNIL, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Princípios básicos da Administração. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.
2007 - 2007
Uma leitura cartesiana do dicurso do método. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual Paulista - UNESP Marília, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Leis de incentivo à cultura: teoria e prática. (Carga horária: 10h).
Universidade do Livro - Fundação Editora UNESP, UNIL, Brasil.
2007 - 2007
Marketing cultural e captação de recursos. (Carga horária: 8h).
Câmara Brasileira do Livro, CBL, Brasil.
2006 - 2006
A Qualidade Estética da Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Noções Filosóficas sobre o Belo, o Sublime e a Cri. (Carga horária: 32h).
Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Business Internship. (Carga horária: 120h).
Vanwest College, VANWEST1, Canadá.
2000 - 2000
English as a Second Language Program. (Carga horária: 360h).
Vanwest College, VANWEST2, Canadá.
1999 - 1999
Redação. (Carga horária: 90h).
Athos Redação, ATHOS, Brasil.
1998 - 1998
Formação de Jovens Empreendedores. (Carga horária: 180h).
Universidade Eurípides de Marília, UNIVEM, Brasil.
1998 - 1998
Laboratório de Marketing e Comunicação. (Carga horária: 6h).
Santille, Schlochauer & Jucá - De Angeli, SSJ DE ANGELI, Brasil.
1997 - 1997
Inteligência Emocional. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente (Mestre), Carga horária: 12
Outras informações
Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia geral e da comunicação
Teoria da Comunicação 1
Teoria da Comunicação 2
Metodologia e técnicas de pesquisa em comunicação
Sociedade, economia e política brasileira
08/2013 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração mercadológica 1
Administração mercadológica 2
10/2014 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA, NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA.

Atividade realizada
Integrou a Comissão Científica do III Fórum de Pesquisa e Extensão da Unimar.
10/2014 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA, NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA.

Atividade realizada
Integrou a Sessão de Comunicação de Trabalhos Científicos do curso de Administração durante o III Fórum de Pesquisa e Extensão da Unimar.
11/2013 - 11/2013
Outras atividades técnico-científicas , NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA, NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA.

Atividade realizada
Integrou a Comissão Avaliadora do X Simpósio de Inicíação Científica e VI Encontro de Pós-graduação.

Poiesis Editora Ltda., PE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 20
Outras informações
Administração, produção e distribuição impressa e online de conteúdos em texto, imagem e multimídia. Site da editora em www.poiesiseditora.com.br

Atividades

09/2007 - Atual
Direção e administração, Gerenciamento, .

Cargo ou função
Gerenciamento de pessoas e atividades gerais relacionadas ao mercado editorial..
09/2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , Editorial, .

Serviço realizado
Editoração, revisão, diagramação, criação de capa e demais atividades de publicação de livros..

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10

Atividades

01/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Linhas de pesquisa
Educação e Filosofia
04/2015 - 06/2015
Outras atividades técnico-científicas , Campus Presidente Prudente, Campus Presidente Prudente.

Atividade realizada
Integrou a Comissão Científica do VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: A experiência do pensar em educação: identidade ou diferença.
06/2009 - 06/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Debatedor da conferência de abertura do III Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: 150 anos de John Dewey (USP/Ribeirão Preto). "O chamado à participar: John Dewey sobre as dimensões pedagógica e moral da comunicação".
06/2006 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Atividade realizada
Coordenador de Mesa do I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas em Filosofia da Educação. "Pensamento Reflexivo, Enunciação Discursiva e Filosofia da Educação"..

Prefeitura Municipal de Marília (SP), PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo em comissão, Carga horária: 40

Atividades

01/2017 - 01/2018
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Secretário Municipal de Educação.


Linhas de pesquisa


1.
Educação e Filosofia

Objetivo: O Grupo de pesquisa, desde a sua criação, vem produzindo trabalhos acadêmicos sobre temas relacionados à filosofia da educação e ao ensino de filosofia e formando pesquisadores nesses campos de interface entre a Educação e a Filosofia. Atualmente, o programa de pesquisa do grupo analisa problemas éticos, estéticos e políticos emergentes na práxis educativa, objetivando problematizá-la à luz do pensamento filosófico contemporâneo e reorientá-la em vistas da transformação tanto dos sujeitos quanto das condições sob as quais se desenvolve na atualidade. O problema filosófico e educacional privilegiado neste programa de pesquisa é o da experiência, em face de seu empobrecimento atual e de seu desprestígio entre os saberes e práticas escolares, sendo abordado pelas duas linhas de pesquisa do grupo, e as integrando. A primeira linha de pesquisa estuda a dimensão estética da práxis educativa, propondo-se: a elucidar os acontecimentos daquela dimensão como um dos objetos do ato de pensar dos sujeitos dessa práxis; a considerar a infância como uma das categorias filosóficas chave para propiciar a sua reorientação no sentido da produção de uma experiência do pensar; a perspectivar a referida experiência como um dos motes da criação de outros processos de subjetivação no âmbito dos saberes e práticas escolares. A segunda linha de pesquisa aborda o problema da experiência em suas implicações éticas e políticas para a práxis educativa a partir das perspectivas filosóficas do pragmatismo, da teoria crítica e da filosofia da diferença, objetivando: restituir a dignidade da experiência do pensar no âmbito dos saberes e práticas escolares; investigar a atitude necessária aos sujeitos da práxis educativa para que transformem a si mesmos e resistiam ao existente; discutir as condições atuais da racionalidade técnica que preside o ensino, destituindo-o da vida e da experiência, bem como o ideal de formação postulado pelas teorias pedagógicas e pelo ensino de filosofia..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Ciências Humanas; Filosofia da Educação; Educação; Formação de educadores; Formação de professores; Contemporaneidade.


Membro de corpo editorial


2008 - 2010
Periódico: Current Issues in Comparative Education


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Ethics & Global Politics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALLARI FILHO, R.2013 CAVALLARI FILHO, R.. Educar a pensar para a vida na educação formal: uma leitura contemporânea de John Dewey. Estudos (Marília), v. 17, p. 151-172, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
CAVALLARI FILHO, R.. A filosofia de Dewey como atitude crítica e a educação: um caminho para o presente. In: Carlos da Fonseca Brandão. (Org.). Intelectuais do século XX e a educação no século XXI: o que podemos aprender com eles?. 1ed.Marília: Poiesis, 2009, v. , p. 31-52.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAVALLARI FILHO, R.. Quem é vidro e quem é vidraça?. Jornal Diário de Marília, Primeira Imagem, p. 2-A - 2-A, 08 fev. 2007.

2.
CAVALLARI FILHO, R.. Faça a evolução!. Jornal Diário de Marília, Opinião, p. 2-A - 2-A, 20 out. 1999.

3.
CAVALLARI FILHO, R.. Parabéns Marília. Jornal Diário de Marília, Opinião, p. 2-A - 2-A, 01 abr. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALLARI FILHO, R.. Ensaio sobre Imaginação e Filosofia. In: IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2011, Marília. Anais do IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Educação e Biopolítica: desafios contemporâneos. Marília: Poiesis Editora, 2011.

2.
CAVALLARI FILHO, R.. John Dewey e a crise do liberalismo individual no século XX. In: III Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: 150 anos do nascimento de John Dewey, 2009, Ribeirão Preto. Simpósio Internacional em Educação e Filosofia. Marília: Poiesis, 2009.

3.
CAVALLARI FILHO, R.. As "muralhas" sociais e a unidade da experiência: apresentação da dissertação de mestrado. In: I Encontro dos grupos de pesquisa em Educação e Filosofia, 2007, Maríla. I Encontro dos grupos de pesquisa em educação e filosofia, 2007.

4.
CAVALLARI FILHO, R.. A Filosofia de John Dewey como Atitude Crítica e a Educação. In: I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da filosofia da educação, 2006, Marília. I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação. Marília: SAEPE, 2006.

5.
CAVALLARI FILHO, R.. A Educação para a Democracia no Pensamento de John Dewey. In: VI Simpósio de Filosofia e Ciências / Universidade e Contemporaneidade: produção do conhecimento e formação profissional, 2005, Marília. VI Simpósio de Filosofia e Ciências / Universidade e Contemporaneidade: produção do conhecimento e formação profissional, 2005.

6.
CAVALLARI FILHO, R.. A Educação para a Democracia no Pensamento de John Dewey. In: VI Seminário de Pesquisa: Cadernos de área, 2005, Marília. VI Seminário de Pesquisa: Cadernos de área. Marília: Unesp, 2005.

7.
CAVALLARI FILHO, R.. A Educação para Emancipação no Pensamento de Adorno e contrapontos com o Pragmatismo de Dewey. In: Colóquio Internacional - Teoria Crítica, 2004, Piracicaba. Colóquio Internacional - Teoria Crítica. Piracicaba: PPGE-UNIMEP, 2004.

8.
CAVALLARI FILHO, R.. Dewey e Adorno na Construção de uma Educação. In: I Seminário Nacional de Educação e Filosofia: Confluências, 2004, Santa Maria. I Seminário Nacional de Educação e Filosofia: Confluências. Santa Maria: Programa de Pós-graduação em Educação-UFSM, 2004.

9.
CAVALLARI FILHO, R.; DELLARINGA, R. B. ; ESTEVES, H. P. ; PAGNI, P. A. . Projeto "Superar". In: Prêmio FENEAD - Concurso Nacional de Projetos Sociais para Estudantes de Administração, 1998, São Paulo. Prêmio FENEAD 98, 1998.

10.
CAVALLARI FILHO, R.; OUTROS. . Plano de Negócios: suco de milho. In: Balcão de Projetos, 1998, Marília. UNIVEM, 1998.

11.
CAVALLARI FILHO, R.; KEIJE, S. ; LOPES, E. ; POKER, J. G. A. B. . Projeto "Maezinha". In: Projeto FENEAD - Concurso Nacional de Projetos Sociais para Estudantes de Administração, 1997, São Paulo. Prêmio FENEAD 97, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALLARI FILHO, R.. Origem da Filosofia e seus Problemas para a Educação em John Dewey. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Programação e Anais [do] VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo-PPG em Educação, 2007. v. 8. p. 5-571.

2.
CAVALLARI FILHO, R.. A Filosofia no Alvo da Existência Moral, e vice-versa. In: Segundas Jornadas Internacionales de Filosofia: Infancias en la filosofía: experimentar el pensar; pensar la experiencia, 2006, Buenos Aires. Segundas Jornadas Internacionales de Filosofia, 2006.

3.
CAVALLARI FILHO, R.; GELAMO, R. P. . A Ontologia do Presente Foucaultiana sobre o Pensar Filosófico e Educacional Deweyano. In: III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Foucault 80 anos, 2006, Rio de Janeiro. III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2006.

4.
CAVALLARI FILHO, R.. A Investigacão Filosófica Deweyana para o Ensino de Filosofia no Curso de Administração. In: Jornadas Nacionales de Filosofia: la educación filosófica en debate, 2006, Montevideo. Jornadas Nacionales de Filosofia, 2006.

5.
CAVALLARI FILHO, R.. Além da sala de aula: as IES de Administração, os profissionais e as organizações.. In: I Simpósio de Iniciação Científica, 1999, Marília. I Simpósio de Iniciação Científica, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALLARI FILHO, R.. Profissional de nível técnico - as mais eficazes metodologias de ensino-aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAVALLARI FILHO, R.. Judgment, Community Sense, and Education. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAVALLARI FILHO, R.. Bernstein and the Crisis of Experience in Our Time. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CAVALLARI FILHO, R.. The old debate regarding Dewey?s Pragmatism in the book Escola e Democracia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAVALLARI FILHO, R.. John Dewey e a crise do liberalismo individual no século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CAVALLARI FILHO, R.; GELAMO, R. P. . John Dewey sobre o(s) método(s). Marília: Poiesis Editora, 2009. (Tradução/Outra).

2.
CAVALLARI FILHO, R.; GELAMO, R. P. . John Dewey sobre a(s) virtude(s) do(s) método(s). Marília: Poiesis Editora, 2009. (Tradução/Outra).

3.
CAVALLARI FILHO, R.. Democracia e Educação. São Paulo: Editora Ática, 2007. (Tradução/Livro).

4.
CAVALLARI FILHO, R.; PAGNI, P. A. ; GELAMO, R. P. . Uma poética do ensino. Marília: Educação em Revista - Unesp Marília Publicações, 2006. (Tradução/Artigo).

5.
CAVALLARI FILHO, R.. A teoria do raciocínio prático de John Dewey. Rio de Janeiro: Editora Rio - Universidade Estácio de Sá, 2006. (Tradução/Artigo).

6.
CAVALLARI FILHO, R.. Os elementos da Filosofia da Moral. Barueri: Editora Manole, 2006. (Tradução/Livro).

7.
CAVALLARI FILHO, R.. Dicionário de termos filosóficos comuns. Barueri: Manole, 2006. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAVALLARI FILHO, R.. Circuito de Apresentação "Encontros das Águas". 2008.

2.
CAVALLARI FILHO, R.. Coleção "John Dewey". 2007.

3.
CAVALLARI FILHO, R.; PAGNI, P. A. ; SILVA, D. J. ; GELAMO, R. P. ; OUTROS. . I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da filosofia da educação. 2006.

4.
CAVALLARI FILHO, R.; POKER, J. G. A. B. ; DELLARINGA, R. B. . Projeto "Superar". 1998.

5.
CAVALLARI FILHO, R.; POKER, J. G. A. B. . Projeto "Maezinha". 1997.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CAVALLARI FILHO, R.. Marília Global. 2011; Tema: Distribuição de notícias e informações via RSS das principais mídias do estado de São Paulo e do Brasil; notícias de assessorias de imprensa de Marília e região; e opiniões de líderes e membros das comunidades.. (Site).

2.
CAVALLARI FILHO, R.; TADDEI, Renzo. . Comitas Institute for Anthropological Study. 2010; Tema: The Comitas Institute for Anthropological Study (CIFAS) is a preeminent institution located at Teachers College, Columbia University for the promotion and collaboration of anthropological study in a variety of topics.. (Site).

3.
CAVALLARI FILHO, R.. Poiesis Editora. 2007; Tema: Administração, produção e distribuição impressa e online de conteúdos em texto, imagem e multimídia.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALLARI FILHO, R.. El capitán alatriste: a recriação da história espanhola por Arturo Pérez-Reverte. 2010. (Editoração/Livro).

2.
Brandão, C. F. ; CAVALLARI FILHO, R. ; PAGNI, P. A. ; SILVA, D. J. ; GELAMO, R. P. ; OUTROS. . Intelectuais do século XX e a educação no século XXI: o que podemos aprender com eles?. 2009. (Editoração/Livro).

3.
CAVALLARI FILHO, R.. Doutrinas Pedagógicas, máquinas produtoras de litígios. 2008. (Editoração/Livro).

4.
CAVALLARI FILHO, R.. Arthur Ramos: Psicanálise e a Educação. 2008. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PAGNI, P. A. ; CAVALLARI FILHO, R. . Democracia e Educação em John Dewey. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Técnico da Undime São Paulo "Compartilhando experiências para o fortalecimento da Educação pública municipal".A gestão eficiente da Educação e o papel da Comunicação. 2017. (Seminário).

2.
Educação 3.0 - Desafios e Oportunidades para transformar a Educação. 2017. (Outra).

3.
Um município para crianças e adolescentes. 2017. (Seminário).

4.
Seminário comemorativo do centenário do livro Democracia e Educação: a Filosofia da Educação de John Dewey em debate.Democracia e Educação na Bildung americana. 2016. (Seminário).

5.
Middle Atlantic States Philosophy of Education Society Conference and Annual Meeting.Judgment, Community Sense, and Education. 2013. (Encontro).

6.
IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.Ensaio sobre Imaginação e Filosofia. 2011. (Simpósio).

7.
Conferencia "Peforming Cultural Memory". 2010. (Outra).

8.
I International Conference on Pragmatism and the Hispanic/Latino World. The old debate regarding Dewey?s Pragmatism in the book "Escola e Democracia".. 2010. (Congresso).

9.
International Symposium Confines of Democracy: The Social Philosophy of Richard Bernstein.Bernstein and Crisis of Experience in our Time. 2010. (Simpósio).

10.
John Dewey: Su Relevancia Contemporanea. 2010. (Outra).

11.
III Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: 150 anos do nascimento de John Dewey.John Dewey e a crise do liberalismo individual no século XX. 2009. (Simpósio).

12.
I Encontro dos grupos de pesquisa em Educação e Filosofia.As "muralhas" sociais e a unidade da experiência: apresentação da dissertação de mestrado. 2007. (Encontro).

13.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Origem da Filosofia e seus Problemas para a Educação em John Dewey. 2007. (Encontro).

14.
III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Foucault 80 anos.A Ontologia do Presente Foucaultiana sobre o Pensar Filosófico e Educacional Deweyano. 2006. (Outra).

15.
I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da filosofia da educação.A Filosofia de John Dewey como Atitude Crítica e a Educação. 2006. (Seminário).

16.
Jornadas Nacionales de Filosofia: la educación filosófica en debate.A Investigacão Filosófica Deweyana para o Ensino de Filosofia no Curso de AdministrçãoJornadas Nacionales de Filosofia: la educación filosófica. 2006. (Outra).

17.
Segundas Jornadas Internacionales de Filosofia: Infancias en la filosofía: experimentar el pensar; pensar la experiencia.A Filosofia no Alvo da Existência Moral, e vice-versa. 2006. (Outra).

18.
Seminários Aberto de Filosofia da Educação.Seminários Abertos de Filosofia da Educação. 2005. (Seminário).

19.
Seminários Abertos de Filosofia da Educação.Seminários Abertos de Filosofia da Educação. 2005. (Seminário).

20.
VI Seminário de Pesquisa: Cadernos de área.A Educação para a Democracia no Pensamento de John Dewey. 2005. (Seminário).

21.
VI Simpósio de Filosofia e Ciências / Universidade e Contemporaneidade: produção do conhecimento e formação profissional.A Educação para a Democracia no Pensamento de John Dewey. 2005. (Simpósio).

22.
Colóquio Internacional - Teoria Crítica.A Educação para Emancipação no Pensamento de Adorno e contrapontos com o Pragmatismo de Dewey. 2004. (Outra).

23.
I Seminário Nacional de Educação e Filosofia: Confluências.I Seminário Nacional de Educação e Filosofia: Confluências. 2004. (Seminário).

24.
International Conference PBL 2000. International Conference PBL 2000. 2000. (Congresso).

25.
Educando SUCESU. Educando SUCESU - SP. 1999. (Congresso).

26.
II Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Aprendizagem. 1999. (Encontro).

27.
I Simpósio de Iniciação Científica.Além da Sala-de-Aula: as IES de Administração, os profissionais e as organizações. 1999. (Simpósio).

28.
II Seminário de Direitos Humanos no Século XXI. 1998. (Seminário).

29.
II Simpósio Universidade-Empresa Sobre Autogestão e Participação. 1998. (Simpósio).

30.
Plano de Negócios: suco de milho.Balcão de Projetos. 1998. (Outra).

31.
Projeto "Superar".Prêmio FENEAD - Concurso Nacional de Projetos Sociais para Estudantes de Administração. 1998. (Outra).

32.
Seminário Organizações de Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento. 1998. (Seminário).

33.
Seminário Qualidade Total na Universidade: Missão Impossível?. 1998. (Seminário).

34.
Teleconferência Vencendo Através do Marketing de Valor Orientado. 1998. (Outra).

35.
Projeto "Maezinha".Projeto FENEAD - Concurso Nacional de Projetos Sociais para Estudantes de Administração. 1997. (Outra).

36.
XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Administração. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, M. V ; CAVALLARI FILHO, R. ; PAGNI, P. A. . III Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: 150 anos do nascimento de John Dewey. 2009. (Outro).

2.
PAGNI, P. A. ; SILVA, D. J. ; GELAMO, R. P. ; CAVALLARI FILHO, R. . II Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Experiência, Educação e Contemporaneidade. 2008. (Outro).

3.
PAGNI, P. A. ; GELAMO, R. P. ; CAVALLARI FILHO, R. ; OUTROS. . I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação e Filosofia. 2007. (Outro).

4.
PAGNI, P. A. ; SILVA, D. J. ; CAVALLARI FILHO, R. ; GELAMO, R. P. ; OUTROS. . I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas em Filosofia da Educação. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Victor Barbosa. Marketing de logística: análise de atendimento e logística nas empresas de segurança eletrônica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Marília. Orientador: Roberto Cavallari Filho.

2.
Rafael Kendi Oshiro. Pôquer: uma análise das técnicas do jogo e as ferramentas de administração de empresa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Marília. Orientador: Roberto Cavallari Filho.

3.
Mariana Cinto Souza. A influência do Visual Merchandising no comportamento de compra do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Marília. Orientador: Roberto Cavallari Filho.

4.
Vanessa Aparecida de Souza. Comportamento do consumidor: Neuromarketing como ferramenta de descoberta das motivações para consumo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Marília. Orientador: Roberto Cavallari Filho.

5.
Lucas Penteado. Os desafios do Mercado de Valores Mobiliários Nacional: a educação do pequeno investidor brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Marília. Orientador: Roberto Cavallari Filho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 22:10:50